quarta-feira, 22 de agosto de 2018

DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO DE MELGAÇO
 
Por Joaquim A. Rocha




desenho de Rui Nunes



Afogados
 
     Morrer… todos têm de morrer, não há excepções (a não ser para os deuses, mas esses são fruto da nossa imaginação, apenas existem no nosso cérebro); porém, morrer afogado deve ser das piores coisas que acontecem ao ser humano, e nalguns casos não há como evitá-lo. Dir-me-ão: e morrer queimado, numa explosão, uma queda de avião, etc.? O ideal seria não existir essa senhora da gadanha, que nos ceifa a vida como se fosse centeio.


// DOMINGUES, Manuel. Filho de Rosa Domingues, solteira, do lugar de Ponte do Barreiro. // Faleceu menor de quinze anos de idade, a 15/7/1858, afogado no rio chamado de São Brás (Castro Laboreiro?), e foi sepultado na igreja paroquial.

     // RIBEIRA, António. Filho de Gregório da Ribeira, natural de Chaviães, e de Maria Benta Esteves, natural de Paços. Neto paterno de Domingos da Ribeira e de Constança Gomes; neto materno de Manuel António Esteves e de Maria Gertrudes. Nasceu por volta de 1840. // Morreu no estado de solteiro, afogado no rio Minho, quando ia armar a pesqueira “Funtão”, nos limites de Chaviães, a 13 de Junho de 1860, às oito horas da manhã. // Tinha apenas vinte anos de idade e era lavrador. // Passados alguns dias apareceu o seu corpo, nos limites da freguesia de Prado, onde foi sepultado.

OLIVEIRA, Maria Rosa. Filha de Inácio João de Oliveira e de Ana Soares Lourenço, lavradores. Neta paterna de Manuel de Oliveira e de Maria Domingues (Maria da Ribeira); neta materna de João Lourenço e de Ana Soares, todos da Carpinteira. Nasceu em São Paio a 31/8/1798 e foi batizada a 1/9/1798. Padrinhos: José Meleiro e sua mulher Ana Soares, da Carpinteira. // Casou com José Joaquim, filho de Marcelino Pedro Domingues e de Ana Pires, do lugar de Aldeia, Rouças. // Faleceu na Carpinteira, a 22/4/1861, sem sacramentos, por se afogar repentinamente, estando alienada do juízo. Foi sepultada na igreja no dia seguinte. Não fizera testamento e deixou quatro filhos.  


Sem comentários:

Enviar um comentário