domingo, 20 de novembro de 2022

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

Freguesia de Rouças

Por Joaquim A. Rocha



// Continuação de 25/0772022.


COSTA

 

COSTA, Albina Rosa. Filha de José da Costa e Joana Marques, lavradores, roucenses. Nasceu em Rouças por volta de 1849. // Camponesa. // Faleceu a 16/11/1894, no lugar da Igreja, apenas com o sacramento da extrema-unção, com 45 anos de idade, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério da freguesia.

 

COSTA, Amadeu. Filho de Joaquim da Costa e de Emília de Jesus Cardoso, lavradores, de Rouças, residentes no lugar de Verdade. N.p. de Manuel José da Costa e de Margarida Joaquina Cardoso; n.m. de José Joaquim Cardoso e de Maria Justina Gonçalves. Nasceu em Rouças a 13/10/1889 e foi batizado a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco de Paula, empregado público em Melgaço, e sua mulher, Felisménia Cardoso. // Morreu a 9/1/1896.   

 

COSTA, Angelina. Filha de Clara Joaquina da Costa, solteira, moradora no lugar do Val. N.m. de Manuel António da Costa e de Maria José Gonçalves, do dito lugar. Nasceu a 19/4/1859 e foi batizada a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Gomes, casado, da Vila de Melgaço, e Teresa de Jesus, solteira, tia materna da neófita. // Faleceu em Cabreiras, Rouças, a 22/2/1940.

 

COSTA, Antónia Maria. Filha de Diogo António da Costa e de Gertrudes Rodrigues, lavradores, roucenses. Nasceu em Rouças por volta de 1816. // Faleceu a 26/2/1894, no lugar da Picota, com todos os sacramentos, com 78 anos de idade, no estado de viúva de António Velho, natural de Fornelos, Ponte de Lima, com testamento, com três filhos, e foi sepultada no cemitério local. 

 

COSTA, António. Filho de José Manuel da Costa e de Margarida Joaquina Cardoso, moradores no lugar da Verdade. Neto paterno de Manuel José da Costa e de Joaquina Narcisa Barreto, do dito lugar; neto materno de Manuel Caetano Cardoso e de Jacinta Antónia Domingues, do lugar do Porto. Nasceu em Rouças a 9/4/1857 e foi batizado a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Lourenço e Carlota, tia materna do batizando.

 

COSTA, António. Filho de José Caetano da Costa e de Joaquina Rosa Dias, residentes no lugar da Verdade. N.p. de João Manuel da Costa e de Maria Luísa Alves, do dito lugar; n.m. de Manuel Vicente Dias e de Maria Teresa, de Cavaleiros, todos lavradores. Nasceu em Rouças a 28/4/1868 e foi batizado a 4 de Maio desse ano. Padrinhos: Bártolo Fernandes e sua esposa, Antónia Maria Dias, rurais, do lugar de Paçô.  

 

COSTA, António Augusto. Filho de Joaquim da Costa e de Emília de Jesus Cardoso, lavradores, de Rouças, residentes em Cavaleiros. N.p. de Manuel José da Costa e de Margarida Joaquina Cardoso; n.m. de José Joaquim Cardoso e de Maria Justina Gonçalves. Nasceu em Rouças a 22/1/1886 e foi batizado a 30 desse mês e ano. Padrinhos: António Augusto Soares, soldado de infantaria 18, e Maria Cardoso, solteira, de Rouças.

 

COSTA, Artur Augusto. Filho de Joaquim da Costa e de Emília de Jesus Cardoso, lavradores, roucenses, residentes no lugar da Verdade. Neto paterno de José Manuel da Costa e de Margarida Joaquina Cardoso; neto materno de José Joaquim Cardoso e de Maria Justina Gonçalves, do lugar de Cavaleiros. Nasceu em Rouças a 15/5/1904 e foi batizado na igreja a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Artur Cardoso, solteiro, camponês, e Joaquina Esteves, casada, lavradeira, ambos da freguesia de Cristóval. // Faleceu na freguesia da Vila, SMP, a 10/8/1944, com 40 anos de idade.

 

COSTA, Augusta de Jesus. Filha de Teresa de Jesus da Costa. Nasceu em Rouças a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 99, de 10/5/1914).

 

COSTA, Benedita Rosa. Filha de José da Costa e de Joana Marques, lavradores, roucenses. Nasceu no lugar da Igreja por volta de 1820. // Foi criada de servir de José Cândido Gomes de Abreu, da Vila de Melgaço, e de Manuel Correia Feijó, da Casa e Quinta da Boavista, onde faleceu solteira, a 30/11/1916, com 96 anos de idade, sendo sepultada no cemitério de Rouças. 

 

COSTA, Caetano José. Filho de José Manuel da Costa e de Margarida Joaquina Cardoso, moradores no lugar da Verdade. Neto paterno de Manuel José da Costa e de Joaquina Narcisa Barreto, do dito lugar; neto materno de Manuel Caetano Cardoso e de Jacinta Antónia Domingues, do lugar do Porto. Nasceu em Rouças a 13/11/1851 e foi batizado pelo padre José Bernardino Durães no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Caetano Lourenço e sua esposa, Carlota Cardoso, do lugar de Crasto. // Era solteiro, lavrador, quando casou na igreja de Rouças a 27/1/1875 com Maria Ludovina Gonçalves, solteira, camponesa, nascida em Rouças a 11/3/1851, filha de José Manuel Gonçalves e de Teresa Domingues, rurais, roucenses. Testemunhas: padre Manuel Caetano Alves Salgado e António Durães. // Faleceu no lugar do Requeijo a 11/3/1883, sem sacramentos, por ter morrido de repente, sem testamento, com três filhos, e foi sepultado no cemitério. // Com geração.     

 

COSTA, Deocleciano. Filho de Teresa de Jesus da Costa, solteira, camponesa, moradora no Rio do Porto, Rouças. N.m. de Manuel António da Costa e de Maria José Gonçalves, rurais, roucenses. Nasceu 22/3/1874 e foi batizado a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José de Sousa Gomes, solteiro, caseiro em Golães, Paderne, e Maria Teresa Domingues, solteira, lavradora, roucense. // Casou na igreja de Vila Franca de Xira a 10/12/1908 com (Olívia?) da Conceição. // Faleceu em Vila Franca de Xira a 18/2/1948.     

COSTA, Dinis Augusto. Filho de Maria da Glória da Costa, solteira, jornaleira, roucense, moradora no lugar de Requeijo. Neto materno de Caetano da Costa e de Maria Ludovina Gonçalves. Nasceu em Rouças a 20/4/1906 e foi batizado na igreja a 14 de Maio desse ano. Padrinhos: Ricardo José de Oliveira, solteiro, camponês, do lugar de Surribas, e Emília Rosa da Costa, do lugar de Requeijo, ambos roucenses. // Casou na CRCM a 7/12/1934 com Maria dos Anjos Gomes, natural de São Paio. // Morreu na Vila a 26/4/1986.    

 

COSTA, Diogo António. Filho de Francisco da Costa e de Rita Esteves, do lugar da Verdade. N.p. de Francisco da Costa e de Maria Quintela, de Carvalhos; n.m. de Domingos Esteves e de Maria Alves, de Lobiô. // Casou na igreja de Rouças a 28/11/1805 com Gertrudes, filha natural de António Eusébio Rodrigues, da freguesia da Vila de Melgaço, e de Maria Josefa Gonçalves, do lugar da Picota, Rouças; neta paterna de Gaspar Rodrigues e de Rosa Maria, de Pontepedrinha, Prado, e neta materna de António Gonçalves, do lugar da Ponte, São Paio, e de Maria Gonçalves, da Picota, Rouças.      

 

COSTA, Emília. Filha de Caetano Costa e de Maria Ludovina Gonçalves, lavradores, residentes no lugar do Requeijo. N.p. de José Manuel da Costa e de Margarida Joaquina Cardoso; n.m. de José Manuel Gonçalves e de Teresa Domingues. Nasceu a 6/2/1882 e foi batizada a 9 desse mês e ano. Padrinhos: José Manuel Gonçalves, viúvo, e Maria da Costa, solteira, lavradores, de Rouças. // Faleceu na sua freguesia natal a 9/9/1961.

 

COSTA, Florinda Cacilda. // Nasceu por volta de 1912. // Faleceu no lugar de Eiró de Baixo, Rouças, a --/--/1929, com apenas 17 anos de idade (NM 14, de 26/5/1929).

 

COSTA, Francisco. Filho de Joaquim da Costa e de Emília de Jesus Cardoso, lavradores, residentes no lugar da Verdade, Rouças. N.p. de José Manuel da Costa e de Margarida Joaquina Cardoso; n.m. de José Joaquim Cardoso e de Maria Justina Gonçalves. Nasceu em Rouças a 21/3/1895 e foi batizado a 31 desse mês e ano. Madrinha: Felisménia Cardoso, casada, tia materna do batizando. // Morreu a 27/10/1908, com os sacramentos da penitência e da extrema-unção, e foi sepultado no cemitério da localidade. 

 

COSTA, Francisco Ilídio. Filho de Maria da Glória da Costa. Nasceu em Rouças a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 73, de 2/11/1913). // Faleceu a --/--/1914, com apenas onze meses de idade (Correio de Melgaço n.º 116, de 15/9/1914).

 

COSTA, Guilherme. Filho de José Manuel da Costa e de Margarida Joaquina Cardoso, moradores no lugar da Verdade. Neto paterno de Manuel José da Costa e de Joaquina Narcisa Barreto, do dito lugar; neto materno de Manuel Caetano Cardoso e de Jacinta Antónia Domingues, do lugar do Porto. Nasceu em Rouças a 11/7/1854 e foi batizado pelo padre José Bernardino Durães a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Caetano Lourenço e sua esposa, Carlota Cardoso, do lugar de Crasto, Rouças.

 

COSTA, Helena. Filha de José Caetano da Costa e de Maria José Aires, moradores no lugar da Verdade. N.p. de João Manuel da Costa e de Maria Luísa Alves, do dito lugar; n.m. de Manuel António Aires e de Maria Manuela, do lugar de Peres. Nasceu a 13/3/1854 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel António da Costa Barreto e de Maria Justina, do lugar do Val.  

 

COSTA, João Manuel. Filho de Maria da Costa, residente no lugar da Verdade. Neto materno de Francisco da Costa e de Paula Vaz, do dito lugar. // Casou na igreja de Rouças a 21/9/1801 com Maria Luísa, filha de Tomaz António Alves e de Rosa Maria (*), de Eiró; neta paterna de João Alves e de Isabel Sampaio, do lugar dos Moinhos, S. João de Alveios, e neta materna de Pedro Mendes e de Maria Mendes, do lugar da Minhoteira, freguesia de São Miguel de Ceclinhos, todos estes do bispado de Tui. Testemunhas: José António Domingues, do lugar de Crasto, e Pedro Gonçalves, do lugar da Costinha, ambos roucenses. /// (*) Já defunta aquando do casamento da filha.

 

COSTA, João Manuel. Filho de José Costa e de Joana Marques. // Lavrador. // Faleceu no lugar da Igreja a 20/10/1884, sem sacramentos, por estar privado de seu juízo, com 52 anos de idade, solteiro, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no cemitério. // Irmão de Benedita Rosa.   

 

COSTA, Joaquim. Filho de José Manuel da Costa e de Margarida Joaquina Cardoso, lavradores, residentes no lugar de Verdade. Neto paterno de Manuel José da Costa e de Joaquina Narcisa Barreto, do dito lugar; neto materno de Manuel Caetano Cardoso e de Jacinta Antónia Domingues, do lugar do Porto. Nasceu em Rouças a 17/3/1861 e foi batizado na igreja a 19 desse mês e ano. Madrinha: Maria Luciana, solteira, irmã do batizando. // Era solteiro, lavrador, quando casou na igreja de Rouças a 12/5/1884 com Emília de Jesus, sua conterrânea, nascida a 11/12/1862, batizada a 13 desse mês e ano, filha de José Joaquim Cardoso e de Maria Justina Gonçalves, lavradores, de Cavaleiros, Rouças. Testemunhas presentes: padre M.C.A.S. e A.C.C., solteiro, lavrador, roucenses. // Enviuvou a 26/8/1937. // Julgo que faleceu em Dezembro de 1949 (confirmar). // Com geração.

 

COSTA, Joaquim. Filho de --------- Costa e de --------------- Esteves. // Foi jurado por Rouças no segundo semestre de 1907. // Nota: deve ser o pai de Joaquina Rosa.    

 

COSTA, Joaquina. Filha de Manuel da Costa e de Florinda Rosa Alves, lavradores, roucenses. // Faleceu no lugar da Picota, onde seus pais residiam, a 26/12/1874, com apenas dezassete meses de idade, e foi sepultada na igreja.    

 

COSTA, Joaquina. Filha de José Manuel da Costa e de Margarida Joaquina Cardoso, lavradores, roucenses. Nasceu em Rouças por volta de 1853. // Camponesa. // Faleceu a 27/8/1904, no lugar da Verdade, com todos os sacramentos, com 51 anos de idade, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério local.

 

COSTA, Joaquina Rosa. Filha de Joaquim Esteves da Costa, natural de Castro Laboreiro, e de Ana Maria Durães, natural de Rouças, lavradores, residentes no lugar do Porto, Rouças. N.p. de António Esteves e de Vitória Domingues, lavradores, castrejos; n.m. de Manuel António Durães e de Maria Rosa de Araújo, lavradores, roucenses. Nasceu em Rouças a 17/11/1893 e foi batizada a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Gonçalves e sua mulher, Joaquina Rosa Durães, lavradores, de Lourenços, São Paio. // Faleceu no lugar do Porto a 1/11/1895 e foi sepultada no cemitério local.    

 

COSTA, José. Filho de Manuel José da Costa e de Teresa Quitéria Quintela, do lugar do Telheiro. // Lavrador. // Casou na igreja de Rouças a 29/12/1825 com Joana Marques, filha de Bento Marques e de Rita Esteves, do lugar da Igreja. Testemunha: António Vicente da Silva, do lugar da Igreja. // Faleceu no referido lugar da Igreja a 28/4/1869, com todos os sacramentos, com 77 anos de idade, casado com a dita Joana, sem testamento, deixando quatro filhos, e foi sepultado na igreja. 

 

COSTA, José. Filho de Joaquim Esteves da Costa, lavrador, natural de Castro Laboreiro, e de Ana Durães, natural de Rouças, moradores no lugar do Porto, Rouças. N.p. de António Esteves e de Vitória Domingues; n.m. de Manuel António Durães e de Maria Rosa de Araújo. Nasceu em Rouças a 18/11/1888 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Gonçalves, lavrador, de São Paio, e Maria Rosa de Araújo, viúva, de Rouças, avó materna do bebé. 

 

COSTA, José. Filho de Joaquim da Costa e de Emília de Jesus Cardoso, lavradores, do lugar da Verdade, Rouças. N.p. de José Manuel da Costa e de Margarida Joaquina Cardoso; n.m. de José Joaquim Cardoso e de Maria Justina Gonçalves. Nasceu em Rouças a 28/9/1899 e foi batizado a 1 de Outubro desse ano. Padrinhos: Justino Cardoso e mulher, Joaquina do Outeiro, lavradores, de Cristóval. // Faleceu em Rouças a 13/12/1953.

 

COSTA, José. Filho de --------------- Costa e de ------------------------------------------------. Nasceu a --/--/1---. // Casou a --/--/1933 com Ermezinda de Sousa (NM 300, de 1/10/1933).

 

COSTA, José. Filho de ----------- Costa e de ----------------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // No verão de 1915 fez exame do 1.º grau, com o professor Rodolfo Augusto Esteves, obtendo a clasificação de «ótimo» (Correio de Melgaço n.º 160, de 8/8/1915).

 

COSTA, José. Filho de José da Costa e de Ermezinda Rodrigues Baleixo. Nasceu em Rouças a --/--/1939 (NM 434).

 

COSTA, José Abílio. Filho de Maria da Glória da Costa, solteira, jornaleira, roucense, moradora no lugar do Requeixo. Neto materno de Caetano José da Costa e de Maria Ludovina Gonçalves. Nasceu em Rouças a 16/12/1910 e foi batizado na igreja a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Abílio Gonçalves, solteiro, camponês, e a avó materna do batizando, ambos do lugar do Requeixo. // Casou na CRCM a 19/4/1935 com a sua conterrânea Maria Rosa Domingues. // Ambos os cônjuges faleceram em Rouças: a esposa a 12/5/1978 e ele a 4/11/1987.

 

COSTA, José Caetano. Filho de João Manuel da Costa e de Maria Luísa Alves, rurais, moradores no lugar da Verdade. Neto paterno de Maria da Costa, solteira, do dito lugar; neto materno de Tomaz António Alves e de Rosa Mendes, de Oleiros. // Casou na igreja de Rouças a 18/3/1837 com Antónia Maria [Vaz], filha de Maria Benta Fernandes, do lugar de Gondufe, Chaviães. Testemunhas: padre José Bernardino Durães, do lugar da Igreja, e o sacristão da igreja, do lugar do Crasto. // Estava viúvo quando casou na mesma igreja, a 4/11/1846, com Maria José, viúva de Manuel António Vaz, e filha de Manuel António Aires e de Maria Manuela Gomes, do lugar de Peres. Testemunhas: José Manuel Gonçalves e Bento de Nossa Senhora do Carmo, ambos do lugar da Igreja. // Tinha 44 anos de idade, estava viúvo novamente, quando casou na dita igreja de Rouças a 1/8/1861 com Joana Rosa, de 55 anos de idade, solteira, também roucense, filha de Matias Joaquim Rodrigues e de Inês Rodrigues, rurais, do lugar de Carvalhos; neta paterna de Francisco Xavier Domingues e de Rosa Liberata Gonçalves de Araújo, do Campo da Feira, Vila de Melgaço, e neta materna de Manuel Rodrigues e de Maria Josefa Lourenço, de Carvalhos, Rouças. Testemunhas: padre António de Neiva, do lugar de Crasto, e José da Costa, casado, lavrador, do lugar da Igreja. // Com geração.

 

COSTA, José Caetano. Filho de Ana Rosa da Costa, professora, roucense. Nasceu em Rouças por volta de 1882. // Empregado do comércio. // Morreu no lugar do Rio do Porto, freguesia de Rouças, a 25/12/1901, sem sacramentos, com apenas 19 anos de idade, no estado de solteiro, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no cemitério paroquial. 

 

COSTA, José Luís. Filho de António Fernandes da Costa e de Maria Álvares, de Cabreiros. N.p. de Custódio Fernandes e de Maria Berdega, de Ladronqueira, couto e freguesia de Fiães; n.m. de Gregório Álvares e de Ana Álvares, de Cavaleiros, Rouças. // Casou na igreja de Rouças a 2/10/1809 com Teresa Joana, filha de Domingos Domingues dos Santos e de Faviana Domingues, do lugar de Bilhões; neta paterna de Sebastião Domingues e de Maria Domingues, de Sobral de Cima, e neta materna de Francisco Domingues e de Domingas Fernandes, de Bilhões. Testemunhas: José Álvares, do lugar da Igreja, e Agostinho Manuel Domingues, de Bilhões.    

 

COSTA, José Manuel. Filho de Manuel José da Costa e de Joaquina Narcisa Barreto, moradores no lugar da Verdade. Nasceu em Rouças por volta de 1822. // Lavrador. // Casou na igreja de Rouças a 21/2/1838 com Margarida Joaquina Cardoso, filha de Manuel Caetano Cardoso e de Jacinta Antónia Domingues, do lugar do Porto. Testemunhas: Lourenço José Gomes de Abreu, do Requeijo, e António Joaquim de Castro, do lugar do Porto. // A sua esposa faleceu no lugar da Verdade a 21/10/1896. // Ele morreu a 27/1/1904, no mesmo lugar, com todos os sacramentos, com 82 anos de idade, no estado de viúvo, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no cemitério local.  

 

COSTA, José Manuel. Filho de ----------- Costa e de ----------- Alves. Nasceu a --/--/19--. // Em 2000 residia em Bilhões e era presidente da Junta de Freguesia de Rouças. Nesse ano ficou depositário de um prédio urbano: r/c, 1.º e anexo (572 m2), e rossios com 11.328 m2, sito em Paçô, Rouças, a confrontar a norte com Duarte Lourenço, a sul com Manuel Joaquim Alves, e a nascente com herdeiros de Artur Teixeira. O prédio ia ser posto à venda por meio de propostas, tendo por base dez mil contos, em consequência da execução de sentença n.º 723-A/95, em que era exequente UNICRE-Cartão Internacional de Crédito, SA, e executada Turismo Miradouro, Lda.  

 

COSTA, Júlia. Filha de Joaquim da Costa e de Emília de Jesus Cardoso, lavradores, do lugar da Verdade, Rouças. N.p. de José Manuel da Costa e de Margarida Joaquina Cardoso; n.m. de José Joaquim Cardoso e de Maria Justina Gonçalves. Nasceu em Rouças a 19/8/1891 e foi batizada a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco de Paula Rodrigues e Sousa, escrevente na Repartição da Guarda-Fiscal de Melgaço, e sua mulher, Filomena Cardoso. // Faleceu a 30/12/1894 e foi sepultada no cemitério local.

 

COSTA, Júlia Augusta. Filha de José da Costa e de Ermezinda Rodrigues Baleixo. Nasceu em Rouças a 13/4/1936 (NM 311).

 

COSTA, Justino. Filho de Joaquim da Costa e de Emília de Jesus Cardoso, lavradores, residentes no lugar da Verdade, Rouças. N.p. de José Manuel da Costa e de Margarida Joaquina Cardoso; n.m. de José Joaquim Cardoso e de Maria Justina Gonçalves. Nasceu em Rouças a 26/6/1897 e foi batizado a 30 desse mês e ano. Padrinhos: Justino Cardoso e sua mulher, Joaquina Douteiro, lavradores, residentes em Cristóval. // Morreu a 9/9/1898.

 

COSTA, Manuel. Filho de José Caetano da Costa e de Joaquina Rosa Dias, lavradores, residentes no lugar do Sobral. N.p. de João Manuel da Costa e de Maria Luísa Alves; n.m. de Manuel Vicente Dias e de Maria Teresa de Castro. Nasceu a 13/5/1878 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Bernardo Alves e Rosa Alves, casados, lavradores, roucenses.   

 

COSTA, Manuel. Filho de Joaquim da Costa e de Emília de Jesus Cardoso. Neto paterno de Manuel José da Costa e de Margarida Joaquina Cardoso; neto materno de José Joaquim Cardoso e de Maria Justina Gonçalves. Nasceu a 14/5/1884 e foi batizado na igreja a 18 desse mês e ano. Madrinha: Maria Luciana da Costa, solteira, lavradora, de Rouças. // Casou a --/--/1913 com Maria Luísa [Esteves] Cardoso (Correio de Melgaço n.º 73, de 2/11/1913). // Devia possuir alguns estudos, pois quando foi mobilizado para a guerra em França no ano de 1918 já ostentava a patente de alferes.   

 

COSTA, Manuel António. Filho de Manuel José da Costa e de Joaquina Narcisa da Graça Barreto, lavradores, do lugar da Verdade. N.p. de Maria da Costa, do dito lugar; n.m. do bacharel António Joaquim Barreto e de Teodora Arcângela da Silva Sampaio, do lugar do Val. // Casou na igreja de Rouças a 4/8/1833 com Maria José Gonçalves da Cruz, do lugar de Bouças, Alvaredo, moradora na Quinta de Cavaleiros, Rouças, filha de João Manuel Gonçalves da Cruz e de Isabel Ventura Afonso, lavradores, alvaredenses, e neta materna (*) de Manuel Afonso e de Páscoa Domingues, da Quinta de Cavaleiros, Rouças. // Testemunhas: José da Costa e Domingos José Gonçalves, ambos do lugar da Igreja. // Faleceu no dito lugar do Val a 24/8/1861, com 50 anos de idade, no estado de casado, com todos os sacramentos, com testamento, e foi sepultado na igreja. // A sua viúva, Maria José, finou-se também no dito lugar do Val, Rouças, com 61 anos de idade, a 29/12/1861, com todos os sacramentos, com testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja. /// (*) O padre não sabia quem eram os seus (dela) avós paternos.    

 

COSTA, Manuel António (Dr). Filho de António da Costa (*) e de Maria Fernanda Gonçalves. Nasceu em Rouças a --/--/19--. // Em 1992 terminou o curso na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (VM 972). /// (*) António da Costa morreu antes de seu filho ter terminado o curso. 

 

COSTA, Manuel Joaquim (Braga). Filho de Diogo António da Costa e de Gertrudes Rodrigues. // Lavrador. // Faleceu no lugar da Picota a 12/12/1867, com todos os sacramentos, solteiro, e foi sepultado na igreja. // Deixou uma filha.  

 

COSTA, Manuel Joaquim. Filho de Joaquim Esteves da Costa, natural de Castro Laboreiro, e de Ana Maria Durães, natural de Rouças, lavradores, residentes no lugar do Porto, Rouças. N.p. de António Esteves da Costa e de Vitória Domingues; n.m. de Manuel António Durães e de Maria Rosa de Araújo. Nasceu a 5/7/1887 e foi batizado a 7 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Gonçalves, casado, lavrador, de Lourenços, São Paio, e Maria R. Araújo, avó materna do bebé.    

 

COSTA, Manuel José. Filho de Maria da Costa, solteira, do lugar da Verdade. Neto materno de Francisco da Costa e de Paula Vaz, do dito lugar. // Casou na igreja de Rouças a 27/12/1808 com Joaquina Narcisa, filha do bacharel António Joaquim Veloso Barreto e de Teodora Arcângela da Silva Sampaio; neta paterna de Bernabé Veloso e de Ana Maria de Sousa, todos do lugar do Vale, Rouças, e neta materna de Manuel Dantas Sampaio, da freguesia de São Miguel do Bairro, e de Maria Antunes de Jesus, da freguesia de Santa Maria de Cabração, termo de Ponte de Lima. Testemunhas: padre Lourenço José Rodrigues, cura da freguesia de Rouças, António, irmão do abade de Rouças, padre Francisco Luís de Sá Sotomaior, e Diogo António Pereira Marinho, cirurgião, residente na casa do dito abade. // Com geração.      

 

COSTA, Manuel José. Filho de ------------ Costa e de ------------------------------. Nasceu no lugar da Pombeira, freguesia de Rouças, a --/--/19--. // Casou na igreja da freguesia da noiva a 20/1/1968 com Maria da Glória Soares, natural de São Paio. // A 20/1/2018 celebraram as bodas de ouro na igreja da freguesia de Rouças. «Depois da foto de família, foi servido um almoço no Bar das Tapas…» // Pai de Vítor e de Isabel e irmão de Rosalina, entre outros (ver a VM n.º 1413, de 1/2/2018).  

 

COSTA, Manuel Sabino. Filho de António Maximino da Costa e de Maria Angelina Rodrigues. Nasceu em Rouças a --/--/1917 (JM 1186, de 8/12/1917).  

 

COSTA, Maria. Filha de José Caetano da Costa e de Joaquina Rosa Dias, caseiros na Quinta de Eiró de Cima, Rouças. Neta paterna de João Manuel da Costa e de Maria Luísa Alves; neta materna de Manuel Vicente Dias e de Maria Teresa de Castro. Nasceu em Rouças a 17/4/1870 e foi batizada a 21 desse mês e ano. Padrinhos: José Cândido Gomes (*), solteiro, comerciante na Vila de Melgaço, e Maria Rita Alves, casada, proprietária, da Quinta de Eiró de Cima. // Faleceu no lugar da Verdade a 10/9/1872 e foi sepultada na igreja. /// (*) Não acrescentou o apelido Abreu!

 

COSTA, Maria (*). Filha de Caetano José da Costa e de Maria Ludovina Gonçalves, rurais, moradores em Requeijo. N.p. de José Manuel da Costa e de Margarida Joaquina Cardoso; n.m. de José Manuel Gonçalves e de Teresa Domingues. Nasceu a 11/3/1876 e foi batizada a 13 desse mês e ano. Padrinhos: José Manuel Gonçalves, viúvo, e Maria da Costa, solteira, lavradores, roucenses. // Faleceu no lugar de Colmeiros, Rouças, a --/8/1947 (confirmar). /// (*) Deve ser a Maria da Glória da Costa.

 

COSTA, Maria. Filha de Joaquim da Costa e de Emília de Jesus Cardoso, lavradores, naturais de Rouças, residentes no lugar de Verdade. Neta paterna de Manuel José da Costa e de Margarida Joaquina Cardoso; neta materna de José Joaquim Cardoso e de Maria Justina Gonçalves. Nasceu em Rouças a 12/4/1888 e foi batizada a 18 desse mês e ano. Madrinha: Felismina Cardoso, solteira, de Rouças. // Lavradeira. // Casou na igreja paroquial a 26/6/1910 com Artur dos Santos, de 25 anos de idade, solteiro, 1.º grumete do Corpo de Marinheiros, nascido no hospital de São José, Lisboa, batizado na igreja desse hospital, filho de Maria do Carmo da Silva, natural da freguesia e concelho de Moura, Alentejo, morador na freguesia de SMP, Vila de Melgaço. Testemunhas presentes: António José Alves e Manuel Coelho, casados, lavradores, roucenses, moradores no lugar da Igreja.

 

COSTA, Maria. Filha de Maria da Glória da Costa, lavradeira, roucense, moradora no lugar de Requeijo. Neta materna de Caetano José da Costa e de Maria Ludovina Gonçalves. Nasceu em Rouças a 10/3/1903 e foi batizada na igreja a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel da Costa, solteiro, camponês, do lugar da Verdade, Rouças, e Ermezinda Rodrigues, solteira, camponesa, do lugar dos Carvalhos, Vila de Melgaço. // Nota: este assento ficou sem efeito.  

 

COSTA, Maria de Fátima. // Nasceu por volta de 1939. // Faleceu em Quinta Cavadinha, Rouças, a --/--/2021, com 82 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/9/2021).  

 

COSTA, Maria Joana. Filha de Manuel José da Costa e de Teresa Quintela. // Lavradeira. // Faleceu no lugar dos Carvalhos a 21/11/1884, com todos os sacramentos, com 80 anos de idade, no estado de viúva de António Marques, sem testamento, com cinco filhos, e foi sepultada no cemitério. 

 

COSTA, Maria Luciana. Filha de José Manuel da Costa e de Margarida Joaquina Cardoso, lavradores, roucenses. Nasceu em Rouças por volta de 1838. // Camponesa. // Faleceu a 20/2/1890, no lugar de Oleiros, com todos os sacramentos, com 52 anos de idade, no estado de casada com o seu conterrâneo Manuel Rodrigues, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério.

 

COSTA, Maria Rosa. Filha de Joaquim Esteves da Costa, natural de Castro Laboreiro, e de Ana Maria Durães, natural de Rouças, lavradores, residentes no lugar do Porto, Rouças. N.p. de António Esteves e de Vitória Domingues; n.m. de Manuel António Durães e de Maria Rosa Araújo. Nasceu a 29/6/1891 e foi batizada a 5/7/1891. Padrinhos: Manuel José Gonçalves, casado, lavrador, de Lourenços, São Paio, e Maria Rosa de Araújo, viúva, avó materna da batizanda. // Casou com Manuel António, de 26 anos de idade, filho de Manuel Fernandes e de Ana Rosa Cardoso, a 24/11/1916. // Faleceu em Rouças a 10/1/1947.  

 

COSTA, Querubim de Aguiar. Filho de Maria da Glória da Costa, solteira, jornaleira, roucense, moradora no lugar de Requeijo. Neto materno de Caetano da Costa e de Maria Ludovina Gonçalves. Nasceu em Rouças a 25/9/1908 e foi batizado na igreja a 9 de Outubro desse mesmo ano. Padrinhos: Justino de Aguiar e Carolina Alves, solteiros, da Vila de Melgaço. // Morreu a 10/10/1910.    

 

COSTA, Rosa. Filha de Joaquim da Costa e de Emília de Jesus Cardoso, lavradores, residentes no lugar de Verdade, Rouças. Neta paterna de José Manuel da Costa e de Margarida Cardoso; neta materna de José Joaquim Cardoso e de Maria Justina Gonçalves. Nasceu em Rouças a 18/6/1893 e foi batizada a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Justino Cardoso e sua mulher, Joaquina Esteves do Outeiro, lavradores, residentes em Cavaleiros. // Faleceu a 9/2/1895 e foi sepultada no cemitério da freguesia. 

 

COSTA, Rufino Augusto. Filho de Teresa de Jesus da Costa, jornaleira, roucense, moradora no lugar do Requeijo. Neto materno de Caetano José da Costa e de Maria Ludovina Gonçalves. Nasceu em Rouças a 21/12/1910 e foi batizado na igreja a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Alberto dos Santos Lima e Alva Baleixo, solteiros, do lugar do Rio do Porto, SMP. // Casou na igreja de Rouças a 3/5/1941 com a sua conterrânea Rosa da Pureza Esteves. Moraram no lugar da Pombeira. // Enviuvou a 6/8/1978. // Morreu a 15/6/2000, no estado de viúvo, na casa de sua filha Rosalina, em Messegães, Valadares. // Pai também de Manuel, ambos casados.  

 

COSTA, Simplício. Filho de Maria da Glória da Costa, roucense, moradora no lugar do Requeijo. Neto materno de Caetano José da Costa e de Maria Ludovina Gonçalves. Nasceu em Rouças a 12/3/1903 e foi batizado na igreja a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel da Costa, solteiro, camponês, do lugar da Verdade, Rouças, e Ermezenda da Purificação Rodrigues, solteira, do lugar do Carvalho, Vila de Melgaço. // A 23/7/1917 fez exame do 1.º grau, obtendo a classificação de ótimo; era aluno do professor Rodolfo Augusto Esteves (Jornal de Melgaço n.º 1168, de 28/7/1917). 

 

COSTA, Teresa. Filha de José da Costa e de Joana Marques, lavradores, roucenses. Nasceu em Rouças por volta de 1843. // Camponesa. // Faleceu a 15/10/1904, no lugar da Boavista, com todos os sacramentos, com 61 anos de idade, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério da localidade. 

 

COSTA, Teresa [de Jesus]. Filha de Caetano José da Costa e de Maria Ludovina Gonçalves, rurais, moradores no lugar de Requeijo. Neta paterna de José Manuel da Costa e de Margarida Joaquina Cardoso; neta materna de José Manuel Gonçalves e de Teresa Domingues. Nasceu em Rouças a 13/7/1880 e foi batizada na igreja a 17 desse mês e ano. Padrinhos: José Manuel Gonçalves, viúvo, e Maria Luciana Cardoso, solteira, lavradores, roucenses. // A 25/7/1912, juntamente com Maria Ludovina Gonçalves e Maria da Costa, foi julgada em audiência de polícia correcional, por ofensas corporais, ficando as três absolvidas (Correio de Melgaço n.º 8). // Com geração.

 

COSTAS

 

COSTAS, Angústia. Filha de Evaristo Costas, sardinheiro, e de Antónia Esteves, moradores em Cabreiros, Rouças. Neta paterna de José Costas e de Maria Josefa Fernandes, de Santa Cristina de Baleixo, Galiza, caseiros, moradores nas Carvalhiças, SMP; neta materna de Maria José Esteves, de Cabreiros, Rouças. Nasceu a 22/12/1891 e foi batizada a 24 desse mês e ano. Padrinhos: José Costas, avô paterno, e Ana Maria Esteves, viúva, de Cabreiros. // S.m.n.

 

COSTAS, Arlindo. Filho de José Albano Costas, lavrador, natural da Vila, SMP, e de Maria Joaquina Rodrigues (Esteves?!), lavradeira, natural de Rouças, moradores no lugar de Cabreiros. Neto paterno de José Costas e de Maria Isabel Fernandes; neto materno de Maria José Rodrigues (Esteves?!) Nasceu em Rouças a 28/7/1901 e foi batizado na igreja a 4 de Agosto do mesmo ano. Padrinhos: Alfredo César da Cunha, casado, e Almira Augusta, solteira, ambos da Vila de Melgaço.  

 

COSTAS, Evaristo. Filho de José Costas e de Maria Josefa Fernandes, moleiros, de Santa Cristina de Baleixo, bispado de Tui, Galiza, moradores em Corçães, Rouças. N.p. de José Costas e de Maria Benedita Vasques; n.m. de Francisco Esteves e de Maria Fernandes, todos de Santa Cristina. Nasceu em Corçães a 15/6/1863 e foi batizado na igreja de Rouças a 17 desse mês e ano. Madrinha: a avó materna, que não assinou, por não saber. // Era solteiro, lavrador, quando casou na igreja de Rouças a 13/11/1884 com Antónia, nascida em Cabreiros a 4/6/1858, batizada no dia seguinte, solteira, lavradora, filha de Maria José Rodrigues (Esteves), solteira, lavradora, de Rouças. Testemunhas do ato: padre MCAS e ACC, solteiro, lavrador, ambos de Rouças. // Os noivos eram analfabetos. // Com geração.  

 

COSTAS, Francisco Augusto. Filho de Evaristo Costas, jornaleiro, e de Antónia Esteves, jornaleira, ambos de Rouças, moradores no lugar de Cabreiros. N.p. de José Costas e de Maria Josefa Fernandes, galegos; n.m. de Maria José Esteves, de Rouças. Nasceu em Rouças a 2/3/1888 e foi batizado a 4 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Augusto Igrejas, solteiro, e Conceição Costas, casada, lavradores (!), residentes na Vila de Melgaço.

 

COSTAS, José. Filho de José Albano Costas, lavrador, natural da Vila de Melgaço, e de Maria Joaquina Rodrigues (Esteves), lavradeira, natural de Rouças, moradores no lugar de Cavaleiros. Neto paterno de José Costas e de Maria Isabel Fernandes; neto materno de Maria Esteves. Nasceu em Rouças a 14/1/1904 e foi batizado na igreja católica a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Vítor Manuel Esteves Magalhães, casado, proprietário, natural de Chaviães, e Almira Augusta Fernandes, solteira, natural da Vila de Melgaço. // Emigrou ainda novo para o Brasil, onde anos depois teve sociedade num armazém de tecidos com o seu primo José Augusto Igrejas (Vila de Melgaço, 1896; Rio de Janeiro, 1994). // Morreu no Rio de Janeiro, Brasil, com 94 anos de idade.

 

COSTAS, Julieta. Filha de José Albano Costas e de Maria Joaquina Rodrigues (Esteves), lavradores, ele natural da Vila e ela natural de Rouças, residentes em Cabreiros (ou Cavaleiros). N.p. de José Costas e de Maria Josefa Fernandes, lavradores, residentes na Vila; n.m. de Maria José Esteves, lavradeira, de Rouças. Nasceu a 21/2/1899 e foi batizada a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Ladislau de Barros e Ana Benedita de Barros, ambos de Cabreiros, Rouças. // Casou com Gaspar Herculano de Melo (Pala), lavrador, na CRCM, a 15/9/1921 (na igreja a 22/12/1921), e foi viver para a Vila. // Vendia no mercado tudo que produziam nos campos e na horta. // Enviuvou a 7/6/1982. // Faleceu na Vila de Melgaço a 20/12/2001, com 102 anos de idade! // Com geração. (ver a sua descendência na Vila).

 

COSTAS, Maria. Filha de Evaristo Costas, lavrador, e de Antónia Esteves, lavradeira, moradores no lugar de Cabreiros. N.p. de José Costas e de Maria Isabel Fernandes; n.m. de Maria José Esteves. Nasceu em Rouças a 10/11/1885 e foi batizada na igreja a 14 desse mês e ano. Padrinhos: José Albano Costas, solteiro, da Vila de Melgaço, e Maria Esteves, solteira, de Rouças. // Deve ser a mesma pessoa que casou com Damião Martins de Castro, do distrito do Porto, ourives (?) em Gondomar. // Com geração.    

 

COSTAS, Urbana Augusta. Filha de José Albano Costas e de Maria Joaquina Rodrigues (Esteves), peixeiros, ele da Vila de Melgaço e ela de Rouças, moradores no lugar de Cabreiros. Neta paterna de José Costas e de Maria Isabel Fernandes, da Vila; neta materna de Maria José Esteves, lavradeira, de Rouças. Nasceu em Rouças a 14/3/1897 e foi batizada na igreja a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Augusto Igrejas, oficial de alfaiate, e sua irmã, Maria José Igrejas, solteiros, naturais da Vila de Melgaço. // Casou a 18/7/1918 com Umberto, enxertador, nascido na Vila de Melgaço a 11/4/1897, filho de Cacilda da Glória de Melo. // Embarcou para o Brasil, no navio argentino “Salta”, com o marido e filhas solteiras, a 3/5/1951. // Em 1973 visitaram a terra natal; voltaram novamente em 1978. // O Umberto faleceu no Brasil a 5/7/1984. // Com geração. (Ver o apelido Melo, da Vila).     

 

COSTAS, Valentim Lourenço. Filho de Evaristo Costas, jornaleiro, e de Antónia Esteves, jornaleira, moradores no lugar de Cabreiros. Neto paterno de José Costas e de Maria Josefa Fernandes; neto materno de Maria José Esteves. Nasceu em Rouças a 10/8/1890 e foi batizado na igreja a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Augusto Igrejas, solteiro, e Ana Maria Esteves, viúva, ambos da Vila de Melgaço. // - Continua...  

 

Sem comentários:

Enviar um comentário