quarta-feira, 23 de março de 2016

DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO DE MELGAÇO


MACRÓBIOS

    É difícil dizer quantos habitantes existem em Melgaço neste ano de 2016. Menos de dez mil pessoas a residir ali permanentemente tem de certeza. A maioria ultrapassa os sessenta e cinco anos de idade. Estes números impressionam, pois qualquer aprendiz de matemático chega à triste conclusão de que por este andar o concelho vai deixando paulatinamente de ter gente. No século vinte chegou a haver no nosso território melgacense mais de vinte mil criaturas! Algumas das freguesias já estão reduzidas a meia dúzia de moradores. As escolas do ensino primário, ou primeiro ciclo, encerram por falta de alunos, devido à ausência de nascimentos. A solução não está à vista. Como fixar casais jovens aqui se não houver empregos para eles? Contrariando todo este pessimismo existe o facto de as pessoas em Melgaço atingirem com alguma facilidade os cem anos de vida. Isso deve-se em parte a uma alimentação saudável, ares puros, águas não poluídas, a uma existência calma, longe do frenesi (ou frenesim) das cidades.    

 Eis alguns desses privilegiados:

Manuel Alves. Filho de José Alves, lavrador, e de Maria Pereira, doméstica. Nasceu na freguesia de Lamas de Mouro por volta de 1834. // Camponês. // Casou com Albina Domingues, de quem ficou viúvo. // Morou no lugar de Cima, Lamas de Mouro. // Faleceu nesse lugar a 11 de Julho de 1937, com cento e três anos de idade, e foi sepultado no cemitério da sua freguesia de nascimento (ver Notícias de Melgaço n.º 362). // Deixou bens. // Não fizera testamento. 

António Domingues. Filho de António Domingues e de Clara Domingues, moradores no lugar de Touça, Lamas de Mouro. Neto paterno de Manuel Domingues e de Maria Gregório; neto materno de António Domingues e de Maria José Afonso. Nasceu em Lamas de Mouro a 28/3/1873 e foi batizado na igreja católica local a 30 desse mês e ano. Padrinhos: António Domingues e Rosa Domingues. // Tinha 23 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava no lugar de Cima, quando casou na igreja da sua freguesia, a 9/8/1896, com a sua parente no quarto grau de consanguinidade, Joaquina Rosa, de apenas dezassete anos de idade (o pai deu consentimento no acto do casamento), solteira, camponesa, filha de Manuel Joaquim Rodrigues e de Ana Joaquina Alves, do lugar de Cima, Lamas de Mouro. Testemunhas presentes: António José Alves, casado, lavrador, do lugar da Igreja, e António Joaquim Domingues, casado, lavrador, do lugar de Cima, ambos de Lamas de Mouro. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 14/2/1975 (confirmar), com cerca de 102 anos de idade!
     // Nota: deve ser o mesmo senhor que foi escolhido em Janeiro de 1918 para fazer parte da Comissão Administrativa da Junta de Freguesia de Lamas de Mouro. Também foram nomeados: Joaquim Pereira, José Domingues, Joaquim Domingues Ferreiro e Manuel António Domingues. 


Sem comentários:

Enviar um comentário