terça-feira, 18 de dezembro de 2018

DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO DE MELGAÇO

                                                                        Por Joaquim A. Rocha
 
 
 
 
Casa da Portela de Paderne
 
CASA PIA
 
     A Casa Pia de Lisboa foi fundada em 1780, no reinado de Maria I, pelo Intendente da Polícia, Diogo Inácio de Pina Manique. Ali eram (e são) recolhidas crianças órfãs, pobres, abandonadas, as quais terão oportunidade de aprender uma profissão, tirar um curso, tornar-se uma pessoa digna. Acontece que algumas delas não conseguem esses objetivos, mas a culpa é de todos e de ninguém. De Melgaço foram para lá uns quantos rapazes, e pelo menos dois deles, irmãos, de apelido Rodrigues, alcançaram êxito. Ambos licenciados, um, engenheiro, foi há uns anos atrás Secretário de Estado dos Transportes, e depois disso tem ocupado lugares importantes em grandes empresas nacionais; o outro é (foi) professor do Ensino Secundário em Lisboa.     
 
 

================================================
 
CASA DO POMBAL
 
     Sita na freguesia de Remoães. O último titular desta Casa, outrora poderosa, foi Manuel Joaquim de Sousa e Castro Morais Sarmento, casado com Emília Correia Pimenta Feijó (esta senhora morreu a 13/10/1894 e o viúvo a 18/10/1902); a sua filha adotiva, Maria do Carmo Exposta, que casara em 1897 com Luís José de Sousa Pinto, herdou tudo depois da morte do tal Manuel Joaquim. Lentamente os bens foram desaparecendo, e hoje essa Casa fidalga é uma sombra do passado (ver “Padre Júlio Apresenta Mário”, p.p. 134 a 137).
 
================================================
 
CASA DA PORTELA DE PADERNE
 
 A esta Casa pertenceu o Dr. Vitoriano da Glória Ribeiro de Figueiredo e Castro (1860-1951), por ser filho de Lourenço José Ribeiro Codesso de Figueiredo e Castro e neto de Jerónimo José Codesso Soares de Figueiredo e Costa (ver Casa da Azenha). // Esta Casa, em finais do século XX e inícios do século XXI, tem servido de modesto restaurante. Na parede ainda se pode observar o quadro a óleo do deão Manuel Soares da Costa, provavelmente um dos antigos proprietários. 

eclesiástico e fidalgo
 
 

 

 

 

 

 





 
 

 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário