sexta-feira, 20 de outubro de 2023

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

Freguesia de São Paio

Por Joaquim A. Rocha 




//  continuação...

CASTRO

 

CASTRO, Ana Maria. // Morou em Carvalha Furada. // No dia 12/4/1846 partiu para a sua viagem sem regresso, apenas recebendo o sacramento da extrema-unção, devido a um ataque que lhe deu, sem testamento, e foi sepultada na igreja a 13, sem ofício de corpo presente, por ser dia impeditivo.

 

CASTRO, Ana Maria. Filha de Manuel Caetano de Castro e de Maria Gertrudes de Neiva Lourenço, lavradores, residentes no lugar de Barreiros. N.p. de Ana Domingues, da Vila de Melgaço; n.m. de António Lourenço e de Maria de Neiva, do Regueiro. Nasceu em São Paio a 19/7/1800 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Francisco José Vaz e mulher, Antónia Lourenço, do dito lugar de Regueiro (ou Requeixo?). // Faleceu no lugar de Barreiros a 9/8/1874, com todos os sacramentos, solteira, e foi sepultada na igreja de São Paio. // Fizera testamento. // Não deixou filhos.

 

CASTRO, Antónia Maria. Filha de Manuel Caetano de Castro e de Maria Gertrudes de Neiva Lourenço, moradores no lugar de Lourenços. N.p. de Ana Domingues, da Vila de Melgaço; n.m. de António Lourenço e de Maria de Neiva, do Regueiro. Nasceu em São Paio a 17/2/1803 e foi batizada pelo padre João José do Couto a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Vaz e sua mulher, Antónia Maria Lourenço, do Requeixo. (Este assento deve-se ter perdido, pois foi feito um outro, a 15/9/1833, pelo padre MJGC, por ordem do Juiz e Vigário-Geral, depois de ouvidas quatro testemunhas; alteraram-lhe, porém, a data de nascimento, para Março de 1802). // Casou com Joaquim, filho de António Domingues e de Rita Lima, de Cubalhão, de quem ficou viúva. // Lavradeira. // Faleceu no lugar do Regueiro, São Paio, a 5/2/1878, com todos os sacramentos, e foi sepultada na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou filhos.     

 

CASTRO, António. // Da Carpinteira. // Viúvo. // Faleceu a 8/3/1841, com todos os sacramentos, e foi sepultado na igreja no dia seguinte.

 

CASTRO, António Bernardino. Filho natural de Joana Teresa Maria Pereira de Castro Marinho, solteira, da Casa da Gaia, São Paio, e de António de Castro, de Melgaço. Nasceu em São Paio a 22/2/1774, e foi batizado a 1 de Março desse ano pelo padre Lourenço Durães, com licença do padre Domingos Gomes. Padrinho: Manuel Joaquim Pereira de Castro, solteiro. // Casou em Valença a 28/5/1798 com Mariana Angélica, filha de Gonçalo de Sousa Rego de Abreu Bacelar, de Guimarães, e de Caetana Eduarda de Serpe e Sousa Serrão, de Lisboa. // Com geração (VM 1297, de 1/6/2008).     

 

CASTRO, António Joaquim. Filho de João Luís de Castro e de Rosa Maria Domingues, moradores no lugar de Carvalha Furada. N.p. de Manuel Caetano de Castro e de Maria Gertrudes Lourenço, dos Barreiros; n.m. de Francisco Domingues e de Maria Luísa Domingues. Nasceu em São Paio a 23/8/1830 e foi batizado pelo padre JD dois dias depois. Padrinhos: Manuel António de Castro e Maria José de Castro, irmãos do neófito, solteiros, dos Barreiros.

 

CASTRO, António Luís. Filho de Agostinho Luís Gonçalves de Castro e de Maria Josefa Gonçalves, moradores em Pombal. N.p. de Luís Gonçalves de Castro, do dito lugar, e de Maria Domingues; n.m. de António José Gonçalves e de Maria Josefa Esteves, de Corçães, Rouças. Nasceu em São Paio a 23/5/1816 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: António Joaquim Gonçalves de Castro e Clara Rosa Pinto de Carvalho, do Cerdedo, Rouças.     

 

CASTRO, António Manuel. Filho de Delfina Rosa de Castro, solteira, jornaleira, sampaiense, moradora no lugar dos Lourenços. Neto materno de Januário de Castro e de Maria Joaquina Afonso. Nasceu em São Paio a 5/12/1903 e no dia seguinte foi batizado na igreja. Padrinhos: António Manuel Meixeiro e Joaquina Rosa de Castro, solteiros, camponeses, sampaienses. // Casou na CRCM a 27 de Março de 1926 com Maria Efigénia Lopes, natural de Chaviães. // Morreu na freguesia de Chaviães a 10/7/957. // Pai de Helena de Castro (ver em Chaviães).  

 

CASTRO, Armandina de Jesus. Filha de Delfina Rosa de Castro. Nasceu em São Paio a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 210, de 6/8/1916). 

 

CASTRO, Augusto Cândido. Filho de Delfina de Castro, solteira, jornaleira, sampaiense, moradora no lugar dos Lourenços. Neto materno de Gervásio de Castro e de Maria Afonso. Nasceu em São Paio a 16/1/1910 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: José Maria Meleiro e Ludovina Rosa Rodrigues, solteiros, serviçais. // Nota: à margem do assento «Perfilhado por Manuel José Meixeiro, solteiro, proprietário, do lugar dos Lourenços, freguesia de São Paio, desta comarca, no dia 20/7/1922.» // Morreu em São Paio a 6/10/1988.  

 

CASTRO, Caetano Manuel. Filho de José Bernardino Meleiro de Castro e de Maria Luísa Lopes, moradores na Raza. N.p. de Manuel Meleiro e de Teresa de Castro, da Igreja, Rouças; n.m. de Manuel Lopes e de Maria Esteves, da Raza. Nasceu em São Paio a 26/12/1798 e foi batizado pelo padre Manuel António Meleiro de Castro, vigário de São Martinho de Candoso, Guimarães, a 2/1/1799. Madrinha: Maria Teresa Meleiro, do lugar da Igreja, Rouças.  

 

CASTRO, Carlota Joaquina. Filha de José Luís de Castro e de Maria Teresa de Freitas, rurais, moradores no lugar do Lagendo. Neta paterna de Manuel Caetano de Castro e de Maria Gertrudes Lourenço, dos Barreiros; neta materna de António de Freitas e de Maria Lourenço. Nasceu em São Paio a 19/11/1829 e foi batizada pelo padre João Manuel Esteves, cura de Paderne, no dia seguinte. Padrinhos: o padre batizante e Ana Maria de Castro, tia paterna da criança. // Casou a 8/7/1867 com Manuel Joaquim Lourenço, natural de Paderne, viúvo de Maria Luísa Duque, da Gave. // Morreu na sua casa do lugar de Fontes, freguesia de Paderne, a 18/10/1891, com sessenta e três anos de idade, no estado de casada com Manuel Joaquim Lourenço, e foi sepultada no adro da igreja do mosteiro. // Deixou filhos.

 

CASTRO, Clara Joaquina. Filha de Bernardo José Gonçalves de Castro e de Maria Rosa Alves. N.p. de Luís António Gonçalves de Castro e de Maria Domingues; n.m. de André Alves e de Maria Esteves, todos do lugar do Paço. Nasceu em São Paio a 26/11/1812 e foi batizada a 29 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Gonçalves de Castro e sua mulher Clara Rosa de Carvalho, do Cerdedo, Rouças.

 

CASTRO, Dâmaso António. Filho de José Luís de Castro e de Maria Rosa de Freitas, camponeses, moradores no lugar do Lagendo. N.p. de Manuel Caetano de Castro e de Maria Gertrudes Lourenço, dos Barreiros; n.m. de António de Freitas e de Maria Rosa Lourenço. Nasceu em São Paio a 31/1/1832 e foi batizado pelo padre João Manuel Esteves, cura de Paderne, a 2 de Fevereiro desse ano. Padrinhos: o padre que o batizou e Ana Maria de Castro, tia do bebé, do lugar dos Barreiros. // Rural. // Casou na igreja de Rouças a 24/9/1862 com Joaquina Rosa, de 17 anos de idade, filha de António Joaquim Pires e de Maria Teresa Gomes, lavradores, naturais de Rouças, residentes no lugar do Telheiro. Testemunhas presentes: Domingos José Gonçalves, casado, e José da Costa, também casado, rurais, residentes no lugar da Igreja, daquela freguesia. // Faleceu no lugar de Sá, Paços, a 8/3/1902, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casado com a dita Joaquina Rosa, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja de Paços. // Pai de Maria de Castro; esta foi mãe solteira de José de Castro, nascido em SMP a 13/7/1911, o qual casou em 1931 com Júlia Augusta Trancoso, por sua vez pais de António “Meia Pràs Cinco”, casado com Helena Colmeiro, conhecida por “Giganta”, emigrantes em França desde os anos sessenta do século XX.       

 

CASTRO, Delfina Rosa. Filha de Januário de Castro e de Maria Joaquina Afonso, moradores no lugar de Lourenços. N.p. de José Luís Castro e de Maria Teresa de Freitas, do Lagendo; n.m. de Maria Teresa Afonso, solteira, de Lourenços, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 10/12/1881 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Francisco José Afonso, solteiro, jornaleiro (?), de Lourenços (representado por José Joaquim Domingues Casal, casado, lavrador), e a avó materna da criança. // (À data do nascimento já tinham morrido os seus avós paternos). // Mãe de Maria da Conceição de Castro.    

 

CASTRO, Domingas. // Casou com José Pereira e moraram na Raza de Cima. // Faleceu viúva, a 22/8/1815. 

 

CASTRO, Domingas. // Casou com Francisco Domingues Lameiro, de Carvalha Furada. // Faleceu a 6/8/1834 e foi sepultada na igreja no dia seguinte. // Com geração.  

 

CASTRO, Domingos António. Filho de Manuel José Castro e de Carolina Durães, moradores no lugar da Carpinteira. N.p. de António José de Castro e de Antónia Maria Alves, de Carvalha Furada; n.m. de Domingos José Durães e de Josefa Maria Lopes, da Carpinteira. Nasceu em São Paio a 30/6/1839 e foi batizado a 3 de Julho desse ano. Padrinhos: Domingos António Durães e seu irmão Francisco António Durães, tios do bebé. 

 

CASTRO, Emília Rosa. Filha de José Luís de Castro e de Maria Rosa de Freitas, moradores no lugar do Lagendo. N.p. de Manuel Caetano de Castro e de Maria Gertrudes Lourenço, de Barreiros; n.m. de António José Freitas e de Maria Rosa Lourenço, do Lagendo. Nasceu em São Paio a 18/4/1834 e foi batizada nesse mesmo dia. Padrinhos: padre João Manuel Esteves, cura de Paderne, e Ana Maria de Castro, de Barreiros, São Paio.  

 

CASTRO, Florinda. Filha de José Luís de Castro e de Maria Teresa de Freitas, moradores no lugar do Lagendo. N.p. de Manuel Caetano Castro e de Maria Gertrudes, de Barreiros; n.m. de António José de Freitas e de Maria Rosa Lourenço, do Lagendo. Nasceu em São Paio a 25/10/1842 e foi batizada na igreja a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António e Maria Teresa Domingues, do lugar do Lagendo.

 

CASTRO, Francisca da Trindade. Filha de Manuel José de Castro e de Carolina Durães, rurais, moradores no lugar da Carpinteira. Neta paterna de António José de Castro e de Antónia Maria Alves, de Carvalha Furada; neta materna de Domingos José Durães e de Josefa Maria Lopes. Nasceu em São Paio a 27/5/1831 e foi batizada pelo padre JD a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco António, solteiro, e seu pai, Domingos José Durães, avô da criança, da Carpinteira. // Camponesa. // Casou com Joaquim Vicente Soares Calheiros, natural de Prado, filho de José Maria Soares Calheiros e de Maria Benedita Durães Vaz Torres. // Faleceu no lugar da Carpinteira a 16/4/1890, com todos os sacramentos, no estado de casada, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja paroquial. // Com geração.   

 

CASTRO, Francisco (Padre). Filho de Manuel José de Castro e de Carolina Durães, proprietários, moradores na Carpinteira. Neto paterno de António José de Castro e de Antónia Maria Alves (Antónia da Ribeira); neto materno de Domingos José Durães e de Josefa Maria Lopes. Nasceu em São Paio a 9/7/1836 e foi batizado a 17 (?) desse mês e ano. Padrinhos: Francisco António Durães e Josefa Maria Lopes, tio e avó da criança. // Edificou à sua custa a capela do Hospital, a qual foi inaugurada a 16/4/1893 (nesse mesmo dia foi nomeado irmão da Misericórdia); reedificou em 1895 a casa da Carpinteira, que herdara de seu pai, e junto a ela edificou a capela da Senhora de Lurdes, a qual foi benzida a 18/2/1906. Uma parte da sua casa servia para escola de São Paio, porém, a 8/1/1908, foi lido um ofício seu na Câmara Municipal de Melgaço onde se dizia não poder continuar a fornecer casa para a escola. // Foi abade de Riba de Mouro, Monção. // Morreu no lugar da Carpinteira a 20/8/1908, com todos os sacramentos, com testamento, e foi sepultado no cemitério paroquial; estava aposentado com a pensão anual de 695$620 réis. // Deixou à sua criada, Rosa Esteves, os campos da Corga e seus adjuntos: “Criveiro” e “Ladeiros”, próximos do lugar da Ponte, e a propriedade do “Pello do Engenho” e seus pertences (…), e mais um catre de cama à escolha dela, com seis lençóis, três cobertores, uma coberta e dois travesseiros, assim como o usufruto vitalício do monte do Barbeito e Carvalheira de Corrião. // Deixava a seu sobrinho, Luís Vicente Soares Calheiros, como seu universal herdeiro, com as seguintes condições: (…) destinará ao menos os dois quartos e sala onde actualmente se dá a escola, na casa da Carpinteira, para colocar duas camas ou mais para dar pousada aos indigentes da freguesia e aos de fora que por lá passarem e precisarem (…), dando aquele seu universal herdeiro a cada indigente que for procurar pousada uma tigela de caldo; que durante os primeiros dois anos que decorrerem depois da morte do testador, se ao tempo ainda for sua criada, consentirá que Rosa Esteves habite na sua casa de morada e usufrua seu quintal e rocios com ele, herdeiro; entregará, dentro de um ano, a cada um de seus irmãos e irmãs a quantia de 20$000 réis e dentro do mesmo prazo a seu sobrinho, João Almeida, igual quantia; e 20$000 réis aos quatro filhos menores de sua falecida sobrinha Francisca Almeida, para dividirem entre si. // Nomeia seu testamenteiro o dito sobrinho Luís Vicente Soares Calheiros e na sua falta o reverendo José Alves Salgueira, do lugar de Sante, a quem dará a gratificação de 10$000 réis (Jornal de Melgaço n.º 748, de 27/8/1908).       

 

CASTRO, Francisco José. Filho de Januário de Castro e de Maria Joaquina Afonso, moradores no lugar de Lourenços. N.p. de José Luís de Castro e de Maria Teresa de Freitas, do Lagendo; n.m. de Maria Teresa Afonso, solteira, de Lourenços, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 10/9/1873 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: Francisco José Afonso e sua irmã, Maria Teresa Afonso, solteiros, de Lourenços. // Faleceu em casa dos pais, a 4/8/1874, e foi sepultado na igreja.    

 

CASTRO, Francisco José. Filho de José Luís de Castro e de Ana Rosa Afonso, lavradores, moradores no lugar de Lourenços. N.p. de José de Castro e de Maria Teresa de Freitas, do Lagendo; n.m. de Manuel Joaquim Afonso e de Maria Luísa Moura, de Lourenços. Nasceu em São Paio a 14/6/1876 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Francisco José Fernandes, solteiro, e sua mãe, Ana Joaquina Durães, viúva, de Lourenços. // Gémeo de Maria Angélica. // Faleceu a 16/7/1879 e foi sepultado na igreja.  

 

CASTRO, Januário. Filho de José Luís de Castro e de Maria Teresa de Freitas, rurais, moradores no lugar de Lagendo. N.p. de Manuel Caetano Castro e de Maria Gertrudes de Neiva, de Barreiros; n.m. de António José de Freitas e de Maria Rosa Lourenço, do Lagendo. Nasceu em São Paio a 24/10/1846 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Dâmaso, irmão do bebé, e Maria José de Castro, tia do mesmo. // Lavrador. // Casou a 8/6/1870 com Maria Joaquina Afonso, de 27 anos de idade, filha de Maria Teresa Afonso, lavradeira, dos Lourenços. Testemunhas presentes: Manuel José de Freitas, casado, e José Luís de Castro, solteiro, ambos do Lagendo. // Morreu a 27/10/1910, no lugar dos Lourenços, com todos os sacramentos, no estado de casado, sem testamento, com geração, e foi sepultado no cemitério paroquial.   

 

CASTRO, João Luís. Filho de Caetano de Castro e de Maria Gertrudes Lourenço, moradores no lugar de Barreiros. Neto paterno de Ana Domingues, de Bilhões, Rouças; neto materno de António Lourenço e de Maria de Neiva, do Regueiro. Nasceu em São Paio a 16/11/1797 e foi batizado pelo padre José Vaz de Carvalho a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Lourenço e irmã, Antónia Lourenço, solteiros, do Regueiro.   

 

CASTRO, João Luís. // Faleceu em Carvalha Furada, com todos os sacramentos, sem testamento, a 27/3/1854, e a 29 foi sepultado na igreja, com ofício de corpo presente. // Nota: é possível que seja o mesmo de cima.

 

CASTRO, Joaquina Rosa. Filha de António José de Castro e de Antónia Maria Alves, rurais, moradores em Carvalha Furada. N.p. de Manuel António de Castro e de Maria Meleiro, de Cavencas; n.m. de Pedro Alves e de Maria Domingues, de Carvalha Furada. Nasceu em São Paio a 8/9/1798 e foi batizada a 12 desse mês e ano. Padrinhos: José Codesso e sua mulher Maria Teresa de Castro, do lugar de Cavencas (pais do “Tomás das Quingostas”). // Faleceu no lugar da Pombeira, Rouças, onde residia, a 2/10/1864, com 66 anos de idade, com todos os sacramentos, no estado de casada, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja de Rouças. 

 

CASTRO, Joaquina Rosa. Filha de José Maria Soares de Castro e de Florinda Rosa de Caldas, moradores no lugar de Real. N.p. de Francisco Luís Soares de Castro e de Maria Rosa Gonçalves, do dito lugar; n.m. de Manuel José de Caldas e de Ana Maria Esteves, do Barral, Paderne. Nasceu em São Paio a 2/5/1857 e foi batizada a 5 desse mês e ano. Madrinha: Joana Rita da Vila, do Barral, São Paio. // Faleceu a 5/7/1857 e foi sepultada na igreja no dia seguinte. // Ver os seus familiares no apelido Soares.

 

CASTRO, Joaquina Rosa. Filha de Januário de Castro e de Maria Joaquina Afonso, lavradores. Neta paterna de José Luís de Castro e de Maria Rosa de Freitas, moradores que foram no lugar do Lagendo; neta materna de Maria Teresa Afonso, solteira, lavradora. Nasceu no lugar dos Lourenços, São Paio, a 14/3/1884 e foi batizada pelo padre JAF no mesmo dia. Padrinhos: Francisco José Afonso, solteiro, proprietário, morador nos Lourenços, representado por José Joaquim Domingues Casal, lavrador, e a avó materna. // Casou na igreja de São Paio a 12/4/1909 com José Joaquim Domingues Casal, de 22 anos de idade, natural de Sante, Paderne, filho de Manuel Inácio Domingues Casal e de Teresa de Jesus Afonso. // Ambos os cônjuges faleceram em São Paio: o marido a 3/2/1959 e ela a 3/1/1971.   

 

CASTRO, --------- José. Filho de João Luís de Castro e de Rosa Domingues, moradores em Carvalha Furada. N.p. de Manuel Caetano de Castro e de Maria Gertrudes Lourenço, de Barreiros; n.m. de Francisco Domingues e de Maria Luísa Durães. Nasceu em São Paio a 14/2/1836 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Domingues …

 

CASTRO, José Joaquim. Filho de José Luís de Castro e de Maria Teresa de Freitas, lavradores, residentes no lugar do Lagendo. N.p. de Manuel Caetano de Castro e de Maria Gertrudes Lourenço, do lugar dos Lourenços; n.m. de António José de Freitas e de Maria Rosa Lourenço, do lugar do Lagendo. Nasceu em São Paio a 26/2/1824 e foi batizado a 29 desse mês e ano. Padrinhos: João Codesseira e sua mulher, Maria de Freitas, do lugar da Raza. // Lavrador. // Casou a 3/6/1874 com Ana Rosa Afonso, solteira, de 37 anos de idade, filha de Manuel Joaquim Afonso e de Maria Luísa, lavradores, do lugar dos Lourenços. Testemunhas. M.J.C., do lugar do Cruzeiro, e Manuel Joaquim Afonso, do lugar dos Lourenços, casados. // Morreu no lugar do Lagendo a 8/4/1891, com todos os sacramentos, no estado de viúvo de Ana Rosa, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado na igreja paroquial.   

 

CASTRO, José Luís. Filho de Manuel Caetano de Castro e de Maria Gertrudes, moradores em Barreiros. Nasceu na década de noventa do século XVIII. // Casou com Maria Teresa de Freitas. // Lavrador. // Faleceu no Lagendo, com todos os sacramentos, a 12/7/1860, com cerca de 64 anos de idade, e foi sepultado na igreja de São Paio no dia seguinte à sua morte. // Não fizera testamento e deixou sete filhos: quatro fêmeas e três varões. 

 

CASTRO, José Maria. Filho de Delfina Rosa de Castro, solteira, serviçal, sampaiense, moradora no lugar dos Lourenços. Neto materno de Januário de Castro e de Maria Joaquina Afonso. Nasceu em São Paio a 12/1/1907 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinhos: José Maria Meleiro e Joaquina Rosa de Castro, solteiros, camponeses. // Morreu no sobredito lugar dos Lourenços, São Paio, a 3/10/1940.  

 

CASTRO, Luísa. // Do lugar dos Lourenços. // Faleceu solteira, sendo sepultada na igreja, com ofício de corpo presente, a 8/5/1810.

 

CASTRO, Manuel. // Do lugar dos Lourenços. // Faleceu a 12/3/1820.

 

CASTRO, Manuel António. // De Cavencas. // Faleceu viúvo, sendo sepultado na igreja a 13/7/1808. // Deixou testamento escrito. // Nota: era avô materno do Tomaz das Quingostas.

 

CASTRO, Manuel António. // De Barreiros. // Faleceu no estado de solteiro, com todos os sacramentos, sem testamento, a 8/8/1857, e no dia seguinte foi sepultado na igreja, com ofício de corpo presente.

 

CASTRO, Manuel António. Filho de Manuel Gonçalves de Castro e de Josefa Maria Domingues, moradores no lugar do Nogueiral. N.p. de Luís Gonçalves de Castro (de Sante?) e de Catarina Esteves, solteira, do Paço; n.m. de João Domingues e de Maria Esteves, do Nogueiral. Nasceu em São Paio a 25/6/1814 e foi batizado a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Esteves e Custódia Domingues, do Requeixo. 

 

CASTRO, Manuel António. Filho de Rosa Maria de Castro. Neto materno de Manuel Caetano de Castro e de Maria Gertrudes de Neves. Nasceu em São Paio a 16/1/1833 e foi batizado a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António de Castro e Antónia Maria de Castro, tios do bebé. // Casou a 16/6/1879 com Maria Joaquina Vaz, de 42 anos de idade, solteira, lavradora, filha de Manuel António Vaz e de Maria Luísa Domingues. Testemunhas: Francisco José Rebelo e Manuel Joaquim da Costa. // Enviuvou a 22/7/1904. // Sem geração.

 

CASTRO, Manuel Caetano. // De Barreiros. // Faleceu no estado de viúvo, só com o sacramento da extrema-unção, por o repente da sua morte não dar lugar a mais, com testamento, a 16 de Maio de 1837, e foi sepultado na igreja no dia seguinte. 

 

CASTRO, Manuel Joaquim. Filho de Agostinho Gonçalves de Castro e de Maria Josefa Esteves, moradores no lugar do Paço. N.p. de Luís Gonçalves de Castro e de Maria Domingues, do dito lugar; n.m. de António José Gonçalves e de Maria Josefa Esteves, de Corçães, Rouças. Nasceu em São Paio a 29/3/1820 e foi batizado a 3 de Abril desse ano. Padrinhos: Inácio Gonçalves, solteiro, e sua irmã, Ana Rosa, de Corçães.  

 

CASTRO, Manuel José. // De Carvalha Furada. // Faleceu, sendo sepultado na igreja, com ofício de corpo presente, a 28/11/1809. // Deixou testamento.

 

CASTRO, Manuel José (Padre). Filho de -------- Meleiro de Castro e de -------------------. // Em Agosto de 1829 era cura da igreja de São Paio. // Em Junho de 1839 assinava como coadjutor. // A 3/7/1843, na igreja do Convento de Paderne, foi padrinho de Florinda Rosa Domingues, nascida dois dias antes. // Em Junho de 1851 era cura novamente. // No dia 2/9/1882 foi padrinho de Joaquina Rosa de Freitas, mas já não conseguiu assinar o nome, por não poder usar a sua mão direita. // Nota: o apelido Castro é, salvo erro, da avó paterna (ver Meleiro).

 

CASTRO, Manuel José. Filho de António José de Castro e de Antónia Maria Álvares, lavradores, residentes em Carvalha Furada. N.p. de Manuel António de Castro e de Maria Meleiro, de Cavencas; n.m. de Pedro Álvares e de Maria Domingues, de Carvalha Furada. Nasceu em São Paio a 1/2/1804 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: José Codesso e sua mulher, Maria Teresa de Castro, de Quingostas, tia paterna da criança e pais do futuro “Tomaz das Quingostas”. // Lavrador. // Casou com Carolina, filha de Domingos José Durães e de Josefa Maria Lopes, da Carpinteira, de quem ficou viúvo. // Faleceu na Carpinteira a 29/10/1879, de repente, só com a extrema-unção, e foi sepultado na igreja. // Fizera testamento. // Deixou filhos.    

 

CASTRO, Manuel José. Filho de João Luís de Castro e de Rosa Maria Domingues, moradores em Carvalha Furada. N.p. de Manuel Caetano Castro e de Maria Gertrudes Lourenço, de Barreiros; n.m. de Francisco Domingues e de Maria Luísa Durães, de Carvalha Furada. Nasceu em São Paio a 8/2/1833 e foi batizado a 10 desse mês. Padrinhos: Manuel António e Isabel Joaquina, solteiros, filhos de António José Vaz, de Cavencas.

 

CASTRO, Manuel José. Filho de Francisco Meleiro Castro e de Carolina Rosa Durães. N.p. de Manuel José Meleiro de Castro e de Maria Alves da Mota, de São Paio, residentes na Granja; n.m. de João Luís Durães e de Rosa Maria Afonso, de São Paio, residentes na Carreira, todos lavradores. Nasceu em Real, São Paio, a 7/5/1890 e foi batizado pelo padre MJV no dia seguinte. Padrinhos: José Meleiro de Castro, solteiro, tio paterno do bebé, e Claudina Sousa Palhares, solteira, de Prado. // (Os padrinhos eram analfabetos!)   

 

CASTRO, Maria. // De Carvalha Furada. // Viúva. // Deixou este «vale de lágrimas» a 9/7/1843, com todos os sacramentos, com testamento, e foi sepultada na igreja, com ofício de corpo presente, no dia seguinte.

 

CASTRO, Maria. Filha de Manuel Caetano de Castro e de Maria Gertrudes Lourenço, lavradores, residentes no lugar de Barreiros, São Paio. Nasceu na década de noventa do século XVIII. // Casou com António Luís Pereira, do Regueiro, de quem ficou viúva. // Faleceu na Raza a 22/7/1864, com todos os sacramentos, tinha 70 anos de idade, e foi sepultada na igreja. // Não fizera testamento. // Não deixou filhos.   

 

CASTRO, Maria Angélica. Filha de José Luís de Castro e de Ana Rosa Afonso, moradores no lugar de Lourenços. Neta paterna de José Luís de Castro e de Maria Rosa (ou Maria Teresa) de Freitas, do lugar do Lagendo; neta materna de Manuel Joaquim Afonso e de Maria Luísa Moura, de Lourenços, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 14/6/1876 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Francisco José Fernandes, solteiro, do lugar dos Lourenços, e Maria Angélica Afonso, casada, do lugar de Soutulho. // Gémea de Francisco José. // Faleceu em Soutulho a 26/9/1878 e foi sepultada na igreja.    

 

CASTRO, Maria Benedita. Filha de José Luís de Castro e de Maria Rosa de Freitas. N.p. de Manuel Caetano de Castro e de Maria Gertrudes Lourenço, de Barreiros; n.m. de António de Freitas e de Maria Rosa Lourenço, do Lagendo. Nasceu em São Paio a 20/7/1837 e foi batizada a 23 desse mês e ano. Padrinhos: António José de Freitas e Maria Teresa -----------, tia da criança.

 

CASTRO, Maria da Conceição. Filha de Manuel José de Castro e de Carolina Rosa Durães, proprietários, moradores na Carpinteira. N.p. de António de Castro e de Antónia Alves, de Carvalha Furada; n.m. de Domingos José Durães e de Josefa Maria Lopes de Azevedo, da Carpinteira. Nasceu em São Paio a 11/2/1834 e foi batizada a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco António, solteiro, filho de Domingos José Durães (avô da criança), e Maria, solteira, filha de João Lopes, da Vila de Melgaço. // Lavradeira. // Casou com José Luís, natural de Paderne, filho de Luís Manuel de Almeida e de Maria Rita Cordeiro. // O seu marido morreu no lugar da Carpinteira a 19/2/1900. // Ela faleceu a 28/12/1906, no lugar da Carpinteira, com todos os sacramentos, no estado de viúva, sem testamento, com geração, e foi sepultada no cemitério.       

 

CASTRO, Maria da Conceição. Filha de Delfina Rosa de Castro. Nasceu em São Paio a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 36, de 9/2/1913).

 

CASTRO, Maria da Conceição Alves. // Nasceu em São Paio de Melgaço. // Casou com Mário Custódio Xavier. // (ver A Voz de Melgaço de 1/02/2023, página 21). 

 

CASTRO, Maria das Dores. Filha de Maria Rosa de Castro, solteira, lavradora. N.m. de Miquelina Rosa de Castro, solteira. Nasceu no Lagendo, São Paio, a 17/9/1890 e foi batizada pelo padre MJV a 19 desse mês e ano. Madrinha: a sua avó materna. // Faleceu em Paderne a 20/1/1950.

 

CASTRO, Maria Joaquina. Filha de Maria Benedita de Castro, solteira, lavradora, residente no lugar do Lagendo. Neta materna de José Luís de Castro e de Maria Teresa de Freitas, do dito lugar. Nasceu em São Paio a 8/6/1863 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: José Joaquim de Castro e Rosa Maria de Castro, solteiros, tios da criança, do Lagendo, lavradores. // Casou na igreja do mosteiro de Paderne a 19/8/1891 com César Augusto Martins, lavrador, nascido em Paderne por volta de 1860. // Faleceu em Paderne a 13/3/1944. // Com geração.

 

CASTRO, Maria Joaquina. Filha de Januário de Castro e de Maria Joaquina Afonso, moradores no lugar dos Lourenços. Neta paterna de José Luís Castro e de Maria Teresa Freitas, do lugar do Lagendo; neta materna de Maria Teresa Afonso, solteira, do lugar dos Lourenços, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 19/6/1875 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Francisco José Afonso e sua irmã, Maria Teresa Afonso, solteiros, tios maternos da criança. // Tecedeira. // Casou a 21/4/1901 com o seu conterrâneo Manuel António Fernandes, de 23 anos de idade, solteiro, jornaleiro. // Faleceu na sua freguesia natal a 26/12/1949.  

 

CASTRO, Maria José. Filha de João Luís de Castro e de Rosa Maria Domingues, lavradores, sampaienses. Neta paterna de Manuel Caetano de Castro e de Maria Gertrudes Lourenço; neta materna de Francisco Domingues e de Maria Luísa Durães, de Carvalha Furada. Nasceu em São Paio a 11/3/1828 e foi batizada pelo padre JVC a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António de Castro e sua irmã Maria José de Castro, solteiros, tios paternos da neófita. // Lavradeira. // Faleceu a 11/12/1910, no lugar de Carvalha Furada, sem quaisquer sacramentos, no estado de viúva de Manuel António Quintela, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério paroquial.

 

CASTRO, Maria Teresa. // Foi casada com José Codesso, de quem enviuvou. // Faleceu na sua Casa das Quingostas, a 30/8/1850, com todos os sacramentos, com testamento, e foi sepultada na igreja, com ofício de corpo presente, no dia 31. // Mãe do famoso “Tomaz das Quingostas”, entre outros.

 

CASTRO, Rosa Maria. Filha de Manuel Caetano de Castro e de Maria Gertrudes Lourenço (de Neiva), lavradores, residentes no lugar de Barreiros. N.p. de Manuel António Castro, de Cavencas, e de Ana Domingues, de Bilhões, Rouças; n.m. de António Lourenço e de Maria de Neiva (?), do Requeixo. Nasceu em São Paio a 23/8/1807 e foi batizada a 26 desse mês e ano. Madrinha: Maria José, viúva, tia da criança. // Lavradeira. // Casou com Manuel António Domingues, de Carvalha Furada, de quem ficou viúva. // Faleceu em Carvalha Furada a 10/3/1877, com todos os sacramentos, e foi sepultada na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou filhos.      

 

CASTRO, Rosa Maria. Filha de João Luís de Castro e de Rosa Domingues, rurais, moradores no lugar de Carvalha Furada. Neta paterna de Manuel Caetano de Castro e de Maria Gertrudes Lourenço, de Barreiros; neta materna de Francisco Domingues e de Maria Luísa Domingues. Nasceu em São Paio a 5/2/1839 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: Manuel António Domingues e Rosa Maria de Castro. // Lavradeira. // Casou a 8/9/1875 com Francisco Manuel Vaz (ou Manuel Francisco), lavrador, de 38 anos de idade, seu primo em 4.º grau, filho de António Caetano Vaz e de Maria Rosa Domingues, lavradores, de Carvalha Furada. // Faleceu a 11/3/1907, no lugar de Carvalha Furada, com todos os sacramentos, no estado de casada, com testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério paroquial. // O seu viúvo morreu a 22/3/1911.

 

CASTRO, Rosa Maria. Filha de José Luís de Castro e de Maria Rosa de Freitas, moradores no lugar do Lagendo. N.p. de Manuel Caetano de Castro e de Maria Gertrudes Lourenço; n.m. de António de Freitas e de Maria Rosa Lourenço, de Lagendo. Nasceu em São Paio a 22/10/1839 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: João Manuel Esteves, natural de Paderne, e Maria Teresa Domingues, do lugar do Lagendo, tia da criança.   

 

CASTRO, Rosalina. Filha de Maria Joaquina de Castro, solteira, lavradora. Neta materna de Miquelina Rosa de Castro, solteira. Nasceu no Lagendo, São Paio, a 23/7/1888 e foi batizada pelo padre JAF a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Sebastião José Domingues Casal, de Sante, e Brígida de Jesus Alves, do lugar de Barreira, Paderne, solteiros, lavradores. // Casou na CRCM a 29/3/1939 com António Rodrigues Esteves, solteiro, jornaleiro, de Valença.   

 

CASTRO, Sara dos Prazeres. Filha de --------- de Castro e de -----------------. // Faleceu no lugar de Lourenços, São Paio, a --/--/1935, com apenas catorze dias de vida (NM 289, de 27/10/1935).

 

CASTRO, Simão António Meleiro (Padre). // Faleceu na Raza a 10/5/1878. // (ver no apelido Meleiro).

 

CASTRO, Teresa de Jesus. Filha de Manuel José de Castro e de Carolina Durães, moradores na Carpinteira. N.p. de António José de Castro e de Antónia Maria Alves, de Carvalha Furada; n.m. de Domingos José Durães e de Josefa Maria Lopes, da Carpinteira. Nasceu em São Paio a 24/10/1844 e foi batizada a 27 desse mês e ano. Padrinho: José Luís Durães, da Carpinteira.

 

CASTRO, Vitorino José. Filho de João Luís de Castro e de Rosa Maria Domingues, lavradores, sampaienses. Nasceu em São Paio por volta de 1842. // Rural. // Morreu a 18/11/1902, no lugar de Carvalha Furada, com todos os sacramentos, com 60 anos de idade, no estado de solteiro, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no adro da igreja.  

 

*

 

CAVALEIRA (?), José. Filho de José Luís Cavaleira (?) e de Maria Teresa Bergada (Vergara?), moradores no lugar do Paço. N.p. de António José Cavaleira (?) e de Domingas Afonso, do Ameal; n.m. de José Bergada (Vergara?) e de Ana Maria Gonçalves, do Paço. Nasceu em São Paio a 8/4/1838 e foi batizado pelo padre Manuel José Meleiro a 15 desse mês e ano. Padrinhos: José Vaz e sua mulher, Teresa, de Cavencas. // À margem: «falecido». 

 

CELA

 

CELA, António Luís. Filho de José Fernandes Cela e de Joaquina Rosa Rodrigues. N.p. de José Fernandes Cela e de Maria Rosa Rodrigues; n.m. de Rosa Rodrigues, solteira, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 28/12/1870 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Teresa Alves Garelha, viúva, e seu filho, Francisco Carvalho, solteiro, todos de Sante. 

 

CELA, Francisco. Filho de José Joaquim Fernandes Cela e de Joaquina Rosa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Sante. Nasceu no dito lugar por volta de 1865. // Tinha 29 anos de idade, era solteiro, camponês, morava nesse lugar, quando casou na igreja de São Paio a 13/8/1894 com Maria Rosa Domingues, de dezanove anos de idade, solteira, camponesa, do lugar da Ponte, filha de António Luís Domingues e de Maria da Conceição Gonçalves, rurais. // A sua esposa faleceu em São Paio a 25/2/1955.   

 

CELA, Joaquina Rosa. Filha de Francisco Fernandes Cela e de Maria Rosa Domingues, lavradores, sampaienses, residentes no lugar da Ponte. Neta paterna de José Joaquim Fernandes Cela e de Joaquina Rosa Rodrigues; neta materna de António Luís Domingues e de Maria da Conceição Gonçalves. Nasceu em São Paio a 20/7/1903 e nesse dia foi batizada. Padrinhos: o seu avô paterno e a sua avó materna. // Casou na CRCM a 19/12/1923 com José Domingues. // O seu marido morreu em Prado a 18/7/1976. // Ela faleceu também em Prado a 19/6/1994, com 90 anos de idade. 

 

CELA, José Joaquim. Filho de José Joaquim Fernandes Cela e de Maria Rosa Torres, lavradores, de Sante. Nasceu em Sante, São Paio, por volta de 1830. // Camponês. // Casou com Maria Alves. // Faleceu no lugar da Ponte, freguesia de São Paio, a 21/1/1915, com 85 anos de idade. // Pai de José (nasceu por volta de 1865; em 1915 residia em Paderne), de Francisco (nasceu por volta de 1867; em 1915 morava em São Paio), de Maria (nasceu por volta de 1869; em 1915 morava em São Paio), e de Manuel (nasceu por volta de 1877; em 1915 era emigrante no Brasil).  

 

CELA, José Joaquim. Filho de Francisco José Fernandes Cela e de Maria Rosa Domingues, lavradores, sampaienses, residentes no lugar da Ponte. Neto paterno de José Fernandes Cela e de Joaquina Rosa Rodrigues; neto materno de António Luís Domingues e de Maria da Conceição Gonçalves. Nasceu em São Paio a 18/5/1906 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja. Padrinhos: o seu avô paterno e a avó materna, rurais. // Casou na CRCM a 28/12/1931 com Maria Deolinda Alves Garelha. // Morreu em Paderne a 20/10/1979.

 

CELA, José Manuel. Filho de Manuel Joaquim Domingues Cela e de Rosa Fernandes, moradores no lugar de Sante. N.p. de Carlota Joaquina Domingues, solteira, do Paço; n.m. de João Manuel Fernandes e de Maria Teresa Domingues, de Sante. Nasceu em São Paio a 8/11/1880 e foi batizado a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Francisco Fernandes, solteiro, e Maria Joaquina Fernandes, casada, ambos de Sante, todos lavradores.

 

CELA, Manuel António. Filho de Manuel Fernandes Cela, de Sante. // Faleceu solteiro, repentinamente, sendo sepultado na igreja, com ofício de corpo presente, a 20/2/1807. 

 

CELA, Manuel Joaquim. Filho de Francisco Fernandes Cela e de Maria Rosa Domingues, lavradores. Neto paterno de José Joaquim Fernandes Cela e de Joaquina Rosa Rodrigues; neto materno de António Luís Domingues e de Maria da Conceição Gonçalves. Nasceu no lugar da Ponte, São Paio, a 7/4/1900 e foi batizado pelo padre António Esteves no dia seguinte. Padrinhos: o seu avô paterno, do lugar de Sante, e a avó materna, do lugar da Ponte.

 

CELA, Maria. Filha de José Joaquim Fernandes Cela e de Joaquina Rosa Rodrigues. N.p. de José Fernandes Cela e de Maria Rosa Rodrigues Torres; n.m. de Manuel Francisco Álvares e de Rosa Maria Rodrigues, todos de Sante, lavradores. Nasceu em São Paio a 15/3/1867 e foi batizada nesse dia. Fora batizada em casa, em virtude de correr perigo de vida, por Maria Teresa (?) Alves Garelha, de Sante. // Faleceu a 2/4/1867 e foi sepultada na igreja.      

 

CELA, Maria Joaquina. Filha de João Fernandes Cela e de Maria Teresa Domingues, lavradores, de Sante. Nasceu em 1847 e é possível que tenha sido batizada na igreja de Paderne. // Casou na igreja de São Paio a 22/3/1877, com Paulo, filho de Domingos de Carvalho e de Maria Joana Lourenço, lavradores, de Sante. // Nota: deve ser a mesma senhora que faleceu em 1938, com 81 anos de idade, no lugar do Cruzeiro, São Paio (ver NM 415).

 

CELA, Pureza de Jesus. Filha de Francisco Fernandes Cela e de Maria Rosa Domingues, lavradores, sampaienses, residentes no lugar da Ponte. Neta paterna de José Joaquim Fernandes Cela e de Joaquina Rosa Rodrigues; neta materna de António Luís Domingues e de Maria da Conceição Gonçalves. Nasceu em São Paio a 17/6/1909 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja da freguesia. Padrinhos: o seu avô paterno, viúvo, e Rosa de Jesus, solteira, ambos rurais. // Casou na CRCM a 28/12/1927 com Manuel António Codesseira. // Enviuvou a 15 de Dezembro de 1983. // Faleceu em São Paio a 21/12/2003, com noventa e quatro anos de idade.  

 

CELA, Rosa de Jesus. Filha de José Joaquim Fernandes Cela e de Maria Deolinda Alves Garelha. Nasceu em São Paio a --/--/1932 (NM 178, de 24/12/1932).

 

CERDEIRA

 

CERDEIRA, Álvaro. Filho de António Joaquim Cerdeira, natural de Paderne, e de Maria Angélica Rodrigues, natural de São Paio, jornaleiros, moradores no lugar do Soutulho. Neto paterno de Manuel José Cerdeira e de Maria Rosa Fernandes; neto materno de António José Rodrigues e de Maria Angélica Afonso. Nasceu em São Paio a 27/3/1903 e no dia seguinte foi batizado na igreja. Padrinhos: Júlio Dias, casado, e Rosa Rodrigues, solteira, rurais.   

 

CERDEIRA, Ana Rosa. Filha de Manuel Joaquim Cerdeira e de Rosa Maria Lourenço Gomes, lavradores, residentes no lugar do Barral, São Paio. N.p. de --------- Cerdeira e de Rosa Alves, do dito lugar; n.m. de António José Gomes e de Rosa Clara Lourenço, do Granjão, Paderne. Nasceu em São Paio a 24/5/1859 e foi batizado no dia seguinte. Madrinha: a sua avó materna, viúva. // Casou a 12/10/1881 com Manuel Casimiro, de 22 anos de idade, da Cela, Cousso, filho de Manuel Fernandes Mordomo e de Maria de Araújo, lavradores, residentes que foram no dito lugar e freguesia. Testemunhas presentes: M.J. da Costa, do lugar do Cruzeiro, e Manuel Joaquim de Sousa, casado, artista, ambos de São Paio. // Faleceu a 29 (?) de Agosto de 1940 (?).

 

CERDEIRA, António Joaquim. Filho de ------- Cerdeira e de -----------------------. Nasceu a --/--/18--. // Lavrador. // Casou com ---------------------------. // Foi ele que declarou na CRCM o óbito do padre António Esteves, o qual falecera em São Paio a 11/10/1916. // Morava em Soutulho. // Era analfabeto.

 

CERDEIRA, António José. // Do lugar do Amial. // Faleceu, com testamento, a 22/6/1838, e foi sepultado na igreja, com ofício de corpo presente, no dia seguinte.

 

CERDEIRA, António José. Filho de António José Cerdeira e de Domingas Afonso, moradores no lugar do Amial. N.p. de João Cerdeira e de Isabel Fernandes, de Troviscoso, Monção; n.m. de Manuel Afonso e de Joana Gonçalves. Nasceu em São Paio a 21/2/1798 e foi batizado a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Domingues e mulher, Maria Durães, da Raza. // Casou com Maria Rosa, filha de António Vaz e de Maria Gomes, de Barreira, de quem ficou viúvo. // Morreu no lugar do Amial a 23/12/1879, com todos os sacramentos, e foi sepultado na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou filhos.

 

CERDEIRA, António José. Filho de Sebastião José Cerdeira e de Florinda Rosa Alves, moradores no lugar de Barata. N.p. de Manuel António Cerdeira e de Maria José Lourenço, do lugar do Pinheiro, Paderne; n.m. de Manuel José Alves e de Maria Joaquina Domingues da Costa. Nasceu em São Paio a 7/11/1855 e foi batizado a 9 desse mês e ano. Padrinhos: padre Manuel José Durão, da Granja, e Angélica Perpétua, de Prado. // Casou na igreja de Alvaredo a 1/8/1887 com Marcelina, do lugar da Fonte, Alvaredo, onde ele passou também a residir, de 22 anos de idade, solteira, camponesa, filha de João Manuel Simões e de Maria Domingues. Testemunhas: Luís Fernandes, do lugar de Bouças, e Manuel Francisco Rodrigues de Magalhães, do lugar da Sobreira, rurais, alvaredenses. // Faleceu em Alvaredo a 30/8/1940. // Com geração.  

 

CERDEIRA, Ermezinda. Filha de António Joaquim Cerdeira, de Paderne, e de Maria Angélica Rodrigues, de São Paio, jornaleiros. N.p. de Manuel José Cerdeira e de Maria do Rosário Fernandes, lavradores, de Paderne, moradores no Granjão; n.m. de António José Rodrigues e de Maria Angélica Afonso, serviçais, de São Paio. Nasceu em Soutulho a 1/4/1899 e foi batizada pelo padre António Esteves no dia seguinte. Padrinhos: José António Alves, de Barata, e Rosa da Conceição Rodrigues, de Soutulho, solteiros, lavradores.

 

CERDEIRA, Fernando. Filho de José Cerdeira e de Maria Vinhas, lavradores, naturais do lugar de Gandarela, freguesia de Troviscoso, Monção. Nasceu na dita freguesia monçanense por volta de 1886. // Morreu no lugar do Paço, São Paio de Melgaço, a 31/10/1891, menor de cinco anos de idade, e foi sepultado na igreja paroquial de São Paio.  

 

CERDEIRA, Francisco. Filho de António José Cerdeira e de Ana Rodrigues, moradores no lugar do Barral, São Paio. // Lavrador. // Faleceu nesse lugar a 22/8/1864, com todos os sacramentos, com 38 anos de idade, solteiro, e foi sepultado na igreja. // Não fizera testamento. 

 

CERDEIRA, Francisco José. Filho de José Luís Cerdeira e de Maria Teresa Vergara, moradores no lugar do Paço. N.p. de António José Cerdeira e de Domingas Afonso, do Ameal; n.m. de José Vergara e de Ana Maria Gonçalves, do Paço. Nasceu em São Paio a 24/2/1840. Padrinhos de batismo: Francisco José Codesseira, solteiro, da Costa, e Rosa Maria da Rosa. 

 

CERDEIRA, Jacinto. // Do Barral. // Faleceu, com todos os sacramentos, sem testamento, a 2/12/1851, e foi sepultado na igreja no dia seguinte, com ofício de seis padres. // Nota: deve ser o Jacinto António Cerdeira, casado com Rosa Maria Alves.  

 

CERDEIRA, Joana Luísa. Filha de Jacinto António Cerdeira e de Rosa Maria Alves, lavradores, residentes no lugar do Barral. N.p. de Domingos Cerdeira e de Clara Esteves, do lugar de Paços, freguesia de São João de Barcela, bispado de Tui; n.m. de Manuel José Alves e de ----------------, do Barral, São Paio de Melgaço. Nasceu em São Paio a 24/6/1817 e foi batizada a 29 desse mês e ano. Padrinhos: João Luís, do lugar do Coto do Pigarral, e Maria Joana ---------. // Jornaleira. // Faleceu no lugar de Barata, onde morava ultimamente, a 6/9/1881, com todos os sacramentos, solteira, e foi sepultada na igreja de São Paio. // Fizera testamento. // Não deixou filhos.    

 

CERDEIRA, Joaquina Rosa. Filha de António José Cerdeira e de Domingas Afonso, moradores no lugar do Ameal. N.p. de João Cerdeira e de Isabel Maria, de Troviscoso, Monção; n.m. de Manuel Afonso e de Joana Gonçalves, do Ameal. Nasceu em São Paio a 8/2/1805 e foi batizada a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim e ------------------------------. 

 

CERDEIRA, Joaquina Rosa. Filha de José Luís Cerdeira e de Maria Teresa Vergara, moradores no lugar do Paço. N.p. de António José Cerdeira e de Domingas Afonso, do Amial; n.m. de José Vergara e de Ana Maria Gonçalves, do Paço. Nasceu em São Paio a 20/9/1834 e foi batizada a 24 desse mês e ano. Padrinhos: António José Cerdeira e sua mulher, Maria Rosa Vaz, do lugar do Amial. // Mãe solteira de Maria Rosa. // Casou com João Manuel, filho de Maria Joana Táboas, galegos.  

 

CERDEIRA, Joaquina Rosa. Filha de António José Cerdeira e de Maria Rosa Vaz, moradores em Cavencas. N.p. de António Cerdeira e de Domingas Afonso, do Ameal; n.m. de António Vaz e de Maria Rosa Gomes, de Cavencas. Nasceu em São Paio a 10/5/1839 e foi batizada a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Gomes e Antónia Luísa, tia da criança. 

 

CERDEIRA, José Bento. Filho de António Joaquim Cerdeira, natural de Paderne, e de Maria Angélica Rodrigues, natural de São Paio. N.p. de Manuel José Cerdeira e de Maria do Rosário Fernandes; n.m. de António José Rodrigues e de Maria Angélica Afonso. Nasceu em Soutulho, São Paio, a 1/5/1900 e foi batizado pelo padre António Esteves a 3 desse mês e ano. Padrinhos: António José Esteves, solteiro, da Veiga, e Rosa da Conceição Rodrigues, lavradeira, de Soutulho, ambos de São Paio. // Casou na CRCM a 30/11/1922 com Glória do Carmo, de 28 anos de idade, sua conterrânea, filha de Manuel António Domingues e de Maria Rosa Afonso.      

 

CERDEIRA, José Luís. Filho de António José Cerdeira e de Domingas Afonso, lavradores, residentes no Amial. N.p. de João Cerdeira e de Isabel Fernandes, de Troviscoso, Monção; n.m. de Manuel Afonso e de Joana Gonçalves, do Amial. Nasceu em São Paio a 15/6/1802 e foi batizado a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Pinheiro e sua irmã Antónia Pinheiro, solteiros, da Raza. // Casou com Maria Teresa, filha de José Vergara e de Ana Maria Gonçalves, do Paço. // Faleceu no Amial, São Paio, a 6/9/1864, com todos os sacramentos, viúvo, e foi sepultado na igreja. // Fizera testamento. // Deixou filhos.   

 

CERDEIRA, José Manuel. Filho de Manuel Joaquim Cerdeira e de Rosa Maria Lourenço, moradores no lugar do Barral, São Paio. Neto paterno de Jacinto António Cerdeira e de Rosa Maria Alves; neto materno de Rosa Clara Lourenço, do Granjão, Paderne. Nasceu em São Paio a 2 de Abril de 1849 e foi batizado nesse dia. Madrinha: Maria Gonçalves, do Granjão, tia do bebé. // Faleceu a 3/4/1849 e foi sepultado na igreja no dia seguinte.  

 

CERDEIRA, Júlio. Filho de António Joaquim Cerdeira, natural de Paderne, e de Maria Angélica Rodrigues, natural de São Paio, jornaleiros, moradores no lugar de Soutulho. Neto paterno de Manuel José Cerdeira e de Maria Rosa Fernandes; neto materno de António José Rodrigues e de Maria Angélica Afonso. Nasceu em São Paio a 3/8/1905 e foi batizado a 6 desse mês e ano. Padrinhos: Júlio Dias, casado, jornaleiro, e Rosa da Conceição Rodrigues, solteira, camponesa. // Casou na igreja de São Paio a 1/11/1961 com a sua conterrânea Maria dos Anjos Codesseira, de 43 anos de idade, filha de Palmira de Jesus Codesseira. 

 

CERDEIRA, Justina Augusta. Filha de Sebastião José Cerdeira e de Florinda Rosa Alves, moradores no lugar de Barata. N.p. de Manuel António Cerdeira e de Maria José Lourenço, de Paderne; n.m. de Manuel José Alves e de Rosa Joaquina Domingues, de Barata, São Paio, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 22/5/1863 e foi batizada a 25 desse mês e ano. Padrinho: Lourenço José Ribeiro Figueiredo e Castro, morgado, da Portela de Paderne. // Faleceu na casa dos pais a 6/10/1864.  

 

CERDEIRA, Lina. Filha de António José Cerdeira e de Domingas Afonso, moradores no lugar do Amial. N.p. de António Cerdeira e de Isabel Maria, de Troviscoso, Monção; n.m. de Manuel Afonso e de Joana Gonçalves, do Ameal. Nasceu em São Paio a 9/1/1808 e foi batizada a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Pinheiro e sua irmã Antónia, solteiros, da Raza.  

 

CERDEIRA, Ludovina Rosa. Filha de Manuel Joaquim Cerdeira e de Rosa Maria Lourenço, lavradores, residentes no lugar do Barral. N.p. de Jacinto António Cerdeira e de Rosa Maria Alves, do dito lugar; n.m. de Rosa Clara Lourenço, do Granjão, Paderne. Nasceu em São Paio a 19/4/1855 e foi batizada a 21 desse mês. Madrinha: Ludovina Rosa Lourenço, do Granjão. // Lavradeira. // Faleceu no Barral, São Paio, a 25/6/1889, só com a extrema-unção, solteira, e foi sepultada na igreja. // Não fizera testamento.  

 

CERDEIRA, Manuel António. Filho de José Luís Cerdeira e de Maria Teresa Vergara, lavradores, residentes no Amial. // Casou com Clara Rosa Gonçalves, de quem ficou viúvo. // Moraram no lugar do Paço. // Lavrador. // Faleceu a 9/2/1887, com todos os sacramentos. // Tinha 59 anos de idade. // Foi sepultado na igreja de São Paio. // Fizera testamento. // Não deixou filhos. 

 

CERDEIRA, Manuel Joaquim. Filho de Jacinto António Cerdeira e de Rosa Maria Alves, rurais, moradores no lugar do Barral. N.p. de Domingos Cerdeira e de Clara Esteves, do lugar de Paços, freguesia de Bacela (?), Galiza; n.m. de Manuel José Álvares e de Francisca Álvares, do Barral. Nasceu em São Paio a 17/8/1820 e foi batizado a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Pires e sua mulher Maria Joaquina, do Barral, Paderne. // Lavrador. // Casou com Rosa Maria Lourenço, filha de Rosa Clara Lourenço, do lugar do Granjão, Paderne. // Morreu a 29/11/1901, no lugar do Barral, São Paio, com todos os sacramentos, no estado de viúvo, sem testamento, com geração, e foi sepultado no adro da igreja paroquial.

 

CERDEIRA, Maria Angélica. Filha de António José Cerdeira e de Maria Rosa Vaz, moradores no lugar de Cavencas. N.p. de António José Cerdeira e de Domingas Afonso, do Amial; n.m. de António José Vaz e de Maria Rosa Gomes, de Cavencas. Nasceu em São Paio a 17/7/1836 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Pedro (ou Padre?) José Joaquim Domingues, da Carpinteira, e Antónia Luisa Vaz, tia da menina.   

 

CERDEIRA, Maria Angélica. Filha de -------- Cerdeira e de ------------------------. Nasceu por volta de 1850. // Faleceu no lugar do Ameal a --/--/1915, com 65 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 30/5/1915).

 

CERDEIRA, Maria Joaquina. Filha de José Luís Cerdeira e de Maria Teresa Vergara, lavradores. N.p. de António José Cerdeira e de Domingas Afonso, do Amial; n.m. de José Vergara e de Ana Maria Gonçalves, do Paço. Nasceu em São Paio a 21/8/1831 e foi batizada pelo padre JD a 24 desse mês e ano. Padrinhos: António José Vergara, tio da criança, e Isabel Joaquina Vaz, solteira, das Cavencas. // Lavradeira. // Faleceu no Amial, a 1/11/1869, com todos os sacramentos, solteira, e foi sepultada na igreja. // Fizera testamento.    

 

CERDEIRA, Maria Joaquina. Filha de Manuel Joaquim Cerdeira e de Rosa Maria Lourenço, moradores no lugar do Barral, São Paio. N.p. de Jacinto António Cerdeira e de Rosa Maria Alves, do dito lugar; n.m. de Rosa Clara Lourenço, do Granjão, Paderne. Nasceu em São Paio a 21/7/1851 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Ventura Vieites, tio da criança, e Ludovina Rosa, prima, ambos do Granjão. 

 

CERDEIRA, Maria Lourenço. // De Lourenços. // Faleceu viúva, a 9/7/1827.

 

CERDEIRA, Maria Rosa. Filha de António José Cerdeira e de Domingas Afonso, moradores no lugar do Amial. N.p. de João Cerdeira e de Isabel Maria, de Troviscoso, Monção; n.m. de Manuel Afonso e de Joana Gonçalves, do Amial. Nasceu em São Paio a 8/2/1805 e foi batizada a 13 desse mês e ano. Madrinha: Joana Afonso, do Ameal. 

 

CERDEIRA, Maria Rosa. Filha de Joaquina Rosa Cerdeira, solteira, moradora no lugar do Amial. N.m. de José Luís Cerdeira e de Maria Teresa Vergara, do dito lugar. Nasceu em São Paio a 13/7/1858 e foi batizada 16 desse mês e ano. Padrinhos: António Soares e sua irmã Maria Helena Soares, solteiros, de Cavaleiro Alvo.   

 

CERDEIRA, Maria Rosa. Filha de --------- Cerdeira e de ----------------------------. Nasceu por volta de 1866. // Faleceu no lugar de Barata a --/--/1916, com 50 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 218, de 1/10/1916).

 

CERDEIRA, Matias Joaquim. Filho de José Luís Cerdeira e de Maria Teresa Vergara, rurais, moradores no lugar do Paço, São Paio. N.p. de António José Cerdeira e de Domingas Afonso, do Amial; n.m. de José Vergara e de Ana Maria Gonçalves, do Paço. Nasceu em São Paio a 10/1/1826 e foi batizado pelo padre JVC a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Matias Joaquim, soldado, do lugar do (Telheiro?) (e em seu nome, por procuração, José António da Silva, casado, do Paço), e Maria Teresa da Silva, solteira. // Trolha. // Morreu no lugar do Paço a 12/8/1893, com todos os sacramentos, no estado de casado com Maria Alves, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja. 

 

CERDEIRA, Matildes da Graça. Filha de António José Cerdeira e de Maria Rosa Vaz, moradores no lugar do Amial. N.p. de António José Cerdeira e de Domingas Afonso, do dito lugar; n.m. de António José Vaz e de Maria Rosa Gomes, da Devesa. Nasceu a 6/8/1833 e foi batizada a 11 desse mês e ano. Padrinhos: o padre José Joaquim Domingues, do lugar da Carpinteira, e Isabel Joaquina, solteira, filha de António José Vaz, do lugar da Devesa.

 

CERDEIRA, Rosa. Filha de António Joaquim Cerdeira, natural de Paderne, e de Maria Angélica Rodrigues, natural de São Paio, jornaleiros, moradores no lugar de Soutulho. Neta paterna de Manuel José Cerdeira e de Maria Rosa Fernandes; neta materna de António José Rodrigues e de Maria Angélica Afonso. Nasceu em São Paio a 21/2/1909 e foi batizada a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Júlio Dias, casado, e Rosa da Conceição Rodrigues, solteira, camponeses. // Faleceu em São Paio a 23/1/1981.

 

CERDEIRA, Sebastião José. Filho de Manuel Cerdeira e de Maria Rosa Lourenço, lavradores (ver em Paderne).

 

CERDEIRA, Teresa Caetana. Filha de António José Cerdeira e de Maria Rosa (ou Maria Joaquina) Vaz, lavradores, residentes no lugar de Cavencas. Neta paterna de António José Cerdeira e de Domingas Gonçalves, do Amial; neta materna de António José Vaz e de Maria Rosa Gomes, de Barreira. Nasceu em São Paio a 13/3/1843 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Domingues, do Cerdedo, Rouças, e Lina Caetana Domingues, de Cavencas. // Casou a 3/10/1875 com Manuel, lavrador, de 26 anos de idade, nascido em Rouças e residente no lugar do Paço, São Paio, filho de Maria Joaquina Domingues, solteira, lavradora, de Rouças, residente em São Paio. Testemunhas do ato religioso: M.J. da Costa, do Cruzeiro, e José Joaquim Afonso, de Baratas, ambos casados. // Nota: é provável que seja a mesma senhora que faleceu em São Paio a --/--/1913; no jornal diz-se que à hora da morte tinha 68 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 44, de 6/4/1913). 

 

CERDEIRA, Teresa da Glória. Filha de Sebastião José Cerdeira e de Florinda Rosa Alves, moradores no lugar de Barata. N.p. de Manuel António Cerdeira e de Maria José Lourenço, do lugar do Pinheiro, Paderne; n.m. de Manuel José Alves e de Maria Joaquina Domingues Costa. Nasceu em São Paio a 29/3/1859 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: padre Manuel José Durão, da Granja, e Teresa de Jesus (viúva?), da Vila de Melgaço. // Faleceu no lugar de Barata a --/--/1934 (Notícias de Melgaço n.º 220, de 21/1/1934).   

 

CERQUEIRA

 

CERQUEIRA, Aida do Rosário. Filha de ---------------- e de -----------------------. Nasceu em --------------, por volta de 1920. // Faleceu em São Paio a --/10/2016, com 96 anos de idade.

 

CERQUEIRA, Constantino. Filho de Domingos José Cerqueira e de Maria Teresa Rodrigues Calhegas, moradores em Sante. N.p. de Manuel Joaquim Cerqueira e de Maria Rosa Afonso, residentes em Fontes, Paderne; n.m. de António Rodrigues Calhegas e de Joaquina Alves Arnoso, moradores em Sante, todos lavradores. Nasceu em Sante, São Paio, a 12/2/1891 e foi batizado pelo padre MJV dois dias depois. Padrinhos: Manuel José Alves e mulher Mariana Afonso, lavradores, de Paderne, moradores em Fontes. // Casou na CRCM a 13/3/1913 com Maria, de 28 anos de idade, filha de José António Rodrigues de Morais e de Rosa Antónia de Sousa. // Faleceu em Paderne a 14/12/1953.

 

CERQUEIRA, Domingos António. Filho de Manuel Joaquim Cerqueira e de Maria Rosa Afonso, lavradores, residentes em Fontes, Paderne. Nasceu (em Paderne?) por volta de 1858. // Lavrador. // Morava em Sante quando casou na igreja de São Paio a 15/11/1880 com Maria Teresa, de 24 anos de idade, solteira, filha de António José Rodrigues e de Joaquina Alves, lavradores, residentes em Sante. Testemunhas: M.J. da Costa, do Cruzeiro, e Manuel Joaquim Domingues, casado, lavrador, residente em Sante.   

 

CERQUEIRA, Francisco. // Nasceu por volta de 1936. // Morreu em São Paio de Melgaço a --/--/2021, com 85 anos de idade (ver A Voz de Melgaço de 1/11/2021).

 

CERQUEIRA, Rosa. Filha de Domingos José Cerqueira e de Maria Teresa Rodrigues Calhegas, lavradores. N.p. de Manuel Joaquim Cerqueira e de Maria Rosa Afonso; n.m. de António Rodrigues Calhegas e de Joaquina Alves. Nasceu em Sante, São Paio, a 22/12/1894 e foi batizada pelo padre António Esteves a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Alves e Mariana Afonso, casados, de Fontes, Paderne.

 

CODESSEIRA

 

CODESSEIRA, Agostinho Luís. // Do lugar de Lourenços. // Morreu a 26/2/1853, com todos os sacramentos, com testamento, e foi sepultado na igreja no dia 27, com ofício de corpo presente. 

 

CODESSEIRA, Ana. Filha de Francisco Codesseira e de Antónia de Freitas, lavradores, de São Paio. Nasceu na década de 80 do século XVIII. // Lavradeira. // Casou com José Gonçalves, de quem enviuvou. // Faleceu no Nogueiral a 5/9/1872, com todos os sacramentos. // Tinha 90 anos de idade. // Foi sepultada na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou filhos.   

 

CODESSEIRA, Ana Maria. Filha de José Luís Codesseira e de Ana Rosa Vaz (Alves). Neta paterna de João Codesseira e de Maria de Freitas; neta materna de Maria Joaquina Vaz, solteira, todos a morar na Raza. Nasceu em São Paio a 24/9/1852 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Joaquim Alves e Maria Rosa Alves, ambos de Corçães, Rouças. // Era solteira, camponesa, morava no lugar da Rasa, quando casou a 22/9/1895 com o seu conterrâneo José António Esteves, de 23 anos de idade, solteiro, lavrador. // Faleceu a --/--/1932 (NM 141, de 28/2/1932).    

 

CODESSEIRA, Ana Rosa. Filha de Manuel António Codesseira e de Isabel Maria Vaz, rurais, moradores no lugar da Raza. N.p. de João Codesseira e de Maria de Freitas, do Paço; n.m. de António José Vaz e de Maria Gomes, da Devesa. Nasceu em São Paio a 3/1/1839 e foi batizada a 6 desse mês e ano. Padrinhos: o padre Manuel José Meleiro, cura de São Paio, e Antónia Luísa Vaz. // Casou a 9/7/1865 com Manuel Joaquim Domingues, filho de Manuel António Domingues e de Maria Joaquina da Silva. // Lavradeira. // Faleceu a 1/3/1899, no lugar da Deveza, com todos os sacramentos, no estado de casada, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja.    

 

CODESSEIRA, António Joaquim. Filho de José Joaquim Codesseira e de Inácia Joaquina Gonçalves. N.p. de Francisco Manuel Codesseira e de Maria Gertrudes Alves; n.m. de Manuel de Jesus Gonçalves e de Antónia Maria Cerqueira, todos de Sante. Nasceu em São Paio a 3/2/1849 e foi batizado a 8 desse mês e ano. Padrinhos: frei António Monteiro, de Cavaleiros, Rouças, e Joaquina Rosa, de Barata, São Paio de Melgaço. // Faleceu a 27/3/1849 e foi sepultado na igreja no dia seguinte.   

 

CODESSEIRA, António Joaquim. Filho de José Joaquim Codesseira e de Inácia Joaquina Gonçalves, moradores no lugar de Santo André. N.p. de Francisco Manuel Codesseira e de Maria Gertrudes Alves, do dito lugar; n.m. de Manuel de Jesus Gonçalves e de Antónia Maria Cerqueira, de Sante. Nasceu em São Paio a 29/5/1850 e foi batizado a 3 de Junho desse ano. Padrinhos: frei António Monteiro, de Cavaleiros, Rouças, e a avó materna do bebé. // A 23/8/1850 partia para uma viagem sem fim; seus restos mortais foram sepultados na igreja no dia seguinte ao da sua morte.  

 

CODESSEIRA, António Joaquim. Filho de José Luís Codesseira e de Ana Rosa Vaz, lavradores. N.p. de João Codesseira e de Maria de Freitas; n.m. de Maria Joaquina Vaz, solteira, lavradora, todos da Raza. Nasceu em São Paio a 13/5/1860 e foi batizado no dia seguinte. Padrinho: padre Manuel José Meleiro, da Raza. // Faleceu em casa dos pais, a 24/10/1869, e foi sepultado na igreja da freguesia.   

 

CODESSEIRA, António José. Filho de José Joaquim Codesseira e de Inácia Joaquina Gonçalves, moradores em Santo André. N.p. de Francisco Manuel Codesseira e de Maria Gertrudes Alves, do dito lugar; n.m. de Manuel de Jesus Gonçalves e de Antónia Maria Cerqueira, de Sante. Nasceu em São Paio a 16/12/1859 e foi batizado no dia seguinte. Madrinha: a sua avó paterna. 

 

CODESSEIRA, Augusto. Filho de Manuel António Codesseira e de Pureza de Jesus Fernandes. Nasceu em São Paio a --/--/1940 (NM 480, de 4/2/1940).

 

CODESSEIRA, Carolina Rosa. Filha de José António Codesseira e de Rosa Matildes Marques, moradores no lugar de Soutulho. N.p. de Manuel Joaquim Codesseira e de Rosa Maria Gonçalves, do dito lugar; n.m. de Manuel Joaquim Marques e de Joaquina Rosa Domingues, do lugar de Lourenços. Nasceu em São Paio a 27/11/1881 e foi batizada a 30 desse mês. Padrinhos: o avô paterno, casado, e Teresa de Jesus Codesseira, solteira, de Prado, todos lavradores. (À data do nascimento já tinham morrido os seus avós maternos). // Casou a 6/12/1915 com António de Freitas (?). // Faleceu na freguesia de Paderne a --/2/1958.

 

CODESSEIRA, Claudina Rosa. Filha de José Joaquim Codesseira e de Antónia Joaquina Alves. Neta paterna de Manuel José Codesseira e de Maria Rosa Durães; neta materna de José Alves e de Maria Luísa Vaz, todos do lugar da Costa. Nasceu em São Paio a 2/7/1841 e foi batizada a 4 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Codesseira, morador em São Gregório, Cristóval, e Maria Joaquina Gomes, do lugar da Costa, São Paio. // Casou a 26/1/1870 com José Rodrigues Igrejas, exposto, solteiro, de 26 anos de idade, cuja naturalidade se ignorava, o qual fora batizado na igreja de São Paio de Melgaço sob condição, morador no lugar da Costa. Testemunhas: Manuel José de Freitas, do lugar do Regueiro, e Manuel José da Rosa, do dito lugar da Costa, ambos casados. // Enviuvou a 10/12/1907.   

 

CODESSEIRA, Delfina. Filha de José Joaquim Codesseira e de Inácia Joaquina Gonçalves, moradores no lugar de Santo André. N.p. de Francisco Codesseira e de Maria Gertrudes Alves, do dito lugar; n.m. de Manuel Gonçalves “de Jesus” e de Antónia Maria Cerqueira, de Sante, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 28/9/1865 e foi batizada no dia seguinte. Padrinho: padre Manuel José Meleiro de Castro. // Faleceu na sua freguesia a 10/9/1947 (?).

 

CODESSEIRA, Deolinda Augusta. Filha de Delfina Rosa Codesseira, solteira, jornaleira, de São Paio. Neta materna de José Joaquim Codesseira e de Joaquina Cerqueira. Nasceu em Santo André, São Paio, a 9/6/1899, e foi batizada pelo padre António Esteves a 11 desse mês e ano. Madrinha: Joaquina Rosa Codesseira, casada, serviçal na Vila de Melgaço. // Casou na CRCM a 26/2/1929 com Manuel António Esteves (Notícias de Melgaço n.º 52, de 2/3/1930). // Faleceu na sua freguesia natal a 15/6/1987.          

 

CODESSEIRA, Domingos José. Filho de João Codesseira e de Maria de Freitas, moradores na Raza. N.p. de José Codesseira e de Maria de Freitas, dos Lourenços; n.m. de Domingos de Freitas e de Maria Durães, da Raza. Nasceu em São Paio a 28/5/1807 e foi batizado a 31 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Freitas e sua mulher Isabel Domingues, do Regueiro. // Lavrador. // Casou na igreja de Rouças a 6/1/1824 com Teresa Caetana, filha de Francisco Durães e de Páscoa Ferro, moradores no lugar do Telheiro, Rouças. Testemunhas: João Caetano Domingues, do Telheiro, e o mordomo da igreja. // Morreu no dito lugar do Telheiro a 22/12/1877, com todos os sacramentos, com 72 anos de idade, no estado de casado com a sobredita Teresa Caetana, com testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja de Rouças.

 

CODESSEIRA, Florinda Rosa. Filha de Manuel António Codesseira e de Rosa Joaquina Vaz, lavradores, sampaienses. Nasceu em São Paio por volta de 1841. // Lavradeira. // Faleceu a 27/9/1904, no lugar da Deveza, com todos os sacramentos, com 63 anos de idade, no estado de casada com José António Esteves (natural de Rouças), sem testamento, com filhos (ver em São Paio), e foi sepultada no cemitério paroquial.

 

CODESSEIRA, Francisca. Filha de Manuel Codesseira e de Maria Domingues, do lugar do Barral. // Morou na Vila de Melgaço. // Foi mãe solteira de José Inácio Codesseira, nascido em SMP a 4/10/1793.

 

CODESSEIRA, Francisco. // Casou com Antónia de Freitas, do Nogueiral. // Faleceu a 22/2/1806 e foi sepultado na igreja com ofício de corpo presente.

 

CODESSEIRA, Francisco Joaquim. Filho de Manuel Joaquim Codesseira e de Rosa Gonçalves. N.p. de Manuel José Codesseira e de Maria Joaquina Fernandes, da Corredoura, Prado; n.m. de Luís Gonçalves e de Francisca Esteves, de Soutulho. Nasceu em São Paio a 21/6/1847 e foi batizado a 23 do dito mês e ano. Padrinhos: Francisco Rodrigues, de Covelo, Paderne, e Rosa Joaquina Codesso (ou Codesseira?), da Corredoura, Prado.

 

CODESSEIRA, Francisco José. Filho de Manuel José Codesseira e de Maria Rosa Durães, lavradores, residentes no lugar de Cavencas. N.p. de Francisco Codesseira e de Antónia de Freitas, do Nogueiral; n.m. de Manuel Durães e de Maria Josefa Domingues, do Telheiro, Rouças. Nasceu em São Paio a 23/3/1807 e foi batizado a 26 desse mês e ano. Padrinhos: José Durães, viúvo, de Cavencas, e Ana Durães, viúva, da Carpinteira. // Ferreiro e proprietário. // Casou com Maria Bernarda, lavradeira, filha de Lourenço Enriques e de Maria Rosa Alves, galegos. // A sua companheira faleceu em São Gregório a 1/1/1885, com 66 anos de idade, com todos os sacramentos, com testamento, e foi sepultada no cemitério no dia seguinte. // Ele finou-se também em São Gregório, a 5/1/1898, com 90 anos de idade, só com a extrema-unção, sem testamento, e foi sepultado no cemitério de Cristóval. // Com geração. // Nota: era irmão de José Joaquim Codesseira, do bando do Tomás das Quingostas. 

 

CODESSEIRA, Francisco José. Filho de José Joaquim Codesseira e de Antónia Joaquina Alves, moradores no lugar da Costa. N.p. de Manuel José Codesseira e de Maria Rosa Durães; n.m. de António José Alves e de Maria Luísa Lourenço. Nasceu em São Paio a 25/4/1834 e foi batizado a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José, solteiro, filho de Manuel Codesseira, e Marcelina, solteira, filha de José Gonçalves, do Nogueiral. // Nota: deve ter falecido ainda criança.

 

CODESSEIRA, Francisco José. Filho de José Joaquim Codesseira e de Antónia Joaquina Alves. Neto paterno de Manuel José Codesseira e de Maria Rosa Durães; neto materno de António José Alves e de Maria Luísa Lourenço, todos do lugar da Costa. Nasceu em São Paio a 5/4/1847 e foi batizado a 9 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Codesseira e sua mulher, Joaquina Gonçalves, de São Gregório, Cristóval.   

 

CODESSEIRA, Isabel. // Do Nogueiral. // Faleceu no estado de casada, a 30/8/1826.

 

CODESSEIRA, Joana Rosa. Filha de João Codesseira e de Maria de Freitas, lavradores, moradores no lugar da Raza. N.p. de José Codesseira e de Maria de Freitas, de Lourenços; n.m. de Domingos de Freitas e de Maria Durães. Nasceu em São Paio a 20/5/1812 e foi batizada a 24 desse mês e ano. Padrinhos: António José de Freitas e sua mulher, Maria Rosa Lourenço, do Lagendo. // Casou com António Félix, filho de João Luís Trancoso e de Maria Vaz, do lugar do Paço, de quem ficou viúva. // Faleceu na Raza a 31/5/1863, só com a extrema-unção, por estar demente, e foi sepultada na igreja a 2 de Junho. // Não fizera testamento. // Deixou quatro filhos.    

 

CODESSEIRA, João. // Da Raza. // Faleceu a 24/2/1832 e foi sepultado na igreja no dia seguinte. // Nota: deve ser o senhor que casou com Rosa Maria de Freitas, falecida a 9/6/1833.

 

CODESSEIRA, João Luís. // Da Granja de Cima. // Faleceu a 19/12/1829 e foi sepultado no dia seguinte.

 

CODESSEIRA, João Luís. // De Real. // Viúvo. // Faleceu a 23/9/1835, com testamento, e foi sepultado na igreja a 24.

 

CODESSEIRA, João Marcelino. Filho de José Joaquim Codesseira e de Antónia Alves. N.p. de Manuel José Codesseira e de Maria Rosa Durães; n.m. de António José Alves e de Maria Luísa Lourenço, todos do lugar da Costa. Nasceu em São Paio a 24/7/1840 e foi batizado a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco António Codesseira, tio do bebé, morador em São Gregório, e Marcelina Rosa Gonçalves, solteira, do Nogueiral.  

 

CODESSEIRA, Joaquina. // De Barata. // Faleceu solteira, a 8/7/1841, sem sacramentos, e sem testamento, por morrer de repente, e foi sepultada na igreja no dia seguinte.

 

CODESSEIRA, Joaquina Rosa. Filha de José Joaquim Codesseira e de Inácia Joaquina Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de Santo André. N.p. de Francisco Manuel Codesseira e de Maria Gertrudes Alves, do dito lugar; n.m. de Manuel Gonçalves “de Jesus” e de Antónia Maria Cerqueira, de Sante. Nasceu em São Paio a 4/2/1847 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: frei António de Santa Isabel Monteiro, de Cavaleiros, Rouças, e Joaquina Rosa Cortes, de Barata. // Casou a 4/10/1874 com Manuel José (ou Manuel António), filho de Manuel José de Freitas e de Maria Rosa Carvalho, lavradores, do lugar do Regueiro. // Com geração.   

 

CODESSEIRA, Joaquina Rosa. Filha de Manuel Joaquim Codesseira e de Rosa Maria Gonçalves, moradores no lugar de Soutulho. N.p. de Manuel José Codesseira e de Ana (ou Maria) Joaquina Fernandes, da Corredoura, Prado; n.m. de Luís Gonçalves e de Francisca Luísa Esteves, de Soutulho. Nasceu em São Paio a 20/10/1852 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: Francisco Rodrigues, de Covelo, Paderne, e Joaquina Rosa Rodrigues, solteira, de Sante. // Casou a 7/9/1880 com João Manuel Rei, de 30 anos de idade, artista, filho de Manuel Bento Rei e de Joana Maria Esteves, lavradores, residentes no lugar de Verdelha. // Enviuvou a 24/1/1895. // Com geração.

 

CODESSEIRA, Joaquina Rosa. Filha de Manuel José Codesseira e de Joaquina Inácia Rodrigues. Nasceu em São Paio por volta de 1855. // Casou com Manuel José de Freitas. // Faleceu em SMP a 6/11/1920, com 65 anos de idade.

 

CODESSEIRA, José. // De Lourenços. // Faleceu no estado de viúvo, sendo sepultado na igreja, com ofício de corpo presente, a 23/4/1809.

 

CODESSEIRA, José. Filho de ---------- Codesseira e de -------------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Em 1952 estava prestes a casar com Maria Cardoso (NM 1027, de 8/6/1952). 

 

CODESSEIRA, José. Filho de Manuel António Codesseira e de Pureza Fernandes. Nasceu em São Paio a --/--/1929 (Notícias de Melgaço n.º 27, de 25/8/1929).

 

CODESSEIRA, José António. Filho de Manuel Joaquim Codesseira e de Rosa Maria Gonçalves, moradores em Soutulho. N.p. de Manuel José Codesseira e de Maria (ou Ana) Joaquina Fernandes, da Corredoura, Prado; n.m. de Luís Gonçalves e de Francisca Luísa Esteves, de Soutulho. Nasceu em São Paio a 11/2/1850 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Francisco José Rodrigues, de Covelo, Paderne, e Rosa Codesseira, tia do bebé, moradora na Corredoura, Prado. // Lavrador. // Casou a 11/10/1871 com Rosa Matildes Marques, solteira, de 25 anos de idade, filha de Manuel Joaquim Marques e de Joaquina Rosa Domingues, de Lourenços, lavradores. Testemunhas: M.J.C. e Manuel José Marques, solteiro, de Lourenços. // Com geração.

 

CODESSEIRA, José Bernardino. Filho de José Codesseira e de Ana Rosa Vaz, lavradores. Neto paterno de João Codesseira e de Maria de Freitas; neto materno de Maria Joaquina Vaz. Nasceu na Raza, São Paio, a 20/6/1856, e foi batizado pelo padre Manuel José Meleiro dois dias depois, sendo ele próprio o padrinho. (Este assento foi feito pelo padre António Esteves a 24/9/1892). // Camponês. // Casou na igreja de São Paio a 20/9/1892 com Joaquina Rosa de Freitas, de 33 anos de idade, solteira, camponesa, do lugar do Regueiro, filha de Manuel José de Freitas e de Rosa da Conceição Rodrigues, rurais. // Nota: deve ser o senhor que faleceu na Raza em 1935, com cerca de oitenta anos de idade (NM 291, de 17/11/1935).

 

CODESSEIRA, José Bernardino. Filho de Delfina Rosa Codesseira, solteira, lavradora, residente em Santo André. Neto materno de José Joaquim Codesseira e de Joaquina Inácia Cerqueira, lavradores. Nasceu em Santo André, São Paio, a 7/6/1889 e foi batizado pelo padre JAF no dia seguinte. Madrinha: Ana Rosa Vaz, viúva, lavradeira, moradora na Rasa.       

 

CODESSEIRA, José Caetano. Filho de José Joaquim Codesseira e de Antónia Joaquina Alves, moradores no lugar da Costa, São Paio. N.p. de Manuel José Codesseira e de Maria Rosa Durães; n.m. de António José Alves e de Maria Luísa Lourenço, do dito lugar. Nasceu em São Paio a 13/5/1850 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Codesseira, morador em São Gregório, Cristóval, e Maria Teresa Alves, tia do bebé. // Lavrador. // Faleceu no lugar da Costa a 10/6/1868, com todos os sacramentos. // Era solteiro. // Foi sepultado na igreja. // continua...  

Sem comentários:

Enviar um comentário