sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

QUADRAS AO DEUS DARÁ

Por Joaquim A. Rocha 


// continuação de 20/10/2021.


71


Vai alto meu pensamento,

Por sobre montes e mares;

Em busca de outros olhares,

Que dissipem meu tormento.


72


Fragmento a fragmento

Desconjuntou-se meu ser;

Mas nesta ânsia de viver,

Vai alto meu pensamento.


75


No dia de São Martinho

A castanha é rainha;

Água-pé e rico vinho,

E um fado do Farinha.


76


A festa de São Martinho

Lembra-me Raul Solnado;

Bebeu um copo de vinho

E depois cantou o fado.



77


Trepei pela vida acima

Como um forte montanhês;

O alto deu-me vertigens…

Vim para baixo outra vez.


78


Subi os degraus da vida,

Um a um, nunca saltando;

Pois ela jamais nos foge,

Só a morte a vai ceifando.

79

Criança ainda sou,

Adulto não há ninguém;

A ama que me embalou

Era criança também.


80


Se tens, Gil, tanto dinheiro,

E vives pior do que eu;

Iludes o mundo inteiro,

Ou és avaro judeu.


81


Sou genro do deus Alá,

Sobrinho de Maomé;

Tenho filhos em Rabat,

E netos em Nazaré.


82


A geada queima a flor,

A raiz não queima não;

As flores estão à tona,

A raiz no coração.

// continua...







Sem comentários:

Enviar um comentário