domingo, 24 de outubro de 2021

 GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

(Freguesia da Gave)

Por Joaquim A. Rocha


// continuação de 4/07/2021.


DUQUE

 

DUQUE, Abílio. Filho de Luís Duque e de Maria Duque, lavradores, residentes no lugar da Costa. Neto paterno de António Duque e de Maria Domingues; neto materno de Manuel Joaquim Duque e de Ana Rosa Rodrigues. Nasceu na Gave a 13/4/1901 e foi batizado na igreja paroquial a 15 desse mês e ano. Padrinhos: José Duque, solteiro, camponês, e Margarida Duque, solteira, camponesa. // Faleceu a 28/8/1901.  

 

DUQUE, Abílio. Filho de Germana Maria Duque, solteira, camponesa, moradora no lugar de Listedo. Neto materno de Manuel Joaquim Duque e de Joaquina Rodrigues. Nasceu na Gave a 6/7/1904 e foi batizado na igreja paroquial a 12 desse mês e ano. Padrinhos: António Rodrigues e sua mulher, Maria Fernandes, lavradores. // Faleceu em 1919. 

 

DUQUE, Abílio. Filho de Luís Duque e de Maria Duque, lavradores, residentes no lugar da Costa. Neto paterno de António Duque e de Maria Domingues; neto materno de Manuel Joaquim Duque e de Ana Rosa Rodrigues. Nasceu na Gave a 2/1/1906 e foi batizado na igreja paroquial a 4 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: José Duque e Florinda Fernandes, solteiros, camponeses. // Casou na CRCM a 27/2/1929 com Rosa Fernandes. // No mês de Maio de 1949 a sua esposa deu à luz uma criança do sexo feminino (NM 899, de 15/5/1949). // Morreu na sua freguesia de nascimento a 11/9/1967.

 

DUQUE, Adjuto. Filho de Rosa Duque, solteira, camponesa, moradora no lugar da Lage. Neto materno de Manuel Joaquim Duque e de Joaquina Rodrigues. Nasceu na Gave a 5 de Agosto de 1902 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Madrinha: Maria Germana Duque, solteira, camponesa, tia materna do batizando. // Faleceu a 24/8/1902. 

 

DUQUE, Adriano. Filho de Manuel José Duque e de Maria Rosa Esteves, lavradores, residentes no lugar da Costa. Neto paterno de José Duque e de Constança Alves, do lugar do Listedo; neto materno de António José Esteves e de Ana Domingues, do lugar dos Coelhos. Nasceu na Gave a 26/12/1868 e foi batizado na igreja católica local nesse mesmo dia, mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Duque, solteiro, e Maria Luísa Duque, solteira, camponeses, ambos do lugar de Listedo. 

 

DUQUE, Adriano. Filho de Manuel Joaquim Duque e de Maria Joaquina Rodrigues, moradores no lugar do Listedo. Neto paterno de José Duque e de Constância Alves, do dito lugar; neto materno de Francisco Manuel Rodrigues e de Maria Luísa Domingues, do lugar do Cerdeiral. Nasceu na Gave a 20/1/1880 e no dia seguinte foi batizado na igreja católica local. Padrinhos: o seu avô paterno e sua filha Luísa Duque, solteira, do lugar de Barreiros, tia paterna do batizando, todos camponeses. 

 

DUQUE, Agostinho. Filho de Maria Antónia Duque, solteira, moradora no lugar de Ferrão, gaviense. Neto materno de Florinda Rosa Duque, solteira, residente no dito lugar. Nasceu na Gave a 3/8/1889 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: José Domingues, solteiro, e Cândida Rosa Alves, casada, camponeses, moradores no sobredito lugar. // Casou na CRCM a 26/3/1917. // Faleceu na Gave a 3/12/1971. 

 

DUQUE, Alípio. Filho de Manuel Duque, natural da freguesia de Riba do Mouro, Monção, e de Ana Júlia Maurício, natural da diocese de Lamego, moradores no lugar de Eiriz. Neto paterno de José Maria Duque e de Maria Joaquina Esteves; neto materno de Joaquim Maurício e de Antónia da Costa. Nasceu em Niteroi, Brasil, a 6/6/1907, e foi batizado na igreja paroquial da Gave a 2/9/1908. Padrinhos: Manuel José Rodrigues e Joaquina Rodrigues, solteiros, lavradores.    

 

DUQUE, Alzira. Filha de Maria Joaquina Duque, lavradeira, moradora no lugar da Costa, e de (*). Neta materna de Jerónimo José Duque e de Rosa de Araújo. Nasceu na Gave a 11/9/1897 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Esteves e Maria da Piedade Duque, solteiros, lavradores. // Casou na CRCM a 24/3/1917 com Manuel Esteves. // O seu marido morreu na freguesia da Gave a 20/2/1933. // Ela faleceu também na Gave a 14/5/1970. // Com geração. /// (*) Foi legitimada aquando do casamento de sua mãe, realizado a 22/6/1898.

 

DUQUE, Amadeu. Filho de Maria Duque. Nasceu na Gave a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 141, de 16/3/1915).

 

DUQUE, Ana Maria. Filha de Caetano Manuel Duque e de Rosa Fernandes, lavradores, gavienses. Nasceu na Gave em Maio de 1840. // Era solteira, morava no lugar de Baldosa, quando casou na igreja paroquial a 3/6/1878 com Luís António Esteves, nascido e batizado em Agosto de 1838, solteiro, natural de Parada do Monte, morador no lugar de Baldosa, Gave, filho de António Esteves e de Luís Domingues, residentes no lugar da Lagarteira, Parada do Monte. Testemunhas presentes: padre Manuel Joaquim Domingues Machado e Manuel José Esteves, solteiro, camponês, filho de Maria Albina Esteves, do lugar dos Coelhos. // Nota: deve ser a mesma senhora que faleceu no lugar de Baldosa, Gave, a --/--/1917 (Correio de Melgaço n.º 236, de 11/2/1917). 

 

DUQUE, António. Filho de João Manuel Duque e de Maria Luísa Rodrigues, rurais, residentes no lugar de São Cosme. Neto paterno de Bento José Duque e de Rosa Maria Domingues; neto materno de Rosa Maria Rodrigues, solteira, todos do dito lugar. Nasceu na Gave a 12/8/1879 e no dia seguinte foi batizado na igreja católica local. Padrinhos: o padre Manuel Joaquim Domingues Machado e Maria Esteves, casada, do lugar do Val.

 

DUQUE, António. Filho de Manuel Joaquim Duque e de Maria Joaquina Rodrigues, lavradores, residentes no Listedo. Neto paterno de José Duque e de Constância Alves, moradores no dito lugar; neto materno de Francisco Manuel Rodrigues e de Maria Luísa Domingues, residentes no lugar do Cerdeiral, todos camponeses. Nasceu na Gave a 8 de Abril de 1882 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial da freguesia. Padrinhos: António Joaquim Pires, solteiro, lavrador, residente no lugar da Igreja, e Florinda Rodrigues, casada, lavradeira, moradora no lugar do Cerdeiral. // Faleceu nesse lugar de Listedo, a 1/9/1884, com apenas dois anos de idade, e foi sepultado no cemitério.  

 

DUQUE, António. Filho de Manuel José Duque e de Maria Rosa Esteves, lavradores, residentes no lugar dos Coelhos. Neto paterno de José Duque e de Constância Alves, camponeses, moradores no lugar de Listedo; neto materno de António José Esteves e de Ana Maria Domingues, camponeses, moradores no lugar dos Coelhos. Nasceu na Gave a 25/6/1884 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Joaquim Duque, solteiro, irmão do batizando, e Maria Ana Esteves, casada, tia materna do mesmo. // Casou na igreja de Riba de Mouro a 23/5/1908 com Angelina Alves, natural de Riba de Mouro, Monção, filha de José Luís Alves e de Rosa Maria Alves. // A sua esposa faleceu em Riba de Mouro a 11/8/1941. // Ele morreu na dita freguesia de Monção a 9/3/1966.  

 

DUQUE, António. Filho de Manuel Joaquim Duque e de Maria Joaquina Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Listedo. Neto paterno de José Duque e de Constância Alves, camponeses, residentes no dito lugar; neto materno de Francisco Manuel Rodrigues e de Maria Luísa Domingues, camponeses, moradores no lugar do Cerdeiral. Nasceu na Gave a 23/3/1885 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: António Joaquim Pires, solteiro, lavrador, residente no lugar da Igreja, e Florinda Rodrigues, casada, lavradeira, moradora no lugar do Cerdeiral. 

 

DUQUE, António. Filho de Rosa Duque, solteira, camponesa, moradora no lugar de Listedo. Neto materno de Manuel Joaquim Duque e de Joaquina Rodrigues. Nasceu na Gave a 18/1/1904 e foi batizado na igreja paroquial a 20 desse mês e ano. Padrinhos: António Rodrigues, casado, e Germana Maria Duque, solteira, lavradores. // Faleceu a 20/1/1905.

 

DUQUE, António. Filho de Maria Duque. Nasceu na freguesia da Gave a --/--/1912 (Correio de Melgaço n.º 2).

 

DUQUE, António José. Filho de Caetano Manuel Duque e de Rosa Maria Fernandes. // Casou na igreja da Gave a 4/8/1859, com Maria Florinda, filha de Manuel Caetano Afonso e de Maria Luísa Afonso, todos de Baldosa.

 

DUQUE, Arlindo Batista. Filho de Preciosa Duque, viúva. Nasceu na freguesia da Gave a --/--/1929 (Notícias de Melgaço n.º 14, de 26/5/1929). // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1505, de 15/3/1964: «Casou a 2/3/1964 com Maria Duque

 

DUQUE, Armando. Filho de Felicidade Duque, solteira, jornaleira, moradora no lugar de São Cosme. Neto materno de João Manuel Duque e de Luísa Rodrigues. Nasceu na Gave a 17/9/1907 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Pires e Rosa Domingues, solteiros, camponeses. // Faleceu a 28/7/1908.     

 

DUQUE, Bento José. Filho de Manuel Duque e de Maria Dias. // Morreu em São Cosme a 27/7/1873, com 72 anos de idade, lavrador, no estado de viúvo de Rosa Maria Domingues, e foi sepultado na igreja. // Fizera testamento. // Com geração. 

 

DUQUE, Caetano Manuel. Filho de António José Duque e de Maria Fernandes, lavradores, moradores no lugar de Baldosa. // Faleceu no dito lugar da Gave, a 15/10/1870, com 78 anos de idade, no estado de casado com Rosa Maria Fernandes, lavrador, e foi sepultado na igreja. Estava demente, por isso só recebeu o sacramento da extrema-unção. Deixou dois filhos e duas filhas.  

 

DUQUE, Clementina. Filha de João Manuel Duque e de Luísa Maria Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de São Cosme. Neta paterna de Bento José Duque e de Rosa Maria Domingues; neta materna de Rosa Maria Domingues, solteira. Nasceu na Gave a 14/7/1873 e no dia seguinte foi batizada na igreja católica local. Padrinhos: padre Manuel Joaquim Domingues Machado e Maria Rosa Domingues Machado, casada, do lugar do Lameiro. // Faleceu no dito lugar a 19/6/1874, e foi sepultada na igreja paroquial. 

 

DUQUE, Clementina. Filha de João Manuel Duque e de Luísa Maria Rodrigues, rurais, moradores no lugar de São Cosme. Neta paterna de Bento José Duque e de Rosa Maria Domingues; neta materna de Rosa Maria Domingues, solteira. Nasceu na Gave a 8/2/1876 e foi batizada na igreja católica local dois dias depois. Padrinhos: Manuel Joaquim Rodrigues, solteiro, tio materno da neófita, e Maria Lourenço, solteira, filha de José Joaquim Lourenço. // Faleceu na sua freguesia natal a 22/3/1949.

 

DUQUE, Clementina. Filha de Manuel Duque, natural de Riba do Mouro, Monção, e de Ana Júlia Maurício, natural da diocese de Lamego, residentes na Gave, no lugar de Eiriz. Neta paterna de José Maria Duque e de Maria Joaquina Esteves; neta materna de Joaquim Maurício e de Antónia da Costa. Nasceu em Niteroi, Brasil, a 28/2/1904, «e foi batizada extraordinariamente por Angelina Duque, a qual fica servindo de madrinha»; no dia 2/9/1908 foi batizada na igreja paroquial da Gave, Melgaço, pelo padre Francisco Máximo Rodrigues. Padrinhos: Francisco José Rodrigues e sua mulher, Angelina Duque, proprietários. // Casou com António Joaquim Rodrigues, natural da Gave, Melgaço. // Faleceu a --/--/1940, no lugar do Val, com apenas 35 anos de idade (NM 483, de 25/2/1940). // Com geração.   

 

DUQUE, Delfina. Filha de Manuel José Duque e de Maria Rosa Esteves, lavradores, residentes no lugar da Costa, Gave. Neta paterna de José Duque e de Constância Alves, do lugar do Listedo; neta materna de António José Esteves e de Ana Maria Domingues, do lugar dos Coelhos. Nasceu na Gave a 18/6/1878 e foi batizada na igreja católica local a 20 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e Mariana Esteves, casada, do lugar da Igreja. // Faleceu no dito lugar da Costa a 18/8/1879, e foi sepultada na igreja.   

 

DUQUE, Delfina. Filha de Manuel José Duque e de Maria Rosa Esteves, moradores no lugar dos Coelhos. Neta paterna de José Duque e de Constância Alves, do lugar de Listedo; neta materna de António José Esteves e de Ana Maria Domingues, do lugar dos Coelhos. Nasceu na Gave a 20/6/1880 e foi batizada na igreja católica local nesse mesmo dia, mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e Mariana Esteves, casada, do lugar da Igreja, tia materna da neófita, todos camponeses.  

 

DUQUE, Delfina Maria. Filha de Joaquim Duque e de Joaquina de Araújo, lavradores, residentes no lugar de Barreiros, Gave. N.p. de Manuel Luís Duque e de Rosa Maria Domingues, do dito lugar; n.m. de José Joaquim de Araújo e de Mariana Alves, do lugar da Costa. Nasceu a 11/9/1866 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Tomás da Cunha e Maria Duque, casados, lavradores, residentes nos Barreiros. // Morou no lugar de Eiriz. // Faleceu por volta de 1919, pois em Fevereiro de 1920 o Juízo de Direito da comarca de Melgaço, cartório do escrivão do 2.º ofício, citava Agostinho Domingues, casado, ausente em parte incerta do reino de Espanha, para assistir a todos os termos do inventário orfanológico a que se procedia por seu óbito (Jornal de Melgaço n.º 1280, de 7/3/1920). // Ver Maria de Jesus Duque.

 

DUQUE, Diamantina. Filha de ------------- Domingues e de -------------------------------------. Nasceu a --/--/1928. // Faleceu no lugar de Coelhos, Gave, a --/--/1991, com 63 anos de idade. // Deixou uma irmã e sobrinha (VM 943, de 15/7/1991).   

 

DUQUE, Elvira da Luz. Filha de Felicidade Duque, solteira, camponesa, moradora no lugar de São Cosme. Neta materna de João Manuel Duque e de Luísa Rodrigues. Nasceu na Gave a 30/4/1903 e foi batizada na igreja paroquial no dia 1 de Maio desse mesmo ano. Padrinhos: António Duque e Maria da Conceição Esteves, solteiros, lavradores. // Casou na igreja de Riba de Mouro, Monção, a 9/5/1968, com Ventura Alves. // Enviuvou a 3 de Junho de 1967. // Faleceu em Riba de Mouro, Monção, a 27/7/1993.

 

DUQUE, Emília. Filha de Manuel José Duque e de Maria Rosa Esteves, lavradores, residentes no lugar da Costa. Neta paterna de José Duque e de Constância Alves, do lugar do Listedo; neta materna de António José Esteves e de Ana Maria Domingues, do lugar dos Coelhos, todos rurais. Nasceu na Gave a 3/3/1871 e no dia seguinte foi batizada na igreja católica local. Padrinhos: António José Esteves, casado, lavrador, do lugar dos Coelhos, e Luísa Duque, solteira, camponesa, do lugar de Listedo, gavienses. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 13/2/1949.    

 

DUQUE, Felicidade. Filha de João Manuel Duque e de Luísa Maria Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de São Cosme. Neta paterna de Bento José Duque e de Rosa Maria Domingues, do dito lugar; neta materna de Rosa Maria Rodrigues, solteira, também de São Cosme, todos rurais. Nasceu na Gave a 20/8/1870 e foi batizada na igreja católica local nesse mesmo dia, mês e ano. Padrinhos: o padre Manuel Joaquim Domingues Machado, do lugar de São Cosme, e Maria Domingues Machado, casada, lavradeira, do lugar do Lameiro, ambos gavienses.  

 

DUQUE, Florinda. Filha de António Duque e de Maria Florinda Afonso, lavradores, residentes em Baldosa. Neta paterna de Caetano Manuel Duque e de Rosa Maria Fernandes; neta materna de Manuel Caetano Afonso e de Maria Luísa Afonso. Nasceu a 8/8/1864 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Manuel Caetano Afonso e Maria Luísa Afonso.

 

DUQUE, Francisco. Filho de António José Duque e de Maria Rosa Domingues, moradores no Lameiro. N.p. de Manuel José Duque e de Maria Rosa Rodrigues; n.m. de António José Domingues e de Joaquina Gonçalves. Nasceu a 8/6/1856 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Francisco Domingues e Maria Luísa Duque.  

 

DUQUE, Germana. Filha de Manuel Duque e de Rosa Gonçalves, dos Cófaros, Gave. N.p. de Manuel António Duque e de Maria José Rodrigues; n.m. de Francisco Manuel Gonçalves e de Joaquina Gonçalves, do lugar de Virtelo, Cousso. Nasceu a 27/2/1859 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Gregório e Maria Joana Gonçalves. // Faleceu na Gave em 1939 (?).

 

DUQUE, Germana. Filha de --------------- Duque e de ----------------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Em 1913 a Câmara Municipal de Melgaço prolongou-lhe o subsídio de lactação por mais três meses (Correio de Melgaço n.º 60, de 3/8/1913).

 

DUQUE, Germana Maria. Filha de Manuel Joaquim Duque e de Joaquina Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Listedo. Neta paterna de José Duque e de Constância Alves, do dito lugar; neta materna de Francisco Manuel Rodrigues e de Maria Luísa Domingues. Nasceu na Gave a 27/7/1872 e no dia seguinte foi batizada na igreja católica local. Padrinhos: Manuel José Duque, casado, do lugar da Costa, e Florinda Rodrigues, solteira, do lugar do Cerdeiral, camponeses.

 

DUQUE, Guiomar. Filha de Felicidade Duque, lavradeira, moradora no lugar de São Cosme. Neta materna de João Manuel Duque e de Luísa Rodrigues. Nasceu na Gave a 14/2/1897 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: António Domingues Machado, lavrador, e Maria Esteves, criada de servir, solteiros. // Faleceu a 10/9/1898.   

 

DUQUE, Guiomar. Filha de Maria Duque. Nasceu na Gave a --/--/1917 (Correio de Melgaço n.º 239, de 4/3/1917).

 

DUQUE, Jerónimo José. Filho de Manuel José Duque e de Rosa Maria Gonçalves, de Suadro. Nasceu a 19/3/1830. // Era solteiro, lavrador, morava no dito lugar, quando casou, na igreja da Gave, a 11/12/1865, com a sua parente no 1.º grau de afinidade, Rosa, nascida a 10/8/1841, solteira, residente no lugar da Costa, Gave, filha de José Joaquim de Araújo e de Mariana Alves. Testemunhas do ato religioso: Manuel José G. Fontes, negociante, da Lage, e FAV, escrivão. // Com geração. 

 

DUQUE, João Manuel. Filho de Bento José Duque e de Rosa Maria, lavradores. Nasceu por volta de 1829. // Faleceu no lugar de São Cosme, onde morava, a 22/3/1889, com 60 anos de idade, no estado de viúvo de Luísa Maria Rodrigues, e foi sepultado na igreja. // Trabalhava na agricultura. // Com geração.

 

DUQUE, Joaquina Rosa. Filha de João Manuel Duque e de Luísa Maria Rodrigues, residentes em São Cosme. Neta paterna de Bento José Duque e de Rosa Maria Domingues, lavradores, do dito lugar; neta materna de Rosa Maria Rodrigues, solteira, lavradora, de São Cosme. Nasceu a 20/5/1866 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: José Joaquim Lourenço e Joaquina Afonso, casados, lavradores, de São Cosme. // Faleceu na Gave, no lugar de São Cosme, a 13/7/1951.    

 

DUQUE, José. Filho de Manuel Duque e de Rosa Maria Domingues, lavradores, dos Barreiros. // Faleceu no lugar de Listedo, onde morava, a 25/12/1882, com 79 anos de idade, no estado de viúvo de Constância Alves, e foi sepultado na igreja. // Fizera testamento. // Trabalhava na agricultura. // Com geração. 

 

DUQUE, José. Filho de António Duque e de Ana Domingues, lavradores, residentes no lugar da Costa, Gave. Neto paterno de Manuel José Duque e de Maria Rosa Rodrigues; neto materno de António José Domingues e de Joaquina Gonçalves. Nasceu a 9/2/1860 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Manuel José Domingues, solteiro, lavrador, e Ana Domingues, solteira, ambos do Lameiro. (Era o 3.º filho do casal). // Faleceu no lugar da Costa, Gave, a --/--/1915, com 55 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 180, de 2/1/1916).   

 

DUQUE, José. Filho de Germana Maria Duque, lavradeira, natural e moradora do lugar de Listedo. Neto materno de Manuel Joaquim Duque e de Joaquina Rodrigues. Nasceu na Gave a 24/11/1898 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: José Domingues, solteiro, lavrador, do lugar da Igreja, e Rosa Duque, solteira, camponesa, do lugar de Listedo. // Casou na CRCM a 15/7/1918 com Idalina Vieites. // Faleceu em Paderne a 14 de Junho de 1941.  

 

DUQUE, José. Filho de Elvira Duque. Nasceu na freguesia da Gave a --/--/1938 (Notícias de Melgaço n.º 421).

 

DUQUE, José Joaquim. Filho de José Duque e de Mariana Duque, de São Cosme. // Casou na igreja da Gave, a 8/6/1857, com Maria Joaquina, filha de Francisco José da Cunha e de Rosa Maria Alves, da Portela, Riba de Mouro. Testemunha do ato religioso: Constantino Lamela.  

 

DUQUE, Justino. Filho de Felicidade Duque, solteira, jornaleira, moradora no lugar de São Cosme. Neto materno de João Manuel Duque e de Luísa Rodrigues. Nasceu na Gave a 30/9/1909 e foi batizado na igreja paroquial a 3 de Outubro desse dito ano. Padrinhos: Manuel Pires, solteiro, lavrador, e Maria Duque, solteira, jornaleira. // Casou na CRCM a 5/2/1932 com a sua conterrânea Rosa da Conceição de Carvalho (ver NM 140, de 21/2/1932). // Ambos os cônjuges faleceram na freguesia da Gave: a sua esposa a 14/10/1952 e ele a 17/6/1962.  

 

DUQUE, Laura. Filha de Germana Duque. Nasceu na Gave a --/--/1912 (Correio de Melgaço n.º 12, de 25/8/1912).

 

DUQUE, Luís. Filho de António José Duque e de Maria Rosa Domingues, lavradores, residentes no lugar da Costa, Gave. Neto paterno de Manuel José Duque e de Maria Rosa Rodrigues; neto materno de António José Domingues e de Joaquina Gonçalves. Nasceu na Gave a 11/6/1864 e foi batizado nesse mesmo dia. Padrinhos: Francisco Domingues, solteiro, e Ana Domingues, solteira, lavradores. // Tinha 30 anos de idade, era solteiro, lavrador, quando casou na igreja paroquial a 11/6/1894 com Maria Duque, de 30 anos de idade, solteira, filha de Manuel Joaquim Duque e de Ana Rosa Rodrigues, rurais, moradores no lugar da Lage. Declararam ao sacerdote que tinham um filho, Manuel José (ver). // Morreu no lugar da Costa a --/--/1932 (NM 172, de 6/11/1932).

 

DUQUE, Luís Manuel. Filho de Bento José Duque e de Maria Rosa Domingues, naturais da freguesia da Gave. Nasceu por volta de 1813. // Lavrador. // Faleceu a 23/1/1881, no lugar de Surribas, freguesia de Cousso, onde residia, com todos os sacramentos da igreja católica, com sessenta e oito anos de idade, no estado de casado com Maria Teresa Esteves, sem testamento, e foi sepultado na igreja de Cousso. // Deixou um filho: José Duque.  

 

DUQUE, Luísa. Filha de Manuel José Duque e de Maria Rosa Esteves, residentes no lugar da Costa. Neta paterna de José Duque e de Constância Alves, do lugar de Listedo; neta materna de António José Esteves e de Ana Maria Domingues, do lugar dos Coelhos. Nasceu na Gave a 15/1/1876 e foi batizada na igreja católica local nesse mesmo dia, mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e Luísa Domingues, casada, do lugar do Val.

 

DUQUE, Luísa Rosa. Filha de Manuel Joaquim Duque e de Ana Rosa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar da Igreja. Neta paterna de Manuel Joaquim Duque e de Margarida Luísa Duque, do lugar do Lameiro; neta materna de José Rodrigues e de Luísa Rosa Rodrigues, do lugar da Lage, todos rurais. Nasceu na Gave a 5/8/1867 e foi batizada na igreja católica local nesse mesmo dia. Padrinhos: João Manuel Rodrigues e Luísa Duque, casados, camponeses, do lugar do Val. // Faleceu em casa de seus pais a 26/9/1880, com apenas 13 anos de idade, e foi sepultada na igreja.  

 

DUQUE, Manuel. Filho de Manuel António Duque e de Maria Domingues, lavradores. // Faleceu em Eiriz a 6/12/1875, com 48 anos de idade, solteiro, e foi sepultado na igreja. // Deixou herdeiros.

 

DUQUE, Manuel. Filho de Manuel Joaquim Duque e de Joaquina Rodrigues, residentes no lugar de Listedo. Neto paterno de José Duque e de Constância Alves; neto materno de Francisco Manuel Rodrigues e de Maria Luísa Domingues. Nasceu na Gave a 13 de Março de 1876 e foi batizado na igreja católica local nesse mesmo dia, mês e ano. Padrinhos: Manuel Alves e sua mulher, Joana Rosa Domingues, do lugar do Listedo.

 

DUQUE, Manuel. Filho de Luís Duque e de Maria Duque, lavradores, residentes no lugar da Costa. Neto paterno de António Duque e de Maria Domingues; neto materno de Manuel Joaquim Duque e de Ana Rosa Rodrigues. Nasceu na Gave a 30/10/1896 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: José Duque e Florinda Fernandes, solteiros.  

 

DUQUE, Manuel. Filho de Felicidade Duque, lavradeira, moradora no lugar de São Cosme, freguesia da Gave. Neto materno de João Manuel Duque e de Luísa Rodrigues. Nasceu na Gave a 26 de Março de 1900 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel José Esteves Machado e Maria Rosa Esteves, solteiros, lavradores. // Casou na Conservatória do Registo Civil de Melgaço a 7 de Fevereiro de 1925 com Belarmina Alves. // Ambos os cônjuges faleceram na freguesia da Gave: a sua esposa a 2/9/1929 e ele a 11/9/1978.    

 

DUQUE, Manuel. Filho de ------------ Duque e de ------------------------------------------------. Nasceu a --/--/1---. // Morou em Eiriz, Gave. // Em 1937 estava solteiro e encontrava-se em parte incerta de Espanha. Era citado «para no prazo de dez dias (…) impugnar, querendo, a ação com processo sumário que neste juízo lhe propôs Casimiro Rodrigues, casado, proprietário, daquele lugar e freguesia, em cuja ação lhe pede o pagamento da quantia de 3.360$00, custas, selos e procuradoria.» // (Notícias de Melgaço n.º 373).

 

DUQUE, Manuel. Filho de Justino Duque e de Rosa da Conceição Carvalho. Nasceu na freguesia da Gave a --/--/1933 (Notícias de Melgaço n.º 190, de 9/4/1933). // Nota: deve ser o senhor que casou na igreja paroquial a 2 de Março de 1964 com Albina de Sousa (ver o Notícias de Melgaço n.º 1505, de 15/3/1964).  

 

DUQUE, Manuel António. Filho de Manuel Duque e de Rosa Gonçalves, lavradores, residentes no lugar dos Cófaros. Neto paterno de Manuel António Duque e de Maria José Rodrigues; neto materno de Francisco Manuel Gonçalves e de Joaquina Gonçalves. Nasceu a 18/4/1863 e foi batizado a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Esteves, solteiro, lavrador, e Maria Rosa Esteves, solteira.  

 

DUQUE, Manuel António. Filho de Francisco Duque e de Umbelina Alves, lavradores, residentes no lugar de Lijó, naturais da freguesia de Riba de Mouro, Monção. Nasceu por volta de 1865. // Tinha 30 anos de idade quando casou na igreja da Gave, concelho de Melgaço, a 10/1/1895, com Ana Rodrigues, de 31 anos de idade, filha de João Rodrigues, natural da Gave, e de Marcelina Pires, natural de Riba de Mouro, lavradores, residentes que foram no lugar de Eiriz, freguesia da Gave. Testemunhas presentes: Manuel Carlos Rodrigues, casado, rural, morador no lugar do Suadro, Gave, e Manuel José Rodrigues, solteiro, camponês, morador no lugar de Lijó, freguesia de Riba de Mouro, Monção.   

 

DUQUE, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Duque e de Rosa Maria (ou Maria Rosa) Domingues, lavradores. Nasceu na Gave por volta de 1797. / Tinha 66 anos de idade, era viúvo, e morava nos Barreiros, quando casou, na igreja da sua freguesia, a 1 (ou a 10) de Junho de 1863, com Joaquina, de 27 anos de idade, solteira, sua conterrânea, moradora no lugar da Costa, filha de José Joaquim de Araújo (já defunto) e de Maria Ana Alves. Testemunhas do ato: padre Elias de Jesus Marques, morador na Corredoura, Prado, e Francisco António do Val, lavrador, residente em Ferrão. // Faleceu no lugar dos Barreiros, Gave, a 15/10/1872, no estado de casado, e foi sepultado na igreja. // Deixou três filhos.   

 

DUQUE, Manuel Joaquim. Filho de Manuel José Duque e de Rosa [Maria] Gonçalves, lavradores, residentes em Suadro. // Lavrador. // Faleceu na Costa, Gave, onde morava, a 26/5/1882, com 56 anos de idade, solteiro, e foi sepultado na igreja. // Deixou testamento. 

 

DUQUE, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Joaquim Duque e de Margarida Luísa Duque. Nasceu na Gave por volta de 1832. // Tinha 31 anos quando casou, na igreja da sua freguesia, a 21/6/1863, com Ana Rosa, de 29 anos de idade, solteira, sua conterrânea, moradora no lugar da Lage, filha de José Rodrigues e de Luísa Rosa Rodrigues. Testemunhas do ato religioso: José Rodrigues, lavrador, residente na Lage, e Francisco António Vale, escrivão do juiz eleito. 

 

DUQUE, Manuel Joaquim. Filho de José Duque e de Constância Alves, do lugar de Listedo. Nasceu na Gave por volta de 1843. // Tinha 28 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava no dito lugar, quando casou na igreja paroquial a 2/10/1871 com Joaquina Rodrigues, de 25 anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar do Cerdeiral, filha de Francisco Manuel Rodrigues e de Maria Luísa Domingues, rurais, gavienses. 

 

DUQUE, Manuel Joaquim. Filho de João Manuel Duque e de Luísa Maria Rodrigues. N.p. de Bento José Duque e de Rosa Domingues; n.m. de Rosa Maria Rodrigues, de Álvora, Arcos de Valdevez. Nasceu a 6/2/1859 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Manuel Joaquim Machado e Maria Machado, gavienses. // Faleceu em Cousso a 4/12/1946.

 

DUQUE, Manuel Joaquim. Filho de Manuel José Duque e de Maria Rosa Esteves, lavradores, residentes no lugar da Costa. Neto paterno de José Duque e de Constança Alves, do lugar de Listedo; neto materno de António José Esteves e de Ana Maria Domingues, do lugar da Costa. Nasceu na Gave a 6/3/1867 e foi batizado na igreja católica nesse mesmo dia, mês e ano. Padrinhos: Manuel António Esteves, solteiro, do lugar da Costa, e Rosa Duque, solteira, do lugar de Listedo, todos rurais.

 

DUQUE, Manuel Joaquim. Filho de António José Duque e de Maria Florinda Afonso, lavradores, residentes no lugar de Baldosa. Neto paterno de Caetano Manuel Duque e de Maria Rosa Fernandes; neto materno de Manuel Caetano Afonso e de Maria Luísa Afonso, todos rurais, do lugar de Baldosa. Nasceu na Gave a 22/5/1867 e foi batizado na igreja católica local no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós maternos.   

 

DUQUE, Manuel Joaquim. Filho de José Maria Duque e de Maria Joaquina Esteves, lavradores, residentes no lugar de Val de Eires. Neto paterno de Manuel António Duque e de Maria Domingues; neto materno de Bento Esteves e de Maria Teresa Gonçalves, estes moradores no lugar de Quintela, freguesia de Riba de Mouro. Nasceu na Gave a 31 de Janeiro de 1869 e foi batizado na igreja católica local no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Duque, solteiro, e Mariana Duque, solteira, camponeses, do lugar de Eiriz.  

 

DUQUE, Manuel José. Filho de Manuel Duque e de Rosa Domingues, lavradores, residentes no lugar de Barreiros. Nasceu por volta de 1791. // Foi capitão adido da Praça da Vila de Melgaço. // A 28/9/1863 serviu de madrinha no batismo de Margarida Carolina de Abreu Gonçalves, nascida na Vila de Melgaço a 21 desse mês e ano, mas não podendo estar presente no ato, passou procuração a Luís de Sousa Gama, governador militar da praça melgacense. // Morava no lugar dos Barreiros, Gave, quando faleceu, na sua casa, a 8/8/1869, com 78 anos de idade, no estado de viúvo de Maria Rosa Gregório, e foi sepultado na igreja. // Deixou uma filha.

 

DUQUE, Manuel José. Filho de Manuel António Duque e de Maria José [Rodrigues], lavradores. Nasceu na freguesia da Gave por volta de 1816. // Casou na igreja de Cousso a 19/9/1855 com Rosa, filha de Francisco Manuel Gonçalves e de Joaquina Gonçalves, natural do lugar de Pousada, freguesia de Cousso.Testemunhas presentes: padre Manuel Rodrigues, pároco de Castro Laboreiro, João Manuel Gonçalves, do lugar de Virtelo, Cousso, e Manuel Joaquim Domingues Machado, natural da freguesia da Gave. // Faleceu em Cófaros, Gave, a 22/4/1874, com cerca de 58 anos de idade, casado com a sobredita Rosa Gonçalves, e foi sepultado na igreja paroquial. // Com geração.

 

DUQUE, Manuel José. Filho de José Duque e de Constância Alves. Nasceu na Gave por volta de 1844. // Tinha 22 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava em Listedo, quando casou na igreja da Gave, a 4/10/1866, com Maria Rosa, lavradeira, de 21 anos de idade, solteira, moradora no lugar da Costa, filha de António José Esteves e de Ana Maria Domingues. Testemunhas do ato: FAV, escrivão, e Manuel Luís de Carvalho, casado, mestre ferreiro, moradores no lugar da Lage.   

 

DUQUE, Manuel José. Filho de Manuel Joaquim Duque e de Ana Rosa Rodrigues, da Lage. N.p. de Manuel Joaquim Duque e de Margarida Luísa Duque, do Lameiro; n.m. de José Rodrigues e de Luísa Rosa Rodrigues, da Lage, todos lavradores. Nasceu a 7/2/1866 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: José Rodrigues, da Lage, e Luísa Duque, solteira, do Val, lavradores. 

 

DUQUE, Manuel José. Filho de Maria Duque, solteira, camponesa, moradora no lugar da Lage. Neto materno de Manuel Joaquim Duque e de Ana Rosa Rodrigues, lavradores, residentes no dito lugar. Nasceu na Gave a 13/11/1884 e nesse dito dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: o seu avô materno e Maria Rosa Duque, solteira, tia materna do batizando, camponesa, moradora no lugar do Lameiro. // Faleceu na freguesia da Gave a 17/10/1947. // Nota: o seu pai, Luís Duque, casou com a sua mãe a 11/6/1894.

 

DUQUE, Manuel Luís. Filho de Manuel Duque e de Quitéria Alves, do Val. // Lavrador. // Faleceu nos Chãos, Gave (onde nascera e morara), a 17/10/1879, com 74 anos de idade, viúvo de Engrácia Rosa Pires, e foi sepultado na igreja. // Com geração.

 

DUQUE, Margarida Ana. Filha de Manuel Joaquim Duque e de Ana Rosa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar da Lage. Neto paterno de Manuel Joaquim Duque e de Margarida Duque, do lugar do Lameiro; neto materno de José Rodrigues e de Luísa Rosa Rodrigues, do lugar da Lage. Nasceu na Gave a 24/1/1870 e foi batizada na igreja católica local nesse mesmo dia, mês e ano. Padrinhos: Manuel Carlos Rodrigues, lavrador, do lugar da Igreja, e Margarida -----------, viúva, lavradeira. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 2/3/1951.

 

DUQUE, Maria. // Nasceu por volta de 1856. // Faleceu no lugar dos Cóforos, freguesia da Gave, a --/--/1930, com 74 anos de idade (NM 87, de 23/11/1930).

 

DUQUE, Maria. Filha de Manuel Joaquim Duque e de Ana Rosa Rodrigues, lavradores. N.p. de Manuel Joaquim Duque e de Margarida Luísa Duque; n.m. de José Rodrigues e de Luísa Rosa Rodrigues. Nasceu a 13/6/1864 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: José Rodrigues e Margarida Luísa Duque, casados, lavradores. // Nota: deve ser a senhora que faleceu no lugar da Costa, freguesia da Gave, a --/--/1932, com sessenta e sete anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 145, ou 146). 

 

DUQUE, Maria. Filha de Manuel José Duque e de Maria Rosa Esteves, moradores no lugar da Costa. Neta paterna de José Duque e de Constância Alves, do lugar de Listedo; neta materna de António José Esteves e de Ana Maria Domingues, do lugar dos Coelhos, todos lavradores e gavienses. Nasceu na Gave a 11/8/1873 e foi batizado na igreja católica nesse dito dia, mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e Maria Joaquina Esteves, solteiro, tio materno da neófita.

 

DUQUE, Maria. Filha de Manuel Joaquim Duque e de Joaquina Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Listedo. Neta paterna de José Duque e de Constância Alves, do dito lugar; neta materna de Francisco Manuel Rodrigues e de Maria Luísa Domingues, do lugar do Cerdeiral. Nasceu na Gave a 25/12/1877 e foi batizada na igreja católica local a 27 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Alves e sua mulher, Joana Rosa Domingues, do lugar de Listedo. // Faleceu nesse lugar da Gave a 18/9/1879, e foi sepultada na igreja.  

 

DUQUE, Maria. Filha de Manuel José Duque e de Maria Rosa Esteves, lavradores, residentes no lugar da Costa, Gave. Nasceu em Agosto de 1876. // Faleceu no dito lugar a 2/11/1876, e foi sepultada na igreja católica local.  

 

DUQUE, Maria da Anunciação. Filha de Maria Duque. Nasceu na freguesia da Gave a --/--/1933 (Notícias de Melgaço n.º 198, de 18/6/1933).

 

DUQUE, Maria Balbina. Filha de Manuel Duque e de Rosa Gonçalves, residentes no lugar de Cófaros, freguesia da Gave. N.p. de Manuel António Duque e de Maria José Rodrigues; n.m. de Francisco Manuel Gonçalves e de Joaquina Gonçalves, do lugar de (Postilho?), Cousso. Nasceu a 5/7/1856 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: José Gonçalves e Maria Rosa Domingues.

 

DUQUE, Maria da Conceição. Filha de João Manuel Duque e de Luísa Maria Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de São Cosme. Neta paterna de Bento José Duque e de Rosa Maria Domingues; neta materna de Rosa Maria Rodrigues, solteira, todos moradores no dito lugar, camponeses. Nasceu na Gave a 23/4/1863 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial da freguesia pelo padre Luís Manuel Marques. Madrinha: Maria Rosa Domingues Machado, solteira, camponesa, moradora no dito lugar de São Cosme. // Casou com Bento Fernandes, seu conterrâneo. // Com geração. 

 

DUQUE, Maria da Conceição. Filha de Felicidade Duque, lavradeira, moradora no lugar de São Cosme. Neta materna de João Duque e de Luísa Maria Rodrigues, camponeses, moradores no dito lugar. Nasceu na Gave a 28/8/1891 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Madrinha: Maria da Conceição Duque, tia materna da neófita, casada, lavradeira, residente no dito lugar de São Cosme. // Faleceu na sua freguesia natal a 20/4/1945.   

 

DUQUE, Maria da Conceição. Filha de Luís Duque e de Maria Duque, lavradores, residentes no lugar da Costa. Neta paterna de António Duque e de Maria Domingues; neta materna de Manuel Joaquim Duque e de Ana Rosa Rodrigues. Nasceu na Gave a 17 de Julho de 1902 e foi batizada na igreja paroquial a 19 desse mês e ano. Padrinhos: José Duque e Florinda Fernandes, solteiros, camponeses. // Casou na CRCM a 6/12/1926 com Felismino Alves. // O seu marido morreu em Miragaia, Porto, a 25/5/1941. // Ela faleceu em Paços, Melgaço, a 20/10/1998, com 96 anos de idade.  

 

DUQUE, Maria da Conceição. Filha de ----------- Duque e de ---------------------. Nasceu na Gave por volta de 1928. // Em 1993 já estava viúva e residia em Ferreira, Paços (VM 980). // Faleceu na freguesia de Paços a --/--/1998 (VM 1105).

 

DUQUE, Maria da Conceição. Filha de ----------- Duque e de -----------------. Nasceu por volta de 1927. // Faleceu com 82 anos de idade, a --/--/2009 (VM 1307, de 1/4/2009).

 

DUQUE, Maria das Dores. Filha de Florinda Rosa Duque, solteira, camponesa, moradora no lugar da Lage. Neta materna de Joaquim Duque e de Maria Teresa Alves, rurais, do lugar da Igreja. Nasceu na Gave a 4/6/1872 e foi batizada na igreja católica local nesse mesmo dia, mês e ano. Madrinha: Maria Duque, casada, camponesa, do lugar da Igreja. // Casou na igreja da Gave a 3/9/1894 com Luís Alves, de 27 anos de idade, natural da freguesia de Barbeita, Monção, filho de Joaquim Alves e de Maria Ana de Sousa, moradores no lugar do Ferrão. Testemunhas presentes: Manuel António de Carvalho, casado, negociante, morador no lugar da Lage, e Manuel Joaquim Domingues, solteiro, tamanqueiro, residente no lugar da Igreja, gavienses. // O seu marido morreu na freguesia da Gave, Melgaço, a 19/9/1949. // Ela faleceu também na Gave, a 28/1/1961.    

 

DUQUE, Maria de Jesus. Filha de Delfina Maria Duque, viúva, lavradeira, moradora no lugar de Eiriz. Neta materna de Joaquim Duque e de Joaquina de Araújo. Nasceu na Gave a 17 de Agosto de 1905 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Vitorino Rodrigues e sua mulher, Maria Rosa Duque. // Casou na CRCM a 27/11/1929 com Manuel Gonçalves. // Faleceu na Gave a 8/4/1969.  

 

DUQUE, Maria Joaquina. Filha de Manuel António Duque e de Maria Isabel Domingues. Nasceu por volta de 1825. // Lavradeira. // Faleceu em Eiriz (onde morava), a 7/4/1889, com 64 anos de idade, viúva de Manuel Alves, e foi sepultada na igreja! // Com geração.

 

DUQUE, Maria Joaquina. Filha de Jerónimo José Duque e de Maria Rosa de Araújo, lavradores, residentes no lugar da Costa. Neta paterna de Manuel José Duque e de Rosa Maria Gonçalves, do lugar da Igreja; neta materna de José Joaquim de Araújo e de Mariana Alves, do lugar da Costa. Nasceu na Gave a 23/3/1872 e no dia seguinte foi batizada na igreja católica local. Padrinhos: Manuel Joaquim Duque, solteiro, do lugar da Igreja, e Joaquina de Araújo, do lugar de Barreiros, camponeses. // Faleceu no lugar da Costa, freguesia da Gave, a 20/5/1934, com 62 anos de idade. // Nota: ou morreu ainda bebé, ou o nome está errado, pois a irmã a seguir chama-se também Maria Joaquina.

 

DUQUE, Maria Joaquina. Filha de Jerónimo José Duque e de Maria Rosa de Araújo, lavradores, residentes no lugar da Costa. Neta paterna de Manuel José Duque e de Rosa Maria Gonçalves, do lugar da Igreja; neta materna de José Joaquim de Araújo e de Mariana Alves, do lugar da Costa, todos rurais. Nasceu na Gave a 22/6/1873 e foi batizada na igreja católica local nesse dito dia, mês e ano. Padrinhos: Joaquim Duque, solteiro, do lugar da Costa, e Joaquina de Araújo, viúva, do lugar de Barreiros, camponeses.   

 

DUQUE, Maria Luísa. // Nasceu por volta de 1802. // Lavradeira. // Faleceu nos Chãos, Gave (onde nascera), a 5/4/1877, com cerca de 75 anos, viúva de António José Gregório, e foi sepultada na igreja. // Com geração.     

 

DUQUE, Maria Luísa. Filha de Manuel José Duque, dos Barreiros, Gave, e de Maria Rosa Gregório, do Pereiral, Parada do Monte, lavradores. // Nasceu na freguesia da Gave por volta de 1803. // Faleceu nos Barreiros a 7/7/1879, com 76 anos de idade, viúva de Manuel Luís Lourenço, e foi sepultada na igreja. // Deixou testamento.   

 

DUQUE, Maria Luísa. Filha de Manuel Duque e de Quitéria Alves. Nasceu na freguesia da Gave por volta de 1806. // Lavradeira. // Faleceu no lugar do Val, Gave, a 21/10/1879, com 73 anos, solteira, e foi sepultada na igreja. // Deixou testamento.   

 

DUQUE, Maria Luísa. Filha de Manuel Joaquim Duque e de Margarida Luísa Duque, lavradores. Nasceu na freguesia da Gave a 24/5/1836 (*). // Tinha vinte e sete (27) anos de idade, era solteira, camponesa, quando casou na igreja da sua terra a 14/1/1863 com Manuel Joaquim, de trinta (30) anos de idade, nascido no lugar de Fontes, Paderne, filho de José Manuel Lourenço e de Marcelina Afonso. Testemunhas: padre Manuel Luís Martins, morador em Linhares, Riba de Mouro, e Francisco António Val, lavrador, residente no lugar de Ferrão. Deste casamento nasceram dois filhos. // Por incrível que pareça, surge-nos outro assento de casamento, realizado na mesma igreja, a 24/6/1867, em que ela casa com João Manuel Rodrigues (ver), nascido na Gave a 8/8/1833, solteiro, e ela também solteira! // Faleceu no lugar do Val, Gave, a 12/7/1877, com 41 anos, casada com (**) o tal João Manuel Rodrigues, sem testamento, tendo sido sepultada na igreja onde se casara. // Mãe de José Lourenço (1864-1941); e de Manuel Joaquim Lourenço (1865/----). /// (*) Essa data de nascimento consta no assento de casamento que realizou a 24/61867 com João Manuel Rodrigues; no casamento com Manuel Joaquim Lourenço ficou escrito que ela tinha 27 anos de idade, o que corresponde também ao ano de 1836. Por coincidência, ambos os maridos tinham a mesma idade! /// (**) Já se disse que ela casou com João Manuel Rodrigues, seu conterrâneo, em 1867; no entanto, parece ser a mesma senhora que casara em 1863 com Manuel Joaquim Lourenço, natural de Paderne, e falecera antes de 1867, pois nessa data MJL voltou a casar (ver em Paderne). /// (ver assentos de casamento em Gave 3 – documento n.º 16; e Gave 3 – documento n.º 59; ver assento de óbito em Gave 3 – documento n.º 195).

 

DUQUE, Maria Luísa. Filha de António José Duque e de Maria Florinda Afonso, lavradores, residentes em Baldosa. Neta paterna de Caetano Manuel Duque e de Rosa Maria Fernandes; neta materna de Manuel Caetano Afonso e de Maria Luísa Afonso. Nasceu a 6/5/1860 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: os seus avós maternos, moradores no dito lugar. // (Era a 1.ª filha do casal).

 

DUQUE, Maria de Lurdes. // Nasceu por volta de 1952. // Faleceu no lugar do Lameiro, Gave, a --/--/2020, com 68 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/7/2020).

 

DUQUE, Maria da Piedade. Filha de Jerónimo José Duque e de Rosa de Araújo, lavradores, residentes no lugar da Costa. Neta paterna de Manuel José Duque e de Rosa Maria Gonçalves, do lugar da Igreja; neta materna de José Joaquim de Araújo e de Mariana Álvares, do lugar da Costa. Nasceu na Gave a 12/5/1870 e foi batizada na igreja católica local nesse mesmo dia, mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Duque, solteiro, e Maria Luísa Duque, casada, ambos do lugar da Igreja, Gave. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 2 de Abril de 1943.  

 

DUQUE, Maria dos Prazeres. Filha de ----------- Duque e de -----------------------------------. Nasceu a --/--/1919. // Faleceu no lugar do Suadro, Gave, a --/--/1919, com apenas cinco meses de idade (Jornal de Melgaço n.º 1262, de 14/9/1919).  

 

DUQUE, Maria Rosa. Filha de Manuel Duque e de Rosa Gonçalves, lavradores, residentes nos Cófaros. N.p. de Manuel António Duque e de Maria José Rodrigues; n.m. de Francisco Manuel Gonçalves e de ------------------------------. Nasceu a 19/5/1861 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Joaquim Gonçalves, solteiro, lavrador, natural de Cousso, e Maria José Alves, solteira, dos Cófaros, Gave. 

 

DUQUE, Maria Rosa. Filha de Manuel Joaquim Duque e de Joaquina de Araújo, lavradores, residentes nos Barreiros. N.p. de Manuel Duque e de Rosa Maria Domingues; n.m. de José Joaquim de Araújo e de Maria Ana Alves. Nasceu a 3/5/1864 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Manuel José Duque e Maria Rosa Gregório, casados, lavradores. // Faleceu na freguesia da Gave a --/--/19--.

 

DUQUE, Maria Teresa. Filha de Manuel Duque e de Rosa Domingues, lavradores, residentes no lugar de Barreiros. // Faleceu no dito lugar da Gave (onde residia), a 12/5/1872, com sessenta e cinco (65) anos de idade, lavradeira, no estado de viúva de António Domingues, e foi sepultada na igreja paroquial.

 

DUQUE, Mariana. Filha de Bento José Duque e de Rosa Maria Domingues, lavradores. // Faleceu em São Cosme, Gave (onde morava), a 27/2/1884, com 64 anos de idade, viúva de José Duque, lavrador, e foi sepultada no cemitério. // Com geração.  

 

DUQUE, Mirandolina. Filha de Manuel Duque, natural da freguesia de Riba do Mouro, Monção, e de Ana Júlia Maurício, natural da diocese de Lamego, residentes no lugar de Eiriz. Neta paterna de José Maria Duque e de Maria Joaquina Esteves; neta materna de Joaquim Maurício e de Antónia da Costa. Nasceu em Niteroi, Brasil, a 9/9/1905, e foi batizada na igreja paroquial da Gave, Melgaço, pelo padre Francisco Máximo Rodrigues, a 12/9/1908. Padrinhos: Manuel António Alves e sua mulher, Delfina Duque, lavradores. // Faleceu na freguesia da Gave a 24/6/1912, com apenas seis anos de idade (Correio de Melgaço n.º 4).

 

DUQUE, Preciosa. Filha de Felicidade Duque, lavradeira, moradora no lugar de São Cosme. Neta materna de João Manuel Duque e de Luísa Rodrigues, rurais, moradores no dito lugar. Nasceu na Gave a 22/12/1893 e foi batizada na igreja paroquial a 24 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Francisco José Rodrigues e Maria Lourenço, ambos solteiros, lavradores, residentes no dito lugar de São Cosme. // Casou na CRCM a 9/2/1915 com Adjuto Covelo, de dezoito anos de idade, natural de Paderne, filho de António Covelo e de Rosa Alves. // O seu marido morreu na Gave a 7/10/1926. // Ela faleceu também na freguesia da Gave a 19/2/1965.  

 

DUQUE, Rosa. Filha de Manuel Duque e de Rosa Domingues, lavradores. // Faleceu nos Chãos, Gave (onde morava), a 9/1/1877, com cerca de 82 anos de idade, viúva de Manuel Domingues Rolo, e foi sepultada na igreja.

 

DUQUE, Rosa. Filha de ------------ Duque e de -----------------------------------------. Nasceu por volta de 1854. // Faleceu no lugar de Cófaros a --/--/1933, com 79 anos de idade (NM 192, de 30/4/1933).

 

DUQUE, Rosa. // Faleceu no lugar da Baldosa, freguesia da Gave, a --/--/1932, com sessenta e sete anos de idade (NM 159, de 31/7/1932).

 

DUQUE, Rosa. Filha de Manuel Joaquim Duque e de Joaquina Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Listedo. Neta paterna de José Duque e de Constância Alves; neta materna de Francisco Manuel Rodrigues e de Maria Luísa Domingues. Nasceu na Gave a 14/1/1874 e no dia seguinte foi batizada na igreja católica local. Padrinhos: Manuel Alves e sua mulher Joana Rosa Domingues, do dito lugar de Listedo. 

 

DUQUE, Rosa. Filha de Manuel Joaquim Duque e de Ana Rosa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar da Lage. Neta paterna de Manuel Joaquim Duque e de Margarida Duque; neta materna de José Rodrigues e de Luísa Rosa Rodrigues. Nasceu na Gave a 21/4/1875 e foi batizada na igreja católica local dois dias depois. Padrinhos: o seu avô materno e a sua avó paterna. // Faleceu no dito lugar da Lage, a 15/2/1876, e foi sepultada na igreja paroquial.   

 

DUQUE, Rosa. Filha de Luís Duque e de Maria Duque, lavradores, residentes no lugar da Costa. Neta paterna de António Duque e de Maria Domingues, camponeses, moradores no dito lugar; neta materna de Manuel Joaquim Duque e de Ana Rosa Rodrigues, rurais, moradores no lugar da Lage. Nasceu na Gave a 13/2/1895 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Carlos Rodrigues e Marcelina Fernandes, camponeses, residentes no lugar da Igreja. // Casou na CRCM a 28/1/1918 com António Alves. // Enviuvou a 1/12/1967. // Faleceu na Gave a 7/5/1990.

 

DUQUE, Rosa Lina. Filha de Joaquim Duque e de Joaquina de Araújo, lavradores, residentes no lugar de Barreiros. Neta paterna de Manuel Luís Duque e de Rosa Maria Domingues; neta materna de José Joaquim de Araújo e de Mariana Alves, do lugar da Costa, todos rurais. Nasceu na freguesia da Gave a 31/8/1870 e no dia seguinte foi batizada na igreja católica local. Padrinhos: Tomás da Cunha e Maria Duque, casados, lavradores, do lugar de Barreiros, Gave. // continua...  

Sem comentários:

Enviar um comentário