quinta-feira, 5 de abril de 2018

DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO DE MELGAÇO
 
Por Joaquim A. Rocha
 
 
 
 
 
Macróbios


     Há quem diga que a vida são apenas dois dias: aquele em que se nasce e o outro em que se morre. Se aceitarmos tal afirmação, estamos a iludir a realidade, pois para alguns seres humanos a vida é relativamente longa, chegando aos cem, ou mais anos de idade. São privilégios que a natureza concede àqueles que não a estragaram com extravagâncias e prazeres discutíveis. A vida é sempre aquilo que nós dela fizermos, apesar dos contratempos que vão surgindo no caminho a percorrer. Há pessoas que estão sempre mal humoradas, tudo as arrelia, as desconforta. Se possível, deve-se evitar esse comportamento, para assim vivermos mais anos e com alguma alegria. Já os nossos antepassados diziam: «rir faz bem, assim como os bons pensamentos.» Expulsemos do nosso espírito o pessimismo, o ódio, a raiva, etc. A felicidade existe, mas não cai do céu.    

*


RODRIGUES, Arlindo. Filho de Firmino Rodrigues, lavrador, natural de Penso, e de Luísa Vitória do Val, proprietária, natural da cidade do Rio de Janeiro, Brasil, moradores no lugar de Casal Maninho. Neto paterno de José Joaquim Rodrigues e de Rosa da Rocha; neto materno de António Manuel do Val e de Maria Gomes. Nasceu em Penso a 1/12/1908 e foi batizado na igreja a 6 desse mês e ano. Padrinhos: António Rodrigues, solteiro, e Constança Rodrigues, casada, ambos do lugar de Pomar. // Casou na CRCM a 9/4/1937 com Albertina de Jesus Rodrigues. // Enviuvou a 27/12/1998. // Morreu a 23/8/2004, com 95 anos de idade, e foi sepultado no cemitério de Penso, ao lado de sua esposa, (1917-1998). // Com geração.


SALGADO, Maria da Conceição. Filha de Firmino Alves Salgado, natural de Rouças, e de Rosa Esteves Cordeiro, natural de Penso, proprietários nesta última freguesia. Neta paterna de António Justiniano Alves Salgado e de Teresa de Jesus Domingues; neta materna de Manuel Esteves Cordeiro e de Maria Ferreira Passos. Nasceu em Penso a 10/2/1909 e foi batizada na igreja a 8 de Março desse ano. Padrinhos: António Salgado e Maria Salgado, tios paternos da neófita. // Casou a 28/6/1934 com o Dr. Francisco de Almeida Peneda Junior, filho de Francisco de Almeida Peneda e de Florência de Jesus Peneda, proprietários em Lamego. Depois das cerimónias religiosas foi servido em casa dos pais da noiva «um finíssimo lanche», acompanhado de música e dança, a fim de animar a festa. Os noivos seguiram para a sua viagem de núpcias por terras do norte de Portugal, partindo depois para Lourenço Marques, Moçambique, onde o noivo ia exercer a clínica (Notícias de Melgaço n.º 238, de 8/7/1934). Parece que não se deram bem com os ares de África, pois em 1935 o Dr. Francisco A. Peneda foi colocado nos Arcos de Valdevez. // O seu marido morreu na freguesia de Salvador, Arcos de Valdevez, a 15/9/1966. // Ela faleceu na freguesia de Pousos, Leiria, a 23/7/2003, com 94 anos de idade.

     NOTA: segundo me informou a Sr.ª D. Maria João Lopes, neta do casal D. Maria da Conceição Salgado e do Dr. Francisco de Almeida Peneda Junior, os seus avós não chegaram a embarcar para Moçambique. // Agradeço a informação. JAR     
   

1 comentário:

  1. Sou neta de Maria da Conceição e de Francisco Peneda e adorei este post. Os meus avós nunca estiveram em Moçambique. O meu avô Francisco morreu em 15 de setembro e não a 5.

    ResponderEliminar