segunda-feira, 7 de setembro de 2020

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO
(Freguesia de Cristóval)
 
Por Joaquim A. Rocha




// continuação...

ARAÚJO, Estêvão. Filho de Alexandre José de Araújo e de Maria Sousa Viana, da Rua Verde. N.p. de Manuel de Araújo e de Joana Maria Rodrigues, de Vale, Arcos de Valdevez; n.m. de João José de Sousa Viana e de Maria Joaquina Ribeira, de São Gregório. Nasceu a 24/12/1841 e foi batizado a 28 desse mês e ano. Padrinho: Manuel de Sousa Viana, tio materno do bebé.  

 

ARAÚJO, Fernando. Filho de Fernando Pereira de Araújo, natural da freguesia de São Domingos, Viana do Castelo, e de Consuela Mendes, natural de Sucastelo, Cristóval, moradores no lugar de São Gregório. Neto paterno de João Pereira de Araújo e de Rosa Antunes Cerqueira; neto materno de José Vicente Mendes e de Maria Gonçalves. Nasceu em Cristóval a 5/3/1929. // Casou na igreja de São João de Deus, Lisboa, a 17/3/1963, com Bernardete de Lurdes, de 33 anos de idade, natural de Paderne, Melgaço, filha de Lindolfo Domingues e de Angelina Perpétua Gil. // Foi 1.º sargento da Guarda-Fiscal. // Em 2013 residia com a esposa em São Gregório.

 

ARAÚJO, Francisca. Filha de Alexandre de Araújo e de Joana de Sousa Viana, proprietários. Nasceu em Cristóval por volta de 1828. // Proprietária. // Faleceu a 30/1/1897, em sua casa de morada, sita no lugar dos Moinhos, freguesia de Paderne, com todos os sacramentos, com 69 anos de idade, no estado de viúva de António Luís Pereira, sem testamento, com filhos (ver em Paderne), e foi sepultada no adro da igreja.

 

ARAÚJO, Francisca. Filha de José de Araújo e de Maria Gonçalves Vilar, lavradores, residentes no lugar da Cruz. Neta paterna de Rosa de Araújo, solteira, de Requeijo, Pontedeva, Galiza; neta materna de Manuel Gonçalves Vilar e de Joaquina Gomes (!), da Granja. Nasceu a 27/4/1882 e foi batizada na igreja de Cristóval nesse dia. Padrinho: Francisco José Rodrigues, solteiro, proprietário, morador na Granja, Cristóval. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 13/12/1946.  

 

ARAÚJO, Francisco. Filho de ----------- Araújo e de ------------------------------. Nasceu por volta de 1854. // Faleceu no lugar da Cruz a --/--/1934, com oitenta anos de idade (NM 225, de 11/3/1934).

 

ARAÚJO, Francisco Cândido. Filho de Francisco de Araújo e de Maria Teresa Ribeira, do Coto de São Gregório. Neto paterno de Rosa de Araújo, solteira, do Requeijo, Pontedeva, Galiza; neto materno de Isidora Ribeira, viúva, do Coto. Nasceu a 27/6/1852 e foi batizado a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Caetano Maria de Abreu Mosqueira e Caetana de Barros, solteira, da Vila de Melgaço.  

 

ARAÚJO, Francisco José. Filho de Rosa de Araújo, solteira, moradora no Requeijo, Pontedeva, Ourense. Neto materno de João de Araújo e de Teresa Fernandes, lavradores, do mesmo lugar e freguesia. // Carpinteiro. // Casou na igreja de Cristóval a 5/10/1851, com Maria Teresa, filha de Isidora da Ribeira, solteira, do Coto de São Gregório. Testemunhas: Caetano Maria de Abreu Mosqueira, da Vila de Melgaço, e João Manuel Rodrigues, da Portela do Couto, Chaviães. // Enviuvou de Maria Teresa. // Voltou a casar, na mesma igreja, a 20/2/1860, com a sua parente em 3.º grau de afinidade, Benedita, de 20 anos de idade, solteira, filha de Manuel José Cerqueira e de Teresa Ribeiro, negociantes, moradores em São Gregório, neta paterna de João Cerqueira e de Antónia Luísa, de Aboim, Arcos de Valdevez, lavradores, residentes no lugar das Choças, Aboim, e neta materna de Inácio Luís Ribeiro e de Páscoa das Flores, rurais, residentes em São Gregório, Cristóval. Testemunhas do ato religioso: João Batista Pires Pereira, casado, negociante, e sua filha, Benedita Pires Pereira, solteira, de São Gregório, e ainda Francisco Mendes, casado, lavrador, residente em Doma. // Faleceu no lugar do Coto, Cristóval, a --/--/1917, com 86 anos de idade (ver JM 1169, de 4/8/1917, e JM 1204, de 27/4/1918). // Pai de Manuel António, solteiro, de João Avelino, solteiro, de Rosa, casada com Tomazio Veiga Moniz, e de Maria, casada com Celestino Ferro, todas estas pessoas ausentes em parte incerta (JM 1205, de 4/5/1918).      

 

ARAÚJO, Francisco José. Filho de José de Araújo e de Maria Luísa Marques, moradores no lugar da Cruz. Neto paterno de Rosa de Araújo, solteira, de Requeijo, Pontedeva, Ourense; neto materno de Francisco Marques e de Maria Custódia Rodrigues, do lugar da Cruz. Nasceu a 6/8/1858 e foi batizado na igreja de Cristóval a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Lopes e sua mulher, Ana Rosa Pires, de Doma. // Casou na igreja da sua freguesia natal a 6/11/1884 com Albina Rodrigues, solteira, camponesa, filha de Luís Rodrigues e de Ramira Soeiro, moradora no lugar da Granja. Testemunhas presentes: Caetano Marques e Romão Mendes, casados, lavradores, residentes no lugar de Carvão. // Com geração.    

 

ARAÚJO, Genoveva. Filha de Roque de Araújo e de Teresa Carbalha, naturais da freguesia de Abrado, bispado de Ourense. // Faleceu em Sucastelo a 17/10/1880, com 56 anos de idade, solteira, apenas com o sacramento da penitência, sem testamento, e foi sepultada na igreja no dia seguinte.

 

ARAÚJO, Germana Augusta. Filha de Manuel José de Araújo e de Claudina Marques, negociantes, moradores na Rua Verde de São Gregório. Nasceu por volta de 1868. // Casou na igreja de Cristóval a 29/7/1889 com o seu tio, Antonio Eduardo, de 35 anos de idade, filho de Caetano Marques e de Albina de Barros, negociantes. // C.g.

 

ARAÚJO, Glória das Dores. Filha de ----------- Pereira de Araújo e de ----------------------. Nasceu a --/--/192-. // Fez exame do 2.º grau na escola de Cristóval em 1937, ficando aprovada (NM 363). 

 

ARAÚJO, Guilherme. Filho de Alexandre José de Araújo e de Maria de Sousa Viana, de São Gregório. N.p. de Manuel de Araújo e de Joana Maria Rodrigues, de Vale, Arcos de Valdevez; n.m. de João José de Sousa Viana e de Maria Joaquina Ribeira, de São Gregório. Nasceu a 20/11/1842 e foi batizado no dia seguinte. Padrinho: Manuel José de Sousa Viana, morador em São Gregório. 

 

ARAÚJO, Ilda. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1014, de 24/2/1952: - «Na maternidade do hospital da Misericódia desta vila deu à luz um interessante menino a senhora Ilda de Araújo, do lugar de São Gregório, da freguesia de Cristóval

 

ARAÚJO, Ilídia Maria. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1019, de 30/3/1952: - «Na maternidade do hospital da Misericórdia de Melgaço deu à luz um interessante menino a senhora Ilídia Maria de Araújo, do lugar de São Gregório, desta freguesia. Mãe e filho encontram-se bem.» // Correspondente.

 

ARAÚJO, João Avelino. Filho de Francisco José de Araújo, carpinteiro, e de Benedita Cerqueira, moradores na Encruzilhada. Neto paterno de Rosa de Araújo, solteira, do Requeijo, Pontedeva, Ourense; neto materno de Manuel José Cerqueira, negociante e ferrador, e de Teresa Ribeiro, de São Gregório. Nasceu a 8/11/1860 e foi batizado na igreja de Cristóval a 10 desse mês e ano. Padrinhos: João Batista Pires Pereira, negociante, e sua filha, Benedita, solteira, moradores em São Gregório. // Em 1918, aquando da morte de seu pai, estava solteiro (Jornal de Melgaço n.º 1204, de 27/4/1918). 

 

ARAÚJO, Joaquim. Filho de Alexandre José de Araújo e de Maria Benta de Sousa Viana, de São Gregório. Neto pateno de Manuel Araújo e de Joana Maria Rodrigues, de Vale, Arcos de Valdevez; neto materno de João José de Sousa Viana e de Maria Joaquina Ribeiro, de São Gregório. Nasceu a 2/1/1840 e foi batizado a quatro desse mês e ano. Padrinho: Manuel, tio do bebé.  

 

ARAÚJO, Joaquim António. Filho de Salvador de Jesus Araújo e de Palmira da Glória Alves. Nasceu em Cristóval a --/--/1931 (NM 101, de 15/3/1931).

 

ARAÚJO, Joaquina. Filha de Alexandre José de Araújo e de Maria Benta de Sousa Viana, de São Gregório. N.p. de Manuel Araújo e de Joana Maria Rodrigues, de Vale, Arcos de Valdevez; n.m. de João José de Sousa Viana e de Maria Joaquina Ribeiro, de São Gregório. Nasceu a 8/4/1834 e foi batizada a dez do mesmo mês e ano.  

 

ARAÚJO, Jorge. Filho de Avelino Pereira de Araújo, de Monserrate, Viana do Castelo, e de Amélia das Dores Lima, de Arcozelo, Ponte de Lima. N.p. de Fernando Pereira de Araújo e de Consuela Mendes; n.m. de Teresa de Jesus Lima. Nasceu em São Gregório, Cristóval, a 6/2/1945. // Casou catolicamente, a 4/9/1974, em Astorga, Leon, Espanha, com Teresa Rodriguez Lopez. // Em 2013 morava no dito lugar de Cristóval.

 

ARAÚJO, José. Filho de Rosa de Araújo, solteira, de São Veríssimo de Pontedeva, bispado de Ourense. // Jornaleiro. // Casou com Maria Luísa, filha de Francisco Marques e de Maria Custódia Alves, do lugar da Cruz, na igreja de Cristóval, a 29/10/1850. Testemunhas: António Pires, de Doma, e José Luís Pires, do lugar da Cruz. Moraram no lugar da Cruz. // Tinha 50 anos de idade, era viúvo, quando voltou a casar, na igreja de Cristóval, a 25/9/1873, com Maria, de 30 anos de idade, solteira, filha de Manuel Gonçalves e de Joaquina Gomes, da Granja. Testemunhas: padre José Joaquim de Abreu; Francisco José Rodrigues, solteiro, da Granja; e Manuel António Soeiro, lavrador, também da Granja. // Morreu em Carvão a 28/1/1889, com 51 (!) anos de idade, casado com a dita Maria Gonçalves, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja no dia 29. // Deixou dois filhos menores.    

 

ARAÚJO, José António. Filho de António Augusto de Araújo e de Matilde Gonçalves de Araújo, negociantes, moradores no lugar da Rua Verde. N.p. de José Joaquim de Araújo e de Benedita Pires Pereira; n.m. de Manuel Joaquim de Araújo e de Matilde Carolina Cardoso Gonçalves de Araújo. Nasceu em Cristóval a 12/3/1898 e foi batizado na igreja a 19 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim de Araújo, casado, negociante, e Matilde Carolina Cardoso Gonçalves de Araújo, casada. // À margem do assento: «faleceu em Lisboa.»

 

ARAÚJO, José Augusto. Filho de ------------ Araújo e de -------------------------------. Nasceu a --/--/1919. // Faleceu no lugar do Ramo a --/--/1919, com apenas dezoito dias de vida (Jornal de Melgaço n.º 1242, de 13/4/1919).

 

ARAÚJO, José Augusto. Filho de ----------- Araújo e de ---------------------------. Nasceu a --/--/1921 (+-). // Casou com ----------------------------. // Faleceu a --/--/1996, com 75 anos de idade, no lugar do Campo do Souto, e foi sepultado no cemitério de Cristóval.

 

ARAÚJO, José Joaquim. Filho de Manuel Ventura de Araújo e de Mariana Gertrudes Marques, de São Gregório. Neto paterno de Francisco Luís de Araújo, da Vila de Melgaço, e de ------------------; neto materno de Manuel Marques e de Maria Teresa Loné, de São Gregório. Nasceu a 11/4/1841 e foi batizado a 14 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Pereira, da Vila de Melgaço, e Maria Domingues Miranda, da Rua Verde. // Negociante. // Casou na igreja de Cristóval a 16/2/1868, com Benedita, de 29 anos de idade, solteira, filha de João Batista Pereira Pires e de Francisca Moreda, residentes em São Gregório. Testemunhas: Manuel Joaquim de Araújo, solteiro, negociante, irmão do noivo, e Vicente José Soeiro, viúvo, lavrador, da Granja. // A sua esposa faleceu na Rua Verde a 3/3/1900. // Em Julho de 1912 recuperava de uma doença (Correio de Melgaço n.º 6). // Em 1913 foi nomeado jurado para o 2.º semestre de 1913 (Correio de Melgaço n.º 56, de 6/7/1913). // Faleceu em São Gregório a 19/12/1918 (JM 1231, de 20/12/1918). // Com geração.

 

ARAÚJO, José Joaquim. Filho de Manuel Joaquim de Araújo e de Delfina da Purificação Soeiro. Nasceu em Cristóval a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 124, de 10/11/1914).

 

ARAÚJO, José Joaquim. Filho de -------- de Araújo e de ------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Faleceu no lugar da Granja, Cristóval, a --/--/1999 (VM 1128 e 1132).  

 

ARAÚJO, José Luís. Filho de Albina de Araújo, solteira, moradora no Coto. Neto materno de Carmelo de Araújo e de Josefa Monteiro, do mesmo lugar. Nasceu a 24/4/1877 e foi batizada na igreja de Cristóval a 26 desse mês e ano. Madrinha: Feliciana Monteiro, viúva, moradora no lugar da Cruz.

 

ARAÚJO, José Manuel. Filho de Francisco José de Araújo, carpinteiro, e de Benedita Cerqueira, moradores na Encruzilhada. Neto paterno de Rosa de Araújo, de Requeijo, Pontedeva; neto materno de Manuel José Cerqueira e de Maria Teresa de Jesus, de São Gregório. Nasceu a 24/3/1863 e foi batizado a 26 desse mês e ano. Padrinho: Francisco Manuel Pires, viúvo, lavrador, do lugar de Carvão.

 

ARAÚJO, Josefa Luísa. Filha de Carmelo de Araújo e de Josefa Monteiro, do Coto. Neto paterno de António Alves e de Maria Benta de Araújo, do lugar de Matama, freguesia de Santa Maria de Pao, Ourense; neto materno de João Monteiro e de Josefa Valada, do Coto. Nasceu a 20/8/1848 e foi batizada na igreja de Cristóval a 29 desse mês. Padrinhos: José Luís Pires e mulher, Feliciana Monteiro, tios da batizanda.  

 

ARAÚJO, Júlia. Filha de ----------- Araújo e de -------------------- Lima. Nasceu em São Gregório a --/--/193-. // Faleceu a --/--/1936, com apenas um ano de vida (Notícias de Melgaço n.º 306).

 

ARAÚJO, Júlio. Filho de Fernando Pereira de Araújo, serralheiro, natural de Monserrate, Viana do Castelo, e de Consuela Mendes, doméstica, de São Gregório, Cristóval, Melgaço, moradores em São Gregório. N.p. de João Pereira de Araújo, sapateiro, da freguesia de Santa Maria Maior, Viana do Castelo (e ali residente), e de Rosa Antunes Cerqueira, doméstica, da Vila dos Arcos de Valdevez (falecida em Agosto de 1891); n.m. de Vicente José Mendes e de Maria Gonçalves, lavradores, de São Gregório, ele aqui residente e ela já falecida por volta de 1900. Nasceu em casa dos pais a 24/9/1912. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 303, de 5/11/1933: «No dia 30 de Outubro responderam em polícia correcional Júlio Mendes Pereira de Araújo e seu irmão António Mendes Pereira de Araújo, de São Gregório, o primeiro por ofensas corporais e o segundo por ofensas à moral pública, sendo condenado o Júlio em 150$00 de multa e 100$00 de imposto de justiça e acréscimos legais, e o António em 96$00 de multa e 100$00 de imposto de justiça e acréscimos legais. Foi defensor oficioso o Dr. José Joaquim de Abreu Junior.» // Casou com Leonor, da Notária, Galiza. // Faleceu a --/--/1964.  

 

ARAÚJO, Júlio. Filho de Avelino Pereira de Araújo e de Amélia das Dores Lima. Nasceu em Cristóval a --/--/1935 (NM 263, de 3/3/1935).

 

ARAÚJO, Júlio. Filho de Avelino Pereira de Araújo, de Monserrate, Viana do Castelo, e de Amélia das Dores Lima, de Arcozelo, Ponte de Lima, moradores em São Gregório, Melgaço. N.p. de Fernando Pereira de Araújo e de Consuela Mendes; n.m. de Teresa de Jesus Lima. Nasceu a 21/9/1941. // Casou civilmente com Zulmira da Graça de Jesus Loureiro, a 23/9/1974, na Câmara Municipal de Chelles, Seine et Marne, França. // Divórcio decretado por sentença de 9/3/1999, transitada a 22/3/1999, proferida pelo tribunal de Melgaço. // Em 2013 morava no dito lugar de Cristóval. // Juntou-se com a filha (!) de Lindolfo Augusto Durães, antigo comerciante em Paços.

 

ARAÚJO, Júlio Narciso. Filho de Francisco José de Araújo e de Francisca Barbeitos, lavradores, residentes no Coto da Encruzilhada. Neto paterno de Rosa de Araújo; neto materno de João Manuel Barbeitos e de Maria Barbeitos. Nasceu em Cristóval a 6/9/1897 e foi batizado na igreja a 13 desse mês e ano. Padrinhos: António Januário de Araújo, solteiro, lavrador, e Rosa de Araújo, solteira. // Casou a 22/12/1919, na CRCM, com Erminda (ou Arminda) Monteiro Durães. // Enviuvou a 12/4/1983. // Ele morreu na freguesia de Prado a 14/4/1983. // Com geração.  

 

ARAÚJO, Laureano. Filho de Maria de Araújo, solteira, jornaleira, moradora em São Gregório. // Faleceu nesse lugar a 13/10/1899, com apenas dezassete anos de idade, solteiro, só com a extrema-unção, e foi sepultado no cemitério.

 

ARAÚJO, Lindalva. Filha de Fernando Pereira de Araújo e de Consuela Mendes. Nasceu em Cristóval a --/--/1917 (JM 1166, de 14/7/1917). 

 

ARAÚJO, Ludovina Augusta. Filha de Francisco José de Araújo e de Benedita Cerqueira, moradores no Coto de São Gregório. Neto paterno de Rosa de Araújo, solteira, de Requeijo, Deva, Ourense; neto materno de Manuel José Cerqueira e de Maria Teresa de Jesus, de São Gregório. Nasceu a 12/3/1869 e foi batizada na igreja de Cristóval a 15 desse mês e ano. Padrinhos: António José de Sousa Viana, casado, negociante, e sua filha, Ludovina Augusta, solteira, moradores em São Gregório. // Casou na igreja de Cristóval a 23/5/1897 com o seu conterrâneo António Maria Rodrigues, de 34 anos de idade, solteiro, lavrador.

 

ARAÚJO, Manuel. Filho de Alexandre José de Araújo e de Maria Josefa de Sousa Viana, da Rua Verde. Neto paterno de Manuel Araújo e de Joana Maria Rodrigues; neto materno de João José Sousa Viana e de Maria Joaquina Ribeiro. Nasceu a 3/10/1836 e foi batizado a sete desse mês e ano. Padrinhos: Manuel de Sousa Viana e sua irmã, Francisca, tios do batizando. // Casou na igreja de Cristóval a 14/2/1878, com Claudina, de 33 anos de idade, solteira, filha de Caetano José Marques e de Albina de Barros, de São Gregório. Testemunhas: Júlio Augusto de Sousa Viana, solteiro, negociante, e Augusto Marques, solteiro, lavrador, residentes em São Gregório. Perante o padre, Luís Manuel Marques, os noivos reconheceram por seus filhos a Germana Augusta e Plácido António, gerados antes do matrimónio.  

 

ARAÚJO, Manuel. Filho de Fernando Pereira de Araújo, serralheiro, e de Consuela Mendes, doméstica. Nasceu em Cristóval a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 90, de 8/3/1914). // Faleceu em São Gregório a --/--/1915, com apenas vinte meses de idade (Correio de Melgaço n.º 172, de 31/10/1915).

 

ARAÚJO, Manuel António. Filho de Manuel Ventura de Araújo e de Mariana Gertrudes Marques, moradores no lugar de São Gregório. Neto paterno de Francisco Luís de Araújo, da Vila de Melgaço, e de -------------------; neto materno de Manuel Marques e de Maria Teresa Loné, de São Gregório. Nasceu a 6/12/1839 e foi batizado a 11 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Pereira de Araújo, da Vila de Melgaço, e Vitória Marques, tia materna do bebé.

 

ARAÚJO, Manuel António. Filho de José de Araújo e de Maria Gonçalves, moradores no lugar da Cruz. Neto paterno de Rosa de Araújo, solteira, de Requeijo, Pontedeva, Ourense; neto materno de Manuel Gonçalves e de Joaquina Gomes, da Granja. Nasceu a 11/8/1876 e foi batizado na igreja de Cristóval a 13 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno, lavrador, e sua filha, Josefa, solteira, tia do bebé. // Faleceu a 21/8/1877 e foi sepultado na igreja.

 

ARAÚJO, Manuel Caetano. // Era viúvo, e morava em São Gregório, quando casou, na igreja de Cristóval, a 4/9/1839, com Maria Teresa, filha de Manuel António Esteves e de Maria Rosa da Costa, de Carvalhos, Rouças. Testemunhas: padre Manuel Joaquim Fernandes, cristovalense, e Cipriano José Esteves, de Carvalhos, Rouças.

 

ARAÚJO, Manuel Joaquim. Filho de Francisco de Araújo, carpinteiro, e de Francisca Barbeitos. N.p. de Rosa de Araújo, solteira, de Requeijo, Deva, Ourense; n.m. de João Manuel Barbeitos e de Maria Barbeitos, de Barbeita, Monção. Nasceu no Coto da Encruzilhada a 18/5/1883 e foi batizado na igreja de Cristóval a 23 desse mês e ano. Padrinhos: António Martins, viúvo, de Sucastelo, e Ana Mendes, solteira, de Doma, lavradores. // Casou com Delfina da Purificação Soeiro, na CRCM, a 9/8/1914 (ver Correio de Melgaço n.º 113, de 25/8/1914). // Morreu na sua terra natal a 14/2/1968.   

 

ARAÚJO, Manuel José. Filho de Alexandre José de Araújo e de Maria de Sousa Viana. Nasceu por volta de 1837. // Faleceu em São Gregório a 19/2/1901, com 64 anos de idade, casado com Claudina Marques, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado no cemitério, em jazigo de família. // Com geração.

 

ARAÚJO, Manuel José. Filho de José Maria de Araújo e de Leopoldina Cerqueira, moradores em São Gregório. N.p. de Ramona Fernandes, solteira, de Desteriz, Galiza; n.m. de Manuel José Cerqueira e de Teresa Ribeiro, de São Gregório. Nasceu a 21/4/1870 e foi batizado na igreja de Cristóval a 25 desse mês e ano. Padrinho: Manuel José de Araújo, solteiro, negociante, morador em São Gregório. 

 

ARAÚJO, Manuel Porfírio. Filho de ----------- Araújo e de ------------------------------. Nasceu em Cristóval a --/--/1926 (+-). // Casou com “Maria da Laureana”, de Sá, Paços. // Faleceu num hospital do Porto, onde fora para ser operado, em consequência de doença grave. // Foi sepultado no cemitério de Paços.   

 

ARAÚJO, Manuel Secundino. Filho de Francisco de Araújo e de Albina Rodrigues, lavradores, residentes na Cruz de Carvão, Cristóval. Neto paterno de José de Araújo e de Maria Luísa Marques, do mesmo lugar; neto materno de Luís Rodrigues e de Ramira Soeiro, da Granja. Nasceu a 29/4/1889 e foi batizado a 2 de Maio desse ano. Padrinhos: Francisco José Rodrigues Junior, solteiro, e Albina Rodrigues, solteira, proprietários, moradores na Granja.    

 

ARAÚJO, Manuel Ventura. // Era viúvo, e morava em São Gregório, quando casou na igreja de Cristóval, a 11/2/1839, com Mariana, filha de Manuel Marques e de Maria Teresa Loné, de São Gregório. Testemunhas do ato religioso: João Batista Pires, de São Gregório, e João Gonçalves Galego, do lugar da Lavandeira, Padrenda, Galiza.

 

ARAÚJO, Maria. Filha de Raimunda Fernandes, lavradeira, natural de Desteriz, Galiza. Nasceu nessa freguesia galega por volta de 1841. // Faleceu a 24/1/1905, em São Gregório, onde morava, sem sacramentos, com 64 anos de idade, solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério de Cristóval.  

 

ARAÚJO, Maria. Filha de Genoveva Araújo, solteira, residente em Doma. Neta materna de Roque de Araújo e de Maria Teresa Carvalho, do lugar da Igreja, Santa Maria de Sobrado, Ourense. Nasceu a 23/6/1854 e foi batizada a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Jerónimo Manuel Rodrigues e Maria Joana Arias, solteira, moradores em São Gregório. // Casou a 24/4/1887, na igreja de Cristóval, com o seu conterrâneo Francisco Domingues Vaz. // Com geração.    

 

ARAÚJO, Maria. Filha de ---------- Araújo e de -----------------------------------------. Nasceu por volta de 1856. // Faleceu em Marga a --/--/1916, com sessenta anos de idade (Correio de Melgaço n.º 223, de 5/11/1916). 

 

ARAÚJO, Maria (*). Filha de Manuel José de Araújo e de Claudina Marques. N.p. de Alexandre José de Araújo e de Maria de Sousa Viana; n.m. de Caetano José Marques e de Albina de Barros, todos de São Gregório. Nasceu a 24/11/1878 e foi batizada a 26 desse mês e ano. Padrinhos: padre Luís Manuel Marques e Maria Marques, tios da neófita. // Casou na igreja de Cristóval a 31/5/1906 com António Avelino Lopes, seu conterrâneo, de 34 anos de idade, solteiro, proprietário, morador em São Gregório. // Enviuvou a 7/8/1958 e faleceu na sua freguesia natal a 7/5/1966. /// (*) Aquando do seu casamento, o padre chama-lhe Maria Restory, e ela assim assina.

 

ARAÚJO, Maria. Filha de Fernando Pereira de Araújo e de Consuela Mendes. Nasceu em Cristóval a --/--/19--. // Casou com Alberto da Rocha. // Faleceu a --/--/1964. // C.g.

 

ARAÚJO, Maria Amélia. Filha de Avelino Mendes de Araújo, de Viana do Castelo, e de Amélia das Dores Lima, de Ponte de Lima, moradores em São Gregório, Melgaço. N.p. de Fernando Pereira de Araújo e de Consuela Mendes; n.m. de Teresa de Jesus Lima. Nasceu em Cristóval a 19/5/1932. // Casou na freguesia de Cristóval a 3/7/1954 com Manuel da Cruz Rodrigues. // O seu marido faleceu a 20/10/1983.   

 

ARAÚJO, Maria Antónia. Filha de Manuel Caetano de Araújo e de Antónia Maria Monteiro, lavradores, residentes em São Gregório. N.p. de José António de Araújo e de Catarina Angélica, de Rouças; n.m. de José Monteiro e de Helena Rosa Ribeiro, de São Gregório. Nasceu a 25/8/1832 e nesse dia foi batizada pelo abade de São Lourenço de (Armes?), bispado do Porto. Padrinhos: António de Vasconcelos Leite Pereira e Maria Machado, ambos da cividade de Braga. // Camponesa. // Faleceu a 1/1/1908, em São Gregório, onde morava, apenas com o sacramento da extrema-unção, viúva de António Monteiro, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério local.

 

ARAÚJO, Maria Benta. // (ver em Maria Benta Arias)

 

ARAÚJO, Maria da Conceição. Filha de -------- Araujo e de --------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Casou na capela de Santa Bárbara, São Gregório, a 30/4/1949, com Baltazar Amorim, soldado da Guarda Nacional Republicana, em serviço no posto da Chamusca, Ribatejo. Padrinhos da boda: o Dr. Júlio de Lurdes Outeiro Esteves, provedor do hospital da SCMM e sua filha, Maria Filomena Esteves. O copo-d’água foi servido em casa dos padrinhos do casamento (NM 898, de 8/5/1949).    

 

ARAÚJO, Maria das Dores. Filha de Francisco de Araújo e de Francisca Vaz, moradores na Encruzilhada do Coto de São Gregório. Neta paterna de Rosa de Araújo, solteira, de Requeijo, Pontedeva, Ourense; neta materna de João Manuel Vaz e de Maria Barbeitos, da Ponte do Mouro, São Salvador de Barbeita, Monção. Nasceu a 8/6/1874 e foi batizada na igreja de Cristóval a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Luís do Outeiro e sua mulher, Ludovina Durães, lavradores, residentes no lugar do Ramo. // Casou na igreja de Cristóval a 21/2/1898 com Celestino, de 26 anos de idade, solteiro, cabo de carabineiros, da Companhia de Algeciras, natural da freguesia de São Veríssimo, Vila de Celanova, diocese de Ourense, filho de Cândido Ferro Rodrigues e de Maria Inácia Gonçalves, galegos. Testemunhas: padre Júlio Celestino Gonçalves, e António Alberto do Outeiro Esteves, solteiro, negociante, ambos cristovalenses.   

 

ARAÚJO, Maria da Glória Pereira. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 935, de 11 de Junho de 1950: «No passado 29 faleceu no hospital da Santa Casa a senhora Maria da Glória Pereira de Araújo, que deixou na orfandade seis filhinhos. Apesar do carinho, desvelo, do clínico do hospital e pessoal da Santa Casa, não foi possível suster a terrível hemorrogia que após parto se desencadeou e a vitimou em poucos momentos. A sua morte foi muito sentida e o funeral realizou-se no dia seguinte com grande acompanhamento de pessoas desta freguesia. À família enlutada, os nossos sentimentos.»

 

ARAÚJO, Maria de Lurdes. Filha de Avelino Pereira de Araújo, de Viana do Castelo, e de Amélia das Dores Lima, de Ponte de Lima, moradores em São Gregório, Cristóval. N.p. de Fernando Pereira de Araújo e de Consuela Mendes; n.m. de Teresa de Jesus Lima. Nasceu em Cristóval a 25/6/1938. // Casou a a 20/9/1978 com Augusto Alberto Domingues, na freguesia de Cristóval. // O seu marido morreu a 11/6/2004. // Em 2013 estava em vias de ser internada no Lar Pereira de Sousa.  

 

ARAÚJO, Maria Miquelina. Filha de Alexandre José de Araújo e de Maria Benta de Sousa Viana, de São Gregório. N.p. de Manuel de Araújo e de Joana Maria Rodrigues, de Vale, Arcos de Valdevez; n.m. de João José de Sousa Viana e de Maria Joaquina Ribeira, de São Gregório. Nasceu a 3/2/1841 e foi batizada a a 6 desse mês e ano. Padrinho: José de Sousa Viana, tio materno. 

 

ARAÚJO, Maria Teresa. Filha de Rosa Inocência Araújo, de São Gregório. N.m. de Roque Araújo e de Maria Teresa, de São Jorge da Touça, Ourense. Nasceu a 16/5/1838 e foi batizada 18 desse mês e ano. Madrinha: a sua avó materna.

 

ARAÚJO, Matilde. Filha de Manuel Joaquim de Araújo e de Matilde [Carolina Cardoso] Gonçalves, de Lisboa. // Faleceu em São Gregório a 29/8/1899, com vinte e sete anos de idade, casada com António Augusto de Araújo, negociante; morreu com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada no cemitério de Cristóval, em jazigo de família. // Com geração.

 

ARAÚJO, Miquelina. Filha de Alexandre José de Araújo e de Maria Benta de Sousa Viana, de São Gregório. Neta paterna de Manuel Araújo e de Joana Maria Rodrigues, de Vale, Arcos de Valdevez; neta materna de João José de Sousa Viana e de Maria Joaquina Ribeira, de São Gregório. Nasceu a 16/4/1845. Padrinho de batismo: Manuel de Sousa Viana, solteiro, tio materno da neófita.

 

ARAÚJO, Palmira Rosa. Filha de Emílio de Araújo e de Carlota Joaquina do Outeiro, jornaleiros, moradores no lugar de Sucastelo. N.p. de José de Araújo e de Maria Gonçalves; n.m. de Manuel Luís do Outeiro e de Ludovina Rosa Durães. Nasceu em Cristóval a 13/5/1906 e foi batizada na igreja a 17 desse mês e ano. Padrinhos: Camilo de Amorim, casado, proprietário, e Miquelina do Outeiro, solteira, camponesa.  

 

ARAÚJO, Plácido António. Filho de (*) Manuel José de Araújo e de Claudina Marques. N.p. de Alexandre José de Araújo e de Maria de Sousa Viana; n.m. de Caetano José Marques e de Albina de Barros, todos do lugar de São Gregório. Nasceu a 23/2/1877 e foi batizado na igreja de Cristoval a 26 desse mês e ano. Padrinhos: António Gonçalves e sua mulher, Miquelina Araújo, lavradores, residentes em Comieiro, Padrenda, Galiza. // Faleceu a 2/1/1880 e foi sepultado na igreja. /// (*) Legitimado por subsequente matrimónio dos pais.  

 

ARAÚJO, Policarpo José (Padre). // Nasceu no lugar de São Gregório, Cristóval. // Faleceu em Souto, Arcos de Valdevez, a 8/1/1897. 

 

ARAÚJO, Rosa. Filha de Roque de Araújo e de Teresa de Carvalho, da freguesia de Sobrado, bispado de Ourense. // Faleceu em São Gregório a 16/1/1888, com 79 anos de idade, casada com Jerónimo Rodrigues, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja de Cristóval no dia 18. // Deixou um filho.

 

ARAÚJO, Rosa. Filha de Carmelo de Araújo e de Josefa Monteiro, moradores no Coto. Neta paterna de António Alves e de Maria Benita de Araújo, de Matama, Santa Maria do Pao, Ourense; neta materna de João Monteiro e de Josefa Valada, do Coto. Nasceu a 1/3/1853 e foi batizada na igreja de Cristóval no dia 2 desse mês e ano. Padrinhos: José Pires e sua mulher, Feliciana Monteiro, do lugar da Cruz. // Faleceu a 12/1/1858 e foi sepultada na igreja a 13.    

 

ARAÚJO, Rosa. Filha de Francisco de Araújo e de Francisca Vaz, com a sua habitação na Encruzilhada do Coto. Neta paterna de Rosa de Araújo, solteira, do Requeijo, Pontedeva, Ourense; neta materna de João Manuel Vaz e de Maria Barbeitos, de Barbeita, Monção. Nasceu a 7/2/1878 e foi batizada na igreja de Cristóval a 11 desse mês e ano. Madrinha: Rosa Durães, viúva, moradora em São Gregório.    

 

ARAÚJO, Rosa das Dores. Filha de Avelino Pereira de Araújo, de Viana do Castelo, e de Amélia das Dores Lima, de Ponte de Lima, moradores em São Gregório, Melgaço. Neta paterna de Fernando Pereira de Araújo e de Consuela Mendes; neta materna de Teresa de Jesus Lima. Nasceu em Cristóval a 18/6/1933. // Casou catolicamente com António Avelino de Abreu, a 2/4/1955, na igreja de Cristóval. // O seu marido morreu a 7/3/1986. // Em 2013 ainda vivia.

 

ARAÚJO, Rosa Joaquina. Filha de José de Araújo e de Maria Gonçalves, da Granja. Neta paterna de Rosa de Araújo, solteira, de Requeijo, Pontedeva, Ourense; neta materna de Manuel Gonçalves e de Joaquina Gomes, da Granja. Nasceu a 12/12/1874 e foi batizada na igreja de Cristóval no dia seguinte. Padrinhos: Francisco José Rodrigues e sua mulher, Rosa Pires, lavradores, residentes na Granja. 

 

ARAÚJO, Rosa Maria. Filha de Carmelo de Araújo e de Josefa Monteiro, do Coto. Neta paterna de António Alves e de Benita Araújo, de Matama, Santa Maria do Pao, Galiza; neta materna de João Monteiro e de Josefa Balada, do Coto. Nasceu a 25/3/1851 e foi batizada na igreja de Cristóval a 27 desse mês e ano. Padrinhos: José Luís Pires e sua mulher, Feliciana Monteiro, tios da criança, do lugar da Cruz.

 

ARAÚJO, Salvador de Jesus. Filho de Francisco de Araújo e de Francisca Barbeitos, lavradores, residentes no lugar do Coto da Encruzilhada. Neto paterno de Rosa de Araújo, solteira, do Requeijo, Pontedeva, bispado de Ourense; neto materno de João Manuel Barbeitos e de Maria Barbeitos, de Barbeita, Monção. Nasceu a 19/2/1892 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinhos: António Emílio Pires, solteiro, lavrador e proprietário, e Ana Maria Rodrigues, solteira, proprietária, moradores em São Gregório. // Em 1913 o Governo Civil concedeu-lhe um passaporte para o Rio de Janeiro; morava em São Gregório (ver Correio de Melgaço n.º 50, de 18/5/1913). // Casou com Palmira da Glória Alves, na CRCM, a 26/12/1917. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 84, de 2/11/1930: «Há dias, quando andava a trabalhar num andaime da sua casa em construção com um trolha, aquele [andaime] partindo-se, os trabalhadores caíram, ficando o proprietário do prédio, senhor Salvador de Jesus Araújo, com uma clavícula fraturada em dois lados e uma costela [afundida?]» // A sua esposa finou-se em Cristóval a 10/7/1938. // Ele morreu na freguesia de Paços a 9/11/1971. // Com geração.

 
ARAÚJO, Simão Augusto. Filho de José de Araújo e de Francisca Barbeitos, ele oficial de carpinteiro e ela lavradeira, moradores no Coto da Encruzilhada. Neto paterno de Rosa de Araújo; neto materno de João Manuel Barbeitos e de Maria Barbeitos. Nasceu em Cristóval a 20/7/1889 e foi batizado a 27 desse mês e ano. Padrinhos: Januário de Araújo, solteiro, maior de catorze anos, irmão do bebé, e Ludovina de Araújo, solteira (meio irmã do neófito?), moradores no Coto da Encruzilhada de São Gregório. // Faleceu a 26/11/1891 e foi sepultado na igreja a 27.  

// continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário