quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

Freguesia de São Paio

Por Joaquim A. Rocha 





PITÃES

 

PITÃES, Carlota Joaquina. Filha de António José Pitães e de Maria Luísa da Rocha, das Quingostas. N.p. de António Francisco Pitães e de Benta Teresa Cerqueira, de Ferreiros, termo de Braga; n.m. de Manuel da Rocha e de Luísa Domingues, de Botafora, Paderne. Nasceu em São Paio a 18/7/1824 e foi batizada a 21 desse mês e ano. Padrinhos: padre João Manuel Esteves, de Paderne, e Teresa Joaquina Codesso, solteira, das Quingostas.

 

PITÃES, Germana do Nascimento. Filha de Maria José Pitães, solteira, moradora no Barral. Neta materna de Maria Rosa Pitães, residente no lugar da Veiga, lavradeiras. Nasceu em São Paio a 4/3/1871 e foi batizada a sete desse mês e ano. Madrinha: Marcelina Rosa Pitães, tia da criança.

 

PITÃES, João Manuel. Filho de António José Pitães e de Maria Luísa da Rocha, de Sante. N.p. de João (!) António Pitães e de Benta Teresa Cerqueira, de Nogueira, Braga; n.m. de Manuel da Rocha e de Luísa Domingues, de Botafora, Paderne. Nasceu em São Paio, a 26/9/1828, e foi batizado pelo padre JVC a 28 desse mês e ano. Padrinhos: José Manuel Gonçalves, de Além, Paderne, e Teresa Joaquina Codesso, das Quingostas. 

 

PITÃES, Manuel Joaquim. Filho de Maria Rosa Pitães. N.m. de Manuel José Pitães e de Isabel Garcia, da Veiga. Nasceu em São Paio a 14/5/1839 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Veloso (?), do Nogueiral, e Marcelina, filha de António Manuel, da Carpinteira.

 

PITÃES, Marcelina Rosa. Filha de Maria Rosa Pitães, moradora no lugar da Veiga. Neta materna de Manuel José Pitães e de Isabel Garcia, do dito lugar. Nasceu em São Paio a 17/5/1842 e foi batizada a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Carpinteiro e sua mulher Maria Rosa Alves, do lugar da Costa. // Casou na igreja matriz da Vila de Melgaço a 25/7/1870, com Diogo Gonçalves, de 45 anos de idade, solteiro, carteiro, de São Cristóvão de Mourentão, Galiza, morador no lugar dos Moinhos, SMP, filho de José Miguel Gonçalves e de Maria Luísa Domingues, lavradores, da dita freguesia galega. Testemunhas: Caetano Celestino de Sousa, mordomo, e Rafael ----------, solteiro, espanhol. // O seu marido morreu na sua casa de morada, logo a seguir ao casamento, a 27/9/1870, repentinamente. // Voltou a casar, na igreja de SMP, a 5/10/1871, desta vez com Joaquim, de 21 anos de idade, solteiro, natural da freguesia do Couto, Arcos de Valdevez, filho de Luís Teodoro e de Maria Torres, arcoenses. Testemunhas: José Alves da Rocha e sua esposa, Vitória Ana da Silva, de Prado. // Faleceu na sua casa de morada, sita na Rua da Misericórdia, Vila, SMP, a 11/10/1873, no estado de casada, e foi sepultada na igreja matriz. // Deixou descendência.       

 

PITÃES, Maria José. Filha de Maria Rosa Pitães, moradora em Cavencas. Neta materna de Manuel José Pitães e de Isabel Garcia, moradores na Veiga. Nasceu em São Paio a 1/2/1836 e foi batizada a 7 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Codesseira e Antónia Joaquina, do lugar da Costa. // Lavradora. // Mãe solteira. // Casou a 18/9/1871 com Rafael, solteiro de 25 anos de idade, lavrador, galego, filho de Alberta Alves, solteira, galega, morador em Real, São Paio de Melgaço, onde ela também morava. Testemunhas: Manuel Joaquim da Costa, casado, do Cruzeiro, e António José Fernandes, casado, de Soutulho.   

 

PITÃES, Maria Rosa. Filha de Manuel José Pitães e de Isabel Garcia, moradores no lugar de Barata, ou lugar da Veiga. N.p. de Francisco António Pitães e de Benta Teresa da Costa (!), de Quintela, freguesia de Ferreiros, termo do Vimieiro, arcebispado de Braga; n.m. de Francisco Garcia e de Escolástica de Araújo, do termo de Vila Nova dos Infantes, bispado de Ourense, Galiza. Nasceu em São Paio a 13/5/1813 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: padre Francisco da Lapa, abade de São Paio, e Maria Rosa Codesseira, solteira, de Barata. // Lavradeira. // Faleceu em Eiró, Rouças, onde residia, a 21/5/1868, com 52 anos de idade, com todos os sacramentos, casada (!), sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja de Rouças. // Mãe solteira. 

 

PITÃES, Maria Rosa. Filha de Maria José Pitães «que foram moradores na freguesia de Rouças e de presente na Quinta dos Frades de Fiães, Cavaleiros». Neta materna de Maria Rosa Pitães, solteira (!). Nasceu a 31/5/1860 e foi batizada na igreja de São Paio a 2/6/1860. Padrinhos: Bento Gomes e sua mulher, Maria Rosa Pitães (!), avó da batizanda, lavradores (deviam ser caseiros), residentes na Quinta dos Frades, Cavaleiros, Rouças. // Casou em SMP, a 28/5/1882, com Joaquim Carvalho “Leitão”, da mesma idade, nascido em São Jerónimo de Real, Braga, filho de António de Carvalho “Leitão” e de Ana Joaquina (Exposta). Faleceu na Calçada, Vila, a 12/4/1896, e foi sepultada no cemitério municipal. // Deixou filhos. // O seu viúvo casou em segundas núpcias, a 17/4/1922, com Maria de Jesus Lourenço, com quem vivia maritalmente, e faleceu a 17/3/1948. // (Ver a sua descendência na Vila, SMP).  

 

PRIETO

 

PRIETO, Raimundo (Padre). // Foi abade de São Paio na primeira metade do século XX. // Morreu em São Paio em 1939 e foi sepultado no cemitério paroquial. // (ver a sua biografia na freguesia de Cousso).   

 

PRIMEIRO

 

PRIMEIRO, Cláudio Francisco de Freitas. Filho de ------------- e de -------------------------. Nasceu em São Paio a --/--/1999. // Morou no lugar de Santo André, freguesia de São Paio. // Morreu num acidente de automóvel a 18/11/2020, com apenas vinte e um anos de idade (A Voz de Melgaço n.º 1445, de 1/12/2020, e CFAM). // «Jovem natural de São Paio perde a vida em acidente na EN 202. C.F.P., de 21 anos de idade, (…) faleceu vítima de acidente ocorrido na variante à estrada nacional 2, em Barbeita, no dia 18 de Novembro. Segundo informativos o despiste e capotamento da viatura que o jovem conduzia aconteceu ao início da tarde, tendo o alerta sido dado pouco após das 14 horas. Cláudio Primeiro foi ainda sujeito a manobras de reanimação, sem sucesso. O óbito foi declarado no local. Uma segunda vítima, uma jovem com 18 anos, sobrinha do condutor, foi evacuada de helicóptero do INEM em estado considerado grave para o hospital de Braga. Ao local acorreram os B.V. de Monção com duas ambulâncias, um veículo de desencarceramento e duas viaturas ligeiras de combate a incêndios. Os bombeiros receberam ainda apoio diferenciado do INEM, através do SIV de Melgaço, VMER de Viana do Catelo e o helicóptero do INEM. A imobilização da viatura em cima dos rails de proteção lateral da via terá sido fatal para o jovem melgacense, apesar da violência do despiste de ter capotado “várias vezes” antes do embate.» // João Martinho. 

 

PUGA

 

PUGA, Felismina dos Remédios. Filha de José Joaquim de Puga e de Margarida Vieites, ele natural de Paderne e ela natural de São Paio, moradores no lugar de Barata. N.p. de Manuel Bento de Puga e de Joaquina Rosa Sarmento, de Crastos, Paderne; n.m. de Luís Manuel Vieites e de Teresa Luísa Vaz, do Regueiro, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 12/8/1878 e foi batizada a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Vitorino Augusto dos Santos Lima, solteiro, negociante da Vila de Melgaço, e Rosalina Simões (?), solteira, da Granja, São Paio. // Casou a 19/4/1907 com Manuel Alves Garelha, de 25 anos de idade, solteiro, natural de Paderne. // Enviuvou a 3/7/1941. // Faleceu no lugar de Sante, Paderne, a 4/12/1941.

 

PUGA, Frederico José. Filho de José Joaquim de Puga e de Margarida Vieites, ele de Paderne e ela de São Paio, moradores no lugar de Barata. Neto paterno de Manuel Bento de Puga e de Joaquina Rosa Sarmento, do lugar de Crastos, Paderne; neto materno de Luís Manuel Vieites e de Teresa Luísa Vaz, do lugar do Regueiro. Nasceu em São Paio a 8/11/1872 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Frederico Augusto dos Santos Lima, solteiro, negociante, da Vila de Melgaço, e José Caetano Domingues, solteiro, do Telheiro, Rouças. // Capitalista. // Casou na igreja local a 16/11/1903 com a sua conterrânea Justina Augusta Domingues da Costa, de 22 anos de idade, solteira, modista, filha de António José Domingues da Costa e de Maria das Dores Fontes. // Construiu em Real, São Paio, uma magnífica vivenda. // Por alvará do Governador Civil do Distrito em 1912 foi nomeado membro da Comissão Municipal Administrativa (Correio de Melgaço n.º 28, de 15/12/1912). // Chegou a ser algumas vezes vereador (ver Correio de Melgaço n.º 164, de 5/9/1915); em 1915 era vice-presidente da Câmara Municipal de Melgaço. // Concorreu como vereador às eleições camarárias de 4/11/1917, na lista do Partido Republicano (ver JM 1181, de 27/10/1917). // Morreu a um domingo, 22/6/1925. // A sua viúva faleceu a 22/6/1947. // Sem geração.  

 

PUGA, Germana Augusta. Filha de José Joaquim Puga e de Margarida Vieites, lavradores, residentes em Barata. // Faleceu a 3/1/1881, com apenas 19 dias de vida, e foi sepultada na igreja.

 

PUGA, Marcelina Rosa. Filha de José Joaquim de Puga e de Margarida Vieites, ele de Paderne e ela de São Paio, moradores no Regueiro. N.p. de Manuel Bento de Puga e de Joaquina Rosa Sarmento, de Crastos, Paderne; n.m. de Luís Manuel Vieites e de Teresa Luísa Vaz, do Regueiro, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 24/3/1870 e foi batizada a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Frederico Augusto dos Santos Lima, solteiro, negociante na Vila de Melgaço, e Maria Rosa de Puga, solteira, de Paderne. // Faleceu em Barata a 25/5/1874 e foi sepultada na igreja de S. Paio. 

 

PUGA, Maria. (No assento está escrito Purga, ou Gurga). // Do lugar do Regueiro. // Faleceu a 15/10/1828. 

 

PUGA, Maria Angélica. Filha de Manuel Joaquim Lourenço de Puga, natural de Paderne, e de Maria Joaquina Rodrigues “Cousso”, natural do Barral. Neta paterna de Manuel Lourenço de Puga e de Rosa Quitéria [Alves], de Crastos, Paderne; neta materna de Manuel Luís Rodrigues “Cousso” e de Ana Maria do Val, do Barral. Nasceu em São Paio a 8/3/1833 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: João Manuel de Caldas e mulher, Joana Rita, do Barral. // Faleceu com todos os sacramentos, a 16/11/1851, e foi sepultada na igreja a 17, com ofício de corpo presente de 10 padres. 

 

PUGA, Maria José. Filha de José Joaquim de Puga e de Margarida Rosa Vieites, ele natural de Paderne e ela natural de São Paio, moradores no lugar do Regueiro. Neta paterna de Manuel Bento de Puga e de Joaquina Rosa Sarmento, de Crastos, Paderne; neta materna de Luís Manuel Vieites e de Teresa Luísa Vaz, do Regueiro, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 7/11/1867 e foi batizada a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José de Puga e sua mulher, Maria José Soares, da Vila de Melgaço, representados por Manuel José de Freitas, casado, lavrador, do Regueiro, e Ana Joaquina Vieites, solteira, lavradora, de Barata. // Casou a 12/12/1894 com o seu conterrâneo Caetano Vaz. // Faleceu no lugar de Real a --/--/1933, com sessenta e seis anos de idade (NM 201, de 16/7/1933). 

 

PUGA, Rosa da Conceição. Filha de José Joaquim de Puga e de Margarida Vieites, ele natural de Paderne e ela natural de São Paio, moradores no lugar de Barata. Neta paterna de Manuel Bento de Puga e de Joaquina Rosa Sarmento, do lugar de Crastos, Paderne; neta materna de Luís Manuel Vieites e de Teresa Luísa Vaz, do lugar do Regueiro, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 23/10/1875 e foi batizada a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Frederico Augusto dos Santos Lima, solteiro, negociante, da Vila de Melgaço, e José Caetano Domingues, solteiro, do lugar do Telheiro, Rouças. // Casou a 25/9/1909 com Joaquim, camponês, de 27 anos de idade, natural de Cousso, filho de João Domingues Souto e de Lina Domingues. // Ambos os cônjuges faleceram em São Paio: ela a 12/11/1953 e o seu viúvo a 30/12/1964. // Com geração.    

 

QUEIRÓS

 

QUEIRÓS, Manuel José. // Do lugar de Barata. // Faleceu, com todos os sacramentos, com testamento, a 14/2/1844, e foi sepultado na igreja, com ofício de corpo presente, no dia 16. 

 

QUINTELA

 

QUINTELA, Aníbal Pompeu. Filho de Manuel José Quintela e de Pureza de Jesus Rodrigues. Nasceu em São Paio a --/--/1938 (NM 400).

 

QUINTELA, António José. Filho de Constantino da Assunção Quintela e de Maria José de Freitas, lavradores, sampaienses, residentes no lugar de Carvalha Furada. Neto paterno de Manuel António Quintela e de Maria José de Castro; neto materno de Manuel José de Freitas e de Maria Rosa Gonçalves. Nasceu em São Paio a 27/5/1906 e no dia seguinte foi batizado. Padrinhos: os seus avós maternos, camponeses. // Morreu a 6/9/1906.  

 

QUINTELA, Armando Sérgio. Filho de Manuel José Quintela e de Pureza de Jesus Rodrigues. Nasceu em São Paio a --/--/1934 (NM 232, de 13/5/1934). // Em 1946 ganhou um prémio de 150$00, atribuído pelo grémio da lavoura de Melgaço, por ter sido o melhor aluno da 4.ª classe do ensino primário «que mais conhecimentos evidenciaram sobre agricultura.» O presidente do grémio era o professor Abílio Domingues (NM 802, de 22/12/1946).

 

QUINTELA, Augusto. Filho de José Bento Quintela e de Ana Rosa Rodrigues. Nasceu em São Paio a --/--/1935 (NM 269, de 28/4/1935). // Casou com Maria Domingues. // Residiu no lugar da vila de Castro Laboreiro. // Faleceu na vila de Castro ou na Vila de Melgaço a 27/2/2008, com 73 anos de idade, viúvo, e foi sepultado no cemitério de Castro Laboreiro.

 

QUINTELA, Constantino da Assunção. Filho de Manuel António Quintela e de Maria José de Castro. Neto paterno de Manuel Luís Quintela e de Rosa Maria Domingues; neto materno de João Luís de Castro e de Rosa Maria Domingues, todos de Carvalha Furada, lavradores. Nasceu em São Paio a 13/2/1864 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: Constantino da Assunção Rodrigues, solteiro, lavrador, de Carvalha Furada (substituído no acto pelo padre José Joaquim Domingues Ribeiro, de São Paio, e morador na Carpinteira), e Maria Teresa Quintela, viúva, lavradeira, moradora em Cavaleiro Alvo. // Camponês. // Casou na igreja de São Paio a 23/4/1893 com Maria José de Freitas, sua conterrânea, de 22 anos de idade, solteira, camponesa, do lugar do Lagendo, filha de Manuel José de Freitas e de Maria Rosa Gonçalves, rurais. // Por sentença de 11/5/1918 foi autorizado definitivamente o divórcio, por si requerido; morava nessa altura na cidade de Vila Maria, República da Argentina (Jornal de Melgaço n.º 1209, de 8/6/1918). // Morreu a --/--/194-. // Com geração.  

 

QUINTELA, Domingas. Filha de Manuel Luís Quintela e de Ana Maria de Castro, lavradores, residentes em Carvalha Furada, São Paio. Neta paterna de Francisco Quintela e de ------- Rodrigues, de Lobiô, Rouças; neta materna de Manuel José de Castro e de Rosa Afonso, de Carvalha Furada. Nasceu em São Paio a 31/5/1816 e foi batizada a 3 de Junho desse ano. Padrinhos: Manuel José de Figueiredo e Domingas Domingues. // Faleceu em Carvalha Furada a 22/8/1872 com todos os sacramentos, solteira, e foi sepultada na igreja. // Não fizera testamento. // Não deixou filhos.   

 

QUINTELA, Ermentina de Jesus. Filha de Constantino da Assunção Quintela e de Maria José de Freitas. Nasceu em São Paio a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 205, de 2/7/1916). // Faleceu no lugar de Lagendo a --/--/1917, com apenas dez meses de idade (Correio de Melgaço n.º 246, de 22/4/1917).

 

QUINTELA, Esmeralda de Jesus. Filha de José Bento Quintela e de Ana Rosa Rodrigues. Nasceu em São Paio a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 152, de 9/6/1915). 

 

QUINTELA, Filomena. Filha de Constantino da Assunção Quintela e de Maria José de Freitas, lavradores. N.p. de Manuel António Quintela e de Maria José de Castro; n.m. de Manuel José Freitas e de Maria Rosa Gonçalves. Nasceu no Lagendo, São Paio, a 9/8/1893, e foi batizada a 12 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos, do dito lugar.

 

QUINTELA, Florinda Rosa. Filha de António Joaquim Quintela e de Carlota Joaquina Marques, rurais, ele natural de Rouças e ela natural de São Paio, onde moravam, no lugar da Raza. N.p. de José Manuel Quintela e de Maria Teresa de Sousa, do lugar da Cela, Rouças; n.m. de Domingos Marques e de Maria José Esteves, do lugar da Raza, São Paio, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 13/7/1869 e foi batizada a 18 desse mês e ano. Padrinho: Manuel José Marques, casado, do lugar da Raza. // Lavradeira. // Casou a 21/10/1903 com o seu conterrâneo Francisco José de Freitas. // Faleceu no lugar do Regueiro a 5/12/1910, com todos os sacramentos, no estado de casada, com testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério paroquial. 

 

QUINTELA, Francisco José. Filho de Manuel Luís Quintela e de Ana de Castro, de Carvalha Furada. N.p. de Francisco Quintela e de Ana Rodrigues, de Lobiô, Rouças; n.m. de Manuel José de Castro e de Rosa Afonso, de Carvalha Furada. Nasceu em São Paio a 17/5/1822 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José de Figueiredo e sua mulher Domingas Domingues, do Regueiro. 

 

QUINTELA, Gracinda Pureza. Filha de Manuel José Quintela e de Pureza de Jesus Rodrigues. Nasceu em São Paio a --/--/1931 (NM 126, de 5/10/1931).

 

QUINTELA, Idalina dos Prazeres. Nasceu por volta de 1927. // Faleceu no lugar dos Lourenços a --/--/2022, com noventa e cinco (95) anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/12/2022). // (ver Manuel José Quintela).

 

QUINTELA, Joaquim Augusto. Filho de José Bento Quintela e de Ana Rosa Rodrigues. Nasceu em Carvalha Furada, São Paio, a --/--/1937 (NM 378). // Faleceu em 1939 com apenas um ano de idade (Notícias de Melgaço n.º 432). 

 

QUINTELA, Joaquina Rosa. Filha de António Joaquim Quintela e de Carlota Joaquina Marques, residentes no lugar da Raza, lavradores. Neta paterna de José Manuel Quintela e de Maria Teresa Trabaços, da Cela, Rouças; neta materna de Domingos José Marques e de Maria José Esteves, da Raza. Nasceu em São Paio a 12/12/1860 e foi batizada no dia seguinte. Madrinha: a sua avó materna, viúva, camponesa. // Lavradeira. // Faleceu a 12/9/1910, no lugar da Rasa, com todos os sacramentos, no estado de casada com Francisco Manuel Codesso, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério paroquial.    

 

QUINTELA, Joaquina Rosa. Filha de Constantino da Assunção Quintela e de Maria José de Freitas, lavradores. N.p. de Manuel António Quintela e de Maria José de Castro; n.m. de Manuel José de Freitas e de Maria Rosa Gonçalves. Nasceu no Lagendo, São Paio, a 22/1/1899, e foi batizada pelo padre António Esteves no dia seguinte. Padrinhos: o seu avô materno e Joaquina Rosa de Freitas, solteira, serviçal, do mesmo lugar.

 

QUINTELA, José Bento. Filho de Constantino da Assunção Quintela e de Maria José de Freitas, lavradores. N.p. de Manuel José Quintela e de Maria José de Castro; n.m. de Manuel José de Freitas e de Maria Rosa Gonçalves. Nasceu no Lagendo, São Paio, a 11/7/1895, e foi batizado pelo padre António Esteves a 14 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos. // Casou na CRCM a 3 ou 30/3/1914 com Ana Rosa, de dezanove anos de idade, filha de Manuel Joaquim Rodrigues e de Joaquina Rosa Domingues, também de São Paio. // Faleceu na sua terra natal a 21/4/1959. // Com geração. // Nota: deve ser o mesmo indivíduo que em Janeiro de 1918 foi preso em Paderne, na festividade dos mártires de Marrocos, pelos agentes da emigração clandestina, por ter desertado do exército, onde cumpria o serviço militar; era o soldado n.º 534, da 9.ª Companhia, 3.º Batalhão, Infantaria 3. 

 

QUINTELA, José Maria. Filho de António Joaquim Quintela e de Carlota Joaquina Marques, moradores no lugar da Raza. N.p. de José Manuel Quintela e de Maria Teresa Trabaços, da Cela, Rouças; n.m. de Domingos José Marques e de Maria José Esteves, da Raza, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 28 de Julho de 1862 e foi batizado a 30 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Marques, solteiro, lavrador, e Maria José Esteves, viúva, lavradeira, tio e avó do bebé. // Morreu em casa dos pais, a 7/11/1869, e foi sepultado na igreja.

 

QUINTELA, Julieta da Conceição. Filha de Manuel José Quintela e de Pureza de Jesus Rodrigues, residentes no lugar dos Lourenços. Nasceu em São Paio na década de trinta do século XX e casou na igreja da sua freguesia de nascimento, a 1/3/1964, com Manuel José Alves, nascido na Vila em 1930, ou 1933, filho de Manuel José Alves (Mascote) e de Jalsemina Augusta da Silva Cintrão (Mina), com talho de carnes verdes na Vila de Melgaço. Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1504, de 8/3/1964: (...) // É mãe de quatro filhas, três delas com Curso Superior; a outra tirou um Curso de Secretariado e foi para França trabalhar. 

 

QUINTELA, Manuel. Filho de António Joaquim Quintela e de Carlota Joaquina Marques, ele natural de Rouças e ela natural de São Paio, moradores no lugar da Raza. Neto paterno de José Manuel Quintela e de Maria Teresa de Sousa, de Rouças; neto materno de Domingos José Marques e de Maria José Esteves, do lugar da Raza. Nasceu em São Paio a 4/6/1866 e foi batizado no dia seguinte. Padrinho: Manuel José Marques, solteiro, da Raza, todos lavradores. // Faleceu no lugar da Igreja, Rouças, a 24/4/1941.   

 

QUINTELA, Manuel António. Nasceu na Carpinteira no século XVIII. // Casou com Ana Esteves. // Morou no lugar dos Moinhos, freguesia da Vila. // Morreu em casa de seu filho Manuel José (ver na Vila) a 25/11/1814. 

 

QUINTELA, Manuel António. Filho de Manuel Luís Quintela e de Ana Maria de Castro, lavradores, de Carvalha Furada. N.p. de Francisco Quintela e de Ana Rodrigues, de Loviô, Rouças; n.m. de Manuel José de Castro e de Rosa Afonso, de Carvalha Furada. Nasceu em São Paio a 18/2/1814 e foi batizado a 22 do mesmo mês e ano. Padrinhos: Pedro Gonçalves e su mulher, Gertrudes Quintela, do lugar da Jugaria, Fiães. // Casou com Maria Domingues. // Faleceu em Carvalha Furada a 13/8/1874, com todos os sacramentos, e foi sepultado na igreja. Fizera testamento. Deixou filhos.  

 

QUINTELA, Manuel José. Filho de Constantino da Assunção Quintela e de Maria José de Freitas, lavradores. N.p. de Manuel António Quintela e de Maria José de Castro; n.m. de Manuel José de Freitas e de Maria Rosa Gonçalves. Nasceu no lugar do Lagendo, São Paio, a 17/11/1901, e foi batizado pelo padre António Esteves no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José de Freitas, casado, lavrador, e Joaquina Rosa de Freitas, solteira. // Frequentou a escola da Portela, Paderne, pois não havia escola primária em São Paio, onde aprendeu a ler e a escrever! // Aprendeu o ofício de carpinteiro, mas também trabalhou na lavoura. // Casou na CRCM a 16/3/1921 com Pureza de Jesus Rodrigues, de 19 anos de idade, sampaiense, filha de Manuel Rodrigues e de Carolina Rosa Sérvio. // Fez parte da Junta de Freguesia durante 26 anos. // Enviuvou a 25/1/1985. // Morreu a 3/9/2005, com quase 104 anos de idade! // Pai de dez filhos. // Quando morreu tinha sete filhos vivos: Armando, Gracinda, Idalina, Julieta da Conceição, Maria, Rosa, Pompeu. // Deixou 20 netos, 40 bisnetos e sete trinetos. // Era sogro de Manuel José Alves, marchante, da Vila. // Nota: uma sua trineta (filha de Manuel Augusto Pereira e de Rosa Maria Barbosa; neta paterna de Fernando de Jesus Pereira e de Maria Augusta Gonçalves; bisneta de Augusto de Jesus Gonçalves e de Maria de Lurdes Quintela) foi batizada na igreja de São Vítor, Braga, com o nome de Mafalda Cristina, a 5/8/1990, tendo por padrinhos Florbela Maria Quintela e Paulo José Alves (primos). 

 

QUINTELA, Manuel Luís. // Do lugar de Carvalha Furada. // Faleceu no estado de viúvo, com todos os sacramentos, com testamento, a 3/11/1854, e foi sepultado na igreja, com ofício de corpo presente, a 5.

 

QUINTELA, Marceliano José. Filho de Policarpo José Quintela e de Joaquina Rosa Domingues da Rocha, proprietários rurais, residentes no lugar do Telheiro, Rouças. Neto paterno de José Caetano Quintela e de Rosa Maria Meixeiro; neto materno de Francisco José Domingues da Rocha e de Maria Joaquina Domingues. Nasceu no lugar dos Lourenços, São Paio, a 5/6/1896, e foi batizado pelo padre António Esteves a 7 desse mês e ano. Madrinha: Maria José Quintela, solteira, lavradora, do lugar do Telheiro, Rouças. // Morreu a 5/6/1899, no dito lugar do Telheiro, e foi sepultado no cemitério da freguesia de Rouças.  

 

QUINTELA, Maria Augusta. Filha de Manuel José Quintela e de Pureza de Jesus Rodrigues. Nasceu em São Paio a --/--/1929 (NM 27, de 25/8/1929).

 

QUINTELA, Maria da Conceição. Filha de Constantino da Assumpção Quintela e de Maria José de Freitas. N.p. de Manuel António Quintela e de Maria José de Castro; n.m. de Manuel José de Freitas e de Maria Rosa Gonçalves. Nasceu no Lagendo, São Paio, a 27/10/1900, e foi batizada pelo padre AE a 30 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos, lavradores. 

 

QUINTELA, Maria Joaquina. Filha de António Joaquim Quintela, natural de Rouças, e de Carlota Joaquina Marques, natural de São Paio, moradores no lugar da Raza. Neta paterna de José Manuel Quintela e de Maria Teresa Travaços, de Rouças; neta materna de Domingos José Marques e de Maria José Esteves, da Raza. Nasceu em São Paio a 8/5/1859 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Marques, solteiro, e Maria José Esteves, viúva, tio e avó da criança. // Casou a 18/8/1887 com José António, de 43 anos de idade, solteiro, lavrador, filho de António Caetano Vaz e de Maria Rosa Domingues, moradores que foram em Carvalha Furada.

 

QUINTELA, Maria Teresa. Filha de Manuel Luís Quintela e de Ana Maria de Castro. Nasceu por volta de 1811. // Lavradeira. // Casou com Caetano José Vaz, de quem ficou viúva. // Faleceu em Carvalha Furada, onde ultimamente morava, a 2/5/1883, com todos os sacramentos. Tinha 72 anos de idade. Foi sepultada na igreja. Fizera testamento. Não deixou filhos.

 

QUINTELA, Maria Teresa. Filha de Manuel António Quintela e de Maria José de Castro, moradores no lugar de Carvalha Furada. N.p. de Manuel Luís Quintela e de Ana Maria de Castro; n.m. de João Luís de Castro e de Rosa Maria Domingues. Nasceu em São Paio a 5/7/1859 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Domingos José Gonçalves e mulher, Maria Teresa Durães, de Lourenços. // Faleceu na sua freguesia natal a 20/11/1940. 

 

QUINTELA, Pureza de Jesus. Filha de José Bento Quintela e de Maria Rosa Rodrigues. Nasceu em São Paio a --/--/1929 (Notícias de Melgaço n.º 2, de --/2/1929).

 

QUINTELA, Rosa. // Casou com Manuel António da Rosa, do lugar da Carpinteira. // Faleceu a 5/6/1805 e foi sepultada na igreja. // Teve 3 ofícios: cada um de oito padres. 

 

QUINTELA, Vitorina Rosa. Filha de Manuel Luís Quintela e de Ana Maria de Castro, lavradores, de Carvalha Furada. N.p. de Francisco Quintela e de Ana Rodrigues, de Lobiô, Rouças; n.m. de Manuel José de Castro e de Rosa Afonso, de Carvalha Furada. Nasceu em São Paio a 13/5/1819 e foi batizada a 16 desse dito mês e ano. Padrinhos: Manuel José de Figueiredo e mulher, Domingas Domingues, do Regueiro. // Casou com José Joaquim Fernandes. // Lavradeira. // Enviuvou a 19/1/1873. // Faleceu em Carvalha Furada, a 3/5/1883, com os sacramentos da penitência e extrema-unção, e foi sepultada na igreja. // Não fizera testamento e deixou filhos. 

 

*

 

QUITÉRIA. // Do lugar de Alote. // Faleceu no estado de viúva, a 10/4/1829.

 

RAMOS

 

RAMOS, Alexandrina de Jesus. Filha de Manuel Joaquim dos Ramos e de Delfina da Conceição Gomes. N.p. de Luís Manuel dos Ramos e de Maria Rosa da Costa; n.m. de Francisco José Gomes e de Maria Rosa Rodrigues. Nasceu no lugar da Costa, São Paio, a 28/7/1898, e foi batizada pelo padre AE a 31 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô paterno, da Granja, e a sua avó materna, da Costa, todos lavradores. // Casou na CRCM a 17/10/1923 com António Manuel, de 22 anos de idade, natural de Paderne, filho de Carlos António Alves e de Maria Angélica Soares. // Ambos faleceram na freguesia de São Paio: o marido a 1/8/1962 e ela a 15/8/1984. // Com geração.  

 

RAMOS, António José. // Casou com Maria [Rosa] Alves, do lugar do Barral. // Faleceu a 26/11/1813. // Com geração. 

 

RAMOS, António Manuel. // Do lugar do Barral. // Faleceu de morte súbita, sem sacramentos, e sem testamento, a 13/10/1857, e foi sepultado na igreja a 15, com ofício de corpo presente de oito padres. (Parece ser o de baixo).

 

RAMOS, António Manuel. Filho de António José do Ramo e de Maria Rosa Alves, do Barral. Neto paterno de Diogo do Ramo e de Rosa Soares, da Gaia; neto materno de Pedro Alves e de Teresa da Lama, do Barral. Nasceu em São Paio a 2/9/1809 e foi batizado a 10 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e Joana, solteira, filha de João Esteves, do Barral.

 

RAMO, Aurora Teresa. Filha de Luís Manuel do Ramo e de Teresa de Jesus de Oliveira. Nasceu em São Paio a --/--/1929 (NM 4, de 10/3/1929).

 

RAMOS, Caetana. Filha de Manuel Joaquim dos Ramos e de Luísa Antónia Soares, moradores no lugar da Gaia. Neta paterna de Diogo dos Ramos e de Josefa Maria Esteves, do dito lugar; neta materna de Manuel José Soares e de Maria Domingues, de Crastos, Paderne. Nasceu em São Paio a 18/9/1837 e foi batizada a 23 desse mês e ano. Padrinhos: ---------------- e Delfina de Lima Sousa e Castro, da Quinta da Cordeira, Rouças. // Casou a 26/8/1868, na igreja de Paderne, com António Joaquim, filho de Manuel António Rodrigues Torres e de Ana Maria Domingues de Sousa, de Paderne. // Com geração.

 

RAMOS, Caetana Delfina. Filha de Manuel Joaquim dos Ramos e de Luísa Antónia Soares, lavradores. Nasceu no lugar da Gaia a --/--/1823. // Casou com António Joaquim Rodrigues Torres, de quem ficou viúva. // Faleceu no lugar da Gaia, São Paio, a 26/11/1925, com 102 anos de idade! // Com geração.

 

RAMOS, Diogo. // Do lugar da Gaia. // Faleceu a 9/2/1848, com todos os sacramentos, e com testamento, e foi sepultado na igreja, com ofício de corpo presente, no dia seguinte. // Nota: deve ser o mesmo indivíduo que foi casado com Josefa Maria Esteves. 

 

RAMOS, Joana. // Faleceu no lugar da Gaia, São Paio, a 29/11/1755, viúva.

 

RAMOS, Joana Rosa. Filha de António José dos Ramos e de Maria Rosa Álvares, moradores no lugar do Barral. Neta paterna de Diogo dos Ramos e de Rosa Soares, do lugar da Gaia; neta materna de Pedro Álvares e de Teresa da Lama, do Barral. Nasceu em São Paio a 14/8/1802 e foi batizada a 17 desse mês e ano. Padrinho: Pedro Álvares, do dito lugar.   

 

RAMOS, Joana Rosa. Filha de Diogo dos Ramos e de Josefa Maria Esteves, moradores no lugar da Gaia. N.p. de Diogo dos Ramos e de Rosa Soares, do dito lugar; n.m. de Manuel Esteves e de Ana Alves, do lugar do Barral, Paderne. Nasceu em São Paio a 8/8/1811 e foi batizada no dia seguinte. Madrinha: Francisca Esteves, viúva, do lugar de Real.   

 

RAMOS, Joaquina Rosa. Filha de Diogo dos Ramos e de Josefa Maria Esteves, moradores no lugar da Gaia. Neta paterna de Diogo dos Ramos e de Rosa Soares, do dito lugar; neta materna de Manuel Esteves (do Cabo?) e de Ana Alves, do Barral, Paderne. Nasceu em São Paio a 17/9/1816 e foi batizada a 20 desse mês e ano. Madrinha: Maria Rosa Rodrigues Couto, viúva, da Quinta da Gaia. // Faleceu no lugar da Gaia a 7/9/1873, apenas com a extrema-unção, por alienação do juízo, solteira, e foi sepultada na igreja. 

 

RAMOS, José Manuel. Filho de Diogo dos Ramos e de Josefa Maria Esteves, moradores no lugar da Gaia. N.p. de Diogo dos Ramos e de Rosa Soares, do dito lugar; n.m. de Manuel Esteves e de Ana Álvares, do Barral, Paderne, termo de Valadares. Nasceu em São Paio a 12/8/1809 e foi batizado dois dias depois. Madrinha: Francisca Esteves, casada com Luís Alves. 

 

RAMOS, José Maria. Filho de Manuel Joaquim dos Ramos e de Luísa Antónia Soares, moradores no lugar da Gaia. N.p. de Diogo dos Ramos e de Josefa Maria Esteves, do dito lugar; n.m. de Manuel José Soares e de Maria Domingues, de Crastos, Paderne. Nasceu em São Paio a 25/3/1835 e foi batizado a 27 desse mês e ano. Padrinhos: padre Manuel José, da Granja, e Maria Rosa Rodrigues Couto, da Gaia, ambos de São Paio.

 

RAMOS, Luís Manuel. Filho de Manuel Joaquim Ramos e de Luísa Antónia Soares, da Gaia, São Paio. N.p. de Diogo dos Ramos e de Josefa Maria Esteves; n.m. de Manuel José Soares e de Maria Domingues, de Crastos, Paderne, termo de Valadares. Nasceu em São Paio a 11/11/1830 e foi batizado pelo padre JD a 13 desse mês e ano. Padrinhos: José António de Araújo e Cunha, solteiro, e sua mãe, Maria Rosa Rodrigues do Couto, viúva, da Quinta da Gaia, São Paio. // Lavrador. // Casou a 25/10/1868 com Maria Rosa, de 26 anos de idade, solteira, lavradora, filha de Luís Manuel da Costa e de Rosa Joaquina Codesseira, moradores no lugar da Granja, São Paio. Testemunhas: Manuel Joaquim Vieites, da Carreira, e Manuel Joaquim Simões, da Granja, casados, lavradores. // Enviuvou a 23/10/1900. // Com geração.  

 

RAMOS, Luís Manuel. Filho de Manuel Joaquim Ramos e de Delfina da Conceição Gomes, serviçais. N.p. de Luís Manuel dos Ramos e de Maria Rosa da Costa; n.m. de Francisco José Gomes e de Maria Rosa Rodrigues. Nasceu no lugar da Granja, São Paio, a 28/4/1901, e foi batizado pelo padre AE no dia seguinte. Padrinhos: o seu avô paterno e a avó materna, lavradores. 

 

RAMOS, Manuel. // Do lugar da Gaia, São Paio de Melgaço. // Faleceu, sendo sepultado na igreja, a 3/10/1810.

 

RAMOS, Manuel Joaquim. Filho de Diogo dos Ramos e de Josefa Maria Esteves, lavradores. N.p. de Diogo dos Ramos e de Rosa Soares, todos do lugar da Gaia; n.m. de Manuel Esteves e de Ana Álvares, do Barral, Paderne. Nasceu em São Paio a 14/11/1798 e foi batizado a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Álvares, de Real, e Maria Josefa Fontes, do Barral, Paderne. // Casou com Luísa Antónia Soares. // Lavrador. // Faleceu no lugar da Gaia, São Paio, a 4/3/1885, com todos os sacramentos. Foi sepultado no cemitério. Fizera testamento. Deixou filhos.  

 

RAMOS, Manuel Joaquim. Filho de António José dos Ramos e de Maria Rosa Alves, moradores no lugar do Barral. N.p. de Diogo dos Ramos e de Rosa Soares, do lugar da Gaia; n.m. de Pedro Alves e de Teresa da Lama, do lugar do Barral. Nasceu em São Paio a 17/4/1805 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinhos: João Esteves e Maria Alves, do Barral.

 

RAMOS, Manuel Joaquim. Filho de Luís Manuel dos Ramos e de Maria Rosa da Costa, lavradores, residentes no lugar da Granja. Neto paterno de Manuel Joaquim Ramos e de Luísa Antónia Soares, da Gaia; neto materno de Luís Manuel da Costa e de Rosa Joaquina Codesseira, da Granja, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 21/7/1873 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Manuel Joaquim Vieites e sua mulher, Joaquina Rosa, da Carreira. // Era solteiro, camponês, morava no lugar da Granja, quando casou na igreja de São Paio a 21 de Outubro de 1897 com a sua conterrânea Delfina da Conceição Gomes, de 23 anos de idade, solteira, camponesa, filha de Francisco José Gomes e de Maria Rosa Rodrigues, proprietários, moradores no lugar da Costa. Testemunhas: Manuel Joaquim Simões Durão e António José Gomes, casados, rurais, do lugar da Granja, freguesia de São Paio. // Morreu a 12/7/1902, no lugar da Granja, com todos os sacramentos, no estado de casado, sem testamento, com geração, e foi sepultado no adro da igreja.     

 

RAMOS, Manuel José. Filho de Manuel do Ramo e de Ana Maria Fernandes, da Gaia. N.p. de Diogo dos Ramos e de Rosa Soares, do mesmo lugar; n.m. de Manuel Fernandes e de Domingas Alves, de Soutulho. Nasceu em São Paio a 23/3/1810 e foi batizado a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos José Durães e sua mulher Josefa Maria Lopes de Azevedo, da Carpinteira.  

 

RAMOS, Maria Joana. Filha de Diogo dos Ramos e de Maria Josefa Esteves, lavradores, residentes no lugar da Gaia. Nasceu nos inícios do século XIX. // Lavradeira. // Casou com Manuel Caetano Dias, de quem ficou viúva. // Faleceu no dito lugar, com todos os sacramentos, a 7/11/1867. Tinha 60 anos de idade. Foi sepultada na igreja. Não fizera testamento. Deixou uma filha.  

 

RAMOS, Maria Joaquina. Filha de António José dos Ramos e de Maria Rosa Álvares, do Barral. N.p. de Diogo dos Ramos e de Rosa Soares, da Gaia; n.m. de Pedro Álvares e de Teresa da Lama, do Barral. Nasceu em São Paio a 5/8/1799 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: padre José Vaz Carvalho, cura de São Paio, e Maria dos Ramos, solteira, da Gaia. // Casou com António Manuel Carvalho, de Soutulho, de quem ficou viúva. // Lavradeira. // Faleceu neste último lugar, a 16/8/1887, com todos os sacramentos. Foi sepultada na igreja. Não fizera testamento. Deixou um filho.  

 

RAMOS, Maria Joaquina. Filha de Diogo dos Ramos e de Maria Josefa Esteves, lavradores, residentes no lugar da Gaia. Nasceu por volta de 1820. // Camponesa. // Faleceu no dito lugar a 7/12/1890, com todos os sacramentos, com 70 anos de idade, no estado de casada com Manuel Caetano Pires, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja paroquial. 

 

RAMOS, Maria Joaquina. Filha de Luís Manuel Ramos e de Maria Rosa da Costa, moradores no lugar da Granja. Neta paterna de Manuel Joaquim dos Ramos e de Luísa Antónia Soares, da Gaia; neta materna de Luís Manuel da Costa e de Rosa Joaquina Codesseira, da Granja. Nasceu em São Paio a 25/7/1876 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Bento Manuel Vieites, solteiro, e sua mãe, Maria Joaquina Codesseira, da Carreira. // Casou a 2/3/1897 com o seu conterrâneo António José Gomes, de 26 anos de idade, solteiro, lavrador. // Faleceu na sua freguesia natal a 16/1/1945. 

 

RAMOS, Maria Luísa. // Do lugar da Gaia. // Faleceu no estado de solteira, sendo sepultada na igreja, com ofício de corpo presente, a 12/10/1807. // Deixou testamento escrito.

 

REBELO

 

REBELO, Ana. Filha de Manuel José Rebelo e de Rosa Maria de Mendonça. Neta paterna de João António Rebelo e de Josefa Rodrigues; neta materna de António José de Mendonça e de Maria Lourenço, do lugar de Covelo. Nasceu em São Paio a 26/12/1827, e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: o padre batizante e Joaquina Rosa Rebelo, irmã da neófita. // Faleceu a 6/4/1835 e foi sepultada na igreja no dia seguinte.

 

REBELO, António Joaquim. Filho de Manuel Joaquim Rebelo e de Marcelina Rosa Rodrigues Torres, lavradores, sampaienses. Neto paterno de Francisco Rebelo e de Maria Luísa Carvalho; neto materno de António Joaquim Rodrigues Torres e de Caetana Delfina dos Ramos. Nasceu no lugar do Cruzeiro, São Paio, a 17/5/1903, e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos, rurais. // Morreu a 24/7/1905 e foi sepultado no cemitério.

 

REBELO, Clara Maria. Filha de Francisco Rebelo e de Maria Luísa Carvalho, moradores no lugar do Cruzeiro. Neta paterna de Manuel José Rebelo e de Rosa Maria de Mendonça, do dito lugar; neta materna de Domingos José Carvalho e de Maria Joana Lourenço, de Sante. Nasceu em São Paio a 3/6/1867 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Joaquim Alves, solteiro, e Maria Luísa Lourenço, casada, residentes em Sante, todos lavradores. // Casou a 24/12/1899 com o seu conterrâneo Manuel Francisco Sérvio. // Faleceu na sua freguesia natal em Outubro de 1943. // C.g.      

 

REBELO, Francisco. Filho de Manuel José Rebelo e de Rosa Maria de Mendonça, moradores no lugar do Cruzeiro, São Paio. N.p. de João António Gil e de Josefa Maria Rebelo, da Corredoura, Prado; n.m. de António José de Mendonça e de Maria Lourenço, de Covelo, Paderne. Nasceu em São Paio a 2/10/1819 e foi batizado a 4 do mesmo mês e ano. Padrinhos: padre Francisco da Lapa Machado de Araújo, abade de São Paio, e Rosa Joaquina Codesso, de Quingostas. // Lavrador. // Casou na igreja de Paderne a 4/2/1856 com Maria Luísa de Carvalho, filha de Domingos José de Carvalho e de Maria Joana Lourenço, do lugar de Sante. Testemunhas presentes: Francisco António dos Santos Vaz e Francisco José Gomes, do lugar do Pinheiro. // Morreu no lugar do Cruzeiro a 25/7/1894, com todos os sacramentos, no estado de casado, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja.    

 

REBELO, Francisco Joaquim. Filho de Francisco Rebelo e de Maria Luísa de Carvalho, do Cruzeiro. N.p. de Manuel José Rebelo e de Rosa Maria de Mendonça, do mesmo lugar; n.m. de Domingos José Carvalho e de Maria Joana Lourenço, de Sante, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 21/2/1870 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Joaquim Alves, casado, de Covelo, Paderne, e Maria Luísa Lourenço, casada, de Sante.  

 

REBELO, Helena. Filha de Maria Vitória Sanches, lavradeira, residente que foi em Soutulho. Nasceu nos inícios do século XIX. // Casou com Manuel Joaquim Gomes, lavrador. // Faleceu no dito lugar, a 26/2/1868, com todos os sacramentos. // Tinha 54 anos de idade. // Foi sepultada na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou filhos. 

 

REBELO, Joaquim. Filho de Luís Manuel Rebelo, natural de São Paio de Melgaço, e de Pastora Alves, natural de Arbo, Galiza, lavradores, residentes no lugar do Cruzeiro. Neto paterno de Francisco Rebelo e de Maria Luísa Carvalho; neto materno de José Alves e de Encarnação Gonçalves. Nasceu em São Paio a 15/4/1906 e foi batizado a 18 desse mês e ano. Madrinha: Conceição Alves, casada, camponesa.   

 

REBELO, Joaquina Rosa. Filha de Manuel José Rebelo e de Rosa Maria de Mendonça. N.p. de João António Gil e de Josefa Maria Rebelo, da Corredoura, Prado; n.m. de António José Mendonça e de Maria Lourenço, de Covelo, Paderne, termo de Valadares. Nasceu em São Paio a 27/12/1816 e foi batizada a 29 desse mês. Padrinho: padre Francisco Lapa Machado Araújo. (Deve ter morrido ainda criança, pois os seus pais deram o mesmo nome a outra filha).  

 

REBELO, Joaquina Rosa. Filha de Manuel José (ou Manuel Joaquim) Rebelo e de Rosa Maria de Mendonça, lavradores, residentes no lugar da Igreja. Neta paterna de João António Gil e de Josefa Maria Rebelo, do lugar da Corredoura, Prado; neta materna de António José de Mendonça e de Rosa Lourenço, de Covelo, Paderne. Nasceu na freguesia de São Paio a 24/7/1824 e foi batizada a 26 desse mês e ano. Padrinhos: padre Francisco Lapa Machado de Araújo e Joaquina Matildes Codesso, solteira, das Quingostas. // Faleceu a 3/11/1900, no lugar do Cruzeiro, São Paio, com todos os sacramentos, no estado de viúva de Manuel Luís Gonçalves, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja.

 

REBELO, José. Filho de Luís Manuel Rebelo, natural de São Paio de Melgaço, e de Pastora Alves Fernandes, natural da Galiza, lavradores. Nasceu em Arbo, bispado de Tui, por volta de 1896. // Morreu a 17/2/1910, no lugar do Cruzeiro, São Paio, com todos os sacramentos, com apenas catorze anos de idade, e foi sepultado no cemitério paroquial. 

 

REBELO, José. Filho de Luís Manuel Rebelo e de Pastora Alves Fernandes. Nasceu em São Paio a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 69, de 5/10/1913).

 

REBELO, José António. Filho de Manuel Joaquim Rebelo e de Marcelina Rosa Rodrigues Torres, lavradores, sampaienses, residentes no lugar do Cruzeiro. Neto paterno de Francisco Rebelo e de Maria Luísa de Carvalho; neto materno de António Joaquim Rodrigues Torres e de Clara dos Ramos. Nasceu em São Paio a 20/3/1906 e foi batizado a 25 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos, rurais. // Casou na CRCM a 1/4/1931 com Ana de Jesus Alves (Notícias de Melgaço n.º 104, de 12/4/1931). // Enviuvou a 25/11/1968. // Morreu no lugar do Cruzeiro, São Paio, a 13/11/1998, com noventa e dois anos de idade.

 

REBELO, José Joaquim. Filho de Manuel José Rebelo e de Rosa Maria de Mendonça, moradores no lugar do Cruzeiro. N.p. de João António Gil e de Josefa Maria Rebelo, do lugar da Corredoura, Prado; n.m. de António José Mendonça e de Maria Lourenço, do lugar de Covelo, Paderne. Nasceu em São Paio a 27/1/1815 e foi batizado a 29 desse mês e ano. Padrinhos: José Codesso e sua mulher Maria Teresa de Castro, do lugar das Quingostas.

 

REBELO, José Joaquim. Filho de João António Rebelo e de Maria Ana Lourenço, moradores em Real. N.p. de Maria Luísa Fernandes, solteira, do dito lugar; n.m. de Manuel Luís Lourenço e de Isabel Esteves, da Carpinteira. Nasceu em São Paio a 30/12/1820 e foi batizado a 1/1/1821. Padrinhos: António José Fernandes, de Real, e Rosa Lourenço, da Carpinteira, solteiros.  

 

REBELO, Luís Manuel. Filho de Francisco Rebelo e de Maria Luísa Carvalho, do Cruzeiro. N.p. de Manuel José Rebelo e de Rosa Maria Mendonça, do mesmo lugar; n.m. de Domingos José Carvalho e de Maria Joana Lourenço, de Sante, todos lavradores. Nasceu em São Paio a --/--/1864 e foi batizado a 20 de Agosto desse ano. Padrinhos: Manuel José Soares, casado, professor do ensino primário, e Joaquina Soares, solteira, lavradora, ambos da Gaia. // Nota: deve tratar-se do senhor que casou com Pastora Alves Fernandes, natural de Arbo, Galiza (ver José Rebelo). 

 

REBELO, Luísa Rosa. Filha de João António Rebelo e de Maria Ana Lourenço, de Real. N.p. de Maria Luísa Fernandes, do dito lugar; n.m. de Manuel Luís Lourenço e de Isabel Esteves, da Carpinteira. Nasceu em São Paio a 13/11/1824 e foi batizada a 17 desse mês. Padrinhos: António José Fernandes, a morar em Corçães, Rouças, e a avó paterna da criança. 

 

REBELO, Manuel Joaquim. Filho de Francisco Rebelo e de Maria Luísa Carvalho, residentes no lugar do Cruzeiro. Neto paterno de Manuel José Rebelo e de Rosa Maria Mendonça, do dito lugar; neto materno de Domingos José Carvalho e de Maria Joana Lourenço, de Sante, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 28/10/1861 e foi batizado a 31 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Soares, professor do ensino primário, casado, do lugar da Gaia, São Paio, e Maria ----------, solteira, lavradora, de Sante. // Era solteiro, camponês, morava no lugar do Cruzeiro, quando casou na igreja a 7/5/1899 com a sua conterrânea Marcelina Rodrigues Torres, de 25 anos de idade, solteira, camponesa, filha de António Joaquim Torres e de Caetana dos Ramos.   

 

REBELO, Manuel José. // Do lugar do Cruzeiro, São Paio. // Faleceu com todos os sacramentos, a 18/12/1841, sem testamento, e foi sepultado na igreja no dia seguinte. (Parece ser o filho de João António Gil e de Josefa Maria Rebelo, da Corredoura, Prado, e marido de Rosa Maria, filha de António José Mendonça e de Maria Lourenço, de Covelo, Paderne).

 

REBELO, Manuel José. Filho de João António Rebelo e de Maria Ana Lourenço. N.p. de Maria Luísa Fernandes, de Real; n.m. de Manuel Luís Lourenço e de Isabel Esteves. Nasceu em São Paio, a 16/2/1827, e foi batizado pelo padre JVC a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José de Figueiredo e sua mulher Domingas Fernandes, do Regueiro.

 

REBELO, Margarida Rosa. Filha de João António Rebelo e de Mariana Lourenço, de Real. N.p. de Maria Luísa Fernandes, solteira, do dito lugar; n.m. de Manuel Luís Lourenço e de Isabel Esteves, da Carpinteira. Nasceu em São Paio a 10/6/1822 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: António José Fernandes, viúvo, e Maria Luísa Fernandes, solteira, de Real. 

 

REBELO, Maria Ester. // Nasceu a --/--/1934. // Faleceu no lugar de Soutulho, freguesia de São Paio, a 15/04/2025, com 90 anos de idade (agência funerária Mira).                 

 

REBELO, Maria Joaquina. Filha de Manuel José Rebelo e de Rosa Lourenço, moradores no lugar do Cruzeiro. N.p. de José António Gil e de Josefa Maria Rebelo, da Corredoura, Prado; n.m. de António José de Mendonça e de Maria Lourenço, de Covelo, Paderne. Nasceu em São Paio a 10/12/1821 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Padrinhos: padre Francisco da Lapa Machado de Araújo, abade de São Paio, e Maria Joaquina Coutinho, solteira, do lugar de Baratas.

 

REBELO, Maria Teresa. Filha de Francisco Rebelo e de Maria Luísa Carvalho, moradores no lugar do Cruzeiro. Neta paterna de Manuel José Rebelo e de Rosa Maria de Mendonça, do dito lugar; neta materna de Domingos José Carvalho e de Maria Joana Lourenço, de Sante. Nasceu em São Paio a 7/1/1857 e foi batizada a 12 desse mêse ano. Padrinhos: Domingos José da Rocha e Maria de Jesus da Rocha, de Castro Laboreiro. // Era solteira, camponesa, morava no lugar do Cruzeiro, quando casou na igreja de São Paio a 30/9/1893 com o seu conterrâneo António José Esteves, lavrador, do lugar de Soutulho, viúvo de Rosa Joaquina Gonçalves. // Enviuvou a 21/12/1907.

 

REBELO, Maria Teresa. Filha de Manuel Joaquim Rebelo e de Marcelina Rodrigues Torres, lavradores. N.p. de Francisco Rebelo e de Maria Luísa Carvalho; n.m. de António Joaquim Rodrigues Torres e de Caetana dos Ramos. Nasceu no Cruzeiro, São Paio, a 7/2/1900, e foi batizada pelo padre AE nesse dia. Padrinhos: os seus avós maternos, moradores no lugar da Gaia. // Casou na CRCM a 10/9/1925 com Alfredo Augusto Pires (?). // Morreu em São Paio a 9/9/1948.

 

REBELO, Ricardo de Jesus. Filho de Luís Manuel Rebelo e de Pastora Alves Fernandes. Nasceu em São Paio a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 197, de 30/4/1916). // Casou a 25/10/1948, na igreja de São Paio, com a conterrânea Maria de Jesus Durães. // Com geração.

 

REBELO, Rosa Maria. Filha de Francisco Rebelo e de Maria Luísa Carvalho, lavradores, do Cruzeiro. N.p. de Manuel José Rebelo e de Rosa Maria Mendonça, do dito lugar; n.m. de Domingos José Carvalho e de Maria Joana Lourenço, de Sante. Nasceu em São Paio a 7/4/1859 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Domingos José da Rocha e Maria de Jesus Rocha, naturais de Castro Laboreiro. // Faleceu no lugar do Cruzeiro, São Paio, a 9/6/1879, com todos os sacramentos, solteira. // Foi sepultada na igreja. // Não fizera testamento.  

 

REI

 

REI, Albertina. Filha de ---------- Rei e de ------------------------------. Nasceu em São Paio, lugar de Soutulho, a --/--/19--. // Em 1950 estava para breve o seu casamento com o conterrâneo Luís Gonçalves, do lugar da Carreira (NM 948, de 24/9/1950).

 

REI, António Manuel. Filho de Manuel Bento Rei e de Joana Maria Esteves, lavradores, residentes no lugar de Verdelha. // Faleceu no lugar indicado, a 28/12/1864, com apenas catorze meses de idade.

 

REI, Filomena. Filha de Manuel Rei Rodrigues (ver) e de Generosa Lopes, lavradores-caseiros, galegos, residentes no lugar da Costa, São Paio de Melgaço. Neta paterna de Severo Rei e de Carma Rodrigues; neta materna de Firmino Lopes e de Rosalia Fernandes. Nasceu em São Paio a 24/3/1911 e foi batizada na igreja a 31 desse mês e ano. Madrinha: Maria Joaquina Gil, casada, lavradeira. // A 20/7/1949 seguiu para os hospitais de Coimbra a fim de receber tratamento. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 23/10/1953.  

 

REI, Francisco. Filho de José Pires Rei, natural da freguesia de -------------, bispado de Tui, Galiza, e de Alexandrina Rosa Alves de Figueiredo, natural de São Paio de Melgaço, lavradores, residentes no lugar da Costa. Neto paterno de Severo Rei e de Carma Rodrigues; neto materno de Caetano José Alves de Figueiredo e de Ana Ermelinda Rodrigues. Nasceu em São Paio a 25/3/1906 e foi batizado a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Jerónimo José Alves de Figueiredo, casado, e Maria José Alves de Figueiredo, solteira, camponeses. // Casou em Fevereiro de 1944 com --------- Guimarães Lima, natural da freguesia de Requião, concelho de Famalicão. // Morreu em Prado, Melgaço, a 15/5/1999, com 93 anos de idade.

 

REI, Glória dos Anjos. Filha de José António Rei e de Maria Rodrigues. Nasceu em São Paio a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 120, de 13/10/1914). // Faleceu no lugar das Quingostas com apenas quatro dias de vida (Correio de Melgaço n.º 123, de 3/11/1914). 

 

REI, Humberto. // Nasceu por volta de 1930. // Morreu no lugar de Soutulho, São Paio, no dia 12/07/2024, com 94 anos de idade (Agência MIRA). 

 

REI, João Manuel. Filho de Manuel Bento Rei e de Joana Maria Esteves, lavradores, residentes em Verdelha, lugar meeiro de São Paio e Paderne. Nasceu a 15/10/1850. // Artista. // Casou na igreja de São Paio a 7/9/1880 com Joaquina Rosa Codesseira, de 28 anos de idade, solteira, filha de Manuel Joaquim Codesseira e de Rosa Maria Gonçalves, lavradores, de Soutulho. Testemunhas: António Manuel Dias, casado, lavrador, residente em Verdelha, e João Luís Fernandes, solteiro, lavrador, residente em Covelo, Paderne. // Morreu a 24/1/1895, no lugar de Soutulho, com todos os sacramentos, no estado de casado, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja.

 

REI, João Manuel. Filho de ------------ Rei e de -------------------------. Nasceu em São Paio a --/--/191-. // Casou em Rouças com Ludovina Esteves. // Residiram no lugar da Carreira. // Faleceu a 24/5/1992, com 74 anos de idade. // A sua viúva, nascida por volta de 1932, foi viver com o filho Manuel, nora e netos, no lugar da Igreja, Rouças, onde se finou a --/--/1994, com 62 anos de idade; o funeral realizou-se a 1/10/1994, sábado. 

 

REI, José António. Filho de João Manuel Rei e de Joaquina Rosa Codesseira. Neto paterno de Manuel Bento Rei e de Joana Maria Esteves, moradores em Verdelha; neto materno de Manuel Joaquim Codesseira e de Rosa Maria Gonçalves, todos lavradores. Nasceu em Soutulho, São Paio, a 1/9/1885, e foi batizado pelo padre JAF no dia seguinte. Padrinhos: Manuel António Esteves, subchefe fiscal das Alfândegas, e Rosa Teresa de Sousa Araújo, casados, moradores no Carvalhal, Prado. // Casou na CRCM a 7/1/1912 com Maria, de 24 anos de idade, natural de Paderne, filha de João Manuel Rodrigues e de Angelina Rosa Domingues. // Faleceu (em Nice?), Alpes (marítimos), às nove horas de 24/11/1934. // Com geração.

 

REI, Ludovina de Jesus. Filha de José António Rei e de Maria Rodrigues. Nasceu em São Paio a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 120, de 13/10/1914). // Faleceu no lugar das Quingostas com apenas três dias de vida (Correio de Melgaço n.º 123, de 3/11/1914).   

 

REI, Manuel António. Filho de João Manuel Rei e de Joaquina Rosa Codesseira, residentes no lugar de Soutulho. N.p. de Manuel Bento Rei e de Joana Maria Esteves, de Verdelha; n.m. de Manuel Joaquim Codesseira e de Rosa Maria Gonçalves, de Soutulho, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 10/2/1882 e foi batizado a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Esteves, casado, guarda do Posto Fiscal, morador no Carvalhal; e Teresa de Jesus Codesseira, tia materna do bebé, solteira, lavradora, residente na Corredoura, ambos naturais de Prado. // Era solteiro, lavrador, quando casou na igreja de São Paio a 29/12/1904 com Teresa de Jesus Lourenço, de 25 anos de idade, sua conterrânea, solteira, camponesa, filha de Manuel António Lourenço e de Teresa de Jesus Lourenço. // Ambos os cônjuges faleceram em Paderne: a esposa a 14/9/1929 e ele a 1/9/1962. // Com geração. 

 

REI, Manuel António. Filho de ---------- Rei e de --------------------------------------. Nasceu em -----------, a --/--/19--. // Casou com Maria Adélia Sérvio (Glória da Vicenta). // A sua esposa faleceu no lugar da Travessa, São Paio, a --/--/1998, com 50 anos de idade; o funeral realizou-se a 7 de Junho desse ano, domingo. // Pai de Maria Gorete e de Maria Ester. // (VM 1096).

 

REI, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Bento Rei e de Joana Maria Esteves, moradores em Verdelha, lugar meeiro. Neto paterno de Maria Joana Rei, solteira, lavradora, do lugar de Reboredo, freguesia de Rebordelo, bispado de Tui; neto materno de Agostinho Esteves e de Maria Teresa Mendes. Nasceu em São Paio a 4/6/1861 e foi batizado na igreja católica dois dias depois. Padrinhos: Manuel Joaquim Fernandes, casado, lavrador, do lugar do Cruzeiro, e Maria Joaquina do Ramo, casada, lavradeira, do lugar de Crastos, Paderne.  

 

REI, Maria. Filha de Manuel Bento Rei Rodrigues (ver), natural de Alveios, bispado de Tui, e de Generosa Lopes, natural do bispado de Ourense, jornaleiros, moradores no lugar da Costa. Neto paterno de Severo Rei e de Carma Rodrigues; neto materno de Firmino Lopes e de Rosalia Fernandes. Nasceu em São Paio a 22/4/1906 e foi batizada a 29 desse mês e ano. Padrinhos: António Pires Rei e Maria Joaquina Gil, casados, lavradores-caseiros. // Casou a 29/8/1957 com Joaquim de Freitas, natural da freguesia de Golais, concelho de Fafe. // Enviuvou a 28/1/1989. // Faleceu na freguesia de Santo António dos Olivais, concelho de Coimbra, a 25/4/2000, com 94 anos de idade. 

 

REI, Maria Rosa. Filha de Manuel Bento Rei Rodrigues (ver), natural da freguesia de Alveios, bispado de Tui, e de Generosa Lopes, também galega, natural do bispado de Ourense, jornaleiros, moradores no lugar da Costa. Neta paterna de Severo Rei e de Carma Rodrigues; neta materna de Firmino Lopes e de Rosalia Fernandes. Nasceu em São Paio de Melgaço a 14/6/1903 e foi batizada a 19 desse mês e ano. Padrinhos: José Rei Rodrigues, casado, e Alexandrina Rosa Alves de Figueiredo, casada, ambos jornaleiros. // Faleceu a 26/7/1905, no lugar da Costa, e foi sepultada no cemitério paroquial.  

 

REI, Maria Silvina. Filha de João Manuel Rei e de Joaquina Rosa Codesseira. N.p. de Manuel Bento Rei e de Joana Maria Esteves; n.m. de Manuel Joaquim Codesseira e de Rosa Maria Gonçalves, todos lavradores. Nasceu em Soutulho, São Paio, a 1/10/1889, e foi batizada pelo padre JAF a 4 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim de Sousa Araújo, casado, lavrador-proprietário, morador na Carpinteira, e Maria Rosa Alves de Sousa, solteira, proprietária, moradora no Carvalhal, Prado. // Casou a 3/2/1917 com Francisco Vieites, de Paderne. // Finou-se na sua freguesia natal a 18/12/1958.

 

REI, Pureza Augusta. Filha de Manuel Bento Rei Rodrigues e de Generosa Lopes, lavradores-caseiros, sampaienses, residentes no lugar da Costa. Neta paterna de Severo Rei e de Carma Rodrigues; neta materna de Firmino Lopes e de Rosa Fernandes. Nasceu em São Paio a 24/2/1909 e foi batizada na igreja a 29 desse mês e ano. Padrinhos: António Pires Rei e Maria Joaquina Gil, casados, jornaleiros. // Faleceu a 4 de Fevereiro de 1932 (NM 141, de 28/2/1932). 

 

REI, Rosa Maria. Filha de José António Rei e de Maria Rodrigues. Nasceu em São Paio a --/--/1912 (Correio de Melgaço n.º 19, de 13/10/1912). // Ver, em Paderne, António Rocha.

 

REI, Teresa. Filha de Manuel António Rei e de Teresa de Jesus Lourenço. Nasceu em São Paio a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 105, de 30/6/1914). // Faleceu em Verdelha a --/--/1915, com apenas dez meses de idade (Correio de Melgaço n.º 146, de 25/4/1915).

 

REI, Teresa Maria. Filha de José António Rei e de Maria Rodrigues. Nasceu em São Paio a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 180, de 2/1/1916).

 

REIS

 

REIS, António. Filho de ----------- Reis e de -----------------------------------------. Nasceu em São Paio a --/--/19--. // Casou com Cecília da Conceição Gonçalves Codesso, da mesma freguesia. // Em 1970 o casal comprou, verbalmente, a Joaquim Durães, solteiro, da Granja, São Paio, uma casa de morada: rés-do-chão e 1.º andar, sita no lugar de Barreiros, com a área de 99 m2 e rossios com 2000 m2. // Em 1995 era emigrante em França, mas tinha casa no lugar de Requeijo (VM 1035). // Em 1998 residia no lugar da Costa (VM 1105). 

 

REIS, António do Alívio. Filho de José Rei Rodrigues, galego, e de Alexandrina Rosa Alves de Figueiredo, de São Paio de Melgaço. Nasceu no lugar da Costa a 21/3/1903. // Casou a 3/12/1927 com Áurea da Purificação, filha de Albano Joaquim Cortes e de Laurinda de Sousa Araújo, da Carpinteira. // Pai de Idália, casada com Norberto Rodrigues, etc. // Ver António do Alívio Rei Rodrigues.    

 

REIS, Fernando Augusto. Filho de ----------- Reis e de -------------------------------. Nasceu em São Paio a --/--/1938. // Casou com ------------------------------------------. // Em 1998 residia no lugar da Costa, São Paio (VM 1105). // Morreu no lugar da Costa, São Paio, a --/--/2022, com 84 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/7/2022).

 

REIS, Francisco (Chico do Carvalhal). Filho de José Pires Reis (ou José Rei Rodrigues), galego, e de Alexandrina Rosa Alves de Figueiredo, de São Paio, Melgaço. Nasceu a --/--/1907. // Casou na Vila a 20/2/1944 com Otília, nascida em Famalicão por volta de 1923, filha de Joaquim Pedroso Lima e de Maria José Lopes Guimarães, e irmã de Faustino Lima, comerciante na Vila de Melgaço. // Morreu na freguesia de Prado a --/--/1999 com 92 anos de idade (“A Voz de Melgaço” n.º 1118). // Pai de Joaquim, nascido a 25/1/1945 e batizado a 4 de Março desse ano.  

 

REIS, Julieta de Jesus. // Nasceu a --/--/1938. // Faleceu em Travessa, São Paio, a 1 de Março de 2025, com 86 anos de idade (agência funerária Mira).                 

 

REIS, Maria Leonor. Filha de António do Alívio Reis (ver António do Alívio Rei Rodrigues) e de Áurea da Purificação Cortes. Nasceu em São Paio a --/--/1933 (Notícias de Melgaço n.º 207, de 3/9/1933). 

 

REIS, Ricardina. Filha de Manuel Pires Reis e de Generosa Lopes. Nasceu em São Paio a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 76, de 23/11/1913).

 

REITOR

 

REITOR, Pedro. // Do lugar de Sante. // Morreu solteiro, a 11/10/1832, e foi sepultado na igreja no dia seguinte.

 

RIBEIRO

 

RIBEIRO, Ana Rosa. Filha de Manuel Caetano Domingues Ribeiro e de Margarida José Esteves, lavradores, do lugar da Carpinteira, São Paio. // Lavradeira. // Casou com Manuel Esteves. // Faleceu no lugar da Veiga a 11/2/1869, com todos os sacramentos. Tinha 68 anos de idade e foi sepultada na igreja paroquial. // Fizera testamento. // Deixou filhos. // (Era irmã do padre José Joaquim – ver Ana Rosa Domingues).

 

RIBEIRO, António Augusto. Filho de José Joaquim Gonçalves Ribeiro, proprietário, do lugar da Carpinteira, e de Maria Angélica Gomes. Nasceu em São Paio a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 218, de 1/10/1916). // Lê-se no NM 31, de 22/9/1929: (..) Estudou no Seminário de Braga e no Colégio de São Bartolomeu dos Mártires, Braga (Notícias de Melgaço n.º 403, de 3/7/1938); posteriormente ingressou na Faculdade de Engenharia. // Em 1938 continuava a ser estudante. Nesse ano escreveu no Notícias de Melgaço um artigo contra o regime soviético, sobretudo contra a Rússia, afirmando que estava dominado por judeus, dando como exemplo o sogro de Estaline (NM 406, de 24/7/1938). // Na década de quarenta escreveu vários artigos sobre as freguesias do concelho. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1015, de 2/3/1952: «Foi colocado em comissão na escola masculina de Fontão, Ponte do Lima, o regente escolar António Gonçalves Ribeiro.»

 

RIBEIRO, António Joaquim. Filho de José Eusébio Gonçalves Ribeiro e de Teresa de Jesus Domingues Costa. N.p. de Manuel António Gonçalves e de Rosa Maria Domingues Ribeiro, moradores no lugar da Ponte; n.m. de António Domingues Costa e de Joaquina Rosa Durães, com morada em Barata. Nasceu na Carpinteira, São Paio, a 23/7/1884, e foi batizado pelo padre JAF a 25 desse mês e ano. Padrinhos: António José Domingues da Costa, casado, morador no lugar do Cruzeiro, e Maria das Dores Costa, tia materna, solteira, moradora no lugar de Barata, todos lavradores. // Faleceu na sua terra natal a 26/12/1970. (O seu pai encontra-se no apelido Gonçalves; o apelido Ribeiro surge posteriormente). 

 

RIBEIRO, Constantino José. // Nasceu por volta de 1882. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1006, de 25/12/1951: «No passado dia 17/12/1951 faleceu no hospital da SCMM Constantino José Ribeiro, de sessenta e nove anos de idade, indigente, do lugar dos Lourenços, freguesia de São Paio

 

RIBEIRO, Ilda Augusta. Filha de Amadeu Ribeiro, natural de Prado, e de Maria do Céu Gomes, natural de São Paio. N.p. de Elvira Augusta Ribeiro; n.m. de Justino José Gomes e de Constança da Conceição Afonso. Nasceu em São Paio a --/--/1933 (NM 184, de 26/2/1933). // Casou a 1/10/1958 com Fernando do Egipto Gonçalves, filho de Avelino Gonçalves e de Pura Rodrigues, natural de Paderne. // Faleceu na freguesia de Prado a --/--/2020, com oitenta e sete anos de idade (VM 1438, de 1/5/2020). // Mãe do Prof. Dr. Albertino José, professor na Universidade do Minho.  

 

RIBEIRO, José Joaquim (Padre). Filho de Manuel Caetano Domingues [Ribeiro] e de Margarida José Esteves, lavradores, residentes que foram na Carpinteira. // Em Novembro de 1847 era pároco encomendado de São Paio. // Faleceu no lugar da Carpinteira a 28/9/1880, com todos os sacramentos. // Tinha 74 anos de idade e foi sepultado na igreja. // Fizera testamento. // Nota: ver José Joaquim Domingues.  

 

RIBEIRO, José Joaquim. Filho de José Eusébio Gonçalves Ribeiro e de Teresa de Jesus Domingues da Costa, moradores na Carpinteira. N.p. de Manuel António Gonçalves e de Rosa Maria Domingues Ribeiro, do dito lugar; n.m. de António Domingues da Costa e de Joaquina Durães, de Barata, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 21/5/1880 e foi batizado a 23 desse mês e ano. Padrinhos: padre José Joaquim Domingues Ribeiro, proprietário, da Carpinteira, e Maria das Dores Domingues da Costa, tia materna do bebé, solteira, do lugar de Barata. // Casou na igreja de São Paio a 26/10/1950 (?!), com ----------------------------. // Faleceu na sua freguesia a 29/1/1958 (?). // (ver António Augusto Gonçalves Ribeiro). // Nota: deve ser o senhor que casou em 1915 com Maria Angélica Gomes (ver Correio de Melgaço n.º 172, de 31/10/1915); o seu pai encontra-se no apelido Gonçalves. 

 

RIBEIRO, Maria da Conceição. // Nasceu por volta de 1874. // Faleceu no lugar da Carpinteira a 4/9/1930, com 56 anos de idade (NM 80, de 5/10/1930). // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 79, de 23/9/1930:

  

RIBEIRO, Maria Joaquina. Filha de Vicente Ribeiro e de Maria Rosa Carvalho, lavradores, do Nogueiral, São Paio. N.p. de Francisco José Ribeiro e de Antónia, de Prado; n.m. de Manuel José Carvalho e de Isabel Codesseira, do Nogueiral. Nasceu em São Paio a 15/8/1837 e foi batizada a 17 desse mês e ano. Padrinhos: João Rodrigues e mulher, Maria Rosa Domingues, da Raza. // Casou a 24/8/1865 com José Caetano, de 29 anos de idade, solteiro, lavrador, do Crasto, Rouças, filho de Maria Francisca Domingues, solteira, de Rouças. Testemunhas: Francisco da Costa, mordomo, solteiro, do Cruzeiro, e Manuel Fernandes, casado, da Veiga, lavrador, ambos de São Paio. // Faleceu na Veiga a 7/12/1872, com todos os sacramentos. Foi sepultada na igreja. Não fizera testamento. Deixou filhos. // O seu viúvo voltou a casar, a 2/4/1873, desta vez com Maria José Gonçalves, de 25 anos de idade, do Nogueiral.   

 

RIBEIRO, Maria Leonor. Filha de Amadeu Ribeiro e de Maria do Céu Gomes. Nasceu em São Paio a --/--/1930 (NM 90, de 14/12/1930). // Ver, este nome, em Prado.

 

RIBEIRO, Rosa Maria. Filha de Manuel Caetano Domingues Ribeiro e de Margarida José Esteves, lavradores e residentes que foram na Carpinteira. // Lavradeira. // Casou com Manuel António Gonçalves. // Faleceu no dito lugar a 4/8/1868, com todos os sacramentos. Tinha 64 anos de idade. Foi sepultada na igreja. Não fizera testamento. // Com geração. // Nota: era irmã do padre José Joaquim Ribeiro, entre outros.

 

*

 

RICARDO DE JESUS MARIA (JOSÉ DA CONCEIÇÃO). // Esta criança apareceu à porta de Maria Angélica Alves, do lugar de Baratas, a 24/1/1859, que a entregou ao regedor da freguesia. Este, por sua vez, mandou levá-la à Câmara Municipal, ficando registada no livro dos expostos sob o n.º 210. // Foi batizado na igreja de São Paio a 25/1/1859 pelo padre-cura Domingos José Meleiro. Padrinhos: João Manuel Rodrigues, casado, e a citada Maria Angélica Alves, casada, ambos do lugar de Baratas. // Após o batismo entregaram a criança à ama Teresa Joaquina Lopes, casada, residente na Vila, intramuros. // A 24/1/1866 findou a criação, ficando com a dita ama, dando a Câmara conhecimento do facto ao Juízo Orfanológico «para a devida administração 

 

ROCHA

 

ROCHA, António. Filho de ---------- Rocha e de ------------------------------------. Nasceu em ----------, a --/--/1---. // Casou em São Paio em 1936 com Rosa Maria Rei. // (Notícias de Melgaço n.º 306).

 

ROCHA, José Francisco. Filho de Francisco José da Rocha e de Maria Joaquina Domingues, lavradores, residentes no lugar dos Lourenços. Nasceu em São Paio por volta de 1858. // Morreu no citado lugar a 1/10/1891, com todos os sacramentos, no estado de solteiro, com 33 anos de idade, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado na igreja paroquial.

 

ROCHA, Manuel José. Filho de Domingos Joaquim da Rocha e Sousa e de Maria José Rodrigues de Sousa Ramalho, negociantes na vila de Castro Laboreiro, concelho de Melgaço. // Casou no lugar de Sante com Maria Luísa Dias. // Acabou cego e a pedir esmola! Ele, que fora criado com alguma fartura. Mas a vida é assim: tem altos e baixos. // Morreu no lugar de Sante a 19/1/1873, sem sacramentos, por ter morrido de repente, pelas onze horas da noite. // Tinha cinquenta e dois anos de idade. // Foi sepultado na igreja de São Paio. // Não fizera testamento. // Não deixou filhos.    

 

RODEIRO

 

RODEIRO, José. // Galego. // Morou no lugar da Gaia. // Faleceu a 9/2/1811 e foi sepultado na igreja de São Paio. // (Devia ser criado de servir).

 

RODRIGUES

 

RODRIGUES, Abel. Filho de ----------- Rodrigues e de ----------------------------- (*). Nasceu no lugar de Real, freguesia de São Paio de Melgaço, por volta de 1962. // O «Correio da Manhã» de 23/10/2014 e 24/10/2014 trazia a notícia da sua prisão pela polícia dos Estados Unidos da América, onde ele era emigrante; parece que andava metido em negócios ilícitos. // Era proprietário do «Restaurante Portucale», sito em Newark. Para sair em liberdade teve de pagar uma caução de quatrocentos mil dólares. // Tinha duas irmãs, emigrantes em França. /// (*) A sua mãe nasceu por volta de 1924; tinha noventa anos em 2014. 

      «A história exclusiva de Abel Rodrigues, o emigrante de Melgaço cujo restaurante em Newark terá servido para a máfia nova-iorquina lavar quatrocentos milhões de dólares. Alexandre Soares, em Newark (artigo publicado na Visão n.º 1130, de 30/10/2014). Quinta-feira, 6/11/2014. Na madrugada de 21 de Outubro, perto das seis da manhã, Abel Rodrigues acordou com o som da campainha. Na sua casa em Bridgewater, no estado de Nova Jérsia, Estados Unidos, abriu a porta e, ainda no escuro, descobriu sete agentes da polícia, armados. A mulher já estava do seu lado quando lhe leram os direitos, mas os filhos, um casal de nove e onze anos, dormiam. O casal ouviu a lista de crimes de que o português era acusado: falsa declaração de rendimentos, troca ilegal de cheques, extorsão, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Abel foi algemado e levado para o carro patrulha enquanto tentava tranquilizar a mulher. Três anos e meio depois do início, chegava ao fim a operação Punho Cerrado, que envolvera quatro agências especializadas e cerca de trinta e cinco agentes. Com o fim da investigação, chegava também o fim do sonho americano do emigrante minhoto. Uma história digna da premiada série Os Sopranos, cuja ação se passa também no Garden State. Abel não foi surpreendido. Vizinhos, clientes e antigos funcionários dizem que o português já esperava este dia desde que, em Dezembro de 2012, a polícia foi ao seu restaurante Portucale, em Newark, e levou computadores, caixas registadoras, e documentos. Com a voz tranquila, Abel mostrou escrituras e contratos. Insistiu que a sua atividade era legal. A polícia discordou e ele passou a esperar o seu regresso. Mas nunca imaginou que, quando o momento chegasse, seria acusado de associação criminosa com os “Genovese”, a família mais poderosa da máfia de Nova Yorque. // De São Paio aos cheques no Rio Douro. – Abel acabou na prisão de Morris County lado a lado com Charles Tuzzo, de oitenta anos, e Vito Alberti, de cinquenta e cinco, dois membros dos “Genovese”. Encontrou também Domenick Puccillo, de cinquenta e seis anos, o seu parceiro de negócios, e Manuel Rodriguez, de quarenta e nove, que o tinha apresentado a Puccillo anos antes. No mesmo dia, a procuradoria de Nova Jérsia deu uma conferência de imprensa anunciando os detalhes da operação. “A nossa mensagem para a máfia é: enquanto existirem, vamos continuar a enviar-vos para a prisão”, avisou o procurador John J. Hoffman, minutos antes de libertar as fotos de Rodriguez e dos outros acusados. A notícia atravessou logo o atlântico. Jornalistas foram bater à porta da mãe de Abel, de oitenta e três anos, que vive sozinha em Melgaço, e perguntaram-lhe pelo filho mafioso. O minhoto acredita que se o pai ainda fosse vivo teria morrido nesse momento. // Abel nasceu no lugar de Real, em São Paio, há cinquenta e dois anos. Começou a trabalhar ainda criança, ajudando o pai na lavoura. As duas irmãs emigraram para França e, pouco depois, também ele abandonou o país. Emigrou para Punto Fijo, na Venezuela, com vinte anos. Um colega da construção falou-lhe dos EUA, dizendo que se ganhava bom dinheiro. Em outubro de 1983 Abel chegava ao bairro de Ironbound, em Newark, onde se concentra parte da comunidade portuguesa. Arranjou trabalho na construção, mas a obra parou meses depois devido ao inverno. Acabou como empregado de balcão do Rio Douro, um Café português, na Elm Street. Foi neste local que trocou o primeiro cheque. Por ordem do patrão, recebia cheques de emigrantes indocumentados, que não podiam ter conta de banco, e de pessoas que não tinham dinheiro na conta para cobrir o salário dessa semana. Embora ilegal, era uma atividade comum. Dezenas de estabelecimentos no bairro faziam o mesmo. // As comissões e o negócio com don Puccillo. – Em 1987 um bar de espanhóis, chamado Escorial, do outro lado da rua, foi posto à venda. Abel comprou-o por oitenta e oito mil dólares (69 mil euros). No início tinha apenas um funcionário, e abria das sete da manhã às três do dia seguinte. Dormiu muitas noites na cave, para aproveitar cada hora de sono. Continuou a trocar cheques, a maioria a galegos. Quando alguém lá chegava e só pedia para trocar o cheque, fazia-os esperar e beber algumas cervejas, para dar lucro à casa. Só começou a cobrar comissão depois de receber vários cheques sem cobertura. A comissão não era fixa e variava entre um e três por cento. A atividade, lucrativa, manteve-se durante anos. Em 2007 os bancos mudaram os seus protocolos. Começaram a recusar trocar cheques endereçados a terceiros, sobretudo quando eram elevados. Foi nessa altura que o italiano Manuel Rodriguez apareceu no bar, perguntando a Abel se ainda estava no negócio. Os dois homens já se conheciam, porque Manuel era dono de outro bar da cidade, o Guitar Bar. Abel partilhou as suas dificuldades e o homem respondeu que tinha uma solução. Podia apresenta-lo a Domenick Puccillo, que tinha um negócio licenciado de troca de cheques, e muito, muito dinheiro. Abel aceitou a ajuda. Assinou um contrato com Puccillo, o mesmo que viria a mostrar à polícia, anos depois, quando lhe inspecionaram o restaurante. O mesmo contrato que lhe disseram que não era válido. Puccillo tinha ligações à máfia, mas Rodriguez pode nunca o ter sabido. Um dirigente da polícia de Newark garante que a máfia teve uma presença forte na cidade durante décadas, mas que a sua influência é hoje reduzida. Existe em áreas como o porto comercial e em negócios como o lixo e máquinas de jogo. Raras vezes a sua presença se traduz em episódios de violência. Além disso, tem uma organização hierarquizada, em que um nível não contacta com o outro. Mesmo assim, terá Abel imaginado como é que os sócios tinham acesso a quantias tão elevadas? Terá perguntado pela origem do dinheiro que transacionava? Com Puccillo na retaguarda, o negócio do português cresceu. Abel montou um escritório nas traseiras e destacou alguns funcionários para lidar com estes clientes. Às suas mãos começaram a chegar cheques de 100 mil dólares. Segundo a acusação, o empresário trocava estes valores sem pedir identificação ou manter registo da transação, permitindo aos clientes escapar ao escrutínio do Estado. Empresas de construção brasileiras e portuguesas recorriam ao serviço, assim como negócios que recolhiam cheques menores e depois os trocavam em conjunto no Portucale. A operação tornou-se um negócio de milhões.» // Foi no bar que Abel conheceu Diene Amorim, uma brasileira com quem tem dois filhos. Hoje o casal vive em Bridgewater, numa casa de 315 metros quadrados que comprou há nove anos por seiscentos e cinquenta e cinco mil dólares (cerca de 517 mil euros), mas durante anos viveu em um apartamento modesto por cima do restaurante. Os dois vestem-se bem, embora discretos. Abel conduz um Audi A4 com oito anos e Diene uma carrinha Volvo. Os filhos frequentam uma escola pública e vão todos os fins-de-semana à catequese na igreja portuguesa de Nossa Senhora de Fátima. Os vizinhos dizem que o casal é boa gente. Todas as manhãs Abel estaciona no parque do Portucale, que transformou em restaurante em 2011. As obras terão custado centenas de milhares de dólares, mas o português comentou com conhecidos que apenas o tinha feito para cumprir um desejo da mulher. Antigos funcionários dizem que é o melhor patrão que tiveram, que paga sempre a horas e ajuda quando têm muito movimento. Prefere estar no escritório, mas vem para a sala quando joga o Benfica, de que é adepto ferrenho e pelo qual chegou a ir a Portugal para acompanhar jogos importantes. Terá este homem, que ninguém critica, sabido que estava a movimentar dinheiro da máfia através de esquemas ilegais do jogo, agiotagem e tráfico de droga? Terá descoberto a origem do dinheiro e sido proibido de abandonar o negócio? Ou sabia de tudo, e preferiu continuar a lucrar? Um ano depois de assinar contrato com Puccillo a sua companheira comprou um serviço de troca de cheques na zona norte da cidade. Abel nunca contratou esta empresa, continuando a preferir os serviços do italiano. Num dia fraco movimentava entre vinte a cinquenta mil dólares. Nos dias bons, chegava a quatrocentos mil. O dinheiro ficava pouco tempo no restaurante. Assim que chegava, o português agarrava no telefone e em minutos chegavam homens de Mercedes que saíam de envelopes na mão. No bairro circulava todo o tipo de rumores. Nunca se falou em máfia, mas muitos comentavam que algo ilícito se passava entre aquelas paredes. Especulava-se que Diene tinha comprado o negócio em North Newark para encobrir irregularidades, mas a brasileira nunca foi acusada. Durante anos, todos os boatos se desvaneceram, nunca se concretizando em uma queixa às autoridades. Entretanto o negócio continuava a crescer. // Malas de dinheiro e assédio sexual. – O dinheiro era entregue a Abel todos os dias, por funcionários de Puccillo. Alguns clientes recordam o momento da entrega, quando um carro de cor escura estacionava junto à porta, os funcionários pediam aos clientes que ninguém saísse, um homem entrava com uma mala, dirigia-se ao escritório na cave e saía. Tudo acontecia em segundos. A operação aconteceu centenas de vezes, durante anos, sem qualquer falha. Até à manhã de 19/5/2011. Nessa data, um ex-polícia saiu do carro e dirigiu-se para o Portucale segurando uma mala. No caminho, alguém disparou. O homem estava armado e respondeu. Foi atingido de novo e caiu de joelhos. Nesse momento, um segundo assaltante disparou, atingindo-o no queixo. O homem acabou no passeio junto à entrada de uma loja de bebidas. Um dos assaltantes fugiu, o outro agarrou na mala, entrou em um carro e conduziu umas dezenas de metros. Devido aos ferimentos, chocou contra um semáforo. Quando a polícia chegou estava a perder a consciência e a mala continuava no carro. No interior, a polícia descobriu quatrocentos mil dólares. Em minutos, o local estava cheio de agentes. No mesmo dia Abel começou a ser investigado. Polícias à paisana visitaram o restaurante. O português foi seguido e, as suas comunicações, podem ter estado sob escuta. Convencido de que estava protegido pelo contrato que tinha assinado com Puccillo, continuou a trocar cheques durante mais de um ano e meio. Só em Dezembro de 2012, quando a polícia o interrogou, é que contratou um advogado, o reputadíssimo especialista em crimes económicos, Michael Critchley, e fechou atividade. Tinham-se passado 25 anos desde que tinha trocado o primeiro cheque. Segundo a acusação, em três anos e meio, Abel ajudou a lavar quatrocentos milhões de dólares (perto de 315 milhões de euros), e - cobrado - comissões de nove milhões... Dos três por cento que cobrava, guardava um por cento. O resto do dinheiro pertencia a Puccillo, que ficaria com uma parte e dava outra a Rodriguez, Tuzzo e Alberti. Pelos crimes de que é acusado, Abel arrisca uma pena de vinte anos. // Pesadelos e registos em Elm Street. // Nos últimos anos investiu com sucesso no imobiliário. Na semana passada, as autoridades congelaram as suas contas bancárias, o edifício do restaurante, dois prédios na mesma rua e a casa da família. Mas o empresário terá, pelo menos, outro prédio, e dois parques de estacionamento em Elm Street, um segundo bar em Newark e um restaurante na Flórida, que poderão estar no nome de outras pessoas e empresas. Em 2013, por saber que estava a ser investigado, mudou algumas propriedades de nome. De acordo com os registos fiscais do condado de Essex, consultados pela VISÃO, o prédio no número 127 da Elm Street, por exemplo, passou a 21 de junho para o nome de uma empresa com o nome Union Street Realty, pelo preço de quatrocentos mil dólares (um valor 80 mil dólares abaixo do que Rodriguez tinha pago em 2004). A Union Street Realty tem sede no número 129, a morada do restaurante Portucale. No mesmo dia, Rodriguez vendeu a esta empresa o prédio do número 125 por quinhentos mil dólares (menos 50 mil euros do que o valor pago em 2004). Quando Abel foi detido o juiz definiu uma caução de quatrocentos mil dólares. No dia seguinte, a companheira entregou quarenta mil dólares e uma garantia de trezentos e sessenta mil para o libertar. Esteve preso menos de quarenta e oito horas. Em liberdade, garante que apenas trocou cheques e nunca se envolveu com a máfia. Na quinta de manhã, 23, estava de volta ao Portucale, que não chegou a fechar, anunciando sempre em cartazes a festa que, esta sexta-feira, 31, vai encher o espaço para celebrar o Dia das Bruxas. Abel continou a viajar depois de saber que estava a ser investigado. Este verão passou seis semanas em Portugal com a mulher e os filhos. Além de Melgaço e da mãe, visitou amigos de norte a sul. Foi a quarta viagem desde 2012 e também esteve no Brasil. Podia ter fugido a qualquer momento. Qualquer especialista o teria aconselhado a pedir cidadania norte-americana, para evitar a deportação caso seja condenado, mas o emigrante também decidiu não fazer. Abel quer enfrentar a justiça. Está convencido de que o seu sonho americano não terminou. // Da Visão online em 11/11/2014. // Blogue “Melgaço, do Monte à Ribeira”, publicado por Ilídio de Sousa a 17/8/2019 e 24/8/2019.

 

RODRIGUES, Abel Augusto. Filho de ---------- Rodrigues e de ------------------------------. Nasceu por volta de 1914. // Faleceu em Real a --/--/1917, com apenas três anos de idade (Correio de Melgaço n.º 233, de 21/1/1917). 

 

RODRIGUES, Abílio. Filho de Manuel Luís Rodrigues e de Maria Rosa Esteves, jornaleiros, ele de Cubalhão e ela de São Paio. N.p. de Manuel José Rodrigues e de Florinda Alves; n.m. de José António Esteves e de Maria Teresa Soares. Nasceu em Cavaleiro Alvo, São Paio, a 6/4/1901, e foi batizado pelo padre AE no dia seguinte. Padrinhos: o seu avô materno e Teresa Lopes, solteira, lavradores. // Casou na CRCM a 15/10/1923 com Maria Rosa Soares. // Faleceu na sua terra a 4/12/1976.  

    

RODRIGUES, Albertina Rosa. Filha de Guilherme Rodrigues e de Maria Cerdeira, ele natural de Rouças e ela natural de São Paio, lavradores. N.p. de Maria Rosa Rodrigues; n.m. de Matias Cerdeira e de Maria Alves. Nasceu no Paço, São Paio, a 10/1/1894, e foi batizada pelo padre AE nesse dia. Padrinhos: José Cerdeira, viúvo, lavrador, de Gondorela, Troviscoso, Monção, e Joaquina Rosa Dias, solteira, serviçal, da Rasa, São Paio.      

 

RODRIGUES, Alberto. Filho de António Joaquim Rodrigues e de Marcelina Rosa Pires, naturais de Rouças, moradores no lugar do Paço, São Paio. N.p. de Manuel José Rodrigues e de Antónia Caetana Alves, da Igreja, Rouças; n.m. de António Joaquim Pires e de Maria Teresa Gomes, do Telheiro, Rouças. Nasceu em São Paio a 8/6/1865 e foi batizado a 11 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e Lina Rosa Rodrigues, solteira, do lugar da Veiga, São Paio, todos lavradores.     

 

RODRIGUES, Albina (ou Elvira). Filha de António José Rodrigues e de Maria Angélica Afonso, moradores no lugar de Soutulho. Neta paterna de Luís António Rodrigues e de Rosa Maria Dias, do dito lugar; neta materna de Manuel Joaquim Afonso e de Maria Luísa Moura (?), dos Lourenços, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 1/8/1866 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: padre José Joaquim Rodrigues, de Soutulho, e a avó materna da criança.

 

RODRIGUES, Albina Joaquina. Filha de António José Rodrigues e de Maria Josefa Pires, moradores no Barral. N.p. de Manuel José Rodrigues e de Ana Maria Rodrigues, de Longos Vales, Monção; n.m. de Florêncio Pires e de Maria Angélica Alves. Nasceu em São Paio a 30/3/1836 e foi batizada a 4/4/1836. Padrinhos: Manuel Lourenço e Luísa Maria, da freguesia de São Martinho. 

 

RODRIGUES, Albina Rosa. // De Cavaleiro Alvo. // No dia 27/2/1853, solteira, deixava este «mundo de lágrimas», com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja a 28, com ofício de corpo presente de cinco padres.

 

RODRIGUES, Albina Rosa. Filha de Francisco Rodrigues e de Isabel Soares, de Cavaleiro Alvo. Neta paterna de António Rodrigues e de Antónia Maria Alves; neta materna de Manuel Soares e de Maria Luísa Pereira (?). Nasceu em São Paio a 22/8/1837 e foi batizada a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Rodrigues e Maria Rita --------------, de Cubalhão. 

 

RODRIGUES, Albina Rosa. Filha de Vitorino José Rodrigues, de São Paio, e de Ana Joaquina da Ribeira, de Chaviães, lavradores. Neta paterna de Bento Manuel Rodrigues e de Carolina Rosa de Carvalho; neta materna de Francisco José da Ribeira e de Maria Alves. Nasceu na Granja, São Paio, a 1/2/1900, e foi batizada pelo padre António Esteves a 3 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim de Freitas, da Vila de Melgaço, e Maria (talvez Albina) Rosa da Ribeira, de Chaviães, solteiros, lavradores.

 

RODRIGUES, Alfredo José. Filho de Ana Rosa Rodrigues, solteira, camponesa. Neto materno de José Luís Rodrigues e de Maria Caetana Gonçalves. Nasceu no lugar da Rasa, São Paio, a 1/10/1890, e foi batizado pelo padre MJV a 4 desse mês e ano. Madrinha: Teresa Caetana Cerdeira, viúva, do lugar do Ameal, todos lavradores. // Morreu a 13/10/1892.  

 

RODRIGUES, Amadeu. Filho de Germano Augusto Rodrigues (Mouco) e de Joaquina Rosa Gonçalves. Nasceu em São Paio a --/--/1929 (NM 28, de 1/9/1929).

  

RODRIGUES, Amadeu Augusto. Filho de Fortunato Rodrigues e de Emília Domingues. Nasceu na freguesia de São Paio a --/--/1912 (Correio de Melgaço n.º 16, de 22/9/1912).

 

RODRIGUES, Amadeu Augusto. Filho de Maria Amélia Rodrigues. Nasceu a 10 de Julho de 1923. // Emigrou para o Brasil.

             

RODRIGUES, Ana. // Fez testamento em 1788; morava no lugar de Barata.

 

RODRIGUES, Ana. // Do lugar do Barral. // Casou com Manuel Luís. // Faleceu a 19/12/1811.

 

RODRIGUES, Ana Luísa. Filha de António Rodrigues e de Ana Maria Dias. N.p. de Domingos Rodrigues e de Maria Esteves; n.m. de Manuel Valadares e de Isabel Dias, todos do Barral. Nasceu em São Paio a 4/5/1801 e foi batizada a 7 desse mês e ano. Padrinhos: João António Afonso, de Prado, e Ana Felícia, da freguesia de Estremadouro do Douro.

 

RODRIGUES, Ana Maria. Filha de Joaquim Rodrigues e de Ana Maria Lourenço. N.p. de Manuel Rodrigues e de Maria Alves; n.m. de José Lourenço e de Madalena Mendes, todos de Sante. Nasceu em São Paio a 11/4/1805 e foi batizada a 14 desse mês. Padrinho: José Maria Rodrigues Torres, de Sante.

 

RODRIGUES, Ana Maria. Filha de José Luís Rodrigues e de Joaquina Rosa da Silva, rurais, moradores no lugar dos Lourenços. Neto paterno de Miguel Caetano Rodrigues e de Ana Maria Domingues, do lugar do Regueiro; neto materno de António José da Silva e de Rosa de Freitas (?). Nasceu em São Paio a 11 (?) de Dezembro de 1825 e foi batizada a 15 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós paternos. // Camponesa. // Faleceu a 25/8/1896, no lugar dos Lourenços, com todos os sacramentos, no estado de solteira, com testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja.

 

RODRIGUES, Ana Maria. Filha de António José (ou António Joaquim) Rodrigues, natural de São Paio, e de Maria Joaquina de Sousa Lobato, natural de Paderne, jornaleiros, moradores no lugar de Verdelha. Neta paterna de Ludovina Rodrigues, solteira; neta materna de Manuel José de Sousa Lobato e de Marcelina Rosa Rodrigues. Nasceu em São Paio a 24/2/1909 e foi batizada a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Carvalho e Ana Joaquina Gonçalves, casados, lavradores. // No dia 24/11/1931 deu à luz, no lugar de Crastos, Paderne, onde morava, uma menina, à qual atribuiu o nome de Maria Leonor, cujo pai não se sabe quem seja. Essa criança morreu a 13/12/1931. // Ela faleceu na freguesia de Paderne a 20/1/1980.

 

RODRIGUES, Ana Rosa. Filha de Domingos José Rodrigues e de Antónia Maria Alves, de Soutulho. N.p. de Manuel Rodrigues e de Maria Rosa de Carvalho, de Covelo, Paderne; n.m. de José Alves e de Joana Rosa Alves. Nasceu em São Paio a 11/4/1832 e foi batizada pelo padre MJGC dois dias depois. Padrinhos: Manuel António Alves e Maria Joaquina Rodrigues, de Covelo. // Faleceu a 24/4/1832 e foi sepultada na igreja no dia seguinte.

 

RODRIGUES, Ana Rosa. Filha de José Luís Rodrigues e de Maria Caetana Gonçalves, moradores no lugar da Raza. N.p. de Domingos Rodrigues e de Maria Caetana Fernandes, do dito lugar; n.m. de António Luís Gonçalves e de Helena de Abreu, da Ponte. Nasceu em São Paio a 6/5/1858 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: João Rodrigues e mulher, Maria Rosa Domingues, da Raza. // Mãe solteira de José Bernardino. 

 

RODRIGUES, Ana Rosa. Filha de Bento Manuel Rodrigues e de Carolina Rosa de Carvalho, moradores no lugar da Granja de Cima. N.p. de José Luís Rodrigues e de Joaquina Rosa Silva, de Lourenços; n.m. de Manuel António Carvalho e de Joaquina Rosa da Rosa, da Costa. Nasceu em São Paio a 22/8/1859 e foi batizada a 24 desse mês e ano. Padrinhos: os avós paternos. // Casou a 7/2/1880 com Manuel José, seu parente em 3.º e 4.º grau, de 30 anos de idade, solteiro, lavrador, nascido em Rouças, filho de Manuel José Meixeiro e de Clara Rosa Domingues, lavradores, da dita freguesia. Testemunhas: José Vicente Monteiro, casado, lavrador, da Granja de Cima, e António José Gonçalves, casado, jornaleiro, morador em Sante. 

 

RODRIGUES, Ana Rosa. Filha de Manuel Joaquim Rodrigues e de Joaquina Rosa Rodrigues. N.p. de Constantino da Assumpção Rodrigues e de Matildes da Graça Domingues; n.m. de Henrique José Domingues e de Maria Rosa Trancoso. Nasceu em Cavencas, São Paio, a 15/11/1894, e foi batizada pelo padre AE a 25 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô paterno e Maria Joaquina Domingues, casados, de Carvalha Furada, São Paio, todos lavradores. // Casou na CRCM a 30/3/1914 com José Bento, de dezoito anos, sampaiense, filho de Constantino da Ascensão Quintela e de Maria José de Freitas. // Ambos se finaram em São Paio: ele a 21/4/1959 e ela a 15/9/1981. 

 

RODRIGUES, Ana Teresa. Filha de Manuel José Rodrigues e de Antónia Luísa Vaz, lavradores, residentes no lugar da Barreira. N.p. de Domingos José Rodrigues e de Maria Domingues, do lugar do Nogueiral; n.m. de António José Vaz e de Maria Rosa Gomes, do lugar da Barreira. Nasceu em São Paio a 26/5/1844 e foi batizada a 30 desse mês e ano. Padrinhos: padre Manuel José Meleiro, da Raza, e Maria Joaquina, de Cavencas. // Lavradeira. // Faleceu no lugar da Devesa, São Paio, onde morava, a 20/3/1888, sem sacramentos, de repente, solteira, e foi sepultada na igreja. // Não fizera testamento.   

 

RODRIGUES, Angelina Rosa. Filha de José Luís Rodrigues e de Maria Caetana Gonçalves, da Raza. N.p. de Domingos Rodrigues e de Maria Caetana Fernandes, do mesmo lugar; n.m. de António Luís Gonçalves e de Helena de Abreu, da Ponte. Nasceu em São Paio a 21/9/1863 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel António Domingues e Rosa Emília, solteiros, da Granja de Cima, todos lavradores. // Casou a 1/5/1886 com Manuel António, de 32 anos, solteiro, lavrador, de Cavencas, filho de Luís Joaquim Domingues e de Josefa Luísa Alves. // Faleceu na sua freguesia natal a 30/11/1956. 

 

RODRIGUES, Antónia Luísa. Filha de Miguel Rodrigues e de Ana Maria (ou Maria Antónia) dos Santos. Neta paterna de Manuel Rodrigues e de Domingas Domingues, todos do lugar do Regueiro; neta materna de Domingos dos Santos e de Mariana (?) Domingues, de Bilhões, Rouças. Nasceu em São Paio a 9/3/1807 e foi batizada a 11 desse mês pelo padre João Esteves, do lugar do Pinheiro, Paderne. Padrinhos: Manuel Joaquim Pinheiro e Antónia Pinheiro, da Raza. // Casou com Manuel José Vaz, filho de António José Vaz e de Florinda Cardoso, do lugar de Bilhões, Rouças, de quem ficou viúva. // Lavradeira. // Faleceu no Regueiro, a 14/2/1878, com todos os sacramentos. // Foi sepultada na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou filhos.  

 

RODRIGUES, António. Filho de Domingos Rodrigues e de Ana Domingues. N.p. de Manuel Rodrigues e de Ana Alves; n.m. de Manuel António Domingues e de Ana Ferreira, todos de Sante. Nasceu em São Paio a 7/5/1819 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: padre Francisco da Lapa Machado de Araújo e Maria Rosa Rodrigues, solteira, do dito lugar.  

 

RODRIGUES, António. Filho de Luís Manuel Rodrigues e de Ana Joaquina da Cunha, de Paderne, moradores no lugar Barral. N.p. de António Joaquim Rodrigues e de Ana Maria (?) Lourenço, de Sainde, Paderne; n.m. de ------- Manuel da Cunha e de Inês Monteiro, do Barral, Paderne. Nasceu em São Paio a 17/2/1867 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Madrinha: Maria José Domingues, casada, moradora nas Quingostas, todos lavradores.   

 

RODRIGUES, António. Filho de -------- Rodrigues e de -----------------------------. Nasceu na Carpinteira, São Paio, a --/--/19--. // Na década de quarenta emigrou para Manaus, Brasil. // Casou com Mirna. // Pai do Dr. António, economista, casado com Priscila, finalista do Curso de Direito em 2000. // Neste ano estiveram os quatro na Estância Termal do Peso, onde passaram um mês. // É dono da “Foto Nascimento”. // (A Voz de Melgaço n.º 1144).

 

RODRIGUES, António. Filho de -------- Rodrigues e de -----------------------------. Nasceu a --/--/1---. // Casou a --/--/1933 com Belmira (NM 194, de 14/5/1933).

 

RODRIGUES, António. Filho de Germano Augusto Rodrigues (Mouco) e de Joaquina Rosa Gonçalves. Nasceu em -----------, a --/--/19--.

 

RODRIGUES, António Alberto. Filho de Elvira dos Anjos Rodrigues, solteira, jornaleira, sampaiense, moradora no lugar de Soutulho. Neto materno de António José Rodrigues e de Maria Angélica Afonso. Nasceu em São Paio a 14 de Janeiro de 1910 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinhos: António Alberto Dias e Filomena Rosa Rodrigues, solteiros, serviçais.

 

RODRIGUES, António do Alívio. Filho de José Rei Rodrigues, natural da freguesia de Alveios, bispado de Tui, e de Alexandrina Rosa Alves de Figueiredo, natural de São Paio de Melgaço, onde moravam, no lugar da Costa. Neto paterno de Severo Rei e de Carma Rodrigues; neto materno de Caetano José Alves de Figueiredo e de Ana Ermelinda Rodrigues. Nasceu em São Paio a 21/3/1903 e foi batizado na igreja a 28 desse mês e ano. Padrinhos: António Rei Rodrigues, casado, e Maria José Alves de Figueiredo, solteira, camponeses. // Casou a 3/12/1927 com a sua conterrânea Áurea da Purificação Cortes, de dezoito anos de idade, filha de Albano Joaquim Cortes e de Laurinda de Sousa Araújo. // Morreu na sua freguesia natal a 19/7/1980. // Com geração (ver no apelido Reis).

 

RODRIGUES, António Augusto. // Nasceu por volta de 1949. // Morreu em São Paio a --/--/2022, com 73 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/2/2022).

 

RODRIGUES, António Caetano. Filho de Lourenço Rodrigues e de Maria dos Remédios Gonçalves. Nasceu a --/--/189-. // Aquando da entrada no serviço militar não compareceu, pelo que foi considerado refractário (Correio de Melgaço n.º 53, de 9/6/1913). 

 

RODRIGUES, António Eduardo. Filho de António Joaquim Rodrigues e de Marcelina Pires, lavradores, sampaienses. // Casou com Adelaide Emília, de Rouças, filha de José Caetano de Oliveira e de Maria José Alves, lavradores, roucenses. // Na igreja de Rouças, a 20/9/1891, batizaram o seu filho, Aníbal, que nascera em Rouças nesse mesmo dia. 

 

RODRIGUES, António Joaquim. Filho de Manuel Luís Rodrigues e de Ana Rodrigues, moradores no lugar do Barral. N.p. de Gregória Gonçalves, da Portela de Paderne; n.m. de Manuel Rodrigues e de Maria Rodrigues, do Barral. Nasceu em São Paio a 16/1/1801 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: Manuel Domingues e sua mulher Maria Rosa, do Barral. 

 

RODRIGUES, António Joaquim. Filho de António Joaquim Rodrigues e de Ana Maria Lourenço, lavradores. N.p. de Manuel Rodrigues e de Maria Alves; n.m. de José Lourenço e de Madalena Mendes, todos de Sante. Nasceu em São Paio a 27/9/1806 e foi batizado no dia seguinte. Padrinho: José Maria Rodrigues Torres; e para madrinha invocaram Nossa Senhora das Dores, a qual foi representada por Rosa Maria Lourenço, casada com Manuel Dias, de Soutulho. // Faleceu no dito lugar, a 16/7/1874, com todos os sacramentos, solteiro. Foi sepultado na igreja de São Paio. Fizera testamento.   

 

RODRIGUES, António Joaquim. Filho de Miguel Caetano Rodrigues e de Ana Maria Domingues, lavradores, do Regueiro. N.p. de Manuel Rodrigues e de Domingas Domingues, do dito lugar; n.m. de Domingos Domingues dos Santos e de Mariana Domingues, de Bilhões, Rouças. Nasceu em São Paio a 6/10/1809 e foi batizado na igreja no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Rodrigues e sua irmã Maria Teresa, tios da criança. // Lavrador. // Casou com Maria Teresa, filha de Manuel José Durães e de Domingas Josefa Alves, de quem ficou viúvo. // Faleceu na Raza, a 7/3/1876, com todos os sacramentos. Foi sepultado na igreja. Não fizera testamento. Deixou filhos.         

 

RODRIGUES, António Joaquim. Filho de Domingos Rodrigues e de Maria Rosa Gonçalves, moradores no lugar da Raza. N.p. de Domingos Rodrigues e de Isabel Fernandes, do dito lugar; n.m. de Manuel Gonçalves e de Maria Alves, de Lobiô, Rouças. Nasceu em São Paio a 26/7/1810 e foi batizado 29 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Pinheiro e sua irmã Antónia. 

 

RODRIGUES, António Joaquim. Filho de João Luís Rodrigues e de Maria Joaquina Carvalho, moradores no lugar da Veiga. N.p. de Manuel Bento Rodrigues e de Maria Alves, de Virtelo, Cousso; n.m. de Manuel Carvalho e de Isabel Codesseira, da Veiga. Nasceu em São Paio a 17/2/1822 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: António Carvalho e sua mulher Teresa Codesseira.

 

RODRIGUES, António Joaquim. Filho de Manuel José Rodrigues e de Antónia Caetana (ou Antónia Maria) Alves. Nasceu no lugar do Pombal, freguesia de São Paio, por volta de 1832. // Lavrador. // Casou com Marcelina Rosa Pires (ou Vasques, ou Pitães). // Faleceu no lugar dos Moinhos, Vila de Melgaço, a 28/4/1894, com 62 anos de idade, no estado de casado, e foi sepultado no cemitério municipal. // Com geração.   

 

RODRIGUES, António Joaquim. Filho de António José Rodrigues e de Maria Josefa Pires, moradores no lugar do Pontilhão (!). N.p. de Manuel José Rodrigues e de Ana Maria Rodrigues, de Longos Vales, Monção; n.m. de Florêncio Pires e de Maria Angélica Alves, do Pontilhão. Nasceu em São Paio a 25/3/1838 e a 27 desse mês foi batizado. Madrinha: a sua avó materna. 

 

RODRIGUES, António Joaquim. Filho de Germano Augusto Rodrigues e de Joaquina Rosa Gonçalves. Nasceu em São Paio a --/--/1931 (NM 126, de 5/10/1931).

 

RODRIGUES, António José. Filho de Manuel Rodrigues (Eira Velha) e de Maria Luísa Lourenço, moradores no lugar da Costa. Neto paterno de Manuel Bento Rodrigues e de Maria Alves, de Virtelo, Cousso; neto materno de Agostinho Lourenço e de Rosa Maria Domingues. Nasceu em São Paio a 11/5/1814 e foi batizado a 13 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos. // (É possível que seja o padre).

 

RODRIGUES, António José (Padre). Filho de Manuel José Rodrigues e de Maria Luísa Lourenço, proprietários, sampaienses. Nasceu em São Paio por volta de 1817. // No dia 5/10/1850, na igreja de Cousso, foi padrinho de Francisco, filho de Manuel Luis Gonçalves e de Maria Gonçalves, nascido na véspera. // Morreu no lugar da Costa a 11/3/1900, com todos os sacramentos, com 83 anos de idade, com testamento, e foi sepultado no adro da igreja.  

 

RODRIGUES, António José. Filho de Domingos Rodrigues e de Ana Domingues, lavradores, residentes no lugar de Sante. Nasceu por volta de 1820. // Casou com Joaquina Alves (1821-1891). // Lavrador. // Faleceu em Sante a 11/4/1889, com todos os sacramentos. // Tinha 69 anos de idade. // Foi sepultado na igreja de São Paio. // Não fizera testamento. // Deixou filhos. 

 

RODRIGUES, António José. Filho de António Rodrigues, galego, e de Rosa Domingues [Casal]. Neto paterno de Manuel Rodrigues e de Ana Alves; neto materno de Manuel António Domingues [Casal] e de Ana Ferreira, todos moradores no lugar de Sante. Nasceu em São Paio a 10/4/1829 e foi batizado pelo padre JVC a 12 desse mês e ano. Padrinhos: [Manuel] António Domingues Casal e sua mulher, Ana Ferreira. 

 

RODRIGUES, António José. Filho de Luís António Rodrigues e de Rosa Maria Dias, moradores no lugar de Soutulho. N.p. de Manuel Luís Rodrigues Cousso e de Ana Rodrigues do Val, do Barral; n.m. de Antónia Dias, de Soutulho. Nasceu em São Paio a 12/3/1835 e foi batizado a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António, solteiro, filho de António Freitas, do Lagendo, e Rosa Maria, solteira, filha de Manuel Luís Rodrigues Cousso, do Barral. // Casou com Maria Angelina (ou Maria Angélica), filha de Manuel Joaquim Afonso e de Maria Luísa, lavradores. // Enviuvou a 14/10/1896. // Com geração.

 

RODRIGUES, António José. Filho de Domingos José Rodrigues e de Antónia Maria, moradores no lugar de Soutulho. Neto paterno de Manuel Rodrigues e de Maria Rosa Carvalho, de Covelo, Paderne; neto materno de José Álvares e de Rosa Maria… Nasceu em São Paio a 1/8/1838 e foi batizado a 5 desse mês. Padrinhos: padre Manuel José Gonçalves de Carvalho, da freguesia de São Miguel de Entre Ambos-os-Rios, termo de Ponte da Barca (por procuração a António Manuel Carvalho, solteiro, de Soutulho, a cujo batismo assistiu), e Maria Joaquina Rodrigues, viúva, de Covelo.   

 

RODRIGUES, António José. Filho de Manuel José Rodrigues e de Lina Rosa Domingues, de Real. N.p. de Rosa Maria Rodrigues, solteira, do mesmo lugar; n.m. de Manuel António Domingues e de Rosa Maria de Castro, de Carvalha Furada, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 29/3/1876 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Constantino da Assunção Rodrigues, casado, e Rosa Maria de Castro, ambos de Carvalha Furada. // Faleceu no lugar de Real a 28/12/1877, e foi sepultado na igreja.  

 

RODRIGUES, António José. Filho de Manuel José Rodrigues e de Rosa Maria Vieites, moradores no lugar de Soutulho. N.p. de Domingos José Rodrigues e de Antónia Maria Alves, do dito lugar; n.m. de Luís Manuel Vieites e de Ana Joaquina Vaz, do lugar do Regueiro, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 14/4/1876 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinhos: padre José Joaquim Rodrigues, de Soutulho, e Ana Joaquina Vieites, casada, da Raza. // Faleceu a 30/8/1877 e foi sepultada na igreja. 

 

RODRIGUES, António José. Filho de Manuel José Rodrigues e de Rosa Maria Vieites, moradores em Soutulho. N.p. de Domingos José Rodrigues e de Antónia Maria Alves, do dito lugar; n.m. de Luís Manuel Vieites e de Ana (ou Teresa) Luísa Vaz, do Regueiro, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 18/1/1878 e foi batizado a 20 desse mês e ano. Padrinhos: padre José Joaquim Rodrigues, de Soutulho, e Ana Joaquina Vieites, casada, de Barata. // Nota: deve ser o mesmo senhor que foi nomeado juiz de paz em 1916 por despacho do Diário do Governo (Correio de Melgaço n.º 200, de 21/5/1916).   

 

RODRIGUES, António José. Filho de Ludovina Rosa Rodrigues, solteira, jornaleira. Neto materno de João Manuel Rodrigues e de Ana Maria Rodrigues, artistas. Nasceu em São Paio a 10/9/1882 e foi batizado na igreja a 12 desse mês e ano. Padrinhos: António José Gonçalves, viúvo, lavrador, e Carlota Joaquina Rodrigues, tia materna do bebé, solteira, jornaleira, todos eles moradores no lugar de Baratas. // Era solteiro, lavrador, morava no lugar de Baratas, quando casou na igreja do mosteiro de Paderne a 10/11/1906 com Maria de Jesus de Sousa Lobato, de 25 anos de idade, solteira, natural de Paderne, residente no lugar de Crastos, filha de Manuel António de Sousa Lobato, natural de Remoães, e de Marcelina Rosa Rodrigues, natural de Paderne, lavradores.

 

RODRIGUES, António José. Filho de Ana Rosa Rodrigues, solteira, serviçal. N.m. de José Rodrigues e de Maria Caetana Rodrigues. Nasceu na Raza, São Paio, a 30/6/1896, e foi batizado pelo padre AE a 7 de Julho desse ano. Madrinha: Teresa Caetana Cerdeira, viúva, lavradeira, do Ameal, São Paio. // A 15/7/1907 fez exame do 1.º grau na escola Conde de Ferreira, sita na Vila, obtendo um «bom». // Casou na CRCM a 30/10/1924 com Maria das Dores, de 31 anos de idade, sua conterrânea, filha de Manuel António Fernandes e de Joaquina Rosa Vaz. // Faleceu na sua freguesia a 12/12/1947.

 

RODRIGUES, António José. Filho de Manuel Joaquim Rodrigues e de Ludovina Rosa Rodrigues. Neto paterno de Manuel José Rodrigues e de Antónia Luísa Vaz; neto materno de José Luís Rodrigues e de Maria Caetana Gonçalves. Nasceu no lugar de Barreira, São Paio, a 4/10/1899, e foi batizado pelo padre António Esteves a 6 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Rodrigues e Maria Rosa Rodrigues, solteiros, do dito lugar, lavradores. // Casou a 16/12/1925 com Maria das Dores Vaz, sampaiense. // Divorciaram-se (pessoas e bens) por sentença de 26/4/1946. // Faleceu na sua freguesia a 21/1/1967 (a ex-mulher já morrera, em São Paio, a 5/10/1958).     

 

RODRIGUES, António José. Filho de Manuel Luís Rodrigues, natural de Cubalhão, e de Maria Rosa Esteves, natural de São Paio, jornaleiros, moradores no lugar de Cavaleiro Alvo. Neto paterno de Manuel Rodrigues e de Florinda Alves; neto materno de José António Esteves e de Maria Rosa Soares. Nasceu em São Paio a 20/3/1905 e foi batizado a 23 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e Teresa de Jesus Lopes, solteira, camponesa. // Morreu no lugar de Cavaleiro Alvo a 15/8/1906 e foi sepultado no cemitério.  

 

RODRIGUES, António José. Filho de Maria das Dores Rodrigues. Nasceu em São Paio a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 173, de 7/11/1915).

 

RODRIGUES, António José (Dr.). Filho de Manuel António Rodrigues, natural de Castro Laboreiro, e de Julieta de Nazaré dos Santos Lima, natural de São Paio, agricultores. Neto paterno de António José Rodrigues e de Emília Alves; neto materno de António Alcindo dos Santos Lima e de Maria de Nazaré Barros. Nasceu na freguesia de São Paio (confirmar) a --/--/195-. // Depois da instrução primária e dos estudos secundários, tirou o curso de medicina, especializando-se em ortopedia. // Trabalhou em Viana do Castelo. // Casou com a sua colega médica, Dr.ª Maria Teresa de Castro Ribeiro, natural da Vila de Melgaço. // A sua esposa faleceu ainda nova (ver na Vila).  

               

RODRIGUES, António Luís. // Do lugar do Barral. // Faleceu, no estado de casado, em 1827.

 

RODRIGUES, António Luís. Filho de Bento Manuel Rodrigues e de Rosa Matildes Vaz, moradores na Carreira. N.p. de João Batista Rodrigues e de Rosa Maria Carvalho, de Soutulho; n.m. de Manuel José Vaz e de Teresa Caetana Marques, da Carreira, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 10/6/1864 e foi batizado no dia seguinte. Padrinho: padre António Luís de Araújo, da Quinta da Gaia. // Faleceu em casa dos pais a 8/6/1865 e foi sepultado na igreja. 

 

RODRIGUES, Armanda. Filha de Germano Augusto Rodrigues (Mouco) e de Joaquina Rosa Gonçalves. Nasceu em ----------, a --/--/19--. // Casou a 28/12/1958 com Elísio Esmeraldino Gonçalves.

 

RODRIGUES, Armindo (?) Augusto. Filho de Joaquim Rodrigues, natural de Cubalhão, e de Maria Rosa Marques, natural de São Paio. N.p. de Manuel José Rodrigues e de Maria Dias; n.m. de Manuel José Marques e de Maria Josefa Marques. Nasceu em Cavaleiro Alvo, São Paio, a 24/6/1898, e foi batizado pelo padre AE a 30 desse mês e ano. Padrinhos: António José Marques, do lugar do Regueiro, São Paio, e Rosa Augusta Lopes, dos Bouços, Prado, solteiros, todos lavradores.   

 

RODRIGUES, Arnaldo. // Natural do lugar de Sante, São Paio. // Em 1963 era emigrante em França (ver Notícias de Melgaço n.º 1491, de 12/11/1963).

 

RODRIGUES, Augusta dos Anjos. Filha de Germano Rodrigues (Mouco) e de Joaquina Rosa Gonçalves. Nasceu em ------------, a 12/12/1925. // Casou com António Araújo. // Sem mais notícias.

  

RODRIGUES, Bento Manuel. Filho de João Batista Rodrigues e de Rosa Maria Carvalho, lavradores. // Casou com Rosa Matildes Vaz. // Faleceu na Carreira, onde o casal morava, a 21/8/1864, com todos os sacramentos, de 49 anos de idade, e foi sepultado na igreja. Não fizera testamento. Deixou filhos.   

 

RODRIGUES, Bento Manuel. Filho de José Luís Rodrigues e de Joaquina Rosa da Silva, lavradores, de Lourenços. N.p. de Miguel Rodrigues e de Ana Maria Domingues, do Regueiro; n.m. de António da Silva e de Rosa Lourenço. Nasceu em São Paio a 29/2/1828 e foi batizado pelo padre JVC a 2/3/1828. Padrinhos: Bento Manuel Marques, solteiro, de Cavaleiro Alvo, e por procuração Bento Manuel (Minerva?), da Carpinteira, e Antónia Luísa Rodrigues, solteira, tia paterna do neófito, do Regueiro. Casou com Carolina Rosa Carvalho. // Faleceu no lugar da Granja, a 14/3/1889, com todos os sacramentos. O seu corpo jaz na igreja de São Paio. Não fizera testamento. Deixou filhos.

 

RODRIGUES, Caetano Manuel. Filho de Manuel Rodrigues e de Maria Rosa Gonçalves. N.p. de Domingos Rodrigues e de Isabel Fernandes, todos da Raza; n.m. de Manuel Gonçalves e de Maria Alves, de Lobiô, Rouças. Nasceu em São Paio a 7/1/1805 e foi batizado a 9 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Pinheiro e sua irmã Antónia Pinheiro, solteiros. 

 

RODRIGUES, Capitolina de Jesus. Filha de Elvira dos Anjos Rodrigues, solteira, jornaleira, sampaiense, moradora no lugar de Soutulho. Neta materna de António José Rodrigues e de Maria Angélica Afonso. Nasceu em São Paio a 23 de Abril de 1907 e foi batizada a 26 desse mês e ano. Madrinha: Luísa Rodrigues, casada, serviçal. // Casou na CRCM a 9/5/1927 com Armando Esteves. // O seu marido morreu em São Paio a 4/7/1981. // Ela faleceu na freguesia de Chaviães a 27 de Novembro de 1984.  

 

RODRIGUES, Carlota Joaquina. Filha de João Manuel Rodrigues e de Maria Joaquina Coutinho, moradores no lugar de Baratas, São Paio. Neta paterna de Francisco José Rodrigues e de Maria Gertrudes Cerdeira, da Orada, SMP; neta materna de Francisco José Coutinho e de Maria Teresa Gomes, de Baratas. Nasceu em São Paio a 27/1/1831 e foi batizada pelo padre Ambrósio Custódio de Araújo e Cunha, vigário de Remoães, a 29 desse mês e ano. Padrinhos: padre José Manuel Alves, do lugar da (Malgueira?), São Paio, e com procuração dele assistiu na pia batismal José Codesso e sua filha Matildes Joaquina, solteira, das Quingostas, São Paio «adonde tocaram a criança e fizeram todas as obrigações como se ele (o padrinho) presente fosse…» // Jornaleira. // Faleceu no lugar de Baratas a 19/8/1905, com todos os sacramentos, no estado de solteira, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério.   

 

RODRIGUES, Carlota Joaquina. Filha de João Luís Rodrigues e de Maria Joaquina Carvalho, lavradores, residentes no lugar da Raza. Neta paterna de Manuel Bento Rodrigues e de Maria Alves, de Virtelo, São Tomé de Cousso; neta materna de Manuel José Carvalho e de Isabel Codesseira. Nasceu em São Paio a 6/1/1828 e foi batizada pelo padre MJMC, da Raza, a 10 desse mês e ano. Padrinhos: o padre batizante e Rosa Maria de Carvalho, tia materna da neófita, do lugar de Veiga. // Lavradeira. // Casou a 9/9/1870 com Manuel Esteves, de 61 (?) anos de idade, natural de Paderne, lavrador, residente na Veiga, São Paio, filho de Manuel Esteves e de Ana Mendes, de Covelo, Paderne, já viúvo de ------- Domingues Ribeiro. Testemunhas: Francisco José Rebelo e M.J. da Costa, casados, do Cruzeiro. // Morava na Veiga quando casou de novo, já viúva, a 5/9/1875, com Manuel José, nascido em Rouças, lavrador, de 44 anos de idade, viúvo de Maria Joaquina Esteves, do Pombal, São Paio, onde ele residia, filho de António Fernandes e de Isabel Maria Domingues, lavradores, de Rouças. Testemunhas: padre João António de Castro e António Mendes, solteiro (ambos de Remoães?). // Faleceu a 10/2/1897, no lugar do Pombal, com todos os sacramentos, no estado de viúva de Manuel José Fernandes, com testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja.          

 

RODRIGUES, Carolina Augusta. Filha de José Joaquim Soares Rodrigues e de Maria Joaquina de Caldas, de Barata, São Paio. N.p. de Agostinho Luís Rodrigues Soares e de Maria Teresa Gonçalves, de Paderne; n.m. de Manuel José de Caldas e de Ana Esteves. Nasceu em São Paio a 4/3/1850 e foi batizada a 8 desse mês. Padrinhos: Manuel Inácio Gomes Pinheiro e Engrácia de Caldas, ambos do Barral.

 

RODRIGUES, Ciríaco. Filho de João Batista Rodrigues e de Rosa Maria Carvalho, de Soutulho. N.p. de João Rodrigues e de Maria Soares, de Cortinhas, Prado; n.m. de Manuel Carvalho e de Maria Vitória Sanches, de Soutulho, todos lavradores. // Faleceu a 25/10/1860, com cerca de 22 anos de idade (!). Foi sepultado na igreja de São Paio no dia seguinte, com ofício de corpo presente. Recebera os sacramentos da penitência e da extrema-unção, e não o da eucaristia por perigo de vómito. Por não ter quaisquer bens, não deixou testamento. (Aquando da sua morte, a sua mãe já estava viúva).     

 

RODRIGUES, Clemência Caetana. Filha de Francisco António Rodrigues e de Maria Joaquina Esteves, moradores no lugar do Paço. N.p. de Manuel António Rodrigues e de Maria Rosa Gonçalves, da Raza; n.m. de Joaquim Esteves e de Vitória Pulquéria Fernandes, do Paço. Nasceu em São Paio a 20/12/1840 e foi batizada a 22 desse mês e ano. Padrinho: José Caetano Quintela, solteiro, do Paço. // Casou a 12/7/1869 com José Joaquim Alves, de 50 anos de idade, viúvo de Maria Joaquina Fernandes, filho de Luís António Alves e de Mariana Domingues, do lugar do Paço. // Faleceu a 8/11/1908, no lugar das Cabencas, com todos os sacramentos, no estado de viúva, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério paroquial.  

 

RODRIGUES, Clemente António. Filho de António Rodrigues e de Joana Gonçalves, moradores no lugar de Sante. Neto paterno de Diogo Rodrigues e de Maria Rosa Codesso, do dito lugar; neto materno de Manuel Gonçalves e de Maria Gonçalves, do lugar do Barral, Paderne. Nasceu em São Paio a 10/2/1813 e foi batizado a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Mendes e sua companheira Ana Maria Lourenço, do lugar de Verdelha.

 

RODRIGUES, Clementina da Conceição. Filha de António Joaquim Rodrigues e de Marcelina Rosa Pires, de Rouças, moradores no lugar do Pombal, São Paio. Neta paterna de Manuel José Rodrigues e de Antónia Joaquina Alves, do lugar da Igreja, Rouças; neta materna de António Joaquim Pires e de Maria Teresa Gomes, do lugar do Telheiro, Rouças. Nasceu em São Paio a 26/7/1871 e foi batizada a 29 do dito mês e ano. Padrinhos: Manuel José Fernandes e sua irmã, Maria Francisca Fernandes, solteiros, do lugar dos Carvalhos, Rouças. // Serviçal. // Faleceu a 4/4/1903, no lugar do Pombal, com todos os sacramentos, no estado de solteira, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério paroquial.  

 

RODRIGUES, Clementina de Jesus. Filha de António Joaquim Rodrigues e de Marcelina Rosa Pires, de Rouças, moradores no lugar do Pombal, São Paio. N.p. de Manuel José Rodrigues e de Antónia Joaquina Alves, de Rouças; n.m. de António Joaquim Pires e de Maria Teresa Gomes, do Telheiro, Rouças. Nasceu em São Paio a 20/9/1867 e foi batizada a 24 do dito mês e ano. Padrinhos: Manuel José Fernandes e sua irmã, Maria Francisca Fernandes, solteiros, dos Carvalhos, Rouças, todos lavradores. // Faleceu em casa dos pais, a 7/11/1869, e foi sepultada na igreja de São Paio.

 

RODRIGUES, Conceição das Dores. Filha de Ludovina Rosa Rodrigues, solteira, jornaleira, natural de São Paio, moradora no lugar de Baratas. Neta materna de João Manuel Rodrigues e de Ana Maria Rodrigues. Nasceu em São Paio a 4/4/1903 e foi batizada na igreja a 8 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Esteves e Miquelina Rodrigues, solteiros, serviçais. // Casou na CRCM a 26/5/1924 com Ricordino Carlos Lourenço, filho de Teresa de Jesus Lourenço (Fernandes?). // Morreu em Cristóval a 1/9/1995, com 92 anos de idade. // O casal teve os seguintes filhos: Augusta da Ascenção; Clara; Marçal; e Maria Luísa (esta nascida em Madrid a 12/7/1934).

 

RODRIGUES, Constantino da Assunção. Filho de Maria Joaquina Rodrigues, solteira, serviçal, sampaiense. Nasceu em São Paio por volta de 1838. // Lavrador. // Morreu a 27/2/1903, no lugar de Carvalha Furada, com todos os sacramentos, com 65 anos de idade, no estado de casado com Matildes da Graça Domingues, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no cemitério.

 

RODRIGUES, Deolinda Rosa. Filha de Almerinda Rodrigues. Nasceu em São Paio a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 75, de 31/8/1930). // Faleceu no lugar da Granja, São Paio, a --/--/2019, com 89 anos de idade (VM 1432, de 1/10/2019). 

 

RODRIGUES, Diogo. // Do lugar de Barata. // Faleceu a 16/11/1820.

 

RODRIGUES, Diogo Manuel. Filho de Teresa Rodrigues, solteira, de Crespos, bispado de Ourense, Galiza. Neto materno de António Rodrigues e de Maria Luísa de ---------, da dita freguesia galega. Nasceu em São Paio a 5/5/1810 e foi batizado no dia a seguir. Madrinha: Rosa Fernandes, da Costa. 

 

RODRIGUES, Domingos. // Casou com Maria Lourenço, de Cavaleiro Alvo. // Faleceu a 9/3/1806 e foi sepultado na igreja com ofício de corpo presente.

 

RODRIGUES, Domingos. // Do lugar do Nogueiral. // Faleceu, no estado de casado, a 6/1/1827.

 

RODRIGUES, Domingos. // Do lugar da Raza, São Paio. // Viúvo. // Faleceu repentinamente, no dia 7 para 8/7/1836, sem sacramentos, por não dar tempo; foi sepultado na igreja paroquial, com ofício de corpo presente, e com assistência de dez padres, no dia 9.

 

RODRIGUES, Domingos. Filho de Manuel Rodrigues e de Maria Carvalho, lavradores, residentes que foram em Covelo, Paderne. Nasceu na década de 90 do século XVIII. // Casou com Antónia Maria Alves. Lavrador. // Morreu em Soutulho a 4/1/1880, com todos os sacramentos. Tinha 82 anos de idade. Foi sepultado na igreja de São Paio. Não fizera testamento. Deixou filhos. 

 

RODRIGUES, Domingos António. Filho de Benito Rodrigues e de Maria Francisca Alves. N.p. de Marcos Rodrigues e de Maria Antónia da Ribeira; n.m. de Jacob Alves e de Maria da Ribeira, todos do lugar de Bijiam, freguesia de São Salvador de Maceira, jurisdição de Cobelo, bispado de Tui. Nasceu em São Paio a 31/7/1813 e foi batizado a 1/8/1813 pelo padre Francisco da Lapa. Madrinha: Maria da Ribeira, de Varzielas. 

 

RODRIGUES, Eduardo António. Filho de António Joaquim Rodrigues e de Marcelina Rosa Pires, lavradores, do lugar do Paço, São Paio. N.p. de Manuel José Rodrigues e de Antónia Caetana Alves; n.m. de António Joaquim Pires e de Maria Caetana Gomes. Nasceu em São Paio a 8/6/1863 e foi batizado pelo padre José Joaquim Domingues Ribeiro a 10 desse mês e ano. Padrinhos: o avô materno e Lina Caetana Rodrigues, solteira, do lugar da Veiga, São Paio. (Este assento foi feito pelo padre JAF a 8/3/1886). // Casou na igreja de Rouças a 6/5/1886 com a roucense Adelaide Emília de Oliveira, de 20 anos de idade, solteira, camponesa, filha de José Caetano de Oliveira e de Maria José Alves. Testemunhas presentes: frei António Joaquim de Neiva, do lugar de Crasto, António Caetano de Castro, solteiro, lavrador, do lugar da Igreja, e António Fernandes, casado, lavrador, de Surribas, todos roucenses. // Com geração.  

 

RODRIGUES, Eduardo António. Filho de Clementina de Jesus Rodrigues, solteira, jornaleira. Neto materno de Marcelina Rosa Rodrigues. Nasceu no lugar do Pombal, São Paio, a 23/2/1900, e foi batizado pelo padre AE a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Eduardo António Rodrigues, casado, lavrador, do lugar da Costinha, Rouças, e a avó materna, serviçal, do dito lugar do Pombal. 

 

RODRIGUES, Elísio. Filho de António Rodrigues e de Maria do Carmo Gonçalves. Nasceu em São Paio a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 47, de 27/4/1913).

 

RODRIGUES, Elvira. // Nasceu por volta de 1860. // Faleceu no lugar de Soutulho, São Paio, a --/--/1930, com 70 anos de idade (NM 65, de 15/6/1930).

 

RODRIGUES, Ermelinda. Filha de Vitorino José Rodrigues, natural de São Paio, e de Ana Joaquina da Ribeira, natural de Chaviães, serviçais, moradores no lugar da Granja. N.p. de Bento Rodrigues e de Carolina Rosa Carvalho; n.m. de José Francisco da Ribeira e de Maria Alves. Nasceu na Granja, São Paio, a 8/8/1897, e foi batizada pelo padre AE a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Marques e Maria Josefa Marques, casados, lavradores, de Cavaleiro Alvo, São Paio. // Faleceu na sua terra a 23/3/1981. 

 

RODRIGUES, Esperança da Pureza. Filha de Rosa Teresa Rodrigues, solteira, camponesa, sampaiense, moradora no lugar da Granja. Neta materna de Bento Manuel Rodrigues e de Carolina Rosa de Carvalho. Nasceu em São Paio a 7 de Outubro de 1907 e no dia seguinte foi batizada na igreja. Padrinhos: Carlos Adolfo Alves de Figueiredo e Joaquina Rosa Soares, casados, lavradores. // Casou na igreja de São Paio a 6/5/1944 com Horácio Augusto Gomes. // O seu marido morreu na freguesia de Paranhos, Porto, a 9/9/1973. // Ela faleceu na sua freguesia de nascimento a 27/12/1978.     

 

RODRIGUES, Felismena (ou Felismina) Rosa. Filha de Manuel Joaquim Rodrigues e de Ludovina Rosa Rodrigues. Neta paterna de Manuel José Rodrigues e de Antónia Luísa Vaz; neta materna de José Luís Rodrigues e de Maria Caetana Gonçalves. Nasceu no lugar da Devesa, São Paio, a 31/5/1884, e foi batizada pelo padre JAF a 3 de Junho desse ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Fernandes, de Real, e Angelina Rosa Rodrigues, da Rasa, solteiros, todos lavradores. // Casou na igreja de São Paio a 25/4/1908 com Manuel, nascido em Rouças a 3/2/1886, filho de José Manuel Esteves e de Joaquina Rosa Lourenço. // Enviuvou a 3/2/1969. // Faleceu na sua freguesia a 7/12/1971.  

 

RODRIGUES, Felisménia. Filha de Manuel Rodrigues, natural de Cubalhão, e de Maria Rosa Esteves, natural de São Paio, serviçais, moradores no lugar de Cavaleiro Alvo. Neta paterna de Manuel Rodrigues e de Florinda Alves; neta materna de José António Esteves e de Maria Rosa Soares. Nasceu em São Paio a 5/4/1903 e foi batizada a 8 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno, casado, e Maria Lopes, solteira, jornaleiros. // Faleceu na freguesia de Rouças, concelho de Melgaço, a 15/2/1998, com 94 anos de idade.

 

RODRIGUES, Felisménia Rosa. Filha de Elvira dos Anjos Rodrigues, solteira, jornaleira. Neta materna de António José Rodrigues e de Maria Angélica Afonso, artistas. Nasceu no lugar de Soutulho, São Paio, a 1/10/1888, e foi batizada pelo padre Manuel José Vaz no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Luís Alves, do lugar da Barreira, Paderne, e Joaquina Rosa Rodrigues, do lugar de Soutulho, tia materna, solteiros, jornaleiros.

 

RODRIGUES, Filomena. Filha de --------- Rodrigues e de --------------------------. Nasceu por volta de 1890. // Faleceu em Soutulho a --/--/1918, com apenas 28 anos de idade (JM 1227, de 22/11/1918). // Nota: deve ser a mesma senhora que recebeu subsídio de lactação pelo prazo de seis meses (sessão da Câmara Municipal de 7/8/1912); morava em Soutulho. A Câmara Municipal de Melgaço concedeu-lhe mais quatro meses de subsídio (Correio de Melgaço n.º 38, de 23/2/1913). É provável que tenha casado com Manuel Esteves (ver Maria Esteves, nascida em 1913). // Julgo que é a mesma senhora que faleceu no lugar de Sante em 1918, (ver JM 1227, de 22/11/1918).       

 

RODRIGUES, Filomena Rosa. Filha de Joaquina Rosa Rodrigues, solteira, camponesa. Neta materna de Francisco António Rodrigues e de Maria Joaquina Esteves. Nasceu no lugar do Paço, São Paio, a 29/12/1887, e foi batizada pelo padre JAF a 2/1/1888. Padrinhos: José Joaquim Alves, casado, morador em Cavencas, São Paio, e Maria José Quintela, solteira, moradora no Telheiro, Rouças, todos lavradores. // Faleceu a 12/2/1896, com todos os sacramentos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial.  

 

RODRIGUES, Floriano Luís. Filho de Joaquina Rosa Rodrigues, solteira, jornaleira. N.m. de Luís Manuel Rodrigues e de Ana Joaquina da Cunha. Nasceu no Barral, São Paio, a 20/4/1900, e foi batizado pelo padre AE a 22 desse mês e ano. Madrinha: Clementina da Cunha, solteira, lavradora, de Prado. // Casou a 29/3/1941 na igreja de Oliveira do Douro, Vila Nova de Gaia, com Etelvina de Nazaré, da Vila de Melgaço.

 

RODRIGUES, Florinda Rosa. Filha de Maria Carmela, com morada em São Gregório, Cristóval, termo de Melgaço, mas natural de Lamas (?), freguesia de São Crespos, bispado de Ourense. Neta materna de António Rodrigues e de Maria Benita (Baleiza?). Tivera a criança em casa de Francisco Luís Soares, de Real, São Paio, a 12/3/1830. Foi batizada pelo padre João Durães a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Luís Soares e sua cunhada, Rosa Gonçalves, solteira, do lugar de Real, São Paio.       

 

RODRIGUES, Florinda Rosa. Filha de Luís António Rodrigues e de Rosa Maria Dias, lavradores, residentes no lugar de Soutulho. N.p. de Manuel Luís Rodrigues e de Ana Rodrigues do Val, do Barral; n.m. de Antónia Luísa Dias, de Soutulho. Nasceu em São Paio a 27/7/1845 e foi batizada a 29 desse mês e ano. Padrinho: Manuel da Costa, do Cruzeiro, São Paio. // Casou a 21/5/1871 com José, de 40 anos de idade, lavrador, de Gondoriz, concelho das Areas, morador no lugar de Zebra, filho de Manuel Joaquim Martins e de Joaquina Rosa Dias, galegos, já viúvo de Joaquina Rosa Alves. Testemunhas: Manuel Joaquim da Costa, do lugar do Cruzeiro, e João Manuel Rodrigues, casado, de Barata. // Faleceu em Soutulho a 16/6/1873, repentinamente, sem nenhum sacramento. Foi sepultada na igreja. Não fizera testamento. Deixou filhos. 

 

RODRIGUES, Francisca. // Do lugar de Real. // Faleceu no estado de casada a 27/6/1826.

 

RODRIGUES, Francisco. // De Cavaleiro Alvo. // Faleceu a 24/6/1838, com testamento; foi sepultado na igreja, com ofício de corpo presente, no dia seguinte.  

 

RODRIGUES, Francisco. // Do lugar do Barral. // Faleceu, com todos os sacramentos, sem testamento, a 14/3/1843, e foi sepultado na igreja, com ofício de corpo presente, no dia seguinte. 

 

RODRIGUES, Francisco. // De Cavaleiro Alvo. // Faleceu, com todos os sacramentos, sem testamento, a 21/2/1848, e foi sepultado na igreja, com ofício de corpo presente, a 23.

 

RODRIGUES, Francisco. // Do lugar da Costa. // Faleceu no estado de solteiro, com os sacramentos da penitência e extrema-unção, não recebendo o sagrado viático por impedimento da sua enfermidade, a 11/9/1848, e foi sepultado na igreja, com ofício de corpo presente, a 13. 

 

RODRIGUES, Francisco António. Filho de Manuel António Rodrigues e de Maria Rosa Gonçalves, lavradores. N.p. de Domingos Rodrigues e de Isabel Fernandes, da Raza; n.m. de Manuel Gonçalves (?) e de Maria Alves, de Lobiô, Rouças. Nasceu em São Paio a 20/2/1803 e foi batizado a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Pinheiro e irmã, Maria Pinheiro, solteiros, da Raza. // Casou com Maria Joaquina, filha de Manuel Joaquim Esteves e de Vitória Pulquéria Fernandes, do Paço. // Faleceu no lugar do Paço a 9/1/1873, e foi sepultado na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou filhos.  

 

RODRIGUES, Francisco Joaquim. Filho de Luís António Rodrigues e de Rosa Maria Dias, de Soutulho. N.p. de Manuel Luís Rodrigues e de Ana Rodrigues, do Barral; n.m. de Antónia Luísa Dias, de Soutulho. Nasceu em São Paio a 7/4/1842 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: padre Manuel António Pereira Codesso, por procuração de Francisco Joaquim Vieites, de Pomares, Paderne, e Maria Joaquina Rodrigues, do Barral, por procuração de Maria Rosa Couto, da Quinta da Gaia. 

 

RODRIGUES, Francisco José. // Da Carreira. // Faleceu, no estado de solteiro, com os sacramentos da penitência e extrema-unção, não recebendo o sagrado viático por impedimento da sua enfermidade, a 8/4/1848, e foi sepultado na igreja, com ofício de corpo presente, a 10.

 

RODRIGUES, Francisco José. Filho de António Manuel Rodrigues e de Maria Esteves. N.p. de Manuel Rodrigues e de Maria Lourenço, de Sante; n.m. de Manuel Esteves e de Francisca Alves, de Troviscoso, Monção. Nasceu em São Paio a 15/2/1805 e foi batizado a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José, filho de Manuel Domingues Casal, e Maria Rosa, filha de Manuel Rodrigues, do lugar de Sante. 

 

RODRIGUES, Francisco José. Filho de Domingos Rodrigues (Calhegas) e de Ana Domingues. N.p. de Manuel Rodrigues e de Ana Alves; n.m. de Manuel António Domingues e de Ana Ferreira (ou Pereira), todos de Sante. Nasceu em São Paio a 29/7/1814 e foi batizado a 1 de Agosto desse ano. Padrinhos: padre Francisco da Lapa, abade de São Paio, e Maria Rosa Rodrigues, solteira, de Sante.  

 

RODRIGUES, Francisco José. Filho de Manuel Rodrigues (da Eira) e de Maria Luísa Lourenço, da Costa. N.p. de Manuel Rodrigues e de Maria Alves, de Virtelo, Cousso; n.m. de Agostinho Lourenço e de Rosa Domingues, da Costa. Nasceu em São Paio a 15/1/1817 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós paternos. 

 

NM 1013, de 17/2/1952; o casamento foi a 16/1/52.

 

RODRIGUES, Germano. Filho de Ludovina Rosa Rodrigues – solteira, serviçal. Neto materno de João Manuel Rodrigues e de Ana Maria Rodrigues. Nasceu em Baratas, São Paio, a 30/1/1896, e foi batizado pelo padre António Esteves no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Rodrigues, casado, artista, do Pinheiro, Paderne. 

 

RODRIGUES, Germano Augusto (Mouco). Filho de Manuel José Rodrigues e de Felicidade dos Anjos Marques, lavradores. Neto paterno de Manuel José Rodrigues e de Lina Rosa Domingues; neto materno Domingos José Marques e de Emília Andreza Afonso. Nasceu nos Lourenços, São Paio, a 18/10/1896, e foi batizado pelo padre António Esteves no dia seguinte. Padrinhos: Domingos José Marques, casado, e Amália Marques, solteira, serviçais, dos Lourenços. // Fez exame do 1.º grau a 17/7/1908, obtendo um «ótimo». // Casou na CRCM a 4/4/1921 com Joaquina Rosa Gonçalves, filha de António Gonçalves e de Angelina Meixeiro. // Morreu na Vila de Melgaço a 14/12/1975. // Pai de Amadeu; de António Joaquim; de Armanda; de Augusta dos Anjos; de Isaura Olinda; de Manuel; e de Maria Amélia.      

 

RODRIGUES, Glória da Conceição. Filha de António José Rodrigues, natural de São Paio, e de Maria Joaquina de Sousa Lobato, natural de Paderne, jornaleiros, moradores no lugar de Baratas. Neta paterna de ------------ Rodrigues e de -----------------------; neta materna de ------------- Sousa Lobato e de -------------------. Nasceu em São Paio a 24/11/1910 e foi batizada a 27 desse mês e ano. Padrinhos: -------------------------------. // Faleceu em Monserrate, Viana do Castelo, a 2/12/1995.

 

RODRIGUES, Hortelinda de Jesus. // Nasceu a --/--/1932. // Faleceu em Souto Alto, São Paio, a 25/11/2024, com 92 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/12/2024 e agência funerária Vilarinho).

 

 

 

 

 

 

 

RODRIGUES, Ilídio Vitorino. Filho de Vitorino José Rodrigues, natural de São Paio, e de Ana Joaquina da Ribeira, natural de Chaviães, lavradores, residentes no lugar da Granja. Neto paterno de Bento Manuel Rodrigues e de Carolina Rosa Carvalho; neto materno de José Francisco da Ribeira e de Maria Alves. Nasceu em São Paio a 10/5/1906 e foi batizado a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Ilídio de Sousa e Rosa Gonçalves, solteiros, jornaleiros. // Casou na CRCM a 2/2/1925 com a sua conterrânea Maria da Conceição Esteves, de 19 anos de idade, filha de António Joaquim Esteves e de Teresa de Jesus Domingues. // Morreu em São Paio a 27/11/1973.   

 

RODRIGUES, Inácio Joaquim. Filho de Domingos Rodrigues e de Maria Alves (Formigueira), lavradores, do Nogueiral. N.p. de Manuel Rodrigues e de Domingas Rodrigues, do Requeixo; n.m. de Manuel Alves e de Maria Lourenço, de Lourenços. Nasceu em São Paio a 20/6/1808 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Luís Esteves e Antónia Domingues, de Cavencas. // Casou com Joaquina Rosa, filha de José Alves e de Maria Clara de Sousa, do lugar de Barata. // Faleceu em Barata, a 21/9/1872, com todos os sacramentos, e foi sepultado na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou filhos.

 

RODRIGUES, Inácio Luís. Filho de José Joaquim Rodrigues e de Maria Joaquina do Carmo, lavradores, de Paderne, moradores no Barral. Nasceu, e foi batizado na igreja de Paderne, por volta de 1847. // Lavrador. // Casou na igreja de São Paio, a 15/11/1869, com Mariana, de 25 anos de idade, solteira, de Paderne, moradora no lugar de Barbeito, filha de Francisco José Esteves e de Joaquina Vaz, lavradores. Testemunhas: Domingos José de Freitas, casado, do Barral, e Pedro Alonso, casado, da Nogueira, ambos de Paderne.  

 

RODRIGUES, Isabel (Dr.ª). Filha de -------- Rodrigues, de Castro Laboreiro, e de -----------------------. Nasceu em São Paio a --/--/1976. // Em 1999 licenciou-se em Gestão de Empresas na Universidade do Minho. // No ano 2000 já trabalhava em Lisboa.

 

RODRIGUES, Isaura Olinda. Filha de Germano Augusto Rodrigues (Mouco) e de Joaquina Rosa Gonçalves. Nasceu em -----------, a --/--/19--. // Casou a 10/1/1960 com Manuel António, da Vila, filho de José de Castro e de Júlia da Ascenção Trancoso, caseiros na Quinta do Caneiro.  

 

RODRIGUES, Joana. Filha de Manuel Luís Rodrigues e de Joana Rosa Esteves, lavradores, de São Paio. Faleceu no Barral a 4/11/1863, com todos os sacramentos, solteira, com 64 anos de idade, e foi sepultada na igreja de São Paio. Não fizera qualquer testamento, nem deixou filhos.    

 

RODRIGUES, João. // De Barata. // Faleceu a 8/12/1852, viúvo, sem testamento, e sem sacramentos, por ser morte súbita, e foi sepultado na igreja a dez, com ofício de corpo presente de oito padres. 

 

RODRIGUES, João António. // De Baratas. // Faleceu solteiro e foi sepultado na igreja, com uma missa cantada, por ser pobre, a 27/3/1806. 

 

RODRIGUES, João António. Filho de João Batista Rodrigues e de Rosa Maria Carvalho, de Soutulho. N.p. de João Manuel Rodrigues e de Maria Soares, de Cortinhas, Prado; n.m. de Jerónimo de Carvalho e de Maria Vitória Sanches, de Soutulho. Nasceu em São Paio a 28/6/1820 e foi batizado a 2/7/1820. Padrinhos: João António Araújo, capitão-mor de Melgaço, e Maria Rosa do Couto, viúva, da Quinta da Gaia.

 

RODRIGUES, João Batista. Filho de José Luís Rodrigues e de Joaquina Rosa da Silva. N.p. de Miguel Caetano Rodrigues e de Ana Maria Domingues, do Regueiro; n.m. de António da Silva e de Rosa Lourenço de Fontes, de Lourenços. Nasceu em São Paio a 23/6/1838 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Alves (Larongueira?), e sua mulher.

 

RODRIGUES, João Caetano. Filho de Domingos Rodrigues e de Rosa Domingues, do Nogueiral. N.p. de Manuel Rodrigues e de Domingas Domingues, do Regueiro; n.m. de Manuel Domingues e de Maria José de Araújo, do Nogueiral. Nasceu em São Paio a 19/7/1805 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinhos: João Esteves e sua mulher Antónia Domingues, de Cavencas.

 

RODRIGUES, João Evangelista. Filho de Inácio Joaquim Rodrigues e de Joaquina Rosa Alves, jornaleiros, moradores no lugar de Barata. Neto paterno de Domingos Rodrigues e de Maria Domingues, do Nogueiral; neto materno de José Alves e de Maria Clara, do Barral (!). Nasceu em São Paio a 3/1/1838 e foi batizado a 8 desse mês e ano. Padrinhos: João Evangelista e Marcelina Rosa, do lugar do Nogueiral, filhos de José Gonçalves. // Jornaleiro. // Morreu a 27/10/1899, no lugar de Barata, com todos os sacramentos, no estado de solteiro, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no adro da igreja.   

 

RODRIGUES, João Manuel. Filho de Domingos Rodrigues e de Maria Caetana Vaz, lavradores, da Raza. Nasceu na década de 90 do século XVIII. // Casou com Maria Rosa Domingues. Faleceu no dito lugar, a 18/6/1862, com 68 anos de idade. Foi sepultado na igreja a 20. Fizera testamento. Não deixou filhos.

 

RODRIGUES, João Manuel. Filho de João José Rodrigues e de Maria Joaquina Coutinho, jornaleiros, sampaienses. Nasceu em São Paio por volta de 1826. // Ferreiro. // Morreu a 4/8/1906, no lugar das Baratas, com todos os sacramentos, com 80 anos de idade, no estado de viúvo de Maria Rodrigues, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no cemitério paroquial.

 

RODRIGUES, João Manuel. Filho de Manuel (ou Francisco) António Rodrigues e de Maria Joaquina Esteves, lavradores, residentes no lugar do Paço. N.p. de Manuel António Rodrigues e de Maria Rosa Gonçalves, da Raza; n.m. de Joaquim Esteves e de Vitória Pulquéria Fernandes, do Paço. Nasceu em São Paio a 19/2/1838 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinhos: João Rodrigues e mulher, Maria Rosa Domingues, da Raza. // Casou a 4/5/1865 com Teresa da Conceição, de 27 anos de idade, solteira, lavradora, filha de António Félix Trancoso e de Joana Rosa Codesseira, do lugar da Raza. Testemunhas: José Luís Codesseira, casado, lavrador, da Raza, e Francisco da Costa, solteiro, mordomo da igreja. // A sua esposa faleceu em 1888 e foi sepultada na igreja de São Paio. // Ele acabou seus dias no lugar da Raza, São Paio, a 7/2/1889, sem sacramentos, por ser a sua morte repentina, e foi sepultado na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou uma filha. 

 

RODRIGUES, João Manuel. Filho de Ludovina Rosa Rodrigues, solteira, jornaleira. N.m. de João Manuel Rodrigues e de Ana Maria Rodrigues, artistas. Nasceu em Baratas, São Paio, a 7/2/1891, e foi batizado pelo padre MJV a 11 desse mês. Padrinhos: os avós maternos, do dito lugar. // Em 1913 o Governo Civil concedeu-lhe passaporte a fim de ele emigrar para a Argentina (Correio de Melgaço n.º 50, de 18/5/1913). // Casou na CRCM a 14/4/1924 com Idalina de Jesus, de 21 anos de idade, filha de Manuel Joaquim Domingues e de Maria Joaquina Soares, de Paderne. // Faleceu em Paderne, Melgaço, a 9/5/1960.

 

RODRIGUES, João Paulo. Filho de -------- Rodrigues e de ------------------------. Nasceu em -----------------, a --/--/19--. // Conta-nos ele, em A Voz de Melgaço n.º 923, que seu pai, nascido na década de quarenta, foi um emigrante de sucesso; aos 15 anos de idade, apenas com a 4.ª classe do ensino primário, saiu de São Paio para ir para França; a 7/8/1990 residia em Boulogne e era um dos principais dirigentes de uma empresa com 8.589 operários.   

 

RODRIGUES, Joaquim. Filho de Luís António Rodrigues e de Rosa Maria Dias, de Soutulho, São Paio. N.p. de Manuel Luís Rodrigues e de Ana Rodrigues (do Val?), do Barral, São Paio; n.m. de Antónia Luísa Dias, solteira, de Soutulho. Nasceu em São Paio a 7/11/1830 e foi batizado pelo padre JD no dia seguinte. Padrinhos: Joaquim dos Santos Rosa e sua mulher Ana Rita, do Porto (São Pedro de Miragaia?), e, por procuração deles, tocou a criança na pia baptismal o padre encomendado, João Durães, e Maria Joaquina Rodrigues, solteira, do Barral, tia paterna do bebé.    

 

RODRIGUES, Joaquim. Filho de --------- Rodrigues e de ---------------------------. Nasceu em ---------, a --/--/18--. // Foi nomeado zelador municipal para São Paio em sessão da Câmara Municipal de Melgaço de 15/1/1908.

 

RODRIGUES, Joaquim de Jesus. Filho de José Bento Rodrigues e de Deolinda Meleiro. Nasceu em São Paio a --/--/1933 (NM 186, de 12/3/1933).

 

RODRIGUES, Joaquim José. Filho de Manuel Luís Rodrigues e de Ana Rodrigues, moradores no lugar do Barral. Neto paterno de Manuel Rodrigues e de Gregória Gonçalves, da Portela, Paderne; neto materno de Manuel Rodrigues (do Val?) e de Maria Rodrigues, do lugar do Barral. Nasceu em São Paio a 11/9/1806 e foi batizado a 14 do mesmo mês e ano. Padrinhos: Manuel Fernandes e Maria Madalena, do lugar de Soutulho. 

 

RODRIGUES, ------------ Joaquina (o nome estava ilegível). Filha de António José Rodrigues e de Maria Josefa [Pires?], do Barral. N.p. de Manuel José Rodrigues e de Ana Maria Rodrigues; n.m. de Francisco Pires (?) e de Maria Angélica Alves. Nasceu em São Paio em Julho ou Agosto de 1835.

 

RODRIGUES, Joaquina. // Do Regueiro. // Faleceu solteira, a 18/4/1825.

 

RODRIGUES, Joaquina. Filha de Manuel Joaquim Rodrigues, lavrador, de Paderne, e de Ana Joaquina da Cunha, lavradeira, do Barral, São Paio. Nasceu no dito lugar do Barral por volta de 1868. // Camponesa. // Faleceu nesse lugar, solteira, a 2/2/1936, e foi sepultada no cemitério de São Paio. // Deixou bens.  

 

RODRIGUES, Joaquina Rosa. Filha de Miguel Rodrigues e de Ana Maria Domingues, moradores no lugar do Regueiro. N.p. de Manuel Rodrigues e de Domingas Domingues, do dito lugar; n.m. de Domingos do Souto Domingues e de Catiana (?) Domingues, de Bilhões, Rouças. Nasceu em São Paio a 20/3/1804 e foi batizada a 23 desse mês pelo padre João Durães. Padrinhos: Joaquim Pinheiro e sua irmã Antónia Pinheiro, da Raza. 

 

RODRIGUES, Joaquina Rosa. Filha de Manuel José Rodrigues e de Maria Luísa Lourenço, rurais, moradores no lugar da Costa, São Paio. Neta paterna de Manuel Bento Rodrigues e de Maria Alves, do lugar de Virtelo, Cousso; neta materna de Agostinho Lourenço e de Rosa Domingues, do lugar da Costa. Nasceu em São Paio a 30/9/1827 e foi batizada a 3 de Outubro desse ano. Padrinhos: António José, irmão da neófita, e a avó materna. // Lavradeira. // Casou em Paderne a 24/4/1859 com Manuel Inácio, filho de Manuel António Rodrigues Torres (dos Codessos Torres, de Sante) e de Ana Maria Domingues de Sousa (ver “O Meu Livro das Gerações Melgacenses”, vol. I, p. 500). // O seu marido morreu no lugar do Regueiro, São Paio, a 15/5/1890. // Ela faleceu a 9/5/1904, no lugar da Costa, com todos os sacramentos, no estado de viúva, com testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério de São Paio.   

 

RODRIGUES (*), Joaquina Rosa. Filha de Domingos Rodrigues e de Maria Domingues, lavradores, sampaienses. Nasceu por volta de 1828. // Jornaleira. // Faleceu a 9/3/1898, no lugar de Barata, com todos os sacramentos, com 70 anos de idade, no estado de viúva de Inácio [Joaquim] Rodrigues, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja. /// (*) Parece haver aqui grande confusão: Inácio Joaquim Rodrigues casou com Joaquina Rosa Alves, nascida em Barata, São Paio, a 26/9/1815, filha de José Alves e de Maria Clara (enjeitada), ou Maria Clara de Sousa.    

 

RODRIGUES, Joaquina Rosa. Filha de Francisco Rodrigues e de Isabel Soares, de Cavaleiro Alvo. N.p. de António Rodrigues e de Antónia Maria Alves, de Cubalhão; n.m. de Manuel Soares e de Maria Luísa Pereira, de Cavaleiro Alvo. Nasceu em São Paio a 13/3/1841 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: José Gonçalves e sua mulher, Rosa Meleiro, de Cavaleiro Alvo.

 

RODRIGUES, Joaquina Rosa. Filha de Francisco António Rodrigues e de Maria Joaquina Esteves, moradores no lugar do Paço. N.p. de Manuel António Rodrigues e de Maria Rosa Gonçalves, da Raza; n.m. de Manuel Joaquim Esteves e de Vitória Pulquéria Fernandes, do Paço. Nasceu em São Paio a 6/6/1844 e foi batizada a 9 desse mês e ano. Padrinho: Manuel Joaquim Rodrigues, da Raza. // Mãe solteira de Maria José. 

 

RODRIGUES, Joaquina Rosa. Filha de José Luís Rodrigues e de Maria Caetana Gonçalves, moradores no lugar da Raza. N.p. de Domingos Rodrigues e de Maria Caetana Fernandes, do mesmo lugar; n.m. de António Luís Gonçalves e de Helena de Abreu, da Ponte, lavradores. Nasceu em São Paio a 28/12/1859 e foi batizada no dia seguinte. Padrinho: o avô materno. // Faleceu a 17/9/1860 e foi sepultada na igreja, no dia seguinte, com missa cantada.  

 

RODRIGUES, Joaquina Rosa. Filha de António José Rodrigues e de Maria Angélica Afonso, lavradores, residentes no lugar dos Lourenços. N.p. de Luís António Rodrigues e de Rosa Maria Dias, de Soutulho; n.m. de Manuel Joaquim Afonso e de Maria Luísa Moura (?), dos Lourenços. Nasceu em São Paio a 11/4/1861 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós maternos.  

 

RODRIGUES, Joaquina Rosa. Filha de Constantino da Assumpção Rodrigues e de Matildes da Graça Domingues. N.p. de Maria Joaquina Rodrigues, solteira; n.m. de Manuel António Domingues e de Rosa Maria de Castro, todos de Carvalha Furada, lavradores. Nasceu em São Paio a 27/5/1872 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Manuel Joaquim Rodrigues e Rosa Maria de Castro, viúva, do sobredito lugar. // Camponesa. // Casou a 30/7/1903 com o seu conterrâneo Luís Vicente Vieites, solteiro, lavrador. // Com geração.     

 

RODRIGUES, Joaquina Rosa. Filha de Manuel José Rodrigues e de Lina Rosa Domingues, de Real. N.p. de Rosa Maria Rodrigues, solteira, do mesmo lugar; n.m. de Manuel António Domingues e de Rosa Maria de Castro, de Carvalha Furada. Nasceu em São Paio a 19/8/1881 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Constantino da Assumpção Rodrigues e Matildes da Graça Domingues, casados, de Carvalha Furada, todos lavradores. (À data do nascimento já todos os seus avós tinham morrido). // Casou a 14/5/1921 com Manuel Joaquim Fernandes, de 65 anos de idade, seu conterrâneo, filho de Ana Rosa Fernandes. // Ambos faleceram em São Paio: o marido a 22/3/1934 (ou 1938?) e ela a 19/9/1961. 

 

RODRIGUES, Joaquina Rosa. Filha de Manuel José Rodrigues e de Ludovina Rosa Rodrigues. N.p. de Manuel José Rodrigues e de Antónia Luísa Vaz, da Devesa; n.m. de José Luís Rodrigues e de Maria Caetana Gonçalves, da Raza. Nasceu na Devesa, São Paio, a 7/9/1890, e foi batizada pelo padre MJV a 9 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Vaz e sua filha, Teresa Joaquina, solteira, residentes em Cavencas, todos lavradores. // Faleceu na sua freguesia natal a 3/12/1943.

 

RODRIGUES, José. // De Sante. // Faleceu no estado de casado a 1/2/1827.

 

RODRIGUES, José. Filho de António Rodrigues e de Maria Alves, lavradores, residentes que foram em Cubalhão. Nasceu por volta de 1800. // Casou com Maria Afonso, de quem ficou viúvo. // Faleceu em Cavaleiro Alvo, a 19/12/1879, de repente, sem sacramentos. // Tinha 79 anos de idade. // Foi sepultado na igreja de São Paio. // Não fizera testamento. // Não deixou filhos. 

 

RODRIGUES, José. Filho de Luís António Rodrigues e de Rosa Maria Dias, moradores no lugar de Soutulho. N.p. de Manuel Luís Rodrigues (Covelo) e de Ana Rodrigues do Val, do lugar do Barral; n.m. de Antónia Dias, de Soutulho. Nasceu em São Paio a 2/10/1837 e foi batizado a cinco desse mês e ano. Padrinhos: padre Manuel José Domingues e Rosa Maria Rodrigues, solteira, do Barral. // Tinha 25 anos de idade, estava solteiro, era lavrador, quando casou na igreja de Rouças a 2/7/1863 com Leopoldina Formosa de Sousa, de 23 anos de idade, solteira, roucense, filha de José de Sousa e de Maria José Afonso, rurais, moradores no lugar de Pombeira. // Testemunhas presentes: padre António Joaquim Durães e Domingos José Gonçalves, casado, lavrador, ambos do lugar da Igreja.

 

RODRIGUES, José. Filho de ---------- Rodrigues e de -------------------------------. Nasceu em São Paio a --/--/19---. // Casou com Rosa Barros (Rosa do Martins), natural do lugar do Crasto, Rouças. // Faleceu antes de 1990. // Com geração.

 

RODRIGUES, José. Filho de José Bento Rodrigues e de Angelina de Freitas. Nasceu em São Paio a --/--/1939 (Notícias de Melgaço n.º 434).

 

RODRIGUES, José. Filho de ---------- Rodrigues e de ---------- Salgado. Nasceu no Barral, São Paio, a --/--/19--. // Soldado da Guarda-Fiscal. // Faleceu em -------------, a --/--/1997, já aposentado. // (VM 1077). 

 

RODRIGUES, José Augusto. Filho de Manuel Rodrigues e de Isaura de Jesus Domingues. Nasceu em São Paio a --/01/1933 (NM 181, de 29/1/1933).

 

RODRIGUES, José Bento. Filho de Angelina Rosa Rodrigues, viúva, serviçal. N.m. de José Luís Rodrigues e de Maria Caetana Gonçalves. Nasceu na Raza, São Paio, a 7/9/1897, e foi batizado pelo padre António Esteves nesse dia. Madrinha: Ludovina Rosa Trancoso, casada, lavradeira, da Rasa.

 

RODRIGUES, José Bento. Filho de Manuel Luís Rodrigues e de Maria Rosa Esteves, jornaleiros, ele natural de Cubalhão e ela natural de São Paio. N.p. de Manuel José Rodrigues e de Florinda Alves; n.m. de José António Esteves e de Maria Teresa Soares. Nasceu em Cavaleiro Alvo, São Paio, a 30/12/1899, e foi batizado pelo padre António Esteves no dia seguinte. Padrinhos: o seu avô materno e Teresa Lopes, solteira, lavradora, do lugar de Cavaleiro Alvo. // Casou na CRCM a 16/1/1924 com Deolinda de Jesus Meleiro. // Enviuvou a 19/7/1934. // Faleceu na sua freguesia a 30/1/1986.

 

RODRIGUES, José Bento (Tio Faz Tudo). Filho de Vitorino José Rodrigues, natural de São Paio, e de Ana Joaquina da Ribeira, natural de Chaviães, residentes no lugar da Granja. Neto paterno de Bento Manuel Rodrigues e de Carolina Rosa de Carvalho; neto materno de Francisco José da Ribeira e de Maria Alves. Nasceu em São Paio a 8/3/1903 e foi batizado a 12 desse mês e ano. Padrinhos: José Mendes, casado, artista, e Rosa Gonçalves, solteira, serviçal. // Casou na CRCM a 27/1/1932 com a sua conterrânea Angelina de Freitas (NM 140, de 21/2/1932). // Enviuvou a 25/7/1987. // Morreu no lugar da Costa, São Paio, a 5/6/1993, com 90 anos de idade, no estado de viúvo. // Pai de Norberto e sogro de Julieta, com quem residia. // Nos últimos anos da sua vida, a cegueira atingiu-o.  

 

RODRIGUES, José Bernardino. Filho de Ana Rosa Rodrigues, camponesa, moradora no lugar da Raza. Neto materno de José Luís Rodrigues e de Maria Caetana Gonçalves, do dito lugar, lavradores. Nasceu em São Paio a 21/1/1879 e foi batizado no dia seguinte. Madrinha: a sua avó materna. // Jornaleiro. // Morreu a 11/6/1904, no lugar da Rasa, com todos os sacramentos, no estado de solteiro, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no cemitério.     

 

RODRIGUES, José Bernardino. Filho de Manuel António Rodrigues e de Teresa de Jesus Codesseira. N.p. de Manuel Joaquim Rodrigues e de Francisca Luísa de Brito, moradores em Aldeia, Paderne; n.m. de Manuel Joaquim Codesseira e de Rosa Maria Gonçalves. Nasceu no lugar de Soutulho, São Paio, a 23/7/1888, e foi batizado pelo padre JAF a 25 desse mês e ano. Padrinhos: José Bernardino Codesseira e Ana Maria Codesseira, solteiros, residentes na Rasa, todos lavradores. // Casou na CRCM a 17/7/1921 com Maria da Conceição Domingues da Costa. // Ambos os cônjuges faleceram em São Paio: a esposa a 19/1/1974 e ele a 9/3/1974. 

 

RODRIGUES, José Caetano. Filho de Manuel Joaquim Rodrigues e de Ana Rosa Marques. Neto paterno de António Rodrigues e de Maria Joaquina Gonçalves, de Sainde, Paderne; neto materno de Manuel António Marques e de Luísa Marques. Nasceu em Cavaleiro Alvo, São Paio, a 17/9/1885, e foi batizado pelo padre JAF a 21 desse mês e ano. Padrinhos: José Caetano Quintela, viúvo, e Maria Joaquina Quintela, solteira, moradores no Telheiro, Rouças, todos lavradores. // Morreu no lugar de Sainde a 16/7/1887, com apenas dois anos de idade, e foi sepultado na igreja de Paderne.

 

RODRIGUES, José Joaquim. Filho de Agostinho Luís Soares Rodrigues e de Maria Teresa Gonçalves, do Barral. N.p. de António José Rodrigues e de Maria Soares, de Prado; n.m. de António Gonçalves e de Maria Gertrudes, do Barral. Nasceu em São Paio a 11/3/1803 e foi batizado a 13 desse mês e ano. Padrinhos: José António Gomes de Sousa e Joana Rodrigues, solteira, de Prado. // Casou com Maria Joaquina, filha de Manuel José de Caldas e de Ana Esteves, do Barral, Paderne. // Com geração. // (ver em Soares).

 

RODRIGUES, José Joaquim. Filho de José Luís Rodrigues e de Joaquina Rosa da Silva, lavradores, residentes no lugar dos Lourenços. N.p. de Miguel Caetano Rodrigues e de Ana Maria Domingues, do lugar do Regueiro; n.m. de António José da Silva e de Rosa de Fontes. Nasceu em São Paio a 29/4/1831 e foi batizado pelo padre JD a 1 de Maio desse ano. Padrinhos: os seus avós paternos. // Casou a 29/4/1866 com Rosa Maria Gonçalves, de 33 anos de idade, solteira, lavradora, filha de António Gonçalves e de Ana Durães, do lugar dos Lourenços. Testemunhas: Manuel José Gonçalves, do referido lugar, e Francisco Joaquim da Costa, do lugar do Cruzeiro, solteiros, lavradores. // Morreu no dito lugar dos Lourenços a 15/5/1871, com todos os sacramentos, e foi sepultado na igreja. // Não fizera testamento. // Não deixou filhos.   

 

RODRIGUES, José Joaquim. Filho de Domingos José Rodrigues e de Antónia Maria, moradores no lugar de Soutulho. Neto paterno de Manuel Rodrigues e de Maria Rosa Carvalho, do Covelo, Paderne; neto materno de José Alves e de Rosa Maria, de Soutulho. Nasceu em São Paio a 12/3/1835 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinhos: padre Manuel José Gonçalves Carvalho e Maria Joaquina Rodrigues, viúva, de Covelo, Paderne.

 

RODRIGUES, José Joaquim. Filho de --------- Rodrigues e de --------------------. Nasceu por volta de 1843. // Morreu no lugar de Soutulho a --/--/1915, com 72 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 155, de 4/7/1915). // Nota: será este José Joaquim que foi padre? Ver, em Alvaredo, José Gomes, nascido em 1863, e em São Paio, José Joaquim Rodrigues, nascido em 1870.

 

RODRIGUES, José Joaquim. Filho de Ana Joaquina Rodrigues, da Carreira, São Paio. N.m. de Maria Joaquina Rodrigues, da Picota, Rouças, a morar na Carreira. Nasceu em São Paio a 28/2/1847 e foi batizado a 2 de Março desse ano. Madrinha: Maria Antónia Rodrigues, de Cavaleiros, Rouças.  

 

RODRIGUES, José Joaquim. Filho de Manuel José Rodrigues e de Antónia Luísa Vaz, moradores no lugar da Carreira, São Paio. N.p. de Domingos José Rodrigues e de Maria Domingues, do Nogueiral; n.m. de António José Vaz e de Maria Rosa Gomes, de Barreira. Nasceu em São Paio a 25/12/1848 e foi batizado a 27 desse mês e ano. Padrinhos: padre Manuel José Meleiro e Maria Rosa Vaz, tia do bebé, do lugar do Ameal. // Lavrador. // Casou a 24/9/1876 com Joaquina Rosa Alves, solteira, de 32 anos de idade, filha de Francisco Manuel Alves e de Teresa Rodrigues, lavradores, do lugar de Sante. Testemunhas: Manuel José Rodrigues, solteiro, e Manuel José Vaz. 

 

RODRIGUES, José Joaquim. Filho de Bento Manuel Rodrigues e de Carolina Rosa Carvalho, moradores no lugar da Granja. Neto paterno de José Luís Rodrigues e de Joaquina Rosa da Silva, dos Lourenços; neto materno de Manuel António Carvalho e de Joaquina Rosa da Rosa, do lugar da Costa, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 20/3/1864 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: os seus avós paternos. // Faleceu a 5/11/1864. 

 

RODRIGUES, José Joaquim. Filho de Manuel Joaquim Rodrigues e de Rosa Maria Vieites, moradores no lugar de Soutulho. Neto paterno de Domingos José Rodrigues e de Antónia Maria Alves, do dito lugar; neto materno de Luís Manuel Vieites e de Teresa Luísa Vaz, do Regueiro, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 24/1/1870 e foi batizado a 26 desse mês e ano. Padrinhos: padre José Joaquim Rodrigues, de Soutulho, e Ana Joaquina Vieites, casada, de Barata. 

 

RODRIGUES, José Joaquim. Filho de Manuel José Rodrigues e de Lina Rosa Domingues, lavradores, residentes em Real. N.p. de Rosa Maria Rodrigues, solteira; n.m. de Manuel António Domingues e de Rosa Maria de Castro. Nasceu em São Paio a 6/7/1874 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Constantantino Rodrigues, casado, e Rosa Maria de Castro … // Era solteiro, lavrador, quando casou na igreja do mosteiro de Paderne a 22/7/1909 com Ana Rosa Cortes, de 36 anos de idade, solteira, natural de Paderne, residente no lugar do Pinheiro, filha de Brás Quintino Cortes e de Marcelina Rosa Gonçalves, rurais. // Morreu na sua freguesia natal a 30/10/1948.

 

RODRIGUES, José Joaquim. Filho de Joaquina Rosa Rodrigues, solteira, lavradora, residente no lugar do Paço, São Paio. // Morreu a 12/9/1884, com apenas oito meses de vida, e foi sepultado no cemitério paroquial. 

 

RODRIGUES, José Joaquim. Filho de Manuel Joaquim Rodrigues e de Ludovina Rosa Rodrigues. N.p. de Manuel José Rodrigues e de Antónia Luísa Vaz, da Devesa; n.m. de José Luís Rodrigues e de Maria Caetana Gonçalves, da Raza, todos lavradores. Nasceu na Devesa, São Paio, a 9/1/1887, e foi batizado pelo padre JAF no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Vaz e sua filha Teresa Joaquina, solteira, moradores em Cavencas.

 

RODRIGUES, José Joaquim. Filho de Manuel José Rodrigues e de Felicidade dos Anjos Marques, jornaleiros. N.p. de Manuel José Rodrigues e de Lina Rosa Domingues; n.m. de Domingos José Marques e de Emília Andreza Afonso. Nasceu no lugar dos Lourenços, São Paio, a 12/8/1898, e foi batizado pelo padre AE a 20 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e Amália do Carmo Marques, solteira, serviçal, do dito lugar. // Morreu a 1/10/1900 e foi sepultado no adro da igreja paroquial.

 

RODRIGUES, José Luís. // Do lugar de Sante. // Faleceu, com todos os sacramentos, sem testamento, a 22/2/1845, e foi sepultado na igreja, com ofício de corpo presente, no dia seguinte.

 

RODRIGUES, José Luís. // Do lugar da Raza. // Faleceu solteiro, sem sacramentos, por morrer subitamente, sem testamento, a 4/10/1855, e foi sepultado na igreja, com ofício de corpo presente, no dia seguinte.

 

RODRIGUES, José Luís. Filho de Domingos Rodrigues e de Maria Caetana Fernandes, lavradores, residentes que foram no lugar da Raza. // Lavrador. // Casou com Maria Caetana Gonçalves. // Faleceu no dito lugar, a 12/10/1880, só com a extrema-unção, depois de se ter confessado (os restantes sacramentos já não pôde recebê-los). // Tinha oitenta e dois anos de idade. // Foi sepultado na igreja. // Fizera testamento. // Deixou filhos.

 

RODRIGUES, José Luís. Filho de Manuel Rodrigues e de Maria Rosa Gonçalves. Neto paterno de Domingos Rodrigues e de Isabel Fernandes, todos da Raza; neto materno de Manuel Gonçalves e de Maria Álvares, de Lobiô, Rouças. Nasceu em São Paio a 28/2/1801 e foi batizado a 2/3/1801. Padrinho: Joaquim Pinheiro, solteiro, do lugar da Raza. 

 

RODRIGUES, José Luís. Filho de Miguel Caetano Rodrigues e de Ana Maria (dos Santos?) Domingues, moradores no lugar do Regueiro. N.p. de Manuel Rodrigues e de Domingas Domingues, do mesmo lugar; n.m. de Domingos Domingues e de Fabiana (?) Domingues, de Bilhões, Rouças. Nasceu em São Paio a 6/7/1801 e foi batizado a 10 desse mês. Padrinhos: Joaquim Pinheiro e Antónia Pinheiro, solteiros, da Raza. // Casou com Joaquina Rosa, filha de António da Silva e de Rosa Lourenço de Fontes, sua conterrânea. // Lavrador. // Faleceu no lugar dos Lourenços a 31/3/1865, com todos os sacramentos, e foi sepultado na igreja. Fizera testamento e deixou filhos.     

 

RODRIGUES, José Luís. Filho de António Joaquim Rodrigues e de Ana Maria Lourenço. Neto paterno de Manuel Rodrigues e de Maria Alves; neto materno de José Lourenço e de Madalena Mendes, todos de Sante. Nasceu em São Paio a 3 de Janeiro, ou 3 de Fevereiro, de 1809, e foi batizado a 6 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Rebelo, do lugar do Cruzeiro, e Rosa Maria Lourenço, casada com Manuel Dias, do lugar de Sante.   

 

RODRIGUES, José Luís. Filho de José Luís Rodrigues e de Joaquina Rosa da Silva, moradores no lugar dos Lourenços. N.p. de Miguel Caetano Rodrigues e de Ana Maria Domingues, do Regueiro; n.m. de António Silva e de Rosa Lourenço de Fontes, de Lourenços. Nasceu em São Paio a 14/6/1833 e foi batizado no dia seguinte pelo padre Ambrósio Rodrigues Couto, vigário de Remoães. Padrinhos: Domingos Fernandes e Maria Caetana, da Carreira. 

 

RODRIGUES, José Luís. Filho de Francisco Rodrigues e de Maria Joana Pereira de Castro. N.p. de Rosa Rodrigues, da freguesia de Felgueira, bispado de Tui; n.m. de João Luís Pereira de Castro e de Maria Luísa Simões, do Barral. Nasceu em São Paio a 22/1/1838 e foi batizado a 24 desse mês e ano. Padrinhos – padre-cura Manuel José Meleiro e Maria Rosa Rodrigues, solteira. // À margem: «falecido». 

 

RODRIGUES, José Manuel. Filho de ----------- Rodrigues e de ------------------. Nasceu em São Paio a --/--/1926. // Em 1938 fez exame do ensino primário na escola de São Paio, com o professor M.F. Gomes, e ficou aprovado (Notícias de Melgaço n.º 410). // Faleceu no lugar da Raza em Dezembro de 2008 ou em Janeiro de 2009, com oitenta e três anos de idade. // (VM 1305, de 1/2/2009). 

 

RODRIGUES, José Manuel P. // Nasceu por volta de 1960. // Morreu no lugar de Lourenços, S. Paio, a --/--/2022, com 62 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/10/2022).

 

RODRIGUES, José Maria. // Do lugar de Sante. // Faleceu a 25/12/1810.

 

RODRIGUES, Josefa Luísa. Filha de Manuel Luís Rodrigues e de Joana Esteves. N.p. de Rafaela da Vila, todos do lugar do Barral; n.m. de Silvestre Esteves e de Maria Lourenço, de Prado. Nasceu em São Paio a 18/2/1801 e foi batizada a 21 do mesmo mês e ano. Padrinho: o padre batizante, Francisco António Domingues Felgueiras, natural de Paderne.

 

RODRIGUES, Júlio José. Filho de Manuel José Rodrigues e de Felicidade dos Anjos Marques, jornaleiros, sampaienses, moradores no lugar dos Lourenços. Neto paterno de Manuel José Rodrigues e de Lina Rosa Domingues; neto materno de Domingos José Marques e de Emília Andreza Afonso. Nasceu em São Paio a 26/7/1904 e foi batizado a 1 de Agosto desse mesmo ano. Padrinhos: António Manuel Meixeiro e Joaquina Rodrigues, solteiros, rurais. // Morreu no lugar dos Lourenços a 15/7/1906 e foi sepultado no cemitério.   

 

RODRIGUES, Justina Augusta. Filha de Bernardino Rodrigues e de Maria da Conceição Costa. Nasceu em São Paio a --/--/1930 (NM 47, de 26/1/1930).

 

RODRIGUES, Justina da Conceição. Filha de Manuel Joaquim Rodrigues e de Rosa Joaquina Gonçalves, moradores no lugar de Real. Neta paterna de Jerónimo José Rodrigues e de Maria Alves, do dito lugar; neta materna de Francisco José Gonçalves e de Maria Pereira, da Granja de Baixo, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 25 de Julho de 1862 e foi batizada na igreja a 27 desse mês e ano. Madrinha: Maria Angélica Meleiro, solteira, lavradora, da Granja de Baixo. // Faleceu no lugar de Real a 29/1/1867.

 

RODRIGUES, Laura de Jesus. Filha de Miquelina dos Remédios Rodrigues, solteira, jornaleira, sampaiense, moradora no lugar de Baratas. Neta materna de Ludovina Rosa Rodrigues. Nasceu em São Paio a 15/2/1911 e foi batizada a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Justino Rodrigues e Felisménia Rodrigues, solteiros, criados de servir. // Casou na CRCM a 10/8/1933 com o seu conterrâneo Alfredo Augusto de Abreu. // Ambos os cônjuges faleceram na freguesia de São Paio: o marido a 2/12/1982 e ela a 31/3/1992. 

 

RODRIGUES, Leonor da Conceição. Filha de --------- Rodrigues e de ----------------------. Nasceu em São Paio a --/--/19--. // Em 1996 estava viúva e residia no lugar de Real. // (VM 1060). 

 

RODRIGUES, Lina Caetana. Filha de João Rodrigues e de Maria de Carvalho. Nasceu por volta de 1834. // Camponesa. // Faleceu no lugar da Veiga, São Paio, a 14/5/1894, com todos os sacramentos, com 60 anos de idade, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro.

 

RODRIGUES, Lourenço. Filho de Elvira dos Anjos Rodrigues, solteira, serviçal. N.m. de António José Rodrigues e de Maria Angélica Afonso. Nasceu em Soutulho, São Paio, a 7/1/1898, e foi batizado pelo padre AE no dia seguinte. Padrinhos: Domingos José Gonçalves, solteiro, e Maria Luísa Rodrigues, viúva, lavradores, de Baratas.

 

RODRIGUES, Ludovina Rosa. Filha de José Luís Rodrigues e de Maria Caetana Gonçalves, lavradores, da Raza. N.p. de Domingos Rodrigues e de Maria Caetana Fernandes, do mesmo lugar; n.m. de António Luís Gonçalves e de Helena (?) Abreu, do lugar da Ponte. Nasceu em São Paio a 11/8/1861 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: João Rodrigues e sua mulher, Maria Rosa Domingues, lavradores, da Raza. // Casou a 23/11/1881 com Manuel Joaquim, de 29 anos de idade, solteiro, artista, filho de Manuel José Rodrigues e de Antónia Luísa Vaz, lavradores, residentes na Devesa.   

 

RODRIGUES, Ludovina Rosa. Filha de João Manuel Rodrigues e de Ana Maria Rodrigues, residentes no lugar de Baratas. Neta paterna de João José Rodrigues e de Maria Joaquina Coutinho, do dito lugar; neta materna de José Rodrigues Morais e de Rosa Maria Morais (?) Rodrigues, do lugar de Crastos, Paderne, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 3/5/1862 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Gonçalves, solteiro, lavrador, criado de Teresa Codesso, das Quingostas, e Joaquina Matildes Codesso, solteira, das Quingostas. // Mãe solteira de António José Rodrigues e de Conceição das Dores Rodrigues. // Faleceu na sua freguesia natal a 31 (?) de Janeiro de 1942. 

 

RODRIGUES, Luís António. Filho de Manuel Luís Rodrigues e de Ana Pereira, lavradores, residentes no Barral. Nasceu na década de 80 do século XVIII. // Lavrador. // Casou com Rosa Maria Dias. // Faleceu em Soutulho a 5/2/1863, com 76 anos de idade, com todos os sacramentos, e foi sepultado na igreja a sete. // Não fizera testamento. // Deixou quatro filhos.

 

RODRIGUES, Luís Floriano. Filho de ------------ Rodrigues e de ------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // No verão de 1915 fez exame do 1.º grau, obtendo um «ótimo» (Correio de Melgaço n.º 161, de 15/8/1915).

 

RODRIGUES, Luís Manuel. Filho de João Luís Rodrigues e de Maria Joaquina Coutinho, de Baratas. N.p. de Francisco José Rodrigues e de Maria Gertrudes Cerdeira, de SMP; n.m. de Francisco José Coutinho e de Maria Teresa Gomes, de Baratas. Nasceu em S. Paio a 13/8/1823 e foi batizado a 15 desse mês e ano. Padrinhos: padre João Manuel Esteves e Joaquina Matildes Codesso, solteira, das Quingostas. // (Deve ter falecido ainda bebé).

 

RODRIGUES, Luís Manuel. Filho de João Luís Rodrigues e de Maria Joaquina Coutinho, de Baratas. N.p. de Francisco José Rodrigues e de Maria Gertrudes Cerdeira, da Orada, SMP; n.m. de Francisco José Coutinho e de Maria Teresa Gomes, de Baratas. Nasceu em São Paio a 25/9/1826; foi batizado pelo padre JVC a 27 desse mês. Padrinhos: padre José Manuel Álvares, da Salgueira (?), e Joaquina Matildes [Codesso], das Quingostas. 

 

RODRIGUES, Luís Manuel. Filho de Luís Manuel Rodrigues e de Ana Joaquina da Cunha, lavradores, residentes no lugar do Barral. Nasceu em São Paio por volta de 1859. // Tinha 28 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava no lugar do Barral, quando casou na igreja do mosteiro de Paderne a 8/2/1888 com Maria Joaquina de Castro, de 31 anos de idade, solteira, doméstica, natural de Paderne, moradora no lugar do Souto, filha de José António de Castro e de Vitorina Rosa de Castro, rurais. Testemunhas: António Joaquim Pereira, solteiro, camponês, morador no lugar de Sante, e José Joaquim da Cunha, casado, lavrador, residente no lugar do Barral, freguesia de Paderne. // Faleceu no Barral, São Paio, a 7/2/1889, só com o sacramento da extrema-unção, por ter perdido os sentidos; tinha somente 31 (!) anos de idade. A sua residência habitual era na freguesia de Paderne. // Seu corpo jaz na igreja de São Paio. // Não fizera testamento. // Deixou um filho.

 

RODRIGUES, Luís Vicente. Filho de António Joaquim Rodrigues e de Marcelina Joaquina Gomes, moradores no lugar do Paço. N.p. de Manuel Joaquim Rodrigues e de Antónia Maria Alves, do lugar da Igreja, Rouças; n.m. de António Joaquim Gomes e de Maria Joaquina Gomes, do lugar do Telheiro, Rouças. Nasceu em São Paio a 1/9/1859 e foi batizado a 4 desse mês e ano. Padrinhos: António Maria Alves, solteiro, da Calçada, Vila de Melgaço, e Ana Teresa Domingues, solteira, do dito lugar do Paço. // Tinha 29 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava na sua freguesia, quando casou na igreja de Rouças, a 12/1/1889, com Maria Lourenço, de 26 anos de idade, solteira, lavradora, roucense, filha de António Joaquim Lourenço e de Ana Joaquina Fernandes. Testemunhas presentes: Manuel Joaquim de Araújo, do lugar de Aldeia, e João Vicente de Sousa, da Eira, casados, lavradores, residentes em Rouças.  

 

RODRIGUES, Luterina Rosa. Filha de Manuel José Rodrigues e de Maria Luísa Lourenço, da Costa. N.p. de Manuel Bento Rodrigues e de Maria Alves, de Virtelo, Cousso; n.m. de Agostinho Lourenço e de Rosa Domingues, da Costa. Nasceu em São Paio a 12/7/1823 e foi batizada nesse dia. 

 

RODRIGUES, Manuel. // Nasceu, ou morou, no lugar do Barral. // Casou com Rosa Gonçalves. // Fez testamento a 25/2/1782. 

 

RODRIGUES, Manuel. // Do lugar do Pontilhão de Cavaleiro Alvo. // Faleceu a 30/1/1815.

 

RODRIGUES, Manuel. // Do lugar da Raza. // Faleceu solteiro, a 18 de Setembro de 1831, de moléstia crónica, sendo sepultado na igreja no dia seguinte.

 

RODRIGUES, Manuel. // Do lugar do Regueiro. // Faleceu solteiro, somente com os sacramentos da penitência e extrema-unção, não recebendo o sagrado viático por impedimento da sua doença, com testamento, a 1/6/1851, e foi sepultado na igreja, com ofício de oito padres, deixando, além deste, mais dois do mesmo número de sacerdotes.  

 

RODRIGUES, Manuel. Filho de António José Rodrigues e de Florinda Alves, lavradores, residentes em Sante. // Faleceu nesse lugar a 11/1/1865. // Tinha dezoito meses de idade. // Foi sepultado na igreja de São Paio.

 

RODRIGUES, Manuel. Filho de João Manuel Rodrigues e de Ana Maria Rodrigues, ele natural de São Paio e ela natural de Paderne, moradores em Baratas. Neto paterno de João José Rodrigues e de Maria Joaquina Coutinho, do dito lugar; neto materno de José Rodrigues e de Maria Rosa Rodrigues de Morais, de Crastos, Paderne. Nasceu em São Paio a 29/7/1866 e foi batizado a 31 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Gonçalves, nascido em 1841, solteiro, afilhado de Teresa Joaquina Codesso, e Matildes da Graça Rodrigues, nascida em 1857, irmã do bebé e afilhada de Joaquina Matildes Codesso, ambos residentes nas Quingostas, todos lavradores.  

 

RODRIGUES, Manuel (ou Manuel Joaquim). Filho de Constantino José Rodrigues e de Matildes da Graça Domingues, lavradores. Neto paterno de Maria Joaquina Rodrigues, solteira; neto materno de Manuel António Domingues e de Rosa Maria de Castro, todos do lugar de Carvalha Furada. Nasceu em São Paio a 18/8/1866 e foi batizado a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Rodrigues, solteiro, de Real, e Rosa Maria de Castro, viúva, de Carvalha Furada, todos lavradores. // Rural. // Casou na igreja de São Paio a 2/4/1893 com Joaquina Rosa Domingues, de 24 anos de idade, solteira, camponesa, do lugar de Cabencas, filha de Henrique José Domingues e de Maria Rosa Trancoso, rurais. // Morreu a 16/3/1901, no lugar das Cabencas, com todos os sacramentos, no estado de casado, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no adro da igreja paroquial.    

 

RODRIGUES, Manuel. Filho de Germano Augusto Rodrigues (Mouco) e de Joaquina Rosa Gonçalves. Nasceu em ------------, a --/--/19--.

 

RODRIGUES, Manuel. Filho de Manuel António Rodrigues e de Angelina de Jesus Vaz. Nasceu em São Paio a --/--/1932 (NM 179, de 8/1/1933).

 

RODRIGUES, Manuel. Filho de Abílio Rodrigues e de Rosa Soares. Nasceu em São Paio a --/--/1937 (Notícias de Melgaço n.º 378).

 

RODRIGUES, Manuel. Filho de -------- Rodrigues e de ------------------------------. Nasceu em ------------------, a --/--/19--. // Faleceu no lugar do Paço, São Paio, a --/--/1996. // (VM 1057).

 

RODRIGUES, Manuel António. // Do lugar da Raza. // Faleceu a 15/11/1817.

 

RODRIGUES, Manuel António. Filho de Domingos Rodrigues e de Rosa Domingues, moradores no lugar do Nogueiral. N.p. de Manuel Rodrigues e de Domingas Rodrigues, de Requeixo; n.m. de Manuel Domingues e de Maria José de Araújo, do Nogueiral. Nasceu em São Paio a 8/4/1803 e foi batizado pelo padre José Vaz de Carvalho dois dias depois. Padrinhos: João Esteves e sua mulher Antónia Domingues, do lugar de Cavencas.

 

RODRIGUES, Manuel António. Filho de Domingos Rodrigues e de Maria Rosa Soares, lavradores. Neto paterno de Manuel Rodrigues e de Rita Esteves; neto materno de José Soares e de Maria Esteves, de Cavaleiro Alvo. Nasceu em São Paio a 8/2/1805 e foi batizado a 10 desse mês e ano. Padrinhos: António Rodrigues e Teresa Domingues, do lugar de Cavaleiro Alvo. // Casou com Rosa Maria Lopes. // Faleceu no sobredito lugar, a 20/1/1872, só com a extrema-unção, devido à grave moléstia que repentinamente o atacou, e foi sepultado na igreja. Fizera testamento. Não deixou filhos. 

 

RODRIGUES, Manuel António. Filho de João Luís Rodrigues e de Maria Joaquina Carvalho, moradores no lugar da Veiga. Neto paterno de Manuel Bento Rodrigues e de Maria Alves, do lugar de Virtelo, Cousso, termo de Valadares; neto materno de Manuel José Carvalho e de Isabel Codesseira, do lugar da Veiga. Nasceu em São Paio a 16/5/1819 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: Manuel António Carvalho e sua irmã Rosa Maria Carvalho.  

 

RODRIGUES, Manuel António. Filho de Domingos José Rodrigues e de Antónia Maria Alves, moradores no lugar de Soutulho. N.p. de Manuel Rodrigues e de Maria (?) Carvalho, do lugar de Covelo, Paderne; n.m. de José Alves e de Joana Maria Alves, do lugar de Soutulho. Nasceu em São Paio a 15/9/1819 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António (?) Alves e sua mulher Maria Joaquina Rodrigues, de Covelo, Paderne.

 

RODRIGUES, Manuel António. Filho de Manuel Luís Rodrigues e de Maria Joaquina Álvares. Neto paterno de Manuel Rodrigues e de Ana Álvares; neto materno de José Álvares e de Maria Álvares, todos de Sante. Nasceu em São Paio a 12/11/1820 e foi batizado a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Fernandes Cela, casado, e sua filha Vicência, do sobredito lugar. 

 

RODRIGUES, Manuel António. Filho de Domingos Rodrigues e de Ana Domingues, lavradores, de Sante. // Casou com Maria Teresa Carvalho. // Lavrador. // Faleceu em Sante, a 5/2/1881, só com a extrema-unção, por ter perdido os sentidos. // Tinha cinquenta e sete anos de idade. // Foi sepultado na igreja de São Paio. // Não fizera testamento. // Deixou filhos.

 

RODRIGUES, Manuel António. Filho de Inácio Joaquim Rodrigues e de Joaquina Rosa Alves, moradores no lugar de Barata. Neto paterno de Domingos José Rodrigues e de Maria Domingues, do Nogueiral; neto materno de José Alves e de Maria Clara de Sousa, de Barata. Nasceu em São Paio a 28/3/1844 e foi batizado a 31 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Rodrigues, do Nogueiral, e Maria Clara de Sousa, avó materna do bebé.

 

RODRIGUES, Manuel António. Filho de Inácio Joaquim Rodrigues e de Joaquina Rosa Alves, de Barata. N.p. de Domingos Rodrigues e de Maria Domingues, do Nogueiral; n.m. de José Alves e de Maria Clara de Sousa, de Barata. Nasceu em São Paio a 11/4/1847 e foi batizado a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Rodrigues e Maria Clara de Sousa, avó do bebé.

 

RODRIGUES, Manuel António. Filho de António Joaquim (ou António José) Rodrigues e de Marcelina Joaquina Gomes, moradores no lugar do Paço. Neto paterno de Manuel Joaquim Rodrigues e de Antónia Maria Alves, do lugar de Igreja, Rouças; neto materno de António Joaquim Gomes e de Maria Joaquina Gomes, de Rouças. Nasceu em São Paio a 26/4/1857 e foi batizado a 29 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Vaz, do lugar dos Perzes, e Vitorina Fernandes, ambos de Rouças. // Era lavrador, estava viúvo de Maria da Conceição Marques, quando voltou a casar, na igreja de São Paio, a 8/6/1901, com Adelaide da Pureza Soares, de 47 anos de idade, solteira, sampaiense, moradora no lugar de Real, filha de José Maria Soares e de Florinda Rosa Caldas. Testemunhas: Manuel José Esteves, casado, lavrador, do lugar de Estivadas, Paderne, e Aniceto Domingues Costa, solteiro, estudante, do lugar do Cruzeiro. 

 

RODRIGUES, Manuel António. Filho de José Joaquim Rodrigues e de Joaquina Rosa Alves, moradores no lugar da Devesa. Neto paterno de Manuel José Rodrigues e de Antónia Luísa Vaz, do dito lugar; neto materno de Francisco Manuel Alves e de Teresa Rodrigues, de Sante. Nasceu em São Paio a 9/5/1882 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel António Gonçalves, solteiro, do Nogueiral, e Ana Teresa Rodrigues, tia paterna do bebé, da Devesa, solteira, todos lavradores. // Morreu no lugar da Barreira a 29/2/1896, com todos os sacramentos, e foi sepultado no adro da igreja.  

 

RODRIGUES, Manuel António. Filho de Manuel Luís Rodrigues, natural de Cubalhão, e de Maria Rosa Esteves, natural de São Paio, jornaleiros, moradores no lugar de Cavaleiro Alvo. Neto paterno de Manuel Rodrigues e de Florinda Alves; neto materno de José António Esteves e de Maria Rosa Soares. Nasceu em São Paio a 10/4/1909 e no dia seguinte foi batizado na igreja. Padrinhos: o seu avô materno e Rosa Vieites, solteira, ambos jornaleiros. // Casou com Angelina de Jesus Vaz, de 22 anos de idade, filha de Manuel Joaquim Vaz e de Emília Rosa Fernandes. // Enviuvou a 1/11/1994. // Morreu na freguesia e concelho de Valença a 17/4/1998.    

  

RODRIGUES, Manuel Caetano. // Do lugar de Sante. // Faleceu, no estado de viúvo, a 23/2/1833; foi ungido e recebeu os sacramentos da penitência e extrema-unção, e não a sagrada eucaristia, por impedimento da terrível moléstia, que o atormentara impiedosamente. 

 

RODRIGUES, Manuel Caetano. Filho de Ana Joaquina Rodrigues, da Carreira. Neto materno de Maria Joaquina Rodrigues. Nasceu em São Paio a 14/6/1844 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Caetano de Neiva (?) e a avó materna do bebé, ambos do sobredito lugar. 

 

RODRIGUES, Manuel Francisco. Filho de Francisco Rodrigues e de Rosa Dias. Neto paterno de Domingos Rodrigues e de Ana Domingues; neto materno de Francisco Dias e de Maria Alves. Nasceu em São Paio a 12/3/1853 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Francisco José Carvalho e sua mulher, Teresa Alves, todos do lugar de Sante.

 

RODRIGUES, Manuel João Táboas. Nasceu a --/--/1976. Morreu no lugar de Lourenços, São Paio, a 11/11/2018, com apenas 42 anos de idade (agência funerária Mira).

  

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel António Rodrigues e de Maria Rosa Gonçalves, lavradores. N.p. de Domingos Rodrigues e de Isabel Fernandes, todos da Raza; n.m. de Manuel Gonçalves e de Maria Álvares, de Lobiô, Rouças. Nasceu em São Paio a 11/10/1799 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: Manuel Joaquim Pinheiro e sua irmã Maria, solteiros, da Raza. // Faleceu na Raza, a 31/3/1874, com todos os sacramentos, solteiro. Foi sepultado na igreja. Fizera testamento.   

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Rodrigues e de Maria Luísa Lourenço, moradores no lugar da Costa. N.p. de Manuel Bento Rodrigues e de Maria ….. (?), do lugar de Virtelo, Cousso, termo de Valadares; n.m. de Agostinho Lourenço e de Rosa Domingues. Nasceu em São Paio a 20/9/1811 e foi batizado a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Lourenço, solteiro, e sua irmã, Maria Lourenço, viúva, do lugar do Regueiro. 

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de Jerónimo José Rodrigues e de Maria Alves, moradores no lugar de Real. Neto paterno de Tomás Alves e de Jerónima Rodrigues, da Portela do Couto, Chaviães; neto materno do padre Alves e de Rosa Lourenço, de Real. Nasceu em São Paio a 5/2/1814 e foi batizado a 9 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Fernandes e sua mulher Ana Carvalho, do lugar da Carreira. (Deve ter falecido ainda criança).  

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de Jerónimo José Rodrigues e de Maria José Alves, de Real. N.p. de Tomás Alves e de Jerónima Rodrigues, da Portela do Couto, Chaviães; n.m. de Raimundo Alves e de Rosa Lourenço Soares, de Real. Nasceu em São Paio a 8/1/1818 e foi batizado a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Luís Fernandes e mulher, Ana Carvalho, da Carreira. // Casou com Rosa Joaquina Gonçalves, de quem ficou viúvo. // Lavrador. // Morreu em Real, São Paio, a 27/2/1888, com todos os sacramentos. // Fizera testamento, não deixou filhos, e foi sepultado na igreja.

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de Domingos José Rodrigues e de Antónia Maria Alves, rurais, moradores no lugar de Soutulho. N.p. de Manuel Rodrigues e de Maria Carvalho (?), de Covelo, Paderne; n.m. de José Alves e de Rosa Maria Alves, de Soutulho. Nasceu em São Paio a 31/3/1824 e foi batizado a 2/4/1824. Padrinhos: Manuel António Alves e Maria Joaquina Rodrigues, de Covelo, Paderne. // Lavrador. // Casou a 28/8/1867, no estado de solteiro, com Rosa Maria Vieites, de 30 anos de idade, solteira, lavradora, de Barata, filha de Luís Vieites e de Teresa Vaz. Testemunhas: António Rodrigues, de Soutulho, e Sebastião José Cerdeira, de Barata, casados, lavradores. // Morreu a 8/12/1901, no dito lugar de Soutulho, com todos os sacramentos, no estado de casado, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja.    

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de Luís António Rodrigues e de Rosa Maria Dias, de Soutulho. N.p. de Manuel Luís Rodrigues e de Ana Rodrigues do Val; n.m. de Antónia Luísa Dias. Nasceu em São Paio a 25/11/1832 e foi batizado a 28. Padrinhos: padre Manuel Dias Carvalho, de Paderne, e Rosa Maria, solteira, filha de Manuel Luís Rodrigues, avô da criança.

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de António Joaquim Rodrigues e de Maria Teresa Durães, lavradores, da Raza. N.p. de António Rodrigues e de Ana Maria Domingues, do Regueiro; n.m. de Manuel José Durães e de Domingas Josefa Alves (?). Nasceu em São Paio a 26/4/1851 e foi batizado a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António ----------- e Maria Rosa Gonçalves. // Lavrador. // Casou a 29/9/1872 com Joaquina Rosa Gonçalves, solteira, de 30 anos de idade, filha de António José Gonçalves e de Antónia Joaquina Esteves, lavradores, residentes no Nogueiral. Testemunhas: Simão António Alves, casado, da Raza, e José Gonçalves, solteiro, do Nogueiral. // A sua esposa faleceu a 15/2/1908, no lugar do Crasto, Rouças, sem filhos, no estado de viúva, e foi sepultada no cemitério de Rouças. 

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel José Rodrigues e de Antónia Luísa Vaz, lavradores, de Cavencas. N.p. de Domingos José Rodrigues e de Maria Domingues, do Nogueiral; n.m. de António José Vaz e de Maria Rosa Gomes, de Cavencas. Nasceu em São Paio a 11/4/1852 e foi batizado no dia seguinte. Madrinha: a sua avó materna. // Artista. // Casou a 23 de Novembro de 1881 com Ludovina Rosa Rodrigues, de 21 anos de idade, lavradeira, do lugar da Raza. Testemunhas: Manuel Joaquim da Costa, casado, lavrador, do Cruzeiro, e Manuel Joaquim Fernandes, solteiro, artista, de Real.  

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de António José Rodrigues e de Maria Angélica Afonso, ele alfaiate e ela tendeira, moradores em Soutulho. N.p. de Luís António Rodrigues e de Rosa Maria Dias, do dito lugar; n.m. de Manuel Joaquim Afonso e de Maria Luísa, ele de São Paio e ela galega, moradores em Lourenços. Nasceu em São Paio a 22/11/1863 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: os avós maternos do bebé, lavradores. // Faleceu a 21/12/1864.  

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de Ludovina Rosa Rodrigues, solteira, jornaleira. N.m. de João Manuel Rodrigues e de Ana Maria Rodrigues, artistas. Nasceu em Barata, São Paio, a 15/4/1887, e foi batizado pelo padre José Augusto Ferreira no dia seguinte. Padrinhos: o seu avô materno e Miquelina dos Remédios Rodrigues, solteira, jornaleira, moradora no sobredito lugar. Faleceu a 8/3/1889. Foi sepultado na igreja.

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de ---------- Rodrigues e de --------------------------. Nasceu em São Paio a --/--/19--. // Casou com Maria de Jesus da Costa, sua conterrânea. // Por volta de 1950 adquiriram, por doação verbal de José Joaquim Rodrigues e mulher, Ana Rosa Cortes, residentes em Real, o “Campo do Carvalho do Ferreiro”, sito no lugar de Carvalhos, São Paio, com a área de 1460 m2. // Em 1998 residiam em Real (VM 1108).

 

RODRIGUES, Manuel José. // Do lugar da Granja. // Faleceu viúvo, a 6/9/1820.

 

RODRIGUES, Manuel José. // Do lugar da Costa. // Faleceu, com todos os sacramentos, sem testamento, a 28/11/1847, e foi sepultado, com ofício de corpo presente, no dia seguinte. 

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de Domingos Rodrigues e de Maria Soares. Neto paterno de Manuel Rodrigues e de Rita Esteves; neto materno de Ângela Lourenço, todos de Cavaleiro Alvo. Nasceu em São Paio a 21/4/1803 e foi batizado a 27 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos Afonso e sua mulher Maria Lourenço, do dito lugar.

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de Domingos José Rodrigues e de Maria Domingues, moradores no lugar do Nogueiral. N.p. de Manuel Rodrigues e de Domingas Domingues, do lugar do Requeixo; n.m. de Manuel Domingues e de Maria Fernandes, do lugar dos Lourenços. Nasceu em São Paio a 16/4/1813 e foi batizado a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José da Cruz, do Outeiro, Chaviães, e Antónia Domingues, viúva, de Cavencas. // Casou com Antónia Luísa, filha de António José Vaz e de Maria Rosa Gomes, da Barreira, São Paio. // Faleceu no lugar de Barreira a 1/10/1869, com todos os sacramentos, e foi sepultado na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou filhos.    

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de Narciso Rodrigues e de Rosa Maria Domingues, moradores no lugar dos Lourenços. N.p. de Manuel Rodrigues e de Ana Alves, de Sante; n.m. de Domingos Domingues e de Antónia Gonçalves, dos Lourenços. Nasceu em São Paio a 17/3/1816 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Alves e sua mulher Manuela de Sousa, de Lourenços.  

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de Domingos Rodrigues “Calhegas” e de Ana Domingues. Neto paterno de Manuel Rodrigues e de Ana Alves; neto materno de Manuel António Domingues e de Ana Domingues, todos de Sante. Nasceu em São Paio a 7/12/1816 e foi batizado a 9 desse mês. Padrinhos: padre Francisco Lapa e Maria Rosa Rodrigues, solteira, de Sante. // Nota: deve ser o mesmo que faleceu em Sante a 5/9/1876, com todos os sacramentos, viúvo de Joaquina Alves, com 50 (!) anos de idade; foi sepultado na igreja de São Paio; não fizera testamento; deixou filhos. // Quanto à idade, os padres, para não irem consultar os livros de batismo, por comodismo, punham a que eles achavam ser a mais próxima.  

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de Manuel José Rodrigues e de Maria Luísa Lourenço, da Costa. Neto paterno de Manuel Bento Rodrigues e de Maria Alves, de Virtelo, Cousso; neto materno de Agostinho Lourenço e de Rosa Domingues, da Costa. Nasceu em São Paio a 15/10/1819 e foi batizado a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Agostinho Lourenço e sua mulher Rosa Domingues, do lugar da Costa. // Lavrador. // Morreu a 23/2/1900, no lugar da Costa, com todos os sacramentos, no estado de solteiro, com testamento, sem filhos, e foi sepultado no adro da igreja paroquial.   

 

RODRIGUES, Manuel José. // Casou com Maria Luísa Lourenço. // Moraram na Costa, São Paio. // Lavradores. // Uma filha do casal, Joaquina Rosa, casou em Paderne a 24/4/1859 com Manuel Inácio, filho de Manuel António Rodrigues (dos Codessos Torres, de Sante) e de Ana Maria Domingues Sousa.

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de Rosa Maria Rodrigues, moradores no lugar de Real. Neto materno de Jerónimo José Rodrigues e de Maria Alves, do dito lugar. Nasceu em São Paio a 28/12/1840 e foi batizado na igreja no dia seguinte. Padrinhos: Santo António e Maria Alves, avó do bebé. // Lavrador. // Casou a 27/12/1871 com Lina Rosa Domingues, de 31 anos de idade, solteira, filha de Manuel António Domingues e de Rosa Maria de Castro, lavradores, de Carvalha Furada. Testemunhas: Constantino da Assunção Rodrigues, do lugar de Carvalha Furada, e M.J.C. // Com geração.

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de ------- Rodrigues e de --------------. Nasceu por volta de 1845. // Faleceu no lugar de Real, São Paio, com 78 anos de idade, a --/--/1923.  

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de Bento Manuel Rodrigues e de Carolina Rosa Carvalho, lavradores, residentes no lugar da Granja de Cima. N.p. de José Luís Rodrigues e de Joaquina Rosa da Silva, dos Lourenços; n.m. de Manuel António Carvalho, ferreiro, e de Joaquina Rosa da Rosa, lavradeira, do lugar da Costa. Nasceu em São Paio a 9/8/1861 e foi batizado a 11 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós paternos. // Faleceu em casa dos pais a 5/1/1868 e foi sepultado na igreja de São Paio. 

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de João Manuel Rodrigues, ferreiro, e de Ana Maria Rodrigues, doméstica, ele natural de São Paio e ela natural de Paderne, moradores no lugar das Baratas. Neto paterno de João José Rodrigues e de Maria Joaquina Coutinho, do dito lugar; neto materno de José Rodrigues e de Maria Rosa Rodrigues de Morais, so lugar de Crastos, Paderne. Nasceu em São Paio a 29/7/1866 e foi batizado a 31 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Gonçalves, nascido em 1841, solteiro, afilhado de Teresa Joaquina Codesso, e Matildes da Graça Rodrigues, nascida em 1857, irmã do bebé e afilhada de Joaquina Matildes Codesso, ambos residentes nas Quingostas, todos lavradores. // Tinha 24 anos de idade, era solteiro, ferreiro, morava no lugar de Baratas, quando casou na igreja do mosteiro de Paderne a 26/5/1890 com Delfina Laureana (*), de 22 anos de idade, solteira, natural da vila de Melgaço, moradora no lugar do Pinheiro, Paderne, filha natural de José Joaquim Sela e de Antónia Joaquina Carneiro, solteiros, lavradores. Testemunhas: António Joaquim Gregório, casado, carpinteiro, morador no lugar da Costa, e Manuel José Fernandes, casado, agricultor, residente no lugar de Baratas, São Paio. // Pai de Erminda Rodrigues (ver na vila, SMP). /// (*) Ver na vila, SMP, em «sem apelido». 

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de Manuel Joaquim Rodrigues e de Rosa Maria Vieites, de Soutulho. N.p. de Domingos José Rodrigues e de Antónia Maria Alves, do dito lugar; n.m. de Luís Manuel Vieites e de Teresa Luísa Vaz, do Regueiro, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 7/6/1872 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: padre José Joaquim Rodrigues, de Soutulho, e Ana Joaquina Vieites, casada, de Barata. // Casou com --------------------. // Em 1912 foi multado pelo zelador da freguesia de São Paio, Joaquim Afonso (Correio de Melgaço n.º 21, de 27/10/1912).  

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de Manuel José Rodrigues e de Lina Rosa Domingues, moradores no lugar de Real. N.p. de Rosa Maria Rodrigues, solteira, do dito lugar; n.m. de Manuel António Domingues e de Rosa Maria de Castro, de Carvalha Furada, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 17/11/1872 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Constantino da Assunção Rodrigues --------- e Rosa Maria de Castro, viúva, moradores em Carvalha Furada. // Jornaleiro. // Morreu a 10/1/1906, no lugar dos Lourenços, com todos os sacramentos, no estado de casado com Felicidade dos Anjos Marques, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no cemitério paroquial. 

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de Ana Rosa Rodrigues, solteira, lavradora. N.m. de José Luís Rodrigues e de Maria Caetana Gonçalves. Nasceu na Rasa, São Paio, a 5/11/1885, e foi batizado pelo padre JAF no dia seguinte. Padrinhos: Matias Joaquim Cerdeira, casado, artista, morador em Gondarela, Troviscoso, Monção, e Violante da Silva, solteira, criada de servir, moradora na Rasa, São Paio. // Faleceu na sua freguesia a 28/2/1960.     

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de Manuel Joaquim Rodrigues e de Joaquina Rosa Domingues, lavradores. N.p. de Constantino da Assumpção Rodrigues e de Matilde da Graça Domingues; n.m. de Henrique José Domingues e de Maria Rosa Trancoso. Nasceu em Cavencas, São Paio, a 4/3/1898, e foi batizado pelo padre António Esteves a 12 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô paterno, de Carvalha Furada, e Maria Joaquina Domingues, de Cavencas, lavradores. // Morreu a 25/10/1899 e foi sepultado no adro da igreja.

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de Manuel Joaquim Rodrigues e de Ludovina Rosa Rodrigues. N.p. de Manuel José Rodrigues e de Antónia Luísa Vaz; n.m. de José Luís Rodrigues e de Maria Rosa Rodrigues. Nasceu na Barreira, São Paio, a 2/8/1902, e foi batizado pelo padre AE a 5 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Gomes e Maria Rosa Rodrigues, solteiros, todos lavradores.

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de Joaquim Rodrigues, natural de Cubalhão, e de Maria Marques, natural de São Paio, lavradores, residentes no lugar de Cavaleiro Alvo. Neto paterno de Manuel José Rodrigues e de Maria Dias; neto materno de Manuel José Marques e de Maria Josefa Marques. Nasceu em São Paio a 2/2/1911 e foi batizado na igreja paroquial a 5 desse mês e ano. Padrinhos: José Bento Durães, solteiro, e Maria Joaquina Marques, casada, rurais. // Morreu no mês de Agosto de 1937 na cidade de Oviedo, Espanha. 

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de ------- Rodrigues e de -----------------------. Nasceu em -------------, a --/--/19--. // Faleceu em São Paio a --/--/1995. // (A Voz de Melgaço n.º 1029).

 

RODRIGUES, Manuel Luís. // Do Barral. // Morreu casado, a 6/10/1824. // Deixou testamento. 

 

RODRIGUES, Manuel Luís. // Do lugar de Sante. // Faleceu a 16 de Agosto de 1842, com todos os sacramentos, com testamento, e foi sepultado na igreja no dia seguinte.

 

RODRIGUES, Manuel Luís. // Do lugar do Barral. // Faleceu a 1 de Novembro de 1842, com todos os sacramentos, com testamento – e foi sepultado na igreja, com ofício de corpo presente, no dia seguinte. 

 

RODRIGUES, Manuel Rei. Filho de Severo Rey e de Carma Rodrigues, jornaleiros, naturais da freguesia de Alveios, bispado de Tui, Galiza. Nasceu nessa freguesia galega por volta de 1869. // Tinha 23 anos de idade, era solteiro, jornaleiro, quando casou na igreja de São Paio de Melgaço a 26/1/1903 com Generosa Lopes, de vinte e oito anos de idade, solteira, serviçal, nascida na freguesia de São Martinho de Sagra, bispado de Ourense, residente em São Paio de Melgaço, filha de Firmino Lopes e de Rosalia Fernandes, jornaleiros. Testemunhas presentes: António José Rei Rodrigues, casado, jornaleiro, do lugar da Costa, e Albano Augusto Pereira, solteiro, estudante, do lugar do Cruzeiro. // Com geração (ver no apelido Rei).

 

RODRIGUES, Maria. // Casou com Estêvão Alves de Ermida, de Sante. // Faleceu a 20/7/1754.

 

RODRIGUES, Maria. // Do lugar de Sante. // Fez testamento a 8/12/1784.  

 

RODRIGUES, Maria. // Casou com ----------------, de Cavaleiro Alvo. // Faleceu a 25/5/1805 e foi sepultada na igreja, com ofício de quatro padres. 

 

RODRIGUES, Maria. // De Badim. // Faleceu no lugar de Real, São Paio de Melgaço, sendo sepultada na igreja desta freguesia, com ofício de corpo presente, a 24/2/1810. // Deixou testamento escrito. 

 

RODRIGUES, Maria. // Do lugar do Barral. // Faleceu no estado de viúva, a 4/6/1812. // Deixou testamento.

 

RODRIGUES, Maria. // De Cavaleiro Alvo. // Faleceu viúva a 17/8/1823.

 

RODRIGUES, Maria. // Do lugar do Cruzeiro. // Faleceu, no estado de casada, a 14/5/1825.

 

RODRIGUES, Maria. // Do lugr de Cavaleiro Alvo. // Faleceu, no estado de viúva, a 29/10/1835; foi sepultada na igreja no dia 31. 

 

RODRIGUES, Maria. // Do lugar de Sante. // Faleceu a 30/10/1838 e foi sepultada na igreja, com ofício de corpo presente, no dia seguinte. 

 

RODRIGUES, Maria. Filha de ---------- Rodrigues e de ------------------------------. Nasceu por volta de 1834. // Faleceu no lugar das Granjas a --/--/1914, com 80 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 83, de 18/1/1914).

 

RODRIGUES, Maria. Filha de João Manuel Rodrigues e de Teresa Trancoso, moradores no lugar da Raza. N.p. de Francisco António Rodrigues e de Maria Joaquina Esteves, do lugar do Paço; n.m. de António Félix Trancoso e de Joana Rosa Codesseira, do lugar da Raza, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 10/4/1866 e foi batizada a 15 desse mês e ano. Padrinhos: padre Manuel José Meleiro Castro e Ludovina Rosa Afonso, solteira, lavradora, de Cavaleiro Alvo. // Faleceu na sua freguesia a 16/1/1949.

 

RODRIGUES, Maria. Filha de Vitorino José Rodrigues, natural de São Paio, e de Ana Rosa da Ribeira, natural de Chaviães, lavradores. N.p. de Bento Manuel Rodrigues e de Carolina Rosa Carvalho; n.m. de José Francisco da Ribeira e de Maria Alves. Nasceu no lugar da Granja, São Paio, a 26/4/1895, e foi batizada pelo padre AE a 3 de Maio desse ano. Padrinhos: Manuel José Marques, casado, e Maria Rosa Marques, solteira, lavradores, do lugar de Cavaleiro Alvo, São Paio. // Faleceu em Rouças a 22/12/1975.     

 

RODRIGUES, Maria. Filha de Joaquim Rodrigues, natural de Cubalhão, e de Maria Rosa Marques, natural de São Paio, lavradores, residentes no lugar de Cavaleiro Alvo. Neta paterna de Manuel José Rodrigues e de Maria Dias; neta materna de Manuel José Marques e de Maria Josefa Marques. Nasceu em São Paio a 13/2/1907 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Meleiro e Joaquina Rosa Lopes, casados, rurais. // Casou na CRCM a 8 de Maio de 1929 com o seu conterrâneo Firmino Meleiro, de 25 anos de idade, filho de José Joaquim Meleiro e de Joaquina Rosa Pires. // Enviuvou a 11 de Fevereiro de 1983. // Faleceu em São Paio a 22/9/1985.  

 

RODRIGUES, Maria Amélia. Filha de Manuel José Rodrigues e de Felicidade dos Anjos Marques, jornaleiros. N.p. de Manuel José Rodrigues e de Lina Rosa Domingues; n.m. de Domingos José Marques e de Emília Andreza Afonso. Nasceu nos Lourenços, São Paio, a 11/12/1901, e foi batizada pelo padre António Esteves no dia seguinte. Padrinhos: Domingos José Marques, no estado de casado, jornaleiro, e Amélia do Carmo Marques, solteira, serviçal. // Ver Amadeu Augusto Rodrigues.

 

RODRIGUES, Maria Amélia. Filha de -------- Rodrigues e de -------- Fernandes. Nasceu em São Paio a --/--/19--. // Casou com João Joaquim Alves, natural de Rouças. // Em 1994 residiam no lugar do Cruzeiro, São Paio (ver a Voz de Melgaço de 1/4/2021).  

 

RODRIGUES, Maria Amélia. Filha de Germano Augusto Rodrigues (Mouco) e de Joaquina Rosa Gonçalves. Nasceu em --------------, a 15/3/1928.

 

RODRIGUES, Maria Angélica. Filha de Manuel Joaquim Rodrigues e de Rosa Joaquina Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de Real. N.p. de Jerónimo José Rodrigues e de Maria Alves, do dito lugar; n.m. de Francisco José Gonçalves e de Maria Pereira, da Granja. Nasceu em São Paio a 10/4/1855 e foi batizada a 14 desse mês e ano. Madrinha: Maria Luísa Durão, da Granja. // Faleceu a 17/11/1862 e foi sepultada na igreja no dia 19.  

 

RODRIGUES, Maria Angélica. Filha de António José Rodrigues e de Maria Angélica Afonso, de Soutulho. N.p. de Luís António Rodrigues e de Rosa Maria Dias, do dito lugar; n.m. de Manuel Joaquim Afonso e de Maria Luísa (Moura ou Alonsa), de Lourenços, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 16/1/1869 e foi batizada a 18 desse mês e ano. Padrinhos: padre José Joaquim Rodrigues, do lugar de Soutulho, e a avó materna da criança. // Casou a 30/1/1899 com António Joaquim Cerdeira, do lugar do Granjão, Paderne. // Faleceu na sua freguesia a 16/3/1949. // Com geração. 

 

RODRIGUES, Maria dos Anjos. Filha de ---------- Rodrigues e de ----------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Faleceu em São Paio a --/--/1914, com apenas dezoito meses de idade (Correio de Melgaço n.º 117, de 22/9/1914).

 

RODRIGUES, Maria Antónia. Filha de Manuel António Rodrigues e de Maria Rosa Gonçalves, moradores no lugar da Raza. Neta paterna de Domingos Rodrigues e de Isabel Fernandes, do dito lugar; neta materna de Manuel Gonçalves e de Maria Alves, de Lobiô, Rouças. Nasceu em São Paio a 12/11/1807 e foi batizada a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Pinheiro e sua irmã Antónia Ventura, da Raza de Cima. 

 

RODRIGUES, Maria da Conceição. Filha de António Joaquim Rodrigues e de Marcelina Rosa Pires, naturais de Rouças, com morada no lugar do Pombal, São Paio. N.p. de Manuel José Rodrigues e de Antónia Joaquina Alvares, do lugar da Igreja, Rouças; n.m. de António Joaquim Pires e de Maria Teresa Gomes, do lugar do Telheiro, Rouças. Nasceu em São Paio a 27/8/1873 e foi batizada a 31 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Fernandes e sua irmã, Maria Francisca Fernandes, solteiros, de Carvalhos, Rouças.  

 

RODRIGUES, Maria Delfina. Filha de Bento Manuel Rodrigues e de Rosa Matildes Vaz, moradores no lugar da Carreira. N.p. de José Batista Rodrigues e de Rosa Maria Carvalho, de Soutulho; n.m. de Manuel José Vaz e de Teresa Caetana Marques, da Carreira, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 16/3/1862 e foi batizada a 19 desse mês e ano. Padrinhos: padre António Luís de Araújo e Cunha, da Quinta da Gaia, e Mafalda de Sousa (?) Rodrigues, solteira, lavradora, de Soutulho. // Casou a 14/6/1882 com Feliciano Joaquim, de 36 anos de idade, solteiro, lavrador, filho de José Maria Soares e de Florinda Rosa de Caldas, do lugar de Real. Para casar teve de obter autorização da mãe, pois a maioridade só se atingia, nessa altura, aos 21 anos de idade. 

 

RODRIGUES, Maria das Dores. Filha de Manuel José Rodrigues e de Lina Rosa Domingues, de Real. N.p. de Rosa Maria Rodrigues, solteira, do mesmo lugar; n.m. de Manuel António Domingues e de Rosa Maria de Castro, de Carvalha Furada, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 26/1/1878 e foi batizada no dia seguinte. Padrinho: Constantino da Assunção Rodrigues, casado, de Carvalha Furada. // Faleceu na sua terra natal a 3/5/1956.

 

RODRIGUES, Maria das Dores. Filha de Joaquina Rosa Rodrigues, solteira, lavradora. Neta materna de Luís Rodrigues e de Ana Joaquina da Cunha. Nasceu no lugar do Barral, São Paio, a 29/2/1892, e foi batizada pelo padre António Esteves a 2/3/1892. Madrinha: a sua avó materna. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 139, de 17/2/1932: «Reconhecimento profundo... Com muita satisfação recebemos da senhora Maria das Dores Rodrigues, de Gaia, a carta que a seguir muito gostosamente publicamos. Comprendemos, minha senhora, o seu intento, e deixe que lhe testemunhemos o nosso profundo reconhecimento por acto tão heróico e humanitário, jamais por vir da fragilidade de uma senhora. As suas melhores prosperidades e os nossos sinceros e sentidos respeitos: // Ex.mo Sr. Director do “Notícias de Melgaço: o jornal que V. dirige, no dia 24 de Janeiro do corrente ano insere um agradecimento de Adriano Augusto da Costa aos médicos que trataram de seu filho no Hospital G. de Santo António do Porto, onde foi operado ao estômago. Ora o estado desse rapaz era tão grave que se não fossem as quatro transfusões de sangue, feitas naquele hospital pelo Ex.mo Sr. Dr. José Aroso, ele não poderia sobreviver à operação, tão grande era o seu estado de fraqueza. E, por amor à verdade e não por vaidade, a signatária desta carta – que não conhecia antes da sua vinda para o hospital -, por recomendação da Ex.ma Sr.ª D. Palmira Pires Teixeira, prestou-se a ceder-lhe seiscentos gramas de sangue que permitiram a salvação do doente. E isto é tão verdade que o Ex.mo Sr. Dr. José Aroso, que tratou dedicadamente o doente, não encontrou no hospital pessoa que se prestasse a dar o seu sangue para salvar o doente. Perdoe, Sr. Director, tirar-lhe espaço e tempo, mas desejava mostrar aos meus conterrâneos a satisfação que tive em concorrer para salvar uma vida.» // Gaia, 5/2/1932. Maria das Dores Rodrigues. Residente na Rua Antero de Quental, n.º 3. Vila Nova de Gaia, e natural de Melgaço. // Ela faleceu na freguesia de Santa Marinha, Gaia, a 21/2/1957.  

 

RODRIGUES, Maria das Dores. Filha de José Bento Rodrigues e de Deolinda de Jesus Meleiro. Nasceu em Paio a --/--/1930 (NM 54.A, de 23/3/1930). // Faleceu no lugar dos Lourenços a --/--/2022, com 91 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/3/2022).

 

RODRIGUES, Maria Gertrudes. // Do lugar da Raza. // Faleceu, só com os sacramentos da penitência e sagrado viático, não tendo recebido a extrema-unção por não haver mais tempo, no estado de solteira, a 7/11/1856, e foi sepultada na igreja a oito, com ofício de corpo presente.

 

RODRIGUES, Maria da Glória. Filha de Manuel Joaquim Rodrigues e de Rosa Maria Vieites, de Soutulho. N.p. de Domingos José Rodrigues e de Antónia Maria Alves, do mesmo lugar; n.m. de Luís Vieites e de Teresa Luísa Vaz, do Regueiro, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 6/8/1868 e foi batizada a 9 desse mês e ano. Padrinhos: padre José Joaquim Rodrigues, de Soutulho, e Ana Joaquina Vieites, solteira, lavradora, de Barata. // Casou a 1/10/1888 com Bento, de 31 anos de idade (nascera a 27/1/1857), solteiro, filho de Matias Gomes e de Maria Joaquina Dias, lavradores, de Nogueira, Paderne. Ela, por ser menor, teve que obter o consentimento dos pais, os quais entregaram ao padre um selo no valor de 1.600 réis, a fim de ser colado na caderneta. Testemunhas: Alberto José de Caldas, casado, lavrador, da Nogueira, António Manuel Durães, solteiro, artista, do Barral, ambos de Paderne, e MJC, casado, lavrador, do Cruzeiro, São Paio. // Faleceu em Paderne a 10/5/1949.

 

RODRIGUES, Maria da Glória. Filha de Elvira dos Anjos Rodrigues, solteira, jornaleira. Neta materna de António José Rodrigues e de Maria Angélica Afonso. Nasceu em Soutulho, São Paio, a 23/7/1893, e foi batizada pelo padre AE a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos José Gonçalves, solteiro, e Maria Luísa Rodrigues, casada, proprietários, do lugar de Baratas, São Paio. // Casou na CRCM a 26/4/1915 com Justino, de 29 anos de idade, seu conterrâneo, filho de Ana Rosa Esteves. // Faleceu na sua terra a 9/3/1963.

 

RODRIGUES, Maria Joaquina. // Do lugar da Carreira. // Faleceu, com todos os sacramentos, a 4/8/1847, e foi sepultada na igreja paroquial, com ofício de corpo presente, no dia seguinte. 

 

RODRIGUES, Maria Joaquina. // Do lugar de Carvalha Furada. // Faleceu no estado de solteira, com todos os sacramentos, sem testamento, a 21/4/1859, e foi sepultada na igreja no dia seguinte.

 

RODRIGUES, Maria Joaquina. Filha de Manuel Luís Rodrigues “Cousso” e de Ana Maria do Val, lavradores, de São Paio, residentes que foram no Barral. // Casou com Manuel Joaquim Lourenço de Puga, de quem ficou viúva. // Faleceu no Barral, São Paio, a 20/1/1875, com todos os sacramentos. Tinha 80 anos de idade. Foi sepultada na igreja. Fizera testamento. // Com geração.

 

RODRIGUES, Maria Joaquina. Filha de Domingos Rodrigues e de Maria Caetana Fernandes, moradores no lugar da Raza. N.p. de Domingos Rodrigues e de Ana Domingues, de Cubalhão; n.m. de Manuel Fernandes e de Maria Vaz, da Raza. Nasceu em São Paio a 23/5/1801 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: João Esteves e sua mulher Antónia Domingues, de Cavencas.  

 

RODRIGUES, Maria Joaquina. Filha de Manuel José Rodrigues e de Maria Luísa Lourenço, lavradores, da Costa. N.p. de Manuel Bento Rodrigues e de Maria Alves, de Virtelo, Cousso, termo de Valadares; n.m. de Agostinho Lourenço e de Rosa Domingues, da Costa. Nasceu em São Paio a 17/1/1809 e foi batizada a 19 desse mês e ano. Padrinhos: António José de Castro e Antónia Maria Alves, de Carvalha Furada. Casou com Bernardino José Soares, de Corujeiras, Rouças. // Faleceu no lugar da Costa, São Paio, a 15/12/1884, só com o sacramento da extrema-unção, por ter perdido o juízo. Foi sepultada no cemitério. Fizera testamento. Não deixou filhos. 

 

RODRIGUES, Maria Joaquina. Filha de Domingos José Rodrigues e de Antónia Maria Alves, lavradores, residentes no lugar de Soutulho. Neta paterna de Manuel Rodrigues e de Maria Carvalho, de Covelo, Paderne; neta materna de José Alves e de Rosa Alves, de Soutulho. Nasceu em São Paio a 12/2/1817 e foi batizada a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Alves e Joaquina Rodrigues, de Covelo, Paderne. // Camponesa. // Faleceu a 20/8/1898, no lugar de Soutulho, com todos os sacramentos, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja.

 

RODRIGUES, Maria Joaquina. Filha de José Luís Rodrigues e de Joaquina Rosa da Silva, moadores no lugar dos Lourenços. N.p. de Miguel Caetano Rodrigues e de Ana Maria Domingues; n.m. de António da Silva e de Rosa Lourenço de Fontes. Nasceu em São Paio em Dezembro de 1835 ou Janeiro de 1836 e foi batizada na igreja dessa freguesia pelo padre encomendado Manuel José Domingues. // Casou a 10/6/1871 com Manuel José, filho de João Bento Esteves e de Teresa de Jesus Esteves, de Soutulho. // Com geração.

 

RODRIGUES, Maria Joaquina. Filha de Luís António Rodrigues e de Rosa Maria Dias, moradores em Soutulho. N.p. de Manuel Luís Rodrigues e de Ana Rodrigues do Val, do Barral; n.m. de Antónia Luísa Dias, de Soutulho. Nasceu em São Paio a 24/1/1840 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: padre Manuel José Meleiro de Castro e Rosa Maria Rodrigues, tia da criança, do Barral, São Paio. // Lavradeira. // Casou a 17/11/1875 com Amador (?), de 30 anos de idade, nascido na freguesia de Santa Maria de Morevas (?), bispado de Ourense, morador no lugar do Telheiro, Rouças, filho de Vicente Domingues e de Manuela Ramos, galegos. Testemunhas: Manuel Joaquim Gonçalves, do Nogueiral, e M.J. da Costa, do Cruzeiro, ambos casados. // Nota: deve ser a mesma senhora que faleceu no lugar de Soutulho a --/--/1912; no jornal diz-se que ela tinha 70 anos de idade (ver Correio de Melgaço n.º 22, de 3/11/1912).   

 

RODRIGUES, Maria Joaquina. Filha de Inácio Joaquim Rodrigues e de Joaquina Rosa Alves, moradores no lugar de Barata. Neta paterna de Domingos Rodrigues e de Maria Domingues, do Nogueiral; neta materna de José Álvares e de Maria Clara, de Barata. Nasceu em São Paio a 18/4/1841 e foi batizada no dia seguinte. Madrinha: Maria Clara, do lugar de Barata. 

 

RODRIGUES, Maria Joaquina. Filha de João Manuel Rodrigues, ferreiro, e de Ana Maria Rodrigues Morais, doméstica, lavradores, residentes no lugar das Baratas. N.p. de João José Rodrigues e de Maria Joaquina Coutinho, do dito lugar; n.m. de José Rodrigues Morais e de Rosa Maria Rodrigues Morais, de Crastos, Paderne. Nasceu em São Paio a 25/2/1854 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Luís Manuel Rodrigues, de Baratas, e Joaquina Matildes Codesso, de Quingostas. // Casou a 21/7/1879 com Manuel António, de 33 anos de idade, solteiro, lavrador, de Quintela, Riba de Mouro, filho de Bento Esteves e de Maria Teresa Gonçalves, lavradores, do dito lugar e freguesia de Monção. Testemunhas: padre José Manuel Alves, dos Lourenços, e Manuel Joaquim Fernandes, solteiro, do lugar do Cruzeiro. 

 

RODRIGUES, Maria Joaquina. Filha de José Luís Rodrigues e de Maria Caetana Gonçalves, moradores no lugar da Raza. N.p. de Domingos Rodrigues e de Maria Caetana Fernandes; n.m. de António Luís Gonçalves e de Ana (ou Helena) Vitória Abreu, do lugar da Ponte. Nasceu em São Paio a 13/2/1855 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: João Manuel Rodrigues e Maria Rosa Domingues, da Raza. // Nota: deve ser a mesma senhora que faleceu na Carpinteira a --/--/1933, com 78 anos de idade (NM 187, de 19/3/1933).

 

RODRIGUES, Maria Joaquina. Filha de Bento Manuel Rodrigues e de Carolina Rosa de Carvalho, lavradores, residentes no lugar da Granja de Cima. Neta paterna de José Luís Rodrigues e de Joaquina Rosa da Silva, do lugar dos Lourenços; neta materna de Manuel António de Carvalho e de Joaquina Rosa da Rosa, do lugar da Costa. Nasceu em São Paio a 23/2/1858 e foi batizada a 27 desse mês e ano. Padrinhos: os avós paternos. // Casou a 22/5/1882, com Vitorino José, de 32 anos de idade, filho de Domingos José Soares e de Ana Rosa Oliveira, lavradores, residentes que foram no lugar de Barreiros. 

 

RODRIGUES, Maria Joaquina. Filha de Constantino da Ascensão Rodrigues e de Matildes da Graça Domingues. N.p. de Maria Joaquina Rodrigues; n.m. de Manuel António Domingues e de Rosa Maria Castro, todos do lugar de Carvalha Furada. Nasceu em São Paio a 2/8/1868 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Joaquim Rodrigues, solteiro, do lugar de Real, e Rosa Maria de Castro, viúva, todos lavradores.  

 

RODRIGUES, Maria José. Filha de Joaquina Rosa Rodrigues, solteira, do Paço. N.m. de Francisco António Rodrigues e de Maria Joaquina Esteves, do mesmo lugar, lavradores. Nasceu em São Paio em Janeiro de 1874 e foi batizada ainda nesse mês e ano. Padrinhos: padre Manuel José Meleiro de Castro, do lugar da Raza, e Maria José Domingues, solteira, do lugar da Ponte. // Faleceu na sua freguesia a 31/7/1959. 

 

RODRIGUES, Maria Josefa. // Do lugar de Sante. // Faleceu viúva a 29/1/1825.

 

RODRIGUES, Maria Josefa. // Do lugar de Sante. // Faleceu solteira, com todos os sacramentos, a 17/9/1848 (o padre, por lapso, escreveu 1838), e foi sepultada na igreja, com ofício de corpo presente, no dia seguinte.

 

RODRIGUES, Maria Luísa. Filha de João Luís Rodrigues e de Maria Joaquina de Carvalho, rurais, moradores no lugar da Veiga. N.p. de Manuel Bento Rodrigues e de Maria Alves, do lugar de Virtelo, Cousso, termo de Valadares; n.m. de Manuel José de Carvalho e de Isabel Codesseira. Nasceu em São Paio a 23/10/1824 e foi batizada no mesmo dia. Padrinhos: Manuel José Rodrigues (Eira Velha) e sua mulher Ana Maria Luísa Lourenço, do lugar da Costa. // Faleceu na Rua Verde de São Gregório, onde trabalhava como criada de servir, a 8/4/1883, solteira, com todos os sacramentos, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja de Cristóval no dia seguinte.   

 

RODRIGUES, Maria Luísa. Filha de António José Rodrigues e de Maria Angélica Afonso, rurais, moradores no lugar dos Lourenços. Neta paterna de Luís António Rodrigues e de Rosa Maria Dias, do lugar de Soutulho; neta materna de Manuel Joaquim Afonso e de Maria Luísa de Sousa, dos Lourenços. Nasceu em São Paio a 24/5/1859 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: os seus avós maternos. // Casou a 5/4/1883, com o seu parente em 1.º e 2.º graus de afinidade ilícita (!), António José Gonçalves, viúvo de Maria Joaquina Afonso, lavrador, residente em Baratas, São Paio, filho de António Manuel Gonçalves e de Antónia Esteves, moradores que foram em Castro Laboreiro. Testemunhas: padre José Manuel Alves, proprietário, morador no lugar dos Lourenços, e Manuel Joaquim Fernandes, casado, lavrador, do lugar do Cruzeiro. // Enviuvou a 18/10/1897. // Estava viúva de António José Gonçalves quando casou na igreja de São Paio a 19/4/1902 com o seu conterrâneo Júlio Dias, de 29 anos de idade, solteiro, jornaleiro, morador no lugar da Verdelha.  

 

RODRIGUES, Maria Luísa. Filha de --------- Rodrigues e de ------------------. Nasceu em São Paio a --/--/19--. // Casou com Manuel José de Castro Carvalho, bancário em Guimarães, filho de Manuel de Carvalho, soldado da Guarda-Fiscal, e de -----------------, moradores que foram no Souto, Paderne. // Ela, em 1999, foi promovida a subgerente do BPI em Amares. (VM 1128). 

 

RODRIGUES, Maria de Lurdes. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1520, de 26 de Julho de 1964: «Na maternidade do hospital da SCMM deu à luz uma menina a senhora Maria de Lurdes Rodrigues, do lugar do Paço, São Paio 

 

RODRIGUES, Maria da Pureza. Filha de Manuel Joaquim Rodrigues e de Ludovina Rosa Rodrigues. N.p. de Manuel José Rodrigues e de Antónia Luísa Vaz; n.m. de José Luís Rodrigues e de Maria Caetana Gonçalves. Nasceu em Barreira, ou Devesa, São Paio, a 18/1/1893, e foi batizada pelo padre AE a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Vaz, casado, e Teresa Vaz, solteira, de Cavencas, São Paio, todos lavradores. // Casou na CRCM a 19/12/1923 (?) com José Manuel, de 31 anos de idade, sampaiense, filho de Manuel António Fernandes e de Joaquina Rosa Vaz. // Faleceu na sua terra a 1/12/1950.

 

RODRIGUES, Maria Rita. // Do lugar da Carreira. // Faleceu, com todos os sacramentos, sem testamento, a 10/3/1853, e na igreja foi sepultada no dia 11, com ofício de cinco padres.  

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de Manuel Luís Rodrigues e de Ana Rodrigues, moradores no lugar do Barral. N.p. de Gregória Gonçalves, da Portela, Paderne; n.m. de Manuel Rodrigues e de Maria Rodrigues, do Barral. Nasceu em São Paio a 20/9/1798 e foi batizada a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Domingues e sua mulher Maria Rosa da Vila, do Barral. 

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de Narciso Rodrigues e de Rosa Maria Domingues, moradores no lugar dos Lourenços. N.p. de Manuel Rodrigues e de Ana Álvares, de Sante; n.m. de Domingos Domingues e de Antónia Gonçalves, dos Lourenços. Nasceu em São Paio a 23/8/1820 e foi batizada no dia seguinte. Padrinho: Manuel Luís Rodrigues, casado, do lugar de Sante.  

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de João Batista Rodrigues e de Rosa Maria Carvalho, moradores no lugar de Soutulho. N.p. de João Rodrigues e de Maria Soares, de Cortinhas, Prado; n.m. de Jerónimo Carvalho e de Maria Vitória Sanches, de Soutulho. Nasceu em São Paio em Fevereiro de 1823 e foi batizada a 28 desse mês e ano. Padrinhos: João António da Cunha Araújo, casado, do Rio do Porto, SMP, e Maria Rosa Couto, viúva, da Quinta da Gaia. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Soutulho a 11/5/1865, com todos os sacramentos, solteira, sem geração, e foi sepultada na igreja. Não fizera testamento. 

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de Manuel José Rodrigues e de Maria Luísa Lourenço, moradores no lugar da Costa. Neta paterna de Manuel Bento Rodrigues e de Maria Alves, de Cousso; neta materna de Agostinho Lourenço e de Rosa Domingues, do lugar da Costa. Nasceu em São Paio a 15/6/1833 e foi batizada a 17 desse mês e ano. Padrinhos: Maria Joaquina e Manuel José, solteiros, filhos de Manuel Bento Rodrigues (avô paterno da criança). // Casou a 29/9/1867 com Francisco José, de 30 anos de idade, solteiro, filho de Manuel Gomes e de Ana Vaz, do lugar do Regueiro.  

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de Francisco Rodrigues e de Isabel Soares, de Cavaleiro Alvo. N.p. de António Rodrigues e de Maria Alves, do lugar de Cima, Cubalhão; n.m. de Manuel Soares e de Maria Luísa Pereira, de Cavaleiro Alvo. Nasceu em São Paio a 24/5/1835 e foi batizada a (?). Padrinhos: Caetano José Meleiro e Maria Rosa Soares, de Cavaleiro Alvo. 

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de António Joaquim Rodrigues e de Maria Teresa Durães, da Raza. N.p. de Miguel Caetano Rodrigues e de Ana Maria Domingues, do Regueiro; n.m. de Manuel José Durães e de Domingas Josefa Alves. Nasceu em São Paio a 27/3/1849 e foi batizada a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Durães e Maria Rosa Gonçalves, do Regueiro. // Casou a 21/2/1865 com o seu conterrâneo Simão António Alves, filho de Manuel José Alves e de Rosa Maria de Freitas. // Enviuvou a 19/3/1911. // Com geração.

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de José Joaquim Soares Rodrigues e de Maria Joaquina de Caldas, do Barral, São Paio. N.p. de Agostinho Luís Soares Rodrigues e de Maria Teresa Gonçalves, de Paderne; n.m. de Manuel José Caldas e de Ana Esteves. Nasceu em São Paio a 16/9/1852 e foi batizada a 19 do mesmo mês. Padrinhos: Manuel Inácio Gomes Pinheiro, da Casa e Quinta da Gaia, e Maria Rosa Alves, do Barral, prima da batizanda.

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de Manuel José Rodrigues e de Joaquina Rosa Alves, lavradores. Neta paterna de Domingos Rodrigues e de Ana Domingues; neta materna de Manuel Francisco Alves e de Joaquina Soares. Nasceu em São Paio a 10/4/1855 e foi batizada a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Alves (Gonçalves?) e Maria Teresa Carvalho, todos do lugar de Sante. // Casou a 14/8/1878 com Francisco Maria Gomes, de 24 anos de idade, do lugar da Nogueira, Paderne, filho de Matias Gomes e de Maria Joaquina Dias, lavradores, do referido lugar e freguesia.   

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de José Luís Rodrigues e de Maria Caetana Gonçalves, residentes no lugar da Raza, lavradores. Neta paterna de Domingos Rodrigues e de Caetana Fernandes, do dito lugar; neta materna de António Luís Gonçalves e de Helena (ou Ana) Vitória de Abreu, do lugar da Ponte. Nasceu em São Paio a 21/9/1855 e foi batizada a 24 desse mês e ano. Padrinhos: João Manuel Rodrigues e sua mulher, Maria Rosa Domingues, da Raza. // Casou a 22/3/1875, com João Bento, de 23 anos de idade, nascido em Lisboa e batizado em Santa Cristina de Baleixo, Galiza, filho de Ana Augusta de Aguiar, solteira, lavradora, de Lisboa, com a sua residência em Real, São Paio de Melgaço. Testemunhas: padre Manuel José Meleiro de Castro, da Raza, e Manuel Joaquim Vieites, da Carreira. // Faleceu na Vila, SMP, a 17 de Março (?) de 1947, com 91 anos de idade. 

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de António Joaquim Rodrigues e de Marcelina Joaquina Pires, lavradores, de Rouças, residentes em São Paio. N.p. de Manuel Joaquim Rodrigues e de Antónia Maria Alves, do lugar da Igreja, Rouças; n.m. de António Joaquim Pires e de Maria Joaquina Gomes, do Telheiro, Rouças. Nasceu em São Paio a 3/6/1862 e foi batizada a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Dâmaso António de Castro, solteiro, lavrador, do Lagendo, e Lina Caetana Rodrigues, solteira, lavradora, da Veiga. // Faleceu no lugar do Pombal, São Paio, a 29/7/1869, e foi sepultada na igreja.   

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de António Joaquim Rodrigues e de Marcelina Rosa Pires, de Rouças, moradores em Pombal, São Paio. Neta paterna de Manuel José (ou Manuel Joaquim) Rodrigues e de Antónia Joaquina (ou Antónia Maria) Alves, da Igreja, Rouças; neta materna de António Joaquim Pires e de Maria Teresa (ou Maria Joaquina) Gomes, de Bilhões, Rouças, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 2/4/1877 e foi batizada em o dia seguinte. Padrinhos: Manuel António Rodrigues, do Pombal, e Ana Rosa Marques, de Cavaleiro Alvo, solteiros. // Faleceu no Pombal, São Paio, a 29/8/1877, e foi sepultada na igreja.   

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de Manuel Joaquim Rodrigues e de Ludovina Rosa Rodrigues, da Devesa. N.p. de Manuel José Rodrigues e de Antónia Luísa Vaz, do dito lugar; n.m. de José Luís Rodrigues e de Maria Caetana Gonçalves, da Raza. Nasceu em São Paio a 7/7/1882 e foi batizada nesse dia. Madrinha: Angelina Rosa Rodrigues, tia materna, solteira, da Raza, todos lavradores.

 

RODRIGUES, Maria Teresa. // Do Regueiro. // Faleceu, no estado de solteira, a 30/4/1825.

 

RODRIGUES, Maria Teresa. Filha de Manuel Luís Rodrigues e de Maria Joaquina Alves, de Sante. N.p. de Manuel Rodrigues e de Ana Alves; n.m. de José Alves e de Maria Alves. Nasceu em São Paio a 1/10/1816 e foi batizada a 3 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Fernandes Cela e sua filha Vicência. 

 

RODRIGUES, Maria Teresa. Filha de Inácio Joaquim Rodrigues e de Joaquina Rosa Alves, de Barata. N.p. de Domingos Rodrigues e de Maria Domingues, do Nogueiral; n.m. de José Alves e de Maria Clara de Sousa, de Barata. Nasceu em São Paio a 15/2/1852 e foi batizada no dia seguinte. Madrinha: Florinda Rosa Alves, solteira, de Barata.

 

RODRIGUES, Maria Teresa. Filha de Francisco Rodrigues e de Rosa Joaquina Dias. N.p. de Domingos Rodrigues e de Ana Domingues; n.m. de Francisco Dias e de Maria Alves. Nasceu em São Paio a 8/4/1855 e foi batizada a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Carvalho e sua mulher Teresa Alves, todos de Sante. // Casou a 3/8/1874 com Manuel José, filho de António José Gonçalves e de Maria Afonso, lavradores, de Baratas.  

 

RODRIGUES, Maria Teresa. Filha de António José Rodrigues e de Florinda Alves, de Sante. N.p. de António José Rodrigues e de Rosa Domingues; n.m. de João Alves e de Joaquina Domingues. Nasceu em São Paio a 13/2/1859 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Francisco José Domingues e Maria Alves, de Sante, tia da batizanda.  

 

RODRIGUES, Matildes da Graça. Filha de João José (ou João Luís) Rodrigues e de Maria Joaquina Coutinho, moradores em Baratas. N.p. de Francisco José Rodrigues e de Maria Gertrudes Cerdeira, da Orada, SMP; n.m. de Francisco José Coutinho e de Maria Teresa Gomes, de Baratas. Nasceu em São Paio a 29/5/1834 e foi batizada a 1/6/1834. Padrinhos: padre José Manuel Álvares, de Lourenços, e Joaquina Matildes [Codesso], solteira, das Quingostas. // Faleceu a 5/4/1837. [Existe aqui uma confusão tremenda: o padre MJD redigiu o assento de óbito de Matildes (não acrescentando «da Graça»), dizendo que ela morrera a 5/11/1837, com sete anos de idade, e que fora sepultada na igreja no dia seguinte. Das duas uma: ou existiu outra filha do casal, de seu nome Matildes, nascida em 1830, não tendo sido feito o seu assento de batismo, ou então foi um equívoco do padre, trocando as datas de nascimento e óbito.]

 

RODRIGUES, Matildes da Graça. Filha de João Manuel Rodrigues e de Ana Maria Rodrigues, lavradores, residentes no lugar das Baratas. N.p. de João José Rodrigues e de Maria Joaquina Coutinho, do dito lugar; n.m. de José Rodrigues e de Maria Rosa Rodrigues de Morais, de Crastos, Paderne. Nasceu em São Paio a 6/1/1857 e foi batizada dois dias depois pelo padre Manuel José Durães. Padrinhos: Manuel Domingues, solteiro, do lugar da Costa, e Joaquina Matildes Codesso, do lugar das Quingostas. // Casou a 20/5/1877 com Manuel José, da mesma idade, nascido em Paderne, filho de Carlota Júlia Fernandes, solteira, lavradora, residente no Pinheiro, Paderne. Testemunhas do acto religioso: Manuel José Gomes, solteiro, do Regueiro, e M.J. da Costa, casado, do Cruzeiro. // Com geração.

 

RODRIGUES, Miguel. // Do Regueiro. // Faleceu, só com o sacramento da extrema-unção, a 7/9/1839, e foi sepultado na igreja no dia seguinte. // Deixou testamento. // Nota: deve ser Miguel Caetano, casado com Ana Maria. 

 

RODRIGUES, Miguel Caetano. Filho de António Joaquim Rodrigues e de Maria Teresa Durães, moradores no lugar da Rasa. N.p. de Miguel Caetano Rodrigues e de Ana Maria, do lugar do Regueiro; n.m. de Manuel José Durães e de Domingas Josefa Alves Monteiro, do lugar do Requeixo. Nasceu em São Paio a 28/12/1854 e foi batizado a 31 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Durães e Maria Rosa Gonçalves, do lugar do Requeixo.  

 

RODRIGUES, Miquelina dos Remédios. Filha de Carlota Joaquina Rodrigues, solteira, lavradora, residente em Baratas. N.m. de João José Rodrigues e de Maria Joaquina Coutinho, do dito lugar. Nasceu em São Paio a 16/2/1863 e foi batizada nesse mesmo dia. Padrinhos: Manuel Joaquim de Sousa, casado, lavrador, da Carpinteira, e Joaquina Rodrigues Coutinho, solteira, padeira, de SMP, Vila de Melgaço. // Faleceu no lugar da Assadura, SMP, a 11/5/1939. 

 

RODRIGUES, Miquelina dos Remédios. Filha de Ludovina Rosa Rodrigues, solteira, jornaleira. Neta materna de João Manuel Rodrigues e de Ana Maria Rodrigues, artistas. Nasceu em Baratas, São Paio, a 21/12/1884, e foi batizada pelo padre JAF no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Rodrigues, tio materno, e Miquelina dos Remédios, solteiros, artistas, com morada no dito lugar. // Faleceu na sua freguesia natal a 23/9/1958.

 

RODRIGUES, Narciso. // Do lugar dos Lourenços. // Morreu no estado de viúvo, com todos os sacramentos, e com testamento, a 11/2/1851, e foi sepultado na igreja no dia seguinte, com ofício de corpo presente, de sete padres.

 

RODRIGUES, Norberto. Filho de José Bento Rodrigues e de Angelina de Freitas. Nasceu em São Paio a --/--/1935 (Notícias de Melgaço n.º 269, de 28/4/1935). // Nota: deve ser o mesmo senhor que casou com Idália Rosa dos Reis, da mesma freguesia; em 1998 residiam no lugar da Costa, São Paio (VM 1091).

 

RODRIGUES, Oliveiros. Filho de Manuel Luís Rodrigues e de Maria Rosa Esteves. Nasceu em São Paio a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 165, de 12/9/1915).

 

RODRIGUES, Ortelinda Augusta. Filha de Manuel José Rodrigues e de Maria Rosa Esteves. Nasceu em São Paio a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 64, de 31/8/1913).

 

RODRIGUES, Paulino. Filho de Joaquina Rosa Rodrigues, solteira, serviçal. N.m. de Luís Manuel Rodrigues e de Ana Joaquina da Cunha. Nasceu no Barral, São Paio, a 3/5/1896, e foi batizado pelo padre AE a 10 desse mês e ano. Padrinhos: José da Costa, solteiro, artista, natural do Porto e morador na Vila de Melgaço, e Maria dos Prazeres Soares, solteira, serviçal, de Prado.

 

RODRIGUES, Perpétua. // Do lugar de Barata. // Faleceu, viúva, a 25 de Dezembro de 1805, e foi sepultada na igreja. 

 

RODRIGUES, Pureza de Jesus. Filha de Manuel Rodrigues, oficial de alfaiate, padernense, e de Carolina Rosa Sérvio, tecedeira, de São Paio. Neta paterna de Luís Rodrigues e de Maria Joaquina Meixeiro; neta materna de João Francisco Sérvio e de Maria Teresa da Silva. Nasceu no lugar dos Lourenços, São Paio, a 9/5/1901, e foi batizada pelo padre António Esteves a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Fernandes e Maria Rosa Meixeiro, solteiros, lavradores. // Casou na CRCM a 16/3/1921 com Manuel José Quintela, de dezanove anos de idade, sampaiense, filho de Constantino da Assumpção Quintela e de Maria José de Freitas. // Faleceu na sua terra a 25/1/1985.

 

RODRIGUES, Reinaldo José. Filho de Armando Rodrigues e de Rosa Pureza de Freitas. Nasceu em São Paio a --/--/1937 (Notícias de Melgaço n.º 369, de 26/9/1937).

 

RODRIGUES, Requelinda. Filha de Joaquim Rodrigues, natural de Cubalhão, e de Maria Rosa Marques, natural de São Paio. N.p. de Manuel José Rodrigues e de Maria Dias; n.m. de Manuel José Marques e de Maria Josefa Marques. Nasceu em Cavaleiro Alvo, São Paio, a 27/2/1897, e foi batizada pelo padre António Esteves no dia seguinte. Padrinhos: António José Marques, do lugar do Regueiro, São Paio, e Rosa Augusta de Jesus Lopes, do lugar dos Bouços, Prado, solteiros, todos lavradores. // Faleceu na sua terra a 3/5/1979.

 

RODRIGUES, Rita. Nasceu no lugar da Carreira. // Faleceu, com testamento escrito, e com ofício de corpo presente, a 13/6/1806.

 

RODRIGUES, Rosa. Nasceu no lugar do Cruzeiro. // Faleceu solteira, sendo sepultada na igreja, com ofício de corpo presente, a 2/8/1810.

 

RODRIGUES, Rosa. Do lugar da Ponte. // Casou com Luís António Fernandes. // Faleceu a 9/2/1812.

 

RODRIGUES, Rosa. // Do lugar de Cavaleiro Alvo. // Faleceu a 1/2/1821. (Penso que é lapso do padre; devia ser 1822, de acordo com a ordem cronológica seguida nos assentos).

 

RODRIGUES, Rosa. Filha de ---------- Rodrigues e de ------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Em 1914 morava em Sante; nesse ano deu à luz um nado-morto (Correio de Melgaço n.º 130, de 22/12/1914).

 

RODRIGUES, Rosa. Filha de Manuel Rodrigues, natural de Cubalhão, e de Maria Rosa Esteves, natural de São Paio, jornaleiros, moradores no lugar de Cavaleiro Alvo. Neta paterna de Manuel Rodrigues e de Florinda Alves; neta materna de José António Esteves e de Maria Rosa Soares. Nasceu em São Paio a 4/1/1907 e foi batizada a 7 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos. // Casou na CRCM a 25/6/1928 com Manuel Meleiro, de 21 anos de idade, natural de Rouças, filho de Maria Meleiro. // Ambos os cônjuges faleceram em Rouças: o marido a 30/8/1979 e ela a 12/2/1996. 

 

RODRIGUES, Rosa da Conceição. Filha de Manuel José Rodrigues e de Maria Luísa Lourenço, moradores no lugar da Costa, São Paio. N.p. de Manuel Bento Rodrigues e de Maria Alves, de Virtelo, São Tomé de Cousso; n.m. de Agostinho Lourenço e de Rosa Domingues, da Costa. Nasceu em São Paio a 5/3/1830 e foi batizada pelo padre João Durães no dia seguinte. Padrinhos: António José Rodrigues, irmão da neófita, e a avó materna, já viúva. // Casou com o seu conterrâneo Manuel José de Freitas. // Enviuvou a 21/2/1910. // Com geração.

 

RODRIGUES, Rosa da Conceição. Filha de Manuel Joaquim (ou Manuel António) Rodrigues e de Rosa Maria Vieites, moradores no lugar de Soutulho. N.p. de Domingos José Rodrigues e de Antónia Maria Alves, do dito lugar; n.m. de Luís Vieites e de Teresa Luísa Vaz, do lugar do Regueiro. Nasceu em São Paio a 19/3/1880 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: padre José Joaquim Rodrigues, tio paterno da criança, proprietário, do lugar de Soutulho, e Secundino José Alves, casado, lavrador, do lugar de Barata. // Era solteira, costureira, quando casou na igreja a 29/12/1909 com Luís António Alves, artista, natural de Paderne. // Morreu na sua terra natal a 13/10/1943.

 

RODRIGUES, Rosa da Conceição. Filha de Manuel Joaquim Rodrigues e de Ludovina Rosa Rodrigues. N.p. de Manuel José Rodrigues e de Antónia Luísa Vaz; n.m. de José Luís Rodrigues e de Maria Caetana Gonçalves, da Raza. Nasceu na Devesa, São Paio, a 13/3/1889, e foi batizada pelo padre JAF a 17 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Vaz e sua filha Teresa Joaquina, solteira, residentes em Cavencas, todos lavradores. // Faleceu a 11/5/1889 e foi sepultada na igreja. // Nota: depois da sua morte deve ter nascido outra filha ao casal, a quem puseram o mesmo nome, a qual casou na CRCM a 8/2/1922 com José Bento Fernandes, e que faleceu na sua terra a 20/9/1927. 

 

RODRIGUES, Rosa de Jesus. Filha de Angelina Rosa Rodrigues, viúva. Neta materna de José Luís Rodrigues e de Maria Caetana Gonçalves. Nasceu no lugar da Rasa, São Paio, a 20/4/1890, e foi batizada pelo padre MJV a 22 desse mês e ano. Madrinha: Ludovina Rosa Trancoso, casada, moradora no dito lugar, todos rurais.

 

RODRIGUES, Rosa Maria. // Do lugar de Sante. // Faleceu no estado de viúva, a 17/3/1847, sem sacramentos, por não darem parte, e foi sepultada na igreja, com ofício de corpo presente, no dia 19 do mesmo mês e ano. 

 

RODRIGUES, Rosa Maria. Filha de Manuel Rodrigues e de Ana Alves, de Sante. Nasceu na década de oitenta do século XVIII. // Casou com Domingos José Domingues, de quem ficou viúva. // Lavradeira. // Faleceu em Lourenços a 12/11/1862, com 76 anos de idade, pouco mais ou menos, e foi sepultada na igreja a 14. // Não fizera testamento. // Deixou dois filhos.

 

RODRIGUES, Rosa Maria. Filha de Manuel Luís Rodrigues e de Joana Maria Esteves, do Barral. N.p. de Rafaela da Vila, de Aldeia, Paderne; n.m. de Silvestre Esteves e de Maria Lourenço, de Prado. Nasceu em S. Paio a 28/7/1798 e foi batizada a 30 desse mês pelo padre Francisco António Domingues Felgueiras. Padrinhos: o padre batizante e sua irmã, filhos de Francisco José, da Portela de Paderne. // Faleceu no Barral, a 14/11/1878, com todos os sacramentos, solteira, e foi sepultada na igreja de São Paio. // Não fizera testamento. 

 

RODRIGUES, Rosa Maria. Filha de Manuel Luís Rodrigues e de Áurea (?) Rodrigues, lavradores, residentes no lugar do Barral. N.p. de Inácia Gonçalves, da Portela de Paderne; n.m. de Manuel Rodrigues e de Maria Rodrigues, do lugar do Barral. Nasceu a 26/7/1803 e foi batizada a 28 desse mês e ano. Madrinha: Manuela Gonçalves, solteira, da Portela de Paderne. // Nota: parece ser a mesma senhora que morreu no Barral, São Paio, a 17/12/1887, de repente, sem sacramentos; tinha 85 anos de idade, segundo o padre que redigiu o assento de óbito, e era filha de Manuel Luís Rodrigues e de Ana Maria do Val; estava casada com Manuel Joaquim Esteves; foi sepultada na igreja; não fizera testamento, nem deixou filhos.   

 

RODRIGUES, Rosa Maria. Filha de Jerónimo José Rodrigues e de Maria Alves, moradores no lugar de Real. N.p. de Tomaz Alves e de Jerónima Rodrigues, da Portela do Couto, Chaviães; n.m. de Raimundo Alves e de Rosa Lourenço, de Real. Nasceu em São Paio a 25/1/1811 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: João Manuel Dias e Rosa Maria. // Mãe de Manuel José. // Lavradeira. // Faleceu em Real, São Paio, a 5/6/1879, com todos os sacramentos, solteira. Foi sepultada na igreja. Não fizera testamento. Deixou filhos.     

 

RODRIGUES, Rosa Maria. Filha de Domingos Rodrigues e de Ana Domingues, lavradores, residentes no lugar de Sante. // Casou com António Lourenço Fontes, de quem ficou viúva. // Faleceu no lugar de Sante a 23/10/1872, com todos os sacramentos. // Tinha 59 anos de idade. // Foi sepultada na igreja de São Paio. // Não fizera testamento. // Deixou filhos. 

 

RODRIGUES, Rosa Maria. Filha de Francisco António Rodrigues e de Maria Joaquina Esteves, moradores no lugar do Paço. N.p. de Manuel António Rodrigues e de Maria Rosa Gonçalves, da Raza; n.m. de Manuel Joaquim Esteves e de Vitória Pulquéria Fernandes, do Paço. Nasceu em São Paio a 29/3/1848 e foi batizada a 31 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Rodrigues e Maria Gertrudes Rodrigues, ambos da Raza. // Faleceu a 10/10/1850 e foi sepultada na igreja no dia seguinte.

 

RODRIGUES, Rosa Maria. Filha de ------- Rodrigues e de -------------------------. Nasceu em --------------, a --/--/187-. // Faleceu no lugar do Amial, São Paio, a --/--/1937, com 59 anos de idade. // (Notícias de Melgaço n.º 362, de 25/7/1937). 

 

RODRIGUES, Rosa Maria. Filha de Manuel Joaquim Rodrigues e de Joaquina Rosa Domingues. N.p. de Constantino da Assumpção Rodrigues e de Matildes da Graça Domingues; n.m. de Henrique José Domingues e de Joaquina Codesseira. Nasceu no lugar das Cavencas, São Paio, a 11/6/1900, e foi batizada pelo padre António Esteves no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós paternos, com morada no lugar de Carvalha Furada, todos lavradores. // Casou na CRCM a 3/1/1924 com Abel Barreira. // O seu marido finou-se em São Paio a 21/10/1927. // Faleceu em Paderne a 6/8/1989.

 

RODRIGUES, Rosa dos Remédios. Filha de Ilídio Vitorino Rodrigues e de Maria da Conceição Esteves. Nasceu em São Paio a --/--1929 (NM 28, de 1/9/1929). // Faleceu no lugar da Travessa, São Paio, a 26/03/2019, com 89 anos de idade (Mira).

 

RODRIGUES, Rosa Teresa. Filha de Bento Manuel Rodrigues e de Carolina Rosa de Carvalho, moradores no lugar da Granja. N.p. de José Rodrigues e de Joaquina da Silva, dos Lourenços; n.m. de Manuel António Carvalho e de Joaquina da Rosa, do lugar da Costa, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 4/7/1870 e foi batizada a 8 desse mês e ano. Padrinhos: padre Manuel José Vaz e Florinda da Rosa, solteira, moradores na Costa. // Faleceu na sua terra natal a 18/11/1947 (?). // Com geração (ver Esperança Pureza Rodrigues).   

 

RODRIGUES, Rosalina. Filha de Manuel António Rodrigues e de Marcelina Joaquina Gonçalves, lavradores, sampaienses. Nasceu em São Paio por volta de 1888. // Camponesa. // Faleceu a 21/8/1910, no lugar do Paço, repentinamente, sem quaisquer sacramentos, com apenas 22 anos de idade, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério.

 

RODRIGUES, Salvador José. Filho de Ludovina Rodrigues, solteira, serviçal. Neto materno de João Manuel Rodrigues e de Ana Maria Rodrigues. Nasceu em Baratas, São Paio, a 5/5/1898, e foi batizado pelo padre António Esteves a 7 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Esteves e Miquelina dos Remédios Rodrigues, solteiros, jornaleiros, do dito lugar.

 

RODRIGUES, Simão António. Filho de António Rodrigues, do lugar da Oliveira, SMP, e de Clara Joaquina Esteves, de São Paio, lavradores, residentes no lugar do Nogueiral. // Morreu no lugar da Costa a 8/5/1868, com todos os sacramentos, solteiro. Tinha 26 anos de idade. Foi sepultado na igreja de São Paio. Não fizera testamento. Exercera a profissão de lavrador. 

 

RODRIGUES, Teresa da Conceição. Filha de Manuel Joaquim Rodrigues e de Rosa Maria Vieites, residentes no lugar de Soutulho. Neta paterna de Domingos José Rodrigues e de Antónia Maria Alves, do mesmo lugar; neta materna de Luís Manuel Vieites e de Teresa Luísa Vaz, do Regueiro, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 26/2/1874 e foi batizada na igreja a 2 de Março desse ano. Padrinhos: o padre José Joaquim Rodrigues, do lugar de Soutulho, e Ana Joaquina Vieites, casada. // Camponesa. // Casou a 15/1/1896 com José Gomes, solteiro, lavrador, do lugar do Barbeito, freguesia de Alvaredo. // Faleceu em Alvaredo a 8/4/1955. 

 

RODRIGUES, Teresa de Jesus. Filha de António José Rodrigues e de Maria Angélica Afonso, moradores no lugar de Soutulho. N.p. de Luís António Rodrigues e de Rosa Maria Dias, do dito lugar; n.m. de Manuel Joaquim Afonso e de Maria Luísa Moura, do lugar de Lourenços, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 8/7/1872 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: padre José Joaquim Rodrigues, de Soutulho, e Maria Luísa Moura, avó da criança. // Casou na igreja do mosteiro de Paderne a 17/10/1897 com Manuel António Alves, natural de Paderne. // Faleceu em Paderne a 24/2/1944.  

 

RODRIGUES, Teresa de Jesus. Filha de Joaquina Rosa Rodrigues, solteira, do lugar do Paço. Neta materna de Francisco António Rodrigues e de Maria Joaquina Esteves, do dito lugar, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 7/9/1878 e foi batizada a 9 do dito mês e ano. Padrinhos: padre Manuel José Meleiro de Castro, da Raza, e Maria José Domingues, solteira, da Ponte. // Faleceu na sua freguesia a --/--/1957.

 

RODRIGUES, Teresa de Jesus. Filha de Maria Rodrigues, solteira, camponesa. Neta materna de João Manuel Rodrigues e de Teresa da Conceição Trancoso. Nasceu no lugar da Raza, freguesia de São Paio, a 23/4/1889, e foi batizada pelo padre JAF a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Batista e Ludovina Rosa Trancoso, tia materna, casados, do dito lugar, todos lavradores. // Faleceu a 13/1/1891 e foi sepultada na igreja paroquial.     

 

RODRIGUES, Teresa de Jesus. Filha de Ana Rosa Rodrigues, solteira, jornaleira. N.m. de Maria Caetana Gonçalves. Nasceu no lugar da Raza, São Paio, a 21/5/1893, e foi batizada pelo padre António Esteves no dia seguinte. Madrinha: Teresa Caetana Cerdeira, viúva, lavradeira, do Ameal, São Paio. 

 

RODRIGUES, Umbelina. // De Lourenços. // Faleceu, com testamento, a 4/8/1836, e foi sepultada na igreja no dia 6, com ofício de corpo presente.

 

RODRIGUES, Vitalina. Filha de ---------- Rodrigues e de ----------------------------. Nasceu por volta de 1906. // Faleceu em Barata, São Paio, a --/--/1913, com apenas sete anos de idade (Correio de Melgaço n.º 45, de 13/4/1913).

 

RODRIGUES, Vitorina. // Do lugar da Costa. // Faleceu, só com os sacramentos da penitência e extrema-unção, não tendo recebido o sagrado viático por impedimento da enfermidade, a 2/2/1845, e foi batizada na igreja, com ofício de corpo presente, no dia seguinte.

 

RODRIGUES, Vitorino José. Filho de Bento Manuel Rodrigues e de Carolina de Carvalho, moradores no lugar da Granja. N.p. de José Luís Rodrigues e de Joaquina da Silva, de Lourenços; n.m. de Manuel António Carvalho e de Joaquina Rosa, residentes na Costa. Nasceu em São Paio a 21/5/1866 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: Vitorino José Carvalho e sua irmã, Maria José, solteiros, da Costa, todos lavradores. // Casou na igreja de Chaviães a 7/1/1891 com Ana Rosa da Ribeira, de 21 anos de idade, solteira, natural de Chaviães, onde morava, no lugar de Soengas, filha de Francisco José da Ribeira e de Maria Alves. Testemunhas: Miguel de Carvalho, solteiro, lavrador, do lugar do Escuredo, e Rosa Caetana Alves, solteira, de Soengas, chavianenses. // Enviuvou a 24 ou 31/1/1952 (ver Notícias de Melgaço n.º 1013, de 17/2/1952). // Morreu na sua freguesia natal a 11/6/1956 (confirmar). // Com geração.  

 

RODRIGUES, Zélia. Nasceu por volta de 1941. // Faleceu no lugar da Carpinteira, São Paio, a --/--/2022, com 81 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/4/2022).

 

Sem comentários:

Enviar um comentário