domingo, 15 de março de 2020

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO
(Freguesia de Parada do Monte)
 
Por Joaquim A. Rocha
 
 
 
// continuação...

 
ALVES, Manuel Bento. Filho de Custódio Alves e de Ana Maria Afonso, lavradores, residentes no lugar de Pereiral. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1800. // Faleceu a 1/6/1892, no lugar de Lagarteira, freguesia de Parada do Monte, com 92 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casado com Rosa Pires, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja paroquial.

 

ALVES, Manuel Francisco. Filho de Luísa Alves, solteira, camponesa, moradora no lugar de Aldeia Grande. Nasceu na freguesia de Parada do Monte a 8/3/1839. // Tinha quarenta anos de idade, era solteiro, lavrador, morava no dito lugar, quando casou na igreja de Parada do Monte, a 28/8/1879, com Maria Pires, nascida a 20/10/1843, solteira, camponesa, moradora no lugar de Carrascal, filha de Manuel António Pires e de Maria Pires, rurais, do mesmo lugar. Testemunhas: Francisco Lourenço, casado, rural, morador em Coto Santo, e Justino Pires, solteiro, camponês, morador em Carrascal. // Morreu no lugar de Carrascal a 4/5/1904, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casado com a dita Maria Pires, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no adro da igreja paroquial.    

 

ALVES, Manuel Francisco. Filho de António Luís Alves e de Joana Alves, lavradores, residentes no lugar de Casal. Neto paterno de Manuel José Alves e de Maria Rosa Alves; neto materno de Manuel António Alves e de Rosa Maria Vieites (Beites). Nasceu em Parada do Monte a 27/3/1860 e foi batizado na igreja no dia seguinte. Padrinhos: Francisco José Alves, casado, rural, morador em Trigueira, e Maria Rosa Vieites, casada, residente em Casal. // Casou na igreja da sua freguesia natal a 24/8/1893 com a sua conterrânea Maria Rosa Alves, de 31 anos de idade, solteira, camponesa, do lugar de Aldeia Grande, filha de Francisco Manuel Alves e de Maria Afonso, agricultores. Testemunhas presentes: Manuel Alves e Manuel Vieites, camponeses. // Faleceu em Parada do Monte a 28/10/1950. // Com geração.   

 

ALVES, Manuel Francisco. Filho de Lino Alves e de Maria Pires, lavradores, residentes no lugar de Carrascal. Neto paterno de Francisco Alves e de Maria Rosa Rodrigues; neto materno de Bento Manuel Pires e de Ana Esteves. Nasceu a 23/8/1868 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Francisco Alves, viúvo, rural, morador em Coto Santo, e Carolina Alves, solteira, camponesa, moradora no mesmo lugar. 

 

ALVES, Manuel Francisco. Filho de Narciso Alves e de Maria Engrácia Afonso, lavradores. Neto paterno de Francisco José Alves e de Rosa Rodrigues; neto materno de Manuel António Afonso e de Maria Cubelo, todos do lugar de Coto Santo. Nasceu em Parada do Monte a 18/8/1873 e foi batizado na igreja nesse mesmo dia. Padrinhos: Francisco Alves e sua mulher, Maria Alves, rurais, moradores no lugar de Barreira, Parada do Monte. // Casou na igreja da sua freguesia natal a 24/5/1897 com a sua conterrânea Maria Alves, de vinte e cinco anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar da Trigueira, filha de António Caetano Alves e de Albina Rodrigues, rurais. Testemunhas presentes: António Caetano Alves e Manuel Alves, camponeses, moradores no lugar da Trigueira. // Deve ter ficado viúvo, pois casou na igreja de Cousso a 9/4/1900, com Maria, de vinte e sete anos de idade, solteira, natural da freguesia de Cousso, onde morava, filha de João Domingues Souto e de Lina (ou Umbelina) Domingues, coussenses. Testemunhas presentes: João Afonso Tojeira e Justino Alves, lavradores, residentes na freguesia de Cousso. // A sua esposa faleceu a 15/6/1921. // Casou novamente, na CRCM, a 28/11/1923, com Maria, filha de Ludovina Fernandes. // Morreu em Cousso a 7/3/1931. // A sua viúva deve ter morrido em Maio de 1966. // Pai de Olívia (ver em Cousso).   

 

ALVES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Bento Alves e de Rosa Pires, lavradores, residentes em Lagarteira. Nasceu por volta de 1843. // Tinha trinta e dois anos de idade, era solteiro, lavrador, morava no dito lugar, quando casou na igreja de Parada do Monte, a 13/9/1875, com Maria Pires, sua parente no segundo grau de consanguinidade, de trinta e um anos de idade, solteira, camponesa, moradora em Chão do Bezerro, filha de Manuel Joaquim Pires e de Ana Maria Pires, rurais, do mesmo lugar. Testemunhas: Manuel Afonso, casado, camponês, e António Joaquim Cerqueira, casado, rural, moradores em Chão do Bezerro.

 

ALVES, Manuel Joaquim. Filho de ------------- Alves e de --------------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Casou a --/--/1914 com Gracinda Esteves (Correio de Melgaço n.º 127, de 1/12/1914).  

 

ALVES, Manuel Joaquim. Filho de Joaquim Alves e de Maria Pereira, lavradores, residentes no lugar do Chão de Bezerra. Neto paterno de Manuel Alves e de Quitéria Rodrigues, camponeses, do dito lugar; neto materno de Manuel Pereira e de Joaquina Domingues, rurais, do lugar de Aldeia Grande. Nasceu em Parada do Monte a 25/3/1883 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Joaquim Pereira, solteiro, de Aldeia Grande, Parada do Monte, e Rosa Pereira, casada, natural de Cousso, lavradores. // Casou a 1/11/1915 com Maria Afonso (Correio de Melgaço n.º 173, de 7/11/1915). // Faleceu em Parada do Monte a 12/11/1961.

 

ALVES, Manuel José. Filho de Rosa Alves. Neto materno de Francisco Luís Alves e de Luísa Vieites (Beites), todos do lugar de Coto Santo. Nasceu a 15/5/1858 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Manuel José Alves, do lugar de Tablado, e Maria Lourenço, solteira, do lugar de Aldeia Grande. 

 

ALVES, Manuel Luís. Filho de Manuel António Alves e de Maria Luísa Alves, moradores em Carrascal. N.p. de Manuel José Alves e de Maria Rosa Gonçalves, de Aldeia Grande; n.m. de Manuel José Alves e de Maria Rosa Alves, de Carrascal. Nasceu a 17/1/1859 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: António Luís Alves e Rosa Alves, tios do neófito. // Faleceu a 17/9/1863 e foi sepultado na igreja.  

 

ALVES, Manuel. Filho de --------- Alves e de --------------- Rodrigues. Nasceu a --/--/19--. // Casou com Maria Pires, também de Parada do Monte. // Em 1998 residiam no lugar de Cortegada (VM 1100, de 1/9/1998).

 

ALVES, Maria. Filha de Manuel Alves e de Maria Pires, lavradores, de São Pedro de Paulo, bispado de Ourense. Nasceu na freguesia de São Bento de Rabinho, bispado de Ourense, por volta de 1814 «e agora estava naturalizada nesta freguesia [de Parada do Monte]». // Profissão: louceira. // Faleceu no lugar de Trigueira, Parada do Monte, onde morava, a 4/9/1862, com 48 anos de idade, no estado de casada com Bernardo Fernandes, e foi sepultada na igreja paroquial. // Deixou dois filhos.

 

ALVES, Maria. Filha de Manuel Alves e de Maria Joaquina Esteves, lavradores. Nasceu na freguesia de Parada do Monte por volta de 1823. // Camponesa. // Faleceu no lugar de Cortegada a 12/11/1901, com setenta e oito anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja.

 

ALVES, Maria. Filha de Manuel Alves e de Maria Luísa Martins, lavradores, residentes no lugar do Coto do Paço. Nasceu na freguesia de Parada do Monte por volta de 1827. // Camponesa. // Faleceu no dito lugar a 21/1/1897, com setenta anos de idade, sem quaisquer sacramentos, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja.  

 

ALVES, Maria. Filha de Manuel António Alves e de Rosa de Sousa, lavradores, residentes no lugar de Trigueira. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1831. // Lavradeira. // Faleceu no dito lugar a 4/3/1893, com 62 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de viúva de Manuel José Lourenço, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja paroquial.   

 

ALVES, Maria. Filha de Maria Alves, lavradeira. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1832. // Camponesa. // Faleceu no lugar de Carrascal a 19/8/1902, com 70 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de viúva de Jacob Esteves, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial.

 

ALVES, Maria. Filha de --------- Alves e de ----------------------------------------------. Nasceu por volta de 1832. // Faleceu no lugar da Barreira a --/--/1914, com oitenta e dois anos de idade (Correio de Melgaço n.º 126, de 24/11/1914). 

 

ALVES, Maria. Filha de João Alves e de Isabel Alves, lavradores, residentes no lugar de Pereiral. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1835. // Camponesa. // Faleceu no dito lugar a 10/5/1895, com 60 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de viúva, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja. 

 

ALVES, Maria. Filha de Manuel Bento Alves e de Rosa Pires, paradenses. Nasceu em Parada do Monte a 17/2/1845. // Era solteira, camponesa, morava no lugar da Lagarteira, quando casou na igreja paroquial a 24/6/1871 com o seu conterrâneo António Joaquim Cerqueira, nascido a 19/3/1839, solteiro, lavrador.  

 

ALVES, Maria. Filha de Vitorino Alves e de Maria Luísa Alves, lavradores. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1852. // Camponesa. // Faleceu no lugar de Aldeia Grande a 7/2/1909, com cinquenta e sete anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de viúva de Manuel Alves, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja.

 

ALVES, Maria. Filha de Manuel Francisco Alves e de Maria Pires, lavradores, residentes no lugar de Carrascal. Nasceu em Parada do Monte a 8 de Março de 1854. // Tinha vinte e seis anos de idade, era solteira, camponesa, morava no dito lugar, quando casou na igreja paroquial a 21/4/1880 com o seu conterrâneo e parente José Joaquim Pires, nascido a 18/7/1853, solteiro, lavrador.

 

ALVES, Maria. Filha de António Luís Alves e de Luísa Afonso, lavradores, residentes no lugar de Aldeia Grande. Nasceu em Parada do Monte a 10 de Junho de 1854. // Tinha 23 anos de idade, era solteira, camponesa, morava no dito lugar, quando casou na igreja paroquial a 26/11/1877 com o seu conterrâneo Manuel Esteves, nascido a 15/4/1855, solteiro, rural.

 

ALVES, Maria. Filha de Manuel Caetano Alves e de Claudina Esteves, moradores no lugar de Cortegada. Neta paterna de Manuel Luís Alves e de Rosa Gonçalves, do dito lugar; neta materna de Domingos Esteves e de Maria Rosa de Sousa, de Além, Cubalhão. Nasceu em Parada do Monte a 25/9/1857 e foi batizada na igreja no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Esteves e sua esposa, Maria Pereira, de Além, Cubalhão. // Nota: deve ser a senhora que faleceu no lugar de Cortegada a --/--/1932, com setenta e cinco anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 145, ou 146, de 17/4/1932). 

 

ALVES, Maria. Filha de Manuel Alves e de Quitéria Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Chão do Bezerro. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1858. // Tinha 25 anos de idade, era solteira, camponesa, quando casou na igreja paroquial a 8/4/1883 com o seu conterrâneo Manuel Pires, de 29 anos de idade, solteiro, lavrador.

 

ALVES, Maria. Filha de Manuel Alves e de Maria Lourenço, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Neta paterna de Manuel António Alves e de Joaquina Esteves; neta materna de Francisco Lourenço e de Teresa Maria Xavier. Nasceu em Parada do Monte a 9/1/1861 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Lourenço, solteiro, rural, morador em Cortegada, e sua sobrinha, Ana Alves, solteira, residente no mesmo lugar. // Tinha vinte e quatro anos de idade, era solteira, quando casou na igreja paroquial a 26/5/1886 com o seu conterrâneo Joaquim Esteves, solteiro, lavrador, do lugar de Trigueira.

 

ALVES, Maria. Filha de Rosa Alves, lavradeira, moradora no lugar de Cortegada. Neta materna de Manuel Luís Alves e de Rosa Alves. Nasceu a 28/6/1861 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Esteves, lavrador, do lugar de Cortegada, e Rosa Domingues, viúva, do mesmo lugar.

 

ALVES, Maria. Filha de Manuel Alves, natural de Parada do Monte, e de Quitéria Rodrigues, natural de Cubalhão, lavradores, residentes no lugar de Chão do Bezerro. Neta paterna de João Alves e de Maria Pereira; neta materna de Maria Rodrigues. Nasceu em Parada do Monte a 24 de Setembro de 1863 e foi batizada na igreja nesse mesmo dia. Padrinhos: Manuel José Pires, casado, rural, morador em Tablado, e Joaquina Pereira, solteira, camponesa, moradora em Cortegada. // Nota: deve ser a mesma senhora que faleceu em 1914 no lugar de Chão de Bezerro, Parada do Monte, com cinquenta anos de idade (Correio de Melgaço n.º 92, de 22/3/1914).

 

ALVES, Maria. Filha de Lino Alves e de Maria Pires, lavradores, residentes no lugar de Casal. Neta paterna de Francisco Alves e de Rosa Rodrigues; neta materna de Bento Pires e de Ana Maria Esteves. Nasceu em Parada do Monte a 13/7/1864 e foi batizada na igreja nesse mesmo dia. Padrinhos: Manuel José Pereira, casado, rural, morador em Tablado, e Marcelina Pereira, solteira, do mesmo lugar. 

 

ALVES, Maria. Filha de ----------- Alves e de --------------------------------------------. Nasceu por volta de 1865. // Faleceu no lugar do Carrascal, Parada do Monte, a --/--/1938, com setenta e três anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 397).

 

ALVES, Maria. Filha de Florinda Alves, lavradeira, moradora em Coto Santo. Neta materna de Caetano Alves e de Helena Rodrigues. Nasceu a 24/5/1866 e foi batizada no dia seguinte. Madrinha: Maria Ana Alves, viúva, camponesa, residente em Carrascal. // Faleceu em Orjais, Cubalhão, a 31/8/1941. 

 

ALVES, Maria. Filha de Manuel Alves e de Maria Rosa Domingues, lavradores, residentes no lugar de Tabulado. Neta paterna de Manuel António Alves e de Maria Rosa Vieites (Beites); neta materna de António Domingues e de Maria Ana Vieites (Beites). Nasceu em Parada do Monte a 24/7/1866 e foi batizada na igreja nesse mesmo dia. Padrinhos: Manuel Domingues, solteiro, rural, e Maria Ana Vieites (Beites), viúva, camponesa, moradores no sobredito lugar. // Faleceu a 18/6/1892, no lugar de Cortegada, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casada com Joaquim Pereira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja paroquial. // O seu viúvo voltou a casar.

 

ALVES, Maria. Filha de José Alves e de Maria Luísa Esteves, lavradores, residentes no lugar de Coto Santo. Neta paterna de Raimundo Alves e de Maria Pires; neta materna de Caetano Esteves e de Maria Ana Domingues. Nasceu em Parada do Monte a 1/6/1867 e foi batizada nesse mesmo dia. Padrinhos: Caetano Esteves, casado, rural, e Maria Ana Domingues, casada, lavradeira, moradores no sobredito lugar. // Casou na igreja paroquial a 23/7/1900 com o seu conterrâneo Manuel de Carvalho, ferreiro. // Faleceu em Aldeia Grande, Parada do Monte, a 21/9/1940.  

 

ALVES, Maria. Filha de António Caetano Alves e de Albina Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Trigueira. Neta paterna de Francisco José Alves e de Ana Maria Domingues; neta materna de Manuel Rodrigues e de Joaquina Domingues Ramos. Nasceu em Parada do Monte a 26/8/1872 e foi batizada na igreja nesse dia. Padrinhos: Francisco Alves e Maria Alves, casados, rurais, moradores no sobredito lugar. // Camponesa. // Casou na igreja da sua freguesia natal a 24/5/1897 com o seu conterrâneo Manuel Francisco Alves, solteiro, camponês. // Faleceu no lugar de Carrascal a 16/3/1898, sem quaisquer sacramentos, no estado de casada, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja.    

 

ALVES, Maria. Filha de António Alves e de Rosa Pereira, residentes em Cortegada. N.p. de Manuel António Alves e de Joaquina Esteves; n.m. de Manuel António Pereira e de Maria Ana Rodrigues, todos rurais. Nasceu a 17/7/1874 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Manuel Pereira, solteiro, camponês, e Maria Pereira, solteira, camponesa, todos moradores no dito lugar. // Faleceu em Parada do Monte a 31/12/1952.

 

ALVES, Maria. Filha de Manuel Alves e de Maria Pires, lavradores, residentes no lugar dos Chãos de Bezerro. Neta paterna de Manuel Bento Alves e de Rosa Pires, lavradores, residentes no lugar de Lagarteira; neta materna de Manuel Joaquim Pires e de Ana Maria Pires, camponeses, moradores no sobredito lugar dos Chãos de Bezerro. Nasceu em Parada do Monte a 3/8/1876 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Joaquim Pires e Ana Maria Pires, avós maternos da neófita, casados, rurais.    

 

ALVES, Maria. Filha de Joaquim Alves e de Rosalina Pereira, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. // Faleceu a 8/3/1906, com apenas quatro dias de idade, e foi sepultada no adro da igreja.

 

ALVES, Maria (a Joana). Filha de -------- Alves e de ----------------------. Nasceu por volta de 1912. // Faleceu no lugar do Carrascal, Parada do Monte, com oitenta e três anos de idade (A Voz de Melgaço n.º 1022, de 1/2/1995).

 

ALVES, Maria. Filha de Aparício Alves e de Piedade Vieites. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1938 (Notícias de Melgaço n.º 391).

 

ALVES, Maria das Dores. Filha de Manuel Alves e de Maria das Dores Esteves, lavradores, residentes no lugar da Lagarteira. Neta paterna de Manuel Alves e de Maria --------------------, camponeses, do referido lugar; neta materna de Francisco Esteves e de Miquelina Alves, rurais, do lugar de Pereiral. Nasceu em Parada do Monte a 25/6/1892 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel José Domingues e sua mulher, Maria Rosa Afonso, rurais, moradores no lugar do Coto do Paço. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 13/1/1985 (confirmar).

 

ALVES, Maria Engrácia. Filha de Ana Alves, solteira, camponesa, moradora no lugar de Coto Santo. Neta materna de Rosa Alves, solteira, lavradora, do dito lugar. Nasceu em Parada do Monte a 18/8/1888 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Narciso Alves e Maria Engrácia Afonso, casados, agricultores, residentes no sobredito lugar de Coto Santo. // Casou na CRCM a 4/2/1918 (confirmar), com Albano Augusto Esteves. // O seu marido morreu em Parada do Monte a 3/7/195-. // Ela faleceu também em Parada do Monte a 8/5/1978.     

 

ALVES, Maria Helena. Filha de --------- Alves e de -----------------------------------. Nasceu no lugar de Trigueira, Parada do Monte, a --/--/19--. // Casou com Manuel de Sousa. // Uma filha do casal foi batizada a 31/12/1994.

 

ALVES, Maria Joana. Filha de Caetano Alves e de Helena Rodrigues. Nasceu em Parada do Monte a 6/1/1842. // Era solteira, camponesa, morava no lugar de Coto Santo, quando casou na igreja a 2/6/1873, com o seu conterrâneo António Esteves, nascido a 25/1/1846, lavrador, filho de Bento Esteves e de Maria Ana Alves, moradores no lugar de Pereiral.

 

ALVES, Maria Joaquina. Filha de Caetano Alves e de Helena Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Coto Santo. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1831. // Camponesa. // Faleceu no lugar de Pereiral a 16 de Janeiro de 1900, com sessenta e nove anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro.

 

ALVES, Maria Joaquina. Filha de Vitorino Alves e de Maria Alves, moradores em Aldeia Grande. N.p. de Manuel António Alves e de Maria Joaquina Esteves, de Cortegada; n.m. de Francisco Alves e de Maria Fernandes, de Aldeia Grande. Nasceu a 20/10/1859 e foi batizada a (?). Padrinhos: a sua avó paterna e Joaquim Alves.

 

ALVES, Maria Luísa. Filha de Francisco Alves e de Maria Fernandes, lavradores. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1826. // Camponesa. // Faleceu no lugar de Aldeia Grande a 29/7/1905, com setenta e nove anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de viúva de Vitorino Alves, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja.

 

ALVES, Maria Luísa. Filha de Narciso Alves e de Maria Engrácia Afonso, rurais, moradores em Coto Santo. Neta paterna de Francisco José Alves e de Maria Rosa Rodrigues; neta materna de Manuel José Afonso e de Maria Rosa Cubelo, todos do dito lugar. Nasceu a 23/6/1858 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Carolina Alves e Lino Alves, também de Coto Santo. // Faleceu a --/10/1940.     

 

ALVES, Maria Luísa. Filha de Manuel Francisco Alves e de Maria Luísa Afonso, lavradores, residentes em Aldeia Grande. Neta paterna de Francisco Alves e de Maria Fernandes; neta materna de Francisco Afonso e de Maria Rosa Rodrigues. Nasceu em Parada do Monte a 13/3/1869 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: António Afonso, solteiro, rural, morador no sobredito lugar, e Maria Luísa Pires, viúva, camponesa, moradora em Trigueira. // Casou na igreja paroquial a 17/11/1897 com o seu conterrâneo Manuel Pereira, de 39 anos de idade, solteiro. // Faleceu no lugar de Aldeia Grande, Parada do Monte, a (21?) de Agosto de 1946. 

 

ALVES, Maria Rosa. Filha de Domingos Alves e de Maria Domingues, lavradores, de Parada do Monte. Nasceu por volta de 1779. // Faleceu em Carrascal, onde residia, a 20/4/1863, com 84 anos de idade, viúva de Manuel José Alves, e foi sepultada na igreja. // Deixou cinco filhos. 

 

ALVES, Maria Rosa. Filha de Francisco Alves e de Ana Vieites, lavradores, de Parada do Monte. Nasceu por volta de 1783. // Faleceu em Lagarteira, onde residia, a 23/2/1863, com 80 anos de idade, viúva de Bento José Pereira, e foi sepultada na igreja. // Deixou cinco filhos.

 

ALVES, Maria Rosa. Filha de António Luís Alves e de Maria Joana Alves, moradores no lugar de Casal. N.p. de Manuel José Alves e de Maria Rosa Alves, de Barreira; n.m. de Manuel António Alves e de Rosa Maria Vieites (Beites), de Casal. Nasceu a 14/1/1859 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: avós maternos.

 

ALVES, Maria Rosa. Filha de Francisco Manuel Alves e de Maria Afonso, moradores em Aldeia Grande. N.p. de Francisco Alves e de Maria Fernandes; n.m. de Francisco José Afonso e de Maria Rosa Rodrigues. Nasceu a 14/7/1862 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: António Afonso, solteiro, rural, e Maria Rosa Rodrigues, casada, lavradeira, ambos residentes no sobredito lugar. 

 

ALVES, Maria Rosa. Filha de Joaquim Alves e de Maria Esteves, lavradores, residentes em Carrascal. Neta paterna de Manuel José Alves e de Maria Rosa Alves; neta materna de Manuel Esteves e de Maria Alves. Nasceu em Parada do Monte a 9/7/1869 e foi batizada a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Alves e Maria Alves, casados, rurais, moradores no supracitado lugar. // Faleceu a 28/2/1958 (confirmar).  

 

ALVES, Maria Rosa. Filha de Bento Alves, de Parada do Monte, e de Rosa Rodrigues, da Gave, rurais, moradores no lugar de Pereiral. Neta paterna de João Alves e de Isabel Alves; neta materna de José Rodrigues e de Catarina Alves. Nasceu em Parada do Monte a 1/5/1870 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Joaquim Afonso e Rosa Domingues, casados, camponeses, residentes no supracitado lugar. // Casou na igreja de Parada do Monte a 8/8/1890, com o seu conterrâneo Manuel Joaquim Esteves, de 32 anos de idade, solteiro, lavrador, filho de António Luís Esteves e de Maria Gonçalves. // Enviuvou a 16/7/1933, ou 1935. // Faleceu em Parada do Monte a 16/3/1959.  

 

ALVES, Maria Rosa. Filha de Manuel Joaquim Alves e de Carolina Rosa Alves, lavradores, residentes no lugar de Coto Santo. Neta paterna de Manuel António Alves e de Maria Pires; neta materna de Maria Alves, camponesa, moradora no lugar de Coto Santo. Nasceu em Parada do Monte a 5/10/1879 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Joaquim Alves, solteiro, camponês, morador no lugar de Chão de Bezerro, e Maria Rosa Alves, solteira, camponesa, moradora no lugar de Baldosa, freguesia da Gave.

 

ALVES, Maria Rosa. Filha de Joaquim Alves e de Maria Pereira, lavradores. Neta paterna de Manuel Alves e de Quitéria Rodrigues; neta materna de Manuel Pereira e de Joaquina Domingues. Nasceu em Parada do Monte, no lugar do Chão de Bezerro, a 20/1/1882, e foi batizada na igreja paroquial a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Pereira, morador no lugar de Aldeia Grande, e Maria Alves, moradora no lugar do Chão de Bezerro, solteiros, camponeses.    

 

ALVES, Maria Vitória. Filha de Manuel José Alves e de Maria Joana de Carvalho, lavradores, residentes no lugar da Trigueira. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1840. // Tinha 35 anos de idade, era solteira, camponesa, morava em Aldeia Grande, quando casou na igreja paroquial a 25 de Agosto de 1875 com o seu conterrâneo Custódio José Pereira, de 56 anos de idade, solteiro, lavrador, residente no lugar de Lagarteira. // Com geração.

 

ALVES, Mariana. Filha de Manuel António Alves e de Maria Rosa Esteves, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1823. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Coto do Paço a 28/7/1895, com 72 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casada com António Pereira, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja paroquial.

 

ALVES, Mariana. Filha de Manuel José Alves e de Maria Rosa Gonçalves (!), lavradores. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1827. // Camponesa. // Faleceu no lugar de Aldeia Grande a 7/2/1900, com setenta e três anos de idade, apenas com o sacramento da extrema-unção, no estado de viúva de Manuel José Lourenço, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial.  

 

ALVES, Miguel. Filho de Manuel Bento Alves e de Maria Pires, moradores em Lagarteira. Neto paterno de Custódio Alves e de Ana Afonso, de Pereiral; neto materno de Manuel José Pires e de Mariana Domingues, de Chão do Bezerro. Nasceu a 31/3/1859 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Manuel José Pires e sua esposa, Maria Domingues, de Chão do Bezerro.

 

ALVES, Miquelina. Filha de Caetano Alves e de Helena Rodrigues, lavradores. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1833. // Camponesa. // Faleceu no lugar de Pereiral a 4/2/1903, com setenta anos de idade, apenas com o sacramento da extrema-unção, no estado de casada com Francisco Esteves, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja.

 

ALVES, Narciso. Filho de Francisco Alves e de Rosa Alves, lavradores. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1831. // Camponês. // Morreu no lugar de Coto Santo a 25/12/1908, repentinamente, com 77 anos de idade, no estado de viúvo de Maria Engrácia Afonso, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja paroquial.  

 

ALVES, Oliveiros. Filho de Manuel Alves e de Maria Alves, lavradores, residentes no lugar de Aldeia Grande. Neto paterno de Francisco José Alves e de Ana Maria Domingues; neto materno de Vitorino Alves e de Maria Luísa Alves. Nasceu em Parada do Monte a 17/4/1893 e foi batizada na igreja paroquial a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Vitorino Alves, casado, lavrador, e Rosa Alves, solteira, camponesa.

 

ALVES, Palmira. Filha de Manuel Alves e de Carolina Alves, lavradores, residentes no lugar de Coto Santo. Neta paterna de Francisco Alves e de Ana Maria Vieites, camponeses, moradores no lugar de Baldosa, freguesia da Gave; neta materna de Maria Alves, viúva, lavradeira, moradora no lugar de Coto Santo. Nasceu em Parada do Monte a 22/9/1881 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Narciso Alves, casado, rural, morador no lugar de Coto Santo, e Maria Engrácia Afonso, casada, lavradeira, moradora no dito lugar de Coto Santo. // Casou na Conservatória do Registo Civil de Melgaço a 22/2/1929 com -------- Rodrigues. // Enviuvou a 30/6/1939. // Faleceu na freguesia da Gave a 2/5/1968.   

 

ALVES, Pureza. Filha de Manuel Alves e de Maria Pereira, lavradores, residentes no lugar de Aldeia Grande. Neta paterna de Manuel Alves e de Maria Rosa Domingues; neta materna de Francisco António Pereira e de Maria Pires. Nasceu em Parada do Monte a 15/9/1910. Padrinhos: Francisco António Pereira, casado, lavrador, e Maria Pires, casada, lavradeira. // Casou na CRCM a 30/4/1930 com o seu conterrâneo José Rodrigues, de 23 anos de idade, filho de Joaquim Rodrigues e de Rosa Afonso. // O seu marido morreu a 16/4/1983. // Ela faleceu em Parada do Monte a 8/5/1994, com 83 anos de idade (VM 1009).

 

ALVES, Pureza. Filha de Armindo António Alves e de Joaquina Rodrigues. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1933 (NM 201, de 16/7/1933).

 

ALVES, Ricardo. // Nasceu por volta de 1986. // Lê-se em “A Voz de Melgaço”: «Nas eleições de 2017 o candidato do Partido Socialista, Ricardo Alves, assegurou a continuidade do seu exercício autártico, cativando 245 votos de um total de 292 eleitores que exerceram o seu direito naquela união de freguesias (Parada do Monte e Cubalhão). Com apenas um voto nulo, mas 46 em branco, o acto eleitoral em Parada do Monte e Cubalhão destacou-se ainda pela abstenção, tendo votado apenas 29,8% dos eleitores inscritos (977, em Outubro de 2017).» 

 

ALVES, Rosa. Filha de ----------- Alves e de --------------------------------------------. Nasceu por volta de 1835. // Faleceu no lugar de Cortegada a --/--/1915, com oitenta anos de idade (Correio de Melgaço n.º 135, de 2/2/1915).

 

ALVES, Rosa. Filha de António Alves e de Rosa Vieites, lavradores. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1838 (!). // Camponesa. // Faleceu no lugar do Casal a 14/6/1908, com setenta (!) anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de solteira, com testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial.  

 

ALVES, Rosa. Filha de -------- Alves e de ------------------------------------------. Nasceu por volta de 1840. // Faleceu no lugar de Cortegada a --/--/1915, com setenta e cinco anos de idade (Correio de Melgaço n.º 134, de 26/1/1915).

 

ALVES, Rosa. Filha de Manuel José Alves e de Maria Joana de Carvalho, lavradores, residentes no lugar de Aldeia Grande. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1846. // Tinha trinta e seis anos de idade, era solteira, camponesa, morava no dito lugar, quando casou na igreja paroquial com o seu conterrâneo Francisco Domingues, de quarenta e três anos de idade, viúvo, lavrador.

 

ALVES, Rosa. Filha de António Luís Alves e de Joana Rosa Alves, lavradores, residentes no lugar de Casal. Neta paterna de Manuel António Alves e de Rosa Vieites; neta materna de Manuel António Alves e de Maria Rosa Alves. Nasceu em Parada do Monte a 27/12/1861 e foi batizada na igreja no dia seguinte. Padrinhos: Manuel António Alves, casado, camponês, morador no sobredito lugar, e (Rosa?) Vieites (Beites), casada, moradora no mesmo lugar.  

 

ALVES, Rosa. // Nasceu por volta de 1862. // Faleceu no lugar de Tablado, Parada do Monte, a --/--/1932, com setenta anos de idade (NM 154, de 19/6/1932).

 

ALVES, Rosa. Filha de Vitorino Alves e de Maria Luísa Alves, lavradores, residentes no lugar de Aldeia Grande. Neta paterna de Manuel António Alves e de Maria Joaquina Esteves; neta materna de Francisco Alves e de Maria Fernandes. Nasceu em Parada do Monte a 20/5/1863 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Caetano Alves, casado, rural, morador em Aldeia Grande, e Maria Vieites (Beites), casada, lavradeira, moradora no mesmo lugar. // Casou na igreja paroquial a 8/10/1908 com o seu conterrâneo José Custódio de Carvalho, de 22 anos de idade, solteiro, camponês. // Faleceu em Parada do Monte a 10/11/1934.   

 

ALVES, Rosa. Filha de Manuel Alves e de Maria Lourenço, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Neta paterna de Manuel António Alves e de Maria Joaquina Esteves; neta materna de Francisco Lourenço e de Teresa Xavier. Nasceu em Parada do Monte a 23/7/1863 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: António Alves, solteiro, rural, morador em Cortegada, e Isabel Marques, solteira, camponesa, moradora no mesmo lugar. // Casou na igreja paroquial a 8/6/1891 com Manuel Esteves “Travessa”, de 35 anos de idade, solteiro, lavrador, do lugar de Trigueira. // Enviuvou a 7/6/1942. // Faleceu em Parada do Monte a 20/6/1944 (confirmar).

 

ALVES, Rosa. Filha de José Alves e de Maria Esteves, lavradores, residentes em Coto Santo. N.p. de Raimundo Alves e de Maria Cerqueira; n.m. de Caetano Esteves e de Maria Ana Domingues. Nasceu a 15/3/1869 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Caetano Esteves e Maria Ana Domingues, casados, rurais, moradores no sobredito lugar. 

 

ALVES, Rosa. // Nasceu por volta de 1870. // Morou no lugar do Carrascal, Parada do Monte. // Faleceu em 1938, com sessenta e oito anos de idade (NM 401).

 

ALVES, Rosa. Filha de Narciso Alves e de Maria Engrácia Afonso, lavradores, residentes no lugar de Coto Santo. Neta paterna de Francisco José Alves e de Maria Rosa Rodrigues; neta materna de Manuel José Afonso e de Maria Rosa Cubelo. Nasceu em Parada do Monte a 27/4/1871 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Francisco Alves, viúvo, rural, morador no sobredito lugar, e Maria Alves, casada, lavradeira, moradora em Carrascal. // Casou na igreja paroquial a 20/3/1900 com o seu parente Caetano Esteves, de trinta anos de idade, solteiro, camponês. // Faleceu na freguesia de Cousso a 26/10/1948.

 

ALVES, Rosa. Filha de Joaquim Alves e de Maria Esteves, lavradores, residentes em Carrascal. N.p. de Manuel José Alves e de Maria Rosa Alves; n.m. de Manuel Esteves e de Rosa Gonçalves. Nasceu a 22/8/1871 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Francisco Alves e Maria Alves, casados, rurais, moradores no supracitado lugar.

 

ALVES, Rosa. Filha de Manuel Alves e de Maria Luísa Domingues, lavradores, residentes no lugar do Casal. Neta paterna de Manuel António Alves e de Maria Vieites, camponeses, moradores no dito lugar do Casal; neta materna de António Domingues e de Mariana Vieites, rurais, moradores no mesmo lugar. Nasceu em Parada do Monte a 15/1/1876. Padrinhos: Francisco José Alves e Maria Alves, casados, lavradores, residentes no lugar das Barreiras. // Casou na igreja paroquial a 23/7/1903 com o seu conterrâneo Sebastião Afonso, de vinte e cinco anos de idade, solteiro, lavrador. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 23/8/1956.   

 

ALVES, Rosa. Filha de António Caetano Alves e de Albina Rodrigues, lavradores, residentes no lugar do Carrascal. Neta paterna de Francisco José Alves e de --------- Domingues, lavradores, residentes no lugar de Aldeia Grande; neta materna de Manuel Rodrigues e de Joaquina Domingues, lavradores, residentes no lugar da Trigueira. Nasceu em Parada do Monte a 14/2/1876 e foi batizada na igreja paroquial a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Pereira, casado, lavrador, e Rosa Domingues, viúva, lavradeira, ambos moradores no lugar do Tablado.  

 

ALVES, Rosa. Filha de Manuel Joaquim Alves e de Maria Pires, lavradores, residentes no lugar de Chãos de Bezerro. Neta paterna de Manuel Bento Alves e de Rosa Pires, lavradores, residentes no lugar da Lagarteira; neta materna de Manuel Joaquim Pires e de Ana Maria Pires, camponeses, moradores no lugar dos Chãos de Bezerro. Nasceu em Parada do Monte a 9/12/1878 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: José Pires, camponês, tio materno da neófita, e a avó materna, Ana Maria Pires.  

 

ALVES, Rosa. Filha de --------- Alves e de ----------------------------------------------. Nasceu por volta de 1885. // Faleceu em Parada do Monte a --/--/1913, com apenas vinte e oito anos de idade (Correio de Melgaço n.º 41, de 16/3/1913).

 

ALVES, Rosa. Filha de Manuel Alves e de Maria Alves, lavradores, residentes no lugar de Aldeia Grande. Neta paterna de Francisco José Alves e de Ana Maria ------------; neta materna de Vitorino Alves e de Maria Luísa Alves. Nasceu em Parada do Monte a 7/1/1889 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Joaquim Pereira, do lugar de Cortegada, e Rosa Alves, do lugar de Aldeia Grande, solteiros, camponeses. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 4/8/1964.

 

ALVES, Rosa. Filha de Joaquim Alves e de Maria Rosa Esteves, lavradores, residentes no lugar de Pereiral. Neta paterna de Manuel Bento Alves e de Rosa Pires; neta materna de António Luís Esteves e de Maria Gonçalves. Nasceu em Parada do Monte a 21/3/1895 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: António Joaquim Cerqueira e sua mulher, Maria Alves, moradores no lugar de Chão do Bezerro. // Casou a 14/5/1923 (ou 1925) com o seu conterrâneo Justino Esteves, de vinte e cinco anos de idade, filho de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Alves. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 5/5/1969.

 

ALVES, Rosa. Filha de -------- Alves e de -----------------------------------------------. Nasceu a --/--/1914. // Faleceu no lugar do Barraço a --/--/1915, com apenas três meses e seis dias de idade (Correio de Melgaço n.º 132, de 12/1/1915).

 

ALVES, Rosa. Filha de Manuel Alves e de Maria Angélica Pereira. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1917 (Jornal de Melgaço n.º 1177, de 29/9/1917). // Nota: deve ser a mesma senhora que faleceu no lugar da Trigueira, Parada do Monte, a --/--/1993 (consultar “A Voz de Melgaço” n.º 987).  

 

ALVES, Rosalina. Filha de António Caetano Alves e de Albina Rodrigues, lavradores, residentes no lugar do Carrascal. Neta paterna de Francisco José Alves e de Ana Maria Domingues, rurais, moradores no lugar de Aldeia Grande; neta materna de Manuel José Rodrigues e de Joaquina Domingues, camponeses, moradores no lugar da Trigueira. Nasceu em Parada do Monte a 29/6/1877 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel José Pereira, casado, lavrador, e Rosa Domingues, viúva, lavradeira, moradores no lugar do Tabulado.  

 

ALVES, Rosalina. Filha de Maria Alves, jornaleira, moradora no lugar de Carrascal. Neta materna de Joaquim Alves e de Maria Esteves. Nasceu em Parada do Monte a 16/2/1897 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Pereira e Rosa Esteves, casados, camponeses, moradores no lugar de Cortegada. // Faleceu a 5/2/1900 e foi sepultada no adro da igreja paroquial.  

 

ALVES, Rosalina. Filha de Manuel Alves e de Maria Pereira. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 39, de 2/3/1913). 

 

ALVES, Venância. Filha de Manuel Alves e de Guilhermina Pires, lavradores, residentes no lugar de Aldeia Grande. Neta paterna de António Caetano Alves e de Albina Rodrigues; neta materna de António Luís Pires e de Maria Pires. Nasceu em Parada do Monte a 22/12/1909 e foi batizada na igreja paroquial a 24 desse mês e ano. Padrinhos: António Caetano Alves, casado, lavrador, e Albina Rodrigues, casada, lavradeira. // Casou na CRCM a 11/4/1928 com o seu conterrâneo Manuel Afonso. // O seu marido morreu na freguesia natal a 29/3/1976. // Ela faleceu na mesma freguesia de Parada do Monte a 2/4/2007, com 97 anos de idade. 

 

ALVES, Vitorino. Filho de Manuel António Alves e de Maria Joaquina Esteves, lavradores. Nasceu na freguesia de Parada do Monte por volta de 1830. // Camponês. // Morreu no lugar de Aldeia Grande a 10/3/1902, com 72 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casado com Maria Luísa Alves, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja paroquial.

 

ALVES, Vitorino. Filho de ---------- Alves e de ------------------------------------------. Nasceu por volta de 1886. // Era casado, tinha vinte e seis anos de idade, quando partiu em Junho de 1912 para o Rio de Janeiro, Brasil. // Sem mais notícias.
 
// continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário