segunda-feira, 6 de março de 2023

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

Freguesia de Chaviães

Por Joaquim A. Rocha 


// continuação de 7/11/2022.


ESTEVES, Bento. Nasceu no século XVIII. // Lavrador. // Casou com Francisca do Ramo, lavradeira. // Residiram em Soengas. // Com geração.

 

ESTEVES, Brízida Augusta. Filha de Manuel Maria Esteves e de Rosa Miquelina Marques, lavradores, residentes no lugar do Escuredo. Neta paterna de José Miguel Esteves e de Dolores Coutinho; neta materna de João Manuel Domingues Marques e de Plácida Antónia Alves. Nasceu em Chaviães a 2/12/1906 e foi batizada na igreja a 9 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Marques e sua mulher, Cândida Augusta Alves, rurais, do lugar da Bouça, freguesia de Chaviães. // Casou na igreja da sua freguesia a 30/1/1941 com Manuel José da Ribeira. // Faleceu a 9/1/1973, na freguesia da Vila, e foi sepultada no cemitério de Chaviães. // Na mesma campa está enterrado seu marido (1911-1974).

 

ESTEVES, Caetana Joaquina. Filha de Diogo Luís Esteves e de Maria Marcelina Gomes de Araújo, residentes no lugar de Fonte. Neta paterna de Manuel Esteves e de Maria Rosa Alves, do lugar da Igreja; neta materna de Caetano Manuel Gomes de Araújo e de Vicência Rosa de Araújo Fernandes. Nasceu em Chaviães a 28/7/1850 e foi batizada pelo padre JLBC a 30 desse mês e ano. Padrinhos: o avô materno e uma sua filha, Águeda. // Casou na igreja paroquial a 25/9/1893 com o seu parente e conterrâneo, António José Alves, de 42 anos de idade, filho de José Joaquim Alves e de Maria Teresa de Jesus Gomes Vieira. Testemunhas presentes: António Vitorino da Cunha, solteiro, professor do ensino primário, e Maria de Jesus de Magalhães, solteira, do lugar de Tapada, ambos chavianenses. // Com geração.  

 

ESTEVES, Cândida Augusta. Filha de Joaquim Esteves e de Matildes Augusta Esteves, lavradores, residentes no lugar de Bouça. Neta paterna de Inácio Esteves e de Mariana Alves; neta materna de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Joaquina de Oliveira. Nasceu em Chaviães a 20/2/1904 e foi batizada na igreja a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Marques, casado, do lugar da Bouça, e Marcelina Gomes Monteiro, viúva, do lugar da Igreja. // Casou na igreja da sua freguesia de nascimento a 26/3/1931 com Cândido Augusto da Cunha. // Enviuvou a 16/1/1983. // Faleceu em Vigo, Galiza, a 1/4/1986.  

 

ESTEVES, Cândida Augusta. Filha de Manuel Maria Esteves e de Rosa Miquelina Marques, lavradores, residentes no lugar do Escuredo. Neta paterna de José Miguel Esteves e de Dolores Coutinho; neta materna de João Manuel Domingues Marques e de Plácida Antónia Alves. Nasceu em Chaviães a 26/5/1905 e foi batizada na igreja a 4 de Junho desse ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Marques e sua mulher, Cândida Augusta Alves, rurais, do lugar da Bouça, Chaviães.

 

ESTEVES, Cândido. Filho de António Esteves e de Rosa Maria Alves, lavradores, residentes no lugar dos Cotos. Neto paterno de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Joaquina de Oliveira; neto materno de Gregório Ventura Alves e de Maria Joaquina Pinto. Nasceu em Chaviães a 16/3/1902 e foi batizado na igreja a 23 desse mês e ano. Padrinhos: António Vitorino da Cunha e sua esposa, Maria Cândida Castelo, professores do ensino primário. // Faleceu na Vila a 19/1/1992 e foi sepultado no cemitério de Chaviães. // Tio de António do Nascimento. // Nota: parece ser o senhor (embora com o nome de Cândido António Esteves), que fez exame do primeiro grau na escola Conde de Ferreira, sita na Vila de Melgaço, a 12/7/1916, obtendo um «ótimo»; tinha como professor António Vitorino da Cunha (CM 207, de 16/7/1916).

 

ESTEVES, Cândido Augusto. Filho de Manuel Maria Esteves e de Carolina Augusta Lopes, lavradores, residentes em Gondufe. N.p. de Manuel António Esteves e de Maria Caetana Durães; n.m. de Manuel José Lopes e de Maria Benedita Pereira. Nasceu em Chaviães a 6/10/1898 e foi batizado pelo padre BARP a 16 desse mês e ano. Padrinhos: António Vitorino da Cunha, casado, professor oficial, morador no lugar do Socorro, e Maria Rosa Marques, solteira, do Val, ambos de Chaviães.

 

ESTEVES, Carlos Augusto. Filho de ----------- Esteves e de -----------------------------------. Nasceu a 16 de Dezembro de 1957. // Faleceu a 8 de Agosto de 1980 e foi sepultado no cemitério da freguesia de Chaviães.

 

ESTEVES, Carlota da Conceição. Filha de Diogo Manuel Esteves e de Maria Rita Esteves, residentes no lugar do Louridal, Chaviães. Neta paterna de Romão José Esteves e de Maria Joaquina Domingues, do lugar do Outeiro; neta materna de Maurício Esteves e de Ana Joaquina Fernandes, do dito lugar do Louridal. Nasceu em Chaviães a 15/5/1838 e foi batizada pelo padre MJGB a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Manuel da Costa Pinto (escrivão judicial do Julgado) e sua irmã Josefa Antónia da Costa Pinto, de SMP. // Casou a 22/7/1863 com António Maria, lavrador, de 28 anos de idade, solteiro, de São João de Alveios, Tui, Galiza, morador na Vila de Melgaço, filho de Miguel Fernandes e de Manuela Felgueira. Testemunhas: José Cândido Gomes de Abreu, solteiro, negociante, da Vila, e Manuel José Esteves “Melgaço”, morador em Rouças. // Faleceu no lugar do Outeiro, onde moravam, a 25/8/1874. // O seu viúvo casou em segundas núpcias e finou-se no dito lugar – de apoplexia – a 22/8/1910.      

 

ESTEVES, Carlota Joaquina. Filha de Inácio Esteves e de Mariana Alves. Nasceu por volta de 1835. // Camponesa. // Faleceu a 24/10/1905, em sua casa de morada, sita no lugar da Bouça, freguesia de Chaviães, repentinamente, sem sacramentos, com setenta anos de idade, no estado de solteira, com testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério de Chaviães.

 

ESTEVES, Carlota Rosa. Filha de Inácio Diogo Esteves e de Mariana Josefa Gertrudes. N.p. de Manuel José Esteves e de Isabel Álvares; n.m. de Francisco Alves Peres e de Maria Antónia Vieites. Nasceu em Chaviães a 31/3/1833. Teve por padrinhos de batismo o padre António Francisco Simões de Araújo e Maria do Carmo, solteira, do Outeiro de Chaviães. // Faleceu solteira a 24/10/1905. // Sem geração.

 

ESTEVES, Catarina. Filha de -------------- Esteves e de --------------- Ribeiro. Nasceu (em Chaviães?) a --/--/19--. // Em 1991 era aluna da escola do ensino primário de Chaviães (A Voz de Melgaço n.º 933).  

 

ESTEVES, Clara Rosa. Filha de António José, ou António Manuel, Esteves, natural de Chaviães, e de Francisca Rosa Lopes, natural de Paços, moradores no lugar de Gondufe, freguesia de Chaviães. Neta paterna de Lourenço Esteves e de Maria Josefa Gonçalves, do dito lugar; neta materna de Manuel Luís Lopes e de Maria Rosa Pires, da Corga, Paços. Nasceu em Chaviães a 9/11/1842 e foi batizada pelo padre MJGB a 13 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Lopes e sua mulher, Clara Rosa Domingues, do lugar do Outeiro, Paços.

 

ESTEVES, Clara Rosa. Filha de Manuel António Esteves, mestre pedreiro, e de Maria Caetana Durães, doméstica, residentes no lugar de Gondufe. Neta paterna de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Josefa Pereira; neta materna de Manuel António Durães e de Francisca Rosa Esteves. Nasceu em Chaviães a 27/3/1863 e foi batizada pelo padre JLBC a 6 de Abril desse dito ano. Padrinhos: Manuel Caetano Rodrigues, solteiro, mestre-carpinteiro, morador na freguesia de Paços, e Clara Rosa Esteves, solteira, de Chaviães. // Casou na igreja local a 21/12/1910 com Joaquim Maria Lopes, seu conterrâneo, de cinquenta e um anos de idade, solteiro, lavrador. // Faleceu em Gondufe, Chaviães, a 18/4/1941.

 

ESTEVES, Clarisse Augusta. Filha de ------------- Esteves e de -------------------------------. Nasceu a --/--/192-. // Faleceu no lugar de Baralha, Chaviães, com 81 anos de idade, em Dezembro de 2008 ou em Janeiro de 2009 (VM 1305, de 1/2/2009).

 

ESTEVES, Clementina da Cruz. Filha de Joaquim Manuel Esteves e de Matildes de Jesus Esteves, lavradores, residentes no lugar de Bouça. N.p. de Maria José Esteves; n.m. de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Joaquina de Oliveira. Nasceu em Chaviães a 4/4/1909 e foi batizada na igreja a 12 desse mês e ano. Madrinha: Clementina Rosa Pinto, solteira, camponesa, do lugar dos Cotos. // Faleceu a 30/1/1996, no hospital de Viana; estava internada no Lar Pereira de Sousa. // Mãe de Elvira Augusta Esteves, emigrante em França, casada com João Ferreira Cardoso (Joni), da Vila de Melgaço, e de Alice Rosa Esteves, residente em Lisboa, viúva (em 2000), de Joaquim Almeida Santos. // Avó de Maria João Cardoso, de Isabel Cardoso, de João Cardoso, e do Dr. João Carlos dos Santos, economista (ver VM 1044).  

 

ESTEVES, Damião José. Filho de Manuel António Esteves e de Maria Rosa Alves. Nasceu em Chaviães por volta de 1814. // Lavrador. // Faleceu a 31/1/1874, em sua casa, sita no lugar da Igreja, com sessenta anos de idade, com todos os sacramentos, solteiro, com testamento, sem filhos, e foi sepultado na igreja paroquial. 

 

ESTEVES, Daniel Augusto. Filho de ------------ Esteves e de ----------------- Domingues. Nasceu em Chaviães a --/--/1967. // Faleceu, devido a um acidente, ocorrido a --/--/1994, com apenas 27 anos de idade. // Deixou pais, irmãos (A Voz de Melgaço n.º 1017).

 

ESTEVES, Darmindo. Filho de Luís Vicente Esteves e de Angelina Cândida de Castro, lavradores, residentes no lugar do Outeiro. Neto paterno de Diogo Manuel Esteves e de Maria Rita Esteves; neto materno de Albina Clara de Castro. Nasceu em Chaviães a 14/10/1901 e foi batizado na igreja a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Luís Esteves e Maria da Conceição Esteves, casados, proprietários, da Vila. // Casou a 28/5/1932, na CRCM, com Anésia Augusta, filha de José Pinto e de Rosa Cândida Fernandes. // Morreu na sua freguesia natal a 12/9/1974. // Na mesma campa foi sepultada a sua esposa, Anésia Augusta Pinto (1903-1992). // Com geração.

 

ESTEVES, Deocleciano Manuel. Filho de Clara Rosa Esteves, solteira, moradora em casa dos pais no lugar de Gondufe. Neto materno de Manuel António Esteves e de Maria Caetana Durães. Nasceu em Chaviães a 15/11/1886 e foi batizado pelo padre Bernardo António Rodrigues Passos a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Fernandes, solteiro, lavrador, e Maria José Esteves, solteira, tia do batizando.

 

ESTEVES, Deolinda de Jesus. Filha de Francisco António Esteves, natural de Chaviães, e de Ana Maria Alves, natural da Vila, jornaleiros, moradores no lugar de Gondufe. Neta paterna de Manuel António Esteves e de Maria Caetana Durães; neta materna de Florinda Rosa Durães. Nasceu em Chaviães a 4/6/1902 e foi batizada na igreja a 8 desse mês e ano. Padrinhos: José Augusto Alves, casado, lavrador, do lugar da Portela, e Deolinda de Jesus, solteira, camponesa, do lugar do Val, ambos da freguesia de Chaviães. // Faleceu a 4/1/1909, em casa de seus pais, sita no lugar de Gondufe, com apenas cinco anos de idade, e foi sepultada no cemitério local.

 

ESTEVES, Dina Maria. Filha de Miguel José Esteves, da Vila de Melgaço, e de Júlia do Nascimento Colmeiro, de Chaviães. Nasceu a --/--/1953. // Casou com Manuel de Jesus Vieira, natural de Cantanhede, salvo erro. // Faleceu muito nova, com apenas 38 anos de idade, a --/--/1991, na sua casa da Portela do Couto, Chaviães. // Mãe de Bruno, de Filipe Manuel (dono de A Tasquinha da Portela), e de Rafael. // Irmã de José Narciso (Cafetera) e de Maria de Fátima (ver A Voz de Melgaço n.º 938).    

 

ESTEVES, Diogo Luís. Filho de Manuel António Esteves e de Maria Rosa Alves. Nasceu em Chaviães por volta de 1811. // Lavrador. // Casou com Maria Marcelina de Araújo Gomes. // Faleceu a 28/11/1894, em sua casa de morada, sita no lugar da Fonte, com todos os sacramentos, com oitenta e três anos de idade, no estado de viúvo, com testamento, com filhos, e foi sepultado no adro.

 

ESTEVES, Diogo Manuel. Filho de Sebastião Esteves e de Maria Alves, lavradores. Nasceu em Chaviães por volta de 1790. // Lavrador como os pais. // Casou com Rosa Maria Gonçalves. // Faleceu a 28/7/1862, às cinco horas da manhã, na sua casa do lugar da Igreja, repentinamente, com cerca de setenta anos de idade. // Deixou mulher e filhos. // Foi sepultado na igreja de Chaviães. 

 

ESTEVES, Diogo Manuel. Filho de Romão José Esteves e de Maria Joaquina Domingues. N.p. de Manuel José Esteves e de Isabel Álvares; n.m. de Custódio Domingues e de Maria Josefa. Nasceu no lugar do Outeiro, Chaviães, a 1/2/1817. // Casou na sua freguesia a 31/5/1837, com Maria Rita Esteves, irmã do “brasileiro” Manuel José Esteves (Melgaço). Moraram no Outeiro de Chaviães, onde exerceram a atividade de lavradores. // A 12/11/1845, na igreja de SMP, ele e a esposa foram padrinhos de Maria Joaquina Aires, nascida na Vila de Melgaço dois dias antes. // Faleceu em sua casa de morada a 24/1/1875, com todos os sacramentos, com testamento, e foi sepultado na igreja; a sua viúva finou-se a 26/5/1884. // Com geração.

 

ESTEVES, Diogo Maria. Filho de Inácio Diogo Esteves e de Mariana Josefa Gertrudes. Neto paterno de Manuel José Esteves e de Isabel Álvares; neto materno de Francisco Alves Peres e de Maria Antónia Vieites. Nasceu em Chaviães a 5/4/1830 e foi batizado no dia seguinte. Madrinha: Maria Luísa, solteira, da Portela do Couto. // Lavrador. // Casou na igreja de Chaviães a 21/1/1866, com Carolina de Jesus, nascida a 11/12/1842, filha de Maria Rita Pereira, solteira, do lugar da Bouça, e neta materna de Jerónimo José Pereira e de Ana Maria de Sousa, moradores no lugar da Fonte, Chaviães. Testemunhas: Joaquim Lourenço dos Santos, viúvo, empregado da Alfândega, morador na Vila de Melgaço, e Miguel Carlos Salgado, casado, alfaiate, morador no lugar da Fonte, Chaviães. // Faleceu na sua casa de morada, sita no lugar da Bouça, a 12/2/1900, apenas ungido e absolvido, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja. // A sua viúva finou-se a 8/4/1910.  

 

ESTEVES, Domingos Afonso. Filho de Augusta Esteves. Nasceu na freguesia de Chaviães a --/--/1931 (NM 130, de 15/11/1931).

 

ESTEVES, Elvira. // Nasceu por volta de 1929. // Faleceu no lugar da Igreja, Chaviães, a --/--/2020, com 91 anos de idade (“A Voz de Melgaço” de 1/3/2020).

 

ESTEVES, Elvira Augusta. Filha de Clementina da Cruz Esteves. Nasceu em Chaviães a --/--/1945/6. // Começou a namorar, ainda muito nova, com João, filho de Raul Ferreira Cardoso e de Alzira Costa Velho, da Vila de Melgaço, nascido em 1944. // Ela foi das primeiras raparigas a vestir fato de banho e a ir para o rio Minho nadar! // Casaram na década de sessenta, e emigraram para França, onde permaneceram até à sua aposentação, já depois do ano 2000. // Moram na Rua Direita, Vila de Melgaço. // Mãe de Isabel, de João, e de Maria João, nascidos provavelmente em França. 

 

ESTEVES, Emília dos Anjos. Filha de Diogo Manuel Esteves e de Maria Rita Esteves. Neta paterna de Romão José Esteves e de Maria Joaquina Domingues; neta materna de Maurício Esteves e de Ana Joaquina Fernandes. Nasceu no lugar do Outeiro, Chaviães, a 10/9/1848 e foi batizada pelo padre JLBC dois dias depois. Padrinhos: José Bento Esteves e sua esposa, Ana Emília Coelho, tios maternos. // Faleceu no lugar onde nascera, a 12/10/1850. 

 

ESTEVES, Emília Damiana. Filha de Diogo Luís Esteves e de Maria Marcelina Araújo Gomes, residentes no lugar de Fonte. Neta paterna de Manuel António Esteves e de Maria Rosa Alves, do lugar da Igreja; neta materna de Caetano Manuel Gomes e de Vicência Rosa Araújo Fernandes, do dito lugar da Fonte. Nasceu em Chaviães a 18/2/1854 e foi batizada pelo padre JLBC no dia seguinte. Padrinhos: Damião José Esteves, solteiro, de ao pé da Igreja, e Águeda da Conceição, do lugar da Fonte, todos da freguesia de Chaviães.  

 

ESTEVES, Emília da Glória. Filha de Joaquim Manuel Esteves e de Matilde Augusta Esteves. Nasceu em Chaviães a --/--/1916 (CM 195, de 16/4/1916).

 

ESTEVES, Escolástica Maria. Filha de Sebastião Esteves e de Maria Alves. Nasceu por volta de 1786. // Faleceu no lugar da Igreja, Chaviães, a 13/3/1860, às três da manhã, no estado de viúva, com 74 anos de idade. // Fizera testamento.

 

ESTEVES, Etelvina Teresa. Filha de Luís Vicente Esteves e de Angelina Cândida de Castro, solteira, criada de servir, moradora no lugar do Outeiro. Neta paterna de Diogo Manuel Esteves e de Maria Rita Esteves; neta materna de José Martins Dias (!) e de Albina Clara de Castro. Nasceu em Chaviães a 7/3/1896 e foi batizada pelo padre BARP a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Anselmo Domingos Afonso, solteiro, morador em Soengas, e Teresa de Jesus Alves, solteira, do mesmo lugar. // Casou na CRCM a 19/4/1917 com seu primo, Manuel Maria (o Bispo), filho de Vitorino Augusto de Castro e de Maria Joaquina Meleiro, moradores no lugar da Baralha, Chaviães. // O seu marido faleceu na Vila a 2/6/1982. // Ela finou-se a 4/1/1983 na freguesia de Azurém, Guimarães. // Com geração.  

 

ESTEVES, Eugénia Adelaide S. // Nasceu por volta de 1951. // Faleceu na freguesia de Chaviães a --/--/2021, com 70 anos de idade (“A Voz de Melgaço” de 1/5/2021). 

 

ESTEVES, Fernando José. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 942, de 13/8/1950: «De visita a seus pais encontra-se entre nós, vindo de Lisboa, o senhor Fernando José Esteves

 

ESTEVES, Filomena. Filha de António Esteves e de Rosa Maria Alves. Nasceu em Chaviães a --/--/1915 (CM 134, de 26/1/1915). // Gémea de Isaura. // Faleceu no lugar do Coto com 24 horas de vida (CM 134, de 26/1/1915).

 

ESTEVES, Filomena de Jesus. Filha de Maria José Esteves, solteira, lavradora, residente no lugar de Gondufe. Neta materna de Manuel António Esteves e de Maria Caetana Durães. Nasceu na freguesia de Chaviães a 29/11/1889 e foi batizada pelo padre BARP a 8 de Dezembro desse dito ano. Padrinhos: Manuel José Pires, casado, morador no lugar de Corveira, Chaviães, e Josefa Pires, solteira, do lugar de Merelhe, Paços. // Casou com António, de 24 anos de idade, natural da Vila, filho de António Luís Lopes e de Maria Joaquina Rodrigues, na CRCM, a 1/2/1917. // Ambos os cônjuges faleceram em Chaviães: o marido a 26/8/1949 e ela a 15/12/1964.

 

ESTEVES, Filomena de Jesus. Filha de António Esteves e de Rosa Maria Alves. Nasceu em Chaviães a --/--/1916 (CM 213, de 27/8/1916).

 

ESTEVES, Filomena de Lurdes. Filha de Artur Augusto Esteves e de Leontina de Jesus Pereira, moradores no lugar de Soengas. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1529, de 11/10/1964: «Na capela de N. S. da Conceição, do lugar da Quinta, Chaviães, realizou-se no passado domingo, 4 do corrente, o enlace matrimonial (por procuração) de José Augusto, ausente em França, filho de Júlio Vicente Covelo e de Rosa Maria Domingues, do lugar de Paçô, Rouças, com Filomena de Lurdes… Findo o enlace foi servido em casa dos pais da noiva um primoroso almoço…» 

 

ESTEVES, Filomena Rita. Filha de Feliciano de Jesus Rodrigues e de Rosa Angélica, ou Angelina, Esteves, solteira. Nasceu em Chaviães a --/--/1920 (Jornal de Melgaço n.º 1300, de 8/8/1920). // Casou na igreja de SMP, Vila, a 2/11/1941, com António Domingues (Chiquera), nascido em Rouças a 13/10/1909, viúvo de Maria Joaquina Domingues, dono de uma taberna na Calçada, Vila de Melgaço. // Enviuvou a 28/12/1966. // Casou em segundas núpcias, no ano de1968, com Alberto Fernandes Martins. // Foi proprietária da dita antiga “Casa Chiquera”, sita na Calçada. // Faleceu na vila de Melgaço a 6/7/2000, com 79 anos de idade, e foi sepultada no cemitério municipal. // Era cunhada de António Fernandes Martins, Carlos F. Martins, Laurinda F. Martins, e de Manuel F. Martins. // Nota: (ver o jornal «Notícias de Melgaço» n.º 1307, de 8/2/1959). 

 

ESTEVES, Florentina de Jesus. Filha de Francisco António Esteves, carteiro rural, natural de Paderne, e de Belarmina Cândida Rodrigues, lavradeira, natural de Chaviães. Neta paterna de Camilo José Esteves e de Bárbara Albina Lourenço; neta materna de João Domingos Rodrigues e de Ana Rosa Maceira. Nasceu em Chaviães a 13/7/1905 e foi batizada na igreja a 16 desse mês e ano. Padrinhos: José Augusto Alves, casado, e Florentina de Jesus Rodrigues, solteira, tia materna da batizanda, ambos do lugar da Portela de Chaviães.    

 

ESTEVES, Florinda da Ascensão. Filha de Domingos António Esteves e de Maria Joaquina Gonçalves, moradores no lugar do Barreiro. Foi batizada na igreja de Chaviães pelo padre BARP a 14/5/1885. Padrinhos: Manuel José Esteves, casado, lavrador, e Florinda Rosa Alves, solteira. // Faleceu a 24/6/1885.    

 

ESTEVES, Francisca Rosa. Filha de Manuel José Esteves e de Maria Ventura. Nasceu por volta de 1810. // Casou com Manuel António Durães. // Faleceu a 19/3/1862, às 19 horas, na sua casa de Gondufe, Chaviães, com cerca de 50 anos de idade. // Deixou dois filhos e uma filha, já adultos.

 

ESTEVES, Francisco António. Filho de António José Esteves e de Maria Joaquina Alves, residentes no lugar de Corveira. Neto paterno de Sebastião Esteves e de Maria Domingues, do Faval, Fiães; neto materno de Manuel José Alves e de Rosa Maria Afonso, do lugar dos Lourenços, São Paio. Nasceu em Chaviães a 11/6/1846 e foi batizado pelo padre AMR no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Esteves e sua mulher, Josefa. // Lavrador. // Morreu solteiro, afogado no rio Minho, a 25/8/1871, pelo meio-dia, no sítio do açude da azenha do Portovivo, limites da freguesia de Chaviães, quando tentava atravessar o rio agarrado a um pau. Apareceu na madrugada do dia 27 e, na tarde desse dia, foi sepultado na igreja da sua freguesia natal.

 

ESTEVES, Francisco António. Filho de Diogo Manuel Esteves e de Maria Rita Esteves, moradores no lugar do Outeiro. Neto paterno de Romão José Esteves e de Maria Joaquina Domingues; neto materno de Maurício José Esteves e de Ana Joaquina Fernandes, residentes no Louridal, Chaviães. Nasceu no Outeiro, Chaviães, a 28/3/1856, e foi batizado no dia seguinte pelo padre JLBC. Padrinhos: o seu avô materno e a sua tia Carlota Esteves. // Antes de emigrar para o Brasil, trabalhou na agricultura; foi seu irmão, José de Jesus, que o levou para o Pará. // Na cidade de Belém estabeleceu-se com casa aviadora, chegando a amealhar algum capital. // Adquiriu alguma cultura literária em cursos noturnos e, no Clube Euterpe, e noutras assembleias, conviveu com pessoas letradas. // Usou bigode e mosca no lábio inferior. // Muitas vezes veio à terra natal. // Era solteiro, proprietário, morava na Vila, quando casou na igreja de SMP, a 10/1/1889, com Belarmina Cândida, da Vila de Melgaço, de vinte anos de idade, sua prima em 2.º grau, filha de Manuel José Esteves “Melgaço”, natural de Chaviães, e de Maria Rita Alves, natural da Vila, moradores na Casa de Eiró de Cima, Rouças, tendo por testemunhas João Pires Teixeira, solteiro, proprietário, da Vila, e Germano Augusto do Amaral Albuquerque, solteiro, ex-secretário da Administração do concelho de Melgaço, residente na Vila, amigos do noivo. // A sua esposa faleceu na Rua Nova de Melo a 17/10/1889 (na casa que fora comprada pelo marido ao Dr. João Luís de Sousa Palhares), em virtude de um parto mal sucedido. // Militou no Partido Regenerador e foi vereador da Câmara Municipal de Melgaço e mesário da Confraria da Misericórdia, além de juiz de paz. Também fez parte da Junta da Paróquia de SMP (era então abade da Vila o padre José Douteiro). Foi vice-cônsul de Espanha no concelho de Melgaço desde Março de 1894 (ver Jornal de Melgaço n.º 736) até ao dia da sua morte. // Depois de viúvo, Francisco António arranjou uma governanta, natural de Paderne - Teresa de Jesus, filha de Manuel Boaventura Rodrigues e de Carolina de Jesus da Costa Pinto - para cuidar do filho nascido do casamento, Augusto César, cuja biografia será tratada quando se falar da freguesia da Vila, e nela gerou quatro filhos: Armindo (7/3/1890), Anésia (24/10/1892), António Cândido (18/11/1895) e Armando (24/10/1899), todos nascidos na Vila de Melgaço, os quais foram reconhecidos pelo pai. // Teve também outra namorada, Lucrécia das Dores, filha de Emília Carlota Gomes de Sousa, e neta materna de Diogo Luís Gomes de Sousa e de Maria José Domingues, do Granjão, Paderne, em quem gerou um rapaz, a quem puseram o nome de Álvaro «que não foi criado ao abandono», segundo consta, e uma rapariga, Augusta Reis. // Faleceu na Vila a 21/9/1914 (Correio de Melgaço n.º 118, de 29/9/1914). // A sua companheira, Teresa de Jesus Rodrigues, faleceu a 18/5/1945.            

 

ESTEVES, Francisco António. Filho de Manuel António Esteves e de Maria Caetana Durães, lavradores, residentes no lugar de Gondufe. Neto paterno de Manuel Joaquim Esteves e de Josefa Pereira; neto materno de Manuel António Durães e de Francisca Esteves. Nasceu em Chaviães a 29/4/1870 e foi batizado pelo padre BARP a 3 de Maio desse ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Esteves, solteiro, lavrador, e Maria Teresa Esteves, solteira. // Tinha 19 anos de idade, era solteiro, jornaleiro, morava na Vila, quando casou na igreja matriz de SMP, a 29/8/1889, com Ana Maria de Sousa, sua conterrânea, de vinte e três anos de idade, solteira, jornaleira, filha de Florinda Rosa de Sousa (Alves?), casada, lavradeira. Testemunhas: padre Elias de Jesus Marques, Caetano Celestino de Sousa, e Manuel José da Costa Velho, casado, lavrador, residente em SMP. // Nasceu-lhes uma filha, Alexandrina Rosa, em SMP, Vila, a 13/12/1891. // Pai também de Áurea de Jesus Esteves (1899-1941). // Morreu no lugar de Gondufe a --/--/1932 (NM 142, de 6/3/1932).

 

ESTEVES, Francisco José. // Nasceu no século XVIII. // Casou com Maria Engrácia Rodrigues. Moraram no lugar de Quintas, Chaviães. Pais de António Joaquim (ainda vivo em 1855, e solteiro); de Isabel Maria, casada com Manuel António da Silva, moradores, em 1855, em Perzes, Rouças; de Joana Teresa, casada com Luís Caetano de Araújo Azevedo (ver); de Maria Teresa (ainda viva em 1855, e solteira); de Rosa Joaquina (ainda viva em 1855, e solteira); de José António (faleceu em Luanda, Angola, ainda solteiro, antes de 1855); tudo que deixou, foi vendido pelos seus herdeiros, acima referidos, a Francisco José Vieira Silva Carvalho, ourives na cidade de Braga, por 360$000 réis.        

 

ESTEVES, Francisco José. Filho de Maria Joaquina Esteves, do lugar de Bouça, e de Pedro José Álvares (de Aldeia?). Neto materno de Manuel Esteves e de Isabel Álvares; neto paterno de Jerónimo José Álvares e de Benta Ramos. Nasceu em Chaviães a 14/3/1839 e foi batizado pelo padre MJGB dois dias depois. Padrinhos: Francisco Álvares e sua irmã Tomásia Álvares, da Bouça, todos de Chaviães.     

 

ESTEVES, Francisco José. Filho de António José Esteves e de Francisca Rosa Lopes, moradores no lugar de Gondufe, Chaviães. Neto paterno de Lourenço Esteves e de Maria Josefa Gonçalves; neto materno de Manuel Luís Lopes e de Maria Rosa Pires, naturais do lugar da Corga, Paços. Nasceu em Chaviães a 24/12/1843 e foi batizado pelo padre MJGB a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Esteves, de Merelhe, e Maria Lopes, da Corga, ambos de Paços. // Casou na igreja da sua freguesia, a 13/4/1868, com Alexandrina Rosa, de 31 anos de idade, solteira, moradora na Portela do Couto, filha de Manuel José Rodrigues, natural da Vila, e de Maria Joaquina Domingues, natural de Chaviães. Testemunhas: João Domingues Rodrigues, solteiro, irmão da nubente, e Clara Rosa Esteves, casada, irmã do noivo. // Faleceu no lugar da Portela, Chaviães, a --/--/1913 (CM 55, de 29/6/1913). // Nota: um indivíduo com este nome foi nomeado regedor substituto de Chaviães em 1908 (JM 727).    

 

ESTEVES, Francisco Manuel. Filho de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Joaquina de Jesus Alves, lavradores, residentes no lugar da Igreja. Neto paterno de Joaquim José Esteves e de Maria Rita de Sousa; neto materno de Maria Gertrudes Alves. Nasceu em Chaviães a 25/4/1892 e foi batizado pelo padre BARP a 1 de Maio desse ano. Padrinhos: Francisco Manuel da Cunha, viúvo, lavrador, e sua filha Maria da Glória, solteira, do lugar do Senhor do Socorro, Chaviães. // Requereu às autoridades militares o adiamento de 1913 para 1914 (Correio de Melgaço n.º 62, de 17/8/1913).

 

ESTEVES, Gregório Ventura. Filho de Sebastião Esteves e de Maria Alves, lavradores, chavianenses. Nasceu por volta de 1790. // Casou com Rosa Manuela Esteves Codesso. // Lavrador. // Faleceu a 3/1/1867, às 19 horas, na sua casa, sita no lugar de Fonte, Chaviães, repentinamente, e foi sepultado na igreja. // Tinha cerca de 77 anos de idade. // Deixou mulher e dois filhos.

 

ESTEVES, Higina Augusta. Filha de Manuel Joaquim Esteves, lavrador, natural de Chaviães, e de Maria Joaquina de Oliveira, natural de Fiães, moradores no lugar da Igreja. Neta paterna de Diogo Manuel Esteves e de Rosa Maria de Jesus Gonçalves; neta materna de João Batista de Oliveira e de Maria Rosa Esteves. Nasceu em Chaviães a 24/3/1871 e foi batizada pelo padre BARP a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Vítor Manuel, solteiro, filho de Maria Ludovina -----------, e Maria do Carmo, solteira, do lugar de Igreja. O padrinho não assinou porque de seguida partiu para o Brasil. // Casou na igreja a 14/5/1894 com Manuel José de Castro, de 21 anos de idade, solteiro, jornaleiro, seu conterrâneo, morador no Linhar, filho de Albina Clara de Castro. // Faleceu em Chaviães a 8/5/1944. // Mãe de Rosa de Jesus de Castro.   

 

ESTEVES, Inácio Diogo. Filho de Manuel José Esteves e de Isabel Álvares. N.p. de João Esteves e de Ana Ribeiro; n.m. de Diogo Alves Ramos e de Madalena Soares Ribeiro. // Casou em Chaviães a 23/11/1820 com Mariana Josefa Gertrudes, filha de Francisco Alves Pires e de Maria Antónia Vieites, da Bouça. // Com geração.    

 

ESTEVES, Isaura. Filha de António Esteves e de Rosa Maria Alves. Nasceu em Chaviães a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 134, de 26/1/1915). // Gémea de Filomena. // Faleceu no lugar dos Cotos a --/--/1915, com apenas oito meses de idade (Correio de Melgaço n.º 167, de 26/9/1915). 

 

ESTEVES, Joana Teresa. Filha de Francisco José Esteves e de Maria Engrácia Rodrigues, moradores no lugar de Quintas, Chaviães. Nasceu por volta de 1805. // Casou com Luís Caetano Alves de Araújo [Azevedo], a 18/7/1836. // Faleceu a 25/10/1886, na sua casa do Outeiro, Chaviães, com todos os sacramentos, com oitenta e um anos de idade, no estado de viúva. // Fizera testamento. // Deixou filhos. // Foi sepultada na igreja «na falta de cemitério público», escreveu o pároco.

 

ESTEVES, João. Filho de Bento Esteves e de Francisca do Ramo. Nasceu no século XVIII. // Casou com Ana da Ribeira, filha de Félix Gonçalves e neta paterna de João da Ribeira e de Maria Soares, do lugar de Soengas. // Lavradores. // Residiram na Bouça de Chaviães. // Com geração.   

 

ESTEVES, João Gonçalves. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1560, de 4/7/1965: «Vindo do Estado de Providence, USA, esteve uns dias em casa de seu sogro Armando Araújo, no lugar de Gondufe, João Gonçalves Esteves, que se fazia acompanhar de sua esposa e filhos

 

ESTEVES, João. Filho de Manuel Maria Esteves e de Rosa Miquelina Marques, lavradores, residentes no lugar do Escuredo. N.p. de José Miguel Esteves e de Dolores Coutinho; n.m. de João Manuel Domingues Marques e de Plácida Antónia Alves. Nasceu em Chaviães a 16/12/1910 e foi batizado na igreja a 24 desse mês e ano. Padrinhos: João Pires Teixeira, proprietário, e sua filha Palmira, solteira, ambos da Vila. // Casou a 5/10/1938, no posto do Registo Civil da Gavieira, Arcos de Valdevez, com Esperança Gonçalves, natural da Gave. // Foi soldado da Guarda-Fiscal. // Faleceu em Chaviães a 20/5/1986 e foi sepultado no cemitério desta freguesia. // Na mesma campa está sepultada a sua esposa (1908-2000). // Pai de José João, cabo da Guarda-Fiscal/Guarda Nacional Republicana, e de Alberto Manuel, agente da Pide.  

 

ESTEVES, João António. Filho de Manuel Joaquim Esteves, lavrador-caseiro, de Chaviães, e de Maria Joaquina de Oliveira, de Fiães, moradores no Louridal. Neto paterno de Diogo Manuel Esteves e de Rosa Maria de Jesus Gonçalves; neto materno de João Batista de Oliveira e de Maria Rosa Esteves. Nasceu em Chaviães a 4/8/1884 e foi batizado pelo padre BARP a 10 do dito mês e ano. Padrinhos: João José Fernandes, empregado da Alfândega, e sua mulher, Maria Carolina Fernandes.

 

ESTEVES, João Caetano. Filho de Joaquim José Esteves e de Maria Rita de Sousa, moradores no lugar de Fonte. Neto paterno de Manuel António Esteves e de Maria Rosa Alves, da Igreja; neto materno de Jerónimo José de Sousa e de Maria Teresa Alves de Abreu, das Lajes. Nasceu em Chaviães a 26/4/1854 e foi batizado pelo padre JLBC a 7 de Maio desse ano. Padrinhos: José Caetano Gomes, solteiro, do Barraço, e Antónia Maria Alves, solteira, da Igreja, ambos de Chaviães. // Deve ter falecido ainda bebé, pois seus pais deram o mesmo nome ao filho seguinte.  

 

ESTEVES, João Caetano. Filho de Joaquim José Esteves e de Maria Rita de Sousa, moradores no lugar de Fonte. Neto paterno de Manuel António Esteves e de Maria Rosa Alves; neto materno de Jerónimo José de Sousa e de Maria Teresa Alves de Abreu. Nasceu em Chaviães a 19/6/1856 e foi batizado pelo padre JLBC a 22 do dito mês e ano. Padrinhos: José Caetano Gomes, solteiro, do Barraço, e Antónia Alves, solteira, de ao pé da Igreja. 

 

ESTEVES, João de Deus. Filho de José Joaquim Esteves, alfaiate, natural de Rouças, e de Estefânia Cândida Solheiro, lavradeira, natural de Chaviães, moradores nas Lages da Fonte. Neto paterno de Jerónimo Esteves e de Rosa Esteves; neto materno de Teotónio José Solheiro e de Maria Rosa Esteves. Nasceu em Chaviães a 26/1/1893 (no assento está 26/1/1892) e foi batizado pelo padre BARP a 2 de Fevereiro desse ano. Padrinhos: João de Deus, casado, guarda-fiscal, e Maria de Jesus de Magalhães, solteira, ambos da freguesia de Chaviães. // Requereu às autoridades militares o adiamento de 1913 para 1914 (Correio de Melgaço n.º 62, de 17/8/1913). // Nota: é provável que tenha sido emigrante no Brasil.  

 

ESTEVES, João José. Filho de Diogo Luís Esteves e de Maria Marcelina Gomes, residentes no lugar de Fonte. N.p. de Manuel António Esteves e de Maria Rosa Alves, do lugar da Igreja; n.m. de Caetano Manuel Gomes e de Vicência Rosa de Araújo Fernandes. Nasceu em Chaviães a 31/3/1849 e foi batizado pelo padre JLBC a 2 de Abril desse mesmo ano. Padrinhos: João José de Araújo Cunha, ou Cunha Araújo, e sua filha, Teresa da Conceição de Araújo Cunha, da Vila de Melgaço.

 

ESTEVES, Joaquim José. Filho de Manuel António Esteves e de Maria Rosa Alves. Nasceu em Chaviães por volta de 1816. // Lavrador. // Casou com Maria Rita de Sousa. // Faleceu a 21/9/1889, em sua casa de morada, sita no lugar da Igreja, com todos os sacramentos, com setenta e três anos de idade, no estado de viúvo, com escritura, com filhos, e foi sepultado na igreja paroquial.  

 

ESTEVES, Joaquim Luís. Filho de Rosa Teresa Esteves, lavradeira, viúva, do lugar de Aldeia. Neto materno de Maurício José Esteves e de Ana Joaquina Fernandes, do Louridal, Chaviães. Nasceu em Chaviães a 20/5/1855 e foi batizado pelo padre JLBC dois dias depois. Padrinhos: padre Joaquim Luís de Barbosa Coutinho, que o batizara, e Maria Rita, casada, do Outeiro, tia do recém-nascido. // Ex-emigrante no Brasil e proprietário. // Morava na Rua da Calçada de Cima, Vila, quando casou na igreja matriz de SMP a 20/9/1894 com sua prima no 2.º grau de consanguinidade, Maria da Conceição, de 37 anos de idade, solteira, nascida e moradora na Calçada, filha de José Bento Esteves e de Ana Emília Coelho, lavradores, neta paterna de Maurício José Esteves e de Ana Joaquina Fernandes, e neta materna de Agostinho José Coelho e de Ana Joaquina Soares. Testemunhas presentes: Domingos Ferreira Araújo, casado, farmacêutico, morador na Rua Nova de Melo, e Hermenegildo José Solheiro, “brasileiro”, casado, morador na Barronda, Prado. // Ele faleceu na sua casa da Rua da Calçada, SMP, a 4/4/1906, só com o sacramento da extrema-unção, com testamento, e foi sepultado no cemitério municipal. // Por sua morte foi citado Joaquim da Silva Vidinha, solteiro, comerciante em Pará, a fim de se habilitar à herança (Jornal de Melgaço n.º 706, de 24/10/1907). // A sua viúva acabou seus dias na Calçada, SMP, a 2/3/1940. // Sem geração.     

 

ESTEVES, Joaquim Manuel. Filho de António José Esteves e de Maria Joaquina Alves, residentes no lugar de Corveira. N.p. de Sebastião Esteves e de Maria Domingues, do Faval, Fiães; n.m. de Manuel José Alves e de Rosa Maria Afonso, de São Paio. Nasceu em Chaviães a 4/2/1850 e foi batizado pelo padre JLBC no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Lopes e Maria Teresa Alves, de Corveira, Chaviães.

 

ESTEVES, Joaquim Manuel. Filho de Maria Joaquina Esteves, solteira, moradora no lugar da Bouça. Neta materna de Inácio Manuel Esteves e de Mariana Alves Pires. Nasceu em Chaviães a 4/3/1861 e foi batizado pelo padre JLBC a 6 do dito mês e ano. Padrinhos: Diogo Maria Esteves, solteiro, lavrador, residente na Bouça, e Miquelina Rosa Esteves, casada, moradora na Portela, ambos de Chaviães. // Casou a 30/6/1901 com a sua parente no 4.º grau de consanguinidade, Matilde Augusta, de 23 anos de idade, solteira, camponesa, chavianense, filha de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Joaquina de Oliveira. Testemunhas: Júlio José Alves e Manuel Esteves, casados, chavianenses. // Faleceu na sua freguesia a 1/10/1943.

 

ESTEVES, Joaquina Rosa. Filha de Sebastião Diogo Esteves e de Ana Maria Rodrigues. Nasceu em Chaviães por volta de 1818. // Lavradeira. // Casou com Diogo Rodrigues. // Faleceu a 23/7/1876, na sua casa de morada, sita no lugar de Quintas, com todos os sacramentos, com cerca de cinquenta e oito anos de idade, com testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja.  

 

ESTEVES, Joaquina Rosa. Filha de Manuel António Esteves e de Maria Caetana Durães, lavradores, residentes em Gondufe, Chaviães. N.p. de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Josefa Pereira; n.m. de Manuel António Durães e de Francisca Rosa Esteves. Nasceu em Chaviães a 2/4/1865 e foi batizada pelo padre JLBC a 10 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Pires, casado, lavrador,residente no lugar do Barraço, e Cristalina Alves, solteira, moradora no lugar do Cortinhal, ambos de Chaviães. // Casou na igreja católica a 30/4/1894 com Serafim dos Anjos Domingues, de 35 anos de idade, solteiro, seu conterrâneo. // Faleceu em Gondufe a --/--/1937 (NM 364).

 

ESTEVES, José Américo. Filho de Augusto Hipólito Esteves e de Violeta da Conceição de Carvalho. Nasceu em Chaviães a --/--/1940 (NM 481, de 11/2/1940). // Casou com Florinda Rosa Domingues, da mesma freguesia. // Em 1975 adquiriram – através de compra verbal a Tito Humberto Afonso e sua mulher, Marcelina Rosa Esteves, então moradores no lugar da Bouça – uma casa de morada: r/c, 1.º e águas-furtadas, sita no dito lugar da Bouça, com a área de 30 m2, a confrontar a sul e poente com Miguel de Carvalho. // Em 1997 moravam na Tapada, Chaviães (ver VM 1069 e VM 1133).     

 

ESTEVES, José António. Filho de Manuel António Esteves, natural de Alvaredo, com a sua residência em Lisboa, e de Justina da Graça Esteves, de Chaviães, onde morava, no lugar da Fonte, proprietários. Neto paterno de João Matias Esteves e de Joana Duro; neto materno de Maria Rita Salgado. Nasceu em Chaviães a 18/4/1906 e foi batizado a 26 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Esteves e sua mulher, Ludovina Álvares de Barros, negociantes na Vila. // A 17/7/1918 fez exame do 1.º grau na escola Conde de Ferreira, obtendo a classificação de ótimo; era seu professor António Vitorino da Cunha (JM 1216, de 27/7/1918). // Casou na igreja de Alveios, Pontevedra, a 27/3/1952, com uma galega de 22 ou 23 anos de idade, de seu nome Flau Esteves Rodriguez (confirmar). // Em 1967 foi decretada a separação de pessoas e bens entre os cônjuges. // Morreu em São Domingos de Benfica, Lisboa, a 24/10/1973.

 

ESTEVES, José Bento. Filho de Maurício José Esteves e de Ana Joaquina Fernandes. Neto paterno de João António Esteves e de Antónia Fernandes; neto materno de ------- Fernandes e de -------------------------. Nasceu em --------- a --/--/1820. // Casou com Ana Emília Coelho, filha de Agostinho José Coelho e de Ana Joaquina Soares. // Proprietário. // A sua esposa morreu na Vila, a uma segunda-feira, 14/9/1908, com 89 anos de idade (JM 751). Ele faleceu também em SMP, a 21 de Janeiro, ou 21 de Fevereiro, de 1909, com 89 anos de idade. // Pai de António Carlos, de Justiniano António, e de Maria da Conceição. // Sogros de Ermezenda Solheiro, etc. 

 

ESTEVES, José Carlos G. // Filho de ------------ Esteves e de ---------------------------------.

 Nasceu a 31 de Janeiro de 1969. // Faleceu a 2 de Maio de 1985; os seus restos mortais foram sepultados no cemitério de Chaviães.

 

ESTEVES, José Inácio. Filho de Manuel Esteves e de Antónia de Moura, residentes no lugar da Portela. Nasceu em Chaviães por volta de 1804. // Mineiro e lavrador. // Casou em primeiras núpcias com Maria Joaquina Alves, de quem enviuvou. // Morava no lugar do Pico quando voltou a casar, com 61 anos de idade, na igreja da sua terra, desta vez com Maria Benedita, de 46 anos de idade, solteira, sua conterrânea, filha de Luís António Meleiro e de Maria Joana, moradora em Soengas. Testemunhas: Diogo Rodrigues, casado, pedreiro, morador em Quintas, e José Maria Fernandes, solteiro, morador no lugar da Igreja, ambos de Chaviães. // Faleceu a 6/8/1878, na sua casa de morada, sita no lugar do Pico, com todos os sacramentos, com setenta e tal anos de idade, com testamento, sem filhos, e foi sepultado na igreja.    

 

ESTEVES, José de Jesus. Filho de Diogo Manuel Esteves e de Maria Rita Esteves, moradores no lugar do Outeiro. Neto paterno de Romão José Esteves e de Maria Joaquina Domingues; neto materno de Maurício Esteves e de Ana Joaquina Fernandes, do Louridal. Nasceu no lugar do Outeiro, Chaviães, a 1/9/1846, e foi batizado no dia seguinte pelo padre AMR. Padrinhos: José Bento Esteves, casado, do lugar do Louridal, e Mariana de Jesus Simões (?), solteira, do lugar do Outeiro, todos de Chaviães. // Emigrou para o Brasil; seu tio materno, Manuel José Esteves “Melgaço” ajudou-o nas despesas da viagem; foi comerciante na cidade de Belém. // Voltou à terra natal com seu irmão Francisco António. // Adquiriu alguns terrenos nos subúrbios da vila de Melgaço e morou em SMP, primeiro na Casa Solar dos Magalhães, São Julião de Baixo, e mais tarde na Rua Nova de Melo, em companhia de seu irmão, acima citado; ali faleceu, solteiro, sem geração, a 27/10/1891. 

 

ESTEVES, José João. Filho de João Esteves, soldado da Guarda-Fiscal, e de Esperança Gonçalves. Nasceu no Escuredo, Chaviães, a --/--/1941. // Casou com Maria de Fátima Rodrigues, sua conterrânea. // Foi cabo da GF/GNR. Em 1979, 1980, 1982, e 1987, recebeu louvores. // No dia 3/5/1996, com mais de trinta anos de serviço, no batalhão n.º 3 da G.N.R., em Massarelos, Porto, foi agraciado pelo Comando Geral com a medalha de comportamento exemplar «grau de ouro» (A Voz de Melgaço n.º 1051). // Morou na Rua Ribeiro dos Santos, Senhora da Hora, Matosinhos. // Morreu em Paranhos, Porto, a 21/8/2013, e o seu corpo foi sepultado no cemitério de Chaviães.   

 

ESTEVES, José Joaquim. Filho de António José Esteves e de Maria Joaquina Álvares, rurais, moradores no lugar da Corveira. N.p. de Sebastião Esteves e de Maria Domingues, do Faval, Fiães; n.m. de Manuel José Álvares e de Rosa Maria Afonso, dos Lourenços, São Paio. Nasceu em Chaviães a 23/4/1843 e foi batizado pelo padre MJGB a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Esteves e sua esposa, Josefa Marques, do Faval, Fiães. // Proprietário. // Casou na igreja do mosteiro de Paderne a 24/4/1878 com Claudina de Castro Araújo, de 24 anos de idade, solteira, proprietária, natural de Paderne, onde morava, no lugar da Portela, filha de Manuel Joaquim de Castro Araújo, natural de Paderne, e de Rosa Teresa Domingues de Araújo, natural de Alvaredo, proprietários. Testemunhas: João Manuel Gonçalves, casado, e Maria das Dores Pereira. Padre: Custódio Esteves Cordeiro. // Com geração.   

 

ESTEVES, José Joaquim. Filho de Joaquim José Esteves e de Maria Rita, moradores no lugar das Lages. N.p. de Manuel António Esteves e de Maria Rosa Alves; n.m. de Jerónimo José de Sousa e de Maria Teresa Alves de Abreu. Nasceu em Chaviães a 23/2/1846 e foi batizado pelo padre AMR no dia seguinte. Padrinhos: Domingos José Esteves, solteiro, e Helena Joaquina de Sousa. // Nota: deve ser o mesmo senhor que faleceu em Chaviães em 1940, com noventa e quatro anos de idade.

 

ESTEVES, José Joaquim. Filho de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Rita Fernandes, lavradores. Neto paterno de António José Esteves e de Maria Rosa Esteves; neto materno de Manuel Inácio Fernandes e de Marta Rosa Domingues. Nasceu em Chaviães a 22/1/1868 e foi batizado pelo padre MAE a 26 do dito mês e ano. Padrinhos: Manuel Pires e sua mulher, Rosa Alves, lavradores, de Cristóval. // Faleceu ainda bebé, a 24/3/1868, às duas horas da manhã.

 

ESTEVES, José Joaquim. Filho de Manuel António Esteves, natural de Alvaredo, residente em Lisboa, e de Justina da Graça Esteves, natural de Chaviães, onde residia, no lugar da Fonte, proprietários. Neto paterno de João Matias Esteves e de Joana Rosa Duro; neto materno do padre Manuel António Esteves e de Maria Rita Salgado. Nasceu em Chaviães, no lugar da Fonte, a 3/3/1904, e foi batizado na igreja a 27 de Abril desse ano. Padrinhos: António Joaquim Esteves e sua mulher, Ludovina Álvares de Barros, negociantes na Vila de Melgaço. // Morreu a 31/1/1906 e foi sepultado no cemitério local. // NOTA: Maria Teresa Esteves Vilhena, sua parente, em Novembro de 2020 informou-me que José Joaquim Esteves morreu em Lisboa entre 1970-1972, vítima de doença prolongada. É possível que tivesse nascido um seu irmão depois de 1906, ao qual deram o mesmo nome. // Confirmar.  

 

ESTEVES, José Justino. Filho de ----------- Esteves e de ---------------------------------------. Nasceu a 1 de Junho de 1942. // Faleceu a 29 de Janeiro de 2003 e foi sepultado no cemitério de Chaviães.

 

ESTEVES, José Manuel. Filho de Sebastião Esteves e de Maria Alves. Nasceu por volta de 1802. // Lavrador. // Faleceu no lugar da Igreja, freguesia de Chaviães, a 9/3/1860, com cinquenta e oito anos de idade, no estado de solteiro, e foi sepultado dois dias depois de morrer, na igreja de Chaviães.

 

ESTEVES, José Manuel. Filho de Manuel Joaquim Esteves, lavrador, natural de Chaviães, e de Maria Joaquina de Oliveira, natural de Fiães, moradores no lugar da Igreja. Neto paterno de Diogo Manuel Esteves e de Rosa Maria de Jesus Gonçalves; neto materno de João Batista de Oliveira e de Maria Rosa Esteves. Nasceu em Chaviães a 23/8/1865 e foi batizado pelo padre JLBC a 27 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Domingues, casado, lavrador, e Clara Batista de Oliveira, solteira, ambos de Fiães. // Foi soldado da Guarda-Fiscal. // Faleceu a 21/7/1895, em casa de morada de seus pais, sita no lugar da Igreja, com todos os sacramentos, à exceção do sagrado viático, «por a sua moléstia lho não permitir», solteiro, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no adro da igreja paroquial.

 

ESTEVES, José Manuel. Filho de Manuel Maria Esteves e de Rosa Miquelina Marques, lavradores, residentes no lugar do Escuredo. N.p. de José Miguel Esteves e de Dolores Coutinho; n.m. de João Manuel Domingues (!) e de Plácida Antónia Alves. Nasceu em Chaviães a 2/10/1896 e foi batizado pelo padre BARP a 7 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Marques, tio materno da criança, e Cândida Augusta Alves, solteiros, ele a morar no lugar do Casal e ela na Bouça. // Casou com Maria de Jesus, de 21 anos de idade, sua conterrânea, filha de Miguel António Afonso e de Miquelina Rosa Gomes, na Conservatória do Registo Civil de Melgaço, a 8/2/1917. // Faleceu na sua terra natal a 8/1/1925. // A sua viúva finou-se a 10/5/1966.    

 

ESTEVES, José Maria. Filho de Manuel Maria Esteves e de Rosa Miquelina Marques, lavradores, residentes no lugar de Casal. N.p. de José Miguel Esteves e de Dolores Coutinho; n.m. de João Manuel Domingues e de Plácida Antónia Alves. Nasceu em Chaviães a 25/6/1893 e foi batizado pelo padre BARP a 2 de Julho desse ano. Padrinhos: José Augusto Alves e sua mulher, Carlota Maria Rodrigues, lavradores, da Portela, Chaviães. // Faleceu a 25/8/1894 e foi sepultado no adro da igreja.

 

ESTEVES, José Maria. Filho de José Joaquim Esteves, alfaiate, natural de Rouças, e de Estefânia Cândida Solheiro, natural de Chaviães, moradores no lugar das Lajes da Fonte. N.p. de Jerónimo Esteves e de Rosa Esteves; n.m. de Teotónio José Solheiro e de Maria Rosa Esteves. Nasceu em Chaviães a 8/1/1905 e foi batizado na igreja a 12 desse mês e ano. Padrinhos: José Maria Soares e sua mulher, Maria Rosa Esteves, do lugar da Pena, Chaviães. // Morreu a 28/8/1919.

 

ESTEVES, José Maria. Filho de Francisco António Esteves, natural de Chaviães, e de Ana Maria Alves, natural da Vila, jornaleiros, moradores no lugar de Gondufe. N.p. de Manuel António Esteves e de Maria Caetana Durães; n.m. de Florinda Rosa Durães. Nasceu em Chaviães a 24/1/1905 e foi batizado na igreja a 29 desse mês e ano. Padrinhos: José Maria de Sousa, solteiro, do lugar da Portela, e Guilhermina Rodrigues, solteira, do lugar do Val, ambos de Chaviães. // Casou na CRCM a 26/1/1924 com Preciosa Maria, de 25 anos de idade, natural de Paços, filha de Duarte José Alves e de Maria José Rodrigues. // A sua esposa faleceu na freguesia de Paços a 8/3/1964 (confirmar). // Ele morreu em Rouças a 20/2/1989. // Com geração.  

 

ESTEVES, José Maria. Filho de Joaquim Manuel Esteves e de Matilde de Jesus Esteves. Nasceu em Chaviães a --/--/1913 (CM 73, de 2/11/1913).

 

ESTEVES, José Maria. Filho de ------------ Esteves e de ----------------------------------------. Nasceu a 28 de Março de 1925. // Faleceu em Chaviães a 19 de Setembro de 1991. // Na mesma campa foi sepultada sua esposa, Maria Amélia Baleixo (15/8/1924-9/3/2008). // Pai de Áurea, de Eusébio, de Henrique, de Linda e de Olinda. // Era conhecido por “Zé Soreto”.

 

ESTEVES, José Miguel. Filho de Diogo Luís Esteves e de Maria Marcelina de Jesus Gomes de Araújo, residentes no lugar de Fonte. N.p. de Manuel António Esteves e de Maria Rosa Alves, de Aldeia; n.m. de Caetano Manuel Gomes de Araújo e de Vicência Rosa de Araújo Fernandes, do dito lugar de Fonte. Nasceu em Chaviães a 14/3/1845 e foi batizado pelo padre MJGB a 18 desse mês e ano. Padrinhos: José Miguel, filho de João da Cunha Araújo, e sua tia Maria, da Quinta de São Julião, SMP. // Lavrador. // Casou com Dolores Coutinho. // Morreu afogado, na tarde do dia 1/8/1889, no poço do Crasto, do lado de cima da pesqueira do Conle, nos limites da freguesia de Chaviães, por ter caído; já estava viúvo; não fizera testamento e foi sepultado na igreja no dia cinco desse mês e ano. // Pai de Manuel Maria. 

 

ESTEVES, José Narciso. Filho de Miguel José Esteves, natural da Vila, e de Júlia do Nascimento Colmeiro, natural de Chaviães. Nasceu nesta última freguesia a --/--/1948/9. Estudou alguns anos, poucos. // Foi combatente na guerra colonial, numa das três frentes, Guiné-Bissau, salvo erro. // Casou na Vila de Melgaço a 20/8/1972, com Carmem da Conceição Rodrigues, nascida no concelho de Braga, mas residente na Vila de Melgaço com uns parentes, filha de Eurico José Rodrigues (Barrenhas) e de Rosa Maria Vidal; o almoço foi servido no Cine Pelicano. // Depois emigrou para França e mandou ir a esposa. // Tiveram dois filhos: um rapaz e uma rapariga, nascidos, salvo erro, em França. // Em 2007 já estava aposentado, e morava, juntamente com a mulher, nas Carvalhiças, Santa Maria da Porta.    

 

ESTEVES, Justina da Graça. Filha do padre Manuel António Esteves, natural de Chaviães, e de Maria Rita Salgado. Neta paterna de Rosa Manuela Codesso, solteira; neta materna de Francisco José Salgado e de Maria Luísa Duro (confirmar). Nasceu no lugar da Fonte, Chaviães, a --/--/1867. // A 12/8/1894, ainda solteira, foi madrinha de Justino Manuel Esteves. // Casou com Manuel António Esteves, filho de João Matias Esteves e de Joana Rosa Duro, natural de Alvaredo. // Em 1912 respondeu no tribunal de Melgaço, por dano, juntamente com Inocêncio Domingues, mas ambos foram absolvidos a 12/8/1912 (CM 11). // Nesse ano de 1912 partiu para Lisboa com seus filhos (Correio de Melgaço n.º 18). // O seu marido morreu em Chaviães, Melgaço, a 14/4/1933. // Ver, em Chaviães, José Joaquim Esteves.

 

ESTEVES, Justino Manuel. Filho de Manuel Maria Esteves e de Rosa Miquelina Marques, lavradores, residentes no lugar do Escuredo. Neto paterno de José Miguel Esteves e de Dolores Coutinho; neto materno de João Manuel Domingues Marques e de Plácida Antónia Alves. Nasceu em Chaviães a 1/8/1894 e foi batizado pelo padre BARP a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Caetano de Sousa, casado, proprietário, e Justina da Graça Esteves, solteira. // Casou na CRCM a 12/4/1920 com a sua conterrânea Amélia Cândida de Magalhães Rodrigues, residente no lugar da Portela. // Enviuvou a 2/1/1948. // Faleceu na sua terra natal a 7/1/1968. 

 

ESTEVES, Justino Manuel. Filho de José Manuel Esteves e de Maria de Jesus Afonso. Nasceu em Chaviães a --/--/1920 (JM 1295, de 4/7/1920). // Morreu no lugar da Portela, Chaviães, a --/--/1920, com apenas dois meses de idade (Jornal de Melgaço n.º 1300, de 8/8/1920).

 

ESTEVES, Lucrécia da Conceição. Filha de José Joaquim Esteves, alfaiate, natural de Rouças, e de Estefânia Cândida Solheiro, natural de Chaviães, moradores no lugar de Fonte. N.p. de Jerónimo Esteves e de Rosa Esteves; n.m. de Teotónio José Solheiro e de Maria Rosa Esteves. Nasceu em Chaviães a 27/11/1887 e foi batizada pelo padre BARP a 8 de Dezembro desse dito ano. Padrinhos: João de Deus, casado, soldado da guarda-fiscal, e Maria de Jesus de Magalhães, solteira, da Tapada, Chaviães. // Faleceu na terra de seu nascimento a 2/3/1963.

 

ESTEVES, Ludovina da Glória. Filha de Diogo Maria Esteves e de Carolina de Jesus Pereira, lavradores, residentes no lugar da Bouça. Neta paterna de Inácio Diogo Esteves e de Mariana Alves, ou Mariana Josefa Gertrudes; neta materna de Maria Rita Pereira, solteira. Nasceu em Chaviães a 6/1/1876 e foi batizada pelo padre BARP a 13 do dito mês e ano. Padrinhos: Frederico Augusto dos Santos Lima, da Vila de Melgaço, solteiro, negociante, e Ludovina dos Santos, solteira. // Residiu no dito lugar da Bouça. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 8, de 14/4/1929: «Chaviães, 10. Há dias foi detido pela Guarda Nacional Republicana Manuel Durães, de catorze anos de idade, filho de Angélica Meleiro, do lugar da Bouça, Chaviães, por ter sido acusado de por meio de chave falsa se ter introduzido na casa de Ludovina Esteves e ter-lhe furtado carne de porco e chouriços. O arguido, que é useiro e vezeiro, confessou o crime. Segundo consta, a mãe é consentidora destas proezas que se têm dado frequentemente. Esta criatura não trabalha, e segundo o texto de um abaixo-assinado que se fez nesta freguesia diz que o seu mister, ou modo de vida, é apoderar-se de tudo que encontre mal guardado e com aquela idade já sabe que a chave falsa é a ferramenta que lhe pode dar resultado. A mãe é cadastrada por desordens e ofensas à moral. A quem de direito pedimos providências.» // Faleceu na sua terra de nascimento, no estado de solteira, a 10/11/1949. // Com geração.           

 

ESTEVES, Ludovina Rosa. Filha de Manuel Joaquim Esteves, lavrador, de Chaviães, e de Maria Joaquina de Oliveira, de Fiães, moradores no lugar da Igreja. Neta paterna de Diogo Manuel Esteves e de Rosa Maria de Jesus Gonçalves; neta materna de João Batista de Oliveira e de Maria Rosa Esteves. Nasceu em Chaviães a 18/6/1873 e foi batizada pelo padre BARP a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Chinto da Lama, moleiro, e sua mulher, Maria Rosa, de Melgaço. // Faleceu a 20/10/1877.

 

ESTEVES, Ludovina Rosa. Filha de Manuel Joaquim Esteves, lavrador, natural de Chaviães, e de Maria Joaquina de Oliveira Sá, natural de Fiães, moradores no lugar do Louridal. N.p. de Diogo Manuel Esteves e de Rosa Maria de Jesus Gonçalves; n.m. de João Batista de Oliveira e de Maria Rosa Esteves. Nasceu a 14/2/1880 e foi batizada pelo padre BARP a 24 desse mês e ano. Padrinhos: José Manuel Esteves e Maria do Rosário Esteves, solteiros, irmãos da batizanda. // Faleceu a 14/4/1883. 

 

ESTEVES, Luís Cândido. Filho de Manuel Joaquim Esteves, lavrador, de Chaviães, e de Maria Joaquina de Oliveira, de Fiães, moradores no lugar da Igreja. N.p. de Diogo Manuel Esteves e de Rosa Maria de Jesus Gonçalves; n.m. de João Batista de Oliveira e de Maria Rosa Esteves. Nasceu em Chaviães a 21/3/1876 e foi batizado pelo padre BARP a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Chinto da Lama e sua mulher, Maria Rosa, moleiros em Melgaço. // Foi emigrante no Brasil, onde exerceu a profissão de empregado comercial. // Faleceu a 10/1/1905, na casa de residência de seus pais, sita no lugar da Igreja, com todos os sacramentos, solteiro, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no cemitério da sua freguesia de nascimento.

 

ESTEVES, Luís Vicente. Filho de Diogo Manuel Esteves e de Maria Rita Esteves, moradores no lugar do Outeiro. Neto paterno de Romão José Esteves e de Maria Joaquina Domingues; neto materno de Maurício José Esteves e de Ana Joaquina Fernandes, do Louridal. Nasceu no Outeiro, Chaviães, a 5/7/1851 e foi batizado no dia seguinte pelo padre JLBC, tendo por padrinhos os avós maternos. // Foi comerciante em Belém de Pará, Brasil. Um dia regressou à sua terra natal, adquiriu alguns terrenos agrícolas, que passou a trabalhar, e aí se casou, a 29/3/1899, com Angelina Cândida (Regadinha), de 35 anos de idade, nascida a 4/4/1864, criada de servir, filha de Albina Clara de Castro, solteira, do Linhar, neta materna de Tomás José de Castro e de Ana Joaquina Paz. Testemunhas: José Maria Soares, casado, lavrador, do lugar da Pena, e Manuel Maria Fernandes, casado, lavrador, do lugar da Nogueira. // Morreu a 25/11/1910, em sua casa de morada, sita no lugar do Outeiro, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado no cemitério local. // Com geração.

 

ESTEVES, Madalena da Conceição. Filha de ------------ Esteves e de -----------------------. Nasceu em Chaviães a --/--/192-. // Em 1935 fez exame do 2.º grau e ficou aprovada (NM 283, de 1/9/1935). // Casou a 15/8/1948, na igreja paroquial da sua freguesia natal, com António José Gomes. Padrinhos da boda: o Dr. Augusto César Esteves e sua esposa, Esmeralda Esteves (NM 870, de 29/8/1948).

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Ludovina da Glória Esteves, solteira, lavradora, residente no lugar de Bouça. Neto materno de Diogo Maria Esteves e de Carolina de Jesus Pereira. Nasceu na Bouça de Chaviães a 8/4/1901 e foi batizado na igreja a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Marques, casado, de Chaviães, e Rosa Meixeiro, solteira, de São Paio. // Casou na sua terra natal a 12/3/1937, com Rosa de Nazaré, filha de Manuel José Rodrigues e de Albina Rosa da Ribeira. // Enviuvou a 29/12/1985. // Morreu em Rouças a 8/12/1990. Com geração. // Avô de Abel. // continua...

 

Sem comentários:

Enviar um comentário