domingo, 6 de novembro de 2016

DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO DE MELGAÇO
 
Por Joaquim A. Rocha


=========================================================================



Macróbios


FERNANDES, Maria da Glória. Filha de José Fernandes e de Delfina Alves, trabalhadores, padernenses, residentes no lugar de Estivadas. Neta paterna de Manuel Joaquim Fernandes e de Ana Rosa Flores; neta materna de Manuel Joaquim Alves e de Maria Benedita de Abreu. Nasceu na freguesia de Paderne, concelho de Melgaço, a 17 de Março de 1911 e foi batizada na igreja católica a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Manuel Gonçalves, solteiro, rural, e Zulmira Lourenço, solteira, doméstica. // Casou na Conservatória do Registo Civil de Melgaço a 23/3/1932 com Bento Manuel Domingues. // Enviuvou a 6/8/1985. // Faleceu em Paderne a 8 de Maio de 2008, com 97 anos de idade.

                                    *   

FERNANDES, Maria de Jesus. Filha de José Manuel Fernandes, soqueiro, e de Felicidade Esteves, doméstica, moradores no lugar de Sainde. Neta paterna de Francisco José Fernandes e de Maria Rosa de Castro; neta materna de José Luís Esteves e de Joaquina Rosa Afonso. Nasceu em Paderne a 21/4/1906 e no dia seguinte foi batizada na igreja católica. Padrinhos: Manuel José de Sousa, casado, rural, e Marcelina Rosa Esteves, casada, doméstica. // Em 2007 residia em Penso, em casa de uma sua filha, onde faleceu, a 29 de Outubro de 2007, com cento e um anos de idade.

 
                          Bento Gomes
 
 
Filho de Justino José Gomes, natural de São Paio, e de Constância da Conceição Afonso, natural de Paderne. Neto paterno de Manuel Joaquim Gomes (pintor do Barral) e de Teresa de Jesus Esteves; neto materno de Pedro Alonso, galego, e de Maria do Carmo Alves, natural de Paderne, Melgaço. Nasceu no lugar do Barral, freguesia de Paderne, a 4/3/1917. // Fez a primária e a admissão aos liceus no Colégio da Barronda, Prado, e na escola do mosteiro de Paderne, mas não continuou a estudar. // Aprendeu a profissão de pintor com seu pai e trabalhou na construção civil até aos 29 anos de idade: em Melgaço, Lisboa, e Torres Vedras. Depois emigra para o Brasil, onde trabalhou como vendedor numa casa de produtos para a alimentação. Passados dois anos, descontente com essa atividade, envereda novamente pela construção civil, chegando a mestre-de-obras, conseguindo o alvará até seis pavimentos. // Em 1959 regressa ao seu país e fixa-se em Melgaço, onde – na qualidade de empreiteiro – ajudou a erguer imensas casas no concelho, uma delas por encomenda de Amadeu Abílio Lopes, mais conhecido por "Bicho Fino", melgacense, mas comerciante no Brasil. Aguentou-se assim dezanove anos. // Abriu então, na sede do concelho, freguesia da vila, ou SMP, uma loja de materiais de construção nos baixos do prédio que ele mesmo construíra, e dedicou-se ao comércio, obtendo a representação da tinta CIN. // Adquiriu ainda, acima de Santo Cristo, freguesia de Rouças, uma propriedade rural, onde produzia vinho, fruta, e produtos hortícolas. // Foi membro da Assembleia Municipal durante um ano. // Casou com Amabélia Augusta Rodrigues. // Em 2015 continuava vivo e lúcido, o que é raro no ser humano, e morava na Vila. // Morreu em Outubro de 2016, com cerca de cem anos de idade. // Pai de Almezinda de Jesus Gomes (ver em Chaviães) e de Maria Felicidade Gomes.     

Sem comentários:

Enviar um comentário