sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO 

Freguesia de Fiães

Por Joaquim A. Rocha



// continuação de 17/08/2022...


ESTEVES, José Augusto. Filho de Manuel José Esteves e de Ludovina Alves, lavradores, residentes no lugar de Ladronqueira. Neto paterno de Manuel António Esteves e de Maria Luisa Vaz; neto materno de Francisco Alves e de Maria Gonçalves. Nasceu a 5/4/1886 e foi batizado a 11 desse mês e ano. Padrinhos: José António Gonçalves “Azevinho”, casado, lavrador (representado por Manuel António Esteves), e Maria Luisa Esteves, casada, lavradeira, ambos do lugar da Jugaria. // Morreu (segundo constava na altura) na cidade do Pará, Brasil, no ano de 1900. 

 

ESTEVES, José Augusto. Filho de Hermínio (ou Ermindo) Esteves e de Georgina Esteves. Nasceu em Fiães a 14/12/1924. // Casou com Quitéria Rosa, de quem enviuvou. // Morou no lugar de Coto Molelo, freguesia de Prozelo, Arcos de Valdevez. // Morreu em Monserrate, Viana do Castelo, a 12/3/2007, e foi sepultado no cemitério de Prozelo, Arcos de Valdevez. // Pai de Maria Isabel Rosa Esteves, nascida nos Arcos de Valdevez, dona de um quiosque de flores e plantas em Braga.   

 

ESTEVES, José Augusto. Filho de Germano Esteves e de Josefina Vaz. Nasceu em Fiães a --/--/1929 (NM 5, de 17/3/1929).

 

ESTEVES, José Bento. Filho de José Esteves e de Maria Antónia Gonçalves, lavradores, residentes em Lapela (reino de Galiza) «desta freguesia de Fiães»! Neto paterno de Manuel Esteves e de Bernarda Fernandes; neto materno de José Gonçalves e de Teresa Vaz. // Tinha 43 anos de idade, era solteiro, quando casou na igreja de Fiães, a 17/9/1860, com a sua parente no 4.º grau de consanguinidade, Maria Joaquina, de 32 anos de idade, solteira, fenalense como ele, filha de João Esteves e de Maria Luisa Marques, lavradores, residentes na Eira de Lapela, Fiães; neta paterna de Manuel Esteves e de Maria Vaz, e neta materna de ----------- Marques e de Maria Esteves. Testemunhas do ato religioso: João Manuel Esteves, solteiro, lavrador, e António Pires, casado, lavrador, residentes em Lapela.   

 

ESTEVES, José Bento. Filho de José Esteves e de Maria Antónia Gonçalves. Nasceu por volta de 1833. // Lavrador. // Faleceu na Eira de Lapela a 8/1/1884, com cerca de 51 anos de idade, casado com Maria Ventura, apenas com o sacramento da penitência, sem testamento, e foi sepultado no adro da igreja paroquial. // Deixou um filho.

 

ESTEVES, José Joaquim. Filho de Maria Rosa Gonçalves, solteira, natural de Fiães. Nasceu nesta freguesia da serra por volta de 1844. // Tinha vinte e sete anos de idade, era solteiro, trabalhador à jorna, morava em Alvaredo, quando casou na igreja de Penso a 13/11/1871, com Miquelina Rosa Alves, de vinte e seis anos de idade, solteira, tecedeira, natural de Penso, moradora no lugar de Barro Grande, filha de Caetano Alves e de Marcelina Rosa Lamas. Testemunhas: padre Manuel José Domingues e António José Rodrigues de Azevedo. // Morreu a 1/1/1910, no lugar das Lages, freguesia de Penso, com todos os sacramentos da igreja católica, com 74 (!) anos de idade, no estado de casado com a dita Miquelina Rosa, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no cemitério público da freguesia de Penso. // A sua mulher faleceu em Penso no ano de 1916, no estado de viúva. // Com geração (ver em Penso).    

 

ESTEVES, José Joaquim. Filho de Maria Esteves, viúva. Neto materno de Pedro Esteves e de Isabel Vaz. Nasceu em Fiães a 23/2/1847 e foi batizado a 27 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Marques e Joaquina Pires, irmã do batizando, todos do lugar de Lapela.

 

ESTEVES, José Joaquim. Filho de José Luís Esteves e de Maria Domingues, moradores no lugar de Adedela. N.p. de Francisco Esteves e de Ana Joaquina Esteves, do dito lugar; n.m. de João Domingues e de Luísa Gregório, de Soutomendo de Cima. Nasceu a 10/7/1859 e foi batizado a 17 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos. // Lavrador. // Casou na igreja de Fiães a 13/8/1894 com a sua conterrânea Maria Albina Esteves, de 21 anos de idade, solteira, camponesa, filha de Manuel Joaquim Esteves e de Francisca Vaz. Testemunhas presentes: Manuel Joaquim Domingues, casado, lavrador, do lugar da Congosta, e Justino Domingues, solteiro, do lugar de Adedela. // Faleceu a 4/9/1910, no lugar da Adedela, com todos os sacramentos da igreja católica, com testamento, com filhos, e foi sepultado no cemitério.     

 

ESTEVES, José Joaquim. Filho de Manuel Joaquim Esteves e de Ana Bernardo, lavradores, residentes no lugar do Ervedal. N.p. de Simão Esteves e de Isabel Domingues, do dito lugar; n.m. de Manuel Bernardo e de Ventura Marques, de São João. Nasceu a 21/7/1860 e foi batizado a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Esteves e sua mulher, Maria Ventura Vaz, de Eira de Lapela, Galiza (!). // Rural. // Casou na igreja da sua freguesia natal a 18/7/1887 com a sua conterrânea Maria Rosa Gonçalves, de 25 anos de idade, solteira, camponesa, filha de António Gonçalves e de Maria Joaquina Marques. Testemunhas presentes: António Joaquim Domingues e Manuel Joaquim Alves, solteiros, camponeses, do lugar de Ladronqueira. // Nota: deve tratar-se do senhor que morreu a --/--/1932, no lugar de Portocarreiro, com 72 anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 145, ou 146, de 17/4/1932). 

 

ESTEVES, José Joaquim. Filho de Manuel Esteves e de Joaquina Vaz, da Eira de Lapela. N.p. de João Manuel Esteves e de Maria Luísa Marques; n.m. de Manuel Vaz e de Luísa Esteves. Nasceu a 16/2/1865 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: João Manuel Esteves e sua mulher, Joaquina Quintela, lavradores, do lugar de Portocarreiro.

 

ESTEVES, José Joaquim. Filho de João Esteves, de Fiães, e de Maria Ferreira, de Padrenda, Tui, lavradores, residentes em Lapela. N.p. de Manuel Esteves e de Joaquina Gonçalves; n.m. de Manuel José Ferreira e de Isabel Domingues, da Cela de Cima, Galiza. Nasceu a 12/4/1865 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: António Marques e mulher, Margarida Afonso, lavradores, de Lapela.  

 

ESTEVES, José Joaquim. Filho de ----------- Esteves e de ------------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Em sessão da Câmara Municipal de 4/3/1914 foi nomeado pela Comissão Executiva, juntamente com Manuel António Esteves, delegado paroquial para os efeitos da administração escolar a que se referia o artigo 63 do decreto de 29/3/1911 (Correio de Melgaço n.º 90, de 8/3/1914). 

 

ESTEVES, José Joaquim. Filho de Francisco António Esteves e de Maria da Cunha, lavradores, residentes em Soutomendo de Baixo. N.p. de Manuel José Esteves e de Maria Joaquina Domingues; n.m. de Ana Rosa da Cunha, solteira. Nasceu a 15/4/1867 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Marques, solteiro, e sua mãe, Maria Gregório, casada, lavradores, de Adavelha. // Rural. // Casou na igreja da sua freguesia de nascimento a 18/1/1892 com a sua conterrânea Rosa Maria Domingues, de 31 anos de idade, solteira, camponesa, filha de Sebastião José Domingues e de Angélica Clara Gonçalves, fenalenses. Testemunhas presentes: Manuel António Vaz, viúvo, lavrador, de Soutomendo de Baixo, e Manuel Domingues, solteiro, lavrador, do lugar de Adedela. // Faleceu em Fiães a 3/11/1943.

 

ESTEVES, José Joaquim. Filho de José Esteves, de Castro Laboreiro, e de Maria Joaquina Marques, de Fiães, lavradores, residentes em Lapela. N.p. de Manuel José Esteves e de Ana Luísa Esteves; n.m. de António Marques e de Margarida Afonso. Nasceu a 18/3/1871 e foi batizado a 22 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos, lavradores, de Lapela.

 

ESTEVES, José Joaquim. Filho de Manuel António Esteves e de Benedita Alves, lavradores, residentes em Ladronqueira. N.p. de Daniel Esteves e de Joaquina Pires; n.m. de Manuel José Alves e de Joaquina Rosa Gonçalves. Nasceu a 14/4/1886 e foi batizado a 18 desse mês e ano. Madrinha: Albina Maria Ribeiro, casada, lavradeira, de Viladraque, Paços. // Faleceu a 20/1/1888 e foi sepultado na igreja paroquial.    

 

ESTEVES, José Luís. Filho de Manuel José Esteves e de Maria Esteves. // Casou na igreja de Fiães a 25/6/1842, com Ana Luisa, filha de Pedro Gonçalves e de Isabel Domingues, todos de Pousafoles. Testemunhas do ato religioso: Manuel Pedro Vaz e Manuel José Domingues, ambos presbíteros. // Faleceu no sobredito lugar, já viúvo de Ana Luisa, a 6/11/1857, e foi sepultado na igreja no dia seguinte.  

 

ESTEVES, José Luís. Filho de Francisco Esteves e de Ana Joaquina Esteves, de Adedela. Nasceu por volta de 1824. // Lavrador. // Casou na igreja de Fiães a 5/11/1851, com Maria, filha de João Domingues e de Luisa Gregório, de Soutomendo de Cima. Testemunhas: José Manuel Fernandes, professor, e Manuel Domingues (do Campinho). // Faleceu em Adedela a 2/7/1894, com 70 anos de idade, viúvo, com todos os sacramentos, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja.    

 

ESTEVES, José Luís. Filho de Manuel Esteves e de Maria Joaquina Dominguues, moradores no lugar de Adedela. N.p. de Manuel José Esteves e de Maria Esteves (?), de Pousafoles; n.m. de Pedro Domingues e de Luísa Esteves, do Coto de Baixo, Padrenda. Nasceu a 25/4/1840 e foi batizado a 3 de Maio desse dito ano. Padrinhos: José Vaz e sua mulher, Ana Rosa Meleiro, de Soutomendo de Cima. // Faleceu a 6/12/1840 e foi sepultado na igreja dois dias depois. // Teve missa rezada.  

 

ESTEVES, José Luís. Filho de José Esteves e de Vicência Gonçalves. N.p. de Manuel Esteves e de Ana Maria Esteves, todos moradores em Portocarreiro; n.m. de Manuel José Gonçalves e de Maria Caetana, de Lamas de Mouro. Nasceu a 10/9/1857 e foi batizado a 17 desse mês e ano. Padrinhos: São Bento e Maria José, tia do batizando.

 

ESTEVES, José Luís. Filho de José Esteves, de Fiães, e de Vicência Gonçalves, de Lamas de Mouro, lavradores, residentes em Portocarreiro. N.p. de Manuel Esteves e de Ana Maria Esteves; n.m. de Manuel José Gonçalves e de Maria Caetana dos Prazeres. Nasceu a 24/4/1867 e foi batizado a 28 desse mês e ano. Padrinhos: António Pereira e sua mulher, Maria dos Prazeres, lavradores.   

 

ESTEVES, José Maria. Filho de Francisco Esteves e de Maria da Cunha, de Soutomendo de Baixo. N.p. de Manuel José Esteves e de Maria Joaquina Domingues, de Adedela; n.p. de Rosa Maria da Cunha, solteira. Nasceu a 8/2/1859 e foi batizado na igreja a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Esteves, tio do batizando, e Maria Marques, viúva, de Soutomendo de Baixo. (Fora batizado em casa pela madrinha, no dia em que nascera, por apresentar um aspeto frágil). // Faleceu ainda menino. // Gémeo de António Jacinto.

 

ESTEVES, José Maria (Calçada). Filho de Manuel Esteves, natural de Castro Laboreiro, e de Ana Marques, natural de Fiães, moradores em Soutomendo de Baixo. N.p. de Manuel Esteves e de Ana Esteves; n.m. de João Marques (Paciência) e de Joaquina Domingues. Nasceu a 4/2/1863 e foi batizado a 8 desse mês e ano. Padrinhos: --------- Esteves, casado, lavrador, tio paterno do bebé, de Lapela, e Maria Marques, lavradeira, tia materna, de Soutomendo de Baixo. // Faleceu no lugar de Soutomendo de Baixo, Fiães, a 29/12/1929, no estado de solteiro. Era tio de Justino Esteves Calçada (Notícias de Melgaço n.º 44, de 5/1/1930).     

 

ESTEVES, José Silvério. Filho de Luísa Esteves. Neto materno de Manuel Esteves “Coxo” e de Maria Rosa Domingues, de Pousafoles. Nasceu a 5/9/1838 e foi batizado a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim, irmão do bebé, e Mariana Esteves, tia. // Lavrador. // Faleceu em Pousafoles a 21/9/1891, viúvo de Maria Albina Gomes, sem sacramentos, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado na igreja.   

 

ESTEVES, Judite da Conceição. Filha de ---------- Esteves e de ------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Casou com Manuel Fernando Rodrigues, de Fiães, emigrante em França. // No ano de 1973 adquiriram o prédio rústico “Leira de Gandra”, sito em Chão de Cancela, por compra verbal a Manuel Alves e esposa, Alexandrina Gonçalves, de Vila do Conde, Fiães. // Em 1998 residia em Chão de Cancela, Fiães; o marido continuava no estrangeiro (VM 1106). 

 

ESTEVES, Júlia. Filha de António Luís Esteves e de Rosa Maria Esteves, trabalhadores, residentes no lugar de Pousafoles. Neta paterna de Joaquim Esteves e de Ana Marques; neta materna de Manuel José Esteves e de Maria Rosa Marques. Nasceu em Fiães a 27 de Maio de 1907 e foi batizada na igreja católica local a 2 de Junho desse dito ano. Padrinhos: Manuel José Marques, casado, e Clara Gonçalves, viúva, lavradores. // Casou na CRCM a 31/3/1934 com o seu conterrâneo Alfredo Cândido Domingues, de 22 anos de idade, filho de José António Domingues e de Florinda Domingues. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 12/12/1991.    

 

ESTEVES, Justino (Calçada). Filho de Manuel Joaquim Esteves (Calçada) e de Joaquina Rosa Martins, lavradores, residentes em Soutomendo de Baixo. N.p. de Manuel Esteves e de Ana Marques; n.m. de Francisco José Martins e de Juliana Martins. Nasceu a 24/8/1884 e foi batizada a 26 desse mês e ano. Padrinhos: a avó paterna, viúva, e José Maria Esteves, solteiro, lavrador, tio paterno, moradores no sobredito lugar. // Rural. // Casou na igreja de Chaviães a 3/2/1910 com Rosa Maria Alves, de 31 anos de idade, solteira, camponesa, natural de Chaviães, filha de Júlio José Alves e de Maria Joaquina Alves. Testemunhas: Júlio José Alves, casado, e Manuel Francisco Alves, solteiro, pai e irmão da noiva. // Enviuvou a 11/5/1939. // Faleceu no lugar da Igreja, Chaviães, a 31/3/1941. 

 

ESTEVES, Justino. Filho de --------- Esteves e de ------------------------------------. Nasceu em Fiães a --/--/18--. // Chegou a 11/3/1913 à sua terra natal, vindo do Rio de Janeiro (Correio de Melgaço n.º 45, de 13/4/1913). 

 

ESTEVES, Justino. Filho de ---------- Esteves e de ---------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Casou a --/--/1913 com Maria Rosa Esteves (Correio de Melgaço n.º 78, de 7/12/1913).

 

ESTEVES, Justino. Filho de Manuel José Esteves e de Maria Rosa Esteves, lavradores, residentes no Ervedal. N.p. de Joaquim Esteves e de Ana Bernardo; n.m. de António Esteves e de Maria Esteves. Nasceu a 12/5/1887 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: José Esteves e Albina Esteves, solteiros, lavradores, de Ervedal. // Em 1917, aquando da morte de sua mãe, era casado, e encontrava-se ausente em Espanha. // Faleceu em Fiães a 28/5/1971.

 

ESTEVES, Justino (Calçada). Filho de ----------- Esteves e de -------------------------------. Nasceu a --/--/1---. // Casou com Rosa Maria Alves. // Em 1936 residiam em Soutomendo de Cima, Fiães. Nesse ano moviam uma ação contra Feliciano e sua esposa, Maria da Glória Esteves, do lugar de Lages, Chaviães, e Francisco Manuel Esteves, ausente em parte incerta do Brasil. // A 3/7/1938 iam à praça sete oitavas partes das “Leiras da Pena”, sitas em Chaviães, pelo valor de dez mil e quinhentos escudos; eram dele e da mulher, e de Francisco Manuel Esteves, ausente no Brasil «… acção de divisão de coisa comum que os autores movem contra Feliciano de Jesus Rodrigues e mulher, Maria da Glória Esteves, de Lages, Chaviães. – Melgaço, 7/6/1938. Chefe da 1.ª Secção: João Afonso. Juiz de direito: Alberto Simões Correia. Advogado: Artur Anselmo.» // (ver NM 309). // Nota: deve ser um dos de cima.

 

ESTEVES, Leonor. Filha de ----------- Esteves e de ---------- Pereira. Nasceu a --/--/19--. // Faleceu no lugar da Congosta, Fiães, a --/--/1994 (VM 1010).

 

ESTEVES, Lina. Filha de Manuel José Esteves e de Maria Rosa Marques, do Faval. N.p. de Manuel José Esteves e de Maria Ventura Vaz, de Balsada; n.m. de Manuel Marques e de Maria Caetana Domingues. Nasceu a 27/11/1858 e foi batizada a 5 de Dezembro desse mesmo ano. Padrinhos: Francisco António Esteves, solteiro, da Congosta, e a avó materna da criança. // Faleceu no Faval, solteira, a 11/3/1880, e foi sepultada na igreja a 13 desse mês e ano.    

 

ESTEVES, Ludovina. Filha de Ana Esteves, lavradeira, da Congosta. N.m. de António Esteves e de Ana Joaquina Martins. Nasceu a 22/4/1860 e foi batizada a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco António Esteves, solteiro, alfaiate, e Joaquina Alves, solteira, lavradora, ambos do lugar da Congosta, freguesia de Fiães.

 

ESTEVES, Ludovina. Filha de Manuel Joaquim Esteves, de Fiães, e de Maria Joaquina Gonçalves, de Castro Laboreiro, lavradores, residentes em Pousafoles. N.p. de José Luís Esteves e de Luísa Gonçalves; n.m. de Manuel Gonçalves e de Isabel Pires. Nasceu a 5/12/1867 e foi batizada a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Marques, viúvo, e sua filha, Rosa, solteira, lavradores, de Soutomendo de Baixo. 

 

ESTEVES, Ludovina. Filha de Manuel António Esteves e de Joaquina Meleiro, lavradores, de Soutomendo de Cima. N.p. de Joaquim Esteves e de Maria Rosa Esteves, do dito lugar; n.m. de Manuel Meleiro e de Luísa Domingues, de Soutomendo de Baixo. Nasceu a 10/2/1882 e foi batizada a 13 desse mês e ano. Padrinhos: António Augusto e sua mulher, Maria Rosa Vaz, da Jugaria. // Faleceu em Fiães a 20/5/1961.

 

ESTEVES, Ludovina Rosa. Filha de António Luís Esteves e de Rosa Maria Esteves, lavradores, residentes no lugar de Pousafoles. Neta paterna de Joaquim Esteves (conhecido por Joaquim Domingues do Porto) e de Ana Marques; neta materna de Manuel José Esteves e de Maria Rosa Marques. Nasceu em Fiães a 14/3/1896 e foi batizada na igreja católica a 19 desse dito mês e ano. Padrinhos: Joaquim Henriques e sua mulher, Clara Rosa Gonçalves, camponeses, do lugar de Pousafoles. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 18/8/1966.  

 

ESTEVES, Luís. Filho de António Esteves e de Rosa Esteves. Nasceu por volta de 1807. // Lavrador. // Faleceu no lugar do Fulão a 3/5/1883, com cerca de 76 anos de idade, no estado de casado com Joaquina Quintela, só com o sacramento da penitência, sem testamento, e foi sepultado na igreja paroquial. // Deixou filhos. 

 

ESTEVES, Luis. Filho de João Esteves e de Maria Teresa Rodrigues. N.p. de Domingos Esteves e de Maria Rosa Almeida; n.m. Manuel Rodrigues e de Ana Alves, todos do Fulão. Nasceu a 22/6/1848 e foi batizado a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Luis Bernardo e sua mulher, Antónia Esteves, de Portocarreiro.

 

ESTEVES, Luís. Filho de Manuel António Esteves e de Joaquina Meleiro, lavradores, residentes em Soutomendo de Cima. N.p. de Joaquim Esteves e de Maria Rosa Esteves; n.m. de Manuel Meleiro e de Maria Luísa Domingues. Nasceu a 20/2/1870 e foi batizado a 27 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Quintela e Maria Meleiro, solteiros, lavradores, ambos de Soutomendo de Baixo.

 

ESTEVES, Luís. Filho de Manuel Joaquim Esteves e de Albina Esteves, lavradores, residentes no lugar do Fulão. Neto paterno de João Esteves e de Teresa Rodrigues; neto materno de António Esteves e de Maria Esteves. Nasceu em Fiães a 5/4/1897 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja católica da localidade. Padrinhos: Luís Bernardo e sua mulher, Clara Joaquina Rodrigues, camponeses, de Portocarreiro. // Casou na CRCM a 3/2/1921 com Deolinda Alves. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 53, de 9/3/1930: «AVISO. Luís Esteves, casado, do lugar da Baldosa, freguesia de Fiães, concelho de Melgaço, avisa por este meio que não se responsabiliza pelas despesas feitas por sua mulher, Deolinda da Trindade Alves, tanto no comércio como a particulares. Melgaço, 6/3/1930.» // Faleceu na sua freguesia natal a 28/5/1969.     

 

ESTEVES, Luisa. Filha de Jerónimo Esteves e de Maria Gonçalves. Nasceu por volta de 1797. // Lavradeira. // Faleceu no Ervedal, a 2/1/1866, com sessenta e nove anos de idade, viúva de Manuel Vaz. // Deixou três filhos.

 

ESTEVES, Luisa. Nasceu por volta de 1802. // Lavradeira. // Faleceu em São João de Portocarreiro, Fiães, com 74 anos de idade, a 4/10/1876, no estado de viúva de José de Almeida, e foi sepultada na igreja a 6 desse mês e ano.  

 

ESTEVES, Luisa. Filha de Pedro Esteves e de Isabel Vaz. Nasceu em Fiães por volta de 1809. // Lavradeira. // Faleceu na Jugaria, a 3/9/1864, com 55 anos de idade, casada com António Gonçalves (dos Azevinhos?). // Deixou cinco filhos.

 

ESTEVES, Luisa. Filha de Caetano José Esteves e de Maria Rosa Quintela. // Faleceu a 17/11/1841, em consequência da catástrofe que ocorreu nesse dia em São João de Portocarreiro. Morreram também sua mãe e quatro irmãos! Foi sepultada na igreja do mosteiro. Teve ofício de corpo presente da irmandade, e os de casa, segundo o costume. Posteriormente foram ditas, por sua alma e dos familiares mortos, 200 missas.   

 

ESTEVES, Luisa. // Faleceu repentinamente, a 30/11/1843, no estado de casada com Manuel Afonso, do Fulão, e foi sepultada na igreja do mosteiro a 2/12/1843. 

 

ESTEVES, Luisa. // Casou com Pedro Domingues, de Adedela. // Faleceu a 1/3/1853 e foi sepultada na igreja do mosteiro no dia seguinte. 

 

ESTEVES, Luísa. Filha de Domingos Esteves e de Maria Rosa de Almeida. Nasceu por volta de 1820. // Lavradeira. // Faleceu no lugar da Congosta a 17/9/1880, com 60 anos de idade, viúva de Caetano Domingues, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Deixou três filhos. 

 

ESTEVES, Luísa. Filha de Torcato Esteves e de Joaquina Meleiro, lavradores. Nasceu em Fiães por volta de 1830. // Lavradeira. // Faleceu no lugar da Congosta a 16/3/1899, com 69 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de viúva de Manuel Domingues, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja.  

 

ESTEVES, Manuel. // Faleceu a 19/8/1840, casado com Maria Joaquina Quintela, de Portocarreiro, e foi sepultado na igreja do mosteiro no dia seguinte. Teve ofício de corpo presente da irmandade. Os herdeiros pagaram três ofícios e 90 missas. 

 

ESTEVES, Manuel. // Faleceu repentinamente, a 18/9/1841, viúvo de Guimar Martins, de Soutomendo de Cima, e foi sepultado na igreja do mosteiro no dia seguinte. Teve ofício de corpo presente da irmandade. Fizera testamento, no qual solicitava, para salvação da alma, dois ofícios de casa e 40 missas. Os herdeiros mandaram rezar mais dois ofícios e 30 missas!

 

ESTEVES, Manuel. // Casou com Maria Luisa Domingues, de Lapela, Fiães. // Faleceu a 8/7/1849, demente, e foi sepultada na igreja do mosteiro no dia seguinte. 

 

ESTEVES, Manuel. // Casou com Ventura Alves, do Fulão. // Faleceu a 14/9/1852 e foi sepultado na igreja do convento a 17 desse mês e ano. (Uma senhora, de nome Ventura, viúva de Manuel Esteves, residente no Fulão, faleceu a 3/12/1855, e foi sepultada na igreja no dia seguinte; suponho que era a sua viúva).   

 

ESTEVES, Manuel. // Faleceu no lugar de Ladronqueira a 19/7/1855, e foi sepultado na igreja paroquial no dia seguinte. 

 

ESTEVES, Manuel. // Faleceu em Candosa a 28/11/1857, viúvo, e foi sepultado na igreja a 30 desse mês.

 

ESTEVES, Manuel. // Faleceu em Soutomendo de Baixo a 15/12/1858, solteiro, e foi sepultado na igreja no dia seguinte. // Era sapateiro.

 

ESTEVES, Manuel. // Faleceu a 21/10/1859 e foi sepultado na igreja no dia seguinte. // Estava casado com Mariana Vaz, de Portocarreiro.

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Manuel Esteves e de Maria Alves, de Candosa. // Casou na igreja de Fiães a 21/12/1837, com Maria, filha de António Gonçalves e de Maria Fernandes, da Jugaria. Testemunhas do ato religioso: Manuel Gonçalves do Rego e José Alves, solteiro, de Ladronqueira. 

 

ESTEVES, Manuel. // Estava viúvo de Joaquina Gonçalves quando casou, na igreja de Fiães, a 4/10/1839, com a sua parente no 4.º grau, Maria Luisa, filha natural de Custódio Domingues e de Luisa Rodrigues, todos de Lapela, Fiães. Testemunhas do ato religioso: José Alves e Manuel Vaz, ambos de Ladronqueira. 

 

ESTEVES, Manuel. Nasceu por volta de 1792. // Lavrador. // Faleceu em Adedela a 2/7/1876, com 84 anos de idade, casado com Maria Bandeira, e foi sepultado na igreja a 4 desse mês e ano. // Deixou um filho. 

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Simão Esteves e de Isabel Domingues, moradores no lugar de Ervedal. Nasceu por volta de 1807. // Lavrador. // Casou na igreja de Fiães a 6/10/1839, com Maria Ventura, filha de José Vaz e de Ana Maria Esteves, do Fulão. Testemunhas do ato religioso: Luis Bernardo, de Portocarreiro, e João Esteves, do Fulão. // Faleceu na Eira de Lapela, Fiães, a 21/1/1875, com 68 anos de idade, casado. // Deixou filhos.  

 

ESTEVES, Manuel. Filho de António Esteves e de Ana Alves, do Fulão. // Casou na igreja de Fiães a 5/7/1848, com Mariana, filha de Joaquim Vaz e de Maria Ventura Marques. Testemunhas do ato religioso: José Manuel Fernandes, mestre do ensino primário, e o padre José Joaquim Marques, cura em Fiães.

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Manuel Esteves e de Maria Afonso, de Adavelha. // Casou na igreja de Fiães a 29/7/1849, com Maria Rosa, filha de Manuel Esteves e de Maria Esteves, da Eira de Lapela, Fiães. Testemunhas do ato religioso: Joaquim Esteves (da Capela), de Soutomendo, e Francisco Esteves, do Fulão.

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Manuel Esteves e de Ana Esteves, rurais, de Várzea Travessa, Castro Laboreiro. // Nasceu por volta de 1822. // Casou na igreja de Fiães a 7/8/1854, com Ana Joaquina, filha de João Marques e de Joaquina Domingues, de Soutomendo de Baixo. Testemunhas do ato religioso: Domingos Marques e Manuel Marques, de Soutomendo. // Faleceu em Soutomendo a 29/12/1882, de repente, com cerca de 60 anos de idade, casado, sem sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja de Fiães. // Com geração.

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Manuel José Esteves e de Maria Joaquina Domingues, de Fiães. Nasceu por volta de 1835. // Lavrador. // Faleceu em Adedela, a 20/5/1865, com apenas 30 anos de idade, casado com Joaquina Domingues. // Deixou um filho.

 

ESTEVES, Manuel. // Nasceu por volta de 1887. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 32, de 29/9/1929: «Faleceu repentinamente depois de pousar um cesto de batatas o comerciante senhor Manuel Esteves, do lugar de Portocarreiro. Aos ofícios por sua alma assistiram três padres e três seminaristas.» // Tinha apenas quarenta e dois anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 33, de 6/10/1929).

 

ESTEVES, Manuel. Filho de ---------- Esteves e de -----------------------------------. Nasceu por volta de 1877. // Morreu em Portocarreiro, Fiães, a --/--/1933, com 56 anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 206, de 27/8/1933).  

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Maria Rosa Esteves, solteira, jornaleira, moradora no lugar do Fulão. Neto materno de João Esteves e de Teresa Rodrigues. Nasceu a 6/7/1886 e foi batizado no dia seguinte. Madrinha: Clara de Oliveira, de Cela de Cima, Padrenda (que batizara a criança em casa, no dia do nascimento, julgando que ia morrer). // Faleceu a 22/7/1886 e foi sepultado na igreja.  

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Maria Albina Esteves, solteira, camponesa, moradora em Ladronqueira. Neto materno de Manuel António Esteves e de Benedita Alves. Nasceu em Fiães a 10/6/1901 e foi batizado na igreja católica local a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Fernandes, solteiro, lavrador, e Carolina Domingues, solteira, camponesa. // Casou na CRCM a 29/8/1935 com Ludovina Rosa Alves. // Faleceu em Fiães a 15/3/1959.   

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Angelina Esteves, solteira, trabalhadora, residente no lugar de Ladronqueira. Neta materna de António José Esteves e de Maria Joaquina Domingues. Nasceu em Fiães a 17/10/1908 e foi batizado na igreja católica local a 21 desse mês e ano. Padrinhos: António José Esteves e sua mulher, Maria Joaquina Domingues, lavradores. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 7/11/1985.  

 

ESTEVES, Manuel (o Pequeno). Filho de --------- Esteves e de -------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Faleceu em Adedela, Fiães, a --/--/1992 (VM 977).

 

ESTEVES, Manuel. Filho de António Esteves e de Angelina Rosa Vaz. Nasceu na freguesia de Fiães a --/--/1933 (Notícias de Melgaço n.º 183, de 17/2/1933). // Nota: deve ser o mesmo senhor que faleceu em Fiães, com 75 anos de idade, a --/--/2009 (A Voz de Melgaço n.º 1309, de 1/6/2009).

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Manuel Esteves e de Ludovina Rosa Alves. Nasceu na freguesia de Fiães a --/--/19--. // Casou com Maria Alberta Pereira, sua conterrânea. // Em 1960 adquiriram o prédio rústico “Leira da Gandra”, por doação verbal feita por seus pais, residentes no lugar do Terreiro, Fiães. // Em 1998 os progenitores já tinham falecido e ele e a esposa residiam no dito lugar (VM 1107).

 

ESTEVES, Manuel Amaro. Filho de ------------ Esteves e de ----------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Faleceu na Jugaria, Fiães, a --/--/1997 (VM 1080).

 

ESTEVES, Manuel António. Filho de Manuel Esteves e de Ana Maria Afonso. Nasceu em Fiães por volta de 1807. // Lavrador. // Faleceu em Adavelha, a 19/11/1872, com 65 anos de idade, viúvo de Maria Esteves. // Deixou uma filha.

 

ESTEVES, Manuel António. Filho de Teresa Caetana, lavradeira. Nasceu em Fiães por volta de 1824. // Rural. // Faleceu a 3/3/1905, em sua casa de morada, sita no lugar da Jugaria, com todos os sacramentos da igreja católica, com 81 anos de idade, no estado de casado com Maria José Vaz, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no cemitério local.

 

ESTEVES, Manuel António. Filho de Caetano José Esteves e de Maria Rosa Quintela. N.p. de João Esteves e de Domingas Afonso, todos do lugar de São João; n.m. de António Quintela e de Maria Ventura Vaz, de Adavelha. Nasceu a 16/4/1836 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Quintela e sua mulher, Ana Maria Esteves, de Portocarreiro. 

 

ESTEVES, Manuel António. Filho de Joaquim Esteves e de Maria Rosa Esteves, de Soutomendo de Cima. N.p. de Manuel Esteves e de Rosa Alves, de Candosa; n.m. de João Esteves e de Maria Luísa Marques, de Portocarreiro. Nasceu a 11/7/1840 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Marques e sua irmã, Maria Marques, solteiros, de Soutomendo de Baixo. 

 

ESTEVES, Manuel António. Filho de João Manuel Esteves e de Maria Joaquina Quintela, moradores no lugar de Portocarreiro. Neto paterno de Caetano José Esteves e de Maria Rosa Quintela; neto materno de Manuel Luis Quintela e de Antónia Domingues, de Adavelha. Nasceu a 15/2/1848 e foi batizado a 18 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô paterno e a sua avó materna. // Lavrador. // Casou em primeiras núpcias com a sua conterrânea Maria Rosa de Almeida, de quem ficou viúvo. // Matrimoniou-se na igreja de Fiães a 11/10/1894, em segundas núpcias, com outra conterrânea, Ana de Oliveira, de 48 anos de idade, lavradeira, viúva de Manuel Domingues, filha de João Batista de Oliveira, natural de Castro Laboreiro, e de Maria Rosa Esteves, natural de Fiães. Testemunhas presentes: o padre José Joaquim Marques e o padre Francisco António Meleiro. // Com geração.        

 

ESTEVES, Manuel António. Filho de Manuel Esteves e de Maria Rosa Gonçalves, moradores no lugar da Jugaria. N.p. de Manuel Esteves e de Maria Alves, de Candosa; n.m. de António Gonçalves e de Maria Fernandes, da Jugaria. Nasceu a 23/6/1850 e foi batizado a 27 desse mês e ano. Padrinhos: António Alves e sua mulher, Maria Rosa Gonçalves, do lugar da Jugaria.

 

ESTEVES, Manuel António. Filho de [Manuel] Joaquim Esteves e de Ana Bernardo, rurais, moradores no lugar de Ervedal. N.p. de Simão Esteves e de Isabel Domingues; n.m. de Manuel Bernardo e de Ventura Marques. Nasceu em Fiães a 20/4/1852 e foi batizado a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Esteves e sua mulher, Maria Ventura Vaz, da Eira de Lapela, Fiães. // Lavrador. // Casou na igreja da sua freguesia natal a 7/9/1893 com a sua conterrânea e parente, Rosa Maria Bernardo, de 22 anos de idade, solteira, camponesa, filha de Luís Bernardo e de Clara Rodrigues, fenalenses. Testemunhas presentes: Manuel Fernandes, casado, lavrador, do lugar de Oleiros, Rouças, e Manuel Domingues, viúvo, lavrador, de Ladronqueira, Fiães. // Faleceu a 19/2/1901, no lugar do Ervedal, com 48 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casado com Rosa Maria Bernardo, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no cemitério local.

 

ESTEVES, Manuel António. Filho de Daniel Esteves e de Joaquina Pires, moradores no lugar de Ladronqueira, Fiães. N.p. de Manuel Esteves e de Maria Rosa Pires, de Campelo (?); n.m. de Pascoal Pires e de Maria Domingues, de Covelo (?), todos de Castro Laboreiro. Nasceu a 28/3/1857 e foi batizado na igreja de Fiães a seis de Abril desse ano. Padrinhos: Maria Pascoal, do Vido, e São Bento. // Nota: deve ser o mesmo senhor que morreu em Ladronqueira em 1934, com 78 anos de idade (ver NM 228, de 8/4/1934).

 

ESTEVES, Manuel António. Filho de Francisco Esteves e de Ana Afonso, lavradores, do Fulão. N.p. de Manuel Esteves e de Ana Maria Afonso, de Adavelha; n.m. de Manuel Afonso e de Luísa Quintela, do Fulão. Nasceu a 8/3/1860 e foi batizado a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Esteves, lavrador, e sua filha, Joaquina Esteves, casada, ambos de Soutomendo de Cima.

 

ESTEVES, Manuel António. Filho de José Bento Esteves e de Maria Ventura Esteves. N.p. de José Esteves e de Antónia Maria Gonçalves; n.m. de João Esteves e de Maria Luísa Marques, todos da Eira de Lapela. Nasceu a 13/6/1862 e foi batizado a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Domingues e sua mulher, Francisca Vaz, lavradores, do sobredito lugar.

 

ESTEVES, Manuel António. Filho de João Esteves, de Fiães, e de Maria Joaquina Ferreira, de Padrenda, Tui, lavradores, residentes em Lapela. N.p. de Manuel Esteves e de Joaquina Gonçalves; n.m. de Manuel José Ferreira e de Isabel Esteves. Nasceu a 15/3/1864 e foi batizado na igreja de Fiães a 27 desse mês e ano. Padrinhos: António Marques e sua mulher, Margarida Afonso, lavradores, de Lapela. // Rural. // Morava em Padrenda, Galiza, quando casou na igreja de Fiães a 26/1/1908 com Carolina Vaz, de 37 anos de idade, solteira, camponesa, natural de Fiães, filha de Manuel Joaquim Vaz e de Maria Benedita Alves, fenalenses. Testemunhas presentes: José Luís Marques, casado, lavrador, de Soutomendo de Cima, e Manuel Luís Vaz, casado, lavrador, do Faval. // Faleceu em Fiães a 22/11/1942.

 

ESTEVES, Manuel António. Filho de José Esteves, de Castro Laboreiro, e de Maria Joaquina Marques, de Fiães, lavradores, residentes em Lapela. N.p. de Manuel Esteves e de Ana Esteves, de Várzea Travessa, Castro; n.m. de António Marques e de Margarida Afonso, de Lapela. Nasceu a 13/5/1866 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos. 

 

ESTEVES, Manuel António. Filho de Manuel António Esteves e de Joaquina Meleiro, de Soutomendo de Cima. N.p. de Joaquim Esteves e de Maria Rosa Esteves, do dito lugar; n.m. de Manuel Meleiro e de Luisa Domingues, de Soutomendo de Baixo. Nasceu a 21/9/1873 e foi batizado a 28 desse mês e ano. Padrinhos: António Domingues e sua mulher, Ana Domingues, de Soutomendo de Baixo, todos lavradores.

 

ESTEVES, Manuel António. Filho de Manuel Maria Esteves e de Maria Vaz, lavradores. N.p. de José Esteves e de Vicência Gonçalves; n.m. de Manuel Vaz e de Ana Domingues, todos de Portocarreiro. Nasceu a 25/12/1881 e foi batizado a 1/1/1882. Padrinhos: Manuel António Domingues, solteiro, e sua mãe, Maria Joaquina Domingues.  

 

ESTEVES, Manuel Avelino. Filho de António Luís Esteves e de Rosa Maria Esteves. Nasceu em Fiães a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 161, de 15/8/1915). // Faleceu em Pousafoles a --/--/1915, com apenas 41 dias de idade (Correio de Melgaço n.º 167, de 26/9/1915). 

 

ESTEVES, Manuel Bento. Filho de Manuel Esteves e de Ana Joaquina Esteves, da Eira de Lapela. N.p. de João Esteves e de Maria Luísa Esteves; n.m. de Manuel Vaz e de Ana Luísa Esteves. Nasceu a 11/3/1863 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó materna, viúva, lavradeira, do Ervedal, e São Bento.

 

ESTEVES, Manuel do Espírito Santo. Filho de Francisco Manuel Esteves e de Helena Alves, fenalenses. Nasceu em Fiães por volta de 1879. // Lavrador. // Casou na igreja da sua freguesia de nascimento a 17/12/1908 com a sua parente e conterrânea Angelina Esteves, de 22 anos de idade, solteira, camponesa, filha de António José Esteves e de Maria Joaquina Domingues. Testemunhas presentes: Manuel José Alves (de Bento) e José Joaquim Pereira Razelo, casados, lavradores, moradores em Ladronqueira. // Faleceu em Fiães a 3/1/1952.  

 

ESTEVES, Manuel Francisco. Filho de Francisco António Esteves e de Maria da Cunha, de Soutomendo de Baixo. N.p. de Manuel José Esteves e de Maria Joaquina Domingues, de Adedela; n.m. de Rosa da Cunha, solteira, de Soutomendo de Baixo. Nasceu a 11/8/1852 e foi batizado a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco António Marques, solteiro, e Luísa Esteves, ambos de Balsada.  

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de Maria Rosa Esteves, solteira. Nasceu por volta de 1801. // Lavrador. // Faleceu em Soutomendo de Baixo a 25/12/1864, com 63 anos de idade, casado com Romana Conde. // Fizera testamento. // Não deixou filhos.

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de Simão Esteves e de Isabel Domingues. Nasceu por volta de 1807. // Lavrador. // Faleceu em Ervedal a 22/10/1885, com 78 anos de idade, viúvo de Ana Bernarda, com todos os sacramentos, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja.

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Esteves e de Maria Ventura Alves. Nasceu em Fiães por volta de 1818. // Lavrador. // Faleceu em Soutomendo de Cima, a 27/5/1869, com 51 (?) anos de idade, casado com Joaquina Esteves. // Deixou quatro filhos. 

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Esteves e de Maria Alves. Nasceu por volta de 1818. // Lavrador. // Faleceu na Jugaria, a 16/1/1879, com 61 anos de idade, casado com Maria Gonçalves, e foi sepultado na igreja.

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de Caetano José Esteves e de Maria Rosa Quintela. N.p. de João Esteves e de Domingas Afonso, todos de São João; n.m. de António Quintela e de Maria Vaz, de Adavelha. Nasceu a 26/2/1840 e foi batizado a 2 de Março desse mesmo ano. Padrinhos: Francisco Quintela e Maria Esteves, solteira, irmã do batizando.

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de Francisco Esteves e de Ana Afonso, do Fulão. N.p. de Manuel António Esteves e de Ana Maria --------, de Adavelha; n.m. de Manuel Afonso e de Luísa Esteves, do Fulão. Nasceu a 9/6/1842 e foi batizado a 16 desse mês. Padrinhos: Manuel António Pires e sua mulher, Isabel Esteves, de Gavião, Lamas de Mouro. // Faleceu em 1845. 

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de João Manuel Esteves e de Maria Joaquina Quintela, moradores em Portocarreiro. Neto paterno de Caetano José Esteves e de Maria Rosa Quintela, do dito lugar; neto materno de Luís Quintela e de Antónia Domingues, de Adavelha. Nasceu a 24/8/1844 e foi batizado a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Quintela e sua mãe, Antónia Domingues, de Adavelha.

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de José Luís Esteves e de Ana Luísa Gonçalves. N.p. de Manuel José Esteves e de Maria Esteves; n.m. de Pedro Gonçalves e de Isabel Domingues, todos de Pousafoles. Nasceu a 12/6/1845 e foi batizado a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Marques e sua irmã, Maria Luísa, do Faval. 

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de Francisco Esteves e de Ana Afonso, moradores no lugar do Fulão. N.p. de Manuel Esteves e de Ana Maria Afonso, de Adavelha; n.m. de Manuel Afonso e de Luísa Esteves, do Fulão. Nasceu a 3/10/1845 e foi batizado a 5 desse mês e ano. Padrinho: o seu avô materno. 

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de Luis Esteves e de Joaquina Quintela. N.p. de António Esteves e de Rosa Alves; n.m. de Manuel António Quintela e de Francisca Rosa, todos do Fulão. Nasceu a 9/3/1848 e foi batizado a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Domingues e sua mulher, Clara Vaz, de Soutomendo de Baixo. 

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de Ventura Esteves, moradora no lugar de Adavelha. Neto materno de Jerónimo Esteves e de Maria Gonçalves, do dito lugar. Nasceu a 6/8/1848 e foi batizado pelo padre João Manuel Meleiro a 10 desse mês e ano. Padrinhos: São Bento e Joaquina Esteves, viúva, de Adavelha.  

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de José Luís Esteves e de Maria Domingues, de Adedela. N.p. de Francisco Esteves e de Joaquina Esteves; n.m. de João Domingues e de Luísa Gregório. Nasceu a 5/8/1852 e foi batizado a 10 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e Ana Domingues, tia do neófito.

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de Francisco Esteves e de Ana Afonso, moradores no lugar do Fulão. Neto paterno de Manuel Esteves e de Ana Maria Afonso, de Adavelha; neto materno de Manuel Afonso e de Ana Luísa Esteves, do Fulão. Nasceu a 9/3/1853 e foi batizado na igreja no dia seguinte. Padrinhos: Joaquim Esteves, tio do batizando, e sua mulher, Maria Angélica Martins (que batizara a criança em casa no dia do nascimento), de Soutomendo de Cima.    

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de António Esteves e de Maria Esteves, rurais, moradores no lugar de Ervedal. N.p. de Francisco Esteves e de Rosa Bernardo; n.m. de Manuel Esteves e de Ana Maria Afonso, de Adavelha. Nasceu a 9/7/1853 e foi batizado a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Esteves e sua filha. // Casou na igreja de Cristóval a 27/11/1890 com Maria Joaquina do Outeiro, nascida naquela freguesia de Melgaço a 31/3/1859, filha de Manuel do Outeiro e Ana Josefa Marques, camponeses, moradores no lugar de Sucastelo. Testemunhas: Manuel Bernardo, casado, e Manuel Rodrigues, solteiro, ambos lavradores, residentes no lugar de Carvão, freguesia de Cristóval.    

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Esteves e de Ana Marques, moradores em Soutomendo de Baixo, Fiães. N.p. de Manuel Esteves e de Ana Esteves, de Várzea Travessa, Castro Laboreiro; n.m. de João Marques e de Joaquina Domingues, de Soutomendo. Nasceu a 25/4/1855. // Lavrador. // Casou na igreja da sua freguesia natal a 22/10/1883 com Joaquina Rosa Martins, de 21 anos de idade, solteira, camponesa, filha de Francisco José Martins e de Juliana Martins, todos de Fiães. Testemunhas: Manuel António Vaz, casado, lavrador, e Manuel Joaquim Martins, viúvo, camponês, ambos do lugar de Soutomendo de Baixo.   

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de António Esteves e Maria Esteves, residentes no lugar do Ervedal. Neto paterno de Francisco Esteves e de Rosa Bernardo; neto materno de Manuel Esteves e de Ana Maria Afonso, de Adavelha. Nasceu a 22/7/1855 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós paternos. (À margem: «este assento não tem efeito; está, ou fica, a folhas 88…»).  

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de João Esteves e de Teresa Alves, moradores no lugar do Fulão. N.p. de Domingos Esteves e de Maria Rosa de Almeida, do dito lugar; n.m. de Manuel Rodrigues e de Ana Alves, de Portocarreiro. Nasceu a 24/6/1856 e foi batizado na igreja a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos Esteves, irmão do batizando, e Ana Luísa Marques, solteira, de Portocarreiro, que batizara o bebé em casa aquando do nascimento. // Lavrador. // Casou na igreja de Fiães a 27/7/1891 com a sua conterrânea Albina Esteves, de 34 anos de idade, solteira, camponesa, residente no lugar do Ervedal, filha de António Esteves e de Maria Esteves, fenalenses. Testemunhas presentes: João António da Cunha, casado, oficial de diligências, do lugar de Chão de Cancela, e Manuel António Alves, solteiro, lavrador, de Ladronqueira. // Morreu no lugar do Fulão a 11/10/1899, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casado, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja.      

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. // Lê-se em Melgaço, Sentinela do Alto Minho, de ACE, II parte, 2.º volume, páginas 210 e 211: «No ano seguinte, em 27/1/1898, apareceu na terra um novo defensor dos interesses locais “No Jornal de Melgaço” que, embora se tivesse publicado até 24 de novembro do mesmo ano, se não deve considerar novo semanário, mas antes deve ser tido como fase assumida pelo “Jornal de Melgaço” nesta quadra de perseguição política e para a qual Duarte Augusto de Magalhães se preparou fazendo apresentar na Delegação da Procuradoria Régia em 17/1/1898 este requerimento com assinatura reconhecida por tabelião: Ilustríssimo Excelentíssimo Senhor. Manuel Joaquim Esteves, vulgo o Calçada, casado, lavrador, do lugar de Soutomendo de Cima, freguesia de Fiães, desta comarca de Melgaço, vem declarar perante V. Ex.ª como determina o § único do artigo 2.º da lei de imprensa de 17/5/1860, que quer ser editor responsável dos periódicos que – com os títulos “Regenerador de Melgaço”, “Povo de Melgaço”, “No Jornal de Melgaço”, “Correio de Melgaço”, “Pelo Jornal de Melgaço” e “O Jornal de Melgaço” se publicarem nesta vila. Juntam-se todos os documentos exigidos naquele § único do artigo 2.º da lei já citada de 17/1/1866. Melgaço, 17/1/1898. Manuel Joaquim Esteves Calçada      

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de Domingos José Esteves, natural de Fiães, e de Albina Cerqueira, natural de Cristóval, lavradores, residentes no lugar da Eira de Lapela, freguesia de São Cipriano de Padrenda, bispado de Tui. N.p. de Manuel Esteves e de Maria Ventura Vaz; n.m. de Manuel José Cerqueira e de Teresa de Jesus Ribeiro. Nasceu no dito lugar galego a 15/10/1865 e foi batizado na igreja de Fiães, Melgaço, a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco António Esteves, casado, lavrador, e sua filha, Maria Luísa Esteves, viúva, lavradeira, ambos de Eira de Lapela. // Lavrador. // Casou na igreja de Fiães a 9/2/1891 com Maria Rosa Marques, sua parente no 4.º grau de consanguinidade, de 28 anos de idade, solteira, camponesa, natural de Soutomendo de Cima, Fiães, filha de José Marques e de Maria Joaquina Esteves, fenalenses. Testemunhas presentes: Francisco de Jesus Alves e Manuel Joaquim Alves, solteiros, camponeses, residentes no lugar de Ladronqueira. // Faleceu em Soutomendo de Cima a 23/2/1895, casado com a dita Maria Rosa Marques, sem sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja de Fiães. // Deixou um filho.

    

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de Isabel Luísa Esteves, da freguesia de Morais, Macedo de Cavaleiros. Neto materno de João Manuel Esteves e de Maria Teresa Rodrigues, de Lapela, Fiães. Nasceu a 2/4/1868 e foi batizado na igreja de Fiães a 6 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Maria Gonçalves, solteiro, de Lapela, e a avó materna do neófito, todos lavradores.   

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de Domingos Esteves e de Joaquina Gonçalves, lavradores, do Fulão. N.p. de João Esteves e de Teresa Rosa Rodrigues, do mesmo lugar; n.m. de Francisco José Gonçalves e de Ana Quintela, de Adavelha. Nasceu a 15/6/1875 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Ferreira e sua mulher, Rosa Gonçalves, de Adavelha.   

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel José Esteves e de Maria Rosa Marques, moradores no lugar do Faval. N.p. de Manuel Esteves e de Maria Ventura Vaz, de Balsada; n.m. de Manuel José Marques e de Maria Caetana Domingues, do Faval, todos lavradores. Nasceu a 27/12/1875 e foi batizado nesse mesmo dia. Padrinhos: Francisco António Esteves e Lina Esteves, solteiros, do Faval. // Camponês. // Casou na igreja de Fiães a 26/6/1904 com a sua conterrânea Maria Rosa Domingues, de 22 anos de idade, solteira, camponesa, filha de Manuel António Domingues e de Maria Rosa Marques, fenalenses. Testemunhas presentes: António Domingues, estudante de Teologia, e Joaquim Marques, lavrador, solteiros, do lugar de Adavelha. // Faleceu em Fiães a 30/1/1947. 

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel António Esteves e de Benedita Alves, lavradores, de Ladronqueira. N.p. de Daniel Esteves e de Joaquina Pires; n.m. de Manuel José Alves e de Joaquina Gonçalves. Nasceu a 23/12/1882 e foi batizado a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Fernandes e sua mulher, Albina Maria, de Viladraque, Paços. 

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de Ludovina Esteves, solteira, jornaleira, residente na Congosta. N.m. de Ana Esteves, solteira. Nasceu a 30/1/1885 e foi batizado a 4 de Fevereiro desse ano de 1885. Madrinha: Joaquina Alves, solteira, jornaleira, moradora no sobredito lugar, que batizara a criança em casa por julgar que morria.

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de José Joaquim Esteves e de Rosa Maria Domingues, lavradores, residentes em Soutomendo de Baixo. Neto paterno de Francisco António Esteves e de Maria da Cunha; neto materno de Sebastião José Domingues e de Angélica Clara Gonçalves. Nasceu em Fiães a 1/7/1897 e foi batizado na igreja católica local a 4 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó paterna, lavradeira, de Soutomendo de Baixo, e Manuel Joaquim Domingues, casado, lavrador, da Congosta. // Casou na igreja do antigo convento de Fiães e na CRCM a 3/8/1919 com Maria da Conceição de Araújo, de 19 anos de idade, filha de Manuel Joaquim de Araújo e de Rosa de Jesus Vaz, do lugar do Faval, Fiães. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 31/10/1961.

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de António Luís Esteves e de Rosa Maria Esteves, lavradores. // Faleceu em Pousafoles a 28/3/1895, com apenas doze dias de idade, e foi sepultado na igreja.

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Esteves e de Carolina Vaz, lavradores, residentes no lugar do Faval. Neto paterno de João Esteves e de Maria Joaquina Ferreira; neto materno de Manuel Joaquim Vaz e de Maria Benedita Alves. Nasceu em Fiães a 4 de Novembro de 1908 e foi batizado na igreja católica local a 7 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Marques, casado, e sua filha, Rosa Marques, solteira, lavradores. // Casou na igreja da sua freguesia a 1/12/1951 com Aurora de Jesus Esteves, sua conterrânea. // Faleceu no lugar de Cela de Baixo, Padrenda, Galiza, a 8/11/2001. 

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de Justino Esteves e de Maria Rosa Vaz. Nasceu em Fiães a --/--/1919 (Jornal de Melgaço n.º 1242, de 13/4/1919).

 

ESTEVES, Manuel José. // Faleceu a 27/1/1847, no estado de viúvo de Ana Maria Esteves, de Portocarreiro, e foi sepultado na igreja do mosteiro a 29 desse mês e ano. 

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de Simão Esteves e de Isabel Domingues, do lugar de Ervedal, Fiães. // Nasceu por volta de 1808. // Lavrador. // Casou na igreja de Rouças a 14/10/1850 com Teresa Lourenço, roucense, filha de Manuel Lourenço e de Rosa Meleiro, de Lobiô, Rouças. // Testemunhas: António Caetano Alves Salgado, da Pombeira, e Bento de Nossa Senhora do Carmo, do lugar da Igreja. // Morreu em Lobiô, Rouças, a 19/3/1881, com todos os sacramentos, com 73 anos de idade, casado com a dita Teresa Lourenço, sem testamento, com dois filhos, e foi sepultado no cemitério particular de Rouças. 

 

ESTEVES, Manuel José. // Estava viúvo de Rosa Afonso, do lugar de Alcobaça, quando casou na igreja de Fiães, a 17/7/1837, com Maria Ventura, filha de Manuel Alves e de Domingas Ferreira, do Fulão. Testemunhas do ato religioso: Caetano Marques “Novo”, de Portocarreiro, e Luis Bernardo.  

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de Manuel José Esteves e de Ana Esteves, moradores no lugar de Portocarreiro. // Casou na igreja de Fiães a 14/9/1837, com Maria Joaquina Quintela, filha de Luis Quintela e de Antónia Domingues, de Adavelha. Testemunhas do ato religioso: Caetano Rodrigues, do Fulão, e Caetano José Esteves, da Fonte de São João.  

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de Manuel José Esteves e de Maria Ventura Vaz, de Balsada. // Lavrador. // Casou na igreja de Fiães a 10/8/1854, com Maria Rosa Marques, filha de Manuel Marques e de Maria Caetana Domingues, do Faval. Testemunhas: Manuel Rodrigues e Manuel Meleiro, do Faval. // Faleceu no lugar do Faval a 5/10/1888, com 60 anos de idade, casado, com todos os sacramentos, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja.  

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de Manuel Esteves e de Maria Joaquina Quintela. Neto paterno de Manuel Esteves e de Ana Esteves, todos de São João de Portocarreiro; neto materno de Luís Quintela e de Antónia Domingues, de Adavelha. Nasceu a 12/3/1841 e foi batizado a 15 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos. // A sua vida foi curtíssima, pois pereceu a 17/11/1841, em consequência da catástrofe (terramoto) ocorrida nesse dia em São João de Portocarreiro. // Foi sepultado na igreja do mosteiro no dia seguinte. // Só teve uma missa rezada, por ser ainda bebé.    

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de Manuel Esteves e de Maria Ventura Vaz, da Eira de Lapela. N.p. de Simão Esteves e de Isabel Domingues, de Ervedal; n.m. de José Vaz e de Ana (?) Maria Esteves, do Fulão. Nasceu a 18/4/1843 e foi batizado a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Santo António e Ana Maria Esteves, viúva, do Fulão.

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de Manuel Joaquim Esteves e de Ana Bernardo, residentes no lugar do Ervedal. N.p. de Simão Esteves e de Isabel Domingues, do dito lugar; n.m. de Manuel Bernardo e de Maria (?) Ventura Marques, de São João. Nasceu a 8/8/1845 e foi batizado a 17 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Marques e sua mulher, Maria Gregório, de Adavelha.

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de Joaquim Esteves e de Ana Bernardo, moradores no lugar do Ervedal. N.p. de Simão Esteves e de Isabel Esteves, do dito lugar; n.m. de Manuel Bernardo e de Ventura Marques, de São João. Nasceu a 6/6/1849 e foi batizado a 9 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó materna e João Bernardo, tio do batizando. // Jornaleiro. // Casou na igreja da sua terra a 13/10/1884 com a sua conterrânea e parente no 3.º grau de consanguinidade, Maria Rosa Esteves (1852-1917), de 27 anos de idade, solteira, jornaleira, filha de António Esteves e de Maria Esteves. Testemunhas presentes: Daniel Esteves, casado, lavrador, do lugar do Mosteiro, e António José Esteves, casado, lavrador, do lugar de Ladronqueira. // Faleceu no lugar do Ervedal a 5/4/1898, sem quaisquer sacramentos, sem testamento, e foi sepultado no adro da igreja paroquial. // Pai de Justino, de Manuel José, e de Maria.

 

ESTEVES, Manuel José (Machado). Filho de Joaquim Esteves e de Joaquina Esteves, residentes no lugar de Soutomendo de Cima. N.p. de Manuel Esteves e de Maria Alves, de Candosa; n.m. de António Esteves e de Maria Benta Domingues, de Portocarreiro. Nasceu a 17/6/1852 e foi batizado a 27 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Gregório, viúvo, do lugar de Vila do Conde, e Isabel Esteves, tia do batizando. // Camponês. // Casou na igreja da sua freguesia natal a 6/6/1887 com a sua conterrânea Rosa Maria Domingues, de 34 anos de idade, solteira, camponesa, filha de Francisco Domingues e de Isabel Marques. Testemunhas presentes: Manuel António Vaz, viúvo, lavrador, de Soutomendo de Baixo, e Manuel Joaquim Alves, solteiro, de Ladronqueira. // Faleceu a 21/8/1910, em Soutomendo de Baixo, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casado com a dita Rosa Maria, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no cemitério paroquial.   

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de Manuel Esteves, solteiro, e de Maria Marques, solteira, de Soutomendo de Baixo. N.p. de Manuel Esteves e de Maria Pires, da Jugaria; n.m. de João Gonçalves e de Ana Luísa Marques, de Soutomendo. Nasceu a 24/1/1854 e foi batizado a 5 de Fevereiro desse ano. Padrinhos: Manuel José Marques, solteiro, de Adavelha, e Maria Luísa Marques, de Soutomendo de Baixo. Assistiram duas testemunhas: Manuel Domingues e Manuel Luís Domingues.  

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de Manuel António Esteves e de Maria Luísa Vaz, moradores no lugar da Jugaria. N.p. de Teresa Caetana, solteira; n.m. de Manuel José Vaz e de Luísa Alves. Nasceu a 10/1/1863 e foi batizado a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Vaz, solteiro, lavrador, tio materno do bebé, e Luísa Alves, casada, lavradeira, ambos da Jugaria. // Rural. // Casou na igreja da sua freguesia natal a 23/11/1885 com a sua conterrânea Ludovina Alves, de 21 anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar de Ladronqueira, filha de Francisco Alves e de Maria Gonçalves. Testemunhas presentes: Manuel José Alves Morgado, casado, e Manuel António Esteves, casado, lavradores, do lugar de Ladronqueira.  

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de Manuel Joaquim Esteves e de Leopoldina de Almeida, lavradores, do lugar de São João. N.p. de Manuel Esteves e de Guimar Esteves; n.m. de José de Almeida e de Luísa Esteves. Nasceu a 4/4/1866 e foi batizado pelo padre Francisco António Meleiro, de Fiães, a 9 desse mês e ano. 

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de ------- Esteves e de --------------------------. Nasceu por volta de 1868. // Morreu na Jugaria, Fiães, a --/--/1938, com 70 anos de idade (NM 385).

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de Manuel Joaquim Esteves e de Luísa Quintela, lavradores, de Portocarreiro. N.p. de Manuel Esteves e de Ventura Alves; n.m. de Manuel Quintela e de Maria Marques. Nasceu em Fiães a 11/11/1870 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Vaz e sua mulher, Maria Ventura Esteves, lavradores, de Portocarreiro. // Morreu em Pomares, Paderne, onde trabalhava como criado de servir, a 21/5/1887, com apenas 16 anos de idade, e foi sepultado na igreja de Paderne.

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de António José Esteves e de Maria Joaquina Domingues, lavradores, de Ladronqueira. N.p. de Daniel Esteves e de Joaquina Pires; n.m. de Manuel Domingues e de Maria Rosa Alves. Nasceu a 6/3/1882 e foi batizado a 8 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos. // Nota: deve tratar-se do mesmo senhor que em 1919 se encontrava ausente em parte incerta da Argentina e estava solteiro; nesse ano foi citado pelo Juízo de Direito, cartório do escrivão do 3.º ofício, em virtude de ter falecido Maria Joaquina Domingues, moradora que tinha sido no lugar de Ladronqueira, freguesia de Fiães, a fim de assistir a todos os termos até final do inventário orfanológico a que se procedia por esse óbito (Jornal de Melgaço n.º 1273, de 7/12/1919).  

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de Manuel José Esteves e de Maria Rosa Esteves, lavradores, residentes no Ervedal. N.p. de Joaquim Esteves e de Ana Bernardo; n.m. de António Esteves e de Maria Esteves. Nasceu a 31/5/1885 e foi batizado a 4 de Junho desse dito ano. Padrinhos: José Esteves e Albina Esteves, solteiros, lavradores, ambos do sobredito lugar. // Em 1917, aquando da morte de sua mãe, estava solteiro e morava em Ervedal.     

 

ESTEVES, Manuel Lourenço. Filho de Manuel Esteves e de Ana Gonçalves, lavradores, de Adedela. N.p. de Luís José Esteves e de Maria Domingues, do mesmo lugar; n.m. de Manuel José Gonçalves e de Maria Gonçalves, da Jugaria. Nasceu a 5/8/1882 e foi batizado a 10 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos. // Faleceu em Fiães a 5/1/1941 (?). 

 

ESTEVES, Manuel Luís. Filho de Manuel Esteves e de Maria Luísa Domingues. N.p. de José Esteves e de Antónia Maria Gonçalves; n.m. de Custódio Domingues e de Luísa Rodrigues. Nasceu a 17/6/1840 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Luís Domingues e Isabel Pires, todos de Lapela, Fiães.

 

ESTEVES, Manuel Luís. Filho de Ana Esteves, solteira, moradora no lugar da Congosta, Fiães. N.m. de António Esteves e de Joaquina Martins, do dito lugar. Nasceu a 29/6/1853 e foi batizado a 3 de Julho desse dito ano. Padrinhos: Luís Marques e sua mulher, Ana Marques, de Portocarreiro. // Lavrador. // Faleceu no dito lugar da Congosta, a 13/12/1879, solteiro, e foi sepultado na igreja no dia seguinte. A herdeira de seus bens, foi a mãe. 

 

ESTEVES, Manuel Luís. Filho de Manuel António Esteves e de Maria Joaquina Meleiro, lavradores, residentes em Soutomendo de Cima. Neto paterno de Joaquim Esteves e de Maria Rosa Esteves; neto materno de Manuel Meleiro e de Luísa Meleiro. Nasceu a 12/6/1871 e foi batizado a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Quintela e Maria Meleiro, solteiros, lavradores, de Soutomendo de Baixo.

 

ESTEVES, Manuel Luís. Filho de Manuel Maria Esteves, natural de Padenda, Galiza, e de Claudina de Almeida, natural de Fiães, onde residiam. Nasceu em Fiães por volta de 1879. // Tinha 31 anos de idade, era solteiro, lavrador, quando se casou na igreja da sua freguesia de nascimento a 18/9/1910 com a sua conterrânea Maria Bernardo, de 26 anos de idade, solteira, camponesa, filha de Luís Bernardo e de Clara Joaquina Rodrigues. Testemunhas presentes: Joaquim Evaristo Marques, solteiro, lavrador, do lugar da Balsada, e António Domingues, casado, lavrador, do lugar do Fulão. // Morreu em Fiães a 19/8/1933.  

 

ESTEVES, Manuel Maria. Filho de Joaquim Esteves e de Maria Esteves, da Cela de Cima, Padrenda, Galiza. N.p. de Torcato Esteves e de Joaquina Meleiro, de Balsada; n.m. de Caetano Esteves e de Ana Rodrigues, do dito lugar galego. Nasceu a 13/1/1851 e foi batizado na igreja de Fiães a 19 desse mês e ano. Padrinhos: São Bento e Maria Meleiro, de Pousafoles.

 

ESTEVES, Manuel Maria. Filho de José Esteves e de Vicência Gonçalves, moradores em Portocarreiro. N.p. de Manuel Esteves e de Ana Esteves, do dito lugar; n.m. de Manuel Gonçalves e de Maria Caetana, de Lamas de Mouro. Nasceu a 30/3/1854 e foi batizado a 5 de Abril desse ano. Padrinhos: Manuel José Meleiro e Maria Gomes, de Soutomendo. // Faleceu no lugar de Portocarreiro, Fiães, a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 146, de 25/4/1915). 

 

ESTEVES, Manuel Maria. Filho de Joaquim Esteves e de Maria Joaquina Esteves, lavradores, galegos. Nasceu em Padrenda, Galiza, por volta de 1855. // Rural. // Faleceu a 14/11/1905, em sua casa de morada de morada, sita no lugar de Portocarreiro, Fiães, com todos os sacramentos da igreja católica, com 50 anos de idade, no estado de casado com Claudina de Almeida, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no cemitério local.   

 

ESTEVES, Manuel Serafim. Filho de Albano Esteves e de Maria de Carvalho. Nasceu em Fiães a 3/12/1922. // Pedreiro. // Em 1946 emigrou para o Brasil. Era solteiro.

 

ESTEVES, Maria. // Faleceu em Soutomendo de Baixo a 25/3/1836 e foi sepultada na igreja do mosteiro a 27. // Estava casada com Manuel Domingues. Teve ofício de corpo presente da irmandade. O padre Meleiro escreveu: «seus herdeiros têm a obrigação de fazer o seu bem d’alma segundo o costume desta freguesia, visto ela não testar.» // Fizeram-lhe três ofícios e quarenta missas.

 

ESTEVES, Maria. Filha de Isabel Esteves, de Lapela, Fiães. // Faleceu, no estado de demente, a 6/11/1858, e foi sepultada na igreja no dia seguinte. 

 

ESTEVES, Maria. Filha de Pedro Esteves e de Isabel Vaz. Nasceu em Fiães por volta de 1798. // Lavradeira. // Faleceu em Lapela, Fiães, a 17/10/1868, com 70 anos de idade, viúva de Bento (?) Pires. // Deixou quatro filhos.

 

ESTEVES, Maria. Filha de Manuel Esteves e de Ana Maria Afonso. Nasceu por volta de 1817. // Lavradeira. // Faleceu no Ervedal, a 10/5/1879, com 62 anos de idade, casada com António Esteves, e foi sepultada na igreja paroquial.

 

ESTEVES, Maria. Filha de Caetano José Esteves e de Maria Rosa Quintela. // Morreu a 17/11/1841, em consequência da catástrofe que ocorreu em São João de Portocarreiro, onde habitava. No mesmo desastre natural, pereceram a mãe e quatro irmãos! Foi sepultada na igreja do mosteiro. Teve ofício de corpo presente da irmandade, e os de casa, segundo o costume. Posteriormente foram ditas 200 missas pelos mortos. 

 

ESTEVES, Maria. // Faleceu no Faval, caída em delírio, a 19/4/1852. // Era viúva de Manuel Vaz. // Foi sepultada na igreja do mosteiro no dia seguinte. 

 

ESTEVES, Maria. Filha de Manuel Esteves e de Maria Esteves. Nasceu em Fiães por volta de 1804. // Lavradeira. // Faleceu em Adavelha, a 28/8/1874, com 70 anos de idade, viúva de Manuel Esteves. // Fizera testamento. // Não deixou filhos.

 

ESTEVES, Maria. Filha de --------- Esteves e de --------------------------------------. Nasceu por volta de 1832. // Faleceu em Pousafoles a --/--/1916, com 84 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 193, de 2/4/1916).

 

ESTEVES, Maria. Filha de José Esteves e de Vicência Gonçalves, lavradores. Nasceu no lugar do Fulão, Fiães, por volta de 1848. // Camponesa. // Faleceu a 3/1/1904, em sua casa de morada, sita no lugar de Portocarreiro, com todos os sacramentos da igreja católica, com 56 anos de idade, no estado de casada com José Albano Dantas, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério paroquial.   

 

ESTEVES, Maria. Filha de João Manuel Esteves e de Maria Joaquina Quintela, moradores no lugar de São João de Portocarreiro. N.p. de Caetano José Esteves e de Maria Rosa Quintela, do dito lugar; n.m. de Luís Quintela e de Antónia Domingues, de Adavelha. Nasceu a 6/4/1852 e foi batizada na igreja a 11 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó materna (batizara a neta em casa no dia do nascimento) e Domingos Quintela, tio da neófita. // Lavradeira. // Faleceu em Adavelha a 23/1/1881, casada com José Marques, apenas com o sacramento da confissão, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Deixou três filhos.     

 

ESTEVES, Maria. Filha de Albina Esteves. Nasceu em Fiães a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 155, de 4/7/1915).

 

ESTEVES, Maria. Filha de Justino Esteves e de Miquelina Esteves. Nasceu na freguesia de Fiães a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 200, de 21/5/1916).

 

ESTEVES, Maria. Filha de António Júlio Esteves e de Alexandrina Rosa de Jesus. Nasceu em Fiães a --/--/1917 (Jornal de Melgaço n.º 1180, de 20/10/1917).

 

ESTEVES, Maria (a Viçosa). Filha de ------------ Esteves e de ---------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Faleceu em Adedela, Fiães, a --/--/1992 (VM 977).

 

ESTEVES, Maria. // Nasceu por volta de 1924. // Faleceu no lugar de Portocarreiro, Fiães, a --/--/2020, com 96 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/1/2021).

 

ESTEVES, Maria Alberta. Filha de Justino Esteves e de Maria Rosa Vaz. Nasceu na freguesia de Fiães a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 197, de 30/4/1916).

 

ESTEVES, Maria Albertina. Filha de ----------- Esteves e de ----------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Faleceu em Fulão, Fiães, a --/--/1995 (VM 1037).

 

ESTEVES, Maria Albina. Filha de Manuel Esteves e de Mariana Vaz, de Portocarreiro. N.p. de António Esteves e de Rosa Alves, do Fulão; n.m. de Joaquim Vaz e de Maria Ventura Marques, de Portocarreiro. Nasceu a 17/1/1853 e foi batizada a 23 desse mês e ano. Padrinhos: António Esteves e Joaquina Vaz, tios da batizanda.

 

ESTEVES, Maria Albina. Filha de Luis Esteves e de Maria Esteves, lavradores, residentes no Fulão. Nasceu por volta de 1866. // Faleceu a 2/2/1879, com apenas treze anos de idade, e foi sepultada na igreja.

 

ESTEVES, Maria Albina. Filha de Manuel António Esteves e de Maria Joaquina Meleiro, lavradores, residentes em Soutomendo de Cima. N.p. de Joaquim Esteves e de Maria Rosa Esteves; n.m. de Manuel José Meleiro e de Luísa Domingues. Nasceu a 27/9/1867 e foi batizada a 6 de Outubro desse dito ano. Padrinhos: António Domingues Carvalheira e sua mulher, Ana Rosa Domingues, lavradores, de Soutomendo de Baixo.

 

ESTEVES, Maria Albina. Filha de Manuel Joaquim Esteves e de Francisca Vaz, lavradores, residentes em Portocarreiro. N.p. de Luís Esteves e de Joaquina Quintela; n.m. de Francisco António Vaz e de Ana Maria Ferreira. Nasceu a 4/9/1872 e foi batizada a 8 desse mês e ano. // Lavradeira. // Casou na igreja de Fiães a 13/8/1894 com o seu conterrâneo, José Joaquim Esteves, de 35 anos de idade, solteiro, lavrador. // Faleceu em Fiães a --/--/19--. 

 

ESTEVES, Maria Albina. Filha de Maria Rosa Esteves, solteira, lavradora, do Ervedal. Neta materna de António Esteves e de Maria Esteves, do mesmo lugar. Nasceu a 21/8/1880 e foi batizado a 23 desse mês e ano. Padrinhos: José Esteves e Albina Esteves, tia materna da batizanda, solteiros, lavradores, do Ervedal. (A criança foi legitimada pelo subsequente matrimónio dos pais). // Faleceu na freguesia de Fiães a 15/4/1976. // (ver Manuel José Esteves).

 

ESTEVES, Maria Albina. Filha de Manuel António Esteves e de Benedita Alves, lavradores, residentes no lugar da Igreja, Fiães. N.p. de Daniel Esteves e de Joaquina Pires; n.m. de Manuel José Alves e de Joaquina Gonçalves, de Ladronqueira. Nasceu a 23/3/1881 e foi batizada a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Fernandes e sua mulher, Albina Rosa, de Viladraque, Paços. // Casou a 12/12/1916 com Joaquim Câncio, serrador, de 41 anos de idade, viúvo, natural de Grijó, Vila Nova de Gaia. // Faleceu em Fiães a 10/12/1954.     

 

ESTEVES, Maria Albina. Filha de Manuel António Esteves e de Maria Rosa de Almeida, lavradores, residentes em Portocarreiro. N.p. de João Manuel Esteves e de Joaquina Quintela; n.m. de Manuel Joaquim de Almeida e de Maria Rodrigues. Nasceu a 18/5/1884 e foi batizada a 20 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos. // Faleceu em Fiães a 23/7/1969.  

 

ESTEVES, Maria Albina. Filha de ----------- Esteves e de -------------------------------------. Nasceu em Fiães a --/--/1889. // Casou com cerca de vinte anos de idade. // Segundo o jornal “Terra e Mar”, publicado em Vila Praia de Âncora, esta senhora comemorou os seus 102 anos em 1991. Estava internada num Lar, em Sandia. À festa do aniversário compareceram três filhos, onze netos, 23 bisnetos e cinco trinetos, alguns deles idos de Melgaço. Nesse dia cantou: «Vai uma pinguinha de vinho/que água não posso beber/a água tem mui bichinhos/tenho medo de morrer.» // Gostava de pôr no café um bocadinho de bagaço! (ver VM 940, de 1/6/1991). 

 

ESTEVES, Maria Alice. Filha de Manuel José Esteves e de Rosa Alves, lavradores, residentes em Soutomendo de Baixo. Neta paterna de Manuel José Esteves e de Rosa Marques; neta materna de Francisco Alves e de Maria Joaquina Gonçalves. Nasceu em Fiães a 16/6/1899 e foi batizada na igreja católica local a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Justino Esteves e Maria Henriques, solteiros, camponeses, de Soutomendo de Baixo. // Casou na CRCM a 3/11/1926 com Luís dos Prazeres Martins. // Enviuvou a 19/11/1930. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 15/9/1980. // Com geração.  

 

ESTEVES, Maria Antónia. Filha de João Manuel Esteves, do lugar do Teso, e de Maria Teresa Rodrigues, de Lapela, Fiães. Nasceu em Fiães por volta de 1859. // Morreu no lugar de Pomares, freguesia de Paderne, onde morava, a 17/6/1883, com apenas 24 anos de idade, solteira, mãe de uma criança, e foi sepultada na igreja do mosteiro de Paderne. 

 

ESTEVES, Maria Antónia. Filha de Francisco Esteves e de Antónia Esteves, de Castro Laboreiro, lavradores, residentes em Ladronqueira. N.p. de Daniel Esteves e de Joaquina Pires; n.m. de Domingos Esteves e de Maria Antónia Pires. Nasceu a 29/4/1871 e foi batizada a 7 de Maio desse ano. Padrinhos: António José Esteves e Antónia Esteves, solteiros, lavradores, tios paternos da batizanda, de Ladronqueira. // Faleceu em Fiães a 31/1/1954. 

 

ESTEVES, Maria Augusta. Filha de Albano Esteves e de Maria de Carvalho. Nasceu em Fiães a --/--/1929 (NM 6, de 24/3/1929). // Faleceu no lugar de Fulão, Fiães, a --/--/1933, com apenas quatro anos de idade (NM 201, de 16/7/1933).

 

ESTEVES, Maria Caetana. Filha de Manuel Esteves e de ---------------------------. // Faleceu em Pousafoles a 1/3/1877, com 71 anos de idade, no estado de casada com Joaquim Domingues da Fraga, e foi sepultada na igreja a 3 desse mês e ano.

 

ESTEVES, Maria Florinda. Filha de Torcato Esteves e de Joaquina Meleiro. Nasceu em Fiães por volta de 1833. // Lavradeira. // Faleceu em Balsada, a 6/2/1873, com 40 anos de idade, demente, casada com António Marques. // Deixou três filhos.

 

ESTEVES, Maria Irene. // Ver José Cândido Fernandes.

 

ESTEVES, Maria de Jesus R. // Nasceu por volta de 1938. // Faleceu no lugar do Terreiro, Fiães, a --/--/2020, com 82 anos de idade (A Voz de Melgaço n.º 1435, de 1/2/2020).

 

ESTEVES, Maria Joaquina. Filha de Manuel José Esteves e de Maria Esteves, lavradores. Nasceu em Fiães por volta de 1790. // Faleceu em Pousafoles, a 22/9/1862, com 72 anos de idade, solteira, e foi sepultada na igreja. // Deixou testamento. 

 

ESTEVES, Maria Joaquina. Filha de Caetano Esteves e de Ana Rodrigues, lavradores. Nasceu em Padrenda, bispado de Ourense, por volta de 1833. // Camponesa. // Faleceu a 4/3/1904, em casa de seu filho, sita no lugar de Portocarreiro, Fiães, onde ela também morava, com todos os sacramentos da igreja católica, com 71 anos de idade, no estado de viúva de Joaquim Rodrigues, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério de Fiães.

 

ESTEVES, Maria Joaquina. Filha de Joaquim Esteves e de Maria Angélica Martins, de Soutomendo de Cima. N.p. de Manuel Esteves e de Ana Maria Afonso, de Adavelha; n.m. de Manuel Martins e de Maria Domingues, de Soutomendo de Cima. Nasceu a 7/7/1837 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Domingues, de Soutomendo de Baixo, e Maria Rosa Martins, tia da neófita. // Lavradeira. // Faleceu a 8/2/1905, em sua casa de morada, sita no lugar de Soutomendo de Cima, com todos os sacramentos da igreja católica, com 67 anos de idade, no estado de viúva de José Marques, e foi sepultada no cemitério.  

 

ESTEVES, Maria Joaquina. Filha de Manuel Esteves e de Maria Rosa Gonçalves, da Jugaria. N.p. de Manuel Esteves e de Maria Alves, de Candosa; n.m. de António Gonçalves e de Maria Fernandes, da Jugaria. Nasceu a 30/9/1838 e foi batizada a 7 de Outubro desse ano. Padrinhos: Francisco Alves e sua mulher, Teresa Fernandes, de Candosa. // Nota: parece que faleceu em 1839. 

 

ESTEVES, Maria Joaquina. Filha de Manuel Joaquim Esteves e de Ana Bernardo, de São João, Fiães. N.p. de Simão Esteves e de Isabel Domingues, de Ervedal; n.m. de Manuel Bernardo e de Maria Ventura Marques, de São João. Nasceu a 14/1/1842 e foi batizada a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Marques e sua mulher, Maria Gregório, de Adavelha. 

 

ESTEVES, Maria Joaquina. Filha de Manuel Esteves e de Ventura Alves, do Fulão. N.p. de Domingos Esteves e de Maria Rosa de Almeida, do dito lugar; n.m. de Manuel Alves e de Domingas Ferreira. Nasceu a 3/8/1843 e foi batizada pelo padre Manuel José Domingues, cura da freguesia de Fiães, a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Luís de Almeida e sua mulher, Maria Joaquina Marques, de Portocarreiro. // Nota: este assento foi feito pelo padre António Luís Lourenço em finais de 1859.

 

ESTEVES, Maria Joaquina. Filha de Manuel José Esteves e de Maria Rosa Marques, do Faval. N.p. de Manuel José Esteves e de Maria Ventura Vaz, de Balsada; n.m. de Manuel Marques e de Maria Caetana Domingues. Nasceu a 22/5/1855 e foi batizada a 26 (?) desse mês e ano. Padrinhos: padre Manuel José Domingues, tio da neófita, e Maria Luísa Domingues, solteira, de Balsada.

 

ESTEVES, Maria Joaquina. Filha de Francisco Esteves e de Ana Afonso, do Fulão. N.p. de Manuel Esteves e de Ana Maria Afonso, de Adavelha; n.m. de Manuel Afonso e de Luísa Esteves, do Fulão. Nasceu a 1/6/1855 e foi batizada a 4 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Esteves e Angélica Martins, de Soutomendo de Cima.

 

ESTEVES, Maria Joaquina. Filha de Manuel Joaquim Esteves (Bouças) e de Maria Leopoldina de Almeida, lavradores, de São João. Neta paterna de Manuel Esteves e de Guimar Esteves; neta materna de José de Almeida e de Luísa Esteves. Nasceu a 23/8/1863 e foi batizada a 30 desse mês e ano. Padrinhos: José Florindo Alves e sua mulher, Ana Joaquina Esteves, tia paterna da batizanda, lavradores. // Faleceu na Congosta, Fiães, a 9/11/1871.   

 

ESTEVES, Maria Joaquina. Filha de Manuel José Esteves e de Rosa Marques, lavradores, do Faval. N.p. de Manuel José Esteves e de Ventura Vaz; n.m. de Manuel Marques e de Maria Caetana Domingues. Nasceu a 12/5/1865 e foi batizada na igreja a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco António Esteves e sua mulher, Mariana Vaz, lavradores, do lugar de Portocarreiro.   

 

ESTEVES, Maria Joaquina. Filha de José Esteves, de Castro Laboreiro, e de Maria Joaquina Marques, de Fiães, lavradores, residentes em Lapela. N.p. de Manuel José Esteves e de Ana Luísa Esteves; n.m. de António Marques e de Margarida Afonso. Nasceu a 3/5/1869 e foi batizada a 6 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos, lavradores, de Lapela. // Faleceu em Fevereiro de 1872. 

 

ESTEVES, Maria Joaquina. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1472, de 26 de Maio de 1963: «No passado dia 14 do corrente faleceu em sua casa do lugar da Quingosta, Fiães, a senhora MJE, de 87 anos de idade, no estado de solteira. (…) Era tia do professor António da Ascensão Afonso, presidente do Grémio da Lavoura…» 

 

ESTEVES, Maria Joaquina. Filha de António José Esteves e de Maria Joaquina Domingues, lavradores, residentes em Ladronqueira. N.p. de Daniel Esteves e de Joaquina Pires; n.m. de Manuel Domingues e de Maria Joaquina Alves. Nasceu a 5/5/1884 e foi batizada a 8 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos, lavradores. // Casou na igreja de Fiães a 8/5/1905 com o seu parente e conterrâneo, Adelino Alves da Costa, de 28 anos de idade, solteiro, lavrador. // Com geração.  

 

ESTEVES, Maria José. Filha de José Esteves e de Vicência Gonçalves, de Portocarreiro. N.p. de Manuel Esteves e de Ana Esteves, do dito lugar; n.m. de Manuel José Gonçalves e de Maria dos Prazeres, de Lamas do Mouro. Nasceu a 31/7/1849 e foi batizada a 31 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos.

 

ESTEVES, Maria Josefa. Filha de Luísa Esteves, lavradeira. Nasceu em Pousafoles, Fiães, por volta de 1839. // Camponesa. // Faleceu a 25/1/1904, em sua casa de morada, sita no dito lugar, com todos os sacramentos da igreja católica, com 65 anos de idade, no estado de casada com João Manuel Domingues, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério.

 

ESTEVES, Maria Luisa. // Faleceu no lugar de Pousafoles a 13/7/1855, e foi sepultada na igreja paroquial no dia seguinte.

 

ESTEVES, Maria Luisa. // Casou com Diogo Domingues Miranda. // Seu marido faleceu a 14/6/1850 e foi sepultado na igreja do mosteiro no dia seguinte. A viúva pagou ao padre um ofício grande, dois pequenos, e ainda 111 missas, para que a alma do defunto partisse em paz, de acordo com a crença religiosa. // Moravam em Pousafoles.

 

ESTEVES, Maria Luísa. Filha de Isabel Maria Esteves. N.m. de Pedro Esteves e de Isabel Vaz. Nasceu a 23/8/1836 e foi batizada a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos Esteves e mulher, Maria Luísa Marques, todos de Lapela, Fiães.

 

ESTEVES, Maria Luísa. Filha de Francisco António Esteves e de Maria -------- Alves, moradores em Lapela, Fiães. N.p. de Domingos Esteves e de Francisca Alves, de Várzea Travessa, Castro Laboreiro; n.m. de Manuel Alves e de Ana Esteves, de Lapela. Nasceu a 25/9/1838 e foi batizada a 27 desse mês e ano. Padrinho: Domingos Esteves. // Faleceu com apenas seis dias de vida. 

 

ESTEVES, Maria Luísa. Filha de Francisco Esteves e de Joaquina Vaz, de Lapela, Fiães. N.p. de Domingos Esteves e de Francisca Alves, de Várzea Travessa, Castro Laboreiro; n.m. de José Vaz e de Ana Maria Esteves, de Fulão. Nasceu a 2/7/1841 e foi batizada a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos Esteves e sua mulher, Maria Luísa Marques, de Lapela.

 

ESTEVES, Maria Luísa. Filha de José Esteves e de Vicência Gonçalves, de Portocarreiro. N.p. de Manuel Esteves e de Ana Esteves; n.m. de Manuel Gonçalves e de Maria Esteves. Nasceu a 25/2/1852 e foi batizada a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Meleiro e sua mulher, Maria Luísa Domingues, de Soutomendo.

 

ESTEVES, Maria Luísa. Filha de Manuel Esteves e de Maria José Vaz. N.p. de Teresa Caetana, solteira; n.m. de Manuel José Vaz e de Luísa Alves. Nasceu a 9/6/1859 e foi batizada a 19 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó materna e Manuel José Vaz, seu tio materno, todos da Jugaria. // Casou na igreja da sua freguesia a 9/4/1883 com o seu conterrâneo e parente no 4.º grau de consanguinidade José António Gonçalves.

 

ESTEVES, Maria Luísa. Filha de Francisco António Esteves e de Maria da Cunha, de Soutomendo de Baixo. N.p. de Manuel Esteves e de Maria Domingues; n.m. de Rosa da Cunha, solteira. Nasceu a 13/5/1863 e foi batizada a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Domingues “Rola” e sua mulher, Luísa Esteves, lavradores, do lugar da Congosta. // Faleceu a 12/6/1873.  

 

ESTEVES, Maria de Lurdes. Filha de Artur Esteves e de Filomena Domingues. Nasceu em Fiães a --/--/1934 (NM 238, de 8/7/1934).

 

ESTEVES, Maria Rosa. // Faleceu em Portocarreiro, a 6/3/1836, no estado de viúva. No dia seguinte foi sepultada na igreja do mosteiro. Teve ofício de corpo presente da irmandade. Os seus herdeiros, segundo a lei da Igreja Católica, teriam a obrigação de fazer o seu bem d’alma. Mandaram rezar 46 missas.  

 

ESTEVES, Maria Rosa. // Faleceu em Soutomendo de Baixo, solteira, a 4/6/1840, e foi sepultada na igreja do mosteiro no dia seguinte. Teve ofício de corpo presente da irmandade. 

 

ESTEVES, Maria Rosa. Filha de José Esteves e de Bernarda Esteves. // Casou com Torcato de Almeida. // Morreu na catástrofe ocorrida em São João de Portocarreiro, a 17/11/1841. // Pereceu também sua mãe, Bernarda Esteves, e o filho, Manuel de Almeida. // Tiveram ofícios da irmandade, conforme o costume, e foram rezadas 180 missas pelas suas almas.

 

ESTEVES, Maria Rosa. // Faleceu em Portocarreiro, no estado de viúva, a 25/12/1842, e foi sepultada na igreja do mosteiro a 27 desse mês e ano. Os herdeiros pagaram dois ofícios (um grande e um pequeno) e 25 missas, por sua alma.

 

ESTEVES, Maria Rosa. // Faleceu a 13/7/1843, no estado de casada com Joaquim Esteves, de Soutomendo de Cima, e foi sepultada na igreja do mosteiro no dia seguinte.

 

ESTEVES, Maria Rosa. Filha de João Manuel Esteves e de Maria Joaquina Quintela, do lugar de São João de Portocarreiro. N.p. de Caetano Esteves e de Maria Rosa Quintela, do dito lugar; n.m. de Luís Quintela e de Antónia Domingues, de Adavelha. Nasceu a 27/3/1846 e foi batizada a 30 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó materna e Joaquim Quintela, tio da neófita. 

 

ESTEVES, Maria Rosa. Filha de António Esteves e de Maria Esteves, rurais, moradores em Ervedal. N.p. de Francisco Esteves e de Rosa Bernardo, do dito lugar; n.m. de Manuel Esteves e de Ana Maria Afonso, de Adavelha. Nasceu a 10/12/1852 e foi batizada a 13 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós paternos. // Lavradeira. // Casou com Manuel José Esteves, de quem ficou viúva. // Casou na igreja de Fiães, em segundas núpcias, a 20/12/1900, com o viúvo da sua irmã Clara Rosa Esteves, o castrejo António José Gregório. // Faleceu no lugar de Ervedal a 22/5/1917, no estado de viúva. // Mãe de Maria Albina (*) e de Manuel José, solteiros, residentes em Ervedal; e de Justino, ausente em Espanha. /// (*) Quando a Maria Albina nasceu ainda seus pais eram solteiros.  

 

ESTEVES, Maria Rosa. Filha de Manuel Esteves e de Maria Luísa Quintela, rurais, moradores no lugar do Fulão. N.p. de Manuel Esteves e de Maria Ventura, do dito lugar; n.m. de Manuel Quintela e de Maria Ventura, de Adavelha. Nasceu a 11/4/1859 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e Maria Joaquina Quintela, tia da batizanda, de Adavelha. // Jornaleira. // Faleceu a 18/3/1911, no lugar da Congosta, com todos os sacramentos da igreja católica, à exceção da extrema-unção, no estado de solteira, sem testamento, e foi sepultada no cemitério local. // Deixou um filho. // A partir daqui (Março de 1911) não há mais assentos paroquiais.  

 

ESTEVES, Maria Rosa. Filha de João Esteves e de Teresa Rodrigues, do Fulão. N.p. de Domingos Esteves e de Maria Rosa de Almeida, do dito lugar; n.m. de Manuel Rodrigues e de Ana Alves, de Portocarreiro. Nasceu a 9/7/1859 e foi batizada a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Bernardo e Ana Maria Esteves, de Portocarreiro. 

 

ESTEVES, Maria Rosa. Filha de Domingos Esteves e de Joaquina Gonçalves, lavradores, do Fulão. N.p. de João Esteves e de Teresa Rodrigues; n.m. de Francisco José Gonçalves e de Ana Quintela. Nasceu a 23/3/1868. Padrinhos: Manuel Ferreira (representado por seu sogro, Francisco José Gonçalves, casado, lavrador, de Adavelha) e sua mulher, Rosa Gonçalves. // Faleceu no lugar do Fulão a --/--/1915, com 47 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 175, de 21/11/1915).

 

ESTEVES, Maria Rosa. Filha de João Esteves e de Maria Joaquina Ferreira, lavradores, de Lapela. N.p. de Manuel Esteves e de Maria Joaquina Gonçalves; n.m. de Manuel José Ferreira e de Isabel Esteves. Nasceu a 26/5/1871 e foi batizada a 29 desse mês e ano. Padrinhos: António Marques e sua mulher, Margarida Afonso, lavradores, de Lapela.

 

ESTEVES, Maria Rosa. Filha de Francisco António Esteves e de Marcelina Rosa Meleiro, lavradores, residentes em Soutomendo de Cima. N.p. de Joaquim Esteves e de Joaquina Esteves; n.m. de Ana Rosa Meleiro, solteira. Nasceu a 26/6/1885 e foi batizada a 29 desse mês e ano. Padrinhos: António Augusto Alves e sua mulher, Maria Rosa Vaz, lavradores, residentes no lugar da Jugaria. // Faleceu em Fiães a 11/11/1972. 

 

ESTEVES, Maria Rosa. Filha de Joaquim Esteves e de Rosalina Domingues. Nasceu em Fiães a --/--/1920 (Jornal de Melgaço n.º 1304, de 12/9/1920).

 

ESTEVES, Maria Ventura. Filha de Sebastião Esteves e de Maria Fernandes. Nasceu em Fiães por volta de 1782. // Lavradeira. // Faleceu em Pousafoles, a 11/7/1867, com 85 anos de idade, viúva de João Manuel Vaz. // Fizera testamento. // Não deixou filhos.

 

ESTEVES, Maria Ventura. Filha de Manuel Esteves e de Maria Esteves. Nasceu em Fiães por volta de 1806. // Lavradeira. // Faleceu na Eira de Lapela, Fiães, a 10/5/1874, com 68 anos de idade, viúva de Manuel Quintela. // Deixou uma filha.

 

ESTEVES, Maria Ventura. Filha de Sebastião Esteves e de Ângela Domingues. Nasceu por volta de 1806. // Lavradeira. // Faleceu em Portocarreiro, a 25/1/1875, com 69 anos de idade, casada com Manuel José Vaz. // Fizera testamento. // Não deixou filhos. 

 

ESTEVES, Maria Ventura. Filha de Luís Esteves e de Maria Joaquina Quintela. N.p. de António Esteves e de Rosa Alves; n.m. de Manuel António Quintela e de Francisca Vaz, todos do Fulão. Nasceu a 15/3/1838 e foi batizada a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Vaz e sua mulher, Maria Ventura Esteves, de Portocarreiro. // Lavradeira. // Faleceu no Fulão a 17/9/1895, solteira, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja. 

 

ESTEVES, Mariana. Filho de Manuel José Esteves e de Maria Rosa Marques, lavradores, do Faval. N.p. de Manuel José Esteves e de Maria Ventura Vaz; n.m. de Manuel Marques e de Maria Caetana Domingues. Nasceu em Fiães 7/6/1868 e foi batizada a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco António Esteves e sua mulher, Mariana Vaz, lavradores, de Paços. // Casou na igreja da sua freguesia natal a 3/8/1890 com o seu conterrâneo Manuel José Alves, de 31 anos de idade, solteiro, lavrador, residente no lugar de Alcobaça, filho de Prudente Alves e de Maria Luísa Domingues. // Enviuvou a 4/9/1893. // Casou em segundas núpcias, na igreja de Fiães, a 3/11/1897 com Manuel Vicente Bernardo de Oliveira, de 38 anos de idade, lavrador, natural de Castro Laboreiro. // Teve geração de ambos os maridos.    

 

ESTEVES, Mariana. Filha de Luís Esteves e de Isabel Domingues, lavradores, residentes no lugar de Portocarreiro. N.p. de João Esteves e de Teresa Rodrigues, do lugar de Fulão; n.m. de Manuel António Domingues e de Maria Rosa Alves, de Portocarreiro. Nasceu a 29/6/1882 e foi batizada a 5 de Julho desse mesmo ano. Madrinha: Mariana Marques, solteira, de Portocarreiro. // Casou na igreja de Fiães a 2/2/1910 com Francisco Afonso, de 24 anos de idade, solteiro, natural da freguesia de Paranhos, diocese do Porto, filho de José Maria Afonso, natural da freguesia de São Lourenço, concelho de Boticas, e de Carolina Rosa Rodrigues Paulo, natural da freguesia de Aarão, concelho de Valença. Testemunhas presentes: António Rodrigues, solteiro, lavrador, do lugar de Adavelha, e Francisco Esteves, solteiro, do lugar do Faval. // Deve ter ficado viúva ou divorciada, pois casou na CRCM a 22/12/1919, com Aires Rodrigues. // Ambos os cônjuges faleceram em Penso: o marido a 26/12/1957 e ela a 9/6/1968.   

 

ESTEVES, Pedro Celestino. // Estava casado com Francisca Pires, de Pousafoles, quando faleceu, em Idanha-a-Nova, bispado de Castelo Branco, onde trabalhava no ofício de pedreiro, a 30/11/1845 (?) «como certificaram os companheiros», escreveu o padre Lourenço, de Fiães.

 

ESTEVES, Prudente. Filho de Luísa Esteves, solteira, da freguesia de Monte Redondo, Galiza. // Lavrador. // Faleceu no lugar de Alcobaça a 10/8/1881, com cinquenta anos de idade, casado com Luísa Domingues, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja de Fiães. // Deixou cinco filhos menores.

 

ESTEVES, Pureza da Conceição. Filha de Maria Albina Esteves, solteira, jornaleira, moradora em Ladronqueira. Neta materna de Manuel António Esteves e de Benedita Alves. Nasceu em Fiães a 20/3/1906 e foi batizada na igreja católica local a 27 desse mês e ano. Padrinhos: o padre António Esteves e Maria Conde, solteira, criada de servir. // Casou na CRCM a 6/12/1926 com o seu conterrâneo Manuel António Alves, de 21 anos de idade, filho de Adelino Alves e de Maria Joaquina Esteves. // O seu marido morreu em Avallon (França?) a 3/4/1954. // Ela faleceu na sua terra natal a 6/8/1976.    

 

ESTEVES, Pureza de Jesus. Filha de Maria Rosa Esteves, solteira, jornaleira, natural de Fiães, moradora no lugar de Lapela, freguesia de Padrenda, Galiza. Neta materna de João Esteves e de Maria Joaquina Ferreira. Nasceu em Fiães a 19/5/1909 e foi batizada na igreja católica local a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Esteves, casado, lavrador, e Lina Domingues, solteira, jornaleira.  

 

ESTEVES, Rosa. // Faleceu solteira, em Adavelha, a 21/3/1841, e foi sepultada na igreja do mosteiro a 23 desse mês e ano. // Teve ofício de corpo presente da irmandade. A sobrinha, herdeira dos seus bens, mandou rezar, por sua alma, dois ofícios e 20 missas.

 

ESTEVES, Rosa (Portuguesa). // Faleceu no estado de solteira, no lugar de Soutomendo de Baixo, Fiães, a 9/12/1841, e foi sepultada na igreja do mosteiro no dia seguinte. // Teve ofício de corpo presente da irmandade e um pequeno de casa. Além disso, os herdeiros mandaram rezar vinte e duas missas por sua alma.   

 

ESTEVES, Rosa. // Casou com António Marques, de Adavelha. // Faleceu a 27/7/1852 e foi sepultada na igreja do mosteiro no dia seguinte.

 

ESTEVES, Rosa. Filha de Simão Esteves e de Isabel Domingues. Nasceu por volta de 1810. // Lavradeira. // Faleceu no Ervedal, a 2/2/1875, com 65 anos de idade, casada com João Batista de Oliveira. // Deixou sete filhos.

 

ESTEVES, Rosa. Filha de Manuel Esteves e de Maria Alves. Nasceu por volta de 1822. // Lavradeira. // Faleceu em Ladronqueira, a 11/2/1879, com 57 anos de idade, viúva de Joaquim Justino Gonçalves, e foi sepultada na igreja.

 

ESTEVES, Rosa. Filha de António Esteves e de Maria Benta Domingues. Nasceu em Fiães por volta de 1825. // Lavradeira. // Faleceu em Soutomendo de Cima, a 23/5/1868, com 43 anos de idade, solteira.

 

ESTEVES, Rosa. Filha de Manuel Esteves e de Maria Esteves. Nasceu em Fiães por volta de 1835. // Lavradeira. // Faleceu na Adedela, a 8/12/1873, com 38 anos de idade, casada com António de Carvalho. // Deixou dois filhos. 

 

ESTEVES, Rosa. Filha de ----------- Esteves e de -------------------------------------. Nasceu por volta de 1864. // Faleceu no lugar de Alcobaça, freguesia de Fiães, a --/--/1934, com 70 anos de idade (NM 228, de 8/4/1934). 

 

ESTEVES, Rosa. Filha de José Esteves e de Maria Joaquina Marques, lavradores, residentes no lugar de Lapela. Neta paterna de Manuel José Esteves e de Ana Luísa Esteves, de Castro Laboreiro; neta materna de António Marques e de Margarida Afonso, de Lapela, Fiães. Nasceu a 22/9/1875 e foi batizada a 26 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos.

 

ESTEVES, Rosa. Filha de Manuel Joaquim Esteves e de Francisca Vaz, lavradores, residentes em Portocarreiro. N.p. de Luis Esteves e de Joaquina Quintela; n.m. de Francisco Vaz e de Ana Maria Ferreira. Nasceu a 11/7/1884 e foi batizada no dia seguinte. Madrinha: Maria Albina Esteves, solteira, irmã da batizanda. // Casou com o seu conterrâneo Joaquim Afonso, na igreja de Fiães, a 22/6/1910. // O marido morreu a 27/8/1936. // Faleceu em Fiães a 21/3/1968. // Com geração.     

 

ESTEVES, Rosa. Filha de Manuel António Esteves e de Maria Rosa de Almeida, lavradores, residentes em Portocarreiro. N.p. de João Manuel Esteves e de Joaquina Quintela; n.m. de Manuel Joaquim de Almeida e de Maria Rodrigues. Nasceu a 1/8/1886 e foi batizada na igreja a 4 desse mês. Madrinha: a avó materna, viúva, do dito lugar, que batizara a neta em casa, no dia do nascimento, por julgar que a mesma ia morrer em breve. // Casou na CRCM, a 16/11/1911, com Manuel Joaquim Vaz. // O marido faleceu em Fiães a 13/5/1933. // Ela faleceu também em Fiães a 4/3/1973.

 

ESTEVES, Rosa Augusta. Filha de Arlindo José Esteves e de Josefina Ferreira. Nasceu em Fiães a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 53, de 9/3/1930).

 

ESTEVES, Rosa Maria. // Faleceu a 11/3/1845, no estado de casada com António Ventura Esteves, do lugar da Eira de Lapela, Fiães, e foi sepultada na igreja do mosteiro no dia seguinte. 

 

ESTEVES, Rosa Maria. Filha de Manuel José Esteves e de Maria Domingues, moradores no lugar de Adedela. Neta paterna de Manuel José Esteves e de Maria Esteves, de Pousafoles; neta materna de Pedro Domingues e de --------- Esteves, da Congosta. Nasceu a 23/2/1843 e foi batizada pelo padre Manuel José Domingues a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Esteves e sua mulher, Maria Luísa do Souto, do lugar do Sobreiro, Cristóval. 

 

ESTEVES, Rosa Maria. Filha de Francisco Esteves e de Ana Afonso, moradores no lugar do Fulão. N.p. de Manuel Esteves e de Ana Maria Afonso, de Adavelha; n.m. de Manuel Afonso e de Luísa Esteves, do Fulão. Nasceu a 16/1/1844 e foi batizada a 20 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e Isabel Vaz.

 

ESTEVES, Rosa Maria. Filha de Francisco Esteves e de Ana Afonso, moradores no lugar do Fulão. N.p. de Manuel Esteves e de Ana Maria Afonso, de Adavelha; n.m. de Manuel Afonso e de Luisa Esteves, do Fulão. Nasceu a 3/3/1848 e foi batizada a 6 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e São Bento.

 

ESTEVES, Rosa Maria. Filha de João Manuel Esteves e de Maria Joaquina Quintela, lavradores, residentes em Portocarreiro. N.p. de Caetano José Esteves e de Maria Rosa Quintela (ou Antónia Quintela), do dito lugar; n.m. de Luis Quintela e de Antónia Domingues, de Adavelha. Nasceu a 7/3/1850 e foi batizada a 10 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós paternos. // Lavradeira. // Faleceu em São João de Portocarreiro a 6/12/1892, viúva de Manuel Joaquim Marques, com todos os sacramentos, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja.

 

ESTEVES, Rosa Maria. Filha de Manuel José Esteves e de Maria Rosa Marques, lavradores, residentes no lugar do Faval. N.p. de Manuel José Esteves e de Maria Ventura Vaz; n.m. de Manuel Marques e de Maria Caetana Domingues. Nasceu a 12/9/1872 e foi batizada 16 desse mês e ano. // Casou na igreja de Fiães a 30/3/1892 com o seu conterrâneo António Luís Esteves, de 30 anos de idade, solteiro, lavrador.

 

ESTEVES, Rosa Teresa. Filha de José Esteves e de Vicência Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de Portocarreiro. Neta paterna de Manuel Esteves e de Ana Maria Esteves; neta materna de Manuel José Gonçalves e de Maria dos Prazeres, de Lamas de Mouro. Nasceu a 19/3/1862 e foi batizado a 23 desse mês e ano. Madrinha: Maria Caetana Afonso, casada, lavradeira, de Lamas de Mouro.

 

ESTEVES, Rosalinda. Filha de Ana Esteves, solteira, da Congosta. Neta materna de António Esteves e de Ana Joaquina Martins, do mesmo lugar. Nasceu a 12/10/1850 e foi batizada a 14 desse mês e ano. Padrinhos: padre Manuel José Domingues, do Faval, por seu procurador Joaquim Domingues, solteiro, da Congosta, e Maria Ventura Soares, tia da batizanda.

 

ESTEVES, Sara de Jesus. Filha de Albano Esteves e de Maria de Carvalho. Nasceu em Fiães a --/--/1931 (Notícias de Melgaço n.º 115, de 28/6/1931). // Faleceu no lugar de Chão de Cancela a --/--/2021, com noventa (90) anos de idade (ver A Voz de Melgaço de 1/9/2021).

 

ESTEVES, Serafim. Filho de José Esteves e de Albina Cerqueira, moradores no lugar da Eira de Lapela. N.p. de Manuel Esteves e de Maria Ventura Vaz, do dito lugar; n.m. de Manuel José Cerqueira e de Maria Teresa de Jesus Ribeiro, de São Gregório, Cristóval. Nasceu a 10/8/1873 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós paternos.  

 

ESTEVES, Simão. // Casou com Isabel Domingues, do Ervedal. // Faleceu a 12/10/1848 e foi sepultado na igreja do mosteiro a 14 desse mês e ano. // Deixou testamento. // Teve um ofício grande e um pequeno, e ainda cinquenta missas. 

 

ESTEVES, Simão. Filho de Joaquim Esteves e de Maria Angélica Martins, residentes em Soutomendo de Cima. // Faleceu no lugar de Paredes e foi enterrado na igreja de Palheiros, Murça, Trás-os-Montes, no mês de Novembro de 1856. // (Padre António Luís Lourenço).

 

ESTEVES, Teresa. // Casou com Domingos Gonçalves, de Adedela. // Faleceu a 12/7/1850 e foi sepultada na igreja do mosteiro a 14 desse mês e ano. // Teve um ofício grande, dois pequenos, e ainda noventa missas.

 

ESTEVES, Torcato. Filho de Caetano José Esteves e de Maria Rosa Quintela. Faleceu a 17/11/1841, em consequência da catástrofe ocorrida nesse dia em São João de Portocarreiro, onde habitava. Com ele morreram a mãe e quatro irmãos. Teve ofício de corpo presente da irmandade, e os de casa, além de 200 missas que foram ditas por sua alma e dos parentes vítimas do desastre natural. Foi sepultado na igreja do mosteiro. 

 

ESTEVES, Torcato José. Filho de Manuel António Esteves e de Maria Esteves, moradores no lugar de Balsada. // Casou em segundas núpcias com Joaquina Meleiro, filha de Francisco Meleiro e de Ana Rosa Alves, de Pousafoleles. // Faleceu a 19/5/1848, no estado de casado com Joaquina Meleiro, e foi sepultado na igreja do mosteiro no dia seguinte. Teve um ofício grande e dois pequenos. // Do segundo casamento veio ao mundo Rosa Maria Esteves, nascida entre 1835 e 1840.

 

ESTEVES, Umbelina Rosa. Filha de José Joaquim Esteves e de Maria Rosa Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de Portocarreiro. Neta paterna de Joaquim Esteves e de Ana Bernardo; neta materna de António Gonçalves e de Maria Joaquina Marques. Nasceu em Fiães a 17/5/1905 e foi batizada na igreja católica local a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Bernardo e sua mulher, Rosa Gonçalves, camponeses. // Casou na igreja da sua terra a 3/12/1955 com o seu conterrâneo Manuel Maria Alves. // Ambos os cônjuges faleceram em Fiães: o marido a 17/6/1976 e ela a 26/3/1984. 

 

ESTEVES, Vítor José (ou Vítor de Jesus). Filho de Manuel José Esteves e de Ludovina Rosa Alves, lavradores, residentes no lugar da Jugaria. Neto paterno de Manuel António Esteves e de Maria Vaz; neto materno de Francisco Alves e de Maria Gonçalves. Nasceu em Fiães a 19 de Abril de 1901 e foi batizado a 22 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó paterna e António Esteves, solteiro, camponês, irmão do batizando. // Faleceu a 9/8/1901.  

 

ESTEVES, Vitorino. Filho de Joaquim Esteves (do Rigueiro) e de Joaquina Esteves, lavradores, de Soutomendo de Cima. N.p. de Manuel Esteves e de Maria Alves; n.m. de António Esteves e de Maria Benta Domingues. Nasceu a 24/7/1860 e foi batizado a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Gregório e sua mulher, Maria Rosa Pereira, lavradores, de Vila do Conde, Fiães. (Assinou, a rogo da madrinha, António Luís Lourenço, sobrinho do padre com o mesmo nome).  

 

ESTEVES, Vitorino. Filho de --------- Esteves e de ------------------------------------. Nasceu por volta de 1892. // Em 1912 embarcou para o Brasil; era solteiro (Correio de Melgaço n.º 26, de 1/12/1912).

 

ESTEVES, Vitorino José. Filho de Manuel António Esteves e de Maria Vaz, lavradores, residentes no lugar da Jugaria. N.p. de Teresa Caetana Gonçalves, solteira; n.m. de Manuel José Vaz e de Luísa Alves. Nasceu a 18/3/1867 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos. // Proprietário. // Casou na igreja de Cristóval a 1/9/1901 com Estefânia Augusta Gomes, de 23 anos de idade, solteira, natural de Cristóval, moradora em São Gregório, filha de Manuel António Gomes, natural de Chaviães, e de Delfina de Sousa Viana, cristovalense. Testemunhas presentes: Francisco José Rodrigues e Manuel Pereira da Costa, proprietários, moradores no lugar da Porta, Cristóval. // Com geração (ver na freguesia de Cristóval). // Faleceu a 7/12/1909, no lugar do Coto de São Gregório, onde residia, sem sacramentos, no estado de casado, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no cemitério de Cristóval. // A sua viúva finou-se em São Paulo, Brasil, a 24/6/1985, com 107 anos de idade// Continua...

 

Sem comentários:

Enviar um comentário