domingo, 4 de julho de 2021

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

(Freguesia da Gave)

Por Joaquim A. Rocha  

// continuação de 7/3/2021.




DOMINGUES, Manuel José. Filho de Manuel José Domingues e de Maria Rosa Esteves. // Faleceu no Cerdeiral, Gave (onde residia), a 3/4/1870, com 70 anos de idade, lavrador, viúvo de Maria Rosa Esteves, e foi sepultado na igreja. // Deixou uma filha. 

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de Manuel Joaquim Domingues e de Joana Domingues. Nasceu na Gave por volta de 1845. // Tinha 34 anos de idade, era solteiro, morava no lugar do Cerdeiral, quando casou na igreja paroquial a 2/7/1879 com a sua parente e conterrânea, Maria da Conceição Domingues, de 27 anos de idade, solteira, residente no lugar do Val, filha de Manuel Joaquim Domingues e de Rita Rodrigues, gavienses.

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de António José Domingues e de Ana Domingues. N.p. de António Domingues e de Joaquina Gonçalves; n.m. de Manuel Joaquim Domingues e de Joana Rosa Domingues. Nasceu a 9/9/1859 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Manuel José Domingues e Ana Domingues, do Lameiro.

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de Francisco Domingues e de Maria Rosa Domingues, lavradores, residentes no lugar do Lameiro. Neto paterno de António José Domingues e de Joaquina Gonçalves de Castro, do dito lugar; neto materno de António José Domingues e de Joana Rosa Pires, do lugar de São Cosme, todos rurais. Nasceu na freguesia da Gave a 14 de Junho de 1867 e foi batizado na igreja católica local a 19 desse mês e ano. Padrinho: Manuel José Domingues, solteiro, lavrador, do lugar do Lameiro. // Tinha 20 anos de idade, era solteiro, morava no lugar de São Cosme, quando casou na igreja paroquial a 29/6/1887 com Carlota Joaquina Vieira, de 20 anos de idade, solteira, moradora no lugar do Paço Velho, freguesia de São Miguel de Messegães, concelho de Monção, filha de António José Vieira e de Rosa Maria Rodrigues. Testemunhas presentes: Clementino Domingues, solteiro, lavrador, residente no lugar dos Chãos, e Francisco José Rodrigues, solteiro, camponês, morador no lugar da Igreja.    

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de ----------- Domingues e de ------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Em Outubro de 1917 foi nomeado pela Câmara Municipal de Melgaço professor oficial da escola primária da Gave (Jornal de Melgaço n.º 1180, de 20/10/1917).

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de António José Domingues e de Maria Luísa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Ferrão. Neto paterno de Luís Manuel Domingues e de Maria Rosa Afonso; neto materno de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Rosa Álvares. Nasceu na Gave a 8/9/1901 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Madrinha: Maria Rosa Domingues, solteira, camponesa. // Faleceu a 21/9/1901.

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de António José Domingues e de Maria Luísa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Ferrão. Neto paterno de Luís Manuel Domingues e de Maria Rosa Afonso; neto materno de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Rosa Álvares. Nasceu na Gave a 23/9/1902 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Madrinha: Maria Rosa Domingues, solteira, camponesa. // Casou na CRCM a 27/12/1930 com Maria Alves. // Enviuvou a 5/4/1941. // Faleceu em Prado, Melgaço, a 19/12/1988.   

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de Adriano Domingues e de Felicidade Domingues, lavradores, residentes no lugar do Cerdeiral. Neto paterno de João Manuel Domingues e de Florinda Gregório; neto materno de Manuel José Domingues e de Maria da Conceição Domingues. Nasceu na Gave a 18/4/1910 e foi batizado na igreja paroquial a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Justino Domingues e Carolina Domingues, solteiros, camponeses. // Faleceu a 25/10/1912.  

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de ------- Domingues e de -------------------. Nasceu a --/--/19--. // Casou com -----------------. Em 1996 residiam em Ferrão, Gave. // Moveu uma ação contra Alberto Carvalho, execução de sentença n.º 33-A/89, com última residência conhecida no lugar de Ferrão (VM 1063, de 15/12/1996).

 

DOMINGUES, Manuel Luís. Filho de António José Domingues e de Joaquina Gonçalves de Castro, lavradores. // Faleceu no Lameiro, onde morava, a 27/4/1880, com 62 anos, solteiro, e foi sepultado na igreja.

 

DOMINGUES, Maria. // Lavradeira. // Faleceu em Eiriz, onde morava, a 25/1/1876, com 66 anos de idade, viúva de Manuel António Duque, e foi sepultada na igreja. // Com geração.

 

DOMINGUES, Maria. Filha de António José Domingues e de Maria Rodrigues, lavradores. // Faleceu no Val, onde morava, a 24/12/1887, com 68 anos de idade. // Estava casada com Luís Manuel Esteves Codesso, lavrador. // Foi sepultada na igreja. // Com geração.  

 

DOMINGUES, Maria. Filha de António José Domingues e de Joaquina Gonçalves. // Lavradeira. // Faleceu no lugar da Costa, onde morava, a 17/4/1889, com 63 anos de idade, viúva de António José Duque, e foi sepultada na igreja. // Com geração.

 

DOMINGUES, Maria. Filha de António Joaquim Domingues e de Cândida Rosa Alves, residentes no lugar de Ferrão. Neta paterna de Manuel Joaquim Domingues e de Joana Rosa Domingues; neta materna de José Joaquim Alves e de Maria Joaquina Domingues. Nasceu na Gave a 20/5/1876 e no dia seguinte foi batizada na igreja católica local. Padrinhos: José Pedro Alves e Violante Alves, solteiros, tios maternos da neófita, do lugar dos Chãos, todos lavradores. // Casou na igreja da sua terra natal a 16/6/1898 com o seu conterrâneo António Esteves, de 24 anos de idade, filho de José Esteves e de Maria Rosa Gregório. // Ambos os cônjuges faleceram na freguesia da Gave: o marido a 10/3/1942 e ela a 9 de Fevereiro de 1959.     

 

DOMINGUES, Maria. Filha de Manuel José Domingues e de Maria da Conceição Domingues, lavradores, residentes no lugar do Cerdeiral. Neta paterna de Manuel Joaquim Domingues e de Joana Domingues, do dito lugar; neta materna de Manuel Joaquim Domingues e de Rita Rodrigues, do lugar do Val. Nasceu na Gave a 3/4/1880 e foi batizada na igreja católica local nesse mesmo dia, mês e ano. Madrinha: Albina Domingues, solteira, do lugar do Val, tia materna do batizando. // Faleceu no lugar do Cerdeiral, Gave, a 21/10/1888, com apenas oito anos de idade, e foi sepultada na igreja!

 

DOMINGUES, Maria. Filha de António Joaquim Domingues e de Rosa Luísa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar do Val. Neta paterna de Joaquim Manuel Domingues e de Rita Rodrigues, lavradores, residentes no dito lugar; neta materna de José Joaquim Rodrigues e de Maria José Esteves, lavradores no mesmo lugar. Nasceu na Gave a 13 de Outubro de 1892; nesse dito dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: José Joaquim Rodrigues, casado, tio materno da neófita, e Luísa Domingues, tia materna, camponeses, moradores no dito lugar do Val. // Deve ter falecido criança.

 

DOMINGUES, Maria. Filha de Félix Domingues e de Emília Afonso, lavradores, residentes no lugar de Cerdeiral. Neta paterna de Francisco Manuel Domingues e de Maria José Afonso; neta materna de Manuel Maria Afonso e de Maria Rosa Rodrigues. Nasceu na Gave a 9/6/1895 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Joaquim Domingues, solteiro, e Hermelinda Afonso, solteira, lavradores. // Casou na Conservatória do Registo Civil de Melgaço a 11 de Fevereiro de 1915 com António de Carvalho. // Faleceu na Gave a 3/8/1985.

 

DOMINGUES, Maria. Filha de José Domingues e de Delfina Pereira, lavradores, residentes no lugar da Igreja. Neta paterna de Francisco Manuel Domingues e de Maria José Afonso; neta materna de Rosa Pereira. Nasceu na Gave a 25/3/1906 e foi batizada na igreja paroquial a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Domingues e Felicidade Domingues, solteiros, camponeses. // Faleceu no lugar da Barroca a 2/10/1991, solteira.

 

DOMINGUES, Maria. Filha de Manuel Joaquim Domingues e de Delfina Gonçalves, moradores no lugar dos Coelhos. Neta paterna de Manuel Joaquim Domingues e de Maria Pereira; neta materna de Luís Gonçalves e de Maria Joana Fernandes. Nasceu na Gave a 10/3/1908 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: António Joaquim Pires e sua mulher, Maria da Rocha, lavradores. // Faleceu a 15/5/1908. 

 

DOMINGUES, Maria. Filha de Manuel Joaquim Domingues e de Delfina Dias Monteiro. Nasceu na freguesia da Gave a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 105, de 30/6/1914). // Nota: deve ser a mesma criança que faleceu a --/--/1915, no lugar dos Coelhos, com apenas catorze meses de idade (ver Correio de Melgaço n.º 159, de 1/8/1915).

 

DOMINGUES, Maria. Filha de Agostinho Domingues e de Erminda de Jesus Afonso. Nasceu na Gave a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 153, de 20/6/1915).

 

DOMINGUES, Maria. Filha de Agostinho Domingues e de Rosa Lucena. Nasceu na freguesia da Gave a --/--/1949 e foi batizada na igreja paroquial pelo padre José Marques a 26/5/1949. Padrinhos: António Domingues e a menina Aida da Anunciação Domingues (NM 903, de 26/6/1949).

 

DOMINGUES, Maria Adelaide. Filha de Luís Manuel Domingues e de Maria Clementina Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de São Cosme. Neta paterna de João Domingues e de Maria Gregório, camponeses, moradores no dito lugar; neta materna de Manuel Rodrigues e de Maria Rodrigues, lavradores, residentes no lugar da Sobreira. Nasceu na Gave a 1/8/1884 e foi batizada na igreja paroquial a 3 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: José Rodrigues, tio materno, e Maria Adelaide, solteiros, moradores no lugar da Sobreira. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 22/3/1971.

 

DOMINGUES, Maria Alice. Filha de Sara Domingues. Nasceu na Gave a --/--/1938 (NM 387). 

 

DOMINGUES, Maria Balbina. Filha de Manuel Domingues e de Florinda Rosa Afonso, lavradores. Neta paterna de João Manuel Domingues e de Ana Maria Gonçalves, do Lameiro; neta materna de Luís Manuel Afonso e de Maria Luísa Rodrigues, de São Cosme. Nasceu a 10/1/1858 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Rodrigues e Balbina Rosa de -----------------, gavienses. // Faleceu em Ferrão, Gave, onde morava, a 28/5/1883, solteira, e foi sepultada na igreja. // Era lavradeira.

 

DOMINGUES, Maria Carlota. Filha de João Domingues e de Florinda Gregório, lavradores, residentes na Sobreira. Neta paterna de António José Domingues e de Maria José Domingues, do Val; neta materna de António Gregório e de Maria José Esteves, da Sobreira. Nasceu a 24/10/1861 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: António José Domingues, viúvo, lavrador, e Florinda Domingues, casada, lavradeira, moradores no Val.

 

DOMINGUES, Maria do Carmo. Filha de José Joaquim Domingues e de Maria Gregório, lavradores, residentes no lugar de Ferrão. Neta paterna de Manuel Domingues e de Florinda Rosa Afonso, camponeses, moradores no dito lugar; neto materno de Pedro Manuel Gregório e de Maria Rosa Duque, rurais, moradores no lugar dos Chãos. Nasceu na Gave a 3/12/1886 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: o seu avô materno e Matildes Gregório, tia materna da neófita, solteira, camponesa, moradora no lugar dos Chãos. // Casou na Conservatória do Registo Civil de Melgaço a 11/9/1913 com Gaspar Lucena. // O seu marido morreu na Gave a 19/8/1952. // Ela faleceu também na Gave a 2 de Outubro de 1968.   

 

DOMINGUES, Maria Clementina. Filha de Manuel Domingues e de Mirandolina Rodrigues. Nasceu na freguesia da Gave a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 197, de 30/4/1916).

 

DOMINGUES, Maria da Conceição. Filha de Francisco Domingues e de Maria Domingues Machado, lavradores, residentes no lugar do Lameiro. Neta paterna de António José Domingues e de Joaquina Gonçalves, do lugar do Lameiro; neta materna de António José Domingues Machado e de Joana Rosa Pires, do lugar de São Cosme, todos rurais. Nasceu na freguesia da Gave a 30/3/1870 e no dia seguinte foi batizada na igreja católica local. Padrinhos: o padre Manuel Joaquim Domingues Machado, do lugar de São Cosme, e Maria Domingues, viúva, lavradeira, do lugar da Costa. // Tinha 18 anos de idade, era solteira, camponesa, morava em casa de seus pais, quando casou na igreja paroquial a 5/9/1888 com Francisco Vieites, de 26 anos de idade, solteiro, camponês, morador no lugar de Cortegada, Parada do Monte, de onde era natural, filho de Miguel Vieites e de Maria Pereira, rurais. Testemunhas presentes: Francisco Pereira, solteiro, lavrador, residente no lugar de Cortegada, e Joaquim Tomás da Cunha, casado, agricultor, residente no lugar de São Cosme. // Faleceu na freguesia de Parada do Monte a 3/6/1954.

 

DOMINGUES, Maria da Conceição. Filha de Virgínia Domingues, solteira, camponesa, moradora no lugar de Eiriz. Neta materna de António José Domingues e de Maria Rosa Dias, rurais, moradores no dito lugar. Nasceu na Gave a 1/1/1893 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: os seus avós maternos.

 

DOMINGUES, Maria da Conceição. Filha de António José Domingues e de Maria Luísa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Ferrão. Neta paterna de Luís Manuel Domingues e de Maria Rosa Afonso; neta materna de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Rosa Alves. Nasceu na Gave a 16/10/1907 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: José Fernandes, casado, e Conceição Rodrigues, solteira, camponeses. // Faleceu a 18 de Novembro de 1907.

 

DOMINGUES, Maria da Conceição. Filha de Luísa Domingues, solteira, jornaleira, moradora no lugar do Cerdeiral. Neta materna de Leonora Domingues. Nasceu na Gave a 10/10/1909 e foi batizada na igreja paroquial a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Inácio Fernandes e sua mulher, Maria Rosa Rodrigues, camponeses. // Casou a 18/12/1944 na igreja de Cabreiro, Arcos de Valdevez, com José Afonso. // Faleceu no dito lugar do Cabreiro a 15 de Junho de 1988.   

 

DOMINGUES, Maria Genoveva. Filha de António José Domingues e de Ana Domingues, lavradores, residentes no Lameiro. N.p. de António Domingues e de Joaquina Gonçalves; n.m. de Manuel Joaquim Domingues e de Joana Rosa Domingues. Nasceu a 12/4/1862 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Manuel José Domingues, solteiro, lavrador, e Ana Domingues, solteira, ambos do Lameiro. 

 

DOMINGUES, Maria Georgete. Filha de ------------ Domingues e de ------------- Rodrigues. Nasceu em Pronteiro, Gave, a --/--/19--. // Casou a 22/12/1994 com José Henriques Fernandes Teixeira, de Fundegos, Riba de Mouro. 

 

DOMINGUES, Maria Joana. Filha de António Domingues e de Ana Maria Domingues, lavradores, residentes no lugar do Lameiro. Neta paterna de António Joaquim Domingues e de Joaquina Gonçalves, do dito lugar; neta materna de Manuel Joaquim Domingues e de Joana Rosa Domingues, do lugar do Cerdeiral, todos rurais. Nasceu na Gave a 21/10/1872 e no dia seguinte foi batizada na igreja católica local. Madrinha: Maria Joana Fernandes, viúva, lavradeira, do lugar do Lameiro. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 30 de Setembro de 1941 (confirmar). 

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de Manuel António Domingues e de Rosa Maria Domingues, lavradores. // Faleceu no lugar do Val, onde morava, a 27/8/1880, com 67 anos de idade, casada com João Manuel Rodrigues, e foi sepultada na igreja. // Fizera testamento. // Não deixou filhos. // Era lavradeira. 

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de Manuel Domingues e de Isabel Gregório, lavradores. // Faleceu no lugar da Igreja, Gave, onde morava, a 12/7/1881, com 47 anos de idade, casada com Manuel José Gonçalves, e foi sepultada na igreja. // Com geração. // Era lavradeira.

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de António José Domingues e de Rosa Maria Afonso. Neta paterna de Manuel António Domingues e de Rosa Maria Domingues, do Val; neta materna de Rosa Maria Afonso. Nasceu a 27/10/1855 e foi batizada na igreja da Gave nesse dia. Padrinhos: João Manuel Rodrigues e sua mulher, Maria Joaquina Domingues. 

 

DOMINGUES, Maria Luísa. Filha de Manuel Luís Domingues e de Maria Luísa Gonçalves, de Polgido, Tangil, lavradores. // Faleceu em Eiriz, Gave, onde morava, a 7/4/1876, com 76 anos de idade, viúva de Manuel José Domingues, e foi sepultada na igreja da Gave. // Com geração.  

 

DOMINGUES, Maria Luísa. Filha de Manuel Domingues e de Maria Rosa Domingues. // Lavradeira. // Faleceu no Cerdeiral a 22/3/1868, com 63 anos de idade, casada com Francisco Manuel Rodrigues, e foi sepultada na igreja. // Deixou um filho e quatro filhas.

 

DOMINGUES, Maria Luísa. Filha de Manuel José Domingues e de Maria Rosa Esteves, lavradores, do Cerdeiral. // Faleceu no dito lugar da Gave, a 15/9/1869, com 60 anos de idade, solteira, lavradora, e foi sepultada na igreja. Deixou testamento.  

 

DOMINGUES, Maria de Lurdes. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 957, de 3/12/1950: «Foi batizada na igreja paroquial desta freguesia no pretérito dia 19 uma filhinha do senhor Salvador Domingues e de sua esposa, senhora Elisa Pires, de Pronteiro, à qual foi posto o nome de Maria de Lurdes. Longa vida e felicidades desejamos à neo-batizada

 

DOMINGUES, Maria do Patrocínio. Filha de Maria Rosa Domingues, doméstica, natural de Cubalhão. Nasceu na Gave (no seu assento de óbito diz-se que ela nasceu em Paderne) por volta de 1877. // Tinha 23 anos de idade, era solteira, doméstica, morava no lugar de Crastos, freguesia de Paderne, quando casou na igreja do mosteiro a 6 de Janeiro de 1901 com Joaquim Augusto Rodrigues, jornaleiro, nascido em Paderne a 26/12/1878, filho de Maurício Rodrigues e de Maria Madalena Reinoso, ambos galegos. // Faleceu a 29/7/1907, em sua casa de morada, sita no lugar de Crastos, Paderne, com todos os sacramentos, com trinta anos de idade, sem testamento, com geração (ver em Paderne), e foi sepultada no adro da igreja de Paderne.

 

DOMINGUES, Maria dos Prazeres. Filha de Augusto Domingues e de Arminda Afonso. Nasceu na Gave a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 90, de 14/12/1930).

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de António Domingues e de Maria Domingues, lavradores, de Eiriz. // Faleceu no dito lugar, a 31/3/1873, com 74 anos de idade, lavradeira, viúva de João Manuel Rodrigues, e foi sepultada na igreja. // Deixou dois filhos, um neto e uma neta.

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de António José Domingues e de Maria José Domingues, lavradores, do Val. // Faleceu no dito lugar da Gave, a 14/9/1870, com 54 anos de idade, no estado de solteira, lavradora, e foi sepultada na igreja paroquial.

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de José Domingues e de Rita Gregório, lavradores. // Faleceu no lugar da Igreja, Gave, onde morava, a 4/10/1885, com 52 anos de idade, solteira, e foi sepultada no cemitério.  

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de Francisco Manuel Domingues e de Maria José Afonso, lavradores, residentes no lugar da Igreja. Neta paterna de João Manuel Domingues e de Maria Genoveva Domingues; neta materna de Alexandre Afonso e de Maria José Afonso. Nasceu a 8/7/1861 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Manuel António Esteves, solteiro, lavrador, e Maria Rosa Esteves, solteira, ambos do lugar da Igreja.

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de João Domingues e de Florinda Gregório, lavradores, residentes no Val. Neta paterna de António José Domingues e de Maria José Domingues; neta materna de --------- Gregório e de Maria Domingues. Nasceu a 23/2/1864 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Manuel José Esteves e Rosa Domingues, solteiros.

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de António José Domingues, natural do lugar de Surribas, freguesia de Cousso, e de Maria Rosa Dias, natural da Gave, lavradores, residentes no lugar de Eiriz, Gave. Neta paterna de Manuel José Domingues e de Flória (ou Flávia) Joaquina Pereira, naturais de Cousso; neta materna de Maria José Dias, solteira, do dito lugar de Eiriz. Nasceu na Gave a 13/3/1867 e foi batizada na igreja católica local no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Gonçalves, casado, e Luísa Afonso, solteira, camponeses, moradores no lugar de Eiriz. // Faleceu em casa dos pais, a 29/12/1867, ou 1868, e foi sepultada na igreja paroquial.

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de João Domingues, lavrador, natural do lugar de Requeixo, freguesia de Riba de Mouro, e de Genoveva Domingues, lavradeira, natural do lugar de Eiriz, freguesia da Gave. Neta paterna de Manuel Joaquim Domingues e de Maria José Gil, do dito lugar de Requeixo, Riba de Mouro; neta materna de Manuel José Domingues e de Maria Luísa Domingues, do lugar de Eiriz. Nasceu na Gave a 5 de Outubro de 1871 e no dia seguinte foi batizada na igreja católica local. Padrinhos: Manuel José Gonçalves Fontes, camponês, do lugar da Lage, freguesia da Gave, e Maria Neves Afonso, lavradeira, do lugar de Lijó, Riba de Mouro. // Faleceu no lugar de Eiriz, Gave, a --/--/1913, com 42 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 47, de 27/4/1913).

 

DOMINGUES, Mariana. Filha de António José Domingues e de Rosa Afonso, lavradores, do lugar dos Chãos. // Faleceu no dito lugar da Gave, a 4/10/1870, com 16 anos de idade, e foi sepultada na igreja.

 

DOMINGUES, Olímpia. Filha de Agostinho Domingues e de Arminda de Jesus Afonso. Nasceu na Gave a --/--/191-. // Casou a 21 de Abril de 1934 com José Vieites, natural de Paderne (1907-1990). // Em 1995 residia no lugar de Eiriz, Gave. 

 

DOMINGUES, Rosa. Filha de Manuel José Domingues e de Isabel Gregório, naturais da Gave. Nasceu nesta freguesia por volta de 1826. // Lavradeira. // Faleceu a 14/7/1864, no lugar da Cela, freguesia de Cousso, onde residia, com trinta e oito anos de idade, com todos os sacramentos, sem testamento, no estado de casada com Joaquim Fernandes, e foi sepultada na igreja. // Não deixou filhos.  

 

DOMINGUES, Rosa. Filha de --------- Domingues e de ------------------------------. Nasceu por volta de 1856. // Faleceu no lugar da Sobreira a --/--/1933, com 77 anos de idade (NM 197, de 11/6/1933).

 

DOMINGUES, Rosa. Filha de ---------- Domingues e de -----------------------------. Nasceu por volta de 1865. // Faleceu no lugar dos Chãos, Gave, com 50 anos de idade, a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 168, de 3/10/1915).

 

DOMINGUES, Rosa. Filha de Francisco Manuel Domingues e de Maria José Afonso, lavradores, residentes no lugar da Igreja, Gave. Neta paterna de João Manuel Domingues e de Maria Genoveva Domingues, do dito lugar; neta materna de Alexandre Afonso e de Maria José Afonso, do lugar de Eiriz. Nasceu na Gave a 12/7/1876 e foi batizada na igreja católica local dois dias depois. Padrinhos: Manuel Carlos Rodrigues, viúvo, carpinteiro, do lugar da Igreja, e Rosa Esteves, solteira, do lugar do Lameiro. // Faleceu no dito lugar da Igreja a 25/10/1885, com apenas nove anos de idade, e foi sepultada no cemitério.

 

DOMINGUES, Rosa. Filha de António Joaquim Domingues e de Cândida Rosa Alves, rurais, residentes no lugar de Ferrão. Neta paterna de Manuel Joaquim Domingues e de Joana Rosa Domingues; neta materna de José Joaquim Alves e de Maria Joaquina Domingues. Nasceu na Gave a 11/6/1879 e foi batizada na igreja católica local nesse mesmo dia, mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e sua filha, Violante Alves, solteira, moradores no lugar dos Chãos, freguesia da Gave. // Faleceu na Gave a 21/7/1936.

 

DOMINGUES, Rosa. Filha de José Joaquim Domingues e de Maria Gregório, lavradores, residentes no lugar de Ferrão. Neta paterna de Manuel Domingues e de Florinda Rosa Afonso, lavradores, residentes no dito lugar; neta materna de Pedro Manuel Gregório e de Maria Rosa Duque, camponeses, moradores no lugar dos Chãos. Nasceu na Gave a 13/2/1890 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: o seu avô materno e Matildes Gregório, tia materna da neófita, solteira, camponesa, moradora no lugar dos Chãos. // Parece que faleceu ainda bebé.

 

DOMINGUES, Rosa. Filha de José Joaquim Domingues e de Maria Gregório, lavradores, residentes no lugar de Ferrão. Neta paterna de Manuel Domingues e de Florinda Rosa Afonso, camponeses, moradores no dito lugar; neto materno de Pedro Manuel Gregório e de Maria Rosa Duque, rurais, moradores no lugar dos Chãos. Nasceu na Gave a 13/11/1892 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Bento Manuel Afonso e Maria Rosa Domingues, casados, lavradores, residentes no lugar de São Cosme. // Casou na igreja da Gave a 20/9/1950 com o seu conterrâneo Casimiro Esteves. // Faleceu na sua freguesia natal a 21/12/1975. 

 

DOMINGUES, Rosa. Filha de Manuel Carlos Domingues e de Maria Esteves, lavradores, residentes no lugar da Igreja. Neta paterna de Francisco Manuel Domingues e de Maria José Afonso; neta materna de Manuel José Esteves e de Maria Rosa Gregório. Nasceu na Gave a 16/7/1909 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Adriano Manuel Esteves e Maria Domingues, solteiros, camponeses. // Faleceu na freguesia da Gave a --/--/1912, com apenas três anos de idade (Correio de Melgaço n.º 20, de 20/10/1912).

 

DOMINGUES, Rosa. Filha de José Domingues e de Delfina Pereira, lavradores, residentes no lugar dos Coelhos. Neta paterna de Francisco Manuel Domingues e de Maria José Afonso; neta materna de Rosa Pereira. Nasceu na Gave a 20/3/1911 e foi batizada na igreja paroquial a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Alves e sua mulher Zerofina Esteves, camponeses. // Casou na freguesia da Vila, catolicamente, a 19/11/1992, com Salvador Rodrigues. // Enviuvou a 5/1/2006. // Faleceu na freguesia da Vila, SMP, a 19/1/2011, com cerca de cem anos de idade.

 

DOMINGUES, Rosa. Filha de António Domingues e de Maria Luísa. Nasceu na Gave a --/--/1912 (Correio de Melgaço n.º 2).

 

DOMINGUES, Rosa de Jesus. Filha de Luís Manuel Domingues e de Maria Clementina Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de São Cosme. Neta paterna de João Domingues e de Maria Luísa Gregório; neta materna de Manuel Rodrigues e de Maria Rodrigues. Nasceu na Gave a 9/7/1898 e foi batizada na igreja paroquial a 11 desse mês e ano. Padrinhos: João Agostinho Rodrigues, solteiro, lavrador, e Luísa Domingues, casada, lavradeira. // Casou na CRCM a 4 ou 5/6/1919 com o seu conterrâneo Amadeu da Cunha. // Enviuvou em 1955. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 6/4/1984.    

 

DOMINGUES, Rosa Maria. Filha de João Manuel Domingues e de Ana Maria Gonçalves, lavradores. // Faleceu no lugar do Lameiro, onde morava, a 7/5/1889, com 65 anos de idade, no estado de viúva de Francisco de Araújo, e foi sepultada na igreja. // Era lavradeira. // Com geração. 

 

DOMINGUES, Salvador. Filho de --------- Domingues e de ------------------------. Nasceu na Gave a --/--/1923. // Faleceu a 7/12/1990, no Hospital Tenon, em Paris, França, com 67 anos de idade. // Pertencia ao lugar de Pronteiro e estava casado com Elisa Maria Pires. // Pai de Agostinho José, Maria de Lurdes, e de Justino Abílio. 

 

DOMINGUES, Sandra. Filha de ---------- Domingues e de ------------------------. Nasceu em Eiriz a --/--/19--. // Casou na igreja paroquial da Gave, a 5/8/2000, com Vítor --------. O almoço foi servido na Albergaria Boavista. 

 

DOMINGUES, Sara. Filha de Adriano Domingues e de Felicidade Domingues. Nasceu na Gave a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 63, de 24/8/1913).

 

DOMINGUES, Sara. Filha de Albano José Domingues e de Gracinda Esteves. Nasceu na Gave a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 153, de 20/6/1915). 

 

DOMINGUES, Sara. Filha de Manuel Carlos Domingues e de Maria Esteves. Nasceu na Gave a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 199, de 14/5/1916).

 

DOMINGUES, Sérgio. Filho de Manuel Domingues e de Ludovina de Carvalho. Nasceu na Gave a --/--/1929 (Notícias de Melgaço n.º 26, de 18/8/1929). 

 

DOMINGUES, Virgínia Rosa. Filha de António José Domingues, natural de Surribas, Cousso, e de Maria Rosa Dias, da Gave, moradores em Eiriz. Neta paterna de Manuel José Domingues e de Floria (!) Joaquina Pereira, de Surribas, Cousso; neta materna de Maria José Dias, solteira, de Eiriz, Gave. Nasceu a 6/6/1865 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Manuel José Domingues, casado, e Maria Rosa Dias, solteira, lavradores, de Eiriz.   

Sem comentários:

Enviar um comentário