quinta-feira, 21 de março de 2024

QUADRAS AO DEUS DARÁ

Por Joaquim A. Rocha 



// Continuação de 19/12/2023.

386

 

São João veio ao Minho

Em busca do bom presunto;

Bebeu tigelas de vinho,

E batizou um defunto.

 

387

 

São João chamou-me tolo

Por não ter religião;

Dei-lhe vinho, comeu bolo,

Chamou-me logo irmão.

 

388

 

Eu não sou enciclopédia,

Não tenho todo o saber;

Há o drama e comédia,

E tudo o mais é lazer. 

 

389

 

Já nadei no rio Minho,

Numa tarde de verão;

Usava calção de linho

Para chamar a atenção.

 

390

 

***

 

391

 

O Trouxa é mariconso,

Tem um sorriso atrevido;

O seu rabo muito tonso,

Delicia o seu “marido”.

 

392

 

O Adão nasceu dum sopro,

A Eva de uma costela;

Agora nem com escopro

Nasce lobo ou gazela.

 

393

 

Eu nasci no vil esgoto,

Enrolado em flanela.

Cresci no chão do desgosto,

E tudo por causa dela!

 

394

 

O tempo e a distância

Mataram nossa amizade;

Resta o odor, a fragrância,

Dos anos da mocidade.

 

395

 

Roubei ao tempo as horas,

Ficou triste, a chorar;

Perguntei-lhe: porque choras?

- «Sem elas vou soçobrar»!

 

396

 

À Senhora da Agonia,

Em Viana do Castelo,

Vai o Manel e Maria,

Até vai lá o “Martelo”!

 

397

 

Vivi dois anos na guerra,

Aprendendo a sofrer;

Tal como lobo da serra,

Matei para não morrer.

 

398

 

Vivi na guerra dois anos,

Vi sofrer imensa gente;

Tantos males, tantos danos,

Por causa da vil serpente.  

 

399

 

Eu nasci numa estrumeira,

Numa cama com piolhos;

Deitados, à minha beira,

Ressonavam mil abrolhos.

 

400

 

Eu não sou enciclopédia,

Nem de perto, nem de longe;

Só tenho cultura média,

Como frade, como monge.

 

401

 

Não sei cultivar morango,

Nem sequer a couve-flor;

Só sei dançar o fandango,

Agarrado ao meu amor.

 

402

 

A gente da minha terra

Não me ama, nem me estima;

Seja da vila, ou da serra,

Não gosta da minha rima.

 

403

 

A gota cai da torneira,

Lentamente, sem parar;

Ninguém liga, «é porreira»,

Até a casa alagar.

 

404

 

Da torneira, gota a gota,

Sai suave pinga d’água;

É como a vida, já rota,

Sem alegria, nem mágoa.

 

405

 

Nasci envolto em bruma,

Pertinho da estratosfera;

Em volta terra nenhuma,

Sou filho da vil quimera.

 

406

 

Ando no mundo perdido,

Sem saber de onde vim;

Anda meu nome esquecido,

Ninguém se lembra de mim.

 

407

 

Jesus Cristo tem dois pais,

E eu não tenho nenhum;

Sou filho do «Nunca Mais»,

Nascido em Cafarnaum.

 

408

 

«Vão-se anéis, fiquem os dedos»,

Já diziam meus avós;

Mas não se vendem os medos,

Que vivem dentro de nós.

 

409

 

«Vão-se anéis, fiquem os dedos»,

Gritava o senhor Fu;

Eram apenas brinquedos,

Escondidos no baú.

 

410

 

«Vão-se anéis, fiquem os dedos»,

Dizia a triste “Loló”;

Mas não se compram segredos

Pisados na velha mó.

 

411

 

«Vão-se anéis, fiquem os dedos»,

Dizia o poeta pobre;

E com mil sorrisos ledos

Mostrava os anéis de cobre.

 

412

 

                     - O senhor é paneleiro?

Quantas panelas já fez?

- Fiz uma ao brasileiro,

Outra, a um português.

 

413

 

Faço canecas e tachos,

Ponho fundos a regadores;

Vendo martelos e sachos,

Dou beijos aos meus amores.

 

414

 

Há quem diga que sou burro,

Sem cabeça pra pensar;

Mas muita cabeça esmurro,

Que pensa que está a dar!

 

415

 

Há quem diga que sou burro,

Sem cabeça pra pensar;

Eu sou como o sussurro,

Não preciso de gritar.

 

416

 

Quando vou à tua adega,

Olho a malta de soslaio;

Aquela parece pega,

Aquele parece gaio.

 

417

 

Senhora Dona de Farda,

Armada em importante;

Tens as quintas na Guarda,

E sextas em Amarante.

 

418

 

Sou uma pessoa humilde,

Cultivo a simplicidade;

Casei c’ a pobre Matilde,

Uma velha sem idade.

 

419

 

Dizem tão mal da má morte,

«Que mata só por vingança,

Percorrendo sul e norte

Até encher sua pança».

 

420

 

Se a morte não existisse,

Vivíamos eternamente;

Ninguém gosta da velhice,

Nem o tolo, ou demente!

 

421

 

Dai-me vinho, dai-me vinho,

Que água não posso beber;

Tenho um desgosto fresquinho,

E bebo para esquecer.

 

422

 

Quando esta carta recebas,

Recebes meu coração;

Ele pede que lhe escrevas,

Pra manter esta paixão.

 

423

 

Em Portugal há bom vinho,

Ninguém o pode negar;

Dos Açores até ao Minho

É sempre Baco a reinar.

 

424

 

Eu não sou religioso,

Não acredito em nada;

Sou egoísta, vaidoso,

Sou o fado da má fada. 

 

425

 

Quando Cristo ao céu chegou

Disse a seus divinos pais:

- «Não me mandem mais à Terra,

Para junto dos chacais

 

426

 

«Eu, lá, fui crucificado

Por gente reles, ruim;

Matam por um cruzado,

Um anjo, um serafim

 

427

 

Acusam de agitador,

- Sem haver nenhuma prova -

Este ser que é só amor,

Que lhes dá a boa nova.

 

428

 

Prefiro morar na herdade,

Comendo azeitona e miga;

Não me deixem na cidade,

Onde só reina a intriga.

 

429

 

Prefiro morar no monte,

Mais mil anos, uma vida;

Beber no rio, na fonte,

Comer saudável comida.

 

430

 

Prefiro morar na herdade,

Para sempre, uma vida;

Onde só reine a verdade,

Sem sanha vil, atrevida.

 

431

 

Não sei viver na cidade,

Cheia de gente e de cães;

Nas ruas… só sujidade,

E grandes filhos das mães.

 

432

 

Há carros por todo o lado,

Nas ruas e nos passeios.

O peão está tramado:

Vive cheio de receios.

 

433

 

Não confio em ninguém,

Só vejo falsos amigos.

Pela frente, tudo bem;

Nas costas são inimigos. 

 

434

 

Esta vida são dois dias:

Podem ser curtos ou longos…

Têm tristezas e alegrias,

Muitas frases, dois ditongos.

 

435

 

Esta vida são dois dias:

Um é curto, outro longo;

Têm tristezas, alegrias,

Muitas frases, um ditongo!

 

// continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário