segunda-feira, 13 de novembro de 2017

DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO DE MELGAÇO
 
Por Joaquim A. Rocha


 
 
Macróbios
 
     Macróbio é sinónimo de idoso. Quando estive no serviço militar, na tropa, ouvia constantemente dizer: «a velhice é um posto». Os mais velhos, só por esse facto, mereciam o respeito dos mais novos. Claro qua agora as coisas estão um pouco diferentes, mas apesar dessas mudanças os velhotes ainda são de certo modo respeitados. Nem tudo na velhice é bom: as pessoas vão ficando dependentes dos mais novos, dos cuidados médicos e de enfermagem, perde-se por vezes a memória, as pernas deixam de ter a antiga agilidade, os músculos e os ossos vão dando sinais de cansaço. É o ciclo da vida. Quem nasce, nasce para viver e morrer. Antigamente a média de vida era baixa, quase todos os seres humanos faleciam com pouco mais de sessenta anos de idade. Agora, século XXI, chega-se aos noventa, cem anos, com alguma frequência. Morrer com cento e dez anos já não é notícia sensacional. O prolongamento da vida está na moda.  Em Melgaço quase todos os seus habitantes perecem já com quase um século de existência! Bons ares, boa comida, uma vida calma, uma ótima pinga, ajudam a resistir mais uns anitos.     
 
 
*
 
 
PEREIRA, Rosa. Filha de Inácia Pereira, solteira, jornaleira, moradora no lugar de Pomar. Neta materna de Manuel António Pereira e de Ana Maria Esteves. Nasceu em Penso a 24/3/1890 e foi batizada a 30 desse mês e ano. Padrinhos: o presbítero Manuel José Alves Afonso Pinheiro, de Sá, Monção, e Rosa Esteves Pires, solteira, jornaleira, de Pomar, Penso. // Casou na 4.ª Conservatória de Lisboa a 18/10/1917, com (Armelim?) da Silva. // Enviuvou a 4/11/1944. // Faleceu em Alcântara, Lisboa, a 13/1/1987, com 96 anos de idade.

 *

REGUENGO, Ermesinda da Purificação. Filha de Manuel Esteves Reguengo, lavrador, natural de Penso, e de Gomesinda Rosa Afonso, lavradeira, natural da freguesia de São João de Sá, concelho de Monção, moradores no lugar de Pomar. Neta paterna de Domingos Esteves Reguengo e de Maria Luísa Vilas; neta materna de Manuel Luís Afonso e de Maria Luísa Gonçalves. Nasceu em Penso a 15/4/1907 e foi batizada na igreja a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Bernardino Pires e Rosa Esteves Reguengo, solteiros, camponeses, naturais de Penso. // Casou na CRCM a 15/11/1930 com Capitolino da Rocha. // Enviuvou a 24/5/1935. // Faleceu em Barro Pequeno, Penso, a 12/5/1997, com 90 anos de idade, no estado de viúva. // Mãe de Darcílio Estêvão, residente em Lisboa, e de Ilda das Dores, casada com José Solha.  

===================================

VENDA DE LIVROS

DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO DE MELGAÇO, I       10.00 
          "                            "                           "        , II       10.00
LINA - Filha de Pã (romance)                                          10.00
OS MEUS SONETOS E OS DO FRADE                        10.00
OS NOVOS LUSÍADAS                                                  11.00
 

Sem comentários:

Enviar um comentário