sexta-feira, 4 de outubro de 2024

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

Freguesia de Cristóval 

Por Joaquim A. Rocha


 

MARRUCHO

 

MARRUCHO, Amadeu, Filho de Claudino José Marrucho e de Maria Balbina Gomes Vilarinho. Nasceu em Ceivães, Monção, a --/--/1900. // Soldado da Guarda-Fiscal. // Casou na igreja de Cristóval a 15/11/1926 com Glória Dias Ribeiro, cristovalense. // Faleceu a 1/2/1973. // A sua viúva finou-se na Rua Verde, São Gregório, a 11/4/1992, com 92 anos de idade. // Pai de Luís Amadeu, também soldado da Guarda-Fiscal, casado com Maria Clara Monteiro Durães, e de Aurora (Lola), casada com Manuel de Carvalho. // Avô da professora Maria Filomena Durães Marrucho, casada com José Manuel Alves Portada (ou Portela), funcionário da Escola Secundária de Melgaço (pais de Patrícia Adriana, que terminou o Curso de Direito na Universidade de Coimbra em 1999 – VM 1127); de Manuel José Carvalho; e de Maria Helena de Carvalho.

 

MARRUCHO, Aurora da Glória. Filha de Amadeu Marrucho e de Glória Dias Ribeiro. Nasceu em Cristóval a --/--/1932 (NM 155, de 3/7/1932).

 

MARRUCHO, Luís Amadeu. Filho de Amadeu Marrucho, guarda-fiscal, de Ceivães, Monção, e de Glória Dias Ribeiro, doméstica, de São Gregório, Cristóval. N.p. de Claudino José Marrucho e de Maria Balbina Gomes Vilarinho; n.m. de Félix Dias Ribeiro e de Deolinda da Rocha. Nasceu em São Gregório a 27/5/1927. // Em 1950 cumpria o serviço militar – estava em Macau e tinha as divisas de cabo; fora mobilizado a 15/7/1949, desembarcando em Macau a 24 de Agosto, permanecendo nesse território mais de dois anos, juntamente com outro melgacense, o Vidal, do Peso, Paderne. Regressou a Portugal a 23/10/1951, no navio “Timor”. Ainda em serviço, concorrera para a Guarda-Fiscal; a 6/12/1951 fez exame, tendo sido incorporado a 19/4/1952. Depois do curso de guarda, esteve quatro anos e meio em Moura do Alentejo, dois anos em Gaia, cerca de cinco meses em Várzea, Soajo, vindo em 1959 para Alcobaça, Melgaço. // Casou na igreja de Cristóval a 20/7/1955 com Maria Clara Monteiro Durães, sua conterrânea. // Em 1966 foi colocado no posto de Cevide. Como este foi encerrado, transferiram-no para Paços; passados quatro anos transitou para São Gregório, onde esteve dez anos no serviço rural, e sete anos no serviço de passaportes. // Aposentou-se em 1983. // Continuou a residir em São Gregório com a esposa, Maria Clara, filha de Américo Monteiro Durães e de Flaviana Augusta Seixo. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 13/2/2012. // Pai de uma filha, professora, e avô de dois netos, uma das quais frequentava em 1998 o último ano de Direito.                

 

MARRUCHO, Manuel. Filho de ----------- Marrucho e de ------------------------------. Nasceu em -------------, a --/--/19--. // Em 1990 era dono da “Taverna Rolha”, sita na Rua Dr. António Durães, Vila. // (VM 929).

 

MARRUCHO, Manuel Fernando Paço Silva Passos. Filho de -------------- Marrucho e de -----------------------. Nasceu em ------------, a --/--/19--. // Dono do Café-Bar “Bonnie and Clyde”, sito na Vila. // Casou com Maria João Damasceno de Albuquerque Loureiro Passos, professora do Ensino Secundário. // A sua esposa em 1992 deu à luz, na maternidade Dr. Byssaia Barreto, em Coimbra, uma menina (VM 970). // Nota: penso que há erro – não deve ser Marrucho.   

 

MARTINS

 

MARTINS, António. // Nasceu na cidade de Compostela, Galiza, por volta de 1809. // Lavrador. // Casou com Maria Felícia. // A sua esposa faleceu no lugar de Sucastelo a 29/1/1859, com todos os sacramentos, e foi sepultada na igreja no dia 30; no seu testamento pedia que rezassem por sua alma 40 missas, mais cinco pelas suas obrigações, mais cinco pelas almas do purgatório, mais uma a Santa Maria, e mais uma à Senhora do Carmo, além de ofícios de cinco padres. // Casou em segundas núpcias a 5/3/1885, na igreja de Cristóval, com Ana Rosa Mendes, solteira, nascida a 6/7/1858, filha de Francisco Mendes e de Maria Ventura Alves, lavradores, residentes no lugar de Doma. Testemunhas: Manuel Gonçalves, solteiro, natural de Fiães, e de José Firmino Domingues, solteiro, natural do lugar da Carpinteira, São Paio. // Morreu em Sucastelo, Cristóval, a 28/4/1887, com 78 anos de idade, casado em segundas núpcias com a dita Ana Rosa Mendes, sem sacramentos, por ninguém dar parte, sem filhos, com testamento, e foi sepultado na igreja de Cristóval no dia seguinte.

    

MARTINS, Bernardo. Filho de Francisco Alves e de Manuela Martins, lavradores, residentes no lugar de Fonte da Vila, freguesia de São Veríssimo de Refojos, bispado de Ourense. // Faleceu no lugar de Doma a 5/7/1885, com 27 anos de idade, no estado de solteiro, sem testamento, só com o sacramento da penitência, e no dia seguinte foi sepultado dentro da igreja de Cristóval «por rebelião das mulheres

 

MARTINS, Eulália. Filha de Maria Rodrigues Martins, solteira, da Vila de Monção. Neta materna de António Rodrigues Martins e de Isabel Pires, da dita Vila. Nasceu a 10/12/1851 e foi batizada na igreja de Cristóval a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Caetano Domingues e sua (?), Maria Tomásia Domingues, do Ramo, Cristóval. 

 

MARTINS, José Joaquim. Filho de Joaquim Martins e de Francisca Rosa Esteves, lavradores, residentes no lugar de Marga. Neto paterno de Domingos José Martins e de Ana Maria Meleiro; neto materno de Francisco Esteves e de Marcelina Quintela. Nasceu em Cristóval a 7/2/1898 e foi batizado na igreja a 9 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Esteves, viúvo, lavrador, e Maria Ludovina Martins, solteira. // Casou a 20/10/1926, em Bragança, Pará, Brasil, com Alzira Antunes Martins. // Faleceu a 2/9/1972, em São Jorge, Belém, Pará, Brasil.  

 

MARTINS, Maria Helena. Filha de Deolinda Rosa Martins. Nasceu na freguesia de Cristóval a --/--/1936. // (NM 306).

 

MARTINS, Maria Rosa. // Faleceu em Marga a 18/9/1859, no estado de viúva de Francisco Domingues Pardelhas, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja no dia 19, com ofício de cinco padres.

 

MARTINS, Miguel. Filho de Manuel Martim e de Josefa Moure. Foi batizado na freguesia de Santa Marinha da Ribeira, Colegiada de Crecente, Tui. // Tinha quarenta e dois anos de idade, era solteiro, quando casou na igreja de Cristóval a 21/2/1876 com Rosa Monteiro, de 35 anos de idade, solteira, cristovalense, filha de Vitorino Monteiro e de Florinda Pereira, do lugar da Grova, freguesia de Cristóval. Testemunhas: Gnaro Ribeiro (ou Rivera), do Regueiro, Galiza; Cristóvão Durães, da Granja; e José Joaquim Monteiro, de São Gregório, todos casados, lavradores.  

 

MELÃO

 

MELÃO, Aurélio. // Espanhol. // Apareceu morto a 15/6/1889, no sítio chamado o Coto do Azedo, limites de Cristóval; fora abatido a tiro. // No dia seguinte foi sepultado junto à capela do Senhor dos Passos, na freguesia de Cristóval.

 

MELEIRO

 

MELEIRO, Estrela. // Nasceu por volta de 1848. // Faleceu no lugar de Mouriga, Cristóval, a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 54.A, de 23/3/1930).

              

MELEIRO, Maria. Filha de António Meleiro e de Teresa Alves, lavradores, galegos. Nasceu na freguesia de Padrenda, diocese de Tui, por volta de 1834. // Camponesa. // Faleceu a 17/10/1909, no lugar de Carvão, freguesia de Cristóval, onde morava, com todos os sacramentos, com setenta e cinco anos de idade, no estado de solteira, com testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério de Cristóval.  

 

MELEIRO, Rosa Augusta de Lurdes. Filha de José Meleiro, natural de Fiães, e de Maria Joaquina Esteves, natural de Cristóval, lavradores, residentes no lugar da Fonte do Cabo. N.p. de Clara Meleiro; n.m. de Manuel Joaquim Esteves e de Ana Luísa Esteves. Nasceu em Cristóval a 21/7/1908 e foi batizada na igreja a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Esteves, casado, lavrador, e Marcelina Meleiro, solteira, camponesa. // Faleceu no lugar onde nascera, a 25/10/1909.    

 

MELENDES

 

MELENDES, Manuel José. Filho de Romão Melendes, sapateiro, e de Maria Benta Domingues, moradores em São Gregório. Neto paterno de José Melendes e de Josefa Ferro, lavradores, residentes em Vila Nova dos Infantes, bispado de Ourense; neto materno de Joaquim Domingues e de Benta Pontanilha, lavradores, residentes na Calçada do Ramo. Nasceu em Cristóval a 28/9/1861 e foi batizado na igreja de Cristóval no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José de Sousa Viana, negociante, e sua mulher, Joaquina Josefa da Cunha Ferreira, de São Gregório.

 

MELENDES, Romão. Filho de José Melendes e de Josefa Ferro, naturais da freguesia de Salvador de Vila Nova dos Infantes, bispado de Ourense. // Casou na igreja de Cristóval, Melgaço, a 19/11/1856, com Maria Benta Domingues, filha de Joaquim Domingues e de Benta Pontanilha, do lugar do Ramo. Testemunhas: padre Juan António Vasques, presbítero da freguesia de Santa Maria do Covedo, bispado de Tui, Galiza, e o padre Manuel Pedro Vaz, de Fiães, Melgaço.

 

MELO

 

MELO, Atanásio. Filho de --------- Melo e de -----------------------------. Nasceu em ----------a 12/5/1863. // Morreu a 13/3/1888. Apareceu afogado no rio Trancoso. Era solteiro, guarda da alfândega, exposto da freguesia de Monserrate, Viana; achava-se em serviço no posto fiscal de São Gregório. // Foi sepultado na igreja de Cristóval.  

 

MELO, Carlos. Filho de João Cândido Alves de Melo, natural da Vila de Melgaço, e de Hermínia Augusta Correia, natural de São Gregório, Cristóval, onde moravam. Neto paterno de Mâncio Rosa Alves de Melo e de Georgina Cândida Marinho; neto materno de ---------------- Correia e de -------------------. Nasceu em Cristóval a --/--/194-. // Fez exame do 2.º grau na escola de São Gregório, no verão de 1956, ficando aprovado. // Faleceu a --/--/1998 (VM 1103, de 15/10/1998). 

 

MENDES

 

MENDES, Adélia da Conceição. Filha de António Joaquim Mendes e de Teresa Guerreiro, moradores no lugar de Cevide. Neta paterna de Francisco Mendes e de Maria Joaquina Meleiro; neta materna de Manuel Guerreiro e de Florentina Domingues. Nasceu em Cristóval a 3/5/1901 e foi batizada na igreja a 7 desse mês e ano. Padrinhos: Júlio Guerreiro, solteiro, lavrador, e Emília Guerreiro, solteira, camponesa. // Casou a 4/10/1930, na CRCM, com Augusto Adelino da Ribeira. // Faleceu na sua freguesia natal a 21/3/1950.

 

MENDES, Albina da Conceição. Filha de José Vicente Mendes e de Maria Gonçalves. Neta paterna de Cândida Mendes, solteira; neta materna de Caetano José Gonçalves e de Luísa Domingues, todos moradores na Rua Verde. Nasceu a 14/5/1887 e foi batizada a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Atanásio de Melo, solteiro, de Viana do Castelo, guarda e empregado da alfândega, em serviço no posto de São Gregório, e Albina Monteiro, solteira, da Rua Verde.  

 

MENDES, Albina Júlia. Filha de José Vicente Mendes e de Maria Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de Sucastelo. Neta paterna de Cândida Mendes, solteira, moradora em São Gregório; neta materna de Caetano José Gonçalves e de Luísa Domingues, de Sucastelo. Nasceu a 8/4/1891 e foi batizada a 11 do mesmo mês e ano. Padrinhos: José Domingues e sua irmã, Maria Joaquina Domingues, solteiros, moradores na Rua Verde de São Gregório. 

 

MENDES, Alexandrina. Filha de Romão Mendes, natural da freguesia de Vila Meã, Celanova, e de Delfina Rodrigues, natural de Cristóval, Melgaço, lavradores, residentes em Carvão, Cristóval. N.p. de Pedro Mendes e de Camila Sierra, de Vila Meã, partido de Celanova, bispado de Ourense; n.m. de Luís Rodrigues e de Ramira Soeiro, da Granja, Cristóval. Nasceu a 3/8/1885 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: padre Manuel Vicente Pereira, abade de Cristóval, e Antónia Esteves, solteira, de Laceiras, Castro Laboreiro. // Casou na igreja de Cristóval a 11/9/1910 com Álvaro Augusto Cardoso, de 23 anos de idade, solteiro, lavrador, natural de Rouças. // Enviuvou a 28/1/1958. // Faleceu na sua freguesia natal a 28/2/1959. // Com geração.   

 

MENDES, Amália. Filha de José Vicente Mendes e de Maria Gonçalves, jornaleiros, moradores no lugar da Rua Verde. Neta paterna de Cândida Mendes; neta materna de Caetano José Gonçalves e de Luísa Domingues. Nasceu em Cristóval a 1/11/1895 e foi batizada na igreja a 3 do mesmo mês e ano. Padrinhos: Manuel Alves, casado, lavrador, e Albina do Outeiro, casada.

 

MENDES, Ana. Filha de José Joaquim Mendes e de Josefa Esteves, moradores no lugar dos Casais. N.p. de Antónia Mendes, viúva, de São Gregório; n.m. de João Manuel Esteves e de Maria Caetana Veloso, dos Casais. Nasceu a 26/7/1857 e foi batizada na igreja de Cristóval no dia seguinte. Padrinhos: José Esteves e sua mulher, Josefa Alves de Magalhães, dos Casais. // Faleceu a 29/9/1857.  

 

MENDES, Ana Florinda. Filha de José Mendes e de Josefa Esteves. N.p. de Antónia Mendes, solteira; n.m. de João Esteves e de Caetana Veloso. Nasceu em Cristóval a 19/8/1867 e foi batizada no dia seguinte. Madrinha: Florinda Esteves, solteira, tia da batizanda, todos dos Casais. // Faleceu em Cristóval a 29/3/1953.  

 

MENDES, Ana Luísa. Filha de Manuel Mendes e de Francisca Esteves, naturais de Paços, moradores que foram nos Casais. // Faleceu em Cevide a 30/9/1869, com 70 anos de idade, solteira, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja de Cristóval. // Mãe de Albina, de Maria Joaquina (ver), e de Benedita.

 

MENDES, Ana Rosa. Filha de Francisco Mendes e de Maria Ventura Alves, lavradores, cristovalenses. Nasceu em Cristóval por volta de 1825. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Doma a 18/6/1903, sem sacramentos, com 78 anos de idade, viúva de António Martins, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério local.   

 

MENDES, Antónia. Filha de Francisco Mendes e de Andreza Gomes. // Faleceu no Campo do Souto a 20/12/1881, com 73 anos de idade, no estado de casada com Manuel Crispim Domingues, sem testamento, apenas com a extrema-unção, e foi sepultada na igreja no dia 21.

 

MENDES, António (Padre). // Faleceu na freguesia de Cristóval, de onde era natural, a 7/6/1762. 

 

MENDES, António. Filho de Luísa Mendes, da Fonte do Cabo. Neto materno de Francisco José Mendes e de Andreza, do dito lugar. Nasceu a 8/9/1837 e foi batizado a 11 desse mês e ano. Madrinha: Ana Luísa Mendes, do lugar dos Casais.

 

MENDES, António Joaquim. Filho de ------ Mendes e de ------------------------. Nasceu em Cevide a --/--/18--. // Morreu a --/--/1938, com 73 anos de idade (NM 386, de 6/2/1938).  

 

MENDES, António José. Filho de Francisco António Mendes e de Maria Alves, moradores no lugar de Doma. Neto paterno de Maria Rosa de Sousa (?), solteira, de Sucastelo; neto materno de Francisco Alves e de Maria Ventura do Souto, de Doma. Nasceu em Cristóval a 18/8/1833 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: António Pires e sua irmã, Ana Joaquina Pires, de Doma.

 

MENDES, António José. Filho de José Vicente Mendes, natural de Cristóval, e de Josefa Geraldes, natural de Desteriz, diocese de Tui, lavradores, residentes no lugar de São Gregório. N.p. de Cândida Mendes; n.m. de Francisco Geraldes e de Maria Pires. Nasceu em Cristóval a 16/1/1909 e foi batizado na igreja a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Rodrigues, casado, lavrador, e Caetana Areas, viúva, lavradeira.  

 

MENDES, Benedita. Filha de Ana Luísa Mendes, solteira, do lugar dos Casais. Neta materna de Manuel Mendes e de Francisca Esteves, do dito lugar. Nasceu em Cristóval a 24/2/1836 e foi batizada na igreja de Cristóval a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Alvares Lavieda, cabo do Resguardo de carabineiros, das Astúrias, e Caetana Durães, do lugar dos Casais, Melgaço. // Casou com o seu conterrâneo Joaquim Luís Rodrigues. // Faleceu na sua casa de morada, no lugar de Cevide, a 1/7/1918, no estado de viúva. // Era mãe de Adriano Luís Rodrigues, «grande capitalista da cidade de Lisboa» (Jornal de Melgaço n.º 1213, de 6/7/1918).   

 

MENDES, Bento Manuel. Filho de José Joaquim Mendes e de Josefa Esteves, moradores no lugar dos Casais. N.p. de Antónia Mendes, solteira, de São Gregório; n.m. de João Manuel Esteves e de Maria Caetana Veloso, dos Casais. Nasceu a 13/1/1850 e foi batizado na igreja de Cristóval a 17 desse mês e ano. Padrinhos: José Esteves e sua irmã, Rosa, solteiros, tios do bebé.

 

MENDES, Bento Manuel. Filho de José Joaquim Mendes e de Josefa Esteves, lavradores, residentes no lugar dos Casais. N.p. de Antónia Mendes, solteira; n.m. de João Manuel Esteves e de Maria Caetana Veloso. Nasceu a 29/11/1863 e foi batizado na igreja de Cristóval a 1 de Dezembro desse mesmo ano. Madrinha: Maria Caetana Veloso, viúva, avó materna do batizando. 

 

MENDES, Cândida. Filha de ---------- Mendes e de --------------------------. Nasceu por volta de 1829. // Morava na Rua Verde, onde faleceu, a 13/7/1896, com 67 anos de idade, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja nesse mesmo dia. // Com geração. // Deve ser avó paterna de José Avelino Mendes (ver).

 

MENDES, Constança. Filha de --------- Mendes e de --------------------------------. Nasceu no lugar dos Casais, Cristóval, por volta de 1848. // Faleceu a --/--/1938, com 90 anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 400, de 12/6/1938). // Nota: é possível que seja a mesma senhora que respondeu a 22/2/1913 em audiência de polícia correcional por ofensas corporais, tendo sido condenada em 60 dias de prisão e 20 dias de multa a 200 réis/dia, custas e selos do processo. Teve por seu defensor o advogado Dr. Augusto Lima (ver Correio de Melgaço n.º 39, de 2/3/1913).  

 

MENDES, Consuela. Filha de José Vicente Mendes e de Maria Gonçalves, proprietários. Neta paterna de Cândida Mendes, solteira; neta materna de Caetano José Gonçalves e de Luísa Domingues, todos da Rua Verde. Nasceu a 12/3/1885 e foi batizada na igreja de Cristóval nesse dia. Padrinhos: Bernardo Ferro Cau, casado, carabineiro, de Celanova, Galiza, e Consuela Vasques, solteira, da paróquia de São Veríssimo de Celanova, bispado de Ourense. // Casou na freguesia de Santa Maria Maior, Viana, a 29/8/1908, com Fernando Pereira de Araújo, da mesma idade, serralheiro, natural da freguesia de São Domingos (ou Monserrate), Viana (ver Correio de Melgaço n.º 20, de 20/10/1912). // Moraram em São Gregório, Cristóval. // Faleceu na sua terra natal a 1/1/1952. // Mãe de Avelino, nascido em Monserrate em 1911, de Maria, de Júlio, nascido em Cristóval em 1912, de Manuel, nascido em Cristóval em 1914, de António, nascido em Cristóval em 1916, e de Fernando, nascido em Cristóval em 1929.   

 

MENDES, Felisberta. Filha de José Vicente Mendes e de Maria Gonçalves, moradores no lugar de Sucastelo. N.p. de Cândida Mendes, solteira, da Rua Verde; n.m. de Caetano José Gonçalves e de Luísa Domingues, de Sucastelo. Nasceu a 24/5/1893 e foi batizada a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José de Araújo, solteiro, maior de catorze anos, e Maria Joaquina Domingues, solteira, moradores na Rua Verde. 

 

MENDES, Felisberto. Filho de José Vicente Mendes e de Maria Gonçalves, moradores em Sucastelo. N.p. de Cândida Mendes, solteira, de São Gregório; n.m. de Caetano José Gonçalves e de Luísa Domingues, de Sucastelo. Nasceu a 10/6/1889 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Alves, solteiro, lavrador, de Sucastelo, e Rosa Domingues, casada, moradora no lugar da Calçada, ambos de Cristóval. // Faleceu em Vigo, Pontevedra, a 16/10/1961.

 

MENDES, Francisco. Filho de Maria Rosa de ---------, solteira, de Sucastelo. // Casou na igreja de Cristóval a 17/8/1827, com Maria Ventura, de Doma, filha de Francisco Alves e de Maria Ventura do Souto. Testemunhas: Manuel José Pires e sua filha, Ana Joaquina, de Doma, e Josefa Bermudes, de Sucastelo. // Faleceu antes de 1879, pois nesse ano, a 12 de Outubro, morreu a sua viúva, a dita Maria Ventura.   

 

MENDES, Francisco. Filho de Caetano José Mendes e de Maria Josefa Lopes, dos Casais, Paços. Foi batizado nessa freguesia. // Tinha 29 anos de idade, era solteiro, lavrador, quando casou na igreja de Cristóval, a 19/8/1866, com Maria Joaquina, de 20 anos de idade, solteira, batizada em Fiães, filha de Rita Meleiro, solteira, e do padre João Manuel Meleiro, moradores em Soutomendo, Fiães «legitimada por mercê de Sua Majestade de 20/6/1866.» Testemunhas: João Manuel Durães, casado, lavrador, e Joaquim José Durães, solteiro, professor da instrução primária, ambos de Sá, Paços, e o padre José Maria Mendes, dos Casais, Paços. (O padre António Luís Lourenço, reitor de Fiães, deu licença para que se efetuasse o casamento na igreja de Cristóval). 

 

MENDES, Francisco António. Filho de Maria Rosa de Sousa, solteira, moradora em Sucastelo. // Faleceu em Doma a 31/10/1873, com 70 anos de idade, casado com Maria Alves, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Deixou uma filha: Ana Mendes.

 

MENDES, João da Cruz. Filho de Cândida Mendes, solteira, de Vila Nova, bispado de Ourense, a residir em São Gregório. N.m. de Romão Mendes e de Antónia Mendes, galegos. Nasceu a 21/11/1871 e foi batizado na igreja de Cristóval a 24 desse mês e ano. Padrinhos: João Manuel Domingues, de Várzea Travessa, Castro Laboreiro, e sua sobrinha, Maria Gonçalves, solteiros, moradores em São Gregório.

 

MENDES, Joaquim Eusébio. Filho de José Joaquim Mendes e de Josefa Esteves, lavradores, residentes no lugar dos Casais. Neto paterno de Antónia Mendes, viúva; neto materno de João Manuel Esteves e de Maria Caetana Veloso. Nasceu a 7/9/1861 e foi batizado na igreja de Cristóval no dia seguinte. Padrinhos: José Joaquim Pires Ramos, lavrador, e Maria Durães, casados, do Outeiro, Paços.

 

MENDES, José Avelino. Filho de José Vicente Mendes e de Maria Gonçalves, moradores em São Gregório. Neto paterno de Cândida Mendes; neto materno de Caetano José Gonçalves e de Luísa Domingues. Nasceu em Cristóval a 20/7/1901 e foi batizado na igreja no dia seguinte. Padrinhos: José Avelino Lopes, solteiro, negociante, e Júlia Domingues, solteira, camponesa.  

 

MENDES, José Joaquim. Filho de Antónia Mendes, solteira, moradora no lugar dos Casais, Paços. // Casou na igreja de Cristóval a 7/2/1849, com a sua parente no 4.º grau de consanguinidade, Josefa, filha de João Esteves e de Caetana Veloso. Testemunhas: Manuel Esteves e José Esteves, irmãos da noiva. // Faleceu a 23/8/1869 no Hospital Novo da Montanha, Madrid, com cinquenta anos de idade, com todos os sacramentos, no estado de casado, e foi sepultado no cemitério do dito hospital. // A sua viúva morreu nos Casais, Cristóval (onde residia), a 12/8/1901, com 76 anos de idade, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada no cemitério. // Pais de Constança, de Maria, de Joaquim Eusébio, de Bento, e de Ana. 

             

MENDES, Júlio. Filho de ---------- Mendes e de -----------------------------------------. Nasceu em ----------, a --/--/19--. // Faleceu a --/--/1998, com 77 anos de idade, no lugar de Pousadas, Cristóval, no estado de viúvo. // (VM 1106, de 1/12/1998). // Nota: não haverá confusão com Júlio Augusto Ferreira, do mesmo lugar? 

 

MENDES, Júlio Damasceno. Filho de Romão Mendes e de Delfina Rodrigues, lavradores, residentes no lugar da Granja. Neto paterno de Pedro Mendes e de Camila Seara; neto materno de Luís Rodrigues e de Ramira Soeiro. Nasceu em Cristóval a 23/7/1900 e foi batizado na igreja paroquial a 27 desse mês e ano. Padrinhos: padre Júlio Celestino Gonçalves, e Angelina Gonçalves, solteira. // Casou a 19/8/1923, na Conservatória do Registo Civil de Melgaço, com Albertina Esteves. // Faleceu na freguesia de Paços no mês de Abril de 1976.   

 

MENDES, Ludovina. Filha de Vicente Mendes e de Maria Gonçalves, jornaleiros, residentes no lugar de São Gregório. N.p. de Cândida Mendes; n.m. de Caetano Gonçalves e de Luísa Domingues. Nasceu em Cristóval a 3/6/1899 e foi batizada na igreja a 9 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Alves e Albina do Outeiro, casados, lavradores.

 

MENDES, Luísa. Filha de Francisco José Mendes e de Andreza Rodrigues. // Faleceu no lugar de Marga a 17/11/1868, com sessenta anos de idade, no estado de solteira, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Mãe de Manuel Rodrigues e de António Rodrigues.

 

MENDES, Manuel. Filho de Manuel Mendes e de Francisca Esteves, moradores que foram no lugar dos Casais. // Faleceu no lugar de Cevide a 24/2/1872, com oitenta anos de idade, no estado de viúvo, com todos os sacramentos, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado na igreja.

 

MENDES, Manuel. Filho de José Joaquim Mendes e de Josefa Esteves, residentes no lugar dos Casais. Neto paterno de Antónia Maria Mendes, de São Gregório; neto materno de João Manuel Esteves e de Maria Caetana Veloso, dos Casais. Nasceu em Cristóval a 20/7/1851 e foi batizado na igreja de Cristóval a 22 desse mês e ano. Padrinhos: José Esteves, solteiro, tio materno do neófito.

 

MENDES, Manuel. Filho de José Vicente Mendes e de Maria Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de São Gregório. Neto paterno de Cândida Mendes; neto materno de Caetano José Gonçalves e de Luísa Domingues. Nasceu em Cristóval a 25/7/1897 e foi batizado na igreja no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Alves, casado, lavrador, e Albina Douteiro, casada. // Faleceu em São Gregório a 9/8/1898, com apenas doze meses de idade, e foi sepultado no cemitério da freguesia.  

 

MENDES, Manuel de Jesus. Filho de Romão Mendes e de Delfina Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Carvão. N.p. de Pedro Mendes e de Camila Seara, de Vila Meam, partido de Celanova, bispado de Ourense; n.m. de Luís Rodrigues e de Ramira Soeiro. Nasceu a 9/6/1891 e foi batizado a 12 desse mês e ano. // Casou com Maria Caetana Rodrigues, a qual faleceu em Paços a 2/8/1954.

 

MENDES, Maria. Filha de José Joaquim Mendes e de Josefa Esteves, moradores no lugar dos Casais. N.p. de Antónia Mendes, de São Gregório; n.m. de João Manuel Esteves e de Maria Caetana Veloso, dos Casais. Nasceu a 1/11/1855 e foi batizada na igreja de Cristóval no dia seguinte. Madrinha: a sua avó materna.

 

MENDES, Maria. Filha de António Joaquim Mendes, natural dos Casais, Paços, e de Teresa Guerreiro, de Cevide, Cristóval, onde moravam. Neta paterna de Francisco Mendes e de Maria Joaquina Meleiro; neta materna de Manuel Guerreiro e de Florentina Domingues. Nasceu em Cristóval a 28/12/1899 e foi batizada a 2/1/1900. Padrinhos: Leonardo Fernandes, solteiro, lavrador, e a avó paterna da batizanda. // À margem do assento: «falecida». 

 

MENDES, Maria Ana. Filha de Romão Mendes e de Delfina Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Carvão. N.p. de Pedro Mendes e de Camila Sierra, de Vila Meã, Celanova, Ourense; n.m. de Luís Rodrigues e de Ramiro Soeiro, da Granja. Nasceu a 26/7/1883 e foi batizada a 28 desse mês e ano. Padrinhos: padre Manuel Vicente Pereira e Antónia Esteves, solteira, de Laceiras, Castro Laboreiro. (O assento não levou estampilhas por os pais da menina serem pobres; o padre batizante também não cobrou os seus direitos). // Faleceu em Cristóval a 15/7/1977, com 93 anos de idade.

 

MENDES, Maria Constança. Filha de José Joaquim Mendes e de Josefa Esteves, residentes no lugar dos Casais. N.p. de Antónia Mendes, solteira, de São Gregório; n.m. de João Manuel Esteves e de Maria Caetana Veloso, dos Casais. Nasceu em Cristóval a 22/9/1853 e foi batizada na igreja da freguesia no dia seguinte. Madrinha: a sua avó materna. // Faleceu em Cristóval a 8/12/1931 (ou 1951).  

 

MENDES, Maria Joaquina. Filha de Ana Luísa Mendes, solteira, dos Casais, Cristóval. Neta materna de Manuel Mendes e de Francisca Esteves, de Paços, residentes no lugar dos Casais. Nasceu na freguesia de Cristóval a 25/7/1833 e foi batizada na igreja a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Alves de Magalhães, de São Gregório, e Francisca Durães, solteira, dos Casais. // Foi servir para casa de uma família de Paderne, ainda moça. // Casou a 8/10/1897 com o seu patrão, com quem residia há muitos anos, o fidalgo Lourenço José Ribeiro Codesso de Figueiredo e Castro, nascido na Portela de Paderne a 17/3/1824. // Ambos os cônjuges faleceram na Casa da Portela: o marido a 6/2/1900 e ela a 27/2/1913; o seu funeral realizou-se no dia seguinte, sexta-feira (Correio de Melgaço n.º 39, de 2/3/1913). // Mãe do médico, Dr. Vitoriano Figueiredo de Castro (1860-1951), entre outros.

 

MENDES, Olívia (de Araújo Pereira). Filha de António Fernandes Mendes, serralheiro, do lugar de São Gregório, e de ------------------------. Nasceu por volta de 1920. // Faleceu a 9/2/1940, por afogamento no rio Trancoso, afluente do rio Minho, no sítio chamado do Porto, com apenas vinte anos de idade, ainda no estado de solteira (Notícias de Melgaço n.º 482, de 17/2/1940).  

 

MENDES, Pedro. // Tinha 45 anos de idade, era viúvo de Camila Soares (ou Sierra), jornaleiro, nascera na freguesia de Santa Maria de Vila Meã, lugar do Casal do Ribeiro, partido de Celanova, bispado de Ourense, e morava em São Gregório, quando casou na igreja de Cristóval, Melgaço, a 16/2/1870, com Antónia, de cinquenta anos de idade, viúva de Manuel José Cerqueira, moradora também em São Gregório. Testemunhas: Joaquim Torres, viúvo, lavrador; José Maria de Araújo, casado, carpinteiro de profissão, de São Gregório; e o presbítero José Maria Mendes, de Paços. // A sua esposa, Antónia de Barros, faleceu em São Gregório a 4/12/1899, com 78 anos de idade, com todos os sacramentos, com testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério. // Ele finou-se no lugar da Granja a 24/10/1900, com 81 anos de idade, com todos os sacramentos, com testamento, e foi sepultado no cemitério de Cristóval. // Deixou um filho do primeiro casamento, Romão.    

 

MENDES, Romão. Filho de Pedro Mendes e de Camila Sierra, de Vila Meã, Celanova. Nasceu na Galiza a 31/1/1859. // Casou no estado de solteiro, na igreja de Cristóval, a 28/8/1882, com Delfina Rodrigues, nascida a 21/8/1861, solteira, cristovalense, filha de Luís Manuel Rodrigues e de Ramira Soeiro, da Granja. Testemunhas: Manuel António Soeiro, casado, lavrador, do lugar da Granja, e Júlio Celestino Gonçalves, solteiro, morador no lugar da Igreja. // A sua esposa faleceu a 2/8/1907, na sua casa de morada, sita no lugar da Granja. // Com geração.  

 

MIGUEL

 

MIGUEL, Manuel. Filho de Agostinho Miguel e de Tomásia Vasques, do Coto, Santa Cruz de Sendelha, bispado de Tui, residente em Cristóval, Melgaço. // Casou na igreja de Cristóval, a 16/10/1839, com Ana Teresa Gomes, filha de Duarte Gomes e de Maria Luísa Pires, dos Casais, Paços. Testemunhas: António Máximo Gomes de Abreu e Jerónimo José Rodrigues de Araújo, da Vila de Melgaço.  

 

MONTEIRO

 

MONTEIRO, Aida da Conceição. Filha de Francisco Monteiro e de Maria Rufina da Conceição Douteiro. Nasceu em Cristóval a --/--/1937 (NM 370).

 

MONTEIRO, Albano. Filho de José Joaquim Monteiro e de Maria Teresa Moreda, moradores em São Gregório. Neto paterno de Vitorino Monteiro e de Florinda Pereira, do lugar da Grova; neto materno de Manuel Francisco Moreda e de Benta dos Santos, do lugar de São Gregório. Nasceu em Cristóval a 25/6/1878 e foi batizado no dia seguinte. Madrinha: Joana Fernandes, casada, do Campo das Bouças, Paços. // Faleceu a 19/6/1884 e foi sepultado no cemitério no dia 21.    

 

MONTEIRO, Albina. Filha de Manuel Monteiro e de Francisca Rosa da Silva. Neta paterna de João Manuel Monteiro e de Josefa Valada; neta materna de Anastácio José da Silva e de Teresa Maria de Jesus. Nasceu a 29/10/1837 e foi batizada a 31 desse mês e ano. Padrinhos: Caetano Marques e Albina de Barros, todos de São Gregório. // Casou com ---------------------------------. // Faleceu no lugar da Granja, Cristóval, a 8/8/1919 (Jornal de Melgaço n.º 1257, de 10/8/1919). // Era irmã de António Joaquim Monteiro e de Manuel J. Monteiro, e sogra de José Bailão. 

 

MONTEIRO, Albina. Filha de Vitorino Monteiro e de Florinda Rosa Pires [Pereira], moradores na Grova, Cristóval. N.p. de João Manuel Monteiro e de Josefa Valada, do Coto de São Gregório; n.m. de António Pereira, solteiro, de Merelhe, Paços, e de Jerónima Pires, solteira, da Grova, Cristóval. Nasceu a 9/2/1843 e foi batizada a 13 desse mês e ano. Padrinhos: a avó materna e o tio paterno, Francisco Monteiro. 

 

MONTEIRO, Albina Rosa. Filha de João Monteiro e de Maria Antónia Rodrigues, lavradores, residentes no lugar do Carvão. Neta paterna de Manuel Monteiro e de Francisca da Silva, do lugar de São Gregório; neta materna de Francisco António Rodrigues e de Luísa Marques, do lugar de Carvão. Nasceu a 18/3/1888 e foi batizada na igreja no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Rodrigues, solteiro, lavrador, residente no lugar do Carvão, e Albina Rosa Monteiro, solteira, da Rua Verde de São Gregório, tios da neófita. // Casou na igreja de Cristóval a 2/3/1905 com Manuel de Jesus Alves, de 20 anos de idade, lavrador, natural de Rouças. // Faleceu na sua terra natal, no lugar de Carvão, a 4 ou 5/12/1951; o funeral realizou-se no dia seguinte. // Mãe de António dos Santos, de José de Lurdes...  

 

MONTEIRO, Alcina de Lurdes. Filha de Manuel José Monteiro, natural de Cristóval, e de Júlia Pinheiro, natural de Paços, negociantes, moradores no lugar da Grova, Cristóval. N.p. de Vitorino Monteiro e de Florinda Rosa Pereira; n.m. de Manuel Joaquim Pinheiro e de Ana Joaquina Pires Ramos. Nasceu em Cristóval a 20/2/1908 e foi batizada na igreja a 24 desse mês e ano. Padrinhos: António Pinheiro e Palmira Augusta Veloso, solteiros, proprietários. // Casou a 19/4/1935, na CRCM, com Francisco António Crespim, de 26 anos de idade, natural de Paços, filho de João Crispim e de Júlia Douteiro. // Enviuvou a 12/4/1985. // Faleceu no lugar da Esquipa, Cristóval, a 8/1/1996, no estado de viúva de Francisco António Crespim. // Mãe de Júlia, de Alice, de Amélia, e de Nazaré. // Sogra de António Monteiro (Tónio de Cevide), de António de Araújo, de Olímpio José Morais, e de Ricardo Gomes (Ver “A Voz de Melgaço” n.º 1044).

 

MONTEIRO, Alfredo. Filho de Manuel José Monteiro, natural de Cristóval, e de Júlia Pinheiro, natural de Paços, negociantes, moradores no lugar da Grova. Neto paterno de Vitorino Monteiro e de Florinda Rosa Pereira; neto materno de Manuel Joaquim Pinheiro e de Ana Joaquina Pires Ramos. Nasceu em Cristóval a 18/4/1899 e foi batizado na igreja a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Júlio Augusto de Sousa Viana, solteiro, negociante, e Maria Pinheiro, casada. // Faleceu a 26/1/1900, menor de nove meses, e foi sepultado no cemitério local.

 

MONTEIRO, Alfredo Maria. Filho de José Monteiro e de Teresa Moreda, moradores no lugar de São Gregório. Neto paterno de Vitorino Monteiro e de Florinda Pereira, da Grova; neto materno de Manuel Francisco Moreda e de Benta dos Santos, de São Gregório. Nasceu em Cristóval a 27/5/1876 e foi batizado a 29 desse mês e ano. Madrinha: Maria de Sousa Viana, casada, de São Gregório. 

 

MONTEIRO, Alzira Rosa. Filha de Mário Máximo Monteiro e de Palmira Áurea Pereira, comerciantes. Nasceu em Cevide, onde seus pais tinham a habitação e a loja, a --/--/1938 (NM 400, de 12/6/1938). // Casou com António, filho de Oceano Atlântico Ribeiro e de Maria Rosa Esteves de Carvalho, natural de Paderne. // São donos da Albergaria, ou Hotel, Boavista, sita no Peso. // Em 2010 teve um ataque e ficou quase paralisada e sem fala; foi internada no Lar de Paderne. // Com geração.

 

MONTEIRO, Amadeu Augusto. Filho de António Monteiro, natural de Paços, e de Maria Amália Gonçalves, natural de Cristóval, lavradores, residentes no lugar do Ramo. Neto paterno de José Monteiro e de Rosa Afonso; neto materno de José Gonçalves e de Joaquina Domingues. Nasceu em Cristóval a 24/11/1909 e foi batizado na igreja a 28 desse mês e ano. Padrinhos: José Augusto Monteiro e Maria Monteiro, solteiros, lavradores. // A 15/7/1918 fez exame do 1.º grau na escola Conde de Ferreira, obtendo a classificação de ótimo; tinha como professor Abel Nogueira Dantas (Jornal de Melgaço n.º 1216, de 27/7/1918). // Casou a 13/6/1944, na CRCM, com Maria do Céu Leonardo, natural da freguesia de Açoreira, Torre de Moncorvo. // A 20/7/1950 foi para o Porto a fim de ser tratado, mas em vão; o tratamento não resultou, e assim morreu em Cristóval a 1/8/1950. Deixou a viúva e dois filhos menores (NM 941, de 6/8/1950).                                                                                                      

 

MONTEIRO, Amélia Ana. Filha de Manuel José Monteiro, natural de Cristóval, e de Júlia Pinheiro, natural de Paços, negociantes, moradores no lugar da Grova, Cristóval. Neta paterna de Vitorino Monteiro e de Florinda Rosa Pereira; neta materna de Manuel Joaquim Pinheiro e de Ana Pires Ramos. Nasceu em Cristóval a 21/7/1900 e foi batizada na igreja a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Rodrigues dos Santos Veloso e sua mulher, Maria Josefa Pinheiro, proprietários, do lugar de Cevide. // Faleceu em Cristóval a 30/12/1978.

 

MONTEIRO, Ana. Filha de José Joaquim Monteiro e de Maria Teresa Moreda, lavradores, residentes no lugar de São Gregório. Neta paterna de Vitorino Monteiro e de Florinda Pereira, da Grova; neta materna de Manuel Moreda e de Maria Benta Rodrigues, de São Gregório. Nasceu a 17/8/1880 e foi batizada nesse dia. Madrinha: Ana Joaquina Monteiro, solteira, lavradora, da Grova, Cristóval, tia da batizanda. // Casou na igreja de Cristóval a 7/12/1902 com João da Cunha Lima, de 28 anos de idade, solteiro, lavrador, residente no lugar de Cotão, freguesia de Santa Maria de Miranda, Arcos de Valdevez, filho de Manuel José da Cunha e de Isabel Resteveira, ou Besteveira. Testemunhas presentes: Francisco Monteiro, lavrador, do lugar de São Gregório, e António Pereira de Castro, residente no dito lugar de Cotão. // Faleceu na freguesia de Miranda, Arcos de Valdevez, a 3/7/1937.   

 

MONTEIRO, Ana. Filha de Manuel José Monteiro, natural de Cristóval, e de Júlia Pinheiro, natural de Paços, negociantes, moradores no lugar da Grova, Cristóval. Neta paterna de Vitorino Monteiro e de Florinda Pereira; neta materna de Manuel Joaquim Pinheiro e de Ana Joaquina Pires Ramos. Nasceu em Cristóval a 26/7/1906 e foi batizada na igreja a 30 desse mês e ano. Padrinhos: António Pinheiro, solteiro, proprietário, e Palmira Augusta Veloso, solteira, proprietária. // A 13/7/1916 fez exame do 1.º grau (terceira classe do ensino primário) na escola Conde de Ferreira, Vila, obtendo a classificação de «ótima» (Correio de Melgaço n.º 207, de 16/7/1916). // Casou a 26/9/1932, na CRCM, com José Manuel Gomes Calheiros, de 27 anos de idade, natural de Prado, filho de Lourenço José Gomes Calheiros e de Carolina Pinheiro. // O seu marido trabalhou na Companhia Carris de Lisboa. // Faleceu em Afife, Viana do Castelo, a 31/5/1992, em casa da filha, Maria de Lurdes, casada com Valentim Camilo Afonso. // O seu viúvo morreu igualmente em Afife, no ano de 1994. // Com geração. // Avó de José Manuel, de Richard, de Ana Júlia, e de Luís. 

 

MONTEIRO, Ana Joaquina. Filha de Vitorino Monteiro e de Florinda Pereira, lavradores, residentes no lugar da Grova, Cristóval. Neta paterna de João Manuel Monteiro e de Josefa Valada, do Coto; neta materna de António Pereira, solteiro, da Cruz de Merelhe, Paços, e de Jerónima Pires, solteira, da Grova, Cristóval. Nasceu a 13/12/1854 e foi batizada a 15 desse mês e ano. Madrinha: a sua avó materna. // Faleceu na Grova a 5/12/1880, no estado de solteira, com todos os sacramentos, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja no dia 7.

 

MONTEIRO, António. Filho de Manuel Monteiro e de Luísa Pires, de São Gregório. // Casou na igreja de Cristóval a 12/4/1831, com Josefa, filha de Manuel Alves e de Josefa Gonçalves, de Vilar, São Pedro da Torre, bispado de Ourense. Testemunhas: Manuel Monteiro, do Coto de São Gregório, José Pires, do lugar da Cruz, e Ana Pires, do lugar de Doma.

 

MONTEIRO, António. Filho de Manuel Monteiro e de Maria Branca (ou Luísa Pires), moradores no lugar do Coto. Foi batizado em Cristóval. // Tinha 60 anos de idade, era viúvo de Josefa Alves, lavrador e carpinteiro, morava em Doma, quando casou na igreja de Cristóval a 29/12/1869, com Francisca, de 36 anos de idade, solteira, cristovalense, filha de Joaquim Quintela e de Josefa Rosa Pereira da Costa, moradores no lugar da Porta. Testemunhas: Francisco Rodrigues e seu irmão, Manuel Rodrigues, solteiros, lavradores, do lugar da Porta, e António Maria Rodrigues, casado, negociante, do lugar da Calçada. // Morreu em Doma a 15/4/1874, com setenta anos de idade, no estado de casado, com testamento, sem filhos, e foi sepultado na igreja. 

 

MONTEIRO, António. Filho de Josefa Monteiro, solteira, moradora no lugar do Coto. // Lavrador. // Casou na igreja de Cristóval a 10/2/1851, com Maria, filha de Jerónimo do Outeiro e de Maria Josefa Domingues, de Doma. Testemunhas: António Monteiro, de Doma, e José de Sousa Viana, de São Gregório. // Faleceu antes de 1891, pois nesse ano, a 24 de Setembro, finou-se no Coto de São Gregório a sua viúva, com cinquenta e seis anos de idade, só com a extrema-unção, por se encontrar em delírio, sem testamento, e foi sepultada na igreja no dia 26. // Com geração.

 

MONTEIRO, António. Filho de Francisco Monteiro e de Ana Fernandes, moradores no lugar do Coto. // Lavrador. // Casou na igreja de Cristóval a 19/4/1854, com Maria Antónia, filha de Manuel Caetano de Araújo e de Antónia Maria Monteiro, de São Gregório. // Testemunhas: José de Sousa Viana e Manuel Francisco Rodrigues Viana, solteiros, de São Gregório. // Faleceu em São Gregório a 18/7/1890, com 56 anos de idade, casado, com todos os sacramentos, menos o da eucaristia, sem testamento, e foi sepultado na igreja no dia 19. // Com geração. // Nota: como a noiva tinha menos de 25 anos de idade, pediu autorização ao juiz dos órfãos para se casar.

 

MONTEIRO, António. Filho de António Monteiro e de Maria do Outeiro, residentes no lugar do Coto. N.p. de Josefa Monteiro, solteira, de Carvão; n.m. de Jerónimo do Outeiro e de Maria Domingues, de Doma. Nasceu a 4/7/1852 e foi batizado na igreja de Cristóval nesse mesmo dia. Madrinha: Antónia Vaz, solteira, do lugar de Sucastelo.  

 

MONTEIRO, António. // Nasceu em Cristóval (no lugar do Ramo, salvo erro) a --/--/18--. // Partiu para Pará, Brasil, em 1907 (Jornal de Melgaço n.º 685).

 

MONTEIRO, António. Filho de Gaspar António Monteiro e de Rosa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Cevide. Neto paterno de António Monteiro e de Maria António de Araújo; neto materno de Joaquim Rodrigues e de Benedita Mendes. Nasceu em Cristóval a 12/5/1907 e foi batizado na igreja a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Rodrigues e Benedita Mendes, casados, proprietários. // Irmão de Júlia, de Mário Máximo, e de Olívia. // Nota: deve ser o mesmo indivíduo que fez exame do 1.º grau a 26/7/1917, obtendo a classificação de ótimo; era aluno do professor Abel Nogueira Dantas (Jornal de Melgaço n.º 1169, de 4/8/1917). 

 

MONTEIRO, António. Filho de Francisco Monteiro e de Maria Rufina da Conceição Douteiro. Nasceu em Cristóval a --/--/1939. // (NM 430).

 

MONTEIRO, António Cândido. Filho de António Monteiro, natural de Paços, e de Maria Amália Gonçalves, natural de Cristóval, lavradores, residentes nesta última, no lugar do Ramo. N.p. de José Monteiro e de Rosa Afonso; n.m. de José Gonçalves e de Joaquina Domingues. Nasceu em Cristóval a 1/3/1898 e foi batizado na igreja a 6 desse mês e ano. Padrinhos: António Pinheiro, solteiro, lavrador, e Maria Gonçalves, solteira.  

 

MONTEIRO, António de Jesus. Filho de Mário Máximo Monteiro e de Palmira Áurea Pereira. Nasceu em Cevide por volta de 1934. // Em pequeno teve um problema de saúde que o afetou ligeiramente. // Lavrador. // Casou com Júlia Crespim, de Paços. // Pai de Maria Armanda, casada com o sargento da GNR Afonso, a residir em Valença; de Mário Olímpio Máximo, nascido na Vila 14/11/1972, enfermeiro em Ponte de Lima, casado com Helena; e de Paulo José, GNR do ambiente. // Faleceu em Cevide, onde residia com a esposa, a 30/12/2005, com 71 anos de idade. // Irmão de Alzira Rosa, de José Armando, e de Maria Amélia.    

 

MONTEIRO, António Joaquim. Filho de Manuel Monteiro e de Francisca Rosa da Silva, residentes em São Gregório. N.p. de João Monteiro e de Josefa Valada, do Coto; n.m. de Anastácio José da Silva e de Teresa Maria Rodrigues, da Rua Verde. Nasceu a 23/2/1849 e foi batizado no dia seguinte. Padrinho: José Rodrigues, del Valhe Villa de Avilez, bispado de Oviedo, principado das Astúrias, Galiza. // Em 1919, aquando da morte de sua irmã Albina, ainda estava vivo (Jornal de Melgaço n.º 1257, de 10/8/1919).

    

MONTEIRO, António Joaquim (Padre). Filho de Vitorino Monteiro e de Florinda Rosa Pires Pereira, moradores no lugar da Grova, Cristóval. Neto paterno de João Manuel Monteiro e de Josefa Valada, do Coto; neto materno de António Pereira, solteiro, de Merelhe, Paços, e de Jerónima Pires, solteira, da Grova, Cristóval. Nasceu a 14/4/1857 e foi batizado a 17 desse mês e ano. Padrinho: Francisco Monteiro, tio paterno do bebé, de Doma. // Morou no lugar da Grova, Cristóval; em 1915 encontrava-se doente (ver Correio de Melgaço n.º 164, de 5/9/1915). // Nota: perfilhou uma criança do sexo feminino, Maria Rufina da Conceição, que gerara em Maria do Outeiro, solteira, moradora no lugar de Doma, por testamento de 28/12/1926. 

 

MONTEIRO, António José. Filho de Francisco Monteiro e de Maria Rufina da Conceição Monteiro. Nasceu em Cristóval a --/--/1929 (NM 37, de 10/11/1929).

 

MONTEIRO, António José. Filho de Francisco Monteiro e de Maria Rufina da Conceição do Outeiro (Monteiro). Neto paterno de José Joaquim Monteiro e de Maria Teresa Moreda; neto materno do padre António Joaquim Monteiro e de Maria do Outeiro. Nasceu em Doma, Cristóval, a 10/1/1939. // Irmão de Germano Francisco. // Embarcou para o Brasil muito jovem. // Casou em 1967 com Dalziza, professora estadual, filha de Manuel e de Melquíades, brasileira. // Pai de Gisele, casada com André Luís (com uma filha: Caroline); de Marco António, professor de educação física (abriu uma academia de ginástica); e de Lilian. // (Ver “A Voz de Melgaço” n.º 984). 

 

MONTEIRO, António Miguel. Filho de José Joaquim Monteiro e de Maria Teresa Moreda, residentes em São Gregório. N.p. de Vitorino Monteiro e de Florinda Pereira, da Grova; n.m. de Manuel Francisco Moreda e de Benta Rodrigues dos Santos, de São Gregório. Nasceu a 3/9/1871 e foi batizado a 5 desse mês e ano. Padrinhos: Miguel Martins, solteiro, lavrador, do Regueiro, freguesia de Santa Marinha da Ribeira, Colegiada de Crecente, Tui, e Albina Moreda, solteira, tia do bebé, de São Gregório.

 

MONTEIRO, António Teodoro. Filho de Manuel José Monteiro, natural de Cristóval, e de Júlia Pinheiro, natural de Paços, negociantes, moradores no lugar da Grova. N.p. de Vitorino Monteiro e de Florinda Pereira; n.m. de Manuel Joaquim Pinheiro e de Ana Joaquina Pires Ramos. Nasceu em Cristóval a 2/1/1904 e foi batizado na igreja a 7 desse mês e ano. Padrinhos: António Pinheiro, solteiro, proprietário, e Maria Pinheiro, casada, proprietária. // Casou a 6/2/1943, na CRCM, com Júlia Claudina Douteiro, natural de Paços. // Morreu na Vila de Melgaço a 10/8/1994, com 90 anos de idade.      

 

MONTEIRO, Augusto José. Filho de José Joaquim Monteiro e de Maria Teresa Moreda, residentes no lugar de São Gregório. Neto paterno de Vitorino Monteiro e de Florinda Pereira, da Grova; neto materno de Manuel Francisco Moreda e de Benta Santos, de São Gregório. Nasceu a 5/10/1869 e foi batizado a 7 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim de Araújo, casado, negociante, e Albina Moreda, solteira, tia do batizando, moradores em São Gregório.    

 

MONTEIRO, Áurea da Purificação. Filha de Gaspar António Monteiro e de Rosa Augusta Rodrigues. Nasceu em Cristóval a --/--/1917 (Correio de Melgaço n.º 249, de 13/5/1917).

 

MONTEIRO, Aurora de Ascensão. Filha de Francisco Monteiro e de Maria Rufina da Conceição do Outeiro. Nasceu em Cristóval a --/--/1934 (Notícias de Melgaço n.º 238, de 8/7/1934).

 

MONTEIRO, Azinha. Filha de Joaquim Bento Monteiro, soldado da Guarda-Fiscal em São Gregório, Melgaço, natural da freguesia de Gândara, e de Adelina Maciel, natural da freguesia de São Miguel de Fontoura, ambos do concelho de Valença. Neta paterna de João Manuel Monteiro e de Antónia Joaquina Rebelo; neta materna de José Maciel e de Rosa Alpoim. Nasceu em Cristóval a 9 de Dezembro de 1896 e foi batizada na igreja no dia seguinte. Padrinhos: António Alberto do Outeiro Esteves, solteiro, negociante, e Deolinda Amália da Rocha, solteira. // Casou na Conservatória do Registo Civil de Valença a 5/5/1919 com Joaquim Gonçalves do Monte. // Enviuvou a 7/2/1954. // Faleceu a 18/4/1974, em Fontoura, Valença.  

 

MONTEIRO, Benedita. Filha de Bento Monteiro e de Rosa Domingues, residentes em São Gregório. Neta paterna de João Monteiro e de Josefa Valada, do Coto; neta materna de Escolástica Domingues, de São Gregório. Nasceu a 3/12/1841 e foi batizada a 5 desse mês e ano. Padrinhos: o avô paterno e a tia paterna, Maria Josefa Monteiro. // Casou com Joaquim Conde, natural da freguesia de Paços. // Com geração.

 

MONTEIRO, Benedita. Filha de Vitorino Monteiro e de Florinda Rosa Pereira, lavradores, residentes no lugar da Grova, Cristóval. Neta paterna de João Monteiro e de Josefa Valada, lavradores, do Coto; neta materna de António Pereira, lavrador, de Merelhe, Paços, e de Jerónima Pires, da Grova, Cristóval, solteiros. Nasceu a 7/1/1861 e foi batizada na igreja a 19 desse mês e ano. Padrinhos: José Monteiro, lavrador, e Rosa Monteiro, solteiros, irmãos da batizanda. // Casou com Joaquim Conde, nascido em Paços a 3/8/1859. // Faleceu no lugar da Pedreira, Paços, onde residia, a 30/10/1899, e foi sepultada no adro da igreja de Paços. // Com geração.  

 

MONTEIRO, Benta. Filha de Bento Monteiro e de Rosa Domingues, residentes no lugar de São Gregório. Neto paterno de João Monteiro e de Josefa Valada, do Coto; neta materna de Escolástica Domingues, de São Gregório. Nasceu a 25/6/1844 e foi batizada na igreja católica a 27 desse mês e ano. Padrinhos: padre Manuel Joaquim Fernandes, da Casa do Rego, e Benta Joaquina Rodrigues, solteira, da Granja. 

 

MONTEIRO, Bento. Filho de Zeferino Monteiro e de Marcelina da Silva. Neto paterno de Luísa Capela, solteira; neto materno de José da Silva e de Josefa Monteiro, solteira (!), todos de São Gregório. Nasceu em Cristóval a 2/7/1846 e foi batizado na igreja a 4 desse mês e ano. Padrinhos: José Baleixo e sua mulher, Maria Benta Monteiro, do lugar de Santa Marinha da Ribeira, bispado de Tui.  

 

MONTEIRO, Bento. Filho de Maria Josefa Monteiro, solteira, de São Gregório. Neto materno de Bento José Monteiro e de Umbelina Rosa Domingues, do dito lugar. Nasceu a 7/5/1871 e foi batizado a 9 desse mês e ano. Madrinha: Luísa Monteiro, casada, de Sucastelo. // A 20/3/1872 foi apresentado por sua mãe, mulher pobre, ao presidente da Câmara Municipal de Melgaço, a fim de ser subsidiado, ficando registado no livro dos expostos sob o n.º 282. // Nesse dia 20/3/1872 foi entregue a uma ama, escolhida pela mãe da criança, Maria Rita de Lima, solteira, moradora no lugar da Corga, Vila. // A 1/1/1873 transitou para a ama Maria Luísa Fernandes, do lugar dos Chãos, Vila. // A 24/7/1878 findou a época da criação; ficou com a ama, por ela assim o desejar, deixando de ter vencimento.     

 

MONTEIRO, Bento José. Filho de João Monteiro e de Josefa Valada, moradores no Coto de São Gregório. // Casou na igreja de Cristóval a 15/6/1829 com Umbelina Rosa, filha de Escolástica Domingues, do referido lugar. Testemunhas: Manuel Rodrigues e Francisco Moreda, ambos de São Gregório; e António Monteiro, do Coto. // C.g.   

 

MONTEIRO, Caetano. Filho de Manuel Monteiro e de Francisca Rosa da Silva, residentes em São Gregório. Neto paterno de João Monteiro e de Josefa Valada, do Coto; neto materno de Anastácio José da Silva e de Teresa Maria Rodrigues, de São Gregório. Nasceu em Cristóval a 11/9/1854 e foi batizado a 18 desse mês e ano. Padrinhos: José Pires, do lugar da Cruz, e Petronila da Rocha, solteira, da Vila de Monção (substituída no acto por Maria Benta da Silva, tia materna do batizando). 

 

MONTEIRO, Caetano Maria. Filho de Manuel Monteiro e de Francisca Rosa da Silva, residentes em São Gregório. N.p. de João Monteiro e de Luísa Josefa Valada, do Coto; n.m. de Anastácio José da Silva e de Teresa Maria Rodrigues, de São Gregório. Nasceu a 31/8/1850 e foi batizado a 6 de Setembro desse mesmo ano. Padrinho: José de Valhe, de Avilez, Província das Astúrias. // (Parece que morreu ainda bebé).

 

MONTEIRO, Damião. Filho de António Monteiro e de Maria Antónia de Araújo, moradores em São Gregório, Cristóval. N.p. de Francisco Monteiro e de Ana Fernandes, do Coto; n.m. de Manuel Caetano de Araújo e de Antónia Maria Monteiro, de São Gregório. Nasceu a 23/7/1855 e foi batizado no dia seguinte. Madrinha: Maria de Sousa Viana, solteira, de São Gregório. // Casou com Brasilina Branco. // Em 1908 morava em parte incerta de São Paulo, Brasil. Nesse ano era citado, por éditos de 30 dias, assim como seu irmão, José Monteiro, também emigrante no Brasil, a fim de assistir ao inventário por morte da mãe. A cabeça de casal era a irmã, Maria Monteiro. // (JM 738).

 

MONTEIRO, Daniel. Filho de José Joaquim Monteiro e de Maria Teresa Moreda, lavradores, residentes no lugar de São Gregório. Neto paterno de Vitorino Monteiro e de Florinda Rosa Pereira, da Grova; neto materno de Manuel Moreda e de Benta Rodrigues, de São Gregório. Nasceu em Cristóval a 13/2/1885 e foi batizado a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Monteiro e Benedita Monteiro, solteiros, ambos da Grova, Cristóval, tios da criança pela parte paterna. // Faleceu a 30/7/1885 e foi sepultado dentro da igreja no dia seguinte.

 

MONTEIRO, Esmeralda. Filha de Gaspar António Monteiro e de Rosa Rodrigues, rurais, moradores no lugar de Cevide. Neta paterna de António Monteiro e de Maria Antónia de Araújo; neta materna de Joaquim Rodrigues e de Benedita Mendes. Nasceu em Cristóval a 14/2/1898 e foi batizada na igreja no dia seguinte. Padrinhos: Saturnino de Pinho, casado, lavrador, e Ermelinda Rodrigues, casada. // Faleceu em Cevide a 16/2/1898, com apenas dois dias de vida, e foi sepultada no cemitério.

 

MONTEIRO, Feliciana. Filha de João Monteiro e de Josefa Valada. // Lavradeira. // Faleceu no lugar da Cruz a 26/1/1886, com 74 anos de idade, viúva de José Pires, com todos os sacramentos, sem testamento, e no dia seguinte foi sepultada na igreja. 

 

MONTEIRO, Firmino José. Filho de Bento Monteiro e de Rosa Belina Domingues, moradores em São Gregório. N.p. de João Monteiro e de Josefa Valada; n.m. de Escolástica Domingues. Nasceu a 10/1/1833 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinhos: José Manuel Gonçalves e sua irmã, Joaquina Rosa Gonçalves, de Remoães. 

 

MONTEIRO, Francisca. Filha de Zeferino Monteiro e de Marcelina da Silva. Neta paterna de Francisco Monteiro e de Luísa Domingues (Capela); neta materna de José (ou João) Miguel da Silva e de Maria Josefa Monteiro, todos do lugar de São Gregório. Nasceu a 16/1/1845 e foi batizada a 23 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó materna e José Francisco Herédia, de Sá, Paços.

 

MONTEIRO, Francisca. Filha de Vitorino Monteiro e de Florinda Pires, moradores no lugar da Grova. N.p. de João Monteiro e de Josefa Valada, do lugar do Coto; n.m. de António Pereira, do lugar de Merelhe, Paços, e de Jerónima Pires, solteira, da Grova. Nasceu a 25/7/1848 e foi batizada na igreja de Cristóval a 28 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó materna e Francisco Monteiro, tio paterno.

 

MONTEIRO, Francisca Rosa. Filha de Vitorino Monteiro e de Florinda Novais, moradores no lugar da Grova, Cristóval. Neta paterna de João Monteiro e de Josefa Valada, do Coto; neta materna de António Novais, de Merelhe, Paços, e de Jerónima Pires, da Grova. Nasceu a 31/3/1841 e foi batizada a 3 de Abril desse dito ano. Padrinho: Domingos António Lopes, de São Gregório.   

 

MONTEIRO, Francisco. Filho de João Monteiro e de Josefa Valada, moradores no lugar do Coto de São Gregório. // Casou na igreja de Cristóval a 9/10/1850 com Josefa, filha de Vitório Romão Bermudes e de Ana Joaquina Pires, de Sucastelo. Testemunhas: Caetano José Marques, de São Gregório, e Francisco da Silva, de Carvão. // Faleceu em Doma a 15/7/1864, com 40 anos de idade, no estado de casado, com todos os sacramentos, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado na igreja.

 

MONTEIRO, Francisco. Filho de Manuel Monteiro e de Francisca Rosa da Silva, residentes em São Gregório. N.p. de João Manuel Monteiro e de Josefa Valada, do Coto; n.m. de Anastácio José da Silva e de Teresa Maria de Jesus, de São Gregório. Nasceu a 2/2/1840 e foi batizado a 12 desse mês e ano. Padrinho: Bento Monteiro, tio do batizando. // Nota: é possível que se trate do mesmo senhor que morreu no lugar de São Gregório a --/--/1912; no jornal diz-se que ele tinha 69 anos de idade, mas de uma maneira geral nunca acertavam na idade (ver Correio de Melgaço n.º 26, de 1/12/1912). 

 

MONTEIRO, Francisco. Filho de José Joaquim Monteiro e de Maria Teresa Moreda, lavradores. Neto paterno de Vitorino Monteiro e de Florinda Rosa Pereira; neto materno de Manuel Moreda e de Benta Rodrigues dos Santos, todos de São Gregório. Nasceu a 8/3/1883 e foi batizado a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Esteves, casado, lavrador, de Marga, e Maria de Brito, solteira, de São Gregório. // Casou a 18/10/1920, na CRCM, com Maria Rufina da Conceição do Outeiro, de 22 anos de idade, cristovalense, filha de Maria do Outeiro, solteira, e do padre António Joaquim Monteiro. // Faleceu em Cristóval a 27/3/1965. 

 

MONTEIRO, Francisco de Jesus. Filho de Maria Josefa Monteiro, solteira, de São Gregório, Cristóval. Neto materno de Bento José Monteiro e de Umbelina Rosa Domingues, do dito lugar. Nasceu a 7/3/1864 e foi batizado pelo padre José Manuel Lopes a 10 desse mês e ano. Padrinhos: António Maria Rodrigues, casado, negociante, morador na Calçada de Cristóval, e Maria Teresa dos Santos, solteira, de São Gregório. // A 11/4/1867 foi apresentado por sua mãe à Câmara Municipal de Melgaço a fim de ser admitido na roda do concelho, o que aconteceu, ficando registado no livro dos expostos sob o n.º 268. // Nesse dia foi entregue à ama, a própria mãe, para o criar. // A 7/3/1871, em virtude de completar sete anos de idade, findou a ajuda da Câmara. 

 

MONTEIRO, Francisco José. Filho de Manuel Monteiro e de Antónia Domingues. // Lavrador. // Faleceu no Coto da Encruzilhada a 23/12/1883, com 86 anos de idade, no estado de viúvo de Ana Fernandes, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado no cemitério no dia 26.

 

MONTEIRO, Gaspar António. Filho de António Monteiro e de Maria Antónia de Araújo, moradores em São Gregório. N.p. de Francisco [José] Monteiro e de Ana Fernandes, do Coto; n.m. de Manuel Caetano de Araújo e de Antónia Monteiro, de São Gregório. Nasceu a 2/6/1872 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Gaspar António da Cruz, solteiro, ferreiro (?), e Claudina Marques, solteira, de São Gregório. // Lavrador. // Casou na igreja de Cristóval a 16/12/1896 com Rosa Augusta, de 20 anos de idade, solteira, camponesa, natural de Cevide, filha de Joaquim Rodrigues e de Benedita Mendes, cristovalenses. Testemunhas presentes: Júlio Augusto de Sousa Viana e António Alberto do Outeiro Esteves, negociantes, do lugar de São Gregório. // Em 1898 moravam em Cevide. // Faleceu em Cristóval a 7/4/1945. // Com geração.

 

MONTEIRO, Germano. Filho de José Joaquim Monteiro e de Maria Teresa Moreda, residentes em São Gregório. N.p. de Vitorino Monteiro e de Florinda Rosa Pereira, da Grova; n.m. de Manuel Francisco Moreda e de Benta Rodrigues dos Santos, de São Gregório. Nasceu a 3/5/1873 e foi batizado no dia seguinte. Madrinha: Albina Moreda, solteira, tia materna, de São Gregório. // Faleceu em São Gregório a 23/8/1916, após prolongado sofrimento, com 43 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 213, de 27/8/1916). // Viera do Brasil havia pouco tempo (CM 214). // Irmão de Francisco e de Vitorino, e sobrinho do padre António Joaquim Monteiro e de Manuel Monteiro.

 

MONTEIRO, Germano Francisco. Filho de Francisco Monteiro e de Maria Rufina da Conceição Outeiro Monteiro. Neto paterno de José Joaquim Monteiro e de Maria Teresa Moreda; neto materno do padre António Joaquim Monteiro e de Maria do Outeiro. Nasceu em Doma, Cristóval, a 15/12/1935. // Casou a 30/4/1966 com Odete, de 18 anos de idade, filha de António do Carmo Monteiro e de Odete Moura. // É emigrante no Brasil, para onde partiu na companhia de um seu irmão, era ainda um jovem, chamados por um tio. // Pai de Paulo Renato e de Ana Paula (esta faleceu a 25/6/1996 – acabara de se formar em medicina). (Ver “A Voz de Melgaço” n.º 927, de 1/11/1990 e n.º 1055).

 

MONTEIRO, João (*). Filho de Manuel Monteiro e de Antónia Domingues, moradores no lugar do Coto. Nasceu por volta de 1784 (ou 1794). // Faleceu no lugar da Cruz a 10/8/1864, com 70 (ou 80) anos de idade, no estado de casado com Josefa Valada, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja. // Pai de Feliciana (?), de Josefa, de António, de Vitorino, de Benta (ou Bento), e de Manuel. /// (*) Algumas vezes aparece escrito João Manuel Monteiro.

 

MONTEIRO, João. Filho de Bento Monteiro e de Rosa Domingues, moradores em São Gregório. Nasceu em Cristóval por volta de 1825. // Faleceu a 4/11/1865, no dito lugar, com 40 anos de idade, no estado de casado com Manuela Rodrigues, de Ourense, sem testamento, e foi sepultado na igreja. // Não deixou filhos.

 

MONTEIRO, João. Filho de João Monteiro e de Josefa Valada. Nasceu por volta de 1827. // Lavrador. // Faleceu no Coto de São Gregório a 23/9/1891, com sessenta e quatro anos de idade, no estado de viúvo de Maria Pires, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja no dia 25.

 

MONTEIRO, João. Filho de Bento José Monteiro e de Emaclina (Miquelina?) Rosa Domingues, residentes no lugar de São Gregório. Neto paterno de João Manuel Monteiro e de Josefa Valada; neto materno de Escolástica Domingues. Nasceu em Cristóval a 7/10/1834 e foi batizado a 9 desse mês e ano. Padrinho: (por procuração, mas de quem?) – João Manuel da Rocha, de São Gregório.

 

MONTEIRO, João. Filho de Manuel Monteiro e de Francisca da Silva, moradores na Rua Verde. // Tinha 40 anos de idade, era solteiro, oficial de sapateiro, quando casou na igreja de Cristóval, a 7/1/1884, com a sua parente em 3.º grau de consanguinidade, Maria Antónia, solteira, de 37 anos de idade, filha de Francisco António Rodrigues e de Luísa Marques, lavradores, de Carvão. Testemunhas presentes: Francisco José Rodrigues, solteiro, do lugar da Granja, e José Lopes, solteiro, do lugar de Carvão. (Comparar com João Batista). // Enviuvou a 5/12/1906. // Com geração.   

 

MONTEIRO, João. Filho de António Monteiro e de Maria do Outeiro, moradores no lugar do Coto. N.p. de Josefa Monteiro, solteira, do lugar de Carvão; n.m. de Jerónimo do Outeiro e de Maria Domingues, de Doma. Nasceu em Cristóval a 6/11/1853 e foi batizado na igreja de Cristóval a 9 desse mês e ano. Padrinhos: João Manuel da Ribeira, viúvo, de São Gregório, e Maria Domingues, solteira, do Coto.

 

MONTEIRO, João Batista. Filho de Manuel Monteiro e de Francisca Rosa da Silva, residentes em São Gregório. N.p. de João Manuel Monteiro e de Josefa Valada, do Coto; n.m. de Anastácio José da Silva e de Teresa Maria Rodrigues, de São Gregório. Nasceu a 23/6/1842 e foi batizado «sub conditione» a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Bento Monteiro, tio paterno do neófito, e sua filha Carolina.  

 

MONTEIRO, João Batista. Filho de António Monteiro e de Maria Araújo, lavradores, residentes em São Gregório. Neto paterno de Francisco Monteiro e de Ana Fernandes, do Coto; neto materno de Manuel Caetano de Araújo e de Antónia Monteiro, de São Gregório. Nasceu em Cristóval a 24/6/1867 e foi batizado a 26 desse mês e ano. Padrinhos: José Afonso, solteiro, alfaiate, do Coto, e Claudina Moreda, solteira, de São Gregório. // Faleceu a 27/10/1873 e foi sepultado na igreja.  

 

MONTEIRO, João Bento. Filho de Zeferino Monteiro e de Marcelina da Silva, residentes no lugar de São Gregório. Neto paterno de Francisco Monteiro e de Maria Luísa Domingues; neto materno de José (ou João) Miguel da Silva (casado?), de São Gregório, e de Maria Josefa Monteiro, solteira, do lugar de Santa Marinha, freguesia da Ribeira, Galiza. Nasceu a 7/2/1842 e foi batizado a 9 desse mês e ano. Padrinhos: João Pedro Monteiro e sua irmã, Benta Monteiro, tios do bebé.

 

MONTEIRO, João Manuel. // Morava no lugar do Coto quando casou na igreja de Cristóval a 18/2/1833, com Rosa Alves, de Valongo, Galiza. Testemunhas: António Esteves, viúvo, do lugar da Porta, e Francisco Quintela, de Marga. 

 

MONTEIRO, João Manuel. Filho de Francisco Monteiro e de Ana Fernandes, moradores no lugar do Coto. // Casou na igreja de Cristóval a 25/4/1841, com Maria Pires, filha de Manuel José Pires e de Antónia Pires, do lugar da Granja. Testemunhas: Manuel Pires e Zeferino Monteiro, de São Gregório.

 

MONTEIRO, Joaquim. Filho de António Monteiro e de Maria do Outeiro, moradores no Coto de São Gregório. N.p. de Josefa Monteiro, de Carvão; n.m. de Jerónimo do Outeiro e de Maria Domingues, de Doma. Nasceu a 9/10/1855 e foi batizado na igreja de Cristóval a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Clara Esteves e seu filho, Manuel, do lugar do Ramo. // Faleceu a 22/7/1867, com a extrema-unção, e foi sepultado na igreja.

 

MONTEIRO, José Albano. Filho de Manuel Albano Monteiro e de --------- Gonçalves, moradores no lugar da Granja. N.p. de Vitorino Monteiro e de Florinda Pereira, da Grova; n.m. de Manuel Gonçalves e de Maria Pires, da Granja. Nasceu em Cristóval a 20/7/1879 e foi batizado a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Monteiro e Maria Monteiro, solteiros, lavradores, da Grova, tios do batizando.

 

MONTEIRO, José Armando. Filho de Mário Máximo Monteiro e de Palmira Áurea Pereira. Nasceu em Cevide a --/--/1943. // Depois dos estudos {concluiu o curso (do Magistério?) em Braga.} Foi professor em Faro, Algarve, onde mora com a esposa e filhos. // Aposentou-se em 2000 ou 2001.  

 

MONTEIRO, José Augusto. Filho de António Monteiro, natural de Paços, e de Maria Amélia Gonçalves, natural de Cristóval, lavradores, residentes no lugar do Ramo. Neto paterno de José Maria Monteiro e de Rosa Afonso; neto materno de José Gonçalves e de Joaquina Domingues. Nasceu em Cristóval a 29/8/1896 e foi batizado na igreja a 3 de Setembro desse dito ano. Padrinhos: António Afonso, viúvo, alfaiate, e Albina Domingues, solteira.

 

MONTEIRO, José Claudino. Filho de António Monteiro, alfaiate, e de Maria de Araújo, moradores em São Gregório, Cristóval. N.p. de Francisco Monteiro e de Ana Fernandes, lavradores, do Coto; n.m. de Manuel Caetano de Araújo e de Maria Antónia Monteiro, lavradores, de São Gregório. Nasceu a 1/4/1862 e foi batizado a 3 desse mês e ano. Madrinha: Claudina Marques, solteira, de São Gregório. // Em 1908 (JM 738) era solteiro e morava no Rio de Janeiro, Brasil. Nesse ano era citado, juntamente com seu irmão Damião, para assistir ao inventário por morte dos pais.  

 

MONTEIRO, José Joaquim. Filho de Zeferino Monteiro e de Marcelina da Silva, moradores em São Gregório. N.p. de Francisco Monteiro e de Luísa Domingues, do dito lugar; n.m. de José (ou João) Miguel da Silva (casado?), de São Gregório, e de Maria Josefa Monteiro, solteira, de Santa Marinha, freguesia da Ribeira, bispado de Tui. Nasceu a 29/6/1843 e foi batizado a 3 de Julho desse mesmo ano. Padrinhos: a avó paterna e João Pedro Monteiro, tio materno. // Faleceu no lugar de São Gregório a 7/10/1865, solteiro, sem testamento, e foi sepultado na igreja.   

 

MONTEIRO, José Joaquim. Filho de Vitorino Monteiro e de Florinda Rosa Pereira, moradores no lugar da Grova, Cristóval. Neto paterno de João Manuel Monteiro e de Josefa Valada, do Coto; neto materno de Jerónima Pires, solteira, da Grova. Nasceu a 14/3/1845 e foi batizado a 20 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó materna e Francisco Monteiro, tio paterno. // Lavrador. // Casou na igreja de Cristóval a 27/12/1868, com Maria Teresa Moreda, de 25 anos de idade, solteira, sua parente no 1.º e 2.º grau de consanguinidade, batizada (acidentalmente) em Desteriz, filha de Manuel Francisco Moreda e de Benta dos Santos, residentes em São Gregório. Testemunhas: José Joaquim de Araújo, casado, negociante, de São Gregório; Manuel Francisco Pires, solteiro, estudante, do lugar da Cruz; e o padre José Maria Mendes. // Faleceu em São Gregório a 28/10/1898, no estado de casado, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado no cemitério. // Com geração.  

 

MONTEIRO, José Joaquim. Filho de -------- Monteiro e de ---------------------------. Nasceu a --/--/19--. // A 17/7/1933 fez exame do 2.º grau, quarta classe, ficando distinto (NM 204, de 13/8/1933).

 

MONTEIRO, José Maria. Filho de Manuel Monteiro e de Francisca Rosa da Silva, residentes no lugar de São Gregório. Neto paterno de João Monteiro e de Josefa Valada, do Coto; neto materno de Anastácio José da Silva e de Teresa Maria Rodrigues, da Rua Verde. Nasceu a 12/6/1845 e foi batizado a 14 desse mês e ano. Padrinho: José Rodrigues, del Valle, Vila de Avilez, bispado de Oviedo, principado das Astúrias. // Faleceu em São Gregório a 10/1/1866, solteiro, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja.  

                   

MONTEIRO, Josefa. Filha de Manuel Monteiro e de Luísa Pires, lavradores, residentes no lugar do Coto. N.p. de Manuel Monteiro e de Antónia Domingues, do dito lugar; n.m. de Domingos Pires e de Isabel Esteves, de Soalheira. // Faleceu no lugar de Carvão a 16/11/1861, com 54 anos de idade, no estado de casada com Caetano Domingues, com todos os sacramentos, sem testamento. // Mãe de António. 

 

MONTEIRO, Josefa. Filha de João Monteiro e de Josefa Valada. // Faleceu no Coto de São Gregório a 4/10/1874, com sessenta anos de idade, no estado de casada com Carmelo de Araújo, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Deixou três filhas: Albina, Josefa, e Maria.

 

MONTEIRO, Júlia. Filha de Gaspar António Monteiro e de Rosa Rodrigues. Nasceu em finais do século XIX ou inícios do século XX. // Irmã de António, Mário Máximo, Olívia. // Sem mais notícias. 

 

MONTEIRO, Julieta. Filha de Gaspar António Monteiro e de Rosa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Cevide. N.p. de António Monteiro e de Maria de Araújo; n.m. de Joaquim Rodrigues e de Benedita Mendes. Nasceu em Cristóval a 18/1/1899 e foi batizada na igreja no dia seguinte. Padrinhos: Adriano Rodrigues dos Santos Sobrinho, solteiro, negociante, representado por Joaquim Rodrigues, casado, proprietário, e Olívia Rodrigues, solteira. // Casou a 1/9/1919, na CRCM, com Boaventura José Fernandes. // O seu marido morreu em Cedofeita, Porto, a 7/5/1935. // Ela faleceu a 15/3/1974, na freguesia de Mafamude, Vila Nova de Gaia.    

 

MONTEIRO, Julieta de La Salete. Filha de Manuel José Monteiro, negociante, natural de Cristóval, e de Júlia Pinheiro, doméstica, natural de Paços, moradores no lugar da Grova. N.p. de Vitorino Monteiro e de Florinda Pereira; n.m. de Manuel Joaquim Pinheiro e de Ana Joaquina Pires Ramos. Nasceu em Cristóval a 13/3/1911 e foi batizada na igreja a 17 desse mês e ano. Padrinhos: António Pinheiro, solteiro, lavrador, e Palmira Augusta dos Santos, solteira. 

 

MONTEIRO, Júlio Augusto. Filho de Manuel José Monteiro, de Cristóval, e de Júlia Pinheiro, natural de Paços, negociantes, moradores no lugar da Grova, Cristóval. N.p. de Vitorino Monteiro e de Florinda Rosa Pereira; n.m. de Manuel Joaquim Pinheiro e de Ana Pires Ramos. Nasceu em Cristóval a 23/12/1897 e foi batizado na igreja a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Júlio Augusto de Sousa Viana, solteiro, negociante, e Rosa Monteiro, casada. // Faleceu na Grova a 11/8/1898, com apenas oito meses de idade, e foi sepultado no cemitério.

 

MONTEIRO, Júlio Francisco. Filho de António Monteiro, lavrador, natural de Paços, e de Maria Amália Gonçalves, lavradeira, natural de Cristóval, moradores no lugar do Ramo. N.p. de José Monteiro e de Rosa Afonso; n.m. de José Gonçalves e de Joaquina Domingues. Nasceu em Cristóval a 22/3/1907 e foi batizado na igreja a 25 desse mês e ano. Madrinha: Maria Monteiro, solteira, camponesa. // A 26/7/1917 fez exame do 1.º grau e obteve a classificação de ótimo; era aluno do professor Abel Nogueira Dantas (JM 1169). // Em Julho ou Agosto de 1918 fez exame do 2.º grau, ficando aprovado com distinção (JM 1220, de 24/8/1918).

 

MONTEIRO, Láuria. Filha de Francisco Monteiro e de Ana Fernandes. // Faleceu no lugar do Coto, freguesia de Cristóval, a 27/12/1879, com sessenta anos de idade, no estado de viúva de Bernardino Alonso, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Deixou um filho: José.

 

MONTEIRO, Luís Adelino. Filho de Manuel José Monteiro, natural de Cristóval, e de Júlia Pinheiro, natural de Paços, negociantes. N.p. de Vitorino Monteiro e de Florinda Pereira; n.m. de Manuel Joaquim Pinheiro e de Ana Joaquina Pires Ramos. Nasceu em Cristóval a 19/9/1901 e foi batizado na igreja a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Rodrigues dos Santos Veloso e Maria Josefa Pinheiro, casados, proprietários. // Faleceu no lugar da Grova a 3/121901, com apenas dois meses de idade, e foi sepultado no cemitério de Cristóval.

 

MONTEIRO, Luísa. Filha de João Manuel Monteiro e de Josefa Valada, lavradores, cristovalenses. Nasceu por volta de 1830. // Lavradeira. // Faleceu a 23/3/1907, no lugar de Doma, onde morava, apenas com o sacramento da extrema-unção, com 77 anos de idade, viúva de Joaquim da Ribeira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério local.  

 

MONTEIRO, Luísa. Filha de António José Monteiro e de Josefa Alves, moradores no lugar de Doma. N.p. de Manuel Monteiro e de Luísa Pires, do Coto de São Gregório; n.m. de Manuel Alves e de Josefa Gonçalves, da Costa de Vilar, São Pedro da Torre, bispado de Ourense. Nasceu a 28/8/1837 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Luís Domingues e sua mulher, Petronila Gonçalves, de São Gregório. 

 

MONTEIRO, Manuel. // Faleceu a 12/3/1858, no lugar do Coto, no estado de viúvo de Luísa Branca, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja no dia 13, com ofício da Confraria das Almas, de que era irmão.

 

MONTEIRO, Manuel. Filho de João Monteiro e de Josefa Valada, do Coto de São Gregório. // Casou na igreja de Cristóval a 4/5/1836 com Francisca Rosa, filha de António da Silva, de São Gregório. Testemunhas: Manuel José Pires e António Monteiro, ambos de Doma.

 

MONTEIRO, Manuel. Filho de --------- Monteiro e de ---------------------------------. Nasceu por volta de 1850. // Morreu em São Gregório a --/--/1935, com 85 anos de idade (NM 261, de 17/2/1935).

 

MONTEIRO, Manuel. Filho de Zeferino Monteiro e de Marcelina da Silva. N.p. de Maria Luísa Domingues, solteira; n.m. de José Miguel da Silva e de Josefa Monteiro, solteira, todos de São Gregório. Nasceu a 1/3/1855 e foi batizado a três desse mês e ano. Padrinho: Francisco Manuel Domingues, solteiro, do sobredito lugar.

 

MONTEIRO, Manuel. Filho de António Monteiro e de Maria do Outeiro, lavradores, residentes no lugar do Coto de São Gregório. N.p. de Josefa Monteiro, solteira, de Carvão; n.m. de Jerónimo do Outeiro e de Maria Domingues, de Doma. Nasceu a 14/11/1857 e foi batizado na igreja de Cristóval a 17 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Luís do Outeiro e sua mãe, Clara Esteves, do Ramo. // (ver Herminda M. Durães). // Casou na igreja de Cristóval a 8/8/1894 com a sua conterrânea Antónia, solteira, nascida a 21/3/1865, filha de Francisco Luís Gomes e de Joaquina Gonçalves, lavradores, residentes no lugar dos Casais, Cristóval. // Com geração (ver no apelido Durães).

 

MONTEIRO, Manuel Francisco. Filho de António Monteiro, lavrador, natural de Paços, e de Maria Amália Gonçalves, lavradeira, natural de Cristóval, moradores no lugar do Ramo. N.p. de José Monteiro e de Rosa Afonso; n.m. de José Gonçalves e de Joaquina Domingues. Nasceu em Cristóval a 14/8/1904 e foi batizado na igreja a 21 desse mês e ano. Madrinha: Maria Monteiro, solteira, camponesa. // Fez exame do 1.º grau a 3/7/1914 na escola do sexo masculino de Cristóval, com o professor Abel Nogueira Dantas, obtendo a classificação de «ótimo» (Correio de Melgaço n.º 106, de 7/7/1914). No dia 15/8/1916 fez exame do 2.º grau na escola Conde de Ferreira, Vila, sendo aprovado.

 

MONTEIRO, Manuel José. Filho de Vitorino Monteiro e de Florinda Rosa Pereira, lavradores, residentes no lugar da Grova, Cristóval. Neto paterno de João Monteiro e de Josefa Valada, do Coto; neto materno de António Pereira, solteiro, lavrador, de Merelhe, Paços, e de Jerónima Pires, solteira, da Grova, Cristóval. Nasceu em Cristóval a 1/2/1863 e foi batizado a 4 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Monteiro, solteiro, lavrador, e Francisca Rosa, solteira, irmãos do batizando. // Casou na igreja de Cristóval a 2/6/1895 com Júlia, solteira, nascida a 3/4/1868 na freguesia de Paços, filha de Manuel Joaquim Pinheiro e de Ana Joaquina Pires Ramos, lavradores, residentes no lugar do Outeiro. Testemunhas: Alfredo Monteiro, solteiro, e Júlio Augusto de Sousa Viana, solteiro, proprietários, moradores no lugar de São Gregório. // Pai de Alcina de Lurdes, entre outros. // Nota: parece ser o senhor que foi jurado por Cristóval em 1908 (JM 743); também parece ser o mesmo senhor que em Janeiro de 1915 pegou na caçadeira, alertado pelo seu cão, e matou um lobo, que lhe rondava a porta de sua casa; morava no lugar da Grova (Correio de Melgaço n.º 132, de 12/1/1915).  

 

MONTEIRO, Manuel Luís. Filho de José Monteiro e de Maria Teresa Moreda, moradores em São Gregório. N.p. de Vitorino Monteiro e de Florinda Pereira, da Grova; n.m. de Manuel Francisco Moreda e de Benta Rodrigues, de São Gregório. Nasceu a 17/2/1875 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Miguel Martins, solteiro, lavrador, de Santa Maria da Ribeira, Partido da Caniça, Tui, e Albina Moreda, solteira, tia do bebé, de São Gregório. // Morreu a 25/7/1875 e foi sepultado na igreja. 

 

MONTEIRO, Maria. Filha de Francisco Monteiro e de Ana Fernandes. // Faleceu em São Gregório a 7/8/1896, com 74 anos de idade, viúva de Luís Moreda, com todos os sacramentos, com testamento, e foi sepultada no cemitério no dia seguinte. // C.g. 

 

MONTEIRO, Maria. Filha de Vitorino Monteiro e de Florinda Rosa Pereira, da Grova, Cristóval. N.p. de João Monteiro e de Josefa Valada, do Coto; n.m. de António Pereira, solteiro, de Merelhe, Paços, e de Jerónima Pires, solteira, da Grova. Nasceu a 26/6/1852 e foi batizada a 29 desse mês e ano. Madrinha: a avó materna. 

 

MONTEIRO, Maria. Filha de ----------- Monteiro e de ----------------------------, moradores em São Gregório. Nasceu por volta de 1860. // Faleceu no dito lugar a 21/3/1878, com apenas 18 anos de idade, solteira, com todos os sacramentos, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja paroquial.

 

MONTEIRO, Maria Amélia. Filha de Mário Máximo Monteiro e de Palmira Áurea Pereira. Neta paterna de Gaspar António Monteiro e de Rosa Rodrigues; neta materna de João António Pereira e de Maria Angélica Fernandes. Nasceu no lugar de Cevide a 27/2/1941. // Casou com Carminé Celestino Coelho, comerciante em São Gregório. // Mora há vários anos em Gualtar, Braga, perto da filha, esta casada com o Dr. Manuel Esteves, também melgacense. // Passava as férias com o marido e filhos em Moledo do Minho. // Ficou viúva no dia 18 ou 19 de setembro de/2016.   

 

MONTEIRO, Maria Armanda. Filha de António de Jesus Monteiro e de Júlia Crispim, residentes no lugar de Cevide. Nasceu na maternidade do hospital da Santa Casa da Misericórdia de Melgaço a --/--/19--. // Casou com -----------------, sargento da Guarda Nacional Republicana em Valença do Minho, onde o casal reside. Tem na arte o seu passatempo preferido, pintando quadros a óleo com bastante interesse. 

             

MONTEIRO, Maria Benedita. Filha de ------- Monteiro e de ------------------------. Nasceu no lugar do Coto, Cristóval, por volta de 1836. // Faleceu na Rua da Calçada, Vila, onde trabalhava havia mais de quarenta anos como criada de servir em casa de Ana Joaquina Vasques de Abreu, a 26 ou 27/10/1912, com a idade presumida de 76 anos (ver Correio de Melgaço n.º 22, de 3/11/1912). // Era solteira, sem geração.

 

MONTEIRO, Maria do Carmo. Filha de Manuel Monteiro e de Francisca Rosa da Silva, moradores no lugar de São Gregório. N.p. de João Manuel Monteiro e de Josefa Valada, do Coto; n.m. de Anastácio José da Silva e de Teresa Maria Rodrigues, de São Gregório. Nasceu a 1/6/1847 e foi batizada a 6 desse mês e ano. Padrinhos: José Rodrigues, del Valle, Vila de Avilez, bispado de Oviedo, Astúrias, e Maria Benta, solteira, tia materna da neófita.

 

MONTEIRO, Maria do Carmo. Filha de António Durães Monteiro e de Maria do Outeiro, moradores no lugar do Coto de São Gregório. N.p. de Josefa Monteiro, de Carvão; n.m. de Jerónimo do Outeiro e de Maria do Outeiro, de Doma. Nasceu a 25/12/1859 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Luís do Outeiro, solteiro, e sua mãe, Clara Esteves, do Ramo. // Casou na igreja de Cristóval a 25/10/1888 com o seu conterrâneo Manuel, filho de Pascoal Gonçalves e de Maria Quintela. // Faleceu no lugar do Coto, Cristóval, a 18/2/1940. 

 

MONTEIRO, Maria Florinda. Filha de Manuel José Monteiro, negociante, cristovalense, e de Júlia Pinheiro, natural de Paços, moradores no lugar da Grova. N.p. de Vitorino Monteiro e de Florinda Rosa Pereira; n.m. de Manuel Joaquim Pinheiro e de Ana Pires Ramos. Nasceu em Cristóval a 16/11/1896 e foi batizada na igreja a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Júlio Augusto de Sousa Viana, solteiro, negociante, e Maria Monteiro, solteira. // Casou a 22/1/1937, na CRCM, com José Severino Pires.      

 

MONTEIRO, Maria da Glória. Filha de José Joaquim Monteiro e de Maria Teresa Moreda, lavradores, residentes em São Gregório. N.p. de Vitorino Monteiro e de Florinda Pereira, da Grova; n.m. de Manuel Moreda e de Benta Rodrigues, de São Gregório. Nasceu a 22/2/1889 e foi batizada a 25 do mesmo mês e ano. Padrinhos: António ------ Monteiro, solteiro, e Ana Monteiro, menor de 14 anos de idade, irmãos da recém batizada, moradores em São Gregório. // Casou com José, de 27 anos de idade, de Ponte de Lima, filho de Manuel Fernandes ---------- e de Joana Rosa, na CRCM, a 4/9/1918. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 2/1/1966.  

 

MONTEIRO, Maria de Jesus. Filha de António Monteiro e de Maria Antónia de Araújo, moradores em São Gregório, Cristóval. Neta paterna de Francisco Monteiro e de Ana Fernandes, do Coto; neta materna de Manuel Caetano de Araújo e de Antónia Monteiro, de São Gregório. Nasceu a 20/11/1858 e foi batizada a 24 desse mês e ano. Madrinha: Maria de Sousa Viana, solteira, de São Gregório. // Em 1908 (JM 738) era cabeça de casal no inventário que decorria por morte dos pais; os seus dois irmãos, Damião e José, estavam no Brasil.

 

MONTEIRO, Maria Josefa. Filha de Bento José Monteiro e de Umbelina Rosa Domingues, moradores em São Gregório. N.p. de João Manuel Monteiro e de Josefa Valada; n.m. de Escolástica Domingues. Nasceu a 2/8/1839 e foi batizada a 4 desse mês e ano. Padrinhos: o avô paterno e Maria Josefa Monteiro, tia paterna. // Faleceu em São Gregório a 21/11/1872, solteira, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Mãe de Francisco de Jesus e de Bento. 

 

MONTEIRO, Maria Teresa. Filha de Bento José Monteiro e de Balbina Rosa Domingues, moradores em São Gregório. N.p. de João Manuel Monteiro, do Coto, e de Josefa Valada (Pepa), de Valongo, Galiza; n.m. de Escolástica Domingues, de São Gregório. Nasceu a 4/3/1837 e foi batizada a 7 desse mês e ano. Padrinhos: João Manuel da Rocha e sua mulher, Maria Teresa, de São Gregório. // Faleceu em São Gregório a 3/8/1883, casada com Guenaro Aires, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja no dia seguinte. // Com geração.

 

MONTEIRO, Mário Máximo. Filho de Gaspar António Monteiro e de Rosa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Cevide. Neto paterno de António Monteiro e de Maria Antónia de Araújo; neto materno de Joaquim Luís Rodrigues e de Benedita Mendes. Nasceu em Cristóval a 5/11/1904 e foi batizado na igreja a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Máximo Rodrigues, solteiro, proprietário, representado por Joaquim Pinho Fernandes, casado, negociante, e Ermelinda Rodrigues, casada, negociante. // Fez exame do 1.º grau a 3/7/1914 na escola do sexo masculino de Cristóval, com o professor Abel Nogueira Dantas, obtendo a classificação de «ótimo» (Correio de Melgaço n.º 106, de 7/7/1914). // Na festa da árvore, recitou «o rebentar das seivas» e o «animal»; terminou com a plantação de cerejeiras e um lanche às crianças, composto de pão, figos, vinho verde e vinho fino (Correio de Melgaço n.º 189, de 5/3/1916). // A 15/8/1916 fez exame do 2.º grau na escola Conde de Ferreira, Vila, ficando aprovado. // Casou a 31/12/1932, na CRCM, com Palmira Áurea Pereira, de 23 anos de idade, natural de São Paio, filha de João António Pereira e de Maria Angelina Fernandes, e irmã do pároco de Cristóval. // Foram comerciantes e proprietários agrícolas em Cevide. // Morreu na sua freguesia natal a 21/11/1972. // Tiveram quatro filhos: António, Alzira, Amélia e José Armando.

 

MONTEIRO, Mário Olímpio Máximo. Filho de António de Jesus Monteiro e de Júlia Crispim, residentes no lugar de Cevide. Nasceu na maternidade do hospital da Santa Casa da Misericórdia de Melgaço a 14/11/1972. // Tirou o curso de enfermagem e trabalha como enfermeiro em Ponte de Lima. // Casou com Helena Martins. // É um verdadeiro apaixonado e combatente por Cevide. Foi ele que localizou o marco n.º 1, chamando a atenção do público, sobretudo através da televisão, para o facto de ali começar Portugal. Localizou igualmente o porto de Bergote, que o Dr. Augusto César Esteves e o padre Bernardo diziam ter sido entre Chaviães e Paços.   

 

MONTEIRO, Miquelina Rosa. Filha de Zeferino Monteiro e de Marcelina da Silva. N.p. de Francisco Monteiro e de Maria Luísa Domingues, solteira; n.m. de Maria Josefa Monteiro, solteira, e de João Miguel Silva, solteiro, todos de São Gregório. Nasceu a 24/5/1848 e foi batizada a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Monteiro, solteiro, de São Gregório, e Francisca Monteiro, solteira, do lugar do Coto. 

 

MONTEIRO, Olinda Aurora da Conceição. Filha de Francisco Monteiro e de Maria Rufina do Outeiro. Nasceu em Cristóval a --/--/1931 (NM 115, de 28/6/1931).

 

MONTEIRO, Olívia Luísa. Filha de Gaspar António Monteiro e de Rosa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Cevide. Neta paterna de António Monteiro e de Maria de Araújo; neta materna de Joaquim Rodrigues e de Benedita Mendes. Nasceu em Cristóval a 11/6/1902 e foi batizada na igreja a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Adriano Rodrigues dos Santos Sobrinho, solteiro, negociante, representado por Joaquim Rodrigues, casado, proprietário, e Olívia Rodrigues, solteira, camponesa. // Fez exame do 1.º grau na escola do sexo feminino de Cristóval a 3/7/1914, com a professora Maria Cândida Lopes, obtendo a classificação de «ótima» (Correio de Melgaço n.º 106, de 7/7/1914). // Casou a 21/7/1926, na CRCM, com Bernardino Rodrigues Alves, de 29 anos de idade, natural de Troporiz, Monção, filho de José Rodrigues Alves e de Amélia de Abreu. // O seu marido morreu na freguesia de São Paulo, concelho de Luanda, a 4/11/1954. // Ela faleceu na freguesia de Cedofeita, Porto, a 14/3/1991. // Irmã de António, Júlia, Mário Máximo.  

 

MONTEIRO, Palmira Augusta. Filha de Manuel José Monteiro e de Júlia Pinheiro, negociantes, moradores no lugar da Grova, Cristóval. N.p. de Vitorino Monteiro e de Florinda Pereira; n.m. de Manuel Joaquim Pinheiro e de Ana Joaquina Pires Ramos. Nasceu em Cristóval a 4/12/1902 e foi batizada na igreja a 7 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Pinheiro, solteiro, farmacêutico, e Palmira Augusta Veloso, solteira, proprietária. // Faleceu a 15/4/1903, no dito lugar da Grova, e foi sepultada no cemitério local.

 

MONTEIRO, Palmira de Lurdes. Filha de Manuel José Monteiro, natural de Cristóval, e de Júlia Pinheiro, natural de Paços, negociantes, moradores na Grova. N.p. de Vitorino Monteiro e de Florinda Pereira; n.m. de Manuel Joaquim Pinheiro e de Ana Joaquina Pires Ramos. Nasceu em Cristóval a 1/8/1909 e foi batizada na igreja a 5 desse mês e ano. Padrinhos: António Pinheiro e Maria Florinda Monteiro, solteiros, proprietários. // Casou a 23/2/1933, na CRCM, com Manuel José de Souto, de 27 anos de idade, natural de Paços, filho de Carlos José do Souto e de Francisca Rosa Douteiro. // Enviuvou a 21/6/1983. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 13/5/1987.    

 

MONTEIRO, Paulo José. Filho de António de Jesus Monteiro e de Júlia Crispim, moradores no lugar de Cevide. Nasceu na maternidade do hospital da Santa Casa da Maternidade de Melgaço (confirmar) a --/--/19--. // É soldado da G.N.R.   

 

MONTEIRO, Rosa. Filha de Manuel Monteiro e de Francisca da Silva, de São Gregório. N.p. de João Monteiro e de Josefa Balada, do Coto; n.m. de Anastácio José da Silva e de Maria Teresa Rodrigues, de São Gregório. Nasceu a 30/6/1852 e foi batizada a 1 de Julho desse dito ano. Padrinhos: José Pires e sua mulher, Feliciana Monteiro, do lugar da Cruz, Cristóval.

 

MONTEIRO, Vitorino. Filho de João Monteiro e de Josefa Valada (já defunta), lavradores, residentes no Coto. // Proprietário. // Casou na igreja de Cristóval a 2/2/1840, com Florinda Rosa, filha de António José Pereira, solteiro, de Merelhe, Paços, e de Jerónima Pires, da Grova, Cristóval. Testemunhas: Caetano José Marques e Bento Veloso. // Enviuvou a 26/1/1892. // Faleceu na Grova a 21/10/1898, com 82 anos de idade, com todos os sacramentos, com testamento, e foi sepultado no cemitério. // C.g. 

 

MONTEIRO, Vitorino Manuel. Filho de José Joaquim Monteiro e de Maria Teresa Moreda, lavradores, residentes em São Gregório. N.p. de Vitorino Monteiro e de Florinda Rosa Pereira, da Grova; n.m. de Manuel Moreda e de Benta Rodrigues, de São Gregório. Nasceu a 11/2/1887 e foi batizado a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Monteiro e Benedita Monteiro, solteiros, ambos da Grova, Cristóval, tios do bebé. // Casou na CRCM a 20/3/1918, com Albina Rosa Domingues, sua conterrânea. // Faleceu na sua terra natal a 10/3/1958.  

 

MONTEIRO, Zeferino. Filho de Francisco Monteiro e de Maria Luísa Domingues, solteira, moradora que foi em São Gregório. Nasceu por volta de 1814. // Casou na igreja de Cristóval a 19/4/1841, com Marcelina, filha de João Miguel da Silva e de Maria Josefa Monteiro, de São Gregório. Testemunhas: João Pedro Monteiro e João Manuel Monteiro. // Faleceu no lugar de São Gregório a 10/10/1875, com 61 anos de idade, casado, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja. // A sua viúva finou-se no mesmo lugar a 30/7/1897, com 80 anos de idade. // Pais de cinco filhos: Francisca, Bento, António, Francisco, e Manuel. 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário