terça-feira, 19 de junho de 2018

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO
FREGUESIA DE CRISTÓVAL 


                                                                   Por Joaquim A. Rocha


5.º governo da 1.ª República

SALGADO, Daniel (ou Daniel José Rodrigues). Filho de Manuel Domingues Salgado e de Francisca Bernardes Rodrigues, moradores no lugar do Sobreiro, Cristóval. Neto paterno de José Bento Salgado e de Maria Inocência Ribeiro, do dito lugar; neto materno de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Rosa Bernardes, do lugar do Outeiro, Paços. Nasceu a 20/8/1846 e foi batizado a 22 desse mês e ano. Padrinho: frei Manuel de Jesus Maria, do Outeiro, Paços (com procuração de Francisco José Rodrigues, tio materno do batizando, residente em Monção). // Em 1879 estava casado com Maria Elisa da Cunha, proprietária, natural de Moreira do Castelo, Celorico de Basto, distrito de Braga, filha de José António da Cunha Marinho, de Amarante, e de Margarida Alves de Mesquita Leite, de Celorico de Basto, negociantes. Nesse ano de 1879, a 26 de Julho, nasceu em Celorico de Basto o seu filho Rodrigo José Rodrigues, que viria a ser pessoa importante na 1.ª República: foi médico militar, governador de Macau, ministro do Interior em 1913-1914, no governo de Afonso Costa, o qual ajudou a elaborar um estudo profundo, juntamente com o Dr. Júlio de Matos e outros, sobre as prisões portuguesas; este filho de Daniel José casou a 18/3/1904 com Rita Margarida Machado, de 18 anos de idade, natural de São Francisco Xavier do Engenho Velho, Rio de Janeiro, Brasil; morreu em Oliveira de Azeméis, distrito de Aveiro, a 18 ou 19/1/1963.
 
 
      Não tenho a certeza absoluta, mas suponho que Daniel Salgado, ou Daniel José Rodrigues, emigrou para o Brasil, onde conseguiu angariar alguma fortuna. // Deve ter sido ele que mandou construir a “Casa Branca” em Cristóval. // Casou (provavelmente em segundas núpcias) ainda no século XIX, com Antónia de Sylos, brasileira. // Foi com o seu dinheiro que se construiu a torre da igreja de Cristóval, inaugurada a 20/9/1903, o que deu ensejo a enorme banquete. // Em 1908 regressava de Lisboa à sua «Casa Branca», uma bela vivenda mandada construir na freguesia de Cristóval, acompanhado da família. Tinha um filho, António Daniel, nascido a 13 de Junho (de que ano?); nesse dia e no ano de 1912 festejou-se em sua casa o aniversário desse filho. Também era pai de Honório e de Rafael Daniel. // Os seus filhos, António Daniel e Rafael Daniel, em 1913 deslocaram-se a Coimbra a fim de contratarem técnicos que lhes fizessem a instalação elétrica na sua “Casa Branca”. // Em 1913 enviou ofício à Câmara Municipal de Melgaço a dizer que declinava a nomeação de vogal da Comissão de Assistência escolar do concelho; para o substituir nomearam José Joaquim Pereira da Costa, do lugar da Porta (ver Jornal de Melgaço n.º 717 e n.º 733, de 14/5/1908, Correio de Melgaço n.º 2, Correio de Melgaço n.º 46, de 20/4/1913, Correio de Melgaço n.º 61, de 10/8/1913, e Correio de Melgaço n.º 80, de 21/12/1913). // Morreu a --/--/1923 (**). 
 
 

     Embora não possuindo documentos que me permitam provar a autenticidade, julgo que é pai de António Daniel, de Carlos, de Honório Rodrigues, de Rafael Daniel Rodrigues (este senhor teve um filho, de seu nome Rafael Val Rodrigues, conhecido por “Felito da Casa Branca”, de quem o Manuel Igrejas, melgacense, emigrante no Brasil, fala em “A Voz de Melgaço” n.º 933, de 15/2/1991, dizendo que se voltaram a encontrar ao cabo de 20 anos; era seu compadre, padrinho da Deise Igrejas; residia em São Paulo; era casado com Sara e já tinha cinco netos, três da filha Maria e dois do filho Rafael; Rafael Val Rodrigues morreu nesse ano de 1991). // (ver A Voz de Melgaço n.º 950, de 1/11/1991, página 8; e A Voz de Melgaço n.º 1035, de 1/9/1995, página 14). /// (*) (ver Correio de Melgaço n.º 17, de 29/9/1912). /// (**) No Notícias de Melgaço n.º 42, de 21/1/1923, diz-se que morreu em Lisboa o proprietário da “Casa Branca”, de Cristóval, Melgaço.



Nota: se alguém estiver interessado em consultar os escritos deixados pelo Dr. Rodrigo José Rodrigues, ministro do interior em 1913-4, esses documentos encontram-se na Fundação Mário Soares.

            Agradeço à minha sobrinha Celeste, autora do blogue FLOR DE PANO,  toda a sua colaboração.
 
 
                                                                             *
 
VENDA DE LIVROS
 
 
OS NOVOS LUSÍADAS
(tentativa de continuação de Os Lusíadas, de Camões)
 
Preço   - 10 euros (a este preço acrescem os custos de envio pelos Correios); na cidade de Braga serão entregues pessoalmente. Os livros podem ser pedidos através do seguinte e-mail: joaquim.a.rocha@sapo.pt  

3 comentários:

  1. Ainda bem que pude ajudar! Pode sempre contar com a minha colaboração! 📕📓📰📜

    ResponderEliminar
  2. Daniel José Rodrigues indicado no princípio , foi Pai de ,,, Avelino, Daniel, Rodrigo, António e Abílio (todos Rodrigues Salgado) faleceu em 22/9/1896 e viveu em Celorico de Basto não tendo emigrado para o Brasil Sou seu descendente, bisneto . email (jsaxe2@gmail.com )

    ResponderEliminar
  3. Precisava de saber se Daniel José Rodrigues Salgado teve irmãos e se desses existirão descendentes. Isto porque tenho a genealogia toda, directa desse meu bisavô, mas não a colateral e assim não sei se ainda terei parentes por terras de Melgaço ou outras...É um tiro no escuro, mas... Melhores cumprimentos e parabéns pelo seu excelente trabalho
    João Machado - jsaxe2@gmail.com

    ResponderEliminar