sexta-feira, 7 de abril de 2023

SONETOS DO SOL E DA LUA

Por Joaquim A. Rocha


 // continuação de 14/02/2023...


SEGREDOS OCULTOS

(141)

 

Escarafunchei a minha memória,

Em busca de segredos escondidos,

De momentos há muito ali esquecidos,

Coisas de nada, sem fama e sem glória.

 

Pouco reencontrei, nenhuma história,

Somente antigos álbuns perdidos,

Cartas de amor, beijos imerecidos,

Traições, ódio, promessas, vanglória. 

 

Não vale a pena escavar o passado,

Querer voltar ao ponto de partida,

Ressurgir o senil esquecimento…

 

Já não vislumbro o alvo procurado,

Vagueando pelas margens da vida,

Esmagando as pedras do tormento.

 

 

 PERDIDO EM MIM

(142)

 

Corro em busca de coisa nenhuma,

Sabendo que não a vou encontrar;

Então porque a estou a procurar,

Rastejando na noite como o puma?

 

Tudo de mim foge, tudo se esfuma,

O quente sol, o noturno luar,

Até a sombra de um casto olhar,

Tudo se esvai como a frágil espuma!

 

Mesmo assim eu continuo, insisto,

Nessa procura incessante, sem fim;

Ninguém me convence, não desisto.

 

Sou como Ulisses, fui sempre assim…

Em coisas sem valor, aposto, invisto,

Fujo do equilíbrio, fujo de mim.


// continua...













































Sem comentários:

Enviar um comentário