quinta-feira, 18 de agosto de 2016

DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO DE MELGAÇO
 
Por Joaquim A. Rocha



MACRÓBIOS


 Em Paços, apesar de ser uma freguesia bonita, com ares puros, perto do rio Minho, não encontrei ninguém até hoje que falecesse com cem ou mais anos de idade.

PAÇOS
 
ROSALIA CÍLIA. // Nasceu na freguesia de Paços, concelho de Melgaço, por volta de 1810. // Faleceu a 1/1/1907, em sua casa de morada, sita no lugar de Cruz de Merelhe, freguesia de Paços, com todos os sacramentos da igreja católica, com 97 anos de idade, no estado de viúva, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja. 





Rufina Rosa Veloso (ao centro)


VELOSO, Rufina Rosa. Filha de José Joaquim Veloso e de Ana Rosa Esteves, lavradores, residentes no lugar das Vinhas. Neta paterna de Francisco José Veloso e de Genevova de Jesus Fontes; neta materna de João Esteves e de Clara Rosa Esteves. Nasceu na freguesia de Paços, concelho de Melgaço, a 3/5/1909, e foi batizada na igreja paroquial a 10 desse mês e ano. Madrinha: Clara Rosa Esteves, solteira, camponesa, do lugar da Corga, Paços. // Casou na Conservatória do Registo Civil de Melgaço a 7/2/1928 com Domingos de Almeida, soldado da Guarda-Fiscal, de 28 anos de idade, natural da freguesia de Rebolosa, concelho do Sabugal, filho de José de Almeida e de Luísa Ramos. // O seu marido morreu em Braga a 19/8/1978. // Ela faleceu na Vila de Melgaço a 21/5/2006, com 97 anos de idade. // Com geração.  

Sem comentários:

Enviar um comentário