domingo, 23 de outubro de 2016

ESCRITOS SOBRE MELGAÇO
 
Por Joaquim A. Rocha







FESTA DA CULTURA 1994

 
 
     Este ano correu-se o risco de não haver festa. As chuvas apareceram inesperadamente no dia 8, segunda-feira, e só resolveram abandonar o concelho de Melgaço no dia anterior ao início da mesma, ou seja, no dia 11. As temperaturas, ao contrário do que é habitual em anos anteriores, baixaram até aos dez graus! As manifestações festivas duraram quatro dias: 12 a 15 de Agosto. No primeiro dia, logo pelas nove horas da manhã, apareceram os gaiteiros de Parada do Monte; percorreram as ruas da vila, alegrando e contangiando com a sua música caraterística toda a gente. Às dez horas procedeu-se à abertura das exposições no edifício dos Paços do Concelho e Largo Hermenegildo Solheiro. O que mais chamava a atenção era a obra artística de Óscar Marinho, miniaturas em latão e bronze de vários monumentos de Melgaço: igreja da Misericórdia, igreja matriz, antiga praça do peixe, etc. O nosso conterrâneo atingiu uma perfeição quase inultrapassável, só visto!

     O jovem Carlos de Oliveira vêm-nos surpreendendo, ano após ano, com a sua pintura sobre cerâmica. Os temas são diversos, mas privilegia sobretudo a mitologia e a vegetação. A matéria-prima utilizada é a goma-laca, fio de linho, apliques de madeira, pimentos naturais, etc. Os objetos: vasos, cântaros, jarras, bilhas, ânforas, etc., depois de acabados são verdadeiras maravilhas. A seu lado, expuseram as irmãs «De Lima’s»; os seus trabalhos artísticos sobre vidro impressionam pela sua fragilidade e beleza.

         Uma exposição de arte-sacra, suponho que da responsabilidade de Eunice Afonso, com a colaboração da Santa Casa da Misericórdia de Melgaço, brilhava pela sua singeleza e recatamento. Num folheto, que se encontrava dentro dum cacifo ali perto, podia ler-se: «Encontram-se (as peças) num estado de conservação muito aceitável, o que permitirá às gerações futuras admirá-las como as admiramos nós durante estes dias

     O que eu mais gostei de ver foi a velha matraca da Misericórdia; quando era rapaz, juntamente com outros moços, percorria com ela as ruas, matraqueando sem cessar. Isto acontecia nos três últimos dias da Semana Santa. Apesar de pesada para a nossa idade, lá íamos aguentando!

     A Palestra Cultural, no salão da Biblioteca Municipal, estava prevista para as dez horas e trinta minutos mas só começou por volta das onze horas. A primeira pessoa a falar foi a Dr.ª Alexandra Lima. Dissertou sobre as verandas e inverneiras em Castro Laboreiro. Trata-se de um assunto já bastante estudado, mas que não cansa, embora a oradora se sinta mais à vontade a investigar do que a discursar. Em segundo lugar ouviu-se o Dr. António Batista. Escolheu o tema «Arqueologia no Planalto de Castro Laboreiro – Uma Arqueologia da Paisagem». Tem o dom da palavra, este senhor! Elucidou-nos sobre todos os achados arqueológicos e a sua importância no panorama nacional e ibérico; mostrou slides, explicou, convenceu. Falou-nos de arte rupestre, figuras megalíticas, de um futuro museu. Ficamos todos mais ricos culturalmente depois de escutá-lo. A seguir foi a vez do padre Aníbal Rodrigues: mimoseou o auditório com uma belíssima lição – narrou-nos a história do castelo de Castro Laboreiro, a sua fundação por São Rosendo, a fim do povo se poder defender dos mulçulmanos; a tomada do castelo por Afonso Henriques e um punhado de homens em 1141; as suas diversas reedificações ao longo do tempo; a sua destruição prematura no século XVII devido a uma faísca que caiu no paiol da pólvora. Segundo o orador, ainda em 1640 esse castelo teve um papel importante, ajudando o país a ver-se livre da dinastia filipina. Por último, de forma simples mas erudita, discursou o Dr. Alberto de Abreu, versando o tema «Melgaço na Idade Média – a importância das feiras medievais no contexto sócio-económico da época.» A feira de Melgaço é das mais antigas do país, pois já no tempo do nosso primeiro rei Melgaço era um burgo, isto é, uma povoação importante, na qual se movimentavam muitos mercadores de fora do concelho. Aí se vendia toda a espécie de produtos: gado, tecidos, alfaias agrícolas, etc.

     Quando Portugal surge como nação, já a idade média levava uns bons seiscentos anos de vida, contudo ainda iria durar mais quatro séculos! Melgaço nesse período cresceu, decaiu e voltou a crescer. Depois veio o Brasil, a África, a Ásia, e a nossa terra mergulhou na obscuridade. Até aos nossos dias tem dormido o seu sono letárgico, do qual parece querer finalmente acordar!        

     Esta festa anual tem como principal objetivo dar a conhecer ao país a nossa cultura; quem somos, como somos; dar também a conhecer a nossa história. Desejamos que toda a nação nos respeite, nos reconheça, que nos admire, se possível. Para que isso aconteça é forçoso que os melgacenses, sem exceção, se empenhem mais, se comprometam com a sua terra natal. Observei, nas minhas andanças pelo concelho, que muitos conterrâneos estão de costas voltadas para Melgaço! Num território com tão pouca gente é muito mau que assim seja.

     Após a palestra seguiu-se a entrega dos prémios dos VI Jogos Florais. Foram quatro as modalidades a concurso: desenho, poesia, fotografia e prosa. À modalidade de desenho concorreram crianças até aos treze anos de idade. As escolas do ensino básico orientaram a participação. Este ano ganharam as escolas de Paderne e de Chaviães (primeiros prémios); Chaviães e Paderne (segundos prémios); e Vila (terceiros prémios). Em poesia houve três vencedores: Raul Coentro (1.º prémio), José Domingos (2.º prémio), e Joaquim A. Rocha (3.º prémio). Todos os concorrentes vivem fora de Melgaço! Quanto à fotografia o júri atribuiu três prémios e duas menções honrosas, por esta ordem: Isaura Abreu, Celeste Barreiros, João Pinto, Vítor Abreu, e Elisa Igrejas. Na modalidade de texto (prosa) não foi atribuído o 1.º prémio «… por falta de qualidade dos trabalhos apresentados», segundo nos informou o júri. O 2.º prémio contemplou M.ª Julieta Silva, e o 3.º prémio foi atribuído a Francisco Martins. Ambos residem fora do concelho!

     Não pondo em causa a idoneidade do júri (três professores do ensino básico e um do ensino secundário) quero apenas dizer que a escolha é exclusivamente sua, pois nós limitamo-nos a ler os textos vencedores. Por outro lado, com prémios tão pequenos (o 1.º é de trinta e cinco contos de réis) não se pode esperar que surjam Eças ou Camilos. Esse dinheiro não paga as horas que se gastam na investigação, na máquina de escrever, nem o papel que se consome. Dir-me-ão que quem corre por gosto não cansa. Isso é verdade, mas é bom não abusar da generosidade de quem concorre. Podiam ter sido mais diplomáticos, mais elegantes. Que lhes custava ter dito e escrito: «os trabalhos apresentados a concurso não corresponderam ao exigido, assim não foi possível atribuir o 1.º prémio».

     Quero novamente apelar aos residentes que participem, que lutem pelos primeiros lugares. Leiam a história de Melgaço: Fernão Lopes, Alexandre Herculano, Augusto César Esteves, padre Bernardo Pintor, padre Júlio Vaz, padre Aníbal Rodrigues, Prof. Dr. José Marques, etc., e os jornais da terra. Leiam e escrevam poemas. Excetuando o livro do poeta popular Augusto Igrejas, nada se publicou até hoje em poesia! Aos mais jovens peço-lhes que deixem de frequentar tão assiduamente as discotecas, onde desperdiçam tempo, dinheiro e saúde, e dediquem parte do seu ócio às musas.

     Vem-se verificando ao longo dos anos que os premiados não residentes não aparecem em Melgaço para levantar os prémios. Talvez fosse melhor acrescentar ao regulamento do concurso uma alínea nestes termos: a) Os prémios não levantados no ato da sua entrega reverterão a favor dos Bombeiros Voluntários de Melgaço. Desse modo, evitar-se-ia o espetáculo degradante deste ano: dos cinco premiados em prosa e poesia só apareceu um – eu próprio!

     Aqueles que escrevem não são, não devem ser, mercenários. Escrever é uma arte e esta não tem fins lucrativos. Os prémios são apenas estímulos, não pagamento. Por isso, eu acho que os vencedores deverão estar presentes, fazem parte da cerimónia.

     A terminar, os organizadores brindaram-nos com um belo filme sobre Castro Laboreiro. Eu fiquei deslumbrado. Quem pode resistir a tantos encantos? Que pena a cassete não estar à venda!

     Ainda no dia treze, às dezasseis horas, procedeu-se ao XII concurso de vinho alvarinho. O senhor presidente da Câmara, não sei por que razão, não pôde estar presente. A sala de cinema de Miguel Pereira não encheu, devido talvez ao pouco interesse que este tipo de concurso desperta nas pessoas não ligadas à vinicultura. Eu fui lá pela primeira vez e confesso: não gostei. Três especialistas: enólogos e escanções, dois da Direção Regional da Agricultura de Entre Douro e Minho e um da Associação dos Produtores de Alvarinho, provaram o néctar. Muito mais tarde, anunciaram os três vencedores, entre nove concorrentes. Foram eles: 1.º Prémio – Carlos Codesso (Paderne). 2.º Prémio – Alberto Esteves (Prado e Paderne). 3.º Prémio – Carrolo (Penso). Terminada a entrega das taças, o presidente do júri, engenheiro da DRAEDM, dissertou sobre a qualidade dos vinhos apresentados a concurso, fustigando severamente todos aqueles que estão a prejudicar o bom nome desta deliciosa bebida. Disse que havia uma grande diferença de qualidade intrínseca entre os primeiros e os últimos; que produzir alvarinho exige conhecimentos e sensibilidade; se Melgaço quer rivalizar com Monção terá de fazer ainda melhor. Lembrou também que o nosso concelho pode e deve produzir bons vinhos, sobretudo tintos, pois temos bons locais para esse efeito. Quanto a mim, só a Adega Cooperativa, quando ela estiver a laborar, poderá concretizar estas sugestões.              

     À noite, depois das vinte e uma horas e trinta minutos, houve música – muita e sofrível. A Escola de Música Lá, Mi, Ré (Monção e Arcos de Valdevez), por cortesia, ofereceu-nos a Marcha de Melgaço, com letra de Libório Rodrigues Branco e música de António Branco Pedreira: «Com sua graça singela/Cheia de encanto e beleza/Melgaço, terra tão bela,/É jóia bem portuguesa.» Tem mais três quadras e o refrão.

     No sábado, treze de Agosto, a festa começou com provas desportivas. Como me deitei tarde, não pude a elas assistir, daí nada poder escrever sobre as mesmas. De tarde atuou a Escola de Música dos Bombeiros Voluntários de Melgaço e realizou-se um encontro de futebol, tendo o Sport Club Melgacense perdido por 1-2. Segundo a opinião dos entendidos, a nossa equipa não mereceu a derrota. A noite foi preenchida outra vez com música: Banda Plástica de Barcelos e Conjunto de Música Ligeira «Alegretto», de Braga. Foi agradável ouvi-los. O Largo Hermenegildo Solheiro começa a ser pequeno para estas manifestações. E para agravar a situação, o número de pavilhões aumentou e ali ao lado está agora o quartel dos bombeiros!     

     Domingo, dia 14, trouxe-nos a ideia mais bonita da festa: a feira medieval, na zona histórica. Desde a igreja matriz até às portas da vila, ao longo da rua Direita, dezoito pequenos pavilhões mostravam aos olhares surpreendidos e ávidos de novidades, os seus produtos e a maneira como confecioná-los. Os feirantes vestiram trajes medievais e figurantes (nobres, religiosos e plebeus) passeavam pelo centro do burgo, uns a cavalo, outros a pé, cumprimentando cerimoniosamente. Até se fez um casamento (a fingir) e um julgamento (também a fingir). No pavilhão n.º 8 (boticário), encontrava-se o «Tio Gú», chamando a atenção do público para a excelência da sua mercadoria; no pavilhão XIV estava seu filho Adolfo «fabricando» os produtos que seu pai vendia. Havia mel puro à venda, tecia-se e trabalhava-se o linho; bebiam-se uns copos na taberna (por não ter esplanada não lhe podiam cassar a licença), e belas peças saíam das mãos do oleiro; havia também o carpinteiro, o ferreiro, o cambista/penhorista, o latoeiro. Enfim, quase todas as profissões medievais ali estavam representadas. A organização foi da responsabilidade da Câmara Municipal e da Escola Profissional do Alto Minho Interior – pólo de Melgaço. Estão ambas de parabéns. A ideia não deve morrer; pelo contrário, deverá ser desenvolvida. A Idade Média é fonte inesgotável de recursos lúdicos e históricos. Poder-se-á simular a tomada do castelo por D. João I, a luta entre Inês Negra e a Arrenegada, etc. Uma pequena peça de teatro sobre um tema medieval poderá surgir entretanto – quem sabe? Que o espírito de Gil Vicente inspire os nossos criadores, são os meus votos.

     De tarde houve um verdadeiro festival de ranchos folclóricos, portugueses e estrangeiros. Dizer que este ou aquele é melhor do que os outros será cometer uma grande injustiça; todos eles fizeram o possível por agradar e conseguiram-no. Penso que os apreciadores deste tipo de música e dança não ficaram defraudados. Já pela noite dentro tocou o grupo de música popular «Ná Lua», de Espanha, e a seguir o conjunto melgacense «Contacto». Este último tem valor mas, quanto a mim, não sabe tirar partido disso. Atuando num espaço tão reduzido (Largo Hermenegildo Solheiro), não tinham necessidade de pôr o som tão alto, afugentando muita gente. Por outro lado, com artistas de categoria, quer instrumentistas quer vocalistas, só executam peças de outros, ou seja, não têm (pelo menos que eu saiba) produção própria. Acho que deviam ser ambiciosos, ir mais longe – era bom para o conjunto e para a terra melgacense.

     O último dia da festa, segunda-feira, teve um programa dividido em duas partes: de tarde, futebol junior; à noite, música com o conjunto «Sétima Legião», no mercado municipal. A música deste grupo português é original, bonita, embora não seja a minha preferida. Tal como todos os conjuntos modernos apoiam-se muito nas novas tecnologias, utilizando sem quaisquer peias os chamados «efeitos especiais». Um palco adequado e um espaço amplo ajudaram bastante. Dizia-me um amigo: - «se Melgaço tivesse todos os dias tanta gente era uma autêntica cidade». Infelizmente não tem, nem terá tão cedo.

     Os custos da festa devem ter sido elevados – só a «Sétima Legião» recebeu, a crer na voz do povo, mil e setecentos contos de réis! Mas sem dinheiro nada se consegue. A Expo-98 vai custar quantos milhões de contos de réis?! E vai deixar de se fazer? Não!

     Este ano eliminou-se o cortejo etnográfico, já muito visto. Se aparecer de três em três anos, com algumas inovações, tudo bem. Tive pena que o escultor Acácio Dias não expusesse as suas obras – oxalá que em 1995 não falte.

     Parece que este ano não existiram problemas com a alimentação. Há pouco tempo abriu as suas portas o belíssimo «Restaurante Miradouro». Das suas largas varandas pode admirar-se a vila e toda a paisagem circundante, e um pôr-de-sol espetacular. Integrado num complexo turístico, com uma sala muito espaçosa e com uma bonita decoração e um serviço de cozinha exemplar, diz bem do gosto de quem o idealizou. O seu “bacalhau à miradouro” é de se lhe tirar o chapéu. Assim, sim! No Peso existe o já famoso restaurante da «Pensão Boavista», e ali perto a «Adega do Sossego», que segundo dizem serve um cozido à portuguesa do melhor que há. Na vila temos bons restaurantes, embora mais modestos do que os mencionados.

     A festa correu bem, sem zaragatas, à exceção do primeiro dia, em que a GNR teve de intervir. Os emigrantes lesados pelo ex-bancário Carlos Esteves não deixaram abrir a agência da União de Bancos Portugueses. Segundo parece, estão dispostos a tudo para recuperar os milhares de contos que entregaram para depósitos e que esse funcionário desviou para proveito próprio, de acordo com notícias divulgadas por vários órgãos de comunicação social. O banco e o tribunal terão a última palavra, aguardemos. Quase a atingirmos o século XXI, parece mentira o que se está a passar no nosso concelho – entregar nas mãos de uma pessoa tanto dinheiro!

 

Artigo publicado em A Voz de Melgaço n.º 1013, de 1/9/1994.

Sem comentários:

Enviar um comentário