domingo, 19 de agosto de 2018

DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO DE MELGAÇO
 
Por Joaquim A. Rocha





CRIMES
 
 
     Quem ler a bíblia dos cristãos verifica que logo nas primeiras páginas Caim assassina o seu irmão Abel. David manda matar um dos seus generais a fim de lhe ficar com a esposa. Sansão mata centenas ou milhares de filisteus. No novo testamento, os crimes continuam. Os romanos matam um judeu chamado Jesus, juntamente com dois ladrões. Então pergunto eu: será que os seres humanos apareceram no planeta terra para destruir tudo à sua volta, inclusive os seus semelhantes? Esta pergunta jamais terá resposta, porque os seres humanos são bons, maus, e assim-assim. Depende da situação, do momento, até do humor. Na guerra todos somos assassinos: uns matam por prazer, outros por obrigação.     


(1879) - CASTANHEIRA, Luís Manuel. Filho de Feliciano José Castanheira, sapateiro, natural da Vila de Melgaço, e de Anastácia Rodrigues, lavradeira, natural de Penso. Neto paterno de Maria Josefa Castanheira; neto materno de João Manuel Rodrigues e de Maria José Gomes. Nasceu na freguesia de Penso por volta de 1854. // Jornaleiro. // Morreu em Mós, a 4/8/1879, com apenas 25 anos de idade, solteiro, «ferido por um tiro de pistola», e foi sepultado na igreja de Penso. // Morava no lugar da Gaia.  
 

(1887) - ABREU, Gaspar Esteves. // Nasceu por volta de 1852. // Morou na Rua de Baixo do Rio do Porto, SMP. // Alfaiate. // Tinha 35 anos de idade, era solteiro, quando foi assassinado, em lugar incerto, a 31/7/1887, aparecendo estrangulado e esfaqueado nos limites da freguesia de Remoães. Sepultaram-no no sítio onde apareceu.  
 

(1889) - MELÃO, Aurélio. // Espanhol. // Apareceu morto a 15 de Junho de 1889, no sítio chamado o Coto do Azedo, limites de Cristóval; fora abatido a tiro. // No dia seguinte foi sepultado junto à capela do Senhor dos Passos, na freguesia de Cristóval.
 

(1892) - MARQUES, Caetano. // Nasceu na freguesia de Remoães. // «Foi assassinado, julga-se, por dois indivíduos que o assaltaram na estrada real, produzindo-lhe a morte por sufocação. A opinião pública aponta-os, e a justiça procede nas devidas averiguações», assim se pode ler no jornal “Valenciano” n.º 1226, de 21/2/1892. 



Sem comentários:

Enviar um comentário