sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

Freguesia de Chaviães

Por Joaquim A. Rocha 



// continuação de 30/08/2023


FERREIRA

 

FERREIRA, Idalina. Filha de ------------ Ferreira e de ---------- Monteiro. Nasceu na cidade do Porto a 7/7/1913. // Casou com Manuel Fernandes. // Faleceu no lugar da Portela do Couto, Chaviães, a 21/3/1999, no estado de casada, e foi sepultada no cemitério de Chaviães. // Na mesma campa está sepultado o seu viúvo (1911-2000), natural da freguesia de Alvaredo, concelho de Melgaço. // Deixou filho, nora e netos. // (ver A Voz de Melgaço n.º 1115).

 

FERREIRA, Manuel (Padre). // Em 1902 era colado na freguesia de Chaviães; transitara de Lamas de Mouro, onde exercera as mesmas funções.  

 

FERREIRA, Manuel Maria. Filho de Maria de Matos Ferreira, moradora no lugar da Igreja. Neto materno de José Matos Ferreira e de Antónia Maria Esteves, do dito lugar. Nasceu em Chaviães a 19/6/1855 e foi batizado pelo padre JLBC no dia seguinte. Padrinhos: frei Manuel de Maria Santíssima Codeço, do lugar da Fonte, e Maria de Araújo, solteira, do lugar do Outeiro, ambos de Chaviães.  

 

FERREIRA, Maria de Jesus. Filha de Ana Joaquina de Jesus Ferreira, moradora no lugar da Igreja. Neta materna de José de Matos Ferreira, já defunto em 1846, e de Antónia Maria Esteves, do dito lugar. Nasceu em Chaviães a 11/7/1843 e foi batizada pelo padre encomendado, António Manuel Rodrigues, a 14 do mesmo mês e ano. Por esquecimento, só fizeram este assento a 20/8/1846. Padrinhos: Luís Vicente, de Alveios, Galiza, e Maria de Jesus, do lugar das Redondas, freguesia de Chaviães.   

 

FIGUEIREDO

 

FIGUEIREDO, Carminda M. D. // Filha de ------------------- Figueiredo e de ------------------------------------. Nasceu a 28 de Julho de 1959. // Faleceu a 21 de Dezembro de 2002 e foi sepultada no cemitério de Chaviães. // Deixou pais, irmão…

 

FLORES

 

FLORES, Alexandrina Rosa. Filha de Baltazar José Flores, natural de Paderne, e de Maria Rosa Alves, natural de Chaviães, lavradores, residentes no lugar das Carvalheiras. Neta paterna de José Flores e de Rosa Pintora, do lugar dos Moinhos, Paderne; neta materna de Francisco Manuel Alves e de Teresa Joaquina Fernandes. Nasceu em Chaviães a 22/7/1903 e foi batizada a 27 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Alves, solteiro, lavrador, do lugar de Parada, e Alexandrina Rosa Fernandes, solteira, camponesa, do lugar da Portela. // Casou a 3/11/1924, na CRCM, com Manuel Maria de Pinho, de dezanove anos de idade, seu conterrâneo, filho de Emília Cândida de Pinho, galega. // Faleceu a 19/3/1960. // Na sua campa foi sepultado o seu viúvo, Manuel Maria de Pinho [Ramos]! (1905-1985).

 

FLORES, Olívia de Jesus. Filha de Baltazar José Flores, natural de Paderne, e de Maria Rosa Alves, de Chaviães, lavradores, residentes no lugar de Carvalheiras. N.p. de José Flores e de Rosa Pintora; n.m. de Francisco Manuel Alves e de Teresa Joaquina Fernandes. Nasceu em Chaviães a 18/2/1905 e foi batizada na igreja a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Aníbal José Alves e sua mulher, Olívia Isabel Rodrigues, proprietários, moradores no lugar de Cevide, freguesia de Cristóval. // Casou a 1/1/1936 com Aníbal Augusto (Flores?), natural de São Paio. // Enviuvou a 1/3/1969. // Faleceu em Chaviães a 26/10/1984.    

 

*

 

FRANCISCO MANUEL DE BOAVENTURA. // Nasceu por volta de 1808. // Depois de nascer foi exposto. // Lavrador. // Morreu a 30/11/1879, em casa de João António Monteiro, onde fora criado, sita no lugar da Igreja, Chaviães, com todos os sacramentos, com 71 anos de idade, solteiro, com testamento, sem filhos, e foi sepultado na igreja.  

 

FREITAS

 

FREITAS, Arminda, ou Ermelinda. Filha de Francisco Augusto de Freitas e de Maria Cândida Marinho. Nasceu em Chaviães a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 130, de 22/12/1914). // Faleceu a --/--/1915, no lugar do Viso, Chaviães, com apenas três meses de idade (Correio de Melgaço n.º 141, de 16/3/1915).

 

FREITAS, Estrela da Conceição. Filha de José Freitas e de Maria Domingues Triga (!), lavradores-caseiros. Nasceu por volta de 1890. // Faleceu a 13/11/1909, em casa dos pais, sita no lugar da Nogueira, quase de repente, em consequência da varíola, sem sacramentos, com dezanove anos de idade, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério local.  

 

FREITAS, Germano. Filho de José de Freitas e de Maria Domingues Triga (!), lavradores-caseiros. Nasceu por volta de 1893. // Morreu a 28/11/1909, em casa de seus pais, sita no lugar da Nogueira, repentinamente, em consequência de uma doença chamada varíola, com apenas 16 anos de idade, e foi sepultado no cemitério de Chaviães.

 

FREITAS, Joaquim (Padre). Filho de Raul Augusto de Freitas (*) e de Beatriz dos Santos. // Tomou posse de pároco da freguesia de Chaviães a 24/9/1950. // Passados alguns anos abandonou a carreira eclesiástica. // Casou em Abril de 1957 com uma filha do cabo da Guarda-Fiscal, Celestino Ribeiro, natural de Paderne, chamada Estela. // É irmão de Zizina de Freitas, casada com Alberto Rodrigues Rego (ver na Vila). /// (*) Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1590, de 20/3/1966: «Pelo falecimento de seu sogro, senhor Raul Augusto de Freitas, ocorrido em Setúbal no passado dia 11 do corrente, encontra-se de luto o lar do nosso assinante Alberto Rodrigues Rego, funcionário da Repartição de Finanças deste concelho

 

GAMA

 

GAMA, Antónia Maria. Filha de Pedro José de Sousa Gama e de Ana Joaquina Domingues. N.p. de Luís António de Sousa Gama e de Ana Maria Gonçalves; n.m. de Francisco Domingues e de Maria Luísa do Ramo. Nasceu em Chaviães a 28/6/1808 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Pedro Alvares, da Quinta do Porto Vivo, e Antónia Maria, solteira, do lugar da Baralha. // Faleceu sem geração. 

 

GAMA, António Joaquim. Filho de João Luís Gomes Araújo de Castro e de Joaquina Rosa de Sousa Gama. Neto paterno de ----------------- e de Mariana de Araújo; neto materno do padre António José de Sousa Gama, natural de Prado, e de Quitéria Soares, natural de Paderne. Nasceu no Outeiro, Chaviães, a 3/5/1784. // Casou com Joana Maria, filha de José Luís Gomes de Abreu, neto por bastardia de João Gomes de Abreu, o fidalgo de Boivão, no termo do Couto de São Fins, casado na Casa do Rio do Porto, e de Caetana Maria Rodrigues, donos da Quinta do Outeirão, em Prado. // Moraram no lugar da Baralha. // Como a vida não lhes correu muito bem, tiveram de vender alguns terrenos agrícolas, e algumas casas que possuíam intramuros (Vila de Melgaço, SMP). // Na sua juventude fez parte das ordenanças e, a 12/1/1811, foi eleito na Câmara Municipal de Melgaço para exercer o posto de alferes da Companhia da Vila. // Enviuvou. // Agravado com várias dívidas, teve de vender a José António de Castro, negociante na Assadura, a sua Quinta, sita no lugar da Baralha, Chaviães, a 31/5/1842, tudo por 696$000 réis. // Morreu no lugar da Baralha, «pobre e viúvo», a 13/7/1853.        

                                                                                                                                                          

GAMA, António Joaquim. Filho de Baltazar Batista da Gama e de Maria José Alves, lavradores, residentes no lugar do Escuredo. Neto paterno de João Batista, exposto, e de Gertrudes Maria de Abreu da Gama, da freguesia de Rouças; neto materno de Francisco Caetano Alves e de Antónia Joaquina Alves. Nasceu em Chaviães a 24/1/1862 e foi batizado pelo padre JLBC a 3 de Fevereiro desse ano. Padrinhos: o tio materno, António Joaquim Alves, solteiro, comerciante, residente na Vila de Valença, e Maria Rita Salgado, solteira, moradora em Orjães, lugar da freguesia de Chaviães.

 

GAMA, António Vitorino. Filho de Maria Ludovina de Sousa Gama. Neto materno de António Joaquim de Sousa Gama e de Joana Maria Gomes de Abreu. Nasceu a 10/6/1835 e foi batizado na igreja de Chaviães a 13 desse mês e ano.

 

GAMA, Carlota Rosa da Conceição. Filha de António Joaquim de Sousa Gama e de Joana Maria Gomes de Abreu. Neta paterna de João Luís Gomes Araújo de Castro e de Joaquina Rosa de Sousa Gama; neta materna de José Luís Gomes de Abreu e de Caetana Maria Rodrigues. Nasceu em Chaviães a 22/1/1819 e foi batizada nesse mesmo dia. Padrinhos: o padre Diogo Manuel Alves [Abreu] e a avó materna da batizanda.  

 

GAMA, Clementina Rosa. Filha de Baltazar Batista da Gama, lavrador, natural de Rouças, e de Maria José Alves, natural de Chaviães, moradores no lugar do Escuredo. Neta paterna de João Batista e de Gertrudes Maria Abreu da Gama; neta materna de Francisco Caetano Alves e de Antónia Joaquina Alves. Nasceu em Chaviães a 15/1/1865 e foi batizada pelo padre Luís Caetano Soares Calheiros, de Prado, a 29 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Alves, solteiro, negociante, morador na Valinha, Monção, e Maria Rita Salgado, solteira, moradora em Orjães, lugar da freguesia de Chaviães. Escreveu o padre JLBC no assento: «… assinou somente o padrinho, porque a madrinha, por ser mulher, não sabe ler nem escrever.» // Casou na igreja de Rouças a 21/1/1886 com Manuel José, nascido em Rouças em 1858, lavrador, filho de António José Sarandão e de Maria Rosa Gomes. // Com geração.   

 

GAMA, Domingos. Filho de António Joaquim de Sousa Gama e de Joana Maria Gomes de Abreu. N.p. de João Luís Gomes de Araújo Castro e de Joaquina Rosa de Sousa Gama; n.m. de José Luís Gomes de Abreu e de Caetana Maria Rodrigues. Nasceu em Chaviães a 4/8/1821 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: José Alves e sua irmã, Rosa, solteiros, do Adro, freguesia de Chaviães.

 

GAMA, Joaquina Rosa. Filha do padre António José de Sousa Gama, natural de Prado, e de Quitéria Soares, natural da Granja, Paderne. Neta paterna de Pedro de Sousa Gama e de Maria Teresa de Sousa Salgado; neta materna de Manuel Soares e de Ventura da Veiga. Nasceu no século XVIII - em Chaviães? - e casou na igreja de Chaviães, Melgaço, a 23/6/1781, com João Luís Gomes Araújo de Castro, do lugar do Outeiro, Chaviães, filho de ------------------------------ e de Mariana de Araújo. (Os avós paternos dele eram António Gomes e Madalena de Castro; e os maternos eram Francisco de Araújo de Azevedo Poderé e Maria Rosa de Puga Saavedra, senhores da Casa da Moreira, em Cecriños, Galiza, frente a Chaviães, e desta maneira descendente do capitão João de Araújo Azevedo e sua mulher, Mariana de Araújo, da Casa do Carvalho do Lobo). Residiram no lugar do Outeiro. // Enviuvou a 4/7/1786. // Mudou a sua residência para o lugar da Baralha, e aí faleceu a 8/8/1836. // Com geração.     

 

GAMA, José Joaquim. Filho de António Joaquim de Sousa Gama e de Joana Maria Gomes de Abreu. Neto paterno de João Luís Gomes de Araújo Castro e de Joaquina Rosa de Sousa Gama; neto materno de José Luís Gomes de Abreu e de Caetana Maria Rodrigues. Nasceu em Chaviães a 23/11/1808 e no batizado teve por padrinhos o capitão-mor João António de Abreu Cunha Araújo e Mariana Gertrudes de Figueiroa Araújo, da Casa do Rio do Porto. // S.m.n.

 

GAMA, José Maria. Filho de Baltazar Batista da Gama e de Maria José Alves, moradores no Escuredo, Chaviães. Neto paterno de João Batista e de Gertrudes Maria Abreu da Gama, do lugar de Paçô, Rouças; neto materno de Francisco Caetano Alves e de Antónia Joaquina Alves, do lugar do Escuredo. Nasceu em Chaviães a 14/10/1859 e foi batizado pelo padre JLBC dois dias depois. Padrinhos: José Caetano Gomes e sua mulher, Maria Joaquina de Abreu, do lugar de Paçô.   

 

GAMA, Luís António. Filho do padre António José de Sousa Gama, natural de Prado, e de Quitéria Soares, da Granja, Paderne. Neto paterno de Pedro de Sousa Gama e de Maria Teresa de Sousa Salgado; neto materno de Manuel Soares e de Ventura da Veiga. Nasceu no século XVIII - em Chaviães? - e casou com Ana Maria Gonçalves, do lugar da Pena, Chaviães. // Emigrou para Espanha, trabalhando durante muitos anos em Lugo. // Morreu nessa cidade espanhola no século XIX. // Com geração.

 

GAMA, Maria Ludovina. Filha de António Joaquim de Sousa Gama e de Joana Maria Gomes de Abreu. Neta paterna de João Luís Gomes de Araújo Castro e de Joaquina Rosa de Sousa Gama; neta materna de José Luís Gomes de Abreu e de Caetana Maria Rodrigues. Nasceu em Chaviães a 27/4/1811 e teve por padrinho de batismo o padre Caetano de Abreu Cunha Araújo. // O padre que a batizou, frei João de Nossa Senhora da Encarnação, religioso de Santo António, era seu tio. // Mãe solteira.   

 

GAMA, Manuel Luís. Filho de Pedro José de Sousa Gama e de Ana Joaquina Domingues. Neto paterno de Luís António de Sousa Gama e de Ana Maria Gonçalves; neto materno de Francisco Domingues e de Maria Luísa do Ramo. Nasceu no lugar da Baralha, freguesia de Chaviães, a 5/5/1804.

 

GAMA, Maria Joaquina. Filha de Antónia da Gama, natural de Rouças. Nasceu por volta de 1824. // Lavradeira. // Casou com José Caetano Gomes. // Faleceu a 23/8/1905, em sua casa de morada, sita no lugar da Igreja, com todos os sacramentos, com oitenta e um anos de idade, no estado de viúva, com testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério de Chaviães.

 

GAMA, Maria da Purificação. Filha de Baltazar da Gama, lavrador, natural de Rouças, e de Maria José Alves, natural de Chaviães, moradores no lugar do Escuredo. N.p. de João Batista e de Gertrudes Maria de Abreu Gama; n.m. de Francisco Caetano Alves e de Antónia Joaquina Alves. Nasceu em Chaviães a 31/12/1868 e foi batizada pelo padre BARP a 11/1/1869. Padrinhos: António Joaquim Alves, solteiro, negociante, e Maria de Jesus Magalhães, solteira. 

 

GAMA, Pedro José. Filho de Luís António de Sousa Gama e de Ana Maria Gonçalves. Neto paterno do padre António José de Sousa Gama e de Quitéria Soares; neto materno de ------------------------------ e de -------------------------. Nasceu ainda no século XVIII (em Chaviães?). // Casou com Ana Joaquina, filha de Francisco Domingues e de Maria Luísa do Ramo, moradores no lugar da Baralha, Chaviães. // O casal fixou residência nesse lugar e aí morreram: ele a 4/9/1859 e ela a 2/7/1860. // Com geração.

 

GAMA, Vitorina. Filha de António Joaquim de Sousa Gama e de Joana Maria Gomes de Abreu. Neta paterna de João Luís Gomes de Araújo Castro e de Joaquina Rosa de Sousa Gama; neta materna de José Luís Gomes de Abreu e de Caetana Maria Rodrigues. Nasceu no lugar da Baralha, Chaviães, a 6/3/1816, e foi batizada três dias depois. Padrinhos: o seu avô materno e Escolástica Maria Álvares Salgado, casada com Lourenço José Gomes de Abreu, do lugar de Requeijo, Rouças. // Viveu maritalmente com Luís Vicente de Araújo Azevedo, da Casa de Soengas, «miguelista ferrenho», mas por fim casaram, na igreja da Vila de Melgaço, a 20/1/1875, ficando legitimados os filhos bastardos. // Moraram na Quinta da Pigarra. // O seu marido morreu em Soengas a 11/11/1876; ela acabou seus dias a 29/8/1892.      

 

*

GENIALDA AUGUSTA. Filha de Graciosa Aparecida. Nasceu na freguesia de Chaviães a --/--/1929 (Notícias de Melgaço n.º 27, de 25/8/1929).

 

GOMES

 

GOMES, Agostinho José. Filho de Paulo Gomes e de Inácia Luísa Rodrigues. Nasceu por volta de 1808 e teve a “profissão” de mendigo. // Acabou seus dias a 5/9/1868, às vinte horas, na sua casa de Quintas, Chaviães, solteiro, com sessenta anos de idade. // Não deixou descendência e foi sepultado na igreja.  

 

GOMES, Águeda da Conceição. Filha de Caetano Manuel Gomes e de Vicência Rosa de Araújo Fernandes. Neta paterna de Manuel José Gomes e de Maria Rosa de Castro; neta materna de Manuel Luís Fernandes e de Francisca Bernarda de Araújo Simões. Nasceu em Chaviães 10/8/1825. // Lavradeira. // Casou na igreja da sua terra natal a 17/6/1852, com João António Pinto, filho de Pedro José Pinto e de Francisca Rosa Soares, do lugar do Barraço. // Moraram no lugar da Fonte. // O seu marido morreu de um ataque apoplético a 18/11/1880. // Ela acabou seus dias a 9/2/1898, em sua casa de morada, sita no lugar do Barraço, tendo sido apenas ungida e absolvida, «por seu estado apoplético mais não permitir», sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial. 

 

GOMES, Águeda da Conceição. Filha de ------------ Gomes e de -----------------------------. Nasceu a 12 de Fevereiro de 1911 (!). // A 23 de Julho de 1917 fez exame do 1.º grau, terceira classe, obtendo a classificação de ótima; era aluna da professora, interina, Ana Cândida Rodrigues Esteves (Jornal de Melgaço n.º 1168, de 28/7/1917). // Faleceu a 11/2/1967 e foi sepultada no cemitério de Chaviães. -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------.  

 

GOMES, Almezinda de Jesus. Filha de Bento Gomes, natural de Paderne, Melgaço, empreiteiro, e de Amabélia Augusta Rodrigues, moradores no lugar do Cortinhal. Nasceu a 16/4/1940. // Casou na igreja de Chaviães, a 6/8/1961, com Adriano, nascido no lugar do Fecho, Rouças, a 24/9/1938, filho de Manuel António Alves e de Isabel Maria Rodrigues, castrejos, comerciantes. // Foi emigrante no Brasil. // Mãe de Adriana, de Cristina, e de Vânia.

 

GOMES, Amadeu Augusto. Filho de Álvaro Gomes e de Ermezenda Augusta Durães. N.p. de Justino José Gomes e de Constança da Conceição Afonso; n.m. de José Joaquim Durães e de Vitorina Angelina da Silva. Nasceu em Chaviães a --/--/1927.

 

GOMES, Ana. Filha de Caetano Manuel Gomes e de Vicência Rosa de Araújo Fernandes. Neta paterna de Manuel José Gomes e de Maria Rosa de Castro; neta materna de Manuel Luís Fernandes e de Francisca Bernarda de Araújo Simões. Nasceu em Chaviães a 9/4/1816. // Sem mais notícias.

 

GOMES, Ana Joaquina. Filha de António Joaquim Gomes e de Rosa Maria Domingues. Nasceu em Chaviães a --/--/18--. // Padeira. // Casou com António Luís da Cunha, carpinteiro, filho de Francisca Luísa Fernandes, solteira, de quem ficou viúva em Janeiro de 1911. // Morou na Vila. // Faleceu (*) a --/--/1919. Por sua morte foram citados Manuel José da Cunha, casado, Bernardo Bento da Cunha, Carolina Cândida da Cunha e marido, Manuel José Fernandes, Abel da Graça Almeida, casado, Joaquim de Sá Tenreiro, solteiro, todos ausentes em parte incerta do Brasil, a fim de assistirem a todos os termos até final do inventário. // Com geração. /// (*) Suponho que se finou no lugar da Fonte, Chaviães (Jornal de Melgaço n.º 1250, de 15/6/1919).

 

GOMES, Ana Luísa. Filha do padre Gregório Ventura Gomes. Nasceu em Chaviães por volta de 1821. // Lavradeira. // Casou com António Joaquim Alves Ramos. // Faleceu a 25/8/1893, em sua casa de morada, sita no lugar da Igreja, com todos os sacramentos, à exceção do sagrado viático, com 72 anos de idade, com testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja.

 

GOMES, Ana Rosa. Filha de João Manuel Gomes e de Maria Joaquina Gonçalves, lavradores, residentes na Portela do Couto. Neta paterna de Matias António Gomes e de Inês Antónia Vaz; neta materna de João Bento Gonçalves e de Maria Josefa Alves. Nasceu em Chaviães a 31/7/1860 e foi batizada pelo padre JLBC a 6 de Agosto desse ano. Padrinhos: Manuel António Alves, lavrador, e sua mulher, Ana Rosa Vaz, ambos da Portela do Couto. // Faleceu a 12/8/1861, às quatro horas da manhã.  

 

GOMES, Antónia Maria. Filha de Manuel de Castro Gomes e de Mariana de Araújo Simões, pequenos proprietários de terrenos agrícolas. Neta paterna de António Gomes e de Madalena de Castro; neta materna de António José Simões e de Caetana de Araújo. Nasceu na freguesia de Chaviães a --/--/17--. // Casou na igreja da sua terra, a 19/2/1786, com Miguel Caetano, filho de António Álvares e de Maria Soares, neto paterno de João Álvares Ramos e de Francisca Rodrigues Torres (irmã do padre Pedro Rodrigues Torres). // Lavradores. // Parece que faleceu em Chaviães a 14/5/1836 (ver À La Recherche de Mes Racines, página 101). // Com geração. // (ver os apelidos Poderé e Azevedo).   

 

GOMES, António Cândido. Filho de José Caetano Gomes, lavrador, natural de Chaviães, e de Maria Cristalina Alves, natural de São João de Crespos, Ourense. Neto paterno de Manuel Joaquim Gomes e de Maria Caetana Alves; neto materno de Pedro Alves e de Josefa Alves. Nasceu em Chaviães a 7/2/1872 e foi batizado pelo padre Bernardo António Rodrigues Passos a 10 desse mês e ano. Padrinhos: José Cândido Gomes de Abreu, comerciante na Vila de Melgaço, e Cândida de Jesus, do lugar da Baralha, solteiros. // Faleceu a 17/2/1872.

 

GOMES, António Joaquim. Filho de --------- Gomes e de ---------------------------. Nasceu por volta de 1822. // Morreu no lugar de Barraço a --/--/1915, com noventa e três (93) anos de idade (Correio de Melgaço n.º 135, de 2/2/1915).

 

GOMES, António Joaquim. Filho de Manuel Joaquim Gomes, solteiro, lavrador, natural de Chaviães, residente no lugar da Baralha, e de Maria da Purificação da Bouça, solteira, de Cecrinhos, Tui, que «convive com o mesmo como criada.» Neto paterno de António Joaquim Gomes e de Maria Rosa Domingues; neto materno de Francisca da Bouça. Nasceu em Chaviães a 2/9/1872 e foi batizado pelo padre BARP a 22 desse mês e ano. Padrinhos: António Caetano de Sousa, casado, lavrador, e Ana Rosa Pinto, solteira. // O pai da criança solicitou ao pároco que ele, Manuel Joaquim Gomes, figurasse no assento de batismo, assinando-o.

 

GOMES, António Joaquim. Filho de Domingos José Gomes, lavrador, natural de Chaviães, e de Carolina Benedita Dias, natural de Rouças, moradores no lugar da Corveira, Chaviães. Neto paterno de Isabel Ventura Gomes; neto materno de Manuel Vicente Dias e de Maria Teresa de Castro. Nasceu em Chaviães a 8/4/1881 e foi batizado pelo padre BARP a 17 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Fernandes, casado, lavrador, do lugar de Gondufe, e Maria Josefa Fernandes, solteira, do lugar de Parada. // Nota: este António Joaquim, ou o de cima, em 1914 trabalhava no vapor brasileiro “São Paulo”; a 7/11/1914 chegou a Pará, vindo de Nova Iorque; no Rio de Janeiro estivera com o também melgacense José Trancoso da Silva, correspondente do “Correio de Melgaço” (ver Correio de Melgaço n.º 128, de 8/12/1914).  

 

GOMES, António José. Filho de Manuel Gomes e de Umbelina Augusta de Carvalho. Nasceu na freguesia de Chaviães a 24 de Novembro de 1929 (Notícias de Melgaço n.º 44, de 5/1/1930). // Casou com Maria Madalena Esteves. // A 22/7/1950, na igreja paroquial, foi batizada uma sua filha (ver Notícias de Melgaço n.º 941, de 6/8/1950). // Morreu a 22 de Maio de 1971 e foi sepultado no cemitério de Chaviães. Com geração. // Era padrinho de Jacinta Maria Gomes. (ver Madalena da Conceição Esteves).

 

GOMES, António Júlio. Filho de Maria do Carmo “Mono”. Nasceu em ---------- a --/--/18--. // Lê-se no Jornal de Melgaço n.º 1265, de 5/10/1919: «Pelo Juízo de Direito desta comarca, cartório do primeiro ofício, e no inventário orfanológico por óbito de Maria do Carmo Mono, que foi do lugar de Soengas, freguesia de Chaviães, correm editos de trinta dias, citando o interessado, António Júlio Gomes, filho da mesma falecida, residente em parte incerta no Brasil, para assistir aos termos do mesmo inventário sob pena de revelia e sem prejuízo do seu andamento     

 

GOMES, Caetano Manuel. Filho de Manuel José Gomes e de Maria Rosa de Castro. Nasceu por volta de 1780. // Lavrador. // Faleceu viúvo, a 6/6/1860, às vinte e uma horas, no lugar de Fonte, Chaviães, com cerca de oitenta anos de idade. // Fizera testamento. // Deixou duas filhas.  

 

GOMES, Cândida Augusta. Filha de José Caetano Gomes, lavrador, de Chaviães, e de Maria Cristalina Alves, de São João de Crespos, Ourense. N.p. de Manuel Joaquim Gomes e de Maria Caetana Alves; n.m. de Pedro Alves e de Josefa Alves. Nasceu em Chaviães a 8/8/1874 e foi batizada pelo padre BARP a 16 desse mês e ano. Padrinhos: José Cândido Gomes de Abreu, solteiro, comerciante, e Rufina Cândida Pinto, solteira. // Casou na igreja a 15/8/1900 com João Maria Domingues, de 21 anos de idade, solteiro, pedreiro, natural da freguesia de Vale de Anta, Chaves, residente no lugar de Barraço, Chaviães, filho de António Caetano Domingues, da freguesia de Paços, e de Júlia Rosa, da freguesia de Vale de Anta. Testemunhas: Manuel Francisco Rodrigues, casado, lavrador, do lugar do Outeiro, e Rosa Cândida Fernandes, casada, do lugar do Socorro, ambos chavianenses. // Mãe de Águeda da Conceição.

 

GOMES, Carlos de Jesus. Filho de António Joaquim Gomes, solteiro, lavrador, residente no lugar do Barraço, e de Mariana Antónia de Sousa, solteira, moradora no lugar da Fonte, ambos os lugares de Chaviães. Neto paterno de Manuel Joaquim Gomes e de Maria Caetana Alves; neto materno de Inácio Luís de Sousa e de Maria Ludovina de Sousa. Nasceu em Chaviães a 23/4/1864 e foi batizado pelo padre JLBC a 30 desse mês e ano. Padrinhos: Miguel Carlos Salgado, solteiro, alfaiate, morador em Orjães, e Carolina de Jesus, solteira, moradora em Fonte, ambos de Chaviães. (O pai da criança apresentou-se, a 30/4/1864, ao padre, dizendo-lhe que reconhecia a criança como seu filho; já assinara o assento de batismo. Estavam presentes as testemunhas: Miguel Carlos Salgado, solteiro, mestre alfaiate, morador em Orjães, e Romão Fernandes, casado, lavrador, residente no lugar de Igreja, ambos chavianenses).   

 

GOMES, Diocleciano. Filho de Carolina Cândida Magalhães Gonçalves (ver), solteira, natural de Chaviães, moradora no Cruzeiro, e de Zeferino Gomes, da Vila, solteiro (*). Neto materno de Luís Manuel Gonçalves e de Maria Angélica de Magalhães. Nasceu em Chaviães a 8/10/1881 e foi batizado pelo padre BARP a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Agostinho Fernandes de Barros, solteiro, negociante, e Maria José Vasques (ou Marques), solteira, criada de servir. /// (*) O padre escreveu no assento de batismo: «Declaro que posteriormente me apareceu Zeferino Gomes, da Vila de Melgaço, pouco antes de casar-se com a mãe do referido Diocleciano, e disse-me que o reconhecia por seu próprio filho.» // Nota: em 1895, quando seus pais casaram, já ele estava no Brasil.

 

GOMES, Domingos. Filho de Diogo Luís Fernandes Gomes e de Marcelina Alves. Neto paterno de Manuel Fernandes e de Catarina Gomes; neto materno de João Alves e de Ana Maria Alves. Nasceu por volta de 1790. // Lavrador. // Faleceu na sua casa do Val, Chaviães, a 21/1/1862, às treze horas, de repente. // Era maior de setenta anos de idade e viúvo. // Deixou um filho e uma filha.  

 

GOMES, Domingos. Filho de ---------- Gomes e de -----------------------------------. Nasceu por volta de 1831. // Faleceu a --/--/1917, no lugar da Cordeira, Chaviães, com oitenta e seis anos de idade (Jornal de Melgaço n.º 1161, de 9/6/1917). 

 

GOMES, Domingos José. Filho de Isabel Ventura Gomes, solteira, moradora no lugar de Corveira. Neto materno de Jerónimo Gomes e de Maria Joana Álvares, do dito lugar. Nasceu em Chaviães a 26/9/1840 e foi batizado pelo padre MJGB no dia seguinte. Padrinhos: Domingos Fernandes e Ana Joaquina Pereira, do lugar do Val, freguesia de Chaviães. // Casou na igreja da sua freguesia natal a 21/12/1876 com Carolina Benedita Dias, de 30 anos de idade, solteira, natural de Rouças, moradora em Cavaleiros, filha de Manuel Vicente Dias, alfaiate, e de Maria Teresa de Castro, lavradeira. Testemunhas: o pai da noiva, viúvo, roucense, lavrador, e Manuel António Gonçalves, viúvo, mordomo da igreja de Chaviães, chavianense.

 

GOMES, Florinda Rosa. Filha de Manuel António Gomes e de Rosa Clara Pinto, moradores no lugar do Casal. Neta paterna de Gregório Ventura Gomes e de Maria Caetana de Castro, do lugar da Igreja; neta materna de João António Pinto e de Isabel Maria Gonçalves, do sobredito lugar do Casal. Nasceu em Chaviães a 25/8/1838 e foi batizada pelo padre MJGB dois dias depois. Padrinhos: o padre Gregório Ventura Gomes e Maria Esteves, do Casal, Chaviães. // Casou com José Maria Meleiro. // Faleceu no lugar da Bouça a --/--/1917, com 79 anos de idade (CM 245, de 15/4/1917). // Mãe de José Narciso Meleiro, casado, e sogra de Camilo Augusto da Costa Velho. 

 

GOMES, Francisca Rosa. Filha de João Manuel Gomes e de Maria Joaquina Gonçalves, moradores no lugar da Portela. Neta paterna de Matias António Gomes e de Inês Antónia Vaz, do dito lugar; neta materna de João Bento Gonçalves e de Maria Josefa, do lugar das Carvalheiras. Nasceu em Chaviães a 24/3/1855 e foi batizada pelo padre JLBC a 28 desse mês e ano. Padrinhos: frei Francisco, da Portela do Couto, e Maria Josefa, do lugar das Carvalheiras. // Casou com o seu conterrâneo, Francisco José Lopes. // Com geração.       

 

GOMES, Francisco. Filho de Maria Gomes e do padre Lucas de Abreu Magalhães. Nasceu em Chaviães no século XVIII. // Casou com Marta Vaz. // Moraram no lugar de Soengas. // Pai de Mariana Gomes.  

 

GOMES, Francisco Manuel. Filho de Manuel de Castro Gomes e de Mariana de Araújo Simões. // Foi batizado na igreja de Chaviães a 29/1/1762. Padrinhos: padre António Jacinto de Araújo Azevedo e sua sobrinha, Gaspara Joaquina, solteira, moradora na Casa da Moreira, Cequeliños. // Sem mais notícias.

 

GOMES, Frutuosa. Filha de Manuel Gomes, cocheiro, natural de Cristelo, Paredes de Coura, e de Rosa Angélica Rodrigues, de Chaviães. Nasceu em Chaviães a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 71, de 19/10/1913). // Faleceu em 1914 (Correio de Melgaço n.º 119, de 6/10/1914).

 

GOMES, Gregório Ventura (Padre). Filho de Gregório Ventura Gomes e de Maria Caetana de Castro. Nasceu por volta de 1788. // Faleceu em sua casa, sita no lugar da Igreja, Chaviães, a 16/2/1860, às cinco horas da manhã, de repente. // Tinha 72 anos de idade. // Não fizera testamento. // Deixou uma filha, Ana Luísa Gomes, casada com António Joaquim Alves Ramos, a qual faleceu em Chaviães a 25/8/1893.   

 

GOMES, Gregório Ventura. Filho de Manuel António Gomes e de Rosa Clara Pinto. Nasceu em Chaviães por volta de 1832. // Lavrador. // Morreu a 17/1/1899, em sua casa de morada, sita no lugar da Igreja, com todos os sacramentos, com 67 anos de idade, solteiro, com testamento, sem filhos, e foi sepultado no adro da igreja.

 

GOMES, Guilherme. Filho de Domingos José Gomes, lavrador, natural de Chaviães, e de Carolina Benedita Dias, natural de Rouças, moradores no lugar de Corveira. Neto paterno de Isabel Ventura Gomes, solteira; neto materno de Manuel Vicente Dias e de Maria Teresa de Castro. Nasceu em Chaviães a 1/6/1878 e foi batizado pelo padre BARP três dias depois. Padrinhos: António Joaquim Fernandes e sua mulher, Maria Caetana Sousa, lavradores, das Lameiras de Gondufe.

 

GOMES, Henrique Alberto. Filho de Álvaro Gomes, natural de Paderne, e de Ermezenda Augusta Durães, natural de Chaviães, comerciantes. Neto paterno de Justino José Gomes e de Constança da Conceição Afonso; neto materno de José Joaquim Durães e de Vitorina Angelina da Silva. Nasceu em Chaviães a --/--/1930. // Casou com Lisdália de Sousa Ferreira, natural de Cristóval, filha de Celso Augusto Ferreira e de Maria do Rosário de Sousa. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 940, de 23 de Julho de 1950: «No passado dia 14 foi vítima de desastre de viação, sofrendo várias escoriações e fratura do pé direito, Henrique Alberto Gomes, solteiro, empregado comercial na Vila, filho de Álvaro Gomes, comerciante, do lugar da Portela, Chaviães, tendo de baixar ao hospital geral de Santo António, Porto...» // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1012, de 10/2/1952: «Foi socorrido no hospital da SCMM, tendo de seguir para o hospital de Santo António, Porto, H.A.G., de 21 anos, empregado comercial, que quando no passado dia 3 seguia em motocicleta foi apanhado por uma camionete de carga, do que lhe resultou fratura da perna esquerda

 

GOMES, Isabel. Filha de José Gomes e de Deolinda Martins. Nasceu na freguesia de Palmeira, Braga, a 31/7/1914. // Casou a --/--/1945 com João Pinheiro. // Morou no lugar de Lajes, Chaviães, Melgaço. // Faleceu no dito lugar de Lajes a 9/1/1997 e foi sepultada no cemitério de Chaviães.

 

GOMES, Isabel Ventura. Filha de Jerónimo Gomes e de Maria Joana Álvares. Nasceu por volta de 1802. // Lavradeira. // Faleceu a 12/8/1872, na sua casa de Corveira, Chaviães, solteira, com setenta anos de idade. // Não fizera testamento, deixou um filho, Domingos José Gomes, e foi sepultada na igreja. 

 

GOMES, Jaime Cândido. Filho de Manuel Gomes e de Umbelina Augusta de Carvalho. Nasceu no lugar do Barraço, Chaviães, a 22/1/1932. // Foi emigrante em França (ver Notícias de Melgaço n.º 1563, de 28/7/1965, e Notícias de Melgaço n.º 1587, de 17/2/1966), e também no Brasil. // Casou com Palmira Lourenço. // Morreu na sua casa de Viana do Castelo a --/--/1998, vítima de uma queda. // Pai de Paulo, casado com Maria de Lurdes da Silva, e de Alice, casada com Norberto de Jesus Antoninho, proprietário da “Ourivesaria Marialva”, sita na Vila de Melgaço (A Voz de Melgaço n.º 1101).

 

GOMES, João (Padre). // Faleceu no lugar de Bouças, freguesia de Chaviães, a 17/1/1722.

 

GOMES, João Luís. Filho de Manuel de Castro Gomes e de Mariana de Araújo Simões. Neto paterno de António Gomes e de Madalena de Castro; neto materno de António José Simões e de Caetana de Araújo. Nasceu em Chaviães a --/--/175- e foi batizado na igreja desta freguesia a 3/1/1758. Padrinhos: capitão Manuel Luís Pereira e Joana Maria, tia do bebé. // Casou na igreja da sua terra a 23/6/1781 com Joaquina Rosa de Sousa Gama, filha de Quitéria Soares, solteira, da Granja, Paderne. (O pai de Joaquina Rosa era o padre António José de Sousa Gama, filho de Pedro de Sousa Gama e de Maria Teresa Gouveia, da Casa da Serra, Prado, pároco de Chaviães, que a perfilhou, assim como a um irmão dela). // A sua esposa viria a herdar do pai, além de outros bens, a Quinta do Caneiro, sita na freguesia da Vila, que seria vendida em 1819 por 500$000 réis. // João Luís morreu cinco anos depois do casamento. // Deixou um filho, António Joaquim, nascido em Chaviães a 3/5/1784.     

 

GOMES, João Manuel. Filho de Matias António Gomes e de Inês Antónia Vaz, chavianenses. Nasceu em Chaviães por volta de 1812. // Lavrador. // Casou com Maria Joaquina, filha de João Bento Gonçalves e de Maria Josefa, do lugar das Carvalheiras. // A sua esposa faleceu a 5/7/1861, com apenas trinta e um anos de idade, deixando três filhas menores. // Ele voltou a casar, na igreja de SMP, a 18/5/1863, com Rosa Benita, de trinta e nove anos de idade, solteira, costureira, natural da freguesia de São Bartolomeu do Souto, ou Couto, Tui, moradora na Vila de Melgaço, filha de Manuel Prieto e de Luísa de Puga, galegos. Testemunhas: Caetano Celestino de Sousa, sacristão, e Francisco Joaquim Esteves, escrevente na Câmara Municipal de Melgaço. // Morreu a 18/8/1888, em sua casa de morada, sita no lugar da Portela, com todos os sacramentos, menos o da extrema-unção, com setenta e seis anos de idade, casado com Rosa Pinto (*), sem testamento, e foi sepultado na igreja. // A sua viúva faleceu a 10/4/1899. // Com geração. /// (*) O sacerdote enganou-se quase de certeza: deve ser Rosa Prieto (ver, em Chaviães, Ana Rosa Prieto). 

 

GOMES, José Caetano. Filho de Manuel Joaquim Gomes e de Maria Caetana Alves. Nasceu em Chaviães por volta de 1825 ou 1828. // Lavrador, residente no lugar do Barraço. // Casou na igreja da sua terra natal, a 29/7/1866, com quarenta e um anos de idade, solteiro, com Maria Cristalina, de vinte e sete anos de idade, solteira, natural de São João de Crespos, Ourense, ali batizada e moradora, filha de Pedro Alves e de Josefa Álvares, também de Crespos, moradores no lugar do Requeijo. Assistiram ao acto religioso: Manuel Inácio Fernandes, casado, lavrador, residente no lugar de Nogueira, e António Joaquim Gomes, solteiro, lavrador, residente no Barraço, ambos chavianenses. // Morreu a 25/12/1891, em sua casa de morada, sita no lugar do Barraço, com todos os sacramentos, com 63 anos de idade, no estado de casado, sem testamento, e foi sepultado na igreja. // Deixou duas filhas.     

 

GOMES, José Joaquim. Filho de Maria Rita Gomes, residente no lugar de Quintas. Neto materno de Paulo (?) Gomes e de Maria Inácia Rodrigues, do dito lugar. Nasceu em Chaviães a 27/1/1838 e foi batizado pelo padre MJGB a 4 de Fevereiro desse ano. Padrinhos: frei José de São João da Cruz, natural de Rouças, e Maria Joana Rodrigues, natural de Chaviães.

 

GOMES, José Joaquim. Filho de Maria Rosa Gomes, viúva, moradora no lugar de Corveira. Neto materno de Antónia Maria Gomes, solteira, do dito lugar. Nasceu em Chaviães a 11/10/1859 e foi batizado pelo padre JLBC a 18 desse mês e ano. Padrinhos: o padre Joaquim Luís Barbosa Coutinho, que o batizou, e Teresa Joaquina Pires, solteira, do lugar do Val.    

 

GOMES, José Joaquim. Filho de Domingos José Gomes, lavrador, natural de Chaviães, e de Carolina Benedita Dias, natural de Rouças, moradores no lugar da Corveira. N.p. de Isabel Ventura Gomes, solteira; n.m. de Manuel Vicente Dias e de Maria Teresa de Castro. Nasceu em Chaviães a 30/3/1888 e foi batizado pelo padre BARP a 3 de Abril desse ano. Madrinha: Maria Josefa Fernandes, solteira, do lugar de Parada, Chaviães. // A 11/4/1913 chegou ao lugar da Corveira, vindo do Rio de Janeiro (CM 45, de 13/4/1913); vinha muito doente, pois a 20/5/1913 morre nesse lugar, vitimado pela terrível tuberculose (Correio de Melgaço n.º 51, de 25/5/1913).

 

GOMES, José Manuel. Filho de Manuel Gomes e de Umbelina Augusta de Carvalho. Nasceu em Chaviães a --/--/1938 (NM 419).

 

GOMES, José Maria. Filho de Manuel Joaquim Gomes, solteiro, lavrador, de Chaviães, residente em Baralha, e de Maria Purificação da Bouça, solteira, de Cecrinhos, Tui, criada de servir do pai da criança. N.p. de António Joaquim Gomes e de Maria Rosa Domingues; n.m. de Francisca da Bouça. Nasceu em Chaviães a 19/2/1875 e foi batizado pelo padre BARP a 5 de Março desse ano. Madrinha: Francisca Joaquina, solteira, filha de Maria José, viúva, de Baralha. // Faleceu a 28/8/1876.

 

GOMES, Josefa Caetana. Filha de Gregório Ventura Gomes e de Maria Caetana de Castro. Nasceu por volta de 1777. // Casou com Jerónimo de Sousa. // Faleceu a 22/4/1862, às quatro horas da manhã, na sua casa de Lameiras, Chaviães, no estado de viúva, maior de 85 anos de idade. // Deixou um filho e duas filhas.  

 

GOMES, Josefina Perpétua. Filha de António Joaquim Gomes, solteiro, lavrador, residente no Barraço, e de Mariana Antónia de Sousa, solteira, moradora na Nogueira. Neta paterna de Manuel Joaquim Gomes e de Maria Caetana Alves; neta materna de Inácio Luís de Sousa e de Maria Ludovina Sousa. Nasceu em Chaviães a 10/12/1865 e foi batizada pelo padre JLBC a 17 do dito mês e ano. Padrinhos: o avô materno, lavrador, residente em Nogueira, e Felicidade Perpétua de Sousa, solteira, moradora na Casa do Rio do Porto, SMP. (A 17/12/1865, na residência paroquial de Chaviães, compareceu o pai da criança, declarando ao padre que a reconhecia como sua filha. Levou com ele as testemunhas: Gregório Ventura Gomes, solteiro, lavrador, residente no lugar da Igreja, e Teotónio José Solheiro, solteiro, jornaleiro, morador em Lajes da Fonte, Chaviães). // Casou na igreja paroquial a 18/11/1894 com o cabo da Guarda-Fiscal, José Cândido de Carvalho (ver), seu conterrâneo. // Faleceu em Chaviães a 8/4/1902, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério da freguesia.     

 

GOMES, Liberato Cândido. Filho de Maria Rosa Gomes, solteira, lavradora, residente na Portela do Couto. Neto materno de João Manuel Gomes e de Maria Joaquina Gonçalves. Nasceu em Chaviães a 25/2/1882 e foi batizado pelo padre BARP dois dias depois. Padrinhos: o seu avô materno, casado, lavrador, e Maria Joaquina Lourenço, solteira, da Portela de Chaviães. // Lavrador. // Casou na igreja da sua freguesia a 30/10/1910 com Deolinda Rosa, de 19 anos de idade, solteira, sua conterrânea e parente, filha de Francisco José Lopes e de Francisca Rosa Gomes, rurais. Testemunhas: Vitorino Marques, solteiro, empregado comercial em Pará, e Manuel José Rodrigues, solteiro, lavrador, ambos do lugar do Val, Chaviães. // Em 1913 os gatunos entraram na sua casa, sita na Portela de Chaviães, roubando-lhe da carteira 61$50; deixaram-lhe o relógio, uma corrente de ouro, e um anel de ouro! (Correio de Melgaço n.º 61, de 10/8/1913). // Por morte do seu conterrâneo, Vitorino Joaquim Marques, do lugar do Val, foi ele citado, por se encontrar em parte incerta do Brasil «para assistir, querendo, ao auto da praça do prédio que lhe está hipotecado na quantia de 150$00 e que há-de ter lugar no dia 11/4/1915, à porta do tribunal judicial de Melgaço, sito na Vila.» (Correio de Melgaço n.º 141, de 16/3/1915).     

 

GOMES, Ludovina Joaquina. Filha de Manuel António Gomes e de Rosa Clara Pinto, moradores no lugar do Casal. Neta paterna de Gregório Ventura Gomes e de Caetana de Castro; neta materna de João Pinto e de Isabel Álvares. Nasceu em Chaviães a 18/9/1840 e foi batizada a 20 desse mês e ano. // Casou a 12/1/1863 com Manuel Inácio Fernandes. // Depois de casada morou no lugar da Nogueira; em 1912 lançaram fogo à sua leira de mato.     

 

GOMES, Luís Caetano. Filho de Manuel de Castro Gomes e de Mariana de Araújo Simões. N.p. de António Gomes e de Madalena de Castro; n.m. de António José Simões e de Caetana Manuela de Araújo, esta do Solar de A Moreira, sito em Ciqueliños, Galiza. Nasceu em Chaviães a --/--/1754 e foi batizado na igreja desta freguesia a 18/11/1754. Padrinhos: capitão Manuel Luís Pereira e esposa. // Nunca casou. // Morreu nas cadeias civis de Melgaço, a 17 ou 18/12/1830, como preso político. No testamento escreveu: «preso nesta sala livre desta prisão por crimes que seus inimigos o culparam». // Diz-nos o Dr. Augusto César Esteves (O Meu Livro das Gerações Melgacenses, volume I, página 587): «A política façanhuda dos miguelistas melgacenses fazia destas vítimas!» // Foi sua herdeira a irmã, Antónia Maria, ou Maria Antónia de Araújo – ver “À la Recherche de mes Racines”, p. 111, «com a obrigação de dar 150$000 réis a Maria Josefa Pires, do Outeiro, em pagamento de bens, que a mesma lhe havia vendido e de soldadas que lhe devia» (O Meu Livro das Gerações Melgacenses, página 587). Também foi contemplado no seu testamento o miguelista António Jacinto de Araújo Azevedo, da Quinta de Soengas, primo do condenado (À la Recherche de mes Racines, página 111). // Da sua relação com a dita Maria Josefa Pires, natural de Rouças, nasceram três crianças, as quais não foram reconhecidas oficialmente por seu progenitor, mas foram contempladas no testamento com 30$000 réis.   

 

GOMES, Luís Magno. Filho de ------- Gomes e de --------------------------. Nasceu na freguesia de Chaviães a --/--/1---. // Casou com Ana Joaquina Dias. // Morreu a --/--/1946.

 

GOMES, Manuel António. Filho de Gregório Ventura Gomes e de Maria Caetana de Castro. Nasceu por volta de 1796. // Lavrador. // Morreu em sua casa de morada, sita no lugar do Casal, Chaviães, repentinamente, a 31/3/1861, às onze horas, no estado de viúvo, com cerca de 65 anos de idade. // Não deixou testamento. // É provável que tenha sido regedor na década de quarenta do século XIX (ver Melgaço, Sentinela do Alto Minho, II parte, 1.º volume, página 208).   

 

GOMES, Manuel Joaquim. // Nasceu em Chaviães por volta de 1805. // Lavrador. // Casou com Maria Caetana Alves. // Faleceu a 26/9/1877, na sua casa de morada, sita no lugar do Barraço, com todos os sacramentos, com 72 anos de idade, no estado de viúvo, com testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja paroquial.   

 

GOMES, Manuel Joaquim. Filho de António Joaquim Gomes e de Maria Rosa Domingues. Nasceu em Chaviães por volta de 1828. // Lavrador. // Casou com Maria da Purificação Bouça. // Morou no lugar de Baralha. // Faleceu a 3/9/1903, na casa de residência de sua irmã, sita na Vila de Melgaço, com todos os sacramentos, com setenta e cinco anos de idade, no estado de viúvo, com testamento, e foi sepultado no cemitério de Chaviães. // Pai de António Joaquim e de José Maria.

 

GOMES, Manuel José. Filho de ------------ Gomes e de -----------------------------. Nasceu a 22 de Maio de 1941. // Casou com -----------------------------------------. // Morreu a 20 de Maio de 2002, no estado de casado com ------------------, e foi sepultado no cemitério de Chaviães. // Com geração.

 

GOMES, Manuel Maria. Filho de ---------- Gomes e de ---------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Morou no lugar de Soengas, Chaviães. // Em sessão da Câmara Municipal de Melgaço de 29/5/1907 foi nomeado zelador municipal.

 

GOMES, Maria Benedita. Filha de Caetano Manuel Gomes e de Vicência Rosa de Araújo Fernandes. Neta paterna de Manuel José Gomes e de Maria Rosa de Castro; neta materna de Manuel Luís Fernandes e de Francisca Bernarda de Araújo Simões. Nasceu em Chaviães a 18/1/1814. 

 

GOMES, Maria Caetana. Filha de Manuel António Gomes e de Rosa Clara Pinto. Nasceu em Chaviães por volta de 1824. // Lavradeira. // Casou com António Manuel Meleiro. // Faleceu a 29/6/1883, em sua casa de morada, sita no lugar da Bouça, com todos os sacramentos, com cinquenta e nove anos de idade, com testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja paroquial. 

 

GOMES, Maria de Jesus. Filha de José Caetano Gomes, lavrador, natural de Chaviães, e de Maria Cristalina Alves, natural de São João de Crespos, Ourense, moradores no lugar do Barraço. N.p. de Manuel Joaquim Gomes e de Maria Caetana Alves; n.m. de Pedro Alves e de Josefa Alvares. Nasceu em Chaviães a 25/12/1877 e foi batizada pelo padre BARP a 31 desse mês e ano. Padrinhos: José Cândido Gomes de Abreu, solteiro, negociante, de SMP, e Jerónima Luísa de Sousa, casada, do Cortinhal. // Casou na igreja da sua freguesia a 20/7/1908 com Joaquim Gonçalves, de 23 anos de idade, solteiro, camponês, natural de Alvaredo, filho de Rosa Gonçalves. // Em sessão da Câmara Municipal de Melgaço de 3/7/1912 foi-lhe concedido subsídio de lactação (Correio de Melgaço n.º 5). // Faleceu na sua freguesia natal a 24/11/1945 (confirmar). // Mãe de Manuel Gonçalves, nascido em Chaviães em Maio de 1911.             

 

GOMES, Maria Joana. // Nasceu, segundo constava, na freguesia de Freixo, bispado de Tui, Galiza, por volta de 1814, mas desde pequena que residia em Chaviães, Melgaço. // Faleceu no estado de solteira, a 22/1/1866, às dez horas da manhã, na sua casa do Cortinhal, Chaviães, solteira, com cerca de cinquenta e dois anos de idade. // Não deixou filhos e foi sepultada na igreja.  

 

GOMES, Maria Joaquina. Filha de Domingos José Gomes e de Carolina Benedita Dias, lavradores, ele de Chaviães e ela de Rouças, residentes na Corveira. Neta paterna de Isabel Ventura Gomes, solteira; neta materna de Manuel Vicente Dias e de Maria Teresa de Castro. Nasceu em Chaviães a 15/6/1884 e foi batizada pelo padre BARP a 20 desse mês e ano. Padrinhos: José Caetano Pires, do lugar de Parada, e Maria Joaquina Covas, do lugar do Val, solteiros, lavradores. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 31/3/1955.

 

GOMES, Maria Luísa. Filha de Manuel Gomes e de Josefa da Ribeira. Nasceu por volta de 1794. // Casou com José Luís Gonçalves. // Faleceu na sua casa de morada, sita no lugar de Soengas, Chaviães, a 8/2/1864, às dezoito horas, com cerca de setenta anos de idade, no estado de viúva. // Deixou um filho (ausente em parte incerta) e foi sepultada na igreja paroquial.

 

GOMES, Maria Marcelina. Filha de Caetano Manuel Gomes (de Araújo?) e de Vicência Rosa de Araújo. Nasceu por volta de 1819. // Casou com Diogo Luís Esteves. // Lavradeira. // Faleceu a 15/12/1885, em sua casa de morada, sita no lugar de Fonte, Chaviães, com todos os sacramentos, com sessenta e seis anos de idade. // Fez testamento, deixou filhos, e «foi sepultada dentro da igreja, por causa do obstáculo já indicado», escreveu o padre Bernardo António Rodrigues Passos. 

 

GOMES, Maria Rita. // Nasceu em Chaviães por volta de 1820. // Lavradeira. // Faleceu a 16/5/1891, na casa de morada de seu filho, José Joaquim de Araújo, sita no lugar da Nogueira, com todos os sacramentos, com setenta e um anos de idade, no estado de solteira, sem testamento, e foi sepultada dentro da igreja

 

GOMES, Maria Rosa. Filha de Gregório Ventura Gomes, lavrador, e de Maria Caetana de Castro, doméstica. Nasceu em Chaviães na década de setenta do século XVIII. // Lavradora. // Faleceu solteira, a 3/9/1865, às vinte horas, na sua casa, sita no lugar da Igreja, freguesia de Chaviães, com falta de juízo «de que ela já há tempos padecia…», com noventa e muitos anos! // Fizera testamento e foi sepultada na igreja paroquial. 

 

GOMES, Maria Rosa. Filha de Antónia Maria Gomes. Nasceu em Chaviães por volta de 1820. // Lavradeira. // Faleceu a 4/2/1878, na sua casa de morada, sita no lugar de Corveira, com todos os sacramentos, com 58 anos de idade, no estado de solteira, ou viúva, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja.    

 

GOMES, Maria Rosa. Filha de João Manuel Gomes e de Maria Joaquina Gonçalves, residentes no lugar da Portela. Neta paterna de Matias António Gomes e de Inês Antónia Vaz, do dito lugar; neta materna de João Bento Gonçalves e de Maria Josefa Alves, de Carvalheiras. Nasceu em Chaviães a 28/5/1853 e foi batizada pelo padre JLBC a 5 de Junho desse ano. Padrinhos: Manuel António Esteves e sua irmã, Maria Rosa Esteves, solteiros, do Cortinhal, Chaviães. // Lavradeira. // Faleceu a 10/10/1898, em sua casa de morada, sita no lugar da Portela, com todos os sacramentos, solteira, sem testamento, e foi sepultada no adro da igreja. // Deixou um filho.

 

GOMES, Maria Vitória. Filha de Manuel Gomes e de Maria Coelho da Ribeira. Neta paterna de Bernardo Gomes e de Isabel Esteves, de ao pé da Igreja; neta materna de Francisco Coelho e de Maria de Sousa, da Vila de Melgaço. Nasceu no século XVIII. // Casou na igreja de Chaviães a 17/9/1801, com Manuel António, nascido no Louridal depois de 1766, filho de António José Ribeiro e de Caetana Maria Salgado, da Vila. // Moraram no lugar do Barraço, Chaviães, onde ambos os cônjuges faleceram: ele a 30/5/1856 e ela a 11/10/1841. // Com geração.  

 

GOMES, Mariana. Filha de Francisco Gomes e de Marta Vaz. Neta paterna do padre Lucas de Abreu Magalhães e de Maria Gomes. // Casou na igreja de Chaviães a 16/11/1778, com João Manuel da Costa, filho de Manuel da Costa e de Jerónima de Moura, da referida freguesia, e neto paterno do padre João da Costa, natural de Paços, e de Faviana, solteira, do lugar de Vendas, Desteriz, Galiza, e neto materno de Pascoal de Moura e de Francisca, galega, solteira, de Crecente, Galiza. 

 

GOMES, Marta Rosa. Filha de Francisca Gomes. Nasceu em Chaviães por volta de 1806. // Lavradeira. // Casou com Manuel Inácio Fernandes. // Faleceu a 20/8/1876, na sua casa de morada, sita no lugar do Socorro, tendo sido confessada e ungida, com setenta anos de idade, com testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja. // O seu viúvo morreu em 1883.

 

GOMES, Miquelina Rosa. Filha de João Manuel Gomes e de Maria Joaquina Gonçalves, residentes no lugar da Portela. N.p. de Matias António Gomes e de Inês Antónia Vaz; n.m. de João Bento Gonçalves e de Maria Josefa Alves. Nasceu em Chaviães a 15/4/1857 e foi batizada pelo padre JLBC a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Gregório, do lugar de Vila do Conde, Fiães, e Maria Rosa Rodrigues, da Portela, Chaviães. // Lavradeira. // Casou na igreja a 22/10/1877 com o seu conterrâneo Miguel António Afonso, de 29 anos de idade, solteiro. // Faleceu em sua casa de morada, sita no lugar de Soengas, a 23/1/1898, com todos os sacramentos, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja. // Com geração. 

 

GOMES, Rosa Benedita. Filha de ---------- Gomes e de ----------------------------------------. Nasceu por volta de 1827. // Faleceu no lugar da Igreja, freguesia de Chaviães, a --/--/1920, com 93 anos de idade (JM 1307, de 10/10/1920).

 

GOMES, Teresa Joaquina. Filha de Jerónimo José Gomes e de Maria Joana Alves. Nasceu no início do século XIX. // Casou com Domingos António Pereira. // Faleceu a 11/8/1863, na sua casa do Val, Chaviães, às treze horas, de repente, com cerca de sessenta anos de idade, no estado de viúva. // Deixou três filhas. // continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário