terça-feira, 2 de abril de 2019


GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO


COUSSO

 



 

 

 

 

 

Edição de autor

 

 

 

 

Ficha técnica

 
Título: Gentes do Concelho de Melgaço - Cousso

 

Autor – Joaquim Agostinho da Rocha

 

Capa – brasão da freguesia

 

Fotografias – vários autores

 

Execução gráfica –

 

Tiragem –

 

Depósito legal –

 

ISBN –

 

Data de edição –

 

Correio eletrónico: joaquim.a.rocha@sapo.pt

Blogue: Melgaço, Minha Terra

 
Telemóvel: 965815648

 

*

 
Obras do autor

 
 

Obras a publicar

 

Poemas do Vento

Sonetos do Sol e da Lua

Quadras ao deus dará

Escritos Sobre Melgaço

Entre Mortos e Feridos (romance)

Lembranças Amargas (romance)

Gentes do Concelho de Melgaço (biografias)

Dicionário Enciclopédico de Melgaço

A Minha Vida em Imagens

A minha religião e outros escritos

Auto da Palina

Frágeis Elos (2.ª edição)

Melgaço: Padres, Monges e Frades

 

Obras publicadas

 

Livros

 

Frágeis Elos (uma história familiar)

Dicionário Enciclopédico de Melgaço (I e II volumes)

Lina – Filha de Pã (romance)

Os Meus Sonetos e os do frade

Os Novos Lusíadas (2018)

Melgacenses na I Grande Guerra

  (em parceria com Valter Alves)

 

Separatas

 

A Origem de Algumas Famílias Melgacenses

A Febre Tifoide e os seus Protagonistas

Tomás das Quingostas (200 anos do seu nascimento)

A Provável Origem de Melgaço e Paderne

 

Prefácios nos seguintes livros de José A. Cerdeira e do Dr. Augusto César Esteves:

 

Tomaz das Quingostas

O Buraco da Serpe

A Adversidade por Madrasta

O Sonhador dos Montes da Aguieira

Nas Páginas do Notícias de Melgaço (ACE)

 

Colaborações

 

No Boletim dos Serviços Sociais da CGD

No Boletim Cultural da Câmara Municipal de Melgaço

No jornal A Voz de Melgaço

No jornal Fronteira Notícias

Artigo sobre o santuário da Peneda no livro Lugares Sagrados

 de Portugal I, editado pelo Círculo de Leitores em 2016.

 

 

*

 

Apresentação

 

      Esta freguesia passou a pertencer a Melgaço a partir de Outubro de 1855; mas somente em 1860 é que os padres começaram a escrever que Cousso pertencia ao concelho de Melgaço!

 

LUGARES: Aldeia, Barreira, Cela, Cerdeiras, Cousso, Fojo, Igreja, Pousadas, Surribas, Tojeira e Virtelo.

 

     A capela de Virtelo foi beneficiada com várias obras (VM 1299, de 1/8/2008).

 

     O primeiro cadáver a ser sepultado no adro da igreja foi Manuel Joaquim Gonçalves (1861-1883). Este tipo de enterramento durou até finais de 1885; no dia 30 de Dezembro desse ano foi sepultado novamente na igreja o corpo de João Manuel Alves (1807-1885). // Voltou-se ao enterramento no adro em Agosto de 1892 (ver Florinda Alves); a seguir os mortos voltaram a ser enterrados na igreja; em Agosto de 1893 foi sepultado no adro da igreja Manuel Rodrigues Lobato.

 

 
*

 

AFONSO

 

AFONSO, Abílio. Filho de Francisco Afonso e de Florinda Alves. Neto paterno de Manuel Afonso e de Maria Joana Vaz; neto materno de Manuel Luís Alves e de Maria Alves. Nasceu a 23/10/1899 e foi batizado na igreja de Cousso a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Afonso “Morgado” e sua mulher, Emília Domingues, lavradores. // Casou com Maria dos Prazeres Afonso, a 28 de Novembro de 1924, na Conservatória do Registo Civil de Melgaço. // Morreu em Vila Verde a 13 de Julho de 1970. // A sua viúva finou-se nesse concelho a 2/1/1992.    

 

AFONSO, Abílio. Filho de Justina Afonso, lavradeira, coussense, moradora no lugar do Fojo. Neto materno de João Afonso e de Maria Gregório. Nasceu em Cousso a 17/4/1905 e foi batizado a 20 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Gregório, casado, alfaiate, e Maria Gonçalves, viúva, lavradeira. // Casou na CRCM a 22/5/1929 com Rosa Veloso. // A sua esposa faleceu em Riba de Mouro a 21/2/1984.

 

AFONSO, Adelino. Filho de Francisco Afonso e de Florinda Alves, coussenses. Neto paterno de Manuel Afonso e de Maria Joaquina Vaz; neto materno de Manuel Luís Alves e de Maria Alves. Nasceu em Cousso a 11/3/1902 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Torcato da Costa, casado, e Maria Duque, solteira, lavradores.

 

AFONSO, Adjuto. Filho de Maria Afonso, solteira, com a sua residência no lugar de Aldeia, freguesia de Cousso. Neto materno de Francisco Afonso e de Luísa Gonçalves. Nasceu a 25/2/1883 e foi batizado na igreja no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Gonçalves, solteiro, de Surribas, e Joaquina Afonso, solteira, do Fojo. // Casou na CRCM, a 18/7/1928, com Mirandolina Gonçalves, de 35 anos de idade, natural de Cousso, filha de Rosa Gonçalves. // Faleceu na sua freguesia a 18/9/1945.  

 

AFONSO, Agostinho. Filho de António Afonso e de Maria Teresa Domingues. Neto paterno de Manuel José Afonso e de Josefa Alves, da Tojeira; neto materno de Francisco Domingues e de Ana Enes. Nasceu em Cousso a 2/12/1857 e foi batizado no dia a seguir. Padrinhos: Agostinho Dias e sua mulher, Rosa Afonso.

 

AFONSO, Agostinho. Filho de José Afonso e de Joaquina Alves Barbeitos, lavradores, ela natural de Penso e ele natural de Cousso, com a sua residência nesta última freguesia. Neto paterno de Manuel Joaquim Afonso e de Josefa Alves; neto materno de Rosa Teresa Barbeitos (*) Nasceu a 8/5/1899 e foi batizado a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Agostinho Afonso e Maria Alves, solteiros, lavradores. // Casou com Nazaré Miquelina Rodrigues, de Aveiras de Cima, Azambuja, a 28/11/1938. // Morreu a 22 de Fevereiro de 1952. /// (*) Escreveu o padre: «declaro que esta a perfilhou, como consta de uma escritura feita em Valadares a 22/12/1898». Eu interpreto assim: Rosa Teresa Barbeitos deu à luz uma filha, Joaquina, e colocou-a na roda; mais tarde foi buscá-la e perfilhou-a, isto é, assumiu-se como mãe da criança. E o apelido Alves? Será do progenitor?     

 

AFONSO, Alfredo. Filho de Francisco Afonso e de Florinda Alves. Neto paterno de Manuel Afonso e de Maria Joaquina Vaz; neto materno de Manuel Luís Alves e de Maria Alves. Nasceu a 24 de Abril de 1893 e foi batizado na igreja de Cousso a 26 desse mês e ano. Padrinhos: António Alves e Maria Alves, solteiros, lavradores. // Casou na CRCM a 22/7/1916 com Adelaide Júlia, viúva, de 37 anos de idade, sua conterrânea, filha de José Gregório e de Rosa Alves. // Ambos os cônjuges faleceram na freguesia de Cousso: a esposa a 17/12/1965 e ele a 6/6/1972.   

 

AFONSO, Álvaro. Filho de Rosa Afonso. Nasceu em Cousso a --/--/1934 (Notícias de Melgaço n.º 230, de 22/4/1934).

 

AFONSO, Amadeu. Filho de (?). Nasceu em Cousso a --/--/1908. // Casou com ----------------------------------------. // Morreu em Monção, onde residia, no estado de viúvo, a 11/2/1999, com noventa e um anos de idade. // Pai de Manuel e de Abel; sogro de Fernanda Vaz e de Rosa Afonso. Avô do Dr. Paulo Afonso e de Fernanda Afonso. // Foi sepultado no cemitério da Vila de Monção.  

 

AFONSO, Américo. Filho de (?). Nasceu a --/--/19--. // Faleceu em Cousso a --/--/1997 (A Voz de Melgaço n.º 1074).

 

AFONSO, Ana. Filha de (?). Nasceu por volta de 1839. // Faleceu em Cousso a --/--/1912, com 73 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 26, de 1/12/1912).

 

AFONSO, Ana. Filha de António Afonso e de Maria Josefa Alves. Neta paterna de Manuel Joaquim Afonso e de Maria José Alves; neta materna de Manuel José Alves e de Maria Joana Afonso, todos lavradores, da Tojeira. Nasceu em Cousso a 27/9/1873 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: o seu avô materno, viúvo, e Ana Afonso, solteira, lavradora, tia da criança.

 

AFONSO, Ana. Filha de António Afonso e de Maria Teresa Domingues, moradores no lugar de Covelo. Neta paterna de Manuel José Afonso e de Josefa Alves, da Tojeira; neta materna de Francisco Domingues e de Ana Enes, de Covelo. Nasceu em Cousso a 3/2/1856 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: o avô paterno e a avó materna.

 

AFONSO, António. Filho de Manuel José Afonso e de Josefa Alves, ambos naturais do lugar da Tojeira. Nasceu em Cousso por volta de 1810. // Lavrador. // Faleceu a 11/6/1878, no lugar de Cousso, onde residia, com todos os sacramentos da igreja católica, com sessenta e oito anos de idade, no estado de casado com Maria Teresa Domingues, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja.    

 

AFONSO, António. Filho de Manuel Joaquim Afonso e de Josefa Alves. Nasceu na Tojeira a 14/4/1845. // Casou na igreja de Cousso a 12/1868, com Maria, nascida na Tojeira a 20/4/1849, filha de Manuel José Alves e de Maria Joana Afonso, todos lavradores. Ambos obtiveram consentimento de seus pais. Ele foi dispensado (talvez tivesse sido seminarista) do voto simples de castidade «perpetuum». Testemunhas: Manuel António Rodrigues, viúvo, e seu filho, Manuel Joaquim Rodrigues, casado, do mesmo lugar. // (Os noivos eram parentes no 2.º, 3.º e 4.º graus).   

 

AFONSO, António. Filho de José Afonso e de Maria Afonso, lavradores. Neto paterno de Manuel José Afonso e de Maria José Rodrigues; neto materno de Joaquina Afonso, solteira, todos de Cerdeiras. Nasceu em Cousso a 16/2/1878 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: padre Manuel Rodrigues, pároco de Tangil, e Carolina Vaz, solteira, da Breia, Prado. // Lavrador. // Casou na igreja de Cousso a 15/5/1910 com Maria Joaquina Rolo, de 35 anos de idade, solteira, camponesa, sua conterrânea, filha de Manuel Gonçalves Rolo e de Maria Custódia Gonçalves, do lugar de Aldeia. // Faleceu na sua terra a 29/3/1930.     

 

AFONSO, António. Filho de (?). Nasceu a --/--/19--. // Em 1938 fez exame do ensino primário na escola de Cousso e ficou aprovado. Era seu professor Eliseu Júlio P. Lemos (NM 411).

 

AFONSO, António. Filho de (?). // A 16/12/2001 era candidato a presidente da Junta de Freguesia de Cousso pelo Partido Socialista. // Já fora presidente (VM 1137, de 1/5/2000).

 

AFONSO, António Augusto. Filho de Maria Afonso, solteira, lavradora, do lugar de Aldeia. Neto materno de Francisco Afonso (Morgado) e de Luísa Gonçalves. Nasceu em Cousso a 14/2/1880 e foi batizado 17 desse mês e ano. Padrinhos: António Gonçalves e Maria Domingues, solteiros, lavradores, residentes no sobredito lugar.  

 

AFONSO, António José. Filho de Francisco Afonso (Morgado) e de Luísa Gonçalves, moradores no lugar de Aldeia. N.p. de Manuel Afonso e de Luísa Rodrigues; n.m. de José Gonçalves Rolo e de Maria Rosa Esteves. Nasceu em Cousso a 28/8/1858 e foi batizado a 30 desse mês e ano. Padrinhos: José Afonso, primo do batizando, e Maria Joana Rodrigues, casada com Manuel Gonçalves (Rolo), todos do lugar de Aldeia. // Faleceu a 30/9/1859 e foi sepultado na igreja local a 1 de Outubro desse dito ano.

 

AFONSO, Artur. Filho de António Afonso e de Maria Alves, lavradores, residentes no lugar da Tojeira. N.p. de Manuel Joaquim Afonso e de Josefa Alves; n.m. de Manuel José Alves e de Maria Joana Afonso. Nasceu em Cousso a 28/8/1879 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Luís Manuel Afonso Tojeira, minorista, e Rosa Afonso, solteira, tios da criança.  

 

AFONSO, Augusto. Filho de (?). Nasceu por volta de 1863. // Faleceu em Cousso a --/--/1913, com 50 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 34, de 26/1/1913).

 

AFONSO, Bento. Filho de Manuel Afonso e de Joaquina Vaz, lavradores, residentes no lugar de Surribas. N.p. de Francisco Afonso e de Francisca Afonso; n.m. de Maria José Vaz, solteira. Nasceu em Cousso a 13/7/1879 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Bento Gonçalves Roldão, morador em Aldeia de Cousso, e Rosa Vaz, moradora em Paradela, freguesia de Penso, solteiros, lavradores.  

 

AFONSO, Carolina Rosa. Filha de José Afonso e de Maria Afonso, camponeses, moradores no lugar de Cerdeiras. Neta paterna de Manuel José Afonso e de Maria José Rodrigues; neta materna de Joaquina Afonso, solteira, todos lavradores. Nasceu em Cousso a --/--/1875 e foi batizada na igreja. Padrinhos: padre Manuel Rodrigues, reitor de Tangil, e Carolina Vaz, solteira, natural do lugar da Breia, freguesia de Prado. // Faleceu a 3/2/1877, no dito lugar de Cerdeiras, com apenas dois anos de idade, e foi sepultada na igreja paroquial.

 

AFONSO, Constantino. Filho de Manuel Afonso, natural de Cousso, e de Maria Joaquina Vaz, natural de Penso, moradores no lugar de Virtelo. N.p. de Francisco Afonso e de Joaquina Gonçalves; n.m. de Maria José Vaz, solteira, de Paradela, Penso. Nasceu na freguesia de Cousso a 6/3/1873 e foi batizado a oito do dito mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Gonçalves, solteiro, de Pousadas, e Custódia Gonçalves Roldão, solteira, de Aldeia, lavradores. // Faleceu na sua terra natal a 9/10/1945 (confirmar).   

 

AFONSO, Domingos. Filho de Manuel José Afonso e de Josefa Maria Alves. // Casou na igreja de Cousso, a 7/5/1856, com Maria Rodrigues, sua prima em terceiro grau, filha de Manuel António Rodrigues e de Quitéria Rodrigues, todos do lugar da Tojeira. Testemunhas presentes: Manuel Joaquim Afonso, casado, e Manuel Joaquim Rodrigues, solteiro, do mesmo lugar. 

 

AFONSO, Domingos. // Foi casado com Maria Rodrigues, do lugar da Tojeira. // Faleceu a 11/5/1859, sem testamento, e foi sepultado na igreja de Cousso a treze desse mês e ano. // Será o de cima?

 

AFONSO, Domingos. Filho de Manuel Joaquim Afonso e de Josefa Alves. Nasceu em Cousso a 7/9/1847. // Morreu a 16/4/1869, no lugar da Tojeira, com todos os sacramentos da igreja católica, solteiro, sem testamento, e foi sepultado na igreja. 

 

AFONSO, Eduardo. Filho de Maria Afonso, solteira. Neto materno de Francisco Afonso e de Luísa Gonçalves, moradores no lugar de Aldeia de Virtelo. Nasceu em Cousso a 10/3/1871 e foi batizado na igreja a 12 desse mês e ano. Padrinhos: José Afonso, casado, do lugar de Cerdeiras, e Maria Gonçalves Rolo, solteira, do lugar de Aldeia, filha de Manuel Gonçalves Rolo, lavradores.

 

AFONSO, Emília. Filha de Maria Afonso, solteira, com a sua casa de morada no lugar de Aldeia, freguesia de Cousso. Neta materna de Francisco Afonso e de Luísa Gonçalves. Nasceu a 20/3/1889 e foi batizada a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Afonso, tio da criança, e sua mulher, Emília Domingues. // Faleceu a 11/8/1889, no lugar de Aldeia, e foi sepultada na igreja.

 

AFONSO, Esmeralda. Filha de Rosa Afonso. Nasceu em Cousso a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 216, de 17/9/1916).

 

AFONSO, Faustino. Filho de Manuel José Afonso e de Ana Joaquina Domingues, lavradores, ele natural de Parada do Monte e ela natural de Lamas do Mouro, residentes no lugar da Ponte da Cela, Cousso. Neto paterno de António Luís Afonso e de Rosa Gonçalves; neto materno de António Domingues e de Ana Afonso. Nasceu a 29/12/1883 e foi batizado a 1/1/1884. Padrinhos: Inácio Rodrigues e Felicidade Rodrigues, solteiros, lavradores, ambos do lugar da Cela. 

 

AFONSO, Fernando. Filho de (?). Nasceu a --/--/19--. // Morou no lugar de Cousso. // A 16/12/2001 fazia parte da lista do PSD à Assembleia de Freguesia de Cousso. 

 

AFONSO, Francisco (Morgado). Filho de Manuel Afonso e de Luísa Rodrigues, lavradores. Nasceu por volta de 1804. // Casou a 6/8/1862, na igreja de Cousso, com Maria Joana, de 49 (confirmar) anos de idade, solteira, filha de Francisco Manuel Gonçalves, de Virtelo, e de Maria Joaquina Gonçalves, do lugar de Cousso, todos rurais. O noivo tinha 58 anos de idade e era viúvo de Luísa Gonçalves. Testemunhas: Manuel Afonso, clérigo diácono, e José Gregório, casado, alfaiate. // Faleceu em Aldeia de Virtelo a 9/9/1867, com 63 anos de idade, casado com a sobredita Maria Joana Gonçalves, sem testamento, e foi sepultado na igreja. // Deixou filhos da primeira esposa.    

 

AFONSO, Francisco. Filho de Manuel Afonso, natural de Cousso, e de Maria Joaquina Vaz, natural de Penso, moradores em Aldeia de Virtelo. N.p. de Francisco Afonso e de Joaquina Gonçalves, de Aldeia; n.m. de Maria José Vaz, solteira, natural do lugar de Paradela, freguesia de Penso. Nasceu em Cousso a 16/3/1868 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Francisco Gonçalves, solteiro, do lugar de Pousadas, e Maria Albina Domingues, solteira, do lugar de Aldeia de Virtelo, lavradores. // Camponês. // Casou na igreja da sua freguesia natal a 25/9/1892, com a sua conterrânea, Florinda Alves, de 25 anos de idade, solteira, camponesa, filha de Manuel Luís Alves e de Maria Alves. Testemunhas presentes: Francisco Gonçalves, casado, lavrador, do lugar de Virtelo, e António Alves, solteiro, rural, irmão da nubente.  

 

AFONSO, Francisco (Santos). Filho de João Manuel Afonso e de Maria Joana Gregório, lavradores, residentes no lugar do Fojo. Neto paterno de Rosa Afonso, solteira; neto materno de Luísa Gregório, solteira, ambas do dito lugar. Nasceu em Cousso a 16/4/1879 e foi batizado na igreja paroquial no dia seguinte. Padrinhos: Francisco Gonçalves, solteiro, de Pousadas, e Marcelina Pinto, solteira, do dito lugar do Fojo. // Era solteiro, artista, quando casou na igreja da freguesia de Penso a 2/4/1902 com Felícia Ferreira de Passos, de 16 anos de idade, solteira, costureira, natural de Penso, onde residia, no lugar da Carreira, filha de Germana Ferreira de Passos, costureira. Testemunhas presentes: Evaristo Esteves, casado, lavrador, natural de Penso, e Manuel Pereira, solteiro, criado de servir, também de Penso. // Faleceu no lugar de Felgueiras, Penso, a 1/8/1939. // Com geração (ver em Penso, no apelido Santos). 

 

AFONSO, Isaías. Filho de Secundino Afonso e de Gracinda Alves. Nasceu no lugar da Cela, Cousso, a --/--/1937. // Faleceu a --/--/1938, com apenas onze meses de vida (NM 367 e NM 407).

 

AFONSO, Isolina. Filha de Justina Afonso, lavradeira, coussense, moradora no lugar do Fojo. Neta materna de João Afonso e de Maria Gregório. Nasceu em Cousso a 24/3/1910 e foi batizada na igreja católica local a 27 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Gonçalves, solteiro, lavrador, e Carolina Gregório, solteira, camponesa. // Casou a 12/11/1941 na igreja da sua terra natal com Máximo José Esteves, seu conterrâneo. // Faleceu a 17/1/1984 em Cousso.

 

AFONSO, Januário. Filho de Maria Afonso, solteira, moradora em Aldeia, Cousso. Neto materno de Francisco Afonso e de Luísa Gonçalves. Nasceu a 27/4/1885 e foi batizado a 29 desse mês e ano. Padrinhos: José Serafim Ramos, moleiro dos moinhos da Ponte de Virtelo, e Carolina Gregório, solteira, lavradora, do Fojo. 

 

AFONSO, Joana. Filha de João Afonso e de Maria Afonso, lavradores. // Faleceu em Cerdeiras (de Virtelo), a 19/9/1864, com sessenta e três anos de idade, no estado de solteira, com todos os sacramentos, com testamento, e foi sepultada na igreja. // Camponessa. // Sem geração.  

 

AFONSO, João. Filho de Rosa Afonso, solteira, de Covelo, Riba de Mouro, Monção. Nasceu em Riba do Mouro por volta de 1829. // Lavrador. // Casou na igreja de Cousso a 4/4/1859, com Maria Joana Gregório, solteira, do lugar do Fojo, filha de Luísa Gregório. Testemunhas: João Rodrigues, viúvo, do lugar de Aldeia, e Domingos Afonso, do lugar de Tojeira. // Faleceu a 29/3/1893, em sua casa, sita no lugar do Fojo, freguesia de Cousso, com todos os sacramentos da igreja católica, menos o da extrema-unção, com 64 anos de idade, no estado de casado com a dita Maria Joana Gregório, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja de Cousso.    

 

AFONSO, João. Filho de Manuel Joaquim Afonso e de Josefa Maria Alves. Neto paterno de Manuel José Afonso e de Josefa Alves; neto materno de Manuel António Alves e de Maria Rosa Alves. Nasceu em Cousso a 18/12/1855 e foi batizado em casa, por necessidade, por Rosa Afonso, mulher de Francisco Joaquim Alves, todos da Tojeira. // Faleceu a 18/12/1859 e foi sepultado na igreja a 20 desse mês e ano.
 
// continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário