quarta-feira, 27 de setembro de 2017

DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO DE MELGAÇO
 
Por Joaquim A. Rocha







Macróbios

// continuação...
 
FERNANDES, Maria Joana. Filha de --------- Fernandes e de -----------------------. Nasceu na freguesia de Penso por volta de 1803. // Lavradeira. // Faleceu a 22/7/1897, no lugar de Casal Maninho, com todos os sacramentos da igreja católica, com noventa e quatro anos de idade, no estado de viúva do seu conterrâneo Francisco Luís Rodrigues de Azevedo, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja.   
 

GOMES, Joaquim. Filho de Manuel Luís Gomes, lavrador, de São João de Sá, Monção, e de Maria Joaquina Gonçalves, lavradeira, de Penso, moradores em Rabosa. Neto paterno de João Manuel Gomes e de Maria José Alves de Sousa; neto materno de Manuel João Gonçalves e de Josefa Fontão Esteves. Nasceu na freguesia de Penso a 3/10/1888 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós paternos, rurais. // Casou na igreja de Penso, a 28/2/1954, com a sua conterrânea Maria Rodrigues. // Morreu em Penso a 9/3/1980, com noventa e dois anos de idade.    
 

LAMAS, Maria Joaquina. Filha de João Manuel Lamas e de Luísa de Castro. Neta paterna de Francisco da Lama e de Maria Rodrigues; neta materna de Domingos de Castro e de Caetana Alves Araújo, todos do lugar de Barro Grande. Nasceu na freguesia de Penso por volta de 1830. // Casou na igreja da sua freguesia natal a 15 de Setembro de 1856 com José António Garcia, filho de Francisco Manuel Garcia e de Ana Luísa Rodrigues Vilarinho, seu conterrâneo. // Faleceu na sua terra de nascimento a --/--/1933, com cerca de cento e três anos de idade (ver Notícias de Melgaço n.º 215, de 3/12/1933). // Deixou geração.
 
// continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário