terça-feira, 14 de setembro de 2021

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

(Freguesia de Cristóval)

Por Joaquim A. Rocha 




// continuação de 27/04/2021.


CASTRO

 

CASTRO, Abílio Joaquim. Filho de ------- Nunes de Castro e de ----------------. // Nasceu em São Gregório a --/--/19--. // Casou com ---------------------------. // No Notícias de Melgaço n.º 935, de 11/6/1950, diz-se que ele foi ao Porto no dia 3 de Junho a fim de fazer exame para a Guarda Nacional Republicana, tendo ficado apurado. 

 

CASTRO, Alberto Alfredo. Filho de Vicenta de Castro, solteira, de Santa Maria do Pao, Ourense, moradora em Paredes, acidentalmente em São Gregório. Neto materno de José de Castro e de Maria Josefa, galegos. Nasceu a 19/4/1869 e foi batizado na igreja de Cristóval no dia seguinte. Padrinhos: Joaquim de Sousa, viúvo, guarda da alfândega do círculo de Valença, e Rosa Alves, solteira, da Vila da Feira, bispado do Porto.   

 

CASTRO, António Fernandes Nunes. // Morreu em Cristóval a --/10/2020 (A Voz de Melgaço n.º 1444, de 1/11/2020).

 

CASTRO, Artur Joaquim. Filho de Francisco Augusto Nunes de Castro, natural de Prado, e de Adozinda Júlia Nunes, natural de Cristóval. Nasceu em Cristóval a --/--/1917 (Jornal de Melgaço n.º 1185, de 1/12/1917). // Em 1946 emigrou para França; voltou passados cinquenta anos, em 1996, e fixou residência na sua terra natal (talvez em São Gregório). // (ver VM 1063, de 15/12/1996). 

 

CASTRO, João. // Foi bispo de Tui. // A 25/8/1400 doou a igreja de São Martinho de Cristóval ao mosteiro de Fiães.

 

CASTRO, Júlia. Filha de Francisco Augusto Nunes de Castro, natural de Prado, e de Adozinda Júlia Nunes, natural de Cristóval. Nasceu em Cristóval a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 174, de 14/11/1915). // Casou com Fausto Amílcar da Silva Cintrão, alfaiate, natural da Vila de Melgaço. // Com geração.

 

CASTRO, Julieta de Fátima. Filha de Santiago Luís Nunes de Castro, residente em São Gregório, e de Maria Júlia Fernandes Pereira (confirmar). // Faleceu a 6/8/1949, com apenas dois meses de idade (NM 908, de 14/8/1949).

 

CASTRO, Manuel Augusto. Filho de Francisco Augusto Nunes de Castro, natural de Prado, e de Adozinda Júlia Nunes, natural de Cristóval. Nasceu a --/--/192-. // Em 1937 fez exame do 2.º grau na escola de Cristóval, ficando distinto (Notícias de Melgaço n.º 364).

 

CASTRO, Rafael Daniel. // Nasceu por volta de 1927. // Morreu na freguesia de Cristóval a --/--/2020, com 93 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/7/2020).  

 

CASTRO, Santiago Luís. Filho de Francisco Augusto Nunes de Castro, natural de Prado, e de Adozinda Júlia Nunes, natural de Cristóval. Nasceu em Cristóval a --/--/1919. // Casou em 1969 (!) com Maria Júlia Fernandes Pereira. // Faleceu no Lar Pereira de Sousa, sito na freguesia de Rouças, a 5/8/1995, no estado de viúvo, com 75 anos de idade. // Foi sepultado no cemitério de Cristóval. 

 

CASTRO, Teófilo. Filho de Francisco Augusto Nunes de Castro e de Adozinda Júlia Nunes (ou Júlia Dozinda Nunes). Nasceu na freguesia de Cristóval a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 67, de 6/7/1930). // Sem mais notícias.   

 

CAZEIRO

 

CAZEIRO, Ermelinda Augusta. Filha de Joaquina Cazeiro, solteira, natural do lugar de Borredo, freguesia de Santa Baia da Bolla (?), moradora na Rua Verde de São Gregório. Neta materna de José Cazeiro e de Maria Benita. Nasceu a 29/7/1892 e foi batizada na igreja a 1 de Agosto desse dito ano. Padrinhos: Artur Domingues, solteiro, e Ermelinda Júlia Torres, solteira, moradores na Rua Verde. 

 

CERQUEIRA

 

CERQUEIRA, Albina Rosa. Filha de Manuel José Cerqueira e de Teresa de Jesus Ribeiro, moradores na Rua Verde. Neta paterna de João Cerqueira e de Antónia Luísa, de Aboim das Choças, Arcos; neta materna de Inácio Luís Ribeiro e de Páscoa das Flores, de São Gregório. Nasceu a 16/12/1842 e foi batizada a 19 desse mês e ano. Padrinho: Manuel Moreda, solteiro, de São Gregório. // Ver, em Fiães, José Albano Cerqueira, José Esteves e Serafim Esteves.

 

CERQUEIRA, Benedita. Filha de Manuel José Cerqueira, de Aboim, Arcos, e de Teresa de Jesus Ribeiro, de São Gregório. N.p. de João Cerqueira e de Antónia Luísa, de Aboim; n.m. de Inácio Luís Ribeiro e de Páscoa das Flores, de São Gregório. Nasceu a 2/7/1837 e foi batizada a 5 desse mês e ano. Madrinha: a sua avó materna.    

 

CERQUEIRA, Benedita de Jesus. Filha de Manuel José Cerqueira e de Teresa de Jesus Ribeiro, moradores em São Gregório. Neta paterna de João Cerqueira e de Antónia Luísa, de Aboim, Arcos; neta materna de Inácio Luís Ribeiro e de Páscoa das Flores, de São Gregório. Nasceu a 1/12/1838 e foi batizada a três desse mês e ano. Madrinha: a sua avó materna. // Faleceu no lugar da Encruzilhada a 29/7/1870, no estado de casada com Francisco de Araújo, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Mãe de João, José, Delfina, António, e de Ludovina.  

 

CERQUEIRA, Claudina. Filha de Manuel José Cerqueira e de Teresa de Jesus Ribeiro, moradores na Rua Verde. N.p. de João Cerqueira e de Antónia Luísa, de Aboim das Choças, Arcos; n.m. de Inácio Luís Ribeiro e de Páscoa das Flores, da Rua Verde. Nasceu a 12/6/1852 e foi batizada na igreja de Cristóval a 15 desse mês e ano. Padrinhos: João Batista Pires Pereira e sua filha, Benedita, solteira, da Rua Verde.

 

CERQUEIRA, Leopoldina. Filha de Manuel José Cerqueira e de Teresa de Jesus Ribeiro, moradores em São Gregório. Neta paterna de João Cerqueira e de Antónia Luísa, de Aboim das Choças, Arcos; neta materna de Inácio Luís Ribeiro e de Páscoa das Flores, de São Gregório. Nasceu a 23/3/1847 e foi batizada a 26 desse mês e ano. Padrinho: José de Sousa, solteiro, de São Gregório.

 

CERQUEIRA, Manuel Augusto. Filho de (confirmar) João Barbosa Cerqueira, de Vila Verde, e de Olívia Dias, natural de Fiães, moradores em Esquipa, Cristóval. Nasceu a --/--/19--. // Faleceu de desastre, em Guadalupe, a --/--/1996 (VM 1052).

     

CERQUEIRA, Manuel José. Filho de João Cerqueira e de Antónia Maria (ou Antónia Luísa), das Choças, Santo Estêvão de Aboim, Arcos de Valdevez. // Casou na igreja de Cristóval a 3/10/1836, com Teresa de Jesus, de São Gregório, filha de Inácio Luís Ribeiro e de Páscoa das Flores de Puga. Testemunhas: Jerónimo Domingues, do lugar de Carvão, e António Monteiro, de Doma. // Voltou a casar, no estado de viúvo, na igreja de Cristóval, a 12/6/1854, com Antónia, filha de Luís António Lemos Barros e de Maria Teresa Fernandes (já defuntos), do Outeiro, São Miguel de Lobios, partido judicial de Bande, bispado de Ourense. Testemunhas: José de Pinho, de São Gregório, e Francisco José Ribeiro, do lugar da Porta. // Faleceu em São Gregório no dia 28/8/1866, com 60 anos de idade, casado com a dita Antónia, sem testamento, sem filhos do primeiro matrimónio, e foi sepultado na igreja. // Antónia de Barros finou-se em São Gregório a 4/12/1899, casada com Pedro Mendes.     

 

CERQUEIRA, Maria Joaquina. Filha de Manuel José Cerqueira e de Teresa de Jesus Ribeiro, moradores na Rua Verde. N.p. de João Cerqueira e de Antónia Luísa, dos Arcos; n.m. de Inácio Luís Ribeiro e de Páscoa das Flores, da Rua Verde. Nasceu a 26/11/1840 e foi batizada 29 desse mês e ano. Madrinha: a sua avó materna.

 

CERQUEIRA, Vitorino Manuel. Filho de Manuel José Cerqueira e de Teresa de Jesus Ribeiro, moradores na Rua Verde. N.p. de João Cerqueira e de Antónia Luísa, dos Arcos; n.m. de Inácio Luís Ribeiro e de Páscoa das Flores, de São Gregório. Nasceu a 2/1/1845 (ou 2/2/1845) e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Vitorino Manuel e sua irmã, Claudina Rosa, solteiros, da Corga de Rouças. // Faleceu a 15/12/1857, com todos os sacramentos, e foi sepultado na igreja no dia 17, com ofício de cinco padres.   

 

CESTEIRO

 

CESTEIRO, Maria Rosa. Filha de Luís Cesteiro e de Francisca Quintela, do Ranhado. N.p. de Manuel Cesteiro e de Maria de Puga, de Marga; n.m. de Francisco José Quintela e de Maria Luísa Rodrigues, do Ranhado. Nasceu a 2/4/1842 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: a avó materna e Manuel Gonçalves, solteiro, tio materno. 

 

CINTRÃO

 

CINTRÃO, Artur. Filho de (confirmar) Fausto Amílcar da Silva Cintrão, alfaiate, natural da Vila, e de Júlia Nunes de Castro, natural de São Gregório, onde moravam. Nasceu a --/--/19--. // Partiu jovem para Lisboa, onde foi pequeno comerciante: vendia gravatas e outras peças de vestuário, sobretudo na Amadora. // Casou com Deolinda Novo. // Faleceu na sua residência de Venda do Pinheiro, Malveira, em 1992, com 52 anos de idade (VM 967, de 15/7/1992). // Pai de Carlos, de Rui, e de Filomena.

    

CINTRÃO, Deolinda Augusta. Filha de Fausto Amílcar da Silva Cintrão, alfaiate, natural da Vila de Melgaço, e de Júlia Nunes de Castro, natural de São Gregório, onde moravam. Nasceu a --/--/1938 (NM 427). // S.m.n.  

 

CODESSEIRA

 

CODESSEIRA, Albina. Filha de Francisco José Codesseira, ferreiro, e de Maria Bernarda Enriques, moradores em São Gregório. Neta paterna de Manuel José Codesseira e de Maria Rosa Durães, do lugar da Costa, São Paio; neta materna de Lourenço Enriques e de Maria Rosa Alves, de Quintela, São Pedro de Leirado, Ourense. Nasceu a 28/3/1864 e foi batizada a 30 desse mês e ano. Madrinha: Maria Luísa Carrameija, viúva, de Viladraque, Paços. 

 

CODESSEIRA, Estefânia Augusta. Filha de ---------- Codesseira e de ----------------------. Nasceu em Cristóval a --/--/189-. // A 15/7/1907 fez exame do 1.º grau (terceira classe) na escola Conde de Ferreira, sita na Vila, e obteve um bom. 

 

CODESSEIRA, Manuel José. Filho de Francisco José Codesseira e de Maria Bernardo Henriques, lavradores, residentes no lugar de São Gregório. Nasceu a 10/5/1850. // Casou na igreja de Cristóval a 8/1/1891 com Rosa Gomes, solteira, nascida em Cristóval a 10 de Janeiro de 1875, filha de Manuel António Gomes e de Delfina de Sousa Viana, proprietários, moradores no lugar de São Gregório. Testemunhas presentes: padre Luís Manuel Marques e o padre Manuel Bento Gomes, moradores no lugar de São Gregório. // Emigrante no Brasil.  

 

CODESSEIRA, Maria Benedita. Filha de Maria Bernarda Enriques, viúva, de Quintela de Leirado, Ourense, e de Francisco José Codesseira, viúvo, ferreiro, residente em São Gregório. Neta paterna de Manuel José Codesseira e de Maria Rosa Durães, do lugar da Costa, São Paio; neta materna de Lourenço Enriques e de Maria Rosa Alves, galegos. Nasceu a 1/9/1858 e foi batizada na igreja de Cristóval a 5 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Lopes e sua mulher, Maria Benedita Pereira, de Gondufe, Chaviães. // (Foi legitimada pelo subsequente matrimónio dos pais).   

 

CODESSEIRA, Virgínia Aurora. Filha de Manuel José Codesseira e de Rosa Gomes Viana, proprietários. Neta paterna de Francisco José Codesseira e de Maria Bernardo Henriques; neta materna de Manuel António Gomes Viana e de Delfina de Sousa Viana, todos moradores em São Gregório. Nasceu a 8/1/1892 e foi batizada a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Guilherme Cândido de Sousa Viana e sua mulher, Vergita Amália de Sousa Viana, proprietários, de São Gregório, tios da neófita. (Ambos assinaram: ela, Virgita Amália).   

 

COELHO

 

COELHO, Adalgisa de Jesus. Filha de Júlio Celestino Coelho e de Maria Joaquina Gonçalves. Nasceu em Cristóval a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 70, de 27/7/1930).

 

COELHO, Adalgisa Maria (Dr.ª). Filha de Carminé Celestino Coelho e de Maria Amélia Monteiro, naturais de Cristóval. Neta paterna de Júlio Celestino Coelho [dos Santos] e de Maria Joaquina Gonçalves; neta materna de Mário Máximo Monteiro e de Áurea Pereira. Nasceu no hospital da Santa Casa da Misericórdia de Melgaço a 29/1/1962. // Tirou um curso superior, Línguas e Literaturas Modernas (Português-Francês). // É professora do ensino secundário em Braga. // Casou com o Dr. Manuel António Esteves, natural de Alvaredo, técnico de ensino, e professor do Ensino Secundário em Braga. // Mãe de Kátia Isabel, batizada em Cristóval, médica no hospital de São João, Porto (2016), e de Amélia Filipa, batizada na Vila de Melgaço, engenheira na Bosh em Braga (2016), ambas nascidas na capital do Minho.  

 

COELHO, Albertina Rosa. Filha de João Umbelino Coelho (dos Santos), guarda da alfândega, e de Rosa Aires, residentes em São Gregório. N.p. de Joaquim Coelho dos Santos e de Umbelina Antónia de Almeida, da Vila de Fornos de Algodres; n.m. de Guenaro Aires e de Teresa Monteiro, de São Gregório. Nasceu em Cristóval a 19/5/1890 e foi batizada na igreja da sua freguesia de nascimento a 24 desse mês e ano. Padrinhos: padre Luís Manuel Marques, de São Gregório, e Claudina Marques, moradora na Rua Verde. // Casou a 14/11/1915, em primeiras núpcias, em casa de seus pais pelo civil, e no dia seguinte na igreja matriz da Vila, com Augusto do Nascimento Mendonça, comerciante em Pará, Brasil (Correio de Melgaço n.º 175, de 21/11/1915). // Deve ter ficado viúva, pois casou em segundas núpcias com Carminé de Sá Macedo de Magalhães, na Conservatória do Registo Civil de Melgaço, a --/1/1930. // Ambos faleceram em Cristóval: o marido a 3/2/1951 e ela a 13/3/1977. 

 

COELHO, Ana Beatriz. Filha de Mário Monteiro Coelho e de Ana Maria Ribeiro Mesquita, moradores em Gualtar, Braga. Nasceu a 7/12/1998 e foi batizada na igreja de Cristóval a 1/8/1999.

 

COELHO, António. Filho de Manuel José da Costa Coelho e de Rufina de Jesus Rodrigues. Nasceu em Cristóval a --/--/1912 (Correio de Melgaço n.º 18, de 6/10/1912).

 

COELHO, Augusto do Nascimento. Filho de Júlio Celestino Coelho e de Maria Joaquina Gonçalves. Neto paterno de João Umbelino Coelho e de Rosa Aires; neto materno de Manuel José Gonçalves e de Joaquina Alves. Nasceu na freguesia de Cristóval (confirmar) a --/--/193-. // Foi taxista. // Casou na capela do Facho a 5/10/1958 com Rosa da Ascensão Vaz, prima do padre Carlos Nuno Vaz. // Certo dia, na década de sessenta, transportou no táxi uma jovem mulher de Paços, casada com um polícia que fazia na altura serviço nos Açores; alguém, por maldade, segundo dizem, escreveu, ou telefonou ao marido da jovem dizendo-lhe que ela o traía com o Augusto Coelho. O polícia, desvairado, veio a Paços, feriu com um tiro a esposa, e logo a seguir foi a São Gregório matar o Augusto. // Há outra versão, a qual não contradiz aquela: a tal esposa do polícia foi no táxi a um hospital do Porto, acompanhar a irmã e um sobrinho que estava doente; regressou sozinha a Melgaço no táxi do Augusto porque o miúdo ficou internado e a mãe quis acompanhá-lo. // É óbvio que a pessoa que avisou o polícia não gostava do Augusto, ou se aproveitou dele para destruir aquele casamento. O certo é que o taxista foi para o cemitério e o polícia para a prisão. Agora, só a mulher do agente da PSP sabe a verdade. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1592, de 10 de Abril de 1966: «Agradecimento. A família do malogrado ANC, comerciante que foi em São Gregório, na impossibilidade de agradecer particularmente a todas as pessoas que se associaram à sua dor e acompanharam o saudoso extinto à última morada, quer por falta de endereços, quer por ilegibilidade de assinaturas, vem muito reconhecidamente faze-lo por este meio, testemunhando a todos a sua gratidão e pedindo desculpa de qualquer falta involuntária. Também agradecem a todas as pessoas que assistiram à missa e ofícios por sua alma, celebrados na igreja paroquial, bem como àquelas que de um modo especial lhes ofereceram os seus préstimos.» // A sua viúva casou em segundas núpcias com o guarda-fiscal Abreu, natural da freguesia de Paderne.     

 

COELHO, Carminé Celestino (Cané). Filho de Júlio Celestino Coelho, natural de Cristóval, e de Maria Joaquina Gonçalves, natural de Fiães. Neto paterno de João Umbelino Coelho (dos Santos) e de Rosa Aires; neto materno de Manuel José Gonçalves e de Joaquina Alves. Nasceu em Cristóval a 10/4/1929 e teve por padrinho de batismo Carminé de Sá Marcelo de Magalhães. // Foi proprietário de uma loja de comércio em São Gregório, no tempo em que tudo se vendia, sobretudo para a Galiza, apesar do dinheiro não circular como nestes tempos de agora (século XXI). // Casou com a sua conterrânea, Maria Amélia, nascida em 1941, filha de Mário Máximo Monteiro e de Áurea Pereira, comerciantes em Cevide. // Depois da aposentação o casal fixou a sua residência em Braga. // Passava quase todas as suas férias de verão em Moledo, onde possuíam um bonito apartamento junto à praia. Ali cavaqueava com os seus amigos, que eram muitos, na esplanada de um Café, ou junto ao mar, conversas interessantíssimas, sempre bem-disposto. // Por volta de 2005 fez uma operação, no hospital do Porto, ao coração. Posteriormente foi sujeito a outra operação, dessa vez ao estômago. // Morreu em Braga a 18/9/2016 e na capital do Minho ficou sepultado, no cemitério de Gualtar. // Pai de uma filha e de um filho, ambos casados e com geração. // A sua vida foi um bom exemplo de trabalho e de rigor.

 

COELHO, Carolina Augusta. Filha de João Umbelino Coelho (dos Santos), lavrador, natural da freguesia e concelho de Fornos de Algodres, e de Rosa Aires, lavradeira, natural de Cristóval, onde moravam, no lugar de São Gregório. N.p. de Joaquim Umbelino Coelho e de Antónia Ribeiro de Almeida; n.m. de Guenaro Aires e de Teresa Monteiro. Nasceu em Cristóval a 9/8/1903 e foi batizada a 13 desse mês e ano. Padrinhos: padre Luís Manuel Marques e Esperaça Domingues Miranda, solteira, camponesa. // Faleceu em São Gregório a 6/10/1935.  

 

COELHO, Estefânia Adelaide. Filha de João Umbelino Coelho (dos Santos), guarda, natural da freguesia de Fornos, concelho de Fornos de Algodres, e de Rosa Monteiro Aires, natural de Cristóval, Melgaço, lavradeira, moradores no lugar de São Gregório. N.p. de Joaquim Umbelino Coelho e de Antónia Ribeiro de Almeida; n.m. de Guenaro Aires e de Teresa Monteiro. Nasceu em Cristóval a 4/3/1905 e foi batizada na igreja a 6 de Abril desse mesmo ano. Padrinhos: Artur Rodrigues de Almeida Ribeiro e e Adelaide Rodrigues de Almeida Ribeiro, solteiros, negociantes, representados por Luís Pinheiro, solteiro, farmacêutico, e Claudina Marques de Araújo. // A 26/7/1917 fez exame do 1.º grau e obteve a classificação de ótimo; era aluna da professora Maria Cândida Lopes (JM 1169). // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 2/5/1970.   

 

COELHO, José Joaquim. Filho de Manuel José da Costa Coelho e de Rufina de Jesus Rodrigues. Nasceu em Cristóval a --/--/1917 (Correio de Melgaço n.º 234, de 28/1/1917). // Faleceu em São Gregório a --/--/1917, com apenas dois dias de idade (CM 234). 

 

COELHO, Júlio. Filho de --------------- Coelho e de ---------------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // No Correio de Melgaço n.º 134, de 26/1/1915, pode ler-se mais ou menos o seguinte: «pelo juízo de direito, cartório do 1.º ofício, e nos autos de acção com processo ordinário em que eram autores Francisco Monteiro, Vitorino Monteiro, e Maria Monteiro, e réus, Rosa Alves Monteiro, João Coelho e Júlio Coelho, todos de São Gregório, corriam éditos de seis meses, a contar da 2.ª e última publicação do anúncio do Diário do Governo, citando o réu João Coelho, ausente em parte incerta de Angola, para na 2.ª audiência do mesmo juízo, posterior ao prazo de quatro meses, ver acusar a citação e marcar o prazo legal para contestar a mesma acção, sob pena de revelia, correndo a acção seus termos com o advogado que lhe for nomeado. – Juiz de Direito: Araújo Ramos. – Escrivão: Custódio da Costa e Brito 

 

COELHO, Júlio Celestino. Filho de João Umbelino Coelho (dos Santos) e de Rosa Aires, lavradores, residentes em São Gregório. N.p. de Joaquim Coelho [dos Santos] e de Umbelina Antónia de Almeida; n.m. de Guenaro Aires e de Teresa Monteiro. Nasceu em Cristóval a 1/10/1897 e foi batizado na igreja a 7 desse mês e ano. Padrinhos: Júlio Celestino Gonçalves, solteiro, presbítero, e Angelina Gonçalves, solteira. // Casou a 2/4/1922, na CRCM, com Maria Joaquina Gonçalves, de 26 anos de idade, natural do lugar da Jugaria, freguesia de Fiães, viúva de António Luís Moreda, e filha de Manuel José Gonçalves e de Joaquina Alves. // Morreu em Cristóval a 1/11/1959. // A sua viúva faleceu a 16/3/1962 (NM 1430, de 25/3/1962). // Com geração.

 

COELHO, Luís Manuel. // (ver em Fiães).

 

COELHO, Manuel Vicente. Filho de João Umbelino Coelho (dos Santos) e de Rosa Aires, lavradores, residentes no lugar de São Gregório. N.p. de Joaquim Coelho e de Umbelina Antónia de Almeida; n.m. de Guenaro Aires e de Teresa Monteiro. Nasceu a 13/3/1899 e foi batizado na igreja a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Júlio Celestino Gonçalves, presbítero, e Angelina Gonçalves, solteira.

 

COELHO, Maria da Conceição. Filha de Manuel José da Costa Coelho e de Rufina de Jesus Rodrigues. Nasceu em Cristóval a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 146, de 25/4/1915).

 

COELHO, Maria Luísa. Filha de João Umbelino Coelho (dos Santos) e de Rosa Aires, ele guarda da alfândega, em serviço no posto de Pousafoles, Fiães, moradores em São Gregório. Neta paterna de Joaquim Coelho (dos Santos) e de Umbelina Antónia de Almeida, da Vila de Fornos de Algodres; neta materna de Guenaro Aires e de Teresa Monteiro, de São Gregório. Nasceu a 21/12/1888 e foi batizada na igreja de Cristóval a 27 desse mês e ano. Padrinhos: padre Luís Manuel Marques, de São Gregório, e Maria Luísa Domingues, moradora em Pousafoles, Fiães. // Casou na igreja de Fiães a 8/6/1908 com o seu conterrâneo Francisco, de 35 anos de idade, solteiro, proprietário, filho de José Gonçalves e de Joaquina Domingues. // Ambos os cônjuges faleceram em Cristóval: o marido a 27/12/1965 e ela a 5/3/1970. // Mãe de Valfango Gonçalves, nascido em Cristóval em 1913. 

 

COELHO, Mário (Engenheiro). Filho de Carminé Celestino Coelho e de Maria Amélia Monteiro. Nasceu em -------- a --/--/19--. // Casou com Ana Maria Ribeiro Mesquita. // Em 2016 trabalhava na Simoldes, com sede em Oliveira de Azeméis. // Pai de Nuno, de Beatriz, e de Inês, todos estudantes em 2016. 

 

CONCEIÇÃO

 

CONCEIÇÃO, Amália. Filha de Manuel Joaquim da Conceição, e de Maria Alves da Rocha, ele, cabo da guarda, recebidos em Monserrate, Viana do Castelo, e moradores em Cevide, Cristóval. Neta paterna de Maria Joaquina da Conceição, solteira, da Vila da Barca; neta materna de Francisco Alves da Rocha e de Maria Teresa Lopes, de Santa Maria Maior, Viana. Nasceu a 7/8/1867 e foi batizada na igreja de Cristóval no dia seguinte. Padrinhos: padre José Joaquim de Abreu, e sua irmã, Miquelina de Abreu, solteira, moradores em São Gregório.         

 

CONCEIÇÃO, António Luciano. Filho de Manuel Joaquim da Conceição, cabo da guarda, natural da Vila de Ponte da Barca, e de Maria Alves da Rocha, de Santa Maria Maior, Viana do Castelo, moradores em São Gregório. N.p. de Maria Joaquina, solteira, de Ponte da Barca; n.m. de Francisco Alves da Rocha e de Maria Teresa Lopes, ele da vila de Punhe e ela da freguesia de Enha, distrito e comarca de Viana. Nasceu a 25/2/1862 e foi batizado na igreja de Cristóval a 27 desse mês e ano. Padrinhos: António Luciano de Barros, solteiro, chefe da alfândega, do distrito do Porto, e postado no ponto de São Gregório, e Miquelina de Abreu, solteira, moradora em São Gregório.  

 

CONCEIÇÃO, Jesufina. Filha de Manuel Joaquim da Conceição e de Maria Alves da Rocha, ele cabo da guarda da Alfândega de Valença, com a sua residência em Cevide. N.p. de Maria Joaquina da Conceição; n.m. de Francisco Alves da Rocha e de Maria Teresa Lopes. Nasceu a 12/9/1869 e foi batizada na igreja de Cristóval a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Caetano José da Silva, guarda da fiscalização da Alfândega de Valença, morador no posto de São Gregório, e sua mulher, Jesufina das Dores.

 

CONDE

 

CONDE, Clara. Filha de Ramona Conde, solteira, camponesa, batizada na freguesia de São João de Crespos, bispado de Ourense, moradora em São Gregório. Neta materna de Maria Antónia Conde, solteira, de Crespos, residente no lugar de Grerufe, paroquiana de Santa Maria de Fiães, Melgaço. Nasceu a 7/2/1860 e foi batizada na igreja de Cristóval a 11 desse mês e ano. Padrinho: Manuel Pires, casado, lavrador, residente em São Gregório. // Casou com José Joaquim Domingues, de Paços. // O seu marido faleceu em Pousafoles, Fiães, a 27/2/1895. // Ela finou-se também em Fiães a 25/3/1938. // Com geração.     

 

CORREIA

 

CORREIA, Augusto Acácio. Filho de António Fernandes Correia e de Hermínia da Anunciação de Abreu. Nasceu em Cristóval a --/--/1917 (Jornal de Melgaço n. 1176, de 22/9/1917). // Casou com Alcinda da Conceição Esteves. // Foi funcionário da empresa Auto Viação Melgaço, L.da // Pai de Maria Hermínia Correia.

 

CORREIA, Augusto César. Filho de Vitoriano Correia e de Maria do Carmo, da freguesia de São Martinho das Chãs, concelho de Armamar. Nasceu a 10/8/1853. // Alfaiate. // Casou a 25/9/1887 na igreja de Cristóval, Melgaço, com Benedita de Jesus de Barros, solteira, jornaleira, nascida em Cristóval a 16/6/1867, filha de Joaquina de Barros, solteira, do lugar da Rua Verde de São Gregório. Testemunhas: Constantino Domingues, casado, e António Joaquim Rodrigues, casado, lavradores, residentes no lugar da Porta. // Com geração.   

 

CORREIA, Erminda. Filha de Luís Augusto Correia e de Ludovina Maria Gonçalves. Nasceu em Cristóval a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 202, de 9/6/1916).

 

CORREIA, Francisco José. Filho de Maria Teresa Correia, viúva, moradora no lugar de São Gregório. Neto materno de Anacleto Correia Soares e de Mariana de Araújo, da Vila de Melgaço. Nasceu a 8/6/1851 e foi batizado na igreja de Cristóval a 11 desse mês e ano. Padrinho: Francisco José Gonçalves, negociante da Vila de Melgaço (representado no ato por Caetano José Marques, de São Gregório). 

 

CORREIA, Hermínia Augusta. Filha de Manuel Joaquim Correia e de Olívia de Abreu. Nasceu em Cristóval a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 170, de 17/10/1915). 

 

CORREIA, Idalina da Luz. Filha de António Fernandes Correia, caiador, nascido em Arcozelo, Ponte de Lima, por volta de 1892, e de Hermínia da Anunciação de Abreu, nascida em São Gregório, Cristóval, em 1885. Neta paterna de Rosa da Conceição; neta materna de Celestino de Jesus de Abreu e de Adelaide Estefânia Lopes. Nasceu a 9/2/1919. // Casou na CRCM a 14/8/1937 com António Pires (Xinto), nascido em SMP a 9/3/1906, comerciante na Vila de Melgaço. // Enviuvou a 12/1/1951. // Faleceu na Vila de Melgaço a 11/3/1976. // Mãe de António Augusto (1940-2001); e de Júlio (1943-2002). 

 

CORREIA, José Alberto. Filho de Augusto César Correia, oficial de alfaiate, e de Benedita de Jesus de Barros, jornaleira, moradores na Rua Verde de São Gregório. Neto paterno de Vitorino Correia e de Maria do Carmo Correia, de São Martinho das Chãs, Armamar; neto materno de Joaquina de Barros, da Rua Verde. Nasceu em Cristóval a 5/10/1889 e foi batizado a 8 desse mês e ano. Madrinha: Albina Domingues, solteira, do Coto de São Gregório. // Faleceu a 4/4/1890 e foi sepultado na igreja no dia seguinte, 5 de Abril.  

 

CORREIA, Luís Augusto. Filho de Augusto César Correia, oficial de alfaiate, e de Benedita de Jesus Barros, jornaleira, moradores na Rua Verde. Neto paterno de Vitoriano Correia e de Maria do Carmo Correia, de Armamar; neto materno de Joaquina de Barros, solteira, da Rua Verde. Nasceu a 28/7/1893 e foi batizado a 2 de Agosto desse ano. Madrinha: Maria Joaquina Vaz, casada, lavradeira, moradora no lugar do Faval, Fiães. // Casou com Ludovina Maria, cristovalense, filha de Manuel Gonçalves e de Maria Monteiro Durães, na CRCM, a 28/8/1915. // A sua esposa faleceu em Cristóval a 1/4/1963 (ou 1965). // Com geração.    

 

CORREIA, Luís Manuel. Filho de Manuel Joaquim Correia e de Olívia de Abreu. Nasceu em Cristóval a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 100, de 17/5/1914). // Faleceu em São Gregório a --/--/1914, com apenas cinco meses de idade (Correio de Melgaço n.º 123, de 3/11/1914).  

 

CORREIA, Manuel Joaquim. Filho de Augusto César Correia, oficial de alfaiate, e de Benedita de Jesus de Barros, jornaleira, moradores na Rua Verde. N.p. de Vitorino Correia e de Maria do Carmo Correia, de São Martinho das Chãs, Armamar; n.m. de Joaquina de Barros, solteira, de São Gregório. Nasceu a 17/6/1891 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Domingues, solteiro, lavrador, residente no lugar da Congosta, e Maria Joaquina Vaz, casada, moradora no Faval, ambos de Fiães. // Casou a --/--/1913 com Olívia de Abreu (Correio de Melgaço n.º 61, de 10/8/1913). // Faleceu em Cristóval a 20/8/1969. // Com geração. 

 

CORREIA, Maria Hermínia. Filha de Augusto Acácio Correia e de Alcinda da Conceição Esteves. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1460, de 3/2/1963: «Na paroquial da freguesia de Cristóval realizou-se no passado dia 20 o casamento de M.H.C., filha de A.A.C., funcionário da empresa Auto Viação Melgaço, L.da, e da senhora A.C.E., com Henrique Rodrigues, filho da senhora Maria Rodrigues, do lugar de Pousadas. Apadrinharam o ato o senhor Manuel José Esteves e sua esposa, Idalina Lima, comerciantes na vila de Melgaço.»

 

CORREIA, Maria da Luz. Filha de Manuel Joaquim Correia e de Olívia de Abreu. Nasceu em Cristóval a --/--/1917 (JM 1181, de 27/10/1917). // Casou com Porfírio Vieira de Brito. // A 15/5/1949 deu à luz, na maternidade do hospital da SCMM, um menino; morava em São Gregório (NM 902, de 19/6/1949). // Um ano depois deu à luz outro menino (ver Notícias de Melgaço n.º 936, de 18/6/1950). // Em Julho de 1951 nasceu outro filho na maternidade do hospital da SCMM (NM 988, de 5/8/1951).  

 

CORREIA, Secundino Maria. Filho de Maria Teresa Correia, viúva, de São Gregório. N.m. de Anacleto Correia Soares e de Mariana de Araújo, da Vila de Melgaço. Nasceu a 23/11/1846 e foi batizado a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel de Araújo e sua irmã, Francisca, solteiros, de São Gregório. 

 

CORTES

 

CORTES, Ana Augusta de Jesus. Filha de António Caetano Cortes, natural da freguesia de Paços, e de Beatriz de Jesus Lopes, natural de Cristóval, proprietários, moradores em São Gregório. Nasceu a --/--/18--. // Casou na capela de Santa Bárbara a --/--/1913 com Germano dos Santos Pires, melgacense, chefe na firma “Santos Pires & C.ª”, sita no Rio de Janeiro. Padrinhos da boda: Albina Lopes Durães, prima da noiva, natural de Valença, e José Joaquim Lopes Cortes, irmão da noiva, auxiliar da “Casa Carioca”, sita em Pará (Correio de Melgaço n.º 58, de 20/7/1913). // Em 1920 residia no Brasil; nesse ano foi citada pelo Juizo de Direito a fim de assistir a todos os termos do inventário a que se procedia por óbito de seu pai (JM 1287, de 2/5/1920).     

 

CORTES, António Augusto. Filho de António Caetano Cortes, natural de Paços, e de Beatriz de Jesus Lopes, natural de Cristóval, proprietários, moradores em São Gregório. N.p. de Caetano José Cortes e de Ana Rosa Mendes; n.m. de Francisco Manuel Lopes e de Maria do Carmo Durães. Nasceu em Cristóval a 24/9/1907 e foi batizado na igreja a 29 desse mês e ano. Madrinha: Ana Augusta de Jesus Cortes, solteira, proprietária. // A 26/7/1917 fez exame do 1.º grau e obteve a classificação de ótimo; era aluno do professor Abel Nogueira Dantas (JM 1169).

 

CORTES, António José. Filho de António Caetano Cortes, lavrador, natural de Paços, e de Beatriz de Jesus Lopes, de Cristóval, moradores em São Gregório. N.p. de Caetano José Cortes e de Ana Rosa Mendes; n.m. de Francisco Manuel Lopes e de Maria do Carmo Durães. Nasceu em Cristóval a 7/3/1901 e foi batizado na igreja a 11 desse mês e ano. Padrinhos: padre José Joaquim Pinheiro e Germana Augusta de Araújo, viúva, proprietária. // Faleceu a 20/6/1901, com apenas três meses de idade, e foi sepultado no cemitério de Cristóval. 

 

CORTES, Armando dos Santos. Filho de António Caetano Cortes, natural de Paços, e de Beatriz de Jesus Lopes, natural de Cristóval, proprietários, moradores no lugar de São Gregório. N.p. de Caetano José Cortes e de Ana Rosa Mendes; n.m. de Francisco Manuel Lopes e de Maria do Carmo Durães. Nasceu a 29/10/1909 e foi batizado na igreja a 1 de Novembro desse ano. Madrinha: Ana Augusta de Jesus Cortes, solteira, proprietária. // «Recebeu a sua formação cultural e humana nos Seminários de Almada e dos Olivais, em Lisboa. Veio morar para São Gregório, sua terra natal, dedicando-se ao estudo da contabilidade e da língua inglesa. Foi ali que, pouco a pouco, amadureceu nele a ideia de dedicar-se ao ensino particular» (VM 1269, de 15/5/2006). // Faleceu no Matadouro (!), Filgueira, Cresciente, Pontevedra, a 25/4/1977. // Fora um dos fundadores do Externato Liceal de Melgaço “Colégio da Barbosa” (1961), juntamente com o Dr. Sidónio da Silva Soares Silvestre de Sousa. // Em 2006 prestaram-lhe uma homenagem, dando à antiga Rua da Barbosa o seu nome.   

 

CORTES, Artur António. Filho de António Caetano Cortes, natural de Paços, e de Beatriz de Jesus Lopes, natural de Cristóval, rurais, moradores em São Gregório. N.p. de Caetano José Cortes e de Ana Rosa Mendes; n.m. de Francisco Manuel Lopes e de Maria do Carmo Durães. Nasceu em Cristóval a 19/3/1902 e foi batizado na igreja a 25 desse mês e ano. Madrinha: Ana Augusta de Jesus Cortes, solteira, camponesa. 

 

CORTES, Celeste Leonor Augusta de Jesus. Filha de António Caetano Cortes e de Beatriz de Jesus Lopes, proprietários, moradores em São Gregório. N.p. de Caetano José Cortes e de Ana Rosa Mendes; n.m. de Francisco Manuel Lopes e de Maria do Carmo Durães. Nasceu em Cristóval a 28/2/1911 e foi batizada na igreja a 5 de Março desse mesmo ano. Padrinhos: Artur Cortes, solteiro, lavrador, e Ana Augusta de Jesus Cortes, solteira, doméstica.

 

CORTES, José Joaquim. Filho de António Caetano Cortes, natural de Paços, e de Beatriz de Jesus Lopes, de Cristóval, proprietários, moradores na Rua Verde de São Gregório, Cristóval. Neto paterno de Caetano José Cortes e de Ana Rosa Mendes, do Outeiro, Paços; neto materno de Francisco Manuel Lopes e de Maria do Carmo Durães, da Rua Verde, Cristóval. Nasceu a 12/8/1885 e foi batizado pelo padre Luís Manuel Marques a 16 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Pinheiro (clérigo em menores), do Outeiro, Paços, e Germana de Araújo, solteira, da Rua verde, São Gregório. // Emigrou para o Brasil, onde trabalhou como auxiliar na “Casa Carioca”, de Pará. // Em 1920 já estava casado; nesse ano foi citado pelo Juízo de Direito, cartório do escrivão Brito, para assistir a todos os termos do inventário a que se procedia por morte do pai (JM 1287, de 2/5/1920). 

 

CORTES, Leonor de Jesus. Filha de António Caetano Cortes, lavrador, natural de Paços, e de Beatriz de Jesus Lopes, lavradeira, natural de Cristóval, moradores no lugar de São Gregório. N.p. de Caetano José Cortes e de Ana Rosa Mendes; n.m. de Francisco Manuel Lopes e de Maria do Carmo Durães. Nasceu em Cristóval a 7/5/1904 e foi batizada na igreja a 12 desse mês e ano. Madrinha: Ana Augusta de Jesus Cortes, solteira, camponesa. // Faleceu no dia 31/7/1906 e foi sepultada no cemitério local. // continua...    

Sem comentários:

Enviar um comentário