quinta-feira, 7 de abril de 2022

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO 

Freguesia de Parada do Monte

Por Joaquim A. Rocha


// continuação de 13/12/2021... 


FERNANDES

 

FERNANDES, Abel. Filho de Marcelino Fernandes e de Maria Alves. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1935 (259, de 27/1/1935).

 

FERNANDES, Albina. Filha de Raimundo Fernandes e de Maria Lourenço, lavradores, residentes no lugar da Trigueira. Neta paterna de Manuel António Fernandes e de Ana Rosa Alves; neta materna de Manuel José Lourenço e de Maria Alves. Nasceu em Parada do Monte a 24/8/1896 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Justino Domingues e Rosa Lourenço, tia materna da neófita, casados, camponeses, moradores no lugar do Coto do Paço. // Faleceu na sua freguesia natal a 12/2/1989.

 

FERNANDES, António. Filho de Manuel Fernandes e de Maria Pires, lavradores. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1827. // Camponês. // Morreu no lugar de Aldeia Grande a 16/3/1905, com 78 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de viúvo de Margarida da Rocha, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja.

 

FERNANDES, António. Filho de Manuel Fernandes e de Maria Domingues, lavradores. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1845. // Camponês. // Morreu no lugar da Trigueira a 2/9/1905, com 60 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de viúvo de Maria Codesso, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja.

 

FERNANDES, Cândida. Filha de António Fernandes e de Margarida da Rocha, lavradores, residentes no lugar de Aldeia Grande. Neta paterna de Manuel José Fernandes e de Maria Joaquina Pires; neta materna de António Luís da Rocha e de Ana Maria Pires. Nasceu em Parada do Monte a 29/7/1862 e foi batizada na igreja nesse dimesmo dia. Padrinhos: Manuel José de Carvalho, casado, rural, morador em Aldeia Grande, e Rosa da Rocha, solteira, camponesa, moradora no mesmo lugar. 

 

FERNANDES, Delfina. Filha de Manuel José Fernandes e de Maria Rosa Domingues, lavradores, residentes no lugar da Trigueira. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1856. // Tinha 32 anos de idade, era solteira, camponesa, morava no dito lugar, quando casou na igreja paroquial a 26 de Junho de 1888 com o seu conterrâneo Manuel de Barros, de sessenta anos de idade, viúvo, lavrador.

 

FERNANDES, Dinis. Filho de José Fernandes e de Rosa Vieites, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1837. // Camponês. // Faleceu no dito lugar a 1/2/1900, com 63 anos de idade, apenas com o sacramento da extrema-unção, no estado de viúvo de Marcelina Vieites, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja paroquial.   

 

FERNANDES, Elvira. Filha de Rosa Fernandes, camponesa, moradora no lugar da Trigueira. Neta materna de Raimundo Fernandes e de Maria Lourenço. Nasceu em Parada do Monte a 6/10/1910 e foi batizada na igreja paroquial a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Justino Domingues, lavrador, e Maria Lourenço, casada, lavradeira. // Casou com --------------------------. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 2/1/1995.

 

FERNANDES, Emília. Filha de Francisco Fernandes e de Joaquina Pereira, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Neta paterna de José Fernandes e de Rosa Vieites, camponeses; neta materna de Manuel António Pereira e de Maria Perpétua Domingues, rurais, todos moradores no lugar de Cortegada. Nasceu em Parada do Monte a 22/2/1878 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: António Pereira, seu tio materno, e Maria Esteves, casados, lavradores, residentes em Trigueira. // Faleceu na sua freguesia natal a 20/1/1954.

 

FERNANDES, Florinda Rosa. Filha de Francisco José Fernandes, natural da Gave, e de Francisca Luísa Rodrigues, natural de Parada do Monte, lavradores, residentes no lugar da Trigueira. Nasceu em Parada do Monte a 7/6/1834. // Lavradora. // Era solteira, morava no lugar da Trigueira, quando casou na igreja paroquial a 6/7/1870 com o seu conterrâneo Manuel José Esteves. // Faleceu no dito lugar da Trigueira a 30 de Dezembro de 1893, com 59 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casada com Manuel José Esteves, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja paroquial.

 

FERNANDES, Francisco. Filho de José Fernandes e de Rosa Vieites, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1836. // Camponês. // Morreu no dito lugar a 23/8/1896, com 60 anos de idade, sem quaisquer sacramentos, no estado de casado com Joaquina Pereira, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro.

 

FERNANDES, Joaquim. Filho de António Fernandes e de Margarida da Rocha, lavradores, residentes em Aldeia Grande. Neto paterno de Manuel José Fernandes e de Maria Joaquina Pires; neto materno de António Luís da Rocha e de Ana Pires. Nasceu a 19/7/1866 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Manuel José de Carvalho, ferreiro, e Mariana Fernandes, casada, lavradeira, moradores no supracitado lugar.  

 

FERNANDES, Joaquina. Filha de Raimundo Fernandes e de Maria Lourenço, lavradores, residentes no lugar da Trigueira. Neta paterna de Manuel António Fernandes e de Ana Rosa Alves; neta materna de Manuel José Lourenço e de Maria Alves. Nasceu em Parada do Monte a 7/5/1891 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Justino Domingues e Rosa Lourenço, casados, camponeses, do lugar do Coto do Paço. // Faleceu no lugar da Trigueira a 2/9/1892 e foi sepultada na igreja.   

 

FERNANDES, José. Filho de Rosa Fernandes. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 171, de 24/10/1915).

 

FERNANDES, José Alberto (Russo). Filho de -------- Fernandes e de -----------------------. Nasceu em Parada do Monte a --/--/19--. // Emigrou para Espanha. // Morreu afogado; o seu corpo apareceu na margem direita do rio Minho, frente ao Peso (VM 940, de 1/6/1991). 

 

FERNANDES, José Fernando. Filho de ---------- Fernandes e de ------------ Alves. Nasceu a --/--/19--. // Casou com -----------------------------. // Morreu vítima de trágico acidente, por «desabamento de terreno ao tentar pôr o carro a trabalhar, vindo a ficar debaixo dele…» // (A Voz de Melgaço n.º 1130, de 15/1/2000).

 

FERNANDES, Justino. Filho de Dinis Fernandes e de Marcelina Vieites, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Neto paterno de José Fernandes e de Rosa Maria Vieites; neto materno de Manuel António Vieites e de Maria Esteves, todos rurais, do sobredito lugar. Nasceu em Parada do Monte a 4/1/1883 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Pereira e Rosa Esteves, viúva, camponeses, do citado lugar de Cortegada. // Faleceu em Parada do Monte a 25/3/1957. 

 

FERNANDES, Justino. Filho de Delfina Fernandes, solteira, camponesa, moradora no lugar da Trigueira. Neto materno de Manuel José Fernandes e de Maria Domingues, lavradores, do referido lugar. Nasceu em Parada do Monte a 26/8/1887 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Madrinha: Felícia Domingues, solteira, camponesa, do dito lugar. 

 

FERNANDES, Justino. Filho de ------- Fernandes e de -----------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Casou a --/--/1915 com Rosa Rodrigues (Correio de Melgaço n.º 170, de 17/10/1915).

 

FERNANDES, Manuel. Filho de Francisco Fernandes e de Joaquina Pereira, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Neto paterno de José Fernandes e de Rosa Vieites; neto materno de Manuel António Pereira e de Maria Perpétua Domingues, todos camponeses, moradores no dito lugar de Cortegada. Nasceu em Parada do Monte a 15/2/1876 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: António Pereira, tio materno do batizando, e Maria Esteves, casada, lavradeira, residentes no lugar da Trigueira.

 

FERNANDES, Manuel António. Filho de Diniz Fernandes e de Marcelina Vieites, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Neto paterno de José Fernandes e de Rosa Vieites; neto materno de Manuel António Vieites e de Maria Esteves. Nasceu em Parada do Monte a 3/6/1879 e nesse dito dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: António Vieites e Ludovina Alves, casados, camponeses, moradores no lugar de Cortegada.

 

FERNANDES, Manuel Francisco. Filho de António Fernandes e de Margarida da Rocha, moradores em Aldeia Grande. N.p. de Manuel José Fernandes e de Maria Joaquina Pires; n.m. de António Luís da Rocha e de Ana Maria Pires, todos do dito lugar. Nasceu em Parada do Monte a 17/2/1857 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Francisco Pereira e esposa, Joaquina Esteves, de Aldeia Grande.  

 

FERNANDES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Fernandes e de Maria Domingues, lavradores. // Nasceu em Parada do Monte por volta de 1848. // Tinha 35 anos de idade, era solteiro, pedreiro, quando casou na igreja católica de Penso a 25/8/1883 com Maria Rosa Rodrigues, de 28 anos de idade, solteira, camponesa, natural de Penso, onde morava, no lugar das Lages, filha de Manuel José Rodrigues e de Maria Luísa Esteves, camponeses. Testemunhas presentes: o padre Manuel José Domingues, do lugar de Barro Pequeno, e João Manuel Rodrigues, casado, camponês, do lugar da Rabosa, abos da freguesia de Penso. // Com geração (ver em Penso).  

 

FERNANDES, Manuel José. Filho de António Fernandes e de Margarida da Rocha, lavradores, residentes no lugar de Aldeia Grande. Neto paterno de Manuel José Fernandes e de Maria Joaquina Pires; neto materno de António Luís da Rocha e de Ana Pires. Nasceu em Parada do Monte a 2/3/1864 e foi batizado na igreja no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José de Carvalho, casado, ferreiro, e Rosa da Rocha, solteira, lavradora, moradores no sobredito lugar. // Tinha 24 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava em Aldeia Grande, quando casou na igreja de Parada do Monte, a 14/5/1888, com Maria Esteves, de 24 anos de idade, solteira, camponesa, do mesmo lugar, filha de António Luís Esteves e de Mariana Domingues, rurais. Testemunhas presentes: Zeferino Esteves, do lugar de Trigueira, e António Luís Esteves, de Aldeia Grande, casados.      

 

FERNANDES, Maria. Filha de (como os seus pais não eram desta freguesia, o pároco não sabia o seu nome). Nasceu em Parada do Monte por volta de 1829. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Carrascal a 14/5/1899, com 70 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de viúva, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja.

 

FERNANDES, Maria. Filha de Dinis Fernandes e de Marcelina Vieites (Beites), lavradores, residentes em Cortegada. N.p. de José Fernandes e de Rosa Vieites (Beites); n.m. de Manuel António Vieites (Beites) e de Maria Esteves. Nasceu a 11/1/1868 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Bento Esteves, casado, rural, e Ana Fernandes, solteira, moradores no supracitado lugar. // Faleceu em Parada do Monte a 19/1/1944.

 

FERNANDES, Maria. Filha de Francisco Fernandes e de Joaquina Pereira, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Neto paterno de José Fernandes e de Maria Rosa Vieites (Beites); neto materno de Manuel António Pereira e de Maria Perpétua Domingues. Nasceu em Parada do Monte a 8/3/1871 e foi batizada na igreja no dia seguinte. Padrinhos: António Pereira, solteiro, rural, e Luísa Domingues, solteira, camponesa, moradora em Chão do Bezerro. // Casou a 1/8/1894 com o seu conterrâneo José Esteves. // Morreu em Parada do Monte a 13/11/1948.

 

FERNANDES, Maria. Filha de Justino Fernandes e de Rosa Rodrigues. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1920 (Jornal de Melgaço n.º 1297, de 18/7/1920).

 

FERNANDES, Maria Engrácia. Filha de ---------- Fernandes e de ----------------------------. Nasceu por volta de 1836. // Faleceu em Aldeia Grande a --/--/1916, com 80 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 190, de 12/3/1916).

 

FERNANDES, Maria Joaquina. Filha de António Fernandes e de Margarida da Rocha, moradores no lugar de Aldeia Grande. Neta paterna de Manuel José Fernandes e de Maria Joaquina Pires; neta materna de António Luís da Rocha e de Ana Pires, todos do dito lugar. Nasceu em Parada do Monte a 30/12/1857 e foi batizada nesse dia. Madrinha: Joaquina Esteves, do dito lugar. // Tinha 31 anos de idade, era solteira, camponesa, morava no lugar de Aldeia Grande, quando casou na igreja paroquial a 4/2/1889 com o seu conterrâneo Manuel Luís Pires, de 28 anos de idade, solteiro, lavrador, do lugar de Pereiral.

 

FERNANDES, Maria de Lurdes. Filha de Elvira Fernandes. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1937 (NM 371).

 

FERNANDES, Maria Rosa. Filha de Raimundo Fernandes e de Maria Lourenço, lavradores, residentes no lugar da Trigueira. Neta paterna de [Manuel] António Fernandes e de Ana Rosa Alves, camponeses, do lugar da Cela, freguesia de Cousso; neta materna de Manuel José Lourenço e de Maria Alves. Nasceu em Parada do Monte a 7/7/1882 e nesse dito dia foi batizada na igreja paroquial. Madrinha: Rosa Lourenço, solteira, camponesa, do lugar da Trigueira. // Casou na igreja paroquial a 13 de Outubro de 1904 com o seu conterrâneo Camilo Esteves, de 22 anos de idade, solteiro, camponês. // Faleceu a --/--/19--.  

 

FERNANDES, Mariana. Filha de Manuel Fernandes e de Maria Pires, lavradores, residentes no lugar de Aldeia Grande. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1825. // Faleceu em Julho de 1892, no dito lugar de Aldeia Grande, com 67 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casada com Manuel José de Carvalho, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja paroquial. 

 

FERNANDES, Rosa. Filha de António Fernandes e de Margarida da Rocha, lavradores, residentes no lugar de Aldeia Grande. Neta paterna de Manuel José Fernandes e de Maria Joaquina Pires; neta materna de António Luís da Rocha e de Ana Pires. Nasceu em Parada do Monte a 18/7/1860 e foi batizada na igreja no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José de Carvalho, casado, rural, morador no lugar de Aldeia Grande, e Mariana Fernandes, casada, moradora no mesmo lugar.

 

FERNANDES, Rosa. Filha de Dinis Fernandes e de Marcelina Vieites (Beites), lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Neta paterna de José Fernandes e de Rosa Vieites (Beites); neta materna de Manuel António Vieites (Beites) e de Maria Esteves. Nasceu em Parada do Monte a 15/1/1872 e foi batizada nesse mesmo dia. Padrinhos: Aires Domingues e Ana Fernandes, casados, rurais, moradores no sobredito lugar. // Casou na igreja paroquial a 29/7/1895 com o seu conterrâneo Justino Esteves. // Faleceu em Parada do Monte a 14/5/1941.

 

FERNANDES, Rosa. Filha de Manuel António Fernandes e de Margarida da Rocha, residentes no lugar de Aldeia Grande. Neta paterna de Manuel José Fernandes e de Maria Joaquina Pires; neta materna de António Luís da Rocha e de Ana Pires, de Trigueira. Nasceu em Parada do Monte a 9/8/1873 e foi batizada na igreja nesse mesmo dia. Padrinhos: Manuel da Rocha e sua esposa, Maria de Lucena, moradores em Aldeia Grande, todos rurais. // Camponesa. // Faleceu no lugar de Aldeia Grande a 14/12/1894, repentinamente, no estado de solteira, sem testamento, e foi sepultada na igreja paroquial. 

 

FERNANDES, Rosa. Filha de Francisco Fernandes e de Joaquina Pereira, lavradores, residentes em Cortegada. N.p. de José Fernandes e de Maria Rosa Vieites (Beites); n.m. de Manuel António Pereira e de Maria Perpétua Domingues. Nasceu a 19/10/1873 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: António Pereira, solteiro, rural, morador no sobredito lugar, e Luísa Domingues, solteira, camponesa, moradora em Chão do Bezerro. // Faleceu em Parada do Monte a 31/1/1952 (confirmar).

 

FERNANDES, Rosa. Filha de ------- Fernandes e de -------------------------------. Nasceu a --/--/189-. // Faleceu no lugar do Casal, Parada do Monte, a --/--/1938, com 42 anos (NM 414).

 

FERNANDES, Rosa. Filha de Rosa Fernandes, casada com Justino Esteves (filho de Manuel Esteves e de Carolina Domingues), ausente no Brasil havia muitos anos, lavradeira, moradora no lugar de Cortegada. Neta materna de Diniz Fernandes e de Marcelina Vieites. Nasceu em Parada do Monte a 19/1/1910 e foi batizada na igreja paroquial nesse mesmo dia. Padrinhos: Justino Fernandes, solteiro, lavrador, e Maria Fernandes, casada, lavradeira.

 

FERNANDES, Rosa. Filha de Maria Fernandes. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 196, de 23/4/1916).

 

FERNANDES, Rosa da Conceição. Filha de Raimundo Fernandes e de Maria Lourenço, lavradores, residentes no lugar de Trigueira. Neta paterna de António Fernandes e de Ana Rosa Alves, camponeses, do lugar da Cela, freguesia de Cousso; neta materna de Manuel José Lourenço e de Maria Alves, do lugar da Trigueira. Nasceu em Parada do Monte a 28 de Agosto de 1888 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Alves, solteiro, lavrador, do lugar da Trigueira, e Maria Rosa Domingues, solteira, camponesa, do lugar da Cela, Cousso. 

 

FERNANDES, Rosalina. Filha de Diniz Fernandes e de Marcelina Vieites, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Neta paterna de José Fernandes e de Rosa Vieites; neta materna de Manuel António Vieites e de Maria Esteves, todos rurais, moradores no sobredito lugar. Nasceu em Parada do Monte a 25/3/1876; e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Justino Pereira e Rosa Pereira, casados, camponeses, moradores no lugar de Cortegada.  

 

FERNANDES, Rosalina. Filha de Diniz Fernandes e de Marcelina Vieites, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Neta paterna de José Fernandes e de Rosa Vieites; neta materna de Manuel António Vieites e de Maria Esteves. Nasceu em Parada do Monte a 4/6/1878 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Justino Pereira e Rosa Pereira, casados, camponeses, moradores no lugar de Cortegada. 

 

FERNANDES, Silvana. Filha de Maria Fernandes, camponesa, moradora no lugar da Trigueira. // Faleceu no dito lugar a 25/8/1905, com apenas quinze dias de idade, e foi sepultada no adro da igreja paroquial.

 

FERNANDES, Taciano. // Casou em Junho ou Julho de 1951, na igreja paroquial de Parada do Monte, com Alzira Gonçalves Fontes (NM 985, de 15/7/1951).

 

FERREIRA

 

FERREIRA, José Augusto (Padre). Filho de Justino Augusto Ferreira e de Francisca Maria Teixeira, de Merufe, Monção. // Tomou posse de reitor de Parada do Monte a 8 de Dezembro de 1874. Substituiu o padre Manuel Vicente Pereira. // Foi ele que criou nesta freguesia a escola primária. // É tio do escritor Miguel Ângelo Ferreira.

 

FONTES

 

FONTES, Anselmo. Filho de Manuel Esteves Fontes e de Florinda Pires, lavradores, residentes no lugar de Trigueira. Neto paterno de Manuel José Gonçalves “Fontes” e de Angelina Esteves; neto materno de Manuel Pires e de Maria Pereira. Nasceu em Parada do Monte a 19/4/1909 e foi batizado na igreja paroquial a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Aires Pires, solteiro, camponês, e Rosa Domingues, solteira, camponesa. // Casou na igreja de Cubalhão a 9/10/1946 com Adelaide de Carvalho. // Faleceu na dita freguesia de Cubalhão a 19/11/1985.  

 

FONTES, Germano Augusto. Filho de Manuel José Gonçalves (o Fontes), natural de Fiães, e de Angelina Esteves, natural da Gave, negociantes no lugar de Aldeia Grande, Parada do Monte. Neto paterno de Manuel José Gonçalves (da Fonte) e de Maria Antónia (ou Antónia Maria) Vieites; neto materno de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Luísa Rodrigues. Nasceu em Parada do Monte a 21/11/1893 e foi batizado na igreja paroquial a 24 desse mês e ano. Madrinha: Maria Pires, viúva, lavradeira. // Casou na CRCM a 22/10/1931 com Palmira Esteves. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 9/4/1979. // Com geração.  

 

FONTES, Manuel. Filho de -------- Gonçalves Fontes e de ------------------------. Nasceu no lugar de Chão de Bezerro, Parada do Monte, a --/--/193-. // Faleceu a --/--/1938, com apenas dois anos de idade (NM 418). 

 

FONTES, Maria. Filha de Delfim Gonçalves Fontes e de Maria Esteves. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1932 (Notícias de Melgaço n.º 179, de 8/1/1933).

 

FONTES, Maria. Filha de Germano Augusto Gonçalves Fontes e de Palmira Esteves. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1933 (NM 207, de 3/9/1933).

 

FONTES, Maria Angelina. Filha de ---------- Gonçalves Fontes e de -------------------------. Nasceu a --/--/1---. // Morou no lugar da Trigueira. // Casou com Justino Vieites (de Carvalho), emigrante no Brasil, de quem se divorciou em 1930. // No ano de 1933, a 25 de Junho, iriam ser arrematados em hasta pública, à porta do tribunal de Melgaço, alguns dos seus bens, «para pagamento da quantia exequenda de 3.233$39, ao exequente Justino Vieites, divorciado, do mesmo lugar e freguesia» (Notícias de Melgaço n.º 197, de 11/6/1933). // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 97, de 17/2/1931: (trata-se da concretização do divórcio, com data de 22/12/1930).

 

GONÇALVES

 

GONÇALVES, Aires. Filho de Manuel José Gonçalves (O Fontes - ver em Fiães) e de Maria Engrácia Gonçalves (natural da Gave?), moradores em Aldeia Grande, Parada do Monte. Neto paterno de Manuel [José] Gonçalves e de Antónia Maria Vieites (Beites), do lugar da Jugaria, Fiães; neto materno de Maria Quitéria Gonçalves, do lugar de Baldosa, Gave. Nasceu a 1/2/1859 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Francisco Pereira e sua esposa, Maria Lourenço, do lugar da Trigueira, Parada do Monte. 

 

GONÇALVES, Angelina. Filha de Manuel José Gonçalves (o Fontes) e de Maria Engrácia Gonçalves, moradores em Aldeia Grande. Neta paterna de Manuel [José] Gonçalves e de Antónia Maria Vieites (Beites), da Jugaria, Fiães; neta materna de Maria Quitéria Gonçalves, natural da Gave (Baldosa?). Nasceu em Parada do Monte a 19/11/1855 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: padre Aires Martins de Castro e Maria Luísa Rodrigues, de Coto Santo.

 

GONÇALVES, Armindo. Filho de Maria Gonçalves. Nasceu na freguesia de Parada do Monte a --/--/1932 (NM 142, de 6/3/1932).

 

GONÇALVES, Francisco. Filho de Manuel Gonçalves e de Mariana Vieites, lavradores, residentes em Aldeia Grande. Neto paterno de Francisco José Gonçalves e de Maria Teresa Pires; neto materno de Francisco Vieites e de Maria Afonso. Nasceu em Parada do Monte a 29/8/1870 e foi batizado na igreja nesse mesmo dia. Padrinhos: Francisco Vieites e Maria Afonso, casados, rurais, moradores no sobredito lugar. // Camponês. // Morreu no lugar de Aldeia Grande a 6/11/1902, com apenas 32 anos de idade, sem quaisquer sacramentos, no estado de solteiro, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no adro da igreja paroquial.  

 

GONÇALVES, Francisco Manuel. Filho de Francisco José Gonçalves e de Maria Teresa Pires, lavradores. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1825. // Camponês. // Morreu no lugar do Paço a 21/4/1903, com 78 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de viúvo de Maria Cerqueira, com testamento, sem filhos, e foi sepultado no adro da igreja paroquial.    

 

GONÇALVES, Joaquina. Filha de Manuel Joaquim Gonçalves e de Maria Ana Vieites, lavradores. Neta paterna de Francisco José Gonçalves e de Maria Teresa Pires; neta materna de Francisco Vieites e de Maria Pires. Nasceu em Parada do Monte a 7/1/1877 e foi batizada na igreja paroquial a 9 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Manuel Gonçalves, tio paterno da neófita, e Maria Cerqueira, casados, camponeses, moradores no lugar do Paço. // Faleceu a 27/7/1941.

 

GONÇALVES, Justino. Filho de João Manuel Gonçalves, de Pias, Monção, e de Joaquina Domingues, de Parada do Monte, lavradores, residentes em Trigueira. N.p. de Damião Gonçalves e de Maria Josefa Gonçalves; n.m. de Bento Domingues e de Maria Pereira. Nasceu a 12/8/1869 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Francisco José Pereira e Maria ---------------, casados, rurais, moradores no supracitado lugar. 

 

GONÇALVES, Manuel. // Nasceu por volta de 1865. // Morreu no lugar de Aldeia Grande, freguesia de Parada do Monte, a --/--/1929, com sessenta e quatro anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 14, de 26/5/1929).    

 

GONÇALVES, Manuel. Filho de Manuel Joaquim Gonçalves e de Maria Ana Vieites (Beites), lavradores, residentes em Trigueira. N.p. de Francisco José Gonçalves e de Maria Teresa Pires; n.m. de Francisco Vieites (Beites) e de Maria Pires. Nasceu a 28/9/1867 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Francisco Vieites (Beites), casado, rural, e Maria Pires, casada, lavradeira, moradores no supracitado lugar. // (Era o 2.º filho do casal com o mesmo nome).

 

GONÇALVES, Manuel Alberto. Filho de Diamantino José Gonçalves e de Palmira de Jesus Alves. Nasceu em ---------------, a --/--/19--. // Casou na igreja de Parada do Monte a 26/12/1992, com Maria Cândida, filha de Júlio Afonso e de Maria Alice Alves (*). Padrinhos: José Augusto Gonçalves e sua esposa, Maria das Dores; e Manuel Afonso e sua esposa, Nathalie Wortes. O almoço foi servido na Pensão Boavista. /// (*) Já tinha falecido aquando do casamento da filha. 

 

GONÇALVES, Manuel Francisco. Filho de Manuel Joaquim Gonçalves e de Maria Ana Vieites (Beites), lavradores, residentes em Aldeia Grande. N.p. de Francisco Gonçalves e de Maria Teresa Pires; n.m. de Francisco Vieites (Beites) e de Maria Rosa Afonso. Nasceu a 12/9/1865 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Vieites (Beites), solteiro, rural, e Maria Rosa Afonso, casada, lavradeira, ambos moradores no sobredito lugar.  

 

GONÇALVES, Maria. Filha de Manuel Joaquim Gonçalves e de Maria Ana Vieites (Beites), lavradores, residentes em Aldeia Grande. N.p. de Francisco José Gonçalves e de Maria Teresa Pires; n.m. de Francisco Vieites (Beites) e de Maria Rosa Afonso, todos do sobredito lugar. Nasceu a 24/8/1873 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Francisco Gonçalves, casado, rural, morador em Paço, e Maria Cerqueira, também de Parada do Monte.

 

GONÇALVES, Maria de Jesus. Filha de Maria Angelina Gonçalves. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 47, de 26/1/1930).

 

GONÇALVES, Maria José. Filha de Manuel Gonçalves e de Isabel Pereira. // Camponesa. // Faleceu em Aldeia Grande, a 7/2/1860, com cerca de noventa anos de idade, no estado de viúva. // Fizera testamento. // Não deixou filhos.   

 

GONÇALVES, Mariana. Filha de Francisco José Gonçalves e de Maria Teresa Pires, lavradores, residentes no lugar do Paço. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1826. // Camponesa. // Faleceu no lugar do Pereiral a 2/3/1894, com 68 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casada com António Luís Esteves, sem testamento, e foi sepultada na igreja paroquial. // Deixou um filho: Manuel Joaquim.  

 

GONÇALVES, Pedro Igor (Dr.) Filho de ------------ Gonçalves e de ---------------------------. Nasceu em Parada do Monte a --/--/19--. // Depois da instrução primária estudou, a partir de 1980, no Colégio da Gaia, em Vila Nova de Gaia, terminando esses estudos em 1991. // A seguir ao Colégio ingressou na Faculdade de Economia do Porto, terminando o curso em 1996. // Trabalha na área da gestão na Caixa Económica, Montepio Geral. // Reside em Vila Praia de Âncora, concelho de Caminha. // É atleta amador; participou na 29.ª edição da Marathon des Sales (MdS) realizada a 4 a 14 de Abril de 2014, no deserto do Sara, Marrocos, terminando a prova na 54.ª posição geral. // É vegetariano.  

 

GONÇALVES, Vasco António (Padre). Filho de Manuel Vieites Gonçalves e de Laura Mendes da Cruz. Nasceu em Longos Vales, Monção, a --/--/1973. // Cantou missa nova a 15/8/1999. // Estagiou pastoralmente em Santa Marta de Portuzelo. // Foi nomeado pároco de Parada do Monte, Cubalhão e Cousso. // Com a vinda dele para Melgaço o padre Ildefonso Xavier ficava a paroquiar apenas a Gave, e o padre Dr. Manuel Augusto Alves a Vila de Melgaço, assumindo a capelania da Santa Casa da Misericórdia de Melgaço, substituindo desse modo o padre Justino Domingues. // (ver VM 1124 e VM 1147, de 15/10/2000).   

 

GREGÓRIO

 

GREGÓRIO, Francisco. Filho de João Francisco Gregório, alfaiate, e de Mariana Pires, moradores no lugar de Aldeia Grande. Neto paterno de Maria Quitéria Gregório; neto materno de Custódio Pires e de Maria Luísa Vieites. Nasceu em Parada do Monte a 15/1/1862 e foi batizado na igreja no dia seguinte. Padrinhos: Bento Manuel Pires, casado, lavrador, residente no lugar de Casal, e Maria Engrácia Pires, solteira, moradora em Coto Santo. // Faleceu na Vila de Caminha a 28/5/1914.   

 

GREGÓRIO, Gaspar. Filho de João Francisco Gregório, alfaiate, natural da Gave, e de Maria Ana Pires, lavradeira, de Parada do Monte, moradores no lugar de Coto Santo. Neto paterno de Maria Quitéria Gregório; neto materno de Custódio Pires e de Maria Luísa Vieites. Nasceu em Parada do Monte a 28/10/1867 e foi batizado na igreja no dia seguinte. Padrinhos: Manuel António Pereira, casado, alfaiate, e Maria Gregório, solteira, camponesa, ambos moradores na Gave.

 

GREGÓRIO, Justino. Filho de João Francisco Gregório, alfaiate, natural da Gave, e de Mariana Pires, lavradeira, de Parada do Monte, moradores no lugar de Coto Santo. Neto paterno de Maria Quitéria Gregório; neto materno de Custódio Pires e de Maria Luísa Vieites. Nasceu em Parada do Monte a 11/7/1870 e foi batizado na igreja no dia seguinte. Padrinhos: António José Domingues e Joaquina Rosa Domingues, solteiros, rurais, ambos de Lamas de Mouro. // Faleceu a 10/5/1950. 

 

GREGÓRIO, Manuel. // Ficou célebre como pândego. // Segundo consta, era um artista: encheu a sua freguesia e as imediações com os seus santos, feitos à machada e navalha. // Nota: deve ter vivido no século XIX ou XX. 

 

GREGÓRIO, Manuel José. Filho de João Francisco Gregório e de Mariana Pires, moradores no lugar de Lagarteira. Neto paterno de Maria Quitéria Gregório, natural da Gave; neto materno de Custódio Pires e de Maria Luísa Vieites, do lugar de Coto Santo. Nasceu em Parada do Monte a 16/1/1857 e foi batizado na igreja nesse dia. Padrinhos: Manuel José Pires, solteiro, de Coto Santo, e Maria Domingues, solteira, da Trigueira. 

 

GREGÓRIO, Manuel José. Filho de João Francisco Gregório, lavrador, e de Mariana Pires, residentes no lugar de Aldeia Grande. Neto paterno de Maria Quitéria Gregório, do lugar da Lage, Gave; neto materno de Custódio Pires e de Maria Luísa Vieites, do lugar de Coto Santo. Nasceu em Parada do Monte a 1/1/1860 e foi batizado na igreja no dia seguinte. Padrinhos: tio materno, Manuel José Pires, rural, de Coto Santo, e Maria Vieites, solteira, lavradora, de Cortegada.

 

GREGÓRIO, Manuel José. Filho de João Francisco Gregório e de Mariana Pires, moradores no lugar de Aldeia Grande. Neto paterno de Maria Quitéria Gregório, natural do lugar da Lage, Gave; neto materno de Custódio Pires e de Maria Luísa Vieites, do lugar de Coto Santo. Nasceu em Parada do Monte a 1/1/1861 e foi batizado na igreja nesse dia. Padrinhos: tio materno, Manuel José Pires, de Coto Santo, e Maria Vieites, de Cortegada.   

 

GREGÓRIO, Manuel José. Filho de Maximino Gregório e de Maria Rosa Esteves, jornaleiros, moradores no lugar de Tabulado. Nasceu em Parada do Monte a 16/9/1899. // Morreu no dito lugar a 24/12/1904, com apenas cinco anos de idade, e foi sepultado no adro da igreja. 

 

GREGÓRIO, Maria. Filha de Maria Rosa Esteves, de Aldeia Grande, Parada do Monte. // Em sessão da Câmara Municipal de Melgaço de 7/8/1907 foi-lhe concedido um subsídio de lactação por seis meses.

 

GREGÓRIO, Maria Angélica. Filha de João Francisco Gregório e de Mariana Pires. Neta paterna de Maria Quitéria Gregório, do lugar de Lage, Gave; neta materna de Custódio Pires e de Maria Luísa Vieites, de Coto Santo, Parada do Monte. Nasceu a 28/1/1858 e foi batizada no dia seguinte.  

 

GREGÓRIO, Maximino. Filho de João Francisco Gregório, natural da Gave, e de Mariana Pires, natural de Parada do Monte, lavradores, residentes no lugar de Coto Santo. Neto paterno de Maria Quitéria Gregório; neto materno de Custódio Pires e de Maria Luísa Vieites. Nasceu em Parada do Monte a 27/9/1863 e foi batizado na igreja nesse mesmo dia. Padrinhos: Francisco Pires, casado, rural, morador em Trigueira, e Florinda Rodrigues, casada, lavradeira, moradora no mesmo lugar. // Tinha 34 anos de idade, era solteiro, serviçal, quando casou na igreja de São Paio a 5/5/1898 com Maria Rosa Esteves, de 26 anos de idade, solteira, camponesa, natural de São Paio, moradora no lugar dos Lourenços, filha de Manuel José Esteves e de Joaquina Rosa Rodrigues. // Foram jornaleiros. // A 16/9/1899 nasceu-lhes, no lugar dos Lourenços, São Paio, um menino, Manuel José, que foi batizado pelo padre António Esteves no dia seguinte, o qual morreu a 24/12/1904. // Tiveram mais filhos.

 

LAMELA

 

LAMELA, Claudina. Filha de Francisco Prieto Lamela e de Maria Lamozo/a lavradores, espanhóis, residentes em Parada do Monte, no lugar de Aldeia Grande. Nasceu por volta de 1869 e foi batizada na freguesia de Almora, Espanha. // Tinha 18 anos de idade, era solteira, camponesa, morava no dito lugar de Aldeia Grande, quando casou na igreja paroquial de Parada do Monte a 26/1/1887 com Manuel Pereira, do lugar do Casal, Parada do Monte, de 21 anos de idade, solteiro, lavrador, filho de Francisco Pereira e de Maria Luísa Esteves. // Enviuvou a 31/12/1947. // Faleceu no estado de viúva em Setembro de 1961, com cerca de 92 anos de idade.    

 

LEANDRO

 

LEANDRO, Manuel José. Filho de ---------- Leandro e de ----------- Esteves. Nasceu em ------------, a --/--/19--. // Casou com Maria Esteves. // Em 1976 residiam no lugar de Medonha, Parada do Monte. // (VM 1100).

 

LOURENÇO

 

LOURENÇO, Adriano. Filho de Manuel Lourenço e de Albina Alves, lavradores, residentes no lugar de Carrascal. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1906. // Morreu no dito lugar a 29/7/1908, com apenas dois anos de idade, e foi sepultado no adro da igreja paroquial.

 

LOURENÇO, Aires. Filho de Francisco Lourenço e de Maria Alves, lavradores, residentes em Coto Santo. N.p. de Manuel António Lourenço e de Maria Rosa Martins; n.m. de Manuel Alves e de Isabel Alves. Nasceu a 12/10/1873 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Manuel Domingues, rural, morador em Aldeia Grande, e sua esposa, Luísa Domingues.  

 

LOURENÇO, Angelina. Filha de Manuel José Lourenço e de Mariana Alves, moradores em Aldeia Grande. N.p. de Francisco José Lourenço e de Maria Rosa Pereira, de Carrascal; n.m. de Manuel José Alves e de Maria Rosa Gonçalves, de Aldeia Grande. Nasceu a 29/5/1857 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Manuel Alves e Maria Alves, de Aldeia Grande. // Gémea de Luísa. 

 

LOURENÇO, Armindo. Filho de Justino Lourenço e de Maria Lourenço. Nasceu em Chaviães a --/--/1929 (NM 7, de 7/4/1929).

 

LOURENÇO, Cândida. Filha de Domingos Lourenço e de Maria Pires, lavradores, residentes em Coto Santo. Neta paterna de Manuel António Lourenço e de Maria Rosa Martins, de Aldeia Grande; neta materna de Custódio Pires e de Maria Luísa Pires, de Cortegada. Nasceu a 12/8/1873 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: a sua avó paterna e Avelino Lourenço, solteiro, rural, morador no lugar de Aldeia Grande. // Faleceu no lugar de Coto Santo, Parada do Monte, a 29/8/1929. 

 

LOURENÇO, Daniel. Filho de Francisco Lourenço e de Maria Alves, lavradores, residentes no lugar de Coto Santo. Neto paterno de António Lourenço e de Maria Rosa Martins, camponeses, do lugar de Aldeia Grande; neto materno de Manuel Alves e de Isabel Alves, rurais, do lugar de Coto Santo. Nasceu em Parada do Monte a 15/1/1887 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Daniel da Rocha e Rosa Lourenço, casados, lavradores, do lugar de Aldeia Grande.

 

LOURENÇO, Domingos. Filho de António Lourenço e de Maria Rosa Martins, lavradores. // Nasceu em Parada do Monte por volta de 1837. // Camponês. // Morreu no lugar de Coto Santo a 18/4/1898, com 61 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de viúvo, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja. 

 

LOURENÇO, Evaristo. Filho de Francisco Lourenço e de Maria Alves, lavradores, residentes no lugar de Coto Santo. Neto paterno de Manuel António Lourenço e de Albina Rosa Martins, camponeses, moradores no lugar de Aldeia Grande; neto materno de Manuel Alves e de Isabel Alves, rurais, moradores no lugar do Coto Santo. Nasceu em Parada do Monte a 6/3/1879 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Domingues, solteiro, lavrador, e Luísa Domingues, viúva, lavradeira, ambos moradores no lugar de Aldeia Grande. 

 

LOURENÇO, Francisco. Filho de Manuel António Lourenço e de Maria Rosa Martins, lavradores. // Nasceu em Parada do Monte por volta de 1827. // Camponês. // Faleceu no lugar de Coto Santo a 29/11/1900, com 73 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casado com Maria Alves, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja. 

 

LOURENÇO, Francisco Manuel. Filho de Manuel José Lourenço e de Mariana Álvares, moradores no lugar de Aldeia Grande. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1854. // Lavrador. // Tinha 38 anos de idade, era solteiro, quando casou na igreja da sua freguesia a 31/7/1892 com Luísa Esteves, de 28 anos de idade, solteira, camponesa, do sobredito lugar, filha de Manuel Esteves e de Rufina Esteves, camponeses. Testemunhas: Serafim Vieites, casado, camponês, do lugar do Casal, e Justino Esteves, solteiro, camponês, do lugar de Aldeia Grande. // Faleceu no lugar de Aldeia Grande a 18/12/1902, com 50 (!) anos de idade, sem quaisquer sacramentos da igreja católica, no estado de casado com Luísa Esteves, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja. 

 

LOURENÇO, Joaquim. Filho de Manuel Lourenço e de Mariana Alves, lavradores, residentes em Aldeia Grande. N.p. de Francisco Lourenço e de Maria Rosa Pires; n.m. de Manuel José Alves e de Maria Rosa Gonçalves. Nasceu em Parada do Monte a 29/10/1863 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel António Alves, viúvo, camponês, morador em Carrascal, e Luísa Pires, viúva, camponesa, moradora em Trigueira.   

 

LOURENÇO, Joaquim. Filho de Francisco Lourenço e de Maria Alves, lavradores, residentes no lugar de Coto Santo. Neto paterno de Manuel António Lourenço e de Maria Rosa Martins; neto materno de Manuel Alves e de Isabel Alves. Nasceu em Parada do Monte a 11/1/1868 e foi batizado na igreja no dia seguinte. Padrinhos: Domingues Alves, viúvo, lavrador, e Luísa Rodrigues, solteira, camponesa, moradores no supracitado lugar. // Camponês. // Casou na igreja paroquial a 2/6/1897 com a sua conterrânea Luísa Alves, de 33 anos de idade, solteira, camponesa, filha de António Alves e de Joana Alves, rurais, moradores no lugar de Casal. Testemunhas presentes: Nicolau Pereira, casado, e Manuel Rodrigues, casado, camponeses. // Faleceu em Parada do Monte a 9/7/1942.  

 

LOURENÇO, Justino. Filho de Domingos José Lourenço e de Maria Pires, lavradores, residentes no lugar do Coto Santo. Neto paterno de António Lourenço e de Maria Rosa Martins, camponeses, moradores no lugar de Aldeia Grande; neto materno de Custódio Pires e de Luísa Pires, rurais, residentes no lugar do Coto Santo. Nasceu em Parada do Monte a 22/4/1876 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial.

 

LOURENÇO, Justino. Filho de Francisco Lourenço e de Maria Alves. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1881. // Tinha 23 de anos de idade, era solteiro, artista, morava no lugar de Coto Santo, quando casou na igreja de Penso a 15/2/1904 com Maria de Araújo, de 22 anos de idade, solteira, costureira, natural de Penso, onde morava, no lugar das Lages, filha de Rosa de Araújo. Testemunhas presentes: António Joaquim da Rocha, casado, camponês, residente no lugar de Telhada Grande, e António Esteves Braz, solteiro, camponês, ambos de Penso. // Com geração (ver na freguesia de Penso).   

 

LOURENÇO, Justino. Filho de Francisco Manuel Lourenço e de Luísa Esteves, lavradores, residentes no lugar de Aldeia Grande. Neto paterno de Manuel José Lourenço e de Mariana Alves; neto materno de Manuel Esteves e de Rufina Esteves. Nasceu em Parada do Monte a 28/2/1894 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Lourenço, tio paterno do batizando, e Mariana Alves, avó paterna. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a --/--/19--.   

 

LOURENÇO, Justino. Filho de Miguel Lourenço e de Maria Esteves, lavradores, residentes no lugar da Lagarteira. Neto paterno de Francisco Lourenço e de Maria Alves; neto materno de António Esteves e de Joaquina Esteves. Nasceu em Parada do Monte a 15/1/1911 e nesse dito dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Francisco Vieites, solteiro, camponês, e Maria Lourenço, viúva, lavradeira.

 

LOURENÇO, Luísa. Filha de Manuel José Lourenço e de Mariana Alves, moradores em Aldeia Grande. N.p. de Francisco José Lourenço e de Maria Rosa Pereira, de Carrascal; n.m. de Manuel José Alves e de Maria Rosa Gonçalves, de Aldeia Grande. Nasceu a 29/5/1857 e foi batizada nesse dia. Madrinha: Luísa Pires, de Trigueira. // Gémea de Angelina.  

 

LOURENÇO, Manuel. Filho de Manuel José Lourenço, lavrador, e de Mariana Alves, residentes no lugar de Aldeia Grande. Neto paterno de Francisco José Lourenço e de Maria Rosa Pereira; neto materno de Manuel José Alves e de Maria Rosa Gonçalves. Nasceu em Parada do Monte a 14/1/1860 e foi batizado na igreja nesse dia. Madrinha: Maria Luísa Pires, viúva, moradora em Trigueira. // Camponês. // Casou na igreja paroquial a 18/6/1902 com a sua parente Albina Alves, de 36 anos de idade, solteira, camponesa, filha de António Luís Alves e de Joana Rosa Alves. Testemunhas presentes: Serafim Vieites e Manuel Alves, camponeses, residentes nesta freguesia.    

 

LOURENÇO, Manuel. Filho de Francisco Lourenço e de Maria Alves, lavradores, residentes no lugar de Coto Santo. Neto paterno de Manuel António Lourenço e de Maria Rosa Martins; neto materno de Manuel Alves e de Isabel Alves. Nasceu em Parada do Monte a 9/3/1865 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Domingues, casado, rural, morador em Aldeia Grande, e Luísa Domingues, casada, do mesmo lugar.

 

LOURENÇO, Manuel. Filho de -------- Lourenço e de --------------------------------. Nasceu por volta de 1868. // Faleceu no lugar de Carrascal, Parada do Monte, a --/--/1918, com 50 anos de idade (Jornal de Melgaço n.º 1227, de 22/11/1918).

 

LOURENÇO, Manuel. Filho de Domingos Lourenço e de Maria Pires, lavradores, residentes no lugar de Coto Santo. Neto paterno de Manuel António Lourenço e de Maria Rosa Martins; neto materno de Custódio Pires e de Luísa Vieites Monteiro. Nasceu em Parada do Monte a 27/3/1868 e foi batizado nesse mesmo dia. Padrinhos: Manuel Pires, casado, rural, e Maria Lourenço, casada, lavradeira, moradores no supracitado lugar. // Faleceu em Parada do Monte a 25/3/1940. 

 

LOURENÇO, Manuel. Filho de --------- Lourenço e de -------------------------------. Nasceu a --/--/1901. // Faleceu em Parada do Monte a --/--/1918, com apenas 17 anos de idade (Jornal de Melgaço n.º 1227, de 22/11/1918).

 

LOURENÇO, Manuel Joaquim. Filho de Manuel António Lourenço e de Maria Rosa Martins, lavradores, residentes no lugar de Aldeia Grande. Nasceu em Parada do Monte a 18/2/1837. // Tinha 43 anos de idade, era lavrador, morava no dito lugar, quando casou na igreja de Parada do Monte, a 7/2/1881, com Florinda Pires, nascida a 10/8/1840, solteira, camponesa, moradora no supracitado lugar, filha de Manuel António Pires e de Maria Isabel Cerqueira, rurais, desse lugar. Testemunhas: Francisco Pereira, casado, rural, morador no lugar de Aldeia Grande, e Manuel António Pires, casado, artista, morador no lugar de Trigueira. 

 

LOURENÇO, Manuel Joaquim. Filho de -------------- Lourenço e de --------------------------. Nasceu por volta de 1844. // Morreu em Aldeia Grande a --/--/1914 com 70 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 113, de 25/8/1914).

 

LOURENÇO, Manuel José. Filho de ------- Lourenço e de -------------------------. Nasceu em Parada do Monte a --/--/19--. // Casou com Rosa Vieites, sua conterrânea. // Por volta de 1970 adquiriram um prédio rústico, com a área de 3.880 m2, confrontando a sul com David Augusto Pires, e do nascente com Manuel Lourenço, por doação verbal de Justino Vieites e mulher, Maria Preciosa Pereira, do lugar do Casal, Parada do Monte. // Em 2000 residiam no citado lugar. // (VM 1144).  

 

LOURENÇO, Manuel Luís. Filho de Manuel Luís Lourenço e de Teresa Maria da Rocha, do Pereiral, Parada do Monte. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1800. // Lavrador. // Faleceu na Sobreira, Gave, a 27/7/1868, com 68 anos de idade, casado com Maria Luísa Duque, do lugar de Barreiros (onde o casal residia), e foi sepultado na igreja da Gave. // Não deixou filhos. 

 

LOURENÇO, Maria. Filha de Francisco Lourenço e de Maria Teresa Xavier, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1829. // Faleceu no dito lugar a 16/8/1892, com 63 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casada com Manuel António Alves, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja paroquial. 

 

LOURENÇO, Maria. Filha de Manuel António Lourenço e de Maria Rosa Martins, moradores no lugar da Trigueira. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1832. // Faleceu no lugar de Aldeia Grande a 27/11/1894, com 62 anos de idade, apenas com o sacramento da extrema-unção, no estado de casada, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja.

 

LOURENÇO, Maria. Filha de Manuel José Lourenço e de Mariana Alves, lavradores, residentes no lugar de Aldeia Grande. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1852. // Tinha trinta e um anos de idade, era solteira, camponesa, morava no dito lugar, quando casou na igreja paroquial a 25/8/1883 com o seu conterrâneo Serafim Vieites, de trinta e oito anos de idade, solteiro, lavrador. 

 

LOURENÇO, Maria. Filha de Manuel Lourenço e de Maria Alves, lavradores. Nasceu em Parada do Monte a 6/4/1854. // Tinha 27 anos de idade, era solteira, camponesa, morava no lugar da Trigueira, quando casou na igreja paroquial a 17/4/1881 com Raimundo Fernandes, nascido na freguesia de Cousso a 3/8/1946, solteiro, lavrador. // Faleceu no lugar de Trigueira a 24/6/1906, com 52 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casada com o dito Raimundo Fernandes, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja.

 

LOURENÇO, Maria. Filha de -------------- Lourenço e de --------------------------------------. Nasceu por volta de 1859. // Faleceu no lugar do Carrascal, freguesia de Parada do Monte, a --/--/1929, com setenta anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 24, de 4/8/1929).

 

LOURENÇO, Maria. Filha de Domingos Lourenço e de Maria Pires, lavradores, residentes em Coto Santo. N.p. de Manuel António Lourenço e de Maria Rosa Domingues; n.m. de Custódio Pires e de Maria Luísa Esteves. Nasceu a 3/6/1866 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Manuel Joaquim Rodrigues, casado, lavrador, e Maria Lourenço, casada, lavradeira, moradores no sobredito lugar.  

 

LOURENÇO, Maria. Filha de Domingos Lourenço e de Maria Pires, lavradores, residentes no lugar de Coto Santo. Neta paterna de Manuel António Lourenço e de Maria Rosa Martins; neta materna de Custódio Pires e de Luísa Vieites (Beites). Nasceu em Parada do Monte a 4/2/1871 e foi batizada nesse mesmo dia. Padrinhos: Manuel José Pires e Maria Lourenço, casados, rurais, moradores no supracitado lugar. // Casou na igreja paroquial a 3/1/1906 com o seu conterrâneo Justino Domingues, viúvo. 

 

LOURENÇO, Maria. Filha de Francisco Lourenço e de Maria Alves, lavradores, residentes no lugar de Coto Santo. Neta paterna de Manuel António Lourenço e de Maria Rosa Martins, camponeses, moradores no lugar de Aldeia Grande; neta materna de Manuel Alves e de Isabel Alves, lavradores, residentes no lugar de Coto Santo. Nasceu em Parada do Monte a 13 de Janeiro de 1876 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Domingues, solteiro, camponês, e Luísa Domingues, viúva, lavradeiros, ambos moradores no lugar de Aldeia Grande. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 16/7/1948 (confirmar).  

 

LOURENÇO, Maria. Filha de Francisco Lourenço e de Luísa Esteves, lavradores, residentes no lugar de Aldeia Grande. Neta paterna de Manuel José Lourenço e de Mariana Alves; neta materna de Manuel Esteves e de Rufina Esteves. Nasceu em Parada do Monte a 15/7/1896 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Lourenço, solteiro, lavrador, tio paterno da neófita, e Mariana Alves, viúva, lavradeira, avó paterna da criança, ambos moradores no sobredito lugar. // Casou na CRCM a 28/6/1922 com o seu conterrâneo Aires Pires, de 48 anos de idade, filho de Manuel Pires e de Maria Pereira. // O seu marido morreu em Parada do Monte a 19/11/1949. // Ela faleceu na mesma freguesia a 25 de Fevereiro de 1965. 

 

LOURENÇO, Maria Rosa. Filha de Manuel Lourenço e de Isabel Vieites, lavradores. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1822. // Camponesa. // Faleceu no lugar de Trigueira a 26/11/1900, com 78 anos de idade, apenas com a extrema-unção, no estado de casada com Francisco António Pereira, com testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja. 

 

LOURENÇO, Maria Rosa. Filha de Manuel António Lourenço e de Maria Rosa Martins, lavradores, residentes em Aldeia Grande. N.p. de Francisco Lourenço e de Isabel Pires; n.m. de João Manuel Martins e de Maria Rosa Martins. Nasceu a 6/2/1861 e foi batizada nesse dia. Madrinha: Matildes Martins, camponesa, da Peneda, Gavieira. // Nota: este assento foi feito a 20/7/1861.

 

LOURENÇO, Miguel. Filho de Francisco Lourenço e de Maria Alves, lavradores, residentes no lugar de Coto Santo. Neto paterno de Manuel António Lourenço e de Maria Rosa Martins; neto materno de Manuel Alves e de Isabel Alves. Nasceu em Parada do Monte a 14/6/1870 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Manuel Domingues e Luísa Domingues, casados, rurais, moradores em Aldeia Grande. // Camponês. // Casou na igreja de Parada do Monte a 8/2/1899 com Maria Ana Esteves, de 33 anos de idade, moradora no lugar de Lagarteira, filha de António Esteves e de Joaquina Pereira, rurais. Testemunhas presentes: Manuel Pires, lavrador, residente no lugar de Carrascal, e Joaquim Lourenço, camponês, morador no lugar de Aldeia Grande. // A sua esposa deu à luz uma criança do sexo feminino, à qual deram o nome de Maria, mas faleceu a 12/11/1900, com apenas um dia de vida, e foi sepultada no adro da igreja. // Faleceu em Parada do Monte a 14/10/1938, com 68 anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 419). // A sua viúva deve ter morrido em Maio de 1965. 

 

LOURENÇO, Pureza. Filha de Justino Lourenço e de Maria Lourenço. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1931 (NM 121, de 16/8/1931).

 

LOURENÇO, Rosa. Filha de Manuel António Lourenço e de Maria Rosa Martins, lavradores, residentes no lugar de Aldeia Grande. Nasceu em Parada do Monte a 8/6/1842. // Tinha 35 anos de idade, era solteira, camponesa, quando casou na igreja paroquial a 9/5/1878 com o seu conterrâneo Daniel da Rocha, viúvo de Maria Teresa de Lucena, lavrador.

 

LOURENÇO, Rosa. Filha de Manuel José Lourenço e de Maria Rosa Alves, moradores no lugar de Trigueira. Neta paterna de Manuel António Lourenço e de Luísa Domingues, de Aldeia Grande; neta materna de Manuel António Alves e de Rosa de Sousa, de Trigueira. Nasceu em Parada do Monte a 8/9/1858 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Zeferino Esteves e esposa, Rosa Alves, de Trigueira. // Tinha 33 anos de idade, era solteira, camponesa, morava no lugar de Trigueira, quando casou na igreja paroquial a 20/12/1888 com o seu conterrâneo Justino Domingues, de 26 anos de idade, solteiro, lavrador. // Faleceu no lugar de Coto do Paço a 15/2/1898, apenas com o sacramento da penitência, no estado de casada com Justino Domingues, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial.

 

LOURENÇO, Rosa. Filha de Miguel Lourenço e de Maria Esteves, lavradores, residentes no lugar de Lagarteira. Neta paterna de Francisco Lourenço e de Maria Alves; neta materna de António Esteves e de Joaquina Pereira. Nasceu em Parada do Monte a 23/7/1909 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Francisco Esteves, casado, camponês, e Maria Pereira, casada, lavradeira. // Casou na CRCM a 14/11/1929 com Manuel Vieites (Notícias de Melgaço n.º 41, de 8/12/1929). // O seu marido morreu em Parada do Monte a 27/1/1937. // Casou em segundas núpcias, na dita CRCM, a 6/12/1944, com José --------- Pires. // Faleceu na sua freguesia natal a 12/1/1983. 

 

LOURENÇO, Teresa. Filha de Manuel António Lourenço e de Maria Rosa Martins, lavradores. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1845. // Camponesa. // Faleceu no lugar de Aldeia Grande a 17/5/1907, com 62 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja. // continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário