terça-feira, 1 de setembro de 2020

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO
(Freguesia de Rouças)
 
Por Joaquim A. Rocha
 
 


// continuação...


ALVES, Manuel António. Filho de António Luís Álvares e de Luísa Maria Vaz, do lugar de Leiros. N.p. de Manuel Álvares e de Rosa Domingues, da Granja, São Paio; n.m. de António Vaz e de Bernarda Soares, do lugar de Leiros, Rouças. // Casou na igreja de Rouças a 26/5/1802 com Maria Joaquina, filha de Manuel António Meixeiro e de Rosa Esteves, do lugar de Cubilhós; neta paterna de João Meixeiro e de Maria da Andrada, do lugar do Porto, e neta materna de Belchior Esteves e de Ângela Quintela, do lugar de Aldeia. Testemunhas: José António Domingues, do lugar de Crasto, e António Manuel Álvares, solteiro, do lugar da igreja, roucenses. // Parece ser a mesma pessoa que faleceu a 28/7/1858, com a penitência, eucaristia, e extrema-unção. // Era viúvo e morava em Oleiros. // Foi sepultado na igreja. // Não deixou testamento. 

 

ALVES, Manuel António. Filho de Manuel Alves e de Joana Domingues, do lugar de Portelinha. N.p. de Domingos Alves e de Maria Rodrigues, do dito lugar; n.m. de Domingos Domingues e de Luísa Domingues, do Vido, todos de Castro Laboreiro. // Casou na igreja de Rouças a 1/12/1805 com Teresa Maria, filha de Manuel António Fernandes e de Maria Rodrigues; neta paterna de Manuel Fernandes e de Bernarda Pereira, de Corçães, e neta materna de Domingos Rodrigues e de Maria Alves, do lugar do Rego, Prado. Testemunhas: João Manuel Rodrigues, de Cortinhas, Prado, Manuel José Domingues, de Crasto, e o Dr. António Joaquim Barreto, do lugar do Val, ambos de Rouças.   

 

ALVES, Manuel António. Filho de António Álvares e de Úrsula de Abreu, todos do lugar de Paçô. N.p. de António Álvares e de Ana Pereira, de Cavaleiros; n.m. de Manuel de Abreu e de Joana Fernandes, de Paçô. // Casou na igreja de Rouças a 11/9/1807 com a sua parente no 4.º grau, Teresa Caetana, filha de João Álvares e de Ana Maria Gomes; neta paterna de António Álvares e de Maria Rodrigues, do lugar da Travessa; n.m. de Jorge Gomes e de Benta Vidal, de Cavaleiros, todos roucenses. Testemunhas: Caetano José Domingues, do lugar de Crasto, Frutuoso José de Castro, do lugar da Igreja, e João Álvares, do lugar da Travessa.      

 

ALVES, Manuel António. Filho de Manuel Bernardo Alves e de Rosa Maria Alves, moradores no lugar de Cavaleiros. // Nasceu por volta de 1800. // Lavrador. // Casou na igreja de Rouças a 7/11/1825 com Josefa Clara, filha de António Rodrigues Pereira e de Umbelina Maria Alves, do lugar de Paçô. // Testemunhas: Manuel José Lourenço, do lugar do Crasto, e o sacristão da igreja. // Faleceu em Cavaleiros a 8/9/1882, com todos os sacramentos, com 82 anos de idade, sem testamento, com dois filhos, e foi sepultado no cemitério.

 

ALVES, Manuel António. Filho de Pedro Alves e de Ana Maria Alves, moradores em Cavaleiros. // Casou na igreja de Rouças a 14/7/1824 com Maria Caetana, filha de António Rodrigues Pereira e de Umbelina Francisca Alves, de Paçô. // Testemunhas: Manuel José Domingues, de Cerdedo, e José António Domingues, de Crasto. 

 

ALVES, Manuel António. Filho de Tiago Alves e de Maria Manuela Alves. // Nasceu por volta de 1818. // Lavrador. // Faleceu na Vinha de Cima a 27/8/1881, somente ungido, por não poder receber os outros sacramentos, com sessenta e três anos de idade, no estado de viúvo de Margarida Rosa Fernandes, sem testamento, com três filhos, e foi sepultado no cemitério.  

 

ALVES, Manuel Augusto. Filho de Artur Augusto Alves, natural da Vila, e de Generosa Rodrigues, natural de Rouças, camponeses. Nasceu em Rouças a --/--/1917 (Correio de Melgaço n.º 242, de 25/3/1917).

 

ALVES, Manuel Augusto. Filho de Francisco Manuel Alves e de Rosa de Lurdes Alves. Nasceu em Rouças a --/--/1932 (NM 142, de 6/3/1932).

 

ALVES, Manuel Augusto (Padre Dr.) Filho de António Manuel Alves e de Maria Rosa Aires, moradores no lugar da Igreja, Rouças. Nasceu nesse lugar a 21/1/1948. // Ordenou-se no seminário de Braga no ano de 1973. // Foi pároco de Cousso e Gave, freguesias de Melgaço, desde 7/10/1973; em 1978 assumiu também a paróquia de Cubalhão, do dito concelho. // Em 1992 foi nomeado pároco de Riba de Mouro, freguesia de Monção, continuando contudo a paroquiar Cousso (VM 961). // A 29/8/1994 foi nomeado pároco da Vila de Melgaço (acumulando com Cousso), substituindo o padre Justino Domingues, que se retirara por limite de idade; tomou posse a 2/10/1994. // A 15/7/1998 comemorou as bodas de prata sacerdotais. // Faleceu a --/--/2008. // Nota: tinha comprado um “Mercedes” dias antes de falecer!

 

ALVES, Manuel Bento. Filho de José Joaquim Alves, lavrador, natural de Fiães, e de Maria Angelina Fernandes, lavradeira, natural de Rouças, moradores no lugar de Crasto. Neto paterno de Manuel Bento Alves e de Maria Luísa Domingues; neto materno de José Maria Fernandes e de Maria Teresa da Neiva. Nasceu em Rouças a 22/7/1906 e foi batizado na igreja a 7 de Agosto desse dito ano. Padrinhos: o padre Manuel Bento Gomes, pároco da freguesia de Rouças, e a avó materna do batizando. // Casou na CRCM a 15/1/1930 (NM 47, de 26/1/1930) com a sua conterrânea Teresa de Jesus Fernandes, de 24 anos de idade, filha de Manuel Joaquim Fernandes e de Joaquina de Oliveira. // A sua esposa faleceu em Rouças a 20/8/1960.

 

ALVES, Manuel Caetano. Filho de António Alves e de Maria Rosa Pires, do lugar da Pombeira. // Casou na igreja de Rouças a 1/6/1828 com Rosa Maria, filha de Francisco José de Freitas e de Maria José Afonso, de Surribas. // Testemunhas: o pai da noiva e Manuel José Rodrigues, casado, do lugar da Igreja. 

 

ALVES, Manuel Caetano. Filho de Manuel José Alves e de Maria Madalena Domingues, lavradores, do lugar do Cerdedo. Nasceu em Rouças por volta de 1823. // Rural. // Casou na igreja paroquial a 24/3/1847 com Joaquina Rosa, filha de Manuel José Cardoso e de Manuela Francisca Domingues, de Bilhões. Testemunhas: padre António Monteiro, de Cavaleiros, padre António Joaquim Durães, e Bento de Nossa Senhora do Carmo. // Em 1886 morava no Cerdedo, Rouças. // Morreu a 13/4/1903, com oitenta anos de idade, com todos os sacramentos, no estado de casado, com testamento, e foi sepultado no cemitério. // Uma filha do casal, Teresa de Jesus, casou com Luís António Vergara, de São Paio. 

 

ALVES, Manuel Caetano. Filho de Caetano José Alves e de Maria Joana Ribeiro, rurais, roucenses. // Lavrador. // Estava viúvo de Rosa Joaquina Vaz, morava em Oleiros, quando casou na igreja de Rouças a 17/6/1874 com Antónia da Conceição Pires, camponesa, do lugar da Cabana, onde residia, viúva de José Máximo Coelho. Testemunhas: Vitorino Manuel Meleiro e José Maria Alves, casados, lavradores, roucenses. // Enviuvou a 15/9/1901. // Morreu no lugar de Oleiros a 25/5/1904, com todos os sacramentos, com 75 anos de idade, no estado de viúvo de Antónia da Conceição Pires, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no cemitério da freguesia.   

 

ALVES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel António Alves e de Maria Teresa Rodrigues. // Lavrador. // Faleceu no lugar de Corçães a 30/8/1877, com 68 anos de idade, com todos os sacramentos, no estado de viúvo de Ana Rosa Afonso, com testamento, com um filho, e foi sepultado na igreja.  

 

ALVES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel António Alves e de Maria Caetana Pereira, lavradores, roucenses. Nasceu em Rouças por volta de 1838. // Camponês. // Morreu a 10/2/1908, no lugar de Cavaleiros, com todos os sacramentos, com setenta anos de idade, no estado de viúvo de Antónia Maria da Ribeira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no cemitério local.

 

ALVES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Joaquim Alves e de Ana Rosa Afonso, lavradores, residentes em Corçães. Neto paterno de António José Gonçalves (!) e de Maria Josefa Esteves, do dito lugar; neto materno de Sebastião Afonso e de Isabel Rodrigues, do lugar de Portelinha, Castro Laboreiro. Nasceu em Rouças por volta de 1847. // Morreu a 9/12/1860, com apenas 13 anos de idade, somente com o sacramento da extrema-unção, por falta de capacidade, e foi sepultado na igreja. 

 

ALVES, Manuel José. Filho de Domingos Alves e de Rosa Mendes (Gaia), do lugar de Lourenços. N.p. de Manuel Alves e de Isabel Gomes, do mesmo lugar; n.m. de Domingos Mendes e de Maria Fernandes, da Carpinteira, todos de São Paio. // Casou na igreja de Rouças a 27/1/1813 com Maria Madalena Domingues, filha de Manuel Bento Domingues e de Maria Arcângela Meixeiro, de Cerdedo; neta paterna de António Domingues e de Maria Fernandes, do lugar dos Carvalhos, e neta materna de Agostinho Meixeiro e de Ana Codesseira, de Cerdedo, todos estes de Rouças. // Testemunhas: o pai da noiva e seu filho, Manuel José Domingues.   

 

ALVES, Manuel José. Filho de António Alves e de Sancha Pires. // Lavrador. // Faleceu no lugar da Cela a 28/3/1868, com 67 anos de idade, repentinamente, solteiro, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado na igreja.

 

ALVES, Manuel José. Filho de Manuel Caetano Alves, lavrador, e de Joaquina Rosa Cardoso, moradores em Cerdedo. N.p. de Manuel José Alves e de Maria Madalena Domingues, do dito lugar; n.m. de Manuel José Cardoso e de Manuela Francisca Domingues, de Bilhões. Nasceu a 16/3/1860 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Madrinha: Maria Joaquina Alves, solteira, tia paterna do batizando. Pela madrinha assinou Simão António de Castro, de Cerdedo. // Morreu em Rouças a 25/6/1903. No seu testamento declara que, embora sendo solteiro, «duma mulher, com quem não tinha impedimento para se casar, houve um filho, de nome Domingos, nascido em Lisboa a 11/5/1901, e batizado na igreja de São Domingos, Lisboa, a 22/6/1901, como filho de pais incógnitos», o qual, à data do seu óbito, estava a criar no lugar de Areteira, em Viana do Castelo, em casa duma tal Rosa Cunha, viúva.   

 

ALVES, Manuel José (Dr.) Filho de Manuel Bernardo Alves e de Rosa Afonso. Nasceu a --/--/1860. // Em 1885 frequentava a Universidade de Coimbra (Valenciano n.º 538). // Casou com Serafina Silvina Silva. // Na noite de 7 para 8 de Novembro de 1907 furtaram-lhe várias peças de roupa branca que estavam a secar, não se descobrindo o ladrão, ou ladrões. // Em 1914 era juiz em Silves, Algarve; nesse ano a sua esposa encontrava-se gravemente enferma na sua casa de Cavaleiros, Rouças (ver Correio de Melgaço n.º 123, de 3/11/1914, e Correio de Melgaço n.º 172, de 31/10/1915). // Morreu na sua casa, sita no lugar de Cavaleiros, aposentado, a 6/8/1935 (NM 281, de 11/8/1935). // Ficou conhecido por “Juiz de Cavaleiros”. // Pai do “Tito das Adegas” e de Maria Aldora (nascida na Vila de Santa Cruz da Preciosa em 1898).  

 

ALVES, Manuel José. Filho de Joaquim Alves e de Ana Esteves. Nasceu em Rouças a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 165, de 12/9/1915).

 

ALVES, Manuel Lourenço. Filho de Carolina [Augusta] Alves. [Neto materno de Maria das Dores Alves, jornaleira]. Nasceu em Rouças a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 36, de 9/2/1913). // Comerciante. // Casou com Silvéria de Castro, sua conterrânea, filha de Damião Martins de Castro, do distrito do Porto, e de Maria Esteves Costas, de Rouças. // Morreu em (Braga?) a --/--/----. // A sua viúva faleceu em Braga a 13/5/2006. // Com geração. 

 

ALVES, Manuel Rui (Padre). Filho de Manuel Lourenço Alves e de Silvéria Martins de Castro. Neto paterno de Carolina [Augusta] Alves; neto materno de Damião Martins de Castro e de Maria Esteves Costas. Nasceu em Rouças a --/--/1945. Por volta de 1960 foi com os pais e irmãos para Braga. // Ordenou-se sacerdote no seminário da capital minhota no ano de 1969. // Chegou a ser capelão da Força Aérea, com a patente de coronel. // Faleceu com quarenta e um anos de idade, com fratura do crânio, devido a um acidente de viação que teve na freguesia da Pena, Lisboa, a 9/9/1986, e foi sepultado no cemitério de Benfica, tendo sido em 1992 trasladado para o cemitério do Alto de São João. // Morava na Reboleira Sul, Amadora.   

 

ALVES, Marcelina Rosa. Filha de António Joaquim Alves e de Maria Esteves, lavradores, roucenses, residentes no lugar de Paçô. Neto paterno de Francisco José Alves e de Carlota Joaquina Rodrigues; neto materno de Manuel Esteves e de Antónia Alves. Nasceu em Rouças a 1/11/1908 e foi batizada na igreja a 8 desse mês e ano. Padrinhos: António José Esteves e sua mulher, Marcelina Rosa Pereira, camponeses, da freguesia de São João de Sá, concelho de Monção. // Morou no lugar de Cavaleiros, Rouças. // Casou na CRCM a 11/12/1939 com Manuel Joaquim Domingues, solteiro, pedreiro, natural de Castro Laboreiro. // Por sentença de 7/7/1971 deu-se a separação de pessoas e bens; essa separação foi convertida em divórcio por sentença de 30/3/1981. // Faleceu no Lar Pereira de Sousa a 25/6/1994.

 

ALVES, Marciana. Filha de Carlos Alves e de Ludovina Rosa Gonçalves, lavradores, de Mijanços, Rouças. Neta paterna de Maria Alves, solteira, lavradora, de Rouças; neta materna de Domingos Gonçalves e de Maria Luísa Fernandes, da Vila de Melgaço. Nasceu em Rouças a 16/11/1896 e foi batizada na igreja a 23 desse mês e ano. Madrinha: Clara Domingues, solteira, criada de servir na Casa da Corga, Rouças. // Faleceu na sua freguesia a 24/11/1964. 

 

ALVES, Margarida Augusta. Filha de Maria Teresa Alves, lavradeira, roucense, moradora no lugar do Crasto. Neta materna de Manuel Alves e de Ludovina Fernandes. Nasceu em Rouças a 22/2/1910 e foi batizada na igreja a 13 de Março desse ano. Padrinhos: Augusto Jaime de Almeida e Margarida Augusta Pires, solteiros, moradores na Vila de Melgaço.  

 

ALVES, Maria. Filha de Francisco José Alves e de Carlota Joaquina Pereira, moradores em Paçô. Neta paterna de Manuel António Alves e de Josefa Clara Rodrigues, de Cavaleiros; neta materna de António Joaquim Rodrigues e de Teresa Gomes, de Paçô. Nasceu a 27/1/1859 e foi batizada a 30 desse mês e ano. Padrinhos: padre António Monteiro, de Cavaleiros, e a avó materna da neófita.  

 

ALVES, Maria. Filha de Francisco José Alves e de Carlota Joaquina Pereira, lavradores, residentes em Paçô. N.p. de Manuel António Alves e de Josefa Clara Rodrigues; n.m. de António Joaquim Rodrigues e de Teresa Gomes. Nasceu a 20/11/1860 e foi batizada a 25 desse mês e ano. Padrinhos: padre António Monteiro, de Cavaleiros, e Florinda Rosa Esteves, solteira, de Paçô. 

 

ALVES, Maria. Filha de José Maria Alves, natural de Paderne, e de Rosa Maria Gonçalves, natural de Rouças, lavradores, residentes no lugar da Cabana. N.p. de Maria Joaquina Alves, solteira, padernense; n.m. de António Manuel Gonçalves e de Antónia Maria Fernandes, da Cabana. Nasceu em Rouças a 15/10/1866 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: António Joaquim Gonçalves e Maria Luísa, solteiros, camponeses, do dito lugar da Cabana.   

 

ALVES, Maria. Filha de Manuel José Alves, de Chaviães, e de Ludovina Rosa Fernandes, de Rouças, moradores em Vinha de Cima. N.p. de José Bento Alves e de Maria Joaquina de Sousa, chavianenses; n.m. de José Luís Fernandes e de Rosa Mendes, roucenses, todos lavradores. Nasceu em Rouças a 10 de Julho de 1870 e foi batizada a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Caetano Maria Esteves e Maria Teresa Alves, solteiros, camponeses, chavianenses. 

 

ALVES, Maria. Filha de Teresa Caetana Alves (Rebela), solteira, camponesa, moradora no lugar da Costinha. Neta materna de Manuel António Alves e de Margarida [Rosa] Fernandes, rurais, roucenses. Nasceu em Rouças a 27/3/1872 e foi batizada no dia seguinte. Madrinha: Maria das Dores Alves, solteira, lavradora, de Rouças. // Com geração (ver Teresa Alves).    

 

ALVES, Maria. Filha de ---------- Alves e de -------------------------------------------. Nasceu por volta de 1880. // Faleceu no lugar da Pombeira a --/--/1920, com 40 anos de idade (Jornal de Melgaço n.º 1300, de 8/8/1920).

 

ALVES, Maria. Filha de José Manuel Alves e de Teresa de Jesus Lourenço, lavradores, de Crasto, Rouças. N.p. de Manuel Caetano Alves e de Joaquina Rosa Cardoso; n.m. de Manuel Caetano Lourenço e de Carlota Joaquina Cardoso. Nasceu a 29/3/1886 e foi batizada a 4/4/1886. Padrinhos: Manuel José d’Outeiro, solteiro, e Rosa Monteiro, casada, lavradores, residentes no lugar da Cruz, Cristóval.

 

ALVES, Maria. Filha de Teresa Alves (Rebela). Neta materna de Manuel António Alves e de Margarida Rosa Fernandes. Nasceu a --/--/18--. // Foi mãe solteira de uma menina, a quem pôs o nome de Palmira de Jesus (ver apelido Velho), e de Maria Rosa Alves (ver em Prado). 

 

ALVES, Maria. Filha de Joaquim Alves e de Ana Esteves, lavradores, roucenses, residentes no lugar da Eira. Neta paterna de José Alves e de Teresa Lourenço; neta materna de António Joaquim Esteves e de Maria Cardoso. Nasceu em Rouças a 19/8/1909 e foi batizada na igreja a 22 desse mês e ano. Padrinhos: António Esteves e Emília Esteves, rurais, tios maternos da neófita, do lugar da Eira. // Casou a 28/6/1930 com o seu conterrâneo Martins de Barros. // Faleceu no lugar do Crasto, Rouças, a 30/9/1990, com 81 anos de idade. Mãe de Manuel (casado com Margarida, residente em Monção); de Rosa (residente em França, viúva); de Simplício (casado com Susana, e pai de dois filhos); de Alice; de Fátima (casada com Álvaro Alves, sobrinho da falecida); e de António (casado com Aurora, residente em Surribas). 

 

ALVES, Maria. Filha de Manuel Alves e de Maria Domingues. Nasceu em Rouças a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 38, de 23/2/1913). 

 

ALVES, Maria. Filha de ------------ Alves e de --------------------. Nasceu no lugar da Cabana, Rouças, a --/--/19--. // Faleceu a --/--/1995 (VM 1035).  

 

ALVES, Maria Alice. Filha de Rosa Alves. Nasceu em Rouças a --/--/1934 (Notícias de Melgaço n.º 232, de 13/5/1934).

 

ALVES, Maria Amélia. Filha de Gaspar José Alves (Papa-Figos) e de Ana Pureza Pereira de Castro. Neta paterna de Teresa Alves; neta materna de Bernardo António Pereira de Castro e de Maria Genoveva Rodrigues da Cunha. Nasceu em Rouças a 6/2/1907 e foi batizada na igreja pelo padre Manuel Bento Gomes a 13 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Esteves, casado, proprietário, e Maria Pia Pereira de Castro, solteira, proprietária, ambos da Vila. // Casou na CRCM a 1/11/1929 (Notícias de Melgaço n.º 41, de 8/12/1929) com Celestiano Gonçalves, carpinteiro, da mesma idade dela, natural da Vila, filho de Luís Gonçalves e de Ermezenda da Cruz Durães. // Faleceu na freguesia de Rouças a 30/1/1965. // Com geração.

 

ALVES, Maria Augusta. Filha de Vitorino Joaquim Alves e de Augusta dos Reis e Sousa. Nasceu em Rouças a --/--/1930 (NM 84, de 2/11/1930).

 

ALVES, Maria Aurora (Dr.ª) // Filha de -------------- Alves e de ---------------- Soares. Nasceu em Rouças a --/--/19--. // Em 2000 estava casada e residia em Carvalho de Lobo (VM 1147).

 

ALVES, Maria Bernarda. Filha de Francisco Alves e de Maria Caetana. // Lavradeira. // Faleceu em Paçô a 2/11/1872, tendo recebido os sacramentos da igreja católica, à excepção do sagrado viático, por ter vómitos contínuos, com 60 anos, casada com António Joaquim Alves, sem testamento, com dois filhos, e foi sepultada na igreja. 

 

ALVES, Maria Caetana. Filha de António Alves e de Maria Rosa Pires, lavradores, residentes na Pombeira. // Faleceu no lugar da Igreja a 27/5/1862, com 76 anos de idade, viúva de Frutuoso José de Castro, lavradeira, sem testamento, com todos os sacramentos, com filhos, e foi sepultada na igreja.

 

ALVES, Maria da Conceição. Filha de ----------- Alves e de ----------------------. Nasceu a --/--/192-. // Em 1938 fez exame do ensino primário na escola de Rouças e ficou aprovada (NM 410). 

 

ALVES, Maria da Conceição. Filha de ---------- Alves e de -----------------------. Nasceu em Rouças a --/--/19--. // Casou com Alfredo Augusto Afonso, da Vila. // Em 1995 residia em Cavaleiros – já estava viúva (VM 1031). // Com geração.  

 

ALVES, Maria Fernanda. Filha de Alcindo José Alves e de Palmira de Jesus Vaz. Nasceu (aonde?) a 18/4/1945.

 

ALVES, Maria Francisca. Filha de Joaquim António Alves e de Ana Joaquina Alves, lavradores, roucenses. Nasceu em Rouças por volta de 1835. // Camponesa. // Faleceu a 3/12/1907, no lugar de Paçô, com todos os sacramentos, com setenta e dois anos de idade, no estado de viúva de Luís António de Araújo, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério da localidade. 

 

ALVES, Maria de Jesus. Filha de Joaquim António Alves e de Ana Joaquina Fernandes, lavradores, residentes no lugar dos Cabreiros, Rouças. N.p. de António Joaquim Alves e de Maria Bernarda Alves; n.m. de José Joaquim Fernandes e de Caetana Gertrudes Domingues. Nasceu em Rouças a 26/6/1890 e foi batizada a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Esteves e sua mulher, Ana de Jesus Alves, lavradores, residentes em Rouças. // Faleceu a 19/3/1896, e foi sepultada no cemitério da freguesia.

 

ALVES, Maria de Jesus. Filha de Joaquim António Alves e de Ana Joaquina Fernandes, do lugar de Cabreiros. N.p. de António Joaquim Alves e de Maria Bernarda Alves; n.m. de José Joaquim Fernandes e de Caetana Gertrudes Domingues, todos lavradores, roucenses. Nasceu em Rouças a 29/5/1896 e foi batizada a 31 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Esteves, viúvo, e sua filha Maria Esteves, solteira, lavradores, de Paçô, Rouças. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 2/2/1976.

 

ALVES, Maria de Jesus. Filha de Manuel Lourenço Alves e de Silvéria Martins de Castro. N.p. de Carolina [Augusta] Alves; n.m. de Damião Martins de Castro e de Maria Esteves Costas. Nasceu em Rouças a --/--/19--. // Por volta de 1960 foi com os pais e irmãos para Braga. // Em 2010 residia na Rua da Quinta da Armada, Braga.    

 

ALVES, Maria Joana. Filha de Manuel António Alves e de Teresa Caetana Alves. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Oleiros a 13/3/1881, com todos os sacramentos, com 72 anos de idade, no estado de viúva de Francisco José Rodrigues, com testamento, com quatro filhos, e foi sepultada no cemitério.

 

ALVES, Maria Joaquina. Filha de João Alves e de Ana Maria Domingues. Nasceu por volta de 1808. // Lavradeira. // Faleceu no lugar da Cabana a 19/4/1880, com todos os sacramentos, com 72 anos de idade, no estado de viúva de Manuel Vaz, com testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério.

 

ALVES, Maria Joaquina. Filha de Manuel José Alves e de Maria Madalena Domingues, lavradores, roucenses. Nasceu na freguesia de Rouças por volta de 1816. // Faleceu a 26/9/1893, no lugar da Igreja, com todos os sacramentos, com setenta e sete anos de idade, no estado de solteira, com testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério da freguesia.

 

ALVES, Maria José. Filha de Isabel Alves, solteira. Nasceu por volta de 1812. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Mijanços a 7/12/1874, somente ungida, por não se encontrar em condições de receber os demais sacramentos, com 62 anos, solteira, com testamento, com um filho, e foi sepultada na igreja.  

 

ALVES, Maria José. Filha de --------- Alves e de ---------------------------------------. Nasceu por volta de 1840. // Faleceu em Corçães a --/--/1912, com 72 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 16, de 22/9/1912).

 

ALVES, Maria José. Filha de Carlos Alves, de Rouças, e de Ludovina Gonçalves, da Galiza, rurais, moradores em Mijanços. N.p. de Maria José Alves, solteira, roucense; n.m. de Domingos Gonçalves e de Maria Fernandes, galegos. Nasceu a 2/7/1876 e foi batizada a 7 desse mês e ano. Padrinhos: Jerónimo de Magalhães, solteiro, lavrador, da Vila, e Josefa Correia Feijó, solteira, da Quinta da Cordeira.

 

ALVES, Maria Josefa. Filha de António Alves e de Sancha Pires. // Lavradeira. // Faleceu no lugar da Cela, freguesia de Rouças, a 15/8/1864, com 59 anos de idade, com todos os sacramentos, solteira, com testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja. 

 

ALVES, Maria Leonídia. Filha de Gracinda Augusta Alves. Nasceu na freguesia de Rouças a --/--/1934 (Notícias de Melgaço n.º 225, de 11/3/1934).

 

ALVES, Maria Leonor. Filha de Maria Teresa Alves. Nasceu na freguesia de Rouças a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 78, de 7/12/1913).

 

ALVES, Maria do Nascimento. Filha de -------- Alves e de ----------------------. Nasceu a --/--/192-. // Em 1938 fez exame do ensino primário na escola de Rouças e ficou aprovada; a sua professora chamava-se M.N. de Magalhães (NM 410).   

 

ALVES, Maria Rosa. Filha de Manuel Joaquim Alves e de Ana Rosa Afonso. // Lavradeira. // Nasceu por volta de 1838. // Faleceu no lugar de Corçães a 11/5/1876, com todos os sacramentos, com 38 anos de idade, casada com José Manuel Esteves, sem testamento, com um filho, e foi sepultada na igreja.

 

ALVES, Maria Rosa. Filha de Manuel Joaquim Alves e de Ana Rosa Afonso, residentes em Corçães. N.p. de António José Gonçalves (!) e de Maria Josefa Esteves, do dito lugar; n.m. de Sebastião Afonso e de Isabel Rodrigues, de Portelinha, Castro Laboreiro, todos lavradores. // Nasceu por volta de 1841. // Faleceu a 6/11/1860, no lugar de Corçães, no estado de solteira, com apenas 19 anos de idade, com todos os sacramentos, e foi sepultada na igreja. // Não fizera testamento. // Não deixou filhos. 

 

ALVES, Maria Rosa. Nasceu por volta de 1858. // Morou no lugar de Bilhões, Rouças. Faleceu em 1938, com oitenta anos de idade (NM 389).

 

ALVES, Maria Rosa. Filha de António Joaquim Alves e de Ludovina Domingues, rurais, moradores no lugar da Cabana. N.p. de Joaquim António Alves e de Ana Joaquina Alves; n.m. de Manuel José Domingues e de Maria Teresa Pires. Nasceu a 28/6/1876 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Pires e Maria Rosa Meixeiro, casados, lavradores, de Chaviães.

 

ALVES, Maria Rosa. Filha de Maria Alves, solteira, jornaleira, do lugar da Pombeira, Rouças. Neta materna de Teresa Caetana Alves (Rebela), jornaleira, roucense. Nasceu em Rouças a 3/3/1898 e foi batizada a 6 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Fernandes e sua mulher, Maria José da Cunha, lavradores, naturais de Prado. // Teve três filhos de Simão Luís de Sousa Araújo, natural de Paderne, emigrante no Brasil, com casa na Vila de Melgaço (Vivenda Iracema), que depois foi de Manuel Domingues “Mareco”, castrejo, aos quais deu os seguintes nomes: Maria Amélia Alves, Amândio Luís Alves, e Eugénia da Graça Alves. // Teve ainda outro filho, Luís Alves, conhecido por «Lica», gerado por um seu parente, o qual nasceu com problemas de saúde mental. // Maria Rosa Alves faleceu a 9/6/1952, afogada num poço, no lugar de Santo Amaro, freguesia de Prado, e constou nessa altura que fora suicídio. Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1028, de 15/6/1952: «Junho, 12. Em circunstâncias trágicas faleceu na manhã do dia 9 na sua residência de Santo Amaro, a senhora Maria Alves (Rebela). O funeral realizou-se no dia seguinte, foi muito concorrido pois a finada gozava aqui de geral simpatia 

 

ALVES, Maria Teresa. // Faleceu a 2/8/1859, só com a extrema-unção, por se encontrar demente, e foi sepultada na igreja. // Era casada com Lourenço José Gonçalves, e morava em Corçães. // Não deixou testamento.  

 

ALVES, Maria Teresa. Filha de Maria Ventura Alves. Nasceu em Rouças por volta de 1828. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Candosa, Fiães, a 5/10/1892, com 64 anos de idade, casada com Manuel José Alves, com todos os sacramentos, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja paroquial de Fiães. 

 

ALVES, Maria Ventura. Filha de Manuel António Alves e de Bernarda Ferro. // Lavradeira. // Faleceu em Mijanços a 14/7/1863, com 80 anos de idade, solteira, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Deixou uma filha.

 

ALVES, Mariana Gertrudes. Filha de Manuel António Alves e de Maria Meixeiro, lavradores, roucenses. Nasceu em Rouças por volta de 1800. // Camponesa. // Faleceu a 18/2/1890, no lugar de Oleiros, apenas com o sacramento da extrema-unção, com 90 anos de idade, no estado de viúva de António Manuel Rodrigues, sem testamento, com dois filhos, e foi sepultada no cemitério.

 

ALVES, Marinha. Filha de Carlos Alves e de Ludovina Gonçalves, lavradores, de Mijanços, Rouças. N.p. de Maria José Alves, solteira, de Rouças; n.m. de Domingos Gonçalves e de Maria Luísa Fernandes, caseiros na Vila de Melgaço, naturais da freguesia de São Cristovo, Galiza. Nasceu a 1/7/1884 e foi batizada a 4 desse mês e ano. Padrinhos: António de Abreu e Clara Domingues, solteiros, ele de Rouças e ela de Cubalhão, residente, como criada de servir, na Casa da Corga, Rouças. // Faleceu na sua freguesia a 25/11/1965.  

 

ALVES, Maximiana. Filha de --------- Alves e de ----------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Aquando da morte da irmã, Maria Alves, casada com Martins de Barros, ocorrida em 1990, ela morava no lugar da Igreja. 

 

ALVES, Palmira. Filha de Maria Alves (Rebela), solteira, jornaleira, roucense, moradora no lugar da Pombeira. Neta materna de Teresa Caetana Alves. Nasceu em Rouças a 27/8/1905 e foi batizada na igreja a 30 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Fernandes e sua mulher, Maria José da Cunha, camponeses, naturais da freguesia de Prado. // Casou na CRCM a 26/9/1929 com Luís César da Costa Velho, de 26 anos de idade, natural da Vila de Melgaço, filho de Alberto César da Costa Velho e de Mariana Nunes da Rocha. // O seu marido morreu na Vila, SMP, a 1/5/1973. // Com geração (ver na Vila).   

 

ALVES, Perpétua Augusta. Filha de Francisco Manuel Alves e de Rosa de Lurdes Alves. Nasceu em Rouças a --/--/1929 (Notícias de Melgaço n.º 41, de 8/12/1929).

 

ALVES, Preciosa Benta. Filha de José Joaquim Alves, lavrador, natural de Fiães, e de Maria Angelina Fernandes, lavradeira, natural de Rouças, moradores no lugar do Crasto. Neta paterna de Manuel Bento Alves e de Maria Luísa Domingues; neta materna de José Maria Fernandes da Neiva e de Maria Teresa da Neiva. Nasceu no lugar do Crasto, Rouças, a 21/3/1910, e foi batizada na igreja a 26 desse mês e ano. Padrinhos: o padre Manuel Bento Gomes, pároco da freguesia de Rouças, e a avó materna da neófita. // Casou na Conservatória do Registo Civil de Melgaço a 14/8/1930 com o seu conterrâneo Eduardo Fernandes, de 23 anos de idade, filho de José Fernandes e de Carlota Lourenço. // O seu marido morreu em Rouças a 17/1/1979. // Ela faleceu no hospital de Argenteuil, França, a 13/12/1994, no estado de viúva. // Mãe de António, de José (França), de Edite (Braga) e de Maria (França), com quem ela residia. // Irmã de Vítor, Alcindo, Rodolfo, Arlindo, Henrique, e Artur Alves. // Sogra de Manuel Alves, Carlos Cardoso, e de Sara Carpinteiro. // Avó de Leonor, Henrique, Catarina, Lídia, Fernanda, Lurdes, e Isabel – estas duas últimas a residir em Lisboa. // O seu funeral realizou-se em Rouças a 17/12/1994.    

 

ALVES, Rodolfo. Filho de José Joaquim Alves e de Maria Angelina Fernandes. Nasceu em Rouças a --/--/19--. // Irmão de Alcindo José, entre outros. 

 

ALVES, Rosa. Filha de Manuel José Alves e de Ana Maria Esteves, naturais de Parada do Monte. // Nasceu nessa freguesia serrana por volta de 1813. // Lavradeira. // Faleceu em Cavaleiros a 13/11/1878, com todos os sacramentos, com 65 anos, casada com Manuel Bernardo Alves, sem testamento, com um filho, e foi sepultada no cemitério particular de Rouças.  

 

ALVES, Rosa. Filha de Francisco José Alves e de Carlota Pereira, moradores em Paçô. N.p. de Manuel António Alves e de Clara Josefa Rodrigues, de Cavaleiros; n.m. de António Joaquim Rodrigues e de Teresa Gomes, de Paçô, todos lavradores. Nasceu a 12/5/1866 e foi batizada a 14 desse mês e ano. Padrinhos: padre António Monteiro, de Cavaleiros, e Florinda Rosa, solteira, de Paçô. // Casou na igreja de Fiães a 27/11/1893 com Vitorino José Alves, de 24 anos de idade, solteiro, lavrador, natural daquela freguesia melgacense. // Faleceu no lugar de Cavaleiros a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 74, de 9/11/1913). // Com geração.  

 

ALVES, Rosa. Filha de António Joaquim Alves e de Ludovina Domingues, lavradores, da Cabana, Rouças. N.p. de Joaquim António Alves e de Ana Joaquina Alves; n.m. de Manuel José Domingues e de Maria Pires. Nasceu a 4/3/1882 e foi batizada a 7 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim António Alves, casado, e Rosa Araújo, solteira, lavradores, de Rouças. // Saiu de Melgaço ainda nova. // Casou na Conservatória do Registo Civil de Melgaço com Manuel Pires Fraga, a 27/7/1912. // Faleceu em Serpa a 11/1/1971. // Com geração.

 

ALVES, Rosa. Filha de Carlos Alves e de Ludovina Gonçalves, lavradores, de Cristóval, residentes em Mijanços, Rouças. N.p. de Maria José Alves; n.m. de Domingos Gonçalves e de Maria Luísa Fernandes. Nasceu a 11/4/1887 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Madrinha: Clara Domingues, solteira, criada de servir na Casa da Corga, Rouças. // Faleceu na sua terra natal, Rouças, a 14/11/1958.

 

ALVES, Rosa. Filha de ------------------ Alves e de ------------------------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Em 1913 morava no lugar da Eira, Rouças; nesse ano deu à luz um nado-morto (Correio de Melgaço n.º 80, de 21/12/1913).

 

ALVES, Rosa. Filha de Manuel Alves e de Maria Domingues, lavradores, roucenses, rsidentes no lugar da Cabana. Neta paterna de José Maria Alves e de Rosa Maria Vaz; neta materna de António Domingues e de Maria Gomes. Nasceu em Rouças a 26/12/1906 e foi batizada na igreja católica a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Rodrigues, casado, lavrador, do lugar da Verdade, e Maria Alves, solteira, camponesa, do lugar da Cabana. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 4/8/1992. 

 

ALVES, Rosa. Filha de José Joaquim Alves, lavrador, natural de Fiães, e de Maria Angelina Fernandes, lavradeira, natural de Rouças, moradores no lugar do Crasto. Neto paterno de Manuel Bento Alves e de Maria Luísa Domingues; neta materna de José Maria Fernandes e de Maria Teresa da Neiva. Nasceu em Rouças a 5/5/1908 e foi batizada na igreja a 10 desse mês e ano. Padrinhos: o padre Manuel Bento Gomes, pároco de Rouças, e Rosa Gomes Viana, casada, proprietária, natural de Cristóval. // Casou na CRCM a 2/2/1929 com Francisco Manuel Alves, filho de Manuel José Alves e de Teresa de Jesus Domingues, natural de São Paio. // Enviuvou a 8/10/1987. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 5/7/1989.  

 

ALVES, Rosa Maria. Filha de Joaquim António Alves e de Ana Joaquina Fernandes, lavradores, de Cabreiros, Rouças. N.p. de António Joaquim Alves e de Maria Bernarda Alves; n.m. de José Joaquim Alves e de Caetana Gertrudes Domingues. Nasceu a 9/10/1887 e foi batizada a 12 desse mês e ano. Madrinha: a avó materna, de Cabreiros. // Faleceu em Rouças a 15/2/1967.

 

ALVES, Teresa. Filha de António Alves e de Sancha Pires. // Lavradeira. // Faleceu no lugar da Cela a 15/5/1877, com todos os sacramentos, com 62 anos de idade, no estado de viúva de António de Araújo, com testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja. 

 

ALVES, Teresa. Filha de Maria Alves, solteira, jornaleira, roucense, moradora no lugar da Pombeira. Neta materna de Teresa Caetana Alves. Nasceu na freguesia de Rouças a 8/3/1902 e foi batizada na igreja católica a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Narciso Rodrigues, casado, lavrador, do lugar de Surribas, e a avó materna da batizanda. // Faleceu a 27/11/1904 e foi sepultada no cemitério.  

 

ALVES, Teresa. Filha de Justino Alves, lavrador, natural de São Paio, e de Angelina Pires, lavradeira, natural de Rouças, moradores no lugar de Requeijo. Neta paterna de José Maria Alves e de Clara Rosa Gomes; neta materna de Constantino Pires e de Maria Caetana de Castro. Nasceu em Rouças a 25 de Maio de 1910 e foi batizada na igreja a 3 de Junho desse ano. Padrinhos: Manuel Alves, solteiro, camponês, do lugar da Igreja, Rouças, e Preciosa da Pureza Alves, solteira, camponesa, do lugar do Pombal, freguesia de São Paio. // Casou na CRCM a 11/5/1934 com Manuel José Alves. // Faleceu na freguesia de São Paio, Melgaço, a 27/4/1968.   

 

ALVES, Teresa Caetana (Rebela). Filha de Manuel António Alves e de Margarida Rosa Fernandes. Nasceu em Rouças a --/--/1851. // Faleceu no lugar de Vinha de Cima a 24/4/1941, com 90 anos de idade. // Com geração.

 

ALVES, Teresa de Jesus. Filha de Manuel Caetano Alves e de Joaquina Rosa Cardoso, lavradores, residentes no lugar do Cerdedo, Rouças. Nasceu na freguesia de Rouças entre 1845 e 1848. // Lavradeira. // Casou na igreja de São Paio a 26/7/1879, com Luís António, solteiro, de 37 anos de idade, lavrador, filho de António José Vergara e de Joana Luísa Vaz, lavradores, da Devesa, São Paio. // Faleceu a 13/10/1906, no lugar da Deveza, freguesia de São Paio, com todos os sacramentos, com 61 anos de idade, no estado de viúva, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério de São Paio.  

 

ALVES, Teresa Maria. Filha de Tiago Alves e de Maria Manuela Alves. // Lavradeira. // Faleceu no lugar e Quinta do Fecho a 18/12/1873, com todos os sacramentos da igreja católica, com 75 anos de idade, casada com Manuel António de Freitas, natural e moradora no lugar de Surribas, com testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja. 

 

ALVES, Tito José. Filho do Dr. Manuel José Alves (juiz de Cavaleiros) e de Serafina Silvina da Silva. Neto paterno de Manuel Bernardo Alves e de Rosa Afonso; neto materno de ----------------- Silva e de --------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // A 8 de Julho de 1916 fez exame do 1.º grau (3.ª classe) na escola Conde de Ferreira, Vila, obtendo a calssificação de «ótimo»; tinha por professor Rodolfo Augusto Esteves. // A 10/8/1917 fez exame do 2.º grau e foi aprovado (JM 1170). // Ao contrário de seu pai, não seguiu estudos, tornando-se agricultor –> tinha uma quinta no lugar das Adegas. // No “Notícias de Melgaço” n.º 377, de 21/11/1937, escreveu-se: «Pelo Tribunal: no dia 12/11/1937 em processo de querela pelo crime de estrupo na pessoa da menor Brazelina Domingues respondeu, à revelia, Tito Alves, proprietário, do lugar da Quinta, Rouças, sendo condenado na pena de seis meses de prisão correccional, 3.000$00 de indemnização à ofendida, 1.250$00 de imposto de justiça, e 500$00 de procuradoria à parte acusadora, ficando contudo a pena de prisão suspensa por dois anos com a condição de ser paga à ofendida a indemnização arbitrada. Foi advogado de acusação o Dr. Artur Anselmo e de defesa o Dr. António Araújo. A sentença foi muito bem recebida.» // Comentários, para quê? Estraga a vida a uma adolescente, e com 4.750$00 pode circular pelas ruas como qualquer cidadão honesto! Se a rapariga fosse filha de um daqueles advogados como seria?! (ver Brazelina Domingues). // Ficou famosa a jeropiga feita pelo Tito.   

 

ALVES, Umbelina Maria. Filha de João Alves e de Ana Maria Gomes. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Cavaleiros repentinamente, sem sacramentos, a 15/1/1863, com 100 anos de idade, viúva de António Rodrigues Pereira, com testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja.

 

ALVES, Vasco Joaquim. Filho de António Joaquim Alves e de Dalila Gonçalves Pereira. Nasceu em Rouças a --/--/1938 (NM 383).

 

ALVES, Venâncio. Filho de Maria Teresa Alves, solteira, camponesa, roucense, moradora no lugar da Picota. Neto materno de Manuel Alves e de Ludovina Fernandes. Nasceu em Rouças a 22/3/1903 e foi batizado na igreja a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Durães, solteiro, camponês, do lugar de Oleiros, e Maria Meleiro, viúva, do lugar dos Casais, Cristóval. // Morreu a 25/4/1903.  

 

ALVES, Vicente. // Nasceu por volta de 1861. // Morreu no lugar de Corçães, Rouças, a --/--/1931, com 70 anos de idade (NM 105, de 19/4/1931).

 

ALVES, Vítor. Filho de José Joaquim Alves e de Maria Angelina Fernandes. Nasceu em Crasto, Rouças, a 15/10/1920. // Em Julho de 1932 fez exame do 2.º grau, 4.ª classe, ficando aprovado (NM 158, de 24/7/1932). // Na sua juventude foi catequista. // Casou com Maria das Dores Pereira. // A sua esposa faleceu a 30/10/1994. // Ele finou-se a 17/11/1998, quando ia a caminho do hospital de Viana do Castelo. // O casal não tinha descendência. // Irmão de Alcindo, residente em Chaviães, de Henrique, Arlindo, residente em Ovar, e de Rodolfo, a residir em Rouças.  

 

ALVES, Vitorino. Filho de Manuel Caetano Alves e de Rosa Joaquina Vaz, rurais, moradores em Oleiros. N.p. de Caetano José Alves e de Joana Monteiro, do dito lugar; n.m. de Manuel José Vaz e de Maria Josefa Rodrigues, do Regueiro, São Paio. Nasceu em Rouças a 16/5/1856 e foi batizado a 18 desse mês e ano. Padrinhos: José Rodrigues Cardoso e sua esposa, Antónia Narcisa, do Rio do Porto, SMP. // Morreu no lugar de Oleiros, Rouças, a 16/9/1885, apenas com os sacramentos da confissão e da extrema-unção, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no cemitério da freguesia.

 

ALVES, Vitorino. Filho de Manuel António Alves, de Fiães, e de Maria Teresa Alves, de Rouças, lavradores, residentes em Mijanços. N.p. de Francisco Alves e de Teresa Fernandes, de Candosa, Fiães; n.m. de Maria Ventura Alves, solteira, de Rouças. Nasceu a 9/3/1863 e foi batizado a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Vitorino Rodrigues e sua esposa, Francisca Rosa de Caldas, rurais, de Oleiros.

 

ALVES, Vitorino. Filho de Carlos Alves e de Ludovina Rosa Gonçalves, lavradores, residentes em Mijanços, Rouças. N.p. de Maria Alves, solteira, lavradora, de Rouças; n.m. de Domingos Gonçalves e de Maria Luísa Fernandes, lavradores, de SMP. Nasceu a 4/7/1892 e foi batizado a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Vitorino Gonçalves, solteiro, lavrador, de Oleiros, e Clara Domingues, solteira, criada de servir na Casa da Corga, Rouças. // Faleceu em Rouças a 5/1/1973. // Nota: este senhor, ou o de baixo, em 1913 apresentou-se em Infantaria 3, Valença, a fim de cumprir o serviço militar (Correio de Melgaço n.º 45, de 13/4/1913). 

 

ALVES, Vitorino. Filho de Joaquim António Alves e de Ana Joaquina Fernandes, lavradores, de Cabreiros, Rouças. Neto paterno de António Joaquim Alves e de Maria Bernarda; neto materno de José Joaquim Fernandes e de Caetana Gertrudes Domingues. Nasceu a 7/2/1893 e foi batizado a 9 desse mês e ano. Padrinho: Manuel José Esteves, casado, lavrador, residente em Paçô, Rouças. // Casou com Augusta dos Reis de Sousa, na CRCM, a 31/8/1929 (NM 28, de 1/9/1929). // Ambos os cônjuges faleceram em Rouças: a sua esposa a 21/9/1955 e ele a 3/11/1980.

 

ALVES, Vitorino José. Filho de ---------- Alves e de -----------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Casou a --/--/1915 com Isabel Esteves (Correio de Melgaço n.º 153, de 20/6/1915).  // Sem mais notícias. // continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário