quarta-feira, 16 de novembro de 2022

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO 

Freguesia de Cousso

Por Joaquim A. Rocha



// continuação de 20/07/2022...


LIMA

 

LIMA, António. Filho de José Afonso Lima e de Joana Domingues, lavradores. // Faleceu no lugar de Virtelo a 23/5/1864, com 80 anos de idade, sem sacramentos, no estado de viúvo de Maria Luísa Afonso, com testamento, e foi sepultado na igreja. // Não deixou filhos.

 

LIMA, António. Filho de Manuel António Afonso Lima e de Caetana Vaz. Nasceu por volta de 1849. // Faleceu a 30/1/1896, no lugar de Pousada, onde morava, com todos os sacramentos da igreja católica, com 47 anos de idade, solteiro, sem testamento, e foi sepultado no adro.  

 

LIMA, Francisco António. Filho de Manuel António Afonso Lima e de Caetana Vaz. Nasceu por volta de 1842. // Faleceu a 17/11/1897, no lugar de Pousada, Cousso, com todos os sacramentos da igreja católica, com 55 anos de idade, solteiro, sem testamento, e foi sepultado no adro da igreja paroquial. // Deixou uma irmã. 

 

LIMA, João Manuel. Filho de José Afonso Lima e de Joana Domingues, lavradores. // Faleceu em Virtelo a 23/5/1863, com oitenta e três anos de idade, com todos os sacramentos, sem testamento, no estado de viúvo de Maria Luísa Gonçalves, rural, e foi sepultado na igreja. // Deixou filhos.

 

LIMA, Leonina. // Nasceu por volta de 1933. // Faleceu no lugar de Pomares, freguesia de Cousso, a --/--/2021, com 88 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/4/2021).

 

LIMA, Manuel António. Filho de João Manuel Afonso Lima e de Maria Rosa (ou Maria Luísa) Gonçalves. Nasceu por volta de 1806. // Morreu a 26/4/1874, no lugar de Pousada, apenas com a extrema-unção, por ter sido acometido de um ataque inesperado, com 68 anos de idade, casado com Caetana Vaz, e foi sepultado na igreja paroquial.

 

LIMA, Manuel José. Filho de Manuel António Afonso Lima e de Caetana Vaz. N.p. de João Manuel Afonso Lima e de Maria Luísa Gonçalves, de Pousadas, Cousso; n.m. de Manuel António Vaz e de Rosa Gonçalves, de Linhares, Riba de Mouro. Nasceu em Cousso a 1/3/1849 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel António Afonso Lima e mulher, do Fojo, Cousso. (Este assento não fora feito na altura própria por falta de elementos). // Faleceu a 5/5/1888, no lugar de Pousada, no estado de demência, sem quaisquer sacramentos, solteiro, e foi sepultado na igreja.

 

LIMA, Maria Joaquina. Filha de João Manuel Afonso Lima e de Maria Luísa Gonçalves, coussenses. Nasceu em Cousso por volta de 1820. // Lavradeira. // Faleceu a 30/4/1880, no lugar de Pousada, com todos os sacramentos da igreja católica, com sessenta anos de idade, no estado de casada com José Gonçalves “Paradela”, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja.  

 

LOBATO

 

LOBATO, Albano. Filho de Manuel Joaquim Rodrigues Lobato e de Maria Domingues, camponeses, moradores em Cerdeiras de Virtelo. Neto paterno de Rosa Rodrigues Lobato, solteira, do lugar de Cousso; neto materno de Maria Tecla Domingues, solteira, de Virtelo. Nasceu em Cousso a 14/4/1866 e foi sepultado a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Fernandes, solteiro, de Cousso, primo do bebé, e Joaquina Gonçalves, solteira, de Cerdeiras. // Morreu a 6/4/1869, no lugar de Cerdeiras de Virtelo, e foi sepultado na igreja.

 

LOBATO, Daniel. Filho de Manuel Joaquim Rodrigues Lobato e de Maria Domingues, moradores em Cerdeiras de Virtelo. N.p. de Rosa Rodrigues Lobato, solteira, do lugar de Cousso; n.m. de Maria Tecla Domingues, solteira, de Virtelo. Nasceu em Cousso a 29/4/1862 e foi batizado a 3 de Maio desse mesmo ano. Padrinhos: Manuel Fernandes e sua irmã, Maria Joana Fernandes, solteiros, lavradores, do lugar de Cousso.

 

LOBATO, José. Filho de Manuel Joaquim Rodrigues Lobato e de Maria Domingues, moradores no lugar de Cerdeiras. Neto paterno de Rosa Rodrigues Lobato, solteira; neto materno de Maria Tecla Domingues, solteira. Nasceu em Cousso a 3/5/1857 e foi batizado a 6 desse mês e ano. Padrinhos: José Domingues, tio do bebé, e Maria, filha de Matias Esteves, todos de Cousso. // Camponês. // Faleceu a 15/8/1886, no lugar de Cerdeiras, onde residia, com todos os sacramentos da igreja católica, solteiro, sem testamento, e foi sepultado na igreja.    

 

LOBATO, Manuel. Filho de Rosa Rodrigues Lobato. Nasceu em Cousso por volta de 1820. // Lavrador. // Faleceu a 7/8/1893, no lugar de Cerdeiras, onde morava, com todos os sacramentos da igreja católica, com 73 anos de idade, casado com Maria Domingues, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja. 

 

LOBATO, Rosa. Filha de Manuel Joaquim Rodrigues Lobato e de Maria Domingues. N.p. de Rosa Rodrigues Lobato, solteira; n.m. de Maria Tecla Domingues, solteira, todos de Cerdeiras de Virtelo. Nasceu em Cousso a 18/7/1872 e foi batizada a 25 desse mês e ano. Padrinhos: José Rodrigues Lobato e Luísa Rodrigues Lobato, solteiros, lavradores, irmãos da batizanda. // Faleceu a 3/9/1885, no lugar de Cerdeiras, e foi sepultada no adro da igreja. // Era demente. 

 

LOPES

 

LOPES, António. Filho de Margarida Luísa Lopes, solteira, lavradora, residente no lugar de Cousso. Neto materno de Florinda Lopes, também solteira. Nasceu a 3/6/1888 e foi batizado na igreja no dia seguinte. Padrinhos: António Alves, solteiro, e Maria Rosa Lopes, tia materna do bebé.

 

LOPES, Eduardo. Filho de Maria Lopes, solteira, camponesa, coussense. Neto materno de Florinda Lopes. Nasceu no lugar e freguesia de Cousso a 4/7/1905 e foi batizado na igreja católica nesse dia. Padrinhos: António Alves, solteiro, lavrador, e Rosa Alves, solteira, camponesa. // Faleceu a 2/9/1907 e foi sepultado no adro da igreja.  

 

LOPES, Florinda. // Nasceu por volta de 1846. // Faleceu em Cousso a --/--/1931, com oitenta e cinco anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 111, de 31/5/1931).

 

LOPES, Inácio. Filho de Maria Rosa Lopes, solteira, de Cousso. Neto materno de Florinda Lopes, também solteira. Nasceu a 23/11/1898 e foi batizado a 15/1/1899. Padrinhos: João Luís Lopes, casado, tamanqueiro, e Luísa Alves, solteira, lavradora. // A 9/7/1912 fez exame do 1.º grau, obtendo a classificação de «bom»; tinha como professor Manuel Esteves Lira. // Casou com Henriqueta de Jesus de Sousa, na CRCM, a 11/11/1923. // Morreu no Hospital Calixto Garcia, Almendares, Havana, Cuba, a 27/10/1959.  

 

LOPES, Joaquina. // Faleceu no lugar de Cousso a 25/10/1857 e foi sepultada na igreja no dia seguinte; era casada com Manuel José de Sousa.

 

LOPES, Manuel. Filho de Maria Lopes, solteira, coussense. Neto materno de Florinda Lopes, solteira. Nasceu em Cousso a 31/5/1902 e foi batizado na igreja católica a 3 de Junho desse ano. Padrinhos: Manuel Alves e sua irmã, Maria Alves, solteiros, rurais. 

 

LOPES, Margarida Luísa. Filha de Florinda Lopes, solteira, galega, criada de servir, moradora no lugar e freguesia de Cousso. // A 10/6/1865, pela meia-noite, apareceu esta criança à porta de casa de Maria Rosa Domingues, residente no lugar de Poules, Paderne, aparentando ter seis a oito dias de idade. // Essa senhora levou a bebé à Câmara Municipal de Melgaço, ficando registada no livro dos expostos sob o número 255. // No dia onze foi batizada na igreja de SMP, tendo por padrinhos Cândido Augusto Correia dos Santos Lima, solteiro, do Campo da Feira, Vila de Melgaço, e a citada Maria Rosa Domingues, casada. // Ainda nesse dia 11 de Junho foi entregue à ama-de-leite, Maria Josefa Monteiro, solteira, de São Gregório, Cristóval. // A 30/6/1865 foi tirada dessa ama, e entregue a outra, Florinda Esteves Pires, casada, do lugar de São Gregório, Cristóval. // A 1/7/1865 a ama apresentou a exposta à Câmara Municipal, que a recebeu; alegava que o marido não lhe permitia que a criasse, por isso foi entregue a outra ama, Ana Joaquina Trancoso, do lugar das Várzeas, Vila. // A 27/8/1865 a menina foi entregue à sua progenitora, Florinda Lopes, pobre, galega. // Casou na igreja de Cousso a 2/5/1899 com José Gonçalves, de 61 anos de idade, solteiro, coussense. // Mãe de Laurinda Gonçalves e de Purificação Gonçalves, gémeas.       

 

LOPES, Maria. Filha de Margarida Luísa Lopes, solteira, moradora em Cousso. Neta materna de Florinda Lopes, solteira, galega, criada de servir. Nasceu a 4/4/1891 e foi batizada na igreja de Cousso no dia seguinte. Padrinhos: António Alves Lamas, solteiro, lavrador, e Maria Lopes, solteira, criada de servir, tia materna da batizanda. // Casou na CRCM a 22/9/1913 com Clemente, nascido em São Paio a 22/11/1891, filho de Manuel José Gonçalves e de Maria Teresa Rodrigues. // Ambos faleceram em São Paio: o seu marido a 7/10/1959 e ela a 13/9/1977.

 

LOPES, Maria Francisca. Filha de Maria Rosa Lopes, solteira. Nasceu na freguesia de Santa Marinha de Sela, bispado de Tui, por volta de 1812. // Camponesa. // Faleceu a 4/5/1882, no lugar de Cousso, Melgaço, onde morava, com todos os sacramentos da igreja católica, com cerca de setenta anos de idade, no estado de solteira, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja.

 

LOPES, Maria José. Filha de João António Lopes e de Benita Geraldes, naturais da freguesia de Santa Maria da Sela, bispado de Tui. Nasceu por volta de 1803. // Camponesa. // Faleceu a 6/2/1881, no lugar de Cousso, onde morava, com todos os sacramentos da igreja católica, com 78 anos de idade, no estado de solteira, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Deixou duas filhas.

 

LOPES, Maria Rosa. Filha de Maria Francisca Lopes, galega. Nasceu na freguesia de Santa Maria da Sela, Galiza, por volta de 1841. // Faleceu a 2/10/1891, no lugar e freguesia de Cousso, Melgaço, onde morava havia um ano, na companhia de uma irmã e sobrinhas, vindas de Lisboa; teria cerca de 50 anos de idade; como era demente só pôde receber a extrema-unção; foi sepultada na igreja paroquial de Cousso.  

 

LOURENÇO

 

LOURENÇO, Amélia. Filha de Luís Lourenço e de Maria Rosa Duque. Nasceu na freguesia de Cousso a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 149, de 16/5/1915).

 

LOURENÇO, Avelino. Filho de Luís Lourenço, natural de Paderne, e de Maria Rosa Duque, natural de Cousso. Nasceu na freguesia de Cousso a --/--/1917 (Jornal de Melgaço n.º 1163, de 23/6/1917). // Faleceu no lugar da Cela com apenas dezasseis dias de vida (JM 1164, de 30/6/1917).

 

LOURENÇO, Isaura. Filha de Luís Lourenço, lavrador, natural do lugar de Pomares, freguesia de Paderne, e de Maria Rosa Duque, lavradeira, natural de Cousso, onde moravam. Neta paterna de António Lourenço e de Ana Pereira; neta materna de Joaquim Manuel Duque e de Maria Rodrigues. Nasceu na freguesia de Cousso a 8/6/1909 e foi batizada na igreja católica local nesse mesmo dia, mês e ano. Padrinhos: Felismino Duque, solteiro, lavrador, e Conceição Duque, solteira, camponesa. // Casou na CRCM, a 22/7/1933, com José Joaquim Fernandes, de 21 anos de idade, seu conterrâneo, filho de Ladislau Fernandes e de Maximiana Fernandes. // O seu marido morreu em Cousso a 12/9/1953. // Ela faleceu a 14/12/2010 na freguesia de Ferreiros, concelho de Braga, onde residia, com 101 anos de idade.

 

LOURENÇO, Joaquim. // Faleceu no lugar da Cela, Cousso, a 12/1/1859, no estado de solteiro, com testamento, e foi sepultado na igreja no dia seguinte.

 

LOURENÇO, José. Filho de Luís Lourenço, lavrador, natural do lugar de Pomares, freguesia de Paderne, e de Maria Rosa Duque, lavradeira, natural de Cousso, onde moravam, no lugar da Cela. Neto paterno de António Lourenço e de Ana Pereira; neto materno de Joaquim Manuel Duque e de Maria Rodrigues. Nasceu em Cousso a 5/3/1911 e foi batizado a 7 desse dito mês e ano. Padrinhos: Félix Duque, solteiro, lavrador, e Conceição Duque, solteira, camponesa. // Casou na igreja do convento de Paderne em Outubro de 1935 com Olívia Vieites (NM 290, de 10/11/1935). // Faleceu na freguesia de Paderne a 3/5/1977.  

 

LOURENÇO, Maria Joana. // Faleceu no lugar de Cousso a 10/5/1856, sem testamento, e foi sepultada na igreja no dia seguinte; era casada com Manuel Alves.

 

LOURENÇO, Maria Rosa. Filha de ------------- Lourenço e de ----------------------------------. Nasceu em -----------, a --/--/18--. // Faleceu em Virtelo, Cousso, a --/--/1938, com oitenta e oito anos de idade (NM 391, de 27/3/1938).

 

LOURENÇO, Rosa. Filha de Caetano Lourenço e de Maria Rosa Alves. // Nasceu por volta de 1793. // Lavradeira. // Faleceu no lugar da Cela a 12/5/1861, com 68 anos de idade, no estado de viúva de Manuel Marques, com todos os sacramentos, sem testamento. // Deixou filhos. 

 

LOURENÇO, Rosa. Filha de Manuel José Lourenço e de Luísa Domingues, lavradores. Nasceu por volta de 1823. // Faleceu no lugar da Cela a 3/7/1863, com 40 anos de idade, com todos os sacramentos, sem testamento, casada com António Fernandes, e foi sepultada na igreja. // Deixou filhos.  

 

LOURENÇO, Rosa da Conceição. Filha de Luís Lourenço e de Maria Duque. Nasceu em Cousso a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 43, de 30/3/1913).

 

MACHADO

 

MACHADO, Venâncio D. // Nasceu por volta de 1924. // Morreu em Cousso a --/--/2020, com noventa e seis anos de idade (A Voz de Melgaço n.º 1443, de 1/10/2020).

 

*

 

MANUEL FRANCISCO. // Faleceu em Cerdeiras, Cousso, sem testamento, no estado de viúvo, a 16/9/1856, e foi sepultado na igreja no dia seguinte.

 

*

 

MANUEL JOAQUIM. Filho de Rita -----------. Neto materno de José ----------- e de Maria Luísa Gonçalves. Nasceu na freguesia de Cousso a 10/8/1859 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Joaquim Alves, casado, e Rosa Fernandes (?), solteira, todos do lugar da Cela.

 

*

 

MARIA ROSA. // Faleceu no lugar da Cela, Cousso, a 14/12/1855, e foi sepultada na igreja no dia seguinte; era solteira.

 

MARINHO

 

MARINHO, João Luís Pereira de Castro (Padre). // Em Maio de 1864 era encomendado da freguesia de Cousso; veio substituir o padre Manuel Rodrigues. // Em finais de 1868 ainda se encontrava nesta freguesia serrana.  

 

MARQUES

 

MARQUES, Albina. Filha de Manuel Marques e de Rosa Lourenço, coussenses. Nasceu em Cousso por volta de 1827. // Camponesa. // Faleceu a 17/3/1884, no lugar da Cela, onde habitava, apenas com o sacramento da confissão, por não dar tempo para receber os restantes, com 57 anos de idade, solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja.

 

MARQUES, Angelina. Filha de Cipriano Marques e de Maria Marques, lavradores, coussenses. Nasceu em Cousso no ano de 1872. // Faleceu a 13/8/1873, no lugar da Cela, com apenas um ano de idade, e foi sepultada na igreja da freguesia. 

 

MARQUES, Angelina. Filha de Cipriano Marques e de Maria Rosa Marques, lavradores, de Cousso, residentes no lugar de Cela. Neta paterna de Manuel Marques e de Rosa Lourenço; neta materna de Manuel Marques e de Joaquina Fernandes. Nasceu em Cousso a 18/2/1873 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Teófilo Marques, solteiro, tio do bebé, e Teresa, filha de José Marques, solteira. // Faleceu na sua freguesia a 18/2/1955.

 

MARQUES, Augusto (ou Augusta). Filho/a de Delfina Marques, solteira, moradora na Cela. N.m. de Manuel Marques e de Rosa Lourenço, do mesmo lugar. Nasceu em Cousso a 27/3/1870 e nesse dia foi batizado em casa por Claudina Marques, solteira, tia do neófito. Recebeu o batismo na igreja dois dias depois. Madrinha: a referida tia Claudina. // Faleceu em Cousso a 7/3/1964.    

 

MARQUES, Caetano José. Filho de Bento José Marques e de Ana Esteves, naturais do lugar da Cela, freguesia de Cousso. Nasceu por volta de 1817. // Proprietário. // Casou na igreja de Cristóval a 30/12/1835, com Albina Ventura, filha de José Bernardo de Barros e de Francisca Luísa Domingues, de São Gregório. Testemunhas presentes: Vitorino da Costa e o padre Manuel Rodrigues, do lugar do Ranhado, Cristóval. // Faleceu a 5/12/1884, em São Gregório, com sessenta e sete anos de idade, casado com a dita Albina Ventura, sem sacramentos, sem testamento, e foi sepultado no cemitério de Cristóval no dia 7. // Com geração.  

 

MARQUES, Cipriano. Filho de Manuel Marques e de Rosa Lourenço. Nasceu em Cousso por volta de 1827. // Tinha 44 anos de idade, era solteiro, e morava na Cela, quando casou na igreja de Cousso, a 26/6/1867, com Maria Rosa, de 28 anos de idade, sua parente em 2.º e 3.º grau, solteira, filha de Manuel Marques e de Joaquina Fernandes, do lugar de Cousso. Testemunhas: Luís Caetano Rodrigues, casado, da Tojeira, e António Alves Pedras, casado, lavradores. // Morreu a 16/4/1887, no lugar da Cela, com todos os sacramentos da igreja católica, com 60 anos de idade, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja. // A sua viúva faleceu também no lugar da Cela, em Janeiro de 1904.   

 

MARQUES, Clara. // Faleceu na Cela, Cousso, a 28/6/1858, sem testamento, e foi sepultada na igreja no dia seguinte; era casada com José Vicente Fernandes (ver).

 

MARQUES, Claudina. Filha de Manuel Marques e de Joaquina Fernandes. Nasceu por volta de 1851. // Faleceu a 22/4/1892, no lugar da Cela, com todos os sacramentos da igreja católica, com 41 anos de idade, casada com o seu conterrâneo Manuel José Rodrigues, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja paroquial. // O seu viúvo voltou a casar.

 

MARQUES, Custódio. Filho de Manuel Marques e de Maria Rodrigues, residentes no lugar de Aldeia, freguesia de Cousso. // Faleceu com cerca de dois anos de idade, a 19/3/1859, e foi sepultado na igreja paroquial no dia seguinte.

 

MARQUES, Delaida. Filha de Cipriano Marques e de Maria Rosa Marques, de Cela. N.p. de Manuel Marques e de Rosa Lourenço; n.m. de Manuel Marques e de Joaquina Fernandes. Nasceu em Cousso a 27/2/1870 e foi batizada a 1 de Março desse mesmo ano, pelo presbítero João Domingues. Padrinhos: Teófilo e Teresa, solteiros, filhos de José Marques, e primos da batizanda.  

 

MARQUES, Francisco. Filho de Manuel Marques e de Joaquina Fernandes. Neto paterno de Bento Marques e de Ana Esteves; neto materno de Francisco Fernandes e de Maria Domingues, todos do lugar da Cela. Nasceu em Cousso a 20/3/1848 e foi batizado no dia seguinte pelo padre Manuel António Gonçalves, pároco, ao tempo, desta freguesia. Padrinhos: Francisco Fernandes e Claudina Fernandes, também do lugar da Cela. (Este assento de batismo só foi feito a 25/6/1876). // Tinha vinte e oito anos de idade, era solteiro, lavrador, e morava no lugar da Cela, quando casou na igreja de Cousso a 12/7/1876, com Claudina, de trinta e um anos de idade, solteira, lavradora, residente no mesmo lugar, filha de António de Carvalho e de Rosa Maria Fernandes. Testemunhas do ato religioso: Cipriano Marques e Francisco Domingues Corga, ambos casados, lavradores, residentes na Cela, Cousso. // Tinha quarenta e seis anos de idade, era viúvo, morava no dito lugar da Cela, quando casou na igreja do mosteiro de Paderne a 23/12/1894 com Engrácia Rosa Esteves, de quarenta e sete anos de idade, solteira, doméstica, natural de Paderne, moradora no lugar de Sainde, filha de António de Jesus Esteves e de Maria Joana Esteves, lavradores, padernenses. Testemunhas: Manuel José de Sousa, casado, agricultor, residente no lugar de Estivadas, e José Fontão, solteiro, criado de servir, morador no lugar da Igreja, ambos os lugares da freguesia de Paderne. // Com geração.      

 

MARQUES, José. Filho de Bento Marques e de Ana Esteves, coussenses. Nasceu em Cousso por volta de 1810. // Casou com Francisca, lavradeira, nascida por volta de 1809, filha de Domingos José de Nóvoa e de Ana Maria Marques. // Ele faleceu a 10/1/1874, no lugar da Cela, onde morava, com todos os sacramentos da igreja católica, com 64 anos de idade, no estado de casado com a dita Francisca de Nóvoa, e foi sepultado na igreja paroquial. // A sua viúva finou-se a 26/8/1886, no mesmo lugar da Cela, repentinamente, sem quaisquer sacramentos, com 77 anos de idade, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Com geração.   

 

MARQUES, Manuel. Filho de Bento Marques e de Ana Esteves, coussenses. // Faleceu a 18 de Janeiro de 1875, no lugar da Cela, onde residia, repentinamente, casado com Joaquina Fernandes, com filhos, e foi sepultado na igreja paroquial.

 

MARQUES, Manuel José. Filho de Manuel Marques e de Joaquina Fernandes. N.p. de Bento Marques e de Ana Esteves; n.m. de Francisco Fernandes e de Maria Joana Domingues. Nasceu em Cousso a 9/4/1856 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Rodrigues, filho de Joaquim Lúcio, e Ana Fernandes, solteiros, todos da Cela. // Faleceu a 26/9/1857 e foi sepultado na igreja paroquial no dia seguinte.    

 

MARQUES, Maria Custódia. Filha de Francisco Marques e de Claudina de Carvalho, lavradores, residentes na Cela, Cousso. N.p. de Manuel Marques e de Joaquina Fernandes; n.m. de António Carvalho e de Rosa Maria Fernandes. Nasceu a 20/6/1885 e foi batizada a 22 desse mês e ano. Padrinhos: José Fernandes e sua mulher, Vicência Dias. // Casou com Arménio, de 19 anos de idade, filho de Joaquina Alves, seu conterrâneo, na CRCM, a 3/12/1919. // Faleceu na sua freguesia natal a 15/11/1960.  

 

MARQUES, Maria Rosa. Filha de Manuel Marques e de Joaquina Fernandes. Nasceu em Cousso na década de trinta do século XIX. // Lavradeira. // Casou no ano de 1867 com Cipriano Marques, seu conterrâneo e parente. // Faleceu a 21/1/1904, no lugar da Cela, com todos os sacramentos da igreja católica, com mais ou menos 70 anos de idade, viúva, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja.

 

MARQUES, Preciosa. Filha de Francisco Marques e de Claudina de Carvalho, ele de profissão carpinteiro e ela lavradeira, com a sua casa no lugar da Cela, Cousso. N.p. de Manuel Marques e de Joaquina Fernandes; n.m. de António de Carvalho e de Rosa Fernandes. Nasceu a 13/6/1883 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: António Joaquim Fernandes, solteiro, de Lobiô, Rouças, e Rosa de Carvalho, tia materna.  

 

MARQUES, Rosa. Filha de Cipriano Marques e de Maria Rosa Marques, lavradores. N.p. de Manuel Marques e de Rosa Lourenço; n.m. de Manuel Marques e de Joaquina Fernandes, todos da Cela. Nasceu em Cousso a 3/11/1878 e foi batizada a 5 desse mês e ano. Padrinhos: José Esteves e sua mulher, Rosa Fernandes, lavradores, residentes no sobredito lugar. // Faleceu a 25/9/1879, no lugar da Cela, e foi sepultada na igreja paroquial.  

 

MARQUES, Serafina. Filha de Cipriano Marques e de Maria Rosa Marques, lavradores. N.p. de Manuel Marques e de Rosa Lourenço; n.m. de Manuel Marques e de Joaquina Fernandes, todos da Cela. Nasceu em Cousso a 25/5/1881 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: José (ou João) Esteves e sua mulher, Rosa Fernandes, moradores no sobredito lugar. // Faleceu em Rouças a 26/3/1970.   

 

MARQUES, Teresa. Filha de José Marques e de Francisca de Nóvoa. Nasceu em Cousso por volta de 1852. // Faleceu a 10/1/1888, no lugar da Cela, onde morava, repentinamente, sem ter hipóteses de receber os sacramentos, com apenas 36 anos de idade, casada com José Fernandes, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Deixou um filho. 

 

MARQUES, Virgínia. Filha de ------------- Marques e de ------------------------------------------. Nasceu por volta de 1859. // Faleceu no lugar da Cela, freguesia de Cousso, a --/--/1934, com 75 anos de idade (NM 232, de 13/5/1934).

 

MARQUES, Virgínia. Filha de Maria Marques, solteira. Neta materna de Manuel Marques e de Joaquina (?) Fernandes. Nasceu em Cousso a 30/12/1866 e foi batizada nesse dito dia. Padrinhos: o seu avô materno e Teresa Marques, solteira (?), lavradores. // Sem mais notícias.

 

MARTINS

 

MARTINS, António José. Filho de Bento Martins e de Clara Domingues. Neto paterno de Maria Luísa, solteira, de Saguaçal, Riba de Mouro; neto materno de Maria Luísa Domingues, solteira, de Virtelo. Nasceu em Cousso a 11/7/1858 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: António, filho de Manuel José Domingues “Cavenca”, e Maria, filha de Maria Luísa Gregório, do Fojo.

 

MARTINS, Flórida Joaquina. Filha de António Martins e de Maria Clara Pereira. Nasceu na freguesia de São Sebastião de Fornelos, concelho de Santa Marta, comarca da Vila de ---------, diocese do Porto, por volta de 1807. // Lavradeira. // Faleceu a 9/10/1871, no lugar do Fojo de Virtelo, freguesia de São Tomé de Cousso, concelho de Melgaço, apenas com o sacramento da extrema-unção, com 64 anos de idade, no estado de casada com Manuel José Domingues, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja paroquial de Cousso.

 

MARTINS, Rosa Joaquina. // Faleceu na Cela, Cousso, sem testamento, a 9/5/1856, e foi sepultada na igreja no dia 10; era viúva de José Fernandes.

 

MENDES

 

MENDES, Amadeu. Filho de António Mendes e de Maria [Rosa] Domingues. Nasceu em Cousso a --/--/1917 (Jornal de Melgaço n.º 1168, de 28/7/1917). Nota: é provável que também tenha entrado na desordem aquando da festa de Santo António, ocorrida no dia 10/10/1937, domingo, na freguesia de Cousso; nessa peleja foi abatido a tiro Maximino de Lima, solteiro, natural da Gave (ver NM 372, de 17/10/1937).

 

MENDES, Ana. Filha de Manuel Mendes e de Joaquina de Amorim, lavradores, ele da freguesia de Cousso, concelho de Melgaço, e ela da freguesia de Gondoriz, concelho dos Arcos de Valdevez, residentes no lugar de Aldeia. Neta paterna de Manuel Mendes e de Maria Rodrigues; neta materna de Manuel José Amorim e de Maria de Sousa. Nasceu em Cousso a 21/6/1884 e foi batizada na igreja paroquial a 23 desse mês e ano. Madrinha: Ana de Amorim, solteira, lavradora, tia materna. // Ver, em Prado, Abílio Augusto Mendes.  

 

MENDES, António. Filho de José Mendes e de Maria Afonso, lavradores, residentes no lugar de Cerdeiras, Cousso. Neto paterno de Manuel Mendes e de Maria Rodrigues; neto materno de José Afonso Morgado e de Maria Afonso. Nasceu em Cousso a 25/4/1895 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: António Afonso Morgado, solteiro, lavrador, e Rosa Maria de Sousa, solteira, costureira. // Casou com Maria Rosa, de vinte e nove anos de idade, filha de Manuel Domingues Souto e de Angelina Gonçalves, na CRCM, a 3/9/1915. // Ambos os cônjuges faleceram em Cousso: ela a 19/71928 e ele a 24/3/1969. // Pai de Amadeu e de Gilberto.    

 

MENDES, António Joaquim. Filho de Manuel Mendes e de Maria Rodrigues, lavradores, residentes no lugar do Fojo, Cousso. N.p. de Josefa Alonso, da freguesia de Barcela, Tui; n.m. de António Rodrigues e de Rosa Vaz, do Fojo. Nasceu em Cousso a 14/7/1860 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinho: padre Manuel Rodrigues, reitor de Castro Laboreiro, com a sua residência na freguesia de Cousso. // Faleceu a 29/11/1908, no lugar do Fojo, com todos os sacramentos da igreja católica, solteiro, e foi sepultado no adro da igreja.

 

MENDES, Augusto. Filho de José Mendes e de Maria Afonso, lavradores, residentes no lugar de Cerdeiras, freguesia de Cousso. Neto paterno de Manuel Mendes e de Maria Rodrigues; neto materno de José Afonso e de Maria Afonso. Nasceu em Cousso a 28/3/1899 e foi batizado na igreja a 30 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Domingues Clemente e sua mulher, Teresa Domingues, lavradores. // Morreu a 14/6/1899, em casa dos pais, e foi sepultado no adro da igreja.

 

MENDES, Esperança. Filha de José Mendes e de Maria Afonso, lavradores, residentes em Cerdeiras, Cousso. Neta paterna de Manuel Mendes e de Maria Rodrigues; neta materna de José Afonso Morgado e de Maria Afonso. Nasceu a 29/5/1892 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Gonçalves Roldão, lavrador, solteiro, e Rosa Maria de Sousa, solteira, de Badim. // Faleceu a 19/3/1894, no lugar de Cerdeiras, e foi sepultada na igreja.   

 

MENDES, Germana. Filha de José Mendes, sapateiro, e de Maria Afonso, lavradeira, moradores em Cerdeiras, Cousso. N.p. de Manuel Mendes e de Maria Rodrigues; n.m. de José Afonso e de Maria Afonso. Nasceu a 24/4/1883 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: António Esteves, solteiro, e Rosa Afonso, solteira, tia materna, lavradores. // Faleceu a 6/5/1893, no lugar de Cerdeiras, e foi sepultada na igreja.  

 

MENDES, Gilberto. Filho de António Mendes e de Maria Rosa Domingues Souto. Nasceu em Cousso a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 171, de 24/10/1915). // Casou com Perfeita das Dores Rodrigues Braga. // Faleceu no estado de viúvo, no Lar Pereira de Sousa, sito na freguesia de Rouças, a 16/2/2000, com oitenta e quatro anos de idade, tendo sido sepultado no cemitério de Cousso. // Nota: é provável que tenha participado na desordem entre os da Cela e Virtelo, aquando da festa de Santo António, ocorrida a 10/10/1937; nessa luta foi abatido a tiro Maximino de Lima, solteiro, de São Cosme, Gave (ver Notícias de Melgaço n.º 372, de 17/10/1937).   

 

MENDES, José. Filho de Manuel Mendes e de Maria Rodrigues. // Tinha 30 anos de idade, era solteiro, sapateiro, morava em Cerdeiras, quando casou na igreja de Cousso, a 14/7/1882, com Maria Luísa, de 23 anos de idade, solteira, lavradora, filha de José Afonso e de Maria Luísa Afonso, do mesmo lugar. Testemunhas: José Alves, casado, do Fojo, e Manuel Joaquim Alves Pedras, casado, do lugar de Cousso. 

 

MENDES, José. Filho de Maria Mendes, solteira, lavradora, residente em Cerdeiras. Neto materno de Manuel Mendes e de Maria Rodrigues, do dito lugar. Nasceu em Cousso a 28/5/1877 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: José Mendes, tio do bebé, e Marcelina Pinto, solteiros, lavradores, residentes em Fojo.      

 

MENDES, Justina (Mamona). Filha de Manuel Mendes e de Joaquina de Amorim, lavradores, ele de Cousso e ela de Gondoriz, Arcos, residentes em Aldeia, Cousso. Neta paterna de Manuel Mendes e de Maria Rodrigues; neta materna de Manuel José de Amorim e de Maria de Sousa. Nasceu em Cousso a 14 de Agosto de 1881 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: José Mendes, tio paterno, e Maria Afonso, solteira, ambos de Cerdeiras. // Faleceu em Prado a 18 ou 23/6/1955.

 

MENDES, Manuel. Filho de Manuel Mendes e de Maria Rodrigues, de Aldeia, Cousso. Nasceu por volta de 1845. // Tinha trinta anos de idade, era solteiro, lavrador, quando casou na igreja de Cousso, a 10/6/1875, com Joaquina, de vinte e oito anos de idade, solteira, lavradora, batizada na igreja de Gondoriz, Arcos, residente em Cousso, filha de Manuel José de Amorim e de Maria de Amorim, do lugar de Refojos, Gondoriz. Testemunhas: José Gregório, casado, alfaiate, do lugar de Cousso, e José Mendes, solteiro, sapateiro, do lugar de Aldeia. 

 

MENDES, Manuel. // Nasceu por volta de 1849. // Lavrador. // Faleceu a 6/3/1890, no lugar de Virtelo, freguesia de Cousso, com todos os sacramentos da igreja católica, com quarenta e um anos de idade, no estado de casado com Joaquina Mendes, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja.

 

MENDES, Manuel. Filho de José Mendes e de Maria Afonso, lavradores, residentes em Cerdeiras, Cousso. Neto paterno de Manuel Mendes e de Maria Rodrigues; neto materno de José Afonso e de Maria Afonso. Nasceu a 1674/1889 e foi batizado no dia seguinte. Madrinha: Rosa Afonso, tia materna do bebé.  

 

MENDES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Mendes e de Joaquina de Amorim, lavradores, ele de Cousso e ela de Santa Eulália de Gondoriz, Arcos de Valdevez, residentes em Aldeia de Virtelo. N.p. de Manuel Mendes e de Maria Rodrigues, do dito lugar; n.m. de Manuel José de Amorim e de Maria de Sousa, de Gondoriz, Arcos. Nasceu em Cousso a 16/12/1875 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Joaquim Alves e Maria Luísa Enes, lavradores, com casa em Aldeia. // Faleceu a 22/9/1879, no lugar de Aldeia, e foi sepultado na igreja.  

 

MENDES, Maria da Conceição. Filha de José Mendes e de Maria Luísa Afonso, lavradores, residentes em Cerdeiras, Cousso. N.p. de Manuel Mendes e de Maria Rodrigues; n.m. de José Afonso e Maria Afonso. Nasceu a 9/3/1888 e foi batizada a 11 desse mês e ano. Madrinha: Rosa Afonso, solteira, tia materna, lavradora. // Faleceu a 25/3/1888 e foi sepultada na igreja.

 

MENDES, Maria Rosa. Filha de Manuel Mendes e de Joaquina de Amorim, lavradores, ele de Cousso e ela de Gondoriz, Arcos de Valdevez, residentes em Aldeia, Cousso. Neta paterna de Manuel Mendes e de Maria Rodrigues, de Cousso; neta materna de Manuel José de Amorim e de Maria de Sousa, de Gondoriz. Nasceu em Cousso a 20/4/1878 e foi batizada a 21 desse mês e ano. Padrinhos: João Pinto e sua mulher, Rosa Afonso, lavradores, do lugar de Cerdeiras. // Os familiares levaram-na para França em Agosto de 1959 e ali faleceu em Outubro do ano seguinte. // Mãe de Manuel Mendes (nasceu na Vila a 15/12/1907 e faleceu em Prado a 23/1/1950); e de Maria das Dores Mendes (nasceu em Prado a 29/1/1911 e casou em 1938 com Américo dos Anjos, filho de Joaquim Inácio, mais conhecido por “Ronha”, e de Maria José Merim, de Monção, mas moradores na Vila de Melgaço).   

 

MENDES, Rosa. Filha de Maria Mendes, solteira, lavradora, residente em Cerdeiras. Neta materna de Manuel Mendes e de Maria Rodrigues. Nasceu em Cousso a 24/4/1881 e foi batizada a 26 desse mês e ano. Padrinhos: António Veloso, solteiro, e Rosa Afonso, moradores em Cerdeiras. // Faleceu na sua freguesia natal a 1/4/1949.  

 

MENDES, Rosa. Filha de José Mendes e de Maria Afonso, lavradores, residentes em Cerdeiras. N.p. de Manuel Mendes e de Maria Rodrigues; n.m. de José Afonso e de Maria Afonso. Nasceu a 1/5/1885 e foi batizada a 3 desse mês e ano. Padrinhos: António Gonçalves Serafina, solteiro, lavrador, e Rosa Gonçalves, viúva, lavradeira. // Faleceu a 11/9/1889, no lugar de Cerdeiras, e foi sepultada na igreja paroquial.  

 

MILAKIS

 

MILAKIS, Sophie Mavrantonaki. // Natural de Polytheas Crete, Grécia, naturalizada francesa. // Em 1996 estava viúva e residia em Virtelo, Cousso. // (A Voz de Melgaço n.º 1043). // Nota: o marido devia ser melgacense, natural de Cousso. 

 

MORGADA

 

MORGADA, Maria. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 8, de 14/4/1929: «Anúncio. Comarca de Melgaço. Editos de 40 dias. 1.ª publicação. Por este juízo de direito e cartório do escrivão do 1.º ofício, correm editos de 40 dias, notificando nos termos do art.º 567 e seus §§ do código do processo penal, a ré pronunciada neste juízo, Maria Morgada, casada, mas com seu marido ausente no Brasil, do lugar das Cerdeiras, da freguesia de Cousso, para naquele prazo que começará a contar-se desde a data da 2.ª e última publicação do jornal desta localidade, comparecer no tribunal judicial desta comarca, para todos os termos do processo de querela pública que lhe move o Ministério Público pelo crime previsto e punido pelo artigo 356 do Código Penal, sob pena de o processo prosseguir à sua revelia, e decorrido que seja o prazo dos editos poderá a ré ser presa por qualquer pessoa do povo e deverá o ser por qualquer oficial de justiça ou agente da autoridade para ser entregue a juízo. Melgaço, 10/4/1929. Verifiquei: o juiz de direito substituto, Augusto César Ribeiro Lima. O escrivão do 1.º ofício, João Afonso 

 

NUNES

 

NUNES, Maria Teresa. // Faleceu na Cela, Cousso, a 15/11/1855, e foi sepultada na igreja no dia seguinte; não fizera testamento e estava casada com Manuel António de Carvalho.  

 

OLIVEIRA

 

OLIVEIRA, Custódia. // Faleceu em Cerdeiras, Cousso, sem testamento, a 28/5/1857, e foi sepultada na igreja no dia 29; era viúva de Mateus Domingues. 

 

PEDROUÇO

 

PEDROUÇO, Luís. Filho de Manuel Pedrouço, jornaleiro, e de Josefa Fernandes, de Barreira, freguesia de Modelos, Carvalhinho, Galiza, moradores em Aldeia de Virtelo, Cousso. N.p. de José Pedrouço e de Vicenta d’Aigão, de Santo Estêvão de Canguças; n.m. de Celestino Fernandes e de Francisca Carvalheda, de Modelos. Nasceu em Cousso a 28/2/1868 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Rodrigues e mulher, Maria Rodrigues, vulgo “Janelas”, de Aldeia de Virtelo.   

 

PEDROUÇO, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Pedrouço e de Josefa Fernandes, da Barreira, Modelos, Carvalhinho, Galiza, moradores em Aldeia, Cousso. N.p. de José Pedrouço e de Vicenta d’Aigão; n.m. de Celestino Fernandes e de Francisca Carvalheda. Nasceu em Cousso a 23/3/1865 e foi batizado a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Rodrigues e mulher, Joaquina Rosa Vaz, de Aldeia, Cousso.

 

PEDROUÇO, Vicente. Filho de Manuel Pedrouço e de Josefa Fernandes, da Barreira, Modelos, Galiza, moradores em Cerdeiras, Cousso. N.p. de José Pedrouço e de Vicenta de Argão (ou Aigão). Nasceu em Cousso a 9/7/1859 e foi batizado a 11 desse mês. Padrinhos: padre Manuel Rodrigues, reitor de Castro Laboreiro, e sua criada, Maria do Couto.

 

PEREIRA

 

PEREIRA, Adelino José. Filho de Justino Pereira e de Maria Rosa Rodrigues, lavradores, ele de Parada do Monte e ela de Cousso, residentes em Virtelo. N.p. de Manuel António Pereira e de Maria Vieites; n.m. de Manuel Rodrigues e de Joaquina Rosa Vaz. Nasceu a 29/12/1898 e foi batizado a 31 desse mês e ano. Padrinhos: José Pereira e Maria Pereira, solteiros, lavradores. // Faleceu em Cousso a 30/9/1944.

 

PEREIRA, Agostinho. Filho de ------------- Pereira e de ------------------------------------------. Nasceu na freguesia de Cousso a --/--/19--. // Casou com Maria Fernandes, sua conterrânea. // No ano de 1960 adquiriram, por doação verbal feita por Luís Pereira e sua mulher, Rosa Rodrigues, coussenses, falecidos antes de 1999, um prédio rústico, designado “Vale”, sito nesta freguesia, com a área de 820 m2, confrontando a norte com Manuel Rodrigues, e a poente com Aníbal Domingues. // Emigrou para França. // Em 1999 o casal morava na freguesia de Cousso. // (VM 1124). // Com geração.  

 

PEREIRA, Alexandrina. Filha de Justino Pereira e de Maria Rosa Rodrigues, lavradores, ele de Parada do Monte e ela de Cousso, residentes nesta última freguesia, no lugar de Aldeia. Neta paterna de Manuel António Pereira e de Maria Vieites; neta materna de Manuel Rodrigues e de Joaquina Rosa Vaz. Nasceu a 1/4/1896 e foi batizada a 4 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco António Pereira e Maria Vieites, ele casado e ela viúva, lavradores. // Casou com Manuel Veloso, na CRCM, a 7/1/1925. // Faleceu na sua freguesia a 21/6/1932 (NM 156, de 10/7/1932). // Com geração.    

 

PEREIRA, Amadeu Alípio. Filho de António Pereira e de Felicidade Rodrigues Barreiro. Nasceu em Cousso por volta de 1887. // Faleceu a 2/5/1888, no lugar da Cela, onde a sua família residia, com apenas um ano de idade, e foi sepultado na igreja.

 

PEREIRA, Amélia. Filha de Justino Pereira e de Maria Rosa Rodrigues, lavradores, ele natural de Parada do Monte, residentes em Virtelo, Cousso. Neta paterna de Manuel António Pereira e de Maria Vieites; neta materna de Manuel Rodrigues e de Joaquina Rosa Vaz. Nasceu a 21/3/1891 e foi batizada na igreja católica no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Caetano Pereira, estudante, (co-irmão?) da neófita, e Maria Vieites, avó paterna, viúva. // Faleceu a 22/10/1902, no lugar de Aldeia, sem sacramentos, e foi sepultada no adro da igreja.   

 

PEREIRA, Amélia. Filha de Evaristo Pereira, natural da freguesia de São Bartolomeu da Lamoza, bispado de Tui, e de Elvira Marques, natural da freguesia de Cubalhão, concelho de Melgaço, lavradores, residentes no lugar da Cela. N.p. de Francisco Pereira (ou Francisco Prieto) Lamela e de Maria Joana Lamoza; n.m. de Luís Manuel Marques e de Maria Joaquina Alves. Nasceu em Cousso a 2/4/1903 e foi batizada na igreja católica a 6 desse mês e ano. Padrinhos: os avós paternos, lavradores. // Casou na CRCM a 13/4/1932 com José Domingues. // O seu marido morreu a 24/12/1974. // Ela faleceu a 28/2/2000, na freguesia de São José e São Lázaro, Braga, com noventa e seis (96) anos de idade.  

 

PEREIRA, Ana. Filha de Manuel António Pereira e de Maria Joaquina Rodrigues, de Cousso, moradores no lugar da Cela. Neta paterna de Manuel Joaquim Pereira e de Rosa Gregório, de Lamas de Mouro; neta materna de José Rodrigues e de Maria Gonçalves, de Cousso, todos lavradores. Nasceu em Cousso a 14/11/1840 e foi batizada no dia seguinte pelo padre Manuel Esteves. (Fez-se este assento a 20/11/1865, em virtude do primitivo não aparecer). // Faleceu no lugar da Cela a --/--/1915, com 74 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 141, de 16/3/1915).

 

PEREIRA, António. Filho de Manuel António Pereira e de Maria Rodrigues, agricultores. Nasceu em Cousso a 6/5/1854. // Faleceu a 5/2/1869, no lugar da Cela, com todos os sacramentos da igreja católica, sem testamento, e foi sepultado na igreja.

 

PEREIRA, Augusto César. Filho de Justino Pereira e de Maria Gonçalves. Nasceu em Cousso a --/--/1933 (Notícias de Melgaço n.º 186, de 12/3/1933).

 

PEREIRA, Bernardo Gabriel. Filho de --------- Pereira e de --------------------. Nasceu na freguesia de Cousso a --/--/1998. // Morreu na noite de 26/12/2019, com apenas vinte e um anos de idade, em consequência de um desastre; o seu carro, onde ia sozinho, chocou com outro, na estrada Melgaço-Monção, para os lados de Messegães. O condutor do outro automóvel sofreu somente ferimentos ligeiros. // Ver “A Voz de Melgaço” de 1 de Janeiro de 2020. 

 

PEREIRA, Clara. Filha de --------- Pereira e de ----------------------------------------. Nasceu por volta de 1848. // Faleceu no lugar da Cela, Cousso, com 67 anos de idade, a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 171, de 24/10/1915).

 

PEREIRA, Esmeralda. Filha de Evaristo Pereira, lavrador, natural da freguesia de Lamoza, diocese de Tui, e de Elvira Marques, lavradeira, natural de Cubalhão, concelho de Melgaço, moradores em Cousso, lugar da Cela. Neta paterna de Francisco Pereira (Lamela) e de Maria Joana (Lamoza); neta materna de Luís Manuel Marques e de Maria Joaquina Alves. Nasceu em Cousso a 3/1/1910 e foi batizada na igreja católica local a 8 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: José Pereira, solteiro, lavrador, e Manuela Pereira, casada, lavradeira. // Casou a 16/12/1936, na CRCM, com Arlindo Fernandes, seu conterrâneo. // Enviuvou a 31/12/1990. // Faleceu no lugar da Cela, freguesia de Cousso, a 26/7/1997.  

 

PEREIRA, Francisco Manuel. Filho de Manuel Pereira e de Maria Rodrigues. Nasceu em Cousso a 30/6/1844. // Tinha 25 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava no lugar da Cela, freguesia de Cousso, quando casou na igreja de Parada do Monte a 2/8/1869, com Maria Esteves, nascida em Parada do Monte a 21/5/1836, solteira, camponesa, moradora no lugar de Cortegada, filha de Manuel Esteves e de Maria Rosa Domingues. Testemunhas: Bento Esteves, casado, rural, morador no lugar do Paço, e Francisco Esteves, casado, rural, morador no mesmo lugar. // Tinha 47 anos de idade, era lavrador, viúvo de Maria Esteves, morava no lugar de Tabulado, quando casou na igreja de Parada do Monte, a 1/11/1891, com Filomena da Cunha, de 27 anos de idade, solteira, camponesa, de Riba de Mouro, filha de João Manuel da Cunha e de Maria Teresa Afonso. Testemunhas presentes: padre Francisco José Dias, natural de Paderne, e Manuel Pereira, solteiro, rural, do lugar de Tablado.

 

PEREIRA, Graciano. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1489, de 27/10/1963: «Por ser portador de apendicite aguda foi operado no banco do hospital da SCMM pelo abalizado cirurgião Dr. Manuel G. Ribeiro, o menor de 10 anos de idade, Graciano Pereira, da freguesia de Cousso, filho de Agostinho Pereira, ausente em França, e de Maria Fernandes. O seu estado é satisfatório.»

 

PEREIRA, José. Filho de Justino Pereira e de Maria Rosa Rodrigues, lavradores, ele natural de Parada do Monte e ela natural de Cousso, residentes nesta última freguesia, no lugar de Aldeia. Neto paterno de Manuel António Pereira e de Maria Vieites; neto materno de Manuel Rodrigues e de Joaquina Rosa Vaz. Nasceu a 29/1/1883 e foi batizado a 31 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Rodrigues, tio materno, solteiro, e a avó paterna, Maria Vieites.

 

PEREIRA, José Luís. // Nasceu por volta de 1849. // Morreu em Cousso a --/--/1931 (ver Notícias de Melgaço n.º 95, 25/1/1931). 

 

PEREIRA, Justino. Filho de --------------- Pereira e de ---------------------------------------. Nasceu em ------------------ por volta de 1856. // Faleceu em Virtelo, Cousso, a --/--/1912 (Correio de Melgaço n.º 13, de 1/9/1912). 

 

PEREIRA, Justino. Filho de José Luís Pereira, natural da freguesia da Gave, lavrador, e de Rosa Rodrigues, lavradeira, natural de Cousso. Neto paterno de Manuel Pereira e de Maria Isabel Rodrigues; neto materno de Joaquim Rodrigues e de Maria Joana Gonçalves. Nasceu em Cousso a 12 de Setembro de 1904 e foi batizado na igreja católica a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Alves, casado, lavrador, e Rosa Alves, solteira, camponesa. // Casou a 27/2/1930, na CRCM, com Maria Gonçalves (Notícias de Melgaço n.º 52, de 2/3/1930). // Faleceu em Bordeus, França, a 18/4/1953.  

 

PEREIRA, Manuel. Filho de Justino Pereira e de Maria Rosa Rodrigues, lavradores, ele natural de Parada do Monte e ela natural de Cousso. Neto paterno de Manuel António Pereira e de Maria Vieites; neto materno de Manuel Rodrigues e de Joaquina Rosa Vaz. Nasceu a 25/4/1893 e foi batizado a 27 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e a avó paterna, lavradora-proprietária.

 

PEREIRA, Manuel. Filho de Adelino Pereira e de Letícia Veloso. Nasceu na freguesia de Cousso a --/--/1929 (NM 3, de 3/3/1929).

 

PEREIRA, Manuel Caetano. Filho de Justino Pereira e de Maria Rosa Rodrigues (ou Domingues), ele natural de Parada do Monte e ela de Virtelo de Cousso, onde moravam. N.p. de Manuel António Pereira e de Maria Vieites, de Parada do Monte; n.m. de Manuel Rodrigues e de Joaquina Rosa Vaz. Nasceu em Cousso a 25/4/1872 e foi batizado na igreja no dia seguinte. Padrinhos: a avó paterna e seu marido, Manuel Caetano Alves, lavradores, naturais de Parada do Monte. // Faleceu a 26/7/1892, no lugar de Aldeia, apenas com os sacramentos da confissão e da extrema-unção, solteiro, e foi sepultado na igreja. // Era estudante.  

 

PEREIRA, Manuel José. Filho de Manuel António Pereira e de Maria Joaquina Rodrigues, residentes no lugar da Cela, Cousso. Neto paterno de Manuel Joaquim Pereira e de Ana Gregório, de Lamas de Mouro; neto materno de José Rodrigues e de Maria Gonçalves, da Cela. Nasceu em Cousso a 30/5/1857 e foi batizado na igreja no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Domingues e Maria Rosa Domingues, solteiros, de Lamas de Mouro. // Faleceu no lugar da Cela a 25 de Setembro de 1859 e foi sepultado na igreja no dia seguinte.  

 

PEREIRA, Maria. Filha de Justino Pereira, natural de Parada do Monte, e de Maria Rosa Rodrigues, natural de Cousso, lavradores, residentes no lugar de Aldeia, Cousso. N.p. de Manuel António Pereira e de Maria Vieites, de Parada do Monte; n.m. de Manuel Rodrigues e de Joaquina Rosa Vaz, de Cousso. Nasceu a 27/7/1885 e foi batizada a 31 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e a avó paterna. // Casou na igreja de Cousso a 14/12/1905 com António Esteves, de 25 anos de idade, solteiro, lavrador, natural da Gave, filho de Luís Esteves e de Maria Rosa Alves. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 22/11/1943. // Mãe de Artur, de Dorinda, de Maria, e de Máximo José Esteves (ver em Cousso).

 

PEREIRA, Maria Joaquina. Filha de ----------- Pereira e de ---------------------------------. Nasceu por volta de 1850. // Faleceu no lugar do Fojo, Cousso, com sessenta e quatro anos de idade, a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 87, de 15/2/1914).

 

PEREIRA, Maria P. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1494, de 15/12/1963: «na maternidade do hospital da SCMM deu à luz um menino…»

 

PEREIRA, Maria Rosa. Filha de Manuel António Pereira e de Maria Rodrigues. // Nasceu em Cousso por volta de 1847. // Faleceu a 15/6/1875, no lugar da Cela, apenas com o sacramento da extrema-unção, com apenas vinte e oito anos de idade, no estado de solteira, e foi sepultada na igreja.

 

PEREIRA, Pureza da Conceição. Filha de Justino Pereira e de Maria Gonçalves. Nasceu em Cousso a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 93, de 11/1/1931).

 

PEREIRA, Rosa de Jesus. Filha de Justino Pereira e de Maria Rosa Rodrigues, lavradores, ele de Parada do Monte e ela de Cousso, residentes em Aldeia. N.p. de Manuel António Pereira e de Maria Vieites; n.m. de Manuel Rodrigues e de Joaquina Rosa Vaz. Nasceu a 12/2/1888 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Caetano Pereira, solteiro, irmão da batizanda, e a avó paterna. // Casou na igreja de Cousso a 9/4/1906, com João Domingues. // O seu marido morreu a 4/11/1933, na Rua Eugénio Fontainha, Juiz de Fora, Estado de Minas Gerais, Brasil. // (Ela deve ter falecido em Janeiro de 1974). // Mãe de Carlos, de Idalina, e de Justina. // continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário