sexta-feira, 7 de maio de 2021

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

(Freguesia de Prado)

Por Joaquim A. Rocha 


// continuação de 11/01/2021...


CASTRO

 

CASTRO, Adélia da Pureza. Filha de Maria da Glória de Castro, solteira, residente no lugar da Corredoura. Neta materna de Frutuoso Joaquim de Castro e de Joaquina Rosa Marques, do dito lugar. Nasceu em Prado a 12/10/1890 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: José Caetano Marques, casado, do lugar do Rego, Prado, e Maria Rosa Meixeiro, casada, do lugar da Igreja, Rouças, todos lavradores. // Faleceu em Prado a 22 de Abril de (1977?). // - Ver assento.

 

CASTRO, Agostinho. Filho ilegítimo de frei Bernardo Pereira de Castro, natural de Remoães, e de Inês Fernandes, natural de Prado. Nasceu em Prado 19/4/1728 e foi batizado na igreja paroquial a 24 desse dito mês e ano. Padrinho: Agostinho Soares de Castro, natural da Casa do Fecho, residente na Quinta do Coto, Prado, e presenciaram a cerimónia, como testemunhas, Pedro de Sousa da Gama, da Casa da Serra, e Gaspar Teixeira, morador na vila de Melgaço. // Casou com Maria de Sousa Castro, filha ilegítima de Manuel de Sousa Meneses, da Quinta do Fecho, e de Benta Quintela, solteira, natural do Couto de Fiães. // Enviuvou a 3/2/1760. // Voltou a casar, desta vez com Luísa Caetana de Nóstrosa Lira Sotomaior. // Pai de Ana Joaquina, de Margarida Antónia, e de Joana Maria (ver).

 

CASTRO, Alberto Augusto. Filho de Vitorino José de Castro e de Carolina Rosa Alves, moradores no lugar de Bouça Nova. Neto paterno de António Bernardo de Castro e de Maria Custódia (ou Caetana) Domingues, do dito lugar; neto materno de João Manuel Alves e de Maria José Gonçalves, de Riba de Mouro, Monção, todos lavradores. Nasceu em Prado a 8/10/1873 e foi batizado a 12 desse mês e ano. Padrinho: Frederico Justiniano de Sousa e Castro, proprietário, escrivão da Câmara Municipal de Melgaço, residente na Rua da Calçada, SMP. // Casou com Elvira Vieites, dos Arcos de Valdevez. // Foi ele que mandou construir uma vivenda em Bouça Nova, que mais tarde seria de Manuel dos Santos Morais. // Exerceu a atividade de comerciante em Lisboa. // Em 1913 esteve com a família na sua casa de Bouça Nova (Correio de Melgaço n.º 59, de 27/7/1913). // A 8/8/1915 chegou novamente a Prado, com a esposa e um sobrinho, a fim de passar uns dias na sua vivenda de Bouça Nova (Correio de Melgaço n.º 161). // No ano seguinte, a 30/8/1916, quarta-feira, cá estava de novo, com a mulher e sobrinhos: Pureza Camanho e Joaquim Vieites (Correio de Melgaço n.º 214, de 3/9/1916). // Morreu na capital do país a --/--/19--. // Sem geração.   

 

CASTRO, Alfredo José. Filho de António Lourenço de Castro e de Antónia Salgado, lavradores, residentes no lugar do Carvalhal. Neto paterno de Frutuoso Joaquim de Castro e de Joaquina Rosa Marques, do lugar da Corredoura; neto materno de António Salgado e de Maria Alexandrina Salgado, do lugar do Carvalhal. Nasceu em Prado a 16/8/1903 e foi batizado na igreja paroquial a 23 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: António Durães, casado, e a sua filha, Maria Durães, solteira, camponeses, naturais de Rouças. // Morreu no lugar do Carvalhal a 12/4/1906 e foi sepultado no cemitério local.

 

CASTRO, Alfredo José. Filho de Manuel Pereira de Castro, lavrador, natural de Rouças, e de Rosa Joaquina Pinheiro, lavradeira, natural do lugar de Ferreiros, Prado, moradores no lugar de Santo Amaro. Neto paterno de Manuel Joaquim Pereira de Castro e de Maria Joaquina de Magalhães Pereira de Castro; neto materno de Luís Manuel Pinheiro e de Maria Vitória Marques. Nasceu em Prado a 17/2/1909 e foi batizado na igreja paroquial a 24 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: o reitor da freguesia de Prado e Jesufina Pereira de Castro, viúva, do lugar do Coto. // Morreu em Prado a 6/12/1991.    

 

CASTRO, Alice de Jesus. Filha de Joaquim Nunes de Castro, natural da freguesia de Messegães, Monção, guarda-fiscal, e de Angelina Rosa Rodrigues, natural de Prado, Melgaço, lavradeira. Neta paterna de Luís Manuel Nunes de Castro e de Marcelina Rosa Alves; neta materna de João Evangelista Rodrigues e de Maria da Encarnação Rodrigues. Nasceu em Prado a 20/9/1901 e foi batizada na igreja paroquial a 3 de Outubro desse mesmo ano. Padrinhos: Francisco José Ribeiro, solteiro, de Messegães, Monção, alfaiate na vila de Melgaço, e Anésia Esteves, solteira, da vila de Melgaço. // Casou na CRCM a 6/6/1929 com Gaspar Pinto Barbosa, de 30 anos de idade, soldado da GNR, filho de Joaquim Pinto Barbosa e de Quitéria Augusta Freitas, natural de Fontelos, Vila Real. // Enviuvou a 24/12/1985. // Faleceu na freguesia de Chaviães, Melgaço, a 23/4/1987. // Com geração (ver na vila, SMP).

 

CASTRO, Alice Silvina. Filha de António de Castro, lavrador, natural do lugar da Corredoura, e de Antónia Salgado, lavradeira, natural do lugar do Carvalhal, onde o casal residia. Neta paterna de Frutuoso Joaquim de Castro e de Joaquina Fernandes; neta materna de Ambrósio Custódio Salgado e de Maria Alexandrina Domingues Salgado. Nasceu em Prado a 7/5/1910 e foi batizada na igreja paroquial a 14 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: José Manuel Gomes Calheiros, solteiro, do lugar dos Bouços, e Matilde Joaquina Salgado, solteira, do lugar de Santo Amaro, freguesia de Prado.  

 

CASTRO, Alpuim. Filho de Joaquim Nunes de Castro, guarda-fiscal, natural de São Miguel de Messegães, concelho de Monção, e de Angelina Rosa Rodrigues, lavradeira, do lugar da Pontepedrinha, freguesia de Prado, Melgaço. Neto paterno de Luís Manuel Nunes de Castro e de Marcelina Rosa Alves; neto materno de João Evangelista Rodrigues e de Maria da Encarnação Rodrigues. Nasceu em Prado a 20/5/1895 e foi batizado na igreja paroquial a 3 de Junho desse dito ano. Padrinhos: Francisco Pires, viúvo, negociante na vila de Melgaço, e Rosa Vaz, solteira, moradora na vila de Melgaço. // Morreu na Vila de Melgaço a --/8/1932, com apenas trinta e sete anos de idade (ver Notícias de Melgaço n.º 165, de 18/9/1932).

 

CASTRO, Ana Joaquina. Filha de Agostinho Pereira de Castro e de Maria de Sousa Castro. Nasceu no lugar do Coto, Prado, a 31/1/1756, e foi batizada na igreja paroquial a 3 de Fevereiro desse dito ano. Madrinha: Ana Ventura de Castro, da Casa do Pombal, sua tia paterna. // Faleceu ainda jovem, sem geração. 

 

CASTRO, Antónia. Filha ilegítima de frei Bernardo Pereira de Castro, natural de Remoães, e de Inês Fernandes, natural de Prado. Nasceu em Prado no século XVIII. // Lê-se no seu testamento: «… Item disse que deixava a sua sobrinha, Dona Maria, o seu cordão de ouro, que herdara de sua irmã D. Maria Luísa; a sua sobrinha, D. Francisca, os seus brincos de ouro, e a sua sobrinha Dona Caetana, a sua venera de ouro» (ver O Meu Livro das Gerações Melgacenses, de Augusto César Esteves, volume I, página 332).  

 

CASTRO, Antónia Joaquina. // Deve ter nascido no início do século XIX. // Morou no lugar de Trás-do-Coto. // Mãe de Manuel Conde, o qual foi soldado do regimento n.º 21 aquando da guerra civil entre Dom Miguel e seu irmão, Dom Pedro IV. Lê-se em Melgaço, Sentinela do Alto Minho, página 104: «… achando-se na vila de Santarém, ali vira falecer João Luís [de Sousa Palhares, natural de Prado, Melgaço], que era religioso de São Domingos, quando foi restaurada a Carta Constitucional, e de sua morte não vira fazer assento algum, nem então se faziam, por serem muitos os que morriam, enterrando-se por isso em campos  

 

CASTRO, António Joaquim. Filho de António Bernardino de Castro e de Maria Custódia Domingues, moradores no lugar de Bouça-Nova, Prado. Neto paterno de Miguel António de Castro e de Maria Josefa Esteves, do dito lugar; neto materno de Manuel José Domingues e de Maria Luísa, do lugar de Várzea, Paderne, termo de Valadares. Nasceu em Prado a 31/10/1829 e foi batizado na igreja paroquial a 2 de Novembro desse mesmo ano. Padrinhos: António Domingues e sua irmã, Francisca Antónia Domingues, solteiros, tios do recém-nascido, do lugar de Várzea, Paderne. // Faleceu a 27/11/1830. 

 

CASTRO, António Joaquim. Filho de ----------- de Castro e de -------------------. Nasceu no Rego, Prado, a --/--/1---. // Casou com Maria Rosa Alves. 

 

CASTRO, António Lourenço. Filho de Frutuoso Joaquim de Castro, natural de Rouças, e de Joaquina Rosa Marques, natural de Prado, moradores no lugar da Corredoura. Neto paterno de Frutuoso José de Castro e de Maria Caetana Alves Salgado, do lugar de Igreja, Rouças; neto materno de António José Marques e de Clara Rosa Fernandes, da Corredoura, Prado, todos lavradores. Nasceu em Prado a 15/9/1872 e foi batizado na igreja paroquial dois dias depois. Padrinhos: Lourenço José Fernandes Torres, solteiro, rural, do lugar do Rego, e Maria Teresa de Castro, viúva, lavradeira, do lugar de Igreja, Rouças. // Lavrador. // Casou na igreja da sua freguesia natal a 23/6/1903 com a sua conterrânea Antónia da Glória Salgado, de 29 anos de idade, solteira, camponesa, filha de Ambrósio José Salgado e de Maria Alexandrina Domingues Salgado, do lugar do Carvalhal. Testemunhas presentes: Vitorino Joaquim Domingues Salgado, casado, lavrador, do lugar do Cerdedo, e Manuel Salgado, solteiro, camponês, do lugar do Carvalhal. // Morreu na sua freguesia de nascimento, lugar da Corredoura, a 18/2/1938. // Pai de Alice Silvina (1910-19/8/1927), e de Violeta da Cruz (1913-).     

 

CASTRO, Armandina Cândida. Filha de Jerónimo José de Castro e de Maria Domingues, naturais de Galvão, SMP, moradores em Prado. Neta paterna de Manuel Maria de Castro e de Maria Carolina Domingues; neta materna de Francisco José Domingues e de Maria Delfina de Assis Pereira da Gama. Nasceu em Prado a 14/9/1901 e foi batizada na igreja paroquial a 21 desse mês e ano. Padrinhos: José Cândido Gomes de Abreu, casado, e Jerónima de Sousa, solteira, ambos da vila de Melgaço. // Casou na CRCM a 17/7/1926 com Francisco Raul Rodrigues (Chico Mindelo), de 26 anos de idade, natural da freguesia da Valinha, concelho de Monção, filho de Etelvina Cândida Rodrigues, solteira. // Foram caseiros da Casa e Quinta de Galvão e moraram numa casinha perto do matadouro (atual Museu do Contrabando). // O seu marido morreu na freguesia de Prado a 12/8/1963. // Ela faleceu em Monserrate, Viana do Castelo, a 27 de Dezembro de 1988. // Com geração. 

 

CASTRO, Armindo Augusto. Filho de Joaquim Nunes de Castro, natural de Messegães, Monção, soldado da Guarda-Fiscal, e de Angelina Rosa Rodrigues, natural do lugar da Pontepedrinha, freguesia de Prado, Melgaço, lavradeira, moradores no dito lugar de Pontepedrinha. Neto paterno de Luís Manuel Nunes de Castro e de Marcelina Rosa Alves; neto materno de João Evangelista Rodrigues e de Maria de Jesus Rodrigues. Nasceu no lugar da Pontepedrinha, Prado, a 24/2/1905 e foi batizado na igreja paroquial a 25 de Março desse dito ano. Padrinhos: Francisco António Esteves, viúvo, proprietário, da vila de Melgaço, e sua filha Anésia Esteves, solteira. // Casou na CRCM a 2/12/1937 com Erminda Besteiro, natural de Paderne (1907-1971). // A sua mulher faleceu em Paderne a 11/1/1971. // Em 1976 vendeu algumas propriedades a António Ferreira Cortes e sua esposa, Maria Luísa Rodrigues, de Paderne, onde morava, no sítio do Souto, Peso. // Morreu também na freguesia de Paderne, a 26/3/1974.

 

CASTRO, Artur. Filho de Jerónimo José de Castro, natural de Galvão, SMP, e de Maria de Jesus Domingues, natural de Prado, lavradores, residentes no lugar do Cerdedo. Neto paterno de Manuel de Castro e de Maria Carolina Domingues; neto materno de Francisco José Domingues e de Maria Delfina de Assis Pereira da Gama. Nasceu em Prado a 10/12/1902 e foi batizado na igreja a 21 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Amadeu Ribeiro Lima, proprietário, e Elvira, criada de servir, ambos solteiros, da vila de Melgaço. // Lavrador-caseiro. // Casou na CRCM a 15/2/1933 com Belarmina Cândida de Freitas, natural da Vila de Melgaço, filha de António Joaquim de Freitas e de Teresa Cândida Gonçalves. // Morreu em Prado a 12/1/1986. // A sua viúva finou-se a 28/4/1986. // Pai de Teresa (*), casada com ------------ “Fraquezas”, natural da freguesia de Prado, entre outros. /// (*) Esta Teresa, antes de casar, teve uma filha, a qual foi gerada por Valentim Rodrigues Lopes, “alfaiate”, nascido na Vila de Melgaço no ano de 1932.

 

CASTRO, Bernarda. Filha natural de frei Bernardo Pereira de Castro, nascido em Remoães, e de Inês Fernandes, nascida em Prado. Nasceu em Prado e foi batizada na igreja desta freguesia a 30/8/1720. Padrinho: o capitão Matias de Sousa e Castro, de Remoães, tio paterno. // É provável que tenha falecido ainda criança (ver O Meu Livro das Gerações Melgacenses, de Augusto César Esteves, volume I, página 330).

 

CASTRO, Caetano Maria. Filho de Manuel António Pereira de Castro e de Maria Rosa Rodrigues, moradores no lugar do Coto, Prado. Neto paterno de Agostinho Pereira de Castro e de Luísa Caetana de Nestroza Sotomaior, de Rouças; neto materno de José Rodrigues e de Josefa Alonso, do lugar de Almas, freguesia de São Pedro de Felgueira, bispado de Tui. Nasceu em Prado a 13/11/1826 e foi batizado na igreja a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Bernardo Pereira de Castro e Damiana Teresa de Castro, de Remoães.  

 

CASTRO, Claudino Augusto. Filho de Adélia de Castro. Nasceu na freguesia de Prado a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 49, de 11/5/1913).

 

CASTRO, Constantino. Filho de Joaquim Nunes de Castro, guarda-fiscal, natural de Messegães, Monção, e de Angelina Rosa Rodrigues, natural do lugar de Pontepedrinha, freguesia de Prado, onde moravam. Neto paterno de Luís Manuel Nunes de Castro e de Marcelina Rosa Alves; neto materno de João Evangelista Rodrigues e de Maria da Conceição Rodrigues. Nasceu em Prado a 2/10/1899 e foi batizado na igreja a 11 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Manuel Calheiros e Vitorina Cândida Martins, solteiros, da vila de Melgaço. // No verão de 1915 fez exame do 1.º grau, obtendo um «ótimo» (Correio de Melgaço n.º 157, de 18/7/1915). // Morreu na freguesia da vila, SMP, a 26/3/1965. Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1549, de 28/3/1965: «No passado dia 26 faleceu nesta vila, com a idade de 65 anos, o senhor CNC, que entre nós gozava de gerais simpatias. Era irmão de Manuel, comerciante na nossa praça, de Heráclito, soldado da Guarda-Fiscal, de Armindo, e das senhoras Maria, Palmira, e Alice. O seu funeral, realizado no dia seguinte, foi largamente concorrido.»   

 

CASTRO, Elvira. Filha de ----------- de Castro e de ------------- Vieites. // Em 1938 residia em Campolide, Lisboa. Nesse ano tinha à venda o «Chalet Castro», pomar e todas as propriedades de pão e vinho, sitas em Bouça Nova, Prado, junto à Estrada Nacional n.º 1-1.ª. // Para dar informações encarregou João Afonso, escrivão em Melgaço. 

 

CASTRO, Emídio José. Filho de Adélia da Pureza de Castro. Neta materno de Maria da Glória de Castro. Nasceu em Prado a 21/6/1924 e foi batizado na igreja paroquial a 29 de Dezembro desse dito ano. // Em 1937 fez exame do segundo grau na escola do ensino primário de Remoães, ficando distinto (NM 364). // Penso que exerceu a profissão de sapateiro. // Casou na igreja paroquial a 20/10/1949 com Maria Beatriz Ribeiro, do lugar da Corredoura, Prado, filha de Teresa de Jesus Ribeiro, casada com José Rodrigues de Lima Teixeira, sapateiro em Prado. Padrinhos da boda: Maria Júlia Dantas e José Teixeira Junior. // A 21/10/1999 festejaram as bodas de ouro matrimoniais (VM 1127). // A sua esposa faleceu em Dezembro de 2016. // Ele morreu em Prado em Janeiro de 2017, com 92 anos de idade. // Com geração.

 

CASTRO, Emília Gertrudes. Filha de Manuel António Pereira de Castro e de Maria Rosa Rodrigues, moradores no lugar do Coto. Nasceu em Prado por volta de 1812. // Morou no dito lugar do Coto. // Lavradeira. // Casou a 12/10/1849 com António Joaquim Domingues Salgado, filho de João Manuel Domingues Salgado e de Antónia Maria de Sousa Palhares. // Faleceu no lugar do Rego, Prado, a 18/3/1899, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casada com o dito António Joaquim, com 87 anos de idade, com testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério local. // Mãe de Albina Rosa Domingues Salgado (faleceu solteira a 7/11/1922).

 

CASTRO, Filomena Albina. Filha de Vitorino José de Castro, do lugar de Bouça Nova, Prado, e de Carolina Rosa Alves, do lugar de Aldeia do Souto, Riba de Mouro, Monção, moradores em Bouça Nova. Neta paterna de António Bernardino de Castro e de Maria Custódia Domingues, de Prado, Melgaço; neta materna de João Manuel Alves e de Maria José Gonçalves, de Riba do Mouro, Monção, todos lavradores. Nasceu em Prado a 21/9/1875 e foi batizada na igreja paroquial a 30 desse mês e ano. Padrinho: Frederico Justiniano de Sousa e Castro, casado, escrivão da Câmara, morador na Rua da Calçada, SMP. // Casou na igreja de Prado a 19/8/1894 com António Xavier, nascido em São Paio em 1866, filho de João Manuel Alves e de Maria do Carmo Fernandes, lavradores. // António Xavier abriu uma oficina de tamancos e por isso ficou conhecido por “Soqueiro de Bouça Nova”. // Ambos faleceram em Prado: o marido a 21/5/1942 e ela a --/--/1964 (?). // Pais de António Augusto Alves, casado com Maria Augusta de Melo, natural da Vila. /// (ver assento).

 

CASTRO, Francisco Augusto. Filho de Joaquim Nunes de Castro, guarda-fiscal, natural da freguesia de São Miguel de Messegães, concelho de Monção, e de Angelina Rosa Rodrigues, do lugar da Ponte Pedrinha, freguesia de Prado, concelho de Melgaço. Neto paterno de Luís Manuel Nunes de Castro e de Marcelina Rosa Alves; neta materna de João Evangelista Rodrigues e de Maria da Encarnação Rodrigues. Nasceu em Prado a 2/1/1893 e foi batizado na igreja a 12 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Francisco Pires, viúvo, negociante na vila de Melgaço, e Maria Rosa Vaz, solteira, natural de São Martinho de Alvaredo, moradora na vila de Melgaço. // Fez exame do 1.º grau na escola Conde de Ferreira a 15/7/1907 e obteve um «bom». // No verão de 1914 fez exame do 2.º grau na dita escola, obtendo a classificação de «bem»; era seu professor António José de Barros. // Casou na CRCM a 6/9/1915 com Aduzinda Júlia Nunes, natural de Cristóval. // Foi soldado da Guarda-Fiscal. // Morreu em São Gregório, Cristóval, a 1/3/1946, onde residia com a esposa e filhos. // Pai de Santiago Luís, entre outros, e avô de Julieta de Fátima (falecida a 6/8/1949). // Nota: parece ser o pai de Artur Joaquim, emigrante em França. 

 

CASTRO, Frutuoso Joaquim. Filho de Bernardo António de Sousa e Castro e de Florinda da Rocha e Sá (*). Nasceu a --/--/18--. // Foi admitido na Confraria das Almas de Prado, assim como seus irmãos, a 31/12/1877. // Casou com Joaquina Rosa Marques, filha de António José Marques e de Clara Rosa Fernandes, do lugar da Corredoura. // A sua esposa faleceu em 1878. /// (*) Deve haver engano; em outros assentos, seus pais são Frutuoso José de Castro e Maria Caetana Alves Salgado, do lugar da Igreja, Rouças. O Bernardo e Florinda são de Remoães (confirmar).  

 

CASTRO, Guilherme Joaquim. Filho de António Bernardino de Castro e de [Maria Custódia Domingues]. // Em 1837 devia ser ainda um jovem, pois nesse ano foi destacado para tocar a campainha da Irmandade das Almas de Prado.   

 

CASTRO, Heraclito. Filho de Joaquim Nunes de Castro, natural da freguesia de São Miguel de Messegães, concelho de Monção, guarda da Alfândega, e de Angelina Rosa Rodrigues, lavradeira, natural do lugar da Ponte Pedrinha, freguesia de Prado, concelho de Melgaço. Neto paterno de Luís Manuel Nunes de Castro e de Marcelina Rosa Alves; neto materno de João Evangelista Rodrigues e de Maria da Conceião Rodrigues. Nasceu em Prado a 19/4/1896 e foi batizado na igreja a 22 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Justiniano António Esteves e Palmira Rosa Teixeira, solteiros, de Santa Maria da Porta, vila de Melgaço. // Foi soldado da Guarda-Fiscal. // Casou na CRCM a 22 de Janeiro de 1917 com Leonor Maria Barreiro (Carqueija), de vinte anos de idade, natural da vila, filha de António Joaquim Barreiro e de Maria da Luz Trancoso, que foi dona de uma pequena loja na Rua Direita, onde vendia carvão, lenha, carqueja, broa, etc., nascida a 3/10/1896. // Moraram primeiro nas Carvalhiças e depois perto das muralhas do castelo. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1431, de 8/4/1962: «Por ser portador de hérnia crural estrangulada foi operado de urgência no hospital da SCMM o nosso amigo e assinante senhor Héraclito Nunes de Castro, o qual se encontra internado. O seu estado é satisfatório, encontrando por isso mais uma vez de parabéns a equipa médica e de enfermagem que trabalha no nosso hospital.» // Morreu na vila de Melgaço a 16/8/1973. // A sua viúva finou-se a 27/3/1976. // Com geração.  

 

CASTRO, Joana Maria. Filha de Agostinho Pereira de Castro e de Maria de Sousa Castro. Nasceu em Prado, no lugar do Coto, a 20/6/1758, e foi batizada na igreja paroquial a 4 de Julho desse dito ano. Padrinhos: João Manuel de Sousa e Castro e sua esposa, Feliciana, morgados do Pombal. // Faleceu no estado de solteira, sem geração. 

 

CASTRO, João Fagundes (Padre). // Foi vigário de Prado de 1651 a 1717 – sucedera ao padre António Vaz; a ele sucedeu-lhe o padre Duarte Vaz Torres. // Em 1690 exerceu o cargo de provedor da Santa Casa da Misericórdia de Melgaço.

 

CASTRO, João Luís. Filho ilegítimo de frei Bernardo Pereira de Castro, natural de Remoães, e de Ana Fernandes, natural de Prado. Nasceu no lugar de Bouça Nova, freguesia de Prado, a 9/1/1746, e foi batizado na igreja paroquial a 11 desse dito mês e ano. Padrinhos: João Manuel de Sousa e Castro e Feliciana Maria de Sousa e Castro, morgados do Pombal. // Lê-se em “O Meu Livro das Gerações Melgacenses”, de Augusto César Esteves, volume I, páginas 334 e 335: «Foi militar e seu pai lhe doou os serviços por ele prestados ao Rei durante a vida castrense. Sua Majestade o despachou favoravelmente baseado nessa doação, mas o moço militar não pôde gozar a mercê por haver falecido nesses dias, solteiro e sem geração 

 

CASTRO, João Luís de Sousa. Filho de -------------- e de ----------------------- (*) // Casou com Ana Fernandes. // Em 1771 residia em Bouça Nova. /// (*) Parece ser filho de António de Castro e de Francisca que, em 1746, moravam no Portal.  

 

CASTRO, Joaquim José. Filho de Ana Fernandes, solteira, natural de Prado. // Casou na igreja da Vila, a 13/2/1804, com Mariana Joaquina Botelho, filha de Francisco Manuel Botelho e de Rosa Teresa, do Outeiro, Santa Marinha de Arcozelo, arrabaldes de Ponte de Lima. 

 

CASTRO, Joaquina Rosa. Filha de Maria da Glória de Castro, solteira, do lugar da Corredoura. Neta materna de Frutuoso Joaquim de Castro e de Joaquina Rosa Marques. Nasceu em Prado a 7/10/1894 e foi batizada na igreja a 11 desse mês e ano. Madrinha: Rosa Ribeiro, solteiro, do lugar dos Ferreiros, todos lavradores. // Casou na CRCM a 24/11/1914 com Emídio Augusto Marques, motorista, filho de Luísa Rosa Marques (Correio de Melgaço n.º 127, de 1/12/1914). // Faleceu no hospital da SCMM a 2/6/1948 (NM 860). // Mãe de Zilda Joaquina Marques, entre outros.   

 

CASTRO, José Joaquim (ou José Augusto). Filho de Joaquim Nunes de Castro, praça da Guarda-Fiscal, natural da freguesia de São Miguel de Messegães, concelho de Monção, e de Angelina Rosa Rodrigues, lavradeira, natural do lugar da Pontepedrinha, freguesia de Prado, concelho de Melgaço, onde moravam. Neto paterno de Luís Manuel Nunes de Castro e de Marcelina Rosa Alves; neto materno de João Evangelista Rodrigues e de Maria da Conceição Rodrigues. Nasceu em Prado a 7/6/1909 e foi batizado na igreja paroquial a 11 desse dito mês e ano. Padrinho: Alpoim Nunes de Castro, irmão do batizando. // Foi aprendiz de serralheiro e trabalhou nas minas. // Segundo consta, foi ele que pegou fogo, em 1948, à corte de gado do Sr. Albertinho de Galvão. Por causa disso, foi preso e levado para a Penitenciária de Lisboa, onde morreu, solteiro, em Setembro de 1954. // Segundo consta, é pai de Reinaldo António da Costa (Nau da Quinchosa), nascido na vila de Melgaço a 23/6/1934. // Nota: ficou conhecido pela alcunha de «Ranilha».

 

CASTRO, José Manuel. Filho de António Bernardino de Castro e de Maria Custódia Domingues, de Bouça Nova, Prado. Neto paterno de Miguel António de Sousa de Castro e de Maria Josefa Esteves, do dito lugar; neto materno de Manuel José Domingues e de Maria Luísa, da Várzea, Paderne, termo de Valadares. Nasceu em Prado a 26/3/1827 e foi batizado a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Caetano Domingues e sua filha, Ana Rosa Domingues, da Carpinteira, São Paio, termo de Melgaço.  

 

CASTRO, José Manuel. Filho de Frutuoso Joaquim de Castro e de Joaquina Rosa Marques, moradores no lugar da Corredoura. Neto paterno de Frutuoso José de Castro e de Maria Caetana Alves Salgado, do lugar da Igreja, Rouças; neto materno de António José Marques e de Clara Rosa Fernandes, da Corredoura, Prado, todos lavradores. Nasceu em Prado a 7/9/1867 e foi batizado na igreja a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Lourenço José Fernandes Torres, solteiro, rural, do lugar do Rego, e Maria Vitória Marques, casada, lavradeira, de Ferreiros. // Faleceu solteiro, na Corredoura de Prado, a 21/2/1956.  

 

CASTRO, Josefina da Conceição. Filha de Manuel Joaquim Pereira de Castro e de Maria Joaquina Pereira de Castro, moradores no Coto, Prado. Neta paterna de Manuel António Pereira de Castro e de Maria Rosa Rodrigues, do dito lugar; neta materna de Manuel António Pereira de Castro e de Maria Joaquina de Magalhães, da Casa e Quinta de Eiró, Rouças. Nasceu em Prado a 6/12/1858 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: José Cândido Gomes de Abreu, solteiro, negociante no Campo da Feira de Fora, Vila, e Isabel Maria de Magalhães (Loureiro?), solteira, moradora na Residência de Santa Eulália, comarca de Monção, representada pela avó materna da batizanda. // Casou na igreja paroquial de Prado a 10/8/1874, com Luís Caetano Esteves, de 23 anos de idade, solteiro, negociante, do lugar da Folia, Remoães, filho de Manuel Bernardo Esteves e de Mariana de Jesus Araújo, rurais, do mesmo lugar e freguesia. Testemunhas presentes: José Cândido Gomes de Abreu, solteiro, negociante, morador na Rua da Calçada, SMP, e o padre Claudino de Sousa Palhares, de Ferreiros, Prado. // Faleceu no Coto, Prado, a 27/2/1940.     

 

CASTRO, Júlio Augusto. Filho de Severino António de Castro e de Maria Joana de Abreu, moradores no lugar da Serra, Prado. Neto paterno de Bernardino António de Castro (defunto) e de Joana Maria de Sousa, do lugar do Maninho, Alvaredo; neto materno de João António de Abreu e de Joana Rosa dos Santos, do lugar de Bouças, todos de Alvaredo, concelho de Valadares. Nasceu em Prado a 26/8/1847 e foi batizado na igreja paroquial a 1/9/1847. Padrinho: José António de Castro, do lugar da Orada, SMP.    

 

CASTRO, Júlio Augusto. Filho de Clementina Rosa Rodrigues (ver em Prado). Nasceu em Prado por volta de 1875. // Era 2.º cabo do Regimento de Caçadores n.º 7, solteiro, quando morreu, no hospital da Santa Casa da Misericordia de Melgaço, a 10/4/1896, com apenas 21 anos de idade, sendo sepultado no cemitério público. 

 

CASTRO, Luís António. Filho de Manuel Pereira de Castro, natural de Rouças, e de Rosa Joaquina Pinheiro, natural de Prado, onde residiam. Neto paterno de Manuel António Pereira de Castro e de Maria Joaquina de Magalhães; neto materno de Luís Manuel Pinheiro e de Maria Vitória Marques. Nasceu na freguesia de Prado a --/--/1912 (Correio de Melgaço n.º 2).

 

CASTRO, Luís Manuel. Filho de Manuel Pereira de Castro e de Rosa Joaquina Pinheiro, lavradores, residentes no lugar de Ferreiros, freguesia de Prado. Neto paterno de Manuel Joaquim Pereira de Castro e de Maria Pereira de Castro, do lugar do Coto; neto materno de Luís Manuel Pinheiro e de Maria Vitória Marques, do lugar de Ferreiros. Nasceu em Prado a 27/2/1904 e foi batizado na igreja paroquial a 5 de Março desse dito ano. Padrinhos: a sua avó paterna e Manuel Joaquim Pinheiro, solteiro, tio materno do batizando, representado por seu irmão João Luís Pinheiro. // Morreu no lugar de Santo Amaro a 19 de Junho de 1906 e foi sepultado no cemitério local.   

 

CASTRO, Madalena Rosa. Filha ilegítima de frei Bernardo Pereira de Castro, natural de Remoães, e de Maria da Silva, natural de Prado. Neta paterna de Matias de Sousa e Castro e de Maria Antónia Soares de Castro; neta materna de Luís Marques e de Maria da Silva. Nasceu em Prado no século XVIII. // Morou no lugar de Bouça Nova. // Faleceu no estado de solteira e sem geração. Nota: a 17/10/1792 a sua irmã, Rosa Ventura de Castro, já estava viúva (ver O Meu Livro das Gerações Melgacenses, de Augusto César Esteves, volume I, página 334). 

 

CASTRO, Manuel. Filho de Joaquim Nunes de Castro, guarda-fiscal, natural de Messegães, Monção, e de Angelina Rosa Rodrigues, lavradeira, natural de Pontepedrinha, Prado de Melgaço. Neto paterno de Luís Manuel Nunes de Castro e de Marcelina Rosa Alves; neto materno de João Evangelista Rodrigues e de Maria da Encarnação Rodrigues. Nasceu na freguesia de Prado a 9/3/1903 e foi batizado na igreja paroquial a 16 desse dito mês e ano. Padrinhos: a sua avó paterna e São Lourenço. // Aprendeu a profissão de serralheiro. // A 12/1/1936 iriam ser arrematados em hasta pública duas casas, ambas na Rua do Carvalho: a 1.ª por 2.000$00 e a 2.ª, metade pró-indiviso, com altos e baixos, por 500$00; além de uma leira na Fonte da Vila (produção de pão e vinho), por 2.000$00. Estes bens pertenciam ao viúvo António Rodrigues, que já morara na Vila, e iam à praça para pagamento do passivo descrito e aprovado no inventário feito por morte da mulher, do qual era credor Manuel Nunes de Castro, industrial. // A 15/3/1937 os ladrões assaltaram o seu estabelecimento comercial, sito no Largo Hermenegildo Solheiro (hoje rua), levando bacalhau, tabaco, sardinhas e atum em conserva, além de outros artigos, assim como 41$50 em dinheiro português e dez pesetas (NM 347, de 21/3/1937. // A 27/12/1938 o dito estabelecimento foi ameaçado pelas chamas; na cave existia um forno de pão, e foi aí que o fogo começou, ardendo parte das traves, contudo não teve grandes consequências (NM 428). // Casou na CRCM a 24/8/1939 com Ascenção dos Ramos Rodrigues, solteira, doméstica, natural da vila, SMP, filha de Mercedes dos Prazeres Rodrigues (Graixa); casaram na igreja da vila a 15/2/1959. // Teve um Café e uma pequena fábrica de gasosas, além de uma loja de cal e tijolos, e outros artigos. // No ano de 1959 mandou construir um prédio na Rua Hermenegildo Solheiro, perto do edifício da Câmara Municipal, defronte à sobredita loja, onde residiu com a família, e em cujos baixos tinha comércio de materiais de construção civil. // Possuía uns terrenos no Barral, onde produzia um excelente vinho, segundo constava. Ele gabava-o muito: «o meu binho do Varral não tem igual.» // Morreu na freguesia de Ramalde, cidade do Porto, a 14/12/1982. // Com geração.  

 

CASTRO, Manuel Joaquim. Filho de Manuel António Pereira de Castro e de Maria Rosa Rodrigues, rurais, moradores no lugar do Coto, Prado. Nasceu em Prado por volta de 1830. // Casou na igreja de Rouças a 4/7/1853 com Maria Joaquina de Magalhães Pereira de Castro, filha de Manuel António Pereira de Castro e de Maria Joaquina de Magalhães, residentes no lugar de Eiró, freguesia de Rouças. Testemunhas presentes: padre José Bernardino Durães, e padre António Joaquim da Neiva. // Lavrador. // Morreu no lugar do Coto, freguesia de Prado, a 12/3/1905, com setenta e cinco anos de idade, no estado de casado, sem testamento, e foi sepultado no cemitério local. // Com geração (ver, em Rouças, Manuel de Castro – 1855/1919).   

 

CASTRO, Manuel Joaquim. Filho de António Lourenço de Castro, do lugar da Corredoura, onde residiam, e de Antónia da Glória Salgado, do lugar do Carvalhal, lavradores. Neto paterno de Frutuoso Joaquim de Castro e de Joaquina Rosa Fernandes; neto materno de Ambrósio Custódio Salgado e de Maria Alexandrina Domingues Salgado. Nasceu em Prado a 6/6/1906 e foi batizado na igreja paroquial a 13 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: a sua avó materna e Joaquim Egas Afonso, casado, morador no lugar de Galvão, vila de Melgaço. // Foi soldado da Guarda-Fiscal. // Casou a --/4/1930 com Maria da Glória Fernandes (Notícias de Melgaço n.º 58, de 27/4/1930). // Faleceu na freguesia de Paderne, de icterícia, a 14/11/1952. // Nota: deve ter sido ele, mais o seu colega Araão Esteves, que a 30/8/1935, apreendeu, pelas quatro horas da manhã, perto do posto fiscal de São Marcos, onde ambos prestavam serviço, catorze frascos de perfume “Flor del Campo” e três cortes de seda, de procedência espanhola, no valor de 400$00 escudos; os contrabandistas fugiram, sem serem reconhecidos, mas deixaram a carga.  

 

CASTRO, Manuel José. Filho de Severino António de Sousa e Castro e de Maria Joana de Abreu, moradores no lugar da Serra, Prado. Neto paterno de Bernardino António de Sousa e Castro e de Joana Maria de Sousa (defuntos), do lugar do Maninho; neto materno de João António de Abreu e de Joana Maria Besteiro, do lugar de Bouças, todos de Alvaredo, julgado de Valadares. Nasceu em Prado a 28/10/1849 e foi batizado a 7 de Novembro desse ano. Padrinho: o padre Manuel José Meleiro de Castro, do lugar da Rasa, São Paio. // Morreu no dia 17/1/1852.   

 

CASTRO, Margarida. Filha natural de frei Bernardo Pereira de Castro, nascido na freguesia de Remoães, e de Inês Fernandes, nascida em Prado. Neta paterna de Matias de Sousa e Castro e de Maria Antónia Soares de Castro; neta materna de João Fernandes e de Maria Esteves. Nasceu em Prado a 22/9/1715 e nesse dito dia foi batizada na igreja. Padrinhos: António de Castro, da Casa do Peso, e Antónia Barbosa, da Casa de Galvão.    

 

CASTRO, Margarida Antónia. Filha de Agostinho Pereira de Castro e de Maria de Sousa Castro. Nasceu em Prado, no lugar do Coto, a 28/2/1757, e foi batizada na igreja paroquial a 5 de Março desse dito ano. Madrinha: Margarida de Sousa e Castro, da Casa de Galvão. // Faleceu ainda criança. 

 

CASTRO, Maria. Filha de Joaquim Nunes de Castro e de Angelina Rosa Rodrigues, residentes no lugar de Pontepedrinha. Nasceu em Prado a 3/4/1911. // Casou com Amadeu, nascido em Paderne a 15/6/1906, filho de António Maria Guerreiro Ranhada e de Maria Júlia de Abreu, gerente do “Hotel Ranhada”. // Enviuvou a 22/11/1984. // Faleceu no lugar do Peso, freguesia de Paderne, a 11/8/1997, e foi sepultada no cemitério de Alvaredo. // Com geração. 

 

CASTRO, Maria da Conceição. // Irmã do padre Francisco de Castro. // Foi admitida na Confraria das Almas de Prado a 22/6/1848.

 

CASTRO, Maria da Glória. Filha de Frutuoso Joaquim de Castro e de Joaquina Rosa Marques, moradores no lugar da Corredoura, Prado. Neta paterna de Frutuoso José de Castro e de Maria Caetana Alves Salgado, do lugar da Igreja, Rouças; neta materna de António José Marques e de Clara Rosa Fernandes, do lugar da Corredoura, Prado, todos lavradores. Nasceu em Prado a 12/10/1865 e foi batizada na igreja paroquial a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Lourenço José Fernandes Torres, solteiro, rural, do lugar do Rego, e Maria José Alves Salgado, casada, lavradeira, do lugar da Corredoura. // Faleceu em Prado a 30/5/1964, com 98 anos de idade. // Com geração.

 

CASTRO, Maria Joaquina. Filha de ---------- Pereira de Castro e de -------------------------. Nasceu por volta de 1836. // Faleceu no lugar do Coto a --/--/1916, com oitenta anos de idade (Correio de Melgaço n.º 184, de 30/1/1916).

 

CASTRO, Maria Júlia. Filha de Emídio José de Castro e de Maria Beatriz Ribeiro. Neta paterna de Adélia de Castro; neta materna de Teresa de Jesus Ribeiro. Nasceu em Prado a --/6/1950 (NM 937, de 2/7/1950). // Teve toda a vida problemas de saúde. // Faleceu a 13/7/2013 com sessenta e três anos de idade.  

 

CASTRO, Maria Luísa. Filha ilegítima de frei Bernardo Pereira de Castro, natural de Remoães, e de Inês Fernandes, natural de Prado. Neta paterna de Matias de Sousa e Castro e de Maria Antónia Soares de Castro; neta materna de João Fernandes e de Maria Esteves. Nasceu em Prado no século XVIII. // Faleceu no convento de São Francisco de Barcelos, onde estava internada como educanda, no estado de solteira, e sem geração. // Lê-se em “O Meu Livro das Gerações Melgacenses”, de Augusto César Esteves, volume I, página 331: «Já era herdada de seu pai». // No livro citado, página 335, aparece-nos outra Maria Luísa, filha do mesmo pai, mas de mãe diferente. Não será engano do Dr. Augusto César Esteves?   

 

CASTRO, Maria Teresa. Filha de António Bernardino de Castro e de Maria Custódia Domingues, moradores no lugar de Bouça Nova. Neta paterna de Miguel António de Castro e de Maria Josefa Esteves, do dito lugar; neta materna de Manuel José Domingues e de Maria Luísa Fernandes, do lugar da Várzea, Paderne, termo de Valadares. Nasceu em Prado a 3/3/1832 e foi batizada a 5 desse mês e ano. Padrinhos: António José Domingues e sua irmã, Francisca Antónia Domingues, ambos de Várzea, Paderne. // À margem: «faleceu».    

 

CASTRO, Maria Teresa. Filha de Emídio José de Castro e de Maria Beatriz Ribeiro. Neta paterna de Adélia de Castro; neta materna de Teresa de Jesus Ribeiro. Nasceu em Prado a 14/5/1954 e foi batizada a 20 de Junho desse ano. // Tirou o Curso do Magistério e exerceu a profissão de professora. // Casou com Rui Aurélio Falcão, empregado bancário, natural dos Arcos de Valdevez.  

 

CASTRO, Matias. Filho ilegítimo de frei Bernardo Pereira de Castro, natural de Remoães, e de Maria da Silva, natural de Prado. Neto paterno de Matias de Sousa e Castro e de Maria Antónia Soares de Castro; neto materno de Luís Marques e de Maria da Silva. Nasceu a 20/8/1735 e foi batizado na igreja paroquial de Prado a 24 do dito mês e ano. Padrinhos: Manuel de Sousa e Meneses, do lugar do Coto, e o Dr. padre Miguel Gomes de Abreu, morador no Barral, Paderne. // Morou no lugar de Bouça Nova e ali morreu, no estado de solteiro, a 10/9/1813. // Pai de Maria Rosa Pereira de Sousa, gerada em Benta Monteiro, solteira, galega. Esta menina casou com Manuel José Pereira (ver em Chaviães).

 

CASTRO, Miguel António. Filho ilegítimo de frei Bernardo Pereira de Castro, natural de Remoães, e de Ana Fernandes, solteira, moradora no lugar de Bouça Nova, Prado. Nasceu no dito a 14/7/1744 e foi batizado na igreja paroquial a 16 desse dito mês e ano. Padrinho: Miguel Caetano de Castro Vasconcelos, da Casa do Reguengo, na altura a morar em Remoães. // Sem mais notícias. 

 

CASTRO, Palmira do Nascimento. Filha de Joaquim Nunes de Castro, guarda-fiscal, natural da freguesia de Messegães, concelho de Monção, e de Angelina Rodrigues, lavradeira, natural do lugar de Pontepedrinha, freguesia de Prado, concelho de Melgaço, onde residiam. Neta paterna de Luís Manuel Nunes de Castro e de Marcelina Rosa Alves; neta materna de João Evangelista Rodrigues e de Maria de Jesus Rodrigues. Nasceu em Prado a 22/3/1907 e foi batizada na igreja paroquial a 8 de Maio desse mesmo ano. Padrinhos: João António Teixeira, guarda-fiscal, e sua filha, Ana da Graça Teixeira, moradores na vila de Melgaço. // Casou na CRCM a 28/10/1935 com Jesus Angel Martinez Sayanes, natural da freguesia do/a Barreiro/a, Gondumes, Pontevedra, Galiza, filho de Maximiano Martinez e de Consolacion Sayanes, que viera para Melgaço a fim de instalar a eletricidade no concelho. // Depois de o marido terminar o seu trabalho em Melgaço foram viver para a Galiza. // Parece que em Melgaço lhes nasceu um filho, Emiliano, afilhado de Emiliano Igrejas, taxista.

 

CASTRO, Petronila Rosa. Filha de Severino António de Sousa e Castro e de Maria Rosa de Abreu, moradores no lugar da Serra, Prado. Neta paterna de Bernardino António de Sousa e Castro e de Joana Maria de Sousa, do lugar do Maninho, Alvaredo; neta materna de João de Abreu e de Maria Rosa dos Santos, do lugar de Bouças, Alvaredo. Nasceu em Prado a 30/5/1852 e foi batizada a 2 de Junho desse ano. Padrinhos: Aires Manuel de Sousa e Castro, solteiro, do lugar do Maninho, e Clara Rosa de Castro, do lugar da Costa, Remoães.   

 

CASTRO, Regina da Conceição. Filha de Manuel Pereira de Castro, natural de Rouças, e de Rosa Joaquina Pinheiro, natural de Prado, lavradores, residentes no lugar de Santo Amaro. Neta paterna de Manuel Joaquim Pereira de Castro e de Maria Pereira de Castro, do lugar do Coto; neta materna de Luís Manuel Pinheiro e de Maria Vitória Marques, do lugar de Ferreiros. Nasceu em Prado a 13/5/1906 e foi batizada na igreja paroquial a 20 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Alfredo Esteves, solteiro, e Josefina Pereira de Castro, viúva, do lugar do Coto, freguesia de Prado, rurais.  

 

CASTRO, Rosa Joaquina. Filha de Luís António Rodrigues de Castro e de Maria Josefa Esteves. Nasceu em Prado por volta de 1829. // Casou com Sebastião José Vaz de Campos, de quem enviuvou. // Faleceu na sua casa da Praça do Comércio, SMP, a 25/3/1895, com 66 anos de idade, estando destituída das suas faculdades, e foi sepultada no cemitério municipal. // Sem geração.

 

CASTRO, Rosa Maria (ou Rosa Ventura). Filha de frei Bernardo Pereira de Castro, natural de Remoães, e de Maria da Silva, natural de Prado. Neta paterna de Matias de Sousa e Castro e de Maria Antónia Soares de Castro; neta materna de Luís Marques e de Maria da Silva. Nasceu no lugar de Bouça Nova a 29/5/1732 e foi batizada na igreja paroquial a 6 de Junho desse dito ano. Padrinhos: Agostinho Soares de Castro (por procuração de Ventura de Barros, do Porto) e Maria Luísa de São Matias e Sousa, religiosa do convento de São Francisco, em Monção, ambos do lugar do Coto. // Casou com Manuel Pereira Bacelar. // Moraram no lugar de Crastos, Paderne. // Mãe de José António Pereira Bacelar (ver em Paderne).         

 

CASTRO, Rosália Maria. Filha de José Maria Nunes de Castro e de Luísa Maria Araújo, do lugar de Boucinha, freguesia de Ceivães, concelho de Valadares (*). Foi admitida na Confraria das Almas de Prado a 13/12/1846, ficando remida por 2.000 réis. /// (*) Valadares deixou de ser concelho por decreto de 24/10/1855. 

 

CASTRO, Violeta da Cruz. Filha de António Lourenço de Castro e de Antónia da Glória Salgado. Nasceu em Prado a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 58, de 20/7/1913). // Casou na CRCM a 28/8/1935 com o seu conterrâneo, António José Gonçalves, nascido em Prado a 15/11/1905. // O seu marido morreu em Viana do Castelo a 5/4/1990. // Com geração.

 

CASTRO, Vitorino José. Filho de António Bernardino de Castro e de Maria Custódia Domingues, lavradores, residentes no lugar de Bouça Nova. Neto paterno de Miguel António de Castro e de Maria Josefa Esteves, do dito lugar; neto materno de Manuel José Domingues e de Maria Luísa Fernandes, do lugar da Várzea, Paderne. Nasceu em Prado e foi batizado na igreja paroquial por volta de 1819. // Admitiram-no na Confraria das Almas de Prado a 29/12/1839. // Tinha quarenta e um anos de idade, era solteiro, quando casou (*) na igreja de Prado a 23/7/1860 com Miquelina Rosa Pereira da Gama, de vinte e três anos de idade, solteira, batizada na dita igreja, filha de Manuel de Assis Pereira da Gama e de Ana Ventura da Silva, rurais, do lugar do Cerdedo; neta paterna do padre Francisco Manuel Pereira da Gama e de Domingas Antónia de Sousa, lavradeira. Testemunhas: António Joaquim Esteves, casado, boticário; José Joaquim Esteves, solteiro, seu praticante, do lugar do Carvalhal; e João José Lopes, casado, lavrador, do lugar de Bouços. // Faleceu antes de 1890. // Nota: a 6/4/1860 ele e Miquelina Rosa Pereira da Gama expuseram um filho de ambos no lugar da Charneca, Alvaredo; foi Francisca de Puga, dessa freguesia, por ordem do regedor, José Joaquim Domingues, que o entregou na Câmara Municipal de Melgaço, ficando registado sob o n.º 220; o pároco da Vila batizou a criança, com o nome de Bento Manuel (já fora sopeado em casa, de acordo com o escrito que acompanhava a criança), tendo por padrinhos José Maria Pereira, soldado veterano, e Maria Benedita, casada, rodeira, residente na Assadura, de onde trouxera o exposto; nesse mesmo dia foi entregue à ama-de-leite Maria Rita Morais, solteira, do lugar de Crastos, Paderne; no dia seguinte, 7/4/1860, foi procurado por Vitorino José de Castro, do lugar de Santo Amaro, Prado, dizendo-se pai, e pela mãe, Miquelina Rosa Pereira da Gama, do lugar do Cerdedo, Prado, pagando à Câmara todas as despesas feitas com o bebé. /// (*) Noutro apontamento consta que ele casara com Carolina Rosa Alves (1845-1910 … ver em Prado), natural de Riba de Mouro – só se fosse em segundas núpcias.  // continua...    

Sem comentários:

Enviar um comentário