quarta-feira, 5 de julho de 2023

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

Freguesia de Cristóval

Por Joaquim A. Rocha 


//  continuação de 24/03/2023


ESTEVES, José. Filho de Manuel Francisco Esteves e de Maria Rodrigues. Nasceu por volta de 1795. // Faleceu em Fonte do Cabo a 13/9/1865, com setenta anos de idade, solteiro, sem testamento, e foi sepultado na igreja.

 

ESTEVES, José. Filho de João Manuel Esteves e de Caetana Veloso. Nasceu por volta de 1813. // Lavrador. // Casou na igreja de Cristóval a 22/4/1857, com Josefa Clara, filha de José Joaquim Alves de Magalhães e de Antónia Rosa Rodrigues, dos Casais, Cristóval. Testemunhas: José Joaquim Mendes, casado, e Francisco Luís Gomes, solteiro, ambos dos Casais. // Faleceu nos Casais a 9/9/1870, com cinquenta e sete anos de idade, no estado de casado, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja. // Pai de Rosa Ermelinda e de Manuel.  

 

ESTEVES, José. Filho de -------- Outeiro Esteves e de -----------------------------. Nasceu por volta de 1863. // Faleceu em Cristóval a --/--/1933, com setenta anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 185, de 5/3/1933).

 

ESTEVES, José Carlos. Filho de --------- Outeiro Esteves e de -------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Em 1995 criou uma sociedade, à qual deu a designação de “Outeiro & Esteves, L.da”, com Jesuíno de Araújo Coelho Outeiro Esteves, ambos de maior idade e solteiros, tendo por objeto a construção civil e obras públicas, com sede em São Gregório, Cristóval, com o capital de mil contos (VM 1040). 

 

ESTEVES, José David. Filho de Manuel Joaquim Esteves, natural do lugar de Ervedal, Fiães, e de Maria do Outeiro, natural de Cristóval, lavradores, residentes no lugar da Calçada do Ramo. Neto paterno de António Esteves e de Maria Esteves; neto materno de Manuel do Outeiro e de Ana Joaquina Marques. Nasceu em Cristóval a 21/7/1895 e foi batizado na igreja a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim do Outeiro, casado, lavrador, e Rosa Pires, casada.

 

ESTEVES, José Joaquim. Filho de Angélica Esteves, solteira, do Ranhado. Neto materno de Maria Domingues (!), solteira, do dito lugar. Nasceu a 3/3/1839 e foi batizado a 5 desse mês e ano. Padrinhos: Bento José de Fontes e sua mulher, Maria Joana Esteves, do lugar do Barral, freguesia de Paderne. 

 

ESTEVES, José Joaquim. Filho de Manuel Francisco Esteves e de Caetana Durães, dos Casais. N.p. de Joaquim José Esteves e de Luísa Joaquina Esteves, de Sá, Paços; n.m. de Francisco José Durães e de Joana Rosa Veloso, dos Casais. Nasceu a 2/2/1856 e foi batizado na igreja de Cristóval no dia seguinte. Padrinho: José Joaquim Pires Ramos, do Outeiro, Paços. // Proprietário. // Faleceu no lugar dos Casais a 8/9/1886, no estado de casado com Ana Joaquina do Outeiro, com os sacramentos da penitência e da extrema-unção, sem testamento, sem filhos, e a 10 foi sepultado na igreja de Paços, com licença do pároco de Cristóval.     

 

ESTEVES, José Joaquim. Filho de Maria Esteves, viúva, moradora no lugar do Ranhado, Cristóval. Neto materno de Luís Manuel Esteves e de Francisca Quintela, do dito lugar. Nasceu a 22/6/1877 e foi batizado no dia seguinte. Madrinha: Luísa Esteves, solteira, moradora no Ranhado, tia do bebé. // Casou na igreja de Cristóval a 14/10/1901 com Benedita, de 26 anos de idade, solteira, cristovalense, moradora no lugar do Sobreiro, filha de Manuel Pires e de Maria Marques. Testemunhas: Francisco José Rodrigues, lavrador, residente no lugar da Porta, e Joaquim Pereira da Costa, lavrador, residente no lugar do Sobreiro. // Faleceu no lugar do Ranhado a 9/10/1939.   

 

ESTEVES, José Joaquim. Filho de Manuel Joaquim Esteves e de Rosa do Souto, lavradores, residentes no lugar do Sobreiro. N.p. de Joaquim Serafim Esteves e de Clara Pires; n.m. de Manuel José do Souto e de Ana Joaquina Lopes. Nasceu em Cristóval a 19/1/1907 e foi batizado na igreja a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José do Souto, viúvo, lavrador, e Albina do Souto, solteira, camponesa.

 

ESTEVES, José Luís. Filho de António Esteves e de Manuela Ribeira (ou Maria Luísa Domingues). // Faleceu no Sobreiro a 24/12/1877, com 70 anos de idade, no estado de viúvo de Lina Rosa Rodrigues, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja. // Deixou três filhos: Maria, Joaquim Serafim, e Francisco.

 

ESTEVES, José Luís. Filho de Joaquim Esteves e de Maria Joaquina Pereira, residentes no lugar de São Gregório. Neto paterno de António Esteves e de Maria Esteves, do Pico; neto materno de José Caetano Pereira e de Francisca Ribeira, de São Gregório. Nasceu em Cristóval a 31/3/1839 e foi batizado a 2 de Abril desse ano. Padrinhos: o seu avô materno e Ana Luísa, tia do neófito. 

 

ESTEVES, José Luís. Filho de Francisco Esteves e de Marcelina Quintela, moradores em Marga, Cristóval. N.p. de José Luís Esteves e de Lina Rosa Rodrigues, do Sobreiro; n.m. de Francisco Quintela e de Josefa Esteves, de Marga. Nasceu a 20/12/1874 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: o avô paterno, viúvo, lavrador, e Francisca Pires, solteira, moradores no Sobreiro. // Nota: deve ter falecido ainda bebé.    

 

ESTEVES, José Luís. Filho de Francisco Esteves e de Marcelina Quintela, moradores em Marga, Cristóval. N.p. de José Luís Esteves e de Lina Rosa Rodrigues, do Sobreiro; n.m. de Francisco Quintela e de Josefa Esteves, de Marga. Nasceu a 5 ou 6/11/1878 e foi batizado a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Domingues, de Pousadas, e Francisca Pires, do Sobreiro, solteiros, lavradores. // Casou com Júlia Maria. // Em Maio de 1913 era esperado em Cristóval; vinha de Pará (Correio de Melgaço n.º 52, de 1/6/1913); embarcou novamente para Pará, onde era comerciante, proprietário da “Casa Esteves” em Belém de Pará, no vapor “Antony”, levando com ele seu sobrinho, José Martins (Correio de Melgaço n.º 81, de 4/1/1914). // A 25/2/1914, na sua casa da Marga, a sua esposa deu à luz um menino, ao qual atribuíram o nome de António Alberto (Correio de Melgaço n.º 91, de 15/3/1914). // Em 1915 regressava de Pará; vinha com a esposa e demais família fixar residência em Marga; parece que tinha algum dinheiro (Correio de Melgaço n.º 149, de 16/5/1915). // Concorreu às eleições municipais de 4/11/1917, na lista do Partido Republicano, como vereador substituto (ver Jornal de Melgaço n.º 1181, de 27/10/1917); foi eleito, na lista chamada das minorias, juntamente com Vítor Manuel Esteves de Magalhães, natural de Chaviães, e outros (Jornal de Melgaço n.º 1183, de 10/11/1917). // Enviuvou a 22/1/1942. // Morreu na sua freguesia natal a 18/2/1952. 

 

ESTEVES, Josefa. Filha de Manuel Esteves e de Maria de Puga, do Sobreiro. Nasceu por volta de 1804. // Faleceu em Marga a 10/7/1864, com 60 anos de idade, no estado de casada com Francisco Quintela, com todos os sacramentos, com testamento, e foi sepultada na igreja. // Mãe de Rosa, Francisca, José, e Marcelina.

 

ESTEVES, Josefa. Filha de Francisco António Esteves e de Luísa Esteves, moradores no lugar da Granja. Nasceu por volta de 1811. // Lavradeira. // Faleceu no lugar da Porta a 18/9/1881, com 70 anos de idade, casada com Manuel Rodrigues Alves, sem sacramentos, por não darem parte, sem testamento, e foi sepultada na igreja.  

 

ESTEVES, Josefa. Filha de Joaquim Esteves e de Maria Joaquina Pereira, moradores na Rua Verde. Neta paterna de António Esteves e de Maria Esteves, do lugar do Pico; neta materna de José Caetano Pereira e de Francisca Caetana Ribeira, do lugar de São Gregório. Nasceu a 17/11/1843 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: o seu avô materno e sua filha Josefa, tia da batizanda. 

 

ESTEVES, Josefa. Filha de Manuel Esteves e de Maria Luísa do Souto, rurais, moradores no lugar do Sobreiro. Neta paterna de João Manuel Esteves e de Caetana Veloso, dos Casais; neta materna de Manuel José do Souto e de Maria Ventura Domingues, do lugar do Sobreiro. Nasceu a 4/8/1846 e foi batizada a 6 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos. // Gémea de Joaquina. // Camponesa. // Faleceu a 16/2/1909, no lugar do Sobreiro, com todos os sacramentos, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério.

 

ESTEVES, Josefa Rosa. Filha de Manuel Francisco Esteves e de Caetana Durães, moradores nos Casais. Neta paterna de Joaquim Esteves e de Luísa Joaquina Esteves, de Sá, Paços; neta materna de Francisco Durães e de Joana Veloso, dos Casais. Nasceu a 23/7/1870 e foi batizada a 25 desse mês e ano. Madrinha: Josefa Durães, solteira, tia da neófita, moradora nos Casais, Cristóval.

 

ESTEVES, Júlia. Filha de Manuel Esteves e de Delfina Rosa Esteves, lavradores. Neta paterna de José Esteves e de Josefa Alves de Magalhães; neta materna de Manuel Esteves e de Caetana Durães, todos moradores nos Casais, Cristóval. Nasceu a 30/6/1890 e foi batizada a 5 de Julho desse mesmo ano. Padrinhos: Júlio de Sousa Viana, solteiro, negociante, morador no lugar de São Gregório, e Maria das Dores Vasques, casada, moradora no lugar de Barata, São Paio. 

 

ESTEVES, Júlia. // Nasceu por volta de 1924. // Faleceu no lugar do Sobreiro, Cristóval, a --/02/2021, com 97 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/3/2021).

 

ESTEVES, Júlia Amélia. Filha de Manuel de Magalhães Esteves e de Delfina Rosa Esteves de Amorim, lavradores. Neta paterna de José Esteves e de Josefa Alves de Magalhães; neta materna de Manuel Esteves Amorim e de Caetana Durães, todos dos Casais, Cristóval. Nasceu a 26/3/1892 e foi batizada a 30 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco do Outeiro Esteves, viúvo, negociante, morador em São Gregório, e Maria Esteves de Amorim, solteira, moradora nos Casais, tia materna da neófita. // Casou a 9/3/1910, na igreja de Cristóval, com João Evangelista Pires (João da Esquina), de 25 anos de idade, solteiro, negociante, natural de Paços. // Em 1914 deu à luz um nado-morto (ver Correio de Melgaço n.º 103, de 9/6/1914). // Ficou viúva a 13/2/1958. // Faleceu em Cristóval a 20/1/1967. // Com geração.  

 

ESTEVES, Júlia Augusta. Filha de José Vitorino Esteves e de Maria Luísa Codesseira, moradores em São Gregório. N.p. de Manuel José Esteves e de Maria Josefa da Costa, de São Pedro de Sá, Arcos de Valdevez; n.m. de Francisco José Codesseira e de Maria Bernarda Henriques, de São Gregório, Cristóval. Nasceu a 2/3/1875 e foi batizada a 6 desse mês e ano. Padrinhos: Bento José Domingues, lavrador, de Barro Pequeno, Penso, e Francisca Monteiro, de São Gregório, solteiros.  

 

ESTEVES, Júlia Margarida. Filha de José Luís Esteves e de Júlia Maria Esteves. Nasceu em Cristóval a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 195, de 16/4/1916). // Casou na CRCM a 10/8/1939 com Augusto Alves, nascido em Fiães em 1908. // O seu marido morreu em Cristóval a 1/7/1998.

 

ESTEVES, Júlia Maria. Filha de Manuel Amélio Esteves e de Palmira Domingues. // Nasceu por volta de 1942. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1570, de 26/9/1965: «Na paroquial da freguesia de Cristóval realizou-se no passado dia 20 o casamento de Armando, marinheiro da armada, filho de António Pinto Rodrigues e de Ana Cândida do Paço, desta Vila, com Júlia Maria, de Cristóval, filha de Manuel Amélio Esteves, ausente no Lobito, Angola, e de Palmira Domingues. Paraninfaram o ato Manuel Luís Caldas, marinheiro do posto desta Vila, e a irmã da noiva, Maria Rosa Esteves. Findo o enlace e em casa dos pais da noiva foi servido um magnífico almoço aos inúmeros convidados, brindando-se pelas prosperidades dos recém-casados. (…) // Faleceu em Cristóval a --/--/2022, com 80 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/10/2020).

 

ESTEVES, Julieta Augusta. Filha de Vitorino José Esteves, proprietário, natural de Fiães, e de Estefânia Augusta Gomes Viana, proprietária, natural de Cristóval, moradores no Coto de São Gregório. Neta paterna de Manuel António Esteves e de Maria Vaz; neta materna de Manuel António Gomes Viana e de Delfina Rosa de Sousa Viana. Nasceu em Cristóval a 18/2/1905 e foi batizada na igreja a 22 desse mês e ano. Padrinhos: padre Manuel Bento Gomes, e Rosa Gomes Viana, casada, proprietária. // Casou a 24/3/1949, na igreja da sua freguesia natal, com António Figueiredo, natural de São Pedro do Sul. // Enviuvou a 12/8/1977.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     

 ESTEVES, Julieta Rosa. Filha de ---------- Esteves e de ----------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Fez exame do 1.º grau a 6/7/1916 na escola Conde de Ferreira, sita na Vila, obtendo a classificação de «ótima» (Correio de Melgaço n.º 206, de 9/7/1916).

 

ESTEVES, Júlio Augusto. Filho de Manuel Francisco Esteves e de Caetana Durães, moradores nos Casais. N.p. de Joaquim José Esteves e de Luísa Esteves, de Sá, Paços; n.m. de Francisco José Durães e de Joana Veloso, dos Casais. Nasceu a 30/8/1867 e foi batizado a 2 de Setembro desse mesmo ano. Padrinho: Júlio Augusto de Sousa Viana, solteiro, estudante, morador em São Gregório.

 

ESTEVES, Júlio de Lurdes (Dr.) Filho de António Alberto do Outeiro Esteves, natural de Cristóval, e de Luísa Teresa de Sousa Viana, natural da freguesia de Santa Maria dos Anjos, Vila e concelho de Monção, negociantes, moradores em São Gregório. Neto paterno de Francisco do Outeiro Esteves e de Ludovina Augusta de Sousa Viana; neto materno de Manuel José de Sousa Viana e de Luísa Teresa Rodrigues Ferreira. Nasceu no lugar de São Gregório a 6/5/1908 e foi batizado na igreja no dia seguinte. Padrinhos: Júlio Augusto de Sousa Viana, solteiro, negociante, e Delfina Rosa de Sousa Viana, solteira, proprietária. // A 26/7/1917 fez exame do 1.º grau e obteve a classificação de ótimo; era aluno do professor Abel Nogueira Dantas (Jornal de Melgaço n.º 1169, de 4/8/1917). // Em Julho ou Agosto de 1918 fez exame do 2.º grau, tendo sido aprovado com distinção (JM 1220, de 24/8/1918). // Concluiu a sua licenciatura em Medicina na Universidade do Porto em 1933 e especializou-se em Estomatologia-Odontologia. // Fixou residência na sua terra natal. Tinha consultório em São Gregório e nas Vilas de Melgaço e de Monção. // Casou a 29/7/1934, na CRCM, com a professora do ensino primário Luísa Fernandes Sampaio (*), natural da freguesia de São Bartolomeu de Paranhos, Carrazeda de Anciães, irmã de António César Fernandes, industrial em Vila Luso, Angola (NM 980, de 3/6/1951). // Assumiu a direção técnica da farmácia de São Gregório, propriedade de seus tios, Luís Pinheiro, natural de Paços, Melgaço, e de Ludovina de Sousa Viana, natural de Monção. // Durante algum tempo foi presidente da Junta de Freguesia de Cristóval. // Em 1945 tornou-se Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Melgaço, tendo permanecido nesse lugar durante vários anos. Foi no seu mandato que surgiram os “Cortejos de Oferendas”, graças aos quais a Santa Casa se ia equilibrando. // Foi um dos fundadores, em 1946, do jornal “A Voz de Melgaço”; mas, por se ter incompatibilizado com os padres Carlos e Júlio Vaz, demitiu-se de redator-chefe em inícios de 1950, tendo sido substituído pelo padre Carlos António Vaz. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 927, de 12/3/1950: «Realiza-se hoje no Grande Hotel Ranhada um almoço de homenagem aos dois ilustres melgacenses, senhores Dr. Júlio de Lurdes Outeiro Esteves e Dr. Carlos Luís da Rocha, almoço para que estão inscritos cerca de duzentas pessoas de todo o concelho, e é presidido pelo Ex.mo Sr. Governador Civil deste distrito. O Notícias de Melgaço associa-se a esta justíssima homenagem e no próximo número publicará o relato da mesma.» // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 928, de 26/3/1950: (…)

     No Notícias de Melgaço n.º 962, de 14/1/1951 continua a polemizar com o padre Júlio Vaz. Escreveu ele: «Se a resposta fosse ao senhor Júlio Vaz, diretor de A Voz de Melgaço, ter-lhe-ia posto o título de “Uma Chocalhada”.» // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 976, de 6/5/1951: «Salvé 6/5/1951. Por motivo do 43.º aniversário natalício do Ex.mo Sr. Dr. JLOE cumprimenta-o um grupo de amigos humildes e sinceros, desejando a Sua Excelência que esta data se prolongue por muitos anos.» // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1004, de 9/12/1951: «Uma pequena macacoa, uma impertinente gripe obrigou o nosso querido amigo e distinto médico, e não menos prestimoso provedor da Santa Casa, Sr. Dr. JLOE, a recolher ao leito e a agasalhar-se nesta quadra traiçoeira em que tanto enamoramos os raios do sol sem nos lembrarmos do ventinho da Galiza que logo a seguir nos faz meter na cama, com os olhos a chorar… pelas botijas e as coisas quentes. Ao nosso querido amigo desejamos rápidas melhoras e muito folgamos quando nos voltar a trazer o seu apreciadíssimo convívio porque a sua falta, por pouco tempo que seja, faz-se sempre sentir neste meio que o estima, compreende e considera.» // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1005, de 16/12/1951: «Já vimos e abraçamos nesta Vila o Ex.mo Sr. Dr. JLOE, muito digno provedor da SCMM e prestigioso presidente da União Nacional do concelho. E folgamos por termos oportunidade de o dizer: a nova da sua visita correu logo de boca em boca e felizmente em todos os olhos se lia a satisfação causada pela visita inesperada. Pois que as melhoras se radiquem; que a doença bata franca retirada, porque a sua vida, a vida deste nosso amigo, faz falta na Vila e no concelho, pelo seu muito prestígio e pelas suas muitas virtudes.» // Pode ler-se no Notícias de Melgaço n.º 1009, de 20/1/1952: «No passado dia 15 um grupo de amigos do nosso conterrâneo Sr. Dr. JLOE veio a esta localidade (São Gregório) a fim de lhe dar as boas festas dos reis. Entre outras quadras destacamos as duas que seguem por nos parecerem deveras engraçadas – “Eis a malta costumada/que não teme, é bom de ver/aquela fera danada/que vos pretende morder. / Não vimos cantar por vinho/nem vimos cantar por pão/mas porque o Dr. Julinho/é santo de devoção.” Oxalá que este grupo saiba sempre merecer a confiança e amizade que Sua Ex.ª lhe dispensa e que no próximo ano saiba corresponder a esta festa, já para nós tradicional.» // Foi presidente da Câmara Municipal de Melgaço desde 19/12/1956 até Novembro de 1957, deixando o lugar por motivos de saúde. // Ideologicamente, estava muito ligado ao Estado Novo, tendo aceitado cargos políticos, tais como delegado concelhio da União Nacional, chegando mesmo a usar farda! // Também exerceu a função de Conselheiro Municipal pelas Ordens. // Morreu em São Gregório, vitimado pela tuberculose, a 7/5/1959. // Pai de Maria Filomena (ver A Voz de Melgaço n.º 1005). /// (*) Esta senhora era professora oficial; em 1935 foi colocada na escola primária de Remoães (NM 290, de 10/11/1935).      

 

ESTEVES, Justino Manuel. Filho de ----------- Esteves e de -----------------------. Nasceu no lugar do Campo do Souto, Cristóval, a --/--/19--. // Casou a --/--/19-- com -------------------------. // Faleceu a --/--/2000. // Deixou esposa e filho.

 

ESTEVES, Ludovina Augusta. Filha de Francisco do Outeiro Esteves e de Ludovina Augusta Sousa Viana, moradores em São Gregório. Neta paterna de João Luís do Outeiro e de Carlota Ludovina Esteves, da Granja; neta materna de António José de Sousa Viana e de Rosa Durães, de São Gregório. Nasceu a 16/10/1879 e foi batizada 28 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô paterno, lavrador, e Maria Sousa Viana, casada, negociante, tia materna da neófita, moradora em São Gregório.

 

ESTEVES, Luís. Filho de Francisco Esteves e de Marcelina Quintela, lavradores, residentes no lugar de Marga. N.p. de José Luís Esteves e de Lina Rosa Rodrigues, do Sobreiro; n.m. de Francisco Quintela e de Josefa Esteves, de Marga. Nasceu em Cristóval a 26/1/1882 e foi batizado a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Domingues, lavrador, de Pousadas, e Francisca Pires, do Coto, solteiros. // Casou com Margarida Augusta, de 26 anos de idade, filha de Luís (?) Martins Pires e de Rosa Caetana Douteiro, de Paços, na igreja dessa freguesia, a 26/4/1909. // Enviuvou a 2/4/1945. // Casou na igreja de Paços a 23/3/1959, em segundas núpcias, com Leonídia Esteves, de 48 anos de idade, filha de José Esteves e de Maria Lourenço, natural de Rouças. // Morreu na Vila a 5/2/1978, com noventa e seis anos de idade.  

 

ESTEVES, Luís Manuel. // Faleceu em Sucastelo a 7/8/1858, no estado de viúvo de Isabel Clara Domingues, com todos os sacramentos, com testamento (que fizera de mão comum com a esposa), e foi sepultado na igreja a 9, com ofício de 10 padres. // Deixou pagas por sua alma 500 missas, além de dois ofícios do costume de dez padres; mais 206 missas por diversas tenções, e uma cantada no dia do seu óbito.

 

ESTEVES, Luísa. Filha de Joaquina Esteves. Neta materna de António Esteves e de Maria Luísa Marques, do Sobreiro. Nasceu a 10/6/1835 e foi batizada em casa pelo padre Luís Manuel Esteves, de Adedela, Fiães; recebeu os santos óleos na igreja a 15 desse mês e ano. // Faleceu no Sobreiro a 4/3/1900, no estado de solteira, com todos os sacramentos, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério.

 

ESTEVES, Luísa. Filha de Manuel Francisco Esteves e de Benta Joaquina Rodrigues, da Fonte do Cabo (*). N.p. de Manuel Francisco Esteves e de Maria Rosa Rodrigues; n.m. de Antónia Inocência Rodrigues, de Mouriga. Nasceu a 5/1/1839 e foi batizada a 10 desse mês e ano. Padrinhos: José Esteves e Francisca Domingues (!), tios da neófita, de Mouriga. // Faleceu no lugar da Porta a 2/11/1877, casada com Constantino Domingues, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Deixou um filho: Manuel Francisco. /// (*) Também moraram em Marga.

 

ESTEVES, Luísa. Filha de Luís Esteves e de Francisca Quintela, moradores no lugar do Ranhado. N.p. de Manuel Esteves e de Maria de Puga, do Sobreiro; n.m. de Francisco José Quintela e de Maria Luísa Rodrigues, do Ranhado. Nasceu a 12/2/1848 e foi batizada a 14 desse mês e ano. Madrinha: a sua avó materna.

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Manuel Francisco Esteves e de Maria Rodrigues, moradores no lugar da Fonte do Cabo. // Casou na igreja de Cristóval a 15/10/1832, com Benta Rodrigues, filha de Antónia Rodrigues, do lugar da Porta. Testemunhas: Jerónimo Quintela, de Marga, e Manuel Domingues, do lugar da Porta.

 

ESTEVES, Manuel. Filho de João Manuel Esteves e de Caetana Veloso, dos Casais. // Casou na igreja de Cristóval a 10/3/1836, com Maria Luísa, filha de Manuel José do Souto e de Ventura Domingues, do Sobreiro.

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Angélica Esteves, solteira, moradora no lugar do Ranhado. Neto materno de Maria Rosa Domingues, solteira, do Sobreiro. Nasceu a 17/2/1836 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Joaquim Pires e sua mulher, Matildes Esteves, do Sobreiro.   

 

ESTEVES, Manuel. Filho de José Esteves e de Josefa Clara Alves de Magalhães, moradores no lugar dos Casais. Neto paterno de João Manuel Esteves e de Caetana Veloso, do dito lugar; neto materno de José Joaquim Alves de Magalhães e de Antónia Rosa Rodrigues, de São Gregório. Nasceu a 19/10/1862 e foi batizado na igreja de Cristóval no dia seguinte. Madrinha: Rosa Alves de Magalhães, solteira, natural de Remoães. // Lavrador. // Casou na igreja de Cristóval a 17/2/1890 com a sua parente no 3.º grau de consanguinidade, Delfina Rosa, nascida a 22/3/1861, filha de Manuel Esteves (de Amorim) e de Caetana Durães. Testemunhas presentes: Júlio de Sousa Viana, solteiro, negociante, e o padre Luís Manuel Marques, moradores em São Gregório. // Tiveram seis filhas. // Foi grande negociante de gado. Frequentava todas as feiras do Alto Minho e Galiza. Os negócios, nesse tempo, fechavam-se com um aperto de mão. «Tinha fama de ser homem rijo; de antes quebrar que torcer.» Também era probo, de uma só palavra. // O casal teve 27 netos e 35 bisnetos. Os seus descendentes reuniram-se em São Gregório a 27/9/2002. Assistiram a uma missa de ação de graças na capela, celebrada pelo padre Manuel Domingues, e depois dirigiram-se a Castro Laboreiro, por Adedela e Alcobaça, a fim de irem almoçar à Estalagem (VM 1191, de 15/X/2002). // Faleceu em Cristóval a 18/11/1943. 

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Francisco António Esteves e de Francisca Rosa Quintela, lavradores, residentes no lugar da Porta. Neto paterno de Manuel José Esteves e de Maria Gomes; neto materno de Francisco José Quintela e de Maria Pires. Nasceu em Cristóval a 7/3/1904 e foi batizado na igreja a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Quintela, viúvo, lavrador, e Maria Quintela, solteira, camponesa. // No verão de 1915 fez exame do 1.º grau, obtendo a classificação de «ótimo»; era seu professor Abel Nogueira Dantas (Correio de Melgaço n.º 160).

 

ESTEVES, Manuel. Filho de António Esteves, natural de Rouças, e de Guilhermina Vieira, natural de Cristóval, rurais, moradores em Cevide. N.p. de José Manuel Esteves e de Joaquina Rosa Lourenço; n.m. de Joaquim Vieira e de Maria Fernandes. Nasceu em Cristóval a 13/9/1909 e foi batizado na igreja a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Esteves e Maria Fernandes, casados, lavradores.   

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Manuel José Esteves e de Josefina de Jesus Pires. Nasceu na freguesia de Cristóval a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 143, de 30/3/1915). // Faleceu no lugar de Pousadas a --/--/1915, com apenas dois meses de idade (Correio de Melgaço n.º 150, de 23/5/1915).  

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Albano Esteves e de Maria Pires. Nasceu na freguesia de Cristóval a --/--/1932 (NM 170, de 23/10/1932).

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Rosa de Jesus Esteves. Nasceu na freguesia de Cristóval a --/--/1933 (NM 207, de 3/9/1933).

 

ESTEVES, Manuel Amélio. Filho de José Luís Esteves, natural de Cristóval, e de Júlia Maria Ferreira, natural da freguesia de Laivos, concelho de Chaves, negociantes, moradores na freguesia da Trindade, cidade de Pará, Brasil. N.p. de Francisco Esteves e de Marcelina Quintela; n.m. de José Maria Ferreira e de Maria da Conceição. Nasceu em Cristóval a 14/4/1910 e foi batizado na igreja a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Esteves e Claudina Esteves, casados, lavradores. // Em 1929 embarcou para Lobito, Angola (NM 21, de 14/7/1929). // Casou na CRCM e na igreja de Cristóval, a 23/6/1938, com Palmira Domingues, sua conterrânea.

 

ESTEVES, Manuel António. // Casou com Maria de Jesus. // Faleceu a --/--/18--. // A sua viúva finou-se no lugar de Carvão a 7/5/1858, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja no dia oito do mesmo mês e ano, com ofício de cinco padres.

 

ESTEVES, Manuel António. Filho de -------- Esteves e de -------------------------. Nasceu a --/--/19--. // A 26/7/1917 fez exame do 1.º grau e obteve a classificação de «bem»; era aluno do professor Abel Nogueira Dantas (Jornal de Melgaço n.º 1169, de 4/8/1917).

 

ESTEVES, Manuel Duarte. Filho de João Esteves e de Caetana Veloso, residentes no lugar dos Casais. // Lavrador. // Faleceu no Sobreiro a 16/8/1889, com setenta e dois anos de idade, no estado de casado com Maria Luísa do Souto, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja no dia 17. // Com geração. 

 

ESTEVES, Manuel Francisco. Filho de Manuel Francisco Esteves e de Maria Rodrigues. Nasceu por volta de 1803. // Faleceu em Fonte do Cabo, Cristóval, a 11/7/1873, com setenta anos de idade, no estado de viúvo de Benta Joaquina, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja. // Deixou cinco filhos: Maria, Maria José, Luísa, Francisca, e Ana.   

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Duarte Esteves e de Maria Luísa do Souto, moradores no lugar do Sobreiro. Neto paterno de João Esteves e de Caetana Veloso, dos Casais; neto materno de Manuel José do Souto e de Maria Ventura Domingues, do Sobreiro. Nasceu a 21/1/1840 e foi batizado a 23 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos. // Faleceu a 18/6/1840. 

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Esteves e de Maria Luísa do Souto, moradores no lugar do Sobreiro. Neto paterno de João Manuel Esteves e de Maria Caetana Veloso, do lugar dos Casais; neto materno de Manuel José do Souto e de Maria Ventura Domingues, do lugar do Sobreiro. Nasceu a 1/12/1843 e foi batizado no dia 2 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos do bebé.   

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de Marta Esteves, solteira. Neto materno de Maria Custódia Esteves. Nasceu a 8/7/1848 e foi batizado na igreja de Cristóval a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Luísa Rodrigues, solteira, e seu sobrinho, Manuel, todos do lugar do Sobreiro.

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de -------- Esteves e de ------------------------. Nasceu por volta de 1854. // Faleceu no lugar do Ramo, freguesia de Cristóval, a --/--/1933, com setenta e nove anos de idade (NM 191, de 23/4/1933).

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de António Esteves e de Rosa Ribeiro, moradores no lugar do Ramo. Neto paterno de Pedro Esteves e de Joaquina Rosa Gomes, do lugar de Beleco, Paços; neto materno de Manuel José Ribeiro e de Maria Vasques, do Ramo. Nasceu a 27/8/1866 e foi batizado na igreja de Cristóval no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Francisco Esteves, solteiro, lavrador, tio, e a avó paterna, viúva, moradores no lugar de Beleco, Paços.   

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel José Esteves e de Albina Rosa de Brito, moradores no lugar de São Gregório. N.p. de Joaquim José Esteves e de Maria Joaquina Rodrigues, de Paços; n.m. de João de Brito e de Francisca Caetana Rodrigues, de São Gregório. Nasceu a 18/2/1871 e foi batizada a 20 desse mês e ano. Madrinha: Maria Rodrigues, viúva, moradora no lugar de São Gregório.

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de Joaquim Serafim Esteves e de Clara Pires. N.p. de José Luís Esteves e de Lina Rosa Rodrigues; n.m. de José Maria Pires e de Rosa Rodrigues, todos do Sobreiro. Nasceu a 12/4/1877 e foi batizado a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Esteves, casado, lavrador, morador em Marga, e Maria Esteves, casada, moradora no Sobreiro. // Casou na igreja de Cristóval a 11/1/1904 com Rosa, de 21 anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar de Marga, filha de Manuel José do Souto, natural de Cristóval, e de Ana Joaquina Lopes, natural de Paços. Testemunhas: José Joaquim Pereira da Costa e Manuel Pereira da Costa, casados, proprietários. // Faleceu na sua freguesia a 13/10/1945 (confirmar).

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de Francisco José Esteves e de Maria Josefa Esteves, moradores na Granja. N.p. de Joaquim Serafim Esteves e de Clara Pires; n.m. de José Esteves e de Francisca Marques. Nasceu em Cristóval a 3/12/1898 e foi batizado na igreja a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Esteves, solteiro, lavrador, e Maria Joaquina Esteves, solteira. // Faleceu a 28/7/1899, com apenas sete meses de idade, e foi sepultado no cemitério.

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de Francisco José Esteves e de Maria Josefa Esteves, moradores no lugar da Granja. N.p. de Joaquim Serafim Esteves e de Clara Pires; n.m. de José Esteves e de Francisca Marques. Nasceu em Cristóval a 30/1/1903 e foi batizado na igreja a 4 de Fevereiro desse mesmo ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Esteves, solteiro, lavrador, e Albina Rosa Monteiro, solteira, camponesa. 

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de Luís Manuel Esteves e de Francisca Quintela, moradores no lugar do Ranhado. N.p. de Manuel Esteves e de Maria Benta, do Sobreiro; n.m. de Francisco José Quintela e de Maria Luísa Rodrigues, do Ranhado. Nasceu a 26/5/1844 e foi batizado a 1 de Junho desse ano. // Casou na igreja de Cristóval a 5/11/1871, com a sua parente em 4.º grau de consanguinidade, Maria José, de 32 anos de idade, solteira, cristovalense, filha de Manuel José Gomes e de Ana Luísa Domingues, do lugar da Porta. Testemunhas: Manuel Rodrigues, solteiro, do lugar da Porta; Francisco Gomes, casado, do Campo do Souto; e Francisco José Rodrigues, solteiro, do lugar da Porta, todos lavradores. // Com geração.   

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de Francisco Esteves e de Marcelina Quintela, moradores no lugar de Marga. N.p. de José Luís Esteves e de Lina Rosa Rodrigues, do Sobreiro; n.m. de Francisco José Quintela e de Josefa Esteves, de Marga. Nasceu a 14/3/1877 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Marques, viúvo, lavrador, residente no Campo do Souto, e Francisca Pires, solteira, moradora no lugar do Sobreiro. // Faleceu a 20/6/1877 e foi sepultado na igreja. 

 

ESTEVES, Manuel José (Martelo). Filho de Albina Esteves, solteira, moradora no Sobreiro. Neto materno de Manuel Duarte Esteves e de Maria do Souto, lavradores, do dito lugar. Nasceu a 4/5/1883 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: José Bernardo Domingues e sua mulher, Joaquina Esteves, proprietários, tios do bebé, moradores no Sobreiro. // Casou com Josefina de Jesus Pires, de vinte e quatro anos de idade, cristovalense, filha de Delfina Pires, na CRCM, a 12/7/1914. // Por volta de 1920 emigrou para Cuba; esteve lá cerca de onze anos e veio de mãos a abanar! // Morreu na sua terra natal a 23/2/1943. // Com geração.    

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de --------- Esteves e de -----------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Casou com Júlia de Jesus Pereira, também natural de Cristóval. // Em 1994 residiam no lugar da Porta, desta freguesia (VM 1008).

 

ESTEVES, Manuel Luís. Filho de Manuel Esteves e de Maria Benta de Puga, moradores no lugar do Sobreiro. // Rural. // Casou na igreja de Cristóval a 29/1/1837, com Francisca, filha de Francisco José Quintela e de Maria Luísa Rodrigues, do Ranhado. Testemunhas: Francisco José Álvares, de Viladraque, Paços, e José Pires, do Sobreiro. // Faleceu no lugar do Ranhado a 3/5/1885, com 72 anos de idade, no estado de casado, só com a extrema-unção, por ter perdido a fala, sem testamento, e foi sepultado dentro da igreja no dia 5. // A sua viúva finou-se a 19/5/1889. // Com geração.   

 

ESTEVES, Manuel Martinho. Filho de António Esteves, natural de Rouças, e de Guilhermina Vieira, natural de Cristóval, lavradores, residentes no lugar de Cevide. N.p. de José Manuel Esteves e de Joaquina Rosa Lourenço; n.m. de Joaquim Vieira e de Maria Fernandes. Nasceu em Cristóval a 11/11/1907 e foi batizado na igreja a 17 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Esteves e Ana Esteves, solteiros, lavradores. // Faleceu no lugar de Cevide a 11/9/1908 e foi sepultado no cemitério da localidade.

 

ESTEVES, Manuel Vitorino. Filho de Angelina Esteves. Nasceu na freguesia de Cristóval a --/--/1932 (NM 157, de 17/7/1932). // Morreu no lugar da Mouriga, freguesia de Cristóval, a --/--/1932, com apenas dois meses de idade (NM 168, de 9/10/1932).

 

ESTEVES, Marcelina. Filha de Manuel Luís Esteves e de Francisca Quintela, moradores no lugar do Ranhado. Neta paterna de Manuel Esteves e de Maria Benta de Puga, do lugar do Sobreiro; neta materna de Francisco José Quintela e de Maria Luísa Rodrigues, do lugar de Marga. Nasceu a 5/5/1854 e foi batizada a 8 desse mês e ano. Madrinha: a sua avó materna. // A 12/6/1912 caiu de uma cerejeira, ficando gravemente ferida; morava no lugar do Ranhado (Correio de Melgaço n.º 2). // Nota: deve ser a esposa de Manuel José Fernandes (ver).

 

ESTEVES, Maria. Filha de José Luís Esteves e de Lina Rosa Rodrigues. // Nasceu por volta de 1833. // Lavradeira. // Faleceu no lugar do Sobreiro a 5/2/1899, com 66 anos de idade, no estado de casada com José Quintela, com todos os sacramentos, sem sacramentos, e foi sepultada no cemitério. // Com geração.

 

ESTEVES, Maria. Filha de Manuel Esteves e de Maria Antónia Esteves, lavradores, residentes no lugar de Gorvela. Nasceu por volta de 1835. // Faleceu no lugar dos Casais a 20/9/1893, com cinquenta e oito anos de idade, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja no dia 28.

 

ESTEVES, Maria. Filha de -------- Esteves e de ---------------------------------------. Nasceu por volta de 1841. // Faleceu no lugar do Ranhado a --/--/1913, com setenta e dois anos de idade (Correio de Melgaço n.º 48, de 4/5/1913). 

 

ESTEVES, Maria. Filha de Manuel Esteves e de Clara Esteves, moradores no lugar de São Gregório. Neta paterna de João Pires e de Francisca Esteves, do dito lugar; neta materna de Bento Esteves e de Maria Josefa Mendes, do lugar do Outeiro, Paços. Nasceu a 24/7/1850 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: o seu tio, frei Manuel de Jesus Maria, e a avó paterna da neófita. 

 

ESTEVES, Maria. Filha de Marta Esteves, solteira, moradora no lugar do Sobreiro. Neta materna de Maria Custódia Esteves, do dito lugar. Nasceu a 19/7/1855 e foi batizada a 22 desse mês e ano. Madrinha: Maria Benta Quintela, solteira, do Campo do Souto. // Casou na igreja da sua freguesia a 29/5/1879 com José Manuel, nascido em Paços a 18/4/1857, filho de Manuel Alves e de Francisca Belina Vaz. // O seu marido morreu no lugar do Sobreiro, Cristóval, no ano de 1917.   

 

ESTEVES, Maria. Filha de Manuel Francisco Esteves e de Caetana Durães, dos Casais. Neta paterna de Joaquim José Esteves e de Luísa Joaquina Esteves, de Sá, Paços; neta materna de Francisco José Durães e de Joana Veloso, dos Casais. Nasceu a 7/3/1859 e foi batizada na igreja de Cristóval no dia seguinte. Padrinhos: José Joaquim Pires Ramos e sua mulher, Maria Durães, do lugar do Outeiro, Paços. 

 

ESTEVES, Maria. Filha de Jorge de Castro Esteves e de Delfina Maria Rodrigues. Nasceu em Cristóval a --/--/1932 (NM 171, de 30/10/1932). // Ver o seu pai. // Faleceu em Cristóval a --/--/2020, com 88 anos de idade (“A Voz de Melgaço” de 1/12/2020).

 

ESTEVES, Maria Augusta. Filha de Francisco José Esteves e de Maria Josefa Esteves, lavradores, residentes no lugar da Granja. N.p. de Joaquim Serafim Esteves e de Clara Pires; n.m. de José Esteves e de Francisca Marques. Nasceu em Cristóval a 5/2/1901 e foi batizada na igreja a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Esteves, solteiro, lavrador, e Maria Joaquina Esteves, solteira. // Casou a 11/2/1937, na CRCM, com Manuel Bento da Silva. // O seu marido morreu em Cristóval a 1/4/1980. // Ela faleceu também em Cristóval, a 24/5/1988.

 

ESTEVES, Maria Beatriz. Filha de José Luís Esteves e de Júlia Maria Esteves. Nasceu em Cristóval a --/--/1929 (NM 4, de 10/3/1929).

 

ESTEVES, Maria Benta. Filha de Joaquina Luísa Esteves. Neta materna de António Esteves e de Luísa Esteves. Nasceu a 25/6/1838 e foi batizada a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Vitorino da Costa e Maria Benta Esteves, todos do lugar do Sobreiro. // Nota: deve tratar-se da mesma senhora que faleceu no lugar do Sobreiro a --/--/1914; no jornal diz-se que ela morreu com setenta e três anos de idade, mas isso é irrelevante, pois aquele que dava a notícia raras vezes recorria ao assento de batismo (ver Correio de Melgaço n.º 83, de 18/1/1914).

 

ESTEVES, Maria das Dores. Filha de Manuel de Magalhães Esteves e de Delfina Esteves de Amorim, lavradores, residentes no lugar dos Casais. Neta paterna de José Esteves e de Josefa Clara Alves de Magalhães; neta materna de Manuel Francisco Esteves Amorim e de Caetana Durães. Nasceu em Cristóval a 28/12/1898 e foi batizada na igreja a 3/1/1899. Padrinhos: António Alberto do Outeiro Esteves, solteiro, negociante, e Maria de Sousa Viana, casada. // Casou a 25/6/1921, na CRCM, com António Manuel, da sua idade, proprietário, natural de Padrenda, Galiza, filho de Adriano Augusto Marques e de Glória Gonçalves. // Mãe do Dr. Adriano António Marques, nascido em São Gregório em 1925, casado, a residir na Galiza.  

 

ESTEVES, Maria Estrela da Luz. Filha de Manuel Joaquim Esteves e de Rosa do Souto, lavradores, residentes no lugar do Sobreiro. Neta paterna de Joaquim Serafim Esteves e de Clara Pires; neta materna de Manuel José do Souto e de Ana Joaquina Lopes. Nasceu em Cristóval a 28/10/1909 e foi batizada na igreja a 31 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José do Souto, viúvo, lavrador, e Albina Rosa do Souto, casada, lavradeira. // Faleceu na sua freguesia a 2/6/1977.

 

ESTEVES, Maria E. de Jesus. Filha de ------ Esteves e de -------------------------. Nasceu a --/--/1918. // Faleceu em Marga a --/--/1919, com apenas um ano de idade (Jornal de Melgaço n.º 1262, de 14/9/1919).

 

ESTEVES, Maria Filomena (Dr.ª) Filha do Dr. Júlio de Lurdes Outeiro Esteves e da professora Luísa Fernandes Sampaio. Nasceu em Cristóval a --/--/1938 (Notícias de Melgaço n.º 389). // Frequentou a Universidade do Porto, onde concluiu o curso de Farmácia (*). // Foi professora do Ensino Secundário nos Arcos de Valdevez. // Casou a 3/5/1959 com José Luís Pereira Fernandes, da Ponte da Barca, industrial. // Em 2013 já estava viúva; residia nos Arcos. Com geração. /// (*) Consta que seu pai comprou a farmácia de São Gregório para ela.

 

ESTEVES, Maria da Glória. Filha de Ramão Aloiz Esteves, carabineiro, natural da paróquia de Santa Maria do Pau de Gomesende, bispado de Ourense, e de Teresa de Jesus Lopes, natural de São Gregório, Cristóval. Neta paterna de Camila Esteves; neta materna de Francisco Lopes e de Maria do Carmo Durães. Nasceu em Cristóval a 18/5/1899 e foi batizada a 21 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Cortes, solteiro, estudante, e Bebiana de Jesus Lopes, solteira.   

 

ESTEVES, Maria Isabel. Filha de José Esteves e de Aida Afonso Batalha. Nasceu em Cristóval a --/--/1938 (NM 421).

 

ESTEVES, Maria de Jesus. Filha de Francisco Esteves e de Marcelina Quintela, lavradores, residentes em Marga. Neta paterna de José Luís Esteves e de Lina Rosa Rodrigues, do Sobreiro; neta materna de Francisco Quintela e de Josefa Esteves, de Marga. Nasceu a 29/1/1885 e foi batizada a 2 de Fevereiro desse mesmo ano. Padrinhos: António Luís Moreda e Francisca Pires, solteira, proprietária, moradora no Sobreiro, ambos cristovalenses. // Lavradeira. // Casou na igreja de Cristóval a 4/11/1908 com Joaquim de Lima, de vinte e quatro anos de idade, solteiro, lavrador, natural de Rouças. // Com geração (ver em Rouças).

 

ESTEVES, Maria de Jesus. Filha de Francisco António Esteves e de Francisca Rosa Quintela, lavradores, residentes no lugar da Porta. N.p. de Manuel José Esteves e de Maria Gomes; n.m. de Francisco José Quintela e de Maria Pires. Nasceu em Cristóval a 9/1/1903 e foi batizada na igreja a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Quintela, viúvo, lavrador, e Maria Quintela, solteira, camponesa. // Faleceu a 9/4/1903.

 

ESTEVES, Maria Joaquina. // Nasceu em Cristóval no século XIX. // Em 1901 estava solteira e era lavradora. // A 4/1/1901 foi madrinha de Maximiano R. Torres, nascido em São Paio no dia anterior.

 

ESTEVES, Maria Joaquina. Filha de Luísa Esteves, solteira, moradora no lugar do Ranhado. Neta materna de Luís Manuel Esteves e de Francisca Esteves, do dito lugar. Nasceu em Cristóval a 24/4/1873 e foi batizada no dia seguinte. Madrinha: Maria Esteves, viúva, moradora no dito lugar do Ranhado.  

 

ESTEVES, Maria Joaquina. Filha de Manuel Joaquim Esteves e de Ana Luísa Esteves, moradores na Fonte do Cabo. Neta paterna de António José Esteves e de Maria Joaquina Alves, de Corveira, Chaviães; neta materna de Manuel Francisco Esteves e de Benta Rodrigues, da Fonte do Cabo. Nasceu a 5/7/1874 e foi batizada a 8 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Vaz, solteiro, lavrador, do Faval, Fiães, e a avó paterna da neófita, viúva. // Casou na igreja de Cristóval a 14/10/1907 com José, de 33 anos de idade, solteiro, lavrador, natural de Fiães, filho de Clara Meleiro. // Faleceu na sua terra natal a 3/6/1962. // Com geração.

 

ESTEVES, Maria Joaquina. Filha de António Esteves e de Rosa Vasques Ribeiro, moradores no lugar do Ramo. N.p. de Pedro Esteves e de Joaquina Rosa Gomes, de Beleco, Paços; n.m. de Manuel José Ribeiro e de Maria Vasques, do Ramo. Nasceu a 22/6/1876 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Caetano Esteves, casado, lavrador, de Beleco, e Maria Esteves, casada, moradora no Outeiro, ambos de Paços, tios da recém-batizada. // Casou na igreja de Cristóval com o seu conterrâneo Manuel Joaquim Fernandes, de 32 anos de idade, solteiro, lavrador, residente no lugar do Pico.   

 

ESTEVES, Maria José. Filha de Manuel Francisco Esteves e de Benta Joaquina Rodrigues, moradores no lugar da Fonte do Cabo. Neta paterna de Manuel Francisco Esteves e de Benta Joaquina Rodrigues, do dito lugar; neta materna de Antónia Inocência Rodrigues, do lugar da Porta. Nasceu a 20/2/1833 e foi batizada a 26 desse mês e ano. Padrinhos: José Rodrigues e sua mulher, Maria Pires, da Soalheira. // Nota: deve ser a mesma senhora que faleceu no lugar do Pico em 1915; no Correio de Melgaço n.º 147, de 2/5/1915, diz-se que ela tinha 80 anos de idade.   

 

ESTEVES, Maria Josefa. Filha de Maria Esteves, solteira (mais tarde casou e ficou viúva), moradora no lugar do Ranhado. Neta materna de Luís Esteves e de Francisca Quintela, do dito lugar. Nasceu a 7 ou 17/4/1863 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Gonçalves, solteiro, lavrador, de Marga, e Maria Josefa Domingues, casada, do lugar do Sobreiro. // Casou na igreja de Cristóval a 20/1/1890 com Manuel Joaquim Val, solteiro, guarda da alfândega, em serviço nas freguesias de Cristóval e de Fiães, nascido na freguesia de Tangil a 19/6/1868, residente em Penso, Melgaço, desde os sete anos de idade, filho de Marcelina do Val, solteira. Testemunhas: Manuel da Costa e José Alves Lourenço, ambos casados, lavradores, residentes no lugar do Sobreiro. // Faleceu em Cristóval a 20/7/1947. // Com geração.      

 

ESTEVES, Maria Josefa. Filha de José Esteves e de Francisca Marques, moradores no lugar da Granja. N.p. de Pedro Esteves e de Joaquina Rosa Gomes, de Beleco, Paços; n.m. de Francisco Marques e de Maria Marques, da Granja. Nasceu a 18/7/1872 e foi batizada a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Rodrigues e sua irmã, Maria Josefa Rodrigues, solteiros, lavradores, residentes no lugar de Carvão. // Casou na igreja de Cristóval a 22/11/1897 com o seu conterrâneo Francisco José Esteves, de 27 anos de idade, solteiro, lavrador, do lugar do Sobreiro.   

 

ESTEVES, Maria Josefa. Filha de José Esteves e de Francisca Marques, da Granja. N.p. de Pedro Esteves e de Joaquina Rosa Gomes, de Beleco, Paços; n.m. de José (!) Marques (Berdal?) e de Maria Marques, da Granja. Nasceu a 1/3/1874 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Manuel Rodrigues e sua irmã, Josefa Rodrigues, solteiros, lavradores, residentes no lugar de Carvão. // Casou com Francisco José Esteves, o qual faleceu a 9/9/1949. // Finou-se na sua terra natal a 31/5/1952. 

 

ESTEVES, Maria Júlia. Filha de -------- Esteves e de --------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Faleceu em São Gregório a --/--/1917, com apenas cinco anos de idade (Correio de Melgaço n.º 247, de 29/4/1917). 

 

ESTEVES, Maria Luísa. Filha de Manuel Francisco Esteves e de Benta Rodrigues, lavradores, cristovalenses. Nasceu em Cristóval por volta de 1830. // Lavradeira. // Faleceu a 2/6/1905, no lugar de Pouzadas, onde morava, com todos os sacramentos, com setenta e cinco anos de idade, no estado de casada com Manuel Joaquim Domingues, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério paroquial.    

 

ESTEVES, Maria Luísa. Filha de Luís Esteves e de Francisca Quintela, moradores no lugar do Ranhado. N.p. de Manuel Esteves e de Maria Benta de Puga, de Marga; n.m. de Francisco José Quintela e de Maria Luísa Rodrigues, do Ranhado. Nasceu a 23/12/1839 e foi batizada a 28 do mesmo mês e ano. Padrinhos: Caetano José Gonçalves e sua mulher, Maria Luísa Rodrigues (avó da criança).

 

ESTEVES, Maria Luísa. Filha de Manuel Esteves e de Maria Luísa do Souto, moradores no lugar do Sobreiro. Neta paterna de João Manuel Esteves e de Maria Caetana Veloso, dos Casais; neta materna de Manuel José do Souto e de Maria Ventura Domingues, do Sobreiro. Nasceu em Cristóval a 19/9/1841 e foi batizada na igreja no dia seguinte. Padrinhos: os avós maternos da batizanda.

 

ESTEVES, Maria Rosa. Filha de Manuel Joaquim Esteves e de Maria do Outeiro, lavradores, residentes na Calçada do Ramo. Neta paterna de António Esteves e de Maria Esteves, do Ervedal, Fiães; neta materna de Manuel do Outeiro e de Ana Joaquina Marques, do dito lugar da Calçada. Nasceu a 14/12/1892 e foi batizada a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim do Outeiro e sua mulher, Rosa Pires, lavradores, residentes em Doma. // Faleceu em Cristóval a 17/1/1965 (ver Beatriz Dalila Esteves).  

 

ESTEVES, Maria Ventura. Filha de Rosa Esteves, solteira. // Faleceu em Doma a 25/1/1862, com oitenta anos de idade, no estado de solteira, com todos os sacramentos, sem testamento, e sem filhos.

 

ESTEVES, Marta. Filha de Maria Custódia Esteves, viúva. // Faleceu no lugar do Sobreiro a 16/7/1872, com 52 anos de idade, no estado de solteira, apenas com a extrema-unção, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Mãe de Manuel e de Maria. 

 

ESTEVES, Merenciana (ou Emerenciana) Maria. Filha de Rosa Esteves, solteira, peixeira, natural de Fiães, moradora em São Gregório. Neta materna de Manuel Joaquim Esteves e de Luísa Quintela. Nasceu em Cristóval a 8/4/1897 e foi batizada na igreja a 11 desse mês e ano. // Casou a 12/12/1918, na CRCM, com o seu conterrâneo António Avelino de Abreu, de dezanove anos de idade, filho de Celestino de Jesus de Abreu e de Adelaide Estefânia Lopes. // O seu marido morreu a 7/10/1921, em Ciego de Avila, República de Cuba. // Ela finou-se a 26/2/1982, na freguesia de Paços. // Ver Rosa Augusta do Paço. 

 

ESTEVES, Miquelina Rosa. Filha de João Esteves e de Antónia Grande, moradores no lugar do Pico. Neta paterna de António Esteves e de Maria Josefa Alves, do dito lugar; neta materna de José Grande e de Gertrudes Candelar, da freguesia de Quesbilhente, província de Alicante, Espanha. Nasceu a 5/9/1868 e foi batizada na igreja no dia seguinte. Padrinhos: José Joaquim de Abreu, negociante, e sua filha, Miquelina Rosa, solteira, moradores em São Gregório.  

 

ESTEVES, Miquelina Rosa. Filha de Albina Esteves, solteira, moradora no lugar da Porta. Neta materna de Manuel José Esteves e de Maria Gomes. Nasceu em Cristóval a 10/2/1902 e foi batizada na igreja a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Esteves, solteiro, lavrador, e Miquelina Rosa Gomes, solteira, camponesa. // Faleceu na Vila de Melgaço a 12/7/1957.

 

ESTEVES, Olinda Augusta. Filha de Manuel José Esteves e de Albina Rosa de Brito, moradores no lugar de São Gregório. Neta paterna de Joaquim José Esteves e de Maria Joaquina Rodrigues, do lugar de Vinhas, Paços; neta materna de João António de Brito e de Francisca Caetana Rodrigues, de São Gregório. Nasceu a 26/12/1875 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Caetano José Marques, lavrador, e sua filha, Maria, solteira, moradores no lugar de São Gregório.  

 

ESTEVES, Palmira Augusta. Filha de Vitorino José Esteves, natural de Fiães, e de Estefânia Augusta Gomes, natural de Cristóval, proprietários, moradores no lugar do Coto de São Gregório. Neta paterna de Manuel António Esteves e de Maria Vaz; neta materna de Manuel António Gomes e de Delfina Rosa de Sousa Viana. Nasceu em Cristóval a 25/3/1906 e foi batizada na igreja a 1 de Junho desse mesmo ano. Padrinhos: Carlos António Gomes, solteiro, proprietário, e Rosa Gomes, casada, proprietária. // Fez exame do 1.º grau a 6/7/1916 na escola Conde de Ferreira, sita na Vila, obtendo a classificação de «ótima» (Correio de Melgaço n.º 206, de 9/7/1916). // A 4/8/1917 fez exame do 2.º grau e ficou aprovada (Jornal de Melgaço n.º 1170, de 11/8/1917). // Casou a 25/9/1930, na CRCM, com Manuel Vicente Trancoso da Silva (NM 80, de 5/10/1930). // Enviuvou a 23/2/1946. // Faleceu a 16/5/1987, no hospital e maternidade João Paulo II, sito no distrito de Osasco, Estado de São Paulo, Brasil.  

  

ESTEVES, Pedro. // Faleceu a 28/10/1784 e foi sepultado na igreja de Cristóval; recebeu a absolvição, apenas, pelo padre Luís Gonçalves, do lugar dos Casais. // Era viúvo e morava no dito lugar dos Casais.

 

ESTEVES, Rosa. Filha de João Esteves e de Caetana Veloso. // Lavradeira. // Faleceu no lugar dos Casais a 2/10/1894, com 79 anos de idade, solteira, com todos os sacramentos, com testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja no dia seguinte.

 

ESTEVES, Rosa. Filha de ----------- Esteves e de -------------------------------------. Nasceu por volta de 1892. // Faleceu em São Gregório a --/--/1917, com apenas vinte e cinco anos de idade (Jornal de Melgaço n.º 1172, de 25/8/1917). 

 

ESTEVES, Rosa Ermelinda. Filha de José Esteves e de Josefa Clara Alves de Magalhães, lavradores, residentes no lugar dos Casais. N.p. de João Manuel Esteves e de Caetana Veloso, do dito lugar; n.m. de José Joaquim Álvares de Magalhães e de Antónia Rosa Rodrigues, negociantes, de São Gregório. Nasceu a 22/3/1860 e foi batizada na igreja de Cristóval nesse dia. Madrinha: sua tia, Rosa Clara de Magalhães, solteira, natural de Remoães. // Casou a 3/9/1884, na igreja da sua freguesia natal, com José Joaquim Pires, solteiro, seu conterrâneo (!), nascido a 31/7/1862, filho de Francisco Pires e de Francisca do Outeiro, da freguesia de Paços. Testemunhas presentes: António de Sousa, solteiro, e Vitorino de Sousa, solteiro, lavradores, residentes no lugar de Sá, Paços. // Por sentença de 1/10/1912 foi autorizado o divórcio requerido por ela (ver Correio de Melgaço n.º 20, de 20/10/1912). // Com geração.     

 

ESTEVES, Rosa de Jesus. Filha de Manuel Joaquim Esteves e de Rosa do Souto. Nasceu em Cristóval a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 55, de 29/6/1913).

 

ESTEVES, Rosa Joaquina. Filha de Manuel Francisco Esteves e de Caetana Durães, moradores no lugar dos Casais. Neta paterna de Joaquim José Esteves e de Luísa Esteves, de Sá, Paços; neta materna de Francisco Durães e de Joana Veloso, dos Casais, Cristóval. Nasceu a 3/8/1869 e foi batizada no dia seguinte. Madrinha: Vitória Marques, viúva, moradora em São Gregório. // Faleceu na sua terra natal a 21/9/1954.  

 

ESTEVES, Rosa Maria. // Faleceu a 1/11/1804, foi amortalhada em túnica de São Francisco e sepultada na igreja de Cristóval. // Era solteira e morava em São Gregório. 

 

ESTEVES, Rosa Maria. Filha de Manuel Duarte Esteves e de Maria Luísa do Souto, residentes no lugar do Sobreiro. N.p. de João Manuel Esteves e de Maria Caetana Veloso, dos Casais; n.m. de Manuel José do Souto e de Maria Ventura Domingues, do Sobreiro. Nasceu a 21/11/1837 e foi batizada a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Esteves e Rosa Maria Esteves, tios paternos da neófita. // Camponesa. // Faleceu a 24/2/1909, no lugar do Sobreiro, com todos os sacramentos, solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério paroquial.  

 

ESTEVES, Salvador. Filho de ------------------ Esteves e de ---------------------- Cunha. Nasceu a --/--/19--. // Casou na capela da Senhora de Fátima, Monte do Facho, Cristóval, a --/--/1994, com Sandrina Rodrigues Esteves. Padrinhos da boda: Salvador da Cunha e esposa, Fernanda Gonçalves da Cunha, tios do noivo (VM 1013).

 

ESTEVES, Urbana. Filha de Gertrudes Esteves (viúva de Francisco Manuel Veloso), moradora no lugar de Cevide. Neta materna de Fulgêncio Esteves e de Luísa Alves, do lugar de Remoinho, Arnoia, Galiza. Nasceu a 2/6/1852 e foi batizada a 5 desse mês e ano. Padrinho: Ricardo Esteves, solteiro, de Remoinho, Arnoia.

 

ESTEVES, Virgínia Aurora. Filha de Vitorino José Esteves, proprietário, natural da freguesia de Fiães, e de Estefânia Augusta Gomes, proprietária, natural de Cristóval, onde moravam, no lugar do Coto de São Gregório. Neta paterna de Manuel António Esteves e de Maria Vaz; neta materna de Manuel António Gomes e de Delfina Rosa de Sousa Viana. Nasceu em Cristóval a 18/6/1902 e foi batizada a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Carlos Gomes e Deolinda Augusta Gomes Viana, solteiros, proprietários. // Fez exame da instrução primária a 9/7/1912, com a professora Amélia da Glória S. Calheiros, obtendo a classificação de «ótima». // A 13/8/1915 fez exame do 2.º grau na escola Conde de Ferreira, ficando distinta (Correio de Melgaço n.º 161). Casou na CRCM a 29/6/1924 com Abílio da Conceição Esteves, nascido em Paços a 9/2/1888, emigrante no Brasil, filho de António Joaquim Esteves e de Ana Joaquina de Castro. // O seu marido morreu no Engenho Velho, Rio de Janeiro, a 22/1/1959.

 

ESTEVES, Vitorino Manuel. Filho de Vitorino José Esteves, proprietário, natural de Fiães, e de Estefânia Augusta Gomes, natural de Cristóval, proprietários, moradores no lugar de São Gregório. Neto paterno de Manuel António Esteves e de Maria Vaz; neto materno de Manuel António Gomes e de Delfina Rosa de Sousa Viana. Nasceu em São Gregório a 21/3/1910 e foi batizado na igreja a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Carlos António Gomes, solteiro, proprietário, e Rosa Gomes, casada, proprietária. // Emigrou para o Brasil, onde foi «abastado capitalista, comerciante e industrial…». // Assinava “A Voz de Melgaço”, pois em 1990 enviou para Braga a quantia de 4.000$00 para pagamento da assinatura. // Faleceu em finais de 1990, ou inícios de 1991, com 80 anos de idade, em Osasco, São Paulo. // Era sobrinho, pela parte materna, do padre Manuel Bento Gomes, o 1.º arcipreste de Melgaço. // continua...  

Sem comentários:

Enviar um comentário