sábado, 3 de agosto de 2024

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

Freguesia de São Paio

Por Joaquim A. Rocha 



// continuação de 9/05/2024.



DIOGO AGOSTINHO. // Do lugar do Cruzeiro. // Viúvo. // Morreu a 12/3/1840 e foi sepultado na igreja no dia seguinte.

 

*

 

DOMINGAS ANTÓNIA. // Do lugar do Barral. // Faleceu a 2 de fevereiro de 1820.

 

DOMINGUES

 

DOMINGUES, ------------. Filho/a de ----------- Domingues e de Maria de Castro, moradores em Carvalha Furada. N.p. de Manuel António Domingues e de Maria Joana Esteves, da Fonte; n.m. de Manuel de Castro e de Rosa Afonso, de Carvalha Furada. Nasceu em São Paio a 4/4/1804 e foi batizado/a a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Castro e sua filha, Domingas de Castro.

 

DOMINGUES, Abel. Filho de -------- Domingues e de --------------------. Nasceu por volta de 1923. // Morou no lugar do Requeijo. Apesar de ter cumprido o serviço militar, as Finanças enviaram-lhe um aviso para pagar a taxa (NM 891, de 6/3/1949). // Casou com Maria do Livramento Domingues (Pereira? – ver NM 1013, de 17/2/1952). // Morreu no lugar dos Barreiros, São Paio, a 3/6/1998, com 75 anos de idade. // Pai de Sara da Conceição, Rosa de Lurdes, Sérgio Armando, António José, e Teresa de Jesus.

 

DOMINGUES, Abílio. Filho de ------- Domingues e de ----------------. Nasceu em São Paio a --/--/189-. // Fez exame do 1.º grau a 17/7/1908, obtendo a classificação de «suficiente».

 

DOMINGUES, Adelino Augusto. Filho de António Joaquim Domingues, natural de Cubalhão, e de Maria da Glória Meleiro, natural de São Paio. Nasceu em São Paio a --/--/1932 (NM 161, de 21/8/1932). // Casou com Maria Alice Esteves, da mesma freguesia. // Em Agosto de 1980 compraram a Teodorico João Fernandes, solteiro, o prédio rústico «Prazos» com a área de 2700 m2, a confrontar a norte, sul e poente com António Martins. // Em 2000 moravam em Corçães, Rouças (VM 1147).

 

DOMINGUES, Agostinho. // De Carvalha Furada. // Faleceu solteiro, a 11/5/1832, e foi sepultado na igreja no dia 12.   

 

DOMINGUES, Albina da Pureza. Filha de Manuel Caetano (ou Manuel António) Domingues e de Maria Joaquina da Silva, rurais, moradores no lugar da Ponte, São Paio. Neta paterna de Luís Manuel Domingues e de -------------, do dito lugar; neta materna de Manuel da Silva e de Rosa Domingues, do lugar dos Lourenços. Nasceu em São Paio a 6/4/1844 e foi batizada no dia seguinte. // Jornaleira. // Faleceu a 8/2/1903, no lugar da Ponte, com todos os sacramentos, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério.  

 

DOMINGUES, Alfredo. Filho de Manuel António Domingues e de Maria Rosa Afonso, lavradores. N.p. de Vitorino Joaquim Domingues e de Ana Teresa Domingues; n.m. de António Joaquim Afonso e de Rosa Matildes Domingues. Nasceu nos Lourenços, São Paio, a 1/8/1892 e foi batizado pelo padre António Esteves a 4 desse mês e ano. Padrinho: Francisco José Afonso, solteiro, proprietário (passou procuração a José Manuel Afonso, solteiro, lavrador, ambos dos Lourenços). // Casou na CRCM a 22/10/1925 com Rosa da Pureza Fernandes. // Faleceu na sua freguesia a 7/4/1970. // Com geração.

 

DOMINGUES, Álvaro. Filho de José Albano Domingues, guarda da alfândega, e de Josefina Rosa Pereira, serviçal, ele de São Paio e ela de Paderne, moradores no lugar da Gaia. Neto paterno de Manuel Joaquim Domingues e de Maria Carolina Esteves; neto materno de António Joaquim Pereira e de Maria Rodrigues. Nasceu na Gaia, São Paio, a 25/10/1902 e foi batizado pelo padre António Esteves a 31 desse mês e ano. Padrinhos: Álvaro António Gomes, solteiro, artista, e Maria da Glória Almeida, solteira, lavradora.

 

DOMINGUES, Álvaro Augusto. Filho de --------- Domingues e de -----------------------. Nasceu em São Paio a --/--/19--. // Casou com Maria de Fátima Pires, natural de Cubalhão. // Residiu no lugar de Cavaleiro Alvo. // No ano de 2022 justificou, através de escritura no cartório notarial de Melgaço, alguns dos seus bens (ver “A Voz de Melgaço de 1/9/2022, página 23). // Pai do arquiteto José Manuel Domingues. 

 

DOMINGUES, Alzira de Jesus. Filha de José Domingues e de Rosa Esteves. Nasceu em S. Paio a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 229, de 17/12/1916).

 

DOMINGUES, Amadeu José. Filho de ----------- Domingues e de ----------------------------. Nasceu a --/--/1---. // Faleceu em Soutulho a --/--/1912 (Correio de Melgaço n.º 15, de 15/9/1912). 

 

DOMINGUES, Amália Augusta. Filha de Manuel Joaquim Domingues e de Maria Carolina Esteves, lavradores, residentes no Barral. Neta paterna de Manuel Joaquim Domingues e de Luísa Teresa, da Vila, SMP; neta materna de Manuel António Esteves e de Ana Joaquina Alves, lavradores, residentes na Gaia, São Paio. Nasceu no Barral, São Paio, a 26/3/1885 e foi batizada pelo padre JAF a 29 desse mês e ano. Padrinhos: António Gonçalves Esteves e Margarida Amália Bernardes Esteves, casados, proprietários, moradores no Barral, Paderne. // Faleceu na Vila de Melgaço a 31/5/1958.

 

DOMINGUES, Ana. // Casou com Manuel António Marques, de Cavaleiro Alvo. // Faleceu a 9/11/1805 e foi sepultada na igreja com ofício de corpo presente. 

 

DOMINGUES, Ana. // Do Requeixo. // Viúva. // Faleceu, só com a extrema-unção, a 1/12/1839, e foi sepultada na igreja no dia seguinte. // Deixou testamento.

 

DOMINGUES, Ana. // Do lugar de Lourenços. // Faleceu no estado de solteira, a 8/9/1841, com todos os sacramentos, e foi sepultada na igreja no dia seguinte.

 

DOMINGUES, Ana. // Do lugar da Cabeceira de Sante. // Faleceu, só com o sacramento da extrema-unção, não recebendo os outros por impedimento da enfermidade, a 30/5/1855, e foi sepultada na igreja de Paderne, como pedira, a 1 de Junho desse ano. 

 

DOMINGUES, Ana Clara. Filha de Manuel António Domingues e de Teresa Codesseira, moradores em Lourenços. N.p. de Domingos Domingues e de Antónia Gonçalves, do dito lugar; n.m. de José Codesseira e de Maria de Freitas. Nasceu em São Paio a 20/1/1820 e foi batizada a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos José Domingues e Rosa Domingues, de Lourenços.

 

DOMINGUES, Ana Maria. Filha de Custódio Domingues e de Maria Luísa Álvares, moradores no lugar dos Lourenços. N.p. de Domingos Domingues e de Maria Domingues, de Formarigo, Castro Laboreiro; n.m. de João Álvares e de Maria Domingues, de Baratas. Nasceu em São Paio a 30/1/1799 e foi batizada no dia seguinte. Padrinho: José Álvares, de Soutulho.

 

DOMINGUES, Ana Maria. Filha de Manuel Caetano (?) Domingues e de Margarida José Esteves. N.p. de Manuel Domingues e de Maria da Ribeira, todos moradores na Carpinteira; n.m. de João Esteves e de Antónia Gomes, de Prado. Nasceu em São Paio a 6/5/1798 e foi batizada a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António de Castro e sua filha Maria Teresa, de Cavencas.    

 

DOMINGUES, Ana Maria. Filha de Maria Domingues. Neta materna de Manuel Domingues e de Maria Lourenço, dos Lourenços. Nasceu em São Paio a 9/6/1805 e foi batizada a 12 desse mês e ano. Madrinha: Ana Silva, solteira, filha de António da Silva, do dito lugar. 

 

DOMINGUES, Ana Maria Afonso. // Nasceu por volta de 1967. // Faleceu em São Paio a --/--/2022, com 55 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/2/2022).

 

DOMINGUES, Ana Rosa. Filha de Manuel Caetano Domingues e de Margarida José Esteves. Neta paterna de Manuel Domingues e de Maria da Ribeira, todos da Carpinteira; neta materna de João Esteves e de Antónia Gomes (Ribeiro), da freguesia de Prado. Nasceu em São Paio a 17/2/1801 e foi batizada a 19 desse mês pelo padre M.A. Mendes. Padrinhos: Domingos José Durães e sua mulher Josefa Maria, da Carpinteira. // Casou com Manuel, filho de Manuel António Esteves e de Ana Maria Mendes, do lugar de Covelo, Paderne. // Com geração. // (Ver Ana Rosa Domingues Ribeiro).

 

DOMINGUES, Ana Rosa. Filha de Manuel António Domingues e de Maria Joaquina Codesseira, lavradores. Neta paterna de António Domingues e de Maria de Freitas, todos da Carpinteira; neta materna de Francisco Codesseira e de Antónia de Freitas, do Nogueiral. Nasceu em São Paio a 1/7/1805 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: Manuel Codesseira e sua mulher, Maria Rosa Durães, de Cavencas. // Casou com Francisco José de Caldas, filho de Manuel José de Caldas e de Ana Maria Esteves, do Barral, Paderne. // Faleceu no lugar da Carpinteira a 3/1/1864, com todos os sacramentos, e foi sepultada na igreja. // Não fizera testamento e deixou dois filhos.  

 

DOMINGUES, Ana Rosa. Filha de Manuel Domingues e de Teresa Marques, lavradores, residentes no lugar de Vilela, Rouças. Nasceu por volta de 1826. // Camponesa. // Faleceu a 12/12/1896, no lugar do Nogueiral, São Paio, apenas com o sacramento da extrema-unção, com 70 anos de idade, no estado de casada com João Evangelista Gonçalves, rural, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja de São Paio.  

 

DOMINGUES, Ana Rosa. Filha de José Joaquim Domingues e de Isabel Ventura Alves, moradores no lugar da Costa. Neta paterna de Manuel António Domingues e de Isabel Maria Meleiro, do Requeixo, Rouças; neta materna de António José Alves e de Maria Luísa Lourenço, da Costa, São Paio. Nasceu em São Paio a 27/1/1841 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: João José Domingues, solteiro, da Costa, e Rosa Maria Lourenço, de Barata. // Lavradeira. // Faleceu a 28/9/1906, no lugar de Oleiros, Rouças, com todos os sacramentos, no estado de viúva de Manuel José Breia, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério paroquial de Rouças.  

 

DOMINGUES, Ana Rosa. Filha de Manuel António Domingues e de Rosa Maria de Castro, moradores no lugar de Carvalha Furada. Neta paterna de Diogo Manuel Domingues e de Maria de Castro, do dito lugar; neta materna de Manuel Caetano de Castro e de Maria Gertrudes Lourenço, do lugar de Barreiros. Nasceu em São Paio a 20/1/1849 e foi batizada a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Caetano Manuel e Maria Joaquina, irmãos da criança. // Faleceu a 16 de Fevereiro de 1849 e foi sepultada na igreja no dia seguinte. 

 

DOMINGUES, Ana Teresa. Filha de Luís Manuel Domingues e de Maria Joaquina de Freitas, lavradores, residentes no lugar da Ponte. N.p. de Manuel António Domingues e de Maria Joaquina Esteves, do dito lugar; n.m. de José Domingues e de Maria de Freitas, da Devesa. Nasceu em São Paio a 29/7/1824 e foi batizada a 1 de Agosto desse ano. Padrinhos: padre João Manuel Esteves, de Paderne, e Ana Teresa, solteira, da Ponte. // Casou com Vitorino Joaquim Domingues. // Lavradeira. // Faleceu no lugar do Paço, São Paio, onde morava, «não estando em seu perfeito juízo», a 6/10/1888. // Recebera apenas a extrema-unção. // Deixou filhos e foi sepultada na igreja. // Não fizera testamento.      

 

DOMINGUES, Ana Teresa. Filha de Manuel António Domingues e de Maria Joaquina da Silva, moradores no lugar da Ponte. N.p. de Luís Manuel Domingues e de Maria Luísa Domingues, do dito lugar; n.m. de Manuel José da Silva e de Rosa Maria Domingues, de Lourenços. Nasceu em São Paio a 26/8/1847 e foi batizada a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António de Freitas e sua mulher, Maria Teresa Domingues, do Lagendo.

 

DOMINGUES, André Manuel. Filho de Alfredo Domingues e de Rosa da Pureza Fernandes. Nasceu em São Paio a --/--/1929 (NM 42, de 15/12/1929). 

 

DOMINGUES, Angelina de Jesus. Filha de José Roque Domingues e de Joaquina Rosa Dias, lavradores, de São Paio, a morar no lugar da Raza. N.p. de Manuel Caetano Domingues e de Maria Joaquina de Figueiredo; n.m. de Manuel Caetano Dias e de Rosa Emília Domingues. Nasceu no dito lugar da Raza, São Paio, a 20/2/1898 e foi batizada pelo padre António Esteves a 24 desse mês e ano. Padrinhos: José Francisco Domingues, do lugar da Costa, e Angelina de Jesus Marques, da Rasa, solteiros, lavradores, de São Paio.

 

DOMINGUES, Angelina da Pureza. Filha de José Manuel Domingues e de Maria Rosa Gonçalves Lopes, ele de São Paio e ela de São Pedro de --------------, Galiza, moradores em Lourenços. N.p. de Maria Rosa Domingues, solteira, do dito lugar; n.m. de Maria Rosa do Carmo Lopes, solteira, galega, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 8/4/1875 e foi batizada a 10 desse mês e ano. Padrinhos: padre José Joaquim Rodrigues, de Soutulho, e Claudina Rosa Alves, casada, de Lourenços. // (Deve ter falecido ainda criança).   

 

DOMINGUES, Angelina da Pureza. Filha de José Manuel Domingues e de Maria Rosa Lopes, ele de São Paio e ela galega, moradores em Lourenços. N.p. de Maria Rosa Domingues, solteira, do dito lugar; n.m. de Maria Rosa do Carmo Lopes, solteira, da Galiza. Nasceu em São Paio a 16/7/1878 e foi batizada a 18 do referido mês e ano. Padrinhos: padre José Joaquim Rodrigues, de Soutulho, e Claudina Rosa Alves, casada, de Lourenços. // Faleceu na sua freguesia a 23/11/1942 (?). 

 

DOMINGUES, Aniceto José. Filho de Manuel Caetano Domingues e de Maria Joaquina de Figueiredo, moradores no lugar da Costa. N.p. de José Joaquim Domingues e de Maria Rosa de Oliveira, da Carpinteira; n.m. de Manuel José de Figueiredo e de Maria Francisca Alves, do lugar da Costa. Nasceu em São Paio a 18/10/1853 e foi batizado a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Vitorino Domingues e Joaquina Rosa Domingues, da Carpinteira.

 

DOMINGUES, Antónia. // Casou com António Lourenço, do lugar de Lourenços, de quem enviuvou. // Faleceu a 18/10/1805 e foi sepultada na igreja, com ofício de corpo presente. 

 

DOMINGUES, Antónia. // De Cavaleiro Alvo. // Faleceu no estado de solteira, sendo sepultada na igreja, com ofício de corpo presente, a 9/10/1806.

 

DOMINGUES, Antónia. // De Carvalha Furada. // Faleceu, viúva, apenas com o sacramento da eucaristia, sem testamento, a 1/1/1847, e foi sepultada na igreja, com ofício de corpo presente, no dia seguinte.

 

DOMINGUES, Antónia. // Natural do lugar do Paço. // Viúva. // Faleceu a 11/5/1850, somente com o sacramento da extrema-unção, não recebendo os mais por impedimento da sua enfermidade, e foi sepultada na igreja, com ofício de corpo presente, no dia 13. 

 

DOMINGUES, Antónia (ou Angelina). Filha de Maria Joana Domingues. Neta materna de Manuel António Domingues e de Maria Joana Esteves, todos do lugar da Ponte. Nasceu em São Paio a 22/12/1798 e foi batizada a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Manuel Pereira e mulher, Maria Rosa Freitas, do dito lugar.

 

DOMINGUES, Antónia Luísa. Filha de António Domingues e de Maria Rosa Meixeiro, lavradores, residentes no lugar de Lourenços. N.p. de João Domingues e de Maria Alves, do dito lugar; n.m. de António Meixeiro e de Maria Gertrudes Alves, de Bilhões, Rouças. Nasceu em São Paio a 3/3/1809 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: António Domingues e sua filha, Teresa Domingues, viúva, de Cavaleiro Alvo. // Casou com José Manuel, filho de Manuel António Marques e de Maria Rosa Afonso, de Cavaleiro Alvo, onde passaram a morar, e de quem enviuvou. // Lavradeira. // Faleceu em sua casa, com todos os sacramentos, a 21/9/1863, e foi sepultada na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou três filhos.  

 

DOMINGUES, Antónia Luísa. Filha de Luís Manuel Domingues e de Rosa Maria Fernandes. N.p. de Manuel António Domingues e de Maria Joana Esteves; n.m. de Manuel António Fernandes e de Maria Teresa de Castro, do lugar do Porto, Rouças. Nasceu em São Paio a 23/1/1812 e foi batizada a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Pinheiro e sua irmã Antónia, solteiros, da Raza. // Faleceu a 8/4/1812. 

 

DOMINGUES, Antónia Maria. Filha de Luís Manuel Domingues e de Maria Luísa Domingues, moradores no lugar da Ponte. N.p. de Manuel António Domingues e de Maria Joana Esteves, do dito lugar; n.m. de José Domingues e de Maria de Freitas, da Devesa. Nasceu em São Paio a 25/6/1813 e foi batizada a 27 do dito mês e ano. Padrinhos: António Domingues e sua mulher Maria Gonçalves, do lugar da Ponte.   

 

DOMINGUES, António. // Do lugar do Lagendo, São Paio. // Viveu no século XVIII. // Antes de falecer fez testamento.

 

DOMINGUES, António. // Casou com Quitéria Meixeiro e moraram em Cavaleiro Alvo. // Faleceu viúvo, a 10/3/1815. // Deixou testamento, que fizera com sua esposa.

 

DOMINGUES, António. // Do lugar de Lourenços. // Morreu a 26 de Setembro de 1835 e foi sepultado na igreja no dia 28, com assistência de oito padres. 

 

DOMINGUES, António. // Do lugar da Ponte. // Faleceu no estado de viúvo, com todos os sacramentos, com testamento, só no espiritual, a 12/10/1858, e foi sepultado na igreja no dia seguinte, com ofício de corpo presente de dez sacerdotes de missa, conforme disposição testamentária. 

 

DOMINGUES, António. Filho de Joaquim Domingues e de Rosa Maria Esteves, moradores em Sante. N.p. de António Domingues e de Joana Afonso; n.m. de Manuel António Esteves e de Ana Mendes, da Devesa. Nasceu em São Paio a 14/3/1839 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Madrinha: a sua avó materna. 

 

DOMINGUES, António. Filho de Luís Joaquim Domingues e de Josefa Luísa Alves, moradores em Cavencas. // Morreu a 28/2/1849 e foi sepultado na igreja no dia seguinte. // (Ver António Luís, seu irmão).

 

DOMINGUES, António. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 868, de 15/8/1948: «No passado dia quatro, de manhã, seguiu para o hospital de Santo António, António Domingues, da Rasa. O desventurado caíra sobre um fueiro do mato, espetando-o junto ao ânus. O seu estado é perigoso 

 

DOMINGUES, António Augusto. Filho de Manuel Joaquim Domingues e de Maria Carolina Esteves, caseiros, moradores no lugar do Barral. N.p. de Manuel Joaquim Domingues e de Luísa Teresa da Vila (ou Silva), do dito lugar; n.m. de Manuel António Esteves e de Ana Joaquina Alves, do lugar da Gaia. Nasceu em São Paio a 2/3/1879 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós maternos. // Era solteiro, jornaleiro, quando casou na igreja local a 24/6/1904 com Josefa Pereira, de 24 anos de idade, solteira, serviçal, natural de Paderne, filha de António Joaquim Pereira e de Maria Rosa Alves, caseiros. Testemunhas: Manuel Inácio Alves e Justino Gomes, casados, artistas, do lugar do Barral. // Enviuvou a 28/10/1906. // Morreu na sua freguesia a 3 de Maio de 1944 (?). // Nota: é provável que seja o senhor que casou em 1912 com Rosa Dias (ver este nome e Correio de Melgaço n.º 8, de 28/7/1912).   

 

DOMINGUES, António Augusto. Filho de Simão António Domingues e de Aurélia Maria Gonçalves, com casa na Carpinteira. N.p. de José Joaquim Domingues e de Maria Rosa de Oliveira, moradores que foram no dito lugar; n.m. de José Gonçalves do Rego e de Clara Fernandes, residentes que foram na Jugaria, Fiães. Nasceu na Carpinteira, São Paio, a 26/7/1883 e foi batizado pelo padre JAF a 30 desse mês e ano. Padrinhos: José Eusébio Gonçalves Ribeiro, casado, e Maria José Meleiro, solteira, residentes na Carpinteira, todos lavradores. // Em 1918 estava solteiro e encontrava-se em parte incerta do Brasil; nesse ano era citado pelo juízo de direito da comarca de Melgaço a fim de assistir a todos os termos do inventário a que procedia por óbito de seu pai (JM 1216, de 27/7/1918).

 

DOMINGUES, António Augusto. Filho de António Augusto Domingues e de Rosa de Jesus Dias. Nasceu em São Paio a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 55, de 29/6/1913).

 

DOMINGUES, António Baltazar. Filho de Manuel António Domingues e de Maria Rosa Afonso, lavradores, sampaienses, residentes no lugar dos Lourenços. Neto paterno de Vitorino Joaquim Domingues e de Ana Teresa Domingues; neto materno de António Joaquim Afonso e de Rosa Matildes Domingues. Nasceu em São Paio a 27/5/1903 e foi batizado a 29 desse mês e ano. Padrinhos: José Manuel Afonso e Joaquina Fernandes, casados, camponeses.

 

DOMINGUES, António Caetano. Filho de João Manuel Domingues e de Maria Luísa Lourenço, moradores no lugar da Carreira. N.p. de Pedro Domingues e de Isabel Maria Rodrigues, do lugar do Porto, Rouças; n.m. de Manuel Luís Lourenço e de Maria Caetana Alves, da Carreira. Nasceu em São Paio a 31/12/1842 e foi batizado na igreja a 2/1/1843. Padrinhos: António Caetano Domingues, de Rouças, e Maria Caetana Alves, da Carreira. // Faleceu a 21/10/1852 e foi sepultado na igreja no dia 22.    

 

DOMINGUES, António de Jesus. Filho de Manuel Agostinho Domingues e de Maria José Meleiro. Nasceu em São Paio a --/--/1939 (Notícias de Melgaço n.º 430).

 

DOMINGUES, António Joaquim. // Da Raza. // Faleceu no estado de viúvo, com todos os sacramentos, sem testamento, a 18/2/1858, e foi sepultado na igreja no dia seguinte, com ofício de corpo presente de vinte padres.

 

DOMINGUES, António Joaquim. Filho de Luís Manuel Domingues e de Maria Luísa Domingues, moradores no lugar da Ponte. N.p. de Manuel António Domingues e de Maria Joana Esteves, do dito lugar; n.m. de José Domingues e de Maria de Freitas, da Deveza. Nasceu em São Paio a 28/4/1817 e foi batizado a 30 desse mês e ano. Padrinhos: António Domingues e Maria Gonçalves, da Ponte. // Casou com Marcelina Rosa, filha de António Manuel Gonçalves e de Isabel Oliveira, da Carpinteira. // Faleceu na sua casa da Granja de Cima a 27/4/1867, só com a extrema-unção, por estar alienado do juízo. // A sua esposa tinha falecido no dia 16 desse mês! // Foi sepultado na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou filhos.     

 

DOMINGUES, António Joaquim. Filho de Joaquim Domingues e de Antónia Maria de Castro, moradores no lugar do Regueiro. Neto paterno de Manuel António Domingues e de Rita Luísa (?), de Cubalhão; neto materno de Lourenço Vaz (!) e de Ana Rosa Lourenço (?). Nasceu em São Paio a 6/3/1837 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Gomes e Ana Joaquina de Freitas. // Lavrador-caseiro. // Casou na igreja do mosteiro de Paderne a 25/7/1875 com Maria Luísa Sistelo, de 27 anos de idade, solteira, jornaleira, moradora no lugar de Além, Paderne, filha de José Sistelo e de Rosa Maria Dias. // Morreu no lugar do Regueiro a 14/2/1904, com todos os sacramentos, no estado de casado, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no cemitério.     

 

DOMINGUES, António Joaquim. Filho de Manuel Joaquim Domingues e de Ana Rosa Codesseira, moradores no lugar da Devesa. N.p. de Manuel António Domingues e de Maria Joaquina da Silva, do lugar da Ponte; n.m. de Manuel António Codesseira e de Isabel Joaquina Vaz, da Devesa, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 6/7/1869 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: António Joaquim Fernandes, solteiro, e sua irmã, Maria José Fernandes, de Rouças. // Morreu no lugar da Deveza a 23/7/1893, com todos os sacramentos, no estado de solteiro, soldado reformado, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado na igreja paroquial.    

 

DOMINGUES, António Joaquim. Filho de Manuel Joaquim Domingues e de Maria Rosa Fernandes. N.p. de Carlota Joaquina Domingues, solteira; n.m. de João Manuel Fernandes e de Maria Teresa Domingues. Nasceu em São Paio a 25/9/1882 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Sebastião Alves, casado, e Maria Rosa Alves, solteira, todos moradores em Sante, lavradores.  

 

DOMINGUES, António Joaquim. Filho de Manuel José Domingues e de Rosa de Jesus Esteves. Nasceu em São Paio a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 180, de 2/1/1916).

 

DOMINGUES, António Joaquim (Batista). Filho de José Augusto Domingues e de Maria das Dores Gomes. Nasceu no lugar da Costa, São Paio, a --/--/19--. // Madeireiro. // Casou a 24/3/1957 com Maria de Lurdes Ferreira Cardoso, da Vila. Padrinhos da boda: Antero Rodrigues e Maria Alice Esteves (Cabana). // Devido a problemas com contrabando (s.e.), teve de emigrar para a América do Norte e depois mandou ir a mulher e o filho, José António (em 1999 já casado e com uma filha – comerciante no Estado de New Jersey). // Morreu em 2015 (confirmar). // Nota: é possível que seja o mesmo indivíduo que fez exame do ensino primário na escola de São Paio em 1938, com o professor M.F. Gomes (NM 410).

   

DOMINGUES, António José. // De Lourenços. // Faleceu só com o sacramento da extrema-unção, não recebendo os outros devido à doença, sem testamento, a 6/12/1852, e foi sepultado na igreja no dia seguinte, com ofício de corpo presente de nove padres. // Os herdeiros fizeram o seu bem de alma.  

 

DOMINGUES, António José. Filho de Manuel António Domingues e de Teresa Codesseira. N.p. de Domingos Domingues e de Antónia Gonçalves; n.m. de José Codesseira e de Maria Durães, todos de Lourenços. Nasceu em São Paio a 24/8/1807 e foi batizado a 30 desse mês e ano. Padrinhos: António [Maria Macedo?], viúvo, de Sante, e Maria Codesseira, dos Lourenços. // Casou com Maria, filha de Manuel Fernandes e de Rosa Alves, de Sante. // Com geração.  

 

DOMINGUES, António José. Filho de Diogo Manuel Domingues e de Maria de Castro, moradores em Carvalha Furada. N.p. de Manuel António Domingues e de Maria Joana Esteves, da Ponte; n.m. de Manuel José de Castro e de Rosa Afonso, de Carvalha Furada. Nasceu em São Paio a 16/2/1814 e foi batizado a 20 desse mês e ano. Padrinhos: António José de Castro e sua mulher Antónia Maria Alves, de Carvalha Furada. // (Deve ter falecido ainda bebé).  

 

DOMINGUES, António José. Filho de Diogo Manuel Domingues e de Maria de Castro, moradores no lugar de Carvalha Furada. N.p. de Manuel António Domingues e de Maria Joana Esteves, da Ponte; n.m. de Manuel José de Castro e de Rosa Afonso, de Carvalha Furada. Nasceu em São Paio a 2/12/1816 e foi batizado a 5 desse mês e ano. Padrinhos: António de Castro e sua mulher Antónia Alves, de Carvalha Furada.

 

DOMINGUES, António José. Filho de Domingos José Domingues e de Rosa Maria Rodrigues, lavradores. N.p. de Domingos Domingues e de Antónia Gonçalves, de Cavencas; n.m. de Manuel Rodrigues e de Ana Alves, de Sante. Nasceu em São Paio a 7/12/1818 e foi batizado no dia seguinte. // Faleceu em Lourenços, a 6/4/1874, com todos os sacramentos, solteiro, e foi sepultado na igreja. // Não fizera testamento.

 

DOMINGUES, António José. Filho de Inácio Domingues e de Maria Rosa de Freitas, moradores no lugar de Real. N.p. de João Domingues e de Mariana Alves; n.m. de Manuel António de Freitas e de Maria Afonso. Nasceu em São Paio a 11/12/1826 e foi batizado pelo padre JVC a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José de Figueiredo e sua mulher Domingas Domingues, do Regueiro, São Paio. // Lavrador. // Morou na Carreira. // Casou a 5/12/1868, já viúvo de Ana Durães, com Antónia Joaquina, de 36 anos de idade, viúva de Manuel José Codesso, de Real, São Paio, lavradora, filha de Manuel João Fernandes e de Clara Esteves (esta solteira). // Com geração.  

 

DOMINGUES, António José. Filho de José Maria Domingues e de Isabel Ventura Alves, moradores na Costa, São Paio. N.p. de Manuel António Domingues e de Isabel Maria Meleiro, de Requeixo, Rouças; n.m. de António José Alves e de Maria Luísa Lourenço, da Costa. Nasceu em São Paio a 20/2/1847 e foi batizado a 22 desse mês e ano. Madrinha: Rosa Lourenço, de Barata.     

 

DOMINGUES, António José. Filho de José Luís Domingues e de Ludovina Vitória Cardoso, lavradores, moradores no lugar da Raza. N.p. de António Joaquim Domingues e de Maria Teresa de Freitas, do dito lugar; n.m. de Manuel José Cardoso e de Manuela Francisca Domingues, de Bilhões, Rouças. Nasceu em São Paio a 6/3/1861 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: Henrique José Domingues e mulher, Ana Rosa Trancoso, de São Paio. // Morreu a 9/9/1861 e foi sepultado na igreja no dia seguinte.     

 

DOMINGUES, António José. Filho de José Luís Domingues e de Ludovina Vitória Cardoso, ele de São Paio e ela de Rouças, moradores no Casal (?), São Paio. N.p. de António Joaquim Domingues e de Maria Teresa de Freitas, residentes no dito lugar de São Paio; n.m. de Manuel José Cardoso e de Manuela Francisca Domingues, de Bilhões, Rouças. Nasceu em São Paio a 5/11/1867 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: Manuel António Fernandes e mulher, Maria Durães, da Raza, todos rurais.  

 

DOMINGUES, António José. Filho de José Manuel Domingues e de Maria Rosa Gonçalves Lopes, lavradores, residentes no lugar dos Lourenços. Neto paterno de Maria Rosa Domingues, solteira; neto materno de Maria do Carmo Lopes, viúva, jornaleira. Nasceu nos Lourenços, São Paio, a 10/3/1883 e foi batizado pelo padre JAF no dia seguinte. Padrinhos: rev.º José Joaquim Rodrigues, pároco encomendado da freguesia de Santa Maria de Vila Fria, representado por José Joaquim de Puga, casado, artista, morador em Barata, e Claudina Rosa Alves, viúva, lavradeira, moradora nos Lourenços. // Rural. // Morreu a 7/8/1905, no lugar dos Lourenços, sem sacramentos, no estado de solteiro, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no cemitério municipal.  

 

DOMINGUES, António José. Filho de Manuel António Domingues e de Maria Rosa Afonso, lavradores, residentes em Lourenços. N.p. de Vitorino Joaquim Domingues e de Ana Teresa Domingues; n.m. de António Joaquim Afonso e de Rosa Domingues. Nasceu em São Paio, a 27/12/1888, e foi batizado pelo padre JAF no dia seguinte. Padrinhos: José Manuel Afonso, tio materno, e Maria da Conceição Domingues, tia paterna, solteiros, lavradores, ele de Lourenços e ela do Paço. // Faleceu a 12/7/1889 e foi sepultado na igreja.  

 

DOMINGUES, António José. Filho de Rosa Maria Domingues, solteira, residente no lugar da Rasa. Neto materno de José Luís Domingues e de Ludovina Vitória Cardoso. Nasceu na Raza, São Paio, a 28/12/1889, e foi batizado pelo padre Manuel José Vaz (pároco encomendado), a 1/1/1890. Padrinhos: António José Lourenço, solteiro, morador em Carvalha Furada, e Ludovina da Pureza Codesseira, solteira, moradora em Santo André, ambos de São Paio, todos lavradores. // Casou na igreja de São Paio a 26/7/1909 com Elvira Maria Batista, de 25 anos de idade, sua conterrânea, filha de Manuel António Batista e de Ludovina Rosa Trancoso. // Ambos os cônjuges faleceram em São Paio: ela a 23/1/1940 e ele a 28/2/1962. // Com geração.

 

DOMINGUES, António Luís. Filho de Luís Joaquim Domingues e de Josefa Luísa Alves, moradores no lugar de Cavencas. N.p. de Luís Manuel Domingues e de Maria Domingues, do lugar da Ponte; n.m. de Teresa Alves, de Santa Maria de Leirado, Galiza, com morada em Cavencas, São Paio de Melgaço. Nasceu em São Paio a 2/1/1851 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: José Vasques e sua mulher, Teresa Alves, avó materna do bebé. // Lavrador. // Casou a 21/5/1874 com Maria da Conceição, solteira, de 35 anos de idade, natural de Cousso, moradora no lugar da Ponte, São Paio, filha de José Gonçalves e de Antónia Maria Domingues, lavradores, residentes em Virtelo, Cousso. Testemunhas do acto religioso: M.J.C., do lugar do Cruzeiro, e Luís Joaquim Domingues, de Cavencas, ambos casados.   

 

DOMINGUES, António Manuel. Filho de José Roque Domingues e de Joaquina Rosa Dias, jornaleiros, moradores na Rasa. N.p. de Manuel Caetano Domingues e de Maria Joaquina de Figueiredo; n.m. de Manuel Caetano Dias e de Rosa Emília Domingues. Nasceu na Raza, São Paio, a 28/11/1899 e foi batizado pelo padre AE no mesmo dia. Padrinhos: António Manuel Marques e Angelina de Jesus Marques, solteiros, lavradores, da Rasa.

 

DOMINGUES, Arlindo Augusto. Filho de Manuel José Domingues e de Rosa de Jesus Esteves, jornaleiros, sampaienses, moradores no lugar do Paço. Neto paterno de António Domingues e de Maria Rosa Sistelo; neto materno de Manuel Joaquim Esteves e de Rosa Maria Domingues. Nasceu em São Paio a 21 de Fevereiro de 1909 e foi batizado a 23 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Esteves, casado, e Angelina Rosa Esteves, solteira, jornaleiros. // Casou na CRCM a 5/2/1938 com Isolina Pureza Domingues. // Enviuvou a 6 de Outubro de 1989. // Morreu na vila de Melgaço a 27/1/1995.  

 

DOMINGUES, Armando. Filho de José Roque Domingues e de Joaquina Rosa Dias, lavradores. N.p. de Manuel Caetano Domingues e de Maria Joaquina de Figueiredo; n.m. de Manuel Caetano Dias e de Rosa Emília Domingues. Nasceu na Rasa, São Paio, a 17/9/1901 e foi batizado pelo padre António Esteves a 22 desse mês e ano. Padrinhos: António Manuel Marques, casado, proprietário, e Angelina de Jesus, solteira, lavradora.

  

DOMINGUES, Armando Eduardo. Filho de Maria Rosa Domingues. Nasceu em São Paio a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 195, de 16/4/1916).

 

DOMINGUES, Armando José (ou António José). Filho de ----------------- Domingues e de ------------------------------------. Nasceu na Raza, São Paio, a --/--/19--. // Nos anos sessenta do século XX emigrou para França. // Em 2008 ainda vivia, pois nesse ano, no verão, veio passar férias a Melgaço com a filha, Maria de Lurdes, genro e netos (A Voz de Melgaço n.º 1301, de 1/10/2008).  

 

DOMINGUES, Áurea dos Remédios. Filha de José Augusto Domingues e de Maria das Dores Gomes, naturais de São Paio. Nasceu a --/--/1931 (NM 124, de 13/9/1931). // Casou com Manuel António -----------. // Irmã de António Joaquim (Batista), madeireiro.  

 

DOMINGUES, Benezinda Rosa. Filha de António José Domingues e de Elvira Maria Batista. Nasceu em São Paio a --/--/1912 (Correio de Melgaço n.º 6). // Ver António Fernandes.

 

DOMINGUES, Bento Manuel. // Do lugar dos Lourenços. // Faleceu, sem quaisquer sacramentos, com testamento, a 9/8/1846, e foi sepultado na igreja, com ofício de corpo presente, a 10 daquele mês.

 

DOMINGUES, Bento Manuel. Filho de António Domingues e de Maria Rosa Meixeiro, moradores no lugar de Lourenços. N.p. de João Domingues e de Maria Alves, do dito lugar; n.m. António José Meixeiro e de Maria Gertrudes Alves, de Bilhões, Rouças. Nasceu em São Paio a 22/8/1814 e foi batizado a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Bento Manuel Meixeiro e mulher Maria de Freitas, da Carpinteira. 

 

DOMINGUES, Bernarda. // Do lugar de Cavaleiro Alvo, São Paio. // Fez testamento a 10/6/1883 (padre Bernardo José Durães, de Prado).

 

DOMINGUES, Caetano. // Da Carpinteira. // Faleceu a 6/9/1820.

 

DOMINGUES, Caetano. // Da Carpinteira. // Faleceu, com todos os sacramentos, a 7/5/1843, e foi sepultado na igreja, com ofício de corpo presente, no dia 9. // Deixou testamento. 

 

DOMINGUES, Caetano Manuel. Filho de Manuel António Domingues e de Rosa Maria de Castro, moradores no lugar de Carvalha Furada. N.p. de Diogo Manuel Domingues e de Maria de Castro, do dito lugar; n.m. de Manuel Caetano de Castro e de Maria Gertrudes Lourenço, do lugar dos Barreiros. Nasceu em São Paio a 11 (?) de Maio de 1835 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: padre Manuel José Meleiro de Castro e Ana Maria de Castro, tia da criança. // (Gémeo de Maria Joaquina). // Lavrador. // Morreu a 27/11/1900, no lugar de Carvalha Furada, com todos os sacramentos, no estado de solteiro, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no adro da igreja.      

 

DOMINGUES, Cândida Júlia. Filha de José Manuel Domingues e de Maria Rosa Gonçalves, ele de São Paio de Melgaço e ela de São Pedro de Telles (?), arcebispado de Ourense, moradores em Lourenços. N.p. de Maria Rosa Domingues, solteira, do dito lugar; n.m. de Maria do Carmo (?) Gonçalves, moradora no lugar do Rio, São Pedro de Telles…, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 22/6/1867 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: padre José Joaquim Rodrigues, de Soutulho, e Cândida Júlia de Sousa e Castro, casada, de Messegães, Valadares, representada pelo padre José Joaquim Domingues Ribeiro. // Faleceu na sua freguesia a 10 de Julho de 1942 (?).    

 

DOMINGUES, Carlota Joaquina. Filha de Paulo Caetano Domingues e de Antónia Maria Domingues. N.p. de Maria Joana Domingues, solteira, do lugar da Ponte; n.m. de José Domingues e de Isabel Domingues, da Peneda, Gavieira, Soajo. Nasceu em São Paio a 11/5/1828 e foi batizada pelo padre JVC dois dias depois. Padrinhos: José Elias Codesso e sua irmã, Joaquina Matildes Codesso, do lugar das Quingostas. // Faleceu no lugar do Paço a 13/5/1860, tendo recebido apenas a extrema-unção por estar alienada do juízo; não fizera testamento e foi sepultada no dia 14 na igreja. // Mãe solteira de Manuel Joaquim Domingues (Cela).     

 

DOMINGUES, Carlota Rosa. Filha de José Caetano Domingues e de Maria Joaquina Ribeiro, ele de Rouças e ela de São Paio, moradores no lugar da Veiga. Neta paterna de Maria Francisca Domingues, solteira, da Costinha, Rouças; neta materna de Vicente Ferreira Ribeiro e de Rosa Maria Ferreira, da Veiga. Nasceu em São Paio a 28/1/1869 e foi batizada a 30 desse mês e ano. Madrinha: Carlota Rosa Rodrigues, solteira, da Veiga, todos lavradores. // Casou a 24/3/1895 com Joaquim Gonçalves, de 31 anos de idade, solteiro, natural de Cousso. // O seu marido morreu no lugar da Veiga, São Paio, a 20/1/1899. // Ela faleceu também em São Paio, a 17/4/1946 (?). // Com geração.  

 

DOMINGUES, Cipriano (ou Ciprião). Filho de Manuel Joaquim Domingues e de Luísa Teresa, moradores no lugar do Barral, São Paio. N.p. de Manuel José Domingues e de Joana Maria dos Santos, da Gaia; n.m. de João Francisco da Vila e de Domingas Antónia de Araújo, do Barral. Nasceu em São Paio a 1/11/1829 e foi batizado pelo padre JVC dois dias depois. Padrinhos: João Luís Pereira e sua filha Maria Joana, solteira, do Barral. // Faleceu em casa dos pais a 28/1/1860, com todos os sacramentos, solteiro. // Era lavrador. // Foi sepultado na igreja no dia seguinte, com ofício de corpo presente. // Como não tinha bens, não deixou testamento.  

 

DOMINGUES, Clara Rosa. // Casou com Manuel José Vaz, de Cavencas. // Faleceu a 4/11/1858, sem testamento, só com os sacramentos da penitência e da extrema-unção, e foi sepultada na igreja no dia seguinte, com ofício de corpo presente. 

 

DOMINGUES, Clara Rosa. Filha de José Domingues e de Isabel Quintela, moradores na Veiga. N.p. de João Domingues e de Maria Esteves, do Nogueiral; n.m. de Manuel António Quintela e de Ana Esteves, da Carpinteira. Nasceu em São Paio a 10/5/1805 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: António Joaquim Gonçalves e Clara Rosa Durães, de Cerdedo, Rouças.

 

DOMINGUES, Claudina Rosa. Filha de José Joaquim (ou José Manuel) Domingues e de Maria Rosa Gonçalves, moradores no lugar de Lourenços. N.p. de Maria Rosa Domingues, solteira, do dito lugar; n.m. de Maria do Carmo Gonçalves, solteira, galega, moradora em Paderne, concelho de Melgaço. Nasceu em São Paio a 22/10/1870 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: padre José Joaquim Rodrigues, de Soutulho, e Claudina Rosa Alves, casada, de Lourenços. // (Gémea de Maria Rosa).

 

DOMINGUES, Custódia. // Foi casada com Manuel António Esteves, de Requeixo. // Faleceu com testamento, a 17/8/1833, sendo sepultada na igreja no dia seguinte. 

 

DOMINGUES, Custódio. // Do lugar de Lourenços. // Faleceu a 6/5/1811.

 

DOMINGUES, Daniel Luís. Filho de António José Domingues e de Antónia Joaquina Fernandes, moradores em Real. N.p. de Inácio Domingues e de Maria Rosa de Freitas, da Carreira; n.m. de Manuel José Fernandes e de Clara (?) Esteves, de Real, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 1/6/1869 e foi batizado a seis desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Vieites, casado, e Florinda Rosa da Costa, casada, de São Paio. // Casou em SMP a 13/2/1893 com Ana Cândida (Cardoso), exposta na roda de Melgaço, de 23 anos. Testemunhas: Caetano Celestino de Sousa e Manuel Pinto. // Morou na Vila, onde exercia a profissão de artista (sapateiro, alfaite, barbeiro…?). // Faleceu a 2/10/1919, já viúvo. // Pai de Belarmina Cândida do Sagrado Coração de Jesus, nascida no Rio do Porto, SMP, a 21/11/1902, entre outros.  

 

DOMINGUES, Deolinda. Filha de Maria Teresa Domingues, solteira, jornaleira, moradora no lugar do Barral. N.m. de Manuel Joaquim Domingues e de Maria Carolina Esteves. Nasceu no Barral, São Paio, a 3/6/1897 e foi batizada pelo padre António Esteves dois dias depois. Padrinhos: António Augusto Domingues e Delfina Gomes, solteiros, serviçais, do Barral.

 

DOMINGUES, Deolinda do Carmo. Filha de Manuel António Domingues e de Maria Rosa Afonso, lavradores. Neto paterno de Vitorino Joaquim Domingues e de Ana Domingues; neto materno de António Joaquim Afonso e de Rosa Matildes Domingues. Nasceu nos Lourenços, São Paio, a 6/7/1900, e foi batizada pelo padre António Esteves no dia seguinte. Padrinhos: José Manuel Afonso e Joaquina Fernandes, casados, lavradores, de São Paio, com casa nos Lourenços. // Casou na CRCM a 30/12/1936 com Manuel de Araújo. // Faleceu em São Paio a 5/4/1986.     

 

DOMINGUES, Diogo Manuel. // De Carvalha Furada. // No dia 8/2/1842 acabou seus dias. // Recebeu todos os sacramentos e deixou testamento. // Foi sepultado na igreja no dia 10.

 

DOMINGUES, Domingas. // Do Regueiro. // Faleceu com testamento, a 19/4/1831, sendo amortalhada em túnica de São Francisco, com hábito de freira por cima, e sepultada na igreja com ofício de corpo presente de dez padres. 

 

DOMINGUES, Domingos. // De Lourenços. // Faleceu somente com o sacramento da extrema-unção, não recebendo os demais por impedimento da sua doença, sem testamento, a 11/9/1856, e foi sepultado na igreja, com ofício de corpo presente, no dia 13.

 

DOMINGUES, Domingos José. Filho de Manuel António Domingues e de Teresa Codesseira. N.p. de Domingos Domingues e de Antónia Gonçalves; n.m. de José Codesseira e de Maria de Freitas, todos de Lourenços. Nasceu em São Paio a 3/2/1824 e foi batizado a 5 desse mês. Padrinhos: João Codesseira e Maria de Freitas, da Raza.

 

DOMINGUES, Domingos José. Filho de Manuel Joaquim Domingues e de Luísa Teresa do Carmo da Vila, moradores no lugar do Barral. N.p. de Manuel José Domingues e de Joana Maria dos Santos, da Gaia; n.m. de Domingas Antónia de Araújo e de João Francisco da Vila, do Barral. Nasceu em São Paio a 25/3/1843 e foi batizado a 27 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos Fernandes e sua filha Ana Fernandes, da Carreira. 

 

DOMINGUES, Duarte. Filho de Maria Rosa Domingues, solteira, serviçal. Neto materno de José Luís Domingues e de Ludovina Vitória Cardoso. Nasceu na Rasa, São Paio, a 18/3/1897, e foi batizado pelo padre António Esteves no dia seguinte. Padrinhos: José Manuel Gomes, do Barreiro, e Teresa de Jesus Domingues, da Rasa, solteiros, lavradores. // Casou a 8/1/1919 com Ana, de 23 anos de idade, filha de Albina de Oliveira, de Rouças. // Ambos se finaram em Rouças: ela a 19/12/1965 e ele a 25/7/1979.

 

DOMINGUES, Emília Joaquina. Filha de António Joaquim Domingues e de Maria Luísa Sistelo, lavradores, moradores no lugar do Regueiro. N.p. de Joaquim Domingues e de Antónia Maria de Castro; n.m. de José Sistelo e de Rosa Dias, moradores que foram no lugar de Além, Paderne. Nasceu no Regueiro, São Paio, a 9/5/1886 e foi batizada pelo padre JAF no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Joaquim Sistelo, tio materno, e Emília Rosa Fernandes, casados, artistas, moradores no Pinheiro, Paderne. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 29/7/1944.          

        

DOMINGUES, Emília Rosa. Filha de Manuel Joaquim Domingues e de Ana Rosa Codesseira, rurais, moradores no lugar da Devesa. Neta paterna de Manuel António Domingues e de Maria Joaquina da Silva, do lugar da Ponte; neta materna de Manuel António Codesseira e de Isabel Joaquina Vaz, do lugar da Devesa, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 27/6/1871 e foi batizada a 29 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Fernandes, solteiro, e sua irmã, Maria José Fernandes, de Rouças. // Camponesa. // Casou na igreja a 15/5/1898 com o seu conterrâneo António Joaquim Esteves, oficial de pedreiro. // Faleceu a 19/11/1902, no lugar da Deveza, com todos os sacramentos, no estado de casada, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja. // O seu viúvo voltou a casar no ano de 1903.

 

DOMINGUES, Emília Rosa. Filha de José Luís Domingues e de Ludovina Vitória Cardoso, ele de São Paio e ela de Rouças, moradores na Raza. N.p. de António Joaquim Domingues e de Maria Teresa de Freitas, do dito lugar; n.m. de Manuel José Cardoso e de Manuela Francisca Domingues, de Bilhões, Rouças, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 30/8/1879 e foi batizada no dia seguinte. Madrinha: Maria Rosa Domingues, solteira, irmã da batizanda. // Faleceu na sua freguesia a 12 de Junho de 1971.    

 

DOMINGUES, Ermelinda Rosa. Filha de Manuel José Domingues e de Rosa de Jesus Esteves, jornaleiros, sampaienses, moradores no lugar do Paço. Neta paterna de António Joaquim Domingues e de Maria Luísa Sistelo; neta materna de Manuel Joaquim Esteves e de Rosa Maria Domingues. Nasceu em São Paio a 2/10/1905 e foi batizada a 5 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Esteves, casado, e Angelina de Jesus Esteves, solteira, jornaleiros. // Casou na CRCM a 30/1/1939 com Vitorino Gonçalves, natural de Rouças. // Faleceu na freguesia da Vila a 11/1/1985.    

 

DOMINGUES, Eufrásia. Filha de Maria Domingues, moradora no lugar da Ponte. Neta materna de Maria Joana. Nasceu em São Paio a 31/7/1804 e foi batizada a 5 de Agosto desse ano. Padrinhos: Manuel Lourenço e sua mulher Rosa Gomes, do lugar de Cavencas.  

 

DOMINGUES, Filomena. Filha de Manuel Joaquim Domingues e de Maria Rodrigues Fernandes. N.p. de Carlota Joaquina Domingues, solteira, residente que foi no Paço; n.m. de João Manuel Fernandes e de Maria Teresa Domingues, de Sante, todos lavradores. Nasceu em Sante, São Paio, a 21/7/1888 e foi batizada pelo padre JAF no dia seguinte. Padrinhos: Bento Gonçalves e Maria José Gonçalves, casados, negociantes, moradores em Sante.

 

DOMINGUES, Filomena Rosa. Filha de José Caetano Domingues e de Maria José Gonçalves. N.p. de Maria Francisca Domingues, solteira, moradora que foi em Rouças; n.m. de António José Gonçalves e de Antónia Joaquina Esteves, moradores que foram na Veiga, São Paio, todos lavradores. Nasceu no lugar da Veiga a 28/6/1889, e foi batizada pelo padre JAF no mesmo dia. Madrinha: Carlota Rosa, irmã da recém-nascida, solteira. // Faleceu a 20/7/1890 e foi sepultada na igreja paroquial.         

 

DOMINGUES, Florinda Rosa. Filha de Joaquim Domingues e de Rosa Esteves, moradores na Carreira de Sante. N.p. de António Domingues e de Joana Afonso, do dito lugar; n.m. de António Esteves e de Ana Mendes, do Covelo, Paderne. Nasceu em São Paio a 12/7/1828 e foi batizada pelo padre JVC a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Carvalho e sua irmã Joaquina Carvalho, solteira, de Covelo, Paderne. // Ver Manuel Joaquim da Costa.

 

DOMINGUES, Florinda Rosa. Filha de Luís Manuel Domingues e de Luísa Teresa Pereira da Silva. Nasceu em Troporiz, Monção, por volta de 1838 (!). // Serviçal. // Faleceu no lugar do Cruzeiro, São Paio, a 7/10/1896, apenas com o sacramento da penitência, com 58 (!) anos de idade, no estado de casada com Manuel Joaquim da Costa, lavrador, do dito lugar do Cruzeiro, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja. 

 

DOMINGUES, Florinda Rosa. Filha de Manuel António Domingues e de Maria Joaquina da Silva, moradores no lugar da Ponte. N.p. de Luís Manuel Domingues e de Maria Luísa Domingues, do dito lugar; n.m. de Manuel Silva e de Rosa Domingues, de Lourenços, lavradores. Nasceu em São Paio a 23/6/1850 e foi batizada no dia seguinte. Madrinha: Joaquina Domingues, solteira, da Ponte (tia da criança). // Faleceu a 26/11/1860 e foi sepultada na igreja no dia seguinte, com ofício de sepultura.  

 

DOMINGUES, Francisca. // Do lugar de Sante. // Faleceu a 5/4/1845, com todos os sacramentos, com testamento (para o seu bem de alma), e foi sepultada na igreja, com ofício de corpo presente de sete sacerdotes, no dia seguinte.

 

DOMINGUES, Francisco. // Do lugar da Carreira (?). // Faleceu a 21/6/1821.

 

DOMINGUES, Francisco. // De Carvalha Furada. // Faleceu viúvo, a 2/3/1825.

 

DOMINGUES, Francisco. // Do lugar de Carvalha Furada. // Faleceu com todos os sacramentos, com testamento, a 17/5/1856 (o padre escreveu 1836), e foi sepultado na igreja de São Paio, com ofício de corpo presente, que lhe fez a Confraria Nova de Paderne, como irmão.

 

DOMINGUES, Francisco. Filho de Joaquim Domingues e de Rosa Maria Esteves, moradores no lugar de Covelo, da juradia de Sante, meeiro de São Paio e Paderne. N.p. de António Domingues e de Joana Afonso; n.m. de Manuel António Esteves e de Ana Mendes, do lugar do Barreiro (?), Paderne. Nasceu em São Paio a 20/7/1836 e foi batizado a 25 desse mês e ano. Padrinhos: João Manuel Alves e a avó materna da criança, Ana Mendes. // Casou com Rosa Maria, filha de Joana Rosa Pires, de Carvalhos, Rouças. // Com geração.   

 

DOMINGUES, Francisco José. Filho de José Francisco Domingues e de Maria Alves, lavradores, de Sante. // Rural. // Casou com Maria Joaquina Domingues, camponesa. // Faleceu no lugar dos Lourenços, com 53 anos de idade, sem sacramentos, por ter morrido de repente, a 5/8/1872, e foi sepultado na igreja de São Paio. // Não fizera testamento. // Deixou filhos.    

 

DOMINGUES, Francisco José. Filho de José Joaquim Domingues e de Custódia Maria Dias. N.p. de Joaquim Domingues e de Rosa Ferreira; n.m. de Manuel Dias e de Rosa Maria Lourenço, todos de Sante. Nasceu em São Paio a 3/4/1845 e foi batizado a 6 desse mês e ano. Padrinhos: José Elias Codesso e sua irmã, Joaquina Matildes Codesso, do lugar das Quingostas. 

 

DOMINGUES, Francisco José. Filho de João Manuel Domingues e de Maria Luísa Lourenço, moradores no lugar da Carreira. N.p. de Pedro Domingues e de Isabel Maria Rodrigues, do lugar do Porto, Rouças; n.m. de Manuel Luís Lourenço e de Maria Caetana Alves, da Carreira. Nasceu em São Paio a 22/1/1846 e foi batizado a 25 do mesmo mês e ano. Padrinhos: Manuel Francisco Codeço e sua mulher Rosa Fernandes, de Real. // Faleceu a 27 de Agosto de 1848 e foi sepultado na igreja no dia seguinte.   

 

DOMINGUES, Francisco José. Filho de José Luís Domingues e de Ludovina Vitória Cardoso, ele natural de São Paio e ela natural de Rouças, moradores no lugar do Casal. N.p. de António Joaquim Domingues e de Maria Teresa de Freitas, do dito lugar; n.m. de Manuel José Cardoso e de Manuela Francisca Domingues, de Bilhões, Rouças, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 28/6/1873 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel António Fernandes e sua mulher, ---------- Durães, da Raza.   

 

DOMINGUES, Francisco José. Filho de Manuel António Domingues e de Maria Rosa Afonso. N.p. de Vitorino Joaquim Domingues e de Ana Teresa Domingues, moradores no Paço; n.m. de António Joaquim Afonso e de Rosa Domingues, moradores que foram nos Lourenços. Nasceu no lugar dos Lourenços, São Paio, a 7/4/1887 e foi batizado pelo padre JAF dois dias depois. Padrinhos: José Manuel Afonso, tio materno do batizando, e Maria da Conceição Domingues, tia paterna, solteiros, ele morador nos Lourenços e ela no Paço, todos lavradores.      

 

DOMINGUES, Glória do Carmo. Filha de Manuel António Domingues e de Maria Rosa Afonso, lavradores. N.p. de Vitorino Luís Domingues e de Ana Domingues; n.m. de António Joaquim Afonso e de Rosa Matilde Domingues. Nasceu nos Lourenços, São Paio, a 3/3/1894 e foi batizada pelo padre AE a 11 desse mês e ano. Padrinho: José Manuel Afonso, solteiro, lavrador, dos Lourenços. // Casou na CRCM a 30/11/1922 com José Bento, de 22 anos de idade, seu conterrâneo, filho de António Joaquim Cerdeira e de Maria Angélica Afonso.

 

DOMINGUES, Henrique José. Filho de António José Domingues e de Maria Teresa de Freitas, moradores no lugar de Cavencas, São Paio, lavradores. N.p. de Manuel Caetano Domingues e de Margarida Esteves, da Carpinteira; n.m. de Jerónimo de Freitas e de Maria José Pereira, de Cavencas. Nasceu em São Paio a 12/4/1830 e foi batizado pelo padre JD no dia seguinte. Padrinhos: padre José Joaquim Domingues, da Carpinteira, tio do neófito, e Isabel Vaz, de Cavencas, solteira. // Lavrador. // Casou em primeiras núpcias com Maria Rosa Trancoso, de quem enviuvou. // Contraiu novo matrimónio, a 3/11/1873, com Maria Joaquina Domingues, de 38 anos de idade, solteira, camponesa, de Carvalha Furada, filha de Manuel António Domingues e de Rosa Maria de Castro. Testemunhas: M.J.C. e José Bento Alves, casado, de Baratas. // Morreu a 12/8/1893, no lugar de Cabencas, com todos os sacramentos, no estado de casado, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja.             

 

DOMINGUES, Idália Rosa. Filha de Manuel José Domingues e de Rosa de Jesus Esteves, jornaleiros, sampaienses, moradores no lugar do Paço. Neta paterna de Manuel António Domingues e de Maria Luísa Sistelo; neta materna de Manuel Joaquim Esteves e de Rosa Maria Domingues. Nasceu em São Paio a 30/3/1907 e no dia seguinte foi batizada na igreja. Padrinhos: António Joaquim Esteves, casado, e Angelina Rosa Esteves, solteira, ambos serviçais. // Faleceu em São Paio a 24/7/1946.    

 

DOMINGUES, Inácia. // Do lugar da Costa. // Faleceu solteira, a 2/2/1814. // Deixou testamento.

 

DOMINGUES, Inácio. // De Real. // Faleceu, apenas com os sacramentos da penitência e extrema-unção, a 26/6/1839, e foi sepultado na igreja no dia seguinte. 

 

DOMINGUES, Inocêncio. Filho de -------- Domingues e de -------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Em 1913 morava na Carpinteira; nesse ano o arrematante dos impostos, José Maria Durães, aplicou-lhe uma multa de 10$00 por vender vinho sem o declarar às Finanças (Correio de Melgaço n.º 42, de 23/3/1913). // Em 1923 estava casado e era comerciante na Carpinteira.  

 

DOMINGUES, Isabel. // Casou com Domingos Vaz, do lugar do Paço. // Faleceu a 3/3/1806 e foi sepultada na igreja com ofício de corpo presente. 

 

DOMINGUES, Isabel. // Casou com António Esteves, de Cavaleiro Alvo. // Faleceu a 27/4/1806, sendo sepultada na igreja, com ofício de corpo presente.

 

DOMINGUES, Isabel. Filha de Manuel Domingues, viúvo, do Nogueiral. // Faleceu solteira, a 24/1/1806, e foi sepultada na igreja com ofício de corpo presente. 

 

DOMINGUES, Isabel. // Da Raza. // Faleceu a 9/9/1824, no estado de casada. // Deixou testamento. 

 

DOMINGUES, Isabel. Filha de Manuel José Domingues e de Teresa Meleiro. N.p. de Manuel Domingues e de Luísa Esteves, todos moradores em Cavaleiro Alvo; n.m. de João Meleiro e de Quitéria Quintela, de Lobiô, Rouças. Nasceu em S. Paio a 13/8/1800 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: António Rodrigues e sua mulher Teresa Domingues, de Cavaleiro Alvo.  

 

DOMINGUES, Isabel Ventura. // Da Carpinteira. // Faleceu no estado de solteira, a 18/9/1858, só com o sacramento da extrema-unção, não recebendo os demais pela proximidade da morte, sem testamento, e foi sepultada na igreja no dia 20, com ofício de corpo presente de sete sacerdotes. 

 

DOMINGUES, Isaida de Jesus. Filha de Filomena Domingues. Nasceu em São Paio a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 213, de 27/8/1916).

 

DOMINGUES, Isaura Augusta. Filha de José Roque Domingues e de Joaquina Rosa Dias, lavradores, sampaienses, residentes no lugar da Rasa. Neta paterna de Manuel Caetano Domingues e de Maria Joaquina de Figueiredo; neta materna de Manuel Caetano Dias e de Rosa Emília Domingues. Nasceu em São Paio a 7/12/1903 e foi batizada na igreja a 14 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim de Almeida e Angelina de Jesus Marques, solteiros, camponeses. // Faleceu a 26/4/1939.

 

DOMINGUES, Isaura de Jesus. Filha de Rosa Maria Domingues, solteira, jornaleira, sampaiense, moradora no lugar da Rasa. Neta materna de José Luís Domingues Casal e de Ludovina Rosa Cardoso. Nasceu em São Paio a 7 de Julho de 1905 e foi batizada na igreja a 11 desse mês e ano. Padrinhos: António Domingues e Maria Rosa Domingues, solteiros, jornaleiros. // Casou na CRCM a 23/2/1959 com Manuel Rodrigues, de 43 anos de idade, filho de Narciso Rodrigues e de Guilhermina Augusta de Oliveira, natural de Rouças. // O seu marido morreu em São Paio a 19/7/1964. // Ela faleceu em Paderne a 22 de Dezembro de 1986. 

 

DOMINGUES, Isaura de Jesus. Filha de António Joaquim Domingues e de Maria da Glória Meleiro. Nasceu em São Paio a --/--/1935 (NM 262, de 24/2/1935).

 

DOMINGUES, Jaime. Filho de ---------- Domingues e de --------------------------------------. Nasceu em -----------, a --/--/19--. // Casou a --/05/1951 com Rosa Rodrigues, do lugar da Veiga (NM 980, de 3/6/1951).

 

DOMINGUES, Joana Rosa. Filha de Diogo Manuel Domingues e de Maria de Castro, moradores no lugar de Carvalha Furada. N.p. de Manuel António Domingues e de Maria Joana Esteves, do lugar da Ponte (?); n.m. de Manuel José de Castro e de Rosa Afonso, de Carvalha Furada. Nasceu em São Paio a 1/8/1805 e foi batizada a 4 desse mês e ano. Padrinhos: Bento Manuel Domingues e --------------- Domingas de Castro, viúvos, de Carvalha Furada. // Morreu a 19/10/1831, sendo sepultada na igreja no dia seguinte.

 

DOMINGUES, Joana Rosa. Filha de Maria Luísa Domingues, solteira, moradora na Deveza. N.m. de José Domingues e de Maria de Freitas, do dito lugar. Nasceu em São Paio a 16/2/1810 e foi batizada a 19 desse mês e ano. Padrinhos: José Bento Coutinho e sua mulher Joana Rosa, do Cruzeiro.  

 

DOMINGUES, João. // De Lourenços. // Faleceu a 31/10/1803 e foi sepultado na igreja. // Teve três ofícios, de acordo com o seu testamento. 

 

DOMINGUES, João. // Da Carreira. // Faleceu viúvo, sendo sepultado na igreja, com ofício de corpo presente, a 17/12/1807.

 

DOMINGUES, João. // Do Nogueiral. // Faleceu viúvo, sendo sepultado na igreja a 8/7/1808.

 

DOMINGUES, João. Filho de Joaquim Domingues e de Rosa Esteves, lavradores, residentes em Sante. // Faleceu no lugar indicado, a 27/8/1864, com todos os sacramentos. // Tinha 26 anos de idade e era solteiro. // Foi sepultado na igreja de São Paio. 

 

DOMINGUES, João Manuel. Filho de Maria Rosa Domingues. Nasceu e foi batizado em São Paio. // Tinha 33 anos de idade, era solteiro, morava na sua freguesia, quando casou na igreja de Paderne a 26/8/1866 com Maria Rosa, de 27 anos de idade, solteira, nascida e batizada na freguesia de São Pedro Felix de B…., bispado de Ourense, residente em Sainde, Paderne. Testemunhas: António José Rodrigues …., do lugar do Convento, e João Manuel Gonçalves, casado, mordomo da igreja de Paderne.   

 

DOMINGUES, João Valdemar. Filho de Vitorino Joaquim Domingues, de São Paio, e de Rosa de Jesus Lopes, de Prado. Nasceu a --/--/1909. // Casou com Albina dos Anjos, filha de Manuel Joaquim (Soares) Alves e de Maria Angélica Afonso, de São Paio. // Pai de Telmo (nasceu a 28/8/1941 e foi batizado a 1/11/1941).

 

DOMINGUES, Joaquim. Filho de António Domingues e de Ana Afonso, lavradores, residentes no lugar de Sante. // Casou com Rosa Esteves, de quem ficou viúvo. // Faleceu no dito lugar, a 9/10/1864, com todos os sacramentos. // Tinha 64 anos de idade. // Foi sepultado na igreja de São Paio. // Não fizera testamento. // Deixou filhos.

 

DOMINGUES, Joaquim. Filho de Manuel Domingues e de Rita Pereira, de Lamas de Mouro. // Faleceu no Regueiro, São Paio, a 4/1/1867, repentinamente, sem sacramentos. // Tinha 58 anos de idade e era casado com Antónia Maria de Castro. // Foi sepultado na igreja de São Paio. // Não fizera testamento. // Deixou filhos.

 

DOMINGUES, Joaquim. Filho de Manuel Joaquim Domingues e de Maria Teresa Alves Garelha. N.p. de Manuel António Domingues e de Maria Rosa Vaz; n.m. de Manuel António Alves Garelha e de Maria Joaquina Rodrigues, todos de Sante, lavradores. Nasceu em São Paio a 29/6/1876 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Joaquim Alves Garelha e sua irmã, Ana Rosa Alves Garelha, solteiros, ambos do sobredito lugar. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 822, de 29/6/1947: «… deve chegar a esta terra dentro de breves dias, procedente do Rio de Janeiro, o nosso (…) conterrâneo senhor Joaquim Domingues, importante capitalista na cidade carioca.» Em Julho anuncia-se a sua chegada, esposa e filhas (NM 824, de 13/7/1947).

 

 

 

DOMINGUES, Joaquim Eusébio. Filho de Simão António Domingues e de Aurélia Maria Gonçalves, ele de São Paio e ela de Fiães, moradores na Carpinteira. N.p. de José Joaquim Domingues e de Maria Meleiro, do dito lugar; n.m. de José Gonçalves do Rego e de Clara Fernandes, da Jugaria, Fiães, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 10/8/1870 e foi batizado a 14 desse mês e ano. Padrinhos: padre José Joaquim Domingues Ribeiro e Maria José Meleiro, solteira, ambos residentes na Carpinteira. // Rural. // Casou na igreja de Chaviães a 2/9/1906 com Deolinda Narcisa, de 35 anos de idade, costureira, natural de Chaviães, filha de José Francisco Marques e de Clara Emília Alves, moradores no lugar do Val. Testemunhas: José Augusto Alves, casado, lavrador, do lugar da Portela de Chaviães, e António Augusto Domingues, solteiro, lavrador, irmão do noivo.

 

DOMINGUES, Joaquim José. Filho de Inocêncio Domingues, do lugar da Carpinteira, São Paio, e de -----------------. Nasceu a --/--/1---. // Casou a 30/1/1930, em São Sebastião da Cachoeira Alegre, Minas Gerais, Brasil, com Joaquina, filha de José Araújo e de Augusta Abreu. Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 50, de 17/2/1930: // «Em São Sebastião de Cachoeira Alegre, Estado de Minas Gerais, Brasil, e em casa dos pais da noiva, realizou-se no dia 30 de Janeiro p. passado o enlace matrimonial de Joaquim Domingues, nosso conterrâneo, da Carpinteira, São Paio, com Joaquina de Araújo, filha de José de Araújo, importante comerciante naquela praça brasileira, e de sua esposa, Augusta de Araújo…» // Pai de Clea (nasceu no Brasil a 14/4/1931 e casou com o eng.º Clídio Cordoville); e de José Joaquim (nasceu no Brasil a 27/9/1946). // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1019, de 30/3/1952: «O grande capitalista, senhor Joaquim José Domingues, enviou uma grandiosa oferta para as obras da nova igreja de Santa Rita, da vizinha freguesia de Rouças.» // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1438, de 17/6/1962: «Foi com grande alegria que soubemos que brevemente visita a sua terra natal o grande capitalista “brasileiro”, senhor Joaquim José Domingues, grande amigo dos pobres do concelho  

 

DOMINGUES, Joaquina. Filha de Caetano Domingues e de Maria Rosa Durães, lavradores, residentes na Carpinteira. Nasceu na década de 90 do século XVIII. // Lavradeira. // Casou com António (Brica?). // Faleceu no dito lugar a 3/8/1864, com todos os sacramentos, com 66 anos de idade, e foi sepultada na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou filhos. 

 

DOMINGUES, Joaquina. Filha de Inácio Domingues e de Maria Rosa de Freitas, moradora no lugar de Real. Neta paterna de João Domingues e de Maria Alves, da Carreira; neta materna de Manuel de Freitas e de Maria Afonso, de Real. Nasceu em São Paio a 5/9/1819 e foi batizada a 9 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José de Figueiredo e Domingas Domingues, do Regueiro.

 

DOMINGUES, Joaquina Matildes. Filha de Maria Gertrudes Domingues, moradora no lugar de Alote. N.m. de Francisco Domingues e de Maria Luísa Marinho, da freguesia das Neves, bispado de Tui. Nasceu em São Paio a 29/12/1831 e foi batizada pelo padre MJGC no dia seguinte. Madrinha: Joaquina Matildes Codesso, solteira, irmã do “Tomás das Quingostas”. // Nota: parece ser a mesma senhora que faleceu solteira, em Baratas, a 12/3/1850, só com o sacramento da extrema-unção «e não os mais por impedimento da enfermidade», tendo sido sepultada na igreja no dia 14.   

 

DOMINGUES, Joaquina Rosa. Filha de Caetano Domingues e de Maria Rosa Durães. N.p. de Manuel Domingues e de Maria Alves; n.m. de Sebastião Durães e de Maria Manuela Mendes, todos da Carpinteira. Nasceu em São Paio a 1/6/1798 e foi batizada pelo padre JVC dois dias depois. Padrinhos: Manuel Joaquim Pinheiro e sua irmã Maria Pinheiro, da Raza. // Casou com António, filho de Gregório Vina (?) e de Andrea Rosenda, galegos. // Com geração.  

 

DOMINGUES, Joaquina Rosa. Filha de António Domingues e de Maria Rosa Meleiro, lavradores, residentes que foram em Lourenços. // Casou com Manuel Joaquim Marques, de quem ficou viúva. // Faleceu no dito lugar a 23/8/1876, com todos os sacramentos. // Tinha 70 anos de idade. // Foi sepultada na igreja. // Fizera testamento. // Deixou filhos. // Nota: é possível que seja a mesma Joaquina Rosa Domingues nascida a 8/7/1816 – ver a sua descendência no apelido Marques.

 

DOMINGUES, Joaquina Rosa. Filha de Luís Manuel Domingues e de Rosa Maria Fernandes, moradores no lugar de Cavencas. N.p. de Manuel António Domingues e de Maria Joana Esteves, do lugar de Fonte; n.m. de Manuel António Fernandes e de Maria Teresa de Castro, do lugar do Porto, Rouças. Nasceu em S. Paio a 29/3/1808 e foi batizada a 1 de Abril desse ano. Padrinhos: Manuel António de Castro, viúvo, de Cavencas. // Lavradeira. // Mãe solteira de Maria Teresa. // Faleceu no lugar da Ponte, a 29/12/1883, com os sacramentos da penitência e extrema-unção, e foi sepultada no cemitério de São Paio. // Fizera testamento.    

 

DOMINGUES, Joaquina Rosa. Filha de Manuel António Domingues e de Teresa Codesseira. N.p. de Domingos Domingues e de Antónia Gonçalves; n.m. de José Codesseira e de Maria de Freitas, todos dos Lourenços. Nasceu em São Paio a 3/2/1809 e foi batizada a 6 desse mês e ano. Padrinhos: António Alves Macedo, solteiro, de Sante, e Maria Codesseira, solteira, de Lourenços. // Lavradeira. // Casou com Manuel José Lourenço, de quem ficou viúva. // Faleceu em Lourenços a 10/2/1881, com todos os sacramentos, e foi sepultada na igreja. // Fizera testamento e não deixou filhos.    

 

DOMINGUES, Joaquina Rosa. Filha de António Domingues e de Maria Rosa Meixeiro (ou Codesseira), moradores em Lourenços. N.p. de João Domingues e de Maria ---------------; n.m. de José Meixeiro (?) e de Maria Gertrudes Alves, de Bilhões, Rouças. Nasceu em São Paio a 8/7/1816 e foi batizada a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Bento Manuel Meixeiro e Maria de Freitas, da Carpinteira.  

 

DOMINGUES, Joaquina Rosa. Filha de Francisco Domingues e de Domingas de Castro, moradores no lugar de Carvalha Furada. Neta paterna de José Domingues e de Maria Rodrigues, de Virtelo, Cousso; neta materna de Manuel José de Castro, de Carvalha Furada, e de -----------------------------. Nasceu em São Paio a 22/9/1822 e foi batizada a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Esteves e sua mulher Custódia Domingues, do Regueiro. // Lavradeira. // Faleceu a 6/5/1903, no lugar de Carvalha Furada, com todos os sacramentos, no estado de viúva de António Joaquim Pires, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério paroquial.  

 

DOMINGUES, Joaquina Rosa. Filha de José Joaquim Domingues e de Maria Rosa de Oliveira, moradores na Carpinteira. N.p. de Marcelino Pedro Domingues e de Ana Pires, de Aldeia, Rouças; n.m. de Inácio João de Oliveira e de Ana Soares Lourenço, da Carpinteira. Nasceu em São Paio a 21/9/1838 e foi batizada pelo padre Simão António Meleiro, que foi o padrinho, a 23 desse mês e ano. // Lavradeira. // Casou a 12/4/1873 com Francisco José, de 36 anos de idade, lavrador, nascido em Rouças, filho de João Caetano Domingues e de Ana Maria, do Telheiro. Testemunhas presentes: António Caetano Domingues, casado, do Telheiro, Rouças, e Manuel Joaquim da Costa, casado, do Cruzeiro, São Paio. // Morreu na Carpinteira a 14/10/1887, com todos os sacramentos, e foi sepultada na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou um filho.   

 

DOMINGUES, Joaquina Rosa. Filha de Manuel António Domingues e de Rosa Maria de Castro, moradores em Carvalha Furada. N.p. de Diogo Manuel Domingues e de Maria de Castro, do dito lugar; n.m. de Manuel Caetano de Castro e de Maria Gertrudes Lourenço, de Barreiros. Nasceu em São Paio a 11/5/1842 e foi batizada a 15 desse mês. Padrinhos: Joaquim Domingues e Antónia Maria de Castro, do Regueiro. // (Deve ter morrido ainda criança).

 

DOMINGUES, Joaquina Rosa. Filha de Manuel António Domingues e de Rosa Maria de Castro, moradores no lugar de Carvalha Furada. Neta paterna de Diogo Manuel Domingues e de Maria de Castro, do dito lugar; neta materna de Manuel Caetano de Castro e de Maria Gertrudes Lourenço, de Barreiros. Nasceu em São Paio a 15/2/1846 e foi batizada a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Domingues e sua mulher, Antónia Maria Castro, do Regueiro. // Camponesa. // Casou a 7/3/1883 com Manuel José Soares, de 38 anos de idade, solteiro, lavrador, filho de Francisco José Soares e de Maria Luísa Marques, moradores que foram no lugar de Cavaleiro Alvo. // Faleceu a 10/8/1901, às sete horas da tarde, no lugar de Cavaleiro Alvo, sem quaisquer sacramentos, devido a ter morte por afogamento, no estado de casada, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial.    

 

DOMINGUES, Joaquina Rosa. Filha de Francisco José Domingues e de Ana Rosa Fernandes, lavradores, residentes no lugar da Carreira. N.p. de Pedro José Domingues e de Isabel Maria Rodrigues, do lugar do Porto, Rouças; n.m. de Domingos José Fernandes e de Maria Caetana Alves, da Carreira. Nasceu em São Paio a 4/6/1852 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: Manuel José Fernandes, de Real, e Antónia Joaquina Fernandes, solteira, da Carpinteira. // Casou a 4/5/1887 com Francisco, de 25 anos de idade, artista, morador na Carreira, filho de Francisco Alves e de Maria Benita, pedintes, moradores que foram em São Miguel de Entre-Ambos-os-Rios, Ponte da Barca.   

 

DOMINGUES, Joaquina Rosa. Filha de Francisco José Domingues e de Maria Joaquina Domingues, moradores no lugar de Sante. Neta paterna de Francisco Domingues e de Maria Alves, do dito lugar; neta materna de Domingos José Domingues e de Rosa Maria Rodrigues, do lugar dos Lourenços. Nasceu em São Paio a 8/8/1860 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Domingos Alves Pereira e Ana Maria Alves, solteiros, de Sante, todos lavradores. // Casou na igreja de São Paio a 17/5/1894 com Policarpo José Quintela, natural de Rouças. // Faleceu na freguesia de Rouças a 15/6/1938.   

 

DOMINGUES, Joaquina Rosa. Filha de José Luís Domingues e de Ludovina Vitória Cardoso, lavradores, residentes no lugar da Raza. N.p. de António Joaquim Domingues e de Maria Teresa de Freitas, do dito lugar; n.m. de Manuel José Cardoso e de Manuela Francisca Domingues, de Bilhões, Rouças. Nasceu em São Paio a 30/9/1862 e foi batizada a 1 de Outubro desse ano. Padrinhos: Manuel António Fernandes e sua mulher, Maria Joaquina Durães, lavradores, do lugar da Raza. // Casou a 7/1/1889 com José Joaquim, de 26 anos de idade, filho de Manuel António Esteves e de Rosa Joaquina Meleiro, lavradores, do lugar de Cavaleiro Alvo.  

 

DOMINGUES, Joaquina Rosa. Filha de Henrique José Domingues e de Maria Rosa Trancoso, moradores em Cavencas. Neta paterna de António Joaquim Domingues e de Maria Teresa de Freitas, do Casal (?); neta materna de António Félix Trancoso e de Joana Rosa Codesseira, da Raza. Nasceu em São Paio a 9/2/1869 e foi batizada a 14 desse mês e ano. Padrinhos: José Luís Domingues e Teresa da Conceição Trancoso, casados, da Raza, todos lavradores. // Casou na igreja a 2/4/1893 com o seu conterrâneo Manuel [Joaquim] Rodrigues. // Enviuvou a 16/3/1901. // Faleceu no lugar de Cavencas a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 152, de 9/6/1915).   

 

DOMINGUES, Joaquina Rosa. Filha de Simão António Domingues e de ------- Maria Gonçalves, ele de São Paio e ela de Fiães, moradores na Carpinteira. N.p. de José Joaquim Domingues e de Maria de Oliveira, do dito lugar; n.m. de José Gonçalves e de Clara Fernandes, da Jugaria, Fiães. Nasceu em São Paio a 16/7/1875 e foi batizada a 21 desse mês. Padrinhos: padre José Joaquim Domingues Ribeiro, da Carpinteira, e Joaquina Rosa Soares, solteira. // Faleceu na Carpinteira, São Paio, a 19/4/1941. 

 

DOMINGUES, Joaquina Rosa. Filha de Manuel António Domingues e de Maria Rosa Afonso, lavradores. N.p. de Vitorino Joaquim Domingues e de Ana Teresa Domingues; n.m. de António Joaquim Afonso e de Rosa Matildes Domingues. Nasceu nos Lourenços, São Paio, a 16/11/1895 e foi batizada pelo padre António Esteves no dia seguinte. Padrinhos: José Manuel Afonso e Joaquina Fernandes, lavradores, casados, do dito lugar.

 

DOMINGUES, José. // Da Raza. // Faleceu viúvo, a 25 de Setembro de 1826.

 

DOMINGUES, José. Filho de Francisco José Domingues e de Maria Rosa Pires. N.p. de Joaquim Domingues e de Rosa Esteves; n.m. de Joana Rosa Pires. Nasceu em São Paio a 6/4/1881 e foi batizado a 9 desse mês e ano. Padrinhos: José Manuel Alves Garelha, casado, e Joana Rosa Pires, viúva, todos de Sante, lavradores.  

 

DOMINGUES, José. Filho de Rosa Maria Domingues, solteira, lavradora. N.m. de José Luís Domingues e de Ludovina Vitória Cardoso. Nasceu na Raza, S. Paio, a 27/5/1893 e foi batizado pelo padre AE a 2 de Junho desse ano. Padrinhos: Vicente José Domingues e Teresa de Jesus Domingues, solteiros, lavradores, da Raza. // Casou na CRCM a 10/2/1915 (Correio de Melgaço n.º 137, de 16/2/1915) com Rosa, de 23 anos, de Paderne, filha de Júlio Esteves e de Maria Rosa Alves. // A sua esposa faleceu em São Paio a 29/10/1918. // Casou em segundas núpcias com Rita, de 38 anos de idade, de Rouças, filha de Luís Vicente de Oliveira e de Ludovina Rosa Alves, na CRCM, a 6/8/1919. // Ambos faleceram em Rouças: a 2.ª esposa a 17/4/1965 e ele a 13/1/1971.    

 

DOMINGUES, José Albano (Zé do Barral). Filho de Manuel Joaquim Domingues e de Maria Carolina Esteves, moradores no Barral. N.p. de Manuel Joaquim Domingues e de Luísa Teresa da Vila, do dito lugar; n.m. de Manuel António Esteves e de Ana Joaquina Alves, da Gaia, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 12/10/1874 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós maternos. // Foi soldado da Guarda-Fiscal. // Casou na igreja do mosteiro de Paderne a 20/4/1898 com Josefina Rosa Pereira, de 21 anos de idade, solteira, doméstica, natural de Paderne, residente no lugar de Crastos, filha de António Joaquim Pereira e de Maria Rosa Alves. Testemunhas: Carlos António Alves, viúvo, soqueiro, e Manuel Inácio Alves, casado, carpinteiro, ambos moradores no lugar do Barral. // Enviuvou a 22/1/1906. // Casou em segundas núpcias com Teresa de Jesus Fernandes, filha de Manuel Joaquim Fernandes (Zoia) e de Suzana Azevedo, da Vila. // Faleceu na Vila, SMP, a 16 ou 19/3/1944 (ver VM 930, de 15/12/1990, p. 10). // Pai de Álvaro Domingues, nascido em São Paio em 1902, e de outros (ver na Vila, SMP).  

 

DOMINGUES, José Albano. Filho de Maria Teresa Domingues, solteira, jornaleira, sampaiense, moradora no lugar do Barral. Neto materno de Manuel Joaquim Domingues e de Maria Carolina Esteves. Nasceu em São Paio a 23 de Fevereiro de 1905 e foi batizado na igreja a 27 desse mês e ano. Padrinhos: José Albano Domingues, soldado da guarda-fiscal, e Jesufina Rosa Pereira, lavradeira, casados. // Morreu a 1/9/1906 e foi sepultado no cemitério.  

 

DOMINGUES, José Augusto (Batista). Filho de António José Domingues e de Elvira Maria Batista, jornaleiros, sampaienses, moradores no lugar da Rasa. Neto paterno de Rosa Maria Domingues, solteira; neto materno de Manuel António Batista e de Ludovina Rosa Trancoso. Nasceu no lugar da Rasa, São Paio, a 22/8/1909, e nesse dito dia foi batizado na igreja. // Casou na CRCM a 11/12/1930 com a sua conterrânea Maria da Dores Gomes, filha de Manuel Francisco Gomes e de Preciosa da Luz Vaz. // Faleceu no Lar Pereira de Sousa a 20/5/1993, com 83 anos de idade. // Pai de António Joaquim Domingues, casado com Maria de Lurdes Ferreira Cardoso, natural da Vila, e de Áurea, casada com Manuel António. // Avô de José António Domingues. // Nota: suponho que exerceu a atividade de madeireiro.  

 

DOMINGUES, José Bento. Filho de Manuel José Domingues e de Maria Joaquina Cunha, lavradores. N.p. de Francisco José Domingues e de Maria Joaquina Domingues; n.m. de Manuel José Cunha e de Marcelina Rosa Domingues. Nasceu nos Lourenços, São Paio, a 28/7/1885 e foi batizado pelo padre JAF no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós maternos.  

 

DOMINGUES, José Bento. Filho de Manuel António Domingues e de Maria Rosa Afonso. N.p. de Vitorino Joaquim Domingues e de Ana Teresa Domingues, com casa no Paço; n.m. de António Joaquim Afonso e de Rosa Domingues, todos lavradores. Nasceu nos Lourenços, São Paio, a 26/1/1890 e foi batizado pelo padre MJV a 28 desse mês e ano. Padrinhos: José Manuel Afonso, solteiro, seu tio materno, e Maria da Conceição Domingues, solteira, sua tia paterna, do lugar do Paço. // Morreu na Vila de Ponte da Barca a 1/4/1951. A sua viúva, Ana, embarcou para o Brasil (NM 984, de 1/7/1951). // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 973, de 8/4/1951: «No passado dia 1 faleceu em Ponte da Barca, terra da naturalidade de sua esposa, o nosso conterrâneo José Bento Domingues, irmão do senhor Alfredo Domingues, do Nogueiral, e abastado proprietário em Manaus, Brasil. O extinto que gozava de muita consideração, deixa mergulhada em profunda dor sua esposa e parentes…»

 

DOMINGUES, José Caetano. Filho de Maria Francisca Domingues, solteira, lavradora, residente que foi na Costinha, Rouças. // Foi casado em segundas núpcias com Maria José Gonçalves. // Lavrador. // Faleceu no lugar da Veiga, São Paio, a 4/4/1889, com todos os sacramentos. // Tinha 52 anos de idade. // Os seus restos mortais jazem na igreja de S. Paio. // Não fizera testamento. // Deixou uma filha da primeira esposa.

 

DOMINGUES, José Caetano (?). Filho de Luís Joaquim Domingues e de Josefa Alves, lavradores, de Cavencas. N.p. de Luís Domingues e de Ana (ou Maria) Domingues, da Ponte; n.m. de Teresa Alves, tendeira. Nasceu em São Paio a 19/11/1861 e foi batizado a 21 desse mês. Madrinha: a avó materna. 

 

DOMINGUES, José da Cruz. Filho de Luís Joaquim Domingues e de Josefa Alves, lavradores, residentes no lugar de Cavencas. N.p. de Luís Domingues e de Maria Domingues, da Ponte; n.m. de Teresa Alves, de Cavencas. Nasceu em São Paio a 3/5/1858 e foi batizado dois dias depois. Madrinha: a avó materna. // Nota: parece que faleceu em 1861.  

 

DOMINGUES, José Firmino. Filho de Simão António Domingues e de Aurélia Maria Gonçalves, ele de São Paio e ela de Fiães, moradores na Carpinteira. N.p. de José Joaquim Domingues e de Maria de Oliveira, do dito lugar; n.m. de José Gonçalves do Rego e de Clara Fernandes, da Jugaria, Fiães, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 11/2/1868 e foi batizado a 13 desse mês. Padrinhos: padre José Joaquim Domingues Ribeiro e Maria José Meleiro, solteira, ambos da Carpinteira. // Em 1918 estava solteiro e encontrava-se em parte incerta do Brasil; nesse ano foi citado pelo juízo de direito da comarca de Melgaço a fim de assistir a todos os termos do inventário a que se procedia por morte de seu pai (JM 1216, de 27/7/1918).  

 

DOMINGUES, José Francisco. Filho de Francisco José Domingues e de Maria Joaquina Domingues, moradores no lugar de Lourenços. N.p. de José Francisco Domingues e de Maria Alves, de Sante; n.m. de Domingos José Domingues e de Rosa Maria Rodrigues, de Lourenços. Nasceu em S. Paio a 8/2/1858 e foi batizado a 11 desse mês. Padrinhos: o avô paterno e Ana Maria Alves, solteira, de Sante.

 

DOMINGUES, José Francisco. Filho de Francisco José Domingues e de Joaquina Rosa Domingues, ele de Rouças e ela de São Paio, moradores na Carpinteira. N.p. de João Caetano Domingues e de Ana Maria Fernandes, do Telheiro, Rouças; n.m. de José Joaquim Domingues e de Maria Rosa de Oliveira, da Carpinteira, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 3/8/1874 e foi batizado a seis desse mês e ano. Padrinhos: José Domingues e Joana Domingues, solteiros, ambos do Telheiro, Rouças.  

 

DOMINGUES, José Joaquim. Filho de Pedro Domingues e de Ana Maria Pires, lavradores, residentes que foram no lugar da Carpinteira. // Casou com Maria Rosa de Oliveira, de quem ficou viúvo. // Faleceu no dito lugar a 23/1/1874, de repente, sem sacramentos. // Tinha 72 anos de idade. // Foi sepultado na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou filhos. 

 

DOMINGUES, José Joaquim (Padre). Filho de Manuel Caetano Domingues e de Margarida José Esteves, lavradores, residentes no lugar da Carpinteira. N.p. de Manuel Domingues e de Maria Ribeira, do dito lugar; n.m. de João Esteves e de Antónia Ribeiro, de Prado. Nasceu em São Paio a 4/5/1805 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Figueiredo e Domingas Domingues, do Regueiro. // Faleceu na Carpinteira a 28/9/1880 e foi sepultado na igreja de São Paio. // Nota: assinava José Joaquim Domingues Ribeiro, em homenagem às suas avós – ver esse nome.

 

DOMINGUES, José Joaquim. Filho de Luís Manuel Domingues e de Maria Domingues, moradores no lugar da Ponte. N.p. de Manuel António Domingues e de Maria Joana Esteves, do dito lugar; n.m. de José Domingues e de Maria de Freitas, da Devesa. Nasceu em S. Paio a 19/5/1820 e foi batizado a 21 desse mês. Padrinhos: Manuel Joaquim Pinheiro e sua irmã Antónia, do lugar da Raza. 

 

DOMINGUES, José Joaquim. Filho de Maria Gertrudes Domingues, moradora no lugar de Baratas. N.m. de Francisco Domingues e de Maria Luísa Marinho, da freguesia das Neves, bispado de Tui. Nasceu em São Paio a 29/5/1839 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: João Rodrigues, de Baratas, e Joaquina Matildes Codesso, do lugar de Quingostas.  

 

DOMINGUES, José Joaquim. Filho de Henrique Joaquim Domingues e de Maria Rosa Trancoso, moradores em Cavencas. N.p. de António Joaquim (ou José) Domingues e de Maria Teresa de Freitas; n.m. de António Félix Trancoso e de Joana Rosa Codesseira, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 13/12/1865 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinho: padre Manuel José Meleiro de Castro, cura de São Paio. // Faleceu em casa dos pais a 17/11/1869, e foi sepultado na igreja.   

 

DOMINGUES, José Luís. Filho de Manuel José Domingues e de Joana Maria dos Santos. Neto paterno de Matias Domingues e de Maria Lourenço, todos moradores no lugar da Gaia; neto materno de João dos Santos e de Maria Rosa Rodrigues, de Trás-do-Coto, Prado. Nasceu em São Paio a 17/4/1802 e foi batizado a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Gomes e sua mulher Rosa Pinheiro, do lugar do Barral, Paderne.

 

DOMINGUES, José Luís. Filho de António Joaquim Domingues e de Maria Teresa de Freitas, camponeses. Nasceu em São Paio em Outubro de 1834. // Casou com Ludovina Vitória Cardoso, natural de Bilhões, Rouças, filha de Manuel José Cardoso e de Manuela Francisca Domingues, lavradores. // A 28/6/1873 nasceu ao casal um filho, a quem puseram o nome de Francisco José Domingues. // A sua esposa faleceu no lugar da Rasa a 15/9/1891.     

 

DOMINGUES, José Manuel. // Do lugar da Costa. // Filho-família. // Faleceu solteiro, com todos os sacramentos, a 4/7/1858, e foi sepultado na igreja no dia seguinte, com ofício de corpo presente de cinco padres.  

 

DOMINGUES, José Manuel. Filho de José Maria Domingues e de Isabel Ventura Alves, moradores no lugar da Costa, São Paio. N.p. de Manuel António Domingues e de Isabel Maria Meleiro, do Requeixo, Rouças; n.m. de António José Alves e de Maria Luísa Lourenço. Nasceu em São Paio a 5/6/1830 e foi batizado pelo padre JD no dia seguinte. Madrinha: Maria Teresa Alves, solteira, tia da neófita, do lugar da Costa.

 

DOMINGUES, José Manuel. Filho de Maria Rosa Domingues, moradora no lugar de Lourenços. Neto materno de Custódio Domingues e de Maria Luísa Alves, do dito lugar. Nasceu em São Paio a 23/5/1833 e foi batizado a 26 desse mês e ano. Padrinhos: padre Manuel José Gonçalves de Carvalho e Maria Rosa do Couto, da Casa da Gaia. // Faleceu no lugar de Lourenços a --/--/1913, com 80 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 76, de 23/11/1913).  

 

DOMINGUES, José Manuel. Filho de Manuel José Exposto e de Marcelina Rosa Domingues, moradores em Lourenços. Neto paterno de avós desconhecidos; neto materno de Manuel António Domingues e de Teresa Codesseira. Nasceu em São Paio a 13/1/1852 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: Manuel José Lourenço e sua mulher, Joaquina Domingues, tia da criança, da Carpinteira.

 

 

 

 

 

 

 

DOMINGUES, José Manuel (Arquiteto). Filho de Álvaro Augusto Domingues e de Maria de Fátima Pires. Nasceu na maternidade do hospital da Santa Casa da Misericórdia de Melgaço a --/--/196-, mas foi registado na Conservatória do Registo Civil como natural de São Paio de Melgaço. // É professor na Escola Carlos Amarante, Braga, e explicador na sua área de conhecimentos. // Embora solteiro, é pai de José Diogo Balas Domingues.

 

DOMINGUES, José Maria. // De Sante. // Viúvo. // Morreu com todos os sacramentos, a 6/5/1841, e foi sepultado na igreja no dia seguinte.

 

DOMINGUES, José Roque. Filho de Manuel Caetano Domingues e de Maria Joaquina Figueiredo, moradores no lugar da Costa. N.p. de José Joaquim Domingues e de Maria Rosa de Oliveira, da Carpinteira; n.m. de Manuel José de Figueiredo e de Maria Francisca Alves, da Costa, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 2/10/1868 e foi batizado a 4 desse mês e ano. Padrinho: Aniceto José Domingues, irmão do bebé. // Tamanqueiro. // Morava no sítio do Regueiro da Ponte, Fiães, quando casou na igreja daquela freguesia, a 28/12/1905, com a sua parente e conterrânea, Maria Joaquina Dias, de 35 anos de idade, doméstica, filha de Manuel Caetano Dias e de Rosa Emília Domingues, naturais de São Paio. Testemunhas presentes: Manuel José Gonçalves, casado, lavrador, do lugar da Jugaria, e Manuel Joaquim Alves, casado, lavrador, de Ladronqueira, ambos de Fiães. // Faleceu a --/--/1940 (confirmar). // Pai de Abílio Augusto, nascido em Fiães a 17/1/1906. 

 

DOMINGUES, José Xavier. Filho de Filomena Domingues. Nasceu em São Paio a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 119, de 6/10/1914). // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1002, de 25/11/1951: «Por ter sofrido um golpe de machada na perna esquerda quando cortava lenha no monte deu entrada no hospital da SCMM, onde ficou internado, José Xavier Domingues, solteiro, de 31 anos de idade, do lugar de Sante, freguesia de Paderne  

 

DOMINGUES, Josefa. // Do Paço. // Faleceu a 14/5/1831, sendo amortalhada segundo o uso da terra, e sepultada na igreja com ofício de corpo presente de dez padres.

 

DOMINGUES, Josefa Caetana. Filha de Diogo Manuel Domingues e de Maria de Castro, moradores no lugar de Carvalha Furada. N.p. de Manuel António Domingues e de Maria Joana Esteves, da Ponte; n.m. de Manuel José de Castro e de Rosa Afonso, de Carvalha Furada. Nasceu em São Paio a 10/2/1812 e foi batizada a 13 desse mês.

 

DOMINGUES, Júlio Albano. Filho de António Joaquim Domingues e de Maria Teresa de Freitas, moradores no Regueiro. N.p. de Manuel António Domingues e de Margarida [Rosa] Esteves, da Carpinteira; n.m. de Jerónimo de Freitas e de Maria José Durães, de Cavencas. Nasceu em São Paio a 1/2/1839 e foi batizado a 4 desse mês. Padrinhos: padre José Joaquim Domingues e Rosa Maria Domingues, tios do menino. // À margem: «falecido».

 

DOMINGUES, Júlio Albano. Filho de António Joaquim Domingues e de Maria Teresa de Freitas, moradores na Raza. N.p. de Manuel Caetano (!) Domingues e de Margarida Rosa Esteves, da Carpinteira; n.m. de Jerónimo de Freitas e de Maria José Durães, de Cavencas. Nasceu em São Paio a 26/9/1840 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: padre José Joaquim Domingues e Rosa Maria Domingues, tios do bebé. // À margem: «faleceu de idade de 18 anos».  

 

DOMINGUES, Justina. Filha de Manuel António Domingues e de Maria Rosa Afonso. N.p. de Vitorino Joaquim Domingues e de Ana Rosa Domingues; n.m. de António Joaquim Afonso e de Rosa Matildes Domingues. Nasceu no lugar dos Lourenços, São Paio, a 27/11/1897 e foi batizada nesse mesmo dia. Padrinhos: José Manuel Afonso e Joaquina Rosa Fernandes, casados, todos lavradores. // Casou a 27/12/1920 com Justino, de 24 anos de idade, natural de Paderne, filho de Manuel Caetano Rodrigues e de Joaquina Matildes Esteves. // Enviuvou a 1/3/1986 e faleceu em Paderne a 21/9/1993, com noventa e cinco anos de idade.     

 

DOMINGUES, Justino. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1445, de 26/8/1962: «Agosto, 25. Faleceu no lugar da Costa, freguesia de São Paio, o senhor Justino Domingues (Justino da Peneda), que há vários anos fixou residência nesta freguesia. Pêsames à família enlutada.»

 

DOMINGUES, Laura de Jesus. Filha de Manuel Augusto Domingues e de Maria José Meleiro. Nasceu em São Paio a --/--/1931 (NM 125, de 20/9/1931).

 

DOMINGUES, Laurinda. Filha de José Dias Domingues e de Maria da Conceição Domingues, ele natural de Rouças e ela de São Paio, lavradores. N.p. de Damião Domingues e de Antónia Dias; n.m. de Vitorino Joaquim Domingues e de Ana Teresa Domingues. Nasceu no lugar de Paço, São Paio, a 29/6/1895 e foi batizada pelo padre AE no mesmo dia. Padrinhos: António Domingues e Antónia Dias, ambos casados, lavradores, de Bilhões, Rouças. // Casou na CRCM a 25/3/1937 com Ismael Augusto Batista. // O seu marido morreu em Miragaia, Porto, a 29/7/1951. // Ela faleceu em Rouças, Melgaço, a 13/4/1975.

 

DOMINGUES, Lina Caetana. Filha de Manuel José Domingues e de Isabel Durães, lavradores, residentes no lugar de Cavencas. // Casou com Caetano José Domingues, de quem ficou viúva. // Faleceu no dito lugar a 12/2/1874, com todos os sacramentos. // Tinha 72 anos de idade. // Foi sepultada na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou um filho. 

 

DOMINGUES, Lina de Jesus (ou Luísa de Jesus). Filha de Diogo Manuel Domingues e de Maria de Castro, moradores no lugar de Carvalha Furada. N.p. de Manuel António Domingues e de Maria Joana Esteves; n.m. de Manuel José de Castro e de Rosa Afonso. Nasceu em São Paio a 3/6/1807 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: Bento Manuel Domingues e Domingas de Castro, solteiros, do dito lugar.  

 

DOMINGUES, Lina Rosa. Filha de Manuel António Domingues e de Rosa Maria de Castro, moradores no lugar de Carvalha Furada. N.p. de Diogo Manuel Domingues e de Maria de Castro, do dito lugar; n.m. de Manuel Caetano de Castro e de Maria Gertrudes Lourenço. Nasceu em São Paio a 8/3/1840 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Joaquim Domingues e sua mulher, Antónia Maria de Castro, do Regueiro. // Casou com Manuel José, filho de Rosa Maria Rodrigues, de Real, na igreja de São Paio, a 27/12/1871. // Faleceu no lugar de Real a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 92, de 22/3/1914). // Com geração.    

 

DOMINGUES, Lindolfo. Filho de António Augusto Domingues, natural de São Paio, e de Josefa Pereira, natural de Paderne, jornaleiros, moradores no lugar da Gaia. Neto paterno de Manuel Joaquim Domingues e de Maria Carolina Esteves; neto materno de António Joaquim Pereira e de Maria Rosa Alves. Nasceu em São Paio a 6/4/1905 e foi batizada na igreja a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Álvaro António Gomes, solteiro, artista, e a avó materna do bebé. // Casou na CRCM a 7/3/1929 com Angelina Perpétua Gil. // Morreu em Cristóval a 22 de Março de 1969.

 

DOMINGUES, Ludovina. Filha de Simão António Domingues e de Aurélia Maria Gonçalves, ele de São Paio e ela de Fiães, moradores no lugar da Carpinteira. N.p. de José Joaquim Domingues e de Maria de Oliveira, do dito lugar; n.m. de José Gonçalves do Rego e de Clara Fernandes, da Jugaria, Fiães. Nasceu em São Paio a 19/9/1865 e foi batizada a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Gonçalves e sua filha Ludovina, solteira, do lugar da Jugaria, todos lavradores.

 

DOMINGUES, Ludovina Rosa. Filha de Manuel José Exposto e de Marcelina Rosa Domingues, moradores no lugar de Lourenços. Neta paterna de avós desconhecidos; neta materna de Manuel António Domingues e de Teresa Codesseira, do sobredito lugar. Nasceu em São Paio a 26/9/1853 e foi batizada a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Lourenço e sua mulher, Joaquina Rosa Domingues, do lugar da Carpinteira. 

 

DOMINGUES, Ludovina Rosa. Filha de Simão António Domingues e de Aurélia Maria Gonçalves, lavradores, residentes na Carpinteira, São Paio. Nasceu em 1868 e foi empregada de Bernardo António Pereira de Castro, de Eiró, Rouças, viúvo, de quem teve vários filhos. // Casaram a 18/7/1905 e enviuvou a 23/11/1905. // Finou-se a 10/7/1927. // É bisavó do professor José Albano Domingues, nascido em Rouças a 15/1/1951, a residir em Braga.      

 

DOMINGUES, Luís. // Do lugar da Ponte. // Faleceu a 8/8/1834, viúvo, e foi sepultado na igreja no dia 9. 

 

DOMINGUES, Luís António. Filho de Manuel António Domingues e de Teresa Codesseira. N.p. de Domingos Domingues e de Antónia Gonçalves; n.m. de José Codesseira e de Maria de Freitas, todos dos Lourenços. Nasceu em São Paio a 25/12/1804 e foi batizado a 30 desse mês. Padrinhos: Manuel José Esteves e sua filha Ana Maria, do dito lugar. // Nota: é possível que seja o mesmo senhor que morreu solteiro, a 28/12/1833, sendo sepultado na igreja dois dias depois.  

 

DOMINGUES, Luís Joaquim. Filho de Luís Manuel Domingues e de Maria Luísa Domingues, lavradores. Neto paterno de Manuel António Domingues e de Maria Joana Esteves; neto materno de José Domingues e de Maria (de Queirós?), do lugar da Igreja. Nasceu em São Paio, no lugar de Cavencas, a 18/3/1827, e foi batizado na igreja pelo padre JVC a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Joaquim Garcia e sua mulher Maria Rosa, galegos, moradores no lugar de Fonte. // Casou com Josefa Luísa Alves, filha de Teresa Maria Alves, moradora no lugar de Cavencas. // Enviuvou a 25/7/1898. // Morreu no lugar dos Raposos, freguesia de Prado, a 1/10/1909, no estado de viúvo, com testamento, com filhos, e foi sepultado no cemitério daquela freguesia melgacense.  

 

DOMINGUES, Luís Manuel. Filho de Joaquim Domingues e de Josefa Maria Alves, moradores no lugar de Cavencas. N.p. de Luís Manuel Domingues e de Maria Domingues, da Ponte; n.m. de Teresa Alves, solteira, de Cavencas. Nasceu em São Paio a 10/5/1869 e foi batizado a 12 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Domingues e sua irmã, Maria Teresa Domingues, solteiros, de Cavencas, todos lavradores. 

 

DOMINGUES, Manuel. // De Carvalha Furada, São Paio. // Casou com Domingas Afonso. // Fez testamento a 19/3/1781.  

 

DOMINGUES, Manuel. // Da Costa, São Paio. // Fez testamento a 2/4/1781.

 

DOMINGUES, Manuel. // Da Carpinteira. // Faleceu, já viúvo, e foi sepultado na igreja a 3/10/1806. // Fizera testamento.

 

DOMINGUES, Manuel (Remil?). // De Cavaleiro Alvo. // Faleceu viúvo, sendo sepultado na igreja, com ofício de corpo presente, a 2/12/1807.

 

DOMINGUES, Manuel. // Do Regueiro. // Faleceu, sendo sepultado na igreja a 24/12/1810. 

 

DOMINGUES, Manuel (Bamil?!). // De Cavaleiro Alvo. // Faleceu a 16/2/1815.

 

DOMINGUES, Manuel (Boleta). // De Sante. // Faleceu a 12/11/1820. // A sua viúva, Maria Gonçalves, morreu a 2 de Março de 1823.

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de -------- Domingues e de ----------------------------. Nasceu em Cabeceira de Sante. // Faleceu solteiro, com todos os sacramentos, sem testamento, a 4/9/1858, e foi sepultado na igreja no dia seguinte, sem ofício, por ser pobre, e também porque «não havia número suficiente de padres em a Igreja Matriz desta freguesia», explica o pároco que redigiu o assento.

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de Manuel Caetano Domingues e de Margarida José Esteves, lavradores. // Faleceu no lugar da Carpinteira a 10/9/1864, com todos os sacramentos, solteiro. // Tinha 70 anos de idade. // Fizera testamento, numa nota que deixou. // Tal como seus pais, trabalhara na agricultura.   

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de Manuel José Domingues e de Teresa Meleiro, lavradores, residentes que foram em Cavaleiro Alvo. // Lavrador. // Faleceu no dito lugar, a 14/3/1877, com todos os sacramentos, solteiro, e foi sepultado na igreja. // Fizera testamento.   

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de Manuel Joaquim Domingues e de ----------- Rosa Codesseira, moradores no lugar da Devesa. N.p. de ---------- António Domingues e de Maria Joaquina da Silva; n.m. de Manuel António Codesseira e de Isabel Joaquina Vaz, todos lavradores. Nasceu em S. Paio a 16/2/1867 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Secundino José Alves, solteiro, do Paço, e Carolina Rosa Gonçalves, solteira, lavradora, de Rouças.  

 

DOMINGUES, Manuel António. Filho de ------- Domingues e de ------------------. Nasceu na Carpinteira. // Faleceu viúvo, a 9/8/1828.

 

DOMINGUES, Manuel António. // De Lourenços. // Viúvo. // Faleceu sem sacramentos, por ter morrido repentinamente, a 18/3/1859, e foi sepultado na igreja no dia 20, com ofício de corpo presente de dez sacerdotes, conforme o seu testamento. 

 

DOMINGUES, Manuel António. Filho de Francisco Domingues e de Domingas Fernandes, lavradores, naturais das freguesias de S. Paio e Paderne. Nasceu na década de 90 do século XVIII. // Casou com Maria Rosa Vaz, de quem ficou viúvo. // Faleceu no lugar de (Carreira?), a 21/7/1870, só com a extrema-unção. // Tinha 72 anos de idade e foi sepultado na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou filhos.

 

DOMINGUES, Manuel António. Filho de Manuel José Domingues e de Joana Maria dos Santos. N.p. de Matias Domingues e de Maria Lourenço, todos moradores no lugar da Gaia; n.m. de João dos Santos e de Maria José Rodrigues. Nasceu em São Paio a 4/6/1800 e foi batizado a 10 desse mês e ano. Padrinhos: António José da Costa, solteiro, e Francisca Luísa, solteira, filha de António Esteves, ambos do Barral, Paderne. 

 

DOMINGUES, Manuel António. Filho de Diogo Manuel Domingues e de Maria de Castro, moradores em Carvalha Furada. N.p. de Manuel António Domingues e de Maria Joana Esteves, da Ponte; n.m. de Manuel José de Castro e de Rosa Afonso, de Carvalha Furada. Nasceu em São Paio a 26/7/1809 e foi batizado a 30 desse mês e ano. Padrinhos: António José Castro e Antónia Rosa Alves, de Carvalha Furada. // Casou com Rosa Maria, filha de Manuel Caetano de Castro e de Maria Gertrudes Lourenço, de Barreiros. // Com geração.

 

DOMINGUES, Manuel António. Filho de Luís Manuel (ou Luís Joaquim) Domingues e de Maria Luísa Domingues, residentes no lugar da Ponte, lavradores. N.p. de Manuel António Domingues e de Maria Joana, do dito lugar; n.m. de José Domingues e de Maria de Freitas, da Devesa. Nasceu em São Paio a 10/7/1814 e foi batizado a 13 desse mês e ano. Padrinhos: António Domingues e mulher, Maria Gonçalves, da Ponte. // Casou com Maria Joaquina, filha de Manuel José da Silva e de Rosa Maria Domingues, de Lourenços, de quem ficou viúvo. // Lavrador. // Faleceu no lugar do Paço, São Paio, a 17/5/1886, com todos os sacramentos, e foi sepultado na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou filhos.   

 

DOMINGUES, Manuel António. Filho de Domingos José Domingues e de Rosa Maria Rodrigues, moradores em Lourenços. N.p. de Domingos Domingues e de Antónia Gonçalves, do dito lugar; n.m. de Manuel Rodrigues e de Ana Alves, de Sante. Nasceu em S. Paio a 22/9/1816 e foi batizado a 25 desse mês. Padrinhos: António Rodrigues e sua irmã Maria Rosa, de Sante.

 

DOMINGUES, Manuel António. Filho de António Domingues e de Maria Teresa de Freitas, moradores no lugar de Cavencas. N.p. de Manuel Caetano Domingues e de Margarida, da Carpinteira; n.m. de Jerónimo Freitas e de Maria José Pereira, de Cavencas. Nasceu em São Paio a 25/12/1831 e foi batizado pelo padre MJGC a 27 desse mês e ano. Padrinhos: António José de Freitas e Maria Rosa Lourenço, do Lagendo.

 

DOMINGUES, Manuel António (Granja). Filho de António Joaquim Domingues e de Marcelina Rosa Gonçalves, moradores no lugar da Granja de Cima. N.p. de Luís Domingues e de Maria Rosa Esteves, da Ponte; n.m. de António Manuel Gonçalves e de Isabel de Oliveira, da Carpinteira. Nasceu em São Paio a 4/4/1841 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: António Manuel Gonçalves, da Carpinteira, e Maria Rosa Gonçalves, da Granja. // Casou a 14/7/1870 com Maria José, de 24 anos de idade, nascida em Prado, filha de Manuel Narciso Gomes e de Maria Josefa Martins, lavradores, residentes na Breia, e neta paterna de Manuel José Gomes (Morgado da Breia) e de Ana Rodrigues; e bisneta de Leandro Gomes e de Guiomar Alves. Testemunhas do ato: Manuel Joaquim da Costa, do Cruzeiro, e Manuel Caetano Dias, da Granja, casados. // Morreu em Santo Amaro, Prado, a 11/5/1918 e a sua viúva a 7/9/1920. // Com geração (ver em Prado).   

 

DOMINGUES, Manuel António. Filho de Luís Joaquim Domingues e de Josefa Luísa Alves, moradores no lugar de Cavencas. N.p. de Luís Manuel Domingues e de Maria Luísa Domingues, da Ponte; n.m. de Teresa Maria Alves, de Cabanelas, freguesia de Santa Maria do Leirado, Ourense. Nasceu em São Paio a 19/6/1853 e foi batizado dois dias depois. Madrinha: a sua avó materna. // Lavrador-artista. // Casou a 1/5/1886 com Angelina Rosa, de 22 anos de idade, filha de José Luís Rodrigues e de Maria Caetana Gonçalves, lavradores, da Raza. Testemunhas do ato: Manuel Joaquim da Costa, casado, lavrador, do Cruzeiro, e Manuel Joaquim Rodrigues, casado, artista, da Barreira. // Morreu na Raza a 31/8/1886, só com o sacramento da penitência, e foi sepultado na igreja. // Não fizera testamento.   

 

DOMINGUES, Manuel António. // Nasceu por volta de 1854. // Morreu no lugar dos Lourenços a --/--/1929, com 75 anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 41, de 8/12/1929).  

 

DOMINGUES, Manuel António. Filho de Vitorino Joaquim Domingues e de Ana Teresa Domingues, lavradores, residentes no lugar do Paço. N.p. de José Caetano Domingues e de Clara Rosa Domingues, da Costinha, Rouças; n.m. de José Manuel Domingues e de Maria Domingues, do lugar de Ponte. Nasceu em São Paio a 23/4/1861 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel António de Freitas e sua mulher, Maria Teresa Domingues, do Lagendo. // Lavrador. // Casou a 14/6/1885 com a sua parente em 4.º grau de consanguinidade, Maria Rosa, de 25 anos, solteira, filha de António Joaquim Afonso e de Rosa Domingues, rurais, de Lourenços. Testemunhas do acto: M.J. Costa, do Cruzeiro, e Manuel Joaquim Esteves, do Paço, casados, rurais.    

 

DOMINGUES, Manuel António. Filho de Simão António Domingues e de Aurélia Maria Gonçalves, ele de São Paio e ela de Fiães, moradores no lugar da Carpinteira. N.p. de José Joaquim Domingues e de Maria de Oliveira, do dito lugar; n.m. de José Gonçalves do Rego e de Clara Fernandes, da Jugaria, Fiães. Nasceu em São Paio a 19/7/1878 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinhos: padre José Joaquim Domingues Meleiro e Maria José Meleiro, solteira, ambos da Carpinteira. // Casou com Ema Barreiros. // Em 1918 já estava casado e residia na cidade de Lisboa; nesse ano ele e a esposa foram citados pelo juízo de direito da comarca de Melgaço a fim de assistirem a todos os termos do inventário orfanológico a que se procedia por óbito de seu pai. // Faleceu na freguesia de ----------------, Monte Pedral, Lisboa, a 17 de Setembro de 1943 (?).  

 

DOMINGUES, Manuel António. Filho de Manuel Joaquim Domingues e de Maria Teresa Alves. Neto paterno de Manuel António Domingues e de Rosa Vaz; neto materno de Manuel António Alves e de Maria Joaquina Rodrigues. Nasceu em São Paio a 19/8/1880 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel António Alves e Ana Rosa Alves, solteiros, tios maternos do bebé, todos de Sante, lavradores. // Casou na igreja de Paderne a 27/3/1911 com Maria Joaquina, de 39 anos de idade, solteira, doméstica, natural de Paderne, residente no lugar de Sante, filha de Francisco José Lourenço e de Joaquina Rosa de Carvalho (ou Maria José de Carvalho), padernenses. // Enviuvou a 21/10/1959.  

 

DOMINGUES, Manuel António. Filho de António José Domingues e de Elvira Maria Batista. Nasceu em São Paio a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 124, de 10/11/1914).

 

DOMINGUES, Manuel António. Filho de -------- Domingues e de ------------. Nasceu em S. Paio a --/--/19--. // Casou com Soraida Josefina Perez, venezuelana. // Em 1997 moravam em Corujeiras, SMP (VM 1081).

 

DOMINGUES, Manuel Augusto. Filho de José Augusto Domingues e de Maria das Dores Gomes. Nasceu em São Paio a --/--/1938 (NM 397).

 

DOMINGUES, Manuel Caetano. Filho de Paulo Caetano e de Antónia Maria Domingues, moradores no lugar da Ponte. N.p. de Maria Domingues, solteira, do dito lugar; n.m. de José Domingues e de Isabel Domingues, da Peneda, Gavieira. Nasceu em São Paio a 10/1/1825 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: padre João Manuel Esteves, de Queirão, Paderne, e Joaquina Matildes Codesso, do lugar das Quingostas.

 

DOMINGUES, Manuel Caetano. Filho de José Joaquim Domingues e de Maria Rosa de Oliveira. Neto paterno de Marcelino Pedro Domingues e de Ana Pires, de Rouças; neto materno de Inácio de Oliveira e de Ana Lourenço, da Carpinteira. Nasceu em São Paio a 1/7/1827 e foi batizado pelo padre JVC a 4 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Caetano Alves Salgado (por procuração) e sua mãe, Maria Rosa Pires, ambos de Rouças. // Lavrador. // Casou em primeiras núpcias com Maria Joaquina Figueiredo, de quem enviuvou. // Em segundas núpcias casou, a 31/1/1877, com Florinda Rosa, de 50 anos de idade, solteira, filha de Manuel António de Carvalho e de Joaquina Rosa da Rosa, lavradores, do lugar da Costa. Testemunhas: Bento José Rodrigues, do Granjão, Paderne, e Francisco José Rebelo, do Cruzeiro, São Paio, ambos casados. // Morreu a 8/11/1892, com todos os sacramentos, no estado de casado com Florinda Rosa de Carvalho, com testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja.

 

DOMINGUES, Manuel Francisco. Filho de António Domingues e de Maria Gonçalves, moradores no lugar da Ponte. N.p. de Manuel Domingues e de Maria da Ribeira, da Carpinteira; n.m. de Francisco Gonçalves e de Páscoa Domingas da Vila, da Ponte. Nasceu em São Paio a 26/3/1801 e foi batizado a 29 desse mês. Padrinhos: Domingos Álvares e sua filha Ana, dos Lourenços.

 

DOMINGUES, Manuel Francisco. Filho de Manuel Joaquim Domingues e de Maria Teresa Alves Garelha. N.p. de Manuel António Domingues e de Rosa Vaz; n.m. de Manuel António Alves Garelha e de Maria Joaquina Rodrigues. Nasceu em Sante, São Paio, a 2/9/1886 e foi batizado pelo padre JAF a 5 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Alves Garelha, tio materno, e Maria Joaquina Rodrigues, solteiros, residentes em Sante, todos lavradores.             

 

DOMINGUES, Manuel Francisco. Filho de José Domingues e de Rosa Esteves. Nasceu em São Paio a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 143, de 30/3/1915).

 

DOMINGUES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel José Domingues e de Maria Joana dos Santos, lavradores, residentes que foram no Barral, São Paio. Nasceu na década de noventa do século XVIII. // Casou com Luísa Teresa da Vila, de quem ficou viúvo. // Faleceu no dito lugar, a 26/12/1870, com todos os sacramentos. // Tinha 78 anos de idade. // Foi sepultado na igreja de São Paio. // Não fizera testamento. // Deixou filhos.  

 

DOMINGUES, Manuel Joaquim. Filho de Caetano Domingues e de Maria Durães. N.p. de Manuel Domingues e de Maria Fernandes; n.m. de Sebastião Durães e de Maria Mendes, todos da Carpinteira. Nasceu em S. Paio a 23/11/1801 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: Joaquim Pinheiro e sua irmã, do lugar da Raza.

 

DOMINGUES, Manuel Joaquim. Filho de Maria Gertrudes Domingues, moradora no lugar de Alote. N.m. de Francisco Domingues e de Maria Luísa Marinho, do bispado de Tui. Nasceu em S. Paio a 10/11/1834 e foi batizado a 12 desse mês. Padrinhos: Manuel Afonso, de Lourenços, e Eufrásia Maria de Barros, de Alote.

 

DOMINGUES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Joaquim Domingues e de Luísa Teresa da Vila, moradores no Barral. N.p. de Manuel José Domingues e de Maria Joana dos Santos, da Gaia; n.m. de João Francisco da Vila e de Domingas Antónia de Araújo, do Barral. Nasceu em São Paio a 27/6/1836 e foi batizado a 28 do mesmo mês. Padrinhos: João Luís de Caldas (por procuração) e Maria Joana da Vila (sua esposa?), esta presente. // Lavrador. // Casou a 29/8/1868 com Maria Carolina, de 22 anos de idade, solteira, lavradora, da Gaia, São Paio, filha de Manuel António Esteves e de Ana Joaquina Alves. Testemunhas: padre António Luís de Araújo e Cunha, da Casa e Quinta da Gaia, e Simão António Cordeiro, da Nogueira, Paderne.   

 

DOMINGUES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel António Domingues e de Maria Joaquina da Silva, moradores no lugar da Ponte. N.p. de Luís Manuel Domingues e de Maria Luísa Domingues, do dito lugar; n.m. de Manuel José da Silva e de Maria Rosa Domingues, do lugar dos Lourenços. Nasceu em São Paio a 13/5/1837 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: padre-cura Manuel José Meleiro de Castro e Joaquina Rosa Domingues, tia da criança. // Lavrador. // Casou a 9/7/1865 com Ana Rosa Codesseira, de 26 anos de idade, solteira, lavradora, filha de Manuel António Codesseira e de Isabel Maria Vaz, do lugar da Raza. Testemunhas: Manuel Joaquim Domingues e Vitorino Joaquim Domingues, casados, lavradores, do lugar do Paço. // Enviuvou a 1/3/1899. // Morreu no lugar da Deveza a 27/1/1911, com todos os sacramentos, no estado de viúvo, com testamento, com geração, e foi sepultado no cemitério.  

 

DOMINGUES, Manuel Joaquim. Filho de Carlota Joaquina Domingues, moradora no lugar do Paço. Neto materno de Paulo Caetano Domingues (Paulo da Ponte) e de Antónia Domingues, moradores no dito lugar. Nasceu em São Paio a 1/7/1852 e foi batizado a 4 desse mês e ano. Madrinha: Joaquina Matildes Codesso, solteira, do lugar das Quingostas. // Lavrador. // Casou a 8/3/1880 com Maria Rosa, filha de João Manuel Fernandes e de Maria Teresa Domingues, lavradores, de Sante. Testemunhas: M.J. da Costa, do Cruzeiro, e António Joaquim Codesso, casado, lavrador, residente em Sante. // Com geração. // Nota: também ficou conhecido por Manuel Joaquim Domingues Cela.

 

DOMINGUES, Manuel Joaquim. Filho de Daniel Luís Domingues e de Ana Cândida Cardoso, lavradores, recebidos na freguesia de SMP. N.p. de António José Domingues e de Antónia Joaquina Fernandes; n.m. de Antónia Joaquina Carneiro. Nasceu em Real, São Paio, a 30/12/1894, e foi batizado pelo padre António Esteves a 7/1/1895. Padrinhos: Manuel Pinto, guarda reformado, e Maria Caetana da Costa, casados, da Vila de Melgaço. // Casou na CRCM a 25/5/1927 com Maria Rosa Álvares. // Pertenceu à Guarda Nacional Republicana. // Ambos faleceram em Chaviães: a esposa a 11/11/1969 e ele a 21/5/1992, no lugar de Fonte; foram sepultados no cemitério daquela freguesia.

  

DOMINGUES, Manuel José (Padre). // Em 1798 era pároco encomendado da freguesia de São Paio. // Morreu no lugar da Raza, a 30/1/1826. // Deixou testamento.

 

DOMINGUES, Manuel José. // Da Raza. // Faleceu viúvo, a 28/2/1828. 

 

DOMINGUES, Manuel José. // De Lourenços. // Faleceu a 19/2/1842, com todos os sacramentos, solteiro, e foi sepultado na igreja no dia seguinte. // Não deixou testamento. 

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de Manuel António Domingues e de Maria Joaquina Codesseira, moradores no lugar da Carpinteira. N.p. de António Domingues e de Maria de Freitas, do dito lugar; n.m. de Francisco Codesseira e de Antónia de Freitas, do Nogueiral. Nasceu em São Paio a 25/12/1798 e foi batizado a 30 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Codesseira e sua mulher Maria Rosa Durães, do Nogueiral.  

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de Manuel António Domingues e de Teresa Codesseira. N.p. de Domingos Domingues e de Antónia Gonçalves; n.m. de José Codesseira e de Maria de Freitas, todos dos Lourenços. Nasceu em São Paio a 13/9/1802 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Esteves e sua filha Ana Maria Esteves, solteira, dos Lourenços.

 

DOMINGUES, Manuel José (Padre). // Em 1836 era encomendado da freguesia de São Paio.

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de Custódio Domingues e de Maria Luísa Alves, moradores em Lourenços. N.p. de Manuel Domingues e de Maria Domingues, de Castro Laboreiro; n.m. de João Alves e de Maria Domingues, de Baratas. Nasceu em São Paio a 4/6/1805 e foi batizado a 9 desse mês e ano. Padrinhos: António Afonso e Antónia Domingues, dos Lourenços. 

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de António Domingues e de Maria Rosa Meixeiro, moradores em Lourenços, São Paio. N.p. de João Domingues e de Maria Alves, do dito lugar; n.m. de António Meixeiro e de Maria Gertrudes Alves, de Bilhões, Rouças. Nasceu em São Paio a 6/3/1812 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Bento Meixeiro e sua mulher, Maria, da Carpinteira. // Casou com Isabel Maria, filha de Manuel Esteves e de Rita Rodrigues, de Mareco, Castro Laboreiro, de quem enviuvou. // Faleceu em Lourenços a 5/11/1862, com todos os sacramentos, e foi sepultado na igreja no dia seguinte. // Fizera testamento. // Não deixou descendência. // Lavrador.   

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de Inácio Domingues e de Maria Rosa de Freitas, moradores no lugar de Real. N.p. de João Domingues e de Mariana Alves, da Carreira; n.m. de Manuel de Freitas e de Maria Afonso, de Real. Nasceu em São Paio a 12/9/1822 e foi batizado a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Figueiredo e Domingas Domingues, do Regueiro.  

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de Joaquim Domingues e de Rosa Maria Esteves, moradores em Sante. N.p. de António Domingues e de Joana Afonso, do dito lugar; n.m. de Manuel António Esteves e de Ana Maria Mendes, de Covelo, Paderne, termo de Valadares. Nasceu em São Paio a 4/3/1831 e foi batizado pelo padre JD a 7 desse mês. Padrinhos: padre Manuel José Meleiro, cura de S. Paio, e Josefa Maria Esteves, de Covelo, Paderne.

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de Joaquim Domingues e de Antónia Maria de Castro, moradores no lugar do Regueiro. N.p. de Manuel António Domingues e de ----------------------, de Cubalhão; n.m. de Manuel Caetano de Castro e de Maria Gertrudes Lourenço, dos Barreiros. Nasceu em São Paio a 10/2/1835 e foi batizado a 12 do mesmo mês e ano. Padrinhos: padre Manuel José Gonçalves de Carvalho e Teresa Luísa Vaz, do lugar do Regueiro. 

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de Manuel Joaquim Domingues e de Luísa Teresa, do Barral. N.p. de Manuel José Domingues e de Joana dos Santos, da Gaia; n.m. de João Francisco da Vila e de Domingas Antónia de Araújo, do Barral. Nasceu em São Paio a 21/4/1835 e foi batizado a 23 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim de Caldas e sua mãe, Maria Joana Rita, do Barral.

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de Manuel José Domingues e de Isabel Maria Esteves, moradores em Lourenços. N.p. de António Domingues e de Maria Rosa Meixeiro, do dito lugar; n.m. de Manuel Esteves e de Rita Rodrigues, de Campelo, Castro Laboreiro. Nasceu em São Paio a 16/3/1839 e foi batizado a 18 desse mês e ano. Padrinho: Domingos Afonso, solteiro.

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de Maria Joaquina Domingues, solteira, moradora no lugar da Ponte. N.m. de Luís Manuel Domingues e de Rosa Maria Fernandes, do dito lugar. Nasceu em São Paio a 18/3/1839 e foi batizado a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António ----------- e sua mulher, do lugar do Lagendo. 

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de João Manuel Domingues e de Maria Rosa Lourenço. Neto paterno de Pedro Domingues e de Isabel Maria, de Rouças; neto materno de Manuel Luís Lourenço e de Maria Caetana Alves. Nasceu em São Paio a 18/2/1840 e foi batizado a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos José Fernandes e Ana Rosa Fernandes, do lugar da Carreira. // Lavrador. // Tinha 23 anos de idade, era solteiro, morava em Cerdedo, Rouças, quando casou (*) na igreja de Rouças a 2/9/1863 com Florinda Rosa de Castro (**), de 15 anos de idade, solteira, roucense, filha de Simão António de Castro e de Maria Rosa Gonçalves, do lugar do Cerdedo. Testemunhas: padre António de Neiva, do lugar do Crasto, e Domingos José Gonçalves, casado, lavrador, do lugar da Igreja. // Morreu a 22/3/1902, no lugar do Cerdedo, com todos os sacramentos, com 62 anos de idade, no estado de casado com Florinda Rosa de Castro, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no cemitério local. /// (*) Apresentou ao sacerdote «documento de fiança para substituição do serviço do Exército». /// (**) Teve de apresentar ao pároco parecer do Juízo Orfanológico.  

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de Francisco José Domingues e de Maria Joaquina Domingues, moradores no lugar de Lourenços, São Paio. N.p. de José Francisco Domingues e de Maria Alves, de Sante; n.m. de Domingos José Domingues e de Rosa Maria Rodrigues, de Lourenços. Nasceu em São Paio a 7/11/1853 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: avô paterno e Ana Maria Alves, ambos de Sante. // Lavrador. // Casou a 18/5/1882 com a sua parente em 3.º grau de consanguinidade, Maria Joaquina, de 36 anos de idade, solteira, filha de Manuel José da Cunha e de Marcelina Rosa Domingues, lavradores, residentes no lugar de Lourenços. Testemunhas do acto religioso: Manuel Joaquim de Caldas, casado, lavrador, do lugar do Barral, e José Joaquim Puga, casado, lavrador, de Barata, ambos de São Paio. // Nota: parece ser o mesmo senhor que faleceu em 1938 (NM 389).

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de Manuel Caetano Domingues e de Maria Joaquina de Figueiredo, moradores no lugar da Costa. N.p. de José Joaquim Domingues e de Maria Rosa de Oliveira, da Carpinteira; n.m. de Manuel de Figueiredo e de Maria Francisca Alves, do Regueiro. Nasceu em São Paio a 6/4/1857 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Simão António Domingues e Joaquina Rosa Domingues, da Carpinteira, tios do bebé.   

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de José Luís Domingues e de Ludovina Vitória Cardoso, moradores na Raza. N.p. de António Joaquim Domingues e de Maria Teresa de Freitas, do dito lugar; n.m. de Manuel José Cardoso e de Manuela Francisca Domingues, de Bilhões, Rouças. Nasceu em São Paio a 26/9/1859 e foi batizado a 28 desse mês. Padrinhos: Henrique José Domingues, tio do bebé, e Manuela Francisca Domingues, avó. 

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de Henrique José (ou Joaquim) Domingues e de Maria Rosa Trancoso, moradores em Cavencas. N.p. de António José (ou Joaquim) Domingues e de Maria Teresa de Freitas, da Raza; n.m. de António Félix Trancoso e de Joana Rosa Codesseira, lavradores. Nasceu em São Paio a --/--/1862 e foi batizado 21/3/1862. Padrinhos: padre Manuel José Meleiro de Castro, da Raza, e Ana Rosa Codesseira, solteira, lavradora.

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de Simão António Domingues e de Maria Gonçalves do Rego, ele de São Paio e ela de Fiães, moradores na Carpinteira. N.p. de José Joaquim Domingues e de Maria Rosa de Oliveira, do dito lugar; n.m. de José Gonçalves do Rego e de Clara Fernandes, da Jugaria, Fiães, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 19/1/1873 e foi batizado a 23 desse mês. Padrinhos: o padre José Joaquim Domingues Ribeiro e Ana Joaquina Domingues, solteira, da Carpinteira.

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de António Joaquim Domingues e de Maria Luísa Sistelo, jornaleiros, moradores no lugar do Regueiro. Neto paterno de Joaquim Domingues e de Antónia Maria de Castro, do dito lugar; neto materno de José Sistelo e de Rosa Dias, de Além, Paderne. Nasceu em São Paio a 1/8/1880 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: Manuel José de Caldas, solteiro, da Carpinteira, e Maria Joaquina Castro, casada, de Cavencas, todos lavradores. // Oficial de pedreiro. // Casou na igreja de São Paio a 1/1/1905 com Rosa de Jesus Esteves, de 24 anos de idade, solteira, serviçal, moradora no lugar do Paço, sua conterrânea, filha de António Joaquim Esteves e de Rosa Maria Domingues, jornaleiros. Testemunhas: Firmino Augusto Carpinteiro e Vicente de Jesus Gonçalves, casados, oficiais de pedreiro. // Ambos os cônjuges faleceram em São Paio: a esposa a 5/1/1935 e ele a 12/5/1959. 

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de António Joaquim Domingues e de Maria da Glória Meleiro. Nasceu em São Paio a --/--/1930 (NM 49, de 9/2/1930).  

 

DOMINGUES, Marcelina Rosa. Filha de Manuel António Domingues e de Maria Teresa Codesseira. N.p. de Domingos Domingues e de Antónia Gonçalves; n.m. de José Codesseira e de Maria de Freitas, todos de Lourenços. Nasceu em São Paio a 28/12/1816 e foi batizada a 1/1/1817. Padrinhos: Domingos José Domingues e sua irmã Rosa Maria, do dito lugar. // Camponesa. // Mãe solteira de Maria Joaquina. // Casou com o pai da menina, Manuel José da Cunha, ficando, assim, legitimada a criança. // Faleceu no lugar dos Lourenços a 20/9/1891, com todos os sacramentos, no estado de casada, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja paroquial.  

 

DOMINGUES, Maria. Filha de Francisco Domingues e de Maria de Fontes, de São Paio. // Morou nas Carvalhiças, lugar da Vila de Melgaço, SMP, e foi mãe solteira de Manuel António, nascido em SMP a 19/12/1774. 

 

DOMINGUES, Maria. // Casou com António Marques, de Cavaleiro Alvo. // Faleceu a 20/3/1806 e foi sepultada na igreja, com ofício de corpo presente.

 

DOMINGUES, Maria. // Foi casada com Luís Gonçalves, do Pombal, de quem enviuvou. // Faleceu, sendo sepultada na igreja, a 7/9/1806.

 

DOMINGUES, Maria. // Do lugar da Carpinteira. // Faleceu a 11/11/1810.

 

DOMINGUES, Maria. // Casou com José Meleiro, de quem enviuvou. // Moraram na Carpinteira. // Faleceu a 11/10/1814. // Deixou testamento. 

 

DOMINGUES, Maria. // Do lugar do Pombal. // Faleceu a 6/2/1821.

 

DOMINGUES, Maria. // Do lugar da Ponte. // Faleceu a 13/4/1831, sendo amortalhada com túnica de São Francisco e hábito de freira por cima; foi sepultada na igreja com ofício de corpo presente de seis padres. 

 

DOMINGUES, Maria. // De Sante. // Viúva. // Faleceu, só com o sacramento da extrema-unção, a 27/8/1840, e no dia seguinte foi sepultada na igreja.  

 

DOMINGUES, Maria. // Da Ponte. // Solteira. // Faleceu a 11/3/1851, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja no dia seguinte, com ofício de corpo presente de seis padres.

 

DOMINGUES, Maria. // De Cavaleiro Alvo. // Faleceu no estado de viúva, a 26/3/1851, com o sacramento da penitência, não recebendo os demais devido à sua enfermidade, só com testamento vocal, e foi sepultada na igreja, com ofício de corpo presente de sete padres, no dia 27. 

 

DOMINGUES, Maria. // De Cavencas. // Faleceu viúva, a 16/7/1851, com todos os sacramentos, e foi sepultada na igreja, com ofício de corpo presente de seis padres, no dia 18. 

 

DOMINGUES, Maria. // De Lourenços. // Faleceu solteira, a 31/1/1859, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja a 2 de Fevereiro desse mesmo ano.

 

DOMINGUES, Maria. Filha de Francisco Domingues e de Domingas Fernandes, lavradores, de São Paio, residentes que foram em Sante. Nasceu na década de 80 do século XVIII. // Lavradeira. // Casou com António Fernandes, de quem ficou viúva. // Faleceu em Lourenços, a 21/3/1868, com todos os sacramentos. // Tinha 84 anos de idade. // Foi sepultada na igreja. // Fizera testamento. // Deixou filhos. 

 

DOMINGUES, Maria. Filha de Manuel José Domingues e de Teresa Meleiro, lavradores, residentes que foram em Cavaleiro Alvo. Nasceu na década de 90 do século XVIII. // Casou com António Lopes, de quem ficou viúva. // Faleceu no dito lugar, a 22/8/1881, com os sacramentos da penitência e da extrema-unção. // Tinha 90 anos de idade. // Foi sepultada na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou filhos.

 

DOMINGUES, Maria dos Anjos. Filha de Alfredo Domingues e de Rosa da Pureza Fernandes. Nasceu em São Paio a --/--/1932 (NM 155, de 3/7/1932).

 

DOMINGUES, Maria Augusta. Filha de Daniel Luís Domingues e de Ana Cândida Cardoso, lavradores. N.p. de António José Domingues e de Antónia Joaquina Fernandes; n.m. de Antónia Joaquina Carneiro. Nasceu em Real, São Paio, a 4/3/1897 e foi batizada pelo padre AE a 11 desse mês. Padrinhos: Manuel Pinto e Maria Caetana da Costa, casados, da Vila de Melgaço. // Casou na CRCM a 8/2/1920 com Alberto, de 25 anos, de SMP, filho de Vitorino Augusto dos Santos Lima e de Maria de Nazaré Esteves. // O marido faleceu nos Baixos Pirinéus a 25/5/1928 e ela finou-se a 25/1/1990 na Vila de Melgaço. // Mãe do Horácio, antigo motorista da «Auto Viação Melgacense», casado com Fátima Ferreira Cardoso, com taberna na Loja Nova.    

 

DOMINGUES, Maria Caetana. // Foi casada com Francisco Alves, do lugar do Regueiro. // Faleceu a 2/11/1822.

 

DOMINGUES, Maria Caetana. Filha de Manuel António Domingues e de Maria Joaquina da Silva, moradores em Sante. N.p. de Luís Manuel Domingues e de Maria Luísa Domingues, do dito lugar; n.m. de Manuel José da Silva e de Rosa Maria Domingues, de Lourenços. Nasceu em São Paio a 16/5/1842 e foi batizada a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Gonçalves e sua irmã, Maria Caetana Gonçalves, ambos do lugar da Ponte. // Camponesa. // Faleceu a 20/1/1896, no lugar da Ponte, com todos os sacramentos, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja.

 

DOMINGUES, Maria da Conceição. Filha de Vitorino Joaquim Domingues e de Ana Teresa (ou Ana Rosa) Domingues, ele natural de Rouças e ela natural de São Paio, moradores no lugar do Paço. Neta paterna de João Caetano Domingues e de Clara Rosa Domingues, da Costinha, Rouças; neta materna de Luís José Domingues e de Maria Luísa de Freitas, do lugar da Ponte. Nasceu em São Paio a 23/4/1868 e foi batizada a 26 desse mês e ano. Padrinhos: António José Esteves, casado, e Maria da Conceição, solteira, de Cousso, ambos residentes no lugar da Ponte, São Paio, todos lavradores. // Camponesa. // Casou a 12/5/1895 com José Dias Domingues, de 26 anos de idade, tacheiro, natural de Rouças. // Faleceu a 31/8/1901, no lugar da Ponte, com todos os sacramentos, no estado de casada, sem testamento, com filhos (ver Laurinda Domingues), e foi sepultada no adro da igreja paroquial.     

 

DOMINGUES, Maria da Conceição. Filha de António Augusto Domingues e de Rosa de Jesus Dias. Nasceu em São Paio a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 150, de 23/5/1915). // Nota: deve ser a mesma senhora que em 1996 já estava viúva; morava em Barata (VM 1063).

 

DOMINGUES, Maria Gertrudes. // Da Quinta de Alote. // Faleceu a 24/3/1815.

 

DOMINGUES, Maria Gertrudes. Filha de Francisco Domingues e de Maria Luísa Marinho, da freguesia das Neves, bispado de Tui, moradores que foram em Baratas, São Paio de Melgaço. // Lavradeira. // Faleceu no dito lugar de Baratas, a 6/8/1866, solteira, com 60 anos de idade. // Foi sepultada na igreja de São Paio. // Não fizera testamento. // Deixou filhos. 

 

DOMINGUES, Maria de Jesus. Filha de Benezinda Rosa Domingues. Nasceu em São Paio a --/--/1933 (NM 198, de 18/6/1933). // Nota: deve ser a mesma senhora que faleceu no lugar da Ponte, São Paio, em 1995 (VM 1042).

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. // Da Carpinteira. // Faleceu solteira, a 2/10/1827.

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de Manuel António Domingues e de Teresa Codesseira. N.p. de Domingos Domingues e de Antónia Gonçalves; n.m. de José Codesseira e de Maria de Freitas, todos dos Lourenços. Nasceu em São Paio a 8/8/1806 e foi batizada a 10 desse mês. Madrinha: Maria Codesseira, solteira, do mesmo lugar. 

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de Manuel Caetano Domingues e de Margarida José Esteves, moradores na Carpinteira. N.p. de Manuel Domingues e de Maria Ribeiro, do dito lugar; n.m. de João Esteves e de Antónia Domingues, de Trás-do-Coto, Prado. Nasceu em São Paio a 27/3/1811 e foi batizada a 31 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos José Durães e sua mulher, Josefa Maria Lopes de Azevedo, da Carpinteira. 

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de João Domingues e de Ana Fernandes, lavradores, de São Paio. // Lavradeira. // Casou com Manuel Gonçalves, de quem ficou viúva. // Faleceu no Paço, São Paio, a 25/3/1879, com todos os sacramentos. // Tinha 65 anos de idade. // Foi sepultada na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou filhos. 

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de Inácio Domingues e de Maria Rosa de Freitas, rurais, moradores no lugar de Real. N.p. de João Domingues e de Mariana Alves, da Carreira; n.m. de Manuel de Freitas e de Maria Afonso, de Real. Nasceu em São Paio a 20/4/1815 e foi batizada a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Figueiredo e sua mulher Domingas Domingues, do Regueiro. // Camponesa. // Faleceu a 20/10/1898, no lugar de Real, com todos os sacramentos, no estado de viúva de Manuel José Esteves, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja.  

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de Domingos José Domingues e de Rosa Maria Rodrigues, rurais, moradores no lugar dos Lourenços. Neta paterna de Domingos Domingues e de Antónia Gonçalves, do dito lugar; neta materna de Manuel Rodrigues e de Ana Alves, de Sante. Nasceu em São Paio a 27/5/1822 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: António Rodrigues e Maria Rosa Rodrigues, de Sante, solteiros. // Faleceu a 7/6/1895, no lugar dos Lourenços, com todos os sacramentos, no estado de viúva de Francisco José Domingues, com testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja.

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de Manuel António Domingues e de Rosa Maria de Castro, moradores no lugar de Carvalha Furada. Neta paterna de Diogo Manuel Domingues e de Maria de Castro, do dito lugar; neta materna de Manuel Caetano de Castro e de Maria Gertrudes Lourenço, de Barreiros (?). Nasceu em São Paio a 11 (?) de Maio de 1835 e foi batizada a 19 desse mês e ano. Padrinhos: António José Domingues, solteiro, e Antónia Maria de Castro, tios da criança. // (Gémea de Caetano Manuel). // Lavradeira. // Casou a 3/11/1873 com o viúvo de Maria Rosa Trancoso, Henrique José Domingues, lavrador, de 43 anos de idade, residente em Cavencas, filho de António Joaquim Domingues e de Maria Teresa de Freitas. // Faleceu a 5/5/1905, no lugar das Cabencas, com todos os sacramentos, no estado de viúva, com testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério paroquial. 

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de Manuel José Domingues e de Isabel Maria Esteves, moradores no lugar de Lourenços. N.p. de António Domingues e de Maria Rosa Meixeiro, do dito lugar; n.m. de Manuel Esteves e de Rita Rodrigues, de Mareco, freguesia de Santa Maria de Castro Laboreiro. Nasceu em São Paio a 16/5/1841 e foi batizada a 20 desse mês e ano. Padrinho: Domingos José Afonso, de Lourenços. // Faleceu em 1859.   

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de Marcelina Rosa Domingues, lavradeira, moradora em Lourenços. Neta materna de Manuel António Domingues e de Teresa Codesseira, do dito lugar. Nasceu em São Paio a 29/6/1846 e foi batizada a 1 de Julho desse ano. Madrinha: Teresa Domingues, tia da criança. // Em virtude de seus pais (Manuel José da Cunha e Marcelina Rosa Domingues) terem casado, ficou legitimada. // Casou a 18/5/1882 com o seu parente em 3.º grau, Manuel José, de 29 anos de idade, solteiro, lavrador, filho de Francisco José Domingues e de Maria Joaquina Domingues, do lugar de Lourenços.   

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de Francisco José Domingues e de Ana Rosa Fernandes, lavradores, residentes no lugar da Carreira. N.p. de Pedro José Domingues e de Isabel Maria Rodrigues, do lugar do Porto, Rouças; n.m. de Domingos José Fernandes e de Maria Caetana Alves, da Carreira. Nasceu em São Paio a 4/2/1850 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: António Joaquim Domingues (substituído no acto pelo avô materno da criança) e sua mulher, Ana Joaquina Esteves, do lugar de Perzes, Rouças. // Camponesa. // Casou a 14/10/1880 com António José Gonçalves, de 44 anos de idade, viúvo de Teresa Joaquina Domingues, lavrador, residente no lugar de Sante, filho de José Maria Gonçalves e de Ana Maria Pires, lavradores, residentes que foram no lugar de Real. Testemunhas: Manuel Joaquim Vieites, da Carreira, e M.J. da Costa, do lugar do Cruzeiro, casados, lavradores. // Faleceu a 30/1/1911, no lugar da Carreira, com todos os sacramentos, no estado de viúva de António José Gonçalves, com testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério.     

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de José Caetano Domingues e de Maria José Gonçalves, ele de Rouças e ela de São Paio, moradores na Veiga. N.p. de Maria Francisca Domingues, solteira, de Crasto, Rouças; n.m. de António José Gonçalves e de Antónia Joaquina Esteves, do Nogueiral, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 28/2/1874 e foi batizada a 4 de Março desse ano. Padrinhos: Manuel António Rodrigues e sua mulher, Maria Joaquina Gonçalves, da Bouça, Prado. // Faleceu a 31/3/1874 e foi sepultada na igreja.     

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de Manuel Joaquim Domingues e de Ana Rosa Codesseira, moradores no lugar da Devesa. N.p. de Manuel António Domingues e de Maria Joaquina da Silva, do lugar da Ponte; n.m. de Manuel António Codesseira e de Isabel Joaquina Alves, da Devesa, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 1/6/1876 e foi batizada três dias depois. Padrinhos: Manuel António Codesseira, solteiro, do Telheiro, Rouças, e Maria Joaquina Domingues, solteira, da Ponte, São Paio. // Faleceu na sua freguesia natal a 29/3/1946 (?). 

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de António Joaquim Domingues e de Maria Luísa Sistelo. N.p. de Joaquim Domingues e de Antónia Maria de Castro; n.m. de José Sistelo e de Rosa Dias. Nasceu no Regueiro, São Paio, a 14/7/1883 e foi batizada pelo presbítero José Joaquim Rodrigues a 16 desse mês. Padrinhos: Henrique José Domingues e Maria Joaquina de Castro, residentes em Cavencas, todos lavradores.

 

DOMINGUES, Maria José. Filha de Joaquim Domingues e de Antónia Maria Lourenço de Castro, moradores no lugar do Regueiro. N.p. de António Domingues e de Rita Lima, de Cubalhão; n.m. de Manuel Caetano de Castro e de Maria Gertrudes Lourenço, de Barreiros. Nasceu em São Paio a 30/10/1839 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Luís Vieites, do Regueiro, e sua mulher, Teresa Vaz. 

 

DOMINGUES, Maria Julieta. Filha de Lucinda Augusta do Rosário Domingues. Nasceu em São Paio a --/--/1940 (NM 480, de 4/2/1940).

 

DOMINGUES, Maria Justina. Filha de Manuel Caetano Domingues e de Maria Joaquina Figueiredo, moradores no lugar da Costa. N.p. de José Joaquim Domingues e de Maria Rosa de Oliveira, da Carpinteira; n.m. de Manuel José Figueiredo e de Maria Francisca Alves, do Requeixo, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 14/9/1865 e foi batizada no dia seguinte. Padrinho: José José Domingues, viúvo, lavrador, da Carpinteira. // Casou com o consentimento dos pais, por ser menor, a 20/5/1886, com Inácio, de 33 anos de idade, solteiro, lavrador, da Carpinteira, filho de António José de Oliveira e de Maria Florinda Soares, nesse ano já defuntos.  

 

DOMINGUES, Maria do Livramento. // Nasceu por volta de 1925. // Faleceu em São Paio a --/--/2021, com noventa e seis anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/5/2021). 

 

DOMINGUES, Maria Luísa. // De Carvalha Furada. // No dia 22/4/1848 partia para uma viagem sem regresso, com todos os sacramentos, sendo sepultada na igreja no dia seguinte. // Fizeram um ofício por sua alma a dois de Maio desse ano. 

 

DOMINGUES, Maria Luísa. Filha de Francisco Domingues e de Maria Luísa Domingues. N.p. de Manuel Domingues e de Domingas Afonso, todos moradores em Carvalha Furada; n.m. de João Domingues e de Isabel Domingues, de Virtelo, Cousso. Nasceu em São Paio a 1/7/1801 e foi batizada a 5 desse mês e ano. Padrinhos: António Domingues e sua mulher Maria Luísa Esteves, do lugar de Carvalho, freguesia de Cima de Mouro. // Casou com Manuel António, filho de António José Vaz e de Maria Rosa Gomes.

 

DOMINGUES, Maria Luísa. Filha de Francisco Domingues e de Domingas de Castro, lavradores, residentes que foram em Carvalha Furada. // Lavradeira. // Faleceu no dito lugar, a 17/1/1870, com todos os sacramentos, solteira. // Tinha 57 anos de idade. // Foi sepultada na igreja. // Fizera testamento. // Sem geração. 

 

DOMINGUES, Maria de Lurdes. Filha de Armando José Domingues e de Laurinda Táboas, emigrantes em Clamart, França. // Casou na igreja de São Paio a 6/8/1997 com Jean Max, filho de Jean Hauteuse e de Madelaine Mani, moradores em Sens. // O almoço foi servido na Albergaria Boavista.  

 

DOMINGUES, Maria Rosa. // Faleceu a 11/1/1830 e foi sepultada na igreja a 13 desse mês.

 

DOMINGUES, Maria Rosa. // Morou na Cabeceira de Sante. // Faleceu solteira, sem sacramentos, por não darem parte, a 11/9/1846, e foi sepultada na igreja no dia seguinte. 

 

DOMINGUES, Maria Rosa. // Do lugar de Lourenços. // Faleceu no estado de solteira, apenas com o sacramento da extrema-unção, não recebendo os demais por impedimento, e sem testamento, a 19/6/1857, e foi sepultada na igreja no dia 20, com ofício de corpo presente de sete padres.  

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de João Domingues e de Maria Ferreira, lavradores, moradores em Lourenços. Nasceu na década de sessenta (ou setenta) do século XVIII. // Casou com Inácio Manuel de Abreu, de quem ficou viúva. // Faleceu no citado lugar, com 92 anos de idade, mais ou menos, com todos os sacramentos, a 22/9/1861, e foi sepultada na igreja no dia seguinte. // Não fizera testamento e deixou dois filhos: Mariana e Manuel de Abreu.     

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de Manuel José Domingues e de Joana Maria (ou Maria Joana) dos Santos, rurais. N.p. de Matias Domingues e de Maria Lourenço, todos moradores no lugar da Gaia; n.m. de João dos Santos e de Maria José Rodrigues, de Prado. Nasceu em São Paio a 17/8/1798 e foi batizada a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Caetano da Costa e seu genro, Manuel António Gomes, que serviu de madrinha, de Ceivães, termo de Valadares. // Lavradeira. // Casou com Manuel José Dias. // Faleceu no lugar da Gaia a 1/8/1867, apenas com a extrema-unção, por se achar alienada do juízo. // Foi sepultada na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou filhos.  

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de Manuel António Domingues e de Maria Joaquina Quintela, lavradores, residentes no lugar da Carpinteira. Nasceu na década de 90 do século XVIII. // Lavradeira. // Casou com João Manuel Rodrigues, de quem ficou viúva. // Faleceu na Raza, a 18/9/1869, com todos os sacramentos. // Tinha 70 anos de idade. // Foi sepultada na igreja. // Fizera testamento. // Não deixou filhos.  

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de Diogo Manuel Domingues e de Maria Rosa de Castro, lavradores. // Casou com António Caetano Vaz, de quem ficou viúva. // Lavradeira. // Faleceu em Carvalha Furada a 18/3/1880, com todos os sacramentos. // Tinha 80 anos de idade. // Foi sepultada na igreja. // Fizera uma disposição particular para o espiritual. // Deixou filhos.

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de Manuel Joaquim (ou Manuel José) Domingues e de Luísa Teresa da Vila. N.p. de Manuel José Domingues e de Joana Maria dos Santos, da Gaia; n.m. de João Francisco da Vila e de Domingas de Araújo, do Barral, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 28/6/1832 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: João Luís Pereira de Castro e filha, Maria Joana, do Barral, São Paio. // Faleceu a 12/12/1860, com todos os sacramentos, solteira, sem testamento, e foi sepultada na igreja nesse dia (!).  

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de Manuel António Domingues e de Maria Rosa Vaz, lavradores, residentes no lugar de Sante. // Faleceu no dito lugar, a 22/12/1872, com todos os sacramentos, solteira. Tinha 36 anos de idade. Foi sepultada na igreja de São Paio. Não fizera testamento. Não deixou filhos.

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de José Maria Domingues e de Isabel Alves, moradores no lugar da Costa, São Paio. Neta paterna de Manuel António Domingues e de Isabel Maria Meleiro, de Rouças; neta materna de António José Alves e de Maria Luísa Lourenço, do lugar da Costa. Nasceu em São Paio a 30/10/1836 e foi batizada a 1 de Novembro desse ano. // Lavradeira. // Faleceu a 20/3/1911, no lugar do Regueiro, com todos os sacramentos, no estado de viúva de Manuel José de Freitas (*), sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério. /// (*) Manuel José Freitas fora casado com Maria Rosa de Carvalho.   

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de João Manuel Domingues e de Maria Luísa Lourenço, moradores no lugar da Carreira. N.p. de Pedro José Domingues e de Isabel Maria Rodrigues, do lugar do Porto, Rouças; n.m. de Manuel Luís Lourenço e de Maria Caetana Alves, da Carreira. Nasceu em São Paio a 31/3/1849 e foi batizada a 1 de Abril desse ano. Padrinhos: Manuel Francisco Codesso e Maria Rosa Fernandes, de Real. // Faleceu a 30/10/1852 e foi sepultada na igreja a 1 de Novembro.  

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de Francisco José Domingues e de Maria Joaquina Domingues, moradores no lugar de Sante. N.p. de José Francisco Domingues e de Maria Alves, do dito lugar; n.m. de Domingos José Domingues e de Rosa Maria Rodrigues, do lugar de Lourenços. Nasceu em São Paio a 24/9/1855 (ou 1856?) e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: José Francisco Domingues e Ana Maria Alves, de Sante. // Faleceu na sua terra natal a 20 de Fevereiro de 1947 (?), com 90, ou 91, anos de idade. 

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de ------------- Domingues e de -----------------------------. Nasceu por volta de 1856. // Faleceu no lugar da Granja, São Paio, a --/--/1916, com 60 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 224, de 12/11/1916).

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de José Luís Domingues e de Ludovina Vitória Cardoso, moradores no lugar da Raza. N.p. de António Joaquim Domingues e de Maria Teresa de Freitas, do dito lugar; n.m. de Manuel José Cardoso e de Manuela Francisca Domingues, de Bilhões, Rouças. Nasceu em São Paio a 31/5/1858 e foi batizada 2 de Junho desse ano. Padrinhos: Henrique José Domingues e Manuela Francisca Domingues, tio paterno e avó materna. // Casou a 15/12/1879 com Manuel José Gomes, de 29 anos de idade, lavrador, filho de Manuel Joaquim Gomes e de Teresa de Jesus Domingues, residentes no lugar de Barreira, São Paio. // Com geração.  

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de Manuel Caetano Domingues e de Maria Joaquina de Figueiredo, residentes no lugar da Costa, lavradores. N.p. de José Joaquim Domingues e de Maria Rosa de Oliveira, da Carpinteira; n.m. de Manuel José Figueiredo e de Maria Francisca Alves, do lugar da Costa. Nasceu em São Paio a 20/1/1861 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: José Joaquim Domingues, casado, lavrador, avô paterno da criança, e Maria Antónia Gomes, casada, lavradora e tendeira, dos Casais, Cristóval. 

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de Vitorino Joaquim Domingues e de Ana Teresa Domingues, ele de Rouças e ela de São Paio, moradores no Paço. N.p. de João Caetano Domingues e de Clara Rosa Domingues, da Costinha, Rouças; n.m. de Luís Manuel Domingues e de Maria Domingues, da Ponte. Nasceu em São Paio a 21/5/1863 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel António de Freitas e mulher, Maria Teresa Domingues, do Lagendo, todos lavradores. // Faleceu em casa dos pais a 3/8/1864 e foi sepultada na igreja.

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de José Manuel Domingues e de Maria Rosa Gonçalves, residentes no lugar dos Lourenços. N.p. de Maria Rosa Domingues, solteira, do dito lugar; n.m. de Maria do Carmo Gonçalves, solteira, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 22/10/1870 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: padre José Joaquim Rodrigues, do lugar de Soutulho, e Claudina Rosa Alves, casada, do lugar dos Lourenços. // Faleceu no lugar dos Lourenços, São Paio, a 26/6/1941. // Gémea de Claudina Rosa.  

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de António Luís Domingues e de Maria da Conceição Gonçalves, ele de São Paio e ela de Cousso, moradores no lugar da Ponte. N.p. de Luís Joaquim Domingues e de Josefa Luísa Alves, de Cavencas; n.m. de José Gonçalves e de Antónia Maria Domingues, de Virtelo, Cousso, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 3/9/1875 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós paternos. // Casou na igreja a 13/8/1894 com o seu conterrâneo Francisco Fernandes Cela, de 29 anos de idade, solteiro, lavrador. // Faleceu em São Paio a 25/2/1955. 

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de José Manuel Domingues e de Maria Rosa Lopes, caseiros, sampaienses. Nasceu em São Paio por volta de 1881. // Tinha 28 anos de idade, era solteira, morava no lugar dos Lourenços, quando casou na igreja local a 10/2/1909 com Manuel Francisco Gonçalves, de 30 anos de idade, solteiro, natural de Cubalhão. 

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de Manuel António Domingues e de Angelina Rosa Rodrigues. N.p. de Luís Domingues e de Josefa Luísa Alves, moradores em Cavencas; n.m. de José Luís Rodrigues e de Maria Caetana Gonçalves, com morada na Rasa, todos lavradores. Nasceu na Raza, São Paio, a 20/12/1886, e foi batizada pelo padre JAF nesse dia. Padrinhos: os seus avós paternos. // Faleceu na sua freguesia a 5/2/1969. // Nota: a esta senhora, ou à de baixo, foi-lhe negado (sessão de 11/6/1913) o subsídio de lactação que solicitava à Câmara Municipal para sua filha Rosa Maria (Correio de Melgaço n.º 54, de 22/6/1913).   

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de Rosa Maria Domingues, solteira. Neta materna de José Luís Domingues e de Ludovina Vitória Cardoso. Nasceu na Raza, São Paio, a 9/2/1887 e foi batizada pelo padre JAF a 11 desse mês e ano. Padrinhos: António José Domingues e Joaquina Rosa Domingues, tios maternos, solteiros, todos lavradores e com a sua habitação na Rasa. // Faleceu na sua freguesia a 22/6/1979, com 92 anos de idade.      

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de Manuel José Domingues e de Rosa de Jesus Esteves. Nasceu em São Paio a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 70, de 12/10/1913).

 

DOMINGUES, Maria do Rosário. Filha de -------- Domingues e de Zélia Rodrigues, moradores na Carpinteira, São Paio. Nasceu por volta de 1966. // Morreu com apenas 25 anos de idade, em França, onde casara com um francês, e foi a sepultar num cemitério desse país a 3/7/1991 (VM 943).

 

DOMINGUES, Maria Teresa. // Da Veiga. // Faleceu solteira, a 17/2/1815. // Deixou testamento.

 

DOMINGUES, Maria Teresa. Filha de António José Domingues e de Maria Gonçalves, lavradores, residentes no lugar da Ponte. N.p. de Manuel Domingues e de Maria da Ribeira, da Carpinteira; n.m. de Francisco Gonçalves e de Páscoa Domingues, da Ponte. Nasceu em São Paio a 9/6/1798 e foi batizada a 13 desse mês. Padrinhos: Manuel António de Castro e sua filha Maria Teresa (futura mãe do Tomás das Quingostas), de Cavencas. // Casou com António José Esteves. // Faleceu no lugar da Ponte, S. Paio, a 31/3/1874, com todos os sacramentos, e foi sepultada na igreja. // Fizera testamento. // Não deixou filhos.    

 

DOMINGUES, Maria Teresa. Filha de Luís Manuel Domingues e de Rosa Fernandes, moradores em Cavencas. N.p. de Manuel António Domingues e de Maria Joana, da Fonte; n.m. de Manuel António Fernandes e de Maria Teresa de Castro, do lugar do Porto, Rouças. Nasceu em São Paio a 24/4/1805 e foi batizada a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António de Castro e sua filha Maria Teresa, de Cavencas. // Lavradeira. // Casou com Manuel António de Freitas. // Faleceu no Lagendo a 16/6/1871, com todos os sacramentos, e foi sepultada na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou filhos.    

 

DOMINGUES, Maria Teresa. Filha de António Domingues e de Maria Meixeiro, moradores no lugar de Lourenços. N.p. de João Domingues e de Maria Alves, do dito lugar; n.m. de António Meixeiro e de Maria Gertrudes Alves, de Bilhões, Rouças. Nasceu em São Paio a 30/3/1807 e foi batizada a 2 de Abril desse ano. Padrinhos: António Domingues, viúvo, e sua filha Teresa, do lugar de Cavaleiro Alvo.  

 

DOMINGUES, Maria Teresa. Filha de Bento Manuel Domingues e de Maria Durães, lavradores, residentes que foram no lugar de Lourenços. // Lavradeira. // Casou com Domingos José Gonçalves, de quem ficou viúva. // Finou-se a 15/9/1888, nos Lourenços, São Paio, onde morava, com 73 (ou 76) anos de idade, com todos os sacramentos. // Fizera testamento, deixou filhos, e foi enterrada na igreja.

 

DOMINGUES, Maria Teresa. Filha de Manuel António Domingues e de Teresa Maria Codesseira. Neta paterna de Domingos Domingues e de Antónia Gonçalves; neta materna de José Codesseira e de Maria de Freitas, todos de Lourenços. Nasceu em São Paio a 15/7/1814 e foi batizada a 17 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos José Domingues e sua irmã Rosa Maria Domingues, solteiros, do sobredito lugar. // Casou com José Luís Afonso. // Lavradeira. // Faleceu no lugar da Carreira, São Paio, a 23/4/1889, com todos os sacramentos, e foi sepultada na igreja. // Deixou filhos.

 

DOMINGUES, Maria Teresa. Filha de Bento Manuel Domingues e de Maria Durães, moradores no lugar de Lourenços. N.p. de António Domingues e de Teresa da Lama, de Carvalha Furada; n.m. de António Durães e de ------------- Domingues, de Lourenços. Nasceu em São Paio a 26/8/1815 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: ------------- Rodrigues, de Lourenços, e Teresa da Lama, de Carvalha Furada. 

 

DOMINGUES, Maria Teresa. Filha de António José Domingues e de Maria Fernandes, moradores no lugar de Lourenços. N.p. de Manuel António Domingues e de Teresa Codesseira, do dito lugar; n.m. de Manuel Fernandes e de Rosa Alves, de Sante. Nasceu em S. Paio a 3/9/1842 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel António Domingues e sua filha Maria Teresa Domingues, de Lourenços.

 

DOMINGUES, Maria Teresa. Filha de Joaquina Rosa Domingues, moradora no lugar da Ponte. Neta materna de Luís Manuel Domingues e de Rosa Maria Fernandes, do dito lugar. Nasceu em São Paio a 1/7/1843 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel António de Freitas e Maria Teresa Domingues, do Lagendo. // Era solteira, camponesa, morava no lugar da Ponte, quando casou na igreja de São Paio a 24/4/1896 com Manuel António Alves de Faria, de 64 anos de idade, viúvo de Ana Pereira, natural de São João Batista de Rio Frio, Arcos de Valdevez, filho de António José Alves de Faria e de Maria Joaquina, lavradores, de Rio Frio. Testemunhas: Manuel José Fernandes, casado, do lugar da Veiga, e Germano dos Santos Pires, solteiro, do lugar do Cruzeiro.    

 

DOMINGUES, Maria Teresa. Filha de Luís Joaquim Domingues e de Josefa Luísa Alves, moradores no lugar de Cavencas. N.p. de Luís Joaquim Domingues e de Maria Domingues; n.m. de Teresa Alves. Nasceu em São Paio a 5/5/1856 e foi batizada no dia seguinte. Madrinha: a sua avó materna, de Cavencas. // Casou a 21/1/1889 com Manuel Joaquim, de 34 anos de idade, solteiro, morador em Real, filho de Ana Rosa Fernandes.

 

DOMINGUES, Maria Teresa. Filha de Manuel Joaquim Domingues e de Maria Carolina Esteves, moradores no lugar do Barral. N.p. de Manuel Joaquim Domingues e de Joana da Vila, do dito lugar; n.m. de Manuel António Esteves e de Ana Joaquina Alves, da Gaia, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 29/5/1869 e foi batizada a 31 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Esteves e sua filha, Teresa de Jesus Esteves, solteira, do lugar da Gaia. // Faleceu na sua freguesia a --/1/1941 (?). // Mãe de José Albano Domingues.

 

DOMINGUES, Maria Teresa. Filha de Simão António Domingues e de Aurélia Maria Gonçalves, jornaleiros, moradores na Carpinteira. N.p. de José Joaquim Domingues e de Maria Rosa Oliveira, do dito lugar; n.m. de José Gonçalves do Rego e de Clara Fernandes, da Jugaria, Fiães. Nasceu em São Paio a 26/11/1881 e foi batizada a 29 desse mês. Padrinhos: José Eusébio Gonçalves Ribeiro, casado, e Maria José Meleiro, solteira, ambos da Carpinteira, lavradores. // (À data do nascimento já os seus avós tinham morrido). // Faleceu na Carpinteira a 2/8/1882 e foi sepultada na igreja.

 

DOMINGUES, Maria Vaz. Filha de Francisco Domingues e de Domingas Vaz. N.p. de Francisco Domingues e de Domingas (Fernandes?), de Sante; n.m. de António Vaz e de Maria Luísa Alves, de Covelo. Nasceu em Sante, São Paio, a 5/11/1826 e foi batizada a oito desse mês. Padrinhos: Francisco Alves e sua mulher Maria Rosa Vaz, de Sante.    

 

DOMINGUES, Maria Violante. Filha de Manuel Joaquim Domingues e de Luísa Teresa do Carmo (?) da Vila, moradores no lugar do Barral, S. Paio. N.p. de Manuel José Domingues e de Maria Joana dos Santos, da Gaia; n.m. de João Francisco da Vila e de Domingas Antónia de Araújo, do Barral. Nasceu em São Paio a 9/6/1826 e foi batizada a 2 de Julho desse ano. Padrinhos: João (?) Luís Pereira e sua filha Maria Joana Pereira, solteira, do Barral.

 

DOMINGUES, Mariana. // Da Carreira de Sante. // Faleceu a 25/5/1811.

 

DOMINGUES, Mariana. // Do Paço. // Faleceu viúva, com todos os sacramentos, com testamento, somente no espiritual, a 30/6/1857, e foi sepultada na igreja a 1 de Julho, com ofício de corpo presente de oito padres.   

 

DOMINGUES, Mariana. // De Sante. // Faleceu viúva, sem testamento, com os sacramentos da penitência e extrema-unção, a 6/1/1859, e foi sepultada na igreja no dia seguinte, com ofício de corpo presente de dez sacerdotes.

 

DOMINGUES, Matias. // Da Gaia. // Faleceu, sendo sepultado na igreja, com ofício de corpo presente, a 24/12/1806.

 

DOMINGUES, Matildes da Graça. Filha de Manuel António Domingues e de Rosa Maria de Castro, rurais, moradores em Carvalha Furada. N.p. de Diogo Manuel Domingues e de Maria de Castro; n.m. de Manuel Caetano de Castro e de Maria Gertrudes Lourenço, de Barreiros. Nasceu em São Paio a 1/11/1837 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel António Castro, do lugar de Barreiros, e sua irmã Antónia, casada no Regueiro, São Paio. // Lavradeira. // Casou com o seu conterrâneo Constantino da Assumpção Rodrigues, filho de Maria Joaquina Rodrigues. // Enviuvou a 27/2/1903. // Faleceu a 4/8/1906, no lugar de Carvalha Furada, com todos os sacramentos, no estado de viúva, sem testamento, com geração, e foi sepultada no cemitério paroquial.   

 

DOMINGUES, Miguel António. Filho de Francisco Domingues e de Rosa Maria Pires, ele natural de São Paio e Paderne e ela natural de Rouças, moradores no lugar da Carreira. N.p. de Joaquim Domingues e de Rosa Esteves, do dito lugar; n.m. de Joana Rosa Pires, solteira, de Carvalhos, Rouças, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 24/9/1874 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José de Caldas, solteiro, da Carpinteira, e a avó materna do bebé. // Era solteiro, jornaleiro, morava no lugar de Sante, quando casou na igreja do mosteiro de Paderne a 18/11/1897 com Germana Rodrigues, de 34 anos de idade, solteira, criada de servir, natural de Penso, residente no lugar de Felgueiras, filha de Diogo António Rodrigues e de Maria Luísa Fernandes, trabalhadores. // Com geração (ver em Penso).    

 

DOMINGUES, Modesto André. // Nasceu por volta de 1971. // Morreu no lugar de Barreiros, São Paio, a --/--/2023, com 52 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/5/2023). 

 

DOMINGUES, Paulo [Caetano]. Filho de Maria Domingues. Neto materno de Manuel António Domingues e de Maria Joana Esteves, do lugar da Ponte. Nasceu em São Paio a 5/8/1801 e foi batizado a 7 do mesmo mês e ano. Padrinhos: João Esteves e sua mulher Antónia Domingues, de Cavencas. // Casou com Antónia Maria, filha de José Domingues e de Isabel Domingues, da Peneda, Gavieira. // Pertenceu à quadrilha do Tomás das Quingostas, ficando conhecido por “Paulo da Ponte”.  

 

DOMINGUES, Pedro. // De Carvalha Furada. // Faleceu solteiro a 9/12/1826. 

 

DOMINGUES, Rita de Cássia (ou Rita Engrácia). Filha de Manuel José Domingues e de Joana Maria dos Santos, moradores no lugar da Gaia. N.p. de Matias Domingues e de Maria Lourenço, do dito lugar; n.m. de João dos Santos e de Maria Rodrigues, do Coto, Prado. Nasceu em São Paio a 15/10/1806 e foi batizada a 17 desse mês e ano. Padrinhos: padre Diogo Gomes e seu irmão José António Gomes, de Prado. // Casou com Manuel José, filho de Manuel Luís Alves e de Maria Luísa Fernandes, de Aldeia, Paderne.

 

DOMINGUES, Rosa. // Casou com Domingos Rodrigues, do Nogueiral. // Faleceu a 4/11/1805 e foi sepultada na igreja, com ofício de corpo presente.  

 

DOMINGUES, Rosa. // Do Regueiro. // Faleceu viúva, a 12 de Março de 1809, e foi sepultada na igreja com ofício de corpo presente.

 

DOMINGUES, Rosa. // De Barreiros. // Faleceu a 2/3/1811.

 

DOMINGUES, Rosa. // Do lugar da Costa. // Faleceu 24/11/1833, no estado de viúva, com testamento, e foi sepultada na igreja no dia seguinte. 

 

DOMINGUES, Rosa. // De Lourenços. // Viúva. // Faleceu a 23/5/1839 e foi sepultada na igreja, com ofício de corpo presente, no dia 25.

 

DOMINGUES, Rosa. // De Lourenços. // Faleceu, só com o sacramento da extrema-unção, a 10/6/1840, e foi sepultada na igreja no dia seguinte.

 

DOMINGUES, Rosa. // Da Carpinteira. // Faleceu solteira, a 24/1/1855, no lugar de São Gregório, Cristóval, com testamento, e foi sepultada na igreja daquela freguesia, com ofício de corpo presente.

 

DOMINGUES, Rosa. // De Carvalha Furada. // Faleceu no estado de casada, recebendo o sacramento da extrema-unção, e não os outros por impedimento da moléstia, sem testamento, por não ter quaisquer bens, a 28/2/1858, e foi sepultada na igreja a 1 de Março desse ano, com ofício de corpo presente de cinco padres (tudo por caridade).

 

DOMINGUES, Rosa. Filha de João Domingues e de Domingas Esteves, lavradores, de Cubalhão. Nasceu nessa freguesia na década de 80 do século XVIII. // Faleceu em Cavaleiro Alvo a 15/3/1865, com todos os sacramentos. // Tinha 77 anos de idade e era viúva de Manuel Meleiro. // Lavradeira. // Foi sepultada na igreja de São Paio. // Não fizera testamento. // Com geração.  

 

DOMINGUES, Rosa. Filha de João Domingues e de Mariana Alves, moradores no lugar da Carreira. Nasceu na década de 90 do século XVIII. // Lavradeira. // Casou com Francisco Durães, de quem ficou viúva. // A 24/5/1862, no lugar acima indicado, acabou seus dias. // Tinha 72 anos de idade, pouco mais ou menos. // Recebera todos os sacramentos e foi sepultada na igreja. // Fizera testamento e deixou três filhos. 

 

DOMINGUES, Rosa. Filha de Francisco Domingues e de Domingas de Castro, lavradores, residentes que foram em Carvalha Furada. Nasceu por volta de 1820. // Casou com Manuel Joaquim Esteves, de quem ficou viúva. // Faleceu em Cavaleiro Alvo a 9/8/1873, com todos os sacramentos. // Tinha 53 anos de idade. // Foi sepultada na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou filhos.

 

DOMINGUES, Rosa. Filha de ---------- Domingues e de -----------------------------. Nasceu por volta de 1839. // Faleceu em Sante a --/--/1917, com 78 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 233, de 21/1/1917).

 

DOMINGUES, Rosa. Filha de Francisco Domingues e de Maria Alves. N.p. de António Domingues e de Mariana Rodrigues; n.m. de João Alves e de Maria Joaquina Domingues, todos de Sante. Nasceu em S. Paio a 29/1/1845 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel António Rodrigues e Joaquina Alves, do sobredito lugar. 

 

DOMINGUES, Rosa da Conceição. Filha de Joaquina Rosa, moradora em Real. N.m. de Inácio Domingues e de Maria Rosa Freitas, do dito lugar. Nasceu em São Paio a 22/5/1847 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Domingues, de Real, e Rosa Gonçalves, da Granja.   

 

DOMINGUES, Rosa da Conceição. Filha de António Joaquim Domingues e de Maria Luísa Sistelo, ele de São Paio e ela de Paderne, moradores no Regueiro. N.p. de Joaquim Domingues e de Antónia de Castro, do dito lugar; n.m. de José Sistelo e de Maria Rosa Dias, de Além, Paderne, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 15/1/1878 e foi batizada no dia seguinte. Padrinho: Manuel José Gonçalves, casado, do lugar de Lourenços. // Faleceu na sua freguesia a 3/4/1949.  

 

DOMINGUES, Rosa Emília. Filha de António Joaquim Domingues e de Marcelina Rosa Gonçalves, moradores no lugar da Granja. N.p. de Luís Manuel Domingues e de Maria Luísa Domingues, da Ponte; n.m. de António Manuel Gonçalves e de Isabel Oliveira, da Carpinteira. Nasceu em São Paio a 12/5/1844 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: António José Gonçalves e Maria Rosa Gonçalves, ele da Carpinteira e ela da Granja de Baixo. // Lavradeira. // Casou a 16/1/1868 com Manuel Caetano (ou Manuel António), de 26 anos de idade, solteiro, lavrador, natural de Rouças, residente em Cavaleiros, filho de Manuel Vicente Dias e de Maria Teresa de Castro, lavradores, do dito lugar e freguesia. Testemunhas: F.J.C., mordomo da igreja, e João Rodrigues, casado, lavrador, do lugar de Baratas. // Faleceu no lugar da Rasa a 22/7/1891, com todos os sacramentos, no estado de casada, sem testamento, com filhos (ver em Rouças e em São Paio), e foi sepultada na igreja paroquial.   

 

DOMINGUES, Rosa de Jesus. Filha de António Luís Domingues e de Maria da Conceição Gonçalves, moradores no lugar da Ponte, São Paio. N.p. de Luís Joaquim Domingues e de Josefa Luísa Alves, de Cavencas; n.m. de José Gonçalves e de Antónia Maria Domingues, de Virtelo, Cousso, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 17/4/1880 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: padre Manuel José Meleiro de Castro, proprietário, da Raza, e Maria Teresa Domingues, solteira, lavradora, do lugar da Ponte. // Camponesa. // Faleceu a 10/1/1896, no dito lugar da Ponte, com todos os sacramentos, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja.   

 

DOMINGUES, Rosa Joaquina. Filha de Paulo Caetano e de Antónia Maria, moradores em Cavencas. N.p. de Maria Domingues, da Ponte; n.m. de José Domingues e de Isabel Domingues, do lugar da Torre (?), freguesia da Gavieira. Nasceu em São Paio a 9/6/1834 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: Tomaz Joaquim Codesso (Tomás das Quingostas) e sua irmã, Joaquina Matildes, filhos de José Codesso, do lugar e Casa de Quingostas. 

 

DOMINGUES, Rosa Joaquina de Jesus. Filha de Manuel Joaquim Domingues e de Rosa Maria Esteves, moradores no lugar de Sante. N.p. de António Domingues e de Joana Afonso, do dito lugar; n.m. de Manuel António Esteves e de Ana Maria Mendes, de Covelo, Paderne. Nasceu em São Paio a 15/6/1824 e foi batizada a 17 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Gonçalves e Maria Joaquina, solteiros.

 

DOMINGUES, Rosa Maria. // Do lugar da Costa. // Viúva. // Morreu a 14/2/1835 e foi sepultada na igreja no dia 16.

 

DOMINGUES, Rosa Maria. Filha de ---------------- e de ------------------------. Nasceu em São Paio. // Faleceu solteira, a 6/10/1846, em casa de Bernardo Pereira, sita em Gondomar, Remoães, onde residia há vários anos. Foi sepultada no dia seguinte, na igreja de Remoães, com ofício de corpo presente, de assistência de doze padres, e ao 7.º dia fizeram-lhe mais dois ofícios, cada um de assistência de doze padres.    

 

DOMINGUES, Rosa Maria. Filha de Francisco Domingues e de Maria Luísa Domingues. N.p. de Manuel Domingues e de Domingas Afonso, todos residentes em Carvalha Furada; n.m. de João Domingues e de Isabel Domingues, de Virtelo, Cousso. Nasceu em São Paio a 4/12/1798 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: Manuel e sua irmã Isabel Clara Maria, filhos do dito João Domingues, de Virtelo. // Lavradeira. // Casou com João Luís de Castro, de quem ficou viúva. // Faleceu em Carvalha Furada a 30/10/1866, repentinamente «suspendida da fala e sentidos», apenas recebendo a extrema-unção, e foi sepultada na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou filhos.   

 

DOMINGUES, Rosa Maria. Filha de Manuel Caetano Domingues e de Margarida José Esteves. N.p. de Manuel Domingues e de Maria da Ribeira, da Carpinteira; n.m. de João Esteves e de Antónia Gomes (Ribeiro), de Prado. Nasceu em São Paio a 5/5/1803 e foi batizada a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Figueiredo e mulher, Domingas Domingues, do lugar do Regueiro. // Casou com Manuel António, filho de António Luís Gonçalves e de --------- Maria de Abreu, da Ponte. // Com geração (ver Rosa Maria Domingues Ribeiro).

 

DOMINGUES, Rosa Maria. Filha de Manuel António Domingues e de Maria Teresa Codesseira. N.p. de Domingos Domingues e de Antónia Gonçalves; n.m. de José Codesseira e de Maria de Freitas, todos dos Lourenços. Nasceu em São Paio a 3/3/1812 e foi batizada a 6 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos José Domingues e sua irmã Rosa Maria Domingues, solteiros, do sobredito lugar. // Lavradeira. // Morreu a 13/10/1869, em Lourenços, com todos os sacramentos. // Fora casada com Francisco José Alves. // Foi sepultada na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou filhos.

 

DOMINGUES, Rosa Maria. Filha de Francisco Domingues e de Domingas de Castro, moradores em Carvalha Furada. N.p. de José Domingues e de Maria Domingues, de Virtelo, Cousso, termo de Valadares; n.m. de Manuel José de Castro e de Maria Rodrigues. Nasceu em São Paio a 8/9/1815 e foi batizada a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Manuel Domingues, de Virtelo, Cousso, e Maria Carvalho, de Sante. // Casou com Manuel Joaquim Esteves.  

 

DOMINGUES, Rosa Maria. Filha de José Francisco Domingues e de Maria Alves, moradores em Sante. N.p. de João Domingues e de Domingas Esteves, de Cubalhão; n.m. de Manuel Alves e de Rosa Vaz Carvalho, de Sante. Nasceu em São Paio a 9/2/1823 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: Manuel Meleiro e mulher Rosa Maria Domingues, de Cavaleiro Alvo.   

 

DOMINGUES, Rosa Maria. Filha de Domingos José Domingues e de Rosa Rodrigues. N.p. de Domingos Domingues e de Antónia Gonçalves, todos dos Lourenços; n.m. de Manuel Rodrigues (galego?) e de Ana Alves, de Sante. Nasceu em São Paio a 18/11/1828 e foi batizada pelo padre JVC a 20 desse mês e ano. Padrinhos: António e sua irmã Maria Rosa Rodrigues, de Sante.

 

DOMINGUES, Rosa Maria. Filha de Manuel António Domingues e de Maria Joaquina da Silva, moradores no lugar da Ponte. N.p. de Luís Manuel Domingues e de Maria Luísa Domingues, do dito lugar; n.m. de Manuel José da Silva e de Maria Rosa Domingues, de Lourenços. Nasceu em São Paio a 23/4/1839 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: António Joaquim Domingues, da Ponte, e Rosa da Silva, solteira, de Lourenços. 

 

DOMINGUES, Rosa Maria. Filha de José Joaquim Domingues e de Custódia Maria Dias. N.p. de Joaquim Domingues e de Rosa Ferreira; n.m. de Manuel Dias e de Rosa Maria Lourenço, todos de Sante. Nasceu em São Paio a 17/6/1849 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: António Domingues Casal, solteiro, e Joaquina Matildes Codesso, ele de Sante e ela das Quingostas.  

 

DOMINGUES, Rosa Maria. Filha de ----------- Domingues e de -------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Lê-se no Jornal de Melgaço n.º 1265, de 5/10/1919: «Pelo Juízo de Direito desta comarca, cartório do 1.º ofício, e no inventário orfanológico por óbito de Rosa Maria Domingues, que foi do lugar do Paço, São Paio, correm editos de 30 dias, citando o interessado, Telmo Esteves, menor púbere, neto da mesma falecida, ausente em parte incerta na cidade do Porto, para assistir aos termos do referido inventário, sob pena de revelia, e sem prejuízo do seu andamento    

 

DOMINGUES, Rosa Maria. // Nasceu por volta de 1865. // Faleceu no lugar da Rasa, São Paio, a --/--/1929, com 64 anos de idade (NM 8, de 14/4/1929).      

 

DOMINGUES, Rosa Maria. Filha de José Luís Domingues e de Ludovina Vitória Cardoso, ele de São Paio e ela de Rouças. N.p. de António Joaquim Domingues e de Maria Teresa de Freitas, de São Paio; n.m. de Manuel José Cardoso e de Manuela Francisca, de Bilhões, Rouças. Nasceu no lugar da Raza, São Paio, a 4/1/1865 e foi batizada a seis desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Fernandes e sua mulher, Maria Durães, da Raza, todos lavradores. // Faleceu na sua freguesia natal a 8/6/1946.  

 

DOMINGUES, Rosa Maria. Filha de Manuel José Domingues e de Maria Joaquina Cunha. N.p. de Francisco José Domingues e de Maria Joaquina Domingues; n.m. de Manuel José Cunha e de Marcelina Rosa Domingues, todos lavradores. Nasceu nos Lourenços, São Paio, a 4/3/1883, e foi batizada pelo padre JAF no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós maternos.

 

DOMINGUES, Rosa Maria. Filha de -------- Domingues e de ----------------------. Nasceu por volta de 1910. // Faleceu na Rasa a --/--/1916, com apenas seis anos de idade (Correio de Melgaço n.º 229, de 17/12/1916).

 

DOMINGUES, Rosa Maria. Filha de Maria Rosa Domingues. Nasceu em São Paio a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 55, de 29/6/1913).

 

DOMINGUES, Rosa Matildes. Filha de António Domingues e de Rosa Maria Meixeiro, lavradores, residentes em Lourenços. N.p. de João Domingues e de Maria Alves, do dito lugar; n.m. de António Meixeiro e de Maria Gertrudes Alves, de Bilhões, Rouças. Nasceu em São Paio a 7/2/1820 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Teresa Domingues, viúva, e seu filho Manuel, de Cavaleiro Alvo. // A 28/5/1846 foi madrinha da sua sobrinha, Rosa Matildes Marques. // Casou com António Joaquim Afonso, de quem fiou viúva. // Lavradeira. // Faleceu em Lourenços a 8/5/1883, com todos os sacramentos, e foi sepultada na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou filhos.    

 

DOMINGUES, Rosa da Pureza. Filha de Manuel António Domingues e de Maria Rosa Afonso. N.p. de Vitorino Joaquim Domingues e de Ana Teresa Domingues; n.m. de António Joaquim Afonso e de Rosa Domingues, todos lavradores. Nasceu no lugar dos Lourenços, São Paio, a 26/1/1890 e foi batizada pelo padre MJV a 28 desse mês. Padrinhos: José Manuel Afonso, solteiro, tio materno, e Maria da Conceição Domingues, solteira, tia paterna, do lugar do Paço. // Faleceu na sua freguesia a 1/12/1954.  

 

DOMINGUES, Sara da Conceição. // Nasceu por volta de 1929. // Faleceu no lugar da Veiga, São Paio, a --/06/2021, com 92 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/7/2021).     

 

DOMINGUES, Sebastião José. Filho de Manuel Joaquim Domingues e de Ana Rodrigues. N.p. de Manuel Domingues e de Rosa Gonçalves; n.m. de Domingos Rodrigues e de Ana Domingues, todos do lugar de Sante. Nasceu em São Paio a 20/1/1865 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Manuel Joaquim Afonso e Florinda Vieites, casados, do lugar de Lourenços, todos lavradores. 

 

DOMINGUES, Sérgio Armando. // Nasceu por volta de 1952. // Faleceu na freguesia de São Paio a --/10/2020, com 68 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/11/2020). 

 

DOMINGUES, Simão António. Filho de José Joaquim Domingues e de Maria Rosa de Oliveira, moradores na Carpinteira. N.p. de Marcelino Pedro Domingues e de Ana Pires, de Aldeia, Rouças; n.m. de Inácio de Oliveira e de Ana Lourenço (Sousa?), da Carpinteira. Nasceu em São Paio a 26/9/1835 e foi batizado a 30 desse mês e ano. Padrinhos: padre Simão António Meleiro de Castro e -----------------. // Casou com Aurélia Maria, filha de José Gonçalves do Rego e de Clara Fernandes, da Jugaria, Fiães. // Foi feitor na Casa de Eiró, Rouças, de Bernardo António Pereira de Castro, que viria a ser seu genro! // Finou-se nessa dita Casa a 4/9/1917. // Com geração.  

 

DOMINGUES, Simão António. Filho de Manuel Caetano Domingues e de Maria Joaquina de Figueiredo, moradores na Costa. N.p. de José Joaquim Domingues e de Maria Rosa de Oliveira, da Carpinteira; n.m. de Manuel José de Figueiredo e de Maria Francisca Alves, do lugar da Costa. Nasceu em São Paio a 10/12/1859 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: José Joaquim Domingues e Joaquina Rosa Domingues, avô e tia do bebé, ambos da Carpinteira.  

 

DOMINGUES, Teresa. // De Lourenços. // Casou com António Durães. // Faleceu a 12/2/1812.

 

DOMINGUES, Teresa. // De Cavaleiro Alvo. // Faleceu a 30/3/1831, viúva, sendo amortalhada em túnica de São Francisco, coberta com hábito de freira, e sepultada na igreja, com ofício de sepultura; não lhe fizeram o ofício de corpo presente por falecer a uma quinta-feira-mor, de semana santa.    

 

DOMINGUES, Teresa. // De Lourenços. // Faleceu a 3 de Fevereiro de 1845, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja, com ofício de corpo presente, no dia 5.

 

DOMINGUES, Teresa. Filha de José Joaquim Domingues e de Ludovina da Pureza, ele de São Paio e ela de Rouças, com residência na Raza. N.p. de António Joaquim Domingues e de Maria Teresa de Freitas, do dito lugar; n.m. de Manuel José --------- e de Manuela Francisca ----------, de Bilhões, Rouças. Nasceu em São Paio a 10/5/1866 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Manuel António Fernandes e sua mulher, Maria Durães, da Raza, todos lavradores. 

 

DOMINGUES, Teresa Caetana. // De Cavaleiro Alvo. // Viúva. // Faleceu a 9/8/1835 e foi sepultada na igreja no dia 11.

 

DOMINGUES, Teresa de Jesus. Filha de Manuel José Domingues e de Isabel Maria Durães, lavradores, residentes que foram em Cerdedo, Rouças. Nasceu por volta de 1819. // Lavradeira. // Casou com Manuel Joaquim Gomes. // Faleceu no lugar da Devesa, freguesia de São Paio, a 31/12/1880, só com a extrema-unção, por ter perdido os sentidos. // Tinha 61 anos de idade. // Foi sepultada na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou filhos. 

 

DOMINGUES, Teresa de Jesus. Filha de José Luís Domingues e de Ludovina Vitória Cardoso, lavradores, com casa no lugar do Casal, São Paio. // Faleceu a 12/8/1867, com apenas quinze meses de idade, e foi sepultada na igreja de São Paio. 

 

DOMINGUES, Teresa de Jesus. Filha de José Luís Domingues e de Ludovina Vitória Cardoso, jornaleiros, ele de São Paio e ela de Rouças, moradores no lugar do Casal. Neta paterna de António Joaquim Domingues e de Maria Teresa de Freitas, do dito lugar; neta materna de Manuel José Cardoso e de Manuela Francisca, de Bilhões, Rouças. Nasceu em São Paio a 14/6/1871 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Fernandes e sua mulher, Maria Durães, da Raza. // Casou a 13/4/1902 com o seu conterrâneo Manuel José Alves, de 36 anos de idade, solteiro, jornaleiro.  

 

DOMINGUES, Teresa de Jesus. Filha de Manuel António Domingues e de Maria José Gomes, ele de São Paio e ela de Prado, moradores na Granja. N.p. de António Joaquim Domingues e de Marcelina Rosa Gonçalves, do dito lugar; n.m. de Manuel -------- Gomes e de Maria Josefa Martins, da Breia, Prado, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 26/7/1872 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: José Luís Rodrigues e sua mulher, Maria Caetana Gonçalves, da Raza.  

 

DOMINGUES, Teresa de Jesus. Filha de Manuel Joaquim Domingues e de Ana Rosa Codesseira. N.p. de Manuel António Domingues e de Maria Joaquina da Silva, moradores que foram no lugar de Ponte; n.m. de Manuel António Codesseira e de Isabel Joaquina Vaz, moradores que foram na Deveza. Nasceu no lugar da Deveza, São Paio, a 18/1/1883, e foi batizada pelo padre JAF a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Domingues, solteiro, artista, morador na Deveza, e Maria Teresa Domingues, solteira, moradora em Ponte, todos camponeses. // Casou a 10/6/1903 com António Joaquim, viúvo, de 32 anos de idade, seu conterrâneo, filho de Manuel Joaquim Esteves e de Rosa Maria Domingues. // Faleceu na sua terra a 26/3/1954. // Com geração.

 

DOMINGUES, Teresa de Jesus. Filha de Rosa Maria Domingues, solteira, serviçal. Neta materna de José Luís Domingues e de Ludovina Rosa Cardoso. Nasceu na Rasa, São Paio, a 15/6/1900 e foi batizada pelo padre AE a 17 desse mês e ano. Madrinha: Teresa de Jesus Domingues, solteira, de São Paio, moradora na Rasa. // Faleceu na sua freguesia natal a 4/1/1984.

 

DOMINGUES, Teresa Joaquina. Filha de Joaquim Domingues e de Rosa Maria Esteves, moradores na Carreira. N.p. de Manuel António Domingues e de Joana Afonso; n.m. de Manuel António Esteves e de Ana Mendes, de Paderne. Nasceu em São Paio a 17/2/1841 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: João Alves, casado, e Vicência (?) de Carvalho, solteira, de Sante. // Casou na igreja de Paderne a 13/12/1869 com António José, solteiro, nascido em Monserrate, Viana do Castelo, por volta de 1834, ou 1836, filho de José Maria Gonçalves e de Ana Maria Alves (ou Pires), lavradores, residentes que foram em Real, São Paio de Melgaço. Testemunhas presentes: Francisco, irmão da noiva, solteiro, e MCR, casado. // Faleceu antes de 1880, pois nesse ano, a 14 de Outubro, casou ele com Maria Joaquina Domingues, da Carreira; ela, após a sua morte, foi sepultada na igreja, ou no adro da igreja, de Paderne.  

 

DOMINGUES, Teresa da Paixão. Filha de Maria Rosa Domingues, solteira, serviçal, de Fiães. Neta materna de Manuel Domingues e de Ana de Oliveira. Nasceu em Sante a 24/3/1901 e foi batizada pelo padre António Esteves no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Lourenço, viúvo, e Teresa de Jesus Lourenço, solteira, lavradores. // Nota: é provável que se trate da mesma pessoa que foi multada em 1947 por ter organizado um baile sem pedir licenças às autoridades (ver NM 836, de 19/10/1947).  

 

DOMINGUES, Teresa Rosa. Filha de Angélica Rosa Domingues (em 1881 já estava casada –> com o pai da menina?). // Lavradeira. // Faleceu no Barral a 12/1/1881, com todos os sacramentos, solteira. // Tinha apenas 20 anos de idade. // Foi sepultada na igreja de São Paio. // Não fizera testamento.

 

DOMINGUES, Tomaz Joaquim. Filho de António José de Freitas Domingues e de Antónia Joaquina Fernandes, moradores em Real. N.p. de Inácio Domingues e de Maria Rosa de Freitas, da Carreira; n.m. de Manuel João Fernandes e de Clara Esteves, de Real, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 9/5/1871 e foi batizado a 13 desse mês. Padrinhos: Manuel Joaquim Vieites, casado, e Florinda Rosa da Costa, casada, sampaienses.  

 

DOMINGUES, Venozinda de Jesus. Filha de ------- Domingues e de ----------------------. Nasceu a --/--/19--. // Faleceu em Lourenços, São Paio, a --/--/1995 (VM 1026).

 

DOMINGUES, Vicência Rosa. // Da Carreira. // Faleceu, só com o sacramento da extrema-unção, não recebendo os demais por motivo de doença, sem testamento, a 17/11/1852, e a 18 foi sepultada na igreja, com ofício de corpo presente de 10 padres.

 

DOMINGUES, Vicente José. Filho de José Luís Domingues e de Ludovina Cardoso, ele de São Paio e ela de Rouças, com morada no Casal, São Paio. N.p. de António Joaquim Domingues e de Maria Teresa de Freitas, do dito lugar; n.m. de Manuel José Cardoso e de Manuela Francisca, de Bilhões, Rouças. Nasceu em São Paio a 17/2/1869 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel António Fernandes e sua mulher, Maria Durães, da Raza, todos rurais.   

 

DOMINGUES, Vitorina Clara. Filha de Maria Rosa Domingues, viúva (ou solteira). Neta materna de Custódio Domingues e de Maria Luísa Alves. Nasceu em São Paio a 29/12/1828 e foi batizada pelo padre JVC a 31 desse mês e ano. Padrinhos: António Meleiro e sua mulher, Vitorina Clara Esteves, todos de Lourenços. // Casou com José Joaquim Afonso. // Lavradeira. // Faleceu no dito lugar, a 10/5/1886, só com o sacramento da extrema-unção, e foi sepultada na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou filhos.   

 

DOMINGUES, Vitorina Rosa. Filha de Inácio Domingues e de Maria Rosa de Freitas, moradores em Real. N.p. de João Domingues e de Mariana Alves, da Carreira; n.m. de Manuel de Freitas e de Maria Afonso, de Real. Nasceu em São Paio a 9/11/1816 e foi batizada a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Figueiredo e sua mulher Domingas Domingues, do Regueiro.

 

DOMINGUES, Vitorino. Filho de José Joaquim Domingues e de Maria Rosa de Oliveira, moradores na Carpinteira, São Paio. N.p. de Marcelino Pedro Domingues e de Ana Pires, de Aldeia, Rouças; n.m. de Inácio de Oliveira e de Ana Soares, da Carpinteira. Nasceu em São Paio a 27/12/1830 e foi batizado pelo padre Manuel José Meleiro a 2/1/1831. Padrinhos: Dionísio Caetano Fernandes e sua mulher Maria Joaquina Domingues, de Aldeia, Rouças.       

 

DOMINGUES, Vitorino José (ou Vitorino Joaquim). Filho de Luís Joaquim Domingues e de Josefa Maria Alves, moradores no lugar de Cavencas. Neto paterno de Luís Manuel Domingues e de Maria Luísa Domingues, do lugar da Ponte; neto materno de Teresa Alves, solteira, do lugar de Cavencas. Nasceu em São Paio a 22/7/1866 e foi batizado a 24 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Domingues e sua irmã, Maria Teresa, solteira, de Cavencas, todos lavradores. // Proprietário. // Casou na igreja de São Paio a 2/7/1900 com Rosa de Jesus Lopes, nascida no lugar dos Bouços, Prado, a 1/10/1872, filha de João José Lopes e da sua segunda esposa, Angelina Perpétua Esteves. // Morou no lugar dos Raposos, Prado (ver JM 1185, de 1/12/1917). // Morreu, devido a ter sido colhido por um pinheiro, quando o estava a cortar, em Cavaleiro Alvo, a 22/11/1917 (JM 1184, de 24/11/1917). // A sua viúva finou-se em Paderne a 14/4/1948, em casa do seu genro, António Joaquim de Caldas, e da filha, Lucinda Firmina Domingues. // Ambos jazem no cemitério de Prado. // Além da Lucinda Firmina, teve outros filhos (ver em Prado). // Continua...   

Sem comentários:

Enviar um comentário