quarta-feira, 12 de abril de 2023

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

Freguesia da Gave

Por Joaquim A. Rocha  



// continuação de 14/12/2022.


GREGÓRIO

 

GREGÓRIO, Abílio. Filho de Rosa Gregório, solteira, lavradora, residente no lugar do Val. Neto materno de António Joaquim Gregório e de Maria Luísa Domingues. Nasceu na Gave a 1/9/1900 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Pedro Manuel Gregório, casado, e sua filha Ana Gregório, solteira, camponesa.     

 

GREGÓRIO, Agostinho. Filho de António Gregório e de Constância de Jesus Gregório, lavradores, residentes no lugar dos Coelhos. Neto paterno de Bento Manuel Gregório e de Maria Luísa Esteves, do lugar da Lage; neto materno de Rosendo Gregório e de Maria Luísa Rodrigues, do lugar dos Coelhos. Nasceu na freguesia da Gave a 9 de Junho de 1874 e no dia seguinte foi batizado na igreja católica local. Padrinhos: Manuel Gregório e Maria Gregório, solteiros, tios paternos do batizando, do dito lugar da Lage, todos rurais. // Faleceu no lugar dos Coelhos a 18/1/1875, e foi sepultado na igreja.

 

GREGÓRIO, Agostinho Manuel. Filho de Justino Gregório (*) e de Diamantina Rodrigues. Nasceu na Gave a --/--/19--. // Casou na igreja do convento de Fiães a --/--/1992 com Ana Maria, fenalense, residente na sua freguesia de nascimento, filha de Manuel Rodrigues e de Judite Esteves. Padrinhos do noivo: Manuel Pereira e sua esposa, Maria de Fátima. Padrinhos da noiva: Aurélio Augusto Gonçalves e Maria Fernandes Gonçalves. // (A Voz de Melgaço n.º 956, de 1/2/1992). /// (*) Justino Gregório já tinha falecido aquando do casamento do filho.      

 

GREGÓRIO, Albertino. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1484, de 8/9/1963: «Na paroquial desta freguesia foi há dias batizado o menino Albertino Gregório, filho do senhor Justino Gregório e da senhora Diamantina Rodrigues

 

GREGÓRIO, Amadeu. Filho de Carolina Gregório. Nasceu na freguesia da Gave a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 228, de 10/12/1916). 

 

GREGÓRIO, Ana Joaquina. Filha de Pedro Manuel Gregório e de Maria Rosa Duque, lavradores, residentes no lugar dos Chãos. Neta paterna de Manuel Luís Gregório e de Ana Maria Gregório, de São Cosme; neta materna de Manuel Luís Duque e de Engrácia Rosa Pires, dos Chãos, todos lavradores. Nasceu a 6/2/1866 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: os avós maternos. // Faleceu no sobredito lugar dos Chãos, Gave, a --/--/1934, com 68 anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 235, de 10/6/1934).  

 

GREGÓRIO, Ana Maria. Filha de António Gregório e de Maria Duque, lavradores. // Faleceu no lugar dos Chãos, Gave, a 17/5/1875, com 46 anos de idade, casada com Manuel Ventura Alves, e foi sepultada na igreja paroquial. // Com geração.

 

GREGÓRIO, António. Filho de Bento José Gregório e de Maria Luísa Esteves, lavradores, do lugar da Lage. Nasceu na Gave por volta de 1843. // Tinha 30 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava no dito lugar, quando casou na igreja paroquial a 11/6/1873 com a sua conterrânea Constância de Jesus Gregório, de 25 anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar dos Coelhos, filha de Rosendo Gregório e de Maria Luísa Rodrigues, rurais. // Enviuvou em 1874. // Casou em segundas núpcias, a 30/6/1885, com a sua conterrânea Maria Joaquina de Araújo, de 24 anos de idade, solteira, camponesa, filha de Francisco de Araújo e de Rosa Maria Domingues, do lugar do Lameiro.  

 

GREGÓRIO, António. Filho de Manuel Joaquim Gregório e de Maria Joaquina Caldas, residentes no lugar da Igreja. Neto paterno de Joaquina Gregório, solteira; neto materno de Francisco Manuel de Caldas e de Ana Maria Cerqueira, todos lavradores. Nasceu na Gave a 1/2/1874 e foi batizado na igreja católica local dois dias depois. Padrinhos: António Joaquim Gregório, mestre carpinteiro, e Maria Joaquina Gregório, criada de servir na Vila de Melgaço, ambos solteiros, do lugar da Igreja, Gave. 

 

GREGÓRIO, António. Filho de ------------ Gregório e de ----------------------------. Nasceu a --/--/19--. // A 14/7/1913 fez exame do 1.º grau, obtendo a classificação de «bom». 

 

GREGÓRIO, António Joaquim. Filho de Manuel Luís Gregório e de Ana Maria Gregório, lavradores, residentes em São Cosme. Neto paterno de Manuel Luís Gregório e de Maria Luísa Lourenço; neto materno de António José Gregório e de Maria Alves. // Tinha 31 anos de idade quando casou na igreja da sua terra, Gave, a 15/8/1860, com Luísa, de 25 anos de idade, solteira, gaviense, filha de Manuel José Domingues e de Florinda Rosa Domingues, lavradores, residentes no Val, neta paterna de Manuel António Domingues e de Maria Luísa Alves, e neta materna de Manuel José Domingues e de Maria Isabel Afonso. // Testemunhas do ato religioso: JMM, solteiro, negociante, morador em Ferrão, e Francisco António Val, casado, escrivão, morador no lugar da Igreja. 

 

GREGÓRIO, António Joaquim. Filho de Luísa Gregório. Nasceu na freguesia da Gave por volta de 1851. // Tinha 26 anos de idade, era solteiro, carpinteiro, morava no lugar de Crastos, Paderne, quando casou nessa freguesia, na igreja do mosteiro, a 14/6/1877, com Constança Gonçalves, de vinte anos de idade, solteira, tecedeira, natural de Paderne, residente no lugar da Costa dos Moinhos, filha de João Manuel Gonçalves e de Maria Rosa Rodrigues, jornaleiros, padernenses. Testemunhas: Manuel António de Sousa, casado, e Manuel Francisco Rodrigues, solteiro, lavradores, ambos do lugar do Convento, Paderne. // A sua esposa faleceu em Paderne a 3/1/1899. // Com geração (ver em Paderne). Nota: parece ser o senhor que morreu no lugar dos Moinhos, Paderne, a --/--/1931, com 78 anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 98, de 22/2/1931).

 

GREGÓRIO, António Joaquim. Filho de Pedro Manuel Gregório e de Maria Rosa Duque, lavradores, residentes no lugar dos Chãos. Neto paterno de Manuel Luís Gregório e de Ana Maria Gregório, do lugar de São Cosme; neto materno de Manuel Luís Duque e de Engrácia Rosa Pires, do lugar dos Chãos, todos rurais. Nasceu na Gave a 6/12/1871 e foi batizado na igreja católica local nesse mesmo dia, mês e ano. // Faleceu no dito lugar dos Chãos, freguesia da Gave, a 3/5/1883, com apenas onze anos de idade, e foi sepultado na igreja paroquial.

 

GREGÓRIO, Armindo. Filho de --------- Gregório e de ------------------------------. Nasceu na Gave a --/--/19--. // Em 1997 estava solteiro, era maior, e residia no lugar de Coelhos, Gave. // (VM 1081).

 

GREGÓRIO, Augusto. Filho de Serafim Gregório e de Esperança Fernandes. Nasceu na Gave a --/--/1931 (NM 131, de 22/11/1931).

 

GREGÓRIO, Augusto Manuel. Filho de Salvador Gregório e de Maria Esteves. // Foi batizado na igreja paroquial a 21/9/1963 (NM 1486, de 29/9/1963).

 

GREGÓRIO, Bento José. Filho de António Gregório e de Maria Alves, lavradores, de São Cosme. // Faleceu na Lage a 17/6/1878, com 68 anos de idade, no estado de viúvo de Maria Luísa Esteves, e foi sepultado na igreja. // Com geração.

 

GREGÓRIO, Camila Rosa. Filha de Francisco Manuel Gregório e de Maria Josefa Afonso, lavradores, naturais da freguesia da Gave. Nasceu nesta freguesia da Gave por volta de 1848. // Lavradeira. // Faleceu na Rua de Baixo, Vila de Melgaço, a 2/3/1891, com 43 anos de idade, no estado de casada com Luís da Purificação, nascido na Vila a 23/2/1851, filho de Carlota (ou Carlota Rosa), exposta, e foi sepultada no cemitério municipal de Melgaço. // Mãe solteira de Francisco Joaquim Gregório (Gavieira), o qual casou na Vila de Melgaço com Carlota Joaquina Colmeiro, e foi pai de Jesufina Gregório, de Dúlia Gregório..., e avô de Germano Gregório, 1.º cabo do exército, que viveu em Braga muitos anos.  

 

GREGÓRIO, Carolina. Filha de António Joaquim Gregório e de Luísa Domingues, do lugar do Val. Neta paterna de Manuel Luís Gregório e de Ana Maria Gregório, de São Cosme; neta materna de Manuel José Domingues (Canal?) e de Rosa Domingues, lavradores, do lugar do Cerdeiral. Nasceu a 23/8/1864 e foi batizada nesse mesmo dia. Padrinhos: António José Domingues, casado, e Maria Joaquina Domingues, solteira, ambos do lugar de Cabenca (?), Riba de Mouro, lavradores. // Nota: parece ser a mesma senhora que em 1917, devido ao facto de os guardas-fiscais terem apreendido ovos e galinhas, que posteriormente venderam, recebeu uma esmola de 1$50 (Correio de Melgaço n.º 233, de 21/1/1917).

 

GREGÓRIO, Carolina Rosa. Filha de Manuel Joaquim Gregório e de Maria Joaquina de Caldas, lavradores, residentes no lugar da Igreja, Gave. Neta paterna de Joaquina Gregório, solteira, do dito lugar; neta materna de Francisco Manuel de Caldas e de Ana Maria Cerqueira, do lugar da Sobreira, todos rurais. Nasceu na Gave a 21/2/1868 e foi batizada na igreja católica da localidade nesse dito dia, mês e ano. Padrinhos: José Albano de Caldas, solteiro, do lugar da Sobreira, e Carolina Rodrigues, solteira, do lugar da Igreja, camponeses. // Faleceu a 3/3/1873 e foi sepultada na igreja.

 

GREGÓRIO, Carolina Rosa. Filha de Manuel Gregório e de Maria Rosa Pereira, lavradores, residentes no lugar da Lage. Neta paterna de Bento Manuel Gregório e de Maria Luísa Esteves, camponeses, moradores no dito lugar; neta materna de Manuel Pereira e de Maria Isabel Rodrigues, lavradores, residentes no lugar da Barroca. Nasceu na Gave a 30 de Julho de 1884 e foi batizada na igreja paroquial a 3 de Agosto desse dito ano. Padrinhos: Francisco Pereira, solteiro, tio materno da neófita, morador no lugar da Barroca, e Carolina Rosa Esteves, solteira, moradora no lugar da Moreira (ou Igreja). // Faleceu na sua freguesia natal a 20/8/1951.  

 

GREGÓRIO, Claudina. Filha de António Joaquim Gregório e de Luísa Domingues, lavradores, residentes no lugar do Val. Neta paterna de Manuel Luís Gregório e de Ana Maria Gregório, do lugar de São Cosme; neta materna de Manuel José Domingues (Canal) e de Maria Domingues, do lugar do Cerdeiral, todos rurais. Nasceu na Gave a 7/10/1870 e no dia seguinte foi batizada na igreja católica local. Padrinhos: Pedro Gregório e Maria Rosa Duque, casados, camponeses, do lugar dos Chãos, Gave.  

 

GREGÓRIO, Clementina. Filha de Florinda Rosa Gregório, solteira, residente no lugar da Sobreira. Neta materna de Francisco Gregório e de Maria Josefa Afonso, moradores no dito lugar. Nasceu na Gave a 21/6/1876 e foi batizada na igreja católica local nesse mesmo dia, mês e ano. Padrinhos: Manuel Alves, solteiro, e Maria Rosa Gregório, solteira, tia da neófita. // Faleceu no dito lugar da Sobreira, Gave, a 10/3/1883, com apenas seis anos de idade, e foi sepultada na igreja paroquial.

 

GREGÓRIO, Clementina. Filha de Rosa Gregório, solteira, lavradora, residente no lugar do Val. Neta materna de António Joaquim Gregório e de Maria Luísa Domingues, camponeses, moradores no dito lugar. Nasceu na Gave a 11/7/1893 e foi batizada na igreja paroquial a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Domingues, solteiro, lavrador, residente no lugar da Igreja, e Emília Afonso, solteira, camponesa, moradora no lugar do Pombal. // Faleceu no lugar da igreja, freguesia da Gave, a 9/5/1934, com 40 anos de idade (NM 232, de 13/5/1934).

 

GREGÓRIO, Constância de Jesus. Filha de Manuel Rosendo Gregório e de Maria Luísa Rodrigues, lavradores, residentes nos Coelhos. // Faleceu no dito lugar da Gave, a 15/8/1874, com 27 anos de idade, casada com António Gregório, e foi sepultada na igreja. // Com geração.

 

GREGÓRIO, Felicidade. Filha de Felismina Gregório. Nasceu na freguesia da Gave, Melgaço, a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 71, de 19/10/1913). // Sem mais notícias.

 

GREGÓRIO, Felicidade Maria. Filha de Luísa Gregório, solteira, camponesa. Neta materna de Rosa Maria Gregório. Nasceu na Gave a 5/5/1859 e foi batizada nesse mesmo dia. Padrinhos: Manuel Joaquim Gregório e Maria Rosa Gregório. // Tinha 31 anos de idade, era solteira, camponesa, morava no lugar dos Coelhos, quando casou na igreja paroquial a 20/10/1890 com Francisco Afonso, de 19 anos de idade, natural da freguesia de Parada do Monte, solteiro, residente no lugar dos Coelhos, filho de Luísa Gregório, solteira.    

 

GREGÓRIO, Filomena. Filha de António Gregório e de Maria Joaquina de Araújo, lavradores, residentes no lugar dos Coelhos. Neta paterna de Bento Manuel Gregório e de Maria Luísa Esteves; neta materna de Francisco de Araújo e de Rosa Maria Domingues, camponeses, moradores no lugar do Lameiro. Nasceu na Gave a 9/9/1887 e foi batizada na igreja paroquial a 11 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: José Fernandes, lavrador, residente no lugar dos Chãos, e Carolina Esteves, lavradeira, moradora no lugar da Igreja. // Casou na CRCM a 5/2/1914 com Justino de Carvalho. // Faleceu na Gave a 18/6/1970.

 

GREGÓRIO, Florinda Rosa. Filha de Francisco Manuel Gregório e de Maria Josefa Afonso, lavradores, gavenses (ou gavienses). Nasceu na Gave por volta de 1851. // Camponesa. // Faleceu a 2/4/1901, no lugar de Bilhões, freguesia de Rouças, com todos os sacramentos, com 50 anos de idade, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério da dita freguesia de Rouças.

 

GREGÓRIO, Francisco Joaquim (Gavieira). Filho de Camila Rosa Gregório, solteira, lavradora, residente no lugar da Sobreira, Gave. Neto materno de Francisco Manuel Gregório e de Maria Josefa Afonso. Nasceu na freguesia da Gave a 22/4/1869 e foi batizado na igreja católica local no dia seguinte. Padrinhos: Francisco Joaquim de Araújo e Rosa Maria Domingues, casados, camponeses, moradores no lugar do Lameiro. // Jornaleiro. // Foi morar para a vila, SMP, desde tenra idade. // Casou na igreja de SMP, Vila de Melgaço, a 27/4/1890, com Carlota Joaquina Colmeiro, natural dessa freguesia, da mesma idade dele, solteira, lavradora, de SMP, filha de Agostinho Colmeiro e de Maria Ludovina da Gandra. Testemunhas: Caetano Celestino de Sousa, da Vila, e Manuel de Jesus Rodrigues, solteiro, lavrador, natural de Prado. // Em 1937 recebeu a quantia de 2$50, enviada por Eusébio Pinto, residente no Bié, o que nos indica ser ele pobre (Notícias de Melgaço n.º 351). // Com geração (ver na Vila).  

 

GREGÓRIO, Francisco Manuel. Filho de António Gregório e de Isabel Pereira, moradores no lugar dos Coelhos. // Faleceu na Sobreira, a 27/1/1881, com 82 anos de idade, viúvo de Maria Josefa Afonso, e foi sepultado na igreja. // Com geração.

 

GREGÓRIO, Isabel. Filha de António Gregório e de Maria Alves, de São Cosme. // Faleceu no lugar da Igreja, Gave (onde residia), a 23/5/1871, com 70 anos de idade, lavradeira, viúva de Manuel Domingues, e foi sepultada na igreja. // Deixou três filhas. 

 

GREGÓRIO, João. Filho de Manuel Joaquim Gregório e de Maria Joaquina de Caldas, lavradores, residentes no lugar da Igreja. Neto paterno de Joaquina Gregória, solteira; neto materno de Francisco Manuel de Caldas e de Ana Maria Cerqueira. Nasceu na Gave a 20/5/1876 e foi batizado na igreja católica local a 30 desse mês e ano. Padrinhos: José Albino de Caldas, solteiro, e Maria Joaquina de Caldas, também solteira, primo e tia materna do batizando, residentes no lugar da Lage. // Faleceu no dito lugar da Igreja, Gave, a 11/6/1876, e foi sepultado na igreja paroquial.   

 

GREGÓRIO, João António. Filho de Bento José Gregório e de Maria Rosa Domingues, lavradores, gavienses. Nasceu na Gave por volta de 1812. // Rural. // Faleceu na sua casa, sita no lugar de Pomar, Penso, a 13/9/1878, com cerca de 66 anos de idade, casado com Maria Caetana da Veiga, e foi sepultado na igreja de Penso. // Não deixou filhos.

 

GREGÓRIO, João Francisco. Filho de Maria Quitéria Gregório, jornaleira. Nasceu na freguesia da Gave por volta de 1832. // Alfaiate. // Casou na igreja da sua terra, Gave, a 3/7/1856, com Mariana Pires, filha de Custódio Pires e de Maria Luísa Vieites, natural do lugar do Coto Santo, Parada do Monte. Presidiu à cerimónia o padre Luís Manuel Dias Monteiro. Testemunhas do ato religioso: Manuel Marques e Constantino Enes (?). // Morreu no lugar de Tabulado, freguesia de Parada do Monte, a 6/1/1907, com 75 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de viúvo de Mariana Pires, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja paroquial daquela freguesia de Melgaço. 

 

GREGÓRIO, Joaquina. Filha de António Joaquim Gregório e de Luísa Domingues, residentes no lugar do Val. Neta paterna de Manuel Luís Gregório e de Ana Maria Gregório, do lugar de São Cosme; neta materna de Manuel José Domingues “Canal” e de Rosa Domingues, do lugar de Cerdeiral. Nasceu na Gave a 30/7/1877 e foi batizada na igreja católica local nesse mesmo dia, mês e ano. Padrinhos: Manuel José Gregório e sua mulher, Maria Rosa Domingues, do lugar dos Cófaros, todos lavradores. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 26/3/1951.  

 

GREGÓRIO, José. Filho de Maria Rosa Gregório, solteira, camponesa, do lugar da Sobreira. Neto materno de Maria Luísa Gregório, solteira, lavradora, residente no lugar da Igreja. Nasceu na Gave a 23/9/1866 e foi batizado na igreja paroquial no dia seguinte. Padrinhos: José Domingues e Maria Rosa Esteves, solteiros, lavradores, residentes no dito lugar da Igreja. // Era solteiro, jornaleiro, morava na freguesia de Remoães, quando casou na igreja do mosteiro de Paderne a 18/4/1897 com Maria da Glória Pires, de 27 anos de idade, solteira, doméstica, natural de Alvaredo, residente em Paderne, no lugar de Golães, filha de Francisco António Pires, jornaleiro, e de Miquelina Mendes, doméstica, naturais da freguesia de São Martinho de Alvaredo. Testemunhas presentes: António Joaquim Gregório, casado, carpinteiro de profissão, morador no lugar da Costa, e José Manuel Fernandes, solteiro, criado de servir, morador no lugar da Igreja, ambos os lugares da freguesia de Paderne. // Com geração (ver em Paderne).    

 

GREGÓRIO, José. Filho de Manuel Joaquim Gregório e de Maria Joaquina de Caldas, lavradores, residentes no lugar da Igreja. Neto paterno de Joaquina Gregório, solteira, do dito lugar; neta materna de Francisco Manuel de Caldas e de Ana Maria Cerqueira, do lugar da Sobreira, todos rurais. Nasceu na Gave a 31/12/1870 e foi batizada na igreja católica local nesse mesmo dia, mês e ano. Padrinhos: José Albano de Caldas, solteiro, e Maria Joaquina de Caldas, solteira, ambos do lugar da Lage, camponeses.

 

GREGÓRIO, José. Filho de Pedro Manuel Gregório e de Maria Rosa Duque, residentes no lugar dos Chãos. Neto paterno de Manuel Luís Gregório e de Ana Maria Gregório, do lugar de São Cosme; neto materno de Manuel Luís Duque e de Engrácia Rosa Pires, do lugar dos Chãos. Nasceu na Gave a 11/9/1875 e no dia seguinte foi batizado na igreja católica local. Padrinhos: José Gregório e sua mulher, Maria Domingues, tios paternos do batizando, do lugar dos Cófaros. // Faleceu no lugar dos Chãos, Gave, a 12/12/1937. 

 

GREGÓRIO, José Cândido. Filho de Manuel António Gregório e de Maria Luísa Duque, lavradores, residentes nos Chãos. Neto paterno de Maria Luísa Gregório; neto materno de Manuel José Duque e de Rosa Maria Gonçalves. Nasceu a --/7/1860 e foi batizado a 28/7/1860. Padrinhos: José Gregório, solteiro, lavrador, residente na Sobreira, e Maria Alves, solteira. (Era o primeiro filho do casal).

 

GREGÓRIO, José Cândido. Filho de Maria Joaquina Gregório, solteira, moradora em Suadro. Neto materno de Joaquina Rosa Gregório, solteira, moradora no lugar dos Coelhos. Nasceu na Gave a 15/12/1880 e foi batizado na igreja católica local no mesmo dia, mês e ano. Padrinhos: José Cândido Gregório, solteiro, lavrador, residente no lugar da Igreja, e Maria Gregório, solteira, moradora no lugar dos Coelhos. // Faleceu no lugar do Suadro, (junto à igreja), a 26/1/1881, e foi sepultado na igreja paroquial. 

 

GREGÓRIO, José Luís. Filho de Manuel Luís Gregório e de Maria Luísa Lourenço, gavienses. Nasceu na Gave por volta de 1800. // Camponês. // Faleceu a 24/3/1870, no lugar de Cousso, onde morava desde o casamento, com todos os sacramentos da igreja católica, com 70 anos de idade, casado com Maria Joaquina Enes, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja paroquial da freguesia de Cousso. 

 

GREGÓRIO, Justino. Filho de Rosa da Conceição Gregório. Nasceu na Gave a --/--/1931 (Notícias de Melgaço n.º 128, de 25/10/1931).

 

GREGÓRIO, Luís. Filho de Maria Joaquina Gregório, solteira, moradora em Suadro (junto à igreja). Neto materno de Joaquina Rosa Gregório, solteira, residente no lugar dos Coelhos. Nasceu na Gave a 25/7/1877 e foi batizado na igreja católica local nesse mesmo dia, mês e ano. Padrinhos: Luís Manuel Esteves Codeço, casado, e sua filha, Luísa Rosa Esteves Codeço, solteira, do lugar do Val, Gave. // Morreu no dito lugar do Suadro, Gave, a 4/1/1881, com apenas três anos de idade, e foi enterrado na igreja.

 

GREGÓRIO, Luís Augusto. Filho de Manuel Gregório e de Maria Rosa Pereira, lavradores, residentes no lugar da Barroca. Neto paterno de Bento Manuel Gregório e de Maria Luísa Esteves, lavradores, residentes no lugar da Lage; neto materno de Manuel Pereira e de Maria Isabel Rodrigues, camponeses, moradores no lugar da Barroca. Nasceu na Gave a 6/3/1888 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Luís Pereira, tio materno do batizando, natural da freguesia de Cousso, e Carolina Rosa Esteves, do lugar da Igreja, freguesia da Gave.   

 

GREGÓRIO, Luísa. Filha de Rosa Maria Gregório. // Lavradeira. // Faleceu nos Coelhos, Gave, a 5/11/1877, com 43 anos de idade, solteira, e foi sepultada na igreja. // Deixou filhos.

 

GREGÓRIO, Manuel. Filho de Bento Manuel Gregório e de Maria Luísa Esteves, lavradores, residentes no lugar da Lage. Nasceu na Gave a 28 de Fevereiro de 1841. // Era solteiro, lavrador, morava no dito lugar, quando casou catolicamente a 17/6/1882 com Maria Rosa Pereira, nascida a 12 e batizada a 13/12/1843, solteira, camponesa, residente no lugar da Barroca, filha de Manuel Pereira e de Maria Isabel Rodrigues, rurais. Testemunhas presentes: António Gregório, viúvo, do lugar dos Coelhos, e Francisco José Rodrigues, solteiro, do lugar da Igreja, ambos rurais.

 

GREGÓRIO, Manuel. Filho de António Joaquim Gregório e de Luísa Domingues, residentes no lugar do Val. Neto paterno de Manuel Luís Gregório e de Ana Maria Gregório, do lugar de São Cosme; neto materno de Manuel José Domingues “Canal” e de Rosa Domingues, do lugar do Cerdeiral. Nasceu na Gave a 17/3/1880 e no dia seguinte foi batizado na igreja católica local. Padrinhos: Luís Domingues, solteiro, de São Cosme, primo do batizando, e Germana Duque, solteira, do lugar de Cófaros, todos rurais.   

 

GREGÓRIO, Manuel. Filho de Maria Gregório, lavradeira, moradora no lugar do Val. Neto materno de António Joaquim Gregório e de Maria Luísa Domingues. Nasceu na Gave a 19/9/1895 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Gregório e Joaquina Gregório, solteiros, lavradores.  

 

GREGÓRIO, Manuel. Filho de António Gregório e de Maria Joaquina de Araújo, lavradores, residentes no lugar dos Coelhos. Neto paterno de Bento Gregório e de Maria Esteves; neto materno de Francisco de Araújo e de Rosa Domingues. Nasceu na Gave a 26/9/1898 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Fernandes e sua mulher, Maria Rosa Domingues, camponeses. // Faleceu a 10/2/1902.  

 

GREGÓRIO, Manuel. Filho de ------- Gregório e de ----------------------------. Nasceu a --/--/192-. // Casou com ---------------------. // Faleceu no lugar da Costa, Gave, a --/--/1993, com 68 anos de idade, casado, sendo sepultado a 7/5/1993. // (VM 985 e VM 986).

 

GREGÓRIO, Manuel António. Filho de Maria Luísa Gregório, do lugar da Igreja. / Casou na igreja da Gave a 9/11/1857 com Maria Luísa, filha de Manuel José Duque e de Rosa Maria Gonçalves, gavienses.

 

GREGÓRIO, Manuel Joaquim. Filho de Joaquina Rosa Gregório. // Tinha 29 anos de idade, era solteiro, quando casou na igreja da sua terra, Gave, a 30/8/1863, com Maria Joaquina, de 31 anos de idade, solteira, gaviense, moradora na Sobreira, filha de Francisco Manuel de Caldas e de Ana Maria Cerqueira. Testemunhas do ato religioso: Bento Gregório e Francisco António Val, lavradores.

 

GREGÓRIO, Manuel Joaquim. Filho de Luísa Maria Gregório, solteira. Neto materno de Rosa Maria Gregório, também solteira. Nasceu a 23/6/1855 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Manuel Gonçalves, solteiro, de São Cosme, e Maria Rosa Gregório, solteira, de ao pé da Igreja. 

 

GREGÓRIO, Manuel Joaquim. Filho de Maria Rosa Gregório. Neto materno de Maria [Luísa] Gregório. Nasceu na freguesia da Gave a 11/6/1857 e foi batizado na igreja da freguesia dita nesse mesmo dia. Padrinhos: Manuel Gregório e Luísa Gregório. // Era solteiro, lavrador, morava no lugar de Crastos, freguesia de Paderne, quando casou na igreja do mosteiro a 20/5/1893 com Teresa de Jesus da Silva, de 26 anos de idade, solteira, doméstica, natural de Paderne, residente no dito lugar de Crastos, filha de Joaquim Tomás da Silva e de Maria Rita Rodrigues, agricultores, padernenses. // Testemunhas: Francisco António Rodrigues, casado, lavrador, e João de Abreu, solteiro, camponês, ambos moradores no lugar da Igreja, Paderne. // Com geração.

 

GREGÓRIO, Manuel José. Filho de Manuel José Gregório e de Isabel Rodrigues, lavradores, do Ferrão. // Faleceu nos Coelhos, Gave (onde residia), a 16/2/1871, com 78 anos de idade, lavrador, viúvo de Maria Teresa Afonso, e foi sepultado na igreja. // Deixou um filho.

 

GREGÓRIO, Manuel José. Filho de Manuel Luís Gregório e de Ana Maria Gregório. // Lavrador. // Faleceu nos Cófaros, Gave, a 16/2/1887, com 66 anos de idade, casado com Maria Rosa Domingues, e foi sepultado na igreja! // Deixou testamento.

 

GREGÓRIO, Manuel Luís. Filho de Pedro Gregório e de Maria Rosa Duque, lavradores, residentes no lugar dos Chãos. Neto paterno de Manuel Luís Gregório e de Ana Maria Gregório, do lugar de São Cosme; neto materno de Manuel Luís Duque e de Engrácia Rosa Pires, do lugar dos Chãos, todos rurais. Nasceu na Gave a 18/2/1869 e foi batizado na igreja católica local no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós maternos. // Tinha 24 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava em casa de seus pais, quando casou na igreja paroquial a 20/7/1893 com Angelina Afonso, de 18 anos de idade, solteira, filha de Manuel José Afonso e de Joaquina Domingues, camponeses, moradores no lugar da Cela, freguesia de Cousso, ele natural da freguesia de Parada do Monte e ela da freguesia de Lamas de Mouro. No ato do matrimónio declararam ao sacerdote que ambos tinham uma filha, de nome Mirandolina, batizada na igreja de Cousso a 7/2/1893. Testemunhas presentes: João Manuel Alves Moreira, casado, morador no lugar de Cófaros, e João Domingues Machado, solteiro, lavrador, residente no lugar de São Cosme.

 

GREGÓRIO, Manuel Rosendo. Filho de Manuel Gregório e de Teresa Afonso. // Lavrador. // Faleceu nos Coelhos, Gave, a 3/5/1882, com 70 anos de idade, no estado de casado com Maria Luísa Rodrigues, e foi sepultado na igreja. // Com geração.

 

GREGÓRIO, Maria. Filha de Pedro Manuel Gregório e de Maria Rosa Duque, lavradores, residentes nos Chãos. Neta paterna de Manuel Luís Gregório e de Ana Maria Gregório; neta materna de Manuel Luís Duque e de Engrácia Rosa Pires. Nasceu a 27/2/1861 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Gregório, casado, lavrador, e Engrácia Rosa Pires, casada, dos Chãos. // Faleceu na Gave a 20/7/1945.

      

GREGÓRIO, Maria. Filha de Rosa Gregório, solteira, camponesa, moradora no lugar dos Chãos. Neta materna de Pedro Manuel Gregório e de Maria Rosa Duque. Nasceu na Gave a 26/11/1904 e foi batizada na igreja paroquial a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Fernandes, casado, e Ana Gregório, solteira, lavradores. // Faleceu a 6/6/1905. // Nota: foi legitimada pelo casamento de sua mãe, efetuado a 25/6/1905, com seu pai, Manuel António Esteves Ramalheira, natural de Riba do Mouro, concelho de Monção.

 

GREGÓRIO, Maria da Conceição. Filha de Pedro Manuel Gregório e de Maria Rosa Duque, lavradores, residentes no lugar dos Chãos. Neta paterna de Manuel Luís Gregório e de Ana Maria Gregório, rurais, moradores no lugar de São Cosme; neta materna de Manuel Luís Duque e de Engrácia Rosa Pires, camponeses, residentes no lugar dos Chãos. Nasceu na Gave a 29/9/1880 e no dia seguinte foi batizada na igreja católica local. Padrinhos: José Gregório, tio paterno da neófita, rural, morador no lugar de Cófaros, e Maria Gregório, irmã da batizanda, lavradeira, do lugar dos Chãos. // NOTA: deve tratar-se da mesma senhora que faleceu no lugar dos Chãos, freguesia da Gave, a --/--/1932 (ver Notícias de Melgaço n.º 168, de 9/10/1932).

 

GREGÓRIO, Maria da Conceição. Filha de Maria Joaquina Gregório, solteira, moradora no lugar do Suadro, junto à igreja. Neta materna de Joaquina Rosa Gregório, solteira, residente no lugar dos Coelhos. Nasceu na Gave a 13/11/1883 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: José Cândido Gregório, solteiro, e Maria Duque, solteira, camponeses, moradores no lugar do Suadro, junto à igreja. // Faleceu na freguesia de São Paio a 24 de Abril de 1968.  

 

GREGÓRIO, Maria da Conceição. Filha de António Gregório e de Maria Joaquina de Araújo, lavradores, residentes no lugar dos Coelhos. Neta paterna de Bento Manuel Gregório e de Maria Luísa Esteves, camponeses, moradores no lugar da Lage; neta materna de Francisco de Araújo e de Rosa Maria Domingues, rurais, moradores no lugar do Lameiro. Nasceu na Gave a 25/3/1886 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: João Manuel Domingues e Palmira Augusta de Araújo, esta tia materna da neófita, solteiros, lavradores, residentes no lugar do Lameiro. // Faleceu no lugar da Sobreira, freguesia da Gave, a 24/5/1934, com quarenta e oito anos de idade (NM 235, de 10/6/1934).

 

GREGÓRIO, Maria da Conceição. Filha de ----------- Gregório e de --------------------------. Nasceu por volta de 1911. // Faleceu no lugar da Barroca a --/--/1912, com apenas dezoito meses de idade (Correio de Melgaço n.º 25, de 24/11/1912).

 

GREGÓRIO, Maria Emília. Filha de Manuel Joaquim Gregório e de Maria Joaquina de Caldas, camponeses, moradores no lugar da Igreja. Neta paterna de Maria Joaquina Gregório, solteira, lavradora, do dito lugar; neta materna de Francisco Manuel de Caldas e de Ana Maria Cerqueira, lavradores, da Sobreira. Nasceu a 14/2/1866 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Manuel Luís Alves, casado, e Maria Josefa Afonso, casada, lavradores, residentes na Sobreira. // Tinha 22 anos de idade, era solteira, camponesa, morava em casa de seus pais, quando casou na igreja paroquial a 8/10/1888 com Guilherme Alves, de 25 anos de idade, solteiro, lavrador, residente no lugar de Ferrão, Gave, natural da freguesia de Barbeita, concelho de Monção, filho de Joaquim Alves e de Maria Ana de Sousa, rurais. // Faleceu na Gave a 30/3/1948.

 

GREGÓRIO, Maria Luísa. Filha de Manuel Luís Gregório e de Ana Maria Gregório, lavradores, residentes que foram nos Cófaros. // Faleceu em São Cosme, a 18/1/1886, com 69 anos, viúva de João Domingues Machado, e foi sepultada na igreja! // Fizera testamento. // Trabalhava na agricultura. // Com geração.   

 

GREGÓRIO, Maria Madalena. Filha de António Joaquim Gregório e de Luísa Domingues, lavradores, residentes no lugar do Val. Neta paterna de Manuel Luís Gregório e de Ana Maria Gregório, do lugar de São Cosme; neta materna de Manuel José Domingues (Canal) e de Rosa Domingues, do lugar do Cerdeiral, todos rurais. Nasceu na Gave a 17 de Abril de 1873 e foi batizada na igreja católica local a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Gregório e Maria Rosa Domingues, casados, camponeses, do lugar de Cófaros. // Faleceu na sua freguesia natal a 17/9/1950.  

 

GREGÓRIO, Maria Quitéria. Filha de Francisco Gregório e de Rosa Maria da Rocha, lavradores. // Faleceu no lugar da Moreira (?), Gave (próximo da igreja), a 31/1/1876, com 64 anos de idade, solteira. // Fizera testamento. // Deixou filhos.   

 

GREGÓRIO, Maria Rosa. Filha de Maria Luísa Gregório, solteira, lavradora, do lugar da Igreja. Nasceu por volta de 1838. // A 22/8/1872 foi madrinha de Rosa Lina, filha de Felicidade Maria, solteira, moradora no lugar da Sobreira. // Faleceu no dito lugar da Sobreira a 25/2/1873, com 35 anos, solteira, lavradora, e foi sepultada na igreja da Gave. // Deixou dois filhos. 

 

GREGÓRIO, Maria Rosa. Filha de António Joaquim Gregório e de Luísa Domingues, lavradores, residentes no Val. Neta paterna de Manuel Luís Gregório e de Ana Maria Gregório; neta materna de Manuel José Domingues e de Florinda Rosa Domingues. Nasceu a 26/1/1862 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Manuel José Gregório, casado, lavrador, e Maria Rosa Domingues, casada, ambos moradores no sobredito lugar da Gave.

 

GREGÓRIO, Matildes. Filha de Pedro Manuel Gregório e de Maria Rosa Duque, lavradores, residentes no lugar dos Chãos. Neta paterna de Manuel Luís Gregório e de Ana Maria Gregório; neta materna de Manuel Luís Duque e de Engrácia Rosa Pires. Nasceu na Gave a 29/4/1863 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós maternos. // Tinha 29 anos de idade, era solteira, camponesa, morava no lugar dos Chãos, quando casou na igreja paroquial a 9/6/1892 com Manuel Fernandes, de 31 anos de idade, solteiro, lavrador, residente no lugar de Lijó, Riba de Mouro, onde nascera, filho de Constantino Fernandes e de Maria Neves Afonso, rurais. Testemunhas presentes: Francisco José Rodrigues, solteiro, mordomo da igreja, e Manuel Bento Afonso, solteiro, camponês, morador no lugar de Eiriz.  

 

GREGÓRIO, Pedro Manuel. Filho de Manuel Luís Gregório e de Ana Maria Gregório, de São Cosme. // Casou na igreja da Gave a 29/6/1859 com Maria Rosa, filha de Manuel Luís Duque e de Engrácia Rosa Pires, todos gavienses. Testemunha do ato religioso: João Manuel Marques. // Moraram no lugar dos Chãos. // Pai de Manuel Luís Gregório, casado com Angelina Afonso, natural de Lamas de Mouro, e avô de António, nascido em Cela, Cousso, em 1899, e falecido no Brasil, para onde emigrara, em Maio de 1970.  

 

GREGÓRIO, Rita. Filha de António Gregório e de Maria Alves. // Lavradora. // Faleceu no lugar da Igreja (ou Moreira), Gave, a 14/10/1878, com 79 anos de idade, no estado de viúva de José Domingues, e foi sepultada na igreja. // Com geração.

 

GREGÓRIO, Rosa. // Faleceu no lugar dos Coelhos a --/--/1932, com noventa e cinco anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 149, de 8/5/1932).

 

GREGÓRIO, Rosa. Filha de António Joaquim Gregório e de Luísa Domingues, lavradores, residentes no lugar do Val. Neta paterna de Manuel Luís Gregório e de Ana Maria Gregório, do lugar de São Cosme; neta materna de Manuel José Domingues “Canal” e de Rosa Domingues, do lugar de Cerdeiral, todos rurais. Nasceu na Gave a 8/12/1867 e foi batizada na igreja católica local nesse mesmo dia, mês e ano. Padrinhos: Pedro Gregório e Maria Rosa Duque, casados, camponeses, gavienses. // Nota: deve ser a mesma senhora que faleceu no lugar do Val, Gave, a --/--/1938, com 70 anos de idade (ver Notícias de Melgaço n.º 400).

 

GREGÓRIO, Rosa. Filha de Pedro Manuel Gregório e de Maria Rosa Duque, residentes no lugar dos Chãos. Neta paterna de Manuel Luís Gregório e de Ana Maria Gregório, do lugar de São Cosme; neta materna de Manuel Luís Duque e de Engrácia Rosa Pires, do lugar dos Chãos. Nasceu na Gave a 19/3/1878 e foi batizada na igreja católica local nesse mesmo dia, mês e ano. Padrinhos: José Gregório e sua mulher, Maria Domingues, tios da neófita, do lugar dos Cófaros, todos lavradores. // Tinha 27 anos de idade, era solteira, quando casou na igreja paroquial a 25/5/1905 com o seu parente Manuel António Esteves Ramalheira, de 30 anos de idade, solteiro, natural da freguesia de São Pedro de Riba do Mouro, onde morava, no lugar de Lijó, filho de Manuel Joaquim Esteves Ramalheira e de Maria Joaquina Rodrigues. No ato matrimonial apresentaram ao sacerdote uma criança do sexo feminino, por nome Maria, nascida na Gave, batizada na igreja paroquial a 28/11/1904, dizendo que era sua filha, e que a partir desse instante ficava legitimada.   

 

GREGÓRIO, Rosa da Conceição. Filha de António Gregório e de Maria Joaquina de Araújo, lavradores, residentes no lugar dos Coelhos. Neta paterna de Bento Gregório e de Maria Esteves, camponeses; neta materna de Francisco de Araújo e de Rosa Domingues, todos moradores no sobredito lugar. Nasceu na Gave a 26/5/1891 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Fernandes (Guerra) e Maria Rosa Domingues, casados, lavradores, residentes também no lugar dos Coelhos. // Faleceu na freguesia natal a 4/3/1974. // Mãe de Justino Gregório.

 

GREGÓRIO, Rosa Maria. Filha de António Gregório e de Isabel Pereira. // Faleceu nos Coelhos, Gave, a 5/2/1876, com 75 anos de idade, solteira, e foi sepultada na igreja. // Deixou filhos.

 

GREGÓRIO, Salvador. Filho de Serafim Gregório e de Esperança Fernandes. Nasceu na Gave a --/--/1938 (NM 428, de 15/1/1939). 

 

GREGÓRIO, Serafim. Filho de António Gregório e de Maria Joaquina de Araújo, lavradores, residentes no lugar dos Coelhos. Neto paterno de Bento Gregório e de Maria Esteves, camponeses, moradores no dito lugar; neto materno de Francisco de Araújo e de Rosa Domingues, rurais, domiciliados no lugar do Lameiro. Nasceu na Gave a 26 de Março de 1894 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Serafim Pereira, solteiro, lavrador, residente no lugar da Barroca, e Madalena Rosa de Araújo, solteira, tia materna do batizando. // Casou na CRCM a 11/4/1923 com Esperança Fernandes. // Faleceu na sua freguesia natal a 15/--/1943.

 

GREGÓRIO, Serafim. Filho de --------- Gregório e de --------------------------------. Nasceu a --/--/1914. // Faleceu na Gave a --/--/1914, com apenas três meses de idade (Correio de Melgaço n.º 115, de 8/9/1914).

 

GREGÓRIO, Serafim. Filho de -------- Gregório e de ---------------------------------. Nasceu a --/--/192-. // Casou com Juventina Rosa Esteves Caldas. // Em 1948 tentou emigrar clandestinamente para o estrangeiro, mas foi preso (NM 855, de 25/4/1948). // Abriu na Gave um estabelecimento, ao qual designou de “Café Encontro”. // A 17 de Novembro de 1990 deu uma queda violenta, ao cair do telhado da sua casa, seguindo logo depois para o hospital de Viana do Castelo, ficando internado durante algum tempo. // Faleceu no lugar da Lage, Gave, a 19/11/1993, com 70 anos de idade. // Pai de Fernando, de José Cristiano, de Manuel Serafim, e de Rosa Maria. // Cunhado de Agostinho Esteves Caldas. // continua...    

Sem comentários:

Enviar um comentário