sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

 GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

(Freguesia de Paços)

Por Joaquim A. Rocha



// continuação de10/10/2022.


LIMA

 

LIMA, Augusto. Filho de João de Lima e de Maria Alves. Nasceu em Paços a --/--/1932 (NM n.º 165, de 18/9/1932).

 

LIMA, Francisco. Filho de João Lima e de Maria Alves. Nasceu em Paços a --/--/1932 (NM n.º 165, de 18/9/1932). // Morreu no lugar do Pedreiro, Paços, a --/--/1932, com apenas vinte e cinco dias de vida (Notícias de Melgaço n.º 169, de 16/10/1932).

 

LIMA, Manuel. Filho de ------------- Lima e de --------------- Alves. Nasceu em --------------, a --/--/19--. // Em 1938 fez exame do ensino primário (segundo grau) na escola de Paços, com o professor António Dâmaso Lopes, ficando aprovado. // (NM 409).   

 

LOBARINHAS

 

LOBARINHAS, Ana Isabel. Filha de José António Marques Lobarinhas e de Maria Vitória de Abreu e Brito, moradores em Sá, Paços. N.p. de Caetano Marques e de Ana Isabel Lobarinhas, de Paços; n.m. de Luís José de Abreu e Brito e de Francisca Teresa de Brito, de Crasto, Bela, termo de Monção. Nasceu a 10/10/1839 e foi batizada a 13 desse mês e ano. Padrinho: Joaquim José Lobarinhas, irmão da batizanda.

 

LOBARINHAS, José Luís. Filho do Dr. José António Marques Lobarinhas, de Sá, Paços, e de Maria Vitória de Abreu e Brito, da Casa do Crasto, sita em Bela, Monção. N.p. de Caetano Marques e de Ana Isabel Lobarinhas; n.m. de Luís José de Abreu e Brito e de Francisca Teresa de Brito. Nasceu nessa Casa do Crasto a 17/11/1841 e foi batizado na igreja de Paços a 21 desse mês e ano. Padrinho: Luís José de Abreu e Brito, de Bela, Monção, tio materno do batizando. // Casou na igreja de São Paio a 31/1/1876 com Teresa Delfina, de 45 anos de idade, solteira, filha de Manuel Inácio Gomes Pinheiro e de Maria Angélica de Araújo e Cunha, da Casa da Gaia, São Paio de Melgaço. // (Ver em São Paio).  

 

LOBATO

  

LOBATO, Manuel Joaquim (Padre). Filho de António de Sousa Lobato, natural de São Paio, e de Maria Joaquina Martins, natural de Paços. Nasceu na freguesia de Paços a 20/1/1945. // Ordenou-se sacerdote no seminário de Braga no ano de 1969. // Em 2015 coadjuvava o pároco do Sameiro, Braga.  

LOPES

 

LOPES, Abílio Augusto. Filho de Manuel José Lopes, negociante, natural de Cristóval, e de Ana Joaquina Douteiro, natural de Paços, moradores no lugar do Outeiro. Neto paterno de Manuel Lopes e de Maria Rodrigues, cristovalenses; neto materno de Francisco José Douteiro e de Caetana da Ribeira, pacenses. Nasceu em Paços a 4/7/1896 e foi batizado na igreja paroquial a 15 desse mês e ano. Padrinho: o padre António Avelino Douteiro, tio do batizando. // Em 1907 foi fazer exame do 2.º grau a Viana do Castelo, ficando aprovado. // Em 1912 fez exame, ou ato de admissão, ao 4.º ano em um Liceu do Porto (ver Correio de Melgaço n.º 7, Correio de Melgaço n.º 8, de 28/7/1912, e Correio de Melgaço n.º 9, de 4/8/1912). // Em 1915 continuava a estudar no Porto (Correio de Melgaço n.º 152, de 9/6/1915). // Em 1916 já era considerado «capitalista» (Correio de Melgaço n.º 196, de 23/4/1916). // Casou a 16 de Janeiro de 1919, civilmente, no Largo de São Francisco, São João do Souto, Braga, com Maria Amélia São Romão de Lima Brandão, de 19 anos de idade, natural da freguesia da Sé, Braga, filha de Gustavo de Lima Brandão e de Eugénia São Romão de Lima Brandão. // Faleceu no Rio de Janeiro, Brasil, a 6/12/1960 (em 1932 já lá se encontrava – NM 144, de 10/4/1932).    

 

LOPES, Albina. Filha de Manuel Lopes e de Ana Luísa Gomes, moradores em Beleco. Neta paterna de Caetano Lopes e de Ana Salgado, do dito lugar; neta materna de Joaquim Manuel Gomes e de Ana Luísa Veloso, do Campo das Bouças. Nasceu a 23/1/1840 e foi batizada a 26 desse mês e ano. Padrinhos: António Salgado, solteiro, de Deva, Galiza, morador no Casal, Paços, e Maria Gonçalves, solteira.  

 

LOPES, Albina. Filha de ---------- Lopes e de -------------------------------------------. Nasceu por volta de 1860. // Faleceu a --/--/1933, no lugar de Campo das Bouças, com 73 anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 185, de 5/3/1933).

 

LOPES, Alexandrina Delaida. Filha de José Bento Lopes e de Francisca Rosa Douteiro, lavradores, residentes nas Granjas. N.p. de Manuel Luís Lopes e de Maria Pires; n.m. de Manuel Francisco Douteiro e de Teresa Gomes, todos pacenses. Nasceu a 27/7/1875 e foi batizada a 31 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Douteiro, solteiro, lavrador, e Delaida Douteiro, lavradeira, moradores em Sá. // Faleceu em Paços a 16/10/1958.

 

LOPES, Alfredo Augusto. Filho de António Lopes e de Rosa Douteiro, lavradores, residentes em Sá. Neto paterno de Luís Lopes e de Ludovina Pires; neto materno de José Douteiro e de Maria Esteves. Nasceu em Paços a 20/2/1877 e foi batizado a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Júlio Augusto de Sousa Viana e Delfina Augusta de Sousa Viana, solteiros, de São Gregório, Cristóval. // Casou na igreja de Paços a 17/11/1906 com a sua conterrânea Maria Rosa Esteves, de 27 anos de idade, solteira, filha de Caetano Esteves e de Francisca Monteiro. Testemunhas presentes: Vitorino Pires e José Bailão, camponeses, pacenses. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 249, de 21/10/1934: «No juízo de direito da comarca de Melgaço, cartório do segundo ofício, correm editos de 45 dias, no processo sumário que Alfredo Augusto Lopes, viúvo, de Paços, move a Delfina Rosa Herédia e marido, José [Joaquim] Pires, da mesma freguesia, citando este, hoje ausente em parte incerta de França, para – findo o prazo dos editos e mais cinco de dilação – impugnar dentro do prazo de dez dias o pedido da mesma acção, que é para lhe pagar a quantia de três mil e oitocentos e cinquenta escudos que em 1929 recebeu a ré pela venda do prédio da Aveleira, a qual não pôde legalizar. O escrivão: Augusto César Esteves. O juiz: Almeida.» // Ambos os cônjuges faleceram em Paços: a esposa a 1/8/1914 e ele a 10/5/1973.   

 

LOPES, Amadeu Augusto. Filho de Maria Lopes, viúva, camponesa, moradora no lugar dos Casais, Paços. Neto materno de António Luís Lopes e de Maria do Carmo. Nasceu em Paços a 23/10/1909 e foi batizado na igreja paroquial a 30 desse mês e ano. Padrinhos: José Augusto Mendes, rural, irmão, por parte da mãe, do batizando, e Teresa Guerreiro, casada, lavradeira, natural de Cristóval.

 

LOPES, Ana. Filha de António Joaquim Lopes, natural de Paços, e de Ermezinda da Glória Malheiro, natural de Chaviães. Nasceu a --/--/19--. // Casou com António Augusto do Souto. 

 

LOPES, Ana Joaquina. Filha de José Manuel Lopes e de Francisca Rosa Pires, moradores no lugar do Campo das Bouças. N.p. de António Lopes e de Maria Luísa Trancoso, de Sá; n.m. de Manuel João Pires e de Maria Benta Lopes, do Campo das Bouças. Nasceu a 11/8/1813 e foi batizada a 15 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Lopes e sua mulher, Ana Joaquina da Ribeira, de Sá.

 

LOPES, Ana Joaquina. Filha de Francisco António Lopes e de Maria Ventura Esteves, das Granjas, Paços. N.p. de Francisco Lopes e de Maria Rosa Rodrigues, de Sá (já defuntos em 1814); n.m. de Manuel Esteves e de Gertrudes Alves, das Granjas. Nasceu a 30/6/1814 e foi batizada a 3 de Julho desse dito ano. Padrinhos: José Joaquim Lopes e sua mulher, Ana Joaquina da Ribeira, de Sá. (À margem do assento: «morta»). // Os pais da batizanda casaram na igreja de Paços a 1/5/1812. Ele, noivo, era neto paterno de André Lopes e de Ana da Ribeira, e neto materno de João Rodrigues e de Ana Pires. Ela, noiva, era neta paterna de João Esteves e de Gracia Gomes, e neta materna de Francisco Álvares e de Ana Pires, todos de Paços. Testemunhas do ato religioso: Manuel Luís Lopes e Inácio Álvares, ambos da Corga, Paços. // Os noivos eram parentes no 4.º grau de consanguinidade.   

 

LOPES, Ana Joaquina. Filha de Francisco Lopes e de Maria Ventura Esteves. N.p. de Francisco Lopes e de Rosa Gomes; n.m. de Manuel Esteves e de Gertrudes Alves, todos das Granjas, Paços. Nasceu a 4/12/1820 e foi batizada a 6 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim José Lopes e sua filha, Ana Joaquina, de Sá. (À margem do assento: «morreu»).

 

LOPES, Ana Joaquina. Filha de José Luís Lopes e de Marcelina Rosa Rodrigues, rurais, moradores em Beleco. N.p. de Caetano Lopes e de Ana Rosa Esteves, do dito lugar; n.m. de José Rodrigues e de Josefa de Puga, do lugar da Boavista, Alveios, Galiza. Nasceu a 30/10/1845 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Gregório Boaventura do Souto e sua filha, Ana do Souto, de Sá. // Casou com Manuel José do Souto. // Faleceu no lugar de Marga a 15/10/1901, com cinquenta e seis anos de idade, no estado de casada com Manuel José do Souto, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada no cemitério de Cristóval. // Com geração.

 

LOPES, Ana Joaquina. Filha de José Bento Lopes e de Francisca [Rosa] Douteiro, das Granjas. Neta paterna de Manuel Luís Lopes e de Maria Pires; neta materna de Manuel Francisco Douteiro e de Teresa Gomes, de Sá. Nasceu a 1/6/1858 e foi batizada a 3 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Lopes, tio da batizanda, e sua mulher, Ana Douteiro. // Faleceu nas Granjas a --/--/1938 (NM 389).   

 

LOPES, António. Filho de Manuel Luís Lopes e de Maria Rosa Pires. N.p. de António Lopes e de Maria Luísa Trancoso; n.m. de João Pires e de Antónia Esteves, todos da Corga, Paços. Nasceu a 5/7/1819 e foi batizado ainda nesse mês. Padrinhos: Francisco António Ramos e sua mulher, Maria Rosa Lopes, de Sá. (À margem do assento: «morto»). 

 

LOPES, António. Filho de Manuel Lopes e de Ana Luísa Gomes, moradores em Beleco. N.p. de Caetano Lopes e de Ana Rosa Salgado, do dito lugar; n.m. de Joaquim Manuel Gomes e de Ana Luísa Veloso, do Campo das Bouças. Nasceu a 20/5/1829 e foi batizado a 23 desse mês e ano. Padrinhos: padre António Manuel Gonçalves e sua cunhada, Teresa Esteves, do Faval, couto de Fiães. // Rural. // Faleceu a 1/9/1910, no lugar de Sá, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de viúvo de Maria Joaquina Esteves, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja paroquial.

 

LOPES, António. Filho de Luís Lopes e de Ludovina Pires. Nasceu em Paços por volta de 1849. // Tinha 26 anos de idade, era solteiro, lavrador, quando casou na igreja de Paços, a 15/12/1875, com Rosa, de 24 anos, solteira, lavradora, filha de José Douteiro e de Maria Esteves. Testemunhas presentes: Manuel Douteiro, solteiro, carpinteiro, e José Lopes, solteiro, lavrador, todos moradores em Sá.

 

LOPES, António. Filho de Maria Rosa Ribeiro. // Nasceu por volta de 1846. // Tinha 34 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava no lugar das Granjas, quando casou na igreja de Paços, a 7/1/1880, com Maria, de trinta anos de idade, solteira, lavradora, dos Casais, Cristóval, filha de José Fernandes e de Francisca Gonçalves. Testemunhas presentes: António Lopes, viúvo, lavrador, do Campo das Bouças, e Caetano Fernandes, solteiro, lavrador, dos Casais, Cristóval. // Nota: é provável que seja o mesmo senhor que foi jurado por Paços para as causas-crime no 1.º semestre de 1915 (Correio de Melgaço n.º 132).

 

LOPES, António. Filho de --------- Lopes e de -------------------------. Nasceu em --/--/18--. // Faleceu em Sá, Paços, a --/--/1938, com 84 anos de idade. // (Notícias de Melgaço n.º 389).

 

LOPES, António. Filho de ----------- Lopes e de --------------------------. Nasceu em Sá, Paços, a --/--/1---. // Embarcou para o Brasil em 1936. // (NM 307). 

 

LOPES, António. Filho do professor António Dâmaso Lopes e da professora Felicidade Amélia da Silva. Nasceu em Paços a --/--/1931 (Notícias de Melgaço n.º 114, de 21/6/1931). // Em 1948 (NM 867, de 1/8/1948) fez exame do 5.º ano no Seminário de Braga, ficando aprovado. É provável que não tenha continuado a estudar. // Casou com Maria Alice da Costa. // Morreu na residência de sua irmã, no Outeiro, Paços, a --/--/1991, com 59 anos de idade, no estado de casado; o funeral realizou-se a 10/2/1991 para o cemitério de Paços. // Pai de Vítor Manuel e de António Pedro. // Irmão de Albano José (ver em Paderne), de Apolónia Branca, de Georgina, de João da Mota, de José Luís, e de Maria Laura.

 

LOPES, António Dâmaso. Filho de Bento Lopes e de Rosa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Beleco, freguesia de Paços. Neto paterno de Rosa Lopes; neto materno de Francisco José Rodrigues e de Maria Pires. Nasceu em Paços a 9/9/1879 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Dâmaso Vasques Esteves e Claudina Maria Soares, naturais de Crescente, Tui. // Aos onze anos de idade fez a quarta classe da instrução primária. Depois foi estudante no seminário em Braga; aos catorze anos de idade desistiu dos estudos eclesiásticos. Esteve alguns anos em Paços, em casa dos pais. De Outubro de 1898 a Julho de 1900 frequentou a Escola do Magistério em Viana do Castelo, obtendo o diploma de professor do ensino primário. Passados seis meses foi colocado em Vascões, concelho de Paredes de Coura, onde permaneceu durante dezassete meses. Dali foi transferido, por requerimento que fizera, para a escola de São Paio de Melgaço. Para se transportar comprou, por trinta e cinco mil réis, uma bicicleta em segunda mão; algum tempo depois o senhor Morais (*) ofereceu-lhe uma bicicleta nova «de primeira ordem» (Jornal de Melgaço n.º 1298, de 25/7/1920). // Foi promovido à 2.ª classe em 1907 (Jornal de Melgaço n.º 701). // A 30/1/1908, na igreja de Paços, ele e a namorada foram padrinhos de António de Lurdes Douteiro, mais tarde conhecido por “Rita”. // Casou na igreja de Paderne a 3/10/1909 com Rosa da Natividade Esteves, de 20 anos de idade, solteira, residente no lugar da Portela de Paderne, natural dessa freguesia, filha de José Joaquim Esteves e de Claudina de Castro Araújo, proprietários, padernenses. Testemunhas: o padre Albano Júlio de Castro Araújo e António Rodrigues de Oliveira, casado, professor oficial, moradores no dito lugar da Portela. // Ficou a residir no dito lugar da Portela. // Em 1912 já era professor na freguesia de Paderne. // Em Janeiro de 1913 a sua esposa encontrava-se enferma (Correio de Melgaço n.º 32). // Em 1915 foi promovido à 1.ª classe; continuava a ser professor na escola de Paderne (Correio de Melgaço n.º 149, de 16/5/1915). // Enviuvou a 7/6/1918 (Jornal de Melgaço n.º 1210, de 15/6/1918). // No Jornal de Melgaço n.º 1226, de 15/11/1918, aparece na primeira página como proprietário e administrador desse jornal republicano, substituindo assim o Dr. Augusto César Esteves; o redator principal e editor continuava a ser o Dr. António Francisco de Sousa Araújo, advogado. // Casou em segundas núpcias com a professora Felicidade Amélia da Silva, na Conservatória de Vila do Conde, a 7/1/1924. // Morou em Vilar do Pinheiro, Vila do Conde. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 39, de 24/11/1929: «Ao meu colega de Paderne - Enquanto vimos que o fogo andava na casa do vizinho deixamos correr, mostrando assim não nos preocuparmos com a vida alheia; agora, porém, que o fogo se vai alastrando de forma tal que as chamas parece tudo quererem devorar, é tempo de gritarmos: ó da guarda! Visto que o fogo já invadiu a nossa habitação. Historiemos: encontrando-me um dia de passagem pela vila de Melgaço uma pessoa amiga entrega-me uma espécie de jornal que eu aceitei de bom grado, ávido como sempre fui de notícias da minha terra natal. Ao ler pela 2.ª vez (como costumo fazer em coisas de certa importância) francamente sou a dize-lo tive de lamentar que o colega fizesse tais afirmações acerca do reverendo “Amigo”, algumas das quais impossível seria prova-las com gente de caráter, podendo citar entre elas o caso “mater et filia”. // Mas deixemos a vida alheia, que o reverendo “Amigo” sabe muito bem manejar a pena para se defender quando assim o entenda, e passemos a defender a nossa capa, em virtude do ditado “quem cala, consente”. Diz o colega: … “chegando a oferecer a sua casa para escola e a prontificar-se a professor”. Porque é que o senhor abade não faria tal oferecimento quando a freguesia se lamentava da falta de instrução e educação de seus filhos? Ora daqui temos de chegar à conclusão da possibilidade da realização do impossível, o que é absurdo, visto que muitos anos antes de nascer o pai do reverendo “Amigo” já a freguesia de Paderne injustamente poderia lamentar-se da falta de instrução e educação, pois teve como professores, do nosso conhecimento, Joaquim Pereira, Diogo de Araújo, António de Araújo e António Rodrigues de Oliveira, todos estes antes de o reverendo “Amigo” pastorear aquela freguesia – ou temos de concluir que os professores que àqueles seguiram não instruiram nem educaram, visto que aquela escola sempre teve professor. // Ora pertencendo eu ao número destes, julgo conveniente repelir a carapuça que naqueles períodos me ofereço, por inexatidão nas dimensões. Todos nós temos um diploma e as mesmas responsabilidades, diferindo no entanto as aptidões, segundo o autor da natureza as distribui. Feliz do mais contemplado, mas nunca este se convença de que não haja outro mais abundante de aptidões que, não existindo muito embora, pode, por qualquer motivo, surgir no mesmo instante. Ora quanto à instrução e educação ministradas pelo seu antecessorJosé Lopes e por mim, consulte o colega a secretaria da Região Escolar de Viana do Catelo e pessoas de caráter (mas de caráter e não daquelas que tem consultado acerca do reverendo “Amigo”), da freguesia de Paderne, pois nós ambos procuramos, como é do conhecimento dessa gente, cumprir os nossos deveres profissionas. E, salvo se tem cabimento aquela frase de David: “Vanitas vanitatum et omnia vanitas”, há-de concordar que aqueles períodos são descabidos, pelo menos em escritos de quem, como nós, já vai tendo a idade de escrever com mais ponderação. Não tenho mais vagar por hoje, termina o colega de São Mamede de Infesta, António Dâmaso Lopes.» // Também se lê no Notícias de Melgaço n.º 160, de 7/8/1932: «Quod scripst scriptum est. Como apesar de aumentar o número dos meus inimigos, tenho ainda amigos na minha terra natal, amigos que certamente se interessam por saber do andamento do processo disciplinar que me foi instaurado, pelo grande crime que cometi em dizer verdades acerca da Repartição de Finanças de Melgaço, permita-me, senhor Diretor que no seu Notícias vem há dizer alguma coisa a tal respeito. Nunca fui vaidoso, como toda a gente que me conhece deve ter notado, todavia desta vez sinto-me envaidecido por ver que o meu Gri…Gri…Gri contribuiu para que S. Ex.ª o senhor Ministro das Finanças, que não costuma prender-se com pequenas coisas, se desse ao trabalho de o ler, mandando proceder depois a uma sindicância aos atos dos funcionários daquela Repartição. Pena foi que S. Ex.ª fosse tão infeliz na escolha do sindicante que ou era cego para não ver as irregularidades da Repartição, ou temos de concluir que procedeu de uma forma ultra parcial, visto não procurar ouvir as testemunhas que só eu, na qualidade de autor do “Gri” poderia fornecer-lhe. Em qualquer dos casos, as conclusões a que o sindicante chegou levaram S. Ex.ª, o senhor ministro das Finanças, por intermédio do da Instrução, a instaurar-me o processo disciplinar que vai correndo seus trâmites, mas desde já posso afoitamente dizer que tal processo tem de fatalmente ser arquivado sem que para isso eu deva a menor sombra de favor a quem quer que seja. Basta para isso o depoimento das testemunhas. Quod scripts ergo no meu “Gri” scriptum est.» Melgaço, 1/8/1932. // Declaração. Eu abaixo assinado, António Dâmaso Lopes, professor do ensino primário elementar em São Mamede de Infesta, concelho de Matosinhos, declaro pela minha honra que o que motivou os meus escritos acerca das irregularidades da Repartição de Finanças do concelho de Melgaço foi apenas aquilo que eu mesmo presenciei, sendo, portanto, de minha exclusiva responsabilidade. Tive, é certo, apreciáveis informações que por dezenas de pessoas amigas me foram fornecidas, e conservo arquivadas, mas a causa, a origem do que a tal respeito escrevi, foi apenas o que vi.» Melgaço, 1/8/1932. A.D.L. // Em 1933 foi nomeado professor da escola Conde de Ferreira, sita na Vila de Melgaço; lecionava na escola central de São Mamede Infesta, Porto (Notícias de Melgaço n.º 200, de 2/7/1933). Dois anos depois foi transferido para a escola de Paços (ver NM 282, de 18/8/1935, e NM 286, de 29/9/1935); a sua esposa já aqui lecionava. // Em 1938 morava no lugar do Outeiro, salvo erro. // Foi diretor e editor do “Notícias de Melgaço”. // Em 1948 já estava aposentado (ver NM 862, de 20/6/1948). // Nos seus escritos jornalísticos assinava Grilo. // Chegou a estar preso por causa da sua veia política e mordacidade na crítica. // Conta-nos ele no Jornal de Melgaço n.º 1298, de 25/7/1920: «uma vez, isto além de muitos outros, dei um trambolhão de uma bicicleta abaixo, resultando daí partir um violino que na mão trazia, um guarda-sol que na outra mão trazia aberto, ficar em condições de não merecer conserto, a bicicleta ser preciso vir num carro para a vila, a calça rota num joelho e o joelho a escorrer sangue. Outra vez, quando em carro me dirigia de Penso para esta vila, em Alvaredo o carro tomba, a minha cabeça bate com violência na estrada, e dois pregos do tejadilho vão cravar-se, um na minha sobrancelha direita e outro no lábio superior, do qual resultou abrirem-se duas fontes de sangue. (…) Apenas me zanguei duas vezes em princípios da terceira dezena: da primeira vez não estive longe do suicídio, faltando apenas conceber tal ideia e pô-la em prática; da segunda tive de dar 72$000 réis ao Justino Loureiro, escrivão de Direito na comarca de Paredes de Coura. Daí tomei a resolução de não mais me zangar, e espero cumprir tal resolução.» // Enviuvou pela 2.ª vez a 26/8/1968. // Morreu em Paços, Melgaço, a 24/9/1970, com 91 anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 1763). // Teve filhos de ambas as esposas. // Nota: a sua filha Georgina, nascida em Póvoa de Varzim a 4/5/1925, faleceu em Vila do Conde em 1997; era irmã de caridade (doroteia).      

 

LOPES, António Joaquim. Filho de Manuel Lopes e de Ana Joaquina Esteves (*), lavradores, residentes em Merelhe. N.p. de Francisco António Lopes e de Ana Joaquina Douteiro; n.m. de José Joaquim Esteves e de Maria Ventura Pires. Nasceu a 29/1/1891 e foi batizado a 31 desse mês e ano. Padrinhos: António de Sousa, casado, lavrador, de Sá, e Clara Rosa Lopes, casada, do Outeiro. // À margem do assento: «óbito». /// (*) Os pais do batizando casaram na igreja de Paços a 4/6/1890. O noivo era solteiro, primo da noiva no 3.º grau de consanguinidade, e tinha 26 anos de idade. A noiva tinha 29 anos e estava solteira. Testemunhas: padre José Maria Mendes e Clara Rosa Lopes. 

 

LOPES, António Joaquim. Filho de Manuel Lopes e de Ana Joaquina Esteves, lavradores, residentes no lugar de Merelhe. Neto paterno de Francisco António Lopes e de Ana Joaquina Douteiro; neto materno de José Joaquim Esteves e de Maria Ventura Pires. Nasceu em Paços a 10 de Maio de 1895 e foi batizado na igreja paroquial a 13 desse mês e ano. Padrinhos: António Lopes, solteiro, camponês, do lugar de Sá, e Maria do Carmo Lopes, solteira, camponesa, do lugar do Outeiro. // Casou na CRCM a 23/5/1928 com Ermezinda da Glória Malheiro, nascida em Chaviães em 1897, filha de José de Abreu Malheiro e de Florinda Rosa Vaz. // Faleceu na sua freguesia natal a 7/5/1970. // A sua viúva finou-se também em Paços a --/--/1995, com 98 anos de idade. // Com geração.

 

LOPES, António Joaquim. Filho de José Lopes, natural de Paços, e de Teresa Joaquina Esteves, natural de Chaviães, lavradores, residentes no lugar de Sá. Neto paterno de António Lopes e de Maria Esteves; neto materno de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Rita Fernandes. Nasceu em Paços a 3/10/1908 e foi batizado na igreja paroquial a 10 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim de Sousa, solteiro, professor da instrução primária, e Teresa Joaquina Meleiro, solteira, camponesa, natural da freguesia de Chaviães. // Casou na CRCM a 23/3/1937 com Carolina Augusta Gomes. // Faleceu em Paços a 23/12/1980. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1506, de 22/3/1964: «… também vítimas de acidente de viação foram socorridos no hospital, no passado dia 19, o senhor Amadeu Esteves Alves e esposa, Alexandrina Afonso Alves, da freguesia de Chaviães, e o senhor António J. Lopes, do lugar de Sá, freguesia de Paços. Depois de socorridos pelos médicos de serviço, foram transportados (…) – o senhor Lopes para o hospital de Santo António da cidade do Porto, por ser portador de fratura exposta dos ossos da perna direita.»  

 

LOPES, António José. Filho de Manuel Lopes e de Caetana Gomes, lavradores, residentes no lugar do Casal. Neto paterno de António Lopes e de Maria Esteves; neto materno de José Joaquim Gomes e de Maria Lopes. Nasceu em Paços a 17/11/1904 e foi batizado na igreja paroquial a 21 desse mês e ano. Padrinhos: António Gomes, solteiro, camponês, do lugar do Casal, e Maria Lopes, solteira, camponesa, do lugar de Sá. // No verão de 1915 fez exame do 1.º grau na escola do sexo masculino de Paços, com o professor Sebastião Pereira, obtendo a nota de «ótimo» (Correio de Melgaço n.º 160, de 8/8/1915). // Casou na CRCM a 18/1/1930 (NM 47, de 26/1/1930) com Carolina Augusta Lopes, de 22 anos de idade, filha de Alfredo Augusto Lopes e de Maria Rosa Esteves. // Faleceu no Rio de Janeiro, Brasil, a 7/12/1955, com cinquenta e um anos de idade, no estado de casado.

 

LOPES, António Luís. Filho de Rosa Maria Lopes, solteira, moradora no Campo das Bouças, Paços. Neto materno de José Manuel Lopes e de Francisca Rosa Pires, do dito lugar. Nasceu a 30/4/1842 e foi batizado a 5 de Maio desse ano. Padrinhos: o avô materno e sua filha, Maria Lopes. // Tinha 40 anos de idade, era viúvo de Maria do Carmo Teles Lopes (falecida nos Anjos, Lisboa), artista, morava no Campo das Bouças, quando casou na igreja de Paços, a 17/9/1882, com Benedita, de 27 anos de idade, solteira, lavradora, natural de Cristóval, residente nos Casais, filha de José Fernandes, de São Vítor, Braga, e de Francisca Gonçalves, de Cristóval, Melgaço. Testemunhas presentes: José Joaquim Gomes, morador no lugar do Casal, e Luís Martins Pires, morador em Sá, lavradores.  

 

LOPES, António Luís. Filho de José Bento Lopes e de Francisca Rosa Douteiro, lavradores, residentes nas Granjas. N.p. de Manuel Luís Lopes e de Maria Pires; n.m. de Manuel Douteiro e de Teresa Gomes. Nasceu a 11/1/1879 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Francisco António Lopes e Ana Joaquina Lopes, solteiros, lavradores, do sobredito lugar. // Faleceu em Paços a 17/2/1961. 

 

LOPES, António Manuel. Filho de José Joaquim Lopes e de Clara Domingues, moradores no lugar do Outeiro, Paços. N.p. de Manuel Luís Lopes e de Maria Rosa Pires, da Corga; n.m. de Manuel Luís Domingues “Reiganha” e de Ventura Gomes, do Outeiro. Nasceu a 6/1/1851 e foi batizado a 12 desse mês e ano. Padrinhos: António Manuel Esteves e sua mulher, Francisca Lopes, de Gondufe, Chaviães. // Tinha 26 anos de idade, era solteiro, amanuense da administração do concelho, quando casou na igreja de Paços com a sua parente no 2.º grau de consanguinidade, Clara Rosa, de 22 anos de idade, solteira, lavradora, filha de Francisco António Lopes e de Ana Joaquina Douteiro, lavradores, de Sá. Testemunhas presentes: Francisco José Veloso e Francisco Gonçalves, solteiros, lavradores. // Também exerceu o cargo de escrivão da Fazenda em Monção. // Em 1908 estava prestes a aposentar-se em virtude de ter sido dado por incapaz para o serviço público no exame médico realizado em Viana (JM 755). // Foi jurado pela sua freguesia natal para as causas-crime no 2.º semestre de 1913 (Correio de Melgaço n.º 56, de 6/7/1913), e também no 1.º semestre de 1915 (Correio de Melgaço n.º 132). // Enviuvou a 13/10/1928. // Faleceu a 18/9/1931 (NM 126, de 5/10/1931). // Com geração (ver António Alberto Pires, de Paços, e Vitorino Esteves, da Cabana, Rouças).

 

LOPES, Apolina Branca. Filha do professor António Dâmaso Lopes e da professora Felicidade Amélia da Silva. // Nasceu por volta de 1926. // Faleceu no lugar do Outeiro, Paços, a --/--/2019, com 93 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/1/2020).   

 

LOPES, Armando. Filho de --------- Lopes e de ----------------------------------------. Nasceu em -------------, a --/--/1---. // Casou em Paços a --/--/1937 com Maria Pires. // (Notícias de Melgaço n.º 359). (ver Maria Margarida Pires Lopes).

 

LOPES, Avelino Cândido. Filho de Manuel José Lopes, negociante, de Cristóval, e de Ana Joaquina Douteiro, de Paços, moradores no Outeiro. Neto paterno de Manuel José Lopes e de Maria Rodrigues; neto materno de Francisco José Douteiro e de Caetana da Ribeira. Nasceu a 17/5/1891 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinho: o seu avô materno. // À margem do assento: «óbito». 

 

LOPES, Bento. Filho de Rosa Lopes, solteira, do Campo das Bouças, Paços. Neto materno de José Lopes e de Francisca Pires, do mesmo lugar. Nasceu em Paços a 8/12/1847 e foi batizado a 13 desse mês e ano. Padrinho: Bento Rodrigues, solteiro, do lugar da Calçada, Cristóval. // Casou com Rosa Rodrigues. // Morreu em Beleco, Paços, a 1/8/1899, com todos os sacramentos da igreja católica, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja. // A sua viúva faleceu em 1916, com 78 anos de idade. // Pai do professor António Dâmaso Lopes. 

 

LOPES, Bento Isidoro. Filho de Manuel Lopes e de Ana Luísa Gomes, moradores em Beleco. N.p. de Caetano Lopes e de Ana Rosa Esteves, do dito lugar; n.m. de Joaquim Manuel Gomes e de Ana Luísa Veloso, do Campo das Bouças. Nasceu a 31/12/1827 e foi batizado a 2/1/1828. Padrinhos: Bento Isidoro Rodrigues e sua mulher, Rosa Maria Salgado, de Beleco, Paços. (À margem do assento: «falecido»).

 

LOPES, Caetana. Filha de Francisco António Lopes e de Ana Joaquina Douteiro, lavradores, residentes em Sá. N.p. de Manuel Luís Lopes e de Maria Rosa Pires; n.m. de Manuel Francisco Douteiro e de Teresa Maria Gomes. Nasceu a 29/6/1872 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: a avó materna e José Bento Lopes, lavrador, tio da batizanda. // Faleceu em Paços a 23/3/1950. 

 

LOPES, Caetano. Filho de António Lopes, de Paços, e de Maria Fernandes, de Chaviães, lavradores, residentes nas Granjas. N.p. de Maria Rosa Ribeiro; n.m. de José Fernandes e de Francisca Gonçalves. Nasceu a 12/6/1892 e foi batizado a 17 desse mês e ano. Padrinho: o avô materno.

 

LOPES, Carolina Augusta. Filha de Alfredo Augusto Lopes e de Maria Rosa Esteves, lavradores, residentes no lugar de Sá. Neta paterna de António Lopes e de Rosa Douteiro; neta materna de Caetano Esteves e de Francisca Monteiro. Nasceu em Paços a 12/5/1907 e foi batizada na igreja paroquial a 19 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos. // Casou na CRCM a 18/1/1930 com o seu conterrâneo António José Lopes, de 25 anos de idade, filho de Manuel Lopes e de Caetana Gomes. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 12/7/1973.

 

LOPES, Carolina Júlia. Filha de António Manuel Lopes, amanuense na Fazenda da Vila de Melgaço, e de Clara Rosa Lopes, lavradeira, residentes no Outeiro. N.p. de José Joaquim Lopes e de Clara Domingues; n.m. de Francisco António Lopes e de Ana Joaquina Douteiro. Nasceu a 26/4/1880 e foi batizada a 29 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno, casado, lavrador, de Sá, e a avó paterna, viúva, lavradeira, do Outeiro. // Casou a 19/5/1915 com Vitorino (Cabana), filho de Manuel José Esteves e de Deolinda Matilde da Graça Pires, proprietários em Rouças; casou-os o padre António Domingues. Padrinhos da boda: Armindo Esteves, irmão do noivo, e Gomersinda Melon, galega. // Nesse ano de 1915 partiu para Âncora a fim de apanhar banhos de mar (Correio de Melgaço n.º 167, de 26/9/1915). // Faleceu na freguesia de Rouças a 3/12/1954. // Com geração (ver em Rouças).

 

LOPES, Clara. Filha de Francisco António Lopes e de Ana Joaquina do Outeiro, moradores em Sá. N.p. de Manuel Luís Lopes e de Maria Rosa Pires, da Corga; n.m. de Manuel Francisco do Outeiro e de Teresa Maria Gomes, de Sá. Nasceu a 13/11/1851 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Lopes e Clara Domingues, tios da batizanda, do Outeiro, Paços. // Faleceu a 26/12/1851.

 

LOPES, Clara Rosa. Filha de Francisco António Lopes e de Ana Joaquina do Outeiro. N.p. de Manuel Luís Lopes e de Maria Rosa Pires; n.m. de Manuel Francisco do Outeiro e de Teresa Maria Gomes, de Sá. Nasceu a 12/10/1854 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: José Joaquim Lopes e sua mulher, Clara Domingues, do Outeiro, Paços.

 

LOPES, Constância Rosa. Filha de José Bento Lopes e de Francisca Rosa Douteiro, moradores nas Granjas. Neta paterna de Manuel Luís Lopes e de Maria Rosa Pires; neta materna de Manuel Douteiro e de Teresa Gomes. Nasceu a 5/12/1860 e foi batizada a 7 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Lopes e sua mulher, Ana Douteiro, lavradores, do lugar de Sá. // Faleceu em Paços a 3/12/1945.

 

LOPES, Deolinda Rosa. Filha de António Lopes e de Maria Fernandes, lavradores, residentes nas Granjas. Neta paterna de Maria Rosa Ribeiro, do dito lugar; neta materna de José Fernandes e de (?), dos Casais, Cristóval. Nasceu em Paços a 6/4/1881 e foi batizada a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Caetano Fernandes e Rosa Esteves, lavradores, solteiros, dos Casais, Cristóval. // Casou na igreja de Paços a 31/3/1911 com o seu conterrâneo Luís Vicente Pires, viúvo. // Ambos morreram em Paços: o marido a 21/1/1920 e ela a 6/8/1979. // Mãe de António Augusto Pires.

 

LOPES, Elisa Rosa. Filha de ----------- Lopes e de -------------------------------. Nasceu em Paços a --/--/189-. // Em 1907 foi fazer o exame do 2.º grau a Viana, ficando aprovada.  

 

LOPES, Fortunata de Jesus. Filha de Maria Lopes, solteira, moradora no lugar de Beleco. Neta materna de Caetano Lopes e de Ana Rosa Esteves Salgado, do dito lugar. Nasceu a 4/6/1842 e foi batizada ainda nesse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Rodrigues e sua irmã, Maria Domingas Rodrigues. // Aos quatro anos de idade foi residir para o lugar de Doma, Cristóval. // Casou na igreja de Cristóval a 16/11/1862 com Francisco António, lavrador, nascido em Fiães por volta de 1830, filho de Manuel Joaquim Marques e de Maria Rosa Vaz. // O casal residiu em Doma, onde ambos faleceram: ele a 9/12/1882 e ela por volta de 1920. // Por sua morte foi citado pelo Juízo de Direito da comarca de Melgaço, cartório do 1.º ofício, seu filho António Marques, e seu neto, Gaspar Aníbal Quintela, casado, residente em parte incerta do Brasil (ver Jornal de Melgaço n.º 1282, de 21/3/1920).  

 

LOPES, Francisca. Filha de José Luís Lopes e de Marcelina Rosa Rodrigues, moradores em Beleco. N.p. de Caetano Lopes e de Ana Rosa Salgado, do dito lugar; n.m. de José Rodrigues e de Josefa Ribeiro, da Boavista, Alveios, Tui. Nasceu a 26/9/1852 e foi batizada a 30 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Salgado e Luísa Gonçalves, solteira, de Beleco, ambos pacenses. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Sá a 7/7/1900, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casada com Caetano Pires, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja.   

 

LOPES, Francisca Luísa. Filha de José Manuel Lopes e de Francisca Rosa Pires, do Campo das Bouças, Paços. N.p. de António Lopes e de Maria Luísa Trancoso, de Sá; n.m. de Manuel João Pires e de Maria Benta Lopes, do Campo das Bouças. Nasceu a 14/4/1822 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Padrinho: padre Francisco Pires, tio da batizanda.

 

LOPES, Francisco. Filho de António Lopes e de Maria Luísa Trancoso (falecidos antes de 1851). // Casou na igreja de Paços a 13/9/1851 com Luísa, filha de António Rodrigues e de Maria Caetana Gomes, todos de Sá. Testemunhas presentes: Francisco António Pires, do lugar das Granjas, e Francisco Luís de Castro, do lugar de Sá. 

 

LOPES, Francisco. Filho de Maria Lopes, solteira, de Beleco. Neto materno de Caetano Lopes e de Ana Rosa Esteves, do dito lugar. Nasceu a 4/12/1821 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Pires, do Coto, e Francisca Caetana Gomes, de Beleco. // Gémeo de Manuel. // (À margem do assento: «falecido»).   

 

LOPES, Francisco. Filho de Luís Lopes e de Ludovina Pires, lavradores, residentes em Sá. N.p. de Francisco Lopes e de Maria Luísa Rodrigues; n.m. de Manuel José Pires e de Ana Lopes. Nasceu a 18/9/1860 e foi batizado a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Pires, viúvo, lavrador, do lugar de Sá, avô materno do batizando.

 

LOPES, Francisco. Filho de ----------- Lopes e de -------------------------------------. Nasceu em ------------, a --/--/18--. // Faleceu em Sá, Paços, a --/--/1935, com 63 anos de idade (NM 289, de 27/10/1935).   

 

LOPES, Francisco António. Filho de Manuel Luís Lopes e de Maria Rosa Pires, moradores no lugar da Corga. N.p. de António Lopes e de Maria Luísa Trancoso, de Sá; n.m. de João Pires e de Antónia Maria Esteves, da Corga, todos de Paços. Nasceu a 24/7/1815 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Francisco António Pires e sua mulher, Maria Rosa Lopes, de Sá. // Lavrador. // Casou na igreja de Paços a 19/1/1851 com Ana Joaquina, filha de Manuel Francisco do Outeiro e de ------ Maria Gomes, de Sá. Testemunhas presentes: José Joaquim Lopes, do Outeiro, e Francisco José Esteves, da Corga. (Os seus pais já tinham morrido quando ele casou). // Faleceu no lugar de Sá, freguesia de Paços, a 19/10/1898, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casado, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja paroquial.  

 

LOPES, Joana. Filha de Maria Lopes, solteira, do lugar de Beleco, Paços. Neta materna de Caetano Lopes e de Ana Rosa Salgado, do dito lugar. Nasceu a 19/8/1823 e foi batizada a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Gregório Ventura do Souto e sua mulher, Jerónima Luísa Salgado, de Sá. // (À margem do assento: «falecida»).  

 

LOPES, João. Filho de Maria Lopes, solteira, do lugar de Beleco. Neto materno de Caetano Lopes e de Ana Rosa Esteves, do dito lugar. Nasceu em Paços a 29/6/1832 e foi batizado na igreja no dia seguinte. Padrinhos: João Rodrigues, solteiro, de Beleco, e Ana Rosa Marques, solteira, moradora na Vila de Melgaço. // Faleceu a 2/3/1834.

 

LOPES, João Francisco. Filho de José (ou João) Luís Lopes, natural de Paços, e de Marcelina Rosa Rodrigues, natural de Alveios, Tui, moradores no lugar de Beleco, Paços. N.p. de Caetano Lopes e de Ana Rosa Salgado, do dito lugar; n.m. de José Rodrigues e de Josefa Ribeiro, da Boavista, Alveios, Tui. Nasceu a 16/7/1855 e foi batizado a 18 desse mês e ano. Padrinhos: João Francisco Montes e Benedita Magalhães, dos Casais, Cristóval. // Era solteiro, professor da instrução primária, morava em Beleco, quando casou na igreja de Paços a 12/2/1882 com Amélia da Glória Soares Calheiros, de 30 anos de idade, solteira, mestra régia, natural da Vila de Melgaço, filha de Maria Ventura Soares Calheiros, de SMP. Testemunhas presentes: padre José Maria Mendes, morador nos Casais, Paços, e Joaquim Soares de Avelar, moço servente na Vila de Melgaço. (Pároco encomendado: padre António Avelino Douteiro). // Em 1895, 1896, e 1897, lecionava na escola de Paços; era professor de segunda classe. // Morreu em São Gregório, Cristóval, onde morava, a 31/5/1897, no estado de casado, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja de Cristóval. // Com geração.

 

LOPES, João Manuel (Padre). // Parece que em 1845 era pároco de Paços. 

 

LOPES, Joaquim. Filho de Francisco António Lopes e de Ana Joaquina Douteiro, lavradores, residentes em Sá. N.p. de Manuel Luís Lopes e de Maria Rosa Pires; n.m. de Manuel Francisco Douteiro e de Teresa Maria Gomes, todos de Paços. Nasceu a 13/11/1870 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: José Joaquim Lopes, tio do batizando, e sua mulher, lavradores, residentes no Outeiro. // Faleceu em Sá, Paços, a 6/6/1941. 

 

LOPES, Joaquina. Filha de Maria Lopes, solteira, moradora no lugar de Beleco. Neta materna de Caetano Lopes e de Ana Rosa Esteves, do dito lugar. Nasceu a 13/10/1829 e foi batizada a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Inocêncio António Fernandes e sua mulher, Maria José Besteiro, do Campo das Bouças. // Faleceu a 27 de Abril de (1837?).

 

LOPES, Joaquina. Filha de Manuel Lopes e de Ana Luísa Gomes, moradores em Beleco. N.p. de Caetano Lopes e de Ana Rosa Esteves, do dito lugar; n.m. de Joaquim Manuel Gomes e de Ana Luísa Veloso, do Campo das Bouças, todos de Paços. Nasceu a 16/3/1832 e foi batizada a 18 desse mês. Padrinhos: António José Durães e sua mulher, Ana Joaquina Lopes, de Sá. // (À margem do assento: «falecida»).

 

LOPES, José (Padre). // Faleceu em Paços a 24/6/1750.

 

LOPES, José. Filho de Francisco Lopes e de Ana Douteiro, moradores em Sá. N.p. de Manuel Luís Lopes e de Maria Rosa Pires, da Corga; n.m. de Manuel Douteiro e de Teresa Gomes, de Sá. Nasceu a 3/4/1856 e foi batizado a 6 desse mês. Padrinhos: José Bento Lopes e Francisca Douteiro, tios do batizando.

 

LOPES, José. Filho de António Lopes e de Maria Esteves, lavradores, residentes em Sá. N.p. de Manuel Lopes e de Ana Luísa Gomes, de Beleco; n.m. de Joaquim Esteves e de Luísa Esteves, de Sá. Nasceu a 9/1/1875 e foi batizado a 11 desse mês e ano. Padrinhos: o avô paterno e Maria Lopes, tia do bebé, lavradores, de Beleco. // Rural. // Casou na igreja de Chaviães a 20/7/1908 com Teresa Joaquina, de 35 anos de idade, solteira, camponesa, natural de Chaviães, filha de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Rita Fernandes. Testemunhas presentes: António Joaquim de Sousa, solteiro, professor do ensino primário, e Germano Augusto Gomes, solteiro, ambos da freguesia de Paços. // Faleceu em Paços a 10/5/1945.

 

LOPES, José. Filho de António Lopes, natural de Paços, e de Maria Fernandes, natural de Cristóval, lavradores, residentes nas Granjas. Neto paterno de Maria Rosa Ribeiro; neto materno de José Fernandes e de Francisca Gonçalves. Nasceu a 30/12/1888 e foi batizado a 2/1/1889. Madrinha: Rosa Fernandes, solteira, tia materna do batizando. 

 

LOPES, José. Filho de Manuel Lopes e de Ana Joaquina Esteves, lavradores, residentes em Merelhe. N.p. de Francisco António Lopes e de Ana Douteiro; n.m. de José Joaquim Esteves e de Maria Pires. Nasceu em Paços a 4/9/1892 e foi batizado a 8 desse mês e ano. Padrinhos: António de Sousa, casado, lavrador, de Sá, e Clara Rosa Lopes, casada, do Outeiro. // Faleceu em Paços a 18/4/1969.

 

LOPES, José. Filho de Alfredo Augusto Lopes e de Maria Rosa Esteves, lavradores, residentes no lugar de Sá. Neto paterno de António Lopes e de Rosa Douteiro; neto materno de Caetano José Esteves e de Francisca Monteiro. Nasceu em Paços a 25/3/1909 e foi batizado na igreja paroquial a 29 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e a sua avó paterna. // Casou na CRCM a 26/7/1932 com a sua conterrânea Clarice Celeste Esteves, de 21 anos de idade, filha de Luís Esteves e de Margarida Augusta Pires. // Morreu na sua freguesia natal a 4/3/1966.

 

LOPES, José António. Filho de Francisco António Lopes e de Ana Joaquina do Outeiro, moradores em Sá. N.p. de Manuel Luís Lopes e de Maria Rosa Pires, da Corga; n.m. de Manuel Francisco do Outeiro e de Teresa Maria Gomes, de Sá. Nasceu a 1/4/1853 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: José Joaquim Lopes e sua mulher, Clara Domingues, do Outeiro, Paços. // Faleceu a 1/1/1854. 

 

LOPES, José Augusto. Filho de António Manuel Lopes, amanuense da Fazenda, e de Clara Rosa Lopes, moradores no Outeiro. N.p. de José Joaquim Lopes e de Clara Domingues; n.m. de Francisco António Lopes e de Ana Joaquina Douteiro. Nasceu a 5/8/1883 e foi batizado a 9 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno (assinou) e a avó paterna. // (À margem do assento: «óbito»). 

 

LOPES, José Augusto. Filho de António José Lopes e de Carolina Augusta Lopes. Nasceu em Paços a --/--/1931 (NM 126, de 5/10/1931).

 

LOPES, José Bento. Filho de Manuel Luís Lopes e de Maria Rosa Pires, moradores na Corga, Paços. N.p. de António Lopes e de Maria Luísa Trancoso, de Sá; n.m. de João Pires e de Antónia Maria Esteves, da Corga. Nasceu a 8/9/1827 e foi batizado a 10 desse mês e ano. Padrinhos: José Bento Gomes e sua mulher, Maria Luísa Vieites, de Sá. // Faleceu no lugar das Granjas a --/--/1917, com 90 anos de idade (Jornal de Melgaço n.º 1186, de 8/12/1917).

 

LOPES, José Carlos. Filho de Maria Lopes, solteira, lavradora, natural de Beleco. Neto materno de Caetano Lopes e de Ana Rosa Esteves. Nasceu em Paços a 20/3/1837 e foi batizado pelo padre Luís António de Abreu a 24 desse mês e ano. Padrinhos: José Carlos de Sousa e Ana Rosa Alves, lavradores, da Vila de Melgaço. (Em 1879, 22 de Dezembro, quando este assento foi lavrado, já os seus padrinhos tinham falecido).

 

LOPES, José Joaquim. Filho de Manuel Luís Lopes e de Maria Rosa Pires, moradores no lugar da Corga. Neto paterno de António Lopes e de Maria Luísa Trancoso, de Sá; neto materno de João Pires e de Antónia Esteves, da Corga. Nasceu a 1/1/1813 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Inácio Pires, solteiro, tio do batizando, e Francisca do Outeiro, da Corga. // Casou na igreja de Paços a 14/7/1838, com Clara, filha de Manuel Luís Domingues e de Ventura Gomes, do Outeiro. Testemunhas presentes: MGB e Jerónimo Fernandes, do lugar do Outeiro. // Em 1838 era camarista (Melgaço, Sentinela do Alto Minho, II parte, 1.º volume, página 163). 

 

LOPES, José Joaquim. Filho de Francisco António Lopes e de Maria Ventura Esteves, moradores nas Granjas. Neto paterno de Francisco Lopes e de Rosa Gomes, de Sá; neto materno de Manuel Esteves e de Gertrudes Alves, das Granjas, todos de Paços. Nasceu em Paços a 9/2/1825 e foi batizado a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Jerónimo José Vieites e sua irmã, Maria Rosa Vieites, de Sá. // Lavrador. // Casou na igreja de Paços a 10/7/1854, com Maria, filha de Manuel do Souto e de Antónia -------, de Merelhe. Testemunhas presentes: frei Manuel de Jesus Maria, José Joaquim Pires e José Joaquim Esteves. // Enviuvou. // Casou em segundas núpcias, na igreja de Paços, a 23/9/1895, com a sua conterrânea Ana Rosa Domingues, de 24 anos de idade, solteira, camponesa, filha de Francisco Domingues Alves, natural de Chaviães, e de Ana Joaquina Esteves, natural de Paços. Testemunhas presentes: Luís Vicente Pires, casado, do lugar das Granjas, Luís da Cunha, solteiro, sacristão, e Albina Domingues, solteira, camponesa, do lugar das Vinhas. // Faleceu a 17/11/1909, em sua casa de morada, sita no lugar de Merelhe, com todos os sacramentos, no estado de casado, sem testamento, e foi sepultado no adro da igreja. // Deixou um filho.   

 

LOPES, José Joaquim. Filho de Luís Lopes e de Ludovina Pires. N.p. de Francisco Lopes e de Luísa Rodrigues; n.m. de Manuel José Pires e de Ana Lopes, todos do lugar de Sá, Paços. Nasceu a 29/7/1854 e foi batizado nesse dito ano. Padrinhos: João Pires e Luísa Rodrigues, de Sá. // Sem mais notícias.   

 

LOPES, José Joaquim. Filho de António Manuel Lopes, amanuense da Fazenda na Vila de Melgaço, e de Clara Rosa Lopes, moradores no Outeiro. N.p. de José Joaquim Lopes e de Clara Domingues; n.m. de Francisco António Lopes e de Ana Joaquina Douteiro. Nasceu a 9/1/1882 e foi batizado nesse mesmo dia. Padrinho: o seu avô materno e a avó paterna. // (À margem do assento: «óbito»).  

 

LOPES, José Joaquim. Filho de Manuel Lopes e de Caetana Gomes, moradores no lugar do Casal. Neto paterno de António Lopes e de Maria Esteves; neto materno de José Gomes e de Maria Lopes. Nasceu em Paços a 28/1/1907 e foi batizado na igreja paroquial a 2 de Fevereiro desse dito ano. Padrinhos: José Lopes e Albina Gomes, solteiros, camponeses, pacenses.

 

LOPES, José Júlio. Filho de António Lopes e de Carolina -----------------------. Nasceu em Sá, Paços, a --/--/1940. // Emigrante. // Casou com Olinda Alves. // Em 1992 visitou a sua terra natal (VM 973). // Faleceu em Paços a 4/5/2013, com 73 anos de idade.

 

LOPES, José Luís. Filho de Caetano Lopes e de Ana Esteves, de Beleco. // Casou na igreja de Paços a 30/1/1845 com Marcelina, filha de José Rodrigues e de Josefa de Puga, de Alveios, Tui. Testemunhas presentes: Francisco José Rodrigues e José Luís Pires. 

 

LOPES, José Luís. Filho de António Dâmaso Lopes e de Felicidade Amélia da Silva. Nasceu em Paços a --/--/1939 (NM 430).

 

LOPES, José Maria. Filho de Rosa Maria Lopes, solteira, do Campo das Bouças, Paços. Neto materno de José Manuel Lopes e de Francisca Rosa Pires, do dito lugar. Nasceu a 11/11/1844 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e sua filha, Maria Lopes. 

 

LOPES, Júlia Augusta. Filha de Olívia Lopes, solteira, camponesa, moradora no lugar das Granjas. Neta materna de António Lopes e de Maria Fernandes. Nasceu em Paços a 10/3/1905 e foi batizada na igreja paroquial a 16 desse mês e ano. Madrinha: Deolinda Lopes, solteira, camponesa, do dito lugar das Granjas. // Casou na CRCM a 13/8/1924 com José Avelino Lopes. // Enviuvou a 23/11/1943. // Faleceu na freguesia de Cristóval a 17 de Julho de 1987.    

 

LOPES, Júlia Augusta. Filha de José Lopes e de Clarisse Celeste Esteves. Nasceu em Paços a --/--/1933 (NM 200, de 2/7/1933).

 

LOPES, Júlia Rosa. Filha de ---------- Lopes e de -----------------------------------. Nasceu em ---------------, a --/--/19--. // Faleceu no lugar do Esporão, Paços, a --/--/1996. // (VM 1047).

 

LOPES, Júlio. Filho de Francisco António Lopes e de Ana Joaquina Douteiro, lavradores, residentes em Sá. N.p. de Manuel Luís Lopes e de Maria Rosa Pires; n.m. de Manuel Francisco Douteiro e de Teresa Maria Gomes. Nasceu a 12/3/1875 e foi batizado a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Lopes e Clara Lopes, solteiros, lavradores, irmãos do batizando. // Emigrou para o Rio de Janeiro, Brasil, com a idade de 26 anos. // Em 1920 fez uma visita à sua terra natal; vinha do Rio Grande do Sul (Jornal de Melgaço n.º 1295, de 4/7/1920). // Nos últimos anos da sua vida residiu na cidade do Porto, onde faleceu, a 29 ou 30 de Janeiro de 1933; o seu funeral realizou-se a 31 para o cemitério de Campanhã, tendo sido acompanhado por alguns dos seus amigos de Melgaço (Notícias de Melgaço n.º 183, de 17/2/1933).  

 

LOPES, Júlio José. Filho de António Joaquim Lopes, natural de Paços, e de Ermezinda da Glória Malheiro, natural de Chaviães. Nasceu em Paços a --/--/1929 (Notícias de Melgaço n.º 6, de 24/3/1929). // Casou com Ângela Alvarez.

 

LOPES, Júlio Manuel. Filho de António José Lopes e de Carolina Augusta Lopes. Nasceu em Paços a --/--/1934 (NM 223, de 17/2/1934).

 

LOPES, Ludovina. Filha de Francisco António Lopes e de Ana Douteiro, lavradores. Neta paterna de Manuel Luís Lopes e de Maria Rosa Pires; neta materna de Manuel Douteiro e de Teresa Gomes. Nasceu a 19/10/1879 e foi batizada a 23 desse mês e ano. Padrinhos: António Manuel Lopes, amanuense da Fazenda, e Clara Rosa Lopes, lavradeira, do lugar do Outeiro.

 

LOPES, Luís. Filho de Francisco Lopes e de Maria Luísa Rodrigues. Nasceu por volta de 1819. // Rural. // Casou na igreja de Paços a 23/3/1854 com a sua parente no 3.º grau de consanguinidade, Ludovina Rosa, filha de Manuel Pires e de Ana Lopes, todos de Sá. Testemunhas: José Joaquim Lopes, de Sá, e José Lopes, de Beleco. Presidiu à cerimónia o padre Luís Manuel Esteves. // Tinha 40 anos de idade, estava viúvo de Ludovina Rosa, quando casou na igreja de Paços a 15/5/1867 com Maria, de 29 anos de idade, solteira, também de Sá, filha de António de Araújo e de Maria Caetana Douteiro, pacenses. Testemunhas presentes: Luís Pires e Francisco Douteiro, solteiro, de Sá. // Faleceu no lugar de Sá a 14/10/1898, sem sacramentos, com 79 anos de idade, no estado de viúvo de Maria de Araújo, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja.   

 

LOPES, Luís. Filho de Manuel Luís Lopes e de Maria Rosa Pires, moradores no lugar da Corga. N.p. de António Lopes e de Maria Luísa Trancoso, do lugar de Sá; n.m. de João Pires e de Antónia Maria Esteves, do lugar da Corga. Nasceu a 20/5/1825 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Francisco António Pires Ramos e sua mulher, Maria Rosa Lopes, do lugar de Sá. (À margem do assento: «morto»).

 

LOPES, Luís. Filho de Francisco António Lopes e de Maria Ventura Esteves, moradores no lugar das Granjas. N.p. de Francisco Lopes e de Rosa Gomes, de Sá; n.m. de Manuel Esteves e de Gertrudes Alves, das Granjas, todos de Paços. Nasceu a 29/4/1829 e foi batizado na igreja de Paços. Padrinhos: Manuel Joaquim do Outeiro e sua mulher, Ana Joaquina Vaz, do lugar de Sá. // (À margem do assento: «morto»).

 

LOPES, Luís. Filho de José Joaquim Lopes e de Ana Rosa Domingues, lavradores, residentes no lugar de Merelhe. Neto paterno de Francisco Lopes e de Maria Ventura Esteves; neto materno de Francisco Domingues Alves e de Ana Joaquina Esteves. Nasceu em Paços a 29/12/1895 e foi batizado na igreja paroquial a 1/1/1896. Padrinhos: Luís Vicente Pires, casado, camponês, do lugar das Granjas, e Albina Rosa Domingues, solteira, camponesa, do lugar das Vinhas, ambos pacenses. // Faleceu no lugar de Merelhe a 11/9/1900 e foi sepultado no adro da igreja.

 

LOPES, Luís António. Filho de José Manuel Lopes e de Francisca Rosa Pires, do Campo das Bouças. N.p. de António Lopes e de Maria Luísa Trancoso, de Sá; n.m. de Manuel João Pires e de Maria Benta Lopes, do Campo das Bouças. Nasceu a 24/12/1815 e foi batizado a 28 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó materna e o padre Luís António de Abreu.

 

LOPES, Manuel. Filho de Caetano Lopes e de Ana Rosa Salgado, de Beleco. // Casou na igreja de Paços a 12/10/1825, com Ana Luísa, filha de Joaquim Manuel Gomes e de Ana Luísa Veloso, do Campo das Bouças. Testemunhas: padre FJM e João Manuel Lopes.

 

LOPES, Manuel. Filho de Maria Lopes, solteira, de Beleco. Neto materno de Caetano Lopes e de Ana Rosa Esteves. Nasceu a 4/12/1821 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Pires, do Coto, e Francisca Caetana Gomes, de Beleco. // Gémeo de Francisco. // (À margem do assento: «falecido»).

 

LOPES, Manuel. Filho de Maria Lopes, solteira, moradora no lugar da Corga, Paços. N.m. de Manuel Luís Lopes e de Maria Pires, do dito lugar. Nasceu a 24/9/1847 e foi batizado ainda nesse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Pereira e Antónia Maria Vaz, solteiros, de Merelhe. 

 

LOPES, Manuel Francisco. Filho de Manuel Luís Lopes e de Maria Rosa Pires, moradores no lugar da Corga, Paços. N.p. de António Lopes e de Maria Luísa Trancoso, de Sá; n.m. de João Pires e de Antónia Maria Esteves, da Corga. Nasceu a 20/4/1822 e foi batizado a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Francisco do Outeiro e sua mulher, Teresa Maria Gomes, de Sá. (À margem do assento: «morto»).

 

LOPES, Manuel Francisco. Filho de António Lopes, de Paços, e de Maria Fernandes, de Cristóval, lavradores, residentes no lugar de Granjas. N.p. de Maria Rosa Ribeiro; n.m. de José Fernandes e de Francisca Gonçalves. Nasceu a 5/8/1883 e foi batizado a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Puga, solteiro, alfaiate, morador nas Granjas, e a avó paterna do batizando. // (À margem do assento: «óbito»). 

 

LOPES, Manuel José. Filho de ----------- Lopes e de --------------------------------. Nasceu em Paços a --/--/18--. // Casou com -----------------------------------------. // Em 1908 era considerado capitalista (ver Jornal de Melgaço n.º 723, de 27/2/1908). // Também era proprietário. // Em Junho de 1912 foi ao Porto visitar o filho, Abílio Augusto, estudante naquela cidade; era na altura vereador da Câmara Municipal de Melgaço (Correio de Melgaço n.º 2). // Em 1914 o correspondente do “Correio de Melgaço” informou os seus leitores de que este senhor andava com obras na sua pesqueira, mas sem licença, prejudicando os proprietários da pesqueira “Cavalo Velho” (Correio de Melgaço n.º 117, de 22/9/1914). // Em 1917 apresentou-se como candidato a vereador na lista do Partido Republicano; as eleições realizavam-se a 4 de Novembro (ver Jornal de Melgaço n.º 1181, de 27/10/1917). Foi eleito, mas após a subida ao poder de Sidónio Pais, em Dezembro de 1917, a Câmara Municipal foi dissolvida; em seu lugar foram nomeados pelo novo Governador Civil cinco melgacenses, os quais formaram a Comissão Administrativa, presidida pelo padre António Domingues, natural de Fiães. No entanto, alguém chamou a atenção do Governador para o facto de que o concelho de Melgaço tinha direito a sete; então ele nomeou mais dois, Manuel José Lopes e António Luís Fernandes, comerciante na Vila (ver Jornal de Melgaço n.º 1195, de 16/2/1918).       

 

LOPES, Maria. Filha de José Luís Lopes e de Marcelina Rodrigues, moradores no lugar de Beleco. N.p. de Caetano Lopes e Ana Esteves, do dito lugar; n.m. de José Rodrigues e de Josefa de Puga, de Alveios, Galiza. Nasceu a 15/6/1849 e foi batizada a 18 desse mês e ano. Madrinha: Rosa Rodrigues, solteira, tia da batizanda, do lugar de Boavista, Alveios, bispado de Tui. // Casou na igreja de Paços a 18/5/1871 com José Joaquim, seu conterrâneo, filho de Manuel José Gomes e de Maria Joaquina Gonçalves. // Morou no lugar do Casal, Paços. // Enviuvou em 1900. // Faleceu por volta de 1918 (ver Jornal de Melgaço n.º 1213, de 6/7/1918). // Mãe de Adriano Augusto Gomes e de António José Gomes.

 

LOPES, Maria. Filha de Rosa Lopes, solteira, do Campo das Bouças, Paços. N.m. de José Lopes e de Francisca Pires, do dito lugar. Nasceu a 28/12/1852 e foi batizada pelo padre Francisco José da Ribeira a 2/1/1853. Madrinha: Rosa Pires, solteira, de Beleco. // Faleceu em Campo das Bouças a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 146, de 25/4/1915).

 

LOPES, Maria. Filha de Francisco António Lopes e de Ana Joaquina Douteiro. N.p. de Manuel Luís Lopes e de Maria Rosa Pires, da Corga; n.m. de Manuel Francisco Douteiro e de Teresa Maria Gomes, de Sá. Nasceu a 20/9/1858 e foi batizada a 22 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Lopes, tio da batizanda, e sua esposa. // Faleceu em Paços a 9/7/1944.

 

LOPES, Maria. Filha de António Lopes e de Maria Esteves, lavradores, residentes em Sá. Neta paterna de Manuel Lopes e de Ana Luísa Gomes, de Beleco; neta materna de Joaquim Esteves e de Luísa Esteves, de Sá. Nasceu em Paços a 8/2/1868 e foi batizada a 13 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô paterno e Maria Lopes, tia. // Lavradeira. // Casou na igreja da sua freguesia natal a 13/6/1906 com Manuel José Francisco, de 39 anos de idade, solteiro, camponês, natural de Cristóval, filho de José Manuel Francisco, natural da freguesia de Longos Vales, Monção, e de Maria Esteves, natural de Cristóval. Testemunhas presentes: Luís Manuel Alves e Ana Esteves, casados, camponeses, moradores junto à igreja de Paços. // Faleceu em Paços a 15/5/1948.  

 

LOPES, Maria. Filha de António Joaquim Lopes, natural da freguesia de Paços, e de Ermezinda da Glória Malheiro, natural da freguesia de Chaviães. Nasceu a --/--/19--. // Casou com Carlos Esteves.

 

LOPES, Maria Caetana. Filha de Manuel Lopes e de Ana Joaquina Gomes, moradores em Beleco. N.p. de Caetano Lopes e de Ana Rosa Esteves, do dito lugar; n.m. de Joaquim Manuel Gomes e de Ana Luísa Veloso, do Campo das Bouças. Nasceu a 25/3/1836 e foi batizada a 27 desse mês e ano.

 

LOPES, Maria Caetana. Filha de Luís Lopes e de Maria de Araújo, lavradores, residentes no lugar de Sá. N.p. de Francisco Lopes e de Luísa Rodrigues; n.m. de António de Araújo e de Maria Caetana Douteiro. Nasceu a 8/10/1867 e foi batizada a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Pires, solteiro, alfaiate, e Maria Caetana Douteiro, solteira, lavradora, ambos pacenses, moradores em Sá. // Faleceu em Paços a 19/11/1955. // Nota: deve ser a mesma senhora que casou com Manuel José Pereira (ver, em Paços, Joaquina Rosa Pereira).

 

LOPES, Maria do Carmo. Filha de António Luís Lopes, natural de Paços, e de Maria do Carmo Teles, natural de Lisboa. Neta paterna de Rosa Lopes; neta materna de Manuel Teles e de Maria de Jesus Correa. Nasceu na cidade de Lisboa a 26/8/1869. Desconheço a razão, mas não foi batizada nessa altura. A sua mãe morreu antes de 1878 e o seu pai levou-a com ele para a sua terra natal. Foi então batizada na igreja de Paços a 10/4/1878. Padrinhos: Bento Lopes e Rosa Rodrigues, casados, lavradores, do lugar de Beleco, Paços. // Faleceu no lugar dos Casais, Paços, a 18/2/1952.     

 

LOPES, Maria do Carmo. Filha de António Manuel Lopes e de Clara Rosa Lopes, lavradores, naturais de Paços. N.p. de José Joaquim Lopes e de Clara Domingues; n.m. de Francisco António Lopes e de Ana Joaquina Douteiro. Nasceu a 27/11/1878 e foi batizada a 29 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno, casado, lavrador, de Sá, e a avó paterna, viúva, lavradeira, do Outeiro. // Casou com António Alberto, de 26 anos de idade, seu conterrâneo, filho de José Joaquim Pires e de Alexandrina Pires, na Conservatória do Registo Civil de Melgaço, a 24/9/1913. // Faleceu na freguesia de Paços a 24/1/1948. // Mãe de Vitorino Pires. // O seu viúvo casou em segundas núpcias com Aurora de Nazaré, filha de João Batista Gonçalves.  

 

LOPES, Maria do Carmo. Filha de Manuel Lopes e de Ana Joaquina Esteves, lavradores, residentes no lugar de Merelhe. Neta paterna de Francisco António Lopes e de Ana Joaquina Douteiro; neta materna de José Joaquim Esteves e de Maria Benta Pires. Nasceu em Paços a 18/6/1898 e foi batizada na igreja paroquial a 24 desse mês e ano. Padrinhos: António Lopes, solteiro, tio paterno da neófita, do lugar de Sá, e Maria do Carmo Lopes, solteira, do lugar do Outeiro, ambos camponeses. // Faleceu a 26 de Janeiro de 1900 e foi sepultada no adro da igreja.

 

LOPES, Maria Carolina. Filha de António Lopes e de Rosa Douteiro, lavradores, residentes em Sá. N.p. de Luís Lopes e de Ludovina Pires; n.m. de José Bento Douteiro e de Maria Esteves. Nasceu a 24/5/1879 e foi batizado a 27 desse mês e ano. Padrinhos: José Lopes e Venceslã Douteiro, lavradores, solteiros, do sobredito lugar.

 

LOPES, Maria de Jesus. Filha de António Joaquim Lopes e de Ermezinda da Glória Malheiro. Nasceu em Paços a --/--/1933 (NM 182, de 5/2/1933).

 

LOPES, Maria Joaquina. Filha de José Bento Lopes e de Francisca Rosa Douteiro, lavradores, residentes nas Granjas. N.p. de Manuel Luís Lopes e de Maria Pires, da Corga; n.m. de Manuel Francisco Douteiro e de Teresa Gomes. Nasceu a 22/3/1873 e foi batizada a 24 desse mês. Padrinhos: Manuel Douteiro e Delaide Douteiro, solteiros, lavradores, residentes em Sá. 

 

LOPES, Maria Laura. Filha do professor António Dâmaso Lopes e da professora Felicidade Amélia da Silva. Nasceu em ------------, a --/--/192-. // Em 1938 fez exame do ensino primário na escola de Paços, com a professora Felicidade Amélia da Silva, sua mãe, ficando aprovada. // (Notícias de Melgaço n.º 409).

 

LOPES, Maria Luísa. Filha de Francisco Lopes e de Maria Ventura Esteves, das Granjas, Paços. N.p. de Francisco Lopes e de Maria Rosa Rodrigues, de Sá; n.m. de Manuel Esteves e de Gertrudes Alves, das Granjas. Nasceu a 14/12/1817 e foi batizada a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Vaz e sua mulher, Maria Luísa, de Sá. (À margem do assento: «morta»).

 

LOPES, Maria Margarida. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1481, de 11/8/1963: «Na igreja de N. S.ª da Penha, Guimarães, realizou-se há dias o enlace matrimonial de M.M.P.L., professora oficial, filha de Armando César Lopes, 2.º cabo da Guarda-Fiscal, e de sua esposa, Glória Rosa Pires, moradores na freguesia de Paços, com Francisco Duarte Taveira, aspirante oficial miliciano, filho de José Francisco Taveira e de Teresa Duarte Taveira, industriais em Massarelos…»

 

LOPES, Maria Otacília. Filha de --------- Lopes e de ----------------------. Nasceu por volta de 1927. // Faleceu no lugar do Outeiro em 1928, ou 1929, com apenas catorze meses de idade (Notícias de Melgaço n.º 2, de --/2/1929).

 

LOPES, Olívia. Filha de António Lopes, natural de Paços, e de Maria Fernandes, natural de Cristóval, lavradores, residentes no lugar das Granjas, Paços. N.p. de Maria Rosa Ribeiro; n.m. de José Fernandes e de Francisca Gonçalves. Nasceu a 30/3/1886 e foi batizada a 2 de Abril desse dito ano. Padrinhos: o seu avô materno e Rosa Fernandes, solteira, tia materna. // Faleceu em Cristóval a 23/5/1972.

 

LOPES, Osório Fernando. Filho de Armando César Lopes, natural de Paderne, e de Glória Rosa Pires, natural de Cristóval. Nasceu em Paços (confirmar) a --/--/1945. // Na tropa atingiu o posto de sargento. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1518, de 12/7/1964: «Com dezanove (19) anos de idade foi promovido a 2.º (?) sargento para a Escola Prática dos Serviços de Material de Engenharia, em Sacavém, o nosso conterrâneo Osório Fernando Pires Lopes (…) Instituto Técnico Militar, onde foi aluno brilhante em educação física, classe a que pertenceu desde o início da sua vida de estudante...» Morreu em Moçambique a 7/8/1966. Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1606, de 14/8/1966: «Faleceu na província de Moçambique, por desastre, o nosso conterrâneo, senhor Osório Lopes, de 21 anos de idade, 2.º sargento, que naquela província ultramarina se encontrava em serviço de soberania. O malogrado sargento, que iniciara a sua carreira militar após o exame do 2.º grau nos Pupilos do Exército, era filho de Armando César Lopes, 2.º cabo da Guarda-Fiscal, em serviço no posto aduaneiro de São Gregório, e de sua esposa, Glória Rosa Pires, residente na freguesia de Paços. A sua morte causou no nosso concelho a maior consternação, pois foi o 1.º soldado melgacense que em terras portuguesas de além-mar sucumbiu na mais alta e sublime missão da defesa da pátria…» // Notícias de Melgaço n.º 1608, de 11/9/1966: «... Igualmente agradecem a todos quantos e de tanta maneira têm homenageado a memória do herói extinto nas lutas de Moçambique, de 21 anos de idade.»

 

LOPES, Osório Fernando. Filho de Armando César Lopes, natural de Paderne, e de Glória Rosa Pires, natural de Cristóval. Nasceu na freguesia de Paços (confirmar) a --/--/1945. // No serviço militar atingiu o posto de sargento. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1518, de 12/7/1964: «Com dezanove (19) anos de idade foi promovido a 2.º (?) sargento para a Escola Prática dos Serviços de Material de Engenharia, em Sacavém, o nosso conterrâneo Osório Fernando Pires Lopes (…) Instituto Técnico Militar, onde foi aluno brilhante em educação física, classe a que pertenceu desde o início da sua vida de estudante...» Morreu em Moçambique a 7/8/1966. Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1606, de 14/8/1966: «Faleceu na província de Moçambique, por desastre, o nosso conterrâneo, senhor Osório Lopes, de 21 anos de idade, 2.º sargento, que naquela província ultramarina se encontrava em serviço de soberania. O malogrado sargento, que iniciara a sua carreira militar após o exame do 2.º grau nos Pupilos do Exército, era filho de Armando César Lopes, 2.º cabo da Guarda-Fiscal, em serviço no posto aduaneiro de São Gregório, e de sua esposa, Glória Rosa Pires, residente na freguesia de Paços. A sua morte causou no nosso concelho a maior consternação, pois foi o 1.º soldado melgacense que em terras portuguesas de além-mar sucumbiu na mais alta e sublime missão da defesa da pátria…» // Notícias de Melgaço n.º 1608, de 11/9/1966: «... Igualmente agradecem a todos quantos e de tanta maneira têm homenageado a memória do herói extinto nas lutas de Moçambique, de 21 anos de idade.» «Os pais, irmãos e familiares de OFPL não podendo agradecer individualmente a todas as pessoas que lhe manifestaram o seu pesar, acompanhando-os em tão grande dor, a todos expressam a mais viva gratidão. Igualmente agradecem a todos quantos e de tanta maneira têm homenageado a memória do herói extinto nas lutas de Moçambique, de 21 anos de idade.»

 

LOPES, Palmira de Jesus. Filha de José Lopes e de Maria de Lurdes Domingues. Nasceu em Paços a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 14/12/1930).  

 

LOPES, Pureza Rosa. Filha de José Joaquim Lopes e de Ana Rosa Domingues, lavradores, residentes no lugar de Merelhe. Neta paterna de Francisco António Lopes e de Maria Ventura Esteves; neta materna de Francisco Domingues Alves e de Joaquina Esteves. Nasceu em Paços a 30/6/1901 e foi batizada na igreja paroquial a 7 de Julho desse mesmo ano. Padrinhos: a sua avó materna e Luís Pires, casado, do lugar das Granjas. // Casou na CRCM a 29/3/1923 com José Alves. // Faleceu em Paços a 4/12/1978.   

 

LOPES, Rita. Filha de Bento Lopes e de Rosa Rodrigues, residentes em Beleco (*). Neta paterna de Rosa Lopes, solteira, do Campo das Bouças; neta materna de Francisco Rodrigues e de Maria Joaquina Pires, de Beleco, todos lavradores. Nasceu a 9/5/1875 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Luís Rodrigues da Costa, “brasileiro”, natural de Paços, e sua mulher, Rita Maria de Carvalho, da cidade de Caldas, província de Minas, Brasil. // Casou a 13/4/1903 com José Joaquim Douteiro, seu conterrâneo. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 116, de 5/7/1931: «Faleceu no dia 1 do corrente, após atroz sofrimento, a senhora Rita Lopes, do lugar de Beleco, da freguesia de Paços, cujo funeral se realizou no dia 2, que foi muito concorrido. A finada era irmã do nosso estimado amigo, assinante e correspondente, senhor António Dâmaso Lopes, digno professor oficial em São Mamede de Infesta, e mulher do senhor José Joaquim Douteiro…» // Mãe de António de Lurdes (Rita) e de Júlia Claudina. /// (*) Os pais da batizanda casaram na igreja de Paços a 27/3/1872; o noivo tinha 24 anos de idade, era solteiro e morava no Campo das Bouças; a noiva tinha 30 anos de idade, era solteira, lavradora, e morava em Beleco. Testemunhas: Bernardo Soares e Constantino Domingues, solteiro, pacenses.   

 

LOPES, Rosa. Filha de José Bento Lopes e de Francisca Rosa Douteiro, lavradores, residentes nas Granjas. Neta paterna de Manuel Luís Lopes e de Maria Pires; neta materna de Manuel Douteiro e de Teresa Gomes. Nasceu a 4/5/1871 e foi batizada a 6 de esse mês e ano. Padrinhos: Francisco António Lopes, casado, lavrador, e Clara Lopes, solteira, lavradora, moradores em Sá. // Casou na igreja de Paços a 23/1/1901 com José Avelino Pires, de 29 anos de idade, solteiro, lavrador, natural dos Casais, Cristóval, filho de Luís Pires e de Joaquina Gonçalves. Testemunhas presentes: Luís António Alves, mordomo, e Maria do Carmo Lopes, solteira, camponesa, moradora no lugar do Outeiro. // Ambos faleceram em Paços: o marido a 13/9/1948 e ela a 28/12/1960 (ou 1950?).  

 

LOPES, Rosa de Jesus. Filha de ---------- Lopes e de ------------------------------. Nasceu a --/--/189-. // Fez exame do 1.º grau a 16/7/1908, obtendo um ótimo.

 

LOPES, Rosa Maria. Filha de José Manuel Lopes e de Francisca Rosa Pires, moradores no lugar do Campo das Bouças. Neta paterna de António Lopes e de Maria Luísa Trancoso, de Sá; neta materna de Manuel João Pires e de Maria Benta Lopes, do Campo das Bouças. Nasceu a 18/4/1819 e foi batizada a 22 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Lopes e sua mulher, Ana Joaquina da Ribeira, de Sá.

 

LOPES, Rufina. Filha de António Joaquim Lopes, natural de Paços, e de Ermezinda da Glória Malheiro, natural de Chaviães. Nasceu em Paços a --/--/1930, ou 1931 (Notícias de Melgaço n.º 94, de 18/1/1931). // Casou com Manuel António Alves.

 

LOPES, Salvador Luís. Filho de Manuel José Lopes, negociante, natural de Cristóval, e de Ana Joaquina do Outeiro, de Paços, moradores no Outeiro. N.p. de Manuel Lopes e de Maria Rodrigues; n.m. de Francisco José Douteiro e de Caetana da Ribeira. Nasceu a 21/9/1889 e foi batizado a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Clemente Douteiro, tio materno do bebé, e Albina Lopes, tia paterna. // Nota: os pais do batizando casaram na igreja de Paços a 19/12/1888. O noivo tinha 41 anos de idade e era solteiro. A noiva tinha 34 anos e era viúva de José Joaquim Esteves. Testemunhas do ato religioso: José Lopes e Albina Lopes, de Cristóval; Luís Clemente Douteiro e Benedita Gomes, de Paços. // continua...  

Sem comentários:

Enviar um comentário