quarta-feira, 24 de maio de 2017

DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO DE MELGAÇO
 
Por Joaquim A. Rocha







MACRÓBIOS


FREGUESIA DE PENSO

 
AFONSO, Firmino. Filho de Lourenço Afonso e de Maria Teresa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Lages. Neto paterno de José Afonso e de Joaquina Rosa Pereira; neto materno de Manuel José Rodrigues e de Maria Luísa Rodrigues. Nasceu em Penso a 1/3/1903 e foi batizado na igreja católica a 3 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Firmino Pereira, casado, proprietário, e Maria Gonçalves, solteira, camponesa, ambos de Penso. // Casou na CRCM a 14 de Julho de 1927 com a sua conterrânea Rosa Esteves Barbosa, de 24 anos de idade, filha de Manuel Francisco Esteves Barbosa e de Angelina Esteves Codesso. // A sua esposa faleceu em Penso a 25/10/1956. // Casou em segundas núpcias, na igreja de Penso, a 14/7/1962, com Cândida Ferreira, de 26 anos de idade, natural de Lobeira, Ourense, Galiza, filha de José Maria Ferreira e de Olívia da Silva. // Morreu na sua freguesia natal a 5/2/1995, com 91 anos de idade, e foi sepultado no cemitério local.

 *

CALDAS, Manuel José. Nasceu em Penso por volta de 1795. // Era conhecido por “Cirurgião de Real”. // Segundo consta, foi uma das maiores vítimas do bandido “Tomaz das Quingostas”. // Casou com Rosa Alves, sua conterrânea. // Morreu a 26/2/1891, com 96 anos de idade. // Com geração (ver em São Paio). 

 *

CORDEIRO, José Joaquim. Filho de João António Esteves [Cordeiro] e de Maria Quitéria Gonçalves. Nasceu em Penso por volta de 1813. // Lavrador. // Casou em primeiras núpcias com Ana Luísa Alves. // Morreu a 7/10/1904, no lugar das Lages, com todos os sacramentos da igreja católica, com 91 anos de idade, no estado de casado, em segundas núpcias, com Maria José Esteves Pires, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no cemitério público da sua freguesia de nascimento. 

Sem comentários:

Enviar um comentário