domingo, 11 de junho de 2023

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

Freguesia de Chaviães

Por Joaquim A. Rocha 



// Continuação de 6/03/2023.



ESTEVES, Manuel António. Filho de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Josefa Pereira. Nasceu em Chaviães por volta 1820. // Lavrador. // Casou com Maria Caetana Durães. // Faleceu a 30/3/1894, em sua casa de morada, sita no lugar de Gondufe, repentinamente, com setenta e quatro anos de idade, no estado de casado, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja.

 

ESTEVES, Manuel António (Padre). Filho de Rosa Manuela Codesso, solteira, lavradora, chavianense. Nasceu em Chaviães a --/--/1832. // Em 1867 era pároco encomendado na sua freguesia natal. // Durante anos foi capelão da igreja da Santa Casa da Misericórdia de Melgaço. // A 1/7/1912 foi acometido de síncope. // Morreu na sua casa, sita no lugar da Fonte, Chaviães, a 23 ou 24/10/1913, com 81 anos de idade. // Nota: embora sacerdote, gerou uma filha em Maria Rita Salgado, que perfilhou, à qual deram o nome de Justina da Graça Esteves (ver).

 

ESTEVES, Manuel António. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 105, de 19/4/1931: «Arrematação (1.ª publicação). No dia 10 de Maio próximo às 11 horas, à porta do tribunal judicial desta comarca, sito à Rua Dr. António José de Almeida, desta vila, se há de proceder à arrematação em hasta pública pelo maior lanço oferecido acima da avaliação o seguinte prédio (…) // … foi penhorado a requerimento do Ministério Público para pagamento das custas e selos nos autos da execução por custas que o M. P. move a Manuel António Esteves, casado, comerciante, morador no lugar da Fonte, Chaviães. É por este citada a sociedade Fornecedora de Gados, Lda., com sede na Rua Marquês do Alegrete, n.º 13, 1.º andar, Lisboa, na qualidade de credora hipotecária, bem como todos e quaisquer credores incertos para assistirem à arrematação e aí deduzirem os seus direitos, querendo. // Melgaço, 16/4/1931. O juiz de direito Faria Sampaio. O escrivão do 1.º ofício João Afonso.»

 

ESTEVES, Manuel António. Filho de Áurea de Jesus Esteves. Nasceu na freguesia de Chaviães a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 91, de 21/12/1930).

 

ESTEVES, Manuel Augusto. Filho de José (ou José António), Afonso Esteves, natural da Portela de Chaviães (confirmar), e de Pureza de Jesus Fernandes de Melo, natural de Chaviães ou da Vila de Melgaço (confirmar). Neto paterno de João Evangelista Esteves e de Carolina Augusta Afonso, naturais da Vila; neto materno de Mário Alves de Melo, natural da Vila, e de Filomena Rosa Fernandes, natural de Chaviães. Nasceu em Chaviães em Dezembro de 1960 ou em Janeiro de 1961; no mês de Janeiro de 1961 foi batizado na igreja de Chaviães. Padrinhos de batismo: Augusto de Lemos Melo, estudante do segundo ano na Escola Comercial e Industrial da Póvoa de Varzim, e sua mãe, Olinda de Lemos Melo, casada (ver Notícias de Melgaço n.º 1386, de 22/1/1961). // Nota: deve ter morrido ainda bebé.  

 

ESTEVES, Manuel Augusto. Filho de António, ou José António, Afonso Esteves, da Portela de Chaviães (confirmar), e de Pureza de Jesus Fernandes de Melo, natural da Vila de Melgaço ou de Chaviães (confirmar). Neto paterno de João Evangelista Esteves e de Carolina Augusta Afonso, naturais da Vila; neto materno de Mário Alves de Melo, natural da Vila, e de Filomena Rosa Fernandes, natural de Chaviães. Nasceu em Chaviães a 15/9/1968. // Faleceu a 1/4/1990, com apenas vinte e dois anos de idade, e foi sepultado no cemitério de Chaviães. 

    

ESTEVES, Manuel Camilo. Filho de Francisco António Esteves e de Ana Maria Alves, lavradores-jornaleiros, residentes no lugar de Gondufe. Neto paterno de Manuel António Esteves e de Maria Caetana Durães; neto materno de Florinda Rosa Alves. Nasceu em Chaviães a 14/10/1909 e foi batizado na igreja a 17 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Marques, casado, proprietário, e Angélica Rosa Meleiro, casada, lavradeira, ambos do lugar da Bouça. // Casou a 7/6/1934, na CRCM, com Albina de Jesus Gonçalves. // Morreu na Vila a 2/11/1984.

 

ESTEVES, Manuel Francisco. Filho de Manuel António Esteves, natural de Alvaredo, residente em Lisboa, e de Justina da Graça Esteves, natural de Chaviães, onde residia, proprietários. Neto paterno de João Matias Esteves e de Joana Duro; neto materno do padre Manuel António Esteves e de Maria Rita Salgado. Nasceu em Chaviães a 1/1/1902 e foi batizado na igreja a 4 desse mês e ano. Padrinhos: o padre Manuel António Esteves, avô materno da criança, natural de Chaviães, e a avó paterna do batizando, natural de Alvaredo. // A 17/7/1913 fez exame do 1.º grau na escola Conde de Ferreira, Vila de Melgaço, obtendo um «ótimo». // Casou com Alzira Fernandes Bessa, na Conservatória do Registo Civil de Lisboa, a 8/9/1921. // A esposa faleceu na sua residência sita na Rua dos Douradores, Lisboa, a 18/6/1967 (ver Notícias de Melgaço n.º 1643, de 2/7/1967). A sua neta, Maria Teresa Esteves Vilhena Cabrita, informou-me em Novembro de 2020 que sua avó, Alzira F. Bessa, faleceu em casa em 1964 (!), vítima de um ataque cardíaco. // Ele casou em segundas núpcias a 5/7/1968, na 6.ª Conservatória de Lisboa, com Maria Clara Esteves. // Morreu na freguesia de São Nicolau, Lisboa, a 1/2/1985.

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de António José Esteves e de Maria Rosa Esteves. Nasceu em Chaviães por volta de 1823. // Lavrador. // Casou com Maria Rita Fernandes (ver). // Faleceu a 16/11/1900, em sua casa de morada, sita no lugar do Val, com todos os sacramentos, com setenta e sete anos de idade, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja.

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de Diogo Manuel Esteves e de Rosa Maria de Jesus Gonçalves, residentes no lugar da Igreja. N.p. de Sebastião Esteves e de Maria Álvares; n.m. de Manuel José Gonçalves e de Antónia Maria Álvares, do Linhar. Nasceu em Chaviães a 2/3/1837 e foi batizado pelo padre MJGB no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José da Cunha, natural da Vila, e Maria Rita de Araújo, do lugar do Outeiro, Chaviães. // Lavrador. // Casou na igreja da sua terra, a 10/11/1864, com Maria Joaquina, de 22 anos de idade, de Fiães, filha de João Batista de Oliveira, de Castro Laboreiro, e de Maria Rosa Esteves, de Fiães. Testemunhas: António José de Oliveira, lavrador, e sua mulher, Antónia Maria Esteves, moradores em Fonte, Chaviães.    

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de António José Esteves e de Maria Joaquina Álvares, residentes no lugar de Corveira. Neto paterno de Sebastião Esteves e de Maria Domingues, do Faval, Fiães; neto materno de Manuel José Álvares e de Rosa Maria Afonso, do lugar dos Lourenços, São Paio. Nasceu em Chaviães a 25/7/1841 e foi batizado pelo padre MJGB no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Joaquim da Ribeira e sua irmã Maria Teresa, do Val, Chaviães. // Casou na igreja da sua freguesia a 27/6/1872 com Ana Luísa, de 26 anos de idade, natural de Cristóval, a morar no lugar de Marga, filha de Manuel Francisco Esteves e de Benta Rodrigues. Testemunhas: António Joaquim Domingues e José dos Anjos, solteiros, lavradores, chavianenses. 

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de Joaquim José Esteves e de Maria Rita de Sousa, moradores no lugar das Lages. N.p. de Manuel António Esteves e de Maria Rosa Alves; n.m. de Jerónimo José de Sousa e de Maria Teresa Alves de Abreu. Nasceu em Chaviães a 20/9/1850 e foi batizado pelo padre JLBC no mesmo dia. Padrinhos: o padre batizante, Joaquim Luís Barbosa Coutinho, e Mariana Antónia de Sousa, solteira, tia do bebé. // Lavrador. // Casou na igreja da sua freguesia natal a 30/6/1881 com a sua parente no 3.º grau de consanguinidade, Maria Joaquina de Jesus Alves, de 31 anos de idade, solteira, natural da Vila, moradora no lugar do Senhor do Socorro, Chaviães, filha de Maria Gertrudes Alves, viúva, chavianense. Testemunhas: António Vitorino da Cunha e Maria da Glória da Cunha, solteiros, lavradores, chavianenses. // Morreu a 8/1/1900, em sua casa de morada, sita no lugar da Igreja, com todos os sacramentos, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja.       

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de António Joaquim Esteves, natural de Rouças, e de Adelaide das Dores Gonçalves, natural de Chaviães, moradores no lugar de Quintas. Neto paterno de Maria Cândida Esteves, solteira; neto materno de António Joaquim Gonçalves e de Maria Júlia de Araújo. Nasceu em Chaviães a 12/7/1895 e foi batizado pelo padre BARP a 17 desse mês e ano. Padrinho: Augusto Cândido Gonçalves, solteiro, fogueteiro, do lugar de Quintas, Chaviães.  

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de António Esteves e de Rosa Maria Alves, lavradores, residentes no lugar dos Cotos. N.p. de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Joaquina de Oliveira; n.m. de Gregório Ventura Alves e de Maria Joaquina Pinto. Nasceu em Chaviães a 24/9/1904 e foi batizado na igreja a 2 de Outubro desse ano. Padrinhos: Manuel Francisco Alves, solteiro, do lugar da Igreja, e Clementina Pinto, solteira, do lugar dos Cotos. // Faleceu a 10/9/1906 e foi sepultado no cemitério local.

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de João Esteves e de Ana da Ribeira. Neto paterno de Bento Esteves e de Francisca do Ramo; neto materno de Félix Gonçalves e de ----------------------. Nasceu em Chaviães no século XVIII. // Agricultor. // Casou a 20/11/1783 com Isabel Ramos, filha de Diogo Alves Ramos e de Madalena Soares Ribeiro. // Moraram no lugar da Bouça, Chaviães. // Com geração.    

 

ESTEVES, Manuel José (Melgaço). Filho de Maurício Esteves e de Ana Joaquina Fernandes, lavradores, residentes no lugar do Louridal, Chaviães. Nasceu nesse lugar por volta de 1826. // Foi agricultor e emigrante no Brasil, onde arranjou alguma fortuna. // Casou na igreja de Rouças a 23/6/1864 com Maria Rita Alves, nascida na Calçada, Vila, a 29/3/1828, solteira, camponesa, filha de Manuel António Alves e de Maria Joana Soares Gaioso. Testemunhas: padre José Bernardino Durães e padre António Joaquim Durães, ambos residentes no lugar da Igreja, Rouças. // Moraram muitos anos em Eiró, Rouças, pois a 15/5/1852 comprara ao padre Diogo Manuel, filho de Ângelo Alves de Abreu, do lugar da Nogueira, Chaviães, a Quinta de Eiró de Cima. // A 6/3/1864 também adquirira, por compra ao padre António Joaquim Feijó, a capela da Senhora da Graça. // Em 1874 era vogal substituto do Conselho Municipal (ver Organização Judicial de Melgaço, de Augusto César Esteves, página 157). // Morreu na Rua Nova de Melo, Vila, onde ultimamente residia, a 31/7/1889, com sessenta e três anos de idade, e foi sepultado no cemitério municipal, ou cemitério público. // A sua viúva finou-se no Rio do Porto a 10/12/1902. // Com geração.     

 

ESTEVES, Manuel José (Cabana). Filho de António Manuel (ou de António José) Esteves e de Francisca Rosa Lopes, residentes no lugar de Gondufe. Neto paterno de Lourenço Esteves e de Maria Josefa Gonçalves; neto materno de Manuel Luís Lopes e de Maria Rosa Pires, de Paços. Nasceu em Chaviães a 8/4/1846 e foi batizado pelo padre Manuel José da Graça Barros. Padrinhos: Francisco António Pereira Novaes e sua mulher, Ana Esteves, de Paços. (O assento deve ter sido feito pelo padre Bernardo António Rodrigues Passos a 31/12/1869, para efeitos de matrimónio). // Casou na igreja de Castro Laboreiro a 11/2/1872 com Deolinda Matildes da Graça, de dezoito anos de idade, batizada na igreja da Vila de Melgaço, filha de António Joaquim Pires e de Claudina Rosa Meleiro, residentes no lugar da Cabana, Rouças. Testemunhas: padre Francisco Esteves e o professor Joaquim Pereira. // Deve ter sido ele que mandou publicar, a 30/7/1907, no «Jornal de Melgaço» n.º 694, uma declaração, onde se pedia que quaisquer credores dele aparecessem com os respetivos documentos, a fim de lhes pagar, pois corria o boato de que ele devia avultada quantia a alguém da sua amizade, já extinto. // Foi lavrador mas também fora negociante de gado, «sendo conhecido em todas as feiras dos Arcos, Valença, Monção, e Melgaço.» // Morreu no dito lugar, a 14/4/1920, quinta-feira, e foi sepultado no cemitério de Rouças no dia dezasseis. O Jornal de Melgaço n.º 1285, de 18/4/1920, fala dele, da sua honradez e qualidades, diz que o funeral teve imensa gente, viram-se algumas coroas de flores, naturais e artificiais, o presidente da Comissão Executiva da Câmara Municipal, Justiniano Esteves, esteve presente, assim como outras figuras concelhias. // A sua viúva finou-se a 22/10/1922, com 69 anos de idade. // Pai de Armindo, lavrador, de Filomena, doméstica, casada com José Meleiro de Castro, de Golães, de José, emigrante no Rio de Janeiro, e de Vitorino, negociante (ver em Rouças). // Nota: a sua descendência ficou conhecida por “Esteves da Cabana”.    

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de Domingos António Esteves, pedreiro, natural de Rouças, e de Maria Joaquina Gonçalves, natural de Chaviães, moradores no lugar do Barreiro. N.p. de Jerónimo Esteves e de Maria Esteves; n.m. de Josefa Clara Gonçalves. Nasceu em Chaviães a 16/12/1882 e foi batizado pelo padre BARP a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Afonso, casado, lavrador, e Florinda Rosa Alves, solteira. // Morreu a 27/12/1883 e foi sepultado no adro da igreja dois dias depois.   

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de José Joaquim Esteves, alfaiate, natural de Rouças, e de Estefânia Cândida Solheiro, natural de Chaviães, moradores nas Lages da Fonte. N.p. de Jerónimo Esteves e de Rosa Esteves; n.m. de António José Solheiro e de Maria Rosa Esteves. Nasceu em Chaviães a 26/5/1890 e foi batizado pelo padre BARP a 1 de Junho desse ano. Padrinhos: João de Deus, casado, guarda-fiscal, do lugar do casal, Chaviães, e Maria de Jesus de Magalhães, solteira, da Tapada, Chaviães.

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de Manuel Maria Esteves e de Rosa Miquelina Marques, lavradores, residentes no lugar do Escuredo. Neto paterno de José Miguel Esteves e de Dolores Coutinho; neto materno de João Manuel Domingues Marques e de Plácida Antónia Alves. Nasceu em Chaviães a 23/12/1903 e foi batizado a 30 desse mês e ano. Padrinhos: José Augusto Alves e sua mulher, Carlota Maria Rodrigues, lavradores, do lugar da Portela de Chaviães.

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de Rodolfo Augusto Esteves e de Ana Cândida Rodrigues. Nasceu em Chaviães a --/--/1917 (Jornal de Melgaço n.º 1168, de 28/7/1917).

 

ESTEVES, Manuel Luís. Filho de Manuel Maria Esteves e de Carolina Augusta Lopes, rurais, residentes no lugar de Gondufe. Neto paterno de Manuel António Esteves e de Maria Caetana Durães; neto materno de Manuel José Lopes e de Maria Benedita Pereira. Nasceu em Chaviães a 4/2/1893 e foi batizado pelo padre BARP a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim da Costa, solteiro, lavrador, do lugar dos Bouços, Prado, e Deolinda Narcisa Marques, solteira, lavradora, do lugar do Val, Chaviães.   

 

ESTEVES, Manuel Maria. Filho de Manuel António Esteves e de Maria Caetana Durães. Neto paterno de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Josefa Pereira; neto materno de Manuel António Durães e de Francisca Rosa Esteves, de Gondufe. Nasceu em Chaviães a 19/1/1855 e foi batizado pelo padre JLBC a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Esteves, solteiro, do Val, e Maria Gomes, solteira, de Quintas, ambos de Chaviães. // Casou na igreja paroquial a 29/3/1890 com a sua conterrânea Carolina Augusta, de 27 anos de idade, solteira, moradora no lugar do Cortinhal, filha de Manuel José Lopes e de Maria Benedita Pereira. Testemunhas presentes: Manuel Maria Fernandes, casado, lavrador, do lugar do Val, e Casimiro José Domingues, solteiro, lavrador, de Gondufe. // Com geração.   

 

ESTEVES, Manuel Vitorino. Filho de Darmindo Esteves e de Anésia Augusta Pinto. Nasceu em Chaviães a --/--/1933 (Notícias de Melgaço n.º 205, de 20/8/1933). // S.m.n.

 

ESTEVES, Marcelina Rosa. Filha de Inácio Diogo Esteves e de Mariana Josefa Gertrudes. N.p. de Manuel José Esteves e de Isabel Álvares; n.m. de Francisco Alves Peres e de Maria Antónia Vieites. Nasceu em Chaviães a 16/12/1826; no batismo teve por padrinhos Diogo Manuel Alves e sua mulher, do Casal. // Faleceu sem geração. 

 

ESTEVES, Marcelina Rosa. Filha de Joaquim Manuel Esteves e de Matilde Esteves, lavradores, residentes no lugar da Bouça. Neta paterna de Maria José Esteves; neta materna de Manuel José Esteves e de Maria de Oliveira. Nasceu em Chaviães a 6/4/1902 e foi batizada na igreja a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Marques, casado, e Marcelina Gomes Monteiro, viúva, chavianenses. // Casou a 3/4/1926, na CRCM, com Tito Umberto Afonso, natural da Vila de Melgaço. // Morou na Vila. // Faleceu na freguesia de Rouças a 18/5/1972. // Mãe de Manuel Maria Afonso (1930-).

 

ESTEVES, Maria. Filha de -------- Esteves e de --------------------------------. Nasceu em Chaviães a --/--/1897. // Morou no lugar do Val. // Faleceu no Hospital da Vila de Melgaço a 17/1/1959, com sessenta e dois anos de idade. 

 

ESTEVES, Maria. Filha de Ludovina da Glória Esteves, solteira, camponesa, moradora no lugar da Bouça. Neta materna de Diogo Maria Esteves e de Carolina de Jesus Pereira. Nasceu em Chaviães, no dito lugar da Bouça, a 25/5/1906, e foi batizada na igreja a 3 de Junho desse ano. Padrinhos: Manuel Esteves Pinto, solteiro, empregado da Guarda-Fiscal, e Maria José Meleiro, solteira, lavradora, natural de São Paio, ambos de Melgaço. 

 

ESTEVES, Maria Amélia. Filha de ---------- Esteves e de ------------------------------. Nasceu por volta de 1911. // Faleceu no lugar do Cortinhal, freguesia de Chaviães, a --/--/1933, com apenas vinte e dois anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 184, de 26/2/1933).

 

ESTEVES, Maria Amélia. Filha do professor Rodolfo Augusto Esteves, natural de Paços, e de Ana Cândida Magalhães Rodrigues, natural de Chaviães. Neto paterno de José Joaquim Esteves e de Maria Clara Salgado; neto materno de Manuel Joaquim Esteves Rodrigues e de Amélia Angelina Magalhães. Nasceu a 31/7/1919. // Casou com Manuel Ribeiro Coelho, funcionário das Finanças em Melgaço. // Faleceu a 24/5/1967 e foi sepultada no cemitério de Chaviães. // Deixou marido, mãe, filhos.

 

ESTEVES, Maria Angélica. Filha de António Joaquim Esteves, lavrador, natural de Rouças, e de Adelaide das Dores Gonçalves, natural de Chaviães, moradores no lugar de Quintas. Neta paterna de Maria Cândida Esteves, solteira; neta materna de António Joaquim Gonçalves e de Maria Júlia de Araújo. Nasceu em Chaviães a 10/6/1894 e foi batizada pelo padre Bernardo António Rodrigues Passos a 14 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos.    

 

ESTEVES, Maria Benedita. Filha de António José Esteves e de Maria Joaquina Alves, residentes no lugar de Corveira. N.p. de Sebastião Esteves e de Maria Domingues, de Fiães; n.m. de Manuel José Alves e de Rosa Maria Afonso, de São Paio. Nasceu em Chaviães a 4/2/1850 e foi batizada pelo padre JLBC no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Lopes e Joaquina Rosa Alves, de Corveira, Chaviães. // Casou na igreja da sua freguesia a 27/11/1889 com José Joaquim de Abreu, de 49 anos de idade, solteiro, natural de Paços, morador no lugar de Corveira, Chaviães, filho de Manuel Alexandre de Abreu e de Maria Joaquina Pires. Testemunhas: José Augusto Alves e Caetano Maria Alves, casados, lavradores, do lugar da Portela.   

 

ESTEVES, Maria do Carmo. // Nasceu em Chaviães por volta de 1826. // Lavradeira. // Faleceu a 2/8/1882, em sua casa de morada, sita no lugar da Igreja, com todos os sacramentos, com cinquenta e seis anos de idade, no estado de viúva de Luís Pereira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja.

 

ESTEVES, Maria do Carmo. Filha de António Esteves e de Rosa Maria Alves, lavradores, residentes no lugar dos Cotos. Neta paterna de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Joaquina de Oliveira; neta materna de Gregório Ventura Alves e de Maria Joaquina Pinto. Nasceu em Chaviães a 6/4/1907 e foi batizada a 14 desse mês e ano. Padrinhos: António Vitorino da Cunha e sua mulher, Cândida Augusta Lopes Castelo, ambos professores do ensino primário. // Casou a 4/1/1935 com Joaquim Afonso -------------------, seu conterrâneo. // O seu marido morreu em Chaviães a 25/11/1969. // Ela faleceu na mesma freguesia a 22/3/1985.   

 

ESTEVES, Maria da Conceição. // Nasceu em Chaviães por volta de 1827. // Lavradeira. // Casou com Aires José da Cunha, natural de Riba de Mouro, Monção, armador de igrejas. // Faleceu a 17/5/1882, em sua casa de morada, sita no lugar do Viso, com todos os sacramentos, com 55 anos de idade, no estado de casada, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja paroquial. // O seu viúvo morreu a 24/8/1882, na mesma casa do Viso, sem quaisquer sacramentos, por não dar tempo, com setenta e dois anos de idade, sem testamento, e foi sepultado na dita igreja.

 

ESTEVES, Maria Dália (ou Idália). Filha de Augusta de Jesus Esteves. Nasceu no lugar do Cortinhal, Chaviães, a --/--/1929 (Notícias de Melgaço n.º 17, de 16/6/1929.) // Faleceu a --/--/1935, com apenas cinco anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 269, de 28/4/1935).

 

ESTEVES, Maria das Dores. Filha de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Joaquina de Jesus Alves, lavradores, residentes no lugar da Igreja. Neta paterna de Joaquim José Esteves e de Maria Rita de Sousa; neta materna de Maria Gertrudes Alves. Nasceu em Chaviães a 14/5/1882 e foi batizada pelo padre BARP a 21 desse mês e ano. Padrinhos; António Vitorino da Cunha e Maria da Glória da Cunha, solteiros, do Senhor do Socorro. // Casou na CRCM a 22/2/1923 com Feliciano de Jesus Rodrigues, de trinta e sete anos de idade, natural de Chaviães, filho de Emília de Jesus Rodrigues. // Faleceu no lugar das Lages, freguesia de Chaviães, a 14/6/1949.  

 

ESTEVES, Maria Emília. Filha de Darmindo de Castro Esteves e de Anésia Augusta (ou Anésia da Conceição) Pinto, moradores no lugar das Lages. Nasceu em Chaviães a --/--/1935 (NM 292, de 24/11/1935). // Casou na igreja da sua freguesia a 26/7/1964, com Fernando Alves de Melo, da vila de Melgaço. Os padrinhos do noivado foram Augusto Pinto e Amélia Pinto, primos da noiva. Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1521, de 2/8/1964: «No passado domingo, 26 do mês findo, realizou-se na paroquial desta freguesia o casamento de M.E.E. (…)» // O seu marido, trabalhador da construção civil, nascera na Vila a 23/4/1935 e faleceu a 31/10/1990. // Mãe de Manuel Augusto, nascido no hospital da SCMM a 15/9/1968; este rapaz, devido a um grave acidente, perdeu a vida em 1987.     

 

ESTEVES, Maria de Fátima. Filha de Miguel José Esteves, natural da Vila, e de Júlia do Nascimento Colmeiro, natural de Chaviães. Nasceu depois de 1946, ano em que seus pais contraíram matrimónio. // Casou com Armando Vaz (ver em Cristóval). Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1501, de 17/2/1964: «… na capelinha de Santa Bárbara, sita na Portela do Couto, Chaviães, realizou-se o casamento de Armando, filho de António Belmiro Vaz e de Maria Rodrigues Fraga, de Cristóval, com Maria de Fátima, filha de M.J.E., ausente na Venezuela, e de Júlia Culmier (Colmeiro), residente em Chaviães. Serviram de padrinhos por parte do noivo o 1.º Cabo da G.F. António Domingues e Flávia Maria Gregório, e por parte da noiva seus tios Henrique José Fernandes e sua esposa Maria Helena Esteves.» // Com geração. 

 

ESTEVES, Maria da Glória. Filha de Manuel Maria Esteves e de Carolina Augusta Lopes, lavradores, residentes no lugar de Gondufe. Neta paterna de Manuel António Esteves e de Maria Caetana Durães; neta materna de Manuel José Lopes e de Maria Benedita Pereira. Nasceu em Chaviães a 9/5/1896 e foi batizada pelo padre BARP a 18 desse mês e ano. Madrinha: Maria Albina Alves, solteira, do lugar da Corveira, Chaviães. // Faleceu na sua freguesia a 18/1/1959.

 

ESTEVES, Maria da Glória. Filha de José Joaquim Esteves, alfaiate, natural de Rouças, e de Estefânia Cândida Solheiro, natural de Chaviães, moradores em Lages da Fonte. N.p. de Jerónimo Esteves e de Rosa Esteves; n.m. de Teotónio José Solheiro e de Maria Rosa Esteves. Nasceu em Chaviães a 25/5/1899 e foi batizada na igreja a 1 de Junho do mesmo ano. Padrinhos: José Maria Soares, casado, lavrador, do lugar da Pena, e Maria das Dores Esteves, solteira, do lugar da Igreja, ambos de Chaviães. // Faleceu no hospital da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo a 5/2/1948.   

 

ESTEVES, Maria da Glória. // Nasceu por volta de 1943. // Faleceu na freguesia de Chaviães a --/--/2020, com 77 anos de idade (A Voz de Melgaço n.º 1435, de 1/2/2020).

 

ESTEVES, Maria de Jesus. Filha de Inácio Diogo Esteves e de Mariana Josefa Gertrudes. Neta paterna de Manuel José Esteves e de Isabel Álvares; neta materna de Diogo Alves Ramos e de Madalena Soares Ribeiro. Nasceu em Chaviães a 22/7/1824. No seu batizado teve por padrinhos José Luís Esteves e Vicente Soares, moradores no Campo da Feira de Fora, subúrbios da Vila de Melgaço. // Lavradeira. // Residiu no lugar da Bouça. // Faleceu solteira, a 2/11/1909, em sua casa de morada, só com a extrema-unção, «por se achar privada do uso da fala, e com os sentidos transtornados», com testamento, e foi sepultada no cemitério local. // Deixou um filho.

 

ESTEVES, Maria de Jesus. Filha de Manuel Joaquim Esteves, mestre-pedreiro, e de Maria Rita Fernandes, doméstica, moradores no lugar do Cortinhal. Neta paterna de António José Esteves e de Maria Rosa Esteves; neta materna de Manuel Inácio Fernandes e de Marta Rosa Domingues. Nasceu a 19/8/1860 e foi batizada pelo padre JLBC a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Pires, lavrador, casado, morador em Cristóval, e a avó materna, Marta Rosa Domingues. // Faleceu a 22 de Agosto de 1861, às três horas da manhã, na casa dos pais.  

 

ESTEVES, Maria de Jesus. Filha de Joaquim Manuel Esteves e de Matilde Augusta Esteves, lavradores, residentes no lugar de Bouça. Neta paterna de Maria de Jesus Esteves; neta materna de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Joaquina de Oliveira. Nasceu em Chaviães a 18/5/1911 e foi batizada na igreja a 22 de outubro desse ano. Padrinhos: Joaquim de Sá Tenreiro, viúvo, proprietário, e sua filha, Maria Henriqueta de Sá Tenreiro, solteira, ambos da Póvoa de Varzim. // Casou na igreja da sua freguesia de nascimento a 17/4/1938 com Manuel José, seu conterrâneo, filho de Casimiro José Domingues e de Maria José Esteves. // Enviuvou a 11/7/1995. // Faleceu no lugar de Gondufe, Chaviães, a 9/1/1999 e foi sepultada no cemitério paroquial, na mesma campa do defunto marido (1908-1995). // Deixou filhos. // (A Voz de Melgaço n.º 1110).

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     ESTEVES, Maria Joaquina. Filha de Manuel José Esteves e de Isabel Álvares. Nasceu por volta de 1812. // Viveu maritalmente com Pedro José, da Aldeia de Chaviães, filho de Jerónimo José Álvares e de Maria Benta dos Ramos, mas casaram na igreja de Chaviães a 17/6/1850, legitimando, assim, seu filho Francisco José. // Faleceu a 18/7/1868, às dezoito horas, na sua casa da Bouça, com cinquenta e seis anos de idade, e o seu viúvo morreu a 7/10/1875.    

 

ESTEVES, Maria José. Filha de Manuel António Esteves e de Maria Caetana Durães, lavradores, residentes no lugar de Gondufe. Neta paterna de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Josefa Pereira; neta materna de Manuel António Durães e de Francisca Rosa Esteves. Nasceu em Chaviães a 22/12/1867 e foi batizada pelo padre MAE a 26 desse mês e ano.

 

ESTEVES, Maria Leopoldina. Filha de Manuel Joaquim Esteves, mestre-pedreiro, e de Maria Rita Fernandes, moradores no lugar do Val. Neta paterna de António José Esteves e de Maria Rosa Esteves; neta materna de Manuel Inácio Fernandes e de Marta Rosa Domingues. Nasceu em Chaviães a 17/8/1865 e foi batizada pelo padre JLBC a 26 desse mês e ano «sub conditione». Padrinho: Manuel Pires, casado, lavrador, natural de Cristóval, que lhe deitara a água de socorro depois de nascer, isto é, como a criança nasceu fraquinha foi improvisado um batismo em casa. // Faleceu a 27/8/1865, às vinte horas, e foi sepultada na igreja.

 

ESTEVES, Maria Ludovina. Filha de Diogo Manuel Esteves e de Rosa Maria Gonçalves. Nasceu em Chaviães por volta de 1835. // Lavradeira. // Faleceu a 27/1/1884, em casa de sua mãe, sita no lugar da Igreja, tendo recebido apenas o sacramento da extrema-unção, por se achar privada da fala, com quarenta e nove anos de idade, no estado de viúva de José Joaquim de Magalhães, sem testamento, e foi sepultada no adro da igreja. // Deixou um filho.

 

ESTEVES, Maria Luísa. // Nasceu em Chaviães por volta de 1794. // Faleceu a 27/9/1874, em casa de morada da sua sobrinha Jerónima Luísa de Abreu, sita no lugar de Soengas, com todos os sacramentos, com 80 anos de idade, no estado de solteira, sem filhos, com testamento, e foi sepultada na igreja paroquial.

 

ESTEVES, Maria Luísa. Filha de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Rita Fernandes, lavradores, residentes no lugar do Val. Neta paterna de António José Esteves e de Maria Rosa Esteves; neta materna de Manuel Inácio Fernandes e de Marta Rosa Domingues. Nasceu em Chaviães a 28/7/1869 e foi batizada pelo padre BARP a 1 de Agosto desse ano. Padrinho: Manuel Pires, casado, lavrador, de Cristóval.  

 

ESTEVES, Maria de Lurdes. Filha de -------- Esteves e de ----------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Casou com Alberto Augusto Sousa e Castro, natural de Remoães. // Em 1998 moravam na Rua da Fonte da Vila, Melgaço (VM 1106). 

 

ESTEVES, Maria da Luz. Filha de Diogo Manuel Esteves e de Maria Rita Esteves, residentes no lugar do Louridal. N.p. de Romão José Esteves e de Maria Joaquina Domingues, do Outeiro; n.m. de Maurício Esteves e de Ana Joaquina Fernandes, do dito lugar do Louridal. Nasceu no lugar do Outeiro, Chaviães, a 2/8/1840, e foi batizada dois dias depois pelo padre MJGB. Padrinhos: o tenente ajudante da Praça de Melgaço, José Caetano Baião, e Rita de Magalhães (dos Magalhães de Penso), ambos moradores na Vila de Melgaço. // Casou a 1/12/1867 com Francisco Alves, de 24 anos de idade, lavrador, de Alveios, ou São Cristóvão de Mourentão, Tui, filho de José Alves e de Paula, ou Benta, Gonçalves Rodrigues, galegos. Testemunhas: Manuel José Esteves, lavrador, de Gondufe, Chaviães, e Albina de Jesus Gomes, costureira, da Vila, SMP. Moraram na Baralha, Chaviães. // O seu marido, de alcunha “o descalço”, morreu a 2/10/1899, em sua casa de morada, sita no lugar de Baralha, com todos os sacramentos, com 60 anos de idade, sem testamento, e foi sepultado no adro da igreja. // Ela acabou seus dias a 20/11/1918. // Com geração.     

 

ESTEVES, Maria Madalena. Filha de Manuel Maria Esteves e de Carolina Augusta Lopes, lavradores, residentes em Gondufe. Neta paterna de Manuel António Esteves e de Maria Caetana Durães; neta materna de Manuel José Lopes e de Maria Benedita Pereira. Nasceu em Chaviães a 12/6/1891 e foi batizada pelo padre BARP a 21 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Domingues, casado, lavrador, e Maria Madalena Lourenço, solteira, ambos de Gondufe, Chaviães. // Faleceu a 1/5/1896 e foi sepultada no adro da igreja dois dias depois.

 

ESTEVES, Maria Madalena. Filha de Rosa Angélica Esteves, solteira, camponesa, moradora em casa dos pais, no lugar do Barreiro. Neta materna de Domingos António Esteves e de Maria Joaquina Gonçalves. Nasceu em Chaviães a 13/5/1908 e foi batizada na igreja a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Gaspar de Jesus Marques, casado, negociante, morador na Portela, e Filomena Rita da Cunha, casada, do lugar da Fonte. // Foi legitimada a 9/12/1954 por Feliciano de Jesus Rodrigues, de 69 anos de idade, filho de Emília de Jesus Rodrigues, agricultor, natural de Chaviães, com domicílio na Vila de Melgaço, que casara com a sua mãe na Conservatória do Registo Civil de Melgaço em Setembro de 1953. // Casou a 12/1/1929 com Augusto Cândido de Sousa, seu conterrâneo, o qual faleceu em Madrid a 8/6/1960.   

 

ESTEVES, Maria Madalena. Filha de José Joaquim Esteves, alfaiate, natural de Rouças, e de Estefânia Cândida Solheiro, lavradeira, de Chaviães, moradores no lugar dos Cotos. Neta paterna de Jerónimo Esteves e de Rosa Esteves; neta materna de Teotónio José Solheiro e de Maria Rosa Esteves. Nasceu em Chaviães a 2/6/1910 e foi batizada na igreja a 14 desse mês e ano. Padrinhos: António do Nascimento Esteves e Lucrécia da Conceição Esteves, irmãos da neófita. // Nota: deve ser a mesma menina que faleceu no lugar da Fonte, Chaviães, a --/--/1915, com apenas cinco anos de idade (Correio de Melgaço n.º 168, de 3/10/1915).

 

ESTEVES, Maria Madalena C. // Nasceu por volta de 1923. // Faleceu na freguesia de Chaviães a --/--/2019, com 96 anos de idade (ver "A Voz de Melgaço", de 1/12/2019).

 

ESTEVES, Maria de Nazaré. Filha de Manuel Maria Esteves, natural de Chaviães, e de Rosa Miquelina Marques, natural da Vila, lavradores, residentes no lugar do Escuredo. N.p. de José Miguel Esteves e de Dolores Coutinho; n.m. de João Manuel Domingues Marques e de Plácida Antónia Alves. Nasceu em Chaviães a 23/2/1899 e foi batizada pelo padre BARP a 5 de Março desse ano. Padrinhos: Manuel Caetano de Sousa, viúvo, do Casal, e Justina da Graça Esteves, solteira, da Fonte, ambos de Chaviães. // Casou com Amadeu Joaquim Afonso, na CRCM, a 19/3/1923. // O seu marido morreu a 6/4/1939 (?). // Ela finou-se na sua freguesia natal a 25/3/1965. 

 

ESTEVES, Maria Rita. Filha de Maurício Esteves e de Ana Joaquina Fernandes. Nasceu em Chaviães por volta de 1818. // Lavradeira. // Casou com Diogo Manuel Esteves. // Faleceu a 26/5/1884, em sua casa de morada, sita no lugar do Outeiro, apenas com o sacramento da extrema-unção, por debilidade de juízo, com sessenta e seis anos de idade, viúva, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja.

 

ESTEVES, Maria Rosa. Filha de Manuel José Esteves e de Antónia Maria de Moina, lavradores. Nasceu na década de noventa do século XVIII. // Casou com António José Esteves, lavrador, chavianense. // Faleceu na sua casa de morada, sita no lugar do Val, freguesia de Chaviães, a 31/12/1867, com cerca de setenta anos de idade, no estado de viúva, e foi sepultada na igreja. // Com geração.

 

ESTEVES, Maria Rosa. Filha de Sebastião Esteves e de Maria Alves. Nasceu por volta de 1810. // Lavradora. // Faleceu no estado de solteira, a 3/4/1870, às treze horas, na sua casa de morada, sita no lugar da Igreja, Chaviães, com sessenta anos de idade. // Fez testamento e deixou uma filha (talvez seja a Maria José Codesso, casada com João António Monteiro). // Foi sepultada na igreja.

 

ESTEVES, Maria Rosa. Nasceu por volta de 1818. // Faleceu no estado de solteira, a 24/1/1868, na sua casa do Val, Chaviães, com cerca de 50 anos de idade. // Era tecedeira. // Não deixou descendência. // Foi sepultada na igreja.   

 

ESTEVES, Maria Rosa. Filha de Joaquim Esteves e de Maria Josefa Pereira. Nasceu em Chaviães por volta de 1820. // Lavradeira. // Casou com António Joaquim Durães. // Faleceu a 29/4/1887, em sua casa de morada, sita no lugar do Cortinhal, com todos os sacramentos, com sessenta e sete anos de idade, sem testamento, e foi sepultada na igreja paroquial. // Deixou marido e um filho, Francisco José Durães.

 

ESTEVES, Maria Rosa. Filha de António José Esteves e de Maria Rosa Esteves. Nasceu por volta de 1835. // Faleceu a 22/7/1908, em sua casa de morada, sita no lugar do Val, com todos os sacramentos da igreja católica, com setenta e três anos de idade, no estado de viúva de Caetano Fernandes, sem testamento, e foi sepultada no cemitério local. // Deixou um filho.

 

ESTEVES, Maria Rosa. Filha de Joaquim José Esteves e de Maria Rita de Sousa, moradores no lugar das Lages. Neta paterna de Manuel António Esteves e de Maria Rosa Álvares, de Aldeia; neta materna de Jerónimo José de Sousa e de Maria Teresa Álvares de Abreu, do dito lugar das Lages. Nasceu em Chaviães a 22/8/1842 e foi batizada pelo padre MJGB no dito dia. Padrinhos: Gregório Ventura Esteves e sua irmã, Maria Rosa Esteves, do lugar das Lages, Chaviães. // Casou na igreja de Paderne a 25/7/1867 com Teotónio José Solheiro. // Enviuvou a 19/2/1872. // Com geração. // Casou em segundas núpcias a 21/5/1882 com o seu conterrâneo José Maria Soares, de quarenta e quatro anos de idade, solteiro.   

 

ESTEVES, Maria Rosa. Filha de Domingos António Esteves, pedreiro, natural de Rouças, e de Maria Joaquina Gonçalves, natural de Chaviães, moradores no lugar do Barreiro. Neta paterna de Jerónimo Esteves e de Maria Esteves; neta materna de Josefa Clara Gonçalves. Nasceu em Chaviães a 20/8/1886 e foi batizada pelo padre BARP a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Esteves, casado, lavrador, da Cabana, Rouças, e Maria Rosa Meixeiro, viúva, do Outeiro, Chaviães.

 

ESTEVES, Maria do Rosário. Filha de Manuel Joaquim Esteves, lavrador, de Chaviães, e de Maria Joaquina de Oliveira, de Fiães, moradores no lugar da Igreja. N.p. de Diogo Manuel Esteves e de Rosa Maria de Jesus Gonçalves; n.m. de João Batista de Oliveira e de Maria Rosa Esteves. Nasceu em Chaviães a 5/12/1867 e foi batizada pelo padre MAE a 9 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Manuel Esteves, negociante em Lisboa, e sua mulher, Maria do Rosário de Sousa, representados por António Jacinto Gonçalves, solteiro, lavrador, e sua criada, Maria Manuel Alexandre.   

 

ESTEVES, Maria Teresa. // Nasceu em Chaviães por volta de 1806. // Lavradeira. // Casou com José Vaz. // Faleceu a 27/12/1878, em sua casa de morada, sita no lugar de Bouça, com todos os sacramentos, com setenta e dois anos de idade, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja. // Ver, em Chaviães, Maria Joaquina Vaz.

 

ESTEVES, Maria Teresa. Filha de Francisco José Esteves e de Maria Engrácia Rodrigues. Nasceu em Chaviães por volta de 1806. // Lavradeira. // Faleceu a 18/12/1879, em sua casa de morada, sita no lugar de Quintas, com todos os sacramentos, solteira, com 73 anos de idade, com testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja. 

 

ESTEVES, Maria Teresa. Filha de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Josefa Pereira. Nasceu por volta de 1817. // Lavradora. // Faleceu no estado de solteira, a 9/12/1886, na sua casa do Cortinhal, Chaviães, com todos os sacramentos, à exceção do sagrado viático, sem testamento, com sessenta e nove anos de idade, e foi sepultada na igreja (ainda não havia cemitério). // Sem geração. 

 

ESTEVES, Maria Teresa. Filha de Inácio Diogo Esteves e de Mariana Josefa Álvares, moradores no lugar da Bouça. Neta paterna de Manuel José Esteves e de Isabel Álvares; neta materna de Francisco Alves Pires e de Maria Antónia Vieites. Nasceu em Chaviães a 19/7/1836 e foi batizada pelo padre MJGB a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim José Esteves, do lugar da Igreja, e Isabel Teresa ----------------. // Faleceu sem geração.

 

ESTEVES, Mariana. Filha de Domingos António Esteves, lavrador, natural de Castro Laboreiro (!), e de Maria Joaquina Gonçalves, natural de Chaviães, moradores no lugar de Orjães. Neta paterna de Jerónimo Esteves e de Maria Esteves; neta materna de Josefa Clara Gonçalves, solteira. Nasceu em Chaviães a 7/12/1889 e foi batizada pelo padre BARP a quinze desse mês e ano. Madrinha: Mariana de Jesus Monteiro, casada, do lugar da Igreja. // Casou na CRCM a 3/4/1922 com Manuel Francisco Alves, de 31 anos de idade, filho de Manuel Alves e de Angelina Rosa Pires, de Chaviães. // O seu marido morreu em Chaviães a 20/2/1960 e ela finou-se em Paços a 30/4/1986, com noventa e seis anos de idade.   

 

ESTEVES, Matilde Augusta. Filha de Manuel Joaquim Esteves, caseiro-lavrador, natural de Chaviães, e de Maria Joaquina de Oliveira, natural de Fiães, moradores no lugar do Louridal. Neta paterna de Diogo Manuel Esteves e de Rosa Maria de Jesus Gonçalves; neta materna de João Baptista de Oliveira e de Maria Rosa Esteves. Nasceu em Chaviães a 9/5/1878 e foi batizada pelo padre BARP a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Cândido Augusto Correia dos Santos Lima e sua irmã, Florinda da Glória dos Santos Lima, solteiros, naturais da Vila de Melgaço, representados por António Joaquim Alves Ramos, casado, lavrador, e sua filha Cândida Joaquina Alves Ramos, do lugar da Igreja, Chaviães. // Casou na igreja da sua freguesia a 30/6/1901 com o seu parente e conterrâneo, Joaquim Manuel Esteves, de quarenta anos de idade, solteiro, lavrador, residente no lugar da Bouça. // Faleceu no lugar de Bouça, Chaviães, a 7/5/1934 (NM 232, de 13/5/1934). // Mãe de Maria de Jesus.

 

ESTEVES, Matildes de Jesus. Filha de Manuel de Jesus [Esteves] e de Maria Rosa Gonçalves, solteira, do Barraço. Neta paterna de Manuel Joaquim Esteves e de Ana Rosa, de Quintas; neta materna de José Gonçalves e de Maria Joaquina Gomes, do dito lugar do Barraço. Nasceu na freguesia de Chaviães a 24/10/1846 e foi batizada pelo padre encomendado, AMR, a 28 desse mês e ano. Padrinhos: António Agostinho e sua cunhada, Maria Joana Domingues.

 

ESTEVES, Maurício José. Filho de João António Esteves e de Antónia Fernandes. Nasceu por volta de 1800. // Lavrador. // Casou com Ana Joaquina Fernandes. // Faleceu a 3/7/1861, às dezasseis horas, em sua casa de morada, sita no lugar do Louridal, Chaviães, com cerca de 60 anos de idade. // Deixou três filhos e duas filhas de maior idade. // Pai de Manuel José Esteves “Melgaço”.  

 

ESTEVES, Miguel Maria. Filho de Diogo Luís Esteves e de Maria Marcelina de Jesus Gomes de Araújo, ou Gomes de Castro, residentes no lugar da Fonte. Neto paterno de Manuel António Esteves e de Maria Rosa Alves, de Aldeia; neto materno de Caetano Manuel Gomes de Araújo e de Vicência Rosa Araújo [Fernandes], do dito lugar de Fonte. Nasceu em Chaviães a 17/11/1841 e foi batizado pelo padre MJGB dois dias depois. Padrinhos: Dr. Miguel Caetano Torres e sua filha, Josefa Torres, de SMP.

 

ESTEVES, Miquelina de São José. Filha de António Esteves e de Rosa Maria Alves, lavradores, residentes no lugar de Cotos. N.p. de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Joaquina de Oliveira; n.m. de Gregório Ventura Alves e de Maria Joaquina Pinto. Nasceu em Chaviães a 11/3/1910 e foi batizada na igreja a 19 desse mês e ano. Padrinhos: António Vitorino da Cunha e sua mulher, Maria Cândida Lopes Castelo, professores do ensino primário. // Casou na igreja de Chaviães a 17/1/1941 (confirmar) com Joaquim António Gonçalves, seu conterrâneo. // O seu marido morreu a 8/10/1991. // Ela faleceu no lugar de Fonte, Chaviães, a 3/3/1997. // Mãe de António do Nascimento e de José Joaquim Gonçalves. // Avó de Sérgio, professor do Ensino Secundário, e de Celine, estudante do Ensino Secundário da Escola C+S de Melgaço em 1997.    

 

ESTEVES, Palmira Augusta. Filha de Manuel Maria Esteves, natural de Chaviães, e de Rosa Miquelina Marques, natural da Vila, moradores no lugar do Escuredo. N.p. de José Miguel Esteves e de Dolores Coutinho; n.m. de João Manuel Domingues Marques e de Plácida Antónia Alves. Nasceu no Escuredo, Chaviães, a 7/3/1908, e foi batizada na igreja a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Marques e sua mulher, Cândida Augusta Alves, do lugar da Bouça. // Namorou com Timóteo Joaquim Alves de Melo (1906-1951), natural da Vila, e no estado de solteira deu à luz uma criança, Maria, em Junho de 1932, a qual morreu, em Galvão de Baixo, SMP, a 25/8/1933. // Ela, Palmira Augusta, falecera de pneumonia, no hospital da Santa Casa da Misericórdia de Melgaço, a 3/9/1932, três meses depois do parto.   

 

ESTEVES, Políbio de Jesus. Filho de Caetana Joaquina Esteves, solteira, lavradora, residente no lugar da Fonte. Neto materno de Diogo Luís Esteves e de Maria Marcelina Gomes. Nasceu em Chaviães a 3/6/1891 e foi batizado pelo padre BARP a 14 desse mês e ano. Padrinhos: António Vitorino da Cunha, solteiro, lavrador, do Senhor do Socorro, e Maria de Jesus Magalhães, solteira, moradora no lugar da Tapada, ambos da freguesia de Chaviães. // Casou com Ludovina Cândida de Araújo, na CRCM, a 6/2/1918. // Morreu no lugar de Fonte, freguesia de Chaviães, a 26/6/1941. (Na campa está 21/6/1941). // Deve ter sido perfilhado, pois no cemitério consta como Políbio Esteves Alves. // A sua viúva faleceu a 3/6/1982, com oitenta e nove anos de idade. // Pai de Manuel Henrique Alves.  

 

ESTEVES, Pureza da Glória. Filha de Ludovina da Glória Esteves. Nasceu em Chaviães a --/--/1915 (CM 165, de 12/9/1915).  

 

ESTEVES, Raul Maria. Filho de ----------- Esteves e de -----------------------------. Nasceu a 10 de dezembro de 1926. // Faleceu a 5 de novembro de 1987 e foi sepultado no cemitério de Chaviães. // Deixou esposa e filhos.

 

ESTEVES, Ricardo Manuel. Filho de Jorge Manuel Esteves e de Teresa Fernanda Pinto de Araújo. Nasceu a --/--/19— e foi batizado na igreja de Chaviães a 7/8/1999.

 

ESTEVES, Romão José. Filho de Manuel José Esteves e de Isabel Álvares. Nasceu no século XVIII. // Lavrador. // Casou na igreja de Chaviães, a 19/4/1813, com Maria Joaquina, filha de Custódio Domingues e de Maria Josefa, do Outeiro, e neta paterna de Miguel Domingues e de Antónia de Castro, e materna de Manuel Esteves e de Maria Benta Codessa. // Moraram no Outeiro de Chaviães. // Faleceu no estado de viúvo, a 25 de fevereiro, ou 25 de março, de 1825, e foi amortalhado com o hábito de São Bernardo. // Com geração.

 

ESTEVES, Rosa. Filha de Manuel Joaquim Esteves, mestre-pedreiro, e de Maria Rita Fernandes, moradores no lugar do Val. N.p. de António José Esteves e de Maria Rosa Esteves; n.m. de Manuel Inácio Fernandes e de Marta Rosa Domingues. Nasceu em Chaviães a 6/7/1862 e foi batizada na igreja pelo padre JLBC a 9 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Pires, lavrador, e sua mulher, Rosa Alves, natural da freguesia de Cristóval. // Camponesa. // Faleceu a 4/1/1900, em casa de seus pais, sita no lugar do Val, sem sacramentos, por ninguém ter chamado o sacerdote, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja.  

 

ESTEVES, Rosa. Filha de Alexandrina [Rosa] Esteves (Nina Lulas). Nasceu em Chaviães a 2/1/1947. // Na sua infância e adolescência foi apoiada financeiramente pelo seu parente Amadeu Abílio Lopes, emigrante no Brasil, industrial. // Depois do 5.º ano do liceu fez o Magistério do Ensino Primário, iniciando depois a sua carreira de professora do ensino primário, ou ensino básico. // Casou com o seu conterrâneo Maximino, funcionário da Caixa Geral de Depósitos, filho de António Luís Ascensão Reinales e de Beatriz Albina Fernandes. // Por volta de 1961 visitou o Brasil. // Com geração. 

 

ESTEVES, Rosa Angélica. Filha de Domingos António Esteves, pedreiro, natural de Rouças (!), e de Maria Joaquina Gonçalves, natural de Chaviães, moradores no lugar do Barreiro. N.p. de Jerónimo Esteves e de Maria Esteves; n.m. de Josefa Clara Gonçalves. Nasceu em Chaviães a 28/11/1880 e foi batizada pelo padre BARP a 5 de dezembro desse ano. Padrinhos: António Joaquim Domingues, de Gondufe, e Joaquina Rosa de Sousa, de Quintas, solteiros, lavradores. // Casou a 21/3/1923, na CRCM, com Joaquim José, de 29 (?) anos de idade, de Moimenta da Beira, filho de Francisco José e de Maria Emília, o qual viria a falecer em Chaviães a 10/1/1939. // Casou de novo, a 20/9/1953, na igreja de SMP, Vila de Melgaço, com Feliciano de Jesus Rodrigues, de Chaviães, o qual faleceu, nesta freguesia, a 12/7/1966. // Ela acabou seus dias na Vila de Melgaço a 14/2/1970. // Mãe de Maria Madalena Esteves (ver).    

 

ESTEVES, Rosa Augusta. Filha de Diogo Maria Esteves, lavrador, e de Carolina de Jesus Pereira, moradores no lugar da Bouça. N.p. de Inácio Diogo Esteves e de Mariana Alves; n.m. de Maria Rita Pereira. Nasceu em Chaviães a 11/7/1871 e foi batizada pelo padre BARP a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Frederico Augusto dos Santos Lima, solteiro, comerciante na Vila, e Rosa Cândida de Araújo, solteira, filha de Matias do Outeiro. // Lavradeira. // Casou em Chaviães a 25/2/1895 com Gaspar de Jesus Marques, de 22 anos de idade, solteiro, comerciante, natural de Prado, filho de Matilde da Conceição Marques, do lugar da Corredoura. // O seu marido ainda emigrou para o Brasil, mas as coisas não lhe correram bem. // Faleceu na Portela do Couto a 2/10/1908, repentinamente, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério local. // O seu viúvo finou-se no mesmo lugar a 2/3/1911. // Com geração.

 

ESTEVES, Rosa Joaquina. Filha de Francisco José Esteves e de Maria Engrácia Rodrigues. Nasceu na freguesia de Chaviães por volta de 1827. // Lavradeira. // Casou com José Joaquim da Ribeira. // Faleceu a 4/10/1879, com todos os sacramentos, com cinquenta e dois anos de idade, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Deixou um filho, Cândido Augusto da Ribeira.

 

ESTEVES, Rosa Teresa. Filha de Catarina Esteves. Nasceu em Chaviães por volta de 1820. // Foi mãe solteira de António Joaquim Esteves, nascido no lugar das Carvalhiças, freguesia da vila de Melgaço, a 12/11/1846.

 

ESTEVES, Rui Miguel. Filho de -------------- Esteves e de ---------------------------------------. Nasceu a 6 de dezembro de 1989. // Faleceu a 25 de Setembro de 2003 e foi sepultado no cemitério de Chaviães.

 

ESTEVES, Sebastião Diogo. Filho de Manuel Esteves e de Antónia Maria de Moura. Nasceu em Chaviães por volta de 1786. // Casou com Ana Maria Rodrigues. // Lavrador. // Faleceu a 26/1/1872, às dez horas, na sua casa de Quintas, com 86 anos de idade, no estado de viúvo. // Segundo o padre, a sua mente já estava perturbada. // Fizera testamento e deixou filhos. 

 

ESTEVES, Silvana Maria. Filha de Áurea de Jesus Esteves. Nasceu na freguesia de Chaviães a --/--/1929 (Notícias de Melgaço n.º 17, de 16/6/1929). // Faleceu no lugar de Gondufe, Chaviães, a --/--/1929, com apenas dois meses de idade (NM 25, de 11/8/1929).

 

ESTEVES, Teresa da Conceição. Filha de Diogo Luís Esteves e de Maria Marcelina de Jesus Gomes de Araújo, residentes no lugar de Fonte. N.p. de Manuel António Esteves e Maria Rosa Alves; n.m. de Caetano Manuel Gomes de Araújo e de Vicência Rosa Araújo [Fernandes]. Nasceu em Chaviães a 6/1/1848 e foi batizada pelo padre adjutor, AMR, a 11 desse mês e ano. Padrinhos: José (ou João) de Araújo Cunha e sua filha, Teresa da Conceição, moradores na Quinta de São Julião, SMP, Vila.

 

ESTEVES, Teresa de Jesus. Filha de António Joaquim Esteves e de Rosa Esteves. Nasceu por volta de 1830. // Lavradeira. // Casou com Francisco Fernandes. // Faleceu a 18/12/1905, na sua residência, sita no lugar de Parada, com 75 anos de idade, no estado de viúva, com testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério local.

 

ESTEVES, Teresa Joaquina. Filha de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Rita Fernandes, lavradores, residentes no lugar do Val. Neta paterna de António José Esteves e de Maria Rosa Esteves; neta materna de Manuel Inácio Fernandes e de Marta Rosa Domingues. Nasceu em Chaviães a 31/7/1873 e foi batizada pelo padre BARP nesse mesmo dia. Padrinhos: Guilherme José Meleiro, solteiro, lavrador, e Rosa Esteves, casada, do Val. // Lavradeira. // Casou na igreja da sua freguesia a 20/7/1908 com José Lopes, de 33 anos de idade, camponês, natural de Paços. // Enviuvou em 1945. // Faleceu na freguesia de Paços a 13/2/1948.

 

ESTEVES, Teresa Maria. Filha de Manuel José Esteves e de Isabel Álvares. Nasceu no século XIX. // Casou com José Vitório, filho de João Vaz e de Maria Vitória, dos Chãos, Alveios, Galiza. Moraram no lugar da Bouça, Chaviães, onde ambos morreram: ela a 27/12/1878 e ele a 23/12/1883. // Com geração.

 

ESTEVES, Teresa de Nazaré. Filha de Diogo Manuel Esteves e de Maria Rita Esteves, moradores no lugar do Outeiro. Neta paterna de Romão José Esteves e de Maria Joaquina Domingues; neta materna de Maurício Esteves e de Ana Joaquina Fernandes, do Louridal. Nasceu no Outeiro, Chaviães, a 18/4/1854, e foi batizada três dias depois pelo padre JLBC. Padrinhos: Manuel José Esteves, tio materno, solteiro, e Carlota da Conceição, irmã da neófita. // Faleceu ainda nova. // Sem geração. 

 

ESTEVES, Urbana Augusta. Filha de --------- Esteves e de ---------------------------. Nasceu a 19 de junho de 1935. // Casou com ---------------------------. // Faleceu a 16 de abril de 2001 e foi sepultada no cemitério de Chaviães. // Deixou marido e filho. 

 

ESTEVES, Vítor Manuel. Filho de Diogo Maria Esteves, lavrador, e de Carolina de Jesus Pereira, doméstica, moradores no lugar da Bouça. Neto paterno de Inácio Diogo Esteves e de Mariana Alves; neto materno de Maria Rita Pereira. Nasceu em Chaviães a 24/8/1866 e foi batizado pelo padre JLBC a 28 desse mês e ano. Padrinho: Manuel António Rodrigues, solteiro, mestre-alfaiate, morador na Vila de Melgaço. // Faleceu em Fonte, na casa da avó materna, às seis horas da manhã, com apenas dezassete dias de vida, a 11/9/1866, daí os pais darem ao filho seguinte o mesmo nome.   

 

ESTEVES, Vítor Manuel. Filho de Diogo Maria Esteves e de Carolina de Jesus Pereira. Neto paterna de Inácio Diogo Esteves e de Mariana Josefa Gertrudes (!); neto materno de Maria Rita Pereira. Nasceu em Chaviães a 2/8/1867. // Nota: parece ser gémeo de António Joaquim Esteves.    

 

ESTEVES, Vitorino de Jesus. Filho de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Joaquina de Jesus Alves, lavradores, residentes no lugar da Igreja. N.p. de Joaquim José Esteves e de Maria Rita de Sousa; n.m. de Maria Gertrudes Alves. Nasceu em Chaviães a 27/5/1890 e foi batizado pelo padre Francisco Máximo Rodrigues a 2 de junho desse ano. Padrinhos: António Vitorino da Cunha e sua irmã, Maria da Glória da Cunha, solteiros, do Senhor do Socorro, Chaviães. // Faleceu com apenas três anos de idade.    

 

ESTEVES, Vitorino José. Filho de Sebastião Diogo Esteves e de Ana Maria Rodrigues, moradores no lugar de Quintas, Chaviães. N.p. de Manuel Esteves e de Antónia Maria de Moura; n.m. de António Rodrigues e de Caetana Gomes. Nasceu em Chaviães por volta de 1822 (!). // Lavrador. // Casou na igreja da sua terra natal a 27/8/1860, com 38 anos de idade, solteiro, com Claudina Rosa, de 26 anos de idade, solteira, sua conterrânea, filha de João Manuel Rodrigues, mestre-carpinteiro, e de Maria Rosa, moradores na Portela do Couto, neta paterna de José Inácio Rodrigues e de Maria Luísa Fernandes, e neta materna de Manuel Esteves e de Maria Esteves. Testemunhas: António José Rodrigues, casado, lavrador, residente na Portela do Couto, e Diogo Rodrigues, casado, mestre-pedreiro, morador no lugar de Quintas, ambos de Chaviães. // Faleceu na sua freguesia natal, relativamente novo, a 1/5/1885, na sua casa da Portela do Couto, com 58 anos de idade (assento de óbito). // Fizera testamento. // Não deixou filhos, e foi sepultado no adro da igreja.    

 

ESTEVES, Vitorino José. Filho de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Rita Fernandes, residentes no lugar do Senhor do Socorro. Neto paterno de António José Esteves e de Maria Rosa Esteves, do Val; neto materno de Manuel Inácio Fernandes e de Marta Rosa Domingues. Nasceu em Chaviães a 15/3/1858 e foi batizado pelo padre JLBC a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Sebastião Diogo Esteves e sua filha, Maria Joaquina Esteves, do lugar de Quintas, Chaviães. // Escreveu o correspondente em Chaviães do “Correio de Melgaço”: «São deveras censuráveis e repugnantes uns factos que aqui se têm dado com Vitorino Esteves (o Marta), já idoso e cujas faculdades mentais deixam muito a desejar. Este infeliz teve a desgraça de cair no desagrado da família armador, cujo filho mais velho, muito valiente com… os velhos e parvos, não satisfeito com as zurzidelas que por vezes lhe tem aplicado, o atirou, no dia 19/7/1915, a uma poça com água, onde o infeliz não ficou, mas donde saiu, dizem-nos, todo ensopado e ferido numa mão e no joelho. E o valiente achou o feito tão nobre que veio relatá-lo para o lugar de Barraço, próximo do local onde o facto se deu» (Correio de Melgaço n.º 158, de 25/7/1915). // Faleceu no sobredito lugar do Socorro a --/--/1916, com cinquenta e oito anos de idade (CM 226, de 26/11/1916). 

 

ESTEVES, Zulmira Augusta. Filha de Ludovina da Glória Esteves, solteira, lavradora, chavianense, residente no lugar de Bouça. Neta materna de Diogo Maria, ou Diogo Manuel, Esteves e de Carolina de Jesus Pereira. Nasceu no lugar da Bouça, Chaviães, a 19/2/1910, e foi batizado na igreja a 27 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Gonçalves Pereira, solteiro, residente em Galvão, Vila de Melgaço, e Maria José Meleiro, solteira, natural da freguesia de São Paio. // continua...  

Sem comentários:

Enviar um comentário