quarta-feira, 12 de julho de 2023

 GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

Freguesia de Fiães

Por Joaquim A. Rocha


// continuação de 3/04/2023.


GERALDO

 

GERALDO, Rosa Teresa. Filha de -------- Geraldo e de -----------------------------. Nasceu em Alcobaça, Fiães, a --/--/19--. // Faleceu a --/--/1938, com apenas 33 anos de idade. // (NM 425).

 

GLÓRIA

 

GLÓRIA, Maria Emília. Filha de ---------- Glória e de -------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Faleceu em Chão de cancela, Fiães, a --/--/1999. // (VM 1124).

 

GOMES

 

GOMES, Alfredo. Filho de Manuel Joaquim Gomes e de Maria Delfina Esteves. Nasceu em Fiães a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 212, de 20/8/1916).

 

GOMES, Ana Rosa. Filha de Manuel António Gomes e de Maria Joaquina Marques, lavradores, residentes em Soutomendo de Baixo. N.p. de Manuel Gomes e de Ana Domingues; n.m. de António Marques e de Maria Gonçalves. Nasceu a 11/3/1870 e foi batizada a 20 desse mês e ano. Padrinhos: António Marques, viúvo, lavrador, de Soutomendo de Baixo, avô materno da criança, e Ana Domingues, viúva, lavradeira, de Soutomendo de Cima, avó paterna. // Casou na igreja de Fiães a 15/2/1897 com o seu conterrâneo José António Esteves Meleiro, de 26 anos de idade, solteiro, lavrador. // Faleceu em Fiães a 26/6/1958. 

 

GOMES, Clementina Augusta. Filha de Manuel Joaquim Gomes e de Maria Delfina Esteves, jornaleiros, moradores em Soutomendo de Baixo. Neto paterno de Manuel António Gomes e de Maria Joaquina Marques; neta materna de Manuel Joaquim Esteves e de Francisca Vaz. Nasceu em Fiães a 2/7/1908 e foi batizada na igreja católica local a 4 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Esteves e Maria Albina Esteves, casados, lavradores. // Faleceu em Soutomendo de Baixo a --/--/1912, com apenas quatro anos de idade (Correio de Melgaço n.º 29, de 22/12/1912). 

 

GOMES, Francisco José. Filho de Manuel Gomes e de Ana Rosa Domingues, de Soutomendo de Cima. N.p. de José Gomes e de Faustina Barreira; n.m. de Maria Domingues, de Ladronqueira. Nasceu a 3/10/1844 e foi batizado a 6 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Cunha e Rosa Domingues, solteira, de Soutomendo de Baixo. // Faleceu em Soutomendo de Cima, Fiães, a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 92, de 22/3/1914). 

 

GOMES, Joaquim Matias. Filho de Francisco José Gomes e de Clara Gonçalves, lavradores, residentes em Soutomendo de Cima. N.p. de Manuel Gomes e de Ana Rosa Domingues, do dito lugar; n.m. de Francisco José Gonçalves, de Adavelha, e de Ana Quintela. Nasceu a 2/8/1880 e foi batizado a 7 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó paterna e Manuel António Gomes, casado, lavrador, de Soutomendo de Baixo. // Em 1916 estava solteiro e encontrava-se em parte incerta; nesse ano foi citado, por questões de herança, devido à morte de sua mãe, viúva, residente que fora no lugar de Soutomendo (Correio de Melgaço n.º 202, de 9/6/1916).  

 

GOMES, José Joaquim. Filho de Manuel Joaquim Gomes e de Maria Delfina Esteves, lavradores, residentes em Soutomendo de Baixo. Neto paterno de Manuel António Gomes e de Maria Joaquina Marques; neto materno de Manuel Joaquim Esteves e de Francisca Vaz. Nasceu em Fiães a 17/2/1910 e foi batizado na igreja católica local a 23 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Esteves, casado, lavrador, e Maria Rosa Gomes, solteira, camponesa. // Faleceu a 22/4/1920.

 

GOMES, Luisa. Filha de Manuel Domingues Gomes e de ---------------------------, de Soutomendo de Cima. // Faleceu a 29/6/1847, solteira, e foi sepultada na igreja do mosteiro no dia seguinte.  

 

GOMES, Manuel. // Estava viúvo de Maria Ventura Domingues, de Soutomendo de Cima, quando casou na igreja de Fiães, a 23/4/1838, com Maria (ou Ana Maria), filha de Maria Domingues, solteira, de Chã da Cancela. Testemunhas do ato religioso: José Vaz da Carvalheira e Manuel Domingues Barreiro, solteiro, ambos de Soutomendo de Cima.

 

GOMES, Manuel António. Filho de Francisco José Gomes e de Clara Gonçalves, lavradores, residentes em Soutomendo de Cima. Neto paterno de Manuel Gomes e de Ana Rosa Domingues, do dito lugar; neto materno de Francisco José Gonçalves e de Ana Quintela, de Adavelha. Nasceu a 10/3/1875 e foi batizado a 14 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó paterna e seu filho, Manuel Gomes, tio do neófito. // Lavrador. // Casou na igreja de Fiães a 15/6/1903 com a sua conterrânea Ludovina Rosa Domingues, de 29 anos de idade, solteira, lavradora, filha de Manuel António Domingues e de Maria Pinheiro, rurais.  

 

GOMES, Manuel Domingues (Montarrão). // Casou com Ana Domingues, de Soutomendo de Cima. // Faleceu a 21/8/1850 e foi sepultado na igreja do mosteiro no dia seguinte.

 

GOMES, Manuel Domingues. // Faleceu em Soutomendo de Baixo, solteiro, a 5/12/1850, e foi sepultado na igreja do mosteiro a sete desse mês e ano. // Teve um ofício grande, dois pequenos, e ainda duzentas missas!

 

GOMES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel António Gomes e de Maria Marques, lavradores. N.p. de Manuel Gomes e de Ana Rosa Domingues; n.m. de António Marques e de Maria Fernandes, todos de Soutomendo de Baixo. Nasceu a 24/12/1873 e foi batizado a 29 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó paterna e Manuel José Meleiro, lavrador, do sobredito lugar. // Camponês. // Casou na igreja de Fiães a 2/2/1903 com a sua conterrânea Maria Delfina Esteves, de 23 anos de idade, solteira, camponesa, do lugar de Portocarreiro, filha de Manuel Joaquim Esteves e de Francisca Vaz, lavradores. Testemunhas presentes: Vitorino de Almeida, solteiro, lavrador, e Joaquim Esteves, solteiro, lavrador, ambos do lugar de Ladronqueira. // Faleceu em Fiães a 28/2/1956. 

 

GOMES, Manuel José. Filho de Manuel Gomes e de Ana Domingues. N.p. de José Gomes e de Faustina Barreiro, de Soutomendo de Cima; n.m. de Maria Domingues, do Chão da Cancela. Nasceu a 25/2/1841 e foi batizado a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Domingues e sua mulher, Isabel Vaz, de Porteiro, Fiães.

 

GOMES, Manuel Justino. Filho de Manuel Joaquim Gomes e de Maria Delfina Esteves, jornaleiros, moradores em Soutomendo de Baixo. Neto paterno de Manuel António Gomes e de Maria Joaquina Marques; neto materno de Manuel Joaquim Esteves e de Francisca Vaz. Nasceu em Fiães a 4/2/1904 e foi batizado na igreja católica local a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Justino Esteves, trabalhador, e Maria Rosa Gomes, trabalhadora, solteiros. // Faleceu em Cristóval a 12/3/1968. 

 

GOMES, Maria Albina. Filha de Manuel Gomes e de Ana Domingues, residentes em Soutomendo de Cima. N.p. de José Gomes e de Faustina Barreira; n.m. de Maria Domingues, de Ladronqueira. Nasceu a 19/6/1848 e foi batizada a 22 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó materna e Manuel António Domingues, solteiro, de Ladronqueira, tio da neófita. // Lavradeira. // Faleceu em Soutomendo de Cima a 8/6/1890, casada com José Silvério Esteves, só com a extrema-unção, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja.

 

GOMES, Maria de Jesus. Filha de Manuel Joaquim Gomes e de Maria Delfina Esteves, trabalhadores, residentes em Soutomendo de Baixo. Neta paterna de Manuel António Gomes e de Maria Joaquina Marques; neta materna de Manuel Joaquim Esteves e de Francisca Vaz. Nasceu em Fiães a 19/9/1905 e foi batizada na igreja católica local a 21 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Esteves e sua esposa, Maria Albina Esteves, camponeses. // Faleceu em Cristóval a 19/11/1977. 

 

GOMES, Maria Rosa. Filha de Manuel Gomes e de Maria Joaquina Marques, lavradores, de Soutomendo de Baixo. N.p. de Manuel Gomes e de Ana Rosa Domingues; n.m. de António Marques e de Maria Gonçalves. Nasceu a 16/5/1868 e foi batizada a 24 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó paterna, viúva, e seu filho, Francisco José Gomes, lavradores, de Soutomendo de Cima.  

 

GOMES, Virgínia Rosa. Filha de Manuel Joaquim Gomes e de Maria Delfina Esteves. Nasceu em Fiães a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 96, de 19/4/1914).

 

GONÇALVES

 

GONÇALVES, Abel Augusto. Filho de Maria Joaquina Gonçalves, solteira, camponesa, moradora no lugar da Jugaria. Neto materno de Joaquim Gonçalves (da Fonte) e de Emília Rosa Gomes. Nasceu em Fiães a 28/9/1901 e foi batizado na igreja católica da localidade a 6 de outubro desse dito ano. Padrinhos: Manuel Maria Domingues, solteiro, proprietário, e Filomena da Glória Caldas, solteira, camponesa. // Casou na CRCM a 1/2/1922 com Urgelina Gonçalves. // Ambos os cônjuges faleceram na freguesia de Fiães: a esposa a 12/11/1949 e ele a 22/5/1989. Dias antes de morrer, a 18/5/1989, casara catolicamente com Angelina Alves.   

 

GONÇALVES, Adelaide. Filha de Miguel Gonçalves e de Teresa Monteira, lavradores, naturais de Padrenda, bispado de Ourense. Nasceu naquela freguesia galega por volta de 1883. // Tinha cerca de treze anos de idade, morava no lugar de Pousafoles, Fiães, quando apareceu morta, a 1/12/1896, tendo sido sepultada no cemitério de Fiães, Melgaço.   

 

GONÇALVES, Adriano. Filho de ----------- Gonçalves e de -----------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Casou a --/--/1915 com Eugénia Esteves (Correio de Melgaço n.º 132, de 12/1/1915). 

 

GONÇALVES, Aida de Jesus. Filha de Manuel Batista Gonçalves e de Júlia Rosa Domingues. Nasceu em Fiães a --/--/1929 (NM 45, de 12/1/1930). 

 

GONÇALVES, Albano Júlio. Filho de Manuel José Gonçalves e de Joaquina Rosa Alves, lavradores, residentes na Jugaria. N.p. de Manuel José Gonçalves e de Maria Joaquina Gonçalves; n.m. de Francisco Alves e de Maria José Gonçalves da Fonte. Nasceu a 20/5/1886 e foi batizado a 24 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos, lavradores, de Ladronqueira.

 

GONÇALVES, Albertina. Filha de Delfina Gonçalves, doméstica, moradora no lugar de Chão da Cancela. Neta materna de José Joaquim Gonçalves e de Ana Fernandes, jornaleiros. Nasceu em Fiães a 27/9/1903 e foi batizada na igreja católica a 4 de Outubro desse ano. Padrinhos: António Esteves, solteiro, lavrador, de Ladronqueira, e Ludovina Rosa Domingues, solteira, camponesa, do lugar de Candosa. // Deve ter morrido ainda bebé.

 

GONÇALVES, Albertina. Filha de Júlia Augusta Gonçalves. Nasceu em Fiães a --/--/1934 (NM 228, de 8/4/1934).

 

GONÇALVES, Albertina Augusta. Filha de Joaquina Rosa Gonçalves, solteira, doméstica, moradora no lugar da Jugaria. Neta materna de Joaquim Gonçalves (da Fonte) e de Emília Rosa Gomes. Nasceu em Fiães a 22/9/1907 e foi batizada na igreja católica local a 26 desse mês e ano. Padrinhos: José Maria Gonçalves, solteiro, lavrador, e Maria Adelina Gonçalves, viúva, doméstica. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 27/11/1952.   

 

GONÇALVES, Albina. Filha de Manuel Gonçalves e de Maria Domingues, lavradores. N.p. de João Gonçalves e de Maria Rosa Ferreira; n.m. de Domingos Domingues (Goreto?) e de Maria do Carmo, todos do Fulão. Nasceu a 2/1/1875 e foi batizada a 6 desse mês e ano. Padrinhos: José Marques e sua mulher, Rosa de Almeida, de Adavelha.

 

GONÇALVES, Albino. Filho de Manuel José Gonçalves e de Maria Joaquina Vaz, moradores no lugar da Jugaria. N.p. de Manuel António Gonçalves e de Maria Luísa Vaz, de Lapela; n.m. de Gertrudes Alves e de José Bento Vaz, solteiros, da Jugaria. Nasceu a 23/6/1855 e foi batizado a 27 desse mês e ano. Padrinhos: José Gonçalves, irmão do bebé, e Rosa Gonçalves, de Lapela, solteiros.

 

GONÇALVES, Alexandrina. // Nasceu por volta de 1924. // Faleceu no lugar de Vila do Conde, Fiães, a --/--/2022, com 96 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/1/2023).

 

GONÇALVES, Alfredo. Filho de Maria Rosa Gonçalves, solteira, jornaleira, de Lapela. N.m. de Luís Gonçalves e de Ana Maria Esteves. Nasceu a 8/5/1883 e foi batizado a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Firmino António Fernandes, sapateiro, e sua mulher, Isabel Luísa Esteves, de Lapela, moradores na Peneda. 

 

GONÇALVES, Alfredo Joaquim. Filho de -------- Gonçalves e de -----------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Casou a --/--/1916 com Angelina Vaz (Correio de Melgaço n.º 208, de 23/7/1916). // Pai de António Bento.

 

GONÇALVES, Alípio António. Filho de ------------ Gonçalves e de ----------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Em 1912 respondeu em processo de polícia correcional, por desobediência, tendo sido absolvido (Correio de Melgaço n.º 10, de 11/8/1912). // Casou com Rosa Maria Alves. // Pai de José Joaquim Gonçalves, nascido em Fiães em 1914. 

 

GONÇALVES, Álvaro de Jesus. Filho de ----------- Gonçalves e de --------------------------------------. Nasceu em Fiães a --/--/19--. // A 17/7/1933 fez exame do 2.º grau, quarta classe, ficando aprovado (NM 204, de 13/8/1933). // Casou com Eugénia Esteves, sua conterrânea. // Em 1995 residiam lugar da Igreja, Prado (VM 1042).  

 

GONÇALVES, Amadeu de Jesus. Filho de Ludovina Gonçalves, solteira, doméstica, moradora no lugar da Jugaria. Neto materno de Vitorino Joaquim Gonçalves e de Maria Joaquina Domingues. Nasceu em Fiães a 19/10/1906 e foi batizado na igreja católica local a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Vitorino Domingues, solteiro, lavrador, e Rosa Gonçalves, solteira, camponesa. // Casou na CRCM a 13/6/1939 com Rosa Rodrigues, solteira, doméstica, natural de Rouças. // Ambos os cônjuges faleceram em Fiães: a esposa a 16/3/1976 e ele a 17/1/1983.   

 

GONÇALVES, Ana. // Faleceu em Lapela, de repente, a 10/3/1847, no estado de viúva, e foi sepultada na igreja do mosteiro no dia seguinte. Teve um ofício pequeno de casa de cinco padres.

 

GONÇALVES, Ana. // Faleceu em Soutomendo de Baixo, a 1/9/1853, solteira, e foi sepultada na igreja do mosteiro no dia seguinte. Deixou testamento. 

 

GONÇALVES, Ana Joaquina. Filha de Manuel Gonçalves e de Maria Vaz, da Jugaria. N.p. de Manuel António Gonçalves e de Maria Luísa Vaz, de Lapela; n.m. de Gertrudes Alves, solteira, da Jugaria. Nasceu a 16/3/1852 e foi batizada a 21 desse mês e ano. Padrinhos: São Bento e Rosa Maria Gonçalves, tia da batizanda. 

 

GONÇALVES, Ana Luísa. Filha de Manuel José Gonçalves e de Maria Antónia Vieites, lavradores, fenalenses. Nasceu em Fiães por volta de 1844. // Camponesa. // Faleceu a 16/5/1909, no lugar de Cavaleiros, freguesia de Rouças, com todos os sacramentos, com 65 anos de idade, no estado de viúva de Manuel Joaquim Gomes, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério paroquial de Rouças.

 

GONÇALVES, Ana Maria. // Faleceu em Lapela, Fiães, no estado de casada, a 1/1/1843, e foi sepultada na igreja do mosteiro a 3 desse mês e ano.

 

GONÇALVES, Ana Maria. // Faleceu a 27/11/1857, no estado de viúva de Custódio Gonçalves, do lugar de Lourenços, Fiães, e foi sepultada na igreja a 29 desse mês e ano. Teve um ofício grande e dois pequenos. 

 

GONÇALVES, Ana Maria. Filha de Manuel Gonçalves e de Isabel Afonso. // Faleceu a 18/9/1874, em Lapela, Fiães, demente, com 70 anos de idade. // Deixou um filho. 

 

GONÇALVES, Ana Rosa. Filha de Manuel Gonçalves e de Maria Joaquina Gonçalves, da Jugaria. N.p. de Manuel Gonçalves e de Maria Vaz, do dito lugar; n.m. de Manuel José Gonçalves e de Maria Luisa Meleiro, de Lobiô, Rouças. Nasceu a 21/6/1848 e foi batizada a 25 desse mês. Padrinhos: os avós maternos. // Faleceu em Adedela a --/--/1915, com 66 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 157, de 18/7/1915).   

 

GONÇALVES, Angélica Clara. Filha de Domingos Gonçalves e de Teresa Esteves. // Faleceu em Adedela a 14/3/1896, com 75 anos de idade, casada com Sebastião José Domingues, com todos os sacramentos, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja.

 

GONÇALVES, Angelina. Filha de António Vitorino Gonçalves e de Melindra Gregório, lavradores, de Vila do Conde, Fiães. N.p. de Manuel José Gonçalves e de Maria Joaquina Vaz, da Jugaria; n.m. de Manuel Gregório e de Maria Rosa Pereira, de Vila do Conde. Nasceu a 10/4/1882 e foi batizada a 15 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Esteves, solteiro, natural do lugar da Cela, Rouças, e Ana Emília, solteira, de Ladronqueira. // Faleceu em Rouças a 18/1/1964.    

 

GONÇALVES, Aníbal. Filho de Manuel Luís Gonçalves, lavrador, natural de Padrenda, Galiza, e de Clara Vaz, lavradeira, natural de Fiães, onde moravam, no lugar de Ervedal. Neto paterno de Manuel Joaquim Gonçalves e de Maria Luísa Domingues; neto materno de Maria Vaz. Nasceu em Fiães a 1/3/1900 e foi batizado na igreja católica local a 3 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Marques e sua mulher, Maria de Almeida, camponeses, do lugar de Adavelha. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 26/11/1941.

 

GONÇALVES, Antónia Maria. Filha de José Gonçalves e de Teresa Pires (confirmar). // Lavradeira. // Faleceu a 29/7/1869, em Lapela, Fiães, com 88 anos de idade, casada com José Esteves. // Deixou quatro filhos. 

 

GONÇALVES, António. // Faleceu em Soutomendo de Baixo, solteiro, a 28/1/1845, e foi sepultado na igreja do mosteiro no dia seguinte. 

 

GONÇALVES, António. // Faleceu em Soutomendo de Baixo, solteiro, a 20/10/1847, e foi sepultado na igreja do mosteiro a 22 desse mês e ano.

 

GONÇALVES, António. Filho de Manuel Gonçalves e de Maria Domingues. Nasceu por volta de 1811. // Lavrador. // Faleceu na Jugaria a 18/9/1886, com 75 anos de idade, viúvo de Luísa Esteves, só com o sacramento da penitência, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja católica local.

 

GONÇALVES, António. Filho de Luís Gonçalves e de Ana Fernandes. Nasceu por volta de 1822. // Lavrador. // Faleceu em Portocarreiro a 30/1/1885, com 63 anos de idade, casado com Joaquina Marques, com todos os sacramentos, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja.

 

GONÇALVES, António. Filho de António Gonçalves e de Maria Fernandes, lavradores. Nasceu por volta de 1827. // Jornaleiro. // Faleceu na Jugaria a 2/5/1885, com 58 anos de idade, solteiro, só com a extrema-unção, sem testamento, e foi sepultado na igreja. 

 

GONÇALVES, António. Filho de Manuel Gonçalves e de Antónia Domingues, da Jugaria. N.p. de Manuel Gonçalves da Fonte e de Antónia Quintela; n.m. de António (Leite?) e de Maria Domingues (ou Domingas), da Eira, Rouças. Nasceu a 12/3/1843 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Esteves e sua mulher, Maria Rosa Gonçalves, de Rouças. 

 

GONÇALVES, António. Filho de Joaquim Gonçalves e de Mariana de Oliveira, do Ervedal. N.p. de Luís Gonçalves e de Ana Maria Esteves, de Lapela; n.m. de João Batista de Oliveira e de Rosa Esteves, do Ervedal. Nasceu a 5/4/1875 e foi batizado a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Marques e sua mulher, Maria Gregório, de Adavelha. // Faleceu a 23/2/1878 e foi sepultado na igreja no dia seguinte.   

 

GONÇALVES, António. Filho de Manuel Joaquim Gonçalves e de Maria Luísa Domingues, lavradores. N.p. de João Gonçalves e de Maria Rosa Ferreira; n.m. de Domingos Domingues e de Maria do Carmo, todos de Fulão. Nasceu a 1/1/1881 e foi batizado no dia seguinte. Madrinha: Mariana Marques, solteira, de Portocarreiro. // Casou na CRCM a 7/2/1934, com Maria Rosa, de 37 anos de idade, filha de José Cardoso e de Maria (Riobom), natural de Rouças. // Faleceu em Paços a 9/3/1959. 

 

GONÇALVES, António. Filho de Manuel Luís Gonçalves, lavrador, natural da freguesia de Padrenda, bispado de Tui, e de Clara Vaz, lavradeira, natural de Fiães, onde residiam, no lugar de Ervedal. Neto paterno de Manuel Joaquim Gonçalves e de Maria Luísa Domingues; neto materno de Maria Vaz. Nasceu em Fiães a 9/2/1897 e foi batizado na igreja católica local a 14 desse mês e ano Madrinha: Maria Esteves, viúva, camponesa, do lugar de Ervedal, freguesia de Fiães. // Faleceu a 1/8/1898 e foi sepultado no adro da igreja.  

 

GONÇALVES, António. Filho de Manuel José Gonçalves e de Joaquina Rosa Alves, lavradores, residentes no lugar da Jugaria. Neto paterno de Manuel José Gonçalves e de Maria Joaquina Gonçalves; neto materno de Francisco Alves e de Maria José Gonçalves. Nasceu em Fiães a 20/1/1901 e foi batizado na igreja católica local a 27 desse mês e ano. Padrinhos: Vitorino José Pires e sua mulher, Joaquina Rosa Gonçalves, de Lobiô, Rouças. // Casou na CRCM a 29/3/1924 com a sua conterrânea Maria da Conceição Alves Morgado, de 22 anos de idade, filha de Vitorino José Alves Morgado e de Maria Rosa Vaz. // Faleceu na sua freguesia natal a 29/1/1987.     

 

GONÇALVES, António. Filho de Manuel Luís Gonçalves, jornaleiro, natural de Padrenda, Galiza, e de Clara Vaz, doméstica, natural de Fiães, onde moravam, no lugar de Ervedal. Neto paterno de Manuel Joaquim Gonçalves e de Maria Luísa Domingues; neto materno de Maria Vaz. Nasceu em Fiães a 23/1/1903 e foi batizado na igreja católica local a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Secundino de Araújo, solteiro, lavrador, do lugar de Carvão, Cristóval, e Maria Esteves, viúva, lavradeira, do lugar de Ervedal, Fiães. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 20/12/1957.

 

GONÇALVES, António. Filho de Deolinda Gonçalves, solteira, trabalhadora à jorna, moradora no lugar da Jugaria. Neto materno de Delfina Gonçalves. Nasceu em Fiães a 26/3/1911 e foi batizado na igreja católica local a 31 desse mês e ano. Padrinhos: António Esteves e Delfina Carvalho, solteiros, camponeses. // Faleceu a 28/2/2001, na freguesia de Creixomil, concelho de Guimarães. 

 

GONÇALVES, António. Filho de Maria Rosa Gonçalves. Nasceu em Fiães a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 60, de 11/5/1930).

 

GONÇALVES, António Bento. Filho de Alfredo Joaquim Gonçalves e de Angelina Vaz. Nasceu na freguesia de Fiães a --/--/1917 (Jornal de Melgaço n.º 1166, de 14/7/1917).

 

GONÇALVES, António Joaquim. Filho de António Gonçalves e de Luísa Esteves, de Azevinhos, Jugaria. N.p. de Manuel Gonçalves e de Maria Domingues, de Candosa; n.m. de Pedro Esteves e de Isabel Lourenço, de Lapela. Nasceu a 7/6/1843 e foi batizado a 15 desse mês e ano. Padrinhos: António Domingues, solteiro, e Maria, solteira, filha de Manuel Domingues, ambos de Candosa.

 

GONÇALVES, António Joaquim. Filho de Manuel José Gonçalves e de Maria Joaquina Vaz, da Jugaria. N.p. de Manuel António Gonçalves e de Maria Luísa Vaz, de Lapela; n.m. de Gertrudes Alves, solteira, da Jugaria. Nasceu a 25/4/1846 e foi batizada a 3 de Maio desse dito ano. Padrinhos: Manuel António Esteves, da Jugaria, e Rosa Maria Gonçalves, de Lapela, solteiros. // Faleceu ainda menino. 

 

GONÇALVES, António Joaquim. Filho de Maria Teresa Gonçalves, solteira. Neto materno de João Gonçalves e de Luísa Pires. Nasceu no lugar de Lapela, Padrenda, a 20/9/1852 e foi batizado na igreja de Fiães, Melgaço, a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Tomaz Fernandes e sua filha, Rosa Fernandes, todos moradores no lugar de Lapela, Padrenda, Galiza. // Casou na igreja de Fiães a 29/9/1890 com Joaquina Bernardo, de 25 anos de idade, solteira, camponesa, do lugar do Fulão, Fiães, filha de Manuel Bernardo e de Maria Domingues, fenalenses. Testemunhas presentes: Manuel Rodrigues, solteiro, lavrador, e Manuel Joaquim Alves, solteiro, camponês.

 

GONÇALVES, António Joaquim. Filho de Joaquim Gonçalves e de Emília Rosa Gomes de Sousa, lavradores, residentes na Jugaria. N.p. de Manuel Gonçalves e de Antónia Maria Vieites (?), do dito lugar; n.m. de José Caetano Gomes de Sousa e de Vicência Rosa Ferreira, de Prado. Nasceu a 13/6/1874 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô paterno e tia materna, Joaquina Rosa Gomes de Sousa, solteira, de Prado. 

 

GONÇALVES, António Joaquim. Filho de --------- Gonçalves e de -----------------------. Nasceu em -------------, a --/--/19--. // Faleceu em Soutomendo de Baixo, Fiães, a --/--/1997. // (VM 1080).

 

GONÇALVES, António José. Filho de Manuel Gonçalves (da Fonte) e de Antónia Maria Vieites. N.p. de Manuel Gonçalves (da Fonte) e de Antónia Quintela, todos da Jugaria; n.m. de António Vieites e de Maria Josefa Domingues, da Eira, Rouças. Nasceu a 2/9/1841 e foi batizado a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Esteves e sua mulher, Ana Maria Gonçalves, de Lobiô, Rouças.  

 

GONÇALVES, António José. Filho de Manuel Gonçalves e de Maria Joaquina Alves, da Jugaria. N.p. de Manuel António Gonçalves e de Maria Luísa Vaz, de Lapela; n.m. de Gertrudes Alves, solteira, da Jugaria. Nasceu a 16/9/1853 e foi batizado a 18 desse mês e ano. Padrinhos: José Gonçalves, irmão do batizando, e a sua tia, Rosa Maria Gonçalves. 

 

GONÇALVES, António José. Filho de Manuel José Gonçalves, de Fiães, e de Benedita Domingues, de Lamas de Mouro, lavradores, residentes em Lapela. N.p. de Rosa Maria Gonçalves, solteira; n.m. de Carlos Domingues e de Angélica Domingues. Nasceu a 2/2/1871 e foi batizado a 5 desse mês e ano. Padrinhos: António Domingues e sua mãe, Rosa Domingues, viúva, lavradeira, de Alcobaça. 

 

GONÇALVES, António José do Espírito Santo. Filho de Luís Manuel Gonçalves e de Ana Maria Esteves. N.p. de Manuel António Gonçalves e de Maria Luísa Vaz; n.m. de José Esteves e de Antónia Maria Gonçalves, todos de Lapela. Nasceu a 19/7/1858 e foi batizado a 28 desse mês e ano. Padrinhos: João Manuel Esteves e Isabel Maria Esteves, solteiros, tios do batizando.  

 

GONÇALVES, António Júlio. Filho de ------- Gonçalves e de ----------------------. Nasceu em Fiães a --/--/19--. // Casou com Piedade Gonçalves, de Rouças. // Em 1953 adquiriram, por doação verbal feita por Vitorino José Alves e mulher, Maria Rosa Vaz, residentes que foram na Jugaria, um prédio rústico (Portela), com a superfície de 580 m2, a confrontar a norte com Manuel Sebastião Soares, a nascente com Carlos de Jesus Gonçalves, e a poente com herdeiros de António Daniel Gonçalves. // Moravam habitualmente no lugar da Jugaria. // (VM 1150).    

 

GONÇALVES, António Manuel. Filho de Manuel Gonçalves e de Maria Domingues, da Jugaria. / Casou na igreja de Fiães, a 23/4/1837, com a sua parente em 1.º e 2.º grau de afinidade, Luisa, filha de Pedro Esteves e de Isabel Vaz, de Lapela. Testemunhas do ato religioso: José Bento Vaz e Manuel Gonçalves “Lapela”, ambos da Chã de Cancela, Fiães.

 

GONÇALVES, António Vitorino. Filho de Manuel José Gonçalves e de Maria Joaquina Vaz, da Jugaria. N.p. de Manuel António Gonçalves e de Maria Luisa Vaz, de Lapela; n.m. de Gertrudes Alves, solteira, da Jugaria. Nasceu a 6/7/1847 e foi batizado a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Esteves, da Jugaria, e Rosa Maria Gonçalves, de Lapela, solteiros. 

 

GONÇALVES, Augusto. Filho de José Gonçalves e de Júlia Rosa Alves. Nasceu em Fiães a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 67, de 6/7/1930).

 

GONÇALVES, Aurélia Maria. Filha de José Gonçalves (Rego) e de Clara Joaquina Fernandes, moradores no lugar da Jugaria. N.p. de António Gonçalves e de Maria Fernandes; n.m. de Domingos Fernandes e de Domingas Vaz. Nasceu a 27/8/1845 e foi batizada na igreja católica a 3 de Setembro desse mesmo ano. Padrinhos: Severino António de Sousa e Castro e João Durães da Larangeira, de Remoães.  

 

GONÇALVES, Aurora. Filha de Manuel José Gonçalves e de Joaquina Rosa Alves, lavradores, residentes no lugar da Jugaria. Neta paterna de Manuel José Gonçalves e de Maria Joaquina Gonçalves; neta materna de Francisco Alves e de Maria Gonçalves. Nasceu em Fiães a 25/7/1898 e foi batizada na igreja católica da localidade a 31 desse mês e ano. Padrinhos: Vitorino José Pires e sua mulher, Joaquina Rosa Gonçalves, lavradores, do lugar de Lobiô, freguesia de Rouças. // Faleceu em Fiães a 7/6/1944.

 

GONÇALVES, Beatriz de Jesus. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 986, de 22/7/1951: «… no passado dia 11 do corrente realizou-se na igreja do mosteiro de Fiães o enlace matrimonial de Beatriz de Jesus Gonçalves com Ermindo da Costa, do lugar do convento, ou mosteiro…»

 

GONÇALVES, Benita. Filha de Bernardino Gonçalves e de Rosa Gonçalves, lavradores, galegos. Nasceu na freguesia de Padrenda, diocese de Tui, por volta de 1844. // Camponesa. // Faleceu a 14/5/1905, em sua casa de morada, sita no lugar de Pousafoles, Fiães, com todos os sacramentos da igreja católica, com 61 anos de idade, no estado de viúva de Tobias Alves, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério de Fiães.

 

GONÇALVES, Carlos de Jesus. Filho de Ludovina Gonçalves. Nasceu em Fiães a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 80, de 21/12/1913). // Foi guarda da floresta. // Casou com --------------------. // Faleceu em Fiães a 17/7/1996, com 82 anos de idade, no estado de viúvo, e foi sepultado no dia seguinte no cemitério do mosteiro. 

 

GONÇALVES, Clara. Filha de Manuel Gonçalves e de Ana Fernandes. Nasceu por volta de 1825. // Lavradeira. // Faleceu em Alcobaça a 23/4/1885, com 60 anos de idade, viúva de Manuel Afonso, com todos os sacramentos, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja paroquial.

 

GONÇALVES, Clara. Filha de Francisco José Gonçalves e de Ana Quintela. N.p. de Domingos Gonçalves e de Isabel Esteves; n.m. de Domingos Quintela e de Ângela Vaz. Nasceu a 16/3/1841 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: a avó paterna e Manuel Gonçalves, solteiro, irmão da batizanda, todos de Adavelha. // Casou com Francisco José Gomes. // Faleceu em Soutomendo de Cima a --/--/1916, no estado de viúva (ver Correio de Melgaço n.º 190, de 12/3/1916, e Correio de Melgaço n.º 202, de 9/6/1916). // Mãe de Joaquim Matias Gomes.

 

GONÇALVES, Clara. Filha de Manuel Joaquim Gonçalves e de Joaquina Afonso, lavradores, do Fulão. N.p. de Francisco José Gonçalves e de Ana Quintela; n.m. de Manuel Afonso e de Luísa Esteves. Nasceu a 14/2/1865 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Padrinho: o seu avô paterno, lavrador, de Adavelha. // Faleceu em Fiães a 7/9/1942.

 

GONÇALVES, Clara. Filha de Manuel Gonçalves e de Maria Luísa Domingues, lavradores, do Fulão. N.p. de João Gonçalves e de Maria Rosa Ferreira; n.m. de Domingos Domingues (Gorita) e de Maria do Carmo Esteves. Nasceu a 21/1/1872 e foi batizada a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Domingues e sua mulher, Clara de Oliveira, lavradores, da Cela, Padrenda, Tui. // Faleceu no Outeiro, Paços, a 21/11/1939.

 

GONÇALVES, Clara Rosa. Filha de Manuel Gonçalves e de Maria Luísa Marques, residentes no lugar de Soutomendo de Baixo. N.p. de Domingos Gonçalves e de Ana Maria Esteves, do dito lugar; n.m. de Domingos José Marques e de Maria Rosa Gonçalves, de Adavelha. Nasceu a 29/2/1859 e foi batizada a 6 de Março desse mesmo ano. Padrinhos: a sua avó materna e o padre José Joaquim Marques, tio da batizanda. // Casou na igreja de Fiães a 26/5/1890 com o seu conterrâneo Joaquim Henriques. // Enviuvou a 26/12/1897.  

 

GONÇALVES, Claudina. Filha de Manuel José Gonçalves e de Maria Luísa Marques, lavradores, de Soutomendo de Baixo. N.p. de Domingos Gonçalves e de Ana Maria Esteves; n.m. de Domingos Marques e de Maria Rosa Gonçalves. Nasceu a 1/4/1864 e foi batizada a 4 desse mês e ano. Padrinhos: padre José Joaquim Marques, cura de Fiães, e Rosa Maria Marques, viúva, lavradeira, tios maternos da neófita, de Adavelha.

 

GONÇALVES, Claudina Rosa. Filha de António Gonçalves e de Luísa Esteves. N.p. de Manuel Gonçalves e de Maria Domingues, todos da Jugaria; n.m. de Pedro Esteves e de Isabel Vaz, de Lapela. Nasceu a 19/4/1846 e foi batizada a 27 desse mês e ano. Padrinhos: São Bento e Maria Gonçalves, irmã da batizanda.

 

GONÇALVES, Claudina Rosa. Filha de Manuel Gonçalves e de Luísa Meleiro, moradores no lugar de Soutomendo de Baixo. N.p. de João Gonçalves e de Isabel da Cunha, do dito lugar; n.m. de Francisco Meleiro e de Rosa Alves, de Pousafoles. Nasceu a 8 de Setembro (?) de 1849 e foi batizada a 17 desse mês e ano. Padrinhos: padre José Joaquim Marques, cura de Fiães, e sua irmã, Maria Luisa Marques, solteira, de Adavelha. // Lavradeira. // Faleceu em Soutomendo de Baixo a 29/5/1890, solteira, com todos os sacramentos, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja paroquial.    

 

GONÇALVES, Claudina Rosa. Filha de José Manuel Gonçalves e de Ana Luísa Domingues, lavradores, de Lapela. N.p. de Manuel António Gonçalves e de Antónia Enes; n.m. de Manuel José Domingues e de Maria Rosa Marques. Nasceu a 20/7/1863 e foi batizada a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Domingues e Joaquina Domingues, tios da batizanda, solteiros, lavradores, de Lapela.

 

GONÇALVES, Custódio. // Casou com Ana Maria Gonçalves, de Lourenços, Fiães. // Faleceu de estupor, a 31/5/1854, e foi sepultado a 2/6/1854. 

 

GONÇALVES, David Augusto. Filho de Albano Júlio Gonçalves e de Maria de Jesus Soares, fenalenses. Nasceu em -------------, a --/--/19--. // Casou na igreja de Paços a 29/8/1992 com Alice, filha de Hermínio Rodrigues e de Maria Argentina Rocha de Sousa, do lugar do Coto, Paços. Padrinhos do noivo: José Luís Gonçalves e Maria Margarida Rodrigues. Padrinhos da noiva: José Augusto Domingues (funcionário da Caixa Agrícola de Melgaço), e esposa, Maria Luísa Rodrigues. O almoço foi servido na Pensão Boavista.  

 

GONÇALVES, Delfina. Filha de Manuel Gonçalves e de Maria Luísa Marques, de Soutomendo de Baixo. N.p. de Domingos Gonçalves e de Ana Maria Esteves, do mesmo lugar; n.m. de Domingos José Marques e de Maria Rosa Gonçalves, de Adavelha. Nasceu a 14/2/1857 e foi batizada a 22 desse mês e ano. Padrinhos: padre José Joaquim Marques, cura de Fiães, e sua mãe, Maria Rosa Gonçalves, tio e avó da batizanda. // Camponesa. // Casou na igreja de Fiães a 25/4/1903 com António Rodrigues, de 43 anos de idade, solteiro, lavrador, natural de Cristóval. // Faleceu na freguesia de Cristóval a 4/11/1948.  

 

GONÇALVES, Delfina. Filha de Luís Gonçalves e de Ana Esteves, lavradores, residentes em Lapela. N.p. de Manuel António Gonçalves e de Maria Luísa Vaz; n.m. de José Esteves e de Antónia Maria Gonçalves. Nasceu a 13/7/1863 e foi batizada a 19 desse mês e ano. Padrinhos: José Esteves e sua mulher, Maria Joaquina Marques, lavradores, de Lapela.

 

GONÇALVES, Delfina. Filha de José Joaquim Gonçalves e de Ana Fernandes, lavradores, residentes no Chão da Cancela. N.p. de Joaquim Gonçalves e de Rosa Alves; n.m. de Joaquim Fernandes e de Maria Domingues, da Jugaria. Nasceu a 17/1/1882 e foi batizada na igreja de Fiães a 23 desse mês e ano. Padrinhos: José Domingues e sua mulher, Maria Alves. // Jornaleira. // Em 1903 deu à luz uma menina, Albertina Gonçalves. // Casou na igreja de Fiães a 1 de Fevereiro de 1908 com o seu conterrâneo, Joaquim Alves, de 42 anos de idade, solteiro, lavrador, filho de Manuel José Alves e de Maria Alves. 

 

GONÇALVES, Delfina Rosa. Filha de Manuel José Gonçalves e de Maria Joaquina Vaz, lavradores, da Jugaria. N.p. de Manuel António Gonçalves e de Maria Luísa Vaz; n.m. de Gertrudes Alves, solteira. Nasceu a 17/4/1862 e foi batizada a 21 desse mês e ano. Padrinhos: António Alves e sua mulher, Maria Rosa Gonçalves, lavradores, da Jugaria. // Faleceu em Fiães em Março de 1948.

 

GONÇALVES, Deolinda. Filha de Manuel Bernardo Gonçalves, de Lamas de Mouro, e de Maria Joaquina Afonso, de Fiães, lavradores, residentes em Alcobaça. N.p. de Manuel António Gonçalves e de Ana Maria Domingues; n.m. de Domingos Afonso e de Maria Joaquina Afonso. Nasceu a 1/5/1887 e foi batizada a sete desse mês e ano. Padrinhos: Constantino Alves e sua irmã, Maria Rosa Alves, solteiros, lavradores, de Alcobaça, Fiães. // Casou com António Afonso, na CRCM, a 15/5/1922. // O marido faleceu em Riba de Mouro, Monção, a 19/2/1948. // Ela faleceu em Fiães a 23/9/1970.

 

GONÇALVES, Deolinda Rosa. Filha de Delfina [Rosa] Gonçalves, solteira, lavradora, residente na Jugaria. N.m. de Manuel José Gonçalves e de Maria Joaquina Vaz. Nasceu a 22/9/1885 e foi batizada na igreja no dia seguinte (fora batizada em casa, no dia do nascimento, pela avó, por correr perigo de vida). Madrinha: a avó materna. // Faleceu em Fiães a 10/5/1936. // Mãe de Manuel Gonçalves (1913-1914).     

 

GONÇALVES, Diamantino José. Filho de José Gonçalves e de Júlia Rosa Alves. Nasceu em Fiães a --/--/1939 (NM 430, de 29/1/1939). // Morreu em Fiães a --/--/2023, com 84 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/3/2023).

 

GONÇALVES, Domingas. // Faleceu no Fulão, no estado de viúva, a 22/8/1840, e foi sepultada na igreja do mosteiro no dia seguinte. // Teve ofício de corpo presente da irmandade. // Os herdeiros pagaram mais um ofício e vinte missas. 

 

GONÇALVES, Domingas Angélica. Filha de Manuel António Gonçalves e de Maria Luisa Vaz, lavradores, da Jugaria. // Lavradeira. // Faleceu a 1/4/1876, no lugar de Lapela, freguesia de Fiães, onde morava, com 72 anos de idade, no estado de casada com Manuel Alves Ribeiro. // Não deixou filhos.

 

GONÇALVES, Domingos. // Faleceu a 15/4/1839, no estado de casado com Teresa Esteves, de Adedela, e foi sepultado na igreja do mosteiro a dezassete desse mês e ano. // Teve ofício de corpo presente da irmandade. // Fizera disposição vocal de três ofícios e cinquenta missas. // A sua viúva faleceu a 12/7/1850.  

 

GONÇALVES, Domingos. Faleceu a 15/9/1839, no estado de casado com Ana Maria Esteves, de Soutomendo de Baixo, e foi sepultado na igreja no dia seguinte. Teve ofício de corpo presente da irmandade. O pároco esperava que os filhos do defunto fizessem o seu bem d’alma, como era tradição.   

 

GONÇALVES, Domingos. Filho de Teresa Gonçalves, solteira, da Jugaria, Fiães. // Faleceu a 30/10/1845 e foi sepultado na igreja do mosteiro no dia seguinte.   

 

GONÇALVES, Domingos. // Faleceu a 29/4/1846 «vindo ferido do assédio de Melgaço» (*), no estado de casado com Marinha Carriça, de Varziela, Castro Laboreiro, e foi sepultado na igreja do mosteiro de Fiães no dia seguinte. /// (*) Os melgacenses, tal como os outros minhotos, não queriam os seus defuntos fora das igrejas, daí a Revolução da “Maria da Fonte”, que alastrou a outras províncias do país. 

 

GONÇALVES, Elpídio (Dr.) Filho de Manuel Batista Gonçalves, natural do lugar de Lobiô, freguesia de Rouças, emigrante na Argentina, e de Júlia Rosa Domingues, natural do lugar de Soutomendo de Baixo, freguesia de Fiães. Neto paterno de Manuel José Gonçalves, natural de Rouças, e de Ana Rosa Domingues, natural de Fiães; neto materno de António Manuel Domingues e de Maria Marques, naturais de Fiães. Nasceu em Vila Praia de Âncora (*) a 10/9/1928 e foi registado na Conservatória do Registo Civil de Melgaço, como sendo natural de Fiães, Melgaço. // Depois da instrução primária continuou a estudar; após o ensino secundário ingressou na Universidade de Coimbra, onde tirou o Curso de Direito. // Casou com a professora Maria da Paz Dias Figueiredo, nascida em 1930. // Residiram em Braga, etc. // Em Dezembro de 1961, ano em que concluiu o Curso, foi nomeado Notário e Conservador do Registo Civil de Castro Marim, Algarve (ver Notícias de Melgaço n.º 1421, de 24/12/1961). // Foi também advogado, além de subdelegado do Procurador da República em Carrazeda de Ansiães e Ponte da Barca. // Em 1964 era notário em Carrazeda de Ansiães; a sua esposa era professora nesse concelho. // Permaneceu catorze anos em Guimarães como notário, e alguns anos em Vila Verde. // Aposentou-se em 1996. // // Morreu na capital da província do Minho a 10/1/2018 e foi sepultado no cemitério da cidade. // Pai da Dr.ª Helena Maria (professora do Ensino Secundário, casada com Luís Miguel, engenheiro eletrotécnico da Empresa Philips no Porto, filho do coronel António de Oliveira Pena e de Maria Antónia Figueiredo); e do Dr. Octávio Manuel (tirou a licenciatura em 1987 na Faculdade de Economia do Porto, onde lecionou ano e meio; foi bolseiro da Junta de Investigação Científica e Tecnológica; em 1992 fez o doutoramento na Universidade de Grenoble, França, com a classificação de «très honorable»; julgo que foi professor na Universidade do Porto; casou com a Dr.ª Eliseth Angelina, professora do Ensino Secundário, filha do Dr. Luís Miranda e da Dr.ª Maria Eliseth Moutinho da Silva, professores do Ensino Secundário, naturais de Montalegre, tendo por padrinhos da boda o major da G.N.R. Alberto Magno Pereira de Castro e sua esposa, professora Maria Armanda Dias Figueiredo, tios do noivo, e o engenheiro João Luís Miranda, irmão da noiva, e a professora Ana Maria Moutinho, prima da noiva, cujo acto religioso teve lugar no Bom Jesus de Braga). Pai também de Ana Rosa e de Maria José (engenheira agrícola; casou com Francisco José de Araújo de Azevedo Magalhães Queirós (ver VM 1414, de 1/3/2018). // (ver NM 1416, de 12/11/1961; NM 1421, de 24/12/1961; VM 963; VM 984, de 1/5/1993; VM 990, de 1/8/1993; e VM 1056). /// (*) Os seus pais estavam a gozar férias na praia quando ele nasceu.

 

GONÇALVES, Elvira Augusta. Filha de Júlia Augusta Gonçalves. Nasceu em Fiães a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 200, de 21/5/1916).

 

GONÇALVES, Ermesinda da Conceição. Filha de Manuel José Gonçalves e de Maria José Alves, lavradores, residentes no lugar de Vila do Conde. Neta paterna de Manuel José Gonçalves e de Maria Joaquina Vaz; neta materna de Manuel José Alves e de Libânia Alves. Nasceu em Fiães a 2/5/1897 e no dia seguinte foi batizada na igreja católica local. Padrinhos: José Alves e sua mulher, Teresa Vaz, do lugar do Sobral, Rouças. // Faleceu no lugar de Vila do Conde a 20/10/1897 e foi sepultada no adro da igreja.  

 

GONÇALVES, Ermesinda Rosa. Filha de Joaquim Gonçalves e de Maria Fernandes. Nasceu em Fiães por volta de 1886. // Lavradeira. // Casou na igreja da sua freguesia natal a 25/7/1910 com o seu conterrâneo e parente, Alfredo Alves, de 25 anos de idade, solteiro, lavrador. // Faleceu a 13 de Julho de 1967.

 

GONÇALVES, Erminda Adelaide. Filha de Manuel José Gonçalves e de Maria José Alves, lavradores, residentes no lugar de Vila do Conde. Neta paterna de Manuel José Gonçalves e de Maria Joaquina Vaz; neta materna de Manuel José Alves e de Libânia Alves. Nasceu em Fiães a 2/5/1897 e no dia seguinte foi batizada na igreja católica local. Padrinhos: Ladislau Alves e Adelaide Alves, solteiros, camponeses, do lugar de Vila do Conde, freguesia de Fiães. // Faleceu no lugar de Vila do Conde a 2/8/1897 e foi sepultada no adro da igreja.  

 

GONÇALVES, Felicidade. Filha de Manuel Joaquim Gonçalves, de Fiães, e de Maria Luísa Domingues, de Padrenda, Tui, lavradores, residentes no Fulão. N.p. de João Manuel Gonçalves e de Maria Rosa Ferreira; n.m. de Domingos Domingues e de Maria do Carmo Esteves. Nasceu a 2/4/1884 e foi batizada a 6 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Pereira e mulher, Ana Joaquina Esteves, lavradores, da Cela de Baixo, Padrenda.    

 

GONÇALVES, Felicidade. Filha de Manuel José Gonçalves e de Joaquina Rosa Alves, lavradores, residentes no lugar da Jugaria. Neta paterna de Manuel José Gonçalves e de Maria Joaquina Gonçalves; neta materna de Francisco Alves e de Maria José Gonçalves. Nasceu em Fiães a 18/5/1903 e foi batizada na igreja católica local a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Vitorino José Pires e sua mulher, Joaquina Rosa Gonçalves, camponeses, do lugar de Lobiô, Rouças. // Faleceu na Jugaria, Fiães, a 21/5/1995, com 92 anos de idade. 

 

GONÇALVES, Felismina Rosa. Filha de Manuel José Gonçalves e de Maria José Alves, lavradores, residentes no lugar de Vila do Conde. N.p. de Manuel José Gonçalves e de Maria Joaquina Vaz; n.m. de Manuel José Alves e de Libânia Alves. Nasceu a 24/1/1885 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós maternos. // Casou com Adelino Alves da Costa. // Ambos os cônjuges faleceram em Fiães: o marido a 28/9/1950 e ela a 5/2/1952. Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1014, de 24/2/1952: «Fevereiro, 16. No passado 5 do corrente, quando carregava um carro de mato, caiu, falecendo momentos depois, a senhora FRG, viúva, de 67 anos de idade, moradora no lugar de vila do conde, desta freguesia de Fiães…»

 

GONÇALVES, Firmino Augusto. Filho de Manuel José Gonçalves e de Maria José Alves, lavradores, residentes no lugar de Vila do Conde. Neto paterno de Manuel José Gonçalves e de Maria Joaquina Vaz; neto materno de Manuel José Alves e de Libânia Alves. Nasceu em Fiães a 3/10/1899 e foi batizado na igreja católica local a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Ladislau Alves e Adelaide Alves, solteiros, lavradores, do lugar de Vila do Conde. // Fez exame do 1.º grau a 14/7/1913, obtendo a classificação de «suficiente». // Casou na CRCM a 17/12/1923 com Constança Rosa Pires. // Ambos os cônjuges faleceram na freguesia de Paços: a esposa a 11/8/1980 e ele a 7/7/1981.

 

GONÇALVES, Francisca. Filha de José Manuel Gonçalves e de Ana Luísa Domingues, lavradores, de Lapela. N.p. de Manuel António Gonçalves e de Antónia Enes; n.m. de Manuel José Domingues e de Maria Rosa Marques. Nasceu a 17/5/1860 e foi batizada a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Domingues, solteiro, lavrador, e Joaquina Domingues, solteira, ambos tios da neófita, de Lapela.

 

GONÇALVES, Francisco José. Filho de Domingos Gonçalves e de Isabel Esteves. // Lavrador. // Faleceu a 21/4/1879, no lugar de Adavelha, com 66 anos de idade, no estado de casado com Ana Quintela, e foi sepultado na igreja.

 

GONÇALVES, Germano. Filho de Manuel José Gonçalves e de Ana Rosa Domingues, lavradores, residentes no lugar de Soutomendo. Neto paterno de Manuel José Gonçalves e de Ana Domingues; neto materno de Manuel Luís Domingues e de Maria Vaz. Nasceu em Fiães a 13/1/1882 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinhos: João Domingues, solteiro, e sua irmã, Maria Domingues. // Faleceu em Córdova, Argentina, a 27/7/1972, com noventa anos de idade. 

 

GONÇALVES, Germano Cândido. Filho de António Vitorino Gonçalves e de Maria Ermelinda Gregório, lavradores, residentes em Vila do Conde. N.p. de Manuel José Gonçalves e de Maria Joaquina Vaz; n.m. de Manuel Gregório e de Maria Rosa Pereira. Nasceu a 20/2/1885 e foi batizado a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Domingues, solteiro, lavrador, de Candosa, e Maria Alves, solteira, jornaleira, de Ladronqueira.

 

GONÇALVES, Hermindo de Jesus. Filho de Ana Gonçalves, solteira, lavradora, da Jugaria. N.m. de Manuel José Gonçalves e de Maria Joaquina Vaz. Nasceu a 13/5/1883 e foi batizado a 20 desse mês e ano. Padrinhos: José Manuel Rodrigues, solteiro, serviçal, de Rouças, e Joaquina Rosa Alves, solteira, lavradora, de Ladronqueira.

 

GONÇALVES, Isabel. Filha de Pedro Gonçalves e de Antónia Domingues. // Lavradeira. // Faleceu a 18/10/1864, em Soutomendo de Baixo, com 76 anos de idade, casada com Manuel Domingues. // Fizera testamento. // Não deixou filhos.

 

GONÇALVES, Isabel. Filha de Manuel Gonçalves e de Isabel Afonso. // Lavradeira. // Faleceu a 24/7/1875, em Lapela, Fiães, com 70 anos de idade, viúva de Manuel Joaquim Marques. // Fizera testamento. // Não deixou filhos. 

 

GONÇALVES, Isabel Maria. // Casou com José Alves da Costa. // Faleceu em Vila do Conde, Fiães, a 15/5/1854, e foi sepultada na igreja do mosteiro no dia seguinte. 

 

GONÇALVES, Isaura. Filha de Delfina Gonçalves, solteira, jornaleira, moradora no lugar de Ladronqueira. Neta materna de José Joaquim Gonçalves e de Ana Fernandes. Nasceu em Fiães a 2/11/1904 e foi batizada na igreja católica local a 6 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Gomes, solteiro, proprietário, e Ludovina Domingues, solteira, doméstica. 

 

GONÇALVES, Jaime de Jesus. Filho de Maria Adelina Gonçalves, viúva, lavradeira, moradora no lugar de Pousafoles. Neto materno de Joaquim Gonçalves Fontes e de Emília Rosa Gomes de Sousa. Nasceu em Fiães a 25/11/1896 e foi batizado na igreja católica local a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco de Jesus Alves, solteiro, lavrador, e Joaquina Rosa Gonçalves, solteira, camponesa, ambos de Fiães.

 

GONÇALVES, João. // Faleceu no Hospital de Penamacor, bispado de Castelo Branco, onde trabalhava no ofício de pedreiro «como consta de uma certidão que me apresentaram datada de 4/1/1843», escreveu o padre António Luís Lourenço. // Estava casado com Isabel Cunha, de Soutomendo de Baixo, Fiães.

 

GONÇALVES, João Francisco. Filho de José Armando Gonçalves, soldado da G.N.R., e de Maria Olinda Domingues. Nasceu a --/--/19— e foi batizado na igreja de Fiães a --/--/1995. Padrinhos: Paulo Gonçalves, soldado da Guarda Nacional Republicana, e Paula Domingues, tia do batizando. // (VM 1041).  

 

GONÇALVES, João Manuel. // Faleceu na Beira Alta, a 19/3/1839, de uma morte cruel, com três facadas. // Era casado com Luisa Pires, de Lapela, Fiães. // Teve ofício da irmandade e uma (missa?). // Escreveu o pároco: «sua mulher não quis fazer mais nada

 

GONÇALVES, João Manuel. Nasceu em Portos de Cavaleiros, Castro Laboreiro, por volta de 1799. // Faleceu a 7/10/1877, no Fulão, Fiães, com 78 anos de idade, casado com Maria Rosa Ferreira, e foi sepultado na igreja no dia seguinte. // Deixou filhos casados, e uma filha solteira.   

 

GONÇALVES, Joaquim. // Faleceu a 24/3/1856, e foi sepultado na igreja a vinte e seis desse mês. // Era casado com Luisa (?) Esteves, de Chã de Cancela, Fiães.

 

GONÇALVES, Joaquim. // Faleceu no lugar de Portocarreiro, Fiães, a 21/8/1858, solteiro, e foi sepultado na igreja paroquial. 

 

GONÇALVES, Joaquim (da Fonte). Filho de Manuel Gonçalves e de Antónia Maria Vieites, lavradores. Nasceu em Fiães por volta de 1834. // Rural. // Faleceu a 6/10/1905, em sua casa de morada, sita no lugar da Jugaria, com todos os sacramentos da igreja católica, com 71 anos de idade, no estado de viúvo de Emília Rosa Gomes de Sousa, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no cemitério da sua freguesia de nascimento.

 

GONÇALVES, Joaquim. Filho de Manuel Luís Gonçalves e de Clara Vaz, jornaleiros, moradores no lugar de Ervedal. Neto paterno de Manuel Joaquim Gonçalves e de Maria Luísa Domingues; neto materno de Maria Rosa Vaz. Nasceu em Fiães a 28/4/1908 e foi batizado a 3 de Maio desse dito ano. Madrinha: Maria Conde, solteira, criada de servir. // Casou na CRCM a 15/10/1934 com a sua conterrânea Hermínia Domingues. // A sua esposa faleceu na freguesia de Fiães a 28/1/1971. // Lê-se no NM 1012, de 10/2/1952: «… quando no passado dia se dirigia em bicicleta para Monção ao chegar a Prado, numa das curvas, foi de encontro a um muro, o senhor Joaquim Gonçalves, casado, comerciante, do lugar de Alcobaça, Fiães, tendo sofrido vários ferimentos na cabeça e no rosto, recolhendo a sua casa por o seu estado não ser de gravidade

 

GONÇALVES, Joaquim Justino. Filho de Manuel António Gonçalves e de Rosa Domingues, de Chã da Cancela, Fiães. // Casou na igreja de Fiães a 13/5/1849, com Rosa Joaquina, filha de Manuel Esteves e de Maria Alves, da Candosa. Testemunhas do ato: Joaquim Esteves, de Soutomendo de Cima, e Manuel de Almeida, da Chã da Cancela.

 

GONÇALVES, Joaquina. Filha de --------- Gonçalves e de -------------------------. Nasceu por volta de 1839. // Faleceu em Fulão a --/--/1916, com 77 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 196, de 23/4/1916).

 

GONÇALVES, Joaquina. Filha de Manuel José Gonçalves e de Ana Luísa Domingues, de Lapela. N.p. de Manuel Gonçalves e de Antónia Enes; n.m. de Manuel José Domingues e de Maria Rosa Marques. Nasceu a 19/5/1853 e foi batizada a (?). Padrinhos: Caetano José Esteves, de Portocarreiro, e Maria Gonçalves, de Lapela.

 

GONÇALVES, Joaquina Rosa. Filha de Manuel Gonçalves e de Antónia Maria Vieites, lavradores. Nasceu em Fiães por volta de 1832. // Lavradeira. // Faleceu a 25/9/1900, no lugar de Ladronqueira, com 68 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, viúva de Manuel José Alves, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério.

 

GONÇALVES, Joaquina Rosa. Filha de Manuel Gonçalves e de Maria Joaquina Gonçalves. N.p. de Manuel Gonçalves e de Maria Vaz, todos da Jugaria; n.m. de Manuel José Gonçalves e de Maria Luísa Meleiro, de Lobiô, Rouças. Nasceu a 24/9/1842 e foi batizada a 27 (?) desse mês e ano. Padrinhos: António Lourenço e sua mulher, Joaquina Rosa, de Lobiô, Rouças.

 

GONÇALVES, Joaquina Rosa. Filha de Manuel Gonçalves e de Maria Luísa Marques, residentes em Soutomendo de Baixo. N.p. de Domingos Gonçalves e de Ana Maria Esteves, do dito lugar; n.m. de Domingos Marques e de Maria Rosa Gonçalves, de Adavelha. Nasceu a 3/2/1855 e foi batizada a 11 desse mês e ano. Padrinhos: padre José Joaquim Marques e Rosa Maria Marques, tios da batizanda. // Lavradeira. // Casou na igreja de Fiães a 25/6/1898 com o seu cunhado e conterrâneo, Manuel José Marques, de 46 anos de idade, lavrador, viúvo de Rosa Gonçalves, filho de Maria Marques. // Faleceu no sobredito lugar de Soutomendo de Baixo, Fiães, a 19/7/1957, viúva, com 102 anos de idade! 

 

GONÇALVES, Joaquina Rosa. Filha de Joaquim Gonçalves e de Emília Rosa Gomes de Sousa, lavradores, ele de Fiães e ela de Prado, residentes na Jugaria. N.p. de Manuel Gonçalves e de Antónia Maria Vieites; n.m. de José Caetano Gomes de Sousa e de Vicência Rosa Ferreira. Nasceu a 14/12/1866 e foi batizada a 17 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Gonçalves do Rego e sua filha, Joaquina, solteira, lavradores, da Jugaria.

 

GONÇALVES, José. Filho de Teresa Gonçalves da Fonte, solteira, camponesa. Nasceu em Fiães por volta de 1823. // Faleceu a 22/1/1908, em casa de uma sobrinha, sita no lugar da Jugaria, apenas com o sacramento da extrema-unção, com 85 anos de idade, no estado de solteiro, cego, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no cemitério local.  

 

GONÇALVES, José. Filho de Manuel António Gonçalves e de Maria Joaquina Vaz, moradores no lugar da Jugaria. Neto paterno de Manuel António Gonçalves e de Maria Luísa Vaz, do lugar de Lapela; neto materno de --------- José Vaz e de Gertrudes Alves, solteiros… Nasceu em Fiães entre 1835 e 1840. 

 

GONÇALVES, José. Filho de --------- Gonçalves e de -------------------------------. Nasceu por volta de 1862. // Faleceu no lugar de Alcobaça, freguesia de Fiães, a --/--/1916, com 55 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 231, de 7/1/1917).

 

GONÇALVES, José. Filho de Manuel Luís Gonçalves, jornaleiro, natural de Padrenda, Galiza, e de Clara Vaz, doméstica, natural de Fiães, moradores no lugar do Ervedal. Neto paterno de Manuel Joaquim Gonçalves e de Maria Luísa Domingues; neto materno de Maria Rosa Vaz. Nasceu em Fiães a 25/6/1905 e foi batizado na igreja católica local a 29 desse mês e ano. Madrinha: Maria Esteves, viúva, lavradeira.  

 

GONÇALVES, José Albano. Filho de Manuel Joaquim Gonçalves e de Maria Luisa Domingues, lavradores. // Faleceu no Fulão, onde os pais moravam, com apenas três semanas de vida, a 4/5/1876, e foi sepultado na igreja no dia seguinte.  

 

GONÇALVES, José Albano. Filho de Júlia Gonçalves. Nasceu na freguesia de Fiães a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 195, de 16/4/1916).

 

GONÇALVES, José António. Filho de António Gonçalves e de Luisa Esteves, residentes no lugar da Jugaria. N.p. de Manuel Gonçalves e de Maria Domingues, do dito lugar; n.m. de Pedro Esteves e de Isabel Esteves, de Lapela. Nasceu a 4/5/1850 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: António Domingues, solteiro, de Candosa, e Maria Gonçalves, irmã do batizando. // Lavrador. // Casou na igreja paroquial a 9/4/1883 com a sua conterrânea e parente no 4.º grau de consanguinidade Maria Luísa Esteves, de 23 anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar da Jugaria, filha de Manuel Esteves e de Maria José Vaz. Testemunhas presentes: Manuel José Gonçalves, solteiro, lavrador, e Francisco José Vaz, solteiro, lavrador, residentes na Jugaria. // Faleceu no dito lugar da Jugaria a --/--/1934 (Notícias de Melgaço n.º 221, de 28/1/1934).   

 

GONÇALVES, José Joaquim. Filho de António Gonçalves e de Maria Rosa Fernandes. // Lavrador. // Casou na igreja de Fiães a 18/8/1844, com a sua parente no 4.º grau de consanguinidade, Clara Joaquina, filha de Domingos Fernandes e de Domingas Vaz, ambos da Jugaria. Testemunhas do ato religioso: José Vaz, da Jugaria, e Joaquim Alves, viúvo, de Ladronqueira. // Faleceu na Jugaria, a 13/2/1863, com 57 anos de idade, viúvo de Clara Joaquina Fernandes. // Deixou uma filha.

 

GONÇALVES, José Joaquim (Rabasco?). Filho de Manuel Gonçalves e de Ana Esteves. // Faleceu a 18/10/1869 em Soutomendo de Baixo, com 48 anos de idade, casado com Maria Marques. // Deixou dois filhos. 

 

GONÇALVES, José Joaquim. Filho de Manuel Gonçalves (da Fonte) e de Antónia Maria Vieites. N.p. de Manuel Gonçalves e de Antónia Quintela, todos da Jugaria; n.m. de António Vieites e de Maria Josefa Domingues, da Eira, Rouças. Nasceu a 29/6/1838 e foi batizado a 4/7/1838. Padrinhos: Manuel Gonçalves do Rego e mulher, Maria Joaquina Gonçalves, da Jugaria. // Faleceu a 5/12/1840 e foi sepultado na igreja dois dias depois. Teve missa rezada.    

 

GONÇALVES, José Joaquim. Filho de Maria Rosa Gonçalves, solteira. N.m. de Manuel António Gonçalves e de Antónia Enes. Nasceu a 7/7/1844 e foi batizado a 10 desse mês e ano. Padrinhos: José Gonçalves e mulher, Ana Luísa Domingues, todos de Lapela, Fiães.

 

GONÇALVES, José Joaquim. Filho de Rosa Gonçalves, solteira. Neto materno de Manuel António Gonçalves e de Maria Luisa Vaz. Nasceu a 6/1/1852 e foi batizado a 11 desse mês e ano. Padrinhos: João Manuel Esteves e Maria Teresa Pires, solteiros, todos do lugar de Lapela.

 

GONÇALVES, José Joaquim. Filho de Joaquim Justino Gonçalves e de Rosa Esteves, moradores no lugar de Chão da Cancela, Fiães. N.p. de Manuel Gonçalves e de Rosa Domingues, do dito lugar; n.m. de Manuel Esteves e de Maria Alves, de Candosa. Nasceu a 1/6/1852 e foi batizado a 13 desse mês e ano. Padrinhos: José Alves, solteiro, de Ladronqueira, e Ana Domingues, viúva, de Soutomendo de Cima. // Lavrador. // Casou com Ana Luísa Fernandes. // Faleceu em Chão da Cancela a 2/9/1896, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casado, com filhos, e foi sepultado na igreja paroquial.

 

GONÇALVES, José Joaquim. Filho de Ana Gonçalves, solteira, lavradora, da Jugaria. N.m. de Manuel José Gonçalves e de Maria Vaz. Nasceu a 9/8/1880 e foi batizado a 12 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Esteves, solteiro, lavrador, da Cela, Rouças, e Maria Esteves, solteira, da Jugaria. 

 

GONÇALVES, José Joaquim. Filho de Alípio António Gonçalves e de Rosa Maria Alves. Nasceu em Fiães a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 92, de 22/3/1914).

 

GONÇALVES, José Luís. Filho de José Gonçalves e de Maria Marques, lavradores, residentes em Soutomendo de Baixo. N.p. de Manuel Gonçalves e de Maria Esteves; n.m. de Luís Marques e de Joaquina de Almeida. Nasceu a 16/12/1865 e foi batizado a 25 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos, lavradores, de Adavelha. // Rural. // Faleceu em Soutomendo de Baixo a 1/6/1895, solteiro, só com o sacramento da penitência, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado na igreja.

 

GONÇALVES, José Manuel. Filho de Manuel António Gonçalves e de Antónia Enes, de Lapela. // Casou na igreja de Fiães a 13/7/1842, com Ana Luísa, filha de Manuel Domingues e de Maria Rosa Marques. Testemunhas do ato religioso: Manuel António Gonçalves e Francisco José Domingues, solteiros, de Lapela.   

 

GONÇALVES, José Manuel. Filho de Manuel Gonçalves (Rego) e de Maria Joaquina Gonçalves. N.p. de Manuel Gonçalves e de Maria Vaz, da Jugaria; n.m. de Manuel Gonçalves e de Maria Luísa Meleiro, de Lobiô, Rouças. Nasceu a 3/5/1840 e foi batizado a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Gonçalves e sua filha, Rosa Joaquina, de Lobiô, Rouças.

 

GONÇALVES, José Maria. Filho de Manuel da Cunha Gonçalves e de Luísa Meleiro, moradores no lugar de Soutomendo de Baixo. N.p. de João Gonçalves e de Isabel Cunha, do dito lugar; n.m. de Francisco Meleiro e de Rosa Alves, de Pousafoles. Nasceu a 12/12/1852 e foi batizado a 24 desse mês e ano. Padrinhos: padre José Joaquim Marques, cura de Fiães, e sua irmã, Rosa Maria Marques. // Lavrador. // Casou na igreja da sua freguesia a 16/11/1885 com a sua conterrânea Maria Rosa Domingues (do Porto), de 27 anos de idade, solteira, camponesa, moradora em Soutomendo de Baixo, filha de Manuel Domingues e de Ana Maria Domingues. Testemunhas presentes: Manuel Joaquim Esteves, casado, camponês, de Adedela, e João Batista Domingues, solteiro, rural, de Soutomendo de Baixo. // Faleceu a 16/6/1902, em sua casa, sita em Soutomendo de Baixo, sem testamento, no estado de casado, com filhos, e foi sepultado no cemitério paroquial.    

 

GONÇALVES, José Maria. Filho de Manuel Gonçalves e de Maria Luísa Marques, de Soutomendo de Baixo. N.p. de Domingos Gonçalves e de Ana Maria Esteves; n.m. de Domingos José Marques e de Maria Rosa Gonçalves. Nasceu a 24/5/1862 e foi batizado a 29 desse mês e ano. Padrinhos: padre José Joaquim Marques, cura de Fiães, e Rosa Maria Marques, viúva, lavradeira, tios do batizando.   

 

GONÇALVES, José Maria. Filho de Joaquim Gonçalves e de Maria Fernandes, lavradores. N.p. de Manuel José Gonçalves e de Maria Joaquina Vaz; n.m. de Joaquim Fernandes e de Maria Domingues, todos da Jugaria. Nasceu a 9/9/1882 e foi batizado a 17 desse mês e ano. Padrinhos: José Domingues e sua mulher, Maria Alves. // Emigrou em 1912 para o Brasil (Correio de Melgaço n.º 26, de 1/12/1912). // Casou na CRCM a 30/8/1916, com Alexandrina Rosa, de 33 anos de idade, sua conterrânea, filha de António Augusto Alves e de Maria Rosa Vaz. // Faleceu em Fiães a 18/8/1920.

 

GONÇALVES, Júlia Augusta. Filha de Maria Adelina Gonçalves, viúva, jornaleira, natural de Fiães, moradora em Pousafoles. Neta materna de Joaquim Gonçalves (da Fonte) e de Emília Rosa de Sousa. Nasceu em Fiães a 15/3/1904 e foi batizada na igreja católica local a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Marques, solteiro, lavrador, e Clara Gonçalves, viúva, doméstica. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 28/2/1959. 

 

GONÇALVES, Júlia Rosa. Filha de Manuel José Gonçalves e de Maria José Alves, lavradores. // Faleceu em Vila do Conde a 15/7/1893, com apenas dez meses de idade, e foi sepultada na igreja.

 

GONÇALVES, Júlio. Filho de Maria Joaquina Gonçalves, lavradeira, moradora em Soutomendo de Baixo. Neto materno de Manuel Gonçalves e de Maria Luísa Marques. Nasceu em Fiães a 6/7/1896 e foi batizado na igreja católica da localidade a 8 desse dito mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Esteves e sua mulher, Rosa Maria Domingues, camponeses, do dito lugar de Soutomendo de Baixo. // Faleceu a 9/7/1896 e foi sepultado na igreja.  

 

GONÇALVES, Júlio. Filho de -------------- Gonçalves e de --------------------------------------. Nasceu em Fiães a --/--/19--. // Foi soldado da Guarda-Fiscal. // Em 1993 encontrava-se na reserva. Nesse ano foi acometido de derrame cerebral, tendo sido levado para a clínica “Clipóvoa”, sita na Póvoa de Varzim. // (VM 998).

 

GONÇALVES, Júlio Celestino. // Nasceu por volta de 1926. // Morreu em Fiães a --/--/2020, com 94 anos de idade (A Voz de Melgaço n.º 1443, de 1/10/2020). 

 

GONÇALVES, Justiniano. Filho de Manuel José Gonçalves e de Joaquina Rosa Alves, lavradores. // Faleceu no lugar da Jugaria a 1/8/1891, com apenas dois meses de idade, e foi sepultado na igreja paroquial.

 

GONÇALVES, Justiniano. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 69, de 20/7/1930: «vindo de Alverca, Beira Alta, onde tem residência, e acompanhado de sua esposa, chegou há dias a casa de seus pais, no lugar da Jugaria, onde vem passar uma temporada, o senhor Justiniano Gonçalves, recentemente chegado de Manaus, Brasil, onde é industrial

 

GONÇALVES, Ludovina. Filha de Manuel Gonçalves e de Maria Gonçalves, da Jugaria. N.p. de Manuel Gonçalves e de Maria Vaz, do dito lugar; n.m. de Manuel Gonçalves e de Maria Luísa Meleiro, de Lobiô, Rouças. Nasceu a 6/5/1845 e foi batizada a 12 desse mês e ano. Padrinhos: António Lourenço e sua mulher, Joaquina Gonçalves, de Lobiô, Rouças. 

 

GONÇALVES, Ludovina. Filha de Manuel Gonçalves e de Maria Gonçalves, da Jugaria. N.p. de Manuel Gonçalves e de Maria Vaz, do dito lugar; n.m. de Manuel Gonçalves e de Maria Luísa Meleiro, de Lobiô, Rouças. Nasceu a 27/9/1846 e foi batizada a 4 de Outubro desse ano. Padrinhos: António Lourenço e sua mulher, Joaquina Gonçalves, de Lobiô, Rouças.

 

GONÇALVES, Ludovina Rosa. Filha de Manuel José Gonçalves (Fecha) e de Maria Joaquina Vaz, da Jugaria. N.p. de Manuel António Gonçalves e de Maria Luísa Vaz, de Lapela; n.m. de Gertrudes Alves, solteira, da Jugaria. Nasceu a 16/7/1859 e foi batizada a 23 desse mês e ano. Padrinhos: José Gonçalves do Espírito Santo, irmão da neófita, e Maria Rosa Gonçalves, de Lapela, tia paterna da mesma. 

 

GONÇALVES, Ludovina Rosa. Filha de Joaquim Gonçalves, de Fiães, e de Emília Rosa Gomes de Sousa, de Prado, lavradores, residentes na Jugaria. N.p. de Manuel Gonçalves e de Maria Antónia Vieites; n.m. de José Caetano Gomes de Sousa e de Vicência Rosa Ferreira. Nasceu a 1/2/1864 e foi batizada a 7 desse mês e ano. Padrinhos: António Vaz e sua mulher, Rosa Gonçalves, lavradores, da Jugaria. 

 

GONÇALVES, Ludovina Rosa. Filha de Joaquim Gonçalves, de Fiães, e de Emília Rosa Gomes de Sousa, de Prado, lavradores, residentes na Jugaria. N.p. de Manuel Gonçalves (da Fonte) e de Antónia Maria Vieites; n.m. de José Caetano Gomes de Sousa e de Vicência Rosa Ferreira. Nasceu a 18/4/1869 e foi batizada a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Gonçalves do Rego, casado, lavrador, e sua filha, Joaquina Rosa, solteira, da Jugaria. 

 

GONÇALVES, Ludovina Rosa. Filha de Vitorino Joaquim Gonçalves e de Maria Joaquina Domingues, lavradores, da Jugaria. N.p. de Manuel José Gonçalves e de Maria Joaquina Gonçalves; n.m. de Luís Domingues e de Maria José Gonçalves. Nasceu a 24/2/1883 e foi batizada a 27 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós paternos, lavradores, da Jugaria. // Faleceu em Fiães a 27/5/1964.

 

GONÇALVES, Ludovina Rosa. Filha de Delfina Gonçalves, solteira, camponesa, moradora no lugar de Ladronqueira. Neta materna de José Joaquim Gonçalves e de Ana Fernandes. Nasceu em Fiães a 29/3/1901 e foi batizada na igreja católica local a 7 de Abril do dito ano. Padrinhos: António Esteves, solteiro, lavrador, de Ladronqueira, e Ludovina Rosa Domingues, solteira, camponesa, do lugar da Candosa.

 

GONÇALVES, Luís. Filho de Manuel Gonçalves e de Benedita Domingues, lavradores, de Lapela. Neto paterno de Rosa Gonçalves, solteira; neto materno de Carlos Domingues e de Angélica Domingues, de Alcobaça, Lamas de Mouro. Nasceu a 22/6/1873 e foi batizado a 29 desse mês e ano. Padrinhos: António Domingues e sua irmã, Rosa Domingues, de Alcobaça.   

 

GONÇALVES, Luís Carlos. Filho de ----------- Gonçalves e de --------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Casou com Alzira Domingues. // Residiram no lugar de Candosa, freguesia de Fiães. // Em 1997 era o único produtor de fumeiro e presunto de Fiães. // Com geração. // (VM 1065).   

 

GONÇALVES, Luis Manuel. Filho de Manuel António Gonçalves e de Maria Luisa Vaz. // Casou na igreja de Fiães a 21/9/1843 com Ana, filha de José Esteves e de Antónia Maria Gonçalves, ambos de Lapela, Fiães. Testemunhas do ato religioso: Manuel José Gonçalves e Caetano Vaz, do lugar da Jugaria.

 

GONÇALVES, Luisa. // Casou com José Luis Esteves, de Pousafoles. // Faleceu a 3/7/1851 e foi sepultada na igreja do mosteiro no dia seguinte.

 

GONÇALVES, Manuel. Filho de Pedro Gonçalves e de Isabel Domingues, residentes no lugar de Pousafoles. // Faleceu no estado de solteiro, a 29 de Agosto (ou Setembro) de 1838, e foi sepultado na igreja no dia seguinte. // Teve ofício de corpo presente da irmandade. // Seus herdeiros pagaram-lhe três ofícios e quinze missas. 

 

GONÇALVES, Manuel. // Faleceu a 18/11/1838, viúvo de Ana Esteves, de Soutomendo de Baixo, e foi sepultado na igreja do mosteiro no dia seguinte. // Teve ofício de corpo presente da irmandade. // Os seus herdeiros pagaram três ofícios e 40 missas.  

 

GONÇALVES, Manuel. // Faleceu a 21/9/1839, no estado de viúvo de Maria Domingues, do lugar de Azevinhos, Fiães, e foi sepultado na igreja no dia seguinte. Teve ofício de corpo presente da irmandade. O seu filho pagou três ofícios (um grande e dois pequenos) e 44 missas. 

 

GONÇALVES, Manuel (Lapela). // Faleceu em Ladronqueira, no estado de casado, a 12/7/1843, e foi sepultado na igreja do mosteiro no dia seguinte. 

 

GONÇALVES, Manuel. // Faleceu na Jugaria, solteiro, demente, a 21/10/1843, e foi sepultado na igreja do mosteiro. // Rezaram-lhe 28 missas por sua alma. 

 

GONÇALVES, Manuel. // Faleceu no lugar dos Lourenços, Fiães, solteiro, a 20/5/1846, e foi sepultado na igreja do mosteiro a 22 desse mês e ano. // Fez testamento, no qual solicitava que lhe rezassem 200 missas!

 

GONÇALVES, Manuel. // Faleceu na Jugaria, a 12/3/1851, solteiro, demente, e foi sepultado na igreja do mosteiro no dia seguinte. 

 

GONÇALVES, Manuel. Filho de Manuel Gonçalves e de Maria Vaz, da Jugaria. // Casou na igreja de Fiães a 15/12/1835, com Maria Joaquina, filha de Manuel Gonçalves e de Maria Luisa Meleiro, de Lobiô, Rouças. Testemunhas do ato religioso: António Gonçalves do Rego e Manuel Gonçalves da Fonte. (Padre João Manuel Meleiro). 

 

GONÇALVES, Manuel. Filho de Manuel Gonçalves (Rovisco) e de Ana Luísa Esteves. Nasceu por volta de 1810. // Lavrador. // Faleceu em Soutomendo de Cima a 6/9/1882, com 72 anos de idade, casado com Maria Gregório, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja. // Deixou três filhos.

 

GONÇALVES, Manuel. Filho de Domingos Gonçalves e de Isabel Esteves. // Nasceu em Fiães. // Lavrador. // Faleceu em Senra, Lamas de Mouro (onde residia), a 24/5/1881, no estado de viúvo de Maria Caetana Afonso, natural de Paços, e foi sepultado na igreja de Lamas de Mouro. // Com geração.

 

GONÇALVES, Manuel. Filho de Domingos Gonçalves e de Ana Maria Esteves. // Casou na igreja de Fiães a 4/12/1837, com Maria, filha de Manuel Domingues e de Isabel Gonçalves. Testemunhas do ato religioso: Agostinho Vaz; Manuel Gonçalves; e Joaquim Pinheiro, todos de Soutomendo de Baixo.

 

GONÇALVES, Manuel. Filho de José Gonçalves e de Ana Luísa Marques, de Lapela. N.p. de Manuel Gonçalves e de Antónia Enes; n.m. de Manuel Marques e de Maria Antónia Lourenço. Nasceu a 4/3/1844 e foi batizado a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Esteves, viúvo, de Portocarreiro, e Maria Rosa Gonçalves, de Lapela.  

 

GONÇALVES, Manuel. Filho de Maria Rosa Gonçalves. Nasceu na freguesia de Fiães a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 34, de 26/1/1913).

 

GONÇALVES, Manuel. Filho de Deolinda Rosa Gonçalves. Nasceu em Fiães a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 56, de 6/7/1913). // Faleceu no lugar da Jugaria, Fiães, a --/--/1914, com apenas dezasseis meses de idade (Correio de Melgaço n.º 123, de 3/11/1914).  

 

GONÇALVES, Manuel Alberto. // Nasceu em Fiães a --/--/19--. // Casou com Maria Cândida Afonso, natural de Parada do Monte. // Emigrantes em França. // Ver “A Voz de Melgaço” de 1/1/2023, página 21.

 

GONÇALVES, Manuel António. Filho de Manuel António Gonçalves e de Antónia Enes. Nasceu por volta de 1802. // Lavrador. // Faleceu a 24/8/1872, em Lapela, Fiães, com 70 anos de idade, viúvo de Antónia Alves. // Deixou uma filha.   

 

GONÇALVES, Manuel António. Filho de João Gonçalves e de Isabel da Cunha, rurais, residentes em Soutomendo de Baixo. Nasceu em Fiães por volta de 1815. // Lavrador. // Casou na igreja da sua freguesia natal a 16/10/1848, com Luisa, filha de Francisco Meleiro e de Rosa Alves, de Pousafoles. Testemunhas do ato religioso: José Manuel Fernandes, mestre-escola em Fiães, e Manuel Francisco Meleiro, do Faval. // Faleceu no lugar de Soutomendo Baixo a 2/1/1900, com 85 anos de idade, com os sacramentos da penitência e da extrema-unção, no estado de viúvo, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja.    

 

GONÇALVES, Manuel António. Filho de Manuel José Gonçalves e de Ana Gonçalves, de Lobiô, Rouças. // Casou na igreja de Fiães a 13/6/1852, com Ana Joaquina, filha de Francisco Domingues e de Maria José Vieites, da Jugaria, Fiães. Testemunhas do ato religioso: Gaspar Soeiro e Francisco Domingues, da Jugaria.   

 

GONÇALVES, Manuel António. Filho de Manuel António Gonçalves e de Luísa Esteves. N.p. de Manuel Gonçalves e de Maria Domingues, todos do lugar de Azevinhos, Fiães; n.m. de Pedro Esteves e de Isabel Vaz, de Lapela. Nasceu a 4/5/1848. // Lavrador. // Faleceu na Jugaria a 21/1/1895, com 47 anos de idade, casado com Maria Rosa Vaz, com todos os sacramentos, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado na igreja.    

 

GONÇALVES, Manuel António. Filho de José Gonçalves e de Ana Luísa Marques. N.p. de Manuel Gonçalves e de Antónia Enes; n.m. de Manuel Marques e de Antónia Lourenço, todos de Lapela. Nasceu a 19/5/1853 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Caetano José Esteves, viúvo, do lugar de Portocarreiro, e Maria Gonçalves, solteira, do lugar de Lapela.

 

GONÇALVES, Manuel António. Filho de Manuel José Gonçalves, solteiro, (de?), e de Maria Gregório, solteira, de Soutomendo de Cima. N.p. de Manuel Gonçalves e de Ana Luísa Esteves; n.m. de Manuel Gregório e de Maria Rosa Alves. Nasceu a 22/2/1857 e foi batizado a 29 desse mês e ano. Padrinhos: António Marques, viúvo, de Soutomendo de Baixo, e Maria Domingues, solteira, de Soutomendo de Cima. (o pai do batizando assinou).   

 

GONÇALVES, Manuel António. // Nasceu por volta de 1887. // Morreu no lugar de Balsada a --/--/1929, com 72 anos de idade (NM 34, de 13/10/1929).  

 

GONÇALVES, Manuel António. Filho de Manuel José Gonçalves e de Maria Joaquina Gonçalves, lavradores, do Fulão. N.p. de José Manuel Gonçalves e de Ana Luísa Domingues, de Lapela; n.m. de João Manuel Gonçalves e de Maria Rosa Ferreira, do Fulão. Nasceu a 1/7/1875 e foi batizado a 3 desse mês e ano. Padrinhos: o avô materno e a tia materna, Rosa Gonçalves, solteira. // Faleceu a 15/8/1878 e foi sepultado na igreja.  

 

GONÇALVES, Manuel Augusto. Filho de ----------------------- e de ---------------------------. Nasceu em ----------, a --/--/1948. // Morreu no lugar de Pousafoles, freguesia de Fiães, a --/--/2022, com 74 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/7/2022).

 

GONÇALVES, Manuel do Espírito Santo. Filho de Delfina Gonçalves, solteira, jornaleira, moradora em Chão da Cancela. Neto materno de José Joaquim Gonçalves e de Ana Fernandes. Nasceu em Fiães a 30/9/1905 e foi batizado na igreja católica local a 8 de Outubro desse ano. Padrinhos: Manuel do Espírito Santo Esteves e Maria Rosa Alves, solteiros, lavradores. // Faleceu a 4/2/1906 e foi sepultado no cemitério local.

 

GONÇALVES, Manuel Francisco. Filho de Joaquim Gonçalves e de Joaquina Afonso, lavradores, do Fulão. N.p. de Fracisco José Gonçalves e de Ana Quintela; n.m. de Manuel Francisco Afonso e de Luísa Esteves. Nasceu a 14/4/1869 e foi batizado a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Rodrigues e sua mulher, Rosa Esteves, lavradores, do lugar do Fulão. 

 

GONÇALVES, Manuel Joaquim. Filho de Ana Gonçalves, viúva. // Casou na igreja de Fiães a 30/9/1844, com Rosa Maria, filha de António Domingues e de Maria Alves, de Alcobaça, Fiães. Testemunhas do ato religioso: António Joaquim Domingues e Manuel Alves, do dito lugar. 

 

GONÇALVES, Manuel Joaquim. Filho de Francisco Gonçalves e de Ana Quintela, lavradores, residentes em Adavelha. N.p. de Domingos Gonçalves e de Isabel Esteves; n.m. de Domingos Quintela e de Ângela Vaz. / Tinha 30 anos de idade, era solteiro, quando casou na igreja de Fiães, a 16/9/1860, com a sua parente no 4.º grau de consanguinidade, Joaquina, de 27 anos de idade, solteira, fenalense, filha de Manuel Afonso e de Luisa Esteves, lavradores, do Fulão; neta paterna de Teodoro Afonso e de Maria Marques, do Fulão, e neta materna de João Esteves e de Luisa Quintela, da Cela. Testemunhas do ato religioso: Francisco Esteves, casado, lavrador, do Fulão, e Domingos Marques, casado, lavrador, de Adavelha.

 

GONÇALVES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Gonçalves (do Rego) e de Maria Joaquina Gonçalves. N.p. de Manuel Gonçalves (do Rego) e de Maria Vaz, todos da Jugaria; n.m. de Manuel José Gonçalves e de Maria Luísa Meleiro, de Lobiô, Rouças. Nasceu a 6/8/1838 e foi batizado a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Gonçalves e sua irmã, Joaquina Rosa Gonçalves, tios do bebé, de Lobiô, Rouças.     

 

GONÇALVES, Manuel Joaquim. Filho de Domingas Angélica Gonçalves, solteira, de Lapela. Neto materno de António Manuel Gonçalves e de Maria Luísa Vaz, do dito lugar. Nasceu a 12/6/1840 e foi batizado a 18 desse mês e ano. 

 

GONÇALVES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel José Gonçalves e de Maria Joaquina Vaz, da Jugaria. N.p. de Manuel António Gonçalves e de Maria Luísa Vaz, de Lapela; n.m. de José Vaz, solteiro, e de Gertrudes Alves, da Jugaria. Nasceu a 31/3/1844 e foi batizado a 7 de Abril desse mesmo ano. Padrinhos: Manuel Domingues (Canejas) e sua mulher, Isabel Pires, de Lapela.

 

GONÇALVES, Manuel Joaquim. Filho de Luís Gonçalves e de Ana Esteves. Neto paterno de Manuel António Gonçalves e de Maria Luísa Vaz; neto materno de José Esteves e de Antónia Maria Gonçalves. Nasceu a 18/1/1847 e foi batizado a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel (?) José Gonçalves e mulher, Maria Alves, todos de Lapela. (É capaz de ser o mesmo senhor que morreu a 18/5/1876, na Vila de Collado de Vilhalba, província de Madrid, casado com Maria Ana de Oliveira, do Ervedal, Fiães, sendo sepultado no cemitério daquela Vila espanhola; deixou três filhos menores. A dúvida consiste no seguinte: no assento diz-se que ele é filho de Luís Gonçalves e de Ana Maria Esteves, lavradores, de Lapela, Fiães, e que morreu com 40 anos de idade, o que não corresponde à data de nascimento). 

 

GONÇALVES, Manuel Joaquim. Filho de José Gonçalves e de Ana Luísa Domingues. Neto paterno de Manuel António Gonçalves e de Antónia Enes; neto materno de Manuel Domingues e de Maria Rosa Marques, todos de Lapela. Nasceu a 23/2/1847 e foi batizado a 27 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos (por seu procurador, Manuel Joaquim Marques). 

 

GONÇALVES, Manuel Joaquim. Filho de João Manuel Gonçalves e de Maria Rosa Ferreira, residentes no lugar do Fulão, Fiães. N.p. de Mateus Gonçalves e de Francisca Alves, do Porteiro, Castro Laboreiro; n.m. de Sebastião Ferreira e de Domingas Gonçalves, do Fulão. Nasceu a 13/7/1847 e foi batizado a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Alves e Francisca Gonçalves, solteira, do lugar de Porteiro. // Lavrador. // Faleceu a 2/12/1909, em sua casa de morada, sita no lugar de Fulão, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casado com Maria Luísa Domingues, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no cemitério.    

 

GONÇALVES, Manuel Joaquim. Filho de Joaquim Gonçalves e de Rosa Esteves, de Ladronqueira. N.p. de Manuel Gonçalves e de Rosa Domingues, do dito lugar; n.m. de Manuel Esteves e de Maria Alves, de Candosa. Nasceu a 25/3/1850 e foi batizado a 7 de Abril desse mesmo ano (já fora batizado em casa por Ana, filha de Agostinho Vaz, de Soutomendo de Baixo, que depois apadrinharam a criança na igreja).

 

GONÇALVES, Manuel Joaquim. Filho de José Joaquim Gonçalves e de Maria Marques, lavradores, de Soutomendo de Baixo. N.p. de Manuel Gonçalves e de Ana Luísa Esteves; n.m. de Luís Marques e de Joaquina de Almeida. Nasceu a 13/9/1863 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos, de Adavelha. // Casou na igreja de Chaviães a 5/11/1891 com Ludovina Rosa Pires, de 46 anos de idade, solteira, chavianense, moradora no lugar de Corveira, filha de Maria Joaquina Pires. Testemunhas: Caetano José Pires, lavrador, e sua mulher, Maria Joaquina Domingues, moradores no lugar de Gondufe, Chaviães.

 

GONÇALVES, Manuel Joaquim. Filho de Benita Gonçalves, solteira, lavradora, do lugar da Rubinha, Padrenda, Tui. N.m. de Bernardino Gonçalves e de Rosa Gonçalves. Nasceu a 5/3/1867 e foi batizado no dia seguinte. Madrinha: Maria Joaquina Alves, solteira, lavradora, de Pousafoles.

 

GONÇALVES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Gonçalves, de Fiães, e de Benedita Domingues, de Lamas de Mouro, lavradores, residentes em Lapela. N.p. de Rosa Gonçalves, solteira, de Lapela; n.m. de Carlos Domingues e de Angélica Domingues, de Alcobaça, Lamas. Nasceu a 6/6/1869 e foi batizado a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Rosa Domingues, viúva, lavradeira, e seu filho, Joaquim Domingues, solteiro, de Alcobaça, Fiães.

 

GONÇALVES, Manuel Joaquim. Filho de Joaquim Gonçalves, de Fiães, e de Emília Rosa Gomes de Sousa, de Prado, lavradores, residentes na Jugaria. N.p. de Manuel Gonçalves (da Fonte) e de Antónia Maria Vieites; n.m. de José Caetano Gomes de Sousa e de Vicência Rosa Ferreira. Nasceu a 27/5/1871 e foi batizado a 31 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô paterno, lavrador, viúvo, da Jugaria, e Maria Joaquina de Castro, casada, lavradeira, da Gave. // Faleceu com apenas dois anos de idade.     

 

GONÇALVES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Joaquim Gonçalves e de Mariana de Oliveira, do Ervedal. N.p. de Luís Gonçalves e de Ana Maria Esteves; n.m. de João Batista de Oliveira e de Maria Rosa Esteves. Nasceu a 8/4/1872 e foi batizado a (?). Padrinhos: Manuel Jose Marques e sua mulher, Maria Gregório, lavradores, de Adavelha. // Faleceu a 24/10/1942 (?).

 

GONÇALVES, Manuel Joaquim. Filho de Joaquim Gonçalves e de Maria Fernandes, lavradores, residentes na Jugaria. N.p. de Manuel José Gonçalves e de Maria Joaquina Vaz; n.m. de Joaquim Fernandes e de Maria Domingues. Nasceu a 15/4/1886 e foi batizado a 18 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó materna, viúva, lavradeira, da Jugaria, e Manuel Joaquim Fernandes, casado, lavrador, dos Oleiros, Rouças. // Faleceu na Jugaria a 20/2/1896 e foi sepultado na igreja paroquial.   

 

GONÇALVES, Manuel Joaquim Tobias. Filho de Alípio António Gonçalves, natural de São Paio, soldado da Guarda-Fiscal, e de Rosa Maria Alves, lavradeira, natural de Fiães, onde moravam, no lugar de Pousafoles. Neto paterno de Maria José Gonçalves; neto materno de Tobias Alves e de Benita Gonçalves. Nasceu em Fiães a 3/8/1907 e foi batizado na igreja católica local a 6 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Domingues, casado, lavrador, e Cândida Gonçalves, solteira, camponesa. // Faleceu a 28/1/1908 e foi sepultado no cemitério.

 

GONÇALVES, Manuel Joaquim. Filho de Albertina Augusta Gonçalves. Nasceu em Fiães a --/--/1932 (NM 154, de 19/6/1932).

 

GONÇALVES, Manuel [José] (da Fonte). Filho de Manuel Gonçalves e de Antónia Quintela. // Lavrador. // Faleceu a 25/12/1874, no lugar da Jugaria, com setenta e nove anos de idade, no estado de viúvo de Antónia Maria Vieites. // Fizera testamento. // Deixou cinco filhos. 

 

GONÇALVES, Manuel José. Filho de João Gonçalves e de Luisa Pires. // Lavrador. // Nasceu por volta de 1813. // Faleceu a 15/8/1873, sem poder falar, em Lapela, Fiães, com sessenta anos de idade, casado com Teresa Domingues. // Deixou dois filhos. 

 

GONÇALVES, Manuel José. Filho de Manuel António Gonçalves e de Maria Luísa Vaz. Nasceu por volta de 1816. // Lavrador. // Faleceu no lugar da Jugaria a 6/2/1886, com 70 anos de idade, casado com Maria Joaquina Vaz, sem sacramentos, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja paroquial.

 

GONÇALVES, Manuel José. Filho de Manuel Gonçalves e de Maria Vaz. Nasceu por volta de 1817. // Lavrador. // Faleceu no lugar da Jugaria a 17/8/1883, com 66 anos de idade, casado com Maria Joaquina Gonçalves, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado no adro da igreja paroquial. // Deixou filhos. // Nota: foi o primeiro cadáver a ser enterrado fora da igreja.  

 

FONTES, Manuel José (o Fontes). Filho de Manuel José Gonçalves (da Fonte) e de Maria Antónia (ou Antónia Maria) Vieites, do lugar da Igreja, ou Jugaria, freguesia de Fiães. Nasceu e foi batizado na freguesia de Fiães por volta de 1822. // Negociante. // Tinha setenta anos de idade, estava viúvo de Maria Engrácia Gonçalves (falecida na freguesia da Gave), morava no lugar de Aldeia Grande, Parada do Monte, quando casou na igreja paroquial de Parada do Monte a 2/4/1892 com Angelina Esteves, de trinta e sete anos de idade, solteira, natural da Gave, filha de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Luísa Rodrigues, ambos naturais da dita freguesia da Gave. Testemunhas presentes: Manuel Pereira, do lugar de Tabulado, e Manuel Alves, do lugar de Coto Santo, solteiros, lavradores, naturais de Parada do Monte. // Morreu no lugar de Aldeia Grande, Parada do Monte, a 9/1/1902, com oitenta anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casado com a sobredita Angelina Esteves, natural da Gave, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja paroquial. // (ver a sua geração na freguesia de Parada do Monte, no apelido Gonçalves e no apelido Fontes).  

 

GONÇALVES, Manuel José. Filho de Manuel José Gonçalves e de Maria Joaquina Vaz, moradores no lugar da Jugaria. N.p. de Manuel António Gonçalves e de Maria Luísa Vaz, de Lapela; n.m. de José Vaz e de Gertrudes Alves, da Jugaria. Nasceu a 22/11/1841 e foi batizado a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Gonçalves do Rego e sua mulher, Maria Joaquina Gonçalves, da Jugaria. // Casou na igreja de Fiães a 14/7/1882 com a sua conterrânea e parente no 2.º grau de consanguinidade Maria José Alves, de 24 anos de idade, solteira, filha de Manuel José Alves e de Libânia Alves, camponeses, moradores no lugar de Vila do Conde, Fiães. // Nota: no assento de casamento diz-se que ele tinha 38 anos de idade!   

 

GONÇALVES, Manuel José. Filho de Maria Joana Gonçalves, solteira, do lugar de Virtelo, Cousso. Neto materno de Francisco Manuel Gonçalves e de Maria Joaquina Gonçalves, do dito lugar. Nasceu a 20/1/1845 e foi batizado na igreja de Fiães a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Afonso e sua mulher, Clara Gonçalves, de Alcobaça, Fiães.

 

GONÇALVES, Manuel José. Filho de Manuel António Gonçalves e de Antónia Alves, moradores em Lapela, Fiães. N.p. de Manuel António Gonçalves e de Antónia Enes, fenalenses; n.m. de Manuel António Alves e de Maria Rosa Domingues, castrejos, de Portelinha. Nasceu a 4/2/1845 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: Isidoro Alves (por procuração que fez a Domingos Esteves “Calçada”, de Lapela), e sua mulher, Domingas Pires, da Assureira, Fiães.  

 

GONÇALVES, Manuel José. Filho de Rosa Gonçalves, solteira, do lugar de Lapela. Neto materno de Manuel António Gonçalves e de Maria Luísa Vaz, do dito lugar. Nasceu a 28/4/1845 e foi batizado a 4/5/1845. Padrinhos: Manuel José Gonçalves e sua mulher, Maria Joaquina Vaz, da Jugaria. (Deve ser o mesmo senhor que morreu a 1/7/1879, em Lapela, Fiães, casado com Benedita Domingues, sendo sepultado na igreja; deixou quatro filhos menores. A dúvida consiste no seguinte: o padre escreveu no assento que ele tinha 37 anos de idade, o que não corresponde com a data de nascimento. Era lavrador).  

 

GONÇALVES, Manuel José. Filho de José Manuel Gonçalves e de Ana Luisa Domingues, de Lapela, Fiães. // Faleceu a 2/11/1877, no Fulão, com 30 anos de idade, casado com Maria Joaquina Gonçalves, e foi sepultado na igreja no dia seguinte. // Deixou dois filhos (ver Maria Rosa).  

 

GONÇALVES, Manuel José. Filho de José Gonçalves e de Clara Fernandes. N.p. de António Gonçalves e de Maria Fernandes; n.m. de Domingos Fernandes e de Domingas Vaz, todos da Jugaria. Nasceu a 11/6/1849 e foi batizado nesse mesmo dia. Padrinhos: Manuel Esteves e sua mulher, Maria Rosa Gonçalves, tios do batizando, da Jugaria.  

 

GONÇALVES, Manuel José. Filho de Manuel José Gonçalves, natural de Fiães, e de Maria Joaquina Gonçalves, natural de Rouças, residentes na Jugaria. N.p. de Manuel Gonçalves e de Maria Vaz, do dito lugar; n.m. de Manuel José Gonçalves e de Maria Luísa Meleiro, de Lobiô, Rouças. Nasceu a 14/3/1852 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos. // Lavrador. // Casou na igreja da sua freguesia natal a 4/4/1886 com a sua conterrânea e parente, Joaquina Rosa Alves, de 24 anos de idade, solteira, camponesa, filha de Francisco Alves e de Maria José Gonçalves da Fonte, fenalenses.   

 

GONÇALVES, Manuel José. Filho de Manuel José Gonçalves e de Teresa Domingues, de Lapela. N.p. de João Gonçalves e de Luísa Pires; n.m. de António Domingues e de Maria Rosa Alves. Nasceu a 15/3/1872 e foi batizado a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Domingues, solteiro, lavrador, e Rosa Maria Domingues, viúva, lavradeira, ambos de Alcobaça.

 

GONÇALVES, Manuel José. Filho de Vitorino Gonçalves e de Maria Melindra Gregório, lavradores, de Vila do Conde. N.p. de Manuel José Gonçalves e de Maria Joaquina Vaz, da Jugaria; n.m. de Manuel Gregório e de Maria Pereira, de Vila do Conde. Nasceu a 28/8/1875 e foi batizado a 5 de Setembro desse mesmo ano. Padrinhos: José Gonçalves e sua irmã, Maria Gonçalves, solteiros, do lugar da Jugaria.

 

GONÇALVES, Manuel José. Filho de Joaquim Gonçalves e de Maria Domingues, lavradores. N.p. de Manuel José Gonçalves e de Maria Joaquina Vaz; n.m. de Joaquim Fernandes e de Maria Domingues. Nasceu a 11/4/1880 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: José Domingues e sua mulher, Maria Alves, lavradores, todos da Jugaria. // (Faleceu ainda bebé).

 

GONÇALVES, Manuel José. Filho de José Joaquim Gonçalves e de Ana Luisa Fernandes, lavradores, residentes em Chão da Cancela. N.p. de Joaquim Gonçalves e de Rosa Alves; n.m. de Joaquim Fernandes e de Maria Domingues. Nasceu a 3/4/1885 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: José Luis Domingues e sua mulher, Maria Joaquina Alves, lavradores, residentes no lugar da Jugaria. 

 

GONÇALVES, Manuel Luís. Filho de ---------- Gonçalves e de --------------------------------. Nasceu por volta de 1866. // Faleceu em Ervedal, Fiães, a --/--/1916, com 50 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 183, de 23/1/1916).

 

GONÇALVES, Manuel Maria. Filho de Luis Manuel Gonçalves e de Ana Maria Esteves. N.p. de Manuel António Gonçalves e de Maria Luisa Vaz; n.m. de José Esteves e de Antónia Maria Gonçalves, todos de Lapela. Nasceu a 19/2/1851 e foi batizado a 2 de Março desse ano. Padrinhos: Domingos Fernandes e irmã, Rosa Maria, de Lapela. 

 

GONÇALVES, Manuel Paulo. Filho de Júlio Gonçalves e de Maria Alice Domingues, fenalenses. Nasceu a --/--/19--. // Foi promovido a cabo da GNR em 1996; prestava serviço no Quartel Operacional de Santa Bárbara, em Lisboa.

 

GONÇALVES, Marçal Joaquim. Filho de --------- Gonçalves e de ----------------------------. Nasceu por volta de 1931. // Faleceu no lugar da Jugaria, Fiães, a --/--/1933, com apenas dezasseis meses de idade (NM 205, de 20/8/1933). 

 

GONÇALVES, Marcelina. Filha de José Gonçalves e de Ana Luísa Domingues, lavradores. Neta paterna de Manuel Gonçalves e de Antónia Enes; neta materna de Manuel José Domingues e de Maria Rosa Marques, todos do lugar de Lapela. Nasceu em Fiães a 20/2/1857 e foi batizada a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Domingues e (sua irmã?) Joaquina Domingues, tios da neófita. // Jornaleira. // Faleceu a 7/5/1896, no lugar da Cela, freguesia de Rouças, com os sacramentos da penitência e da extrema-unção, no estado de solteira, sem testamento, com três filhos, e foi sepultada no cemitério de Rouças. // Mãe de Manuel Gonçalves (1885-1904), de Laurinda Gonçalves, e de … (ver em Rouças).

 

GONÇALVES, Margarida. Filha de Manuel Batista Gonçalves, natural de Rouças, e de Júlia Rosa Domingues (Gonçalves), natural de Fiães. Nasceu na freguesia de Fiães, concelho de Melgaço, a --/--/1931 (Notícias de Melgaço n.º 112, de 7/6/1931). // Professora. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1571, de 3/10/1965: (fala do seu casamento, o qual se realizou a 25/9/1965 na igreja do mosteiro de Fiães, com António Esteves Marques, filho de César Augusto Marques e de Balbina Esteves, proprietários e comerciantes na freguesia de Segude, concelho de Monção; o almoço foi servido no restaurante do Hotel Rocha, sito no Peso). // Margarida era irmã do Dr. Elpídio Gonçalves, notário.

 

GONÇALVES, Margarida da Conceição. Filha de Joaquina Rosa Gonçalves, solteira, doméstica, moradora no lugar da Jugaria. Neta materna de Joaquim Gonçalves (da Fonte) e de Emília Rosa de Sousa. Nasceu em Fiães a 18/7/1904 e foi batizada na igreja católica local a 21 desse mês e ano. Padrinhos: José Maria Gonçalves e Maria Alves, solteiros, trabalhadores. // Casou na CRCM a 26/6/1935 com Feliciano Cândido de Azevedo (Barroso), comerciante na Vila, nascido em Prado a 16/8/1857, com quem já vivia maritalmente havia mais de dez anos. // Faleceu na freguesia da Vila a 17/10/1941. // Mãe de Narcisa Cândida Barroso, entre outros (ver na Vila).     

 

GONÇALVES, Margarida da Conceição. Filha de Abel Augusto Gonçalves e de Angelina Augusta Gonçalves. Nasceu em Fiães a --/--/1931 (Notícias de Melgaço n.º 114, de 21 de Junho de 1931).

 

GONÇALVES, Maria (…). // Faleceu no lugar da Jugaria, no estado de solteira, a 5/5/1844, e foi sepultada na igreja do mosteiro no dia seguinte. Os herdeiros mandaram rezar 45 missas por sua alma.

 

GONÇALVES, Maria. // Faleceu em Soutomendo de Baixo, solteira, a 2/2/1845, e foi sepultada na igreja do mosteiro a quatro desse mês e ano.

 

GONÇALVES, Maria. Filha de Teresa Gonçalves, da Jugaria. // Faleceu solteira, a 23/7/1853, e foi sepultada na igreja do mosteiro no dia seguinte.

 

GONÇALVES, Maria. // Faleceu em Lapela, Fiães, solteira, a 8/2/1854, e foi sepultada na igreja do mosteiro a 10 desse mês e ano.

 

GONÇALVES, Maria. // Faleceu a 31/7/1856 e foi sepultada na igreja a 1/8/1856. // Estava casada com António Marques (“Paciência”), de Soutomendo de Baixo. 

 

GONÇALVES, Maria. Filha de António Gonçalves e de Maria Fernandes. // Lavradeira. // Faleceu a 23/2/1874, no lugar da Jugaria, com 65 anos de idade, casada com Manuel Esteves. // Deixou um filho. 

 

GONÇALVES, Maria. Filha de Pedro Gonçalves e de Gertrudes Quintela. Nasceu por volta de 1810. // Lavradeira. // Faleceu no lugar da Jugaria a 23/12/1880, com 70 anos de idade, viúva de António Alves, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja paroquial. // Deixou três filhos. 

 

GONÇALVES, Maria. Filha de João Gonçalves e de Ana Luísa Marques. // Nasceu por volta de 1827. // Lavradeira. // Faleceu em Soutomendo de Baixo a 25/3/1883, com 56 anos de idade, solteira, sem sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Deixou filhos. 

 

GONÇALVES, Maria. Filha de Manuel Gonçalves e de Antónia Alves. Nasceu por volta de 1843. // Faleceu a 30/6/1875, em Lapela, Fiães, com apenas 32 anos de idade, no estado de casada com António Vaz. // Deixou dois filhos. // (Ver Maria Joaquina).

 

GONÇALVES, Maria. // Em 1876 era viúva e morava na Jugaria, Fiães. Nesse ano, a 23 de Março, faleceu em sua casa um mendigo galego, de 66 anos de idade, cujo nome se desconhecia, o qual foi sepultado na igreja de Fiães a 25 desse mês e ano. 

 

GONÇALVES, Maria. // Nasceu por volta de 1929. // Faleceu na freguesia de Fiães a --/--/2022, com 93 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/5/2022).

 

GONÇALVES, Maria Albertina. // Nasceu por volta de 1966. // Faleceu na Vila de Melgaço a --/--/2020, com cinquenta e quatro (54) anos de idade (ver “A Voz de Melgaço” n.º 1445, de 1 de Dezembro de 2020).

 

GONÇALVES, Maria Albina. Filha de Manuel José Gonçalves e de Maria Joaquina Vaz, da Jugaria. N.p. de Manuel António Gonçalves e de Maria Luisa Vaz, de Lapela; n.m. de Gertrudes Alves, da Jugaria. Nasceu a 2/11/1848 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Domingues Canejas e sua filha, Maria Rosa Domingues, de Lapela. // Nota: deve ser a mesma senhora que faleceu em Adedela, Fiães, a --/--/1937, com 88 anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 371).  

 

GONÇALVES, Maria Albina. Filha de Manuel Gonçalves e de Maria Luísa Marques, moradores no lugar de Soutomendo de Baixo. Neta paterna de Domingos Gonçalves e de Ana Maria Esteves; neta materna de Domingos Marques e de Maria Rosa Gonçalves, de Adavelha. Nasceu a 10/1/1853 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Padrinhos: padre José Joaquim Marques, cura de Fiães, e sua irmã, Maria Joaquina Marques. // Faleceu no lugar do Outeiro, Paços, a 7/1/1940.

 

GONÇALVES, Maria Alzira. Filha de Júlia Augusta Gonçalves. Nasceu na freguesia de Fiães a --/--/1932 (NM 161, de 21/8/1932).

 

GONÇALVES, Maria Clara. Filha de Rosa Gonçalves, de Pousafoles. Neta materna de Pedro Gonçalves e de Isabel Domingues, do dito lugar. Nasceu em Fiães a 15/11/1855 e foi batizada na igreja a 22 desse mês e ano. Madrinha: a sua tia, Maria Joaquina Gonçalves, do sobredito lugar, que já batizara a criança em casa no dia do nascimento. // Faleceu a 16/2/1856.

 

GONÇALVES, Maria Emília. Filha de Vitorino Gonçalves e de Maria Melindra, lavradores, de Vila do Conde, Fiães. N.p. de Manuel Gonçalves e de Maria Vaz, da Jugaria; n.m. de Manuel Gregório e de Maria (Vezeiro?), de Vila do Conde. Nasceu em Fiães a 26/7/1873 e foi batizada a 3 de Agosto desse mesmo ano. Padrinhos: Manuel Gonçalves, da Jugaria, e Ana Alves, de Ladronqueira, solteiros. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 19, de 30/6/1929: «Fiães, Convento, 27/6/1929. (…) é uma infeliz digna de lástima e da proteção das almas caridosas. Esta não lhe tem, felizmente, faltado, pois completamente falha de recursos, vai para três anos que vive da caridade pública. Presa de horríveis sofrimentos, que não lhe deixam uma hora de tréguas, e tendo perdido a esperança de se ver livre de tamanho calvário, chegou já ao seu leito de dor o eco de maravilhosas curas pelo tão discutido método do Dr. Assuero. Oxalá essas curas se confirmem, pois estamos quase certos que esta infeliz está nos casos de o experimentar, para o que na ocasião oportuna conta mais uma vez com a proteção das almas generosas.» // Faleceu em Fiães, no estado de solteira, a 2/8/1940 (?).

  

GONÇALVES, Maria Gertrudes. // Faleceu no lugar da Congosta a 26/3/1837 e foi sepultada na igreja do mosteiro no dia seguinte. Teve ofício de corpo presente da irmandade. // Sua filha, como herdeira, encarregar-se-ia do seu bem d’alma.

 

GONÇALVES, Maria Isabel. Filha de José Gonçalves e de Maria Rodrigues. Nasceu em Fiães a --/--/19--. // Residia em Cavaleiros, Rouças, quando casou a 11/8/1990 com Carlos Manuel, de Vila Nova de Cerveira, emigrante em França, filho de Manuel Joaquim de Matos Fernandes e de Maria de Lurdes Branco Durães.  

 

GONÇALVES, Maria de Jesus. Filha de ------- Gonçalves e de -------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Faleceu no lugar da Jugaria, Fiães, a --/--/1937, com apenas 16 anos de idade. // (NM 360).

 

GONÇALVES, Maria Joaquina. Filha de Maria Rosa Gonçalves, solteira. Neta materna de Paulo Gonçalves e de Maria Esteves. Nasceu em Fiães por volta de 1832. // Faleceu a 23/4/1862, em Lapela, Fiães (reino de Galiza!), com apenas 30 anos de idade. // Era solteira, pobre mendiga.

 

GONÇALVES, Maria Joaquina. Filha de ---------- Gonçalves e de ----------------------------. Nasceu por volta de 1835. // Faleceu em Candosa a --/--/1916, com 81 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 218, de 1/10/1916). 

 

GONÇALVES, Maria Joaquina. Filha de Manuel Gonçalves (e Puga) e de Maria Gonçalves. N.p. de Manuel Gonçalves (do Rego) e de Maria Vaz, todos da Jugaria; n.m. de Manuel José Gonçalves e de Maria Luísa Meleiro, de Lobiô, Rouças. Nasceu a 24/4/1837 e foi batizada a 30 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Gonçalves e irmã, Joaquina Rosa Gonçalves, tios da batizanda, de Lobiô, Rouças.  

 

GONÇALVES, Maria Joaquina. Filha de Francisco Gonçalves e de Ana Quintela. N.p. de Domingos Gonçalves e de Isabel Esteves; n.m. de Domingos Quintela e de Ângela Vaz, todos de Adavelha. Nasceu a 9/6/1837 e foi batizada a 10 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó paterna e Manuel José Gonçalves, da Jugaria.

 

GONÇALVES, Maria Joaquina. Filha de João Manuel Gonçalves e de Maria Rosa Ferreira, do Fulão. N.p. de Mateus Gonçalves e de Faustina Alves, do Porteiro, Castro Laboreiro; n.m. de Sebastião Ferreira e de Domingas Gonçalves, do Fulão, Fiães. Nasceu a 29/10/1838 e foi batizada a 3 de Novembro desse ano. Padrinhos: Manuel Esteves e sua mulher, Maria Joaquina Quintela, de Portocarreiro. // Casou com Manuel José, filho de José Manuel Gonçalves e de Ana Luísa Domingues. // Mãe de Maria Rosa.   

 

GONÇALVES, Maria Joaquina. Filha de Manuel Gonçalves e de Maria Domingues. N.p. de Domingos Gonçalves e de Ana Maria Esteves; n.m. de Manuel Domingues e de Isabel Domingues. Nasceu a 11/8/1841 e foi batizada a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Gonçalves e sua mulher, Isabel Gregório, todos de Soutomendo de Baixo.

 

GONÇALVES, Maria Joaquina. Filha de Manuel António Gonçalves e de Antónia Alves, de Lapela. N.p. de Manuel António Gonçalves e de Antónia Enes, do dito lugar; n.m. de Manuel António Alves e de Maria Domingues, de Portelinha, Castro Laboreiro. Nasceu a 19/4/1847 e foi batizada a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Vaz, solteiro, de Ladronqueira, e Domingas Pires, de Assureira. // Nota: é provável que seja a mesma senhora que faleceu no lugar do Fulão, Fiães, a --/--/1916, com 68 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 222, de 29/10/1916).

 

GONÇALVES, Maria Joaquina. Filha de Joaquim Gonçalves e de Joaquina Afonso, lavradores, do Fulão. N.p. de Francisco José Gonçalves e de Ana Quintela; n.m. de Manuel Afonso e de Luísa Esteves. Nasceu a 23/4/1868 e foi batizada a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Rodrigues e sua mulher, Maria Esteves, lavradores, do Fulão.

 

GONÇALVES, Maria Joaquina. Filha de José Joaquim Gonçalves e de Maria Marques, lavradores, de Soutomendo de Baixo. N.p. de Manuel Gonçalves e de Ana Luísa Quintela; n.m. de Luís Marques e de Maria Joaquina de Almeida. Nasceu a 24/6/1870 e foi batizada a 3 de Julho desse dito ano. Padrinhos: a sua avó materna, viúva, lavradeira, do lugar de Adavelha, e São Bento. 

 

GONÇALVES, Maria Joaquina. Filha de Vitorino Joaquim Gonçalves e de Maria Joaquina Domingues, lavradores. N.p. de Manuel José Gonçalves e de Maria Joaquina Gonçalves; n.m. de Luís Domingues e de Maria Gonçalves, todos da Jugaria. Nasceu a 9/9/1880 e foi batizada a 12 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós paternos. // Camponesa. // Casou na igreja de Fiães a 5/2/1906 com o seu parente Joaquim Esteves, de 28 anos de idade, solteiro, lavrador, natural de Rouças. // Faleceu em Rouças a 5/3/1945. // Com geração.

 

GONÇALVES, Maria Joaquina. Filha de Manuel José Gonçalves e de Maria José Alves, lavradores, de Vila do Conde, Fiães. N.p. de Manuel José Gonçalves e de Maria Joaquina Vaz; n.m. de Manuel José Alves e de Libânia Alves. Nasceu a 3/5/1883 e foi batizada a 6 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos. // Casou na CRCM a 28/12/1927, com António, de 53 anos de idade, natural de Rouças, filho de António Durães e de Maria Rosa Meixeiro. // Ambos os cônjuges faleceram em Fiães: o marido a 9/9/1945 e ela a 9/6/1963.  

 

GONÇALVES, Maria Joaquina. // Nasceu em Fiães. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1430, de 25 de Março de 1962: «Faleceu no passado dia 16 em sua casa no lugar de São Gregório, Cristóval, MJG, de 66 anos de idade, no estado de viúva de Júlio Celestino Coelho, comerciante que foi daquele lugar. Mãe de Augusto do Nascimento Mendonça Coelho, Carminé Celestino Coelho, e de Julieta de Jesus Coelho. Sogra de Maria Amélia Monteiro, de Rosa da Ascenção Vaz, e de José Rodrigues “Soutulho”. Foi sepultada no cemitério de Cristóval.

 

GONÇALVES, Maria José. Filha de Manuel Gonçalves e de Antónia Maria Vieites. Nasceu por volta de 1831. // Lavradeira. // Faleceu em Ladronqueira a 4/4/1891, com 60 anos de idade, casada com Francisco Alves, com todos os sacramentos, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja paroquial.  

 

GONÇALVES, Maria José. Filha de Luís Gonçalves e de Ana Esteves. N.p. de Manuel António Gonçalves e de Maria Luísa Vaz; n.m. de José Esteves e de Antónia Maria Gonçalves. Nasceu a 28/7/1844 e foi batizada a 4 de Agosto desse dito ano. Padrinhos: José Bento Esteves e Rosa Gonçalves, solteiros, todos de Lapela, Fiães.

 

GONÇALVES, Maria José. Filha de Manuel José Gonçalves e de Teresa Domingues, lavradores, de Lapela. N.p. de João Gonçalves e de Luísa Pires; n.m. de António Domingues e de Maria Rosa Alves. Nasceu a 6/4/1866 e foi batizada a 8 desse mês e ano. Padrinhos: António José Domingues, solteiro, lavrador, de Alcobaça, e Rosa Maria Domingues, viúva, lavradeira. 

 

GONÇALVES, Maria Luísa. Filha de Custódio Gonçalves e de Rosa Conde, moradores em Lourenços, Fiães. N.p. de Custódio Gonçalves e de Gertrudes Esteves, do dito lugar; n.m. de Luís Conde e de Maria Domingues, de São João de Monte Redondo, Espanha. Nasceu a 11/2/1842 e foi batizada a 18 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó materna e Manuel Gonçalves, de Lourenços.   

 

GONÇALVES, Maria Luísa. Filha de Manuel António Gonçalves e de Ana Maria Domingues, lavradores. Nasceu em Fiães por volta de 1856. // Lavradeira. // Faleceu a 27/1/1901, no lugar de Alcobaça, freguesia de Fiães, com todos os sacramentos da igreja católica, com 45 anos de idade, no estado de casada com Manuel Joaquim Afonso, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério paroquial.  

 

GONÇALVES, Maria de Lurdes. Filha de Alípio António Gonçalves, natural de São Paio, soldado da Guarda-Fiscal, e de Rosa Maria Alves, natural de Fiães, lavradeira, moradores no lugar de Pousafoles. Neto paterno de Maria José Gonçalves; neto materno de Tobias Alves e de Benita Gonçalves. Nasceu em Fiães a 30/9/1909 e foi batizada na igreja católica local a 4 de Outubro desse dito ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Domingues, casados, e Cândida Gonçalves, solteira, camponeses. // Faleceu em Fiães a 26/3/2000. 

 

GONÇALVES, Maria Rosa. // Faleceu de repente, a 9/11/1846, solteira, e foi sepultada na igreja do mosteiro no dia seguinte. // Morava em Lapela, Fiães.  

 

GONÇALVES, Maria Rosa. Filha de Domingos Gonçalves e de Isabel Esteves. // Lavradeira. // Faleceu a 21/5/1879, em Adavelha, com 84 anos de idade, casada com Domingos Marques, e foi sepultada na igreja. // Nota: deve ser a mãe do padre José Joaquim Marques (1821-1902).

 

GONÇALVES, Maria Rosa. Filha de Maria Rosa Gonçalves, solteira, residente no lugar de Lapela. Neta materna de Manuel Gonçalves e de Maria Enes, do dito lugar. Nasceu a 26/9/1849 e foi batizada a 4 de Outubro desse ano. Padrinhos: Manuel Esteves e sua mulher, Maria Rosa Esteves, do lugar de Adavelha.

 

GONÇALVES, Maria Rosa. Filha de Manuel José Gonçalves e de Ana Luisa Domingues. N.p. de Manuel Gonçalves e de Antónia Enes; n.m. de Manuel José Domingues e de Maria Rosa Marques, todos de Lapela. Nasceu a 12/7/1850 e foi batizada a 15 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos.

 

GONÇALVES, Maria Rosa. Filha de Luís Gonçalves e de Ana Esteves, lavradores, residentes em Lapela (reino da Galiza!). Neta paterna de Manuel António Gonçalves e de Maria Luísa Vaz; neta materna de José Esteves e de Antónia Gonçalves. Nasceu a 1/4/1861 e foi batizada na igreja de Fiães a sete desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Esteves e sua filha, Maria Luísa, casada, lavradores, do sobredito lugar.

 

GONÇALVES, Maria Rosa. Filha de António Gonçalves e de Maria Joaquina Marques, lavradores, de Portocarreiro. N.p. de Luís Gonçalves e de Ana Fernandes; n.m. de Domingos Marques e de Maria Rosa Gonçalves. Nasceu a 27/4/1862 e foi batizada a 4 de Maio desse ano. Padrinhos: padre José Joaquim Marques e Rosa Maria Marques, viúva, lavradeira, tios maternos da batizanda, de Adavelha. // Casou a 18/7/1887 com o seu conterraneo José Joaquim Esteves. // Faleceu em Portocarreiro a --/--/1917, com 55 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 236, de 11/2/1917).  

 

GONÇALVES, Maria Rosa. Filha de Manuel Joaquim Gonçalves e de Maria Batista de Oliveira, lavradores, do Ervedal. N.p. de Luís Manuel Gonçalves e de Ana Maria Esteves; n.m. de João Batista de Oliveira e de Maria Rosa Esteves. Nasceu a 13/1/1871 e foi batizada a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Marques e sua mulher, Maria Gregório, lavradores, de Adavelha. // Faleceu em Fiães a 29/4/1950.

 

GONÇALVES, Maria Rosa. Filha de Manuel José Gonçalves e de Maria Joaquina Gonçalves, lavradores, do Fulão. N.p. de José Manuel Gonçalves e de Ana Luísa Domingues; n.m. de João Manuel Gonçalves e de Maria Rosa Ferreira. Nasceu a 6/7/1871 e foi batizada a 10 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos, do lugar do Fulão. // Faleceu no dito lugar do Fulão, Fiães, a 19/4/1949, solteira. // Nota: deve tratar-se da mesma senhora que em 1913 recebeu da Câmara Municipal de Melgaço um subsídio de lactação (ver Correio de Melgaço n.º 44, de 6/4/1913, e ver também Manuel Gonçalves). // Em Novembro desse ano voltou a receber o dito subsídio, por mais seis meses; morava no lugar de Ladronqueira (Correio de Melgaço n.º 76, de 23/11/1913).

 

GONÇALVES, Maria Rosa. Filha de ---------- Gonçalves e de ---------------------------------. Nasceu em ----------, por volta de 1924. // Faleceu na freguesia de Fiães, concelho de Melgaço, a --/--/2018, com noventa e quatro (94) anos de idade (ver A Voz de Melgaço n.º 1417, de 1 de Junho de 2018).

 

GONÇALVES, Mariana. Filha de Domingos Gonçalves e de Teresa Esteves, do Faval. // Casou na igreja de Fiães a 2/10/1836 com Luis Vaz (Rola), de Portocarreiro. // Faleceu no Faval a 30/10/1854 e foi sepultada na igreja do mosteiro no dia seguinte; mandaram rezar 100 missas pela sua alma. // Com geração.  

 

GONÇALVES, Mariana. Filha de Delfina Gonçalves, solteira, camponesa. Nasceu em Fiães por volta de 1888. // Faleceu a 24/5/1902, em casa de sua mãe, sita no lugar da Jugaria, com todos os sacramentos da igreja católica, com apenas catorze anos de idade, e foi sepultada no cemitério paroquial.

 

GONÇALVES, Mário. Filho de Aurora Gonçalves. Nasceu em Fiães a --/--/1932 (Notícias de Melgaço n.º 174, de 27/11/1932).

 

GONÇALVES, Marta Suzana. Filha de Luís Carlos Gonçalves e de Alzira Domingues, produtores de fumeiro e negociantes. Nasceu em ----------------, a --/1/1983.

 

GONÇALVES, Palmira. Filha de Maria Adelina Gonçalves, lavradeira, moradora no lugar de Pousafoles. Neta materna de Joaquim Gonçalves e de Emília Rosa Gomes. Nasceu em Fiães a 28/7/1899 e foi batizada na igreja católica local a 3 de Agosto desse dito ano. Padrinhos: Manuel José Marques, solteiro, camponês, de Soutomendo de Baixo, e Clara Gonçalves, viúva, lavradeira, do lugar de Pousafoles.

 

GONÇALVES, Palmira Augusta. Filha de ----------- Gonçalves e de --------------------------. Nasceu em Fiães a --/--/19--. // Casou com António Solha, comerciante de eletrodomésticos. // Foi funcionária da Segurança Social. // Faleceu na Vila a 9/11/2000, com 54 anos de idade, já aposentada devido a doença. // Mãe de Suzana, estudante em 2000 na Universidade Lusíada, em Famalicão, e de Patrícia, estudante do Curso de História na Universidade de Coimbra. // Irmã de Armando, de Áurea, de José, de Lídia, e de Maria.

 

GONÇALVES, Pedro. // Faleceu a 20/3/1842, no estado de casado com Isabel Domingues, de Pousafoles, e foi sepultado na igreja do mosteiro no dia seguinte. Teve ofício de corpo presente da irmandade e dois de casa, e ainda 20 missas. 

 

GONÇALVES, Pedro. // Faleceu na Jugaria, viúvo, a 6/4/1848, e foi sepultado na igreja do mosteiro no dia seguinte. // Deixou testamento. 

 

GONÇALVES, Pedro. Filho de João Batista Gonçalves e de Maria Luísa Fernandes, naturais de Castro Laboreiro. // Lavrador. // Faleceu em Ladronqueira a 27/12/1895, com 75 anos de idade, solteiro, com todos os sacramentos, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado na igreja de Fiães.  

 

GONÇALVES, Preciosa. // Diz-se no Notícias de Melgaço n.º 1485, de 22/9/1963, que ela deu à luz, na maternidade do hospital da SCMM, uma menina.

 

GONÇALVES, Rosa. // Faleceu solteira, em Lapela (reino de Galiza), a 26/9/1842, e foi sepultada na igreja do mosteiro de Fiães no dia seguinte. (O reitor era, na altura, o padre António Luis Lourenço).   

 

GONÇALVES, Rosa. Filha de Manuel Gonçalves e de Antónia Quintela. Nasceu por volta de 1796. // Lavradeira. // Faleceu na Jugaria a 6/4/1880, com 84 anos de idade, sem sacramentos, casada com António Vaz, e foi sepultada na igreja. // Não fizera testamento.

 

GONÇALVES, Rosa. Filha de Manuel António Gonçalves e de Maria Luísa Vaz. Nasceu por volta de 1822. // Jornaleira. // Faleceu de repente, em Lapela, a 3/4/1885, com sessenta (63) anos de idade, no estado de solteira, sem sacramentos, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro.

 

GONÇALVES, Rosa. Filha de Pedro Gonçalves e de Isabel Domingues. Nasceu por volta de 1828. // Lavradeira. // Faleceu a 17/11/1878, em Pousafoles, com 50 anos de idade, casada com João da Rocha, e foi sepultada na igreja.

 

GONÇALVES, Rosa. Filha de Francisco Gonçalves e de Ana Quintela, lavradores. Nasceu em Fiães por volta de 1831. // Faleceu a 27/5/1902, em sua casa de morada, sita no lugar de Adavelha, com todos os sacramentos da igreja católica, com 71 anos de idade, no estado de viúva de Manuel Ferreira, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério. 

 

GONÇALVES, Rosa. Filha de Manuel Gonçalves e de Maria Luísa Marques. Nasceu por volta de 1850. // Lavradeira. // Faleceu em Soutomendo de Baixo a 27/11/1894, com 44 anos de idade, casada com Manuel José Marques, sem sacramentos, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja. // A sua irmã, Joaquina Rosa, casou em 1898 com o viúvo da Rosa.    

 

GONÇALVES, Rosa. Filha de António Gonçalves e de Maria Joaquina Marques, lavradores, de Portocarreiro. N.p. de Luís Gonçalves e de Ana Fernandes; n.m. de Domingos Marques e de Maria Rosa Gonçalves. Nasceu a 12/7/1867 e foi batizada a 21 desse mês e ano. Padrinhos: padre-cura José Joaquim Marques, e Rosa Marques, casada, lavradeira, tios maternos da batizanda, de Adavelha.    

 

GONÇALVES, Rosa. Filha de -------- Gonçalves e de --------- Domingues. Nasceu a --/--/19--. // Faleceu em Soutomendo de Baixo, Fiães, a --/--/1995. // (VM 1043).

 

GONÇALVES, Rosa Emília. Filha de Manuel Gonçalves e de Maria Joaquina Vaz, da Jugaria. N.p. de Manuel António Gonçalves e de Maria Luisa Vaz, de Lapela; n.m. de Gertrudes Alves, da Jugaria. Nasceu a 29/6/1850 e foi batizada a 11 de Julho desse mesmo ano. Padrinhos: Manuel Esteves, de Várzea Travessa, Castro Laboreiro, e Rosa Maria Gonçalves, solteira, de Lapela. // Faleceu na Jugaria, Fiães, a 15/2/1941.

 

GONÇALVES, Rosa Emília. Filha de Vitorino Joaquim Gonçalves e de Maria Joaquina Domingues, lavradores, residentes na Jugaria. N.p. de Manuel José Gonçalves e de Maria Joaquina Gonçalves; n.m. de Luis Domingues e de Maria José Gonçalves. Nasceu a 10/11/1886 e foi batizada a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Domingues e sua mulher, Ludovina Rosa Gonçalves, lavradores, da Candosa. // Casou com Vitorino Domingues. // Enviuvou a 23/1/1943. // Faleceu em Fiães a 26/7/1957.

 

GONÇALVES, Rosa Maria. // Faleceu no estado de solteira, em Lapela, Fiães, a 8 de Fevereiro de 1859, e foi sepultada na igreja no dia seguinte.

 

GONÇALVES, Rosa Maria. Filha de João Manuel Gonçalves e de Maria Rosa Ferreira, moradores no Fulão. N.p. de Mateus Gonçalves e de Faustina Alves, de Porteiro, Castro Laboreiro; n.m. de Sebastião Ferreira e de Domingas Gonçalves, do Fulão. Nasceu a 28/2/1844 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: São Bento e Ana Maria Ferreira, tia da batizanda, da Cela, Padrenda.  

 

GONÇALVES, Rosa Maria. Filha de Manuel Gonçalves e de Maria Luisa Marques, de Soutomendo de Baixo. N.p. de Domingos Gonçalves e de Ana Maria Esteves, do dito lugar; n.m. de Domingos Marques e de Maria Rosa Gonçalves, de Adavelha. Nasceu a 8/9/1851 e foi batizada a 14 desse mês e ano. Padrinhos: padre José Joaquim Marques, cura de Fiães, e sua irmã, Rosa Maria Marques, de Adavelha.

 

GONÇALVES, Rosa Maria. Filha de Manuel Joaquim Gonçalves e de Joaquina Afonso, lavradores, do Fulão. N.p. de Francisco José Gonçalves e de Ana Quintela; n.m. de Manuel Afonso e de Luísa Esteves. Nasceu a 13/6/1861 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô paterno e Rosa Maria Gonçalves, solteira, tia paterna, lavradores.

 

GONÇALVES, Rosa Maria. Filha de Manuel Gonçalves e de Teresa Domingues, lavradores, de Lapela. N.p. de João Gonçalves e de Luísa Pires; n.m. de António Domingues e de Maria Alves. Nasceu a 21/12/1867 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: António Domingues, solteiro, lavrador, e sua mãe, Rosa Maria, viúva, lavradeira, de Alcobaça.  

 

GONÇALVES, Sara de Jesus. Filha de ---------- Gonçalves e de ---------------------. Nasceu em Fiães a --/--/19--. // Em 1997 estava viúva e morava na Naia, Ferreiros, Braga. // (VM 1066).

 

GONÇALVES, Silvéria dos Milagres. Filha de Delfina Gonçalves, solteira, lavradora, residente no lugar da Jugaria. Neta materna de Manuel José Gonçalves e de Maria Joaquina Vaz. Nasceu em Fiães a 1/3/1896 e foi batizada na igreja católica a 4 desse mês e ano. Padrinhos: José Esteves e Isabel Esteves, solteiros, lavradores, do lugar da Cela, freguesia de Rouças. // Faleceu na freguesia de Balazar, Guimarães, a 24/12/1978.

 

GONÇALVES, Teresa. Filha de Pedro Gonçalves e de Gertrudes Quintela, lavradores, residentes na Jugaria. // Lavradeira. // Faleceu a 18/9/1876, no dito lugar, com 68 anos de idade, casada com Manuel Joaquim Fernandes, e foi sepultada na igreja a 20 desse mês e ano. // Deixou dois filhos. 

 

GONÇALVES, Teresa Caetana. Filha de Manuel Gonçalves e de Antónia Quintela. // Lavradeira. // Faleceu a 12/1/1865, no lugar da Jugaria, solteira, com 64 anos de idade. // Deixou três filhos. 

 

GONÇALVES, Teresa Caetana. Filha de Manuel José Gonçalves e de Ana Gonçalves, lavradores, naturais da freguesia de Rouças. Nasceu em Fiães por volta de 1824. // Camponesa. // Casou com Joaquim José Vaz. // Faleceu no lugar da Jugaria a 25/11/1896, com 72 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de viúva, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério da freguesia de Fiães.   

 

GONÇALVES, Teresa Joaquina. Filha de Manuel António Gonçalves e de Luísa Esteves. N.p. de Manuel Gonçalves e de Maria Domingues, de Azevinhos; n.m. de Pedro Esteves e de Isabel Vaz, de Lapela. Nasceu a 25/7/1841 e foi batizada a 1 de Agosto desse mesmo ano. Padrinhos: Joaquim Vaz e sua mulher, Teresa Caetana, da Jugaria. 

 

GONÇALVES, Tiago. Filho de Manuel Alberto Gonçalves e de Maria Cândida Afonso, moradores no lugar de Vila do Conde, Fiães. Nasceu a --/--/19-- e foi batizado na igreja de Fiães a 7/8/1999. 

 

GONÇALVES, Urgelina. Filha de Vitorino Joaquim Gonçalves e de Maria Joaquina Domingues, lavradores, residentes no lugar da Jugaria. Neta paterna de Manuel José Gonçalves e de Maria Joaquina Gonçalves; neta materna de Luís Domingues e de Maria José Gonçalves. Nasceu em Fiães a 18/7/1898 e foi batizada na igreja católica da localidade a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Domingues e sua mulher, Ludovina Rosa Gonçalves, camponeses, do lugar de Candosa. // Casou na CRCM a 1/2/1922 com Abel Augusto Gonçalves. // Faleceu na sua freguesia natal a 12/11/1949.  

 

GONÇALVES, Ventura. // Faleceu em Lapela, Fiães, solteira, a 21/8/1858, e foi sepultada na igreja no dia seguinte. 

 

GONÇALVES, Ventura. Filha de Manuel Gonçalves e de Isabel Afonso. // Lavradeira. // Faleceu a 11/10/1874, no Fulão, viúva de Domingos Rodrigues. // Deixou dois filhos.

 

GONÇALVES, Vera Liliana. Filha de Luís Carlos Gonçalves e de Alzira Domingues, produtores de fumeiro, e negociantes. Nasceu em --------------, a 11/3/1982. // Era uma rapariga bastante ousada: andava a cavalo, etc. // Em 1999, com 17 anos de idade, ficou grávida do namorado e os pais casaram-nos! Passado algum tempo divorciaram-se. // Em 2000 tentava concluir o 12.º ano na Escola Secundária de Melgaço. // Mãe de Rui Pedro. 

 

GONÇALVES, Vitorino. Filho de Manuel Luís Gonçalves, lavrador, natural da freguesia de Padrenda, bispado de Tui, e de Clara Vaz, lavradeira, natural de Fiães, Melgaço, onde moravam, no lugar de Ervedal. Neto paterno de Manuel Joaquim Gonçalves e de Maria Luísa Domingues; neto materno de Maria Vaz. Nasceu em Fiães a 14/12/1898 e foi batizado na igreja católica local a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Pires, solteiro, lavrador, e Maria Esteves, viúva, lavradeira, ambos do lugar de Ervedal.

 

GONÇALVES, Vitorino Joaquim. Filho de Manuel José Gonçalves e de Maria Joaquina Gonçalves, moradores no lugar da Jugaria. N.p. de Manuel Gonçalves e de Maria Vaz, do dito lugar; n.m. de Manuel José Gonçalves e de Maria Luísa Meleiro, de Lobiô, Rouças. Nasceu a 7/3/1857 e foi batizado a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Gonçalves e Teresa de Jesus Meixeiro (?), de Aldeia, Rouças. // Morreu no lugar da Jugaria, Fiães, a --/--/1932 (NM 142, de 6/3/1932). // continua... 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário