sábado, 30 de agosto de 2025

 SONETOS DO SOL E DA LUA

Por Joaquim A. Rocha





EM PLENO VERÃO

(177)

 

Na hora árdega do meio-dia

Bate fortemente meu coração;

O cérebro mergulha em ilusão,

O meu peito absorve maresia.

 

Ouço ao longe estranha sinfonia,

Como lamentando antiga paixão;

Um vil pecador pedindo perdão,

Aves a voar, em plena harmonia.

 

Eis senão quando o céu escurece,

Um vendaval rompe pelos ares,

Um forte sismo deita abaixo tudo.

 

O povo ajoelha, e, em uma prece,

Reza ao senhor dos ventos e dos mares…

E eu ali: surdo, cego, e mudo!

  

 *

 

AMOR DE PINGUIM

(178)

 

Naquela tarde, fria como a morte,

Dois pinguins lutavam por uma fêmea,

Como famintos lutam pela sêmea,

Apostadores lutam pela sorte.

 

Um deles era grande e forte,

De Sansão e Golias alma gémea,

Amava a pequena pinguim Noémia,

Nada nas gélidas terras do norte.

 

Mas a Noeminha prefere o fraco,

Cujo coração já lho entregara,

E sofria com a sua derrota…

 

Ao vil gigante não daria naco

Do seu amor, belo como a arara,

Firme, como nos mares uma frota.

  

 *

 

EU NASCI ASSIM…

(179)

 

Jesus Cristo nasceu na manjedoura,

Eu em uma suja pocilga nasci;

Milagre, talvez não, sobrevivi,

Sem ter a meu lado burro e toura.

 

Não tive a doce mirra duradoura,

Aromático incenso eu nunca vi;

O calor de meus pais nunca senti,

Nem beijo terno de judia ou moura.

 

Os três reis magos, velhos, insensíveis,

O Gaspar, Baltazar e Melchior,

Guiados por estrelas perecíveis,

 

Deram a Jesus aromas, amor…

E eu, sem afetos puros, visíveis,

Penei, corpo de carne e de dor.

 

  

 O VÍRUS

(180)

 

Sou a praga enviada por Jeová,

Deus dos deuses, senhor do universo;

Não nasci em cama nem em berço,

Sou irmão de Zeus, do grande Alá.

 

A minha índole é boa e má,

Sou a medalha e o seu reverso,

Nunca tenho sonhos, nem adormeço,

Quando aqui estou também estou lá.

 

Sou o senhor dos mundos ancestrais,

Todos me obedecem: brancos, morenos;

Padres, cónegos, bispos, cardeais…

 

Gigantes, anões, grandes e pequenos, 

Plantas, pedras, todos os animais,

Russos, americanos e chilenos.


// continua...

domingo, 24 de agosto de 2025

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

Freguesia de São Paio

Por Joaquim A. Rocha 




*

GONÇALVES

 

GONÇALVES, Adriano. Filho de Francisco José Gonçalves e de Maria Pereira, da Granja de Baixo. N.p. de José Gonçalves e de Maria Rosa Pinheiro, de Real; n.m. de Francisco Pereira e de Josefa Maria Codesseira, da Veiga. Nasceu em São Paio a 8/7/1824 e foi batizado a 11 desse mês e ano. Padrinhos: padre Manuel José Durães e sua irmã Maria Luísa Durães, do lugar da Granja.

 

GONÇALVES, Agostinho António. // Faleceu a 13/9/1866 (ver em António).

 

GONÇALVES, Agostinho Luís. // Do Paço. // Faleceu a 20 de Junho de 1832 e foi sepultado na igreja no dia seguinte.

 

GONÇALVES, Albano José. Filho de António Augusto Gonçalves e de Florinda de Jesus da Cunha, lavradores, sampaienses. Nasceu em São Paio por volta de 1875. // Tinha 24 anos de idade, era solteiro, pedreiro, morava no lugar da Gaia, quando casou na igreja do mosteiro de Paderne a 13/1/1899 com Cândida Rosa Vidal, de 30 anos de idade, solteira, doméstica, natural de Paderne, residente no lugar do Barral, filha de António Joaquim Vidal e de Joaquina Miquelina Ribeiro, rurais, padernenses. Testemunhas: Francisco Manuel Lourenço, solteiro, proprietário, do lugar do Covelo, e António Joaquim Gregório, viúvo, carpinteiro, morador no lugar da Costa, ambos os lugares da freguesia de Paderne. // Em 1912 morava no lugar da Gaia; nesse ano emigrou para o Brasil (Correio de Melgaço n.º 26, de 1/12/1912). // Com geração (ver em Paderne). // Nota: (ver Notícias de Melgaço n.º 810, de 9/3/1947, página 3).

 

GONÇALVES, Alfredo. // Morou no lugar de Barata. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 942, de 13/8/1950, e no Notícias de Melgaço n.º 992, de 9/9/1951: «Em gozo de licença encontra-se entre nós o senhor Alfredo Gonçalves, zeloso GNR em Lisboa.»

 

GONÇALVES, Alfredo Joaquim. Filho de Manuel José Gonçalves e de Maria Teresa Rodrigues, de Baratas. Neto paterno de António José Gonçalves e de Maria Joaquina Afonso, do dito lugar; neto materno de Francisco José Rodrigues e de Joaquina Rosa Dias, de Sante, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 2/11/1880 e foi batizado a sete desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim de Sousa Araújo, casado, proprietário-lavrador, da Carpinteira, e Maria Angélica Afonso, solteira, lavradora, de Baratas. // Morreu no lugar de Baratas a 30/4/1882, e foi sepultado na igreja.

 

GONÇALVES, Alfredo Joaquim. Filho de Caetana do Carmo Gonçalves, solteira, jornaleira, moradora no lugar da Carpinteira, freguesia de São Paio. Neto materno de José Maria Gonçalves e de Ana Maria Pires, lavradores, residentes que foram no dito lugar. Nasceu no mencionado lugar de São Paio a 14/3/1884 e foi batizado pelo padre JAF no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Joaquim de Sousa Araújo e Joaquina Rosa Meleiro, casados, proprietários, também da Carpinteira. // Casou a 10/7/1916 com Angelina Vaz. // Morreu em Fiães a 3/10/1921. 

 

GONÇALVES, Alípio António. Filho de Maria José Gonçalves, solteira, da Carpinteira. N.m. de Inácio José Gonçalves e de Maria Pires, do dito lugar, lavradores. Nasceu em São Paio a 20/9/1876 e foi batizado a 24 desse mês e ano. Padrinhos: António José Gonçalves e sua mulher, Teresa Joaquina Domingues, de Sante. // Foi soldado, ou cabo, da Guarda-Fiscal. // Casou na igreja de Fiães a 10/7/1907 com Rosa Maria Alves, de 30 anos de idade, solteira, camponesa, natural de Fiães, filha de Tobias Alves, de Fiães, e de Benita Gonçalves, de Padrenda, Galiza. Testemunhas presentes: Manuel José Alves, solteiro, lavrador, da Carpinteira, São Paio, e José Vaz, casado, cabo da Guarda-Fiscal, natural de Cubalhão. // Faleceu em Fiães a 14/2/1955 (confirmar). 

 

GONÇALVES, Ana. // De Barata. // Foi casada com G. Lourenço. // Faleceu a 12/12/1755.

 

GONÇALVES, Ana. // De Real. // Faleceu solteira, sendo sepultada na igreja, com ofício de corpo presente, a 26/4/1809. // Deixou testamento escrito.

 

GONÇALVES, Ana Joaquina. Filha de António Manuel Gonçalves e de Isabel Maria de Oliveira, moradores no lugar da Carpinteira. Neta paterna de José Gonçalves e de Maria Domingues, da Raza; neta materna de Manuel de Oliveira e de Maria Domingues, da Carpinteira. Nasceu em São Paio a 22/4/1815 e foi batizada a 30 desse mês e ano. Padrinho: José Durães, solteiro, de Cavencas. // Lavradeira. // No estado de solteira, deu à luz um filho, José Manuel, a 21/2/1840. // Casou com Manuel Joaquim, lavrador, filho de José Romão Veloso e de Isabel de Freitas. // Faleceu no lugar da Carpinteira a 27/7/1897, com todos os sacramentos, no estado de casada com Manuel Joaquim Veloso, sem testamento, com filhos (devem ter morrido antes dela), e foi sepultada no adro da igreja. 

 

GONÇALVES, Ana Joaquina. Filha de Francisco José Gonçalves e de Maria Pereira. Neta paterna de José Gonçalves e de Maria Gonçalves, todos de Real; neta materna de Francisco Pereira e de Josefa Maria Codesseira, da Veiga. Nasceu em São Paio a 4/6/1827 e foi batizado pelo padre JVC a 7 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim José Rodrigues e sua mulher Ana Maria Pereira, da freguesia de Prado (?).

 

GONÇALVES, Ana Joaquina. Filha de António Augusto Gonçalves e de Florinda de Jesus da Cunha, residentes no lugar da Gaia. Neta paterna de Maria Rosa Gonçalves, do dito lugar; neta materna de António Joaquim da Cunha e de Ana Luísa Soares, da Portela de Remoães, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 16/11/1872 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Luís Manuel Soares, solteiro, do lugar da Gaia, e Ana Joaquina de Caldas, solteira, do Barral. // Casou a 8/11/1899 com o seu conterrâneo César Augusto, filho de António Joaquim Rodrigues Torres e de Maria Caetana dos Ramos. // Faleceu na sua freguesia a 14/3/1931. // O seu viúvo morreu anos depois. // Com geração.   

 

GONÇALVES, Ana Joaquina. Filha de Manuel José Gonçalves e de Joaquina Rosa Durães, ele de São Paio e ela de Rouças, moradores no lugar dos Lourenços. Neta paterna de Domingos José Gonçalves e de Maria Teresa Domingues, do dito lugar; neta materna de Manuel António Durães e de Maria Rosa de Araújo, do lugar do Porto, Rouças, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 27/7/1873 e foi batizada a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos José Gonçalves e Ana Joaquina Durães, ele casado e ela viúva, ambos do lugar dos Lourenços. (Gémea de Joaquina Rosa). // Camponesa. // Casou a 30/3/1902 com o seu conterrâneo Manuel António de Carvalho. // Com geração.    

 

GONÇALVES, Ana Luísa. // De Cavaleiro Alvo. // Faleceu, sem sacramentos, por ser morte súbita, sem testamento, a 6 de Novembro de 1852, e foi sepultada na igreja a 7, com ofício de corpo presente de oito padres.

 

GONÇALVES, Ana Luísa. Filha de Manuel José Gonçalves e de Domingas Marques. N.p. de Lourenço Gonçalves e de Teresa Gonçalves; n.m. de António Marques e de Maria Afonso, todos de Cavaleiro Alvo. Nasceu em São Paio a 1/6/1805 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: António Meleiro e sua irmã Maria Luísa, de Lobiô, Rouças. // Casou com Francisco José Martins, lavrador, de quem ficou viúva. // Faleceu em Orjais, Cubalhão, a 11/4/1866, com sessenta anos de idade, e foi sepultada na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou cinco filhos. 

 

GONÇALVES, Ana Maria. // Do lugar do Paço. // Viúva. // Faleceu, com testamento, a 11/2/1841, e foi sepultada na igreja a 13. 

 

GONÇALVES, Ana Maria. Filha de Matias Gonçalves e de Maria Álvares, do Lagendo. N.p. de Domingos Gonçalves e de Cecília Meleiro, de Cavaleiro Alvo; n.m. de Domingos Álvares e de Isabel Álvares, do Lagendo. Nasceu em São Paio a 20/9/1800 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: João Lourenço e mulher, Ana Pires, dos Barreiros.

 

GONÇALVES, Angelina dos Remédios. Filha de José Eusébio Gonçalves e de Teresa de Jesus Domingues Costa, da Carpinteira. N.p. de Manuel António Gonçalves e de Rosa Maria Domingues, do dito lugar; n.m. de António Domingues Costa e de Joaquina Rosa Durães, da Raza. Nasceu em S. Paio a 17/7/1875 e foi batizada a 19 desse mês. Padrinhos: padre José Joaquim Domingues Ribeiro, da Carpinteira, e Maria das Dores Domingues Costa, solteira, de Barata. // Faleceu na sua terra natal a 14/8/1958. 

 

GONÇALVES, Antónia. // Casou com Melchior de Freitas, do Nogueiral, de quem enviuvou. // Faleceu a 10/3/1805, sendo o seu corpo sepultado na igreja. Teve três ofícios, na forma do costume. 

 

GONÇALVES, Antónia. // De Lourenços. // Faleceu viúva a 30/1/1819.

 

GONÇALVES, Antónia. // De Cavaleiro Alvo. // Faleceu no estado de viúva, a 14/9/1858, com os sacramentos da penitência e eucaristia, não recebendo a extrema-unção por incidente de morte, com determinação testamentária verbal, embora perante testemunhas, para o espiritual somente, e foi sepultada na igreja no dia seguinte, com assistência de cinco sacerdotes ao ofício de corpo presente. // Não deixou pagos mais ofícios.  

 

GONÇALVES, Antónia Luísa. Filha de António Manuel Gonçalves e de Isabel de Oliveira, do lugar de Cavencas. N.p. de José Gonçalves e de Maria Domingues, da Raza; n.m. de Manuel de Oliveira e de Maria Domingues, da Carpinteira. Nasceu em São Paio a 13/5/1807 e foi batizada a 17 desse mês pelo padre Manuel José Domingues, da Raza. // Aos 35 anos de idade, em 1842, foi mãe solteira de Luísa, que batizou na igreja de São Miguel de Valadares, a qual viria a casar, a 17/1/1870, com José Caetano Vaz, do lugar do Pombal. // Faleceu na Carpinteira a 18/6/1869, com todos os sacramentos, solteira. Foi sepultada na igreja. Fizera testamento. Deixou filhos.

 

GONÇALVES, Antónia Maria. Filha de Manuel José Gonçalves e de Maria Marques. N.p. de Manuel Gonçalves e de Maria Álvares; n.m. de Manuel Marques e de Ana Domingues, todos de Cavaleiro Alvo. Nasceu em São Paio a 6/4/1802 e foi batizada a 10 desse mês. Padrinhos: Luís Manuel de Abreu e sua mulher Antónia Domingues, de Carvalha Furada. 

 

GONÇALVES, António. // De Cavaleiro Alvo. // Faleceu com todos os sacramentos, sem testamento, a 29/8/1850, e foi sepultado na igreja, com ofício de corpo presente, a 31. 

 

GONÇALVES, António. Filho de Alexandre Gonçalves e de Isabel Domingues, lavradores, de Orjaz, Cubalhão. Nasceu em Cubalhão na década de 90 do século XVIII. Lavrador. Faleceu em Lourenços, onde morava com a mulher, a 23/11/1865, com 72 anos de idade, de repente, por isso sem sacramentos, e foi sepultado na igreja de São Paio. Não fizera testamento. Deixou filhos. 

 

GONÇALVES, António. Filho de Manuel Joaquim Gonçalves e de Joaquina Rosa Vaz, ele de São Paio e ela de Rouças, moradores no Paço. N.p. de Agostinho Luís Gonçalves e de Josefa Gonçalves, do dito lugar; n.m. de Joaquim Vaz e de Maria Francisca Esteves, de Rouças. Nasceu em São Paio, no lugar de Pombal (!), a 8/8/1866, e foi batizado a 15 desse mês e ano. Padrinhos: António Manuel Gonçalves e sua irmã, Joaquina Rosa Gonçalves, solteiros, de Rouças, todos lavradores. (Gémeo de Joaquim). // Morreu em casa dos pais a 13/9/1866 e o seu corpo foi sepultado na igreja. // Nota: o padre, no assento de óbito, pôs-lhe o nome de Agostinho António.

 

GONÇALVES, António. Filho de Clemente Gonçalves e de Maria Lopes. Nasceu em São Paio a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 116, de 15/9/1914).

 

GONÇALVES, António. Filho de Zeferino Gonçalves e de Claudina Esteves. Nasceu em São Paio a --/--/1920 (JM 1304, de 12/9/1920).

 

GONÇALVES, António Augusto. Filho de Maria Rosa Gonçalves, jornaleira, moradora no lugar da Gaia. Nasceu nesse lugar por volta de 1836. // Tinha 33 anos de idade, era solteiro, jornaleiro, quando casou na igreja de Remoães a 28/3/1869 com Florinda de Jesus da Cunha, de 27 anos de idade, solteira, do lugar da Costa, Remoães, filha de António Joaquim da Cunha e de Ana Luísa Soares, lavradores. // Morreu a 4/5/1909, no lugar da Gaia, sem quaisquer sacramentos, com 68 anos de idade, no estado de casado, sem testamento, com geração, e foi sepultado no cemitério paroquial. 

 

GONÇALVES, António Augusto. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1527, de 20/9/1964: «Foram socorridos no banco do hospital, onde ficaram internados, os senhores António Augusto Gonçalves e António de Almeida, ambos solteiros e de 18 anos de idade cada, moradores no lugar da Carpinteira, da freguesia de São Paio, que - devido a um acidente de viação - sofreram feridas incisas na face e traumatismo craniano.»

 

GONÇALVES, António Joaquim. Filho de Teresa Gonçalves, moradora no lugar da Carpinteira. Neto materno de Pedro Gonçalves e de Mariana de Freitas, do lugar de Corçães, Rouças. Nasceu em São Paio a 22/5/1839 e foi batizado a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Afonso, do lugar dos Lourenços, e Teresa Joaquina Codesso, do lugar das Quingostas. 

 

GONÇALVES, António Joaquim. Filho de Maria Joaquina Gonçalves, solteira, lavradora, roucense, residente no lugar de Sante. Neto materno de Pedro Gonçalves e de Mariana de Freitas, do lugar de Corçães, Rouças. Nasceu em São Paio a 13/2/1845 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinhos: padre António Joaquim Monteiro, natural de Rouças, e Joaquina Matildes Codesso, do lugar de Quingostas, São Paio. // Tinha 20 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava em Sante, quando casou na igreja de Rouças a 24/4/1865 com Clara Rosa, de 23 anos de idade, solteira, camponesa, roucense, moradora no lugar do Porto, filha de António Joaquim Gonçalves e de Maria Joaquina Cardoso. Testemunhas: Manuel José Cardoso, viúvo, do lugar de Bilhões, e Francisco José Domingues, casado, do lugar da Cela, lavradores.

 

GONÇALVES, António Joaquim. Filho de Vicente de Jesus Gonçalves e de Joaquina Rosa de Freitas, lavradores, sampaienses, residentes no lugar do Lagendo. Neto paterno de Manuel Gonçalves e de Teresa Caetana Cerdeira; neto materno de Manuel José de Freitas e de Maria Rosa Gonçalves. Nasceu em São Paio a 9/4/1909 e no dia seguinte foi batizado na igreja. Padrinhos: Constantino da Assunção Quintela, casado, e a avó paterna do batizando. // Casou na CRCM a 31/1/1936 com a sua conterrânea Benezinda de Jesus Domingues. // Morreu em São Paio a 18/8/1944. 

 

GONÇALVES, António José. Filho de Manuel José Gonçalves e de Domingas Marques, lavradores, residentes que foram em Cavaleiro Alvo. Nasceu na década de 90 do século XVIII. // Casou com Antónia Esteves. // Lavrador. // Faleceu no lugar do Nogueiral a 4/3/1867, de repente, sem sacramentos. // Tinha 72 anos de idade e foi sepultado na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou filhos.

 

GONÇALVES, António José. Filho de Francisco Gonçalves e de Maria Rosa Lourenço, de Cavaleiro Alvo. N.p. de Frutuoso Gonçalves e de Rosa Barbosa, de Venade, S. Mamede de Ferreira, Paredes de Coura; n.m. de José Lourenço Soares e de Maria Esteves, de Cavaleiro Alvo. Nasceu em São Paio a 20/6/1810 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: António da Cunha Alves de Barbosa, abade de Moselos, Paredes de Coura, e Isabel Marques, solteira, de Lamas de Mouro, termo de Valadares, os quais passaram procuração, a fim de os representarem, a Manuel Alves e sua mulher, Maria Esteves, de Cavaleiro Alvo. 

 

GONÇALVES, António José. Filho de António Manuel Gonçalves e de Isabel de Oliveira, da Carpinteira. N.p. de José Gonçalves e de Maria Domingues, da Raza; n.m. de Manuel de Oliveira e de Maria Domingues, da Carpinteira. Nasceu em São Paio a 30/7/1821 e foi batizado a 2 de Agosto desse ano. Padrinhos: José Meleiro e Ana Soares, da Carpinteira.

 

GONÇALVES, António José. Filho de Pedro Gonçalves e de Mariana de Freitas, de Corçães, Rouças. Nasceu em São Paio a 14/3/1833 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: José Maria Gonçalves e Ana Maria Pires, de Real.

 

GONÇALVES, António José. Filho de José Maria Gonçalves e de Ana Maria Pires, lavradores, residentes que foram em Real. Nasceu em 1836 (?). // Casou com Teresa Joaquina Domingues, de quem ficou viúvo; em segundas núpcias, consorciou-se com Maria Joaquina Domingues. // Morreu no lugar da Carreira a 20/6/1887, com todos os sacramentos; tinha 52 anos de idade, segundo o pároco; foi sepultado na igreja de São Paio; fizera testamento; não deixou filhos.   

 

GONÇALVES, António José. Filho de Manuel José Gonçalves e de Maria Rosa Gonçalves, ele de São Paio e ela de Rouças, lavradores, residentes no lugar das Quingostas. Neto paterno de Teresa Gonçalves, solteira, do dito lugar; neto materno de Inácio José Gonçalves e de Ana Rosa Gonçalves, de Corçães, Rouças. Nasceu em São Paio a 13/9/1878 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: António José Gonçalves e Joaquina Rosa Fernandes, ambos casados, de Baratas. // Morreu no lugar das Quingostas, São Paio, a 25/5/1882, e foi sepultado na igreja. // Nota: é provável que seja neto paterno do célebre Tomás das Quingostas.    

 

GONÇALVES, António Luís. Filho de Francisco Gonçalves e de Páscoa Domingues, do lugar da Ponte, São Paio. Nasceu na década de 80 do século XVIII. // Lavrador. // Casou com Helena Domingues, de quem ficou viúvo. // Faleceu no sobredito lugar, a 14/2/1862, com 76 anos, pouco mais ou menos, com todos os sacramentos, e foi sepultado na igreja de São Paio no dia seguinte. // Não fizera testamento e deixou dois filhos adultos.    

 

GONÇALVES, António Luís. Filho de Agostinho Luís Gonçalves e de Maria Josefa Gonçalves, lavradores, residentes que foram no Pombal, São Paio. // Lavrador. // Faleceu nesse lugar, a 2/12/1877, com todos os sacramentos, solteiro. // Tinha 63 anos. // Foi sepultado na igreja. // Não deixou testamento. 

 

GONÇALVES, António Manuel. // Do lugar da Carpinteira. // No dia 10/4/1842 o seu coração deixou de bater. // Recebeu apenas a extrema-unção, em virtude de estar privado da fala. // Deixou testamento. // Foi sepultado na igreja a 12. 

 

GONÇALVES, António Manuel. Filho de António Gonçalves e de Joana Esteves. Nasceu em Cavaleiro Alvo a --/--/1820. // Casou com Maria Josefa Esteves. // Foi conceituado comerciante em Ponte do Lima, na Rua do Pórtico (mais tarde São José). // Faleceu a 20/11/1903, no estado de viúvo. // Pai de três filhos e duas filhas, uma das quais foi a mãe do Dr. Mário Gonçalves Ferreira, juiz no antigo ultramar.   

 

GONÇALVES, António Manuel (Rebenta). Filho de Bento Gonçalves e de Maria José Gonçalves, negociantes, moradores em Sante. N.p. de José Gonçalves e de Isabel Portabales, naturais e moradores na freguesia de São Tomé de Masside, bispado de Ourense; n.m. de Manuel José Gonçalves e de Joaquina Rosa Durães, lavradores, residentes nos Lourenços. Nasceu em Sante, São Paio, a 13/6/1887, e foi batizado pelo padre JAF a 15 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos. // Casou na CRCM a 31/12/1923 com Dulcineia, de 38 anos de idade, filha de Manuel José Nóvoas e de Virgínia do Rosário dos Santos Vaz, natural do lugar do Outeiro, freguesia de Paderne. // Esteve estabelecido na Portela de Paderne e depois em Lisboa. // Faleceu em Paderne a 27/4/1960. // Com geração.  

 

GONÇALVES, António Manuel. // Nasceu por volta de 1959. // Morreu na freguesia de São Paio a --/10/2020, com 61 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/11/2020).

 

GONÇALVES, Arnaldo. Filho de Manuel Joaquim Gonçalves e de Alexandrina Torres (ver Alexandrina Augusta Rodrigues Torres). Nasceu em São Paio a --/--/19--. // Casou a 2/2/1964 com Isabel Maria de Castro, natural da Vila. Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1501, de 17/2/1964: «Na igreja matriz desta vila realizou-se no passado dia 2 o casamento de Arnaldo, filho de Manuel Joaquim Gonçalves e de Alexandrina Torres (já falecida), da freguesia de São Paio, com Isabel Maria, filha de Edmundo Fernando de Castro, já falecido, e de Maria de Abreu, do lugar das Carvalhiças, desta vila. Serviram de padrinhos José António Batista e sua esposa, Delfina Domingues.» // Em 1970, por compra verbal feita a Hilário Joaquim Gonçalves e mulher, Ilda dos Anjos Fernandes, e a Manuel Joaquim Gonçalves e mulher, Alexandrina Torres, do Barral, adquiriram dois prédios rústicos: o 1.º sito no lugar de Martingo, com 720 m2, a confrontar a norte e nascente com Manuel de Sousa e outros, a sul com Alberto Rochelo, e a poente com Eduardo Afonso; o 2.º, sito no Barral, com 2.660 m2, a confrontar a norte com Álvaro Domingues e outros, a sul e poente com Manuel Duarte Rodrigues de Morais, e a nascente com herdeiros de Manuel Nunes de Castro. // Em 1999 residiam no lugar do Barral. // (VM 1124). // Pai de António, nascido em França a 18/10/1969. Em o jornal “A Voz de Melgaço” n.º 1135, do ano 2.000, fala-se do António, como sendo trolha, divorciado, tendo residido no Barral, São Paio, dizendo que o Ministério Público lhe movia um processo (P.C.S. 75/99) «ao qual lhe é imputado dois crimes de violação da obrigação de alimentos…»   

 

GONÇALVES, Artelinda Rosa. Filha de Caetana do Carmo Gonçalves, solteira, jornaleira. Neta materna de José Maria Gonçalves e de Ana Maria Pires. Nasceu na Carpinteira, São Paio, a 5/9/1890, e foi batizada pelo padre MJV a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim de Sousa Araújo e sua mulher Joaquina Rosa Meleiro, proprietários, moradores no referido lugar. // Faleceu a 11/4/1891 e foi sepultada na igreja paroquial.

 

GONÇALVES, Augusto Cesário. Filho de Jesufina Pureza Gonçalves. Nasceu em São Paio a --/--/1938 (NM 403).

 

GONÇALVES, Augusto de Jesus. Filho de Vicente de Jesus Domingues Gonçalves e de Joaquina Rosa de Freitas. Nasceu em São Paio a --/--/1917 (JM 1163, de 23/6/1917). // Casou com Maria de Lurdes Quintela. // Faleceu a 2/2/1998, na sua casa de Lagendo, São Paio, com oitenta anos de idade. // Pai de António, de Maria Augusta, e de Adozinda da Natividade.

 

GONÇALVES, Áurea da Purificação. // Faleceu em 1929, no lugar do Lagendo, com apenas dezassete meses de idade (Notícias de Melgaço n.º 21, de 14/7/1929).

 

GONÇALVES, Aurora de Jesus. Filha de Maria Gonçalves. Nasceu em São Paio a --/--/1938 (NM 425).

 

GONÇALVES, Beatriz da Ascenção. Filha de José Joaquim Gonçalves e de Felismina Rosa Fernandes. Nasceu em São Paio a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 143, de 30/3/1915).

 

GONÇALVES, Beatriz Augusta. Filha de José António Gonçalves e de Eugénia da Glória, jornaleiros, sampaienses, moradores no lugar da Gaia. Neta paterna de António Augusto Gonçalves e de Florinda de Jesus Cunha; neta materna de Francisca da Luz Exposta. Nasceu em São Paio a 17/3/1910 e foi batizada a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Frederico José de Puga e Justina Augusta Costa, casados, proprietários. // Casou na igreja de São a 24/9/1941 com Belmiro Bernardes, natural de Penso. // Faleceu em Penso a 30/5/1970.    

 

GONÇALVES, Benício Augusto. Filho de José António Gonçalves e de Eugénia da Glória. Nasceu em São Paio a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 166, de 19/9/1915).

 

GONÇALVES, Bento. Filho de José Gonçalves e de Isabel Portuvales, lavradores, galegos. Nasceu na paróquia de Carvalhinho, bispado de Ourense, por volta de 1847. // Comerciante. // Morreu no lugar de Sante, Melgaço, a 8/12/1900, sem quaisquer sacramentos, com 53 anos de idade, no estado de casado com Maria José Gonçalves, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja de São Paio de Melgaço.

 

GONÇALVES, Bento José. Filho de Manuel José Gonçalves e de Joaquina Rosa Durães. Neto paterno de Domingos José Gonçalves e de Maria Teresa Domingues; neto materno de Manuel António Durães e de Maria Rosa de Araújo, moradores no lugar do Porto, freguesia de Rouças, todos lavradores. Nasceu no lugar dos Lourenços, São Paio, a 12/1/1887, e foi batizado pelo padre JAF a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Bento Gonçalves, casado, negociante, morador em Sante, e Maria Teresa Domingues, viúva, lavradeira, moradora nos Lourenços. 

 

GONÇALVES, Caetano. // Natural do lugar de Nogueiral. // Faleceu no estado de solteiro, com todos os sacramentos, a 4/3/1855, e foi sepultado na igreja, com ofício de corpo presente, no dia seguinte.

 

GONÇALVES, Caetano. Filho de Manuel António Gonçalves e de Maria Durães, da Raza. Neto paterno de José Gonçalves e de Maria Domingues; neto materno de Francisco Durães e de ---------- Mendes, do lugar de Barata. Nasceu em São Paio a 15/8/1807 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Freitas e sua companheira Isabel Domingues, do lugar do Requeixo.

 

GONÇALVES, Caetano José. Filho de António José Gonçalves e de Antónia Joaquina Esteves, do Nogueiral. N.p. de Manuel José Gonçalves e de Domingas Marques, de Cavaleiro Alvo; n.m. de Pedro Esteves e de Ana Josefa Esteves, do Nogueiral. Nasceu em São Paio a 22/4/1837 e foi batizado a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Caetano José Meleiro e sua mulher Maria Marques, de Cavaleiro Alvo. 

 

GONÇALVES, Camilo José. Filho de Bento Gonçalves e de Maria José Gonçalves, comerciantes. Neto paterno de José Gonçalves e de Isabel Portabales; neto materno de Manuel José Gonçalves e de Joaquina Rosa Durães. Nasceu em Sante, São Paio, a 1/9/1892, e foi batizado pelo padre António Esteves a 3 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos, lavradores, do lugar dos Lourenços. // A fim de cumprir o serviço militar tinha de se apresentar em Infantaria 3, Viana do Castelo, de 12 a 15/5/1913 (Correio de Melgaço n.º 45, de 13/4/1913). // Como não compareceu, foi considerado refractário (Correio de Melgaço n.º 53, de 9/6/1913). // Morreu no lugar de Sante, freguesia de Paderne, a --/--/1930, com apenas 36 anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 50, de 17/2/1930).

 

GONÇALVES, Cândido José. Filho de José António Gonçalves e de Eugénia da Glória. Nasceu em São Paio a --/--/1917 (Correio de Melgaço n.º 241, de 18/3/1917).

   

GONÇALVES, Carlota Joaquina. Filha de Teresa Gonçalves, solteira, moradora no lugar da Carpinteira. Neta materna de Pedro Gonçalves e de Mariana de Freitas, naturais de Rouças, residentes no dito lugar. Nasceu em São Paio a 10/4/1830 e foi batizada pelo padre João Durães a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Bento Manuel Meixeiro e sua mulher Maria de Freitas, da Carpinteira, São Paio. // Nota: é possível que seja filha do célebre Tomás das Quingostas.   

 

GONÇALVES, Carolina Rosa. // Nasceu por volta de 1841. // Faleceu no lugar da Rasa, São Paio, a --/--/1931, com 90 anos de idade (NM 101, de 15/3/1931).

 

GONÇALVES, Carolina Rosa. Filha de Manuel José Gonçalves e de Maria Teresa Rodrigues, moradores em Baratas. N.p. de António José Gonçalves e de Maria Joaquina Afonso, do dito lugar; n.m. de Francisco Rodrigues Calhegas e de Rosa Dias, de Sante, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 12/8/1877 e foi batizada 15 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim de Sousa Araújo, da Carpinteira, e Carolina Rodrigues, solteira, de Sante. // Faleceu em Baratas, a 5/4/1882, e foi sepultada na igreja. 

 

GONÇALVES, Celestino. Filho de ------- Gonçalves e de -------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Casou com Justina de Lurdes, filha de --------- Rodrigues e de Maria Fernandes. // Faleceu em sua casa da Carreira, São Paio, a 25/9/1991, com 40 anos de idade, devido a colapso cardíaco. // Irmão de António, cunhado de João Joaquim Alves e de Maria Amélia Fernandes Rodrigues, e tio de Maria João e de Margarida Maria Rodrigues Alves. 

 

GONÇALVES, Clara Joaquina. Filha de Bernardo Gonçalves e de Maria Rosa Alves, lavradores. // Casou com Manuel António Cerdeira. // Lavradeira. // Faleceu no lugar do Paço a 18/12/1881, com todos os sacramentos. // Tinha 71 anos de idade. // Foi sepultada na igreja. // Fizera testamento. // Não deixou filhos. 

 

GONÇALVES, Clarice dos Remédios. Filha de Clemente Gonçalves e de Maria Lopes. Nasceu em São Paio a --/--/1933 (NM 207, de 3/9/1933). 

 

GONÇALVES, Clemente. Filho de Manuel José Gonçalves e de Maria Teresa Rodrigues. N.p. de António José Gonçalves e de Maria Joaquina Afonso; n.m. de Francisco José Rodrigues e de Joaquina Rosa Dias, de Sante. Nasceu em Baratas, São Paio, a 22/11/1891, e foi batizado pelo padre MJV a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos José Gonçalves, solteiro, e Maria Angélica Rodrigues, casada, de Baratas, todos lavradores. // Casou na CRCM a 22/9/1913 com Maria, de 22 anos de idade, filha de Margarida Lopes, de Cousso. // Faleceu na sua freguesia natal a 7/10/1959. // Com geração.  

 

GONÇALVES, Clementina dos Anjos. Filha de José Eusébio Gonçalves e de Teresa de Jesus Domingues Costa, da Carpinteira. N.p. de Manuel António Gonçalves e de Rosa Maria Domingues, do dito lugar; n.m. de António Domingues Costa e de Joaquina Rosa Durães, de Barata, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 26/4/1873 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: padre José Joaquim Domingues Ribeiro, da Carpinteira, e Maria das Dores Domingues Costa, solteira, de Barata.  

 

GONÇALVES, Domingas. // De Lourenços. // Faleceu a 6/11/1830, sendo amortalhada em túnica de São Francisco, coberta com hábito de freira; foi sepultada na igreja, com ofício de corpo presente de nove padres, todos pagos.  

 

GONÇALVES, Domingos. // De Cavaleiro Alvo. // Faleceu a 11/4/1822.

 

GONÇALVES, Domingos José. Filho de Manuel António Gonçalves e de Maria Durães, lavradores, residentes no lugar da Raza de Baixo. N.p. de José Gonçalves e de Maria Domingues, do dito lugar; n.m. de Francisco Durães e de Gertrudes Mendes, de Barata. Nasceu em São Paio a 2/4/1817 e foi batizado a 5 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Freitas e Isabel Domingues, da Raza. (Este, ou o de baixo, foi padrinho de Libânia Rita Calheiros, nascida na Vila a 18/2/1841). // Casou com Maria Teresa, filha de Bento Manuel Domingues e de Maria Durães, de Lourenços. // Faleceu em Lourenços, a 2/12/1880, com todos os sacramentos. Foi sepultado na igreja. Não fizera testamento. Deixou filhos. 

 

GONÇALVES, Domingos José. Filho de Francisco Gonçalves e de Maria Rosa Lourenço, de Cavaleiro Alvo. N.p. de Frutuoso Gonçalves e de Rosa Barbosa, de S. Mamede de Ferreiros, Paredes de Coura; n.m. de José Lourenço e de Maria Gonçalves, de Cavaleiro Alvo. Nasceu em São Paio a 19/4/1819 e foi batizado a 22 desse mês. Padrinhos: Domingos Gonçalves, viúvo, e Antónia Maria Gonçalves, solteira. // Casou com Domingas, filha de Domingos Marques e de Maria Meixeiro, de quem ficou viúvo. // Lavrador. // Faleceu em Cavaleiro Alvo a 29/1/1884, com todos os sacramentos da igreja católica. Foi sepultado no cemitério. Não fizera testamento. Deixou filhos. 

 

GONÇALVES, Domingos José. Filho de Manuel José Gonçalves e de Maria Rosa Gonçalves, ele natural de São Paio e ela natural de Rouças, moradores no lugar das Quingostas. Neto paterno de Teresa Gonçalves, do dito lugar; neto materno de Inácio José Gonçalves e de Ana Rosa Gonçalves, de Corçães, Rouças. Nasceu em São Paio a 29/7/1875 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Domingos José Gonçalves, solteiro, e Joaquina Rosa Fernandes, casada, ele de Castro Laboreiro e ela de São Paio. // Faleceu a 30/8/1875 e foi sepultado na igreja. // Nota: é provável que seja neto paterno do Tomás das Quingostas. 

 

GONÇALVES, Domingos José. Filho de Manuel José Gonçalves e de Maria Teresa Rodrigues, ele de São Paio e ela de São Paio e Paderne, moradores em Baratas. N.p. de António José Gonçalves e de Maria Afonso; n.m. de Francisco Rodrigues e de Rosa Joaquina Dias, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 4/9/1875 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Domingos José Gonçalves, solteiro, lavrador, residente em Baratas (o qual delegou em António José Gonçalves, casado, do dito lugar), e Carolina Rodrigues, solteira, de Sante. // Carpinteiro. // Casou na igreja de Cristóval a 26/2/1905 com Albina, de 28 anos de idade, solteira, camponesa, natural de Cristóval, moradora no lugar da Granja, filha de Manuel António Soeiro e de Maria Teresa do Outeiro. // Faleceu na sua terra natal a 26/12/1952. 

 

GONÇALVES, Domingos Manuel Araújo. Nasceu a --/--/1966. // Morreu em São Paio a 15/03/2025, com 58 anos de idade (agência funerária Mira).

  

GONÇALVES, Eufresina Carlota. Filha de Manuel Gonçalves (de Jesus) e de Antónia Maria Cerqueira, lavradores, de Sante. // Lavradeira. // Casou com Bento José (ou Bento Manuel) Vieites. // Faleceu no sobredito lugar, a 2/1/1867, com todos os sacramentos. // Tinha 50 anos de idade. // Foi sepultada na igreja de São Paio. // Não fizera testamento. // Deixou filhos.

 

GONÇALVES, Evaristo José. Filho de Maria Teresa Gonçalves, solteira, camponesa, do lugar da Carpinteira. Neto materno de António Manuel Gonçalves e de Isabel de Oliveira, do dito lugar. Nasceu em São Paio a 8/6/1835 e foi batizado no dia seguinte pelo padre MJMC. // Era solteiro, lavrador, morava desde tenra idade em Corçães, Rouças, juntamente com a mãe, quando casou na igreja dessa freguesia a 13/11/1870 com Maria Isabel, nascida na freguesia da Senhora do Rosário de Vila Nova do Topo, Ilha de São Jorge, a 1/9/1837, e batizada a 4 desse mês e ano, solteira, costureira, residente em Rouças, filha de Vicente José da Silva e de Maria Silveira, lavradores, açorianos. Testemunhas: padre Manuel Caetano Alves Salgado, de Surribas, e Manuel Caetano Alves, casado, agricultor. // Estava viúvo de Maria Isabel da Silva, morava em Corçães, quando casou na igreja de Rouças a 27/1/1876, com Teresa de Jesus, solteira, criada de servir, exposta na roda de Melgaço, batizada na igreja de SMP a 1/8/1841. Testemunhas: padre Manuel Caetano Alves Salgado e António Joaquim Durães, casado, lavrador, ambos de Rouças. // Faleceu em Corçães a 30/10/1913 (Correio de Melgaço n.º 73, de 2/11/1913). 

 

GONÇALVES, Feliciano Joaquim. Nasceu por volta de 1847. // Morreu no lugar da Carreira a --/--/1929, com 82 anos de idade (NM 10, de 28/4/1929).

 

GONÇALVES, Florinda Rosa. Filha de José António Gonçalves e de Ana Codesseira, do Nogueiral. N.p. de José Gonçalves e de Maria Gonçalves, de Real; n.m. de Francisco Codesseira e de Antónia de Freitas, do Nogueiral. Nasceu em São Paio a 14/5/1814 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Francisco José Gonçalves e sua irmã Rosa Maria Gonçalves, de Real, solteiros. 

 

GONÇALVES, Francisco Joaquim. Filho de Luís Gonçalves e de Francisca Luísa Esteves, de Soutulho. N.p. de Manuel Gonçalves e de Rosa Maria Fernandes, do dito lugar; n.m. de Manuel Esteves e de Rosa Alves, do Pinheiro, Paderne. Nasceu em São Paio a 11/7/1816 e foi batizado a 14 desse mês e ano. Padrinhos: padre Francisco da Lapa, abade de São Paio, e sua ama, Rita Joaquina da Rocha. 

 

GONÇALVES, Francisco José. Filho de José Gonçalves e de Maria Gonçalves, de Real. N.p. de António Gonçalves e de Isabel Pinheiro, da Verdade, Rouças, todos lavradores. Nasceu na década de oitenta do século XVIII. // Faleceu a 28/11/1860, com todos os sacramentos, de 72 anos de idade, mais ou menos, casado. Foi sepultado na igreja de São Paio a 29, com ofício de corpo presente. Não fizera testamento e deixou cinco filhos adultos. 

 

GONÇALVES, Francisco José. Filho de José Manuel Gonçalves e de Ludovina Rosa Vaz. N.p. de Francisco Gonçalves e de Angélica Francisca Domingues, moradores que foram em Aldeia, Rouças; n.m. de António Joaquim Vaz e de Maria Rosa Marques. Nasceu nos Lourenços, São Paio, a 11/6/1886, e foi batizado pelo padre JAF a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Fernandes, solteiro, morador nos Lourenços, e Florinda Rosa de Castro, solteira, moradora no Lagendo, todos lavradores. Faleceu em Lourenços, S. Paio, a 29/8/1888, e foi sepultado na igreja.

 

GONÇALVES, Francisco José. Filho de Joaquim Gonçalves e de Carlota Rosa Domingues, ele de Cousso e ela de São Paio. N.p. de José Gonçalves e de Mariana Gonçalves; n.m. de José Caetano Domingues e de Maria Joaquina Ribeiro. Nasceu na Veiga, S. Paio, a 10/7/1898, e foi batizado pelo padre AE no dia seguinte. Padrinhos: Francisco José Fernandes e Teresa de Jesus Gonçalves, casados, de São Paio, moradores no Nogueiral, todos lavradores. // Faleceu na sua freguesia a 13/11/1953.  

 

GONÇALVES, Francisco José. Filho de Domingos José Gonçalves e de Albina de Jesus Soeiro. Nasceu em São Paio a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 169, de 10/10/1915).

 

GONÇALVES, Francisco Luís. Filho de Agostinho Gonçalves e de Isabel Rodrigues, lavradores, residentes que foram em Lobiô, Rouças. // Casou com Angélica Francisca Domingues, de quem ficou viúvo. // Nos últimos tempos da sua vida residiu no lugar de Lourenços, São Paio, e dedicava-se à mendicidade. // Faleceu neste lugar de São Paio, a 22/3/1882, com os sacramentos da penitência e eucaristia. // Tinha 78 anos de idade. // Foi sepultado na igreja de São Paio. // Não fizera testamento. // Deixou filhos.  

 

GONÇALVES, Glória de Jesus. Filha de Caetana do Carmo Gonçalves, solteira, da Carpinteira. N.m. de José Maria Gonçalves e de Ana Maria Pires, do mesmo lugar, lavradores. Nasceu em São Paio a 12/10/1879 e foi batizada a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim de Sousa Araújo e Luísa Gonçalves, casados, da Carpinteira.

 

GONÇALVES, Guilhermina da Conceição. Filha de Manuel Joaquim Gonçalves e de Joaquina Rosa Vaz, ele de São Paio e ela de Rouças, moradores no lugar de Pombal. N.p. de Agostinho Luís Gonçalves e de Josefa Gonçalves, de São Paio; n.m. de Joaquim Vaz e de Maria Francisca Esteves, de Rouças, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 11 (?)/7/1873 e foi batizada 17 desse mês e ano. Padrinhos: Guilherme Cândido Meleiro, solteiro, do Nogueiral, e Maria Gonçalves, solteira, do Pombal. // Em 1948 estava doente (NM 868, de 15/8/1948). // Faleceu na sua freguesia a 12/2/1957.  

 

GONÇALVES, Helena dos Anjos. Filha de António Gonçalves e de Maria da Conceição Brito. Nasceu em São Paio a --/--/1937. // (NM 378).

 

GONÇALVES, Ifigénia Carlota. Filha de Manuel Gonçalves (de Jesus?) e de Antónia Maria Cerqueira, de Sante. N.p. de Gregório Gonçalves e de Maria Rosa Afonso, do mesmo lugar; n.m. de Manuel Cerqueira e de Francisca Luísa da Silva, da Portela, Paderne. Nasceu em São Paio a 28/8/1822 e foi batizada a 3/9/1822. Padrinhos: Jerónimo José Ribeiro Codesso e sua sobrinha Constância Teresa, da Portela, Paderne.

 

GONÇALVES, Inácia Joaquina. Filha de Manuel de Jesus Gonçalves e de Antónia Maria Cerqueira, lavradores, de Sante. N.p. de Gregório Gonçalves e de Maria Rosa Afonso, do dito lugar; n.m. de Manuel Cerqueira e de Maria Luísa da Silva, da Portela de Paderne. Nasceu em São Paio a 6/10/1824 e foi batizada a 10 desse mês. // Casou com José Joaquim Codesseira. // Faleceu em Santo André a 24/1/1874, com todos os sacramentos. Foi sepultada na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou filhos.

 

GONÇALVES, Inácio. Filho de Clemente Gonçalves e de Maria Lopes. Nasceu em São Paio a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 60, de 11/5/1930). // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1539, de 27/12/1964: «Vindo do Canadá, encontra-se em sua casa de residência, sita na freguesia de São Paio, o nosso estimado assinante senhor Inácio Lopes Gonçalves   

 

GONÇALVES, Inácio José. Filho de António Manuel Gonçalves e de Isabel de Oliveira, de Cavencas. N.p. de José Gonçalves e de Maria Domingues, da Raza; n.m. de Manuel de Oliveira e de Maria Domingues, da Carpinteira. Nasceu em São Paio a 15/5/1805 e foi batizado no dia seguinte pelo padre Manuel José Domingues, de São Paio. Padrinhos: Inácio José de Oliveira e sua mulher Ana Lourenço, da Carpinteira.

 

GONÇALVES, Isabel. // Faleceu no lugar de Sante, freguesia de São Paio, a 10/5/1755, no estado de viúva. 

 

GONÇALVES, Isabel. // Faleceu em Barata a 28/10/1755, no estado de viúva. 

 

GONÇALVES, Isabel. // Faleceu em Sante, no estado de viúva, a 31/12/1816.  

 

GONÇALVES, Isabel. // Faleceu em Lourenços, no estado de solteira, a 18/1/1818. 

 

GONÇALVES, Isabel Maria. // Faleceu no Lagendo, solteira, com todos os sacramentos, sem testamento, a 5/7/1848, e foi sepultada na igreja com ofício de corpo presente no dia seguinte.

 

GONÇALVES, Isabel Maria. Filha de Matias Gonçalves e de Maria Alves, do Lagendo. N.p. de Domingos Gonçalves e de Cecília Meleiro, de Cavaleiro Alvo; n.m. de Domingos Alves e de Isabel Alves, do Lagendo. Nasceu em São Paio a 30/5/1805 e foi batizada a 2 de Junho desse mesmo ano. Padrinhos: Manuel José Esteves e Maria Fernandes, dos Lourenços.

 

GONÇALVES, Isaura dos Prazeres. Filha de Veríssimo Gonçalves, natural de Rouças, e de Teresa de Jesus Marques, natural de São Paio. Neta paterna de Evaristo José Gonçalves e de Teresa de Jesus Exposta; neta materna de Manuel José Marques e de Carolina Rosa Gonçalves. Nasceu no lugar da Rasa, São Paio, a 31/8/1916. // Casou na CRCM a 3/2/1940 com António Cândido Pinto, natural de Chaviães. // Enviuvou a 24/4/1978. // Morou no lugar da Igreja, Chaviães. // Faleceu em Chaviães a 23/9/2018, com 102 anos de idade.     

GONÇALVES, Jaime Augusto. Filho de ------- Gonçalves e de --------------------. Nasceu a --/--/192-. // Em 1938 fez exame do ensino primário na escola de São Paio, com o professor M. F. Gomes, ficando aprovado (NM 410). 

 

GONÇALVES, Jerónimo José. Filho de Manuel de Jesus Gonçalves e de Antónia Maria Cerqueira, de Sante. N.p. de Gregório Gonçalves e de Maria Rosa Afonso, do dito lugar; n.m. de Manuel Cerqueira e de Francisca Luísa da Silva, da Portela de Paderne. Nasceu em São Paio a 17/6/1817 e foi batizado a 21 desse mês. Padrinhos: Jerónimo José Ribeiro Codesso e Constância Teresa de Sousa Lobato, da Portela de Paderne. // Casou com Maria Teresa Durães. Lavrador. // Faleceu em Sante a 19/8/1864, com todos os sacramentos, e foi sepultado na igreja de São Paio. Fizera testamento. Não deixou filhos. 

 

GONÇALVES, Jesufina da Pureza. Filha de Vicente de Jesus Gonçalves e de Joaquina Rosa de Freitas, lavradores, sampaienses, residentes no lugar do Lagendo. Neta paterna de Manuel Gonçalves e de Teresa Caetana Cerdeira; neta materna de Manuel José de Freitas e de Maria Rosa Gonçalves. Nasceu em São Paio a 29/1/1911 e no dia seguinte foi batizada na igreja. Padrinhos: Constantino da Assunção Quintela e Maria José de Freitas, casados, rurais. // Casou na igreja de Paderne a 24/7/1954 com Manuel Marques, natural de Paderne. // O seu marido morreu em Paderne a 18/1/1967. // Faleceu na freguesia da Vila a 24 de Dezembro de 1994.

 

GONÇALVES, Jesuíno. Filho de -------- Gonçalves e de ---------------------------. Nasceu na Valinha, Monção, a --/--/19--. // Residiu em São Paio, onde constituiu família. // Faleceu nesta freguesia de Melgaço a --/--/1994, mas foi sepultado na sua terra natal. // Deixou filhos, genros, noras, e netos.

 

GONÇALVES, Joana Maria. // De Soutulho. // Faleceu viúva, a 31/10/1828. 

 

GONÇALVES, João António. Filho de Matias Gonçalves e de Maria Alves, moradores no lugar do Lagendo. Neto paterno de Domingos ----------------- e de ---------------- Meleiro, de Cavaleiro Alvo; neto materno de Domingos Alves e de Maria Alves, do Lagendo. Nasceu em São Paio a 7/2/1798 e foi batizado a 11 desse mês e ano. Padrinhos: João Lourenço, dos Barreiros, e Ana Gonçalves, solteira, de Real. // Faleceu no lugar de Felgueiras, Penso, a 16/3/1860, em sua casa, com 70 anos de idade, casado com Rosa Pereira de Sendim. // Fizera testamento. // Não deixou filhos. 

 

GONÇALVES, João António. Filho de José Maria Gonçalves e de Ana Maria Pires, lavradores, residentes no lugar de Real. N.p. de Pedro Gonçalves e de Maria Ana de Freitas, de Corçães, Rouças; n.m. de Bento Pires e de Maria Benta Pires, de Paçô, Rouças. Nasceu em São Paio a 4/9/1837 e foi batizado a 11 desse mês e ano. Padrinho: João Antonio Araújo Cunha, da Vila de Melgaço, representado por Policarpo José de Freitas (deve ser Fontes), do Cruzeiro. // Era solteiro, lavrador, morava na Carpinteira, quando casou na igreja de Rouças a 7/1/1872 com Antónia, solteira, camponesa, roucense, do lugar de Crasto, onde nascera a 11/3/1845, filha de Maria da Graça Lourenço, solteira, lavrador. // Testemunhas: António Caetano de Castro, solteiro, lavrador, e António Justiniano Alves Salgado, comerciante.    

 

GONÇALVES, João Evangelista. Filho de José António Gonçalves e de Ana Codesseira, proprietários, moradores no lugar do Nogueiral. Neto paterno de José Gonçalves e de Maria Gonçalves, de Real; neto materno de Francisco Codesseira e de Antónia de Freitas, do Nogueiral. Nasceu em São Paio a 4/4/1825 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: padre João Durães, do lugar de Cavencas, e Rosa Gonçalves, solteira, tia da criança. // Proprietário. // Casou com Ana Rosa Domingues (ver). // Morreu a 19/11/1902, no lugar do Nogueiral, repentinamente, viúvo de Ana Joaquina (!) Domingues, sem testamento, e foi sepultado no cemitério da freguesia (ex adro da igreja?). // Com geração (ver Maria Rosa Gonçalves). 

 

GONÇALVES, João Luís. Filho de Bento José Gonçalves e de Maria Josefa Dias, de Soutulho. N.p. de Sebastião Gonçalves e de Maria Alves, de Sante; n.m. de António Luís Dias e de Joana Maria Gonçalves, de Soutulho. Nasceu em São Paio a 21/3/1812 e foi batizado dois dias depois. Madrinha: Antónia Luísa Dias, solteira, de Soutulho.  

 

GONÇALVES, Joaquim. Filho de Manuel Joaquim Gonçalves e de Joaquina Rosa Vaz, do Paço. N.p. de Agostinho Luís Gonçalves e de Josefa Gonçalves, do mesmo lugar; n.m. de Joaquim Vaz e de Maria Francisca Esteves, de Perzes, Rouças. Nasceu em São Paio, lugar do Pombal, a 8/8/1866 e foi batizado a 15 desse mês e ano. Padrinho: Joaquim José Gonçalves, de Paços, todos lavradores. // (Gémeo de António).

 

GONÇALVES, Joaquim. Filho de Manuel José Gonçalves e de Maria Teresa Rodrigues. N.p. de António José Gonçalves e de Maria Joaquina Afonso; n.m. de Francisco José Rodrigues e de Joaquina Rosa Dias, de Sante, todos lavradores. Nasceu em Baratas, São Paio, a 24/3/1888, e foi batizado pelo padre JAF a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim de Sousa Araújo e Joaquina Rosa Fernandes, ele casado, proprietário, morador na Carpinteira, e ela viúva, lavradeira, moradora em Baratas.

 

GONÇALVES, Joaquim de Lurdes. Filho de -------- Gonçalves e de -------------------------. Nasceu a --/--/1908. // Casou a --/--/1933 com Teresa Afonso (NM 205, de 20/8/1933). // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 815, de 27/4/1947: «No passado dia 11/4/1947, à noitinha, quando procedia ao carregamente dum acendedor e sua experiência, incendiou-se de tal maneira o depósito da gasolina, que provocou graves queimaduras na epiderme da mão direita do senhor JLG, do lugar da Costa.» Morreu na sua residência do lugar da Costa, freguesia de São Paio, a --/--/1992, com oitenta e quatro anos de idade. // Pai de Raimundo, de José, e de Maria Madalena.  

 

GONÇALVES, Joaquina. Filha de Manuel José Gonçalves e de Domingas Marques. N.p. de Lourenço Gonçalves e de Teresa Gonçalves; n.m. de António Marques e de Maria Afonso, todos de Cavaleiro Alvo. Nasceu em São Paio a 13/7/1798 e foi batizada a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos e sua irmã Maria Rosa, filhos de Lourenço Gonçalves, do dito lugar. // Faleceu solteira, com demência, a 2/5/1839, recebendo apenas o sacramento da extrema-unção, e foi sepultada na igreja – com ofício de corpo presente – no dia seguinte. 

 

GONÇALVES, Joaquina Rosa. Filha de António Manuel Gonçalves e de Isabel de Oliveira, da Carpinteira. N.p. de José Gonçalves e de Maria Domingues, da Raza; n.m. de Manuel de Oliveira e de Maria Domingues, da Carpinteira. Nasceu em São Paio a 21/4/1820 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: José Meleiro e sua mulher Ana Soares, da Carpinteira. 

 

GONÇALVES, Joaquina Rosa. Filha de António José Gonçalves e de Antónia Joaquina Esteves, lavradores. Nasceu em São Paio por volta de 1832. // Camponesa. // Faleceu a 15/2/1908, no lugar do Crasto, Rouças, com todos os sacramentos, com 76 anos de idade, no estado de viúva de Manuel Joaquim Rodrigues (ver na freguesia de São Paio), sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério de Rouças. 

 

GONÇALVES, Joaquina Rosa. Filha de José Maria (ou José Luís) Gonçalves e de Rosa Maria Meleiro, de Cavaleiro Alvo. N.p. de Agostinho Gonçalves e de Isabel Rodrigues, de Lobiô, Rouças; n.m. de Matias Meleiro e de Teresa Domingues, de Cavaleiro Alvo. Nasceu em São Paio a 23/6/1842 e foi batizada a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Meleiro e Maria Teresa Meleiro, de Cavaleiro Alvo. // Lavradeira. // Casou a 31/3/1873 com José Joaquim, filho de Manuel José Meleiro e de Rosa Maria Gonçalves. 

 

GONÇALVES, Joaquina Rosa. Filha de António José Gonçalves e de Antónia Joaquina Esteves, do Nogueiral. N.p. de Manuel José Gonçalves e de Domingas Marques, de Cavaleiro Alvo; n.m. de Pedro Esteves e de Ana Esteves, do Nogueiral. Nasceu em São Paio a 13/2/1843 e foi batizada a 15 desse mês e ano. Madrinha: a sua avó materna. // Lavradeira. // Casou a 29/9/1872 com Manuel Joaquim, filho de António Joaquim Rodrigues e de Maria Teresa Durães, lavradores, residentes no Nogueiral.  

 

GONÇALVES, Joaquina Rosa. Filha de José Joaquim Gonçalves e de Maria Teresa Durães, da Raza. N.p. de Manuel António Gonçalves e de Maria Durães, do mesmo lugar; n.m. de Manuel José Durães e de Domingas Alves, do Requeixo (ou Regueiro). Nasceu em São Paio a 13/3/1843 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco António Domingues, de Galvão, SMP, e Manuel Luís Gonçalves, da Raza.

 

GONÇALVES, Joaquina Rosa. Filha de Manuel José Gonçalves e de Joaquina Rosa Durães, ele de São Paio e ela de Rouças, lavradores, residentes no lugar de Lourenços. N.p. de Domingos José Gonçalves e de Maria Teresa Domingues, do dito lugar; n.m. de Manuel António Durães e de Maria Rosa Araújo, do lugar do Porto, Rouças. Nasceu em São Paio a 10/2/1870 e foi batizada a 13 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós paternos. // Faleceu em casa dos pais, a 23/10/1872, e foi sepultada na igreja.

 

GONÇALVES, Joaquina Rosa. Filha de Manuel José Gonçalves e de Joaquina Rosa Durães, ele de São Paio e ela de Rouças, moradores em Lourenços. N.p. de Domingos José Gonçalves e de Maria Teresa Domingues, do dito lugar; n.m. de Manuel António Durães e de Maria Rosa Araújo, do lugar do Porto, Rouças, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 27/7/1873 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: os seus avós paternos. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 21/3/1950. // (Gémea de Ana Joaquina). 

 

GONÇALVES, Joaquina Rosa. Filha de José Manuel Gonçalves e de Ludovina Rosa Vaz. N.p. de Francisco Luís Gonçalves e de Francisca Luísa Domingues; n.m. de António Joaquim Vaz e de Rosa Marques. Nasceu nos Lourenços, São Paio, a 10/9/1893 e foi batizada pelo padre AE no dia a seguir. Padrinhos: Francisco José Fernandes, casado, e Florinda de Castro, solteira, ele dos Lourenços e ela do Lagendo, todos lavradores.

 

GONÇALVES, Joaquina Rosa. Filha de Bento Gonçalves e de Maria José Gonçalves, negociantes, ele de Carvalhinho, Ourense, e ela de São Paio, Melgaço. N.p. de José Gonçalves e de Isabel Portavales; n.m. de Manuel José Gonçalves e de Joaquina Rosa Durães. Nasceu em Sante, São Paio, a 29/3/1899, e foi batizada pelo padre AE a 2/4/1899. Padrinhos: os avós maternos, lavradores, dos Lourenços. // Casou na CRCM a 3/3/1919 com António Joaquim, de 26 anos de idade, de Paderne, filho de Manuel Francisco Rodrigues e de Rosa Rodrigues. // O seu casamento ainda durou uns anos, mas a 22/6/1942 terminou, por divórcio. // Faleceu em Paderne a 29/8/1964.  

 

GONÇALVES, Jorge Plácido. Filho de José António Gonçalves e de Eugénia da Glória, jornaleiros, sampaienses, moradores no lugar da Gaia. Neto paterno de António Augusto Gonçalves e de Florinda de Jesus da Cunha; neto materno de Francisca da Luz, solteira. Nasceu em São Paio a 5/10/1907 e foi batizado a 9 desse mês e ano. Padrinhos: Frederico José de Puga e Justina Augusta Costa, casados, capitalistas.

 

GONÇALVES, José. // De Real. // Faleceu, sendo sepultado na igreja, com ofício de corpo presente, a 5/4/1810. // Deixou um testamento escrito.

 

GONÇALVES, José. // De Cavaleiro Alvo. // Faleceu a 16 de Agosto de 1834, no estado de solteiro, e foi sepultado na igreja a 17. 

 

GONÇALVES, José. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1014, de 24/2/1952: «No passado dia 18, no lugar de Barata, e na sua residência, faleceu o senhor José Gonçalves. O seu funeral, realizado no dia seguinte, foi muito concorrido...»

 

GONÇALVES, José António. // Do Nogueiral. // Faleceu, com todos os sacramentos, sem testamento, a 25/1/1848, e foi sepultado na igreja, com ofício de corpo presente, a 26.

 

GONÇALVES, José António. Filho de Francisco Gonçalves e de Maria Lourenço, de Cavaleiro Alvo. N.p. de Frutuoso Gonçalves e de Rosa Barbosa, de Ferreira, Paredes de Coura; n.m. de José Soares e de Maria Esteves, de Cavaleiro Alvo. Nasceu em São Paio a 9/12/1815 e foi batizado a 12 desse mês e ano. Padrinhos: José António Esteves e sua irmã Ana Maria Esteves, de Lourenços.

 

GONÇALVES, José António. Filho de António José Gonçalves e de Antónia Joaquina Esteves, do Nogueiral. N.p. de Manuel José Gonçalves e de Domingas Marques, de Cavaleiro Alvo; n.m. de Pedro Esteves e de Ana Josefa Esteves, do Nogueiral. Nasceu em São Paio a 5/11/1845 e foi batizado a 7 do mesmo mês e ano. Padrinhos: Caetano Meleiro e sua mulher, Maria Gonçalves, de Cavaleiro Alvo.

 

GONÇALVES, José António. Filho de António Augusto Gonçalves e de Florinda de Jesus Cunha, moradores no lugar da Gaia. Netp paterno de Maria Rosa Gonçalves, solteira, do dito lugar; neto materno de António Luís da Cunha e de Ana Luísa Soares (?), de Remoães, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 9/12/1881 e foi batizado a 12 desse mês e ano. Padrinhos: José António Esteves, solteiro, de Santa Eulália de Valadares, lavrador, e Rosa Exposta, solteira, jornaleira, de Messegães de Valadares. // Artista. // Casou na igreja de São Paio a 22/12/1906 com a sua conterrânea Eugénia da Glória, de 23 anos de idade, solteira, criada de servir, filha de Francisca da Luz (Exposta), solteira, jornaleira. Testemunhas: José António Domingues Costa e António Joaquim da Lama, casados, proprietários, sampaienses. // Morreu na sua freguesia natal a 18/2/1952. // Pai de Benício Augusto Gonçalves.  

 

GONÇALVES, José Augusto. // Nasceu em São Paio a --/--/1939. // Em 2022 estava casado com a sua conterrânea Ilda de Jesus Pires; residiam no lugar da Costa (ver “A Voz de Melgaço” de 1/11/2022, página 16). // Morreu no dito lugar da Costa, São Paio, a 13/06/2025, com 85 anos de idade (agência funerária Mira).

    

GONÇALVES, José Bento. Filho de ----------- Gonçalves e de -------------------------------. Nasceu a --/--/1918. // Faleceu em São Paio a --/--/1920, com apenas dois anos de idade (JM 1300, de 8/8/1920).

 

GONÇALVES, José Bernardino. Filho de António José Gonçalves e de Maria Joaquina Afonso, moradores no lugar de Baratas. N.p. de António Manuel Gonçalves e de Antónia Maria Esteves, de Campelo, Castro Laboreiro; n.m. de Manuel António Afonso e de Maria Josefa Lourenço, de Baratas. Nasceu em São Paio a 19/2/1858 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinhos: padre Manuel José Meleiro de Castro, da Raza, e Maria Teresa Dias, solteira, de Baratas. // Faleceu a 8/10/1860 e foi sepultado na igreja no dia seguinte.

 

GONÇALVES, José Bernardino. Filho de Albano Gonçalves, natural de São Paio, e de Cândida Rosa Vidal, natural de Paderne, jornaleiros, moradores no lugar do Barral. Neto paterno de António Augusto Gonçalves e de Florinda de Jesus Cunha; neto materno de António Joaquim Vidal e de Joaquina Ribeiro. Nasceu em São Paio a 8/2/1905 e foi batizado na igreja a 12 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Rodrigues Torres e Caetana Delfina dos Ramos, casados, lavradores, sampaienses. // Casou na CRCM a 5/9/1927 com Rosa da Glória Gonçalves. Enviuvou a 10/12/1986. // Morreu na freguesia de Paderne a 27/11/1994.    

 

GONÇALVES, José Bernardo. Filho de Manuel Joaquim Gonçalves e de Maria Joaquina Dias, de Soutulho. N.p. de João Manuel Gonçalves e de Ana Maria Fernandes, do Granjão, Paderne; n.m. de Manuel Dias e de Rosa Maria Esteves, de Baratas, lavradores. Nasceu em São Paio a 18/7/1856 e foi batizado a 20 do mesmo mês. Padrinhos: padre Manuel José Meleiro de Castro, da Raza, e Ana Dias, de Baratas. // Faleceu a 25/9/1860 e foi sepultado na igreja a 26, com missa cantada.

 

GONÇALVES, José Eusébio. Filho de Manuel António Gonçalves e de Rosa Maria Domingues (Ribeiro!), da Carpinteira. N.p. de António Luís Gonçalves e de --------- Maria de Abreu, da Ponte; n.m. de Manuel Caetano Domingues e de Margarida José Esteves, da Carpinteira. Nasceu em São Paio a 7/9/1845 e foi batizado dois dias depois. Padrinho: padre José Joaquim Domingues, tio do bebé. // Lavrador. // Casou a 30/9/1869 com Teresa de Jesus, de 25 anos de idade, filha de António Domingues da Costa e de Joaquina Rosa Durães, lavradores, residentes em Barata. Testemunhas: José Bernardino de Oliveira, da Carpinteira, e José António Domingues da Costa, de Barata, casados. // Foi jurado nas causas-crime para o 2.º semestre de 1914 (CM 106) e no 2.º semestre de 1919 (Jornal de Melgaço n.º 1256, de 27/7/1919). // Nota: os seus filhos, António Joaquim e José Joaquim, encontram-se no apelido Ribeiro.   

 

GONÇALVES, José Joaquim. // Morador na Raza. // No dia 24/11/1845 partiu para a sua viagem sem retorno, com todos os sacramentos, excepto o da extrema-unção, e foi sepultado na igreja no dia seguinte. // Era casado.

 

GONÇALVES, José Joaquim. Filho de Manuel José Gonçalves e de Domingas Marques. N.p. de Lourenço Gonçalves e de Teresa Domingues; n.m. de António Marques e de Maria Afonso, todos de Cavaleiro Alvo. Nasceu em São Paio a 11/8/1801 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Gonçalves e sua mulher Maria Marques, do dito lugar.

 

GONÇALVES, José Joaquim. Filho de Manuel António Gonçalves e de Maria Durães. N.p. de José Gonçalves e de Maria Domingues, todos da Raza; n.m. de Francisco Durães e de Gertrudes Mendes, de Barata. Nasceu em São Paio a 20/8/1804 e foi batizado a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel de Freitas e sua mulher Isabel Domingues, do lugar da Raza. // Casou com Maria Teresa, filha de Manuel José Durães e de Domingas Alves, do Requeixo (ou Regueiro). // Com geração.

 

GONÇALVES, José Joaquim. Filho de Manuel António Gonçalves e de Rosa Joaquina Durães. Nasceu em São Paio a --/--/1930 (NM 52, de 2/3/1930). 

 

GONÇALVES, José Luís. Filho de Agostinho Gonçalves e de Isabel Rodrigues. Lavrador. // Casou com Rosa Maria Meleiro, de quem ficou viúvo. // Faleceu em Cavaleiro Alvo a 9/11/1882, com todos os sacramentos. // Tinha 74 anos de idade. // Foi sepultado na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou filhos.

 

GONÇALVES, José Luís. Filho de Domingos José Gonçalves e de Maria Teresa Domingues, de Lourenços. N.p. de Manuel António Gonçalves e de Maria Durães, da Raza; n.m. de Bento Manuel Domingues e de Maria Durães, de Lourenços. Nasceu em São Paio a 28/1/1840 e foi batizado a (?). Padrinhos: Manuel Luís Gonçalves, tio do bebé, e Maria Francisca, viúva, da Costa.

 

GONÇALVES, José Luís. Filho de Manuel José Gonçalves e de Joaquina Rosa Durães, ele de São Paio e ela de Rouças, moradores em Lourenços. N.p. de Domingos José Gonçalves e de Maria Teresa Domingues, do dito lugar; n.m. de Manuel António Durães e de Maria Rosa de Araújo, do lugar do Porto, Rouças. Nasceu em São Paio a 20/5/1878 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: os avós paternos. // Faleceu na sua terra natal a 11/6/1948. 

 

GONÇALVES, José Manuel. Filho de Ana Joaquina Gonçalves, da Carpinteira. Neto materno de António Manuel Gonçalves e de Isabel de Oliveira, do dito lugar. Nasceu em São Paio a 21/2/1840 e foi batizado a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Inácio José Gonçalves, de Corçães, Rouças, e sua irmã, Antónia Luísa Gonçalves, da Carpinteira. // (Deve ser filho de Manuel Joaquim Veloso).  

 

GONÇALVES, José Manuel. Filho de Bento Gonçalves e de Maria José Gonçalves, lojistas. N.p. de José Gonçalves e de Isabel Portavelas; n.m. de Manuel José Gonçalves e de Joaquina Rosa Durães. Nasceu em Sante, São Paio, a 30/4/1897, e foi batizado pelo padre AE a 2/5/1897. Padrinhos: os avós maternos, lavradores, dos Lourenços. // Nota: deve ser o mesmo indivíduo que fez exame do 1.º grau a 17/7/1908, alcançando um «ótimo».

 

GONÇALVES, Josefina Pureza. Filha de ------ Gonçalves e de -------------------. Nasceu em -----------, a --/--/19--. // Faleceu em São Paio a --/--/1994 (VM 1021). 

 

GONÇALVES, Justina Augusta. Filha de António José Gonçalves e de --------------------. Nasceu em São Paio. // Em 1960 adquiriu um prédio urbano, sito em Barata, que confronta a sul e a poente com Manuel Francisco Gomes, por partilha efectuada por óbito de seu pai, viúvo. // Em 2008 era solteira, de maior idade, e estava internada no Lar Pereira de Sousa.

 

GONÇALVES, Leonídia. Filha de Maria da Purificação Gonçalves. Nasceu em São Paio a --/1/1933 (NM 181, de 29/1/1933). // Faleceu a --/--/1933, no lugar de Baratas, com apenas cinco meses de idade (NM 198, de 28/6/1933).

 

GONÇALVES, Ludovina Rosa. Filha de Manuel José Gonçalves e de Joaquina Rosa Durães. N.p. de Domingos José Gonçalves e de Maria Teresa Domingues; n.m. de Manuel António Durães e de Maria Rosa de Araújo, morador no lugar do Porto, Rouças, todos lavradores. Nasceu nos Lourenços, São Paio, a 26/4/1884, e foi batizada pelo padre JAF no dia a seguir. Madrinha: a sua avó paterna.

 

GONÇALVES, Lourenço. // Casou com Maria Domingues, de Cavaleiro Alvo, de quem enviuvou. // Faleceu a 14/11/1813. // Deixou testamento.

 

GONÇALVES, Ludovina Rosa. Filha de Manuel José Gonçalves e de Joaquina Rosa Durães, lavradores, residentes em Lourenços. // Faleceu nesse lugar, a 27/4/1889, com apenas 5 anos de idade, e foi sepultado na igreja.

 

GONÇALVES, Luís. // Casou com Maria Domingues, do Pombal. // Faleceu a 10/8/1805 e foi sepultado na igreja, com ofício de seis padres. 

 

GONÇALVES, Luís. // De Soutulho. // Faleceu viúvo, sem a extrema-unção, por ter sido atacado de estupor, a 1/3/1859, e foi sepultado na igreja no dia seguinte, com ofício de corpo presente de sete sacerdotes, conforme disposição testamentária. 

 

GONÇALVES, Luís António. Filho de ------- Gonçalves e de -----------------------. Nasceu em São Paio a --/--/19--. // Casou com Albertina da Glória Reis, sua conterrânea. // Em 1996 residiam no lugar de Soutulho. // (VM 1045). // Nota: deve ser o indivíduo que em 1938 fez exame do ensino primário na escola de São Paio, com o professor M. F. Gomes, ficando aprovado (NM 410).  

 

GONÇALVES, Luís Vicente. Filho de Manuel Joaquim Gonçalves e de Maria Joaquina Dias, moradores no lugar de Baratas. N.p. de João Manuel Gonçalves e de Ana Maria Fernandes, do Granjão, Paderne; n.m. de Manuel José Dias e de Rosa Maria Esteves, de Baratas. Nasceu em São Paio a 17/3/1845 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Madrinha: Joaquina Matildes Codesso, do lugar de Quingostas. // Morreu a 22/2/1907, no lugar de Soutulho, apenas com a extrema-unção, no estado de solteiro, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no cemitério paroquial. // Nos últimos anos da sua vida mendigou.

 

GONÇALVES, Luísa. // Nasceu em Lourenços, São Paio. // Casou com João Afonso. // Fez testamento a 27/1/1786. 

 

GONÇALVES, Luísa. // Do lugar de Sante. // Faleceu viúva, a 29 de Janeiro de 1825. // Deixou testamento.

 

GONÇALVES, Luísa. Filha de Domingos José Gonçalves e de Domingas Marques. Neta paterna de Francisco Gonçalves e de Maria Rosa Lourenço; neta materna de Domingos Marques e de Maria Meixeiro, todos de Cavaleiro Alvo. Nasceu em São Paio a 11/9/1846 e foi batizada a 20 desse mês e ano. Padrinhos: António Meleiro (de Pereiro) e Luísa Marques, solteira, ambos do lugar sobredito. // Lavradeira. // Casou a 16/11/1868 com Manuel José Meleiro, de 21 anos de idade, filho de Manuel José Meleiro e de Rosa Gonçalves, de Cavaleiro Alvo. // Faleceu no lugar de Cavaleiro Alvo a 14/4/1893, sem quaisquer sacramentos, no estado de casada, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja paroquial.  

 

GONÇALVES, Luísa Teresa. // Era viúva de António Fernandes, de Soutulho, quando morreu, a 14/8/1835; foi sepultada na igreja no dia seguinte. // Deixou testamento.  

 

GONÇALVES, Manuel. Casou com Ana Domingues, de Cavaleiro Alvo. // Faleceu a 22/10/1805 e foi sepultado na igreja, com ofício de corpo presente.

 

GONÇALVES, Manuel. // Da Carreira. // Casou com Isabel Lourenço. // Escreveu o padre no assento de óbito: «Faleceu da vida presente muito furioso, e por sua caresa se lhe não puderam administrar os sacramentos…» // Morreu a 4/12/1805 e foi sepultado na igreja e «nada se lhe fez por alma por não ter por onde.» // Quer dizer: como era pobre, não teve direito sequer a um ofício por esmola!

 

GONÇALVES, Manuel Agostinho. Filho de José Gonçalves e de Rosa Meleiro, moradores em Cavaleiro Alvo, São Paio. N.p. de Agostinho Gonçalves e de Isabel Rodrigues, de Lobiô, Rouças; n.m. de Matias Meleiro e de Teresa Domingues, de Cavaleiro Alvo. Nasceu em São Paio a 14/5/1846 e foi batizado a 17 desse mês e ano. Padrinhos: a avó paterna do bebé e Agostinho Gonçalves, tio do mesmo, ambos de Lobiô, Rouças. // Casou a 28/6/1870 com Rosa, de 28 anos, nascida em Cubalhão, filha de Francisco Martins e de Ana Gonçalves, lavradores, dessa freguesia, já viúva de António Meleiro, de Cavaleiro Alvo, S. Paio, onde ela morava. Testemunhas do acto: Manuel Marques e José Soares, solteiros, moradores em Cavaleiro Alvo. // Faleceu no lugar de Cavaleiro Alvo a --/--/1914; no jornal diz-se que tinha 63 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 124, de 10/11/1914).     

 

GONÇALVES, Manuel António. // De Real. // Faleceu a 22/5/1821.

 

GONÇALVES, Manuel António. // Da Raza. // Faleceu a 5 de Agosto de 1836 e foi sepultado na igreja a 7.

 

GONÇALVES, Manuel António. // Do Paço. // Morreu a 25/3/1852, com todos os sacramentos, com testamento, e foi sepultado na igreja a 26, com ofício de cinco padres. 

 

GONÇALVES, Manuel António. Filho de António Luís Gonçalves e de Helena Vitória (ou Helena Maria) de Abreu, moradores no lugar da Ponte. N.p. de Francisco Gonçalves e de Páscoa Domingues, do dito lugar; n.m. de Manuel Abreu e de Maria Gonçalves, de Cabreiros, Rouças. Nasceu em São Paio a 1/1/1821 e foi batizado a 3 desse mês e ano. Padrinhos: António Domingues e sua mulher. // Casou com Rosa Maria, filha de Manuel Caetano Domingues e de Margarida José Esteves, da Carpinteira, nascida em São Paio a 5/5/1803! Depois de enviuvar casou novamente, a 6/10/1869, com Joaquina Rosa Codesseira, de 39 anos de idade, solteira, lavradora, do Telheiro, Rouças, filha de Domingos José Codesseira e de Teresa Caetana Durães. Testemunhas: Francisco José Rebelo, casado, do Cruzeiro, e o padre António Luís de Araújo e Cunha, da Gaia. // Faleceu no lugar da Ponte, São Paio, a 1/12/1888, com todos os sacramentos. Foi sepultado na igreja. Não fizera testamento. Deixou um filho.   

 

GONÇALVES, Manuel António. Filho de António José Gonçalves e de Antónia Joaquina Esteves, moradores no lugar do Nogueiral. N.p. de Manuel José Gonçalves e de Domingas Marques, de Cavaleiro Alvo; n.m. de Pedro Esteves e de Ana Josefa Esteves, do Nogueiral. Nasceu em São Paio a 25/12/1832 e foi batizado a 30 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António e Maria Rosa, solteiros, filhos de Manuel José Gonçalves e de Domingas Marques, de Cavaleiro Alvo. // Lavrador. // Casou a 15/7/1885, com Maria Teresa Lourenço, de 40 anos de idade, solteira, filha de Manuel Caetano Lourenço e de Carlota Cardoso, lavradores, de Rouças. Testemunhas: João Evangelista Gonçalves, do Nogueiral, e M.J. da Costa, do Cruzeiro, casados, lavradores. // Morreu no lugar do Nogueiral a 2/3/1911, com todos os sacramentos, no estado de viúvo, com testamento, sem filhos, e foi sepultado no cemitério paroquial. 

 

GONÇALVES, Manuel António. // Faleceu em Sante, São Paio, a 1/12/1888.

 

GONÇALVES, Manuel António. Filho de Joaquim Gonçalves e de Carlota Rosa Domingues, lavradores, sampaienses. N.p. de José Gonçalves e de Mariana Gonçalves; n.m. de José Caetano Domingues e de Maria Joaquina Ribeiro. Nasceu no lugar da Veiga, São Paio, a 19/1/1896, e foi batizado pelo padre António Esteves a 27 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Fernandes e Teresa de Jesus Gonçalves, casados, do Nogueiral, São Paio, todos lavradores. // Morreu a 7/9/1898 e foi sepultado no adro da igreja.   

 

GONÇALVES, Manuel Augusto. Filho de Gabriel Crispiano e de Teresa de Jesus Gonçalves, lavradores, residentes na Granja de Baixo. N.p. de Josefa Pires (ou Peres), de Prado; n.m. de Francisco José Gonçalves e de Maria Pereira, da Granja de Baixo. Nasceu em São Paio a 12/9/1862 e foi batizado na igreja a 14 desse mês e ano (já fora batizado em casa, devido a correr risco de vida, por Ana Augusta). Padrinhos: João Manuel Gonçalves, casado, carpinteiro de profissão, de Paradela, Penso, e Ana Augusta, casada, costureira, de Real, São Paio.

 

GONÇALVES, Manuel Augusto. Filho de António Joaquim Gonçalves e de Ludovina Esteves. Nasceu em São Paio a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 127, de 1/12/1914). // Faleceu no lugar de Cabencas a --/--/1920, com apenas cinco anos de idade (Jornal de Melgaço n.º 1300, de 8/8/1920).

 

GONÇALVES, Manuel Francisco. Filho de Luís Gonçalves e de Francisca Luísa Esteves, de Soutulho. N.p. de Manuel Gonçalves e de Rosa Maria Fernandes, do dito lugar; n.m. de Manuel Esteves e de Rosa Alves, do Pinheiro, freguesia e couto de Paderne. Nasceu em São Paio a 29/8/1807 e foi batizado a 9/9/1807 pelo padre João Manuel Durães, de Prado. Padrinhos: Manuel Francisco Domingues e sua mulher, Maria Gonçalves, de Virtelo, Cousso.  

 

GONÇALVES, Manuel Joaquim. Filho de João Manuel Gonçalves e de Ana Maria Domingues, lavradores. // Casou com Joaquina Rosa Dias, de quem ficou viúvo. // Faleceu no lugar de Soutulho a 15/4/1880, com todos os sacramentos; tinha 78 anos de idade e foi sepultado na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou filhos. 

 

GONÇALVES, Manuel Joaquim. Filho de Luís Gonçalves e de Francisca Luísa Esteves, de Soutulho. N.p. de Manuel Gonçalves e de Rosa Maria Fernandes, do mesmo lugar; n.m. de Manuel Esteves e de Rosa Alves, do Pinheiro, Paderne. Nasceu em São Paio a 17/6/1804 e foi batizado no dia seguinte (?). Padrinhos: Manuel José Dias e sua irmã Maria Luísa Dias, de Soutulho. 

 

GONÇALVES, Manuel Joaquim. Filho de Bento José Gonçalves e de Maria Josefa Dias, moradores no lugar de Soutulho. N.p. de Sebastião Gonçalves e de Maria Alves, de Sante; n.m. de António Luís Dias e de Joana Maria Gonçalves, de Soutulho. Nasceu em São Paio a 2/2/1809 e foi batizado a 5 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Codesseira e sua mulher Maria Luísa Alves, da Granja.

 

GONÇALVES, Manuel Joaquim. Filho de António Manuel Gonçalves e de Isabel de Oliveira, residentes no lugar de Cavencas. Neto paterno de José Gonçalves e de Maria Domingues (da Raza?); neto materno de Manuel de Oliveira e de Maria Domingues, do lugar da Carpinteira. Nasceu na freguesia de São Paio a 17/1/1813 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Durães e sua mulher Isabel Alves, de Santo André (?). 

 

GONÇALVES, Manuel Joaquim. Filho de Agostinho Luís Gonçalves e de Josefa Gonçalves, lavradores, sampaienses. Nasceu em São Paio por volta de 1813. // Morreu a 1/5/1909, no lugar do Pombal, com todos os sacramentos, com 96 anos de idade, no estado de viúvo de Joaquina Rosa Vaz (ver em Rouças), sem testamento, com filhos, e foi sepultado no cemitério paroquial. 

 

GONÇALVES, Manuel Joaquim. Filho de Maria Luísa Gonçalves, solteira, lavradora. N.m. de Bento Gonçalves e de Maria Fernandes, do Barral. Nasceu por volta de 1836. Foi batizado na igreja de São Paio. // Tinha 25 anos de idade quando casou na igreja de Paderne a 22/7/1861 com Maria Joaquina Gonçalves, da mesma idade, solteira, batizada em Paderne, filha de Joaquina Rosa, solteira, moradora no Barral, e neta materna de Ana Maria Gonçalves, solteira. Testemunhas presentes: João Manuel de Araújo Sarmento, solteiro, do Pinheiro, e António Augusto Gonçalves, solteiro, lavrador, da Gaia, São Paio.   

 

GONÇALVES, Manuel Joaquim. Filho de José Joaquim Gonçalves e de Maria Teresa Durães, da Raza. N.p. de Manuel António Gonçalves e de Maria Durães; n.m. de Manuel José Durães e de Domingas Monteiro, do Requeixo. Nasceu em São Paio a 20/7/1840 e foi batizado a 26 desse mês e ano. Padrinhos: padre Simão António Meleiro de Castro (ou os avós maternos da criança).

 

GONÇALVES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Joaquim Gonçalves e de Joaquina Rosa Vaz (*). N.p. de Agostinho Luís Gonçalves e de Maria Josefa Gonçalves, do Paço; n.m. de Joaquim Vaz e de Maria Francisca ------------, do lugar de Perzes, Rouças. Nasceu em São Paio a 22/4/1859 e foi batizado a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Vaz, de Perzes (assistindo ao acto religioso, por procuração do padrinho, Manuel António Silva, do lugar do Porto, Rouças), e Maria do Carmo, do lugar de Perzes. // Nota: parece ser o mesmo indivíduo que em 1907 estava solteiro, sem geração, emigrado no Brasil há mais de 30 anos; era citado para «deduzir sua oposição à sentença que em data de 1/10/1907 julgou provada a acção requerida por seu pai a fim de lhe suceder nos bens que lhe pertençam por legítima de sua mãe.» // (ver Jornal de Melgaço n.º 707). /// (*) Joaquina Rosa Vaz em 1907 já tinha falecido.  

 

GONÇALVES, Manuel Joaquim. Filho de Albano (ou Alberto) Gonçalves, natural de São Paio, e de Cândida Rosa Vidal, natural de Paderne. N.p. de António Augusto Gonçalves e de Florinda de Jesus Cunha; n.m. de António Joaquim Vidal e de Joaquina Ribeiro. Nasceu no Barral, São Paio, a 21/10/1902 e foi batizado pelo padre AE a 26 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Rodrigues Torres e Caetana dos Ramos, lavradores, casados. // Casou na CRCM a 5/3/1932 com Alexandrina Augusta Rodrigues Torres (NM 143, de 20/3/1932). // Ambos os cônjuges faleceram em São Paio: a esposa a 7/12/1940 e ele 5/2/1987.

 

GONÇALVES, Manuel Joaquim. Filho de Adriano Gonçalves, natural de Rouças, e de Maria Rosa Táboas, natural de São Paio, lavradores-caseiros, residentes no lugar da Deveza. Neto paterno de Joaquim Tomás Gonçalves e de Rosa Maria Dantas; neto materno de João Manuel Táboas e de Joaquina Rosa Cerdeira. Nasceu em São Paio a 25/2/1908 e foi batizado a 1 de Março desse mesmo ano. Padrinhos: o seu avô paterno, jornaleiro, e Joaquina Rosa Domingues, viúva, lavradeira. // Casou na CRCM a 14/4/1937 com a sua conterrânea Isabel Augusta Sérvio. // Morreu a 24/1/1988 (confirmar).    

 

GONÇALVES, Manuel Joaquim (Dr.) Filho de --------- Gonçalves e de ----------------------. Nasceu em São Paio a 19--. // Tirou o Curso de Gestor de Empresas. // Casou com Maria Manuel, filha natural de Maria Rodrigues Lopes, natural da Vila de Melgaço, e do professor Manuel Vaz, de --------------. // Em 1991 tomou posse como gerente das Termas de Melgaço; posteriormente mudou-se para a Cooperativa de Monção. // Mais tarde foi para Angola, salvo erro. // Pai de João Miguel (foi batizado em 1993, e teve por padrinhos o primo Hermenegildo José Solheiro, e a tia, Sandra Patrícia Gonçalves). // (ver VM 936 e VM 978).      

 

GONÇALVES, Manuel José. // Do lugar de Sante. // Faleceu, no estado de solteiro, a 22/12/1824.

 

GONÇALVES, Manuel José. // Do lugar do Paço. // Faleceu a 6/2/1842, com todos os sacramentos, e foi sepultado na igreja no dia seguinte.

 

GONÇALVES, Manuel José. // Do lugar de Cavaleiro Alvo. // Viúvo. // Faleceu, com todos os sacramentos, e com testamento, a 24/6/1846, e foi sepultado na igreja, com ofício de corpo presente, no dia seguinte.

 

GONÇALVES, Manuel José. Filho de António José Gonçalves e de Ana Durães, lavradores, residentes no lugar dos Lourenços. Neto paterno de Alexandre Gonçalves e de Isabel Domingues, de Orjais, Cubalhão; neto materno de António Durães e de Teresa Domingues. Nasceu em São Paio a 27/3/1829 e foi batizado pelo padre Manuel José Meleiro a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Alexandre Gonçalves e mulher, Josefa Maria, de Orjais, Cubalhão. // Faleceu no lugar dos Lourenços a 6/1/1871, com todos os sacramentos, no estado de solteiro, e foi sepultado na igreja. // Não fizera testamento.

 

GONÇALVES, Manuel José. Filho de Teresa Gonçalves, solteira, camponesa, moradora no lugar da Carpinteira, e de (*). Neto materno de Pedro Gonçalves e de Mariana de Freitas. Nasceu em São Paio a 28/4/1836 e foi batizado a 1 de Maio desse ano. Padrinhos: José Manuel Alves Cordeiro, natural de Paderne, e Teresa Joaquina Codesso, solteira, do lugar das Quingostas, São Paio, com quem ele foi criado. // Lavrador. // Casou a 22/1/1872 com Maria Rosa Gonçalves, de 31 anos de idade, solteira, natural do lugar de Corçães, Rouças, filha de Inácio José Gonçalves e de Ana Teresa Gonçalves, lavradores. Testemunhas: José António Alves de Macedo, solteiro, do lugar de Sante, e Manuel Joaquim da Costa, casado, do lugar do Cruzeiro. // O casal morou no lugar das Quingostas. // Morreu a 26/1/1911, no dito lugar das Quingostas, com todos os sacramentos, no estado de casado, com testamento, e foi sepultado no cemitério paroquial. // Com geração (ver Domingos José Gonçalves – 1875/1875, e António José Gonçalves – 1878/1882). /// (*) É possível que seja filho do irmão da madrinha, o famoso “Tomás das Quingostas”.

 

GONÇALVES, Manuel José. Filho de Domingos José Gonçalves e de Maria Teresa Domingues, moradores no lugar dos Lourenços. Neto paterno de Manuel António Gonçalves e de Maria Lourenço; neto materno de Bento Manuel Domingues e de Maria Durães, do lugar dos Lourenços. Nasceu em São Paio a 2/6/1837 e foi batizado a quatro desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José --------- e sua mulher, Maria Francisca, do lugar do Regueiro. // Casou a 3/3/1867 com Joaquina Rosa, de 21 anos de idade, solteira, do lugar do Porto, Rouças, filha de Manuel António Durães e de Maria Rosa Araújo, lavradores, do dito lugar. Testemunhas: Francisco Rebelo, casado, e Francisco Joaquim da Costa, solteiro, lavradores, do lugar do Cruzeiro. // Com geração.  

 

GONÇALVES, Manuel José. Filho de Manuel Joaquim Gonçalves e de Maria Joaquina Dias, moradores no lugar de Baratas. N.p. de João Manuel Gonçalves e de Ana Maria Fernandes, de Soutulho; n.m. de Manuel José Dias e de Rosa Maria Esteves, de Baratas. Nasceu em São Paio a 8/11/1841 e foi batizado a 10 desse mês e ano. Padrinhos: padre Manuel José Meleiro, da Raza, e Teresa Joaquina Codesso, das Quingostas. // Em 1866 era criado de servir da sua madrinha. // Morava em Soutulho quando casou a 8/1/1875 com Maria Angélica de Carvalho (ver na freguesia de Paderne), de 38 anos de idade, solteira, batizada em Paderne, moradora no lugar de Sante, filha de Domingos José de Carvalho e de Maria Joana Lourenço, lavradores. Testemunhas: Manuel Joaquim da Costa e Francisco José Rebelo, casados, do lugar do Cruzeiro, São Paio. // Morreu no lugar de Soutulho a 20/5/1877, com todos os sacramentos, e foi sepultado na igreja. // Não fizera testamento. // Não deixou filhos.  

 

GONÇALVES, Manuel José. Filho de António José Gonçalves e de Maria Joaquina Afonso, de Barata. N.p. de António Manuel Gonçalves e de Antónia Esteves, de Campelo, Castro Laboreiro; n.m. de Manuel António Afonso e de Maria Josefa Lourenço, de Barata. Nasceu em São Paio a 28/6/1852 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: padre Manuel José Meleiro de Castro, da Raza, e Ana Maria Lourenço, viúva, de Covelo, Paderne.  

 

GONÇALVES, Manuel José. Filho de Manuel Luís Gonçalves e de Joaquina Rosa Rebelo, lavradores, residente no lugar do Cruzeiro. N.p. de Manuel António Gonçalves e de Maria Durães, da Raza; n.m. de Manuel José Rebelo e de Maria Rosa Mendonça, do Cruzeiro. Nasceu em São Paio a 17/3/1853 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel António Durães e sua mulher, Maria Rosa Gonçalves, do lugar do Requeixo. // Rural. // Morreu a 21/2/1896, no lugar do Cruzeiro, sem quaisquer sacramentos, sem testamento, no estado de solteiro, sem filhos, e foi sepultado no adro da igreja.  

 

GONÇALVES, Manuel José. Filho de António José Gonçalves e de Maria Afonso, moradores no lugar de Baratas. Neto paterno de António Manuel Gonçalves e de Antónia Esteves, de Campelo, Castro Laboreiro; neto materno de Manuel António Afonso e de Josefa Lourenço, de Baratas. Nasceu em São Paio a 4/3/1855 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: padre Manuel José Meleiro, da Raza, e Ana Maria Lourenço, de Covelo, Paderne. // Nota: à margem do seu assento de batismo constam dois apontamentos: um do padre, dizendo que ele morreu com três, ou treze, anos de idade; outro da Conservatória do Registo Civil de Melgaço, informando que faleceu em Paderne na década de trinta do século XX. O 2.º é que está certo, pois ele casou a 3/8/1874 com Maria Teresa, da sua idade, filha de Francisco Rodrigues e de Rosa Joaquina Dias, lavradores, do lugar de Sante. Testemunhas: Manuel José Gonçalves, solteiro, de Baratas, e M.J.C., do Cruzeiro, casado. 

 

GONÇALVES, Manuel José. Filho de João Manuel Gonçalves e de Clara Fernandes, lavradores, residentes em Verdelha, lugar meeiro de São Paio e Paderne. // Faleceu em casa dos pais a 16/8/1868, com apenas sete meses de vida, e foi sepultado na igreja de São Paio. // Nota: tem um irmão com o mesmo nome nascido no ano seguinte (ver em Paderne).

 

GONÇALVES, Manuel José. Filho de António Augusto Gonçalves e de Florinda de Jesus da Cunha, ele natural de São Paio e ela natural de Remoães, moradores na Gaia. N.p. de Maria Rosa Gonçalves, solteira, do dito lugar; n.m. de António Joaquim da Cunha e de Ana Luísa Soares, da Portela de Remoães, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 10/7/1876 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel António Esteves e sua mulher Ana Joaquina Alves, da Gaia. // Faleceu na sua terra natal a 13/1/1956. // Nota: é provável que seja o mesmo senhor que em 1908 foi nomeado regedor da freguesia de São Paio, tendo por substituto José Manuel da Cunha (JM 727). Em 1913 voltou a ocupar esse lugar (Correio de Melgaço n.º 59, de 27/7/1913). Em 1915 assume de novo essa função (Correio de Melgaço n.º 154, de 27/6/1915).

 

GONÇALVES, Manuel José. Filho de ----------- Gonçalves e de ------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Casou a --/--/1914 com Rosa Soares (Correio de Melgaço n.º 103, de 9/6/1914). 

 

GONÇALVES, Manuel José. Filho de Bento Gonçalves e de Maria José Gonçalves, negociantes. Neto paterno de José Gonçalves e de Isabel Portabales; neto materno de Manuel José Gonçalves e de Joaquina Rosa Durães, lavradores. Nasceu em Sante, São Paio, a 18/6/1890, e foi batizado pelo padre MJV a 24 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos. // Foi comerciante e armazenista de mercearias em Lisboa. // Faleceu na freguesia de Benfica, Lisboa, a 23/4/1934 (Notícias de Melgaço n.º 231, de 6/5/1934).

 

GONÇALVES, Manuel José. Filho de Domingos José Gonçalves, natural de São Paio, e de Albina de Jesus Soeiro, natural de Cristóval, lavradores, residentes no lugar de Baratas. Neto paterno de Manuel José Gonçalves e de Maria Teresa Rodrigues; neto materno de Manuel António Soeiro e de Maria Teresa Douteiro. Nasceu em São Paio a 2/2/1906 e foi batizado a 8 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos, rurais. // Morreu a 14/7/1906.

 

GONÇALVES, Manuel José. Filho de Domingos José Gonçalves, natural de São Paio, e de Albina de Jesus Soeiro, natural de Cristóval, artistas, moradores no lugar de Baratas. Neto paterno de Manuel José Gonçalves e de Maria Teresa Rodrigues; neto materno de Manuel António Soeiro e de Maria Teresa Douteiro. Nasceu em São Paio a 14/3/1909 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Marques, casado, e Rosa Rodrigues, solteira, lavradores. // Casou na CRCM a 23/7/1939 com Maria de Lurdes Besteiro, solteira, doméstica, natural de Alvaredo. // Morreu em São Paio a 14/4/1976.

 

GONÇALVES, Manuel José. Filho de ------- Gonçalves e de ----------------------. Nasceu a --/--/19--. // Casou com Iracema Alves Garelha, natural de Paderne. // Em 1996 residiam no lugar de Sante, Paderne. // (VM 1057).   

 

GONÇALVES, Manuel José. // Nasceu por volta de 1936. // Morreu no lugar da Gaia, São Paio, a --/--/2020, com 84 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/7/2020).

 

GONÇALVES, Manuel Luís. Filho de Manuel António Gonçalves e de Maria Durães. N.p. de José Gonçalves e de Maria Domingues, todos da Raza; n.m. de Francisco Durães e de Gertrudes Mendes, de Barata. Nasceu em São Paio a 3/9/1798 e foi batizado a 9 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Alves e sua mulher, Luísa Lourenço, do lugar da Raza. // Ver Joaquina Rosa Rebelo.  

 

GONÇALVES, Marcelina Rosa. Filha de António Manuel Gonçalves e de Isabel de Oliveira, lavradores, residentes no lugar da Carpinteira. N.p. de José Gonçalves e de Maria Domingues, do lugar da Raza; n.m. de Manuel de Oliveira e de Maria Domingues, do lugar da Carpinteira. Nasceu em São Paio a 25/5/1817 e foi batizada a 27 desse mês e ano. Padrinhos: Bento Manuel Meixeiro e Maria de Freitas, da Carpinteira. // Casou com António Joaquim, filho de Luís Manuel Domingues e de Maria Rosa Esteves (!), da Ponte. // Faleceu na sua casa da Granja de Cima a 16/4/1867, com todos os sacramentos, e foi sepultada na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou filhos.  

 

GONÇALVES, Marcelina Rosa. Filha de José António Gonçalves e de Ana Codesseira, moradores no lugar do Nogueiral. Neta paterna de José Gonçalves e de Maria Gonçalves, de Real; neta materna de Francisco Codesseira e de Antónia de Freitas, do Nogueiral. Nasceu em São Paio a 18/4/1818 e foi batizada a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Gonçalves e sua irmã Rosa Maria Gonçalves, de Real. // Lavradeira. // Casou com Manuel Joaquim Alves, lavrador, nascido na Granja (Alvaredo e Paderne) por volta de 1809, filho de Manuel Luís Alves e de Maria Joaquina Rodrigues, o qual morreu no Nogueiral, onde morava com a esposa, a 2/4/1887, com 78 anos de idade, não deixando filhos. // Ela faleceu também no lugar do Nogueiral, São Paio, a 2/6/1890, com todos os sacramentos, no estado de viúva, com testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja paroquial. 

 

GONÇALVES, Marcelina Rosa. Filha de Francisco José Gonçalves e de Maria Pereira, moradores no lugar da Granja de Baixo. Neta paterna de José Gonçalves e de Maria Gonçalves, do lugar de Real; neta materna de Francisco Pereira e de Josefa Maria Codesseira, do lugar da Veiga. Nasceu em São Paio a 27/11/1825 e foi batizada a 1 de Dezembro desse ano. Padrinhos: o abade da freguesia de São Paio e Rosa Maria Gonçalves, tia da neófita, de Real. // Lavradeira. // Faleceu no lugar da Granja a 5/5/1890, repentinamente, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja paroquial.  

 

GONÇALVES, Marcelina Rosa. Filha de Manuel José Gonçalves e de Joaquina Rosa Durães, de Lourenços. N.p. de Domingos José Gonçalves e de Maria Teresa Domingues, do mesmo lugar; n.m. de Manuel António Durães e de Maria Rosa de Araújo, do lugar do Porto, Rouças, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 15/10/1881 e foi batizada no dia seguinte. Madrinha: a avó paterna, viúva. // Faleceu na sua freguesia a 4 de Fevereiro de 1964 (?).  

 

GONÇALVES, Margarida. Filha de -------- Gonçalves e de -------------------------. Nasceu por volta de 1851. // Faleceu no lugar de Pombal a --/--/1915, com 64 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 143, de 30/3/1915).

 

GONÇALVES, Maria. // Por alcunha a “Caneja”. // De Cavaleiro Alvo. // Casou com Domingos Lourenço, sampaiense. // Faleceu, com testamento, a 8/3/1806, e foi sepultada na igreja.

 

GONÇALVES, Maria. // Casou com Manuel Domingues “Boleta”, de Sante, de quem enviuvou. // Faleceu a 2/3/1823.

 

GONÇALVES, Maria. // Do lugar da Ponte. // Casada. // Faleceu a 18/11/1835 e foi sepultada na igreja no dia seguinte, com assistência de nove padres. «E por tudo assim ser verdade» o padre elaborou o assento de óbito. 

 

GONÇALVES, Maria. // Do lugar de Real. // Viúva. // Faleceu, com testamento, só com o sacramento da extrema-unção, por sua incapacidade, a 21/1/1838, e foi sepultada na igreja a 23.  

 

GONÇALVES, Maria. // Do Lagendo. // Faleceu solteira, a 23/1/1850, com os sacramentos da penitência e extrema-unção, não recebendo o sagrado viático por impedimento da doença, e foi sepultada na igreja no dia seguinte.

 

GONÇALVES, Maria. // Do lugar dos Lourenços. // Faleceu com todos os sacramentos, a 19/2/1854, e foi sepultada na igreja a 21, com um ofício de corpo presente «que só este deixou em seu testamento», lamenta-se o padre. 

 

GONÇALVES, Maria Alice. Filha de -------- Gonçalves e de ------------------------. Nasceu a --/--/192-. // Em 1938 fez exame do ensino primário na escola de São Paio, com a regente Flávia Gregório, ficando aprovada. // (NM 410).

 

GONÇALVES, Maria Amélia. Filha de Manuel José Gonçalves e de Rosa Soares. Nasceu em São Paio a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 141, de 1673/1915). // Nota: deve ser a mesma senhora que casou com João Oliveira da Silva, de Balzar, Guimarães; em 1991 residiam no lugar da Gaia, São Paio (VM 946).

 

GONÇALVES, Maria Angélica. Filha de Manuel José Gonçalves e de Maria Teresa Rodrigues, lavradores. N.p. de António José Gonçalves e de Maria Joaquina Afonso; n.m. de Francisco José Rodrigues e de Joaquina Rosa Dias, moradores em Sante. Nasceu em Baratas, São Paio, a 22/3/1883, e foi batizada pelo padre JAF a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim de Sousa Araújo, casado, proprietário, morador na Carpinteira, e Maria Angélica Afonso, solteira, lavradora, com residência em Baratas. Faleceu a 23/9/1883, de morte violenta, e foi sepultada no cemitério paroquial (foi a 1.ª a sê-lo).

 

GONÇALVES, Maria (!) dos Anjos. Filha de Manuel Francisco Gonçalves, natural de Cubalhão, e de Maria Rosa Domingues, natural de São Paio, jornaleiros, moradores no lugar de Lourenços. Neta paterna de Manuel José Gonçalves e de Rosa Maria Gonçalves; neta materna de José Manuel Domingues e de Rosa Lopes. Nasceu no dito lugar de Lourenços, São Paio, a 3/5/1910, e foi batizada na igreja dois dias depois. Padrinhos: os seus avós maternos. // Casou (ou viveu maritalmente) com António Penúrias Milho, alentejano, de quem teve dezasseis ou dezassete filhos! Poucos sobreviveram, devido sobretudo a doenças provocadas pela fome – em 2011 ainda tinha dois vivos. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1008, de 13/1/1952: «… na mesma maternidade (do hospital da SCMM) deu à luz dois gémeos a senhora Rosa dos Anjos Gonçalves “Penúrias”.» Morou muitos anos em uma casinha perto do cemitério municipal, cujo coveiro era António Pereira (Caixa), solteiro, com quem andou metida depois do companheiro morrer. // Faleceu num Lar, em Vila Nova de Cerveira, a 26/11/2001, com 91 anos de idade, e foi sepultada no citado cemitério municipal de Melgaço, ao lado de alguns dos seus filhos falecidos. // Na Vila de Melgaço era conhecida por “Rosa Penúrias”.  


GONÇALVES, Maria dos Anjos. // Nasceu por volta de 1925. // Faleceu na freguesia de São Paio a 2/02/2024, com 99 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/3/2024 e agência funerária Mira).  

 

GONÇALVES, Maria Augusta. Nasceu a --/--/1956. // Faleceu na Carpinteira, São Paio, a 25/1/2025, com 68 anos de idade (agência funerária Mira).

 

GONÇALVES, Maria Benedita. Filha de António Luís Gonçalves e de Helena Maria (ou Helena Vitória) de Abreu. N.p. de Francisco Gonçalves e de ------------ Domingues, de Sante; n.m. de Manuel de Abreu e de Maria Gonçalves, de Cabreiros, Rouças. Nasceu em São Paio a 6/5/1819 e foi batizada a 9 desse mês e ano. Padrinhos: António Domingues e sua mulher (?) Maria Gonçalves, de Sante. 

 

GONÇALVES, Maria Caetana. Filha de António Luís Gonçalves e de Helena Maria (ou Helena Vitória) de Abreu, do lugar da Ponte (ou Sante). N.p. de Francisco Gonçalves e de Páscoa Domingues da Vila, do dito lugar; n.m. de Manuel de Abreu e de Maria Gonçalves, de Cabreiros, Rouças. Nasceu em São Paio a 30/8/1822 e foi batizada a 2/9/1822. Padrinhos: Manuel Caetano Alves Salgado e mulher, Maria Joaquina de Castro, de Carvalha Furada. // Lavradeira. // Casou com José Luís Rodrigues. // Faleceu na Raza, São Paio, a 23/12/1888, com todos os sacramentos, viúva. // Fizera testamento e deixou filhos. // Foi sepultada na igreja.   

 

GONÇALVES, Maria do Carmo. Filha de Miquelina Rosa Gonçalves, solteira. Neta materna de Manuel António Gonçalves e de Maria Joaquina Domingues. Nasceu no Paço, São Paio, a 16/10/1887, e foi batizada pelo padre JAF a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Manuel Codesso, de Real, São Paio, e Maria José Quintela, do Telheiro, Rouças, solteiros, todos lavradores. // Casou na CRCM a 30/4/1911 com António Rodrigues. // Ambos os cônjuges faleceram na freguesia de São Paio: o marido a 25/9/1920 e ela a 18/8/1970. // Com geração.  

 

GONÇALVES, Maria da Conceição. Filha de -------- Gonçalves e de ------------------------. Nasceu por volta de 1838. // Faleceu no lugar da Ponte, São Paio, a --/--/1916, com 78 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 189, de 5/3/1916). 

 

GONÇALVES, Maria da Conceição. Filha de José ---------- Gonçalves e de Teresa de Jesus Domingues Costa, da Carpinteira. N.p. de Manuel António Gonçalves e de Rosa Maria Domingues, do mesmo lugar; n.m. de António Domingues Costa e de Joaquina Rosa Durães, de Barata, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 18/1/1871 e foi batizada a 20 desse mês e ano. Padrinhos: o encomendado, padre Manuel António Domingues Costa, e sua irmã, Maria das Dores Domingues da Costa, solteira, ambos do lugar de Barata.

 

GONÇALVES, Maria das Dores. Filha de Bento Gonçalves e de Maria José Gonçalves, negociantes. N.p. de José Gonçalves e de Isabel Portabalez; n.m. de Manuel José Gonçalves e de Joaquina Rosa Durães. Nasceu em Sante, São Paio, a 11/4/1889, e foi batizada pelo padre JAF a 14 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos.

 

GONÇALVES, Maria Gertrudes. Filha de Francisco Gonçalves e de Maria Lourenço, de Cavaleiro Alvo. N.p. de Frutuoso Gonçalves e de Rosa Barbosa, de Venade, S. Mamede de Ferreiros, Paredes de Coura; n.m. de José Lourenço e de Maria Esteves, de Cavaleiro Alvo. Nasceu em São Paio a 22/11/1812 e foi batizada a 25 desse mês e ano.

 

GONÇALVES, Maria da Glória. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1485, de 22 de Setembro de 1963: «Deu à luz, na maternidade do hospital da SCMM, uma menina.»

 

GONÇALVES, Maria Joaquina. Filha de Maria Rosa Gonçalves, solteira, de Paderne, moradora que foi no lugar dos Moinhos. Nasceu em Paderne na década de 90 do século XVIII. // Faleceu no lugar da Gaia, São Paio, a 21/6/1875, com todos os sacramentos, solteira. Tinha 80 anos de idade. Foi sepultada na igreja de São Paio. Não fizera testamento. Deixou filhos.  

 

GONÇALVES, Maria Joaquina. Filha de Luís Gonçalves e de Francisca Luísa Esteves, moradores no lugar de Soutulho. N.p. de Manuel Gonçalves e de Rosa Maria Fernandes, do dito lugar; n.m. de Manuel Esteves e de Rosa Alves, do lugar do Pinheiro, Paderne. Nasceu em São Paio a 27/1/1810 e foi batizada a 31 desse mês e ano. Padrinho: João Codesseira, da Raza.

 

GONÇALVES, Maria Joaquina. Filha de Bernardo José Gonçalves e de Maria Rosa Alves. N.p. de Luís António Gonçalves e de Maria Domingues; n.m. de André Alves e de Maria Esteves, todos do lugar do Paço. Nasceu em São Paio a 13/9/1814 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Gonçalves e sua mulher, Clara Rosa, do Cerdedo, Rouças.

 

GONÇALVES, Maria Joaquina. Filha de António José Gonçalves e de Ana Rosa (ou Ana Maria) Durães, residentes no lugar de Lourenços. N.p. de Alexandre Gonçalves e de Isabel Domingues, de Orjaz, Cubalhão; n.m. de António Durães e de Teresa Domingues, de Lourenços. Nasceu em São Paio a 18/11/1820 e foi batizada a 22 desse mês e ano Padrinhos: António Domingues e Maria Domingues, solteiros, de Orjaz. / Casou a 7/8/1870 com Domingos José, de Lourenços, filho de Francisco José Pires e de Teresa Caetana da Silva. / Lavradeira. / Faleceu em Lourenços a 26/11/1886, com todos os sacramentos. Foi sepultada na igreja de São Paio. Fizera testamento. Não deixou filhos. O seu viúvo, a 28/5/1887, casou com Joaquina Rosa Esteves, de Soutulho.  

 

GONÇALVES, Maria Joaquina. Filha de José Gonçalves e de Ana Codesseira, moradores no lugar de Nogueiral. N.p. de José Gonçalves e de Maria Gonçalves, de Real; n.m. de Francisco Codesseira e de Antónia de Freitas, do Nogueiral. Nasceu em São Paio a 12/4/1821 e foi batizada a 14 desse mês e ano. Padrinhos: padre João Manuel Esteves, cura de São Paio, e Rosa Maria, solteira, tia da criança.

 

GONÇALVES, Maria Joaquina. Filha de José Maria Gonçalves e de Ana Maria Pires, lavradores, residentes em Real. N.p. de Pedro Gonçalves e de Mariana de Freitas, de Corçães, Rouças; n.m. de Bento Pires e de Maria Benta Pereira, de Paçô, Rouças. Nasceu em São Paio a 22/2/1834 e foi batizada a 3/3/1834. Padrinhos: José Maria, solteiro, filho de Francisco Luís Soares, e Maria Joaquina Gonçalves, ambos da Carreira. // Morava com a mãe viúva, no lugar da Carpinteira, quando faleceu, a 2/1/1861. Foi sepultada na igreja de São Paio, apenas com os sacramentos da confissão e comunhão, por não dar tempo para mais. Era solteira e não deixou descendência.  

 

GONÇALVES, Maria Joaquina. Filha de António José Gonçalves e de Antónia Joaquina Esteves, do Nogueiral. N.p. de Manuel José Gonçalves e de Domingas Marques, de Cavaleiro Alvo; n.m. de Pedro Esteves e de Ana Josefa Esteves, do Nogueiral. Nasceu em São Paio a 29/12/1834 e foi batizada a 1/1/1835. Padrinhos: Manuel António Gonçalves e sua irmã Maria Josefa Gonçalves, solteiros, tios paternos da criança. // Faleceu a 31/8/1854 (!). (Há aqui uma grande confusão: surge-nos um assento de óbito, redigido pelo padre Manuel José Domingues, onde consta a morte de Maria Joaquina com data de 31/8/1837, sepultada na igreja a 1/9/1837, no qual se diz que ela tinha quatro anos de idade. Os pais são os mesmos de cima, e o lugar corresponde ao supra citado. O mais certo é estar errado o ano de 1854 e a idade da criança).   

 

GONÇALVES, Maria Joaquina. Filha de José Joaquim Gonçalves e de Maria Durães. N.p. de Manuel António Gonçalves e de Maria Durães; n.m. de Manuel José Durães e de Domingas Josefa, do Regueiro. Nasceu em São Paio a 31/1/1838 e foi batizada a 4/2/1838. Padrinhos: os seus avós maternos.

 

GONÇALVES, Maria Joaquina. Filha de António José Gonçalves e de Antónia Maria Esteves, do Nogueiral. N.p. de Manuel José Gonçalves e de Domingas Marques, de Cavaleiro Alvo; n.m. de Pedro Esteves e de Ana Josefa Esteves, do Nogueiral. Nasceu em São Paio a 24/12/1839 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: Manuel António Gonçalves e Maria Rosa Gonçalves, de Cavaleiro Alvo, tios da criança.

 

GONÇALVES, Maria Joaquina. Filha de José Maria Gonçalves e de Rosa Maria Meleiro, de Cavaleiro Alvo. Neta paterna de Agostinho Gonçalves e de Isabel Rodrigues, de Lobiô, Rouças; neta materna de Matias Meleiro e de Teresa Domingues, de Cavaleiro Alvo. Nasceu em São Paio a 17/1/1840 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: Francisco Meleiro e sua mulher, Maria Teresa Meleiro, tios da criança.

 

GONÇALVES, Maria Joaquina. Filha de Domingos José Gonçalves e de Domingas Marques, de Cavaleiro Alvo. N.p. de Francisco Gonçalves e de Maria (?); n.m. de Domingos Marques e de Maria Rosa Lourenço. Nasceu em São Paio a 31/3/1840 e foi batizada a 1/4/1840 pelo padre Manuel José Domingues, encomendado que fora da freguesia. Padrinhos: Manuel Meixeiro e sua filha, Maria Meixeiro, de Lobiô, Rouças. 

 

GONÇALVES, Maria Joaquina. Filha de Domingos José Gonçalves e de Maria Teresa Domingues, moradores no lugar dos Lourenços. N.p. de Manuel António Gonçalves e de Maria Durães, da Raza; n.m. de Bento Manuel Domingues e de Maria Durães, de Lourenços. Nasceu em São Paio a 16/1/1845 e foi batizada a 19 desse mês e ano. Padrinho: Manuel Luís Gonçalves, da Raza. 

 

GONÇALVES, Maria Joaquina. Filha de João Evangelista Gonçalves e de Ana Joaquina Domingues, moradores no lugar do Nogueiral. N.p. de João Vitorino Gonçalves e de Ana Codesseira, do dito lugar; n.m. de Manuel António Domingues e de Joaquina Rosa Domingues, de Aldeia, Rouças. Nasceu em São Paio a 2/11/1859 e foi batizada dois dias depois. Padrinho: o seu avô materno.

 

GONÇALVES, Maria Joaquina. Filha de Bento Gonçalves e de Maria José Gonçalves, comerciantes. N.p. de José Gonçalves e de Isabel Portavales; n.m. de Manuel José Gonçalves e de Joaquina Rosa Durães. Nasceu em Sante, São Paio, a 17/7/1894, e foi batizada pelo padre António Esteves a 19 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos.

 

GONÇALVES, Maria José. Filha de José Maria Gonçalves e de Ana Maria Pires, jornaleiros, sampaienses. Nasceu em São Paio por volta de 1839. // Jornaleira. // Faleceu a 27/5/1906, no lugar da Carpinteira, com todos os sacramentos, com 67 anos de idade, no estado de solteira, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério paroquial.

 

GONÇALVES, Maria José. Filha de António José Gonçalves e de Antónia Joaquina Esteves, moradores em Nogueiral. N.p. de Manuel José Gonçalves e de Domingas Marques, de Cavaleiro Alvo; n.m. de Pedro Esteves e de Ana Josefa Esteves, do Nogueiral. Nasceu em São Paio a 5/11/1848 e foi batizada a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Caetano Meleiro e sua mulher, Maria Rosa Gonçalves, de Cavaleiro Alvo. // Casou a 2/4/1873 com José Caetano, residente na Veiga, São Paio, lavrador, de 34 anos de idade, nascido em Rouças, viúvo de Maria Joaquina Ribeiro, e filho de Maria Francisca Domingues, solteira, de Crasto, Rouças. // Faleceu no lugar do Nogueiral a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 180, de 2/1/1916). // Com geração.  

 

GONÇALVES, Maria José. Filha de Pureza Gonçalves. Neta materna de Domingos Gonçalves e de Domingas Marques. Nasceu em São Paio a 29/4/1867 e foi batizada a 5 de Maio desse ano. Padrinhos: José Maria Soares e Maria Rosa Gonçalves, solteiros, todos de Cavaleiro Alvo, lavradores. // Faleceu na sua freguesia em Agosto de 1944.  

 

GONÇALVES, Maria José. Filha de Manuel José Gonçalves e de Joaquina Rosa Durães, ele de São Paio e ela de Rouças, residentes em Lourenços. N.p. de Domingos José Gonçalves e de Maria Teresa Domingues, do dito lugar; n.m. de Manuel António Durães e de Maria Rosa Araújo, do lugar do Porto, Rouças, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 5/2/1868 e foi batizada a 8 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós paternos. // Casou a 18/4/1886, com o consentimento dos pais, com Bento, de 34 anos de idade, solteiro, negociante, galego, morador em Sante, filho de José Gonçalves e de Isabel Portabales, naturais da freguesia de São Tomé de Masside, bispado de Ourense. Testemunhas: Manuel José Meixeiro e Francisco José Fernandes, solteiros, lavradores, do lugar dos Lourenços, e Manuel Joaquim da Costa, casado, lavrador, do lugar do Cruzeiro. // Enviuvou a 8/12/1900. // Faleceu na sua casa de Sante a 24/1/1939, sendo sepultada no cemitério de São Paio. // Com geração.

 

GONÇALVES, Maria José. Filha de António Augusto Gonçalves e de Florinda de Jesus da Cunha, caseiros. Neta paterna de Maria Rosa Gonçalves, solteira; neta materna de António Luís da Cunha e de Ana Luísa Soares, moradores em Remoães. Nasceu na Gaia, São Paio, a 22/12/1884, e foi batizada pelo padre JAF no dia seguinte. Padrinhos: José Maria Durães, solteiro, morador no Barral, e Maria Joaquina Dias, viúva, moradora na Nogueira, ambos de Paderne, todos lavradores. // Era costureira, morava no lugar da Gaia, quando casou na igreja de São Paio a 6/3/1909 com Manuel Francisco, de 22 anos de idade, solteiro, jornaleiro, seu conterrâneo, filho de Francisco Alves da Cunha e de Joaquina Rosa Domingues. // Faleceu em Paderne a 29/11/1954. // Com geração. // Nota: deve ter sido esta senhora (ou uma das de cima) que em 1936 ofereceu 20$00 ao Asilo Pereira de Sousa (NM 331). 

 

GONÇALVES, Maria Josefa. // Do Paço. // Faleceu viúva, a 1/5/1845, com o sacramento da extrema-unção, não recebendo os demais por não estar em seu perfeito juízo, e foi sepultada na igreja, com ofício de corpo presente, no dia seguinte. 

 

GONÇALVES, Maria Luísa. Filha de Domingos Gonçalves e de Maria Marques. N.p. de Lourenço Gonçalves e de Teresa Gonçalves; n.m. de Manuel Marques e de Ana Domingues, todos de Cavaleiro Alvo. Nasceu em São Paio a 13/3/1808 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Manuel de Abreu e sua mulher Antónia Ventura Domingues, de Carvalha Furada. 

 

GONÇALVES, Maria Luísa. // De Cavaleiro Alvo. // No dia 17/8/1835, estando solteira, faleceu; foi sepultada na igreja. (É possível que seja a mesma de cima).

 

GONÇALVES, Maria Luísa. Filha de Maria Rosa Gonçalves, do lugar da Deveza. Neta materna de Manuel Gonçalves e de Maria Gonçalves, do lugar da Cela, Rouças. Nasceu em São Paio a 21/5/1813 e foi batizada a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José, filho de Domingos Meleiro e de Gertrudes Domingues, do Sobral de Cima, Rouças, e Francisca Luísa, filha de Braz Domingues e de Teresa Lourenço, da Carreira, Rouças.   

 

GONÇALVES, Maria Madalena. Filha de Maria da Purificação Gonçalves. Nasceu em São Paio a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 84, de 2/11/1930).   

 

GONÇALVES, Maria Mercedes. // Nasceu por volta de 1958. // Faleceu na freguesia de São Paio a --/--/2023, com 65 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/3/2023).

 

GONÇALVES, Maria da Natividade. Filha de Manuel Joaquim Gonçalves e de Maria Joaquina Dias. N.p. de João Manuel Gonçalves e de Ana Maria Fernandes, de Paderne; n.m. de Manuel José Dias e de Rosa Maria Esteves, de Baratas. Nasceu em São Paio a 6/9/1849 e foi batizada no dia seguinte. Madrinha: Joaquina Matildes Codesso, do lugar das Quingostas. // Os seus pais moravam no lugar de Soutulho quando ela morreu, no dia 5/7/1850, sendo sepultada na igreja a 6.    

 

GONÇALVES, Maria da Purificação. Filha de Domingos José Gonçalves, natural de São Paio, e de Albina Soeiro, natural de Cristóval, lavradores, residentes no lugar de Baratas. Neta paterna de Manuel José Gonçalves e de Maria Teresa Dias; neta materna de Manuel António Soeiro e de Maria Teresa Douteiro. Nasceu em São Paio a 30/1/1907 e foi batizada a 2 de Fevereiro desse mesmo ano. Padrinhos: os seus avós maternos, proprietários. // Casou na igreja de São Paio a 23/6/1945 com Manuel Francisco Alves, natural de Paderne. // O seu marido morreu em São Paio a 23/6/1980. // Ela faleceu a 24/11/1997 no Centro de Saúde de Melgaço, com 90 anos de idade, no estado de viúva. // Uma das suas filhas morrera com 20 anos de idade! // Avó de José Alberto Martins, Paulo José Alves, e de Pedro Filipe Alves. 

 

GONÇALVES, Maria Rosa. // De Sante. // Faleceu solteira, a 29/1/1831, e foi amortalhada com túnica de São Francisco; foi sepultada na igreja com ofício de corpo presente de seis padres.  

 

GONÇALVES, Maria Rosa. // Da Raza. // Viúva. // Morreu, com testamento, a 19/3/1838, e foi sepultada na igreja a 21 com ofício de corpo presente.

 

GONÇALVES, Maria Rosa. // Do lugar de Cavaleiro Alvo. // Morreu a 18/10/1841, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja no dia seguinte.

 

GONÇALVES, Maria Rosa. // Do lugar de Sante. // Faleceu a 21 de Abril de 1843, com todos os sacramentos, com testamento, e no dia seguinte foi sepultada na igreja, com ofício de corpo presente.

 

GONÇALVES, Maria Rosa. // Do lugar da Ponte. // Faleceu a 15 de Dezembro de 1853, sem sacramentos, por não avisarem, e foi sepultada na igreja a 17, com ofício de corpo presente «que dispôs em seu testamento». 

 

GONÇALVES, Maria Rosa. Filha de José Gonçalves e de Maria Gonçalves, lavradores, de Real. Nasceu na década de 90 do século XVIII. // Casou com Luís Caetano Soares, de quem ficou viúva. // Faleceu em Real a 17/10/1862, sem sacramentos, por ter morrido repentinamente, com 70 anos de idade, pouco mais ou menos, e foi sepultada na igreja a 18 daquele mês e ano. // Fizera testamento. // Deixou quatro filhos.  

 

GONÇALVES, Maria Rosa. Filha de Manuel José Gonçalves e de Domingas Marques, lavradores, residentes no lugar de Cavaleiro Alvo. // Lavradeira. // Casou com Caetano Meleiro. // Faleceu no dito lugar a 10/6/1868, com todos os sacramentos. // Tinha sessenta e cinco anos de idade. // Foi sepultada na igreja. // Fizera testamento. // Sem geração.

 

GONÇALVES, Maria Rosa. Filha de Matias Gonçalves e de Rosa Durães, de Cavaleiro Alvo. N.p. de Matias Gonçalves e de Maria Domingues; n.m. de António Durães e de Ana Rodrigues, do lugar de Cima, Cubalhão. Nasceu em São Paio a 23/9/1804 e foi batizada a 27 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Domingues e sua mulher Maria Ventura, do lugar de Baixo, Cubalhão. 

 

GONÇALVES, Maria Rosa. Filha de António Gonçalves e de Ana Lourenço, lavradores. Neta paterna de Lourenço Gonçalves e de Maria Domingues; neta materna de Manuel Lourenço e de Maria Esteves, todos de Cavaleiro Alvo. Nasceu em São Paio a 3/10/1808 e foi batizada a 6 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José e sua irmã, Rosa, solteiros, filhos de João Domingues e de Domingas Esteves, naturais de Cubalhão, termo de Valadares. // Casou com Manuel António Esteves, lavrador, de quem ficou viúva. // Faleceu em Cavaleiro Alvo, São Paio, a 25/1/1889, com todos os sacramentos, e foi sepultada na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou filhos.     

 

GONÇALVES, Maria Rosa. Filha de Manuel António Gonçalves e de Maria Durães, moradores na Raza. N.p. de José Gonçalves e de Maria Domingues, do dito lugar; n.m. de Francisco Durães e de Gertrudes Mendes, de Barata. Nasceu em São Paio a 22/4/1812 e foi batizada a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António de Freitas e sua mulher, Isabel Domingues, do Requeixo. // Casou com Manuel António Durães. // Lavradeira. // Faleceu no Requeixo a 22/10/1884, sem sacramentos, por ter morrido de repente, e foi sepultada no cemitério. // Não fizera testamento. // Deixou filhos. 

 

GONÇALVES, Maria Rosa. Filha de José António Gonçalves e de Ana Codesseira, moradores no lugar do Nogueiral. N.p. de José Gonçalves e de Maria Gonçalves, de Real; n.m. de Francisco Codesseira e de Antónia de Freitas, do Nogueiral. Nasceu em São Paio a 18/4/1813 e foi batizada na igreja a 26 desse mês e ano. Madrinha: a sua avó paterna.

 

GONÇALVES, Maria Rosa. Filha de Ana Maria Gonçalves, solteira, residente que foi no lugar da Gaia. // Lavradeira. // Casou com António Joaquim Vaz. // Faleceu no dito lugar, a 28/5/1878, com todos os sacramentos. // Tinha sessenta anos de idade. // Não fizera testamento. // Foi sepultada na igreja. // Deixou filhos. // O seu viúvo casou na igreja de Rouças, a 10/1/1881, com Secundina Marques, nascida em Rouças a 18/12/1836, filha de António Marques e de Maria Joana da Costa, lavradores. 

 

GONÇALVES, Maria Rosa. Filha de Francisco José Gonçalves e de Maria Pereira, da Granja de Baixo. Neta paterna de José Gonçalves e de Maria Gonçalves, de Real; neta materna de Francisco Pereira e de Maria Josefa Codesseira, da Veiga. Nasceu em São Paio a 3/5/1820 e foi batizada a 7 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Gonçalves e sua irmã Rosa Maria, solteiros, tios da criança. // Lavradeira. // Faleceu no lugar do Cerdedo, Rouças, onde morava, a 23/12/1887, apenas com o sacramento da extrema-unção, com 68 anos de idade, no estado de viúva de Simão António de Castro (ver em Rouças), sem testamento, com uma filha, e foi sepultada no cemitério de Rouças.    

 

GONÇALVES, Maria Rosa. Filha de Francisco Gonçalves e de ---------- Lourenço, de Cavaleiro Alvo. N.p. de --------- Gonçalves e de Rosa -----------, de Coura; n.m. de José João Lourenço e de Maria Esteves, de Cavaleiro Alvo. Nasceu em S. Paio a 28/4/1821 e foi batizada a 3 de Maio desse ano. Padrinhos: António de Araújo e Maria ------ Gonçalves, casados, de Cavaleiro Alvo. 

 

GONÇALVES, Maria Rosa. Filha de António Gonçalves e de Ana Durães, moradores no lugar dos Lourenços. Neta paterna de Alexandre Gonçalves e de Isabel Domingues, de Orjaz, Cubalhão; neta materna de António Durães e de Teresa Domingues. Nasceu em São Paio a 5/3/1837 e foi batizada a 7 (?) desse mês e ano. Padrinho: Alexandre José Gonçalves, de Orjaz, Cubalhão. // Casou com Manuel José de Freitas. // Enviuvou a 9/4/1907. // Com geração.

 

GONÇALVES, Maria Rosa. Filha de Domingos José Gonçalves e de Domingas Marques, moradores no lugar de Cavaleiro Alvo. N.p. de Francisco Gonçalves e de Maria Rosa Lourenço, do dito lugar; n.m. de Domingos Marques e de Maria Meixeiro. Nasceu em São Paio a 11/7/1841 e foi batizada a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Lourenço e Maria Rosa Lourenço, de Lobiô, Rouças. // Casou a 13/2/1871 com José Maria Soares, lavrador, filho de Francisco José Soares e de Maria Luísa (ou Maria Teresa) Marques. // Faleceu a 16/2/1910, no lugar de Cavaleiro Alvo, com todos os sacramentos, no estado de casada, sem testamento, com geração, e foi sepultada no cemitério paroquial.

 

GONÇALVES, Maria Rosa. Filha de -------- Gonçalves e de -----------------------. Nasceu por volta de 1849. // Faleceu no Lagendo a --/--/1917, com 68 anos de idade (JM 1165, de 7/7/1917).

 

GONÇALVES, Maria Rosa. Filha de Manuel Joaquim Gonçalves e de Joaquina Rosa Vaz, do lugar do Paço. Neta paterna de Agostinho José Gonçalves e de Maria Josefa Gonçalves; neta materna de Joaquim Vaz e de Maria Francisca Alves, de Perzes, Rouças, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 24/8/1860 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: Manuel Joaquim Vaz e sua mulher, Maria do Carmo, de Perzes. // Faleceu na sua terra natal a 27/10/1942. // Casou a 1/10/1890 com o seu conterrâneo Manuel Joaquim da Lama.  

 

GONÇALVES, Maria Rosa. Filha de João Evangelista Gonçalves e de Ana Rosa Domingues, do Nogueiral. N.p. de José António Gonçalves e de Ana Codesseira, do mesmo lugar; n.m. de Manuel António Domingues e de Joaquina Rosa Domingues, de Aldeia, Rouças, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 1/12/1861 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: padre Domingos José Meleiro e Ana Codesseira, viúva, avó paterna da criança. // Faleceu no Nogueiral, a 17/9/1882, com todos os sacramentos, solteira. Foi sepultada na igreja.  

 

GONÇALVES, Maria Rosa (ou Joaquina Rosa). Filha de Manuel José Gonçalves e de Maria Rosa Gonçalves, ele de São Paio e ela de Rouças, lavradores, residentes nas Quingostas. N.p. de Teresa Gonçalves, solteira, do dito lugar; n.m. de Inácio José Gonçalves e de Ana Rosa Gonçalves, de Corçães, Rouças. Nasceu em São Paio a 26/9/1876 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: António José Gonçalves e Joaquina Rosa Fernandes, ambos de Baratas. // Faleceu nas Quingostas, a 9/6/1882, e foi sepultada na igreja.  

 

GONÇALVES, Maria Rosa. Filha de José Manuel Gonçalves e de Ludovina Rosa Vaz, jornaleiros, moradores em Lourenços. Neta paterna de Francisco Gonçalves e de Angélica Francisca Domingues, lavradores, residentes que foram em Aldeia, Rouças; neta materna de António Joaquim Vaz e de Maria Rosa Marques, lavradores, de Lourenços. Nasceu em São Paio a 2/10/1882 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: José Eusébio Gonçalves Ribeiro, casado, lavrador, residente na Carpinteira, e Ana Maria Vaz, solteira, lavradora, residente em Lourenços. // Casou a 25/12/1898 com António Cândido Cortes, jornaleiro, natural de Paderne. // Com geração.

 

GONÇALVES, Maria Teresa. Filha de António Manuel Gonçalves e de Isabel de Oliveira, de Cavencas. N.p. de José Gonçalves e de Maria Domingues, da Raza; n.m. de Manuel de Oliveira e de Maria Domingues, da Carpinteira. Nasceu em São Paio a 15/5/1805 e foi batizada no dia seguinte pelo padre Manuel José Domingues. Madrinha: Bernarda de Oliveira, solteira, da Carpinteira.

 

GONÇALVES, Maria Teresa. Filha de Manuel Luís Gonçalves e de Ana de Castro, de Carvalha Furada. N.p. de Francisco Gonçalves e de Ana Rodrigues, de Lobiô, Rouças; n.m. de Manuel José de Castro e de Rosa Afonso, de Carvalha Furada. Nasceu em São Paio a 16/4/1812 e foi batizada a 19 do mesmo mês. Padrinhos: Manuel António Martins e sua filha Ana Maria, do lugar de Bayão (?), freguesia de Santa Maria de Riba do Mouro, termo de Valadares. 

 

GONÇALVES, Maria Teresa. Filha de José Maria Gonçalves e de Ana Maria Pires, de Real. N.p. de Pedro Gonçalves e de Mariana de Freitas, de Corçães, Rouças; n.m. de Bento Pires e de Maria Benta Pires, de Paçô, Rouças. Nasceu em São Paio a 20/3/1839 e foi batizada a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Caetano Maria de Abreu Mosqueira, natural da Vila de Melgaço, e José Maria de Sousa Gomes, do lugar das Várzeas, SMP.     

 

GONÇALVES, Maria Teresa. Filha de António Augusto Gonçalves e de Florinda de Jesus da Cunha, da Gaia. Neta paterna de Maria Rosa Gonçalves, solteira, do dito lugar; neta materna de António Luís da Cunha e de Ana Luísa Soares, da Portela, Remoães. Nasceu em São Paio a 20/12/1879 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Luís Manuel Soares, solteiro, da Gaia, e Maria Joaquina Dias, viúva, da Nogueira, Paderne, todos lavradores. // Faleceu a 15/1/1880 e foi sepultada na igreja.  

 

GONÇALVES, Maria Teresa. Filha de Vicente de Jesus Gonçalves e de Joaquina Rosa de Freitas, jornaleiros, sampaienses, moradores no lugar do Lagendo. Neta paterna de Manuel Domingos Gonçalves e de Teresa Caetana Cerdeira; neta materna de Manuel José de Freitas e de Maria Rosa Gonçalves. Nasceu em São Paio a 20/12/1906 e foi batizada a 22 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e a avó paterna. // Casou com Armindo Augusto Sérvio. // Enviuvou a --/--/19--. // Faleceu em São Paio a 11/11/1988. // Com geração.

 

GONÇALVES, Mário de Jesus. // Nasceu por volta de 1932. // Morreu na freguesia de São Paio a --/--/2023, com 91 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/7/2023).

 

GONÇALVES, Matias. // Casou com Rosa Durães, de Cavaleiro Alvo. // Faleceu a 25/1/1806 e foi sepultado na igreja com ofício de corpo presente. 

 

GONÇALVES, Matias. // Natural do lugar do Lagendo. // Faleceu, sendo sepultado na igreja, a 23/7/1806. 

 

GONÇALVES, Matildes da Graça. Filha de Teresa Gonçalves, do Nogueiral. Neta materna de Pedro Gonçalves e de Maria Ana de Freitas, de Corçães, Rouças. Nasceu em São Paio a 26/4/1847 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Gonçalves, tio da criança, e Matildes da Graça, das Quingostas. (O padre enganou-se: no lugar das Quingostas morava a Joaquina Matildes Codesso; deve tratar-se de Matildes da Graça Alves, nascida em São Paio a 13/12/1827). // Faleceu a 5/11/1848, e o seu corpo foi sepultado na igreja a 7.     

 

GONÇALVES, Miguel Carlos. Filho de Domingos José Gonçalves e de Maria Teresa Domingues, de Lourenços. N.p. de Manuel António Gonçalves e de Maria Durães, da Raza; n.m. de Bento Manuel Domingues e de Maria Durães, de Lourenços. Nasceu em São Paio a 7/9/1852 e foi batizado a 9 do mesmo mês e ano. Padrinho: Caetano Maria Mosqueira, da Vila de Melgaço.

 

GONÇALVES, Miquelina Rosa. Filha de José Manuel (ou José Maria) Gonçalves e de Ana Maria Pires, moradores no lugar de Real. N.p. de Pedro Gonçalves e de Mariana de Freitas, de Corçães, Rouças; n.m. de Bento Pires e de Maria Benta Pereira, de Paçô, Rouças. Nasceu em São Paio a 14/4/1841 e foi batizada a 17 desse mês e ano. Padrinho: Caetano Maria de Abreu Mosqueira, da Vila de Melgaço. (Deve ter morrido ainda criança).   

 

GONÇALVES, Miquelina Rosa. Filha de José Maria Gonçalves e de Ana Maria Pires, de Real. N.p. de Pedro Gonçalves e de Mariana de Freitas, de Corçães, Rouças; n.m. de Bento Pires e de Maria Benta Pereira, de Paçô, Rouças. Nasceu em São Paio a 31/3/1844 e foi batizada a 2/4/1844. Padrinhos: Francisco José Gonçalves, de Rouças, e Maria Joaquina Gonçalves, de Sante.   

 

GONÇALVES, Miquelina Rosa. Filha de Manuel António Gonçalves e de Maria Joaquina Domingues, moradores no lugar do Paço. N.p. de Manuel José Gonçalves e de Josefa Maria Domingues, do dito lugar; n.m. de João Caetano Domingues e de Ana Maria Fernandes, do Telheiro, Rouças. Nasceu em São Paio a 10/7/1851 e foi batizada a 14 desse mês e ano. Padrinhos: António Caetano Vaz e sua mulher, Rosa Maria Rodrigues, de Cavencas.

 

GONÇALVES, Miquelina (ou Marcelina) da Trindade. Filha de José Eusébio Gonçalves e de Teresa de Jesus Domingues, moradores no lugar da Carpinteira. N.p. de Manuel Gonçalves e de Rosa Domingues, do dito lugar; n.m. de António (?) Domingues Costa e de Joaquina Rosa Durães, de Barata. Nasceu em São Paio a 2/3/1878 e foi batizada na igreja a 4 desse mês e ano. Padrinhos: padre José Joaquim Domingues Ribeiro, do lugar da Carpinteira, e Maria Luísa Domingues Costa, solteira, do lugar de Barata.

 

GONÇALVES, Oliviana (ou Libânia) da Luz. Filha de Manuel Joaquim Gonçalves e de Joaquina Rosa Vaz, ele de São Paio e ela de Rouças, moradores no lugar do Pombal. N.p. de Agostinho Luís Gonçalves e de Josefa Gonçalves, do dito lugar; n.m. de Joaquim Vaz e de Maria Francisca Esteves, de Rouças, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 5/3/1871 e foi batizada a 10 do dito mês e ano. Padrinho: Guilherme Cândido Meleiro, solteiro, do Nogueiral. // Casou com Jerónimo (por crisma, Inocêncio) Domingues, natural de Rouças. // Residiram algum tempo em Rouças mas acabaram por vender a sua quarta parte na Quinta de Cavaleiros e foram morar na Carpinteira, São Paio. // Faleceu a 12/12/1935. // Com geração.    

 

GONÇALVES, Ortelinda de Jesus. Filha de Zeferino Gonçalves e de Maria Rodrigues. Nasceu em São Paio a --/--/1933 (NM 184, de 26/2/1933).

 

GONÇALVES, Pedro. Filho de António Gonçalves e de Rosa Lopes. N.p. de António Gonçalves e de Maria Sintroa; n.m. de Inácio Lopes e de Páscoa Pinheiro, todos de São Paio. Nasceu a --/--/17--. // Casou na igreja de SMP, Vila, a 27/10/1799 com Mariana, filha de Belchior de Freitas e de Antónia Gonçalves, também naturais de São Paio. // Testemunhas: JDTS, José Luís Domingues, e MPF. // Ficou a morar com a esposa em Corujeiras, Vila. 

 

GONÇALVES, Policarpo. Filho de Manuel José Gonçalves e de Maria Teresa Rodrigues. N.p. de António José Gonçalves e de Maria Joaquina Afonso; n.m. de Francisco Rodrigues Calhegas e de Rosa Maria Dias. Nasceu em Baratas, São Paio, a 12/5/1895, e foi batizado pelo padre António Esteves a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos José Gonçalves, solteiro, e Maria Luísa Rodrigues, casada, de Baratas, todos lavradores.

 

GONÇALVES, Policarpo. // Nasceu por volta de 1926. // Morreu no lugar do Cruzeiro, São Paio, a --/--/2022, com 96 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/5/2022).

 

GONÇALVES, Raimundo José. Filho de --------- Gonçalves e de -----------------. Nasceu em São Paio a --/--/1935. // Casou com Idália de Jesus. // Por volta de 1970 adquiriram uma casa de morada, com r/c e 1.º andar, com a área de 75 m2, e rossios com 100 m2, sita no lugar da Costa, por compra verbal feita a Olívia de Jesus Soares e marido, António Cândido de Freitas, do lugar do Carvalhal, Prado. // Em 2000 residiam no dito lugar da Costa // (VM 1144). // Morreu no lugar da Costa, São Paio, a 1/03/2025, com 89 anos de idade (agência funerária Mira).

 

GONÇALVES, Rosa. // Da Carpinteira. // Faleceu no estado de viúva, sendo sepultada na igreja, com ofício de corpo presente, a 31/12/1809.

 

GONÇALVES, Rosa Joaquina. Filha de António Manuel Gonçalves e de Isabel de Oliveira, moradores no lugar de Cavencas. Neta paterna de José Gonçalves e de Maria Domingues, da Raza; neta materno de Manuel de Oliveira e de Maria Domingues, da Carpinteira. Nasceu em São Paio a 6/9/1810 e foi batizada a 8 desse mês e ano. Padrinhos: padre Manuel José Domingues, da Raza, e Bernarda Oliveira, solteira, do lugar da Carpinteira.

 

GONÇALVES, Rosa Joaquina. Filha de Bento José Gonçalves e de Maria Josefa Dias, de Soutulho. N.p. de Sebastião Gonçalves e de Maria Alves, de Sante; n.m. de António Luís Dias e de Joana Maria, de Soutulho. Nasceu em São Paio a 8/1/1815 e foi baptizada a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos Gonçalves Pereira, negociante, da Vila dos Arcos, e Maria Luísa Pereira, solteira, de Trás-do-Coto, Prado.  

 

GONÇALVES, Rosa Joaquina. Filha de Francisco José Gonçalves e de Maria Pereira, da Granja. N.p. de José Gonçalves e de Maria Pinheiro, de Real; n.m. de Francisco Pereira e de Josefa Maria Codesseira, da Veiga. Nasceu em São Paio a 6/8/1822 e foi batizada a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Durães, casado, e sua filha Maria Luísa, solteira. // Casou com Manuel Joaquim Rodrigues. // Lavradeira. // Faleceu em Real, a 19/1/1885, sem sacramentos, por ter morrido repentinamente. Foi sepultada no cemitério. Não fizera testamento. Não deixou filhos.  

 

GONÇALVES, Rosa Joaquina. Filha de Manuel Luís Gonçalves e de Vicência Engrácia Fernandes, lavradores, com casa em Estivadas, Paderne. Nasceu por volta de 1840 e casou com António José Esteves. Lavradeira. Faleceu em Soutulho, São Paio, a 28/11/1888, com todos os sacramentos. Tinha 48 anos de idade. Deixou filhos e foi sepultada na igreja. Não fizera testamento.

 

GONÇALVES, Rosa Maria. // De Real. // Faleceu com todos os sacramentos, com testamento, a 3/12/1854, e foi sepultada na igreja a 5, com ofício de corpo presente.

 

GONÇALVES, Rosa Maria. Filha de Luís Gonçalves e de Francisca Esteves, lavradores, residentes no lugar de Soutulho. N.p. de Manuel Gonçalves e de Rosa Maria Fernandes, do dito lugar; n.m. de Manuel Esteves e de ---------- (?) Alves, do Pinheiro, Paderne, termo de Valadares. Nasceu em São Paio a 23/6/1813 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Bento -------- e sua sogra, Rosa Afonso, de Sante. // Casou com Manuel Joaquim, filho de Manuel José Codesseira e de Maria Joaquina Fernandes, da Corredoura, Prado, de quem ficou viúva. Lavradeira. // Faleceu em Soutulho, São Paio, a 26/3/1888, só com o sacramento da extrema-unção, por ter perdido o juízo. Deixou filhos e foi sepultada na igreja. // Não fizera testamento.

 

GONÇALVES, Rosa Maria (ou Rosa Maria Gonçalves de Jesus). Filha de Manuel de Jesus Gonçalves e de Antónia Maria Cerqueira, moradores em Sante. Neta paterna de Gregório Gonçalves e de Maria Rosa Afonso, do dito lugar; neta materna de Manuel Cerqueira e de Francisca da Silva, da Portela de Paderne. Nasceu em São Paio a 4/6/1815 (!) e foi batizada a 7 desse mês. Padrinhos: Jerónimo José Ribeiro Codesso e sua irmã Manuela Codesso, da Portela de Paderne. // Casou com Manuel Joaquim, filho de José Carvalho e de Maria Joaquina Lourenço, de Covelo, Paderne, morador em São Paio (neto de António Francisco Alves e de Teresa Marcos de Sanches!). // Faleceu em Sante a 16/9/1860, sem sacramentos, por ter morrido de repente, e foi sepultada na igreja de São Paio no dia seguinte, com ofício de corpo presente. // Não fizera testamento e deixou uma filha de menor idade: Maria Teresa de Carvalho.     

 

GONÇALVES, Rosa Maria. Filha de António José Gonçalves e de Ana Durães, lavradores, residentes no lugar dos Lourenços. N.p. de Alexandre Gonçalves e de Isabel Domingues, de Orjais, Cubalhão; n.m. de António Durães e de Teresa Domingues. Nasceu em São Paio a 14/8/1825 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Alexandre José Gonçalves e Isabel Domingues, de Orjais, Cubalhão. // Lavradeira. // Faleceu a 2/9/1903, no lugar dos Lourenços, com todos os sacramentos, com 78 anos de idade, no estado de viúva de Francisco Costa, com testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério. // Nota: existe uma certa confusão com a Rosa Maria que se segue; são irmãs, mas com o mesmo nome, com uma diferença de idade de cerca de oito anos…

 

GONÇALVES, Rosa Maria. Filha de António [José] Gonçalves e de Ana Durães, moradores no lugar dos Lourenços. N.p. de Alexandre Gonçalves e de Isabel Domingues, de Orjaz, Cubalhão; n.m. de António Durães e de Teresa Domingues, de Lourenços. Nasceu em São Paio a 2/7/1833 e foi batizada a 4 desse mês e ano. Padrinhos: Alexandre José Gonçalves e sua mulher, Josefa Domingues, de Orjaz, Cubalhão. // Casou a 29/4/1866 com José Joaquim Rodrigues, do lugar dos Lourenços.

 

GONÇALVES, Rosa Maria. Filha de Manuel José Gonçalves e de Rosa Joaquina Durães, ele de São Paio e ela de Rouças, moradores em Lourenços. N.p. de Domingos José Gonçalves e de Maria Teresa Domingues, do dito lugar; n.m. de Manuel António Durães e de Maria Rosa de Araújo, do Porto, Rouças. Nasceu em São Paio a 8/6/1876 e foi batizada a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos José Gonçalves e Ana Joaquina Durães, ele casado e ela viúva (?), ambos de Lourenços. // Faleceu na sua freguesia a 6/8/1944.   

 

GONÇALVES, Sandra Patrícia. Filha de --------- Gonçalves e de -------------------. Nasceu em São Paio a --/--/19--. // Irmã do Dr. Manuel Joaquim Gonçalves.

 

GONÇALVES, Teresa. // Do Nogueiral. // Faleceu solteira, com todos os sacramentos, sem testamento, a 4/3/1849, e foi sepultada na igreja a 5, com ofício de corpo presente.

 

GONÇALVES, Teresa. Filha de José Gonçalves e de Maria Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de Real. Morreu no dito lugar com todos os sacramentos, no estado de solteira, a 7/8/1862, com setenta (70) anos de idade. Foi sepultada na igreja no dia seguinte. Não fizera testamento. Sem geração.   

 

GONÇALVES, Teresa. Filha de Pedro Gonçalves e de Mariana de Freitas, lavradores, residentes que foram no lugar do Nogueiral. // Lavradeira. // Faleceu no lugar das Quingostas, a 11/1/1878, com todos os sacramentos, solteira. Tinha 72 anos de idade. Foi sepultada na igreja de São Paio. Não fizera testamento. Deixou um filho.  

 

GONÇALVES, Teresa de Jesus. Filha de José António Gonçalves e de Ana Codesseira, moradores no lugar do Nogueiral. Neta paterna de José Gonçalves e de Maria Gonçalves, de Real; neta materna de Francisca Codesseira, do Nogueiral. Nasceu em São Paio a 15/6/1828 e foi batizada pelo pároco João Durães, de Rouças, a 18 desse mês e ano. Padrinhos: o padre batizante, JD, e Rosa Gonçalves, tia paterna da criança, do lugar de Real.

 

GONÇALVES, Teresa de Jesus. Filha de Francisco Gonçalves e de Maria Pereira, da Granja de Baixo, São Paio. Neta paterna de José Gonçalves e de Maria Pinheiro, de Real; neta materna de Francisco Pereira e de Josefa Maria Codesseira, da Veiga. Nasceu em São Paio a 30/7/1831 e foi batizada a 2 de Agosto desse dito ano. Padrinhos: António Domingues Costa, de Barata, e Rosa Gonçalves, de Real, tia da criança. (Foi tirada da pia batismal pelo presbítero João Esteves, cura).  

 

GONÇALVES, Teresa de Jesus. Filha de Manuel Joaquim Gonçalves e de Joaquina Rosa Vaz, moradores no Paço. N.p. de Agostinho Luís Gonçalves e de Maria Josefa Gonçalves, do mesmo lugar; n.m. de Joaquim Vaz e de Maria Francisca Alves, de Perzes, Rouças. Nasceu em São Paio a 30/8/1862 e foi batizada a 1/9/1862. Padrinhos: Manuel Joaquim Vaz e Maria do Carmo, casada, de Perzes, todos lavradores. // Acabou seus dias na terra natal a 2/10/1944. 

 

GONÇALVES, Teresa de Jesus. Filha de João Evangelista Gonçalves e de Ana Joaquina Domingues, do Nogueiral. N.p. de José António Gonçalves e de Ana Codesseira, do mesmo lugar; n.m. de Manuel António Domingues e de Joaquina Rosa Domingues, de Aldeia, Rouças. Nasceu em São Paio a 18/7/1864 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: Manuel Joaquim Alves, casado, e Ana Codesseira, viúva, ambos do Nogueiral, todos lavradores. // Casou a 23/11/1887 com Francisco José, de 22 anos de idade, filho de Manuel António Fernandes e de Maria Joaquina Durães, lavradores, da Raza. 

 

GONÇALVES, Teresa de Jesus. Filha de António Augusto Gonçalves e de Florinda de Jesus Cunha, ele de São Paio e ela de Remoães, lavradores, residentes na Gaia. N.p. de Rosa Maria Gonçalves, solteira, do dito lugar; n.m. de António Joaquim da Cunha e de Ana Luísa Soares, da Portela, Chaviães. Nasceu em São Paio, a 20/1/1879, e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel António Esteves e sua mulher, Ana Joaquina Alves, da Gaia. // Morreu na Gaia, a 30/1/1879, e foi sepultada na igreja.

 

GONÇALVES, Teresa de Jesus. Filha de ------- Gonçalves e de -----------------. Nasceu em ---------, a --/--/19--. // Faleceu em São Paio a --/--/1994. // (VM 1013). // No Notícias de Melgaço n.º 909, de 28/8/1949, lê-se: «No passado dia 18 deu à luz uma ridente menina

 

GONÇALVES, Teresa Joaquina. Filha de Manuel Joaquim Gonçalves e de Maria Joaquina Dias, de Soutulho. N.p. de João Manuel Gonçalves e de Ana Maria Fernandes, do Granjão, Paderne; n.m. de Manuel José Dias e de Rosa Maria Esteves, de Baratas. Nasceu em São Paio a 12/8/1851 e foi batizada a 14 do mesmo mês e ano. Padrinhos: Tomaz Joaquim da Costa e Joaquina Matildes Codesso, das Quingostas.

 

GONÇALVES, Tomás Joaquim. Filho de Manuel Joaquim Gonçalves e de Joaquina Rosa Dias, rurais. Nasceu no lugar de Soutulho, São Paio, entre 1848 e 1852. // Tinha mais ou menos 23 anos de idade, era solteiro, lavrador, quando casou na igreja do mosteiro de Paderne a 28/3/1875 com Maria Luísa Alves Garelha, solteira, nascida naquela freguesia em 1849, moradora no lugar de Pomares. // Tinha mais ou menos 44 anos de idade, estava viúvo da esposa, Maria Luísa, quando casou na igreja de São Paio a 23/12/1892 com Maria Angélica Afonso, de 37 anos de idade, solteira, camponesa, do lugar de Sante, filha de Manuel José Afonso e de Margarida Rosa Rodrigues, rurais. // Morreu a 10/2/1901, no lugar de Sante, com todos os sacramentos, no estado de casado com Maria Angélica Afonso, com testamento, sem filhos, e foi sepultado no adro da igreja paroquial.   

 

GONÇALVES, Vasco Augusto. Filho de António Joaquim Gonçalves e de Ludovina Rosa Esteves. Nasceu em São Paio a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 208, de 23/7/1916).

 

GONÇALVES, Vicência Rosa. Filha de António Gonçalves e de Ana Maria Durães, lavradores, sampaienses. N.p. de Alexandre (?) Gonçalves e de Isabel Domingues, de Orjaz, Cubalhão; n.m. de António Durães e de Teresa Domingues, de Lourenços. Nasceu em São Paio a 22/7/1823 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Alexandre José Gonçalves e sua mulher Josefa Maria Domingues, de Orjaz. // Lavradeira. // Faleceu a 15/7/1894, na sua casa de morada, sita no lugar de Orjaz, Cubalhão, com todos os sacramentos da igreja católica, com 70 anos de idade, casada com António Domingues, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja paroquial de Cubalhão.  

 

GONÇALVES, Vicenta Matildes. Filha de Francisco Gonçalves e de Maria Pereira, da Granja. N.p. de José Gonçalves e de Maria Gonçalves, de Rial; n.m. de Francisco Pereira e de Josefa Maria Codesseira, da Veiga. Nasceu em São Paio a 11/5/1829 e foi batizada pelo padre JVC a 19 desse mês e ano. Padrinhos: o reverendo abade e Rosa Gonçalves, viúva, tia paterna da criança, de Real. // No dia 8/4/1855 foi madrinha de Manuel Joaquim Fernandes; o padrinho era Policarpo José de Fontes.      

 

GONÇALVES, Vicente de Jesus. Filho de Manuel Domingues Gonçalves e de Teresa Caetana Cerdeira, moradores no lugar do Ameal. Neto paterno de Manuel António Gonçalves e de Maria Joaquina Domingues, do lugar do Paço; neto materno de António José Cerdeira e de Maria Rosa Vaz, do lugar do Ameal. Nasceu em São Paio a 24/8/1881 e foi batizado a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Vicente Rodrigues, do lugar do Pombal, e Maria Ludovina Domingues, do lugar do Telheiro, Rouças, solteiros, todos lavradores. (À data do nascimento já os seus avós tinham morrido). // Oficial de pedreiro. // Casou na igreja local a 3/4/1904 com a sua conterrânea Joaquina Rosa de Freitas, de 22 anos de idade, solteira, jornaleira, moradora no lugar do Lagendo, filha de Manuel José de Freitas e de Maria Rosa Gonçalves, rurais. Testemunhas: Manuel Táboas, casado, jornaleiro, do lugar dos Lourenços, e Francisco Bamonde, solteiro, serviçal, do lugar do Cruzeiro. // Morreu na sua freguesia de nascimento a 5/7/1954. // Com geração.      

 

GONÇALVES, Violante. Filha de Luís Gonçalves e de Antónia Esteves. // Lavradeira. // Faleceu no lugar do Coto, freguesia de Prado, onde morava, a 23/11/1907, no estado de viúva de Joaquim Daniel da Cunha, com testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério de Prado.   

 

GONÇALVES, Virgínia. Filha de José Manuel Gonçalves e de Ludovina Rosa Vaz. Neta paterna de Francisco Gonçalves e de Angélica Francisca Domingues, moradores que foram no lugar de Aldeia, Rouças; neta materna de António Joaquim Vaz e de Maria Rosa Marques. Nasceu no lugar dos Lourenços, São Paio, a 8/3/1889, e foi batizada pelo padre JAF a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Fernandes, dos Lourenços, e Florinda Rosa de Castro, do Lagendo, solteiros, todos lavradores. // Casou na CRCM a 30/6/1913 com Manuel Francisco Fernandes (Correio de Melgaço n.º 56, de 6/7/1913). // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 131, de 22/12/1931: (…) // Divorciou-se por sentença de 21/4/1932. // Casou em Alhandra, em Fevereiro de 1943, com Joaquim Pereira da Silva, de Canas de Sabugosa, Tondela. // Ambos morreram em Alhandra, Vila Franca de Xira: o 2.º marido a 8/2/1944 e ela a 20/3/1978.  

 

GONÇALVES, Virgínia. Filha de -------- Gonçalves e de ----------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Faleceu na Carpinteira, São Paio, a --/--/1997. // Deixou filhos, genros, netos… // (VM 1075).

 

GONÇALVES, Vitorino. Filho de --------- Gonçalves e de ---------------------------. Nasceu em ------------, a --/--/1---. // Casou em São Paio a --/--/1939 com Ermelinda Rosa Domingues. // (NM 432).

 

GONÇALVES, Zeferino. Filho de Manuel José Gonçalves e de Maria Teresa Rodrigues. N.p. de António José Gonçalves e de Maria Joaquina Afonso; n.m. de Francisco José Rodrigues e de Joaquina Rosa Dias, todos lavradores. Nasceu em Baratas, São Paio, a 26/8/1884, e foi batizado pelo padre JAF no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Joaquim de Sousa Araújo, casado, proprietário, morador na Carpinteira, e Maria Angélica Afonso, solteira, lavradora, residente em Baratas. // Rural. // Casou na igreja de Cristóval a 9/7/1905 com Claudina, de 17 anos de idade, solteira, camponesa, cristovalense, filha de Francisco Esteves e de Marcelina Quintela. // Ambos faleceram em Paderne: a esposa a 22/1/1964 e ele a 28/8/1967. // Pai de Maria de Lurdes, nascida em Cristóval em 1911, de Margarida Augusta, nascida em Cristóval em 1915, e de António, nascido em São Paio em 1920.   

 

GONZALEZ

 

GONZALEZ, André Rey. // Nasceu por volta de 1935. // Morreu no lugar de Barata, São Paio, a --/--/2021, com 86 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/6/2021).

 

GOUVEIA

 

GOUVEIA, Maria Teresa do Carmo. Filha de António Manuel Teixeira da Gama, natural da Vila, e de Joana Maria Engrácia de Sousa e Gama, da Casa da Serra, Prado. N.p. de Silvestre Teixeira Torres e de Jacinta da Gama; n.m. de Pedro de Sousa Gama Maria Teresa de Sousa Salgado. Foi gerada em Prado, mas nasceu em São Paio a 14/4/1760, ainda os seus pais não tinham casado, o que somente aconteceu a 14/8/1763. Teve por padrinho o Dr. Francisco Xavier da Costa e por madrinha deram-lhe uma santa, tocando com a aliança Francisco José Pereira de Araújo, ambos da Vila. // Casou com Caetano José de Abreu Soares (Soares da Nóboa, de Remoães). Moraram na Casa armoriada de ao pé da matriz (SMP). // Faleceu em Remoães a 29/3/1795, mas foi sepultada na capela da Senhora do Amparo, junto à matriz de SMP. // Sem geração (ver “O Meu Livro das Gerações Melgacenses”, volume II, p. 15).    

 

*

 

GREGÓRIO. Filho de pais e avós incógnitos. // Foi batizado na igreja da freguesia de São Paio, pelo padre JVC, a 25/5/1827. Madrinha: Ana Joaquina Quintela (viúva?), da Carpinteira. 

 

GREGÓRIO

 

GREGÓRIO, Alfredo. Filho de Maximino Gregório, natural de Parada do Monte, e de Maria Rosa Esteves, natural de São Paio, jornaleiros. N.p. de João Francisco Gregório e de Mariana Pires; n.m. de Manuel Jose Esteves e de Joaquina Rosa Rodrigues. Nasceu no lugar dos Lourenços a 12/2/1902 e foi batizado pelo padre António Esteves a 17 do dito mês e ano. Padrinhos: Alfredo de Jesus Esteves e Maria ------------, casados, comerciantes.

 

GREGÓRIO, José Bento. Filho de Maximino Gregório, natural de Parada do Monte, e de Maria Rosa Esteves, natural de São Paio, jornaleiros, moradores no lugar dos Lourenços. Neto paterno de João Gregório e de Mariana Pires; neto materno de Manuel José Esteves e de Joaquina Rosa Rodrigues. Nasceu em São Paio a 17/4/1909 e foi batizado a 23 desse mês e ano. Padrinhos: José Bento Durães, solteiro, lavrador, e Maria Joaquina Marques, casada, rural.

 

GREGÓRIO, Manuel José. Filho de Maximino Gregório, natural de Parada do Monte, e de Maria Rosa Esteves, natural de São Paio, jornaleiros. N.p. de João Francisco Gregório e de Mariana Pires; n.m. de Manuel José Esteves e de Joaquina Rosa Rodrigues. Nasceu no lugar dos Lourenços, São Paio, a 16/9/1899, e foi batizado pelo padre António Esteves no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Vieites e Ludovina Rosa da Cunha, solteiros, lavradores, dos Lourenços. // Morreu a 24/12/1904.  

 

IGREJA

 

IGREJA, André da Paixão. Filho de Manuel Joaquim Igreja e de Clara Joaquina Vaz, moradores no lugar do Paço. N.p. de avós desconhecidos; n.m. de Domingos José Vaz e de Maria Gertrudes Afonso, do Pombal. Nasceu em São Paio a 15/3/1856 e foi batizado a 18 desse mês e ano. Padrinhos: padre Simão António de Castro e Joaquina Meleiro de Castro, da Raza.

 

IGREJA, Casimiro Augusto. Filho de Manuel Joaquim Igreja e de Clara Joaquina Vaz, do Paço. N.p. de avós ignorados; n.m. de Domingos José Vaz e de Maria Gertrudes Afonso, do Pombal. Nasceu em São Paio a 12/9/1849 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: padre Caetano Gonçalves de Castro, de Cerdedo, Rouças, e Manuel Gonçalves, do Paço, São Paio.  

 

IGREJA, Delfina Rosa. Filha de João Manuel Batista Igreja e de Maria José Lourenço, lavradores, da Ponte, São Paio. N.p. de avós desconhecidos; n.m. de Bento Lourenço e de Maria Clara Lopes, lavradores, de Barata. Nasceu em São Paio a 18/8/1861 e foi batizada no dia seguinte. Madrinha: Maria Luísa Durães, casada, lavradeira, da Granja de Cima. (Gémea de Maria Justina). // Faleceu a 4/9/1861 e foi sepultada na igreja no dia seguinte. 

 

IGREJA, Justino José. Filho de Manuel Joaquim Igreja e de Clara Joaquina Vaz, moradores no Paço. N.p. de avós cujo nome se ignora; n.m. de Domingos José Vaz e de Maria Gertrudes Afonso, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 3/2/1863 e foi batizado a 8 desse mês e ano. Padrinhos: José Caetano Vaz, solteiro, negociante de mercearia, do Paço, São Paio, morador na Carpinteira, e Joaquina (?) Rosa da Rosa, casada, lavradeira. // Faleceu no Pombal a 10/3/1864 e foi sepultado na igreja. 

 

IGREJA, Manuel António. Filho de João Manuel Batista Igreja e de Maria José Lourenço, do lugar da Ponte. N.p. de avós ignorados; n.m. de Bento Lourenço e de Maria Rosa Lopes, de Barata. Nasceu em São Paio a 10/2/1851 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: padre Simão António Meleiro, da Raza, e Maria Luísa Durães, da Granja de Baixo, São Paio. // Gémeo de Maria Delfina. // Faleceu na Raza, São Paio, a 13/1/1935.  

 

IGREJA, Manuel José. Filho de Manuel Igreja (exposto) e de Joaquina Rosa Vaz, moradores no Pombal. N.p. de avós ignorados; n.m. de Domingos José Vaz e de Maria Gertrudes Afonso, do dito lugar. Nasceu em São Paio a 13/9/1865 e foi batizado a 17 desse mês e ano. Padrinhos: José Caetano Vaz, do dito lugar, e Maria José Meleiro, da Carpinteira, solteiros, todos lavradores.

 

IGREJA, Maria. // De Sante. // Faleceu a 5/12/1854, com todos os sacramentos, e foi sepultada na igreja, com ofício de corpo presente, que lhe fizeram de caridade, a sete.

 

IGREJA, Maria Delfina. Filha de João Manuel Batista Igreja e de Maria José Lourenço, do lugar da Ponte. N.p. de avós desconhecidos; n.m. de Bento Lourenço e de Maria Rosa Lopes, de Barata. Nasceu em São Paio a 10/2/1851 e foi batizada nesse dia. Madrinha: Maria Luísa Durães, da Granja de Baixo, São Paio. // Gémea de Manuel António. // Faleceu a 17/5/1852 e foi sepultada na igreja no dia seguinte.   

 

IGREJA, Maria José. Filha de Manuel Joaquim Igreja e de Clara Joaquina Vaz, do Paço. N.p. de avós ignorados; n.m. de Domingos José Vaz e de Maria Gertrudes Afonso, do Pombal. Nasceu em São Paio a 13/2/1853 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: João Manuel Rodrigues, de Baratas, e Antónia Esteves, solteira, da Carpinteira.

 

IGREJA, Maria Justina. Filha de João Manuel Batista Igreja e de Maria José Lourenço, lavradores, da Ponte, São Paio. N.p. de avós desconhecidos; n.m. de Bento Lourenço e de Maria Clara (ou Maria Rosa) Lopes, lavradores, de Barata. Nasceu em São Paio a 18/8/1861 e foi batizada no dia seguinte. Madrinha: Maria Luísa Durães, casada, lavradeira, da Granja de Cima. // Faleceu na sua terra natal a 1/3/1941. (Gémea de Delfina Rosa).    

 

IGREJAS

 

IGREJAS, José Rodrigues. // Exposto por volta de 1844. // Lavrador. // Casou em 1870, tinha ele 26 anos de idade, com Claudina Codesseira. // Morreu a 10/12/1907, no lugar da Costa, São Paio de Melgaço, com todos os sacramentos, no estado de casado com a dita Claudina Codesseira, com testamento, sem filhos, e foi sepultado no cemitério de São Paio de Melgaço.

 

*

 

INÁCIO. // Natural do lugar de Sante. // Faleceu solteiro, a 16/9/1828.

 

*

 

JERÓNIMO JOSÉ. // Enjeitado. // Apareceu à porta de José Alves, do lugar de Barata. // Foi batizado na igreja de São Paio pelo padre-cura João Manuel Esteves a 30/9/1821. Padrinhos: o referido José Alves, casado, e Rosa, solteira, do dito lugar de Barata. 

 

*

 

JERÓNIMO JOSÉ. Filho de Maria Vitória Exposta. Nasceu por volta de 1839 e foi batizado na igreja da Vila de Melgaço. // Morava em Barata, São Paio, (juntamente com a mãe), quando casou, a 3/5/1876, com Ramona Antónia, solteira, de 25 anos de idade, nascida em São João de Alveios, Galiza, moradora em Barata (ou Baratas), São Paio de Melgaço, filha de Teresa Antónia, de Alveios, moradora no lugar da Cordeira. Testemunhas presentes: Manuel Joaquim da Costa e João Manuel Rodrigues, ambos casados, do lugar do Cruzeiro. // continua...