terça-feira, 14 de novembro de 2023

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

Freguesia da Gave

 Por Joaquim A. Rocha 




// CONTINUAÇÃO DE 20/07/2023.


PERES

 

PERES, Maria da Purificação Martins. // Em 2000 residia no lugar da Lage, Gave. // Mãe de Sandrina Martins. // Através de anúncio publicado em “A Voz de Melgaço” n.º 1140 é citado Vítor Manuel de Jesus Peres, residente em parte incerta, com última residência conhecida na Figueira da Foz «para, querendo, no prazo de oito dias (…) deduzir a oposição que tiver ao pedido de afastamento de presunção da paternidade em relação à filha da requerente…» // Fez-se uma segunda publicação em “A Voz de Melgaço” n.º 1142, de 15/7/2000.

 

PINHEIRO

 

PINHEIRO, Boaventura Alves de Sousa. Filho de ----------------------------- e de ------------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // No verão de 1915 fez exame do 1.º grau, com o professor António José Rodrigues, obtendo a classificação de «ótimo» (Correio de Melgaço n.º 160, de 8/8/1915).

 

PINTO

 

PINTO, Agostinho. Filho de ------------ Pinto e de ------------------------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Casou a --/--/1917 com Maria Rodrigues (Correio de Melgaço n.º 243, de 1/4/1917).

 

PINTO, Ernesto. Filho de Agostinho Domingues Pinto e de Maria Rodrigues. Nasceu na Gave a --/--/1919 (Jornal de Melgaço n.º 1242, de 13/4/1919).

 

PINTO, Lealdina de Jesus. Filha de Agostinho Domingues Pinto e de Maria Rodrigues. Nasceu na Gave a --/--/1917 (Jornal de Melgaço n.º 1180, de 20/10/1917).

 

PINTO, Marcelina. Filha de João Pinto e de Rosa Vaz. Nasceu na Gave por volta de 1820. // Faleceu a 18/1/1898, no lugar do Fojo, freguesia de Cousso, onde morava, com todos os sacramentos da igreja católica, com 78 anos de idade, solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja paroquial de Cousso.  

 

PIRES

 

PIRES, Ana Maria. Filha de --------- Pires e de -----------------------------------------. Nasceu por volta de 1824. // Faleceu no lugar da Baldosa, Gave, a --/--/1916, com 92 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 221, de 22/10/1916).

 

PIRES, António Joaquim. Filho de José Maria Pires e de Ana Maria Domingues, lavradores, do lugar da Igreja, Gave. Neto paterno de Manuel José Pires e de Maria Teresa Rodrigues; neto materno de José Domingues e de Rita Gregório. Nasceu a 9/2/1860 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: os seus avós maternos, lavradores, do dito lugar (ambos assinaram, o que não era comum nessa época). // Tinha 26 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava no dito lugar da Igreja, quando casou na igreja paroquial a 10/1/1887 com Maria da Rocha, de 24 anos de idade, solteira, camponesa, natural de Parada do Monte, moradora no lugar de Aldeia Grande, filha de Francisco da Rocha e de Maria Ana Afonso, rurais.   

 

PIRES, António José. Filho de Manuel Joaquim Pires e de Maria Joaquina Fernandes, do Lameiro, Gave. Neto paterno de António Pires e de Joaquina Alves; neto materno de Manuel António Fernandes e de Maria Esteves. Nasceu a 11/6/1857 e foi batizado nesse dia. Padrinho: António Alves, solteiro.

 

PIRES, Aurora. Filha de António Joaquim Pires e de Maria da Rocha, lavradores, residentes no lugar da Igreja. Neta paterna de José Maria Pires e de Ana Maria Domingues; neta materna de Francisco da Rocha e de Maria Ana Afonso. Nasceu na Gave a 22/5/1898 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: António Joaquim Dias Monteiro, viúvo, lavrador, e Rosa Duque, casada, lavradeira. // Faleceu a 15/7/1899.

 

PIRES, Benjamim. Filho de António Joaquim Pires, natural da Gave, e de Maria da Rocha, natural de Parada do Monte, lavradores, residentes no lugar da Igreja. Neto paterno de José Maria Pires e de Ana Maria Domingues, camponeses, moradores no dito lugar; neto materno de Francisco da Rocha e de Mariana Afonso, lavradores, residentes no lugar de Aldeia Grande, Parada do Monte. Nasceu na Gave a 3/5/1888 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: João Domingues, morador no lugar dos Chãos, e Maria de Jesus Alves, moradora no lugar de Eiriz, solteiros.  

 

PIRES, Conceição. Filha de António Joaquim Pires e de Maria da Rocha, lavradores, residentes no lugar da Igreja. Neta paterna de José Maria Pires e de Ana Maria Domingues, camponeses, moradores no dito lugar; neta materna de Francisco da Rocha e de Maria Ana Afonso, rurais, moradores no lugar de Aldeia Grande, Parada do Monte. Nasceu na Gave a 25/4/1893 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: António Joaquim Dias Monteiro, casado, lavrador, residente no lugar de São Cosme, e Conceição de Araújo, solteira, camponesa, moradora no lugar do Lameiro. // Casou na CRCM a 3/2/1913 com Manuel de Carvalho. // Faleceu na Gave a 27/11/1971.  

 

PIRES, Engrácia Rosa. Filha de Manuel Pires e de Ana Vaz Monteiro, de Cabenca, Riba de Mouro, lavradores. Nasceu nesse lugar de Riba de Mouro. // Faleceu (alienada) nos Chãos, Gave, a 14/2/1876, com 74 anos de idade, casada com Manuel Luís Duque, e foi enterrada na igreja. // Com geração. 

 

PIRES, Francisco. Filho de Manuel Pires e de Ana Vaz (?), de Cabenca, Riba de Mouro. // Casou na igreja da Gave a 30/8/1857, com Maria Joaquina, filha de Manuel Luís Afonso e de Maria Luísa, de Eiriz, Gave, concelho de Melgaço.

 

PIRES, Francisco. Filho de Rosa Maria Pires, solteira (*), camponesa, moradora no lugar de Eiriz. Neto materno de Maria Teresa Rodrigues. Nasceu a 30/3/1857 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Francisco Rodrigues e Maria Teresa Rodrigues. // Tinha 32 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava no dito lugar de Eiriz, quando casou na igreja paroquial a 3/8/1889 com a sua conterrânea Joaquina Rosa Duque, de 23 anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar de São Cosme, filha de João Manuel Duque e de Luísa Maria Rodrigues, rurais. /// (*) Esta senhora casou mais tarde com António José Domingues.

 

PIRES, Francisco. Filho de Manuel Joaquim Pires e de Maria Joaquina Fernandes, lavradores, residentes no Lameiro. Neto paterno de António Pires e de Joaquina Alves; neto materno de Manuel António Fernandes e de Maria Esteves. Nasceu a 27/3/1863 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Francisco Pires, casado, lavrador, e Joaquina Pires, casada.    

 

PIRES, Jesuína. Filha de António Joaquim Pires e de Maria da Rocha, lavradores, residentes no lugar da Igreja. Neta paterna de José Maria Pires e de Ana Maria Domingues; neta materna de Francisco da Rocha e de Maria Ana Afonso. Nasceu na Gave a 22 de Maio de 1898 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Joaquim Domingues, solteiro, lavrador, e Carolina Rosa Esteves, solteira, tecedeira. // Faleceu a 25/1/1900. 

 

PIRES, Joana Rosa. Filha de José Pires e de Maria Domingues, lavradores, naturais de Meleiro Grande (?), freguesia de Parada do Monte. // Faleceu em São Cosme, Gave, a 6/3/1879, com 75 anos de idade, viúva de António José Domingues Machado, e foi sepultada na igreja. // Com geração.

 

PIRES, José. Filho de António Joaquim Pires, natural da Gave, e de Maria da Rocha, natural de Parada do Monte, lavradores, residentes na Gave, no lugar da Igreja. Neto paterno José Maria Pires e de Ana Maria Domingues, camponeses, moradores no dito lugar; neto materno de Francisco da Rocha e de Maria Ana Afonso. Nasceu na Gave a 11/11/1889 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: José Alves, casado, e Maria de Jesus Alves, solteira, camponeses, moradores no lugar de Eiriz.

 

PIRES, José Maria. Filho de Francisco Manuel Pires e de Maria Teresa Rodrigues, lavradores, de Eiriz. // Casou na igreja da Gave a 8/9/1856 com Ana Maria, filha de José Domingues e de Rita Gregório, da Lage. // Faleceu no lugar da Igreja, Gave (onde residia), a 6/11/1872, com 39 anos de idade, lavrador, casado, e foi sepultado na igreja. // Deixou um filho.  

 

PIRES, Justino. Filho de Francisco Pires e de Joaquina Rosa Duque, lavradores, residentes no lugar de Perouteiro. Neto paterno de Rosa Maria Pires; neto materno de João Manuel Duque e de Luísa Maria Rodrigues. Nasceu na Gave a 6/4/1899 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Joaquim Lourenço, casado, lavrador, e Emília Ramos, solteira, camponesa. // Casou na CRCM a 16/3/1927 com Maria Veloso, de 26 anos de idade, natural do Estado de São Paulo, Brasil, filha de Joaquim Veloso e de Rosa Gonçalves. // A sua esposa faleceu na freguesia da Gave, Melgaço, a 26/7/1966. // Ele morreu também na Gave, a 26/12/1988.      

 

PIRES, Manuel Joaquim. Filho de António Pires e de Joaquina Alves, da Baldosa. // Casou na igreja da Gave, a 3/1/1855, com Maria Joaquina, filha de Manuel António Fernandes e de Maria Esteves, do Lameiro. Testemunhas do ato religioso: António Fernandes e José Duque.   

 

PIRES, Manuel Joaquim. Filho de Francisco Pires e de Joaquina Rosa Duque, lavradores, residentes no lugar de São Cosme. Neto paterno de Rosa Maria Pires, lavradeira, moradora no lugar de Eiriz; neto materno de João Manuel Duque e de Luísa Maria Rodrigues, camponeses, moradores no lugar de São Cosme. Nasceu na Gave a 11/3/1890 e foi batizado na igreja paroquial a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Lourenço e Felicidade Duque, tia materna do batizando, ambos solteiros, lavradores, residentes no lugar de São Cosme. // Tinha 20 anos de idade, era solteiro, camponês, quando casou na igreja da Gave a 30/4/1910 com a sua conterrânea Alexandrina Domingues, de 19 anos de idade, solteira, camponesa, filha de Luís Manuel Domingues e de Maria Clementina Rodrigues, lavradores.  

 

PIRES, Maria do Carmo. Filha de Manuel Joaquim Pires e de Maria Joaquina Fernandes. Neta paterna de António Pires e de Joaquina Alves; neta materna de Manuel António Fernandes e de Maria Esteves. Nasceu a 31/3/1859 e foi batizada a (?). Padrinhos: António José Alves e Rosa Fernandes.

 

PIRES, Maria Georgina. Filha de António Joaquim Pires, natural da Gave, e de Maria da Rocha, natural de Parada do Monte, lavradores, residentes no lugar da Igreja. Neta paterna de José Maria Pires e de Ana Maria Domingues, camponeses, moradores no dito lugar; neta materna de Francisco da Rocha e de Maria Ana Afonso, rurais, moradores no lugar de Aldeia Grande, Parada do Monte. Nasceu na freguesia da Gave a 27/12/1890 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: José Alves, casado, e Maria de Jesus Alves, solteira, lavradores, residentes no lugar de Eiriz. // Nota: é provável que seja a mesma senhora que faleceu no lugar da Igreja, freguesia da Gave, a --/--/1929, com trinta e nove anos de idade (NM 9, de 21/4/1929).   

 

PIRES, Maria Rosa. Filha de José Maria Pires e de Ana Maria Domingues. Neta paterna de Francisco Pires e de Maria Teresa Rodrigues; neta materna de José Domingues e de Rita Gregório, do lugar da Igreja. Nasceu a 7/4/1858 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: António Domingues e Maria Rosa Domingues, todos gavienses.

 

PIRES, Rosa. Filha de António Joaquim Pires, natural da Gave, e de Maria da Rocha, natural de Parada do Monte, lavradores, residentes no lugar da Moreira. Neta paterna de José Pires e de Ana Domingues; neta materna de Francisco da Rocha e de Mariana Afonso. Nasceu na Gave a 25/11/1895 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: António Joaquim Dias Monteiro e Conceição de Araújo, camponeses. // Casou na CRCM a 23/4/1926 com o seu conterrâneo José Rodrigues, de 28 anos de idade, filho de Francisco Joaquim Rodrigues e de Rosa Esteves. // Faleceu na freguesia da Gave a 8/2/1977.    

 

PIRES, Vítor Alexandre. Filho de Leonel Augusto Pires e de Maria Irene Alves, moradores em Baldosa, Gave. Nasceu a --/--/19-- e foi batizado a 8/8/1993. 

 

RAMOS

 

RAMOS, Abílio. Filho de Manuel Ramos e de Rosa Alves. Nasceu na Gave a --/--/1917 (Correio de Melgaço n.º 246, de 22/4/1917).

 

RAMOS, Amélia. Filha de Isaura Ramos. Nasceu no lugar do Lameiro, Gave, a --/--/1934 (NM 235, de 10/6/1934). // Faleceu a --/--/1938, com apenas quatro anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 419).

 

RAMOS, Carolina. Filha de José Serafim Ramos, natural da freguesia de São Jorge de Sacos (ou Sucos), província de Pontevedra, Galiza, e de Rosa Joaquina de Castro, natural da freguesia de Badim, concelho de Monção, moradores nos moinhos da Ponte de Perouteiro, Gave. Neta paterna de Francisco Ramos e de Tomásia Martins, galegos, da dita freguesia; neta materna de Francisco Sebastião de Castro e de Rosa Ferreira, camponeses, moradores no lugar da Vailhosa, freguesia de São Julião de Badim, Monção. Nasceu na Gave a 7/12/1886 e foi batizada na igreja paroquial a 9 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Gonçalves, solteiro, camponês, morador no lugar de Aldeia, e Carolina Gonçalves, solteira, camponesa, moradora no lugar de Cerdeiras, ambos da freguesia de São Tomé de Cousso, concelho de Melgaço. // Casou na igreja da Gave a 19/9/1910 com o seu conterrâneo Bernardino Dias, de 33 anos de idade, filho de Luís Manuel Dias e de Germana Maria Esteves. // O seu marido morreu na Gave a 17/4/1956. // Ela faleceu também na Gave a 22/3/1966.     

 

RAMOS, César. Filho de Emília Ramos, solteira, jornaleira, moradora no lugar de Perouteiro. Neto materno de José Serafim Ramos e de Rosa Joaquina de Castro. Nasceu na Gave a 14/2/1910 e foi batizado na igreja paroquial a 16 desse mês e ano. Padrinhos: José Maria Claro, casado, negociante, e Arminda Esteves, solteira, camponesa.  

 

RAMOS, Clementina. Filha de Emília Ramos, solteira, camponesa, moradora no lugar de Prouteiro. Neta materna de José Serafim Ramos e de Rosa Joaquina de Castro. Nasceu na Gave a 24/3/1903 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Joaquim Duque, solteiro, e Rosa Duque, casada, lavradores. // Faleceu na freguesia do Laranjeiro, concelho de Almada, a 18/4/1992.

 

RAMOS, Emília. Filha de ---------- Ramos e de ----------------------------------------. Nasceu na Gave a --/--/18--. // Em 1913 a Câmara Municipal de Melgaço concedeu-lhe um subsídio de lactação por seis meses (Correio de Melgaço n.º 61, de 10/8/1913). // Em 1914 recebeu o dito subsídio por mais quatro meses (Correio de Melgaço n.º 90, de 8/3/1914).  

 

RAMOS, Emília Rosa. Filha de José Serafim Ramos, natural da freguesia de São Jorge de Sacos, província de Pontevedra, Espanha, e de Rosa Joaquina de Castro, natural da freguesia de Badim, concelho de Monção, moleiros, moradores nos Moinhos, Gave. Neta paterna de Francisco Ramos e de Tomásia Martins, lavradores; neta materna de Francisco Sebastião de Castro e de Rosa Ferreira, lavradores. Nasceu na Gave a 12/8/1881 e no dia seguinte foi batizada na igreja católica local. Padrinhos: padre Manuel Rodrigues, reitor da freguesia de São Salvador de Tangil, e Rosa Emília Gonçalves, solteira, camponesa, residente no lugar das Cerdeiras, freguesia de Cousso. // Faleceu no lugar de Virtelo, Cousso, a 6/7/1940 (confirmar a data do óbito).

 

RAMOS, Felisbela. Filha de Manuel Ramos e de Felicidade Gonçalves. Nasceu na freguesia da Gave a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 52, de 2/3/1930). // Casou com Aurélio da Silva. // Em 1964 deu à luz uma menina (ver Notícias de Melgaço n.º 1504, de 8 de Março de 1964). 

 

RAMOS, Isaura. Filha de Carolina Ramos, solteira, jornaleira, moradora no lugar de Perouteiro. Neta materna de José Serafim Ramos e de Rosa Joaquina de Castro. Nasceu na Gave a 27/6/1907 e foi batizada na igreja paroquial a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Ramos e Balbina Esteves, solteiros, camponeses. // Faleceu a 24/2/1909.

 

RAMOS, Isaura. Filha de Manuel Ramos e de Maria Rosa Alves, lavradores, residentes no lugar de Coelhos. Neta paterna de José Serafim Ramos e de Rosa Joaquina de Castro; neta materna de Guilherme Alves e de Maria Emília Gregório. Nasceu na Gave a 2/2/1911 e nesse dito dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Frederico Fernandes, casado, e Filomena Gregório, solteira, camponeses. // Casou na igreja de Parada do Monte a 1/1/1949 com Henrique de Carvalho, natural de Parada do Monte. // Faleceu na sua freguesia natal a 15/2/1976.

 

RAMOS, José Maria. Filho de Emília Ramos, solteira, jornaleira, moradora no lugar do Perouteiro. Neto materno de José Serafim Ramos e de Rosa Joaquina de Castro. Nasceu na Gave a 21/8/1907 e foi batizado na igreja paroquial a 23 desse mês e ano. Padrinhos: José Maria Claro, casado, negociante, e Maria Domingues, casada, camponesa. // Faleceu a 16 de Agosto de 1908. 

 

RAMOS, Justino. Filho de José Serafim Ramos, natural da freguesia de São Jorge de Sacos (!), província de Pontevedra, Espanha, e de Rosa Joaquina de Castro, natural da freguesia de Badim, concelho de Monção, moleiros, moradores nos moinhos da Ponte, Gave. Neto paterno de Francisco Ramos e de Tomásia Martins, lavradores, espanhóis; neto materno de Francisco Sebastião de Castro e de Rosa Ferreira, camponeses, do lugar de Vailhosa, freguesia de Badim, Monção. Nasceu na Gave, Melgaço, a 13/4/1883, e foi batizado na igreja paroquial da freguesia a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Justino Pereira, casado, lavrador, residente no lugar de Aldeia, freguesia de Couço, e Carolina Gonçalves, solteira, camponesa, moradora no lugar das Cerdeiras, Couço. // Artista. // Tinha apenas 19 anos de idade quando casou na igreja de Penso a 17/5/1902 com Filomena Cândida Costas, de 18 anos de idade, solteira, costureira, residente no lugar de Felgueiras, freguesia de Penso, natural de Chaviães, Melgaço, filha de Francisca Costas, solteira, galega. Testemunhas presentes: Anacleto Alves, casado, jornaleiro, e Manuel Pereira, solteiro, jornaleiro, ambos da freguesia de Penso. // Pai de Aurélio Ramos (ver em Penso).

 

RAMOS, Manuel. Filho de José Serafim Ramos, natural da freguesia de São Jorge de Sacos, Pontevedra, e de Rosa Joaquina de Castro, natural de Badim, Monção, moradores nos moinhos da Ponte de Perouteiro, Gave. Neto paterno de Francisco Ramos e de Tomásia Martins, lavradores, residentes na Galiza; neto materno de Francisco Sebastião de Castro e de Rosa Ferreira, camponeses, moradores em Badim, Monção. Nasceu na Gave a 1/5/1889 e foi batizado na igreja paroquial a 3 desse mês e ano. Padrinhos: Bento Gonçalves Roldão e Maria Esteves, solteiros, lavradores, residentes no lugar de Aldeia, freguesia de Cousso. // Tinha 21 anos de idade, era solteiro, artista, quando casou na igreja da Gave a 11/6/1910 com Maria Rosa Alves, de 19 anos de idade, solteira, camponesa, filha de Guilherme Alves e de Maria Emília Gregório, rurais. // Enviuvou a 19/3/1924. // Casou em segundas núpcias na CRCM a 8 de Agosto de 1928 com Felicidade Gonçalves. // Enviuvou novamente a 22/4/1937. // Casou na CRCM a 24/7/1958, em terceiras núpcias, com Florinda Rosa Esteves. // Faleceu na sua freguesia natal a 2/8/1967. // Com geração.

 

RAMOS, Maria. Filha de Manuel Ramos e de Maria Rosa Alves. Nasceu na Gave a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 99, de 10/5/1914). // Faleceu no lugar dos Coelhos a --/--/1916, com apenas 28 meses de idade (Correio de Melgaço n.º 218, de 1/10/1916).

 

RAMOS, Maria da Conceição. Filha de José Serafim Ramos, natural da freguesia de São Jorge de Sacos, província de Pontevedra, e de Rosa Joaquina de Castro, natural da freguesia de Badim, concelho de Monção, moradores nos moinhos da Ponte do Perouteiro, Gave. Neta paterna de Francisco Ramos e de Tomásia Martins, camponeses, residentes na dita freguesia espanhola; neta materna de Francisco Sebastião de Castro e de Rosa Ferreira, camponeses, moradores no lugar de Vailhosa, Badim. Nasceu na Gave a 27/2/1892 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Joaquim Domingues, casado, alfaiate, do lugar do Cerdeiral, e Maria de Carvalho, solteira, camponesa, do lugar da Lage. // Faleceu em Cousso a 4/4/1947.

 

RAMOS, Sara. Filha de Emília Ramos. Nasceu na Gave a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 61, de 10/8/1913).

 

ROCHA

 

ROCHA, Maria. Filha de ------------- Rocha e de ----------------------------------------. Nasceu na Gave a --/--/1848. // Faleceu no lugar da Igreja, Gave, a --/--/1938, com noventa anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 400, de 12/6/1938). 

 

ROCHA, Maria Argentina. Filha de José da Rocha e de Albina Alves, moradores no lugar de Eiriz, Gave. Foi batizada na igreja paroquial em Agosto de 1965 (Notícias de Melgaço n.º 1566, de 29/8/1965).

 

RODRIGUES

 

RODRIGUES, Abílio. Filho de Manuel Vitorino Rodrigues e de Maria Rosa Duque, lavradores, residentes no lugar de Barreiros. Neto paterno de Manuel Luís Rodrigues e de Luísa Domingues; neto materno de Joaquim Duque e de Joaquina de Araújo. Nasceu na Gave a 13/10/1900 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: José Manuel de Araújo e Rosa de Araújo, viúvos, camponeses. // Casou na CRCM a 18/7/1923 com a sua conterrânea Rosa Rodrigues, de vinte e cinco anos de idade, filha de João Manuel Rodrigues e de Rosa Domingues. // Enviuvou a 19/10/1944. // Com geração.  

 

RODRIGUES, Adriano. Filho de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Rosa Alves, lavradores, residentes no lugar dos Cófaros. Neto paterno de Manuel José Rodrigues e de Luísa Pereira; neto materno de João Manuel Alves e de Maria José Gregório, camponeses, moradores no dito lugar. Nasceu na Gave a 15/7/1884 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Joaquim Alves, tio materno do batizando, e Maria José Rodrigues, tia paterna do mesmo, solteiros, lavradores, residentes no dito lugar dos Cófaros. // Casou na Conservatória do Registo Civil de Melgaço a 15/5/1926 com Germana Alves, de 36 anos de idade, natural de Riba de Mouro, Monção. // Faleceu na freguesia da Gave a 25 de Agosto de 1941.    

 

RODRIGUES, Adriano. Filho de Manuel Vitorino Rodrigues e de Maria Rosa Duque, lavradores, residentes no lugar dos Barreiros. Neto paterno de Manuel Luís Rodrigues e de Luísa Domingues; neto materno de Joaquim Duque e de Joaquina de Araújo. Nasceu na Gave a 9/6/1898 e foi batizado na igreja paroquial a 11 desse mês e ano. Padrinhos: José Manuel de Araújo e Rosa de Araújo, viúvos, camponeses. // Faleceu a 19/12/1899.

 

RODRIGUES, Adriano. Filho de Francisco Joaquim Rodrigues e de Rosa Esteves. Nasceu na Gave a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 103, de 9/6/1914).

 

RODRIGUES, Adriano Manuel. Filho de Manuel Joaquim Rodrigues, natural da Gave, e de Maria Luísa Peixoto, natural de Entre-os Rios, Ponte da Barca, lavradores, residentes no lugar dos Coelhos. Neto paterno de António Joaquim Rodrigues e de Maria José Alves; neto materno de Manuel Joaquim Peixoto e de Maria Joaquina Gomes. Nasceu na Gave a 16/6/1902 e foi batizado na igreja paroquial a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Alves, solteiro, carpinteiro, e Maria Joaquina Rodrigues, solteira, camponesa. 

 

RODRIGUES, Albertina do Carmo. Filha de Luísa Rodrigues, solteira, lavradora, residente no lugar de São Cosme. Neta materna de Francisco Rodrigues e de Rosa Dias Monteiro. Nasceu na Gave a 4/2/1900 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: António Joaquim Dias Monteiro e sua mulher, Adelinda Gonçalves, camponeses. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 9/5/1977.

 

RODRIGUES, Albertina da Conceição. Filha de Manuel Joaquim Rodrigues, natural da Gave, Melgaço, e de Maria Luísa Peixoto, natural da freguesia de Entre-Rios, Ponte da Barca, moradores no lugar dos Coelhos. Neta paterna de António Joaquim Rodrigues e de Maria Luísa Alves; neta materna de Manuel Joaquim Peixoto e de Maria Joaquina Gomes. Nasceu na Gave a 11/5/1904 e foi batizada na igreja paroquial desta freguesia a 14 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Manuel Alves e Josefina Esteves, solteiros, camponeses. // Faleceu a 26/9/1906.   

 

RODRIGUES, Albino de Jesus. Filho de Francisco Joaquim Rodrigues, natural da Gave, e de Rosa Esteves, natural de Cousso, lavradores, residentes no lugar de Cerdeiral. Neto paterno de Luís Manuel Rodrigues e de Luísa Maria Domingues; neto materno de João Esteves e de Maria Joana Gonçalves. Nasceu na Gave a 12/3/1901 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Francisco Rodrigues e sua mulher Angelina Duque, lavradores. // Casou em Acebal, Espanha, em 1924.    

 

RODRIGUES, Amadeu. Filho de Manuel Joaquim Rodrigues, natural da Gave, Melgaço, e de Maria Luísa Peixoto, natural da freguesia de Entre-Rios, Ponte da Barca, moradores no lugar dos Coelhos. Neto paterno de António Joaquim Rodrigues e de Maria José Alves; neto materno de Manuel Joaquim Peixoto e de Maria Joaquina Gomes. Nasceu na Gave a 27/8/1899 e foi batizado na igreja paroquial a 29 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Pires e Maria Duque, lavradores. // Casou a 21/2/1923 com Joaquina Rosa Gonçalves Lobo, no posto do Registo Civil de Britelo, Ponte da Barca. // Divórcio decretado por sentença de 23/1/1935. // Faleceu na freguesia de Salvador, Arcos de Valdevez, a 30/1/1982. 

 

RODRIGUES, Amélia. Filha de Salvador Rodrigues e de Izaudina Esteves Caldas. Nasceu na Gave a --/--/1938. // (Notícias de Melgaço n.º 419).

 

RODRIGUES, António. Filho de Manuel António Rodrigues e de Ana Maria Fernandes, moradores nos Coelhos, Gave. Nasceu em -----------, a --/--/1835. // Tinha 32 anos de idade, era solteiro, lavrador, residia com os pais, quando casou na igreja da Gave, a 7/10/1867, com Rosa, de 27 anos de idade, solteira, lavradora, gaviense, residente em Listedo, filha de José Duque e de Constância Alves. Testemunhas: FAV, viúvo, escrivão, e António José Alves, casado, dos Coelhos. 

 

RODRIGUES, António. Filho de Ana Rodrigues, solteira, lavradora, residente nos Coelhos, Gave. Neto materno de Manuel António Rodrigues e de Ana Maria Fernandes. Nasceu a 23/2/1864 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: António Rodrigues e Maria Joaquina Rodrigues, solteiros. 

 

RODRIGUES, António. Filho de Manuel José Rodrigues e de Maria Joaquina Esteves, moradores no lugar do Listedo. Neto paterno de José Manuel Rodrigues e de Catarina Alves; neto materno de Florinda Rosa Esteves, solteira. Nasceu na Gave a 27/2/1876 e foi batizado na igreja católica local a 29 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó paterna e Manuel Luís Carvalho, casado, mestre ferreiro, do lugar da Lage, Gave. // Tinha 24 anos de idade, era solteiro, lavrador, quando casou na igreja da sua freguesia natal a 11/11/1900 com a sua conterrânea Maria Fernandes, de 31 anos de idade, viúva de António Joaquim Fernandes, costureira. Testemunhas presentes: António Joaquim Dias Monteiro, casado, lavrador, residente no lugar de São Cosme, e José Duque, solteiro, camponês, morador no lugar da Costa. // A sua esposa finou-se a 12 de Abril de 1929. // Casou em segundas núpcias, na CRCM, a 28/2/19-- com Palmira Alves. // Faleceu no lugar da Costa, Gave, a 30/6/1939 (confirmar). 

 

RODRIGUES, António. Filho de Manuel Rodrigues e de Maria Emília Alves, lavradores, residentes no lugar do Val. Neto paterno de José Joaquim Rodrigues e de Maria José Esteves, camponeses, moradores no dito lugar; neto materno de José Joaquim Alves e de Maria Joaquina Domingues, rurais, moradores no lugar dos Chãos. Nasceu na Gave a 26/8/1893 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Casimiro Alves, solteiro, lavrador, residente no lugar dos Chãos, e Maria Domingues, solteira, camponesa, moradora no lugar de Ferrão.

 

RODRIGUES, António. Filho de Francisco Joaquim Rodrigues, natural da Gave, e de Rosa Esteves, natural de Cousso, lavradores, residentes no lugar do Cerdeiral. Neto paterno de Luís Manuel Rodrigues e de Luísa Maria Domingues; neto materno de João Esteves e de Maria Joana Gonçalves. Nasceu no lugar de Cerdeiral, Gave, a 8/7/1902 e foi batizado na igreja paroquial a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Rodrigues e sua mulher Angelina Duque, lavradores. // Casou na CRCM a 18/3/1925 com Eduarda Cândida Gonçalves Dias Monteiro, de São Cosme, Gave. // Por sentença de 20 de Julho de 1938 foi decretado o divórcio definitivo entre ambos, requerido por ele ao abrigo do n.º 1 do artigo 4.º do decreto de 3/11/1910 (ver Notícias de Melgaço n.º 418, de 23/10/1938).

 

RODRIGUES, António Joaquim. Filho de Manuel António Rodrigues e de Ana Maria Gonçalves, dos Coelhos. // Casou na igreja da Gave a 17/9/1855 com Maria José, filha de Maria Luísa Alves, do lugar do Val. Testemunhas do ato religioso: João Manuel Domingues e António Domingues.

 

RODRIGUES, António Joaquim. Filho de Caetano José Rodrigues e de Maria Teresa Lourenço, da Igreja, Tangil. Nasceu em Tangil a 14/11/1840. // Era solteiro, lavrador, e morava no lugar da Igreja, quando casou, na igreja da Gave, a 11/10/1865, com Maria Joaquina, nascida a 26/1/1844, solteira, lavradora, residente em São Cosme, Gave, filha de José Duque e de Mariana Duque. Testemunhas do ato religioso: Manuel José Gonçalves Fontes, casado, e Manuel Joaquim Duque, solteiro, ambos do lugar da Igreja, Gave.  

 

RODRIGUES, António Joaquim. Filho de Manuel Rodrigues e de Ana Maria Fernandes, lavradores, residentes no Lameiro. // Faleceu nos Coelhos, Gave, a 7/5/1883, com 58 anos de idade, casado com Maria Alves, e foi sepultado na igreja. // Trabalhava na agricultura e residia no lugar onde morreu. // Com geração.  

 

RODRIGUES, António Joaquim. Filho de José Joaquim Rodrigues e de Emília Joaquina Domingues, lavradores, residentes no lugar do Val. Neto paterno de José Joaquim Rodrigues e de Maria José Esteves; neto materno de Manuel Joaquim Domingues e de Rita Rodrigues, todos camponeses, moradores no dito lugar. Nasceu na Gave a 30/9/1889 e foi batizado na igreja paroquial a 1 de Outubro desse mesmo ano. Padrinhos: António Joaquim Domingues, tio materno do batizando, e sua mulher Luísa Maria Rodrigues, tia paterna do dito batizando. // Casou na CRCM a 22/7/1923 (confirmar) com Clementina Duque, de 19 anos de idade, filha de Manuel Duque e de Ana Júlia Maurício, brasileira. // A sua esposa faleceu na freguesia da Gave, Melgaço, a 29/1/1940. // Ele morreu também na freguesia da Gave a 18/7/1960. // Pai de Delízia Rodrigues.    

 

RODRIGUES, António Joaquim. // Em 1917 era professor da escola do ensino primário da Gave (ver Jornal de Melgaço n.º 1170, de 11/8/1917, página 3). // Nesse ano oficiou à Câmara Municipal de Melgaço participando-lhe que fora transferido para a escola de Afife, Viana do Castelo, pelo que a partir de 1 de Agosto deixava de ser professor na Gave (Jornal de Melgaço n.º 1172, de 25/8/1917).  

 

RODRIGUES, António José (Padre). // Em 1864 era pároco encomendado da freguesia da Gave; em 1868 continuava nesta freguesia.

 

RODRIGUES, António José. Filho de Francisco Rodrigues, natural da Gave, e de Teresa Esteves, natural de Riba de Mouro. Neto paterno de António José Rodrigues e de Maria Alves; neto materno de João Manuel Esteves e de Ana Clara, de Riba de Mouro. Nasceu a 28/7/1858 e foi batizado ainda nesse mês e ano. Padrinhos: padre António Martins de Castro (por procuração) e Rosa Teresa Domingues, do lugar da Igreja, Gave. // Casou na igreja paroquial a 22/2/1875 com Ludovina Gonçalves, nascida em Parada do Monte a 20/9/1853, solteira, moradora na Gave, filha de Manuel José Gonçalves (Fontes), natural de Fiães, e de Maria Engrácia Gonçalves de Castro.      

 

RODRIGUES, Armindo. Filho de Sílvio Rodrigues e de Sara Domingues. Nasceu na freguesia da Gave a --/--/1932 (Notícias de Melgaço n.º 171, de 30/10/1932). // Morreu no lugar do Cerdeiral, freguesia da Gave, a --/--/1933, com apenas dez meses de idade (Notícias de Melgaço n.º 205, de 20/8/1933).

 

RODRIGUES, Armindo. Filho de Adriano Rodrigues e de Maria Enes. Nasceu na freguesia da Gave a --/--/1937 (Notícias de Melgaço n.º 380). // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1608, de 11/9/1966: «No passado dia 16 do mês findo, pelas 16,30 horas, quando tomava banho num poço do rio Mau, perto da ponte da Cela, pereceu afogado o menos de 18 anos Armindo Rodrigues, desta freguesia. O infeliz Armindo, que sofria de alienação mental, foi retirado da água e conduzido para a casa de seus pais, que banhados em lágrimas veem partir para o além um filho querido e estimado…»

 

RODRIGUES, Arnaldo. // Casou na igreja paroquial a 19/6/1949 com Maria de Carvalho (Notícias de Melgaço n.º 903, de 26/6/1949).

 

RODRIGUES, Asdrúbal Carolino. Filho de António Joaquim Rodrigues (Braga), professor oficial na escola da Gave, e de Amélia de Castro Sotomaior Gondia, professora oficial em Riba de Mouro. Nasceu a --/--/19--. // A 14/7/1913 fez exame do 1.º grau, obtendo a classificação de «ótimo» (ver Correio de Melgaço n.º 58, de 20/7/1913, e Correio de Melgaço n.º 161, de 15/8/1915).

 

RODRIGUES, Belmiro Manuel. Filho de Abílio Rodrigues e de Rosa Domingues. Nasceu na Gave a --/--/1934 (NM 221, de 23/1/1934).

 

RODRIGUES, Boaventura. Filho de Manuel Vitorino Rodrigues e de Maria Rosa Duque, lavradores, residentes no lugar de Barreiros. Neto paterno de Manuel Luís Rodrigues e de Luísa Domingues; neto materno de Joaquim Duque e de Joaquina de Araújo. Nasceu na Gave a 22/3/1903 e foi batizado no dia seguinte na igreja paroquial. Padrinhos: José Manuel de Araújo e Delfina Duque, viúva, lavradeira. // Casou na CRCM a 15/4/1937 com Ambozina (!) Domingues. // Por sentença de 28/6/1951 foi decretado o divórcio entre ambos devido a adultério. // Faleceu na Gave a --/2/1979 (ou 1989).  

 

RODRIGUES, Bonança dos Prazeres. // Nasceu por volta de 1928. // Faleceu no lugar do Lameiro a --/--/1930, com apenas dois anos de idade (NM 85, de 9/11/1930).

 

RODRIGUES, Branca Luísa. Filha de Francisco Rodrigues e de Rosa Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de São Cosme. Neta paterna de José Rodrigues e de Catarina Alves, camponeses, residentes no lugar de Listedo; neta materna de Maria Quitéria Gonçalves, solteira, camponesa, moradora no lugar de São Cosme. Nasceu na Gave a 13/4/1884 e foi batizada na igreja paroquial a 19 desse mês e ano. Padrinhos: João Dias Monteiro, capitão do batalhão n.º 7, e sua mulher, Cândida de Jesus Dias Monteiro, representados pelos seus procuradores Manuel Joaquim Gonçalves e Maria Luísa Rodrigues, camponeses, moradores no lugar de São Cosme.   

 

RODRIGUES, Cândida de Jesus. Filha de Francisco Rodrigues e de Rosa Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de São Cosme. Neta paterna de José Rodrigues e de Catarina Alves, camponeses, moradores no lugar de Listedo; neta materna de Maria Quitéria Gonçalves, solteira, camponesa, moradora no lugar de São Cosme. Nasceu na Gave a 13/4/1884 e foi batizada na igreja paroquial a 19 desse mês e ano. Padrinhos: João Dias Monteiro, capitão do batalhão n.º 7, representado por seu procurador Manuel Joaquim Gonçalves, e Cândida de Jesus Dias Monteiro, esposa do padrinho, representada por sua procuradora Maria Luísa Rodrigues.  

 

RODRIGUES, Carlos. Filho de José Rodrigues e de Luísa Rosa Rodrigues, lavradores, residentes na Lage. Neto paterno de José Rodrigues e de Maria Rosa Alves; neto materno de António José Rodrigues e de Maria Alves. // Tinha 38 anos de idade, era solteiro, quando casou na igreja da sua terra, Gave, a 13/8/1860, com Balbina das Dores Domingues, de 33 anos de idade, solteira, batizada na igreja de São Pedro de Riba de Mouro, moradora no lugar da Costa, dessa freguesia de Monção, filha de (?), neta paterna de Inês Afonso, e neta materna de Teresa Afonso. Testemunhas do ato religioso: Constantino Igrejas, criado de servir, solteiro, e José Manuel Marques, solteiro, negociante.

 

RODRIGUES, Casimiro. Filho de Manuel Vitorino Rodrigues e de Maria Rosa Duque, lavradores, residentes no lugar dos Barreiros. Neto paterno de Manuel Luís Rodrigues e de Luísa Domingues; neto materno de Joaquim Duque e de Joaquina de Araújo. Nasceu na Gave a 26/3/1896 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: José Manuel de Araújo e Delfina Duque, camponeses. // Casou na CRCM a 14/5/1930 com Jesuína Dias (ver Notícias de Melgaço n.º 65, de 15/6/1930). // Enviuvou a 1/6/1942. // Faleceu na Gave a 6/5/1986.    

 

RODRIGUES, Catarina. Filha de Manuel José Rodrigues e de Maria Joaquina Esteves, moradores no lugar de Listedo, Gave. Neta paterna de José Manuel Rodrigues, natural da Gave, e de Catarina Alves, natural da freguesia de Provesende, concelho de Sabrosa, Trás-os-Montes; neta materna de Florinda Rosa Esteves, solteira, do lugar do Lameiro. Nasceu na Gave a 21/7/1873 e foi batizada na igreja católica local dois dias depois. Padrinhos: a avó paterna da neófita e Francisco Alves, casado. 

 

RODRIGUES, Clementina. Filha de António Joaquim Rodrigues, natural da freguesia de Tangil, e de Maria Joaquina Duque, natural da Gave. Neta paterna de Caetano José Rodrigues e de Maria Teresa Lourenço; neta materna de José Duque e de Maria Ana Duque, todos lavradores. Nasceu na Gave a 12/8/1874 e foi batizada na igreja católica local pelo padre Manuel Joaquim Domingues Machado dois dias depois. Padrinhos: José Joaquim Duque e sua esposa, Maria Joaquina da Cunha, tios maternos da neófita, residentes no lugar da Portela, Riba de Mouro. // Faleceu no lugar de São Cosme, Gave, a 12/11/1937, com 63 anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 377).

 

RODRIGUES, Conceição. Filha de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Rosa Alves, lavradores, residentes no lugar dos Cófaros. Neta paterna de Manuel José Rodrigues e de Luísa Pereira, camponeses, moradores no dito lugar; neto materno de João Manuel Alves e de Maria José Gregório, camponeses, do mesmo lugar. Nasceu na Gave a 15/7/1884 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Joaquim Alves, tio materno da neófita, e Maria José Rodrigues, tia paterna da mesma, solteiros, lavradores, residentes no dito lugar dos Cófaros, freguesia da Gave. // Faleceu na sua freguesia natal a 24/12/1944. 

 

RODRIGUES, Delízia. Filha de António Joaquim Rodrigues e de Clementina Duque. Nasceu na Gave por volta de 1929. // Casou com o seu conterrâneo Amadeu Domingues, nascido na Gave por volta de 1922. // Mãe de Justino Domingues, nascido na Gave a 9/11/1952.   

 

RODRIGUES, Duartina. Filha de Albertina do Carmo Rodrigues. Nasceu na freguesia da Gave a --/--/1938 (Notícias de Melgaço n.º 427, de 1/1/1939). // Em 1997 já estava viúva e residia no lugar de Pronteiro (A Voz de Melgaço n.º 1069). // Faleceu no lugar no lugar do Prouteiro – ou Pronteiro – a --/--/2023, com oitenta e quatro (84) anos de idade (A Voz de Melgaço de 1 de Novembro de 2023).

 

RODRIGUES, Eduardo. Filho de --------- Rodrigues e de --------------. Nasceu a --/--/1---. // Casou a --/--/1933 com Silvana Afonso (Notícias de Melgaço n.º 186, de 12/3/1933). 

 

RODRIGUES, Ermezinda. Filha de Rosa Rodrigues. Nasceu na freguesia da Gave, Melgaço, a --/--/1929 (Notícias de Melgaço n.º 13, de 19/5/1929). // Nota: deve tratar-se da mesma senhora que casou com o seu conterrâneo, Ernesto Domingues (Pinta). // Em 1997 residiam no lugar de Ferrão, Gave (A Voz de Melgaço n.º 1065).  

 

RODRIGUES, Ermezindo de Jesus. // Nasceu por volta de 1930. // Morreu no lugar de São Cosme a --/--/1931 (Notícias de Melgaço n.º 107, de 3/5/1931).    

 

RODRIGUES, Felicidade. Filha de José Joaquim Rodrigues e de Emília Domingues, lavradores, residentes no lugar do Val. Neta paterna de José Joaquim Rodrigues e de Maria José Esteves; neta materna de Manuel Joaquim Domingues e de Rita Maria Rodrigues. Nasceu na Gave a 13/5/1900 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: António Joaquim Domingues, casado, e Felicidade Domingues, solteira, camponesa. // Faleceu na sua freguesia natal a 11/10/1973.   

 

RODRIGUES, Felisbino. Filho de Francisco Joaquim Rodrigues e de Rosa Esteves, lavradores, residentes no lugar do Cerdeiral. Neto paterno de Luís Manuel Rodrigues e de Luísa Maria Domingues; neta materna de João Esteves e de Maria Joana Gonçalves. Nasceu na Gave a 31/8/1899 e nesse mesmo dia foi batizado pelo presbítero Francisco Esteves, capelão no lugar de Lijó, Riba de Mouro. // Faleceu a 10/10/1900.

 

RODRIGUES, Francisco (Barrenhas). Filho de Francisco Rodrigues e de Rosa Fernandes. Nasceu na Gave por volta de 1806. // Faleceu a 23/10/1891, no lugar e freguesia de Cousso, onde morava, apenas com a extrema-unção, devido a estar sem fala havia mais de um ano, com 85 anos de idade, viúvo de Maria Luísa Domingues, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja paroquial de Cousso.

 

RODRIGUES, Francisco. Filho de António José Rodrigues e de Maria Alves, lavradores. Nasceu por volta de 1818. // Faleceu no Lameiro, Gave (onde nascera e morava), a 1/5/1875, com 57 anos de idade, casado com Maria Teresa Esteves, e foi sepultado na igreja. // Com geração. 

 

RODRIGUES, Francisco. Filho de José Rodrigues e de Catarina Alves Teixeira, do lugar de Listedo. Nasceu na freguesia de São João Batista de Provesende por volta de 1832. // Lavrador. // Morava no lugar de Listedo, Gave, quando casou na igreja da Gave a 30/9/1968 com a sua parente no 4.º grau de consanguinidade, Rosa Gonçalves, de 28 anos de idade, solteira, camponesa, gaviense, moradora no lugar de São Cosme, filha de Maria Quitéria Gonçalves, do dito lugar de São Cosme. Testemunhas presentes: Manuel Luís de Carvalho, casado, mestre ferreiro, do lugar da Lage, e Manuel Carlos Rodrigues, viúvo, mestre-carpinteiro, do lugar da Igreja.    

 

RODRIGUES, Francisco. Filho de Luís Manuel Rodrigues e de Luísa Maria Domingues, camponeses, moradores no lugar do Cerdeiral. Neto paterno de José Rodrigues e de Maria Rosa Dias, de São Cosme; neto materno de Manuel José Domingues e de Maria Isabel Domingues. Nasceu na freguesia da Gave a 23/4/1856 e foi batizado na igreja paroquial no dia seguinte. Padrinhos: Manuel António Rodrigues e Ana Teresa Rodrigues. // Tinha 39 anos de idade quando casou na igreja da sua freguesia a 24/2/1895 com Angelina Duque, de 23 anos de idade, filha de José Maria Duque e de Maria Joaquina Esteves, lavradores, residentes no lugar de Lijó, freguesia de Riba de Mouro, concelho de Monção. Testemunhas presentes: Francisco Joaquim Rodrigues, solteiro, lavrador, residente no lugar do Cerdeiral, e Manuel Joaquim Alves, casado, camponês, morador no lugar da Lage, ambos naturais da freguesia da Gave.     

 

RODRIGUES, Francisco Joaquim. Filho de Luís Manuel Rodrigues e de Luísa Maria Domingues. Nasceu na freguesia da Gave por volta de 1847. // Tinha 51 anos de idade, era solteiro, quando casou na igreja de Cousso a 20 de Janeiro e 1898 com Rosa Esteves, de 22 anos de idade, solteira, natural da freguesia de Cousso, onde morava, filha de João Esteves e de Maria Joana Gonçalves, coussenses. Testemunhas presentes: Justino António Esteves, lavrador, residente no lugar de Virtelo, Cousso, e Manuel Vitorino Rodrigues, lavrador, residente no lugar de Barreiros, freguesia da Gave.

 

RODRIGUES, Francisco José. Filho de ----------- Rodrigues e de ----------------------------. Nasceu por volta de 1856. // Faleceu na Gave a --/--/1914, com 58 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 115, de 8/9/1914).

 

RODRIGUES, Francisco Manuel. Filho de João Rodrigues e de Maria Domingues, de Eiriz. // Casou na igreja da Gave a 30/6/1856 com Clara, filha de Manuel Alves e de Ana Maria Alves, de Alijó, Riba de Mouro. Testemunhas do ato religioso: Manuel Marques e João Manuel Domingues.

 

RODRIGUES, Francisco Máximo (Padre). Filho de -------------- Rodrigues e de -------------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Em 1898 era encomendado e em 1913 era pároco da freguesia da Gave. // A 19/7/1913, pelas vinte e duas horas, manifestou-se um incêndio num prédio de sua propriedade, sito na Rua Dr. Afonso Costa, Vila de Melgaço; quem deu pelo fogo foi um inquilino do prédio, António Manuel da Costa, que com a ajuda de outros populares o extinguiram, não havendo perdas significativas a lamentar (Correio de Melgaço n.º 59).

 

RODRIGUES, Germana. Filha de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Rosa Alves, lavradores, residentes no lugar dos Cófaros. Neta paterna de Manuel José Rodrigues e de Luísa Pereira; neta materna de João Manuel Álvares e de Maria José Gregório. Nasceu na Gave a 15/7/1873 e no dia seguinte foi batizada na igreja católica local. Padrinhos: Manuel Joaquim Alves, solteiro, tio materno do batizando, e Maria José Rodrigues, solteira, tia paterna do mesmo. // Faleceu no lugar dos Cófaros, Gave, a 24/7/1940.  

 

RODRIGUES, Gomezinda das Dores. Filha de Manuel Rodrigues e de Delmira Domingues. Nasceu na Gave a --/--/1934 (NM 225, de 11/3/1934). 

 

RODRIGUES, Hortênsia. Filha de José Joaquim Rodrigues e de Emília Domingues, lavradores, residentes no lugar do Val. Neta paterna de José Joaquim Rodrigues e de Maria José Esteves; neta materna de Manuel Joaquim Domingues e de Rita Maria Rodrigues. Nasceu na Gave a 16/12/1902 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Joaquim Domingues, casado, e Felicidade Domingues, solteira, ambos camponeses. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 13/1/1980.

 

RODRIGUES, Ilda da Purificação. Filha de Manuel Rodrigues e de Dalmira Domingues. Nasceu na Gave a --/--/1931 (Notícias de Melgaço n.º 115, de 28/6/1931).   

 

RODRIGUES, Isaura. Filha de Luísa Rodrigues, solteira, jornaleira, moradora no lugar de São Cosme. Neta materna de Francisco Rodrigues e de Rosa Gonçalves. Nasceu na Gave a 25/5/1909 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: António Rodrigues, solteiro, lavrador, e Cândida de Jesus Rodrigues, solteira, jornaleira. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 30/1/1999. 

 

RODRIGUES, Jerónimo. Filho de Francisco Joaquim Rodrigues, natural da Gave, e de Rosa Esteves, natural de Cousso, lavradores, residentes no lugar de Cerdeiral. Neto paterno de Luís Manuel Rodrigues e de Luísa Maria Domingues; neto materno de João Esteves e de Maria Joana Gonçalves. Nasceu na Gave a 6/5/1904 e foi batizado na igreja paroquial a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Jerónimo Domingues e Luísa Esteves, solteiros, camponeses. // Casou na CRCM a 29/9/1938 com a sua conterrânea Maria de Carvalho, de 27 anos de idade, filha de Agostinho de Carvalho e de Clementina Gregório. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 10/4/1971.  

 

RODRIGUES, Jerónimo. Filho de José Rodrigues e de Rosa Pires. Nasceu na Gave a --/--/1929 (Notícias de Melgaço n.º 42, de 15/12/1929).  

 

RODRIGUES, João Agostinho. Filho de Manuel Rodrigues e de Maria Isabel Rodrigues, lavradores, residentes no lugar da Sobreira, Gave. Neto paterno de António Joaquim Rodrigues e de Maria Lourenço, da Barroca; neto materno de Manuel Luís Rodrigues e de Maria Luísa Alves, da Sobreira. Nasceu a 28/8/1866 e foi batizado a 31 desse mês e ano. Padrinho: João Luís de Araújo, casado, lavrador, residente no Lameiro. // Faleceu no sobredito lugar da Sobreira a --/--/1938, com 71 anos de idade. // (Notícias de Melgaço n.º 397).  

 

RODRIGUES, João Manuel. Filho de Manuel António Rodrigues e de Maria Rosa Domingues. // Lavrador. // Faleceu no Val, Gave, a 9/11/1881, com 65 anos de idade, viúvo de Maria Joaquina Domingues, e foi sepultado na igreja. // Fizera testamento. // Não deixou filhos.

 

RODRIGUES, João Manuel. Filho de Manuel José Rodrigues e de Luísa Pereira. Nasceu na freguesia da Gave a 8/8/1833. // Era solteiro, lavrador, e morava nos Cófaros, quando casou na igreja da sua terra, a 24/6/1867, com [Maria] Luísa, nascida na mesma freguesia a 24/5/1836, solteira, lavradora, residente no lugar do Lameiro, filha de Manuel Joaquim Duque e de Margarida Luísa Duque. Testemunhas: Manuel Carlos Rodrigues, viúvo, de ao pé da igreja, e Manuel José Rodrigues, solteiro, natural do lugar da Costa, São Paio. // A sua esposa faleceu no lugar do Val, Gave, a 12/7/1877, com 41 anos de idade. // Nota: este casamento é muito estranho, pois a noiva já estava casada desde 1863 com Manuel Joaquim Lourenço, do lugar de Fontes, Paderne! Além disso ela já tinha dois filhos: um nascido em 1864 e outro em 1865. // Esperemos que surja no futuro alguma informação acerca dele – o seu óbito, por exemplo, a fim de se esclarecer este imbróglio.   

 

RODRIGUES, João Manuel. Filho de Carolina Rosa Rodrigues, solteira, camponesa, residente no lugar da Igreja. Neto materno de Manuel José Rodrigues e de Luísa Esteves, do dito lugar. Nasceu na Gave a 20/7/1868 e foi batizado na igreja católica local nesse mesmo dia, mês e ano. Padrinhos: João António Esteves, solteiro, do lugar da Lage, e Joaquina Rodrigues, solteira, do lugar da Igreja, camponeses. // Tinha 26 anos de idade, era solteiro, camponês, morava no lugar do Lameiro, quando casou na igreja paroquial a 11/10/1893 com Ana Domingues, de 26 anos de idade, solteira, filha de Francisco Manuel Domingues e de Maria José Afonso, camponeses, moradores no lugar da Igreja.     

 

RODRIGUES, João Tomé. Filho de Manuel Joaquim Rodrigues e de Albina Rosa Domingues, lavradores, residentes em São Cosme. Neto paterno de Rosa Maria Rodrigues, solteira, camponesa, moradora no dito lugar; neto materno de Manuel Joaquim Domingues e de Rita Rodrigues, camponeses, moradores no lugar do Val. Nasceu na Gave a 9/8/1888 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel José Domingues, casado, lavrador, residente no lugar do Cerdeiral, e Luísa Domingues, solteira, tia materna do batizando, camponesa, moradora no lugar do Val. // Faleceu no dito lugar de São Cosme, Gave, a 26/3/1889, e foi sepultado na igreja!  

 

RODRIGUES, Joaquim. // Morreu no lugar do Cerdeiral a --/--/1932, com oitenta e oito anos de idade (NM 149, de 8/5/1932 e NM 153, de 12/6/1932).

 

RODRIGUES, Joaquim. Filho de Francisco Manuel Rodrigues e de Rosa Alves, de Baldosa. // Lavrador. // Faleceu no lugar da Barroca, onde morava, a 21/3/1868, com sessenta e seis anos de idade, no estado de viúvo de Maria Lourenço, e foi sepultado na igreja. // Deixou dois filhos.

 

RODRIGUES, Joaquim. Filho de ------------ Rodrigues e de --------------------------------. Nasceu por volta de 1914. // Casou com -------------------------. // Morreu «após quinze dias de doloroso sofrimento» a 13/10/1949, com apenas trinta e cinco anos de idade, e foi sepultado no dia seguinte. // Deixou viúva e cinco filhos (NM 915, de 30/10/1949).

 

RODRIGUES, José. Filho de José Rodrigues e de Maria Rosa Alves, moradores que foram na Lage. // Lavrador. // Faleceu no lugar da Igreja, Gave, a 6/2/1881, com 76 anos de idade, casado com Luísa Rosa Rodrigues. // O casal morava na Lage. // Foi sepultado na igreja. // Com geração.

 

RODRIGUES, José. Filho de pais incógnitos. Nasceu na Gave por volta de 1820. // Trabalhador rural. // Faleceu a 5/9/1904, em casa de seu genro, sita no lugar de Soutomendo de Cima, Fiães, com todos os sacramentos da igreja católica, com 84 anos de idade, no estado de viúvo de Angélica Rosa Marques, natural de Fiães, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no cemitério da freguesia de Fiães. 

 

RODRIGUES, José. Filho de Francisco Rodrigues e de Rosa Gonçalves, moradores no lugar de São Cosme. Neto paterno de José Rodrigues e de Catarina Alves, do lugar de Listedo; neto materno de Maria Quitéria Gonçalves, solteira, do dito lugar de São Cosme. Nasceu na Gave a 20/11/1873 e no dia seguinte foi batizado na igreja católica local. Padrinhos: José Joaquim Lourenço e sua filha Maria Luísa Lourenço, solteira, do lugar de São Cosme, todos lavradores. 

 

RODRIGUES, José. Filho de Manuel Rodrigues e de Maria Emília Alves, lavradores, residentes no lugar dos Chãos. Neto paterno de José Joaquim Rodrigues e de Maria José Esteves, camponeses, moradores no lugar do Val; neto materno de José Joaquim Alves e de Maria Joaquina Domingues, rurais, moradores no lugar dos Chãos. Nasceu na Gave a 2/8/1891 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Casimiro Alves, tio materno do batizando, solteiro, lavrador, residente no lugar dos Chãos, e Maria Domingues, prima da criança, solteira, camponesa, moradora no lugar de Ferrão.   

 

RODRIGUES, José. Filho de --------- Rodrigues e de --------------------------------. Nasceu na Gave por volta de 1895. // Em 1990, a 4 de Setembro, pelas duas horas da manhã, deflagrou-se em sua casa um violento fogo, deixando em pé apenas as paredes. José Rodrigues era então viúvo, e já tinha a bonita idade de noventa e cinco (95) anos. Os bombeiros voluntários de Melgaço acorreram ao local do incêndio, logo que lhes foi possível, mas nada puderam fazer. Era tarde de mais. // Não houve quaisquer vítimas. 

 

RODRIGUES, José. Filho de Francisco Joaquim Rodrigues e de Rosa Esteves, lavradores, residentes no lugar do Cerdeiral. Neto paterno de Luís Manuel Rodrigues e de Luísa Maria Domingues; neto materno de João Esteves e de Maria Joana Gonçalves. Nasceu na Gave a 30/4/1898 e foi batizado na igreja paroquial a 1 de Maio desse mesmo ano. Padrinhos: José Esteves, solteiro, e Maria Joana Gonçalves, casada, avó materna do batizando, ambos do lugar de Virtelo, Cousso. // Casou na CRCM a 23/4/1926 com a sua conterrânea Rosa Pires, de 30 anos de idade, filha de António Joaquim Pires e de Maria da Rocha. // A sua esposa faleceu na Gave a 8/2/1977. // Ele morreu em Paços a 2/10/1996, em casa de uma filha, com 98 anos de idade, viúvo, e foi sepultado no cemitério paroquial da sua freguesia natal. // (VM 1060).  

 

RODRIGUES, José Joaquim. Filho de José Joaquim Rodrigues e de Maria José Esteves, lavradores, residentes no lugar do Val. Neto paterno de José Rodrigues e de Maria Rosa Dias; neto materno de Manuel Luís Esteves e de Maria Rosa Domingues. Nasceu a 8/9/1863 e foi batizado a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Domingues, solteiro, lavrador, e Rita Rodrigues, casada. // Tinha 24 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava no dito lugar, quando casou na igreja paroquial a 27/6/1887 com a sua parente, Emília Joaquina Domingues, de 22 anos de idade, solteira, camponesa, moradora no dito lugar do Val, filha de Manuel Joaquim Domingues e de Rita Rodrigues, rurais. // Faleceu na Gave a 18/3/1951.

 

RODRIGUES, José Joaquim. Filho de Vitorino Manuel Rodrigues e de Maria Rosa Duque, lavradores, residentes no lugar de Barreiros. Neto paterno de Manuel Luís Rodrigues e de Luísa Domingues, camponeses, moradores no lugar de Cerdeiral; neto materno de Manuel Joaquim Duque e de Joaquina Araújo, rurais, residentes no lugar de Barreiros. Nasceu na Gave a 25/8/1892 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: José Manuel de Araújo, casado, lavrador, residente no lugar do Lameiro, e Piedade Duque, solteira, camponesa, moradora no lugar da Costa. // O Ministério da Guerra avisou que tinha que se apresentar em Infantaria 3, Viana do Castelo, entre 12 e 15 de Maio de 1913 (Correio de Melgaço n.º 45, de 13/4/1913).

 

RODRIGUES, José Manuel. Filho de Francisco Rodrigues e de Rosa Maria Alves, de Baldosa. Nasceu nesse lugar da Gave a --/--/18--. // Faleceu em Listedo a 5/2/1875, com cerca de 74 anos de idade, casado com Catarina Alves, e foi sepultado na igreja. // A sua viúva morreu a 24/4/1881. // Nesse ano de 1881 procedeu-se a um inventário orfanológico, cujos citados foram Francisco Rodrigues, casado com Rosa Dias, e Manuel José Rodrigues, casado com Maria Joaquina Esteves (ver Diário do Governo n.º 220, de 30/9/1881). Inventariante: Maria Margarida Rodrigues, filha dos finados.   

 

RODRIGUES, José Manuel. Filho de Manuel Rodrigues e de Maria Rodrigues, lavradores, residentes no lugar da Sobreira. Neto paterno de António Joaquim Rodrigues e de Maria Joana Lourenço; neto materno de Manuel Rodrigues e de Maria Luísa Alves. Nasceu na Gave a 8/8/1863 e foi batizado a 25 desse mês e ano. Padrinhos: José Manuel Rodrigues, solteiro, lavrador, e Carolina Rodrigues. // Tinha 30 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava no dito lugar da Sobreira, quando casou na igreja paroquial a 10/4/1893 com a sua conterrânea Luísa Domingues, de 26 anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar do Val, filha de Manuel Joaquim Domingues e de Maria Rita Rodrigues, rurais. // Faleceu na freguesia da Gave a 5/9/1941. 

 

RODRIGUES, José Maria (Zé Serrano). Filho de Abílio Rodrigues e de Rosa Domingues. Neto paterno de Manuel Vitorino Rodrigues e de Maria Rosa Duque; neto materno de João Manuel Rodrigues e de Rosa Domingues. Nasceu na Gave a 10/8/1930 (Notícias de Melgaço n.º 77, de 14/9/1930). // Em Maio de 1942, já com a 4.ª classe da instrução primária, decide preparar o exame de admissão ao Seminário de Braga, para o qual foi apoiado pelo padre Carlos Vaz, pároco de Rouças. Em 1944 ingressa no Seminário da Senhora da Conceição, onde estudou até 1948, 4.º ano; por razões pessoais ou familiares, desistiu. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 880, de 28/11/1948: «Honra-nos hoje com a sua preciosa e substancial colaboração o nosso estimado amigo e assinante da Gave, senhor José Maria Rodrigues, pelo que lhe endereçamos os nossos penhorados agradecimentos, ao mesmo tempo que pomos as colunas do nosso modesto semanário à sua inteira disposição.» // Foi ficando por Melgaço, mas entre 8/9/1951 e finais de Agosto de 1952 cumpriu o serviço militar obrigatório, com a patente de furriel miliciano de infantaria, em Tavira; dali passou para a escola prática de infantaria, em Mafra, especializando-se em rádiotelegrafia. Concluído esse curso, colocaram-no no batalhão de caçadores n.º 9. Depois da tropa regressa à sua terra natal, onde se mantém até 1957. No dia 27 de Fevereiro desse ano emigra para França. Nesse país trabalhou na construção civil até Setembro de 1984. Em esse dito ano, fixa residência na sua freguesia de nascimento. // A partir do número 880, de 28/11/1948, foi colaborador do semanário “Notícias de Melgaço”; colaborou também, durante muitos anos, no jornal “A Voz de Melgaço”. // Após o regresso de França foi presidente da Junta de Freguesia da Gave pelo Partido Socialista. // Poeta popular. Reuniu alguns poemas, de índole popular, e editou um livro, com patrocínio da Câmara Municipal de Melgaço. // Morreu a --/--/2---, século XXI.

 

RODRIGUES, Justino. Filho de José Joaquim Rodrigues e de Emília Domingues, lavradores, residentes no lugar do Val. Neto paterno de José Joaquim Rodrigues e de Maria José Esteves, camponeses, moradores no dito lugar; neto materno de Manuel Joaquim Domingues e de Rita Rodrigues, rurais, moradores no lugar do Ferrão. Nasceu na Gave a 23/2/1892 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: António Joaquim Domingues, tio materno do batizando, e Luísa Domingues, lavradores.   

 

RODRIGUES, Justino. Filho de Manuel Vitorino Rodrigues e de Maria Rosa Duque, lavradores, residentes no lugar de Barreiros. Neto paterno de Manuel Luís Rodrigues e de Luísa Domingues; neto materno de Joaquim Duque e de Joaquina de Araújo. Nasceu na Gave a 21/7/1905 e foi batizado na igreja paroquial a 23 desse mês e ano. Padrinhos: José Rodrigues e Maria Rodrigues, solteiros. // Faleceu a 12/11/1905.

 

RODRIGUES, Justino. Filho de Francisco Joaquim Rodrigues, natural da Gave, e de Rosa Esteves, natural da freguesia de Cousso, lavradores, residentes no lugar de Cerdeiral. Neto paterno de Luís Manuel Rodrigues e de Luísa Maria Domingues; neto materno de João Esteves e de Maria Joana Gonçalves. Nasceu na Gave a 16/12/1908 e foi batizado na igreja paroquial a 23 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: José Rodrigues e Angelina Esteves, solteiros, camponeses.

 

RODRIGUES, Justino. Filho de ---------- Rodrigues e de ------------ Carvalho. Nasceu no lugar de Ferrão, Gave, a --/--/19--. // A 16/11/1990, ainda jovem, deu uma queda grave quando trabalhava em uma obra; foi examinado no hospital de Viana do Castelo, regressando depois a casa. 

 

RODRIGUES, Libânia. Filha de Manuel Rodrigues e de Maria Clementina Rodrigues, lavradores, residentes no lugar do Val. Neta paterna de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Rosa Alves; neta materna de João Manuel Rodrigues e de Luísa Duque. Nasceu na Gave a 13/1/1911 e foi batizada na igreja paroquial a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Inácio Fernandes, casado, e Conceição Rodrigues, solteira, lavradores. // Casou na CRCM a 10/2/1936 com Manuel Joaquim Fernandes. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 18/12/1972. 

 

RODRIGUES, Lina. Filha de António Joaquim Rodrigues e de Maria Joaquina Duque, lavradores, residentes no lugar de São Cosme. Neta paterna de Caetano José Rodrigues e de Maria Teresa Lourenço, do lugar da Igreja, freguesia de Tangil; neta materna de José Duque e de Maria Ana Duque, do lugar de São Cosme. Nasceu na Gave a 5/7/1868 e foi batizada na igreja católica local nesse mesmo dia, mês e ano. Padrinhos: João Manuel Duque e Luísa Rodrigues, casados, camponeses, do lugar de São Cosme.

 

RODRIGUES, Lucinda. Filha de José Joaquim Rodrigues e de Emília Domingues, lavradores, residentes no lugar do Val. Neta paterna de José Joaquim Rodrigues e de Maria José Esteves; neta materna de Manuel Joaquim Domingues e de Rita Maria Rodrigues. Nasceu na Gave a 12/9/1897 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Joaquim Manuel de Araújo, casado, proprietário, e Ludovina Domingues, solteira, camponesa. // Casou na CRCM a 6/4/1938 com Rodrigo de Jesus Gonçalves, natural de Paderne. // Faleceu na dita freguesia de Paderne a 9/3/1974.    

 

RODRIGUES, Ludovina. Filha de António Rodrigues e de Rosa Duque, residentes no lugar dos Coelhos. Neta paterna de Manuel António Rodrigues e de Ana Maria Fernandes; neta materna de José Duque e de Constância Alves. Nasceu na Gave a 3 de Janeiro de 1874 e foi batizada na igreja católica local nesse mesmo dia, mês e ano. Padrinhos: Bernardino Esteves, solteiro, e Joaquina Rodrigues, solteira, ambos do lugar de Lijó, Riba de Mouro. // Faleceu no lugar dos Coelhos, Gave, a --/--/1912, com 38 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 28, de 15/12/1912).

 

RODRIGUES, Ludovina Rosa. Filha de Joaquina Rosa Rodrigues, do lugar da Igreja, Gave. Neto materno de Manuel José Rodrigues e de Luísa Esteves, do dito lugar. Nasceu a 10/7/1865 e foi batizada no dia seguinte por frei José de Pureza (?), de Lijó, Riba de Mouro. Padrinhos: Manuel José Esteves, do Lameiro, casado, lavrador, e Carolina Rodrigues, solteira, lavradora, da Gave.  

 

RODRIGUES, Luís. Filho de Vitorino Manuel Rodrigues e de Maria Rosa Duque, lavradores, residentes no lugar de Barreiros. Neto paterno de Manuel Luís Rodrigues e de Luísa Domingues, camponeses, moradores no lugar do Cerdeiral; neto materno de Manuel Joaquim Duque e de Joaquina de Araújo, rurais, moradores no lugar de Barreiros. Nasceu na Gave a 22/5/1894 e foi batizado na igreja paroquial no dia 24 desse mês e ano. Padrinhos: José Manuel de Araújo, viúvo, lavrador, residente no lugar do Lameiro, e Delfina Araújo, solteira, camponesa, moradora no lugar de Barreiros. // Por ter pedido o adiamento, iria ser incluído no recenseamento militar de 1915 (Correio de Melgaço n.º 122, de 27/10/1914). // Casou na CRCM a 18/3/1937 com a sua conterrânea Felisbela Fernandes, de 25 anos de idade, filha de Manuel Fernandes e de Maria de Jesus Fernandes. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 18/5/1982.

 

RODRIGUES, Luísa. Filha de Francisco Rodrigues e de Rosa Gonçalves, residentes no lugar de São Cosme. Neta paterna de José Rodrigues e de Catarina Alves, do lugar de Listedo; neta materna de Maria Quitéria Gonçalves, solteira, do lugar de São Cosme. Nasceu na Gave a 25/12/1876 e foi batizada na igreja católica local a 28 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Fernandes e sua mulher, Ana Maria Domingues, do lugar do Cerdeiral. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 14/3/1961.

 

RODRIGUES, Luísa Maria. Filha de Rosa Rodrigues, solteira. // Lavradora. // Faleceu em São Cosme a 12/8/1884, com 41 anos de idade, casada com João Manuel Duque, e foi sepultada no cemitério da Gave. // Com geração. 

 

RODRIGUES, Luísa Maria. Filha de José Joaquim Rodrigues e de Maria José Esteves. Neta paterna de José Rodrigues e de Maria Rosa Dias; neta materna de Manuel Luís Esteves e de Maria Rosa Domingues, da Portela, Cousso. Nasceu a 3/12/1858 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Luís Manuel Rodrigues e sua mulher, Luísa Domingues. 

 

RODRIGUES, Luísa Maria. Filha de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Rosa Alves, lavradores, residentes no lugar dos Cófaros. Neta paterna de Manuel José Rodrigues e de Luísa Pereira; neta materna de João Manuel Alves e de Maria José Gregório, todos camponeses e residentes no dito lugar de Cófaros. Nasceu na Gave a 2/5/1882 e nesse mesmo dia, por a considerarem em perigo de vida, foi batizada em casa por sua tia paterna, Maria José Rodrigues; no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial da freguesia. Padrinhos: João Manuel Rodrigues, viúvo, lavrador, residente no lugar do Val, e Maria José Rodrigues, solteira, camponesa, moradora no sobredito lugar de Cófaros, ambos tios paternos da neófita. // Faleceu no dito lugar da Gave, a 13/6/1883, com apenas um ano de idade, e foi sepultada na igreja paroquial.

 

RODRIGUES, Luísa Rosa. Filha de António José Rodrigues e de Maria Alves. // Lavradeira. // Faleceu na Lage, Gave (onde morava), a 11/11/1886, com 85 anos de idade, viúva de José Rodrigues, e foi sepultada na igreja. // Com geração.  

 

RODRIGUES, Manuel. Filho de António Joaquim Rodrigues e de Maria Rodrigues. // Casou na igreja da Gave, a 1/6/1857, com Maria, filha de Manuel Luís Rodrigues e de Maria Luísa Alves, todos gavienses.

 

RODRIGUES, Manuel. Filho de Manuel (ou José) Joaquim Rodrigues e de Maria José Esteves, lavradores, residentes no lugar do Val. Neto paterno de José Rodrigues e de Maria Rosa Dias; neto materno de Manuel Luís Esteves e de Maria Rosa Domingues, de Virtelo, Cousso. Nasceu na Gave a 13/8/1855 e foi batizado na igreja paroquial nesse mesmo dia. Padrinhos: Manuel Esteves e sua mãe, Maria Rosa Domingues, de Virtelo. // Tinha 32 anos de idade, era solteiro, camponês, residia no dito lugar do Val, quando casou na igreja da sua freguesia a 12/2/1888 com a sua conterrânea Maria Emília Alves, de 32 anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar dos Chãos, filha de José Joaquim Alves e de Maria Joaquina Domingues, rurais.    

 

RODRIGUES, Manuel. Filho de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Rosa Alves, residentes no lugar dos Cófaros. Neto paterno de Manuel José Rodrigues e de Luísa Pereira; neto materno de João Manuel Alves e de Maria José Gregório. Nasceu na Gave a 10/5/1876 e no dia seguinte foi batizado na igreja católica local. Padrinhos: Ana Rodrigues, solteira, e João Rodrigues, casado, tios paternos do batizando. // Tinha 19 anos de idade, era solteiro, lavrador, quando casou na igreja paroquial a 20/4/1896 com a sua conterrânea e parente no 2.º grau de consanguinidade, Maria Clementina Rodrigues, de 27 anos de idade, solteira, camponesa, filha de João Manuel Rodrigues e de Luísa Duque, gavienses. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 4/2/1947.

 

RODRIGUES, Manuel. Filho de Francisco Joaquim Rodrigues, natural da Gave, e de Rosa Esteves, natural de Cousso, lavradores, residentes no lugar do Cerdeiral. Neto paterno de Luís Manuel Rodrigues e de Luísa Maria Domingues; Neto materno de João Esteves e de Maria Joana Gonçalves. Nasceu na Gave a 16/5/1906 e foi batizado na igreja paroquial a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Jerónimo Domingues e Ermelinda Esteves, solteiros, camponeses. // Casou na CRCM a 3/4/1930 com Delmira Domingues. // Ambos os cônjuges faleceram na freguesia da Gave: a esposa a 2 de Março de 1978 e ele a 30 de Abril de 1998. // Nota: é provável que seja a mesma pessoa que em 1914 era aluno da escola do sexo masculino da Gave; tinha por professor António Joaquim Rodrigues; a 4/7/1914 fez exame do 1.º grau na escola Conde de Ferreira, sita na Vila de Melgaço, obtendo a classificação de «suficiente» (Correio de Melgaço n.º 106, de 7/7/1914). 

 

RODRIGUES, Manuel. Filho do professor António Joaquim Rodrigues e da professora Amélia de Castro Sotomaior Gondim. Nasceu na freguesia da Gave a 16/6/1913.

 

RODRIGUES, Manuel. Filho de --------- Rodrigues e de ---------- Dias. Nasceu por volta de 1933. // Morreu no lugar de Barreiros, freguesia da Gave, a --/--/2020, 87 anos de idade (ver A Voz de Melgaço de 1/9/2020).  

 

RODRIGUES, Manuel. Filho de Boaventura Rodrigues e de Ambrosina Domingues. Nasceu no lugar da Igreja, freguesia da Gave, a --/--/1937 (Notícias de Melgaço n.º 364). // Faleceu com apenas oito dias de vida.

 

RODRIGUES, Manuel. Filho de Luís Rodrigues e de Felisbela Fernandes. Nasceu na Gave a –/--/1938 (Notícias de Melgaço n.º 385).

 

RODRIGUES, Manuel. Filho de ---------- Rodrigues e de ----------------------------. Nasceu em -----------------, a --/--/19--. // Faleceu no lugar de Baldosa, Gave, a --/--/1994 (A Voz de Melgaço n.º 1014). 

 

RODRIGUES, Manuel António. Filho de José Rodrigues e de Maria Rosa Esteves, lavradores, da Lage. // Faleceu na Baldosa, Gave (onde residia), a 8/1/1871, com 60 anos de idade, lavrador, casado com Luísa Fernandes, e foi sepultado na igreja. 

 

 RODRIGUES, Manuel António. Filho de Francisco Rodrigues e de Maria Luísa Gonçalves, lavradores, de Virtelo, Cousso. // Faleceu em São Cosme, Gave (onde morava), a 28/4/1889, com 64 anos de idade, casado com Ana Teresa Rodrigues, e foi sepultado na igreja da Gave. // Trabalhava na agricultura. // Com geração. 

 

RODRIGUES, Manuel António (Padre). // Nasceu por volta de 1877 (*) // Em 1891 (!) era pároco encomendado da freguesia da Gave; em 1895 já era pároco efetivo. // BRAGA, Manuel António Rodrigues (Padre). // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 81, de 12/10/1930: // «Gave, 6/10/1930. A morte ceifeira, incansável de vidas, estendeu as suas negras asas sobre esta freguesia, vitimando, depois de um longo e penoso martírio, suportado com resignação cristã, o seu saudoso pastor, reverendo Manuel A. R. Braga, verdadeira alma de escol. A freguesia, que o prezava muito, chora-o inconsolável e cobrem-na os negros crepes da orfandade. Deixando expandir o meu coração alanceado de dor, em terno sentimento de saudade, apresento à família sentidas condolências e peço aos leitores orações pela alma cândida que Deus levou.» // Lê-se também no Notícias de Melgaço n.º 77, de 14/9/1930: «Padre Manuel Braga. Pároco da Gave. Mais um que, após terrível sofrimento, rola à campa, fulminado pela morte. A bárbara, na sua lida habitual, já nem repara na necessidade dos entes que vitima. “Detém-te, ó monstro. Vê o que fizeste”, ordenaríamos imperiosos se ela nos atendesse. Mas não. A dor brutal que nos tortura não conseguiu apagar em nós o facho lampejante da crença. E nós sabemos por um conhecimento absoluto omnímodo que são misteriosos os desígnios de Deus a nosso respeito. Deixemos que a sua alma pura e grácil, bata as asas rumo ao infinito e aí junto de Deus goze eternamente da ventura de uma existência quanto humanamente se pode dizer… imaculada.» // João Rodrigues. // As lamentações continuam. Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 83, de 26/10/1930: «Gave, 24/10/1930. Triste povo, pobres filhos da Gave! Opressos pela dor pungente de haverem perdido um pai tão solícito, tão bondoso, um pastor tão desvelado, veem-se ainda cobertos pela capa negra da soledade. Só tarde, muito tarde – infeliz pensamento – é que poderão depor-se os tétricos crepes da viuvez e passar a segundas-núpcias. Mas quando será isso? Respondemos profundamente magoados: – Não sabemos! Não sabemos! O clero desaparece consideravelmente, as vagas multiplicam-se e as sombras funestas envolvem na espessa escuridão as freguesias, precipitando-as num horrendo e asqueroso caos. É mais do que certo: onde faltar o padre falta a luz que deve alumiar as consciências, falta tudo! Nesta triste situação em que nos encontramos não haverá uma mão amiga que aplique algum remédio balsâmico aos nossos males? Sem dúvida! Encontramo-la na meritíssima Pessoa de Sua Ex.ª Reverendíssima bondoso pai, que olha de coração alanceado a nossa orfandade e nos entrega aos cuidados e desvelos de um bom pastor, para nos guiar, juntamente com o seu já numeroso rebanho, na senda da verdade e do bem. Anda-se tratando da organização da Comissão Fabriqueira, cuja realização está confiada ao ativo cuidado do reverendo Augusto César de Lima Monteiro, pároco de Parada do Monte, e encarregado “constitucionalmente” desta. A Sua Reverência, suplicamos encarecidamente, atentas as necessidades, que diligencie a sua completa execução. Penhorados agradecemos tão gentil amabilidade (…) O remédio é contentar-nos com o que Deus nos dá.» // Correspondente. // Morreu na Gave, no lugar da Igreja, a --/--/1930, com cinquenta e três anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 84, de 2/11/1930). /// (*) NOTA 1: se ele se finou com 53 anos de idade, teria nascido em 1877; se ele nasceu em 1877 não poderia ser pároco encomendado em 1891, com apenas catorze anos de idade! Logo, o mais certo é ter nascido na década de sessenta do século XIX, ou seja, por volta de 1867. // NOTA 2: penso que Braga deve ser uma espécie de alcunha (por ter nascido, ou habitado na capital do Minho quando estudava no Seminário?).         

   

RODRIGUES, Manuel Bento. Filho de José Rodrigues e de Maria Rosa Alves, da Lage. Nasceu a --/--/18--. // Lavrador. // Casou na igreja da Gave, a 15/1/1855, com Luísa Rosa, filha de João Domingues e de Ana Maria Gonçalves, do Lameiro. Testemunha do ato religioso: Constantino Enes (?). // Faleceu na Lage, no estado de casado, a 29/12/1874, com mais de 66 anos de idade, e foi sepultado na igreja. // Com geração.   

 

RODRIGUES, Manuel Carlos. // Casou em primeiras núpcias com Balbina Domingues. // A sua mulher faleceu na freguesia de Riba do Mouro, Monção. // Era lavrador, morava no lugar da Igreja, Gave, quando se matrimoniou pela segunda vez, na igreja paroquial da Gave, Melgaço, a 14/5/1883, com Marcelina Fernandes, nascida a 8 e batizada a 9/5/1845, solteira, camponesa, moradora no lugar de Pomares, freguesia de Paderne, filha de Jerónimo Fernandes e de Florinda Rosa Afonso, rurais, moradores no dito lugar de Pomares. Testemunhas presentes: Francisco Manuel Domingues, casado, e Félix Domingues, solteiro, ambos camponeses, moradores no lugar da Igreja.

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Rodrigues e de Isabel Rodrigues, lavradores, residentes que foram em São Cosme. N.p. de Francisco Rodrigues e de Feliciana Dias, do dito lugar; n.m. de António Rodrigues e de Maria Gregório, da Sobreira, todos da Gave. Foi batizado nesta freguesia. // Tinha 64 anos de idade, e estava viúvo, quando casou na igreja de Cousso, a 8/7/1861, com a sua parente em 2.º grau de afinidade, Maria Joana, de 56 anos de idade, viúva, batizada em Penso, filha de João Luís Alves e de Mariana Gomes, neta paterna de Quitéria Rodrigues Alves, de Valadares, e neta materna de Francisco Gomes e de Quitéria Rodrigues, de Penso. Testemunhas: o reverendo subdiácono Manuel Afonso Tojeira e José Luís Domingues, viúvo, lavrador, moradores no lugar de Cousso.     

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de Maria Rodrigues, solteira, camponesa, moradora no lugar de São Cosme. Nasceu na Gave a 6 e foi batizado na igreja paroquial 10/9/1835. // Era solteiro, lavrador, residia no lugar de São Cosme, quando casou catolicamente a 19/5/1884 com a sua parente Albina Rosa Domingues, de 30 anos de idade, batizada a 16 de Abril de 1854, solteira, camponesa, moradora no lugar do Val, filha de Manuel Joaquim Domingues e de Rita Rodrigues, rurais. Testemunhas presentes: Manuel Rodrigues, solteiro, lavrador, residente no lugar do Val, e Manuel José Domingues, casado, lavrador, residente no lugar do Cerdeiral.     

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel José Rodrigues e de Luísa Pereira, do lugar de Cófaros. Nasceu na Gave por volta de 1836. // Tinha 34 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava no dito lugar, quando casou na igreja paroquial a 15/8/1870 com a sua conterrânea Maria Rosa Álvares, de 28 anos de idade, solteira, camponesa, filha de João Manuel Álvares e de Maria José Gregório, do dito lugar de Cófaros. Testemunhas presentes: Manuel José Gonçalves Fontes, casado, negociante, do lugar da Lage, e Manuel Luís de Carvalho, casado, mestre ferreiro, do lugar da Lage.

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de António Joaquim Rodrigues e de Maria José Alves, moradores no lugar do Val. Neto paterno de Manuel António Rodrigues e de Ana Maria Fernandes; neto materno de Maria Alves, solteira. Nasceu a 4/7/1856 e foi batizado ainda nesse mês e ano. Padrinhos: João Alves, solteiro, e Maria Rosa Rodrigues, solteira, todos gavienses. // Nota: deve ser o mesmo senhor que em 1914 pediu licença à Câmara Municipal para cobrir com uma latada o caminho público de Cófaros, na extensão de vinte a vinte e cinco metros; foi-lhe concedida a licença, visto ter havido informação favorável da Junta de Paróquia da Gave; morava no lugar do Val, freguesia da Gave (Correio de Melgaço n.º 93, de 29/3/1914).

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de José Joaquim Rodrigues e de Emília Joaquina Domingues, lavradores, residentes no lugar do Val. Neto paterno de José Joaquim Rodrigues e de Maria José Esteves, camponeses; neto materno de Manuel Joaquim Domingues e de Rita Rodrigues, rurais, todos moradores no dito lugar. Nasceu na Gave a 8/7/1887 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Rodrigues, tio paterno do batizando, e Luísa Domingues, tia materna do mesmo, ambos solteiros, lavradores, residentes no dito lugar do Val.

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de Manuel António Rodrigues e de Maria Rosa Domingues, do Val. Nasceu por volta de 1803. // Lavrador. // Faleceu nos Cófaros (onde morava), a 28/7/1882, com 79 anos de idade, viúvo de Luísa Pereira, e foi sepultado na igreja. // Com geração.

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de Maria Rodrigues, de Ferrão, Gave. Nasceu a --/--/18--. // Casou na igreja da Gave, a 24/6/1857, com Maria Balbina, filha de Teresa Rosa de Brito, de Padornelo, Paredes de Coura. 

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de Maria Rodrigues, solteira, do Ferrão. Nasceu por volta de 1831. // Faleceu no lugar de Rouças, Gavieira, Arcos de Valdevez, a 6/5/1871 (às seis horas da tarde), sem receber quaisquer sacramentos, com 40 anos de idade, casado com Balbina Rosa de Brito, do lugar do Ferrão, Gave, lavrador, e foi sepultado na igreja da Gave, tendo o seu corpo sido conduzido desde aquele lugar da Gavieira até esta freguesia do concelho de Melgaço.  

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de José Manuel Rodrigues e de Catarina Álvares, do lugar de Listedo. Nasceu na Gave por volta de 1839. // Tinha 31 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava no dito lugar, quando casou na igreja da sua freguesia natal a 30/3/1870 com a sua conterrânea Maria Joaquina Esteves, de 23 anos de idade, solteira, camponesa, filha de Florinda Rosa Esteves, solteira, do lugar de Lameiro, onde residia. Testemunhas presentes: o padre Manuel Joaquim Domingues Machado, do lugar de São Cosme, e Manuel Esteves Codeço, camponês, do lugar do Val, Gave. // Tinha 68 anos de idade, estava viúvo de Maria Joaquina Esteves, quando voltou a casar, na igreja paroquial, a 23/9/1908, com a sua conterrânea Maria José Fernandes, de 60 anos de idade, solteira, filha de Maria Joaquina Fernandes. // Faleceu no lugar de Listedo, Gave, a --/--/1913, com 73 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 32, de 12/1/1913).

 

RODRIGUES, Marcelina. Filha de Luís Manuel Rodrigues e de Maria Luísa Domingues, do Cerdeiral. Neta paterna de José Rodrigues e de Maria Rosa Dias, do lugar de São Cosme; neta materna de Manuel José Domingues e de Maria Isabel Domingues. Nasceu a 28/3/1859 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: José Joaquim Rodrigues e Maria Rosa Rodrigues.

 

RODRIGUES, Maria. Filha de Manuel Rodrigues e de Isabel Domingues, lavradores, do Val, Gave. Nasceu por volta de 1802. // Faleceu no dito lugar, onde residia, a 26/1/1872, com 70 anos de idade, lavradeira, viúva de António José Domingues, e foi sepultada na igreja. // Fizera testamento. // Deixou três filhos e uma filha.  

 

RODRIGUES, Maria. Filha de José Luís Rodrigues e de Maria Rosa Alves, gavienses. Nasceu na freguesia da Gave por volta de 1810. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Soutomendo de Baixo, freguesia de Fiães, onde residia, a 10/5/1887, sem sacramentos, com 77 anos de idade, viúva de António Domingues, sem testamento, e foi sepultada na igreja do antigo mosteiro de Fiães. // Deixou uma filha e netos.

 

RODRIGUES, Maria. Filha de ----------- Rodrigues e de ----------------------------------. Nasceu em ------------, a --/--/184-. // Faleceu no lugar de São Cosme, Gave, a --/--/1937, com noventa e dois anos de idade. // (Notícias de Melgaço n.º 376).

 

RODRIGUES, Maria. Filha de José Rodrigues e de Maria Luísa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar da Sobreira. Neta paterna de Manuel Rodrigues e de Maria Rodrigues; neta materna de Joaquim Domingues e de Rita Rodrigues. Nasceu na Gave a 8 de Setembro de 1895 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: João Agostinho Rodrigues e Rosa Domingues, lavradores. // Casou na CRCM a 6/3/1917 com Agostinho Pinto. // Enviuvou a 4/12/1971 (confirmar). // Faleceu na Gave a 28/5/1975.

 

RODRIGUES, Maria. Filha de António Rodrigues e de Clementina Duque. Nasceu na Gave a --/--/1932 (NM 165, de 18/9/1932).

 

RODRIGUES, Maria Clementina. Filha de Manuel Rodrigues e de Maria Rodrigues, lavradores, residentes na Sobreira. Neta paterna de António Joaquim Rodrigues e de Maria Joana Lourenço; neta materna de Manuel Luís Rodrigues e de Maria Luísa Alves. Nasceu a --/6/1860 e foi batizada a 15/6/1860. Padrinhos: João Luís de Araújo e Florinda Gregório, casados, lavradores, residentes na Sobreira. // (Era a primeira filha do casal).

 

RODRIGUES, Maria Clementina. Filha de João Manuel Rodrigues e de Luísa Duque, lavradores, residentes no lugar do Val. Neta paterna de Manuel José Rodrigues e de Luísa Maria Pereira, do lugar dos Cófaros; neta materna de Manuel Joaquim Duque e de Margarida Duque, do lugar do Lameiro. Nasceu na Gave a 2/7/1868 e foi batizada na igreja católica local nesse mesmo dia, mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Rodrigues e Ana Rodrigues, solteiros, camponeses, do lugar dos Cófaros. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 8/5/1955 (confirmar). 

 

RODRIGUES, Maria da Conceição. Filha de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Rosa Alves, lavradores, residentes nos Cófaros. Neta paterna de Manuel José Rodrigues e de Luísa Pereira; neta materna de João Manuel Alves e de Maria José Gregório, camponeses, moradores no dito lugar de Cófaros. Nasceu na Gave a 2/5/1882 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial da freguesia. Padrinhos: Manuel Joaquim Alves e Maria José Alves, solteiros, agricultores, tios maternos da batizanda. // Faleceu no dito lugar da Gave, a 17/9/1883, com apenas um ano de idade, e foi enterrada no adro da igreja. 

 

RODRIGUES, Maria da Conceição. Filha de Vitorino Manuel Rodrigues e de Maria Rosa Duque, lavradores, residentes no lugar de Barreiros. Neta paterna de Manuel Luís Rodrigues e de Luísa Domingues, camponeses, moradores no lugar de Cerdeiral; neta materna de Manuel Joaquim Duque e de Joaquina de Araújo, rurais, moradores no lugar de Barreiros. Nasceu na Gave a 28/2/1891 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: José Manuel de Araújo e Ana Domingues, lavradores, residentes no lugar do Lameiro, casados. // Casou na CRCM a 18/9/1929 com Manuel Fernandes. // Enviuvou a 25/8/1946. // Faleceu na Gave a 16/8/1973.

 

RODRIGUES, Maria da Conceição. Filha de Manuel Rodrigues e de Maria Clementina Rodrigues, lavradores, residentes no lugar do Val. Neta paterna de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Rosa Alves; neta materna de João Manuel Rodrigues e de Luísa Duque. Nasceu na Gave a 30/11/1903 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Inácio Fernandes e sua esposa, Maria Rosa Rodrigues, camponeses. // Faleceu a 1 de Maio de 1912.

 

RODRIGUES, Maria da Conceição. Filha de Silvério Rodrigues e de Sara Domingues. Nasceu na Gave a --/--/1931 (Notícias de Melgaço n.º 112, de 7/6/1931).

 

RODRIGUES, Maria da Conceição. Filha de J. Rodrigues e de Rosa Pires. Nasceu na Gave a --/--/1932 (Notícias de Melgaço n.º 175, de 4/12/1932). // Faleceu no lugar da Lage, Gave, a --/--/2023, com 90 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/2/2023).

 

RODRIGUES, Maria da Conceição. // Nasceu por volta de 1941. // Faleceu no lugar do Cerdeiral, Gave, a --/--/2023, com 82 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/2/2023).

 

RODRIGUES, Maria Emília. Filha de António Rodrigues e de Rosa Duque, lavradores, residentes no lugar dos Coelhos. Neta paterna de Manuel António Rodrigues e de Ana Maria Fernandes, do lugar dos Coelhos; neta materna de José Duque e de Constância Alves, do lugar do Listedo, todos rurais. Nasceu na Gave a 30/9/1871 e foi batizada na igreja católica local a 1 de Outubro desse dito ano. Padrinhos: Bernardino Esteves e Joaquina Rodrigues, solteiros, camponeses, do lugar de Lijó. 

 

RODRIGUES, Maria Felicidade. Filha de António Joaquim Rodrigues e de Maria Joaquina Duque, lavradores, residentes em São Cosme, Gave. Neta paterna de Caetano José Rodrigues e de Maria Teresa Lourenço, do lugar da Igreja, Tangil; neta materna de José Duque e de Mariana Duque, de São Cosme. Nasceu a 29/7/1866 e foi batizada nesse mesmo dia. Padrinhos: padre Manuel Joaquim Domingues Machado e Maria Rosa Domingues, solteira, lavradora, residente em São Cosme. // Tinha 23 anos de idade, era solteira, camponesa, morava no lugar da Eira Velha, quando casou na igreja paroquial a 2/7/1890 com o seu conterrâneo José Alves, de 29 anos de idade, solteiro, camponês, morador no lugar de Ferrão, filho de Joaquim Alves e de Maria Ana Vaz de Sousa, rurais. // Faleceu no lugar de São Cosme a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 183, de 23/1/1916).  

 

RODRIGUES, Maria Joana. Filha de Francisco Rodrigues e de Rosa Maria Esteves. // Lavradeira. // Faleceu em Baldosa, a 28/2/1882, com 67 anos de idade, viúva de José Joaquim Esteves, e foi sepultada na igreja. // Com geração.

 

RODRIGUES, Maria Joaquina. Filha de Maria Teresa Rodrigues, viúva, lavradeira, moradora no lugar de Eiriz. Nasceu na Gave por volta de 1847. // Tinha 28 anos de idade, era solteira, camponesa, morava no dito lugar de Eiriz, quando casou na igreja de Parada do Monte a 4/12/1875 com Luís Domingues, de 42 anos de idade, viúvo, lavrador, natural de Parada do Monte, morador no lugar do Paço.   

 

RODRIGUES, Maria Joaquina. Filha de António Rodrigues e de Rosa Duque, lavradores, residentes no lugar dos Coelhos. Neta paterna de Manuel António Rodrigues e de Ana Maria Fernandes, do dito lugar; neta materna de José Duque e de Constância Alves, do lugar de Listedo, todos rurais. Nasceu na Gave a 30/8/1869 e foi batizada na igreja católica local nesse mesmo dia, mês e ano. Padrinhos: Bernardino Esteves, solteiro, e Joaquina Rodrigues, solteira, camponeses, do lugar de Lijó, freguesia de Riba de Mouro. // Casou na igreja da sua freguesia de nascimento a 15/10/1908. 

 

RODRIGUES, Maria Joaquina. Filha de Francisco Rodrigues e de Rosa Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de São Cosme. Neta paterna de José Rodrigues e de Catarina Alves, do lugar de Listedo; neto materno de Maria Quitéria Gonçalves, solteira, do lugar de São Cosme, todos rurais. Nasceu na Gave a 28/6/1870 e foi batizada na igreja católica local nesse mesmo dia. Padrinhos: José Joaquim Lourenço e Joaquina Rosa Afonso, casados, camponeses, do lugar de São Cosme. 

 

RODRIGUES, Maria José. Filha de António Rodrigues e de Francisca Fernandes. Nasceu em Podame, Monção. / Lavradeira. / Faleceu no Pombal, Gave, a 24/3/1869, com 50 anos, casada com Manuel António Afonso, e foi sepultada na igreja. Deixou um filho e uma filha.

 

RODRIGUES, Maria Laurentina. Filha de Manuel Carlos Rodrigues, do lugar da Lage, freguesia da Gave, e de Balbina das Dores Domingues (já defunta), do lugar da Costa, freguesia de Riba de Mouro, lavradores. Nasceu na dita freguesia de Monção. // Faleceu no citado lugar da Lage, Gave, a 17/11/1868, com apenas três anos de idade, e foi sepultada na igreja da Gave. 

 

RODRIGUES, Maria Luísa. Filha de Luís Rodrigues e de Maria Dias, lavradores, de São Cosme. // Faleceu no dito lugar da Gave, a 21/2/1870, com 74 anos de idade, lavradeira, viúva de Luís Manuel Afonso, e foi sepultada na igreja. // Fizera testamento e deixou duas filhas. 

 

RODRIGUES, Maria Luísa. Filha de António José Rodrigues e de Maria Alves, da Lage. // Lavradeira. // Faleceu nos Coelhos (onde morava), a 4/12/1883, com 73 anos de idade, no estado de viúva de Manuel Rosendo Gregório, e foi sepultada no cemitério paroquial da Gave. (Foi o 1.º corpo a ser ali enterrado).

 

RODRIGUES, Maria Luísa. Filha de Maria Rodrigues, solteira, do Ferrão. // Nasceu por volta de 1831. // Faleceu no lugar da Lage, Gave (onde residia), a 24/1/1873, com 42 anos de idade, lavradeira, no estado de casada com Manuel Joaquim Esteves, e foi sepultada na igreja. // Deixou dois filhos e quatro filhas. 

 

RODRIGUES, Maria Luísa. Filha de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Rosa Álvares, lavradores, residentes no lugar dos Cófaros. Neta paterna de Manuel José Rodrigues e de Luísa Pereira, do dito lugar; neta materna de João Manuel Álvares e de Maria José Gregório, também do sobredito lugar. Nasceu na Gave a 21/12/1870 e foi batizada na igreja católica local nesse mesmo dia, mês e ano. Padrinhos: João Álvares, viúvo, e Maria Luísa Rodrigues, ambos do citado lugar. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 13/10/1956.

 

RODRIGUES, Maria de Lurdes. Filha de Casimiro Rodrigues e de Jesuína Dias. Nasceu em Eiriz, Gave, a --/--/1937 (Notícias de Melgaço n.º 373). // Faleceu a --/--/1938, com apenas dez meses de idade (Notícias de Melgaço n.º 414).

 

RODRIGUES, Maria Margarida. Filha de José Manuel Rodrigues e de Catarina Alves. Nasceu na Gave a 24/4/1834. // Casou com Francisco Alves, seu conterrâneo, emigrante no Brasil. // Ela, em 1881, aquando da morte da mãe, morava na sua freguesia de nascimento, no lugar de Listedo. 

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de Francisco Rodrigues e de Maria Rosa Gonçalves. // Lavradeira. // Faleceu em Eiriz, a 24/12/1876, com 74 anos, viúva de Manuel António Alves, e foi sepultada na igreja. // Com geração.

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de Pedro Rodrigues e de Josefa Afonso, naturais de Riba de Mouro. Nasceu no lugar do Carvalho, da dita freguesia de Monção. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Eiriz, Gave, a 28/3/1879, com 74 anos de idade, viúva de Manuel Luís Esteves, e foi sepultada na igreja da Gave. // Com geração.   

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de Domingos Rodrigues e de Isabel Fernandes, do lugar da Fonte, Álvora, Arcos de Valdevez. Nascera nesse lugar e freguesia dos Arcos. // Faleceu em São Cosme, Gave, a 26/6/1871, com 60 anos de idade, solteira, lavradora, residente no lugar onde faleceu, e foi sepultada na igreja da Gave. // Deixou um filho. 

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de Manuel José Rodrigues e de Luísa Maria Pereira. // Lavradeira. // Faleceu nos Cófaros (onde morava), a 26/6/1883, com 51 anos, solteira, e foi sepultada na igreja.

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de Bento Manuel Rodrigues e de Luísa Rosa Domingues. Neta paterna de José Luís Rodrigues e de Maria Rosa Alves; neta materna de João Domingues e de Ana Maria Gonçalves. Nasceu a 20/2/1857 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: José Rodrigues e Maria Rosa Domingues.

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de João Manuel Rodrigues e de Luísa Duque, lavradores, residentes no lugar de Val. Neta paterna de Manuel José Rodrigues e de Luísa Maria Pires, do lugar de Cófaros; neta materna de Manuel Joaquim Duque e de Margarida Luísa Duque, do lugar do Lameiro, todos rurais. Nasceu na Gave a 21/5/1870 e no dia seguinte foi batizada na igreja católica local. Padrinhos: Manuel Joaquim Rodrigues, solteiro, do lugar dos Cófaros, e Maria Rosa Duque, solteira, do lugar do Lameiro, camponeses. // Faleceu na sua terra natal a 18/8/1948.   

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de João Manuel Rodrigues e de Ana Domingues, lavradores, residentes no lugar do Lameiro. Neta paterna de António Manuel Domingues e de Carolina Rodrigues, camponeses, moradores no dito lugar; neto materno de Francisco Manuel Domingues e de Maria José Afonso, rurais, moradores no lugar da Igreja. Nasceu na Gave a 5/10/1894 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Joaquim Domingues e Maria Rosa Domingues, solteiros, tios maternos da neófita.

 

RODRIGUES, Maria Teresa. Filha de Isabel Rodrigues, viúva, lavradeira, do Lameiro. // Faleceu no dito lugar da Gave, a 1/12/1872, com 50 anos de idade, casada com Francisco Carvalho, lavradora, e foi sepultada na igreja. // Deixou seis filhos e duas filhas. 

 

RODRIGUES, Maria Teresa. Filha de Francisco Rodrigues e de Maria Rosa Gonçalves. // Faleceu em Eiriz, a 15/12/1879, com 70 anos de idade, viúva de Francisco Manuel Pires, e foi sepultada na igreja. // Com geração.

 

RODRIGUES, Maria Teresa. Filha de Maria Rodrigues, solteira. // Faleceu em Ferrão, a 10/4/1874, com cinquenta anos de idade, pouco mais ou menos, no estado de solteira, lavradora, e foi sepultada na igreja. 

 

RODRIGUES, Mirandolina. Filha de João Manuel Rodrigues e de Ana Domingues, lavradores, residentes no lugar do Lameiro. Neta paterna de António Manuel Domingues e de Carolina Rodrigues; neta materna de Francisco Manuel Domingues e de Maria José Afonso. Nasceu na Gave a 24/1/1896 e foi batizada na igreja paroquial a 26 desse dito mês e ano. Padrinhos: Joaquim Domingues e Maria Rosa Domingues, lavradores. // Casou na CRCM a 17/2/1915 com o seu conterrâneo Manuel Domingues, de 26 anos de idade, filho de Luís Manuel Domingues e de Maria Clementina Rodrigues. // Faleceu na freguesia da Gave a 18/3/1966. Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1590, de 20/3/1966: «Confortada com os sacramentos da santa igreja faleceu nesta freguesia com a idade de 70 anos a senhora Mirandolina Rodrigues, casada com o senhor Manuel Domingues, mãe de Amadeu Domingues e de Maria Rosa Domingues, e cunhada de Justino Domingues, comerciante nesta localidade. A saudosa extinta, de quem os pobres choram a sua perda por das suas mãos sempre sair uma esmola generosa e abundante, era por todos muito querida e estimada, sendo a sua morte bastante sentida. A comprová-lo teve o seu funeral que se realizou no dia seguinte, com grande acompanhamento de pessoas. Ao seu viúvo, filhos, cunhado e demais família em luto enviamos as nossas mais sentidas condolências 

 

RODRIGUES, Paulino. Filho de ----------- Rodrigues e de --------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Em 1914 era aluno da escola do sexo masculino da Gave; tinha por professor António J. Rodrigues. // A 4/7/1914 fez exame do 1.º grau na escola Conde de Ferreira, sita na Vila de Melgaço, obtendo a classificação de «suficiente» (Correio de Melgaço n.º 106, de 7/7/1914).

 

RODRIGUES, Rosa. Filha de Francisco Manuel Rodrigues e de Luísa Domingues. Nasceu a --/--/18--. // Casou com Manuel António, filho de Manuel Ventura Rodrigues e de Maria José Rodrigues, naturais de Cousso. // Morou na freguesia de Cousso. // Deve ter falecido por volta de 1920, pois nesse ano foram citados pelo cartório do escrivão Soares a sua filha Madalena Rodrigues e marido, Justino Alves Gregório, ausentes em parte incerta, e o seu neto, Augusto Rodrigues, solteiro, também ausente, a fim de assistirem a todos os termos do inventário a que se procedia por sua morte (Jornal de Melgaço n.º 1312, de 21/11/1920).

 

RODRIGUES, Rosa. Filha de Manuel Bento Rodrigues e de Luísa Rosa Domingues. Neta paterna de José Luís Rodrigues e de Maria Rosa Alves; neta materna de João Domingues e de Maria Gonçalves. Nasceu a 15/10/1859 e foi batizada na igreja da Gave pelo padre Elias de Jesus Marques.

 

RODRIGUES, Rosa. Filha de Manuel José Rodrigues e de Maria Joaquina Esteves, residentes no lugar do Listedo. Neta paterna de José Manuel Rodrigues, natural da Gave, e de Catarina Alves, natural da Vila de Provesende, Trás-os-Montes; neta materna de Florinda Rosa Esteves, solteira, moradora no lugar do Lameiro. Nasceu na Gave a 30/5/1878 e foi batizada na igreja católica local a 1 de Junho desse mesmo ano. Padrinhos: Bento Afonso e sua mulher, Rosa Rodrigues, tios da neófita, afim e consanguíneos pela parte paterna, moradores no lugar do Pereiral, freguesia de Parada do Monte, rurais.

 

RODRIGUES, Rosa. Filha de Manuel Rodrigues e de Maria Emília Alves, lavradores, residentes no lugar dos Chãos. Neta paterna de José Joaquim Rodrigues e de Maria José Esteves, camponeses, moradores no lugar do Val; neta materna de José Joaquim Alves e de Maria Joaquina Domingues. Nasceu na Gave a 2/12/1888 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: a sua avó paterna e Casimiro Alves, solteiro, lavrador, tio materno da neófita, residente no lugar dos Chãos. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 11/9/1971.    

 

RODRIGUES, Rosa. Filha de José Joaquim Rodrigues e de Emília Domingues, lavradores, residentes no lugar do Val. Neta paterna de José Joaquim Rodrigues e de Maria José Esteves, camponeses, moradores no dito lugar; neto materno de Manuel Joaquim Domingues e de Rita Maria Rodrigues, rurais, do mesmo lugar. Nasceu na Gave a 6/10/1894 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Joaquim Domingues, casado, lavrador, residente no lugar de Ferrão, e Albina Rosa Domingues, viúva, camponesa, moradora no lugar de São Cosme. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 22/3/1948.

 

RODRIGUES, Rosa. Filha de João Manuel Rodrigues e de Ana Domingues, lavradores, residentes no lugar do Lameiro. Neta paterna de António Manuel Domingues e de Carolina Rodrigues; neta materna de Francisco Manuel Domingues e de Maria José Afonso. Nasceu na Gave a 19/7/1898 e foi batizada na igreja paroquial a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Domingues e Maria Rosa Domingues, camponeses. // Casou na CRCM a 18/7/1923 com o seu conterrâneo Abílio Rodrigues, de 22 anos de idade, filho de Manuel António Rodrigues e de Maria Rosa Duque. // Faleceu na Gave a 19/10/1944.   

 

RODRIGUES, Rosa Lina. Filha de António Joaquim Rodrigues e de Maria Joaquina Duque, lavradores, residentes no lugar de São Cosme. Neta paterna de Caetano José Rodrigues e de Maria Teresa Lourenço, do lugar da Igreja, freguesia de Tangil; neta materna de José Duque e de Maria Ana Duque, do lugar de São Cosme, Gave, todos rurais. Nasceu na Gave a 12/10/1871 e no dia seguinte foi batizada na igreja católica local. Padrinhos: José Joaquim Lourenço, casado, e Rosa Lourenço, solteira, do lugar de São Cosme, camponeses, gavienses.

 

RODRIGUES, Rosa Maria. Filha de Manuel Joaquim Rodrigues e de Rita Rodrigues. Neta paterna de António José Domingues e de Maria Rodrigues; neta materna de José Rodrigues e de Maria Rosa Dias, do Val. Nasceu a 19/3/1857 e foi batizada nesse mesmo dia. Padrinhos: Manuel António Rodrigues e sua mulher, Ana Teresa Rodrigues, todos gavienses. 

 

RODRIGUES, Salvador. Filho de ---------- Rodrigues e de -------------------------. Nasceu a --/--/1---. // Casou a --/--/1933 com Izaldina (ou Isolina) Esteves Caldas (Notícias de Melgaço n.º 181, de 29/1/1933, e NM 184, de 26/2/1933).

 

RODRIGUES, Salvador. Filho de Isaura Rodrigues. Nasceu na freguesia da Gave a --/--/1933 (NM 193, de 7/5/1933).

 

RODRIGUES, Secundino Manuel. Filho de Manuel José Rodrigues e de Maria Joaquina Esteves, lavradores, residentes no lugar de Listedo. Neto paterno de José Manuel Rodrigues e de Catarina Álvares, do dito lugar; neto materno de Florinda Rosa Esteves, solteira, do lugar de Lameiro, todos rurais. Nasceu na Gave a 10/4/1871 e no dia seguinte foi batizado na igreja católica local. Padrinhos: Francisco Álvares, casado, e Catarina Álvares, casada, camponeses, do lugar de Listedo. // // Tinha 37 anos de idade, era solteiro, emigrante no Brasil, quando casou na igreja paroquial da Gave a 15/10/1908 com a sua conterrânea Maria Joaquina Rodrigues, de 39 anos de idade, solteira, filha de António Rodrigues e de Rosa Duque, gavienses. // Faleceu no lugar de Listedo, freguesia da Gave, a 23 de Março de 1940.   

 

RODRIGUES, Silvério. Filho de José Joaquim Rodrigues e de Emília Domingues, lavradores, residentes no lugar do Val. Neto paterno de José Joaquim Rodrigues e de Maria José Esteves; neto materno de Manuel Joaquim Domingues e de Rita Maria Rodrigues. Nasceu na Gave a 20 de Março de 1906 e foi batizado na igreja paroquial a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Rodrigues e Felicidade Domingues, solteiros, camponeses. // Casou na CRCM a 12/4/1930 (NM 58, de 27/4/1930) com a sua conterrânea Sara Domingues, de apenas quinze anos de idade, filha de Adriano Domingues e de Felicidade Domingues. // Ambos os cônjuges faleceram na freguesia da Gave: a esposa a 15/11/1952 (ou 1962) e ele a 13/5/1979.  

 

RODRIGUES, Virgínia. Filha de Manuel José Rodrigues e de Maria Joaquina Esteves, lavradores, residentes no lugar de Listedo. Neta paterna de José Manuel Rodrigues e de Catarina Alves, do dito lugar; neta materna de Florinda Rosa Esteves, solteira, moradora no lugar do Lameiro. Nasceu na Gave a 10/3/1881 e foi batizada na igreja católica local nesse mesmo dia, mês e ano. Padrinhos: Manuel Luís Carvalho, ferreiro, e sua mulher, Margarida Fernandes.      

 

RODRIGUES, Vitorino Manuel. Filho de Manuel Luís Rodrigues e de Luísa Domingues, lavradores, residentes no lugar do Cerdeiral. Nasceu na Gave por volta de 1850. // Tinha 40 anos de idade, era solteiro, camponês, residia no citado lugar, quando casou na igreja paroquial a 16/4/1890 com a sua conterrânea Maria Rosa Duque, de 26 anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar de Barreiros, filha de Manuel Joaquim Duque e de Joaquina de Araújo, rurais. // Com geração.

 

*

 

ROSA LINA. Filha de Felicidade Maria (*), da Sobreira, Gave. Nasceu a 21/8/1872 e foi batizada na igreja da Gave no dia seguinte. Padrinhos: Aires Esteves e Maria Rosa Gregório, solteiros, do lugar de Sobreira, Gave. // A mãe, por ser solteira e pobre, requereu à Câmara Municipal de Melgaço a aceitação da criança no hospício, o que aconteceu a 23/10/1872, ficando registada no livro dos expostos sob o n.º 287. // Os vereadores, tendo nesse ano como presidente interino Manuel Joaquim de Sousa e Castro Morais Sarmento, decidiram deixar a criança com a progenitora, pagando-lhe um subsídio de cerca de 800 réis por mês, exigindo-lhe apenas que se inscrevesse como ama-de-leite. // A 31/5/1878 deu-se por findo o tempo da mãe receber pelo cofre municipal, tendo em conta o facto de ela enveredar por um caminho irregular, entregando-se ao deboche, além de já ter outro filho (**). Neste ano de 1878 era presidente da Câmara Municipal de Melgaço, interinamente, José de Sá Sotomaior. /// (*) Deve tratar-se de Felicidade Maria Esteves, solteira, residente no lugar da Sobreira. /// (**) Ver Laura Esteves.

 

 

SÁ, Luísa. Filha de Francisco de Sá e de Emília Rosa de Brito, naturais do lugar do Cardoso, freguesia de Feitosa, concelho de Ponte de Lima, moradores nos Moinhos da Ponte do Plauteiro (?), do Monteiro (?), freguesia da Gave, Melgaço. Neta paterna de Inácio de Sá e de Maria Luísa de Sá; neta materna de Mariana de Brito, solteira, do lugar do Loureiro, freguesia da Correlhã, concelho de Ponte de Lima. Nasceu na Gave a 18/8/1869 e foi batizada na igreja católica local a 21 desse mês e ano. Padrinhos: padre Manuel Joaquim Domingues Machado, do lugar de São Cosme, Gave, e Luísa Rodrigues, casada, do lugar de Aldeia, freguesia de Cousso. 

 

SILVA

 

SILVA, António. Filho de José da Silva e de Emília Teixeira, lavradores, naturais da freguesia de Gestaçô, concelho de Baião. Neto paterno de Francisco José da Silva e de Margarida Joaquina Alves; neto materno de António Teira e de Ana Pinto, todos do lugar de Fura Casas, Gestaçô, Baião. Nasceu na Gave, Melgaço, a 25/11/1871, e foi batizado na igreja católica local nesse dito dia, mês e ano. Padrinhos: António Rodrigues, solteiro, e Maria Teresa da Silva, casada, camponeses, do lugar do Lameiro, Gave.  

 

SOUSA

 

SOUSA, Álvaro. Filho de Manuel Joaquim de Sousa e de Maria Esteves. Nasceu na Gave a --/--/1932 (NM 145, de 17/4/1932).

 

SOUSA, Augusto. Filho de José de Sousa e de Maria Lima (confirmar). Nasceu na Gave a --/--/19--. // Casou com Albertina da Cunha, sua conterrânea. // Em 1997 o casal residia em Sandia, Vila Praia de Âncora. // (A Voz de Melgaço n.º 1076).

 

SOUSA, Benezinda. Filha de Manuel Joaquim de Sousa e de Maria Esteves. Nasceu na freguesia da Gave a --/--/1929 (Notícias de Melgaço n.º 34, de 13/10/1929).

 

SOUSA, Delfim. Filho de ------------- de Sousa e de ------------- Esteves. Nasceu por volta de 1914. // Faleceu no lugar da Sobreira, Gave, a --/--/1916, com apenas quinze meses de idade (Correio de Melgaço n.º 226, de 26/11/1916).

 

SOUSA, Fernando Paulo. Filho de ------------ de Sousa e de ------------ Pereira. Nasceu no lugar da Igreja, Gave, a --/--/19--. // Casou a 14/8/1993 com Elisabete Alves Pinto, nascida em Montunil, França. 

 

SOUSA, Francisco do Nascimento. Filho de Manuel Joaquim de Sousa e de Maria Esteves. Nasceu na Gave a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 80, de 21/12/1913). // Faleceu no lugar da Sobreira a --/--/1914, com apenas dezassete dias de idade (Correio de Melgaço n.º 82, de 11/1/1914).   

 

SOUSA, José. Filho de ---------- de Sousa e de ----------------------------------------. Nasceu na Gave por volta de 1912. // Casou com Maria Lima a --/--/1933 (Notícias de Melgaço n.º 198, de 18/6/1933). // Faleceu em casa de sua filha Rosa, com 79 anos de idade (A Voz de Melgaço n.º 943, de 15/7/1991). // Além da citada Rosa, tinha mais os seguintes filhos: Albertina, Augusto, Fernando, e Manuel (Taciano).

 

SOUSA, Justino. Filho de José de Sousa e de Maria de Lima. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1586, de 6/2/1966: «Por notícias recebidas de França sabemos ter falecido no passado dia 3 do corrente, em Grenoble, vítima de acidente no trabalho, o nosso conterrâneo senhor Justino de Sousa, filho de José de Sousa e de Maria de Lima, e irmão de Agostinho e Manuel de Lima, comerciantes nesta freguesia, que seguiram imediatamente para aquele país a fim de assistirem ao funeral de seu desditoso irmão. O infeliz Justino, que era um moço de raras virtudes e o amparo de seus pais, deixa envolvidos em lágrimas todos os seus familiares e os numerosos amigos que o conheciam…»

 

SOUSA, Manuel. Filho de José de Sousa e de Maria Lima. Nasceu na freguesia da Gave a --/--/1934 (NM 235, de 10/6/1934). 

 

SOUSA, Manuel Taciano. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1551, de 11/4/1965: «Na igreja paroquial desta freguesia realizou-se o enlace matrimonial de Manuel Taciano de Sousa, comerciante, do lugar da Sobreira, filho de José de Sousa e de Maria de Lima, com a menina Maria da Conceição Pereira, filha de Aurélio Pereira e de Leonina Alves, comerciantes, do lugar de Ferrão. Serviram de padrinhos o tio e irmã do noivo, Albano de Lima e Albertina de Sousa…»  

 

SOUSA, Maria. // Nasceu por volta de1953. // Faleceu no lugar de Sobreira, freguesia da Gave, a --/--/2022, com 69 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/6/2022).

 

SOUSA, Rosa. // Nasceu por volta de 1942. // Faleceu no lugar dos Coelhos, freguesia da Gave, a --/--/2022, com 80 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/5/2022).

 

SOUSA, Rosa da Conceição. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1454, de 2/12/1962: «Por ser portadora de hérnia estrangulada foi operada de urgência no hospital da SCMM a senhora Rosa da Conceição de Sousa, casada, do lugar da Valdosa, Gave

 

VAL

 

VAL, Francisco António. Filho de Domingos Pires Val e de Maria Rosa Alves Pinheiro, de Afife, Viana. Nasceu no lugar da Casinha, Afife (Santa Cristina). // Faleceu na Lage, Gave, a 3/9/1870, com 70 anos de idade, casado com Mariana Gonçalves, e foi sepultado na igreja da Gave. // Era secretário do juiz eleito da freguesia da Gave. 

 

VEIGA

 

VEIGA, Manuel Domingues. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1609, de 18 de Setembro de 1966: «No passado dia 8 do corrente, pelas 18 horas, deu-se um incêndio em um palheiro pertencente ao senhor M.D.V., onde lhe arderam 17 carros de feno e 44 sacos de batatas. O povo ocorreu em massa, evitando que o fogo se propagasse na casa do senhor Américo Enes 

 

VIEITES

 

VIEITES, Amélia. Filha de Francisco Vieites e de Maria da Conceição Domingues, lavradores, residentes no lugar de São Cosme. Neta paterna de Miguel Vieites e de Maria Pereira, camponeses, moradores no lugar de Cortegada, freguesia de Parada do Monte; neta materna de Francisco Domingues e de Maria Domingues Machado, rurais, moradores no lugar do Lameiro. Nasceu na Gave a 28/6/1890 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: José Domingues, solteiro, camponês, tio materno da neófita, morador no lugar de São Cosme, e Carlota Joaquina Vieira, casada, lavradeira, moradora no lugar de Paço Velho, freguesia de Messegães, Monção.  

 

VIEITES, Bernardo. // Galego. // Andava a mendigar pelas freguesias do concelho de Melgaço. // Faleceu em Baldosa, Gave, a 15/8/1871 (às seis horas da tarde), com trinta anos de idade, pouco mais ou menos, solteiro, e foi sepultado na igreja da Gave.  

 

VIEITES, José. Filho de ----------- Vieites e de -----------------------------------------. Nasceu a --/--/1---. // Casou a --/--/1934 com Olímpia Domingues (Notícias de Melgaço n.º 231, de 6/5/1934).

 

VIEITES, Manuel. Filho de José Vieites e de Olímpia Domingues. Nasceu na Gave a --/--/1938. // (Notícias de Melgaço n.º 428).

 

XAVIER

 

XAVIER, Ildefonso (Padre). // Nasceu em Timor a 17/5/1952. // Ordenou-se sacerdote na arquidiocese de Braga em 1978, passando a trabalhar na paróquia de Maximinos, Braga. // Desde 5/8/1979 que é pároco da freguesia da Gave, Melgaço, acumulando posteriormente com a freguesia de Cubalhão. // Em 1992 passou a ser pároco também de Parada do Monte, substituindo o padre António Domingues, já idoso. // Licenciou-se pelo Conservatório de Braga com o Curso Geral de Composição. É músico e organista e deu aulas de educação musical na Escola Preparatória de Melgaço. // A sua mãe faleceu em Timor com 69 anos de idade, em 1995, sem nunca ter visto o filho depois de este ser presbítero! // (ver A Voz de Melgaço n.º 961 e n.º 1022).   

               FIM 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário