quarta-feira, 9 de maio de 2018

ESCRITOS SOBRE MELGAÇO

                                                                Por Joaquim A. Rocha






MELGAÇO NO CHIADO


 

     No dia 19 de Outubro deste ano de 1995, pelas sete horas da tarde, inaugurou-se a Exposição dos trabalhos fotográficos do nosso conterrâneo San Payo, no Museu do Chiado, em Lisboa. Fiquei deveras emocionado ao ouvir, pela voz de um dos responsáveis da organização, o nome de Melgaço. - «San Payo nasceu no Minho, na freguesia de São Paio, concelho de Melgaço…» Toda aquela gente: políticos, escritores, fotógrafos famosos, jornalistas, etc., olhava embevecida aquelas obras-primas. Da Exposição, que decorrerá até finais de Dezembro, faz parte uma fotografia da nossa vila, datada de 1924. Ainda não existia o novo edifício da Câmara Municipal. Esse foi inaugurado em 1931, no mesmo ano em que morreu Hermenegildo José Solheiro, avô do atual presidente. Nesse recinto, rodeado de árvores (plátanos e austrálias) fazia-se quinzenalmente uma feira – daí chamar-se a esse local Feira Nova.

     Os guias iam dizendo que muitas daquelas fotografias de damas tinham sido capas de revista nos anos vinte e trinta. San Payo fotografou figuras notabilíssimas: Aquilino Ribeiro, José Leite de Vasconcelos, Maria Lamas, Ferreira de Castro, Malhoa, Egas Moniz, Viana da Mota, padre Moreira das Neves, cardeal Cerejeira, Lea Niako (artista), Francis (bailarino)…

     Os filhos do artista sorriam satisfeitos por verem que seu pai é estimado e admirado por pessoas de todos os quadrantes políticos. A arte paira muito acima da ideologia, podem crer.

     A Câmara Municipal de Melgaço tomou conhecimento deste evento cultural? Mandou a Lisboa alguém que a representasse? Que eu saiba, não! Não seria mais vantajoso para a cultura melgacense gastar algumas dezenas de contos de réis com a deslocação de um vereador, informando-se, adquirindo o catálogo da exposição (6.750$00) para colocar na Biblioteca Municipal, do que levar a Melgaço «A Quinta do Bill»? Volto a repetir: ignoro se mandou alguém. Contudo, eu fico sempre com a sensação de que esta Câmara, super politizada, não tem tempo para manifestações deste tipo. Como estou com a mão na massa, como se costuma dizer, ocorre-me perguntar: se isto é assim agora, que acontecerá quando Rui Solheiro se sentar nas cadeiras da Assembleia da República? Já sei: só lá irá de vez em quando! Não será bem assim: um deputado sério tem de estudar dossiês, inteirar-se de todos os problemas, a fim de defender os interesses daqueles que o elegeram, intervir amiúde, fazer-se notar, adquirir prestígio para si e para o distrito. Reconheço a sua competência, a sua honestidade, e espero sinceramente que venha futuramente a contribuir ainda mais para o progresso de Melgaço, mas estar em dois sítios ao mesmo tempo é impossível. Dir-me-ão que este assunto não me diz respeito; em parte é certo, contudo… A não ser que o Partido Socialista considere que o nosso concelho já tem tudo: piscinas, lar, quartel dos bombeiros, estrada, escola profissional, casa da cultura, quartel da Guarda Nacional Republicana… Porém, falta: pólo industrial, ponte Peso-Arbo, palácio da justiça, praia fluvial (e avenida para o rio), arquivo municipal… e tantas, tantas coisas mais! Se queremos que o nosso concelho progrida no sentido de se tornar uma vila moderna, atrativa, é necessário assumir a realidade atual. Não é catastrófica, isso não; mas também não é brilhante. Que postos de trabalho existem no concelho? Mil, dois mil? É pouco para uma população que se quer de vinte ou trinta mil habitantes.

     Tem-se vivido até agora quase exclusivamente de pensões e das remessas dos emigrantes, mas à medida que as taxas de juro baixam eles vão deixando de enviar dinheiro para os bancos nacionais. A agricultura, com exceção da vinha, deixou de existir. Uma das coisas que eu nunca compreendi foi o facto de não se produzir queijo em Melgaço. Em quase todas as regiões onde haja serra, há queijo – aqui, não! Vejo gado bovino, caprino, ovino, pastando pela montanha bravia, mas de queijo melgacense nunca ouvi falar! Presunto, quer de Fiães, quer de Castro Laboreiro, também é raro aparecer, embora ultimamente tenha surgido uma ou outra pessoa interessada em voltar a dar-lhe o lugar que outrora teve.

     O Dr. Augusto César Esteves escreveu em 1956 que em Melgaço até havia condições para se fabricarem palitos! A matéria-prima, segundo ele, era o salgueiro-branco, árvore que existe nas margens dos rios, e zonas húmidas, facílima de trabalhar. Escreveu ele: - «uns canivetes afiados e uma panela vulgar com água a ferver para desinfetar os palitos, eis a ferramenta precisa.» Em Melgaço não se fabrica nada – muitas vezes até o pão se vai comprar à Galiza! Para a construção temos o granito, o barro para telha e tijolo, sei lá! Estou a lembrar-me que existem condições, mesmo que não sejam as ideais, para a produção de noz, avelã, castanha – alguém as produz?! A pesca nunca em Melgaço teve estatuto de profissão: complementou, no passado, outras atividades, quer na área da agricultura, quer na área dos ofícios; hoje ela não existe – decerto nem como desporto!                 

     O turismo, galinha dos ovos de ouro, está por promover. Até agora nunca vi em Lisboa um cartaz, seja o que for, que fale de Melgaço e das suas admiráveis belezas. Nem a água mineral do Peso aparece! Penso que neste setor a Câmara Municipal teria uma palavra a dizer: - «Somos um concelho com enormes potencialidades turísticas, possuímos riquezas naturais, histórico-culturais, e a própria situação geográfica, com os novos acessos, pode beneficiar-nos. Impõe-se continuar a investir na criação de equipamentos e infraestruras que permitam o aproveitamento destas condições»…, assim rezava a propaganda política do Partido Socialista aquando da campanha para as autarquias. Claro que em campanha dizem-se muitas coisas; depois é sempre difícil, normalmente por falta de dinheiro, mas não só, também por falta de capacidade realizativa, cumprir na íntegra aquilo que se prometeu. Equipamentos e infraestruturas sem pessoas capazes, habilitadas, não valem de nada. O exemplo mais atual é o da Casa da Cultura: tem lá umas jovens simpáticas e inteligentes, com o 12.º ano, mas provavelmente sem quaisquer conhecimentos técnicos no campo da bibliotecnia. Que sabem elas de literatura? Leram com certeza sonetos de Camões, romances de Eça, Camilo, Júlio Dinis... E literatura estrangeira? Talvez Jorge Amado. Infanto-juvenil: Alice Vieira, Natércia Rocha… Saberão aconselhar com rigor científico a leitura desta ou daquela obra?! Têm culpa? Nenhuma. Deviam ter à frente da Biblioteca um/a bibliotecário/a que lhes ensinasse; daqui a uns anos elas seriam capazes de desempenhar cabalmente o se mester; assim, com salários mínimos, desdobrando-se entre livros e serviços de bar (!), como poderão aprender alguma coisa?

     Esta é, infelizmente, parte da realidade melgacense. O comércio não vende; a indústria não existe; a agricultura, idem! O que resta? Serviços? As freguesias mais afastadas da sede do concelho já não têm praticamente gente jovem, o que significa que dentro de algum tempo ficarão desertas. Quanto a mim, só Alvaredo, Penso, Prado, Paderne, São Paio, Rouças, e Chaviães, sobreviverão ao efeito urbanístico da segunda metade do século XX. Poucos jovens melgacenses que terminem um curso superior voltarão à terra natal para aí arranjar emprego; aqueles que não passarem do secundário terão muitas dificuldades em arranjar um posto compatível com as suas habilitações literárias e naturais ambições – terão também eles de se deslocar para outras terras: nacionais ou estrangeiras.          

     A Câmara Municipal, seja esta ou outra qualquer, não poderá fazer muita coisa para modificar esta tendência; é ao governo que cabe esse papel. Algumas das indústrias de ponta, por exemplo, poderiam estar em Melgaço. O ministério da agricultura deveria forçar esse desígnio. Esperemos pacientemente a tão propalada descentralização, o cumprimento de algumas promessas, a regionalização.

     Ainda o Museu do Chiado: além da Exposição de fotografias de San Payo o visitante poderá admirar quadros de Columbano, Almada Negreiros, Amadeu de Souza-Cardoso, Silva Porto, Malhoa, Carlos Botelho, Mário Eloy, Nadir Afonso, Francisco Metrass, Júlio Resende, João Hogan…

 

Artigo publicado em A Voz de Melgaço n.º 1040, de 15/11/1995.

Sem comentários:

Enviar um comentário