quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

Por Joaquim A. Rocha 


// continuação de 17/10/2021.


DOMINGUES, José. Filho de Manuel Maria Domingues e de Maria Claudina Rodrigues, lavradores, residentes em Pousafoles. Neto paterno de Agostinho Luís Domingues e de Rosa Esteves; neto materno de Domingos Rodrigues e de Maria Joaquina Alves. Nasceu em Fiães a 12/5/1905 e foi batizado na igreja católica local dois dias depois. Padrinhos: António Joaquim Gonçalves, solteiro, camponês, e Maria Teresa Domingues, casada, lavradeira.

 

DOMINGUES, José. // Lê-se no Notícias de Melgaço: «Deu entrada no hospital desta vila, no dia 18, com um grave ferimento, José Domingues, do lugar da Adedela, Fiães, produzido por uma sacholada dada por um seu vizinho, cujo nome ignoramos. Foi feita a respetiva queixa para juízo e no próximo número daremos a notícia mais circunstanciada 

 

DOMINGUES, José. Filho de Angelina de Jesus Domingues. Nasceu na freguesia de Fiães a --/10/1935 (NM 290, de 10/11/1935).

 

DOMINGUES, José Albano. Filho de António Domingues “Carvalheira” e de Albina Rosa Alves Morgado, lavradores, residentes em Soutomendo de Baixo. N.p. de Manuel Domingues e de Ana Luisa Domingues Martins; n.m. de José Alves Morgado e de Ana Esteves. Nasceu a 30/8/1886 e foi batizado na igreja a 3 de Setembro desse dito ano. Padrinhos: o seu avô materno, viúvo, e sua filha, Maria, solteira, lavradores, de Ladronqueira. // Faleceu a 6/9/1886 e foi sepultado na igreja paroquial.

 

DOMINGUES, José António. Filho de António Domingues e de Maria Rosa Alves. Neto paterno de Domingos Domingues (Moço) e de Rosa Esteves; neto materno de António Alves e de Maria Lourenço. Nasceu a 26/5/1836 e foi batizado a 5 de Junho desse ano. Padrinhos: Francisco António Domingues e sua irmã, Antónia Domingues, todos do lugar de Alcobaça, freguesia de Fiães.

 

DOMINGUES, José António. Filho de José Joaquim Domingues e de Belina Alves, lavradores, residentes no lugar de Pousafoles. N.p. de Joaquim Domingues e de Caetana Domingues; n.m. de José Alves e de Maria Meleiro. Nasceu a 14/2/1869 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Maria José Rodrigues, viúva, lavradeira, e São Bento. // Lavrador. // Casou na igreja de Fiães a 2/6/1895 com a sua parente e conterrânea Florinda Domingues, de 22 anos de idade, solteira, camponesa, filha de Francisca Domingues e de Clara Domingues. Testemunhas presentes: Manuel Joaquim Martins, viúvo, lavrador, de Soutomendo de Baixo, e Constantino Domingues, casado, lavrador, de Pousafoles.  

 

DOMINGUES, José António. Filho de ---------- Domingues e de -----------------------------. Nasceu a --/--/1---. // No Notícias de Melgaço n.º 354, de 23/5/1937, página 2, aparece a seguinte notícia de Fiães: «Foi descoberta nesta freguesia no dia 12 uma quadrilha de assaltantes de canastros, capitaneada por José António Domingues. Este arrastou ao crime dois inocentes a sua esposa e Abílio Esteves. Foi encontrado na sua loja dois sacos, um de espigas e outro de milho debulhado, calculado em quatro alqueires, e já tinha vendido no mesmo dia uma carga de milho à arreeira Barreira. São protagonistas JAD, sua mulher, Abílio Esteves e Luís Pinto, serrador. Foram todos presos e mandados ao senhor Administrador.» // Ainda em 1937 responderam pelo crime de furto de espigas José António Domingues e Abílio Esteves. O primeiro ficou condenado a 70 dias de cadeia e o segundo a 25 dias. Tiveram ainda de pagar o milho ao senhor Manuel António Esteves, imposto de justiça, etc. (Notícias de Melgaço n.º 360). 

 

DOMINGUES, José Augusto. Filho de Manuel Domingues e de Miquelina Bernardo, lavradores, residentes no lugar de Adedela. Neto paterno de Luís Domingues e de Maria Joaquina Domingues; neto materno de Luís Bernardo e de Clara Joaquina Rodrigues. Nasceu em Fiães a 13/4/1910 e foi batizado na igreja católica local a 18 desse mês e ano. Padrinhos: o padre Manuel Bento Gomes, pároco de Rouças, e Maria Joaquina Domingues, viúva, lavradeira. // Casou na CRCM a 1/2/1934 com Isolina Soares. // Ficou viúvo a 13/3/1969. // Faleceu na sua freguesia natal a 23/10/1975. // Nota: deve ser a mesma pessoa que a 15/10/1937 respondeu no tribunal, sendo condenado a trinta dias de prisão por ter batido em Maria Albina Domingues. 

 

DOMINGUES, José Batista. Filho de Manuel José Domingues (Arrogante) e de Joana Rosa Marques, lavradores, da Quingosta. N.p. de Manuel Domingues (Arrogante) e de Joaquina Quintela; n.m. de Francisco Alberto Marques e de Bárbara Antónia Afonso. Nasceu a 6/2/1883 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Francisco António Domingues, solteiro, lavrador, irmão do bebé, e Joana Dias Santa Marinha, tendeira, de nacionalidade espanhola, residente em Fiães. // Faleceu em Fiães a 12/3/1968.  

 

DOMINGUES, José Joaquim. Filho de Ana Luisa Domingues. // Casou na igreja de Fiães, a 11/7/1847, com Isabel Maria, filha de Domingos Rodrigues e de Maria Luisa Domingues, todos de Alcobaça, Fiães. Testemunhas: Manuel José Gonçalves “Fechincha” (ou fedincha) e Manuel António Esteves, solteiro, ambos da Jugaria. 

 

DOMINGUES, José Joaquim. Filho de Ana Luisa Domingues. N.m. de Luis Domingues e de Maria Esteves. // Lavrador. // Faleceu em Alcobaça, Fiães, a 4/9/1861, com 35 anos de idade, casado com Isabel Maria Rodrigues. // Deixou três filhos.

 

DOMINGUES, José Joaquim. Filho de Caetano José Domingues e de ------ Marques. N.p. de António Domingues e de Maria ----------, do Fulão; n.m. de Manuel Marques e de ------- Gonçalves, da Congosta. Nasceu a 29/6/1837 e foi batizado a 3 de Julho desse ano. Padrinhos: António Joaquim Gonçalves e irmã, Clara Joaquina Gonçalves, solteiros, do lugar de Portocarreiro.

 

DOMINGUES, José Joaquim. Filho de Joaquim Domingues e de Caetana Domingues, lavradores. Nasceu em Fiães por volta de 1842. // Rural. // Faleceu a 11/10/1906, em sua casa de morada, sita no lugar de Pousafoles, sem sacramentos, com 64 anos de idade, viúvo de Belina Alves, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no cemitério local.      

 

DOMINGUES, José Joaquim. Filho de Manuel Luis Domingues e de Maria Luisa Vaz, do lugar de Soutomendo de Baixo. N.p. de Manuel José Domingues e de Isabel Maria Pires, de Lapela; n.m. de Agostinho Vaz e de Guimar Esteves. Nasceu a 13/5/1848 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e Ana Vaz, tia materna. // Faleceu a 9/10/1859 e foi sepultado na igreja no dia seguinte.    

 

DOMINGUES, José Joaquim. Filho de António Domingues e de Maria Rosa Domingues, de Alcobaça. N.p. de José Domingues e de Maria Luísa Rodrigues, de Portelinha, Castro Laboreiro; n.m. de António José Domingues e de Maria Joaquina Domingues, de Alcobaça, Lamas de Mouro. Nasceu a 16/6/1857 e foi batizado em casa, nesse dia, por Ana Maria Domingues, e na igreja, pelo padre António Luís Lourenço, a 21 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Domingues e sua mulher, Ana Maria Domingues, tios do batizando. // Faleceu na freguesia de (?), concelho de Melgaço, a 30 de Julho (?) de 1939.  

 

DOMINGUES, José Joaquim. Filho de Manuel José Domingues e de Luísa Esteves, da Congosta. N.p. de Manuel Domingues e de Isabel Vaz; n.m. de Torcato José Esteves e de Joaquina Meleiro. Nasceu a 3/2/1861 e foi batizado a 6 desse mês e ano. Madrinha: a sua avó paterna, viúva, lavradeira, do dito lugar. (A rogo da madrinha, assinou Manuel António Domingues, solteiro, de Soutomendo de Cima).   

 

DOMINGUES, José Joaquim. Filho de José Joaquim Domingues (Mouco) e de Clara Gonçalves, lavradores, de Soutomendo de Baixo. N.p. de Manuel Domingues (Mouco) e de Maria Ventura Martins; n.m. de António Gonçalves e de Luísa Esteves, de Azevinhos. Nasceu a 27/5/1861 e foi batizado na igreja a 2 de Junho desse mesmo ano. Padrinhos: António Gonçalves, tio do batizando, solteiro, da Jugaria, e Ana Rosa Gonçalves, solteira, lavradora, de Soutomendo de Baixo. // Faleceu em Fiães a 22/1/1946. 

 

DOMINGUES, José Joaquim. Filho de Ventura Domingues e de Ana Luísa Esteves, lavradores, do Ervedal. N.p. de Manuel Domingues e de Maria Lourenço, do Ribeiro, Castro Laboreiro; n.m. de Maria Esteves, solteira. Nasceu a 27/2/1862 e foi batizado a 4 de Março desse dito ano. Padrinhos: padre José Joaquim Marques, cura de Fiães, e sua irmã, Rosa Maria Marques, viúva, lavradeira, de Adavelha. 

 

DOMINGUES, José Joaquim. Filho de António Domingues (Amigo), natural de Castro Laboreiro, e de Maria Rosa Domingues, natural de Lamas de Mouro, lavradores, residentes no lugar de Alcobaça. N.p. de José Domingues e de Maria Rosa Rodrigues; n.m. de António José Domingues e de Maria Joaquina Domingues. Nasceu a 25/3/1865 e foi batizado a 8 de Abril desse mesmo ano. Padrinhos: Manuel Bento Alves, casado, lavrador (representado por Manuel de Almeida, casado, lavrador, de Ladronqueira) e Maria Luísa Domingues, casada, lavradeira, de Alcobaça. 

 

DOMINGUES, José Joaquim. Filho de José Joaquim Domingues e de Belina Agada (?) Alves, lavradores, de Pousafoles. N.p. de Joaquim Domingues e de Maria Caetana Esteves; n.m. de José Alves e de Maria Meleiro. Nasceu a 23/3/1867 e foi batizado a 31 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Vaz e sua mulher, Maria Benedita Alves, lavradores, do Faval.

 

DOMINGUES, José Joaquim. Filho de Manuel Domingues, natural de Lamas de Mouro, e de Ana de Oliveira, natural de Fiães, lavradores, residentes em Ervedal. N.p. de Bento Domingues e de Isabel Domingues; n.m. de João Batista de Oliveira e de Rosa Esteves. Nasceu a 8/5/1868 e foi batizado a 17 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos Domingues, do Ribeiro, Castro Laboreiro, e Maria de Oliveira, tia materna do bebé, do Ervedal, Fiães, solteiros, lavradores. // Casou na igreja da sua freguesia a 19/9/1887 com a sua conterrânea Maria Joaquina Domingues, de 20 anos de idade, solteira, camponesa, filha de José Domingues, natural de Castro Laboreiro, ausente em parte incerta, e de Joaquina de Almeida, natural de Fiães, a qual deu consentimento à filha para esta se poder casar. Testemunhas presentes: Guilherme da Silva, casado, soldado da Guarda-Fiscal, natural de Cristóval, morador no lugar de Portocarreiro, freguesia de Fiães, Manuel Joaquim Alves, do lugr de Ladronqueira, e Manuel Joaquim Domingues, do lugar do Fulão.       

 

DOMINGUES, José Joaquim. Filho de José Domingues, de Castro Laboreiro, e de Maria Joaquina Alves, de Fiães, lavradores, residentes no lugar de Alcobaça. N.p. de Francisco Domingues e de Engrácia Joana; n.m. de Isidoro Alves e de Domingas Pires. Nasceu a 8/5/1869 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Afonso e sua mulher, Mariana Domingues, lavradores, de Alcobaça, Lamas de Mouro. 

 

DOMINGUES, José Joaquim. Filho de Luís Domingues, de Lamas de Mouro, e de Maria Joaquina Domingues, de Fiães, lavradores, residentes em Adedela. N.p. de António Domingues e de Maria Afonso; n.m. de Sebastião José Domingues e de Clara Gonçalves. Nasceu a 8/9/1870 e foi batizado a 11 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e sua filha, Claudina Domingues, solteira, lavradores, de Adedela.

 

DOMINGUES, José Joaquim. Filho de Manuel Joaquim Domingues e de Joana Afonso, lavradores. N.p. de Manuel Domingues e de Maria Rosa Marques; n.m. de Maria Teresa. Nasceu a 17/4/1881 e foi batizado a 20 desse mês e ano. Padrinhos: José Manuel Gonçalves e sua filha, Maria Rosa, solteira, todos de Lapela.

 

DOMINGUES, José Joaquim. Filho de Manuel Joaquim Domingues e de Preciosa Augusta Meleiro. Nasceu em Fiães a --/--/1930 (NM 49, de 9/2/1930).

 

DOMINGUES, José Luis. Filho de Manuel Domingues e de Antónia ----------, de Soutomendo de Cima. // Faleceu em Salgueiro, Fundão, a 9/10/1848, e foi sepultado no cemitério daquela freguesia, de acordo com o que estava escrito na certidão passada pelo padre José da Cruz Cornélio, pároco da localidade sobredita. O bem d’alma seria feito em Fiães, pois não o fora lá.        

 

DOMINGUES, José Luís. Filho de Francisco Domingues e de Maria Vieites, lavradores. Nasceu por volta de 1830. // Rural. // Faleceu a 19/12/1903, em sua casa de morada, sita no lugar da Jugaria, apenas com o sacramento da confissão, com 73 anos de idade, no estado de viúvo de Maria Alves, com testamento, sem filhos, e foi sepultado no cemitério.

 

DOMINGUES, José Luís. Filho de Francisco Domingues e de Maria do Carmo Domingues, de Pousafoles. N.p. de José Domingues e de Maria Antónia Afonso, de Congosta; n.m. de Diogo Domingues e de Maria Luísa Esteves, de Pousafoles. Nasceu a 14/3/1837 (?) e foi batizado a 18 desse mês e ano. 

 

DOMINGUES, José Luís. Filho de Caetano Domingues e de Luísa Esteves, moradores no lugar da Congosta. N.p. de Caetano José Domingues e de Maria Domingues, do dito lugar; n.m. de António José Esteves e de Maria Domingues, do Fulão. Nasceu a 7/4/1853 e foi batizado a 14 desse mês e ano. Padrinhos: São Bento e Antónia Esteves, tia do neófito. // Jornaleiro. // Casou na igreja de Fiães a 14/11/1892 com a sua conterrânea Maria Rosa Vaz, de 29 anos de idade, solteira, jornaleira, filha de Maria Vaz, fenalense. Testemunhas presentes: Manuel António Esteves, casado, e Manuel Joaquim Alves, solteiro, lavradores, residentes no lugar de Ladronqueira. // Faleceu a 4/5/1910, no lugar do Fulão, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casado com Maria Rosa Vaz, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no cemitério paroquial.

 

DOMINGUES, José Maria. Filha de Joaquim Domingues e de Ana Meleiro, lavradores, de Pousafoles. N.p. de Francisco Domingues e de Maria do Carmo Domingues; n.m. de Manuel Joaquim Meleiro e de Rosa Maria Domingues. Nasceu a 14/3/1866 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinhos: José Luís Domingues e sua mulher, Antónia Esteves, lavradores, de Pousafoles.

 

DOMINGUES, José Maria (Cancelas). Filho de -------- Domingues e de ---------------------. Nasceu a --/--/1878. // A 25/8/1912 chegou a sua casa de Candosa, Fiães, vindo do Brasil; veio encontrar uma irmã agonizante. Cinco meses antes, morrera a sua mãe (Correio de Melgaço n.º 13, de 1/9/1912). // Em 1914 voltou a visitar Fiães; era comerciante em Pará; logo a seguir partiu para as Taipas, a fim de uso das termas (Correio de Melgaço n.º 108, de 24/7/1914). // Nesse ano também esteve nas Caldas do Carvalhal, Castro Daire (Correio de Melgaço n.º 123, de 3/11/1914). // Morreu no lugar da Candosa com 70 anos de idade, a 21/10/1948 (NM 878, de 7/11/1948). // Nota: julgo que é a mesma pessoa que concorreu na lista do Partido Republicano como vereador suplente às eleições municipais de 4/11/1917 (ver Jornal de Melgaço n.º 1181, de 27/10/1917). Em Setembro de 1934 visitou no Porto a Exposição Colonial (NM 246, de 30/9/1934). // Nota: penso que foi correspondente em Fiães do Notícias de Melgaço (ver NM 18, de 23/6/1929, página 2) e presidente da Junta de Freguesia (ver Notícias de Melgaço n.º 20, de 7/7/1929).      

 

DOMINGUES, José Maria. Filho de Manuel Domingues e de Joana Marques. Nasceu por volta de 1871. // Morreu no lugar da Congosta a 1/10/1880, apenas com o sacramento da confissão, por ser criança, e foi sepultado na igreja paroquial.

 

DOMINGUES, José Maria. Filho de Augusto Joaquim Domingues (Clemente), lavrador, natural de Portelinha, Castro Laboreiro, e de Maria Rosa Alves Conde, lavradeira, natural de Alcobaça, Fiães, onde moravam. Neto paterno de Manuel Domingues (Clemente) e de Maria José Afonso; neto materno de Domingos José Alves Conde e de Lina Teresa Esteves. Nasceu em Fiães a 9/6/1903 e foi batizado na igreja católica local a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Esteves e sua mulher, Rosa Alves, camponeses, moradores no lugar de Alcobaça, Lamas de Mouro.       

 

DOMINGUES, José Roque. Filho de -------- Domingues e de ------------------------. Nasceu por volta de 1861. // Morreu no lugar de Chão da Cancela, freguesia de Fiães, a --/--/1940, com setenta e nove anos de idade (NM 483, de 25/2/1940).

 

DOMINGUES, Júlia. Filha de Vitorino Domingues e de Albina Vaz, trabalhadores, residentes no lugar de Pousafoles. Neta paterna de Manuel Joaquim Domingues e de Marcelina Domingues; neta materna de José Vaz e de Maria Rosa Vaz. Nasceu em Fiães a 1/5/1904 e foi batizada na igreja católica local a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Domingues Miranda, casado, lavrador, e Esperança Domingues, solteira, camponesa.

 

DOMINGUES, Júlia Rosa. Filha de António Manuel Domingues e de Maria Marques, lavradores, residentes em Soutomendo de Baixo. Neta paterna de Manuel Luís Domingues e de Maria Luísa Vaz; neta materna de Luís Marques e de Ana Joaquina Domingues. Nasceu em Fiães a 2/10/1899 e foi batizada na igreja católica local a 8 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno, casado, camponês, e Rosa Marques, solteira, camponesa, ambos de Soutomendo de Baixo. // Casou na CRCM a 17/11/1924 com Manuel Batista Gonçalves, emigrante, natural de Rouças. // O seu marido morreu na Argentina a 18/6/1971. // Ela faleceu na Vila a 6/1/1986. // Mãe do Dr. Alpídio, ou Elpídio Gonçalves (ver), de Aida de Jesus, de Margarida Gonçalves...   

 

DOMINGUES, Júlio. Filho de António Joaquim Domingues e de Alexandrina Meleiro, lavradores, residentes em Soutomendo de Baixo. Neto paterno de Agostinho Luís Domingues e de Rosa Esteves; neto materno de Manuel Luís Meleiro e de Ana Rosa da Cunha. Nasceu em Fiães a 5/2/1904 e foi batizado na igreja católica local a 13 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos, camponeses. // Faleceu a 7/12/1904 e foi sepultado no cemitério.  

 

DOMINGUES, Júlio. Filho de Vitorino António Domingues e de Maria Joaquina Henriques, lavradores, residentes em Soutomendo de Baixo. Neto paterno de José Domingues e de Clara Gonçalves; neto materno de António Henriques e de Maria Rosa Marques. Nasceu em Fiães a 1/3/1906 e foi batizado na igreja católica local no dia seguinte. Padrinhos: José Domingues e Joaquina Henriques, solteiros, camponeses.  

 

DOMINGUES, Júlio. Filho de Manuel Domingues e de Maria Claudina Rodrigues. Nasceu em Fiães a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 149, de 16/5/1915).

 

DOMINGUES, Júlio. Filho de Manuel Domingues e de Albina de Carvalho. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 29, de 8/9/1929: «Faleceu no lugar de Adedela, freguesia de Fiães, a 6/9/1929, com sete anos de idade (confirmar). 

 

DOMINGUES, Júlio José. Filho de Justino Domingues e de Elvira de Jesus Fernandes. Nasceu em Fiães a --/--/1938 (NM 389).

 

DOMINGUES, Júlio Manuel. // Nasceu por volta de 1903. // Morreu no lugar da Adedela a --/--/1929, com apenas 26 anos de idade (NM 28, de 1/9/1929).

 

DOMINGUES, Justino. Filho de Luís Domingues, natural de Lamas de Mouro, e de Maria Joaquina Domingues, natural de Fiães, lavradores, residentes no lugar de Alcobaça. N.p. de António Joaquim Domingues e de Mariana Afonso; n.m. de António Domingues e de Maria José Afonso. Nasceu em Fiães a 8/3/1867 e foi batizado a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Afonso, casado, e Clara Domingues, solteira, lavradores, de Lamas de Mouro. // Negociante. // Casou na igreja da sua freguesia natal a 6/7/1909 com a sua conterrânea Maria Albina Domingues, de 40 anos de idade, solteira, camponesa, filha de Agostinho Luís Domingues e de Rosa Esteves. Testemunhas presentes: José Albano Martins, solteiro, e José Joaquim Esteves, casado, lavradores, do lugar de Soutomendo de Baixo. // Em 1913 foi confirmado como zelador da freguesia de Fiães; morava em Adedela (Correio de Melgaço n.º 60, de 3/8/1913). // Nesse ano queixou-se de António Vaz (Gurita) e de outros, por trangressão do parágrafo único do artigo 118, do Código de Posturas Municipais; a Câmara Municipal resolveu mandá-los intimar a fim de pagarem a respetiva multa (ver Correio de Melgaço n.º 63, de 24/8/1913). // Em 1914 surgiu na imprensa local a seguinte declaração: «José Maria Durães, na qualidade de arrematante dos impostos indirectos municipais deste concelho declara que fica sem efeito a avença que tinha contratado com Justino Domingues, de Adedela, Fiães, por este indivíduo abusar da dita avença, encobrindo outros contribuintes para não pagarem os respectivos direitos. Melgaço, 18/4/1914.» (Correio de Melgaço n.º 96, de 19/4/1914).

 

DOMINGUES, Justino. Filho de Luís Domingues e de Maria Domingues, lavradores, residentes em Adavelha. N.p. de António Domingues e de Maria Afonso, de Lamas de Mouro; n.m. de Sebastião José Domingues e de Clara Gonçalves, de Adavelha, Fiães. Nasceu a 31/5/1875 e foi batizado a 6 de Junho desse ano. Padrinhos: Manuel José Alves, casado, e Rosa Domingues, solteira, tia paterna do bebé, ambos de Lamas de Mouro. // Faleceu em Fiães a 7/12/1954 (ou 1955).

 

DOMINGUES, Justino. Filho de Manuel Maria Domingues e de Maria Claudina Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Pousafoles. Neto paterno de Agostinho Luís Domingues e de Rosa Esteves; neto materno de Domingos Rodrigues e de Maria Joaquina Alves. Nasceu em Fiães a 6/8/1907 e foi batizado na igreja católica local a 11 desse mês e ano. Padrinhos: José Luís Rodrigues e Maria Domingues, casados, camponeses. // Casou a 29/4/1933 com a sua conterrânea Elvira de Jesus Fernandes. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 30/12/1969.  

 

DOMINGUES, Laurinda. Filha de Manuel José Domingues e de Maria Adelina Gonçalves, lavradores, residentes na Jugaria. N.p. de Manuel Joaquim Domingues e de Marcelina Domingues; n.m. de Joaquim Gonçalves (da Fonte) e de Emília Rosa Gomes de Sousa. Nasceu a 13/12/1886 e foi batizada a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Domingues e sua mulher, Clara Domingues, lavradores, do lugar de Pousafoles. // Faleceu em Fiães a 30/9/1968.

 

DOMINGUES, Laurinda Rosa. Filha de Manuel Maria Domingues e de Maria Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Pousafoles. Neta paterna de Agostinho Luís Domingues e de Rosa Esteves; neta materna de Luís Rodrigues e de Maria Alves. Nasceu em Fiães a 12/4/1910 e foi batizada a 18 desse mês e ano. Padrinhos: José Luís Rodrigues e Maria Teresa Domingues, casados, camponeses. // Faleceu em Fiães a 11/2/1990.

 

DOMINGUES, Lina. Filha de Manuel Domingues e de Ana Maria Ferreira, lavradores, residentes no lugar do Fulão. N.p. de Francisco Domingues e de Maria Rosa Fernandes; n.m. de Manuel José Ferreira e de Isabel Esteves, da Cela de Cima, Galiza. Nasceu a 15/8/1868 e foi batizada a 20 desse mês e ano. Padrinhos: São Bento e Francisca Vaz, viúva, lavradeira, do lugar de Portocarreiro.

 

DOMINGUES, Lina. Filha de António Domingues, natural de Castro Laboreiro, e de Maria Joaquina Afonso, natural de Fiães, lavradores, residentes na Assureira. Neta paterna de Manuel Domingues e de Isabel Domingues; neta materna de Manuel Afonso e de Ana Maria Esteves. Nasceu a 11/5/1883 e foi batizada a 14 desse mês e ano. Madrinha: a sua avó materna, viúva, lavradeira, da Assureira.  

 

DOMINGUES, Lina Rosa. Filha de Sebastião José Domingues e de Angélica Clara Gonçalves, residentes no lugar de Adedela. Neta paterna de António José Domingues e de Maria Joaquina Domingues, do lugar de Alcobaça, Lamas de Mouro; neta materna de Domingos Gonçalves e de Teresa Esteves, do lugar de Adedela. Nasceu a 2/7/1846 e foi batizada na igreja três dias depois. Padrinhos: o padre batizante, Luís Esteves, e António Gonçalves, tios da neófita.   

 

DOMINGUES, Lino. Filho de Lina Domingues. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 103, de 5/4/1931: «Na noite do dia 24 do corrente mês, por cima do lugar de Soutomendo de Cima, no local chamado a Carvalheira, foi barbaramente espancado Lino Domingues, filho de Lina Domingues. Chamado o médico, Dr. António Cândido Esteves, verificou que tinha o crâneo fraturado e uma depressão de meio centímetro e uma vértebra partida, declarando ser gravíssimo o seu estado. Os autores do crime muniram-se de todas as precauções, não sendo até agora possível saber quem são, embora se desconfie, pelos antecedentes passados com o mesmo Lino. Compete ao senhor administrador mandar averiguar, para dar o merecido corretivo aos delinquentes

 

DOMINGUES, Ludovina. Filha de Manuel José Domingues e de Ludovina Gonçalves, lavradores, residentes em Candosa. N.p. de Manuel António Domingues e de Maria Joaquina Domingues; n.m. de Manuel José Gonçalves e de Maria Joaquina Gonçalves. Nasceu a 27/9/1884 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós paternos, lavradores. // Faleceu no lugar de Candosa a 28/8/1912. // Era irmã de José Maria, de Manuel Maria, e de Vitorino, negociantes em Pará, Brasil.  

 

DOMINGUES, Ludovina. Filha de José Roque Domingues e de Maria Joaquina Dias, trabalhadores do campo, naturais da freguesia de São Paio, residentes no lugar do Regueiro da Ponte. Neta paterna de Manuel Caetano Domingues e de Maria Joaquina Figueiredo; neta materna de Manuel Caetano Dias e de Rosa Emília Domingues. Nasceu em Fiães a 24/5/1908 e foi batizada na igreja católica local a 31 desse mês e ano. Padrinhos: Vitorino Domingues e Ludovina Domingues, solteiros, trabalhadores.

 

DOMINGUES, Ludovina Rosa. Filha de Manuel António Domingues e de Maria Pinheiro, lavradores, residentes em Soutomendo de Cima. N.p. de João Domingues e de Luísa Gregório, do dito lugar; n.m. de Manuel Pinheiro e de Teresa Maria Alves, da Candosa. Nasceu a 11/1/1874 e foi batizada a 20 desse mês e ano. Madrinha: Ana Rosa Alves, solteira, de Soutomendo de Baixo. // Casou na igreja de Fiães a 15/6/1903 com o seu conterrâneo Manuel António Gomes, de 28 anos de idade, solteiro, lavrador. // Faleceu em Fiães a 24/3/1943.  

 

DOMINGUES, Ludovina Rosa. Filha de Manuel José Domingues e de Ludovina Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de Candosa. Neta paterna de Manuel António Domingues e de Maria Joaquina Domingues; neta materna de Manuel José Gonçalves e de Maria Joaquina Gonçalves. Nasceu a 29/9/1883 e foi batizada na igreja católica no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós paternos. // Faleceu a 3/10/1883 e foi sepultada no adro da igreja paroquial.  

 

DOMINGUES, Ludovina Rosa. Filha de António Joaquim Domingues e de Alexandrina Meleiro, lavradores, residentes em Soutomendo de Baixo. Neta paterna de Agostinho Luís Domingues e de Rosa Esteves; neta materna de Manuel Luís Meleiro e de Rosa da Cunha. Nasceu em Fiães a 18/11/1909 e foi batizada na igreja católica local a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Luís Meleiro e Ana Rosa da Cunha, casados, rurais. // Casou na igreja de Fiães a 2/5/1946 com José Augusto Alves, natural de Cristóval. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 2/4/1974.

 

DOMINGUES, Luis António. // Faleceu a 25/9/1859, casado com Maria Gonçalves, da Jugaria, e foi sepultado na igreja a 27 desse mês e ano.

 

DOMINGUES, Luís Augusto. Filho de Lina Domingues, solteira, jornaleira, moradora no lugar do Fulão. Neto materno de Manuel Domingues e de Ana Maria Ferreira. Nasceu em Fiães a 1/5/1901 e foi batizado na igreja católica local a 5 desse mês e ano. Padrinhos: Luís António Reinales, solteiro, proprietário, e Maria José Reinales, solteira, proprietária.

 

DOMINGUES, Luís Manuel. Filho de António Joaquim Domingues e de Mariana Afonso, lavradores. Nasceu em Fiães por volta de 1821. // Rural. // Faleceu a 20/12/1906, em sua casa de morada, sita no lugar de Alcobaça, Fiães, sem sacramentos, com 85 anos de idade, no estado de casado com Lina Teresa Domingues, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no cemitério da sua freguesia de nascimento. 

 

DOMINGUES, Luís Manuel. Filho de Manuel Joaquim Domingues e de Maria Joaquina (ou Maria de Jesus) Vaz, lavradores, residentes no lugar da Congosta. Neto paterno de Manuel Domingues e de Joana Rosa Marques; neto materno de António Luís Vaz (Rola) e de Rosa Maria Meleiro. Nasceu em Fiães a 3/1/1896 e foi batizado na igreja católica a cinco desse mesmo mês e ano. Padrinhos: a sua avó paterna e o padre Luís Manuel Marques, do lugar de São Gregório, Cristóval, representado pelo padre Francisco António Meleiro, de Fiães. // Fez exame do 1.º grau a 15/7/1907, na escola Conde de Ferreira, Vila, alcançando um «bom». // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 20, de 7/7/1929: «Regressou de Paris e deu-nos o prazer de nos cumprimentar num fraternal abraço Luís Domingues, filho de Manuel Joaquim Domingues e de Maria de Jesus Vaz, do lugar da Quingosta.» // Casou na CRCM a 7/4/1931 com Ermezinda (ou Hermesinda) Rosa de Araújo. // Morreu na sua freguesia de nascimento a 10/12/1975.   

 

DOMINGUES, Luisa (Gorita). // Faleceu em Alcobaça, Fiães, a 7/2/1841, e foi sepultada na igreja a 9 desse mês e ano. Teve ofício de corpo presente da irmandade. Os herdeiros mandaram rezar, por sua alma, três ofícios e 40 missas.

 

DOMINGUES, Luisa. / Faleceu a 27/11/1856, viúva de Manuel Meleiro, de Soutomendo de Baixo, e foi sepultada na igreja no dia seguinte.

 

DOMINGUES, Luísa. Filha de Sebastião José Domingues e de Angélica Clara Gonçalves, de Adedela. N.p. de António Domingues e de Joaquina Domingues, de Alcobaça, Lamas de Mouro; n.m. de Domingos Gonçalves e de Teresa (?) Esteves, de Adedela, Fiães. Nasceu a 1/9/1857 e foi batizada na igreja a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Luís de Almeida (batizara a criança em casa, no dia em que nascera, por julgar que corria risco de vida) e sua mulher, Maria Joaquina Marques, de Portocarreiro. // Faleceu em Adedela a 20/1/1869 (solteira, lavradora, escreveu o pároco!).   

 

DOMINGUES, Madalena Rosa. Filha de António Manuel Domingues e de Maria Marques, lavradores, residentes em Soutomendo de Baixo. Neta paterna de Manuel Luís Domingues e de Maria Luísa Vaz; neta materna de Luís Marques e de Ana Joaquina Domingues. Nasceu em Fiães a 18/4/1904 e foi batizada na igreja católica a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Marques, viúvo, lavrador, e Rosa Marques, solteira, camponesa. // Casou na CRCM a 1/8/1931 com Porfírio Alves. // Enviuvou a 30/9/1942. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 17/2/1990. 

 

DOMINGUES, Manuel. (Chaves?). // Faleceu no lugar de Adavelha a 25/10/1836, no estado de viúvo, e foi sepultado na igreja do mosteiro no dia seguinte. Teve ofício de corpo presente da irmandade. Os seus herdeiros encarregaram-se de lhe fazer o bem d’alma. 

 

DOMINGUES, Manuel. // Faleceu em Soutomendo de Baixo, demente, a 29/6/1840, e foi sepultado na igreja do mosteiro no dia seguinte. Teve ofício de corpo presente da irmandade. Não fizera testamento.

 

DOMINGUES, Manuel (Gurgo). // Faleceu a 3/10/1841, viúvo de Maria Esteves, de Soutomendo de Baixo, e foi sepultado na igreja do mosteiro no dia seguinte. // Teve ofício de corpo presente da irmandade. // Os herdeiros pagaram três ofícios e 100 missas por sua alma. 

 

DOMINGUES, Manuel (Gurgo). // Morava em Soutomendo de Baixo quando faleceu, a 23/2/1857, «sem sacramentos, por não querer, sendo muitas vezes admoestado para que se confessasse, ele dizia ainda não morria, a morte o enganou, porque era verdadeira…», assim escreveu o sacerdote, zangadíssimo por não ter conseguido salvar aquela alma. // Foi sepultado na igreja no dia seguinte.   

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de Manuel Domingues e de Isabel Domingues. Nasceu em Lamas de Mouro. // Lavrador. // Faleceu em Lapela, Fiães, repentinamente, a 24/8/1863, com 79 anos de idade, casado com Isabel Pires. // Deixou quatro filhos.

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de Manuel Domingues e de Antónia Quintela, de Fiães. // Lavrador. // Faleceu em Candosa, repentinamente, a 3/8/1863, com 76 anos de idade, viúvo de Ana Maria Vaz. // Não deixou filhos.

 

DOMINGUES, Manuel (Casujas?). Filho de Manuel Domingues e de Gertrudes de Almeida. // Lavrador. // Faleceu em Candosa, Fiães, a 7/3/1869, com 78 anos de idade, viúvo de Isabel Domingues. // Deixou um filho.

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de João Domingues e de Maria Barbosa. // Lavrador. // Faleceu no Porteiro, Fiães, a 18/9/1867, com 74 anos de idade, no estado de viúvo de Isabel Gregório. // Fizera testamento. // Deixou quatro filhos.  

 

DOMINGUES, Manuel (do Porto?). // Lavrador. // Casou com Antónia Fernandes, do lugar de Lourenços, Fiães. // Faleceu a 4/2/1853 e foi sepultado na igreja do mosteiro no dia seguinte. // Com geração.

 

DOMINGUES, Manuel (Rola). // Casou com Isabel Esteves, da Congosta, Fiães. // Faleceu a 20/10/1853 e foi sepultado na igreja do mosteiro a 22 desse mês e ano.

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de Manuel Domingues (das Lages). Nasceu em Fiães por volta de 1787. // Lavrador. // Faleceu a 19/3/1865, em Soutomendo de Baixo, com 78 anos de idade, viúvo de Isabel Gonçalves. // Fizera testamento. // Não deixou filhos. 

 

DOMINGUES, Manuel. // Estava viúvo de Maria Quintela, de Porteiro, quando casou na igreja de Fiães, a 21/11/1837, com Isabel Maria, filha de Gregório Vaz e de Ana Maria Esteves, do Ervedal. Testemunhas do ato: António Vaz “Mordomo”, da Jugaria, e Manuel Vaz, do Ervedal.  

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de Domingos Domingues e de Rosa Esteves. // Faleceu no lugar de Lapela, Fiães, a 28/12/1869, com 71 anos de idade, viúvo de Maria Rosa Marques. // Deixou dois filhos.

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de António Domingues (Prechas? Frechas?) e de Maria Domingues, de Fiães. Nasceu por volta de 1815. // Lavrador. // Faleceu em Alcobaça, Fiães, a 7/7/1865, solteiro, com 50 anos de idade.    

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de Manuel Domingues e de Antónia Fernandes. Nasceu por volta de 1817. // Lavrador. // Faleceu no lugar de Pousafoles a 4/8/1883, com 66 anos de idade, no estado de viúvo de Isabel Domingues, apenas com o sacramento da penitência, sem testamento, e foi sepultado na igreja. // Deixou uma filha. 

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de Manuel Domingues e de Maria Ventura Martins, lavradores, de Soutomendo de Baixo. N.p. de António Domingues e de Maria Marques; n.m. de Manuel Martins e de Domingas Marques. Nasceu por volta de 1821. // Tinha 39 anos de idade, era solteiro, quando casou na igreja de Fiães a 29/10/1860, com Maria Ventura, de 44 anos de idade, solteira, fenalense como ele, filha de Domingos Domingues Barreiro e de Luísa Domingues, lavradores; n.p. de de Rosa Barreiro, solteira, e n.m. de Manuel Domingues e de Domingas Marques. Testemunhas do ato religioso: Manuel António Domingues, solteiro, lavrador, de Soutomendo de Cima, e Francisco Domingues, lavrador, casado, de Lourenços. // Nota: parece ser o mesmo indivíduo que faleceu em Adedela, Fiães, às três horas da tarde de 16/1/1878, em consequência de ter caído de uma casa, o que lhe provocou morte imediata; estava casado com Maria “Carreira”, eram lavradores, e moravam em Conle, Cristóval; o pároco escreveu no assento que ele era filho de Manuel Domingues “Mouco” e de Ventura Martins, o que nos leva a crer que é a mesma pessoa; foi sepultado na igreja de Fiães no dia 19; não deixou filhos. 

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de Francisco Domingues e de Maria (Vieites?), lavradores. Nasceu em Fiães por volta de 1827. // Camponês. // Faleceu a 5/10/1898, em Ladronqueira, com 71 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, viúvo de Maria Rosa Alves, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja.   

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de Manuel Domingues e de Antónia Quintela. Nasceu por volta de 1828. // Lavrador. // Faleceu em Candosa, Fiães, a 28/10/1862, com 34 anos de idade, solteiro, e foi sepultado na igreja da localidade.

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de António Domingues e de Rosa Vaz, lavradores. Nasceu em Fiães por volta de 1828. // Rural. // Faleceu a 10/11/1906, em sua casa de morada, sita no lugar de Adavelha, com todos os sacramentos da igreja católica, com setenta e oito anos de idade, no estado de viúvo de Rosa Marques, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no cemitério.

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de Bento Domingues e de Isabel Domingues, do lugar de Alcobaça. Nasceu por volta de 1829. // Lavrador. // Faleceu no lugar de Ervedal a 26/12/1881, com 52 anos de idade, casado com Ana de Oliveira, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja. // Deixou quatro filhos.

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de Manuel Domingues e de Isabel Vaz, lavradores. Nasceu em Fiães por volta de 1831. // Rural. // Casou com Luísa Esteves. // Faleceu no lugar da Congosta a 15/8/1897, com sessenta e seis anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casado, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja. 

 

DOMINGUES, Manuel (do Porto). Filho de Joaquim Domingues e de Clara Vaz, lavradores. Nasceu em Fiães por volta de 1831. // Rural. // Faleceu a 15/1/1901, no lugar de Soutomendo de Baixo, com 70 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casado com Ana Maria Domingues, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no cemitério.  

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de Caetano José Domingues e de Maria Luisa Marques. Nasceu por volta de 1834. // Lavrador. // Faleceu no Ervedal, Fiães, a 18/1/1868, com 34 anos de idade, casado com Maria Joaquina Esteves. // Deixou a mulher grávida.

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de Francisco Domingues e de Maria Fernandes. Nasceu por volta de 1840. // Lavrador. // Faleceu no Fulão a 10/10/1888, com 48 anos de idade, casado com Ana Maria Ferreira, com todos os sacramentos, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja paroquial.

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de Luís Domingues, natural de Lamas de Mouro, e de Maria Domingues, natural de Fiães, lavradores, residentes em Adedela. N.p. de António Domingues e de Maria Afonso; n.m. de Sebastião José Domingues e de Clara Gonçalves. Nasceu a 18/10/1872 e foi batizado dias depois. Padrinhos: Manuel José Afonso e sua mulher, Joaquina Domingues, lavradores, tios maternos do bebé, de Lamas de Mouro. // Lavrador. // Casou na igreja de Fiães a 23/6/1895 com a sua conterrânea Miquelina, de 20 anos de idade, solteira, camponesa, filha de Luís Bernardo e de Clara Joaquina Rodrigues. Testemunhas presentes: Joaquim Martins, solteiro, lavrador, de Soutomendo de Baixo, António Carvalho, ferreiro, casado, do lugar de Adedela, e José António Esteves Meleiro, solteiro, lavrador, de Soutomendo de Baixo. // Faleceu em Fiães a 2/3/1942.    

 

DOMINGUES, Manuel (Canejas). Filho de ------------- Domingues e de ---------------------. Nasceu a --/--/18--. // Foi nomeado para servir nas causas-crime durante o 2.º semestre de 1913 (Correio de Melgaço n.º 56, de 6/7/1913).

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de Vitorino Domingues e de Maria Esteves, lavradores, de Lapela. N.p. de Caetano Domingues e de Luísa Esteves, da Congosta; n.m. de Francisco Esteves e de Joaquina Vaz, de Lapela. Nasceu a 2/9/1881 e foi batizado a 4 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Esteves e irmã, Maria Esteves, solteiros, do Fulão.

 

DOMINGUES, Manuel. // Nasceu por volta de 1888. // Morreu no lugar de Adavelha, Fiães, a --/--/1929, com 41 anos de idade (NM 41, de 8/12/1929).

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de Vitorino António Domingues e de Maria Joaquina Henriques, lavradores, residentes em Soutomendo de Baixo. Neto paterno de José Domingues e de Clara Gonçalves; neto materno de António Henriques e de Maria Rosa Marques. Nasceu em Fiães a 3/5/1903 e foi batizado na igreja católica local a 5 desse mês e ano. Padrinhos: José Henriques e Joaquina Henriques, solteiros, camponeses, do lugar de Soutomendo de Baixo. // Casou na igreja de Fiães a 22/7/1941 com a sua conterrânea Maria Ludovina Martins. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 24/4/1966.

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de Maria Domingues. Nasceu na freguesia de Fiães, concelho de Melgaço, a --/--/1935 (ver Notícias de Melgaço n.º 260, de 3 de Fevereiro de 1935). // Nota: deve ser o senhor que morreu em Adedela, Fiães, a --/--/2018, com oitenta e três (83) anos de idade (ver A Voz de Melgaço n.º 1417, de 1 de Junho de 2018).  

 

DOMINGUES, Manuel (Grilo). Filho de ---------- Domingues e de ---------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Residia em Pousafoles, Fiães, quando morreu, no estado de casado, a 19/8/1994; foi sepultado no cemitério de Adedela. // continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário