quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO 

Freguesia da Gave

Por Joaquim A. Rocha 


// continuação de 28/08/2022...

FERREIRA

 

FERREIRA, Ermelinda. Filha de -------- Ferreira e de --------------------------------. Nasceu na Gave a --/--/19--. // Faleceu em França, em casa de sua filha, a --/--/1994, com 90 anos de idade, mas foi sepultada no cemitério da sua terra natal. // (VM 1020).

 

GOMES

 

GOMES, Armando. Filho de -------- Gomes e de -------------------------------------. Nasceu na Gave a --/--/19--. // Casou com a sua conterrânea Esperança Rodrigues. // Em 1995 residiam no lugar de Cerdeiral. // (VM 1042). 

 

GOMES, Maria de Lurdes. Filha de -------- Gomes e de -----------------------------. Nasceu em Eiriz, Gave, a --/--/19--. // Casou com Júlio de Jesus da Silva. // Faleceu no hospital Henri Mondor, em Criteil, França, com 43 anos de idade, em Dezembro de 1990, ou Janeiro de 1991; o seu corpo jaz no cemitério da sua terra natal. // (VM 931, de 1 e 15/1/1991). 

 

GONÇALVES

 

GONÇALVES, Adelinda. Filha de Luís Gonçalves e de Maria Joana Fernandes, lavradores, residentes no lugar de São Cosme. Neta paterna de Maria Quitéria Gonçalves, solteira, do dito lugar; neta materna de Manuel José Fernandes e de Maria Teresa Esteves, do lugar da Costa, todos rurais. Nasceu na Gave a 26/9/1871 e foi batizada na igreja católica local nesse mesmo dia, mês e ano. Padrinhos: Manuel António Pereira, casado, do lugar da Costa, e Rosa Gonçalves, casada, do lugar de São Cosme, camponeses. // Tinha 26 anos de idade, era solteira, camponesa, morava em casa de seus pais, quando casou na igreja paroquial a 17/7/1898 com o seu conterrâneo e parente Manuel Joaquim Gonçalves, de 40 anos de idade, lavrador, viúvo de Luísa Rodrigues. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 31/5/1944. 

 

GONÇALVES, Albano. Filho de Carolina Gonçalves, natural e moradora no lugar de Val de Eiriz. Neto materno de Rosa Gonçalves, solteira, residente no dito lugar. Nasceu na Gave a 30/6/1881 e no dia seguinte foi batizado na igreja católica local. Padrinhos: Albano Domingues, solteiro, morador no lugar dos Coelhos, e Maria Fernandes, solteira, camponesa, residente no sobredito lugar do Val de Eiriz, ambos gavienses. // Casou em Riba de Mouro a 30 de Janeiro de 1909. 

 

GONÇALVES, Alfredo. Filho de Ludovina Gonçalves, moradora no lugar da Igreja, casada com António José Rodrigues, «que se acha ausente no império do Brasil desde Dezembro do ano de mil oitocentos e setenta e cinco.» Neto materno de Manuel José Gonçalves e de Maria Gonçalves de Castro, moradores no lugar da Lage. Nasceu na Gave a 8/10/1892 e foi batizado na igreja paroquial a 10 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: José Albino de Caldas, casado, morador no lugar da Igreja, e Maria Pereira, residente no lugar da Costa, ambos lavradores, gavienses.  

 

GONÇALVES, Amadeu. Filho de José Gonçalves e de Luísa Rosa Esteves. Nasceu na Gave a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 69, de 5/10/1913).

 

GONÇALVES, Ana Maria. Filha de Manuel António Gonçalves e de Maria Esteves, lavradores, de Baldosa. // Faleceu no Lameiro, Gave (onde residia), a 9/4/1871, com 78 anos, lavradeira, viúva de João Manuel Domingues, e foi sepultada na igreja. // Fizera testamento. // Deixou dois filhos e seis filhas. 

 

GONÇALVES, Aníbal. Filho de Delfina Gonçalves, solteira, camponesa, moradora no lugar da Igreja. Neto materno de Luís Gonçalves e de Maria Joana Fernandes. Nasceu na Gave a 7/10/1900 e foi batizado na igreja paroquial a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Pedro Fernandes, solteiro, lavrador, e Maria Fernandes, viúva, costureira. // Casou na Conservatória do Registo Civil de Monção a 21/2/1923 com Ermelinda Rosa Domingues. // Enviuvou a 28/7/1974.  

 

GONÇALVES, António. Filho de João Gonçalves e de Maria Rodrigues, do lugar de Portocovo, freguesia de Virtelo, onde ele nascera. // Lavrador. // Faleceu no lugar do Val, Gave (onde morava), a 4/9/1868, com apenas quinze anos de idade, e foi sepultado na igreja da Gave.  

 

GONÇALVES, António. Filho de Maria Luísa Gonçalves, solteira, moradora no lugar dos Chãos. Neto materno de José Luís Gonçalves e de Perpétua Rosa Esteves, moradores no dito lugar. Nasceu na Gave a 22/2/1891 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: a sua avó materna e Firmino José Domingues, casado, rural, morador no dito lugar dos Chãos. // Faleceu a 22/11/1909.  

 

GONÇALVES, António. Filho de Adelinda Gonçalves, lavradeira, moradora no lugar de São Cosme. Neto materno de Luís Gonçalves e de Maria Joana Fernandes. Nasceu na Gave a 3/12/1897 e foi batizado na igreja paroquial a 5 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: António Domingues Machado e Luísa Rodrigues, solteiros, lavradores. // Faleceu a 21 de Maio de 1898 (confirmar).

 

GONÇALVES, António. Filho de Manuel Joaquim Gonçalves e de Adelinda Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de São Cosme. Neto paterno de Manuel José Gonçalves e de Maria Joaquina Domingues; neto materno de Luís Gonçalves e de Maria Joana Fernandes. Nasceu na Gave a 15/9/1901 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Duque, solteiro, camponês, e Luísa Rodrigues, solteira, camponesa. // Casou na CRCM a 14/4/1923 com Rosa Lourenço. // A sua esposa faleceu em Badim, Monção, a 4/1/1973. // Ele morreu também nessa freguesia de Monção a 24/6/1990.

 

GONÇALVES, António Joaquim. Filho de Luís Gonçalves e de Maria Joana Fernandes, moradores no lugar de São Cosme. Neto paterno de Maria Quitéria Gonçalves, solteira; neto materno de Manuel José Fernandes e de Maria Teresa Esteves, do lugar da Costa. Nasceu na Gave a 6/6/1874 e foi batizado na igreja católica local dois dias depois. Padrinhos: António Joaquim Fernandes e Maria Rosa Fernandes, solteiros, tios maternos do neófito, do lugar da Costa, freguesia da Gave, todos lavradores. // Tinha 25 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava em casa dos pais, quando casou na igreja paroquial a 30/10/1899 com Maria Rosa Alves, de 20 anos de idade, solteira, camponesa, moradora na Gave, natural de Parada do Monte, filha de Manuel Joaquim Alves e de Carolina Rosa Alves. Testemunhas presentes: Manuel Carlos Rodrigues, do lugar da Igreja, e António Joaquim Dias Monteiro, do lugar de São Cosme, casados, lavradores. // Tinha 28 anos de idade, era viúvo de Maria Rosa Alves, quando casou em segundas núpcias a 28/5/1903 com a sua conterrânea Maria Joaquina Alves, de 36 anos de idade, solteira, filha de Manuel José Alves e de Maria Rosa Afonso, gavienses. Testemunhas presentes: José Maria Claro, casado, negociante, e Joaquim Duque, solteiro, pedreiro, ambos da freguesia de Riba do Mouro, concelho de Monção.  

 

GONÇALVES, Augusto Cristiniano. // Em Julho de 1952 fez exame do 1.º grau, ficando aprovado.

 

GONÇALVES, Benezinda. Filha de Dorinda Gonçalves. Nasceu na freguesia da Gave a --/--/1929 (Notícias de Melgaço n.º 27, de 25/8/1929).

 

GONÇALVES, Benezinda. Filha de Manuel Gonçalves e de Maria de Jesus Duque. Nasceu na Gave a --/--/1932 (NM 141, de 28/2/1932).

 

GONÇALVES, Bonança de Lurdes. Filha de Libânia Gonçalves. Nasceu na freguesia da Gave a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 80, de 5/10/1930).

 

GONÇALVES, Cândida da Conceição. Filha de Maria Rosa Gonçalves, solteira, moradora no lugar dos Chãos. Neta materna de José Luís Gonçalves e de Perpétua Rosa Esteves, residentes no dito lugar. Nasceu na Gave a 3/10/1890 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: António Gregório e Cândida Gregório, solteiros, moradores no lugar da Igreja.

 

GONÇALVES, Clementina. Filha de Maria Rosa Gonçalves, solteira, moradora no lugar dos Chãos. Neta materna de José Luís Gonçalves, natural do lugar de Crastelo, freguesia de Tangil «e de presente no lugar de Lijó», e de Perpétua Rosa Esteves, natural da Gave, residente no lugar dos Chãos. Nasceu na Gave a 25/6/1876 e no dia seguinte foi batizada na igreja católica local. Padrinhos: Manuel José Esteves, casado, de Moreira, e Florinda Rosa Duque, solteira, de Ferrão, todos rurais. // Faleceu na sua freguesia natal a 9/2/1969. // Nota: é provável que seja a mesma senhora que em 1913 recebeu da Câmara Municipal de Melgaço um subsídio de lactação (Correio de Melgaço n.º 41, de 16/3/1913).

 

GONÇALVES, Delfina. Filha de Luís Gonçalves e de Maria Joana Fernandes, residentes no lugar de São Cosme. Neta paterna de Maria Quitéria Gonçalves, solteira, do dito lugar; neta materna de Manuel José Fernandes e de Maria Teresa Esteves, do lugar da Costa. Nasceu na Gave a 9/5/1878 e foi batizada na igreja católica local dois dias depois. Padrinhos: o avô materno e sua filha Maria Rosa Fernandes, solteira, do dito lugar da Costa, tia materna da neófita. // Faleceu na Gave a 29/4/1952. 

 

GONÇALVES, Dorinda. Filha de António Joaquim Gonçalves e de Maria Rosa Alves, lavradores, residentes no lugar da Baldosa. Neta paterna de Luís Gonçalves e de Maria Joana Fernandes; neta materna de Manuel Joaquim Alves e de Carolina Rosa Alves. Nasceu no lugar da Baldosa, Gave, a 6/8/1900, e no dia seguinte foi batizada na igreja católica local. Padrinhos: António Joaquim Dias Monteiro e sua esposa, Adelinda Gonçalves, camponeses. // Morou toda a vida no lugar onde nascera. // Foi mãe solteira de Benezinda Gonçalves e de Justino Gonçalves, que lhe deram netos, e estes por sua vez deram-lhe bisnetos… // A 6/8/2000 completou os cem anos de idade e houve missa na capela da Baldosa em sua homenagem; depois serviu-se um almoço na casa da filha a familiares e convidados. // Faleceu na sua casa da Gave a 17/11/2003, com 103 anos de idade.  

 

GONÇALVES, Eduarda Cândida. Filha de Manuel Joaquim Gonçalves e de Adelinda Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de São Cosme. Neta paterna de Manuel José Gonçalves e de Maria Joaquina Domingues; neta materna de Luís Gonçalves e de Maria Joana Fernandes. Nasceu na Gave a 7/2/1905 e foi batizada na igreja paroquial a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Vítor Manuel de Meneses e Costa, casado, proprietário, e Cândida de Jesus Rodrigues Monteiro, viúva, proprietária, representados pelo padre Francisco Máximo Rodrigues, pároco encomendado da freguesia da Gave, e Carolina Esteves, solteira, tecedeira. // Casou na CRCM a 18/3/1925 com António Rodrigues. // Por sentença de 28/7/1938 foi decretado o divórcio entre ambos, requerido pelo marido com base na lei de 1910. // Faleceu a 13/8/1999.    

 

GONÇALVES, Esperança. Filha de Luciana Gonçalves, solteira, jornaleira, moradora no lugar da Lage. Neta materna de Ludovina Gonçalves. Nasceu na Gave a 25/7/1908 e foi batizada na igreja paroquial a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Frederico de Caldas, solteiro, e Angelina de Caldas, casada, camponeses. // Com apenas dois meses de idade partiu com a família para o Rio de Janeiro, Brasil. Regressou desse país a Portugal quando tinha dez anos de idade. // Casou no posto do Registo Civil da Gavieira, Arcos de Valdevez, a 5/10/1938, com João Esteves, nascido em Chaviães no ano de 1910, soldado da Guarda-Fiscal. Andaram pela Peneda e por Castro Laboreiro durante anos. // Enviuvou a 20/5/1986. // Ela faleceu no lugar do Escuredo, Chaviães, a 9/8/2000, com noventa e dois anos de idade, e foi sepultada no cemitério daquela freguesia da beira-rio, na mesma campa do seu defunto marido. // Era mãe de três filhos, avó de cinco netos - um deles chama-se Cristina Lima -, e já tinha um bisneto quando morreu.   

 

GONÇALVES, Esperança. Filha de José Gonçalves e de Luísa Rosa Esteves. Nasceu na freguesia da Gave a --/--/1918 (Jornal de Melgaço n.º 1227, de 22/11/1918).

 

GONÇALVES, Esperança de Jesus. Filha de Adelaide Gonçalves. Nasceu na Gave a --/--/1933 (NM 191, de 23/4/1933).

 

GONÇALVES, Eurico. Filho de ----------- Gonçalves e de ----------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // A 5/7/1916 fez exame do 1.º grau na escola Conde de Ferreira, sita na Vila, obtendo a classificação de «bom»; tinha por professor António Joaquim Rodrigues (Correio de Melgaço n.º 206, de 9/7/1916).

 

GONÇALVES, Felicidade. Filha de Maria Luísa Gonçalves, solteira, moradora no lugar dos Chãos. Neta materna de José Luís Gonçalves e de Perpétua Rosa Esteves, moradores no dito lugar. Nasceu na Gave a 15/4/1894 e nesse mesmo dia a sua avó materna, viúva, julgando que a menina corria perigo de vida, “batizou-a” em casa; no dia seguinte o padre Manuel António Rodrigues, pároco da freguesia, batizou-a na igreja paroquial. Padrinhos: a sua avó materna e Manuel Joaquim Domingues, casado, morador no lugar de Ferrão. // Casou na CRCM a 8/8/1928 com Manuel Ramos. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 22/4/1937.    

 

GONÇALVES, Felicidade. Filha de Delfina Gonçalves, solteira, camponesa. Neta materna de Luís Gonçalves e de Maria Rosa Fernandes. Nasceu na Gave a 5/10/1905 e foi batizada na igreja paroquial a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Afonso, casado, e Felicidade Duque, solteira, lavradores. // Faleceu na Vila a 6/3/1946.  

 

GONÇALVES, Germana. Filho de António Luís Gonçalves e de Rosa Maria Afonso, moradores em Eiriz. Neta paterna de António José Gonçalves e de Teresa Afonso; neta materna de Manuel Luís Afonso e de Maria Luísa Alves. Nasceu a 8/8/1856 e foi batizada a 10 desse mês e ano. Padrinhos: José Luís Afonso e sua irmã, Maria Joaquina Afonso, todos da Gave. 

 

GONÇALVES, Germana Rosa. Filha de António Luís Gonçalves e de Rosa Maria Afonso, lavradores, residentes em Eiriz. Neta paterna de António José Gonçalves e de Teresa Afonso; neta materna de Manuel Luís Afonso e de Maria Luísa Alves. Nasceu a 3/2/1862 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Constantino Fernandes, casado, lavrador, e Maria Neves (?) Afonso, casada, ambos de Lijó, Riba de Mouro. // Faleceu na Lage, Gave, a 29/2/1940.

 

GONÇALVES, Gomesinda. Filha de Manuel Joaquim Gonçalves e de Adelinda Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de São Cosme. Neta paterna de Manuel José Gonçalves e de Maria Joaquina Domingues; neta materna de Luís Gonçalves e de Maria Joana Fernandes. Nasceu na Gave a 20/4/1899 e foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: António Joaquim Dias Monteiro, tio materno da neófita, e Luísa Dias Monteiro, solteira, ambos camponeses.  

 

GONÇALVES, Isaura. Filha de José Gonçalves e de Luísa Rosa Esteves. Nasceu na Gave a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 184, de 30/1/1916).

 

GONÇALVES, Isolina. Filha de Clementina Gonçalves, solteira, jornaleira, moradora no lugar dos Chãos. Neta materna de Maria Rosa Gonçalves. Nasceu na Gave a 4/4/1907 e foi batizada na igreja paroquial a 6 desse mês e ano. Padrinhos: Justino Domingues e sua irmã, Felicidade Domingues, solteiros, lavradores.  

 

GONÇALVES, Joaquim. Filho de Maria Rosa Gonçalves, solteira, moradora no lugar dos Chãos. Neto materno de José Luís Gonçalves e de Perpétua Rosa Esteves, do dito lugar. Nasceu na Gave a 11/8/1879 e no dia seguinte foi batizado na igreja católica local. Padrinhos: os seus avós maternos, todos lavradores.

 

GONÇALVES, Joaquina. Filha de Francisco José Gonçalves e de Isabel Luísa Martins, de Tangil, Monção. // Faleceu na Lage, Gave (onde residia), a 12/6/1872, com 70 anos de idade, lavradeira, viúva de Manuel José Esteves, e foi sepultada na igreja da Gave. // Deixou um filho e uma filha.

 

GONÇALVES, José. Filho de Carolina Gonçalves, solteira, moradora no lugar do Val, de Eiriz. Neto materno de Rosa Gonçalves, solteira, do dito lugar. Nasceu na Gave a 15/2/1879 e foi batizado na igreja paroquial nesse mesmo dia, mês e ano. Madrinha: Maria Rosa Alves, solteira, filha de Manuel José Alves, do lugar de Lijó, todos lavradores. // Casou na igreja local a 21/4/1908 com a sua conterrânea Luísa Rosa Esteves, de 22 anos de idade, filha de Justina Esteves. // Tinha 29 anos de idade, era solteiro, quando casou na igreja paroquial a 29/4/1908 com a sua parente e conterrânea Luísa Rosa Esteves, de 21 anos de idade, solteira, filha de Justina Esteves, solteira, gaviense. // Faleceu na Gave a 2/6/1954. // Nota: deve ser a mesma pessoa que em Junho de 1912 embarcou para o Rio de Janeiro, Brasil, juntamente com Francisco Esteves, solteiro, de 23 anos de idade. 

 

GONÇALVES, José. Filho de Manuel Joaquim Gonçalves, natural da Gave, e de Carolina Rosa Alves, natural de Riba de Mouro, moradores no lugar de Eiriz. Neto paterno de Manuel Gonçalves e de Maria Alves, do dito lugar; neto materno de Luís Alves e de Maria Rosa Fernandes, do lugar de Lijó, Riba de Mouro. Nasceu na Gave a 26/3/1880 e foi batizado na igreja católica local nesse mesmo dia, mês e ano. Padrinhos: João Manuel Rodrigues, casado, e sua filha, Rosa Rodrigues, solteira, de Lijó. // Faleceu em 1904 (!).  

 

GONÇALVES, José. Filho de Maria Rosa Gonçalves, solteira, moradora no lugar dos Chãos. Neto materno de José Luís Gonçalves e de Perpétua Rosa Esteves, moradores no dito lugar. Nasceu na Gave a 27/8/1887 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Madrinha: Florinda Rosa Duque, solteira, residente no lugar de Ferrão. 

 

GONÇALVES, José Cândido. Filho de Ludovina Gonçalves, moradora no lugar do Lameiro, casada com António José Rodrigues, o qual se encontrava no Brasil desde Dezembro de 1875. Neto materno de Manuel José Gonçalves e de Maria Emília Gonçalves, lavradores, residentes no lugar da Lage. Nasceu na Gave a 28/9/1885 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: José Cândido Gregório, solteiro, morador no lugar do Suadro, e Maria Duque, solteira, moradora no lugar da Lage.  

 

GONÇALVES, José Luís. Filho de Paula Maria Gonçalves, solteira. Nasceu em Cristelo, Tangil. // Faleceu nos Chãos, Gave (onde morava com a esposa), a 10/1/1887, com 62 anos de idade, casado com Perpétua Rosa Esteves, e foi sepultado na igreja. // Com geração.  

 

GONÇALVES, Justino. Filho de --------- Gonçalves e de ---------------------------. Nasceu na Gave a --/--/19--. // Casou com Elvira de Carvalho, natural de Parada do Monte. // Em 1992 residiam em França. // (VM 958).   

 

GONÇALVES, Justino. Filho de -------- Gonçalves e de ----------------------------. Nasceu na Gave a --/--/19--. // Casou com Isaura Rodrigues, sua conterrânea. // Em 1997 residiam no lugar do Cerdeiral, Gave. // (VM 1083). // Com geração.   

 

GONÇALVES, Justino. Filho de --------- Gonçalves e de ---------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Casou com Maria Rosa Alves. // Em 1972 residiam no lugar de Eiriz. // (A Voz de Melgaço n.º 1093).

 

GONÇALVES, Justino. Filho de Dorinda Gonçalves. Nasceu na Gave a --/--/1935. // (Notícias de Melgaço n.º 293).

 

GONÇALVES, Libânia. Filha de Maria Luísa Gonçalves, solteira, lavradora, residente no lugar da Sobreira. Neta materna de José Luís Gonçalves e de Perpétua Rosa Esteves. Nasceu na Gave a 7/1/1899 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: António Joaquim Esteves, casado, camponês, e sua filha Libânia Esteves, solteira, camponesa. // Faleceu a 21/7/1899. 

 

GONÇALVES, Libânia. Filha de Maria Luísa Gonçalves, solteira, camponesa, moradora no lugar da Sobreira. Neta materna de José Luís Gonçalves e de Perpétua Rosa Esteves. Nasceu na Gave a 31/5/1900 e nesse dito dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: António Joaquim Esteves, casado, e sua filha Líbânia, solteira, camponeses. // Faleceu na freguesia de Ermesinde, concelho de Valongo, a 9/11/1986.

 

GONÇALVES, Luciana. Filha de Ludovina Gonçalves, casada com António José Rodrigues, ausente no Brasil desde Dezembro de 1875, moradora no lugar do Lameiro. Neta materna de Manuel José Gonçalves (Fontes), natural de Fiães, e de Maria Emília Gonçalves de Castro, natural da Gave. Nasceu na freguesia da Gave a 4/7/1878 e foi batizada na igreja católica local nesse mesmo dia, mês e ano. Padrinhos: José Albano de Caldas e sua mulher Angelina Gonçalves (Fontes), do lugar do Cruzeiro, junto à Igreja, tios maternos da neófita. // Faleceu na sua freguesia natal, no lugar do Cruzeiro, a 5/7/1952. // Mãe de Maria Adelaide e sogra de João Teixeira, guarda-fiscal, morador no lugar do Escuredo, Chaviães.  

 

GONÇALVES, Ludovina. // Nasceu por volta de 1850. // Faleceu no lugar da Igreja, Gave, a --/--/1930, com 80 anos de idade (NM 49, de 9/2/1930, e NM 50, de 17/2/1930).     

 

GONÇALVES, Luís. Filho de Maria Quitéria Gonçalves. Nasceu na Gave por volta de 1839. // Tinha 25 anos de idade, era solteiro, morava em São Cosme, quando casou na igreja da sua terra, a 4/4/1864, com Maria Joana, de 23 anos de idade, solteira, residente no mesmo lugar, filha de Manuel José Fernandes e de Maria Teresa Esteves. Testemunhas do ato religioso: Manuel José Fernandes e Francisco António do Val, gavienses.       

 

GONÇALVES, Manuel. Filho de Carolina Gonçalves, solteira, moradora no lugar de Val de Eiriz. Neto materno de Rosa Gonçalves, solteira, residente no dito lugar. Nasceu na Gave a 30/6/1881 e no dia seguinte foi batizado na igreja católica local. Padrinhos: Albano Domingues, solteiro, morador no lugar dos Coelhos, e Maria Fernandes, solteira, camponesa, moradora no sobredito lugar de Val de Eiriz, ambos gavienses. // Morreu no dito lugar de Eiriz, Gave, com apenas dez dias de vida, e foi sepultado na igreja.

 

GONÇALVES, Manuel. Filho de Clementina Gonçalves, solteira, jornaleira. Neto materno de Maria Rosa Gonçalves. Nasceu na Gave a 25/8/1902 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Madrinha: Marcelina Fernandes, casada, lavradeira. // Faleceu a 25 de Outubro de 1904.

 

GONÇALVES, Manuel. Filho de Delfina Gonçalves, solteira, camponesa, moradora no lugar dos Coelhos. Neto materno de Luís Gonçalves e de Maria Joana Fernandes. Nasceu na Gave a 2/4/1903 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Madrinha: Delfina de Carvalho, solteira, tecedeira.    

 

GONÇALVES, Manuel. Filho de António Joaquim Gonçalves e de Maria Joaquina Alves, lavradores, residentes no lugar da Baldosa. Neto paterno de Luís Gonçalves e de Maria Joana Fernandes; neto materno de Manuel José Alves e de Maria Rosa Afonso. Nasceu na Gave a 12/6/1904 e foi batizado na igreja paroquial a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Alves e Florinda Rosa Duque, camponeses. // Casou na CRCM a 6/3/1930 com Joaquina Pires, natural de Parada do Monte. // Enviuvou a 8/12/1991. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 26/8/1994.  

 

GONÇALVES, Manuel. Filho de Rosa Gonçalves, solteira, jornaleira, moradora no lugar de Cerdeiral. Neta materna de Luís Gonçalves e de Maria Joana Fernandes. Nasceu na Gave a 1/7/1907; nesse dito dia foi batizado na igreja paroquial. Madrinha: Luísa Rodrigues, solteira, jornaleira. // Faleceu na Gave a 9/5/1953.   

 

GONÇALVES, Manuel. Filho de José Gonçalves e de Luísa Rosa Esteves, artistas, moradores no lugar do Val. Neto paterno de Carolina Gonçalves, solteira; neto materno de Justina Esteves, solteira. Nasceu na Gave a 22 de Julho de 1909 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Albano Gonçalves, casado, artista, e Maria Esteves, solteira. // Casou na CRCM a 27/11/1929 com Maria de Jesus Duque. // Enviuvou a 8 de Abril de 1969. // Faleceu na sua freguesia natal a 24/2/1986.  

 

GONÇALVES, Manuel. Filho de Albano Gonçalves, natural da Gave, e de Rosa Gil Leiras, natural de Riba do Mouro, Monção, moradores no lugar de Eiriz. Neto paterno de Carolina Gonçalves, solteira; neto materno de Manuel Gil Leiras e de Maria Luísa Duque. Nasceu na Gave a 8/11/1909 e foi batizado na igreja paroquial a 14 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos, camponeses. // Faleceu a 26/8/1911.    

 

GONÇALVES, Manuel. Filho de Clementina Gonçalves. Nasceu na freguesia da Gave a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 41, de 16/3/1913).

 

GONÇALVES, Manuel. Filho de Justino Gonçalves e de Isaura Rodrigues. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1548, de 14/3/1965: «No passado dia 14 recebeu as águas batismais na paroquial desta freguesia um filho de Justino Gonçalves e de Isaura Rodrigues, sendo-lhe posto o nome de Manuel… // Albano Lima.

 

GONÇALVES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Gonçalves e de Maria Alves. Neto paterno de Luís Gonçalves e de Maria Rosa Dias, de Eiriz; neto materno de Manuel Alves e de Maria Duque, de Riba de Mouro. Nasceu na freguesia da Gave a 26/5/1855 e foi batizado na igreja paroquial no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Joaquim Esteves Codesso e Maria (?) Gonçalves, solteira, de Eiriz. // Morava no lugar de Eiriz quando casou na igreja da sua freguesia natal a 10/11/1878 com Carolina Rosa Alves, de 34 anos de idade, feitos a 28 de Agosto, solteira, residente no lugar de Lijó, Riba do Mouro, filha de Luís Alves e de Maria Rosa Fernandes, daquela freguesia de Monção. Testemunhas presentes: António Alves, casado, e Manuel Joaquim Alves, solteiro, irmão da nubente, ambos de Riba do Mouro.  

 

GONÇALVES, Manuel Joaquim. Filho de António Luís Gonçalves e de Rosa Maria Afonso. Neto paterno de António José Gonçalves e de Teresa Afonso; neto materno de Manuel Luís Afonso e de Maria Luísa Alves, de Eiriz. Nasceu a 11/2/1858 e foi batizado na igreja da Gave no dia seguinte. Padrinhos: Constantino Fernandes e sua mulher, Maria Afonso, de Riba de Mouro.    

 

GONÇALVES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel José Gonçalves e de Maria Joaquina Domingues, lavradores, residentes no lugar da Igreja. Neto paterno de Maria Quitéria Gonçalves; neto materno de Manuel Domingues e de Isabel Gregório. Nasceu a 18/3/1858 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: António Joaquim Dias e Luísa Domingues. // Era solteiro, lavrador, morava no dito lugar da Igreja, quando casou catolicamente a 15/3/1882 com Maria Luísa Rodrigues, nascida e batizada a 14/7/1852, solteira, camponesa, moradora no lugar de São Cosme, filha de Manuel António Rodrigues e de Ana Teresa Rodrigues, rurais, moradores no lugar de São Cosme. Testemunhas presentes: Manuel António Gregório, casado, e José Cândido, solteiro, ambos lavradores, residentes no lugar da Igreja. // Faleceu na Gave a 26/1/1940. // (ver Adelinda Gonçalves).

 

GONÇALVES, Manuel Joaquim. Filho de José Luís Gonçalves, de Vilar, Tangil, e de Perpétua Rosa Esteves, lavradores, residentes no Ferrão. Neto paterno de Paula Maria Gonçalves; neto materno de Maria José Esteves. Nasceu a 9/6/1863 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Bento José Duque, viúvo, lavrador, e Maria José Esteves, solteira. (Parece ser o mesmo indivíduo que morreu no lugar de Ferrão, Gave, a 2/3/1869, e foi sepultado na igreja. A dúvida consiste no seguinte: o padre diz que ele tinha nove anos de idade e que os pais residiam no lugar dos Chãos!)    

 

GONÇALVES, Manuel Joaquim. Filho de Maria Rosa Gonçalves, solteira, lavradora, residente nos Chãos, Gave. Nasceu e foi batizado na freguesia de Riba de Mouro, em Abril de 1872. // Faleceu no dito lugar da Gave, a 22/12/1874, e foi sepultado na igreja.

 

GONÇALVES, Manuel Joaquim. Filho de Ludovina Gonçalves, casada com António José Rodrigues (que se achava ausente no Brasil desde Dezembro de 1875), camponesa, residente no lugar do Lameiro. Neto materno de Manuel José Gonçalves e de Maria Engrácia Gonçalves, negociantes, moradores no lugar da Lage. Nasceu na Gave a 12/6/1881 e foi batizado na igreja católica local nesse mesmo dia, mês e ano. Padrinhos: Manuel Esteves e Ana Esteves, solteiros, lavradores, residentes no dito lugar do Lameiro. // Faleceu no lugar do Lameiro, freguesia da Gave, a 16/1/1882, com apenas sete meses de vida, e foi sepultado na igreja.

 

GONÇALVES, Manuel Joaquim. Filho de António Joaquim Gonçalves e de Maria Joaquina Alves, lavradores, residentes no lugar da Baldosa. Neto paterno de Luís Gonçalves e de Maria Joana Fernandes; neto materno de Manuel José Alves e de Maria Rosa Afonso. Nasceu na Gave a 17/8/1906 e foi batizado na igreja paroquial a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Alves e sua mulher, Florinda Rosa Duque, camponeses. 

 

GONÇALVES, Manuel José. Filho de Luís Gonçalves e de Maria Rosa Dias, lavradores. // Faleceu em Eiriz, a 30/4/1879, com 50 anos de idade, e foi sepultado na igreja. // Com geração.

 

GONÇALVES, Manuel José. Filho de Maria Quitéria Gonçalves, de São Cosme. // Casou na igreja da Gave a 28/5/1857 com Maria Joaquina, filha de Manuel Domingues e de Isabel Gregório, do lugar da Lage. 

  

GONÇALVES, Manuel Luís. Filho de Luís Gonçalves e de Maria Joana Fernandes, lavradores, residentes em São Cosme, Gave. Neto paterno de Maria Quitéria Gonçalves; neto materno de Manuel José Fernandes e de Maria Teresa Esteves. Nasceu a 17/6/1864 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Manuel Luís Carvalho e Rosa Gonçalves. // Faleceu no sobredito lugar, a 18/8/1884, solteiro, lavrador, e foi sepultado no cemitério da Gave. 

 

GONÇALVES, Maria. Filha de Ludovina Gonçalves, lavradeira, residente no lugar do Lameiro, casada com António José Rodrigues, «que se acha ausente no império do Brasil desde o mês de Dezembro do ano de mil oitocentos setenta e cinco, sem voltar a Portugal até hoje». Neta materna de Manuel José Gonçalves (o Fontes), natural de Fiães, negociante, e de Maria Engrácia Gonçalves de Castro, natural da Gave. Nasceu na Gave a 6/3/1877 e foi batizada na igreja católica local nesse dito dia, mês e ano. Padrinhos: Francisco Joaquim de Araújo, e sua mulher, Rosa Maria Domingues, residentes no lugar do Lameiro. // Faleceu no dito lugar do Lameiro, a 20/8/1879, e foi sepultada na igreja. 

 

GONÇALVES, Maria. Filha de António Joaquim Gonçalves e de Maria Rosa Alves, moradores no lugar de Baldosa. Neta paterna de Luís Gonçalves e de Maria Joana Fernandes; neta materna de Manuel Joaquim Alves e de Carolina Rosa Alves. Nasceu na Gave a 8/12/1901 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Francisco Esteves, casado, camponês, e Palmira Alves, solteira, camponesa.

 

GONÇALVES, Maria. Filha de --------- Gonçalves e de ------------------------------. Nasceu em ----------------, a --/--/19--. // Casou com --------------------------. // Faleceu no lugar de Eiriz, Gave, no estado de viúva, a --/--/1992, com 84 anos de idade. // (VM 956).  

 

GONÇALVES, Maria. // Nasceu por volta de 1935. // Faleceu no lugar de Baldosa, Gave, a --/--/2021, com 86 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/8/2021).

 

GONÇALVES, Maria Adelaide. Filha de Luciana Gonçalves, solteira, jornaleira, moradora no lugar da Lage. Neta materna de Ludovina Gonçalves. Nasceu na Gave a 15/7/1905 e foi batizada na igreja paroquial a 17 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Gonçalves Fontes, casado, natural de Parada do Monte, e Maria Gonçalves, solteira, gaviense. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1486, de 29/9/1963: «Partiu há dias para França a senhora Maria Gonçalves, seu filhinho Salvador, e sua mãe senhora Maria Adelaide Gonçalves, que se foi juntar a seu marido que lá se encontra a trabalhar.» // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 7/10/1986.    

 

GONÇALVES, Maria Carlota. Filha de Maria Rosa Gonçalves, solteira, moradora no lugar dos Chãos. Neta materna de José Luís Gonçalves e de Perpétua Rosa Esteves, residentes no dito lugar. Nasceu na Gave a 14/3/1883 e foi batizada na igreja paroquial no dia 17 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: José Manuel Domingues, casado, lavrador, residente no lugar do Val, e sua filha Maria Carlota Domingues, solteira, do mesmo lugar. // Faleceu em Vila Nova da Rainha, Tondela, a 18/6/1963.

 

GONÇALVES, Maria da Conceição. Filha de Ludovina Gonçalves, casada com António José Rodrigues, «que se acha ausente no império do Brasil desde Dezembro do ano de mil oitocentos e setenta e cinco», moradora no lugar do Lameiro. Neta materna de Manuel José Gonçalves e de Maria Gonçalves de Castro, moradores no lugar da Lage. Nasceu na Gave a 2/11/1887 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial; algum tempo antes fora “batizada” em casa por Maria do Carmo Pires, solteira, por pensarem que a criança corria risco de vida. Padrinhos: Pedro Fernandes, casado, e Maria do Carmo Pires, solteira, lavradores, residentes no lugar do Lameiro.  

 

GONÇALVES, Maria Delfina. Filha de Luís Gonçalves e de Maria Joana Fernandes, camponeses, moradores no lugar de São Cosme. Neta paterna de Maria Quitéria Gonçalves, solteira, lavradora, do dito lugar; neta materna de Manuel José Fernandes e de Maria Teresa Esteves, rurais, do lugar da Costa. Nasceu na Gave a 31/7/1868 e foi batizada na igreja católica local a 2 de Agosto desse dito ano. Madrinha: Maria Rosa Fernandes, solteira, camponesa, do lugar da Costa, Gave. // Faleceu no lugar de São Cosme, Gave, a 2/10/1874, com apenas seis anos de idade, e foi sepultada na igreja.

 

GONÇALVES, Maria Espreciosa. Filha de Manuel Joaquim Gonçalves e de Carolina Rosa Alves, lavradores, residentes no lugar de Eiriz. Neta paterna de Manuel Gonçalves e de Maria Alves, camponeses, moradores no dito lugar; neto materno de Luís Alves e de Maria Rosa Fernandes, rurais, moradores no lugar de Lijó, freguesia de Riba de Mouro, concelho de Monção. Nasceu na Gave a 17/6/1886 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Madrinha: Clara Rosa Gonçalves, casada, lavradeira, residente no dito lugar de Lijó. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 3/11/1955. 

 

GONÇALVES, Maria Joaquina. Filha de António Luís Gonçalves e de Rosa Maria Afonso, lavradores. Nasceu na Gave por volta de 1854. // Tinha 24 anos de idade, feitos em Abril, era solteira, morava no lugar de Eiriz, quando casou na igreja paroquial a 8/9/1878 com José Manuel, de 24 anos de idade, feitos em Maio, solteiro, natural e morador no lugar de Quintela, freguesia de Riba de Mouro, Monção, filho de Manuel António de Lima e de Maria Isabel de Caldas. Testemunhas presentes: Manuel Carlos Rodrigues, viúvo, carpinteiro, e Francisco José Rodrigues, solteiro, alfaiate, ambos do lugar da Igreja.      

 

GONÇALVES, Maria Luísa. Filha de José Luís Gonçalves e de Perpétua Rosa Esteves, lavradores, residentes nos Chãos. Neta paterna de Paula Maria Gonçalves, solteira, de Cristelo, Tangil; neta materna de Maria José Esteves, solteira, do Ferrão, Gave. Nasceu a 11/4/1866 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Esteves, casado, lavrador, do Lameiro, e Maria José Esteves, solteira, lavradora, de Ferrão.     

 

GONÇALVES, Maria Quitéria. Filha de Bento Gonçalves e de Isabel Rodrigues, lavradores, do Lameiro. // Faleceu em São Cosme (onde residia), a 20/11/1871, com 66 anos de idade, solteira, lavradora, e foi sepultada na igreja. // Deixou três filhos e uma filha.

 

GONÇALVES, Maria Rosa. Filha de Miguel Gonçalves e de Maria Alves, de Virtelo, Cousso. // Faleceu em Eiriz, Gave, a 12/8/1873, com 71 anos de idade, viúva de António Rodrigues, lavradeira, e foi sepultada na igreja. // Com geração.    

 

GONÇALVES, Maria Rosa. Filha de Manuel Joaquim Gonçalves e de Luíza Maria Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de São Cosme. Neta paterna de Manuel José Gonçalves e de Maria Joaquina Domingues, camponeses, moradores no lugar da Igreja; neta materna de Manuel António Rodrigues e de Ana Teresa Rodrigues, rurais, moradores no lugar de São Cosme. Nasceu na Gave a 14/10/1885 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: o seu avô materno e Rosa Gonçalves, casada, lavradeira. // Casou a 13/4/1905 com o seu conterrâneo Manuel Lourenço, de 19 anos de idade, filho de João ou José Lourenço e de Maria José Afonso. // Faleceu na sua freguesia natal a 20/1/1966.    

 

GONÇALVES, Mário. Filho de Maria Gonçalves, solteira, trabalhadora à jorna, residente no lugar dos Chãos. Neto materno de Maria Rosa Gonçalves. Nasceu na Gave a 6/4/1907 e foi batizado na igreja paroquial a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Esteves, casado, e Libânia Esteves, solteira, ambos lavradores.  

 

GONÇALVES, Miquelina. Filha de José Luís Gonçalves e de Perpétua Rosa Esteves. Neta paterna de Paula Maria Gonçalves; neta materna de Maria José Esteves. Nasceu a 26/6/1858 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: João Manuel Duque e Maria José Esteves, gavienses.

 

GONÇALVES, Paulino. Filho de Clementina Gonçalves, solteira, jornaleira, moradora no lugar dos Chãos. Neto materno de Maria Rosa Gonçalves, solteira, gaviense. Nasceu na Gave a 14/11/1900 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: José Gonçalves e Maria Alves, solteiros, lavradores. // Casou na igreja da Gave com Beatriz Domingues a (?). // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 15/11/1958.  

 

GONÇALVES, Rosa. Filha de Luís Gonçalves e de Maria Joana Fernandes, lavradores, residentes no lugar de São Cosme. Neta paterna de Maria Quitéria Gonçalves, solteira, camponesa, residente no dito lugar; neta materna de Manuel José Fernandes e de Maria Teresa Esteves, rurais, moradores no lugar da Costa. Nasceu na Gave a 7/8/1880 e foi batizada na igreja católica nesse dito dia, mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno, Manuel José Fernandes, e Rosa Gonçalves, lavradeira, tia paterna da neófita, do lugar de São Cosme. // Faleceu na Gave a 11/2/1950.    

 

GONÇALVES, Rosa. Filha de --------- Gonçalves e de ------------------------------. Nasceu em São Cosme, Gave, a --/--/18--. // A 8/1/1908 requereu à Câmara Municipal de Melgaço subsídio de lactação para uma criança que ela tinha; tendo em conta a sua fragilidade financeira, atribuíram-lhe esse subsídio por seis meses.

 

GONÇALVES, Rosa. Filha de Manuel Joaquim Gonçalves e de Adelinda Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de São Cosme. Neta paterna de Manuel José Gonçalves e de Maria Joaquina Domingues; neta materna de Luís Gonçalves e de Maria Joana Fernandes. Nasceu na Gave a 28/3/1908 e foi batizada na igreja paroquial a 4 de Maio desse mesmo ano. Padrinhos: João António Esteves e sua mulher, Carolina Rosa Esteves, camponeses. // Casou na igreja da sua freguesia natal a 22/2/1945 com Cesário Rodrigues. // Ambos os cônjuges faleceram na Gave: o seu marido a 27/11/1960 (confirmar) e ela a 27/1/1993.

 

GONÇALVES, Rosa. Filha de Clementina Gonçalves, solteira, jornaleira, moradora no lugar dos Chãos. Neta materna de Maria Rosa Gonçalves, solteira, gaviense. Nasceu na Gave a 18/8/1909 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: António Joaquim Domingues e sua mulher, Luísa Rosa Rodrigues, lavradores. // Casou na igreja da Gave a 15 de Novembro de 1964 com o seu conterrâneo Abílio Rodrigues, de 64 anos de idade, filho de Manuel Vitorino Rodrigues e de Maria Rosa Duque. // Enviuvou a 21/11/1986. // Faleceu na sua freguesia natal a 10/11/1993.

 

GONÇALVES, Rosa. Filha de Manuel Gonçalves e de Joaquina Pires. Nasceu na Gave a --/--/1938. // (NM 428).

 

GONÇALVES, Rosa de Jesus. Filha de Manuel Joaquim Gonçalves e de Carolina Rosa Alves, lavradores, residentes no lugar de Eiriz. Neta paterna de Manuel Gonçalves e de Maria Alves, camponeses, moradores no dito lugar; neta materna de Luís Alves e de Maria Rosa Fernandes, rurais, moradores no lugar de Lijó, Riba de Mouro. Nasceu na Gave a 15/6/1889 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: António Alves e Luísa Rosa Gonçalves, casados, lavradores, residentes no lugar de Lijó, freguesia de Riba de Mouro, concelho de Monção.  

 

GONÇALVES, Sara. Filha de Rosa Gonçalves. Nasceu na freguesia da Gave a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 199, de 14/5/1916). // Faleceu no lugar de Eiriz, Parada do Monte, a --/--/1918, com apenas dois anos de idade (Jornal de Melgaço n.º 1227, de 22/11/1918).

 

GONÇALVES, Severino da Conceição. Filho de Luís Gonçalves e de Maria Joana Fernandes, lavradores, residentes no lugar de São Cosme. Neto paterno de Maria Quitéria Gonçalves, solteira, do lugar de São Cosme; neto materno de Manuel José Fernandes e de Maria Teresa Esteves, do lugar da Costa, todos rurais. Madrinha: Rosa Gonçalves, solteira, lavradora, do lugar de São Cosme, Gave.      

 

GONÇALVES, Vítor Luís. Filho de Manuel Joaquim Gonçalves e de Adelinda Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de São Cosme. Neto paterno de Manuel José Gonçalves e de Maria Joaquina Domingues; neto materno de Luís Gonçalves e de Maria Joana Fernandes. Nasceu na Gave a 8/11/1903 e foi batizado na igreja paroquial a 16 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Vitor Manuel de Meneses e Costa e Branca Dias Monteiro e Costa, casados, proprietários, representados pelo padre Francisco Máximo Rodrigues, pároco encomendado da freguesia da Gave, e Carolina Rosa Esteves, solteira, tecedeira. // Faleceu a 21/1/1904. // continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário