quinta-feira, 14 de abril de 2022

QUADRAS AO DEUS DARÁ 

Por Joaquim A. Rocha


83

 

Para mim usas chicote,

Para ele usas mel;

Talvez por eu ser fiel

E ele ser malandrote.


84

 

Para mim usas pujança,

Para ele usas o mel;

Talvez por ter grossa herança

E eu ser um Ismael.

 

85

 

Quem “sabe” sobe

Na vida bem;

Quem malha pode

No Zé-Ninguém.

 

86

 

Quem dentes pequenos tem,

Não gosta de os mostrar;

Nunca assustam ninguém,

São dentinhos a brincar.

 

87

 

Dei-te um pequeno sorriso

Pediste-me logo dois;

És pedinte, e por isso,

Vou-te botar aos leões.

 

88

 

Sempre morderá quem tem

Os dentes de perro cão;

Por um lado ainda bem

Que os meus de bebé são.


89

 

O bigode do Gonçalves

É longo, fino recorte;

Foi com ele que ganhou

As eleições no Sporting.

 

90

 

Viraste as costas à vida,

Desiludido, descrente;

A vida nunca tem culpa,

A culpa é sempre da gente.

 

91

 

Se tenho cabelos brancos

Não é por razão da idade;

Ganhei-os no dia-a-dia,

À procura da verdade.

 

92

 

Eu não sou rico nem pobre,

Só tenho o suficiente;

Pra não pedir a ninguém,

E olhar todos de frente.

 

93

 

Meu sogro é homem rico,

Nada em rios de dinheiro;

Tem quintas no Alentejo,

E terças no mundo inteiro.


94

 

Roubaram o meu amor,

Quem o roubou eu não sei;

Procuro-o noite e dia,

Nas terras do senhor rei.

 

95

 

Roubaram o meu amor

Lá pràs bandas do Rossio;

Procuro-o de lanterna,

Faça vento, faça frio.

 

96

 

Roubaram o meu relógio

Lá pràs bandas do Rossio;

Deve ter sido o Ambrósio,

Esse gatuno do Rio.

 

97

 

Furtaram o meu sorriso,

Levaram-no pra bem longe;

Malvado seja quem foi,

Seja freira, seja monge.

 

98

 

Dizei-me senhora minha

Se gostais do meu cantar;

É pobre, eu sei-o bem,

Só serve para assustar.


99

 

Quando canto ganhais dono,

Dormis mui profundamente;

É minha voz estridente

Impondo as leis do sono.

 

100

 

A amizade e o amor

Já andaram de braço dado;

Veio a paixão, trouxe a dor,

Com a dor nasceu o fado.

// continua...








Sem comentários:

Enviar um comentário