quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO DE MELGAÇO
 
Por Joaquim A. Rocha





              MACRÓBIOS


      Costumamos dizer: «vale mais morrer de velho do que quando somos novos». Contudo, desde quando surgiu no planeta terra esta estranha e especial espécie, à qual deram o nome de humanos, a vida - entre o nascimento e a morte - é demasiado curta, mas se comparada com outras espécies, é uma das mais longas. Apesar dessa realidade, nós gostaríamos de durar mais, e se possível com saúde. O envelhecimento é natural, mas é difícil de aceitar. Eu invejo os deuses, porque eles jamais perecem. Vivam no céu, no olimpo, onde quer que eles estejam, conservam-se sempre jovens e ativos. Não têm doenças, não engordam, estão sempre elegantes e bonitos. Nós ficamos sem dentes, sem cabelo, as rugas surgem sem serem desejadas. Enfim, teremos de nos resignar. Talvez um dia, quem sabe, possamos dominar o tempo, ou chegarmos a um planeta distante, onde não se morra.     


AFONSO, Emília Augusta. Filha de José Afonso, soldado da guarda-fiscal, natural de Cousso, e de Mariana de Jesus Gomes, natural de Prado. Neta paterna de Francisco Afonso e de Maria Luísa Gonçalves; neta materna de Manuel Narciso Gomes e de Maria Josefa Martins. Nasceu em Prado a 14 de Setembro de 1894 e foi batizada na igreja a 23 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Joaquim Afonso, natural de Cousso, e Maria Augusta Afonso, irmã da neófita, solteira. // Faleceu na freguesia de Monserrate, Viana do Castelo, a 4 de Fevereiro de 1987, com noventa e dois anos de idade.

 *

ALVES, Glória de Lurdes. Filha de António Xavier Alves (Soqueiro da Bouça Nova), natural de São Paio, e de Filomena Albina de Castro, natural de Prado, onde moravam. Neta paterna de João Alves e de Maria do Carmo Fernandes; neta materna de Vitorino José de Castro e de Carolina Rosa Alves. Nasceu em Prado a 5/10/1908 e foi batizada na igreja paroquial a 13 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Domingues, casado, do lugar do Pinheiro, Paderne, e Maria de Jesus Domingues dos Santos, casada, de Remoães. // Casou a 6/10/1930 com o sargento, ou oficial, da marinha de guerra, Manuel dos Santos Morais, de Vila Flor, Trás-os-Montes. O marido sofreu um acidente que lhe afetou a vista, sendo colocado na reserva. Assim, passaram a residir em Bouça Nova, onde mandaram construir uma vivenda. // Em 1951 o seu marido emigrou para o Brasil. // Em Setembro de 1952, no navio “Serpa Pinto” (onde seguiu também o melgacense Manuel Igrejas) embarcou a Glória de Lurdes e os seus três filhos. Pensavam ficar cinco anos, mas acabaram por ficar o resto da vida. // Ela morreu nesse país, viúva, a 21/7/2000 (VM 1144), com 91 anos de idade.  

 *

ALVES, Prazeres de Lurdes. Filha de Libório Alves, natural de Alvaredo, e de Maria Cândida Gonçalves, natural de Prado, moradores no lugar do Souto. Neta paterna de Luís António Alves e de Ana Esteves; neta materna de João Caetano Gonçalves e de Teresa de Jesus Dias, todos jornaleiros. Nasceu em Prado a 15/2/1908 e foi batizada na igreja paroquial a 20 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: António Rodrigues, do lugar de Queirão, Paderne, e Leopoldina Alves, solteira, natural de Paços. // Faleceu na freguesia de Paços a 29/5/1999, com noventa e um anos de idade.     


Sem comentários:

Enviar um comentário