quarta-feira, 13 de setembro de 2023

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

Freguesia de Cousso

Por Joaquim A. Rocha 



// continuação de 19/06/2023.



ROLDÃO

 

ROLDÃO, Ana. Filha de Francisco Manuel Gonçalves Roldão e de Joaquina Rodrigues, lavradores, coussenses. Nasceu em Cousso por volta de 1835. // Camponesa. // Faleceu a 5/3/1907, no lugar de Pousada, onde residia, tendo recebido apenas os sacramentos da confissão e da extrema-unção, com 72 anos de idade, no estado de solteira, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja.

 

ROLDÃO, António. Filho de José Joaquim Gonçalves Roldão e de Maria Joana Rodrigues, lavradores, ele natural de Cousso e ela natural de Penso, residentes no lugar de Pousada. N.p. de Francisco Manuel Gonçalves Roldão e de Joaquina Gonçalves, de Cousso; n.m. de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Luísa Esteves, de Penso. Nasceu em Cousso a 22 de Março de 1879 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: António Gonçalves e Maria Luísa Gonçalves, solteiros, lavradores, residentes no lugar de Pousada. // Faleceu a 9/4/1881 e foi sepultado na igreja.   

 

ROLDÃO, António José. Filho de José Joaquim Gonçalves Roldão e de Maria Joana Rodrigues, lavradores, ele de Cousso e ela natural de Paranhão, Penso, com a residência em Pousada, Cousso. Neto paterno de Francisco Manuel Gonçalves Roldão e de Maria Joaquina Gonçalves; neto materno de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Luísa Esteves. Nasceu a 14/7/1882 e foi batizado 16 desse mês e ano. Padrinhos: José Xavier de Castro e sua mulher, Mariana Esteves, de Penso.

 

ROLDÃO, António Manuel. Filho de Manuel Inácio Gonçalves Roldão e de Ludovina Gonçalves, lavradores, coussenses, residentes no lugar de Cerdeiras. Neto paterno de Bento Gonçalves Roldão e de Maria Luísa Domingues; neto materno de Manuel Gonçalves e de Joaquina Gonçalves. Nasceu em Cousso a 30/7/1907 e foi batizado na igreja católica local no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Gonçalves, viúvo, lavrador, e Maria Gonçalves, viúva, camponesa. 

 

ROLDÃO, Bento Gonçalves. // Faleceu no lugar de Cerdeiras, freguesia de Cousso, com testamento, a 9/2/1858, e foi sepultado na igreja a 11 do mesmo mês e ano; era viúvo de Maria Luísa Rodrigues.

 

ROLDÃO, Bento. Filho de José Gonçalves Roldão e de Maria José Rodrigues. Nasceu na freguesia de Cousso a 5/7/1828. // Lavrador. // Casou na igreja de Cousso a 24/5/1871 com Maria Luísa, nascida a 24/10/1843, filha de António Domingues Ramos e de Joaquina Domingues, todos lavradores, de Cerdeiras. Testemunhas presentes: Inácio Domingues e José Gonçalves Paradela, casados, lavradores, o primeiro de Cerdeiras e o segundo de Pousadas. // Faleceu a 30 de Novembro de 1894, na sua casa de morada, sita no lugar de Cerdeiras, com todos os sacramentos da igreja católica, com 66 anos de idade, no estado de casado com a dita Maria Luísa Ramos, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja.  

 

ROLDÃO, Carolina. Filha de António Luís Gonçalves Roldão e de Florinda Alves, moradores no lugar de Cerdeiras. N.p. de Francisco Manuel Gonçalves Roldão e de Maria Joaquina Gonçalves; n.m. de Maria José Alves, solteira. Nasceu em Cousso a 5/6/1866 e foi batizada no dia seguinte. Madrinha: Rosa, solteira, irmã da neófita. // Faleceu em Pousadas a 5/12/1866 e foi sepultada na igreja.  

 

ROLDÃO, Deolinda. Filha de José Joaquim Gonçalves Roldão e de Maria Joana Rodrigues, lavradores, ele de Cousso e ela natural do Paranhão, Penso, residentes em Pousada, Cousso. Neta paterna de Francisco Manuel Gonçalves e de Joaquina Gonçalves; neta materna de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Luísa Esteves. Nasceu a 29/1/1884 e foi batizada na igreja no dia seguinte. Padrinhos: António (Lima?), solteiro, lavrador, do lugar de Pousadas, e Francisca Luísa Rodrigues, tia materna. // Faleceu na sua freguesia a 27/10/1966.    

 

ROLDÃO; Francisco. Filho de Manuel Gonçalves e de Maria Custódia Gonçalves. Nasceu em Cousso por volta de 1853. // Lavrador. // Faleceu a 25/1/1895, no lugar de Pousada, onde morava, com todos os sacramentos da igreja católica, com quarenta e dois anos de idade, no estado de casado com Maria Gonçalves, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no adro da igreja.

 

ROLDÃO, Francisco Manuel. Filho de Manuel Gonçalves Roldão e de Domingas Gonçalves. // Lavrador. // Faleceu em Pousada a 22/9/1861, com sessenta e oito anos de idade, no estado de casado com Maria Joaquina Gonçalves, com todos os sacramentos, sem testamento. // Deixou filhos.

 

ROLDÃO, Germana. Filha de Manuel Inácio Gonçalves Roldão e de Ludovina Gonçalves. Nasceu na freguesia de Cousso a --/--/1918 (Jornal de Melgaço n.º 1227, de 22/11/1918). // Casou com Manuel Gonçalves. // Mãe de Ilda Roldão Gonçalves…

 

ROLDÃO, Hilário. Filho de Manuel Inácio Gonçalves Roldão e de Ludovina Gonçalves. Nasceu em Cousso a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 149, de 16/5/1915). // Nota: é provável que tenha participado na luta entre rivais, ocorrida a 10/10/1937, aquando da festa a Santo António, na qual morreu, abatido a tiro, Maximino de Lima, solteiro, natural de São Cosme, Gave (ver Notícias de Melgaço n.º 372, de 17/10/1937). 

 

ROLDÃO, Izaida. Filha de Justina Gonçalves Roldão, solteira, coussense, moradora no lugar de Cerdeiras. Neta materna de Manuel Joaquim Gonçalves Roldão e de Luísa Domingues. Nasceu em Cousso a 3/2/1908 e foi batizada na igreja católica local a 7 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Francisco Domingues Souto e sua mulher, Maria Esteves, proprietários. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 17/3/1989.

 

ROLDÃO, Joaquim. Filho de ---------- Gonçalves Roldão e de ---------------------------------. Nasceu em Cousso por volta de 1827. // Faleceu a 8/12/1889, no lugar de Cerdeiras, com todos os sacramentos da igreja católica, com 62 anos de idade, casado com Joaquina Afonso, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja paroquial. 

 

ROLDÃO, Joaquim. Filho de José Gonçalves Roldão e de Luísa Domingues, moradores no lugar de Cerdeiras. N.p. de Bento Gonçalves Roldão e de Maria Luísa Rodrigues; n.m. de Manuel Francisco Domingues e de Maria José Gonçalves. Nasceu em Cousso a 16/7/1864 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Gonçalves Roldão e Maria Joana Gonçalves, solteiros, lavradores, de Cerdeiras.  

 

ROLDÃO, Joaquina. Filha de José Gonçalves Roldão e de Maria José Rodrigues, coussenses. Nasceu em Cousso por volta de 1837. // Lavradeira. // Faleceu a 28/5/1880, no lugar de Cerdeiras, onde residia, com todos os sacramentos da igreja católica, com quarenta e três anos de idade, casada com Manuel Joaquim Gonçalves “Paradela”, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja paroquial. 

 

ROLDÃO, Joaquina. Filha de António Luís Gonçalves Roldão e de Florinda Alves, moradores em Cerdeiras. Neta paterna de Francisco Manuel Gonçalves Roldão e de Maria Joaquina Gonçalves; neta materna de Maria José Alves, solteira. Nasceu a 14/7/1864 e foi batizada a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Bento Gonçalves Roldão e Joaquina Gonçalves Roldão, solteiros, do dito lugar, todos lavradores. // Faleceu em Pousadas a 1/12/1866 e foi sepultada na igreja.

 

ROLDÃO, Joaquina. Filha de Bento Gonçalves Roldão e de Maria Luísa Domingues, lavradores, de Cerdeiras. Neta paterna de José Gonçalves Roldão e de Maria José Rodrigues; neta materna de António Domingues Ramos e de Joaquina Domingues. Nasceu em Cousso a 14/12/1876 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos. // Faleceu na sua terra natal a 21/2/1960.

 

ROLDÃO, José. Filho de Manuel Gonçalves Roldão e de Domingas Gonçalves, lavradores. // Faleceu em Virtelo a 26/5/1862, com setenta anos de idade, no estado de casado com Maria José Rodrigues, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja. // Deixou filhos.

 

ROLDÃO, José. Filho de Bento Gonçalves Roldão e de Maria Luísa Rodrigues, coussenses. Nasceu em Cousso por volta de 1817. // Lavrador. // Faleceu a 8/7/1894, no lugar de Cerdeiras, onde residia, com todos os sacramentos da igreja católica, com setenta e sete anos de idade, no estado de viúvo de Luísa Domingues, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja.  

 

ROLDÃO, José Joaquim. Filho de Francisco Manuel Gonçalves Roldão e de Maria Joaquina Gonçalves, camponeses. Nasceu em Cousso por volta de 1828. // Tinha cinquenta anos de idade, era viúvo, lavrador, morava no lugar de Pousada, quando casou na igreja de Cousso, a 30/10/1877, com Maria Joana, de 29 anos de idade, solteira, lavradora, residente no Paranhão, Penso, filha de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Luísa Esteves. Testemunhas: Manuel Luís Alves Lamas, casado, e Joana Enes, solteira, ambos do lugar de Cousso. // Faleceu a 2/12/1903, no lugar de Pousada, repentinamente, não tendo recebido os sacramentos da igreja católica, com setenta e cinco anos de idade, no estado de casado com a dita Maria Joana, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja.    

 

ROLDÃO, Justina. Filha de Bento Gonçalves Ródão e de Maria Luísa Domingues, lavradores, residentes no lugar de Cerdeiras. Neta paterna de José Gonçalves Roldão e de Maria José Rodrigues; neta materna de António Domingues Ramos e de Joaquina Domingues. Nasceu a 15/7/1884 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós maternos. // Faleceu na sua freguesia a 6/9/1953.  

 

ROLDÃO, Manuel Gonçalves. // Faleceu em Aldeia, Cousso, sem testamento, a 25/1/1858, e foi sepultado na igreja a 27 desse mês e ano; estava casado com Maria Custódia Gonçalves. 

 

ROLDÃO, Manuel Inácio. Filho de Bento Gonçalves Roldão e de Maria Luísa Domingues, lavradores, residentes em Cerdeiras. N.p. de José Gonçalves Roldão e de Maria José Rodrigues; n.m. de António Domingues Ramos e de Joaquina Domingues. Nasceu em Cousso a 22/7/1881 e foi batizado a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Inácio Domingues Ramos, tio materno do bebé, e sua mulher, Maria Luísa Gonçalves, lavradores, do lugar de Aldeia. // Casou na igreja de Cousso a 5/11/1906 com Ludovina Gonçalves, de 29 anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar de Cerdeiras, filha de Manuel Gonçalves e de Joaquina Gonçalves, coussenses. // Em sessão da Câmara Municipal de Melgaço de 4/3/1914 foi nomeado pela Comissão Executiva, juntamente com Manuel Gonçalves “Paradela”, delegado paroquial para os efeitos da administração escolar, a que se referia o artigo 63, do decreto de 29/3/1911 (Correio de Melgaço n.º 90, de 8/3/1914). // Ambos os cônjuges faleceram em Cousso: a esposa a 9/12/1947 e ele a 10/2/1956. // Com geração.   

 

ROLDÃO, Maria. Filha de ----------- Gonçalves Roldão e de ------------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Morou no lugar de Virtelo, freguesia de Cousso. // Faleceu por volta de 1919; por sua morte foi citado pelo Juízo de Direito da comarca de Melgaço, cartório do escrivão do terceiro ofício, Honório de Almeida Soares, Manuel Gonçalves Roldão, casado, ausente em parte incerta do Brasil, a fim de assistir a todos os termos do inventário orfanológico a que se procedia por óbito da parente (Jornal de Melgaço n.º 1272, de 23/11/1919).

 

ROLDÃO, Maria. Filha de Bento Gonçalves Roldão e de Maria Luísa Domingues, moradores no lugar de Cerdeiras. N.p. de José Gonçalves Roldão e de Maria José Rodrigues; n.m. de António Domingues Ramos e de Joaquina Domingues, todos lavradores. Nasceu em Cousso a 17/8/1873 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Francisco Domingues Ramos e Maria Gonçalves Roldão, casados, lavradores, tios da recém-nascida, do sobredito lugar. // Faleceu na sua freguesia natal a 17/3/1946 (?). 

 

ROLDÃO, Maria. Filha de Manuel Inácio Gonçalves Roldão e de Ludovina Gonçalves. Nasceu em Cousso a --/--/1912 (Correio de Melgaço n.º 13, de 1/9/1912).

 

ROLDÃO, Maria Custódia. Filha de José Gonçalves Roldão e de Maria Rodrigues. Nasceu em Cousso por volta de 1822. // Faleceu a 29/5/1898, na sua casa de morada, sita no lugar de Aldeia, com todos os sacramentos da igreja católica, com 76 anos de idade, viúva de Manuel Roldão, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja.  

 

ROLDÃO, Maria José. Filha de Bento Gonçalves Roldão e de Maria Luísa Rodrigues, coussenses. Nasceu em Cousso por volta de 1808. // Lavradeira. // Faleceu a 26/4/1876, no lugar de Aldeia de Virtelo, onde morava, com todos os sacramentos da igreja católica, com 68 anos de idade, no estado de viúva de José Gonçalves Rolo, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja.

 

ROLDÃO, Maria Luísa. Filha de José Gonçalves Roldão e de Maria José Rodrigues, coussenses. Nasceu em Cousso por volta de 1835. // Faleceu a 20/5/1893, no lugar de Cerdeiras, apenas com o sacramento da extrema-unção, devido a se encontrar sem fala, com 58 anos de idade, aleijada, casada com Francisco Domingues Ramos, sem testamento, e foi sepultada na igreja paroquial. // Deixou um filho.

 

ROLDÃO, Olívia. Filha de Manuel Inácio Gonçalves Roldão e de Ludovina Gonçalves, lavradores, coussenses, residentes no lugar de Cerdeiras. Neta paterna de Bento Gonçalves Roldão e de Maria Luísa Domingues; neta materna de Manuel Gonçalves e de Joaquina Gonçalves. Nasceu em Cousso a 17/4/1910 e foi batizada na igreja católica local a 19 desse dito mês e ano. Padrinhos: Francisco Domingues Souto, proprietário agrícola, e Maria Gonçalves Roldão, solteira, camponesa. // Casou a 5/12/1934, na CRCM, com José Rodrigues Alves. // O seu marido morreu na freguesia de Cousso a 9/12/1981. // Ela finou-se também em Cousso, a 7/6/1985.       

 

ROLDÃO, Palmira. Filha de José Joaquim Gonçalves Roldão e de Maria Joana Rodrigues, lavradores, residentes em Pousada, Cousso. Neta paterna de Francisco Manuel Gonçalves Roldão e de Joaquina Gonçalves; neta materna de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Luísa Esteves, do Paranhão, Penso. Nasceu a 20/9/1886 e foi batizada a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Gonçalves Roldão, solteiro, irmão da batizanda, e Francisca Rodrigues, solteira.

 

ROLO

 

ROLO, Albano. Filho de Manuel Joaquim Gonçalves Rolo e de Custódia Gonçalves, lavradores. Neto paterno de João Manuel Gonçalves Rolo e de Joana Gonçalves; neto materno de Francisco Gonçalves Roldão e de Joana Rosa Gonçalves. Nasceu em Aldeia, Cousso, a 13/6/1881, e foi batizado a 15 desse mês e ano. Padrinhos: António Gonçalves e sua mulher, Joaquina Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de Pousada. // Faleceu na sua freguesia a 11/2/1959. 

 

ROLO, António. Filho de Manuel Joaquim Gonçalves Rolo e de Custódia Gonçalves, lavradores, com residência no lugar de Aldeia, Cousso. Neto paterno de João Manuel Gonçalves Rolo e de Joana Gonçalves; neto materno de Francisco Gonçalves Roldão e de Joana Gonçalves. Nasceu a 13 de Junho de 1884 e foi batizado a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Bento Gonçalves Roldão e Rosa Gonçalves Roldão, tia materna, lavradores. // Faleceu na sua freguesia a 24/10/1958.

 

ROLO, Augusto. Filho de Jerónimo Domingues Rolo e de Maria Pires. Nasceu na freguesia de Cousso a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 170, de 17/10/1915).

 

ROLO, Felicidade. Filha de Manuel Gonçalves Rolo e de Maria Custódia Gonçalves, lavradores, residentes em Aldeia, Cousso. N.p. de João Manuel Gonçalves Rolo e de Joana Gonçalves; n.m. de Francisco Gonçalves Roldão e de Joana Rosa Gonçalves. Nasceu a 7/1/1888 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: o seu avô materno e Joana Gonçalves, solteira, lavradores. // Faleceu na sua freguesia a 9/10/1977.  

 

ROLO, João Manuel. Filho de Manuel Gonçalves Rolo e de Antónia Maria Domingues. Neto paterno de João Gonçalves e de Maria Domingues; neto materno de José Domingues e de Maria Rodrigues. // Rural. // Faleceu em Virtelo a 26/2/1860, com cinquenta anos de idade, no estado de casado com Joana Gonçalves, com todos os sacramentos e sem testamento. // Deixou filhos.

 

ROLO, José. Filho de Manuel Gonçalves Rolo e de Antónia Maria Domingues. Neto paterno de João Gonçalves e de Maria Domingues; neto materno de José Domingues e de Maria Rodrigues. // Rural. // Faleceu em Virtelo a 15/2/1860, com 48 anos de idade, no estado de casado com Maria Gonçalves Roldão, com todos os sacramentos e sem testamento. // Deixou filhos.  

 

ROLO, Manuel. Filho de --------- Gonçalves Rolo e de -------------------------------. Nasceu por volta de 1843. // Faleceu em Cousso a --/--/1915, com setenta e dois anos de idade (Correio de Melgaço n.º 136, de 9/2/1915).

 

ROLO, Manuel Joaquim. Filho de Manuel José Gonçalves Rolo e de Maria Joana Rodrigues, lavradores, de Aldeia. Neto paterno de José Gonçalves Rolo e de Maria Rosa Esteves; neto materno de Luís António Rodrigues e de Maria José Gonçalves. Nasceu em Cousso a 7/2/1861 e foi batizado na igreja a 10 desse mês e ano (já fora batizado em casa, devido a ter aspecto débil, por Maria Gonçalves Rolo, casada com Manuel Domingues, lavradores, residentes no lugar acima mencionado, os quais serviram de seus padrinhos). Tinha 26 anos de idade, era solteiro, lavrador, e morava no lugar de Aldeia, quando casou na igreja da sua terra natal, a 26/1/1887, com Carolina, de 26 anos de idade, solteira, lavradora, residente no lugar de Cerdeiras, filha de Joaquim Gonçalves e de Joaquina Afonso. Testemunhas presentes: Joaquim Afonso, do lugar de Aldeia, e João Afonso, do lugar da Tojeira, solteiros, lavradores.  

 

ROLO, Manuel José. Filho de José Luís Domingues e de Maria Luísa Dias, lavradores, coussenses. Nasceu na freguesia de Cousso por volta de 1809. // Faleceu a 25/10/1905, no lugar de Aldeia, onde residia, com todos os sacramentos, com noventa e seis (96) anos de idade, no estado de viúvo de Maria Gonçalves, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja. 

 

ROLO, Manuel José. Filho de José Gonçalves [Rolo] e de Maria Rosa Esteves. Nasceu por volta de 1815. // Faleceu a 31/11/1895, no lugar de Aldeia, Cousso, com todos os sacramentos da igreja católica, com 80 anos de idade, casado com Maria Joana Rodrigues, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja.

 

ROLO, Maria Joaquina. Filha de Manuel Gonçalves Rolo e de Maria Custódia Gonçalves. Neta paterna de João Manuel Gonçalves Rolo e de Joana Gonçalves; neta materna de Francisco Gonçalves Roldão e de Joana Rosa Gonçalves, todos lavradores, residentes em Aldeia de Virtelo. Nasceu em Cousso a 16/12/1875 e foi batizada a 18 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e Maria Joaquina Gonçalves, tia da neófita. // Casou na igreja da sua terra natal a 15/5/1910 com António, de 32 anos de idade, seu conterrâneo, filho de José Afonso e de Maria Afonso. // Ambos os cônjuges faleceram em Cousso: o marido a 29/3/1930 e ela a 17/4/1961.

 

ROLO, Maria Luísa. Filha de José Gonçalves Rolo e de Maria José Gonçalves Roldão, lavradores, coussenses. Nasceu em Cousso por volta de 1845. // Lavradeira. // Faleceu a 7/4/1907, no lugar de Aldeia, onde residia, com todos os sacramentos, com sessenta e dois anos de idade, no estado de viúva de Inácio Domingues Ramos, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja. 

 

ROLO, Rosa. Filha de Manuel Gonçalves Rolo e de Maria Joana Rodrigues. Neta paterna de José Gonçalves Rolo e de Maria Rosa Esteves; neta materna de Luís António Rodrigues e de Maria José Gonçalves. Nasceu em Cousso a 9/9/1857 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Francisco Afonso Morgado e sua mulher, Luísa Gonçalves, todos de Aldeia. // Faleceu na sua freguesia a 17/4/1939.  

 

 

SÁ, Margarida Vieira. // Em 1934 foi nomeada professora oficial da escola primária mista de Cousso (Notícias de Melgaço n.º 224, de 4/3/1934). 

 

SANTOS

 

SANTOS, Francisco. // Ver no apelido Afonso.

 

SANTOS, José Augusto. Filho de José Joaquim Coelho dos Santos e de Inácia Cândida da Silva Melo Coelho. Nasceu na freguesia de São João do Souto, Braga, por volta de 1876. // Proprietário. // Casou na igreja de Cousso a 10/9/1904 com Teresa de Jesus Paiva, da mesma idade, solteira, professora oficial, natural da freguesia de Santiago da Cividade, concelho de Braga, moradora na freguesia de Cousso, concelho de Melgaço, filha de Francisco José de Paiva e de Rita Felizarda de Paiva, bracarenses. Testemunhas presentes: Francisco Coelho dos Santos, casado, capitalista, residente na freguesia de São João do Souto, Braga, e Carolina de Paiva, solteira, costureira, moradora na freguesia de Cousso.

 

SERAFIM

 

SERAFIM, António Gonçalves. Filho de -------------- Gonçalves Serafim e de --------------------------------------. Nasceu por volta de 1848. // Faleceu no lugar de Virtelo, Cousso, a --/--/1920, com 72 anos de idade (Jornal de Melgaço n.º 1307, de 10/10/1920).

 

SILVA

 

SILVA, Adriano. // Por volta de 1950 fez exame do ensino primário na escola Conde de Ferreira (confirmar), sita na Vila de Melgaço, juntamente com outros alunos (Abel Valdemar Alves Lamas, António Afonso, Delfim Domingues Souto, Ilídio Covelo, Luís Enes, Célia de Jesus Alves Lamas, Maria Amélia Afonso, Maria Judite Afonso, Alfredo Rodrigues, Armando Fernandes, José Rodrigues, Manuel Bernardo, Manuel Luís Duque, Manuel, Maria Anésia Domingues, Maria Bernardo) ficando aprovado. // NOTA: ver o jornal “Notícias de Melgaço”.

 

SILVA, Eleutério. Filho de Maria Rosa, solteira, natural da Porta de São Francisco, freguesia da Sé Primaz, Braga, onde ele nasceu e foi batizado por volta de 1841; a mãe, devido a ser muito pobre, expô-lo, tendo sido levado para a freguesia de São Paio de Vila Verde, onde permaneceu até ser adulto. // Tinha 35 anos de idade, era solteiro, e morava no lugar de Cerdeiras, quando o padre José Douteiro o casou, na igreja de Cousso, a 21/6/1876, com Luísa, de 27 anos de idade, solteira, lavradora, residente no lugar de Cerdeiras, filha de Manuel Rodrigues e de Maria Domingues. Testemunhas presentes: Manuel Rodrigues e Maria Gonçalves Roldão, solteiros, lavradores, ambos de Virtelo. // Faleceu a 27/10/1886, no hospital da Vila de Monção, com todos os sacramentos da igreja católica, com 45 anos de idade, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no cemitério da Vila de Monção.    

 

SILVA, Rosália Maria. Filha de ----------- Silva e de -------------------------------. Nasceu em --------- a --/--/19--. // Faleceu em Virtelo, Cousso, em 2008 (VM 1298).

 

SOUSA

 

SOUSA, Adolfo. Filho de Rosa Maria de Sousa, solteira, sem profissão, natural de São Julião de Badim, concelho de Monção, moradora no lugar de Virtelo, freguesia de Cousso, concelho de Melgaço. Neto materno de Joaquina de Sousa. Nasceu em Cousso, no lugar de Virtelo, às seis horas da manhã do dia 8 de Fevereiro de 1893 e foi batizado a 11 desse mês e ano. Padrinhos: João Manuel Pereira Caldas e sua mulher, Amália Rosa de Aguiar Pereira Caldas, proprietários, naturais de Badim. // Em 1917 foi mobilizado para a guerra. Era solteiro. Foi soldado servente do 5.º grupo de baterias de montadas do Regimento de Artilharia n.º 1 (quinto grupo de baterias de morteiros). Embarcou no cais de Alcântara, Lisboa, com destino a França, integrado no CEP, a 25/5/1917. Desembarcou dias depois no porto de Brest. Sabe-se que baixou ao hospital de sangue n.º 2 a 14/3/1918, tendo tido alta no dia 22 do mesmo mês e ano. No âmbito da reorganização do CEP, após a famosa batalha de La Lys, é colocado no 4.º grupo de baterias de artilharia a 30 de Abril. Perto do fim da guerra, em Novembro de 1918, foi punido por comportamentos julgados menos adequados. Assim, no dia 26/9/1918, foi punido «pelo senhor comandante com doze dias de detenção por ter faltado ao recolher no dia 24.» Uns meses depois, a 21/4/1919, foi novamente punido com quatro dias de detenção, pelo senhor comandante, «por se ausentar do seu boleto sem autorização, de noite, e ter sido encontrado a fazer barulho.» Sobreviveu à maldita guerra. Embarcou no porto de Cherbourg, França, em data que se desconhece. Desembarcou em Lisboa, no cais de Alcântara, a 19/5/1919. // Deve ter ficado na cidade, pois não há mais informações sobre a sua pessoa.

 

SOUSA, Aníbal. Filho de Rosa Maria de Sousa, solteira, costureira, natural de Badim, Monção, moradora em Cerdeiras, Cousso, Melgaço. Neto materno de Joaquina de Sousa, lavradeira, de Badim. Nasceu a 20/5/1897 e foi batizado a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Alfredo Barbosa Pinto e sua mulher, Henriqueta Adelaide Pereira, proprietários em Badim. // Faleceu a 30/12/1897, no lugar de Cerdeiras, e foi sepultado no adro da igreja paroquial.  

 

SOUSA, Aurora. Filha de Rosa Maria de Sousa, solteira, de Badim, Monção, moradora em Cerdeiras, Cousso. Neta materna de Joaquina de Sousa, lavradeira. Nasceu a 17/3/1895 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Bento Manuel de Sousa, solteiro, lavrador, e Rosa Emília Gonçalves, casada, lavradeira. // Casou com Abel Mendes, na Conservatória do Registo Civil de Monção, a 24/9/1930. // Enviuvou a 5/1/1977 e faleceu em Badim, Monção, a 6/10/1991.  

 

SOUSA, Hipólito de Jesus. Filho de Rosa Maria de Sousa, solteira, costureira, natural de São Julião de Badim, Monção, com a sua residência em Virtelo, Cousso. Neto materno de Joaquina Sousa, lavradeira, de Badim. Nasceu em Cousso a 19/4/1891 e foi batizado a 23 desse mês e ano. Padrinhos: João Manuel Pereira Caldas e sua mulher, Amália Rosa de Aguiar Pereira Caldas, proprietários, de Badim.

 

SOUSA, Manuel José. // Faleceu no lugar de Cousso a 4/9/1865, com cerca de setenta anos de idade, com todos os sacramentos, com testamento, viúvo de Joana Lopes, rural, e foi sepultado na igreja. // Não deixou filhos. 

 

SOUSA, Maria Teresa. // Nasceu na freguesia de Badim, Monção. // Lavradeira. // Faleceu no lugar da Cela, Cousso, a 28/11/1862, com noventa (90) anos de idade, no estado de viúva de Manuel Domingues, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja local. // Deixou uma filha.

 

SOUSA, Rosa. Filha de Manuel António de Sousa e de Luísa Domingues. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Cousso a 23/3/1862, com 78 anos de idade, casada com Manuel Luís Gonçalves, com todos os sacramentos, sem testamento. // Deixou filhos.

 

SOUTO

 

SOUTO, Albino. Filho de Francisco Domingues Souto e de Maria Esteves, lavradores, coussenses. Nasceu em Cousso por volta de 1900. // Faleceu a 8/10/1903, no lugar de Aldeia, com apenas três anos de idade, e foi sepultado no adro da igreja.

 

SOUTO, Alexandrina. Filha de João Domingues Souto e de Lina Domingues, lavradores, residentes no lugar da Cela. Neta paterna de José Domingues Souto e de Maria Luísa Gonçalves; neta materna de Francisco José Domingues e de Ana Rosa Domingues. Nasceu a 14/8/1884 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Félix José Domingues, casado, e Maria Rosa Domingues, solteira, ambos do lugar de Cousso. // Faleceu a 14/2/1888, no lugar da Cela, e foi sepultada na igreja.

 

SOUTO, Carlos. Filho de Rosa Domingues, camponesa, coussense, moradora no lugar de Cela. Neto materno de João Domingues Souto e de Lina Domingues. Nasceu em Cousso a 7/2/1909 e foi batizado na igreja local a 14 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Francisco Domingues Souto e sua esposa, Maria Esteves, proprietários. 

 

SOUTO, Conceição de Jesus. Filha de Manuel Domingues Souto e de Angelina Gonçalves, lavradores, residentes em Aldeia, Cousso. Neta paterna de José Domingues Souto e de Maria Luísa Domingues; neta materna de António Luís Gonçalves e de Florinda Alves. Nasceu a 14/6/1888 e foi batizada a 17 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Alves e Marcelina Rosa Alves, solteiros, do lugar de Bouço, Riba de Mouro. // Faleceu a 14/4/1892 e foi sepultada na igreja.

 

SOUTO, Dario. Filho de Francisco Domingues Souto, capitalista, e de Maria Esteves, proprietária, moradores no lugar de Aldeia. N.p. de Manuel José Domingues e de Maria Luísa Domingues; n.m. de José Esteves e de Maria Rosa Afonso. Nasceu em Cousso a 29/9/1907 e foi batizado na igreja católica local nesse mesmo dia, mês, e ano. Padrinhos: Manuel Inácio Gonçalves Roldão e sua mulher, Ludovina Gonçalves, agricultores. // Faleceu na freguesia de Troviscoso, concelho de Monção, a 13/7/1989.

 

SOUTO, Francisco. Filho de ---------- Domingues Souto e de ----------------------------------. Nasceu a --/--/1858 (confirmar). // Por alvará do Governador Civil do Distrito de Viana do Castelo foi nomeado em 1912, juntamente com outros, membro da Comissão Municipal Administrativa (Correio de Melgaço n.º 28, de 15/12/1912). // Foi jurado para as causas-crime pela sua freguesia no segundo semestre de 1913 (Correio de Melgaço n.º 56, de 6/7/1913), e no primeiro semestre de 1915 (Correio de Melgaço n.º 132). // Concorreu às eleições camarárias de 4 de Novembro de 1917, na lista do Partido Republicano, como vereador (ver Jornal de Melgaço n.º 1181, de 27/10/1917). // Morreu no lugar de Virtelo a --/--/1931, com 73 anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 123, de 6/9/1931).

 

SOUTO, Januário. Filho de Manuel Domingues Souto e de Angelina Gonçalves, lavradores, residentes em Aldeia, Cousso. N.p. de José Domingues Souto e de Maria Luísa Domingues; n.m. de António Luís Gonçalves e de Florinda Alves. Nasceu a 31/7/1892 e foi batizado a 2 de Agosto desse ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Alves e sua irmã, Marcelina Rosa Alves, solteiros, lavradores. // Casou com Sofia, de 21 anos de idade, filha de Manuel José Domingues e de Teresa Domingues, de Castro Laboreiro, na CRCM, a 7/4/1915. // Morreu em Cousso a 22/3/1974. // Com geração.    

 

SOUTO, Jeremias. Filho de Januário Domingues do Souto e de Sofia Domingues Clemente. Nasceu em Cousso a --/--/1932 (NM 145, de 17/4/1932).

 

SOUTO, João. Filho de José Domingues Souto e de Maria Luísa Gonçalves, moradores em Aldeia de Virtelo. Nasceu a 22/1/1833. // Era solteiro quando casou na igreja de Cousso, a 22/8/1872, com Lina Domingues, nascida a 16/3/1844, solteira e moradora no lugar da Cela, filha de Francisco José Domingues e de Ana Domingues. Testemunhas presentes: Pedro Domingues, casado, cunhado do noivo, e José Domingues, solteiro, seu sobrinho, de Aldeia de Virtelo. 

 

SOUTO, Joaquim. Filho de João Domingues Souto e de Lina Domingues, lavradores, residentes no lugar da Cela, Cousso. Neto paterno de José Domingues Souto e de Maria Luísa Gonçalves, do lugar de Aldeia; neto materno de Francisco José Domingues e de Ana Domingues, do lugar da Cela. Nasceu em Cousso a 24/7/1882 e foi batizado na igreja nesse dia. Padrinhos: os seus avós maternos. // Era solteiro, lavrador, quando casou na igreja de São Paio a 25/9/1909 com Rosa da Conceição de Puga, de 35 anos de idade, solteira, camponesa, natural de São Paio, filha de José Joaquim de Puga e de Margarida Vieites, rurais, sampaienses. Testemunhas: o padre José Joaquim Rodrigues, encomendado da freguesia de Remoães, e António Emílio Pires, viúvo, lavrador, natural de Cristóval. // Ambos os cônjuges faleceram na freguesia de São Paio: a esposa a 12/11/1953 e ele a 30/12/1964. // Com geração.    

 

SOUTO, Joaquina. Filha de José Domingues Souto e de Maria Luísa Gonçalves. Nasceu em Cousso por volta de 1825. // Lavradeira. // Faleceu a 10/9/1885, no lugar da Aldeia, onde morava, de repente, sem sacramentos, com 60 anos de idade, casada com Pedro Domingues, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja.  

 

SOUTO, José. Filho de João Domingues Souto e de Rosa Maria Rodrigues, lavradores. Nasceu por volta de 1791. // Faleceu em Aldeia de Virtelo a 29/6/1866, com cerca de 75 anos de idade, com todos os sacramentos, sem testamento, no estado de casado com Maria Luísa Gonçalves, e foi sepultado na igreja. // Deixou filhos.   

 

SOUTO, Júlia. Filha de Francisco Domingues Souto e de Maria Esteves, proprietários, naturais da freguesia de Cousso, Melgaço. Nasceu no Brasil por volta de 1898. // Faleceu a 17/2/1902, no lugar de Aldeia, freguesia de Cousso, com apenas quatro anos de idade, e foi sepultada no adro da igreja paroquial.

 

SOUTO, Laurinda. Filha de Francisco Domingues Souto, proprietário, e de Maria Esteves, lavradeira, coussenses, moradores no lugar de Aldeia. Neta paterna de Manuel José Domingues e de Maria Luísa Domingues; neta materna de José Esteves e de Maria Rosa Afonso. Nasceu em Cousso a 8/4/1910 e foi batizada na igreja católica local a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Esteves, casado, lavrador, e Maria Esteves, solteira, camponesa. // Casou a 11/10/1942 na igreja da sua freguesia natal com Manuel Domingues Souto, seu conterrâneo. // Faleceu na freguesia de Troviscoso, concelho de Monção, a 18/6/1977.    

 

SOUTO, Luísa. Filha de José Domingues Souto e de Maria Luísa Gonçalves. Nasceu em Cousso, no lugar de Virtelo, por volta de 1831. // Faleceu a 24/4/1901, com todos os sacramentos da igreja católica, com 70 anos de idade, casada com Félix José Domingues, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja.   

 

SOUTO, Manuel. Filho de José Domingues Souto e de Maria Luísa Gonçalves, de Aldeia, Cousso. // Faleceu a 8/5/1856 e foi sepultado na igreja de Cousso. 

 

SOUTO, Manuel. Filho de João Domingues Souto e de Lina Domingues, lavradores, residentes no lugar da Cela. Neto paterno de José Domingues Souto e de Maria Luísa Gonçalves, de Aldeia; neto materno de Francisco José Domingues e de Ana Rosa Domingues, de Cela. Nasceu em Cousso a 13/5/1880 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós maternos. 

 

SOUTO, Manuel. Filho de Januário Domingues Souto e de Sofia Domingues. Nasceu em Cousso a --/--/1917 (Correio de Melgaço n.º 248, de 6/5/1917).

 

SOUTO, Manuel Joaquim. Filho de Francisco Domingues Souto e de Maria Esteves, coussenses, lavradores, residentes no lugar de Aldeia. Neto paterno de Manuel José Domingues e de Maria Luísa Domingues; neto materno de José Esteves e de Maria Rosa Afonso. Nasceu em Cousso a 15/4/1904 e foi batizado na igreja católica a 17 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Gonçalves Paradela, viúvo, lavrador, e Ludovina Gonçalves Pardela, solteira, camponesa. // Faleceu a 10/9/1905 e foi sepultado no adro da igreja paroquial.

     

SOUTO, Manuel Joaquim. Filho de Francisco Domingues Souto, capitalista, e de Maria Esteves, proprietária, coussenses, moradores no lugar de Aldeia. Neto paterno de Manuel José Domingues e de Maria Luísa Domingues; neto materno de José Esteves e de Maria Rosa Afonso. Nasceu em Cousso a 5/12/1905 e foi batizado na igreja católica a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Gonçalves Paradela, viúvo, lavrador, e Ludovina Gonçalves Paradela, solteira, camponesa. // A 23/7/1917 fez exame do 1.º grau, obtendo a classificação de ótimo; era aluno do professor Manuel Esteves Lira (Jornal de Melgaço n.º 1168, de 28/7/1917). 

 

SOUTO, Maria. Filha de João Domingues Souto e de Umbelina Domingues, residentes no lugar da Cela. Neta paterna de José Domingues Souto e de Maria Luísa Gonçalves; neta materna de Francisco José Domingues e de Ana Rosa Domingues, todos lavradores. Nasceu em Cousso a 20/8/1873 e foi batizada no dito dia. Padrinhos: os seus avós maternos. // Casou na igreja da sua terra natal, a 9/4/1900, com Manuel Francisco, de 26 anos de idade, natural de Parada do Monte, filho de Narciso Alves e de Maria Engrácia Afonso. // Faleceu na sua freguesia a 15/6/1921. // Com geração.  

 

SOUTO, Maria Luísa. Filha de José Domingues Souto e de Maria Luísa Gonçalves, coussenses. Nasceu na freguesia de Cousso por volta de 1825. // Faleceu a 15/6/1898, no lugar de Aldeia, Cousso, com todos os sacramentos da igreja católica, com setenta e três anos de idade, no estado de viúva de Manuel Domingues, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja.

 

SOUTO, Maria Rosa. Filha de Manuel Domingues Souto e de Angelina Gonçalves, lavradores, residentes em Aldeia, Cousso. Neta paterna de Manuel Domingues Souto e de Maria Domingues; neta materna de António Luís Gonçalves e de Florinda Alves. Nasceu a 20/10/1885 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: António Esteves, casado, lavrador, do lugar de Aldeia, e Rosa Gonçalves, solteira, tia materna da criança. // Casou com António Mendes, de 20 anos de idade, seu conterrâneo, filho de José Mendes e de Maria Afonso, na CRCM, a 3/9/1915. // Faleceu na sua freguesia a 19/7/1928. // O seu viúvo morreu a 24/3/1969. // Com geração.

 

SOUTO, Porfírio. Filho de ------------- Domingues do Souto e de ------------------------------. Nasceu a --/--/1---. // Em Agosto de 1950 estava solteiro, era agricultor, e morava no lugar de Virtelo, freguesia de Cousso.

 

SOUTO, Sara. Filha de Rosa Domingues do Souto. Nasceu em Cousso a --/--/1912 (Correio de Melgaço n.º 12, de 25/8/1912). // Faleceu no lugar de Cela, Cousso, a --/--/1995. // Deixou filhos, netos, e bisnetos (A Voz de Melgaço n.º 1037).

 

SOUTO, Sara das Dores. Filha de Francisco Domingues Souto e de Maria Esteves, coussenses, moradores no lugar de Aldeia. N.p. de Manuel José Domingues e de Maria Luísa Domingues; n.m. de José Esteves e de Maria Afonso. Nasceu a 23/6/1902 e foi batizada na igreja católica a 30 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco António Pires, casado, negociante, e sua esposa, Maria da Anunciação Nunes de Azevedo. // Faleceu a 10/11/1910, no lugar de Aldeia, e foi sepultada no adro da igreja paroquial. 

 

TOJEIRA

 

TOJEIRA, Joaquim. Filho de José Afonso Tojeira e de Joaquina Alves, lavradores, coussenses. Neto paterno de Manuel Joaquim Afonso (Tojeira) e de Josefa Maria Alves; neto materno de Joaquim Alves e de Rosa Teresa Barbeitos. Nasceu em Cousso a 12/10/1904 e foi batizado na igreja católica a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Agostinho Afonso, solteiro, lavrador, e Maria --------------. // Casou a 4 de Abril de 1985, na CRCM, com Maria de Jesus Domingues. // Faleceu a 11/11/1992, na freguesia de Senhora de Fátima, Lisboa.

 

TOJEIRA, Luís Manuel (Padre). Filho de Manuel Joaquim Afonso (Tojeira) e de Josefa Maria Alves, lavradores. Nasceu em Cousso por volta de 1851. // Foi pároco de Cousso desde 1889. // Faleceu a 28/4/1903, às onze horas da noite, na casa de residência paroquial da freguesia de Cousso, tuberculoso, com todos os sacramentos, com 52 anos de idade, sem testamento, e foi sepultado no adro da igreja paroquial.

 

TOJEIRA, Manuel (Padre). Filho de Manuel Joaquim Afonso e de Maria Josefa Álvares. Nasceu em Cousso por volta de 1838. // Faleceu a 28/7/1876, no convento de Almoster, sito na freguesia de Santa Maria, concelho de Santarém, com todos os sacramentos da igreja católica, com apenas 38 anos de idade, sem testamento, e foi sepultado no cemitério da freguesia de Santa Maria, concelho de Santarém.

 

TOJEIRA, Manuel. Filho de José Afonso Tojeira, natural de Cousso, e de Joaquina Alves, natural de Penso. Neto paterno de Manuel Joaquim Afonso Tojeira e de Josefa Maria Alves; neto materno de Rosa Teresa Barbeitos «que a perfilhou por uma escritura feita em Valadares aos vinte e dois dias de Dezembro de mil oitocentos e noventa e oito». Nasceu na freguesia de Cousso a 3/6/1901 e foi batizado a 6 desse mês e ano. Padrinhos: Agostinho Afonso e Maria Alves, solteiros, lavradores. // Casou na Conservatória do Registo Civil de Melgaço a 13/3/1929 com Arminda Alves Lamas, de 28 anos de idade, sua conterrânea, filha de Maria Alves Lamas (ver Notícias de Melgaço n.º 54.A, de 23/3/1930). // Enviuvou em 1966. // Ele morreu na freguesia da Vila de Melgaço a 5 de Dezembro de 1978.

 

VAZ

 

VAZ, Arminda de Jesus. Filha de Armindo Vaz e de Emília Gregório. Neta paterna de ----------- Vaz e de --------------------------------------; neta materna de Manuel Luís Gregório, natural da freguesia da Gave, e de Angelina Afonso, natural da freguesia de Lamas de Mouro, ambos do concelho de Melgaço, distrito de Viana do Castelo. Nasceu na freguesia de ------------------, Melgaço, a 5 de Dezembro de 1926. // Emigrou para o Brasil no ano de 1947. 


VAZ, Armindo. Filho de ----------------- Vaz e de -----------------------------------------. Nasceu em --------------, a --/--/1---. // Casou na década de vinte do século XX com Emília Gregório, nascida em Cousso a 1 de Abril de 1904, filha de Manuel Luís Gregório, natural da freguesia da Gave, e de Angelina Afonso, natural da freguesia de Lamas de Mouro, ambos do concelho de Melgaço, moradores no lugar da Cela, freguesia de Cousso. // Emigraram para os Estados Unidos do Brasil. // Pai de Arminda de Jesus Gregório Vaz, nascida no concelho de Melgaço a 5 de Dezembro de 1926.

                 

VAZ, Caetana. Filha de Manuel António Vaz e de Rosa Gonçalves. Nasceu por volta de 1814. // Faleceu a 24/4/1897, no lugar de Pousada, Cousso, apenas com a extrema-unção, devido a estar demente, com 83 anos de idade, viúva de Manuel António Afonso Lima, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja paroquial. 

 

VAZ, Joaquina Rosa. Filha de Manuel António Vaz e de Rosa Gonçalves, naturais de Linhares, Riba de Mouro. Nasceu por volta de 1829. // Faleceu a 15/12/1889, no lugar de Aldeia, freguesia de Cousso, concelho de Melgaço, com todos os sacramentos da igreja católica, com sessenta anos de idade, no estado de casada com Manuel Rodrigues, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja.

 

VAZ, Olívia. Filha de Rosa Vaz, solteira, moradora no lugar da Cela, Cousso. Neta materna de Brígida Vaz, solteira, natural de Pomares, Paderne. Nasceu a 28/1/1898 e foi batizada a 1 de Fevereiro desse ano. Padrinhos: Manuel José Rodrigues, casado, e Germana Alves, solteira, lavradores. // Faleceu em Refojos de Basto, Cabeceiras de Basto, a 26/6/1985.  

 

VAZ, Rosa. Filha de --------------------- Vaz e de -------------------------------------------------------------. Nasceu por volta de 1884. // Faleceu no lugar da Cela, Cousso, a --/--/1934, com cinquenta anos de idade (NM 227, de 25/3/1934). 

 

VEIGA

 

VEIGA, Manuel. // Faleceu no lugar da Cela, Cousso, a 15/5/1857, sem testamento, e foi sepultado na igreja no dia seguinte; era casado com Josefa da Silva. 

 

VELHA

 

VELHA, Francisco Gonçalves Lira. // Faleceu em Cerdeiras, Cousso, a 18/11/1855, sem testamento, e foi sepultado na igreja no dia 19; era casado com Rosa Bicho, da freguesia de São Romão de Coronado, Santo Tirso, Porto. 

 

VELOSO

 

VELOSO, Adelino. Filho de Manuel Joaquim Veloso e de Clementina Gonçalves, lavradores, coussenses, residentes no lugar de Cerdeiras. Neto paterno de Maria José Veloso; neto materno de Joaquim Gonçalves Roldão e de Joaquina Afonso. Nasceu em Cousso a 11/9/1904 e foi batizado na igreja a 14 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Joaquim Veloso, casado, lavrador, e -------------------------. // Casou a 8/1/1927, na Conservatória do Registo Civil de Melgaço, com a sua conterrânea Alzira Domingues. // Faleceu a 18/9/1978, em França. // Com geração.   

 

VELOSO, Adelino. Filho de Adelino Veloso e de Alzira Domingues. Nasceu na freguesia de Cousso a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 72, de 10/8/1930).

 

VELOSO, Adelino. Filho de ----------- Veloso e de -----------------------------------. Nasceu em Virtelo, Cousso, a --/--/193-. // Faleceu a --/--/1937, com apenas seis meses de vida. // (Notícias de Melgaço n.º 371).

 

VELOSO, António. Filho de Maria José Veloso, solteira, moradora em Surribas, Cousso, lavradeira, natural de Gondoriz, Arcos de Valdevez. Neto materno de Antónia Joaquina Veloso, solteira, de Gondoriz. Nasceu em Cousso a 27/2/1878 e foi batizado no dia seguinte. Madrinha: Joaquina Veloso, solteira, lavradora, tia do neófito, residente em Aldeia, Cousso.     

 

VELOSO, António Luís. Filho de Joaquina Veloso, solteira, tecedeira, de Gondoriz, Arcos de Valdevez, residente em Cousso. Neto materno de Antónia Joaquina Veloso, solteira, de Gondoriz. Nasceu em Cousso a 14/9/1863 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinhos: António Luís Veloso, tio do batizando, solteiro, pedreiro, de Gondariz, Arcos de Valdevez, e Luísa Domingues, solteira, de Cousso, Melgaço.  

 

VELOSO, Bibica (!). Filha de Joaquim Veloso e de Rosa Gonçalves, coussenses, lavradores, residentes no lugar de Cerdeiras. Neta paterna de Maria José Veloso; neta materna de Manuel Gonçalves e de Maria Esteves. Nasceu na freguesia de Cousso a 29/3/1908 e foi batizada na igreja católica local a 1 de Abril desse dito ano. Padrinhos: António Gonçalves, solteiro, lavrador, e Luísa Rodrigues, casada, lavradeira.  

 

VELOSO, Emília. Filha de Adelino Veloso e de Alzira Domingues. Nasceu em Cousso a --/--/1933 (NM 101, ou 201, de 16/7/1933).

 

VELOSO, Joaquim. Filho de Maria José Veloso, solteira, de Vilar de Mouro, Gondoriz, Arcos de Valdevez, moradora em Surribas, Cousso. Neto materno de Antónia Joaquina Veloso, solteira, de Vilar de Mouro. Nasceu em Cousso a 4/10/1870 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel João Esteves, casado, de Aldeia, e Joaquina Maria Veloso, solteira, tia do neófito, residente em Cerdeiras, lavradores. // Tinha vinte e cinco anos de idade (*), era solteiro, lavrador, morava no lugar de Surribas, quando casou na igreja da sua terra natal, a 3/6/1895, com a sua conterrânea Rosa Gonçalves, de vinte anos de idade, solteira, camponesa, residente no lugar de Pousada, filha de Manuel (**) José Gonçalves e de Maria [Luísa] Esteves. Testemunhas presentes: Francisco Gonçalves, lavrador, António Veloso, lavrador, e Manuel Veloso, também lavrador, todos residentes no lugar de Virtelo. // A sua esposa finou-se na freguesia de Cousso a 5/7/1911. // Ele faleceu também na sua terra de nascimento a 9/4/1941. /// (*) No seu assento de casamento o padre diz que ele tinha 35 anos de idade. /// (**) O padre chama ao pai da noiva Clemente José Gonçalves.

 

VELOSO, Joaquim. Filho de ----------- Veloso e de -------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Casou com Maria Duque a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 40, de 9/3/1913).

 

VELOSO, Joaquim. Filho de Joaquim Veloso e de Rosa Gonçalves, coussenses, moradores no lugar das Cerdeiras. Neto paterno de Maria José Veloso; neto materno de Manuel José Gonçalves e de Maria Luísa Esteves. Nasceu em Cousso a 5/5/1902 e foi batizado na igreja católica a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Veloso e sua mulher, Clementina Gonçalves, lavradores. 

 

VELOSO, José. Filho de Maria José Veloso, solteira, moradora em Surribas. Neto materno de Antónia Joaquina Veloso, também solteira. Nasceu em Cousso a 17/1/1874 e foi batizado na igreja católica no dia seguinte. Padrinhos: José Mendes, solteiro, lavrador, e Maria Esteves, solteira, ambos do lugar de Virtelo. // Faleceu a 10/7/1874, no lugar de Surribas, e foi sepultado na igreja.

 

VELOSO, Manuel. Filho de Joaquim Veloso e de Rosa Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de Cerdeira. Neto paterno de Maria Veloso; neto materno de Manuel Gonçalves e de Maria Esteves. Nasceu em Cousso a 2 de Janeiro de 1905 e foi batizado na igreja paroquial a 4 desse dito mês e ano. Padrinhos: Manuel Alves, solteiro, lavrador, e Delfina Alves, solteira, camponesa. // Casou na igreja de Fiães a 19/2/1951 com Dorinda Rosa Alves, natural da freguesia de Fiães. 

 

VELOSO, Manuel Joaquim. Filho de Maria José Veloso, solteira, de Vilar de Mouro, Arcos de Valdevez, moradora em Cousso. Neto materno de Antónia Joaquina Veloso, solteira, dos Arcos de Valdevez. Nasceu em Cousso a 11/10/1867 e foi batizado na igreja católica a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Rodrigues e sua mulher, Joaquina Rosa Vaz, do lugar de Aldeia. // Foi emigrante no Brasil. // Morava no lugar de Surribas quando casou na igreja da sua freguesia de nascimento a 14/1/1895 com a sua conterrânea Clementina das Dores Gonçalves, de 22 anos de idade, solteira, camponesa, filha de Joaquim Gonçalves e de Joaquina Afonso, moradora no lugar de Cerdeiras. Testemunhas presentes: João Afonso Tojeira, lavrador, e Manuel Joaquim Afonso, também lavrador, ambos coussenses. 

 

VELOSO, Maria José. Filha de Antónia Joaquina Veloso. Nasceu em Gondoriz, Arcos de Valdevez, por volta de 1845. // Camponesa. // Faleceu a 1/12/1905, no lugar de Cerdeiras, freguesia de Cousso, Melgaço, onde morava, com todos os sacramentos da igreja católica, com sessenta anos de idade, no estado de solteira, com testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja.

 

VELOSO, Maria dos Prazeres. Filha de Manuel Veloso e de Alexandrina Pereira. Nasceu em Cousso a --/--/1931 (NM 118, de 19/7/1931).

 

VELOSO, Maria Rosa. Filha de Maria José Veloso, solteira, lavradora, residente em Surribas, Cousso. Neta materna de Antónia Joaquina Veloso, solteira, de Gondoriz, Arcos de Valdevez. Nasceu em Cousso a 8/1/1876 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: José Mendes, solteiro, mestre sapateiro, morador em Virtelo (o qual passou procuração a Manuel Domingues, casado, lavrador, residente no dito lugar) e Maria Custódia, solteira, lavradora, do referido lugar. // Faleceu a 15/2/1877, no lugar de Aldeia, e foi sepultada na igreja paroquial.  

 

VELOSO, Rosa. Filha de Manuel Joaquim Veloso e de Clementina Gonçalves, rurais, coussenses, moradores no lugar de Cerdeiras. Neta paterna de Maria José Veloso; neta materna de Joaquim Gonçalves Roldão e de Joaquina Afonso. Nasceu em Cousso a 25/4/1907 e foi batizada na igreja católica no dia seguinte. Padrinhos: António Veloso, solteiro, lavrador, e Joaquina Veloso, solteira, camponesa. // Casou a 22/5/1929, na CRCM, com Abílio Afonso, seu conterrâneo. // Faleceu a 21/2/1984, na freguesia de Riba de Mouro, concelho de Monção.

 

VENTURA

 

VENTURA, Adelaide. Filha de Manuel Rodrigues Ventura e de Maria Rodrigues, lavradores, coussenses, residentes no lugar da Cela. N.p. de Manuel Rodrigues Ventura e de Rosa Rodrigues; n.m. de Francisco Joaquim Rodrigues e de Ludovina Fernandes. Nasceu na freguesia de Cousso a 24/2/1909 e foi batizada na igreja católica local a 28 desse dito mês e ano. Padrinhos: José Pires, solteiro, lavrador, e Adelaide --------------, solteira, camponesa. // Faleceu no lugar da Cela, Cousso, a 6/11/1929, ou 1939.

 

VENTURA, Américo. Filho de Manuel Rodrigues Ventura e de Maria Rodrigues, lavradores, coussenses. N.p. de Manuel Rodrigues Ventura e de Rosa Rodrigues; n.m. de Francisco Joaquim Rodrigues e de Ludovina Fernandes. Nasceu em Cousso a 10/2/1907 e foi batizado na igreja católica a 13 desse dito mês e ano. Padrinhos: José Pires, solteiro, lavrador, e Adelaide Marques, solteira, camponesa. // Casou na CRCM a 11/1/1931 com ------------------- (saber). // Faleceu em Cousso a 4/2/1989.

 

VENTURA, Manuel. Filho de Manuel José Rodrigues e de Ana Rodrigues, lavradores. Nasceu em Cousso por volta de 1820. // Faleceu a 3/10/1893, no lugar de Cousso, repentinamente, com 73 anos de idade, no estado de viúvo de Maria José Rodrigues, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja paroquial.

 

VENTURA, Manuel. Filho de ------------ Rodrigues Ventura e de ------------------------------. Nasceu por volta de 1853. // Faleceu em Cousso a --/--/1933, com oitenta anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 184, de 26/2/1933).

 

VENTURA, Maria Irene. Filha de Américo Rodrigues Ventura e de Anésia Dias. Nasceu a --/--/19--. // Casou com António Carlos Fernandes Maciel de Freitas, de Barroselas, Viana. Ficaram a residir no lugar da Cela, Cousso, onde tinham morado seus pais. // Por volta de 1970 adquiriram a “Leira do Ferrão”, com a área de 660 metros quadrados, sita no referido lugar de Cela, por doação verbal dos pais de Maria Irene.

 

VILARINHO

 

VILARINHO, Anselmo Rodrigues. // Nasceu por volta de 1936. // Morreu na freguesia de Cousso a --/01/2021, com 85 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/2/2021). // FIM

 

  

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário