terça-feira, 8 de março de 2016

DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO DE MELGAÇO

Por Joaquim A. Rocha



escritores melgacenses

- Dr. Henrique Gregório Pereira. Filho de Sebastião Pereira, natural de Albergaria, Ceivães (ou freguesia de São João de Sá), Monção, e de Deolinda da Encarnação Fernandes de Barros, natural da freguesia de Paços, Melgaço, ambos professores do ensino primário na escola de Paços, moradores no lugar do Outeiro. Neto paterno de Gregório Pereira e de Maria Tavares; neto materno de Jerónimo Fernandes de Barros e de Isabel Maria Gonçalves. Nasceu em Paços a 24/7/1909 e foi batizado na igreja paroquial a 31 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó materna e o padre Francisco António Gonçalves, pároco da freguesia de Prado. // Em Julho de 1929 transitava para o 3.º ano de medicina; concluído o curso, sem ter perdido nenhum ano, foi colocado como médico escolar em Bragança. // Casou a 10/8/1932 na casa dos pais da noiva, sita no lugar do Sobreiro, Ceivães, Monção, com Maria Augusta, de 27 anos de idade, filha de Augusto Abreu da Rocha e Sá e de Maria dos Prazeres Vieira, esta filha do escritor valenciano, autor do “Minho Pitoresco”. Foi médico no hospital Magalhães Lemos, sito no Porto, e por algum tempo dirigiu superiormente o Centro Psiquiátrico da Zona Norte. // Enviuvou a 14/2/1989. // Faleceu a 20/1/1990. // Escreveu sobretudo artigos científicos, tais como «Subsídios para a construção do Hospital Magalhães Lemos…» e «A Lição de Cabo Verde», etc.        


- Padre Carlos António Vaz. Filho de Francisco Júlio Vaz e de Angelina Alves Salgado. Neto paterno de António Luís Vaz e de Rosa Maria Meleiro; neto materno de António Justiniano Alves Salgado e de Teresa de Jesus Domingues. Nasceu na freguesia de Fiães a 5 de Setembro de 1909 e faleceu a 1 de Junho de 1972. Foi pároco da freguesia de Rouças e arcipreste de Melgaço. Obras: «Padre Carlos Vaz – uma vida de serviço». Trata-se de um conjunto de artigos por ele publicados ao longo de anos em A Voz de Melgaço, cuja organização se deve a seus sobrinhos padres Carlos Nuno Vaz e Júlio Vaz. A edição, familiar, tem a data de Julho de 2010.

2 comentários:

  1. Estou a investigar as origens da minha família que é da Valinha e estava ligada a das Abreus a que pertencia a mulher de Henrique Gregório Pereira. O pai dele (Sebastião) por sua vez era também irmão do meu avô. Gostaria de poder um dia falar consigo. João Rodrigues - rodri.joo@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. Tomei a liberdade (naturalmente que pus a origem), de copiar o texto que escreveu sobre Henrique Gregório Pereira primo da minha mãe para a minha história familiar.

    ResponderEliminar