quinta-feira, 29 de novembro de 2018

DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO DE MELGAÇO
 
Por Joaquim A. Rocha


Rio Trancoso (Cevide)


AFOGAMENTOS


// RIBEIRO, João José. Filho de Jerónimo José Ribeiro e de Antónia Teresa Rodrigues, moradores no Louridal, Vila. Neto paterno de António José Ribeiro e de Caetana Maria Teixeira Salgado; neto materno de Bernardo António Rodrigues e de Rosa Maria (ou Rosa Antónia) Gomes. Nasceu a 15/2/1823 e foi batizado na igreja de SMP dois dias depois. Padrinhos: padre Manuel Caetano da Costa Codesso e sua irmã Maria, residentes no Campo da Feira. // Casou na igreja de SMP a 19/1/1856 com Maria Manuela, filha de Francisco Lopes e de Teresa Simões, do lugar de Mendelas (ou Mandelos), Cecriños, Tui. Testemunhas: Caetano Celestino de Sousa, Luís Caetano Araújo e Azevedo, e Pedro Alberto Teixeira. // Morreu afogado, a 15/3/1862, depois das oito horas da manhã, nas pesqueiras da Costa, Rio Minho, próximo da Vila. O seu cadáver apareceu (segundo constava) na paróquia de Cela, Galiza, onde foi enterrado. // Na igreja da Vila de Melgaço fizeram-lhe um ofício, a 28/4/1862, de oito padres. // Estava casado. // Era lavrador e morava no Louridal, freguesia da Vila. // Deixou uma filha. 
    

   // ESTEVES, Francisco António. Filho de António José Esteves e de Maria Joaquina Alves, residentes no lugar de Corveira. Neto paterno de Sebastião Esteves e de Maria Domingues, do Faval, Fiães; neto materno de Manuel José Alves e de Rosa Maria Afonso, do lugar dos Lourenços, São Paio. Nasceu em Chaviães a 11/6/1846 e foi batizado pelo padre AMR no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Esteves e sua mulher, Josefa. // Lavrador. // Morreu solteiro, afogado no rio Minho, a 25/8/1871, pelo meio-dia, no sítio do açude da azenha do Portovivo, limites da freguesia de Chaviães, quando tentava atravessar o rio agarrado a um pau. Apareceu na madrugada do dia 27 e, na tarde desse dia, foi sepultado na igreja da sua freguesia natal.
 

     // ALVES, José. Filho de Vicente Alves e de Carma «que por sobrenome não perca», galegos de São Cristóvão de Mourentão. // Morreu por afogamento, a 12/9/1871, pelas sete horas da manhã, no sítio dos Padrosos, rio Minho, nos limites de Alvaredo. // Era solteiro e tinha apenas dezassete anos de idade. // Foi sepultado no referido sítio dos Padrosos «por estar em estado de se não poder conduzir para a igreja
 

     // RIBEIRA, Júlio Joaquim. Filho de Manuel de Jesus da Ribeira, lavrador, e de Maria Rosa Gonçalves, doméstica, moradores no lugar de Soengas. Neto paterno de Manuel Joaquim Esteves da Ribeira e de Ana Rosa de Barros; neto materno de José Gonçalves e de Maria Joaquina. Nasceu em Chaviães a 10/1/1864 e foi batizado pelo padre JLBC a catorze desse mês e ano. Padrinhos: Júlio José Alves, solteiro, lavrador, residente no lugar de Parada, e Teresa Joaquina Alves, solteira, moradora no lugar da Bouça, ambos de Chaviães. // Pereceu afogado no rio Minho a 29/6/1875.
 
==============
PARA VENDA 
 
 Preço: 10 euros.



Preço: 10 euros
 
NOTA: ao preço acresce os custos com o envio pelo correio (mais ou menos 1 euro). Isto para Portugal continental.  
 

Sem comentários:

Enviar um comentário