domingo, 27 de julho de 2025

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

Freguesia de Cristóval

Por Joaquim A. Rocha 







 

SÁ, Emanuel. Filho de ---------- de Sá e de ----------- Faria. Nasceu em ------------------, a --/--/19--. // Em 1998 residia em São Gregório. // A 21/10/1998 seguia em um carro de matrícula francesa, conduzido por Aníbal Alves, quando chocaram, no lugar do Peso, Paderne, com outro automóvel, conduzido por Lidália de Fátima Moreira Azevedo, de 18 anos de idade, no qual seguiam Rute Mafalda Pontes, de 19 anos de idade, Alexandra Trancoso Terças, de 15 anos de idade, ambas de Pias, Monção, Daniela Silva, de 18 anos de idade, e Viviana Silva e Silva, de 16 anos de idade, de Segude, Monção. À excepção da condutora, morreram todas as quatro raparigas. Eram alunas da Escola Profissional do Alto Minho. Houve também feridos, os quais foram levados para o hospital de Viana do Castelo. // (A Voz de Melgaço n.º 1104). 

 

SABARIZ

 

SABARIZ, Maria de Fátima. Filha de Manuel Sabariz (morreu a 1/12/1979), motorista, natural de Monção, e de Graziela dos Inocentes Igrejas, doméstica, natural da Vila de Melgaço, moradores em São Gregório, Cristóval. Neta paterna de ------------ Sabariz e de Maria das Dores Gomes, de Monção; neta materna de Francisco Augusto Igrejas e de Deolinda Augusta Fernandes, de Melgaço. Nasceu no lugar de São Gregório, freguesia de Cristóval, a 15/11/194-. // Estudou durante alguns anos e depois empregou-se na Farmácia Durães, na Vila de Melgaço. // Casou a 6/1/1969 com Augusto (Pirata), seu primo, nascido na Vila de Melgaço em 1944, filho de Francisco Augusto Igrejas (Gu) e de Dinora Nabeiro. // Na década de setenta emigraram ambos para França.

 

SALGADO

 

SALGADO, Ana. Filha de Manuel Ventura Domingues Salgado e de Francisca Bernardes Rodrigues, moradores no lugar do Sobreiro. Neta paterna de José Bento Salgado e de Maria Inocência Ribeiro, do dito lugar; neta materna de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Rosa Bernardes, do Outeiro, Paços. Nasceu em Cristóval a 14/6/1854 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Padrinho: Francisco José Rodrigues, tio materno da neófita, residente na Vila de Monção (substituído por José Luís Ribeiro, do lugar da Porta, solteiro). // Casou na igreja de Fiães a 23/5/1891 com Joaquim Guerreiro, de 29 anos de idade, solteiro, lavrador, natural do lugar de Balsada, freguesia de Fiães.  

 

SALGADO, Carlota. Filha de Guilherme Salgado, natural de Paços, e de Maria Ribeiro, natural de Cristóval, jornaleiros, moradores no lugar de Carvão. N.p. de António Caetano Salgado e de Maria Rodrigues; n.m. de José Ribeiro e de Claudina da Silva. Nasceu em Cristóval a 3/11/1902 e foi batizada na igreja a 9 desse mês e ano. Padrinhos: Abelardo Gonçalves de Araújo, solteiro, proprietário, e Carlota do Outeiro, solteira, camponesa. // Casou a 23/12/1931, na CRCM, com Alfredo Cândido Afonso, natural de SMP, Vila de Melgaço. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 6/7/1957.  

 

SALGADO, Daniel José. Filho de Manuel Ventura Domingues Salgado e de Francisca Bernardes Rodrigues, moradores no lugar do Sobreiro, Cristóval. Neto paterno de José Bento [Domingues] Salgado e de Maria Inocência Ribeiro, do dito lugar; neto materno de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Rosa Bernardes, do lugar do Outeiro, Paços. Nasceu em Cristóval a 20/8/1846 e foi batizado a 22 desse mês e ano. Padrinho: frei Manuel de Jesus Maria, do lugar do Outeiro, freguesia de Paços (com procuração de Francisco José Rodrigues, tio materno do batizando, residente em Monção). // Em 1879 estava casado com Maria Elisa da Cunha [Vilarinho], proprietária, nascida em Moreira do Castelo, freguesia de Britelo, Celorico de Basto, distrito de Braga, a 21/8/1856, filha de José António da Cunha Marinho, de Amarante, e de Margarida Alves de Mesquita Leite, de Celorico de Basto, negociantes. Nesse ano de 1879, a 26 de Julho, nasceu em Celorico de Basto o seu filho Rodrigo José Rodrigues [Salgado], que viria a ser pessoa importante na 1.ª República: foi médico militar, governador de Macau, ministro do Interior em 1913-1914, no governo de Afonso Costa, o qual ajudou a elaborar um estudo profundo, juntamente com o Dr. Júlio de Matos e outros, sobre as prisões portuguesas; este filho de Daniel José casou a 18/3/1904 com Rita Margarida Machado, de dezoito anos de idade, natural de São Francisco Xavier do Engenho Velho, Rio de Janeiro, Brasil; e morreu em Oliveira de Azeméis, distrito de Aveiro, a 18 ou 19/1/1963. // Além do filho acima mencionado, teve mais os seguintes filhos: Avelino, Daniel, António e Abílio (este Abílio é avô de João Machado, que em 2018 residia em Braga). // Daniel José morou durante muitos anos em Celorico de Basto e morreu a 22/9/1896.

 

SALGADO, José. Filho de Manuel Ventura Domingues Salgado e de Francisca [Bernardes] Rodrigues, moradores no lugar do Sobreiro. Neto paterno de José Bento Salgado e de Maria Inocência Ribeiro, do dito lugar; neto materno de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Rosa Bernardes, do lugar do Outeiro, Paços. Nasceu em Cristóval a 28/7/1836 e foi batizado a 31 desse mês e ano. Padrinhos: Zeferino Domingues, de São Gregório, e Luísa Domingues, do lugar de Portocarreiro, Fiães. 

 

SALGADO, José Joaquim de Lurdes. Filho de Guilherme Salgado, natural de Paços, e de Maria Ribeiro, natural de Cristóval, jornaleiros, moradores no lugar de Carvão. Neto paterno de António Caetano Salgado e de Maria Rodrigues; neto materno de José Ribeiro e de Claudina da Silva. Nasceu em Cristóval a 25/1/1908 e foi batizado na igreja a 30 desse mês e ano. Padrinhos: José Maria da Silva Rodrigues, viúvo, proprietário, e Carlota do Outeiro, solteira, camponesa.  

 

SALGADO, Júlia. Filha de Guilherme Salgado, natural de Paços, e de Maria Ribeiro, natural de Cristóval, jornaleiros, moradores no lugar de Carvão. Neta paterna de António Caetano Salgado e de Maria Rodrigues; neta materna de José Ribeiro e de Claudina da Silva. Nasceu em Cristóval a 7/7/1905 e foi batizada na igreja a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Pires, casado, lavrador, do lugar de Marga, e Carlota do Outeiro, solteira, camponesa.     

 

SALGADO, Lina. Filha de Manuel Ventura Domingues Salgado e de Francisca Bernardes Rodrigues, moradores no lugar do Sobreiro. Neta paterna de José Bento Salgado e de Maria Inocência Ribeiro, do dito lugar; neta materna de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Rosa Bernardes, do Outeiro, Paços. Nasceu em Cristóval a 13/5/1849 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Padrinho: o seu tio materno, Francisco José Rodrigues, solteiro (substuído por frei Manuel de Jesus Maria, natural do Outeiro, Paços). // Nota: deve ter falecido ainda bebé.

 

SALGADO, Lina. Filha de Manuel Ventura Domingues Salgado e de Francisca Bernardes Rodrigues, moradores no lugar do Sobreiro. Neta paterna de José Bento Salgado e de Maria Inocência Ribeiro, do dito lugar; neta materna de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Rosa Bernardes, do lugar do Outeiro, Paços. Nasceu em Cristóval a 8/4/1851 e foi batizada a 10 desse mês e ano. Padrinho: o tio materno, Francisco José Rodrigues, residente em Monção (substituído por frei Manuel de Jesus Maria, do Outeiro, Paços).

 

SALGADO, Manuel Ventura [Domingues]. Filho de José Bento [Domingues] Salgado, natural de Paços, e de Maria Inocência Ribeiro, natural de Cristóval, onde moravam, no lugar do Sobreiro. Neto paterno de João Domingues Salgado e de Isabel Vaz; neto materno de Manuel Ventura (Nunes de Figueiredo) Ribeiro e de Antónia Maria Domingues. Nasceu em Cristóval a 15/10/1803 e foi batizado na igreja no dia seguinte. // Lavrador. // Casou na igreja de Cristóval a 26/2/1835, com Francisca Bernardes Rodrigues, nascida na freguesia de Paços a 26/4/1815, filha de Manuel Joaquim Rodrigues, natural de Chaviães, e de Maria Rosa Bernardes, natural do Outeiro, Paços. Testemunhas: António Esteves, do lugar da Porta, Cristóval, e João da Silva, do lugar do Outeiro, Paços. // Morreu no lugar da Sobreira a 26/1/1894, com 90 anos de idade, no estado de viúvo da dita Francisca, só com a extrema-unção, sem testamento, e foi sepultado na igreja. // Com geração. // É avô do Dr. Rodrigo José Rodrigues (1879-1963), médico militar, político, ministro do Interior no V governo da 1.ª República.    

 

SALGADO, Maria Augusta. Filha de Narciso Augusto Salgado e de Rosa Esperança Marques. Nasceu em Cristóval a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 67, de 6/7/1930). (ver A Voz de Melgaço de 1/8/2021, página 20).

 

SALGADO, Maria Augusta. // Nasceu por volta de 1949. // Faleceu no lugar do Sobreiro, Cristóval, a --/--/2023, com 74 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/4/2023).

 

SALGADO, Maria Joaquina. Filha de Josefa Salgado, solteira, da província e bispado de Lugo, acidentalmente a morar em Doma. Neta materna de avós incógnitos. Nasceu a 22/4/1870 e foi batizada na igreja de Cristóval a 23 do dito mês e ano. Padrinhos: Joaquim do Outeiro e sua mulher, Rosa Pires, de Doma, lavradores. 

 

SALGADO, Maria Josefa. Filha de Manuel Ventura Domingues Salgado e de Francisca Bernardes Rodrigues, moradores no lugar do Sobreiro. N.p. de José Bento Salgado e de Maria Inocência Ribeiro, do dito lugar; n.m. de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Rosa Bernardes, do Outeiro, Paços. Nasceu em Cristóval a 1/12/1838 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: José Ramos e sua mulher, Maria Durães, do Outeiro, Paços. // Lê-se no Correio de Melgaço n.º 37, de 16/2/1913: «Está gravemente doente a Sr.ª Rosa Rodrigues, e com uma ferida gangrenosa na face sua irmã Maria, ambas tias paternas do Sr. Dr. Rodrigo Rodrigues, actual ministro do Interior

 

SALGADO, Maria Luísa. Filha de Joaquim Salgado e de Luísa Ribeiro, moradores no lugar do Campo do Souto. Neta paterna de José Fernandes Salgado e de Maria Ventura Rodrigues, do Ranhado; neta materna de Manuel Luís Ribeiro e de Maria Luísa Domingues, do Campo do Souto. Nasceu em Cristóval a 11/1/1872 e foi batizada a 13 do mesmo mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Domingues, solteiro, lavrador, do Campo do Souto, e a avó materna da neófita, viúva.

 

SALGADO, Maria Rosa. Filha de -------- Salgado e de ------------------------------. Nasceu por volta de 1840. // Faleceu no lugar de Sobreiro a --/--/1916, com setenta e seis anos de idade (Correio de Melgaço n.º 221, de 22/10/1916).

 

SALGADO, Miquelina. Filha de Guilherme Salgado, natural de Paços, e de Maria Ribeiro, do lugar de Carvão, Cristóval, lavradores. Neta paterna de António Caetano Salgado e de Maria Rodrigues; neta materna de José Ribeiro e de Claudina da Silva. Nasceu em Cristóval a 3/6/1900 e foi batizada na igreja a 10 desse mês e ano. Padrinhos: José Maria da Silva Rodrigues, casado, proprietário, e [Carlota] do Outeiro, solteira, camponesa. // Faleceu a 5/10/1901.

 

SALGADO, Narciso Augusto. Filho de Guilherme Salgado e de Maria Ribeiro, lavradores, residentes no lugar de Carvão. Neto paterno de António Caetano Salgado e de Maria Rodrigues; neto materno de José Ribeiro e de Claudina da Silva. Nasceu em Cristóval a 6/5/1898 e foi batizado na igreja a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Augusto Domingues, solteiro, lavrador, e Alexandrina Gonçalves, solteira. // Casou a 8/11/1920, na CRCM, com Filomena Augusta Fernandes. // Enviuvou a 20/6/1927. // Morreu em Paços a 1/7/1952. Lê-se no NM 1031, de 6/7/1952: «Quando no passado dia 1 do corrente mês se encontrava em cima de uma pesqueira, denominada “Cavalo”, sita na costa de Paços, caiu à água, perecendo afogado, N.A.S., lavrador, de 59 anos de idade, do lugar do Ramo, Cristóval. O seu cadáver foi encontrado no dia 3 e transportado para o cemitério daquela freguesia

 

SALGADO, Rosa. Filha de Manuel Ventura Domingues Salgado e de Francisca Bernardes Rodrigues, moradores no lugar do Sobreiro. Neta paterna de José Bento Salgado e de Maria Inocência Ribeiro, do dito lugar; neta materna de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Rosa Bernardes, do Outeiro, Paços. Nasceu em Cristóval a 7/9/1842 e foi batizada a 11 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno (com procuração de seu filho, Francisco José Rodrigues) e Belina Domingues, solteira, do Coto, Paços. // Lê-se no Correio de Melgaço n.º 37, de 16/2/1913: «Está gravemente doente a Sr.ª Rosa Rodrigues, e com uma ferida gangrenosa na face sua irmã Maria, ambas tias paternas do Sr. Dr. Rodrigo Rodrigues, actual ministro do Interior

 

SALLES

 

SALLES, Maria Joaquina. Filha de José Rodrigues “Asturiano”, serrador, casado, e de Josefa Salles, solteira, residentes, ocasionalmente, em Doma, Cristóval. N.p. de António José Rodrigues e de Teresa Garcia, de Cartrapos (?), freguesia das Campas (?), província e bispado de Oviedo; n.m. de António Salles e de Maria Fernandes, de Tagilde (Santa Maria), bispado de Lugo, todos espanhóis. Nasceu a 11/5/1870 e foi batizada na igreja de Cristóval no dia seguinte. Padrinhos: Joaquim do Outeiro, e sua mulher, Rosa Pires, lavradores, residentes em Doma. // (O pai da criança assinou).  

 

SALVADOR

 

SALVADOR, Hélder. Filho de Miguel Esteves Salvador e de Laila Teboule, moradores no lugar de São Gregório. // Nasceu em -------------, a --/--/19— e foi batizado na igreja de Cristóval a 22/8/1999. 

 

SAMARÃO

 

SAMARÃO, António. Filho de João Rodrigues Samarão e de Maria Cerqueira, moradores em São Gregório. N.p. de António Rodrigues Samarão e de Maria Gomes Cerqueira, de Eirados, Mazedo, Monção; n.m. de Manuel José Cerqueira, ferrador, e de Teresa de Jesus Ribeiro, de São Gregório. Nasceu a 12/2/1866 e foi batizado a 14 desse mês e ano. Padrinho: Caetano José Gonçalves, casado, sapateiro, de São Gregório.

 

SAMARÃO, João. Filho de António Rodrigues Samarão e de Maria Gomes Sequeira, lavradores, de Eirados, Mazedo. Foi batizado em Mazedo, Monção. // Tinha 24 anos de idade, era solteiro, guarda da Fazenda, residia em São Gregório, quando casou na igreja de Cristóval, a 16/6/1862, com Maria, de 21 anos de idade, solteira, cristovalense, filha de Manuel José Cerqueira, de profissão ferrador, e de Teresa de Jesus, moradores em São Gregório. Testemunhas: Manuel José Soares, casado, guarda da Fazenda, da Vila de Guimarães, e o padre José Maria Mendes, diácono, de Paços.

 

SAMARÃO, Manuel José. Filho de João Rodrigues Samarão e de Maria Cerqueira, moradores em São Gregório. Neto paterno de António Rodrigues Samarão e de Maria Gomes Sequeira, de Eirados, Mazedo, Monção; neto materno de Manuel José Cerqueira, ferrador, e de Teresa de Jesus Ribeiro, de São Gregório, Cristóval. Nasceu a 24/1/1864 e foi batizado a 26 desse mês e ano. Madrinha: Antónia de Barros, casada, de São Gregório. // Faleceu a 2/3/1867 e foi sepultado na igreja.      

 

SANTA MARIA

 

SANTA MARIA, Francisco. Filho de José Santa Maria e de Margarida Gil, naturais de Arnoia, Ourense, Galiza. // Faleceu em São Gregório, Melgaço, a 20/2/1862, com 60 anos de idade, no estado de solteiro, sem testamento, e sem geração.

 

SANTOS

 

SANTOS, Amália. Filha de António Correia dos Santos e de Maria de Sousa Viana, moradores no lugar de São Gregório. Neta paterna de Luís Correia [dos Santos] e de Margarida da Costa, da freguesia de São João da Madeira, bispado do Porto; neta materna de António José de Sousa Viana e de Rosa Durães, de São Gregório, Cristóval. Nasceu na freguesia de Cristóval a 28/8/1867 e foi batizada na igreja a 2 de Setembro desse ano. Padrinho: José Joaquim de Sousa Viana, casado, proprietário, paroquiano da Vila de Monção. // Casou em Melgaço a 17/7/1887 com Domingos, nascido em Ribeira da Pena, São Salvador, em 1861, filho de António Ferreira de Araújo e de Maria Rita da Costa. // Tiveram farmácia na Rua do Rio do Porto, SMP. // Faleceu na Vila de Melgaço a 27/12/1936, às dezasseis horas, no estado de viúva (ver Notícias de Melgaço n.º 337, de 3/1/1937, página 5). // Mãe de Amália Augusta, casada com Manuel José Solheiro; de Ludovina, casada com Bernardo Gonçalves da Cunha; de Madalena, casada com José de Sousa Leitão; de Sidónia, casada com Jorge de Sousa Lobato. // É bisavó do jornalista Pedro Leitão, residente em Braga, fundador do jornal «Fronteira Notícias», e prima do arcipestre Manuel Bento Gomes, que foi pároco de Rouças, e de António Alberto Outeiro Esteves. // (Ver Maria de Sousa Viana).


SANTOS, António Eduardo. Filho de António Correia dos Santos e de Maria de Sousa Viana, moradores em São Gregório. Neto paterno de Luís Correia [dos Santos] e de Margarida da Costa, de São João da Madeira, Porto; neto materno de António José de Sousa Viana e de Rosa Durães, negociantes, de São Gregório. Nasceu a 13/3/1866 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós maternos. // Faleceu a 13/12/1867 e foi sepultado na igreja paroquial.    

 

SANTOS, Artur. Filho de António Correia dos Santos e de Maria de Sousa Viana, residentes em São Gregório. Neto paterno de Luís Correia [dos Santos] e de Margarida da Costa, de São João da Madeira; neto materno de António José de Sousa Viana e de Rosa Maria Durães, de São Gregório. Nasceu em Cristóval a 1/9/1864 e foi batizado a 4 do mesmo mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno, negociante, e Josefa Carolina da Rocha (por procuração de Petronila Teresa da Rocha, sua irmã, da Vila de Monção). (*) // Casou com Alzira Pinto Bessa. Em sua homenagem deu à vivenda de São Gregório o nome de “Vila Alzira”. // Comerciante; em 1915 já vivia no Porto; foi sócio gerente da empresa “Lima Junior & C.ª, Lda”, com sede na capital do norte (Notícias de Melgaço n.º 285 e 298). // A 25/10/1935 a caminheta da carreira e o seu carro, conduzido por um dos filhos, chocaram perto de São Gregório, resultando do aparatoso desastre estragos no automóvel ligeiro; o jovem condutor saiu ileso do acidente (Notícias de Melgaço n.º 290, de 10/11/1935). // A sua esposa faleceu no Porto a 11/1/1936, no seu palacete à Rua de Costa Cabral, 776. // Em 1937 contribuiu com 200$00 em dinheiro e uma peça de pano para o hospital da Santa Casa da Misericórdia de Melgaço (NM 368). // Ele finou-se também na cidade invicta a 9/2/1945. // Pai de António, comerciante; de Artur (casou com Maria da Luz Pinheiro, filha do farmacêutico Luís Pinheiro, e foi o sucessor de seu pai no comércio); e de José (nasceu em 1906 e faleceu a 16/6/1926, quando estudava na Faculdade Ciências do Porto). // Cunhado de Adelaide Pinto Bessa. /// (*) Este assento foi elaborado a 15/7/1884 – o primitivo tinha o nome errado: «Acúrsio».

 

SANTOS, Benita. Filha de Manuel dos Santos e de Luísa Gonçalves, moradores no lugar das Cruzes, Desteriz, Galiza. // Faleceu em São Gregório, Cristóval, a 14/12/1861, com 40 anos de idade, viúva de Manuel Francisco Moreda, com todos os sacramentos, sem testamento. // Mãe de Manuel, de Teresa, de Albina, e de Luís.   

 

SANTOS, Idalina. Filha de --------- Santos e de ---------------------------------------. Nasceu em Cristóval a --/--/19--. // Casou com ----------------------------------. // Em 1998 residia no lugar de Carvalheiras, Chaviães. Nesse ano foi procuradora de Carlos Alberto Alves e sua mulher, Maria de Lurdes Ferreira, seus vizinhos. // (A Voz de Melgaço n.º 1102).

 

SANTOS, Júlia Augusta. Filha de António Correia dos Santos e de Maria de Sousa Viana, residentes em São Gregório. Neta paterna de Luís Correia [dos Santos] e de Margarida da Costa, de São João da Madeira, Porto; neta materna de António José de Sousa Viana e de Rosa Durães, de São Gregório. Nasceu a 19/10/1872 e foi batizada a 31 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Gomes Viana, casado, negociante, morador em São Gregório, e Maria Rosa de Macedo Viana, casada, moradora na Vila de Monção (representada por Ludovina Augusta de Sousa Viana, solteira, de São Gregório). // Nota: deve ser a senhora que faleceu em São Gregório a --/--/1931, com 58 anos de idade (ver Notícias de Melgaço n.º 106, de 26/4/1931). Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 107, de 3/5/1931: (consultar).

  

SANTOS, Ludovina Augusta. Filha de João Santos, oficial de sapateiro, e de Maria Joaquina Fernandes, moradores no lugar do Pico. Neta paterna de José Santos e de Maria Leonor, moradores na Rua da Cruz, Lamego; neta materna de Francisco António Fernandes, do lugar do Pico, Cristóval, e de Teresa Alves. Nasceu em Cristóval a 24/2/1890 e foi batizada nesse dia, primeiro em casa e depois na igreja. Madrinha: Maria das Dores Araújo, solteira, maior de catorze anos de idade, moradora no Coto da Encruzilhada, a mesma que “batizara” a criança em casa.   

 

SANTOS, Luís. Filho de Benta Rodrigues dos Santos, viúva, de São Gregório. Neto materno de Manuel José Rodrigues dos Santos e de Luísa Gonçalves, do lugar das Cruzes, São Miguel de Desteriz, Tui. Nasceu a 4/2/1855 e foi batizado nesse dia em casa, e na igreja a 14 do dito mês e ano. Padrinhos: Maria Teresa, solteira, tia do batizando, e seu pai, avô do bebé. // Faleceu em Cristóval a 21/5/1942.  

 

SANTOS, Manuel. Filho de António dos Santos e de Maria Esteves, naturais de São Vítor, Braga. Nasceu por volta de 1785. // Faleceu em São Gregório a 27/4/1879, com 94 anos de idade, no estado de viúvo de Benita (*) Gonçalves, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja de Cristóval. // Deixou uma filha. /// (*) Benita certamente era a filha; a esposa devia ser Luísa Gonçalves.

 

SANTOS, Manuel Francisco. Filho de João Santos, oficial de sapateiro, e de Maria Joaquina Fernandes, moradores no lugar do Pico, Cristóval. N.p. de José dos Santos e de Maria Leonor, moradores na Rua da Cruz, Lamego; n.m. de Francisco António Fernandes e de Teresa Alves, do Pico. Nasceu em Cristóval a 11/4/1888 e foi batizado a 15 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos. 

 

SANTOS, Manuel Luís. Filho de Luís Correia dos Santos e de Margarida da Costa, de São João da Madeira, bispado do Porto. Nasceu por volta de 1821. // Morreu em Entrime, Galiza, a --/--/1916; constituíra família nessa terra galega. Era irmão de António Correia dos Santos, comerciante em São Gregório, e tio de Amália, de Júlia, de Artur, e de Norberto Correia dos Santos (Correio de Melgaço n.º 190, de 12/3/1916). 

 

SANTOS, Norberto Emiliano. Filho de António Correia dos Santos e de Maria de Sousa Viana, residentes em São Gregório. Neto paterno de Luís Correia [dos Santos] e de Margarida da Costa, de São João da Madeira, bispado do Porto; neto materno de António José de Sousa Viana e de Rosa Durães, de São Gregório, Cristóval. Nasceu a 16/5/1871 e foi batizado a 18 desse mês e ano. Madrinha: Delfina de Sousa Viana, casada, tia do batizando. // Em 1907 embarcou para Pará, onde exercia o comércio (Jornal de Melgaço n.º 705); provavelmente não seria a primeira vez. // Em 1914 a sua esposa deu à luz, na cidade de Belém, um menino, ao qual deram o nome de Mário, tendo por padrinhos Manuel José Solheiro, chefe da firma Solheiro & C.ª, e esposa, Amália Augusta Ferreira de Araújo (ver Correio de Melgaço n.º 90, de 8/3/1914). // Em 1915 esteve nas termas do Peso (Correio de Melgaço n.º 153, de 20/6/1915). // Faleceu em Pará, Brasil, a 29/10/1917. // Era cunhado de Domingos Ferreira de Araújo, farmacêutico na Vila de Melgaço. // Nota: suponho que casou com Ana Rosa da Silva, pois no Jornal de Melgaço n.º 1215, de 20/7/1918, lê-se: «no juízo de direito da comarca de Melgaço, cartório do segundo ofício, correm editos de trinta dias citando Ana Rosa da Silva, na qualidade de representante de seus filhos menores impúberes, Norberto, Alzira, Mário, Maria e Artur, todos ausentes em parte incerta, para todos os termos do inventário orfanológico a que se procede por óbito de Maria de Sousa Viana, que foi do lugar de São Gregório, freguesia de Cristóval, desta comarca. Melgaço, 2/7/1918.» E no Jornal de Melgaço n.º 1270, de 9/11/1919, lê-se: «Pelo Juizo de Direito da comarca de Melgaço, escrivão do 2.º ofício, correm editos de 30 dias a contar da 2.ª publicação deste anúncio, a citar Ana Rosa da Silva, como representante de seus filhos menores impúberes, Norberto, Alzira Maria, e Maria, ausentes em parte incerta, para assistir a todos os termos até final do inventário orfanológico, por óbito de António Correia dos Santos, qie foi do lugar de São Gregório, freguesia de Cristóval, sem prejuízo do seu andamento e sob pena de revelia    

 

SARAIVA

 

SARAIVA, Aida das Dores. Filha de Joaquim Saraiva e de Requelinda Gomes. Nasceu em São Gregório, Cristóval, a --/--/1937. // Faleceu no dito lugar a --/--/1937, com apenas três meses de vida (NM 359, de 4/7/1937, e NM 369).  

 

SARAIVA, Alcindo. Filho de --------- Saraiva e de ----------- Gomes. Nasceu em ----------, a --/--/1---. // Foi empregado da alfândega de São Gregório. // Faleceu de desastre, no lugar da Grova, a --/11/1944.

 

SARAIVA, Amadeu António. Filho de Joaquim Saraiva e de Requelinda Gomes. Nasceu em Cristóval a --/--/1933 (NM 201, de 16/7/1933). // Morreu no lugar de São Gregório a --/--/1933, com apenas dois meses de idade (Notícias de Melgaço n.º 206, de 27/8/1933). 

 

SARAIVA, António Manuel. Filho de Joaquim Saraiva e de Requelinda Gomes. Nasceu em Cristóval a --/--/1929 (Notícias de Melgaço n.º 2, de --/2/1929). // Morreu no lugar de São Gregório a --/--/1929, com apenas oito meses de idade (NM 28, de 1/9/1929).

 

SARAIVA, António Manuel. Filho de Joaquim Saraiva e de Requelinda Gomes. Nasceu em Cristóval a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 75, de 31/8/1930).  

 

SARAIVA, Manuel Joaquim. Filho de Joaquim Saraiva, lavrador, e de Requelinda Gomes, doméstica. Nasceu em São Gregório, Cristóval, por volta de 1926. // Foi empregado no comércio. // Morou em Cascais e morreu a 30/8/1948 no hospital desse concelho, com fratura do crânio. // Tinha vinte e dois anos de idade e era solteiro. 

 

SARAIVA, Orlando. Filho de Joaquim Saraiva e de Requelinda Gomes. Nasceu em Cristóval a --/--/1938 (Notícias de Melgaço n.º 419).

 

SARAIVA, Orlando Augusto. Filho de Joaquim Saraiva e de Requelinda Gomes. Nasceu em Cristóval a --/--/1934 (NM 238, de 8/7/1934).

 

SARANDÃO

 

SARANDÃO, Constância Maria. Filha de José Gomes Sarandão, guarda da alfândega, e de Ana Florinda Mendes, moradores nos Casais, Cristóval. Neta paterna de António Manuel Sarandão e de Maria Rosa Gomes, de Galvão de Baixo, Vila de Melgaço; neta materna de José Mendes e de Josefa Esteves, dos Casais. Nasceu em Cristóval a 7/6/1892 e foi batizada a 13 desse mês e ano. Padrinhos: José Manuel Pires, solteiro, do lugar do Outeiro, Paços, e Maria Esteves, solteira, dos Casais.

 

SEIXO

 

SEIXO, Alzira da Glória. Filha de José Maria Seixo, carpinteiro, e de Maria Rosa Fernandes. Neta paterna de José (ou João Bento) Seixo e de Maria Joaquina Lourenço; neta materna de António Fernandes e de Clara Vaz. Nasceu em São Gregório a --/--/19--. // Casou com Lindolfo Augusto Durães, comerciante, nascido na freguesia de Chaviães em 1913. // Residiu no lugar da Ferraria, em Paços, onde o marido tinha uma mercearia. // Em 1975, já viúva, vendeu uma casa de morada que possuía em Chaviães a António Serafim da Silva e sua esposa, Laurinda Esteves Domingues. // Faleceu a --/--/19-- (antes de 1998). // Com geração.

 

SEIXO, António Augusto. Filho de José Maria Seixo, carpinteiro, natural de Rouças, e de Maria Rosa Fernandes, lavradeira, natural de Cristóval, moradores em São Gregório. Neto paterno de José Seixo e de Maria Joaquina Lourenço; neto materno de António Joaquim Fernandes e de Clara Vaz. Nasceu em Cristóval a 10/4/1910 (*) e foi batizado na igreja a 14 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Fernandes, casado, tacheiro, e Maria dos Anjos Seixo, solteira, camponesa. // Morou no lugar de Esquipa. // Casou (**) a 8/8/1935, em San Juan de Crespos, Padrenda, Ourense, com Amélia Augusta Pereira da Costa. // Em 1957 foi autuado pela Guarda Nacional Republicana por transitar com um cão em um terreno de Cristóval frequentado por caça. // Em reunião da Câmara Municipal de 20/2/1958 leu-se um seu requerimento a solicitar licença para construir uma casa de morada. A Câmara Municipal de Melgaço respondeu: «à Comissão Municipal de Higiene para dar parecer.» // Por volta de 1960 comprou, verbalmente, a Abílio Augusto Pereira da Costa e esposa, Maria Ortelinda Pinheiro, Joaquim Pereira da Costa e esposa, Olívia da Conceição Rodrigues (***), todos residentes no lugar da Cruz, Paços, o “Campo do Espinheiro”, terreno de cultura arvense, de regadio e vinha em ramada, com dois mil metros quadrados, sito no lugar de Esquipa. // Por escritura de 20/8/1968, feita em Monção, criou-se a empresa “Augusto Seixo, L.da”, com os seguintes sócios: Maria de Lurdes Seixo Durães, Alberto Seixo Durães, e ele próprio, António Augusto Seixo. Era uma sociedade por quotas, com sede em São Gregório. Objeto de exploração: transportes de veículos automóveis aluguer (táxis); isso, oficialmente, pois na prática os carros eram usados para transportar emigrantes clandestinos para França. // A 8/8/1971, e porque o negócio dos táxis estava fraco, abriu um Café (com Snack Bar) no Largo principal de São Gregório, que mais tarde trespassou. // Faleceu na Vila, SMP, a 3/12/1998. // Com geração. /// (*) No Correio de Melgaço n.º 204, de 25/6/1916, diz-se que ele nasceu a 3/6/1916; no Notícias de Melgaço n.º 1597, de 22/5/1966, também se diz que nasceu a 3 de Junho! /// (**) A 15/8/1967 (confirmar a data) casou em Viana do Castelo pela igreja. /// (***) Essa senhora, depois de viúva, passou a residir em São Gregório (VM 1104).   

 

SEIXO, António Augusto. Filho de António Augusto Seixo e de Amélia Augusta Pereira da Costa. Neto paterno de José Maria Seixo e de Maria Rosa Fernandes; neto materno de Joaquim Pereira da Costa e de Olívia da Conceição Rodrigues. Nasceu na freguesia de Cristóval a 1/1/1940 (ver Notícias de Melgaço n.º 480, de 4/2/1940). // Casou a 23/2/1963 na igreja de Cristóval com Pureza de Jesus Lourenço.   

 

SEIXO, Artur. Filho de José Maria Seixo e de Maria Rosa Fernandes, moradores em São Gregório. N.p. de João Bento Seixo e de Maria Joaquina Lourenço; n.m. de António Fernandes e de Clara Vaz. Nasceu na freguesia de Cristóval a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 80, de 21/12/1913). // Proprietário. // Casou com Belmira Augusta de Sousa, da sua idade, irmã do Dr. Sidónio Silvestre. // Foi efetivo por Cristóval (eleições administrativas de 17/10/1954, domingo). // Pertenceu à ANP. // Faleceu em São Gregório a --/--/1998 (VM 1100). // Pai de Carlos Alberto e de Maria Luísa.          

 

SEIXO, Augusto. Filho de António Augusto Seixo e de Amélia Augusta Pereira da Costa, moradores no lugar da Cruz, Cristóval. Neto paterno de José Maria Seixo e de Maria Rosa Fernandes; neto materno de Joaquim Pereira da Costa e de Olívia da Conceição Rodrigues. Nasceu a 5/12/1950. // Casou a 3/7/1970, em Saint Vincent de Tyrosse, França, com Maria de Fátima Neto.              

 

SEIXO, Carlos Alberto, Dr. Filho de Artur Seixo e de Belmira Augusta de Sousa, moradores em São Gregório. Neto paterno de José Maria Seixo e de Maria Rosa Fernandes; neto materno de Constantino de Jesus de Sousa e de Maria da Glória Vaz. Nasceu em Cristóval a 24/12/1940. // Professor. // Casou a 28/12/1966, no Porto, com Maria Virgínia Gaspar. // Em 2023 residia em Viana do Castelo (ver “A Voz de Melgaço” de 1/4/2023, páginas 2 e 4, e VM de 1/5/2023, página 3). // Poeta (ver o seu livro “Poemas da Terceira Idade”). // Nota: deve ser ele o autor de um soneto contra os versos do frade; usava o pseudónimo de “Elmano Minhoto” (informação de Alfredo Lourenço do Paço). // Ler, em A Voz de Melgaço de 1/7/2023, página 16, mais poesia sua.   

  

SEIXO, Elisa de Jesus. Filha de José Maria Seixo e de Maria Rosa Fernandes. N.p. de José Seixo e de Maria Joaquina Lourenço; n.m. de António Joaquim Fernandes e de Clara Vaz. Nasceu a --/--/19--. // Em 1953 morava no lugar de Doma, Cristóval. 

 

SEIXO, Flaviana Augusta. Filha de José Maria Seixo, carpinteiro, natural de Rouças, e de Maria Rosa Fernandes, lavradeira, natural de Cristóval. N.p. de José Seixo e de Maria Joaquina Lourenço; n.m. de António Joaquim Fernandes e de Clara Vaz. Nasceu em São Gregório a 11/6/1904 e foi batizada na igreja a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Júlio Augusto de Sousa Viana e Maria Restor de Araújo, solteiros, negociantes. // Fez o exame do 1.º grau a 6/7/1916, na escola Conde de Ferreira, sita na Vila, obtendo a classificação de «ótima»; era sua professora Maria Cândida Lopes. // Casou a 17/3/1930, na CRCM, com Américo José Monteiro Durães, seu conterrâneo. // O seu marido morreu a 30/1/1988. // Ela faleceu a 17/2/2001, na sua freguesia natal. // Mãe de Maria Clara (filha única), casada com Luís Amadeu Marrucho.     

 

SEIXO, José Maria. Filho de José Maria Seixo, natural de Rouças, e de Maria Rosa Fernandes, de Cristóval, moradores em São Gregório. Neto paterno de José Seixo e de Maria Joaquina Lourenço; neto materno de António Joaquim Fernandes e de Clara Vaz. Nasceu a --/--/19--. // Proprietário. // Casou com Aparícia Augusta Durães, natural de Chaviães, irmã de Lindolfo Durães, comerciante em Paços. // Residiu no lugar da Portela, Chaviães. // A 15/10/1950 foi eleito membro da Junta de Freguesia; e foi substituto numa lista por Chaviães para as eleições administrativas de 17/10/1954, domingo. // Em 1960 adquiriu, por doação dos sogros, José Joaquim Durães e Vitorina Angelina da Silva, da Portela de Chaviães, um pinhal (Tapada Grande), sito no dito lugar, com 1.600 metros quadrados, a confrontar a norte com António Manuel de Castro, a sul com José Alberto de Castro, a nascente com Lindolfo Durães, e a poente com Amabélia Pinho. // Em 1966 ofereceu a importância de 1.000$00 para as obras da residência paroquial (NM n.º 1601, de 10/7/1966). // Em 1973 pertencia à Ação Nacional Popular (ANP). // Em 2000 residia no dito lugar da Portela.  

 

SEIXO, José Maria. Filho de António Augusto Seixo e de Amélia Augusta Pereira da Costa, moradores no lugar da Cruz, Cristóval. Neto paterno de José Maria Seixo e de Maria Rosa Fernandes; neto materno de Joaquim Pereira da Costa e de Olívia da Conceição Rodrigues. Nasceu em Cristóval a 2/6/1946. // Casou a 1/12/1967, na Marie de Saubriguer, França, com Estrela dos Santos. 

 

SEIXO, Júlia da Purificação. Filha de José Maria Seixo, carpinteiro, natural de Rouças, e de Maria Rosa Fernandes, lavradeira, de Cristóval, moradores em São Gregório. N.p. de José Seixo e de Maria Joaquina Lourenço; n.m. de António Joaquim Fernandes e de Clara Vaz. Nasceu a 8/2/1906 e foi batizada na igreja de Cristóval a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Júlio Augusto de Sousa Viana, solteiro, negociante, e Maria de Sousa Viana, casada, negociante. // A 15/7/1918 fez exame do 1.º grau na escola Conde de Ferreira, obtendo a classificação de ótima; tinha por professora Maria Cândida Lopes (Jornal de Melgaço n.º 1216, de 27/7/1918). // Casou na CRCM a 8/6/1930 com Manuel António, seu conterrâneo, de 24 anos de idade, filho de Martinho de Amorim e de Júlia Fausta Rodrigues. // Faleceu em Cristóval a 11/11/1985. // Com geração.

 

SEIXO, Luísa Teresa de Lurdes. Filha de José Maria Seixo, carpinteiro, natural de Rouças, e de Maria Rosa Fernandes, lavradeira, natural de Cristóval, moradores em São Gregório. Neta paterna de José Seixo e de Maria Joaquina Lourenço; neta materna de António Joaquim Fernandes e de Clara Vaz. Nasceu em Cristóval a 12/1/1908 e foi batizada na igreja a 16 desse mês e ano. Padrinhos: António Alberto do Outeiro Esteves e Luísa Teresa de Sousa Viana, casados, negociantes. // Casou na CRCM a 5/4/1933, com Augusto Vidal. // Faleceu em Cristóval a 15/9/1971. // O seu viúvo morreu a 21/6/1987.   

 

SEIXO, Maria dos Anjos. Filha de José Maria Seixo, carpinteiro, natural de Rouças, e de Maria Rosa Fernandes, lavradeira, natural de Cristóval, moradores em São Gregório. Neta paterna de José Seixo e de Maria Joaquina Lourenço; neta materna de António Joaquim Fernandes e de Clara Vaz. Nasceu em Cristóval a 28/7/1902 e foi batizada na igreja no dia seguinte. Padrinhos: Júlio Augusto de Sousa Viana e Maria Restor de Araújo, solteiros, negociantes. // Fez exame do 1.º grau no verão de 1915, obtendo a classificação de «ótima»; era sua professora Maria Cândida Lopes (Correio de Melgaço n.º 160, de 8/8/1915). // Faleceu em Cristóval a 26/12/1987.   

 

SEIXO, Maria Luísa. Filha de Artur Seixo e de Belmira Augusta de Sousa. Neta paterna de José Maria Seixo e de Maria Rosa Fernandes; neta materna de Constantino de Jesus de Sousa e de Maria da Glória Vaz. Nasceu em Cristóval a --/--/1936 (NM 306). // Nota: deve ser a mesma senhora que em 1953 fazia parte da Comissão de Festas de Santa Bárbara, em São Gregório.

 

SEIXO, Maria Teresa. Filha de António Augusto Seixo e de Amélia Augusta Pereira da Costa, moradores no lugar da Cruz, Cristóval. Neta paterna de José Maria Seixo e de Maria Rosa Fernandes; neta materna de Joaquim Pereira da Costa e de Olívia da Conceição Rodrigues. Nasceu a 12/11/1942. // Casou a 3/10/1960 na freguesia de Cristóval com José António do Val.

 

SEIXO, Rui Abílio. Filho de António Augusto Seixo e de Amélia Augusta Pereira da Costa (*). N.p. de José Maria Seixo e de Maria Rosa Fernandes; n.m. de Joaquim Pereira da Costa e de Olívia da Conceição Rodrigues. Oficialmente nasceu em São Gregório, Cristóval, a 1/1/1937, mas de facto nascera em finais de 1936; explica-se a diferença de datas por seus pais não o terem registado na Conservatória dentro dos prazos legais; assim, para fugirem à multa, alteraram a data de nascimento, o que acontecia com certa frequência. // Emigrou para França, onde casou com Maria Dardy (Marie France). // Em Maio de 2000 residia, julgo que temporariamente, em Viana do Castelo. // Morreu em Saubrigues, França, onde residia, a 20/3/2003. // A sua esposa era uma senhora muito simpática e educada. Tentou fazer a história da família do marido; não sei se o conseguiu. // Com geração. (Ver VM 1202, de 15/4/2003, p. 11). /// (*) Irmã de António Pereira da Costa, emigrante no Brasil. Este senhor morreu em 1970, segundo o Manuel Igrejas (ver VM 1044, de 1/2/1996, e VM 1050); usava, no Brasil, o nome de António José Pereira; a sua esposa faleceu antes de 1996, assim como o filho de ambos, António. O outro filho do casal, José Rodrigues Pereira, morava no Rio de Janeiro com três filhas e dois netos – sabia que seu pai era melgacense, mas não fazia a menor ideia onde Melgaço se localizava!

 

SÉRVIO

 

SÉRVIO, Adriano. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 888, de 6/2/1949: «Vou partir… e quem parte leva saudades! Sinto já o momento de partir e no meu peito sinto já uma avalanche de pungentes saudades. Que saudades, meu Deus! Da minha terra, tão linda e encantadora, tão fresca e risonha, do Alto Minho! De Cristóval, principalmente do lugar do Ramo, lugar querido inesquecível, onde nasci e onde o meu pensamento, mais veloz do que uma andorinha, paira nos meus momentos de tristeza e dor, de alegria e prazer! Dos meus companheiros de trabalho! Daqueles belos dias em que eu, com outros rapazes e raparigas, me divertia em festas, romarias, bailes, etc., num ambiente de inefável alegria e prazer! Daquelas lindas e amenas noites de álgido luar, que eu perdia a calcurriar caminhos para assistir a serões e fiadas – o que tanto gostava de apreciar! De conversar e ouvir aquelas vozes suaves e doces, a melodia suave e sonora dessas canções típicas, próprias daqueles olhos sonhadores das raparigas de Melgaço! Oh! Como vai ser cruel e meu sofrimento longe de ti, na vasta solidão da ausência, minha querida terra e longe de vós, autores de meus dias! Vou para África, para onde o destino me obriga a partir, mas dentro do meu peito levo as mais sãs recordações, as mais vivas saudades de todo o povo de Melgaço, sem distinção velhos e novos, ricos e pobres, pequenos e grandes – todos têm dentro do meu peito um caminho com a mais pura amizade de um sincero amigo que parte, mas que roga ao todo poderoso para que tenhais um paraíso de ridentes felicidades e que espera de um dia voltar para junto de vós. Adeus rapazes e raparigas! Aceitai o mais cordial e saudoso dos abraços deste vosso amigo que vos deseja as maiores prosperidades e venturas nas vossas mais sagradas aspirações. Lembrai-vos de que o meu pensamento está sempre convosco! Com o mais afetuoso dos abraços, a todos digo: ADEUS! // Adriano Vaz Sérvio.»    

 

SÉRVIO, Arminda (ou Adoinda). // Nasceu por volta de 1930. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 986, de 22/7/1951: «No passado dia 15 realizou-se na igreja paroquial da freguesia de Cristóval o casamento de Arnaldo de Abreu Parente com Arminda Vaz Sérvio, da mesma freguesia…» // Faleceu em Cristóval a --/01/2021, com noventa (90) anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/2/2021).   

 

SÉRVIO, Maria da Conceição. Filha de Álvaro Augusto Sérvio e de Elisa Maria Vaz. Nasceu em Cristóval a --/--/1938. // (NM 419). 

 

SILVA

 

SILVA, Albina. Filha de Manuel da Silva e de Francisca Rodrigues, moradores no lugar da Cruz, Cristóval. Neta paterna de António Bento da Silva e de Maria Joaquina Rodrigues, do lugar do Pico; neta materna de Francisco Rodrigues e de Joaquina Domingues, do lugar da Cruz. Nasceu em Cristóval a 23/11/1851 e foi batizada a 25 desse mês e ano. Padrinhos: João Bermudes, solteiro, do lugar de Sucastelo, e Francisca da Silva, do lugar do Outeiro, freguesia de Paços.

 

SILVA, Albina. Filha de Gonçalo Luís da Silva e de Joaquina Esteves, moradores no lugar de Carvão. Neta paterna de António Bento da Silva e de Maria Joaquina Rodrigues, do lugar do Pico; neta materna de Francisco António Esteves e de Maria Luísa Esteves, do lugar da Granja. Nasceu em Cristóval a 12/4/1858 e foi batizada no dia seguinte. Madrinha: Luísa Domingues, de Doma. // Casou a 4/8/1880 com António José Alves, camponês, nascido em Lamas do Mouro a 10/3/1852. // O seu marido morreu em Cristóval no dia 27/6/1938, no estado de viúvo. // Com geração.    

 

SILVA, Albina. // Nasceu por volta de 1862. // Faleceu no lugar de Carvão, Cristóval, a --/--/1932, com setenta anos de idade (NM 155, de 3/7/1932). // Deve ser a de cima.

 

SILVA, Albina Rosa. Filha de Francisco da Silva, alfaiate, e de Antónia Rodrigues, moradores no lugar da Porta. Neta paterna de António Bento da Silva e de Maria Joaquina Rodrigues, do Pico; neta materna de Francisco José Rodrigues (Alves) e de Maria Pires, da Porta. Nasceu em Cristóval a 2/9/1864 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Francisco José Esteves, casado, lavrador, da Corga, Paços, e Francisca Rodrigues, solteira, do lugar da Porta. // Faleceu em Cristóval a 6/1/1943. 

 

SILVA, Ana. Filha de Anastácio José da Silva e de Teresa Maria de Jesus Rodrigues. Nasceu por volta de 1809. // Faleceu em São Gregório a 31/12/1869, com sessenta anos de idade, solteira, com todos os sacramentos, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja. // Era irmã da minha trisavó Maria Teresa da Silva.

 

SILVA, Angelina de Lurdes. Filha de José Joaquim da Silva, natural de Cristóval, e de Maria Albina Marques, natural de Fiães, lavradores, residentes no lugar da Cruz de Carvão. N.p. de Manuel Joaquim da Silva e de Francisca Rodrigues; n.m. de Manuel Marques e de Maria Domingues. Nasceu em Cristóval a 16/7/1908 e foi batizada na igreja a 19 desse mês e ano. Padrinhos: José Maria da Silva Rodrigues, viúvo, proprietário, e Maria Rosa Domingues, viúva, lavradeira. // Casou a 7/8/1935, na CRCM, com Gaspar Pereira, natural de Ponte de Lima. // Ambos os cônjuges faleceram em Cristóval: o marido a 29/7/1953 e ela a 19/5/2003.    

 

SILVA, António. Filho de João Pereira da Silva e de Ana Joaquina de Jesus, de São Cosme, Gondomar, comarca de Penafiel, bispado do Porto. // Casou na igreja de Cristóval, Melgaço, a 31/10/1839, com Antónia Luísa, filha de Inácio Ribeiro e de Páscoa das Flores, de São Gregório. Testemunhas: padre Manuel Diogo Rodrigues e Manuel Caetano de Araújo, cristovalenses. // Faleceu a --/--/18--. // A sua viúva finou-se em São Gregório a 2/4/1866, com sessenta anos de idade, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Não deixou filhos.  

 

SILVA, António. Filho de José da Silva e de Joana Maria. Foi batizado na freguesia de Tenões (Santa Eulália), Braga, onde os pais moravam. // Tinha vinte e quatro anos de idade, era solteiro, residia em Gualtar (São Miguel), Braga, quando casou na igreja de Cristóval, a 8/10/1863, com Maria, de dezoito anos de idade, solteira, cristovalense, filha de José Luís Dias e de Anastácia Alves, tendeiros, com casa em São Gregório. Testemunhas: Bento Alves, casado, negociante, e Luís Vicente, casado, sapateiro, de São Gregório. // Com geração.  

 

SILVA, António José. Filho de José Miguel da Silva, do lugar de São Gregório, e de Josefa Domingues, solteira, do lugar de Gorvela. // Casou na igreja de Cristóval a 7/1/1850 com Maria Domingues, filha de Caetano José Domingues e de Francisca Rosa Rodrigues, do lugar do Ramo. Testemunhas presentes: António José Rodrigues e António Domingues.

 

SILVA, António Maria. Filho de Cipriano José da Silva (Guimarães) e de Rosa Maria Ramalho Rodrigues, moradores no lugar de São Gregório. Neto paterno de António Joaquim da Silva e de Caetana Antónia Ribeira, de Penso; neto materno de Manuel Rodrigues e de Maria Luísa Ramalho, da Vila de Valadares. Nasceu a 17/1/1843 e foi batizado a 20 desse mês e ano. Padrinho: Domingos António Lopes, negociante, de São Gregório. // Faleceu em Abril de 1844. 

 

SILVA, Birgita. Filha de António da Silva e de Maria Dias, moradores no lugar de São Gregório. Neta paterna de José Narciso da Silva e de Joana Maria, da freguesia de Santa Ovaia, subúrbios da cidade de ------------ (?); neta materna de José Luís Dias e de Anastácia Alves, de São Gregório. Nasceu em Cristóval a 20/8/1868 e foi batizada a 25 do mesmo mês e ano. Padrinhos: Luís da Costa Pinho e sua mulher, Francisca Alves, negociantes, moradores em São Gregório. 

 

SILVA, Caetana. Filha de Luís Silva e de Luísa Rodrigues, residentes no lugar da Soalheira. Neta paterna de António Bento da Silva e de Maria Joaquina Rodrigues, do lugar do Pico; neta materna de Francisco Rodrigues e de Maria Joana Martins, do lugar da Soalheira. Nasceu em Cristóval a 7/7/1850 e foi batizada a 11 desse mês e ano. Padrinhos: João António da Silva, tio paterno, e sua mulher, Antónia Maria do Outeiro, do Outeiro, Paços. // (Parece que faleceu ainda bebé).

 

SILVA, Caetano Maria. Filho de António José da Silva e de Maria Domingues, moradores no lugar do Ramo. N.p. de José Miguel da Silva e de Josefa Domingues (solteira), de São Gregório; n.m. de Caetano José Domingues e de Francisca Rosa Rodrigues, do Ramo. Nasceu a 30/11/1871 e foi batizado a 2 de Dezembro desse mesmo ano. Padrinhos: Caetano Gonçalves, solteiro, lavrador, dos Casais, e Joaquina Domingues, solteira, de Marga. // Emigrou para o Brasil. // Em 1915 era citado para assistir a todos os termos até final do inventário a que se procedia por óbito de sua mãe; encontrava-se em parte incerta daquele país (ver Correio de Melgaço n.º 134, de 26/1/1915).   

 

SILVA, Catarina Maria. Filha de Cipriano José da Silva (Guimarães) e de Rosa Maria Rodrigues Ramalho, moradores em São Gregório. N.p. de António Joaquim da Silva e de Caetana Antónia Ribeira, de Penso; n.m. de Manuel Rodrigues e de Maria Luísa Ramalho, da Vila de Valadares. Nasceu a 26/8/1846 e foi batizada a 30 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel da Costa Pinho e mulher, Catarina Maria, de São Gregório.

 

SILVA, Cipriano José (Guimarães). Filho de António Joaquim da Silva e de Caetana Antónia Ribeiro, naturais de Penso, Valadares. // Casou na igreja de Cristóval a 1/8/1835 com Rosa Maria Rodrigues, filha de Manuel Rodrigues e de Maria Luísa Ramalho, já defuntos nesse ano, naturais de Messegães (São Miguel), Valadares. Testemunhas: Manuel Caetano de Araújo e sua mulher, de São Gregório. // A sua esposa faleceu em São Gregório a 22/9/1864, com setenta anos de idade, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Ele morreu também em São Gregório, a 23/7/1877, com setenta e quatro anos de idade, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja de Cristóval. // Com geração.   

 

SILVA, Clara. Filha de António Bento da Silva e de Maria Joaquina Rodrigues, moradores que foram no lugar do Pico. // Faleceu no lugar dos Casais a 5/9/1878, com sessenta anos de idade, no estado de casada com Manuel Pires, com a extrema-unção, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja de Cristóval.

 

SILVA, Claudina. Filha de Gonçalo Luís da Silva e de Josefa Rodrigues, moradores no lugar de Carvão. Neta paterna de António Bento da Silva e de Maria Joaquina Rodrigues, do lugar do Pico; neta materna de António Rodrigues e de Maria Teresa Pires, do lugar de Carvão. Nasceu em Cristóval a 6/7/1847 e foi batizada a 9 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel da Silva e sua irmã, Clara, solteiros, tios da neófita. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Carvão a 22/6/1886, no estado de casada com José Ribeiro, com todos os sacramentos, e a 24 foi sepultada na igreja. // Deixou dois filhos.

 

SILVA, Francisca. Filha de Francisco da Silva, mestre alfaiate, e de Antónia Rodrigues, moradores no lugar da Porta. N.p. de António Bento da Silva e de Maria Joaquina Rodrigues, lavradores, do Pico; n.m. de Francisco José Rodrigues e de Maria Joaquina Pires, lavradores, do lugar da Porta. Nasceu a 10/7/1861 e foi batizada a 13 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e Francisca Rodrigues, solteira, do lugar da Porta. // Casou na igreja de Cristóval a 12/2/1900 com o seu conterrâneo e parente no 3.º grau de consanguinidade, Manuel Pereira da Costa, de 26 anos de idade, solteiro, proprietário, do lugar do Sobreiro. // Faleceu em Cristóval a 27/2/1945.  

 

SILVA, Francisca Rosa. Filha de António José da Silva e de Maria Domingues, moradores no lugar do Ramo. Neta paterna de José Miguel Silva e de Josefa Domingues, solteira, do lugar da Gorvela; neta materna de Caetano Domingues e de Francisca Rosa Rodrigues, do lugar do Ramo. Nasceu em Cristóval a 29/8/1867 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: José Pinheiro e sua mulher, Francisca Quintela, do lugar do Ranhado, lavradores. // Faleceu em Cristóval a 6/3/1950 (?).   

 

SILVA, Francisco. Filho de António Bento da Silva e de Maria Joaquina Rodrigues, moradores no lugar do Pico. // Casou na igreja de Cristóval a 13/6/1852, com Antónia, filha de Francisco José Rodrigues e de Maria Joaquina Pires, do lugar da Porta. Testemunhas: Manuel José Pires, de Carvão, e Francisco Monteiro, de Doma. // Faleceu no lugar da Porta a 6/9/1870, com 53 anos de idade, casado, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja. // A sua viúva finou-se a 14/7/1897. // Pais de Manuel, de José, de Maria, de Francisca, de Albina, e de Miquelina.  

 

SILVA, Francisco. Filho de Luís da Silva e de Luísa Rodrigues, moradores no lugar da Soalheira. N.p. de António da Silva e de Maria Joaquina Rodrigues, do lugar do Pico; n.m. de Francisco Rodrigues e de Maria Joana Martins, do lugar da Soalheira. Nasceu em Cristóval a 25/2/1842 e foi batizado a 27 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco da Silva (por procuração) e sua irmã, Clara Rosa da Silva, tios paternos do neófito. // Morreu no lugar da Soalheira a 27/11/1871, no estado de solteiro, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja.  

 

SILVA, Francisco António. Filho de Cipriano José da Silva (Guimarães) e de Rosa Maria Ramalho Rodrigues, moradores em São Gregório. N.p. de António Joaquim da Silva (Guimarães) e de Caetana Antónia Ribeiro, de Penso; n.m. de Manuel Rodrigues e de Maria Luísa “Ramalha”, de Messegães, Valadares. Nasceu a 29/9/1837 e foi batizado a 1 de Outubro desse ano. Padrinho: Francisco António Durães, de São Gregório.

 

SILVA, Gonçalo Luís. Filho de António Bento da Silva e de Maria Joaquina Rodrigues, moradores no lugar do Pico. // Casou na igreja de Cristóval a 16/10/1842, com Josefa, filha de António Rodrigues e de Maria Teresa Pires, de Carvão, onde os noivos ficaram a morar. Testemunhas: Manuel José Pires e António Pires, de Doma. // Lavrador. // Depois de viúvo de Josefa voltou a casar, novamente na igreja de Cristóval, a 17/12/1855, com Joaquina, filha de Francisco António Esteves e de Maria Luísa Esteves, da Granja. Testemunhas: Florêncio (ou Fulgêncio) Domingues, de Mouriga, e Joaquim Durães, solteiro, de Sá, Paços. // Morreu no lugar de Carvão a 4/4/1885, com 78 anos de idade, viúvo de Joaquina Esteves, sem sacramentos, por não darem parte, sem testamento, e foi sepultado no cemitério no dia seguinte. // Com geração.  

 

SILVA, Guilherme. Filho de António da Silva, chapeleiro, e de Maria Dias, moradores em São Gregório. N.p. de José Narciso da Silva e de Joana Maria, de Gualtar, Braga; n.m. de José Luís Dias e de Anastácia Alves, de São Gregório. Nasceu a 14/3/1866 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Tangil, solteiro, e Antónia Alonsa, solteira, ambos criados de servir de Manuel de Sousa Viana. // Em 1884 foi padrinho de seu irmão, Joaquim José. // Soldado da Guarda-Fiscal. // Casou com Maria da Esclavitude, filha de Francisco Tapia e de Teresa Tapia, de São Miguel de Desteriz, Tui. // Em 1887 já estava casado e morava em Portocarreiro, freguesia de Fiães. // Prestou serviço em Castro Laboreiro, onde lhe nasceram as filhas Miquelina e Virgínia.

 

SILVA, Joaquim José. Filho de Anastácio José da Silva e de Teresa Maria de Jesus Rodrigues, lavradores-proprietários, residentes que foram em São Gregório. Nasceu em Cristóval por volta de 1817. // Faleceu na Rua Verde a 18/6/1886, com 69 anos de idade, no estado de casado com Maria Rosa (Pires?), natural da cidade de Lisboa, com todos os sacramentos, com testamento, sem filhos, e no dia seguinte foi sepultado na igreja. // Proprietário. // Era irmão da minha trisavó Maria Teresa da Silva.   

 

SILVA, Joaquim José. Filho de António da Silva, oficial de chapeleiro, e de Maria Dias, proprietária, moradores na Rua Verde de São Gregório. N.p. de José Narciso da Silva e de Joana Maria, de Tenões (Santa Eulália), Braga; n.m. de José Luís Dias e de Anastácia Alves, da Rua Verde. Nasceu a 6/10/1884 e foi batizado a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Guilherme da Silva, solteiro, irmão do neófito, e Albina Monteiro, solteira, ambos da Rua Verde. // Faleceu a 20/8/1886 e no dia seguinte foi sepultado na igreja.  

 

SILVA, Joaquina Rosa. Filha de António José da Silva e de Maria Domingues, moradores no lugar do Ramo. N.p. de José Miguel da Silva, de São Gregório, e de Josefa Domingues, solteira; n.m. de Caetano José Domingues e de Francisca Rosa Rodrigues, do Ramo. Nasceu em Cristóval a 13/2/1853 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: o avô materno e sua cunhada, Joaquina Rodrigues, solteira, do Ramo.  

 

SILVA, José Abedónio. Filho de ------------ Silva e de -----------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Em Junho de 1912, ele e Júlio Rodrigues Viana, partiram para o Rio de Janeiro (Correio de Melgaço n.º 2). 

 

SILVA, José António. Filho de ------------ Silva e de -----------------------------------. Nasceu em -------------, a --/--/187-. // Faleceu no lugar de São Gregório, Cristóval, a --/--/1938, com 62 anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 397, de 15/5/1938). 

 

SILVA, José Joaquim. Filho de Francisco da Silva e de Antónia Rodrigues Alves, moradores no lugar da Porta. N.p. de António da Silva e de Maria Joaquina Rodrigues, do Pico; n.m. de Francisco José Rodrigues Alves e de Maria Joaquina Pires, do lugar da Porta. Nasceu em Cristóval a 15/9/1855 e foi batizado a 17 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Pires Ramos e sua mulher, Maria Durães, do lugar do Outeiro, Paços. // (Parece que faleceu em Dezembro de 1856). 

 

SILVA, José Joaquim. Filho de António da Silva e de Maria Domingues, moradores no lugar do Ramo. N.p. de José Miguel da Silva, de São Gregório, e de Josefa Domingues, solteira, de Gorvela; n.m. de Caetano José Domingues e de Francisca Rosa Rodrigues, do Ramo. Nasceu em Cristóval a 7/11/1858 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: o seu avô materno e Joaquina Domingues, solteira, de Marga. // Nota: deve ser o senhor que morreu no lugar do Ramo em finais de Dezembro de 1928 ou em Janeiro de 1929 (ver Notícias de Melgaço n.º 2, de --/2/1929).  

 

SILVA, José Joaquim. Filho de Manuel Joaquim da Silva e de Francisca Rodrigues, lavradores, residentes no lugar da Cruz. N.p. de António Bento da Silva e de Maria Joaquina Rodrigues, do Pico; n.m. de Francisco Rodrigues e de Maria Joaquina Domingues, do lugar da Cruz. Nasceu em Cristóval a 5/8/1861 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Cristóvão Durães, lavrador, e sua mulher, Margarida Joaquina Lopes, da Granja. // Rural. // Casou na igreja de Cristóval a 15/1/1906 com Maria Albina, de 37 anos de idade, solteira, lavradora, natural de Fiães, residente em Adavelha, filha de Manuel Marques e de Maria Domingues. Testemunhas presentes: José Luís Lopes, rural, morador no lugar da Cruz, e António Evaristo Alves, lavrador, residente no lugar da Porta. // Faleceu em Cristóval a 23/1/1945. // Com geração.    

 

SILVA, José Maria. Filho de Francisco da Silva e de Antónia Rodrigues Alves, moradores no lugar da Porta. N.p. de António Bento da Silva e de Maria Joaquina Rodrigues, do Pico; n.m. de Francisco José Rodrigues Alves e de Maria Joaquina Pires, do lugar da Porta. Nasceu em Cristóval a 26/1/1857 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: José Joaquim Pires Ramos e sua mulher, Maria Durães, dos Casais, Paços. // É provável que tenha sido emigrante no Brasil (ver Rosa Pires, nascida em Alvaredo a 28/11/1898).

 

SILVA, José Maria. Filho de ----------- Silva e de ----------------------. Nasceu a --/--/18--. // Casou a --/--/1916 com Ana Rosa Marques (Correio de Melgaço n.º 205, de 2/7/1916).

 

SILVA, José Miguel. Filho de Francisco José da Silva e de Maria José Pires Veloso, de Penso, Valadares. // Casou na igreja de Cristóval a 1/6/1836 com Maria Josefa Ribeiro, filha de Manuel Luís Ribeiro e de Antónia Monteiro, de São Gregório. Testemunhas: Manuel Domingues, da Granja, e António Monteiro, de Doma.

 

SILVA, Júlia Augusta. Filha de António da Silva e de Maria Dias, residentes no lugar de São Gregório. N.p. de José Narciso da Silva e de Joana Maria, de Tenões, Braga; n.m. de José Luís Dias e de Anastácia Alves, de São Gregório. Nasceu em Cristóval a 4/2/1879 e foi batizada a 7 desse mês e ano. Padrinhos: Damião José Domingues e sua mulher, Antónia Dias, tia materna da neófita, de Bilhões, Rouças.

 

SILVA, Ludovina. Filha de António da Silva e de Maria Dias, moradores em São Gregório. Neta paterna de José Narciso da Silva e de Joana Maria, de Tenões, Braga; neta materna de José Luís Dias e de Anastácia Alves, de São Gregório, Cristóval. Nasceu em Cristóval a 17/3/1871 e foi batizada a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Damião José Domingues, casado, negociante, morador nos Carvalhos, Rouças, e Luísa Dias, solteira, tia da batizanda, do lugar de São Gregório.   

 

SILVA, Luís. Filho de António Bento da Silva e de Joaquina Rodrigues, moradores no Pico. // Casou na igreja de Cristóval a 15/4/1830, com Luísa, filha de Francisco Rodrigues e de Maria Joana Martins, da Soalheira. Testemunhas: Francisco Pires e irmã, Maria Pires, da Granja, e Joaquina Bermudes, de Sucastelo. // Morreu no lugar da Soalheira a 11/4/1880, com 75 anos de idade, casado com a dita Luísa, tendo recebido os últimos socorros da igreja católica, sem testamento, e foi sepultado dentro da igreja. // Deixou dois filhos. // A sua viúva finou-se no dito lugar da Soalheira a 6/5/1889, com 71 anos de idade, com todos os sacramentos, menos o da extrema-unção, com testamento, e foi sepultada na igreja no dia 7. // Eram lavradores.  

 

SILVA, Luís António. Filho de José Joaquim da Silva, lavrador, natural de Cristóval, e de Maria Albina Marques, lavradeira, natural de Fiães, moradores no lugar da Cruz de Carvão. N.p. de Manuel Joaquim da Silva e de Francisca Rodrigues; n.m. de Manuel Marques e de Maria Domingues. Nasceu em Cristóval a 31/12/1906 e foi batizado na igreja a 1/1/1907. Padrinhos: Luís António Reinales, solteiro, lavrador, e Maria Joaquina Vaz, viúva, lavradeira. // Casou na freguesia da Vila, a 1/7/1931, com Alice (ou Alícia) Rodrigues, sua conterrânea. // Morreu na sua freguesia de nascimento a 8/2/1989.   

 

SILVA, Luís Manuel. Filho de António Silva e de Maria Dias, moradores no lugar de São Gregório. Neto paterno de José Narciso da Silva e de Joana Maria, de Este (São Pedro), Braga; neto materno de José Luís Dias e de Anastácia Alves, de São Gregório, Cristóval. Nasceu em Cristóval a 21/6/1873 e foi batizado a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Luís da Costa Pinho, casado, proprietário, e Albina Alves, solteira, de São Gregório. // Faleceu a 31/7/1873 e foi sepultado na igreja.  

 

SILVA, Manuel. Filho de --------- Silva (ou Trancoso da Silva) e de -----------------------------. Nasceu em ----------- a --/--/18--. // Morou no Ramo. // Em 1914 partiu para o Rio de Janeiro (Correio de Melgaço n.º 89, de 1/3/1914). // (ver Palmira Augusta Esteves).

 

SILVA, Manuel Bento. Filho de Joaquim Bento da Silva e de Almerinda Rosa Gomes. Nasceu em Cristóval a --/--/1929 (Notícias de Melgaço n.º 34, de 13/10/1929).

 

SILVA, Manuel Emílio. Filho de António da Silva e de Maria Dias, moradores no lugar de São Gregório. N.p. de José Narciso da Silva e de Joana Maria, de Tenões (Santa Eulália), Braga; n.m. de José Luís Dias e de Anastácia Alves, de São Gregório. Nasceu a 29/11/1875 e foi batizado a 1 de Dezembro desse mesmo ano. Padrinho: Manuel da Costa Pinho, casado, chapeleiro, de Desteriz, morador no lugar das Casas Grandes.

 

SILVA, Manuel Ernesto. Filho de Augusto Júlio da Silva e de Júlia Augusta Sapaije. Nasceu em Cristóval a --/--/1938 (Notícias de Melgaço n.º 421, de 13/11/1938). 

 

SILVA, Manuel Francisco. Filho de António da Silva e de Antónia Luísa Ribeiro, residentes em São Gregório. N.p. de João Pereira da Silva e de Ana Joaquina de Jesus, de São Cosme, Gondomar, Porto; n.m. de Inácio Luís Ribeiro e de Páscoa das Flores, de São Gregório. Nasceu a 26/7/1842 e foi batizado a 29 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó materna e Bento Monteiro, naturais de São Gregório. 

 

SILVA, Manuel Joaquim. Filho de António Bento da Silva e de Maria Joaquina Rodrigues, moradores no lugar do Pico, Cristóval. Nasceu por volta de 1824. // Lavrador. // Casou na igreja de Cristóval a 23/12/1850, com Francisca Rodrigues, filha de Francisco Rodrigues e de Joaquina Domingues, do lugar da Cruz. Testemunhas: Francisco da Silva, solteiro, e seu irmão João António da Silva, do lugar do Outeiro, Paços. // Faleceu no lugar da Cruz a 3/11/1902, com 78 anos de idade, com todos os sacramentos, no estado de casado com a sobredita Francisca Rodrigues, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no cemitério local.

 

SILVA, Manuel Joaquim. Filho de Antónia Joaquina Silva, solteira, da Rua dos Caldeireiros, Porto (e de António José de Freitas, casado, da freguesia de Santa Maria de Bouro, Póvoa de Lanhoso). Neto materno de João da Silva e de Joaquina Rosa, da freguesia de Santa Marinha de Cima do Douro. Nasceu a 11/5/1849 e foi batizado na igreja de Cristóval a 17 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José da Silva e sua mulher, Casimira Rosa, do Porto. // Nota: a mãe ausentou-se sem a criança ter recebido os santos óleos; mais um drama, a somar a tantos outros.  

 

SILVA, Manuel Joaquim. Filho de António José da Silva e de Maria Domingues, moradores no lugar do Ramo. N.p. de José Miguel Silva (casado?) e de Josefa Domingues, solteira; n.m. de Caetano José Domingues e de Francisca Rosa Domingues. Nasceu a 6/7/1851 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: os seus avós maternos, do Ramo. 

 

SILVA, Manuel Joaquim. Filho de Francisco da Silva e de Antónia Rodrigues, lavradores, residentes no lugar da Porta. N.p. de António Bento Silva e de Maria Joaquina Rodrigues, do Pico; n.m. de Francisco José Rodrigues Alves e de Maria Joaquina Pires, do lugar da Porta. Nasceu a 3/6/1853 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Pires e sua mulher, Antónia Pires, de Carvão. // Proprietário. // Faleceu a 14/1/1898, numa casa do Campo da Feira Nova, Vila de Melgaço, às dezoito horas, solteiro, sem geração, apenas com a extrema-unção, por não haver tempo para aplicar os outros sacramentos, e foi sepultado no cemitério da sua freguesia natal.

    

SILVA, Manuel Joaquim. Filho de António Silva e de Maria Domingues, moradores no Ramo. N.p. de José Miguel da Silva, casado, e de Josefa Domingues, solteira, ambos moradores em São Gregório; n.m. de Caetano José Domingues e de Francisca Rosa Rodrigues, do Ramo. Nasceu a 10/10/1854 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Luís Manuel Domingues, tio materno, e sua filha, Teresa, solteira, de São Gregório.

 

SILVA, Manuel Joaquim. Filho de António da Silva, chapeleiro, e de Maria Dias, moradores em São Gregório. Neto paterno de José Narciso Silva e de Joana Maria, de Gualtar, Braga; neto materno de José Luís Dias e de Anastácia Alves, de São Gregório. Nasceu em Cristóval a 4/7/1864 e foi batizado a 7 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Bento Monteiro, solteiro, lavrador, do lugar de Cortinhas, Prado, e Antónia Dias, solteira, tia do batizando. // Faleceu a 23/7/1867. 

 

SILVA, Manuel José. Filho de Luís da Silva e de Luísa Rodrigues, residentes no lugar da Soalheira. N.p. de António Bento da Silva e de Maria Joaquina Rodrigues, do Pico; n.m. de Francisco Rodrigues e de Maria Joana Martins, da Soalheira. Nasceu em Cristóval a 21/5/1839 e foi batizado a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José de Almeida, do Coto, e Maria do Outeiro, solteira, do lugar do Ramo.

 

SILVA, Manuel José. Filho de Gonçalo da Silva e de Josefa Rodrigues, moradores no lugar de Carvão. N.p. de António Bento da Silva e de Maria Joaquina Rodrigues, do Pico; n.m. de António Rodrigues e de Maria Teresa Pires, de Carvão. Nasceu em Cristóval a 10/7/1844 e foi batizado a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Pires e sua filha, Ana Pires, solteira, do lugar de Doma. 

 

SILVA, Manuel José. Filho de Manuel Joaquim da Silva e de Francisca Rodrigues, moradores no lugar da Cruz. Neto paterno de António Bento da Silva e de Maria Joaquina Rodrigues, do lugar do Pico; neto materno de Francisco Rodrigues e de Maria Joaquina Domingues. Nasceu em Cristóval a 2/5/1858 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Joaquim Gomes e sua mulher, Maria Gertrudes da Silva, do lugar do Pico. // Faleceu a 18/8/1866 e foi sepultado na igreja.  

 

SILVA, Marcelina. Filha de João Miguel da Silva e de Maria Josefa Monteiro, lavradores. // Faleceu em São Gregório a 30/7/1897, com oitenta anos de idade, no estado de viúva de Zeferino Monteiro, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada no cemitério. // Com geração.

 

SILVA, Margarida. Filha de Manuel da Silva e de Francisca Rodrigues, moradores no lugar de Carvão. Neta paterna de António da Silva e de Joaquina Rodrigues, do lugar do Pico; neta materna de Francisco Rodrigues e de Joaquina Domingues, do lugar da Cruz. Nasceu em Cristóval a 11/3/1854 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Cristóvão Durães e sua mulher, Margarida Lopes, do lugar da Granja. // Casou com Manuel Domingues, filho de Vicente Domingues e Ana Domingues. // Enviuvou a 3/7/1898. // Deve ter falecido por volta de 1920, pois nesse ano foram citados pelo Juízo de Direito da comarca de Melgaço os seus filhos Alberto e Ana Luísa, solteiros, ausentes em parte incerta do Brasil (Jornal de Melgaço n.º 1310, de 7/11/1920).

 

SILVA, Maria. Filha de Cipriano José da Silva (Guimarães) e de Rosa Maria Ramalho Rodrigues, moradores em São Gregório. N.p. de António Joaquim da Silva (Guimarães) e de Caetana Antónia Ribeira, de Penso, Valadares; n.m. de Manuel Rodrigues e de Maria Luísa Ramalho, de Messegães, Valadares. Nasceu a 15/12/1839 e foi batizada a 17 desse mês e ano. Padrinho: Francisco António Durães, de São Gregório.  

 

SILVA, Maria. Filha de Manuel Joaquim Silva e de Francisca Rodrigues, lavradores, residentes no lugar da Cruz. N.p. de António Bento da Silva e de Maria Joaquina Rodrigues, do Pico; n.m. de Francisco Rodrigues e de Joaquina Domingues, do lugar da Cruz. Nasceu em Cristóval a 8/6/1864 e foi batizada a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco da Silva, alfaiate, e sua irmã, Maria, solteiros, de Soalheira. // Casou na igreja da sua freguesia de nascimento a 7/8/1887 com Manuel José Alves, natural de Lamas de Mouro. // Faleceu em Cristóval a 26/11/1942. 

 

SILVA, Maria Benta. Filha de Anastácio José da Silva e de Teresa Maria de Jesus Rodrigues, lavradores, cristovalenses. Nasceu por volta de 1815. // Faleceu a 18/1/1910, no lugar de São Gregório, onde morava, com todos os sacramentos, com noventa e cinco anos de idade, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério paroquial. // Era irmã da minha trisavó Maria Teresa.  

 

SILVA, Maria da Conceição. Filha de Francisco da Silva e de Antónia Rodrigues, moradores no lugar da Porta. N.p. de António Bento da Silva e de Joaquina Rodrigues, de Pico; n.m. de Francisco José Rodrigues e de Maria Joaquina Pires, do lugar da Porta. Nasceu a 8/12/1858 e foi batizada a 10 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e Francisca Rodrigues, solteira, prima da criança. // Casou na igreja de Cristóval a 11/10/1902 com o seu parente e conterrâneo José Joaquim Pereira da Costa, de 37 anos de idade, solteiro, proprietário. // Faleceu em Cristóval a 24/1/1945.

 

SILVA, Maria da Conceição. Filha de José Joaquim da Silva, lavrador, natural de Cristóval, e de Maria Albina Marques, lavradeira, natural de Fiães, moradores no lugar da Cruz de Carvão. N.p. de Manuel Joaquim da Silva e de Francisca Rodrigues; n.m. de Manuel Marques e de Maria Domingues. Nasceu em Cristóval a 31/12/1906 e foi batizada na igreja a 1/1/1907. Padrinhos: Luís António Reinales, solteiro, lavrador, e Maria Joaquina Vaz, viúva, lavradeira. // Casou a 18/3/1943, na igreja de Cristóval, com Abílio Augusto Nunes Lourenço. // Faleceu em Cristóval a 25/10/1987.   

 

SILVA, Maria Francisca. Filha de Luís da Silva e de Luísa Rodrigues, moradores no lugar da Soalheira. Neta paterna de António Bento da Silva e de Maria Joaquina Rodrigues, do lugar do Pico; neta materna de Francisco Rodrigues e de Maria Joana Martins, do lugar da Soalheira. Nasceu em Cristóval a 20/3/1846 e foi batizada a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco da Silva, tio paterno, e Rosa Rodrigues, solteira, de São Caetano de Quintela, Jurisdição de Crecente, Tui.

 

SILVA, Maria Gertrudes. Filha de António Bento da Silva e de Joaquina Rodrigues. // Faleceu no Pico a 4/8/1870, com 60 anos de idade, casada com Manuel Joaquim Gomes, com a extrema-unção, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja.

 

SILVA, Maria Inácia. Filha de Ana Joaquina da Silva, solteira, ambulante {dizia ser da freguesia de Dorvila (*), Vila Real de Trás-os-Montes}. Neta materna de Joaquim da Silva e de Rita do Carmo. Nasceu em Cevide a 13/12/1882 e foi batizada na igreja de Cristóval a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Dantas, solteiro, guarda da alfândega, a prestar serviço em São Gregório, natural da freguesia de Santiago de Nogueira, Vila Nova de Cerveira, e Maria Garcia, solteira, da freguesia de Santa Maria de Cereio, partido de Barbantinho, arcebispado de Santiago, Galiza, moradora em Cristóval. // Casou com Pedro Augusto Lousada. // O seu marido morreu na freguesia de São Pedro, Vila Real, a 1/7/1957. // Finou-se a 9/9/1958. /// (*) Deve ser Borbela. 

 

SILVA, Maria Joaquina. Filha de Gonçalo da Silva e de Josefa Rodrigues, moradores no lugar de Carvão. N.p. de António Bento da Silva e de Maria Joaquina Rodrigues, do Pico; n.m. de António Rodrigues e de Maria Teresa Pires, de Carvão. Nasceu a 16/5/1851 e foi batizada a 19 desse mês e ano. Padrinhos: António Pires, viúvo, da Granja, e Ana Joaquina, solteira, criada de Manuel José Pires, de Doma. // Faleceu a 31/8/1857 e foi sepultada na igreja a 1 de Setembro, com missa cantada.    

 

SILVA, Maria Joaquina. Filha de António José da Silva e de Maria Domingues, lavradores, residentes no lugar do Ramo. N.p. de José Miguel da Silva, negociante, casado, morador em São Gregório, e de Josefa Domingues, solteira, de Gorvelha; n.m. de Caetano José Domingues e de Francisca Rosa Rodrigues, do Ramo. Nasceu a 6/1/1863 e foi batizada a 8 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos.

 

SILVA, Maria Teresa. Filha de Anastácio José da Silva e de Maria Teresa de Jesus Rodrigues, lavradores-proprietários, de São Gregório, Cristóval. Nasceu no dito lugar por volta de 1805. // Lavradeira. // Casou com Manuel José Lourenço, da Vila de Melgaço, tendo morado no Rio do Porto, Rouças; ali deu à luz seus filhos. // Faleceu no Rio do Porto a 29/8/1882, pelas onze horas da manhã, com 77 anos de idade, com todos os sacramentos, com testamento, com três filhos vivos, e foi sepultada no cemitério particular de Rouças. // O seu viúvo morreu em 1891. // É minha trisavó.  

 

SILVA, Maria Ventura. Filha de Gonçalo da Silva e de Josefa Rodrigues, residentes no lugar de Carvão. Neta paterna de António da Silva e de Maria Joaquina Rodrigues, do Pico; neta materna de António Rodrigues e de Maria Teresa Pires, do lugar de Carvão. Nasceu em Cristóval a 23/7/1843 e foi batizada a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Pires e sua filha, Ana Rosa, do lugar de Doma.

 

SILVA, Miquelina Rosa. Filha de Francisco da Silva e de Antónia Rodrigues Alves, moradores no lugar da Porta. N.p. de António Bento da Silva e de Joaquina Rodrigues, do lugar do Pico; n.m. de Francisco José Rodrigues Alves e de Maria Pires, do lugar da Porta. Nasceu a 9/5/1870 e foi batizada a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Rodrigues e irmã, Maria Luísa Rodrigues, solteiros, lavradores, do dito lugar da Porta. // Faleceu no lugar da Porta a 6/1/1895, solteira, só com a extrema-unção, sem testamento, e foi sepultada junto à capela do Senhor dos Passos.  

 

SILVA, Rosa de Lurdes. Filha de José Joaquim da Silva, natural de Cristóval, e de Maria Albina Marques, natural de Fiães, lavradores, residentes no lugar da Cruz de Carvão. Neta paterna de Manuel Joaquim da Silva e de Francisca Rodrigues; neta materna de Manuel Marques e de Maria Domingues. Nasceu em Cristóval a 16/7/1908 e foi batizada na igreja a 19 desse mês e ano. Padrinhos: José Maria da Silva Rodrigues, viúvo, proprietário, e Clara Rosa Marques, casada, lavradeira. // Faleceu a 5/8/1908. // Gémea de Angelina de Lurdes.   

 

SILVA, Rui. Filho de ------------- Silva e de ------------------------------. Nasceu em Cristóval por volta de 1928. // Casou com Teresa da Conceição Marques. // Faleceu no hospital do Porto a --/--/1991, com 63 anos de idade, e foi sepultado no cemitério da sua terra natal. // Pai de António, casado com Maria Alice Pereira (A Voz de Melgaço n.º 933). 

 

SILVA, Teresa. Filha de António da Silva, oficial de chapeleiro, e de Maria Dias, moradores na Rua Verde de São Gregório. N.p. de Narciso da Silva e de Joana Maria, de Tenões, Braga; n.m. de José Luís Dias e de Anastácia Alves, da Rua Verde. Nasceu a 11/10/1881 e foi batizada a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Damião José Domingues e sua mulher, Antónia Dias, tia materna da neófita, de Bilhões, Rouças.

 

SILVESTRE

 

SILVESTRE, António Joaquim. Filho de Manuel Bernardo Silvestre e de Maria Luísa Lebosa, moradores na Rua Verde. N.p. de Manuel Silvestre Gracinda de Jesus, da freguesia de Mascarenhas, Mirandela; n.m. de Francisco Leboso e de Teresa Domingues, da Rua Verde de São Gregório. Nasceu a 17/10/1892 e foi batizado a 20 desse mês e ano. Madrinha: a sua avó materna. // Morreu a 20/12/1893. // Nota: um indivíduo com esse nome, e talvez com a mesma idade, tinha de se apresentar em Infantaria 3, Viana, entre 12 e 15/5/1913 (Correio de Melgaço n.º 45, de 13/4/1913).

 

SIMAS

 

SIMAS (?), António José. // Faleceu a 30/1/1805, foi amortalhado em túnica de São Francisco e sepultado na igreja de Cristóval. // Era viúvo e morava em Fonte do Cabo. 

 

SOARES

 

SOARES, António José. // Nasceu por volta de 1934. // Morreu no lugar de Carvão, Cristóval, a --/10/2020, com 86 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/11/2020). 

 

SOARES, Benedita Correia. Filha de Maria Teresa Correia Soares, viúva, moradora em São Gregório. Neta materna de Anacleto Correia Soares e de Mariana Gonçalves, da Vila de Melgaço. Nasceu em Cristóval a 29/12/1843 e foi batizada no dia seguinte. Padrinho: João Batista Pires Pereira, de São Gregório.  

 

SOARES, Roberto. Filho de ---------------- Soares e de --------------------------------. Nasceu em São Gregório, Cristóval, a --/--/19--. // Ciclista. // Ler acerca dele um artigo do jornalista João Martinho, publicado em A Voz de Melgaço de 1/11/2022, páginas 14 e 15.

 

SOARES, Rosa Esteves. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1494, de 15/12/1963: «Na maternidade do hospital da SCMM deu à luz uma menina a senhora R.E.S.»

 

SOEIRO

 

SOEIRO, Adriano. Filho de Manuel António Soeiro e de Maria Teresa do Outeiro, lavradores, residentes no lugar da Granja. Neto paterno de Vicente José Soeiro e de Luísa Fernandes, de Ladronqueira, Fiães; neto materno de Jerónimo do Outeiro e de Benta Marques, de São Gregório. Nasceu em Cristóval a 7/9/1862 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: António Maria Rodrigues, tendeiro, e Maria Rodrigues, casados, do lugar da Calçada, Cristóval. // Faleceu na Granja a 12/2/1886, solteiro, com todos os sacramentos, e no dia seguinte foi sepultado na igreja.   

 

SOEIRO, Albina. Filha de Manuel António Soeiro e de Maria Teresa do Outeiro, moradores no lugar da Granja. N.p. de Vicente José Soeiro e de Luísa Fernandes, de Ladronqueira, Fiães; n.m. de Jerónimo do Outeiro e de Maria Benta Marques, de São Gregório. Nasceu a 17/1/1877 e foi batizada a 22 desse mês e ano. Padrinhos: José Duarte Marques, sapateiro, e sua mulher, Benta Marques (avó materna da neófita), moradores em São Gregório. // Casou na igreja de Cristóval a 26/2/1905 com Domingos José Gonçalves, sampaiense, de 30 anos de idade, solteiro, carpinteiro. // Ambos faleceram na freguesia de São Paio: o marido a 26/12/1952 e ela a 5/4/1956. 

 

SOEIRO, Ana Rosa. Filha de Manuel António Soeiro e de Maria Teresa do Outeiro, moradores no lugar da Granja. N.p. de Vicente José Soeiro e de Luísa Fernandes, de Ladronqueira, Fiães; n.m. de Jerónimo do Outeiro e de Maria Benta Marques, de São Gregório. Nasceu a 25/1/1874 e foi batizada a 2 de Fevereiro desse ano. Padrinho: António Maria Rodrigues, casado, negociante, morador na Calçada de Cristóval. // Faleceu na sua terra natal a 18/2/1955.

 

SOEIRO, António José. Filho de Manuel António Soeiro e de Maria Teresa do Outeiro, da Casa do Rego, Granja, Cristóval. N.p. de Vicente José Soeiro «agora residente no dito lugar e Casa» e de sua mulher, Luísa Fernandes, de Ladronqueira, Fiães; n.m. de Jerónimo do Outeiro e de Maria Benta Marques, de São Gregório. Nasceu a 9/11/1858 e foi batizado a 11 do mesmo mês e ano. Padrinho: António José Marques Leal, negociante em Lisboa, tio da mãe do bebé (substituído pelo avô paterno do neófito).    

 

SOEIRO, Benta Joaquina. Filha de Manuel António Soeiro e de Maria Teresa do Outeiro, moradores no lugar da Granja. Neta paterna de Vicente José Soeiro e de Luisa Fernandes, do lugar de Ladronqueira, freguesia de Fiães; neta materna de Jerónimo do Outeiro e de Maria Benta Marques, do lugar de São Gregório. Nasceu em Cristóval a 9/5/1875 e foi batizada a 13 do dito mês e ano. Padrinhos: José Marques, sapateiro, e sua mulher, Maria Benta Marques, de São Gregório. // Casou na igreja de Cristóval a 23/6/1901 com o seu parente, Júlio Augusto Pereira, de 24 anos de idade, solteiro, natural de Rouças. // Mãe de Manuel António Pereira, nascido em Cristóval em 1914, de Maria Brígida Pereira, e de Rosa dos Prazeres Pereira.  

 

SOEIRO, Delfina da Purificação. Filha de Manuel António Soeiro e de Maria Teresa do Outeiro, lavradores. N.p. de Vicente José Soeiro e de Luísa Fernandes, de Fiães; n.m. de Jerónimo do Outeiro e de Maria Benta Marques, de São Gregório. Nasceu a 28/1/1881 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: padre Manuel Vicente Pereira, abade de Cristóval, e Antónia Esteves, solteira, do lugar de Laceiras, Castro Laboreiro. // Casou com Manuel Joaquim de Araújo, na CRCM, a 9/8/1914. // Enviuvou a 14/2/1968. // Faleceu em Cristóval a 4/12/1973, com 92 anos de idade.    

 

SOEIRO, Delfina Rosa. Filha de Manuel António Soeiro e de Maria Teresa do Outeiro, rurais e proprietários, moradores no lugar da Granja. Neta paterna de Vicente José Soeiro e de Luísa Fernandes, de Ladronqueira, Fiães; neta materna de Jerónimo do Outeiro e de Maria Benta Marques, de São Gregório. Nasceu em Cristóval a 15/4/1866 e foi batizada a 19 desse mês e ano. Padrinhos: António Maria Rodrigues, negociante, e sua mulher, Maria Rodrigues, da Calçada, Cristóval. // Faleceu a 22/7/1884, com todos os sacramentos, e foi sepultada no cemitério no dia 23.   

 

SOEIRO, José Joaquim. Filho de Manuel António Soeiro e de Maria Teresa do Outeiro, residentes no lugar da Granja. N.p. de Vicente José Soeiro e de Luísa Fernandes, de Ladronqueira, Fiães; n.m. de Jerónimo do Outeiro e de Maria Benta Marques, de São Gregório. Nasceu a 20/4/1869 e foi batizado a 25 desse mês e ano. Padrinhos: o padre José Joaquim de Abreu e sua irmã, Miquelina, solteira, moradores em São Gregório. // Faleceu no Rio do Janeiro, Brasil, onde trabalhava como caixeiro, e foi sepultado no cemitério São João Batista, pertencente ao Hospital da Santa Casa da Misericórdia daquela cidade, a 4/10/1884 (deve ter morrido um ou dois dias antes). // O pároco de Cristóval recebeu a certidão de óbito apenas a 13/11/1889!

 

SOEIRO, Manuel António. Filho de Vicente José Soeiro e de Maria Luísa Fernandes, natural de Ladronqueira, Fiães, morador – desde os três anos de idade – em casa de seu tio, padre Manuel Joaquim Fernandes, morador no lugar da Granja, Cristóval, por este instituído seu único herdeiro. // Casou na igreja de Cristóval a 22/2/1857, com Maria Teresa, filha de Jerónimo do Outeiro e de Maria Benta Marques, de São Gregório. Testemunhas: Francisco António Durães, proprietário, e Manuel José de Sousa Viana, negociante, ambos de São Gregório.

 

SOEIRO, Manuel Vicente. Filho de Manuel António Soeiro e de Maria Teresa do Outeiro, moradores no lugar da Granja. N.p. de Vicente José Soeiro e de Luísa Fernandes, de Ladronqueira, Fiães; n.m. de Jerónimo do Outeiro e de Maria Benta Marques, de São Gregório. Nasceu a 19/1/1868 e foi batizado a 22 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô paterno e Ramira Soeiro, viúva, tia do batizando, do lugar da Granja. // Faleceu a 21/8/1869 e foi sepultado na igreja.  

 

SOEIRO, Manuel Vicente. Filho de Manuel António Soeiro e de Maria Teresa do Outeiro, moradores na Granja. N.p. de Vicente José Soeiro e de Luísa Fernandes, de Ladronqueira, Fiães; n.m. de Jerónimo do Outeiro e de Maria Benta Marques, de São Gregório. Nasceu a 12/11/1870 e foi batizado a 14 do mesmo mês e ano. Padrinhos: padre José Joaquim de Abreu e irmã, Miquelina, de São Gregório. // Faleceu a 17/4/1882, com todos os sacramentos, e foi sepultado na igreja no dia 19.  

 

SOEIRO, Maria Benta. Filha de Manuel António Soeiro e de Maria Teresa do Outeiro, residentes na Granja. N.p. de Vicente José Soeiro e de Luísa Fernandes, de Ladronqueira, Fiães; n.m. de Jerónimo do Outeiro e de Maria Benta Marques, de São Gregório, todos lavradores. Nasceu em Cristóval a 23/8/1860 e foi batizada a 27 desse mês e ano. Padrinhos: José Marques, mestre sapateiro, e a avó materna da neófita. // Faleceu no lugar da Granja (Casa do Rego) a 12/7/1862.

 

SOEIRO, Maria Florinda. Filha de Manuel António Soeiro e de Maria Teresa do Outeiro, moradores no lugar da Granja. N.p. de Vicente José Soeiro e de Luísa Fernandes, de Ladronqueira, Fiães; n.m. de Jerónimo do Outeiro e de Maria Benta Marques, de São Gregório, todos lavradores. Nasceu a 29/2/1864 e foi batizada a 2 de Março desse ano. Padrinhos: José Marques, sapateiro, e sua mulher, Benta Marques, de São Gregório. // Faleceu em São Gregório a 12/8/1883, no estado de solteira, sem sacramentos, por não darem parte, sem testamento, sem filhos, e no dia seguinte foi sepultada no Cruzeiro, no lugar destinado a cemitério, fora da igreja.  

 

SOEIRO, Miquelina Rosa. Filha de Manuel António Soeiro e de Maria Teresa do Outeiro, da Granja. N.p. de Vicente José Soeiro e de Luísa Fernandes, de Ladronqueira, Fiães; n.m. de Jerónimo do Outeiro e de Maria Benta Marques, de São Gregório. Nasceu a 20/3/1872 e foi batizada a 24 do mesmo mês e ano. Padrinhos: padre José Joaquim de Abreu e sua irmã, Miquelina, solteira, moradores em São Gregório.

 

SOEIRO, Vicente José. Filho de Manuel da Silva e de Maria Madalena Soeiro, lavradores. Neto paterno de António da Silva e de Maria Rodrigues; neto materno de Manuel António Soeiro e de Maria Emália. Foi batizado na freguesia de São Pedro das Águias (hoje Granjinhas, Tabuaço), bispado de Lamego, onde os pais e avós moravam. // Lavrador. // Tinha 50 anos de idade, era viúvo de Maria Luísa Fernandes, natural de Fiães, residia no lugar da Granja, Cristóval, quando casou na igreja de Cristóval, Melgaço, a 16/9/1861, com Isidora, de 43 anos de idade, solteira, cristovalense, filha de Maria Luísa Domingues de Pinho, e neta materna de Romão de Pinho e de Maria Esteves, moradores em Doma. Testemunhas: António Maria Rodrigues, casado, negociante, do lugar da Calçada; Luís Lopes, solteiro, do lugar de Doma; e Manuel Pires, solteiro, do lugar da Cruz. // Faleceu no lugar da Granja a 13/5/1874, com 72 anos de idade, no estado de viúvo de Isidora, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja. // Deixou dois filhos: Manuel e Ramira.    

 

SOUSA

 

SOUSA, Afonso. Filho de Luís de Sousa, sapateiro, natural de Cristóval, e de Rosa Ferreira, lavradeira, natural de Cambres, Lamego, moradores no lugar da Rua Verde. N.p. de João Manuel de Sousa e de Maria Rodrigues; n.m. de José Ferreira e de Maria Teixeira. Nasceu em Cristóval a 4/10/1898 e foi batizado na igreja a 7 desse mês e ano. Padrinhos: Afonso Martins, casado, lavrador, e Miquelina Carvalho, casada. // Casou a 14/8/1920, na Conservatória do Registo Civil da Figueira da Foz, com Ludovina da Conceição Antunes. // Faleceu na vila do Barreiro a 5/12/1979.  

 

SOUSA, Alexandrina Augusta. Filha de Luís de Sousa, natural de Cristóval, e de Rosa Ferreira, natural da freguesia de Cambres, concelho de Lamego, lavradores, residentes no lugar da Rua Verde. N.p. de João Manuel de Sousa e de Maria Rodrigues; n.m. de José Ferreira e de Maria Teixeira. Nasceu em Cristóval a 23/8/1895 e foi batizada na igreja a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Esteves, casado, proprietário, e Alexandrina Francisca Passos de Almeida, casada. // Por sentença de 17/1/1953, que transitou em julgado, e proferida em processo que correu seus termos pela 2.ª secção da secretaria judicial da comarca da Figueira da Foz, foi decretado o divórcio definitivo, com o fundamento no número 2 do artigo 4.º do decreto de 3/11/1910, entre ela e Gilberto da Conceição Gonçalves, natural da freguesia de São Julião da Figueira da Foz. // Faleceu na dita freguesia de São Julião a 9/7/1955.     

 

SOUSA, Amadeu António. Filho de João Manuel de Sousa, mestre sapateiro, e de Maria Luísa Rodrigues, moradores em São Gregório. Neto paterno de José Tomaz de Sousa e de Maria Gertrudes Gonçalves, da Vila de Melgaço; neto materno de Joaquim Rodrigues e de Gabriela Vasques, de Paços. Nasceu em Cristóval a 15/5/1866 e foi batizado a 18 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim de Sousa, solteiro, alfaiate, e sua irmã, Maria Caetana de Sousa, solteira, tios do bebé, da Vila de Melgaço. // Faleceu a 26/7/1866 e foi sepultado na igreja.   

 

SOUSA, Aniceto Joaquim. Filho de Bento Alberto de Sousa e de Maria Teresa de Barros, moradores em São Gregório. Neto paterno de João (?) José de Sousa e de Maria Joaquina Ribeira, do dito lugar; neto materno de João José Alves de Barros e de Caetana Maria de Castro, da Vila de Melgaço. Nasceu a 6/4/1833 e foi batizado a (?). Padrinho: Francisco António Durães, solteiro, de São Gregório.

 

SOUSA, António. Filho de António de Sousa e de Elvira Esteves. Nasceu na freguesia de Cristóval a --/--/1933 (Notícias de Melgaço n.º 206, de 27/8/1933).

 

SOUSA, António Casimiro. Filho de Constantino de Jesus de Sousa, natural de Rouças, e de Maria da Glória Vaz, natural de Cristóval, moradores no lugar de São Gregório. N.p. de Félix Vitorino de Sousa e de Teresa de Jesus Cerdeira; n.m. de José Joaquim Vaz e de Francisca Monteiro. Nasceu em Cristóval a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 141, de 16/3/1915). // Emigrou para o Brasil. // S.m.n.  

 

SOUSA, Armelinda Guilhermina. Filha de Rosa de Sousa, solteira, moradora no lugar de São Gregório. Neta materna de João de Sousa e de Domingas Rodrigues, do dito lugar. Nasceu a 28/5/1879 e foi batizada a 31 desse mês e ano. Padrinhos: Aires do Nascimento Gonçalves Mendonça, solteiro, lavrador, do lugar da Carpinteira, São Paio, e Maria Guilhermina, solteira, lavradora, de Cabreiros, Rouças. 

 

SOUSA, Belmira Augusta. Filha de Constantino de Jesus de Sousa, natural de Rouças, e de Maria da Glória Vaz, natural de Cristóval, moradores em São Gregório. Neta paterna de Félix Vitorino de Sousa e de Teresa de Jesus Cerdeira; neta materna de José Joaquim Vaz e de Francisca Monteiro. Nasceu em Cristóval a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 57, de 13/7/1913). // Casou com Artur Seixo, e moraram em São Gregório. // Mãe de Carlos Alberto Seixo e de Maria Luísa Seixo.

 

SOUSA, Catarina Maria. Filha de Manuel Mesquita de Sousa e de Ana Albina Mendes, moradores em Cevide. Neta paterna de José Mesquita de Sousa e de Teresa Joaquina de Jesus, de São Vítor, Braga; neta materna de Ana Luísa Mendes, solteira, de Cevide. Nasceu em Cristóval a 28/5/1851 e foi batizada a 31 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel da Costa Pinho e sua mulher, Catarina Maria Violanta, da freguesia de São Vítor, Braga, residentes em São Miguel de Desteriz, Galiza.

 

SOUSA, Clara Rosa. Filha de João Manuel de Sousa e de Maria Luísa Rodrigues, residentes no lugar de São Gregório. Neta paterna Tomás José de Sousa e de Maria Gertrudes Gonçalves, da Vila de Melgaço; neta materna de Joaquim Rodrigues e de Gabriela Vasques, do lugar de Beleco, Paços. Nasceu em Cristóval a 22/11/1852 e foi batizada a 24 desse mês e ano. Padrinho: João Manuel Rodrigues, tio da mãe da neófita, do lugar de Beleco, freguesia de Paços.

 

SOUSA, Delfina Cândida. Filha de João Manuel de Sousa e de Maria Luísa Rodrigues, moradores em São Gregório. N.p. de Tomás José de Sousa e de Maria Gertrudes Gonçalves, da Vila de Melgaço; n.m. de Joaquim Rodrigues e de Gabriela Vaz, do lugar de Beleco, Paços. Nasceu em Cristóval a 9/6/1858 e foi batizada a 11 desse mês e ano. Padrinho: José Joaquim de Sousa, tio paterno, da Vila de Melgaço. 

 

SOUSA, Delfina Esmeralda. Filha de ---------- de Sousa e de ---------------------- Rodrigues. Nasceu em São Gregório a 19/12/19--. // No ano 2000 residia nos Arcos de Valdevez (A Voz de Melgaço n.º 1150). 

 

SOUSA, Deolinda. Filha de Esperança Rosa de Sousa. Nasceu na freguesia de Cristóval a --/--/1929 (Notícias de Melgaço n.º 31, de 22/9/1929).

 

SOUSA, Elvira de Lurdes. Filha de José de Sousa, soldado da guarda-fiscal, natural da freguesia de São João de Vilaboa, concelho de Barcelos, e de Ufrezina Teixeira, jornaleira, natural de Segadães, Valença, moradores no lugar de São Gregório, Melgaço. Neta paterna de Francisco de Sousa e de Maria Gomes; neta materna de Manuel Joaquim Teixeira e de Joaquina da Cunha. Nasceu em Cristóval a 10/10/1908 e foi batizado na igreja a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Adriano Augusto Marques, viúvo, proprietário, e Maria Marques, solteira, proprietária. // Casou a 19/4/1934, na CRCM, com José de Sá Fernandes. // Ambos os cônjuges faleceram em Cristóval: o marido a 7/10/1982 e ela a 4/4/1892. 

 

SOUSA, Francisco José. Filho de Manuel Mesquita de Sousa e de Ana Albina Mendes, residentes no lugar de Cevide. Neto paterno de José Mesquita de Sousa e de Teresa Joaquina de Jesus, de São Vítor, Braga; neto materno de Ana Luísa Mendes, solteira, de Cevide. Nasceu na freguesia de Cristóval a 17/6/1857 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Mendes e sua irmã, Maria Mendes, dos Casais, Paços. // O moço ficou triste, e a família recorreu, quando ficou isento do serviço militar. Leia-se o seguinte parecer: «Conformando-me com a consulta do supremo tribunal administrativo, para que foi ouvido o Ministério Público, acerca do recurso de recrutamento militar do ano de 1878, n.º 2387, interposto por Vitorino Monteiro, Helena Marques, viúva, Manuel Alves, Manuel José Lopes, Caetano José Gonçalves, e Anastácia Alves, viúva, contra o acórdão da Comissão Distrital que isentou o mancebo Francisco José de Mesquita, filho de Manuel Mesquita de Sousa e de Ana Albina Mendes, de Cristóval, concelho de Melgaço, distrito de Viana do Castelo, hei por bem dar provimento ao mesmo recurso, anulando a isenção concedida ao mancebo recorrido, por se não provar que lhe aproveite a disposição do art.º 8.º n.º 2 da lei de 27/7/1855. O Ministro e Secretário de Estado dos Negócios do Reino assim o tenha entendido e faça executar. Paço, 21/2/1880. // Rei. // José Luciano de Castro. // Está conforme. // Secretaria de Estado dos Negócios do Reino em 24/3/1880. // Pelo Director Geral, P. de A. Coelho de Campos     

 

SOUSA, Henriqueta. Filha de Manuel Mesquita de Sousa e de Ana Albina Mendes, moradores em Cevide. N.p. de José Mesquita de Sousa e de Teresa Joaquina de Jesus, de São Vítor, Braga; n.m. de Ana Luísa Mendes, solteira, de Cevide. Nasceu a 9/5/1853 e foi batizada a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Lourenço José Ribeiro de Figueiredo e Castro e sua irmã, Henriqueta, de Paderne.

 

SOUSA, Henriqueta de Jesus. Filha de Constantino de Jesus de Sousa, natural de Rouças, e de Maria da Glória Vaz, natural de Cristóval, moradores em São Gregório. N.p. de Félix Vitorino de Sousa e de Teresa de Jesus Cerdeira; n.m. de José Joaquim Vaz e de Francisca Monteiro. Nasceu em Cristóval a 4/12/1905 e foi batizado a 6 desse mês e ano. Padrinhos: José Abdónio da Silva, casado, proprietário, e Henriqueta Viana da Silva, casada, proprietária. // A 15/7/1918 fez exame do 1.º grau na escola Conde de Ferreira, obtendo a classificação de ótima (JM 1216, de 27/7/1918). // Casou a 11/11/1923, na CRCM, com Inácio Lopes. // Emigrante em Cuba. // O seu marido morreu a 27/10/1959, no hospital Calixto Garcia, sito em Havana, Cuba.  

 

SOUSA, João Manuel. Filho de Tomás José de Sousa e de Maria Gertrudes Gonçalves, moradores que foram na Vila de Melgaço. // Faleceu em São Gregório a 5/4/1877, com cinquenta anos de idade, no estado de casado com Maria Luísa Rodrigues, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja. // Deixou cinco filhos: Maria, José, Delfina, Luís, e Manuel.

 

SOUSA, José. Filho de ------------- de Sousa e de ---------------------------------. Nasceu em ----------, a --/--/19--. // Faleceu em Cristóval a --/--/1998 (A Voz de Melgaço n.º 1093).

 

SOUSA, José Joaquim. Filho de João Manuel de Sousa, mestre sapateiro, e de Maria Luísa Rodrigues, moradores em São Gregório. N.p. de Tomás José de Sousa e de Maria Gertrudes Gonçalves, da Vila de Melgaço; n.m. de Joaquim Rodrigues e de Gabriela Vaz, de Beleco, Paços. Nasceu em Cristóval a 11/4/1855 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinho: José Joaquim de Sousa, tio paterno do batizando. 

 

SOUSA, Leonor. Filha de Francisco de Sousa, natural da freguesia de Antas, Penalva do Castelo, e de Josefa da Luz Domingues, natural de SMP, Vila de Melgaço, jornaleiros, moradores na Rua Verde. N.p. de Joaquim de Sousa e de Maria Rosa; n.m. de José Luís Domingues e de Isabel Maria Vasques. Nasceu em Cristóval a 12/9/1910 e foi batizada na igreja a 19 desse mês e ano. Padrinhos: António Rodrigues, solteiro, soldado da guarda-fiscal espanhola, e Leonor Rodrigues, solteira, camponesa.  

 

SOUSA, Lucinda Amália. Filha de Constantino de Jesus de Sousa, natural de Rouças, e de Maria da Glória Vaz, natural de Cristóval, proprietários rurais, moradores em São Gregório. Neta paterna de Félix Vitorino de Sousa e de Teresa de Jesus Cerdeira; neta materna de José Joaquim Vaz e de Francisca Monteiro. Nasceu em Cristóval a 9/11/1907 e foi batizada na igreja a 15 desse mês e ano. Padrinhos: José Abdónio da Silva e Henriqueta Viana da Silva. // Casou a 29/9/1937, na Conservatória do Registo Civil de Melgaço, com Carlos Fernandes Casaca Velez, de 25 anos de idade, na altura agente da Polícia de Vigilância e Defesa do Estado, e mais tarde inspetor da PIDE, natural da freguesia de São Lourenço, concelho de Portalegre, em serviço no posto de São Gregório, Cristóval, Melgaço, filho de Bento Rodrigues Velez, proprietário, e de Maria Rosa Casaca, doméstica, naturais e domiciliados na dita freguesia de São Lourenço. Testemunhas presentes: Luísa Sampaio Fernandes Esteves, casada, professora oficial da freguesia de Remoães, e António Alberto do Outeiro Esteves, casado, comerciante em São Gregório. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 950, de 8/10/1950: «A passar as suas férias encontra-se entre nós, acompanhado de sua esposa, o senhor Carlos Casaca Velez, chefe da brigada da P.S.D.E.» // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 952, de 22/10/1950: «Para o Entroncamento, a continuar no desempenho das suas funções, partiu, acompanhado de sua esposa, Carlos Casaca Velez, chefe da brigada da PIDE.» // O seu marido morreu no hospital de São João, Porto, a 2/11/1994, e foi sepultado no cemitério de Cristóval; parece que esteve internado no Lar Pereira de Sousa (ver A Voz de Melgaço n.º 1018). // Ela finou-se a 30/9/2005, na freguesia de Rouças (deve ter sido no Lar Pereira de Sousa), com noventa e sete anos de idade.

 

SOUSA, Luís. Filho de João Manuel de Sousa, mestre sapateiro, e de Maria Luísa Rodrigues, moradores em São Gregório. Neto paterno de Tomás José de Sousa e de Maria Gertrudes Gonçalves, lavradores, da Vila de Melgaço; neto materno de Joaquim Rodrigues e de Gabriela Vaz, lavradores, de Beleco, Paços. Nasceu em Cristóval a 14/12/1860 e foi batizado a 17 desse mês e ano. Padrinhos: Caetano José Gonçalves, mestre sapateiro, e Luísa Domingues, casados, de São Gregório. 

 

SOUSA, Manuel. Filho de José de Mesquita e Sousa e de Teresa Joaquina de Jesus, de São Vítor, Braga. // Casou na igreja de Cristóval a 26/5/1850 com Ana [Albina] Mendes, filha de Ana Luísa Mendes, solteira, natural do lugar de Cevide, e de António Pardilho Pimentel, galego. Testemunhas: Manuel José de Sousa Viana, de São Gregório, e o padre Diogo Manuel Rodrigues.

 

SOUSA, Manuel António. Filho de João Manuel de Sousa, sapateiro, e de Maria Luísa Rodrigues, moradores em São Gregório. N.p. de Tomás José de Sousa e de Maria Gertrudes Gonçalves, da Vila de Melgaço; n.m. de Joaquim Rodrigues e de Gabriela Vaz, de Beleco, Paços. Nasceu em Cristóval a 13/8/1863 e foi batizado a 15 desse mês e ano. Madrinha: Bernardina Rodrigues, solteira, de Beleco, Paços. 

 

SOUSA, Maria Adelaide. Filha de Manuel Mesquita de Sousa e de Ana Albina Mendes, moradores no lugar de Cevide. Neta paterna de José Mesquita de Sousa e de Teresa Joaquina de Jesus, de São Vítor, Braga; neta materna de Ana Luísa Mendes, solteira, de Cevide. Nasceu em Cristóval a 31/12/1854 e foi batizada a 1/1/1855. Madrinha: Maria de Sousa Viana, solteira, do lugar de São Gregório.

 

SOUSA, Maria Armanda. // Nasceu em Cristóval a --/--/19--. // Em 2023 estava divorciada e residia no lugar do Maninho, Alvaredo (A Voz de Melgaço de 1/12/2023).

 

SOUSA, Maria Augusta. Filha de José de Sousa, soldado da guarda-fiscal, natural da freguesia de São João de Vilaboa, Barcelos, e de Ufrezina Teixeira, jornaleira, natural de Segadães, Valença, moradores em São Gregório. N.p. de Francisco de Sousa e de Maria Gomes; n.m. de Manuel Joaquim Teixeira e de Joaquina da Cunha. Nasceu em Cristóval a 25/6/1910 e foi batizada na igreja a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Adriano Augusto Marques, viúvo, proprietário, e Maria Marques, solteira, proprietária.  

 

SOUSA, Maria Francisca. Filha de Martiniano de Sousa e de Luzia Teixeira, brasileiros. Nasceu no Amazonas, Brasil, por volta de 1857. // Proprietária. // Casou com José Maria da Silva Rodrigues. // Faleceu a 20/4/1907, no lugar do Regueiro, Cristóval, onde morava, com todos os sacramentos, com 50 anos de idade, no estado de casada, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério de Cristóval.   

 

SOUSA, Maria do Rosário. Filha de Constantino de Jesus Sousa, natural de Rouças, e de Maria da Glória Vaz, natural de Cristóval, moradores em São Gregório. N.p. de Félix Vitorino de Sousa e de Teresa de Jesus Cerdeira; n.m. de José Joaquim Vaz e de Francisca Monteiro. Nasceu em Cristóval a 3/10/1909 e foi batizada na igreja a 10 de esse mês e ano. Padrinhos: Gervásio José de Sousa e Maria de Sousa, solteiros, lavradores. // Faleceu em São Gregório a 2/5/1934, com apenas 24 anos de idade; estava casada desde 21/12/1927 com Celso Augusto Ferreira, 2.º cabo da Guarda-Fiscal, natural da Vila de Melgaço (ver NM 231, de 6/5/1934). // Mãe de Elvira, solteira, e de Lisdália, casada com Henrique Alberto Gomes (ver em Chaviães).

 

SOUSA, Palmira. Filha de António de Sousa e de Elvira Esteves. Nasceu na freguesia de Cristóval a --/--/1937 (Notícias de Melgaço n.º 372).

 

SOUSA, Sidónio Silvestre (Dr.) Filho de Constantino de Jesus de Sousa, natural de Rouças, e de Maria da Glória Vaz, natural de Cristóval, moradores em São Gregório. Neto paterno de Félix Vitorino de Sousa e de Teresa de Jesus Cerdeira; neto materno de José Joaquim Vaz e de Francisca Monteiro. Nasceu em Cristóval a --/--/1927 (ou 1928). // Licenciou-se em Filosofia. // Casou a 18/3/1957 com Maria del Carmen Rodrigo Frias Soares, natural de Salamanca, Espanha. // Foi ele um dos fundadores do Colégio da Barbosa. // Tomou posse de presidente da Câmara Municipal de Melgaço a 18/7/1970, tendo substituído nesse cargo o professor Manuel José Rodrigues (Notícias de Melgaço n.º 1758). Manteve-se nesse lugar até Abril de 1974; caiu ele e o regime corporativista. // Depois de inaugurada a Escola Secundária de Melgaço passou a lecionar aí, encerrando o dito Colégio, ou Externato. Chegou a diretor da dita Escola Secundária. // Maria del Carmen faleceu na vila de Melgaço a 2/04/2024, com 93 anos de idade (ver “A Voz de Melgaço” de 1 de Maio de 2024, e agência funerária Mira). // Ele morreu também na vila de Melgaço, a 11/02/2025, com noventa e sete (97) anos de idade, e o seu corpo foi cremado (agência funerária Vilarinho).

 

SOUTO

 

SOUTO, Albina. Filha de Luís Manuel do Souto e de Ramira Soeiro, rurais, moradores no lugar da Granja. Neta paterna de Manuel António Rodrigues do Souto e de Maria Luísa Domingues, da Calçada; neta materna de Vicente José Soeiro e de Luísa Fernandes, da Ladronqueira, Fiães. Nasceu em Cristóval a 11/9/1863 e foi batizada na igreja de Cristóval a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Soeiro, lavrador, e Maria Teresa do Outeiro, casados, do lugar da Granja.

 

SOUTO, Albina. Filha de ---------------- Souto e de ------------- Campo. Nasceu em Cristóval por volta de 1911. // Casou com ------------------------------------. // Faleceu no Centro de Saúde de Melgaço a --/--/1991, com 80 anos de idade, no estado de viúva, e foi sepultada no cemitério da sua freguesia natal. // (A Voz de Melgaço n.º 943).  

 

SOUTO, Albina Rosa. Filha de Manuel José do Souto e de Ana Joaquina Lopes, moradores em Marga. N.p. de Manuel Caetano do Souto e de Rosa Pires, do dito lugar; n.m. de José Luís Lopes e de Marcelina Rosa Rodrigues, de Beleco, Paços. Nasceu a 25/7/1875 e foi batizada 27 desse mês e ano. Padrinhos: o avô materno, lavrador, e a avó paterna, viúva. // Casou na igreja de Cristóval a 13/1/1908 com José Joaquim da Ribeira, de 33 anos de idade, solteiro, lavrador, natural de Paços. // Faleceu em Cristóval a 16/12/1952. // Com geração (ver, na Vila, José Augusto Alves, nascido em 1903).

 

SOUTO, Alexandrina. Filha de Manuel José do Souto e de Ana Joaquina Lopes, lavradores, residentes em Marga. N.p. de Manuel Caetano do Souto e de Rosa Pires, do mesmo lugar; n.m. de José Luís Lopes e de Marcelina Rosa Rodrigues, de Beleco, Paços. Nasceu a 26/6/1886 e foi batizada a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Rodrigues e Albina Rodrigues, solteiros, proprietários, moradores na Granja. 

 

SOUTO, Caetano Manuel. Filho de Manuel Joaquim do Souto e de Maria Luísa Pires, moradores no lugar de Marga. // Casou na igreja de Cristóval a 12/1/1843, com Rosa Pires, filha de Luís Pires e de Ana Esteves, do Sobreiro. Testemunhas: Manuel Pires, do lugar de Carvão, e Manuel Gonçalves, solteiro, do lugar de Marga. // A sua viúva faleceu a 3/1/1885. // Com geração.

 

SOUTO, Celeste Maria. Filha de Manuel Pereira do Souto e de Palmira de Lurdes Monteiro. Nasceu em Cristóval a --/--/1938 (NM 385, de 30/1/1938).

 

SOUTO, Luísa Rodrigues. // Faleceu a 22/11/1857, no lugar da Porta, no estado de casada com José Pires, com todos os sacramentos, com testamento, e foi sepultada na igreja no dia 23. Deixou por sua alma um ofício de corpo presente de cinco padres, e quarenta missas, além de duas por alma de seus pais, duas pelas almas do purgatório, e uma à Senhora da Agonia.

 

SOUTO, Manuel José. Filho de Domingos do Souto e de Maria Marques, moradores no lugar do Sobreiro. // Casou na igreja de Cristóval a 2/4/1832, com Maria Ventura Domingues, filha de Manuel Domingues e de Maria Pardelhas, de Marga. Testemunhas: Manuel José Pires, do Sobreiro; Manuel António Gomes, do Coto; e Jerónimo Esteves, solteiro, de Marga. (O coadjutor: Manuel António Domingues).

 

SOUTO, Manuel José. Filho de Manuel Caetano do Souto e de Rosa Pires, moradores no lugar de Marga. N.p. de Manuel Joaquim do Souto e de Luísa ---------, do dito lugar; n.m. de Luís Pires e de Ana Esteves, do Sobreiro. Nasceu a 2/9/1845 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Manuel José Pires e sua mulher, Antónia Pires, de Carvão. // Casou com Ana Joaquina Lopes, natural de Paços. // Enviuvou a 15/10/1901.

 

SOUTO, Maria Alice. Filha de Manuel Pereira do Souto e de Palmira de Lurdes Monteiro. Nasceu em Cristóval a --/--/1934 (NM 223, de 17/2/1934).

 

SOUTO, Maria do Carmo. Filha de Manuel José do Souto e de Ana Joaquina Lopes, moradores no lugar de Marga. Neta paterna de Manuel Caetano do Souto e de Rosa Pires, do dito lugar; neta materna de José Luís Lopes e de Marcelina Rosa Rodrigues, de Beleco, Paços. Nasceu em Cristóval a 12/7/1871 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno, lavrador, e a avó paterna. // Casou na igreja de Cristóval a 19/6/1892 com Francisco José Pires, solteiro, natural de Paços. // Enviuvou a 2/11/1909. //Faleceu em Paços a 28/11/1945. 

 

SOUTO, Maria Luísa. Filha de Manuel José do Souto e de Maria Ventura Domingues. // Lavradeira e proprietária. // Faleceu no lugar do Sobreiro a 22/1/1887, com 76 anos de idade, casada com Manuel Duarte Esteves, com todos os sacramentos, sem testamento, e no dia seguinte foi sepultada na igreja. // Com geração. 

 

SOUTO, Rosa. Filha de Manuel José do Souto, natural de Cristóval, e de Ana Joaquina Lopes, natural de Paços, lavradores, residentes em Marga. N.p. de Manuel Caetano do Souto e de Rosa Pires, do dito lugar; n.m. de José Luís Lopes e de Marcelina Rosa Rodrigues, de Beleco, Paços. Nasceu a 14/2/1883 e foi batizada no dia seguinte. Madrinha: a sua avó paterna, viúva. // Casou na igreja de Cristóval a 11/1/1904 com Manuel Joaquim Esteves, de 26 anos de idade, solteiro, lavrador, seu conterrâneo e parente no 4.º grau de consanguinidade. // Faleceu a 17/12/1957. 

    

TEIXEIRA

 

TEIXEIRA, António. // Nasceu a --/--/1947. // Morreu no lugar de Fortim, freguesia de Cristóval, a 27/04/2024, com 77 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/5/2024).

 

TEIXEIRA, Camila Rosa de Jesus. Filha de Anastácio Teixeira e de Maria Teresa de Jesus, lavradores. Nasceu em Cristóval por volta de 1805. // Lavradeira. // Faleceu a 12/5/1896, em sua casa de morada, sita no lugar do Souto, Paderne, apenas com o sacramento da extrema-unção, com 91 anos de idade, no estado de viúva de António José Fernandes, sem testamento, com filhos (ver em Paderne Francisco José Fernandes), e foi sepultada no adro da igreja paroquial daquela freguesia de Melgaço.

 

TORRES

 

TORRES, Albina. Filha de Manuel Joaquim Esteves Torres e de Maria da Conceição Cazeiro, moradores na Rua Verde, Cristóval. N.p. de Manuel Joaquim Esteves Torres e de Francisca Caetana Rodrigues, de São Gregório; n.m. de José Cazeiro e de Maria Benita Nogueira, da freguesia de Barredo, bispado de Ourense. Nasceu em Cristóval a 4/4/1888 e foi batizada a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Rodrigues e Albina Rodrigues, solteiros, moradores na Granja, Cristóval.

 

TORRES, Albina Escolástica. Filha de Manuel Joaquim Esteves Torres e de Maria da Conceição Cazeiro, moradores em São Gregório. N.p. de Manuel Joaquim Esteves Torres e de Francisca Caetana Rodrigues, do dito lugar; n.m. de José Cazeiro e de Maria Benita Nogueira, da freguesia de Barredo, Julgado de Celanova, Ourense. Nasceu em Cristóval a 6/2/1879 e foi batizada a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Rodrigues Junior e Albina José Rodrigues, solteiros, lavradores, da Granja.

 

TORRES, Antónia Manda. Filha de Constança do Nascimento Torres, solteira, camponesa, moradora na Rua Verde. Neta materna de Manuel Joaquim Torres e de Maria da Conceição Cazeiro. Nasceu em Cristóval a 6/9/1897 e foi batizada na igreja no dia seguinte. Madrinha: Germana Augusta de Araújo, viúva. // Casou a 19/7/1916, na CRCM, com António José do Amaral. // Enviuvou a 1/3/1930 (confirmar). // Faleceu na Vila de Monção a 18/2/1970.   

 

TORRES, Constança do Nascimento. Filha de Manuel Joaquim Esteves Torres e de Maria da Conceição Cazeiro, moradores em São Gregório. N.p. de Manuel Joaquim Esteves Torres e de Francisca Caetana Rodrigues, do dito lugar; n.m. de José Cazeiro e de Maria Benita Nogueira, de Barredo, Julgado de Celanova, Ourense. Nasceu em Cristóval a 21/12/1871 e foi batizada a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José de Araújo, solteiro, negociante, e Maria Leonor, viúva, moradores em São Gregório. // Mãe de Felisbela, de Antónia Manda, e de Manuel Torres.  

 

TORRES, Ermelinda Júlia. Filha de Manuel Joaquim Esteves Torres e de Maria da Conceição Cazeiro, moradores em São Gregório. N.p. de Manuel Joaquim Esteves Torres e de Francisca Caetana Rodrigues, do mesmo lugar; n.m. de José Cazeiro e de Maria Benita Nogueira, de Barredo, Julgado de Celanova, bispado de Ourense. Nasceu em Cristóval a 27/12/1873 e foi batizada a 29 desse mês e ano. Padrinho: Manuel José de Araújo, solteiro, negociante, morador em São Gregório.    

 

TORRES, Felisbela. Filha de Constança do Nascimento Torres, solteira, camponesa, moradora no lugar de São Gregório. Neta materna de Manuel Joaquim Torres e de Maria da Conceição Caseira. Nasceu em Cristóval a 12/6/1894 e foi batizada na igreja a 16 desse mês e ano. Madrinha: Maria da Conceição Caseira, casada. // Faleceu a 9/3/1952 na Vila e concelho de Monção.

 

TORRES, Francisco. Filho de Manuel Joaquim Torres e de Maria Rodrigues, residentes em São Gregório. N.p. de Manuel Joaquim Torres e de Maria Rodrigues, do lugar da Porta; n.m. de Manuel Francisco Rodrigues e de Maria Benta Baldera, de São Gregório. Nasceu a 27/6/1855 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Francisco António Durães e sua filha, Josefa, de São Gregório. // Faleceu a 7/9/1856. 

 

TORRES, Glória. Filha de Manuel Joaquim Esteves Torres e de Maria da Conceição Cazeiro, proprietários, moradores na Rua Verde, Cristóval. N.p. de Manuel Joaquim Esteves Torres e de Francisca Caetana Rodrigues, de São Gregório, Melgaço; n.m. de José Cazeiro e de Maria Benita Nogueira, da freguesia de Barredo, bispado de Ourense. Nasceu a 15/1/1885 e foi batizada a 21 desse mês e ano. Padrinho: Francisco José Rodrigues, solteiro, proprietário, morador na Granja. // Camponesa. // Faleceu a 27/2/1909, na Rua Verde de São Gregório, com todos os sacramentos, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério paroquial.  

 

TORRES, Joaquim Júlio. Filho de Manuel Joaquim Esteves Torres e de Maria da Conceição Cazeiro, proprietários, moradores na Rua Verde. Neto paterno de Manuel Joaquim Torres e de Francisca Caetana Rodrigues, do Barral, Paderne; neto materno de José Cazeiro e de Maria Benta Nogueira, da Galiza. Nasceu em Cristóval a 15/9/1891 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Araújo, casado, negociante, e Josefa Torres, solteira, irmã, pela parte paterna, da batizanda, moradores no lugar de São Gregório. // Faleceu a 10/2/1892.

 

TORRES, José Joaquim. Filho de Manuel Joaquim Esteves Torres e de Maria da Conceição Cazeiro, proprietários, moradores na Rua Verde de São Gregório. Neto paterno de Manuel Joaquim Esteves Torres e de Francisca Caetana Rodrigues, do Barral, Paderne; neto materno de José Cazeiro e de Maria Benita Nogueira, de Barredo, Julgado de Celanova, Ourense. Nasceu em Cristóval a 16/11/1876 e foi batizado a 19 do mesmo mês e ano. Padrinho: padre José Joaquim de Abreu, de São Gregório. // Faleceu a 21/5/1883 e foi sepultado na igreja no dia 22.   

 

TORRES, José Joaquim de Lurdes. Filho de Constança do Nascimento Torres, solteira, camponesa, moradora na Rua Verde. Neto materno de Manuel Joaquim Torres e de Maria da Conceição Caseiro. Nasceu em Cristóval a 24/4/1908, e foi batizado na igreja a 30 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Pereira da Costa e Olívia da Conceição Rodrigues, casados, lavradores. // Faleceu na sua freguesia natal a 11/5/1938.

 

TORRES, Josefa. Filha de Manuel Joaquim Torres e de Maria Rodrigues, moradores na Rua Verde de São Gregório. N.p. de Manuel Joaquim Torres e de Francisca Caetana Rodrigues, do lugar da Porta; n.m. de Manuel Francisco Rodrigues e de Maria Benta Rodrigues, de São Gregório. Nasceu em Cristóval a 27/3/1851 e foi batizada a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco António Durães e sua filha, Josefa, do lugar da Rua Verde. // Nota: deve ter falecido ainda bebé. 

 

TORRES, Josefa. Filha de Manuel Joaquim Torres e de Maria Rodrigues, moradores na Rua Verde. Neta paterna de Manuel Joaquim Torres e de Francisca Caetana Rodrigues, do lugar da Porta; neta materna de Manuel Francisco Rodrigues e de Maria Benta Rodrigues, da Rua Verde. Nasceu em Cristóval a 12/8/1852 e foi batizada a (?). Padrinhos: Francisco António Durães e sua filha Josefa, da Rua Verde. // Faleceu na Rua Verde a 15/12/1900, no estado de solteira, com todos os sacramentos, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério.  

 

TORRES, Manuel. Filho de Manuel Joaquim Torres e de Maria Rodrigues, proprietários. // Faleceu na Rua Verde a 4/1/1892, com 27 anos de idade (*), sem sacramentos, por morrer de repente, e foi sepultado na igreja no dia 5. /// (*) Parece ser o Manuel José, porém a idade é diferente; é possível que o padre se tenha enganado quando registou o óbito. 

 

TORRES, Manuel. Filho de Constança do Nascimento Torres, moradora em São Gregório. Neta materna de Manuel Joaquim Torres e de Maria da Conceição Caseiro. Nasceu em Cristóval a 14/3/1902 e foi batizado na igreja a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Pereira Costa, casado, proprietário, e Francisca da Silva Rodrigues, casada, proprietária. // Fez exame do 1.º grau a 6/7/1916 na escola Conde de Ferreira, sita na Vila, obtendo a classificação de «ótimo» (Correio de Melgaço n.º 206, de 9/7/1916).

 

TORRES, Manuel Joaquim. Filho de João António Esteves [Torres?] e de Maria Josefa de Fontes, naturais de Paderne. // Casou na igreja de Cristóval a 22/1/1827, com Francisca, filha de Manuel P. Rodrigues e de Maria Luísa Esteves, de Cristóval. Testemunhas presentes: Manuel José Pires, do lugar de Doma; Pedro Pires, da Granja; e Bento Domingues (Camarro), de Castro Laboreiro.  

 

TORRES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Joaquim Esteves Torres e de Francisca Caetana Rodrigues, do lugar da Porta. // Casou na igreja de Cristóval a 11/5/1848, com Maria, filha de Manuel Francisco Rodrigues e de Maria Benta Rodrigues, de São Gregório. Testemunhas: Manuel Rodrigues, do lugar da Porta, e Francisco José Rodrigues, da Granja. // Tinha 43 anos de idade, era viúvo, morava em São Gregório, quando casou na igreja de Cristóval, a 31/5/1871, com Maria da Conceição, de vinte e dois anos de idade, solteira, batizada na igreja de Santa Eulália de Berredo, bispado e província de Ourense, filha de José Casero e de Maria Benita Nogueira, moradores no lugar de Covas, da dita freguesia galega. A noiva residia em São Gregório. Testemunhas: Manuel José de Araújo, solteiro, negociante, de São Gregório; José Guerreiro, solteiro, lavrador, de Cevide; e Manuel Pereira da Costa, casado, lavrador, do lugar do Sobreiro. // Lavrador. // Faleceu na Rua Verde a 15/2/1898, com 70 anos de idade, no estado de casado com a dita Maria da Conceição, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado no cemitério. // Com geração.     

 

TORRES, Manuel José. Filho de Manuel Joaquim Torres e de Maria Rodrigues, moradores em São Gregório. Neto paterno de Manuel Joaquim Esteves Torres e de Francisca Caetana Rodrigues, do lugar da Porta; neto materno de Manuel Francisco Rodrigues e de Maria Benta Rodrigues, de São Gregório. Nasceu em Cristóval a 9/3/1849 e foi batizado a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Alves (?) e sua mulher, Ana Luísa Ribeira, do lugar de São Gregório. 

 

TORRES, Petronila. Filha de Manuel Joaquim Esteves Torres e de Maria da Conceição Cazeiro, lavradores, residentes na Rua Verde de São Gregório. Neta paterna de Manuel Joaquim Esteves Torres e de Francisca Caetana Rodrigues, do dito lugar; neta materna de José Cazeiro e de Maria Benita Nogueira, do lugar de Covas, freguesia de Bela (ou Barredo), Ourense, Galiza. Nasceu na freguesia de Cristóval a 10/7/1881 e foi batizada a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José de Araújo, negociante em São Gregório, e sua mulher, Claudina Marques.     

 

TRANCOSO

 

TRANCOSO, Francisco. Filho de Manuel Vicente Trancoso e de Francisca Domingues, moradores no lugar do Ramo. N.p. de Bento Luís Trancoso e de Maria Josefa Quintela, das Várzeas, Vila; n.m. de António José Domingues e de Maria Luísa Pires, do Ramo, Cristóval. Nasceu a 28/1/1851 e foi batizado na igreja de Cristóval a 2 de Fevereiro desse mesmo ano. Padrinhos: o avô materno e sua filha Áurea, solteira. 

 

TRANCOSO, Joaquim José. Filho de Manuel Vicente Trancoso e de Francisca Domingues, moradores no Ramo, Cristóval. N.p. de Bento Luís Trancoso e de Maria José Quintela, de Várzeas, Vila de Melgaço; n.m. de António José Domingues e de Maria Luísa Pires, do Ramo. Nasceu a 22/8/1847 e foi batizado a 24 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Trancoso e Áurea Domingues, tios do neófito.

 

TRANCOSO, José Joaquim. Filho de Luís Vicente Trancoso e de Maria Trancoso, lavradores, residentes no lugar do Ramo. N.p. de [José Trancoso] e de Antónia Maria da Silva, solteira (!!!), de Sá, Paços; n.m. de Manuel Vicente Trancoso e de Francisca Domingues, do Ramo, Cristóval. Nasceu em Cristóval a 16/8/1890 e foi batizado a 18 desse mês e ano. Padrinho: o seu avô materno, viúvo. 

 

TRANCOSO, Luís. Filho de Luís Vicente Trancoso, natural de Paços, e de Maria Joaquina Trancoso, natural de Cristóval, lavradores, residentes no lugar do Ramo. N.p. de José Luís Trancoso e de Antónia Maria da Silva; n.m. de Manuel Vicente Trancoso e de Francisca Domingues. Nasceu em Cristóval a 8/9/1894 e foi batizado na igreja a 12 desse mês e ano. Padrinho: António Luís Rodrigues, casado, lavrador.  

 

TRANCOSO, Manuel Vicente. Filho de Bento Luís Trancoso e de Maria José Quintela, moradores no lugar das Várzeas, Vila de Melgaço. Neto paterno de José Bento Trancoso e de Andreza Antónia Preta; neto materno de Rosália Quintela. // Casou na igreja de Cristóval a 4/11/1846 com Francisca, filha de António Domingues e de Luísa Pires, do lugar do Ramo. Testemunhas: Manuel Caetano Domingues e José Joaquim Trancoso, irmão do contraente. Ficou a morar no lugar do Ramo. // Faleceu nas Caldas da Vila de Monção a 16/8/1894, com setenta e seis anos de idade, no estado de viúvo da dita Francisca, repentinamente, sem sacramentos, com testamento, e foi sepultado no cemitério de Monção no dia seguinte. // Com geração.  

 

TRANCOSO, Manuel Vicente. Filho de Luís Vicente Trancoso e de Maria Trancoso, moradores no lugar do Ramo. N.p. de José Vicente Trancoso e de Antónia Maria da Silva, de Sá, Paços; n.m. de Manuel Vicente Trancoso e de Francisca Domingues, do Ramo, Cristóval. Nasceu em Cristóval a 8/4/1888 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: o seu avô materno, viúvo, e a avó paterna. // Casou com Palmira Augusta Esteves, na CRCM, a 25/9/1930. // Faleceu na sua terra a 23/2/1946. 

 

TRANCOSO, Maria Joaquina. Filha de Manuel Vicente Trancoso e de Francisca Domingues, moradores no lugar do Ramo, Cristóval. Neta paterna de Bento Luís Trancoso e de Maria Josefa Quintela, das Várzeas, SMP; neta materna de António José Domingues e de Maria Luísa Pires, do Ramo. Nasceu em Cristóval a 5/9/1857 e foi batizada a 7 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e sua filha Áurea, tia da batizanda. // Casou na igreja da sua freguesia natal a 6/12/1885 com Luís Vicente Trancoso, solteiro, nascido em Paços em 1843. // Enviuvou a 3/10/1901.

 

TRANCOSO, Maria Angelina. Filha de Luís Vicente Trancoso e de Maria Joaquina Trancoso, lavradores, residentes no lugar do Ramo. Neta paterna de José Luís Trancoso e de Antónia Maria Pires da Silva, do lugar de Sá, Paços; neta materna de Manuel Vicente Trancoso e de Francisca Domingues, do lugar do Ramo, Cristóval. Nasceu a 12/9/1886 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: José Joaquim Trancoso e sua mulher, Maria das Dores Fontes, tios maternos da criança, com a sua residência no lugar da Igreja, freguesia de São Ciprião de Padrenda. // Casou com Artur Vilar, de trinta e quatro anos de idade, seu conterrâneo, filho de Carmela Vilar, na CRCM, a 11/10/1915. // Faleceu em Cristóval a 1/12/1928.

 

VAL

 

VAL, António. Filho de José António do Val e de Lucinda Fernandes Torres. Nasceu em Cristóval a --/--/1936. // (Notícias de Melgaço n.º 306).   

 

VAL, António José. Filho de José António do Val e de Lucinda Fernandes Torres. Nasceu em Cristóval a --/--/1931 (Notícias de Melgaço n.º 107, de 3/5/1931).

 

VAL, António Luís. // Casou a --/--/1931 com Albina de Jesus Domingues (ver Notícias de Melgaço n.º 113, de 14/6/1931). // Com geração.

 

VAL, Carlos Augusto. Filho de Rosa do Val. Nasceu a 26/7/1926. // Em 1950 emigrou para o Brasil.


VAL, Joaquim. Filho de ----------------- Val e de -----------------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Fez exame do 1.º grau a 3/7/1914 na escola do sexo masculino de Cristóval, com o professor Abel Nogueira Dantas, obtendo a classificação de «ótimo» (Correio de Melgaço n.º 106, de 7/7/1914).

 

VAL, José. Filho de ---------- Val e de ---------------------------------. Nasceu em ------------, a --/--/1---. // Em 1938 tinha loja comercial em Campo do Souto, Cristóval, perto da fronteira. Cerca da uma hora da madrugada do dia 30/11/1938 manifestou-se um violento incêndio no referido estabelecimento, sendo devorado pelas chamas o seu recheio, restando apenas as paredes. Os prejuízos foram cobertos pelo seguro, com exceção do prédio, por falta de seguro ou de pagamento do prémio (Notícias de Melgaço n.º 423).


Palmira. Filha de --------------- Val e de --------------- Torres. Nasceu em Cristóval a --/--/1939. // Faleceu no lugar da Granja a --/--/1940, com apenas sete meses de idade (Notícias de Melgaço n.º 480, de 4/2/1940). 

 

VAL, Palmira de Jesus. Filha de António Luís do Val e de Albina de Jesus Domingues. Nasceu em Cristóval a --/--/1933 (NM 200, de 2/7/1933).

 

VAL, Rafael. Filho de Maria do Val. Nasceu em Cristóval a --/--/1917 (Jornal de Melgaço n.º 1164, de 30/6/1917). 

 

VAL, Rosa. Filha de [José] António do Val e de Lucinda Fernandes Torres. Nasceu em Cristóval a --/--/1929 (Notícias de Melgaço n.º 2, de --/02/1929).  

 

VAL, Rosa Albina de Lurdes. Filha de Manuel Joaquim do Val, soldado da Guarda-Fiscal, natural de Tangil, e de Maria Josefa Esteves, costureira, natural de Cristóval, moradores no lugar do Ranhado. Neta paterna de Marcelina Rosa do Val; neta materna de Maria Esteves. Nasceu em Cristóval a 28/2/1908 e foi batizada na igreja a 4 de Março desse dito ano. Padrinhos: Cristóvão Lopes e Rosa Esteves, casados, lavradores. // Casou a 4/8/1927 com António Cândido Marques. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 19/8/1978.   

 

VARANDAS

 

VARANDAS, Maria Dantas. // Nasceu por volta de 1949. // Faleceu no lugar de São Gregório, freguesia de Cristóval, a --/--/2023, com 74 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1 de Fevereiro de 2023).

 

VASCONCELOS

 

VASCONCELOS, Hilário. Filho de José Oliveira de Vasconcelos, soldado da Guarda-Fiscal, e de Consuela Veloso Otero, doméstica, galega. Nasceu em Cevide a 26/11/1941. // Poucos anos depois de terminar o ensino primário ingressou na Força Aérea, alcançando o posto de sargento mecânico. Fez três comissões em África: uma na Guiné-Bissau e duas em Moçambique. // Casou com Maria Alberta, filha de Alfredo do Ramo Ribeiro, natural de Prado, e de Pureza de Jesus Soares, natural de São Paio. // Comprou uma pequena casa no Rio do Porto, Vila de Melgaço, onde passa alguns dias no verão.  

 

VASCONCELOS, José. Filho de ----------- Vasconcelos e de ---------- Oliveira. Nasceu em -----------, a --/--/19--. // Veio para Melgaço, para o posto de Cevide, como guarda-fiscal. // Casou a --/--/194- com Consuelo Veloso Otero (*), de origem galega. Moraram muitos anos nesse lugar de Cristóval. // Na década de setenta aborreceram-se um com o outro e separaram-se. Ele arranjou outra senhora, Maria de Jesus Pereira Malheiro, nascida em Cristóval em 1924, viúva de António José de Sousa Gomes, com quem casou, na Conservatória do Registo Civil de Ovar, a 27/12/1977. // Faleceu a 7/4/1991. // Com geração do primeiro casamento. /// (*) Consuelo Veloso Otero finou-se em casa do seu filho Hilário a 20/1/2012, com 96 anos de idade.

 

VASCONCELOS, José Orlando. Filho de José Oliveira de Vasconcelos, soldado da Guarda-Fiscal, e de Consuelo Veloso Otero, doméstica, galega. Nasceu em Cevide a 4/11/1942. // Em 1954 fez exame do 2.º grau da instrução primária. // Emigrante.

 

VASCONCELOS, Luz Consuelo. Filha de José Oliveira de Vasconcelos, soldado da Guarda-Fiscal, natural de -----------------, e de Consuelo Veloso Otero, doméstica, natural da Galiza. Nasceu em Cevide a 4/1/1944. // Fez exame do 2.º grau na escola de São Gregório no ano de 1956. Posteriormente deve ter feito mais alguns estudos. // Toda a gente a trata por “Chelita”. // Trabalhou nos Correios de São Gregório, Cristóval, e do Peso, Paderne. // Casou em 1968 com José Mendes de Paula, natural da Covilhã, nessa altura já agente da PIDE/DGS. // Mãe de Sofia, nascida na maternidade do hospital da Santa Casa da Misericórdia de Melgaço em 1969, a residir em Braga, casada, e de Bárbara, nascida em 1972 também na maternidade do hospital de Melgaço, licenciada em Filosofia, solteira em 2014, e professora no concelho de Barcelos. // Avó de Afonso, nascido em Braga por volta de 2000.     

    

VASQUES

 

VASQUES, Ana. Filha de Rosa Vasques, solteira, do lugar dos Casais. Neta materna de Benito Vasques e de Francisca Esteves, do dito lugar. Nasceu a 21/9/1851 e foi batizada na igreja de Cristóval a 23 desse mês e ano. Madrinha: Maria Luísa Gomes, de Souto do Rei, freguesia de Paços.

 

VASQUES, Aurora. Filha de Palmira Vasques. Nasceu em Cristóval a --/--/1932 (Notícias de Melgaço n.º 138, de 7/2/1932).

 

VASQUES, Birgita. Filha de João Vasques e de Joana Rodrigues, ele de profissão sapateiro, moradores em São Gregório. N.p. de Manuel Rodrigues e de Balthenara (?) Martim, de Soutelo; n.m. de Diogo Rodrigues e de Isabel Montoia (?), de Louredo, todos da freguesia de São Bento do Rabinho, Ourense. Nasceu em Cristóval a 19/6/1865 e foi batizada na igreja de Cristóval no dia seguinte. Madrinha: Maria Catarina Mesquita, solteira, de Padrenda, moradora em Ponte Vargas, Galiza.  

 

VASQUES, Caetana. Filha de Rosa Vasques, solteira, dos Casais. Neta materna de Benito Vasques e de Francisca Esteves da Veiga, do dito lugar. Nasceu a 20/2/1850 e foi batizada na igreja de Cristóval no dia seguinte. Padrinhos: Manuel António Cortez (?), solteiro, de Beleco, Paços, e Caetana Durães, solteira, dos Casais.  

 

VASQUES, Delfina. Filha de Rosa Vasques, solteira, do lugar dos Casais. Neta materna de Bento Vasques e de Francisca Esteves da Veiga, do dito lugar. Nasceu em Cristóval a 14/9/1853 e foi batizada na igreja pelo padre Manuel Joaquim Fernandes, da Casa do Rego, Cristóval, no dia seguinte. Madrinha: Maria Luísa Gomes, do Souto do Rei, Paços. // Faleceu em Agosto de 1855.

 

VASQUES, Helena. Filha de Maria Rosa Vasques, lavradeira, galega. // Nasceu na freguesia de São João de Monte Redondo, bispado de Ourense, por volta de 1834. // Faleceu no lugar de Doma, freguesia de Cristóval, Melgaço, a 3/12/1901, com 67 anos de idade, no estado de casada com José Pires, com todos os sacramentos, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério local.

 

VASQUES, João. Filho de Carlos Vasques e de Maria Fernandes, de São Veríssimo de Pontedeva, Galiza. // Casou na igreja de Cristóval a 24/11/1839, com Maria, filha de António Fernandes e de Benita Fernandes, igualmente de Pontedeva. Testemunhas: António Máximo Gomes de Abreu e sua irmã, da Vila de Melgaço. 

 

VASQUES, José. Filho de Palmira Vasques. Nasceu em Cristóval a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 84, de 2/11/1930).

 

VASQUES, Maria Benedita. Filha de João Vasques e de Maria Fernandes, moradores em São Gregório. N.p. de Carlos Vasques e de Maria Fernandes, de Senra, Pontedeva, Galiza; n.m. de António Fernandes e de Benedita Fernandes, do dito lugar galego. Nasceu a 2/8/1842 e foi batizada na igreja de Cristóval a 8 desse mês e ano. Padrinhos: António Máximo Gomes de Abreu e sua irmã, Maria Benedita de Abreu, da Calçada, Vila de Melgaço (representados por Manuel José de Almeida, escrivão do público).

 

VASQUES, Maria das Dores. Filha de Bento Vasques e de Francisca Esteves, lavradores. Nasceu em Cristóval a --/--/1829. // Costureira e proprietária. // Em 1866 morava no lugar do Cruzeiro, freguesia de São Paio de Melgaço. Nessa freguesia conheceu José António, filho de António Domingues Costa e de Joaquina Rosa Durães, de Barata, lavrador, com quem casou a 2/8/1866, tinha ele então 25 anos de idade. O seu marido depois foi professor do ensino primário. // Faleceu no lugar de Barata, São Paio, a 27/4/1907, com todos os sacramentos, com setenta e três anos de idade (!), no estado de casada com José António Domingues da Costa, com testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério de São Paio.  

 

VASQUES, Rosa. Filha de Bento Vasques e de Francisca Esteves, lavradores, cristovalenses. Nasceu em Cristóval por volta de 1828. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Beleco, freguesia de Paços, a 6/1/1900, com todos os sacramentos da igreja católica, com 72 anos de idade, no estado de viúva de Manuel Garcia, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja de Paços.   

 

VAZ

 

VAZ, Agostinho. Filho de António José Vaz (*) e de Maria Manuela Lamas. Nasceu em Cristóval por volta de 1829. // Mendigo. // Faleceu às sete horas da manhã do dia 18/3/1869, na casa de Manuel José Lopes, morador no lugar do Cortinhal, freguesia de Chaviães, com quarenta anos de idade, solteiro, e foi sepultado na igreja paroquial de Chaviães. /// (*) Em outro lado, aparece como João Manuel Vaz (ver Maria Vaz).

 

VAZ, Aida. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1489, de 27/10/1963: «Na maternidade do hospital da SCMM deu à luz uma menina a senhora Aida Vaz

 

VAZ, Alberto José (ou Alberto Belmiro). Filho de Manuel Maria Vaz, lavrador, natural do lugar do Faval, Fiães, e de Maria da Conceição Gonçalves, lavradeira, do Ramo, Cristóval, onde moravam. Neto paterno de Manuel Joaquim Vaz e de Maria Benedita Alves; neto materno de Manuel António Gonçalves e de Claudina Gonçalves. Nasceu no lugar do Ramo, Cristóval, a 5/8/1916. // Em 1935 tinha 19 anos de idade e estava solteiro. Nesse ano, a 9 de Agosto, no lugar dos Moinhos da Soalheira, São Gregório, foi assassinado quando regressava da Galiza, por um carabineiro chamado Luciano Martins. O rapaz contrabandeava galinhas. Foi avistado pelo agente fardado, e à ordem para parar não o fez, “obrigando” a autoridade a fazer fogo. O espanhol podia ter disparado para o ar, em jeito de intimidação, mas o instinto assassino foi nele mais forte. E assim se perde uma vida! (ver Notícias de Melgaço n.º 281, de 11/8/1935).   

 

VAZ, Alexandre. Filho de Manuel José Vaz e de Maria Joaquina Fernandes, moradores no lugar de Sucastelo. N.p. de Ana Rosa Domingues, solteira, do dito lugar; n.m. de António Fernandes e de Maria Antónia Gomes, de Desteriz, Tui. Nasceu em Cristóval a 23/8/1835 e foi batizado a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Alexandre de Araújo e sua mulher, Maria de Sousa Viana, de São Gregório.

 

VAZ, Antónia. Filha de Manuel José Vaz e de Maria Joaquina Fernandes, lavradores, cristovalenses. Nasceu por volta de 1830. // Lavradeira. // Faleceu a 2/2/1908, no lugar de Sucastelo, onde morava, sem sacramentos, com 78 anos de idade, casada com Jacob Rodrigues, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério.    

             

VAZ, António. Filho de João Manuel Vaz e de Maria Manuela Lamas, moradores no lugar de Marga. Foi batizado em Chaviães. // Rural. // Casou na igreja de Cristóval a 11/2/1839 com Benta, filha de Francisco Domingues e de ----------- (?), da Granja. Testemunhas: Ângelo Pires, do Sobreiro, e António Lopes, do Pico. // Tinha 50 anos de idade, estava viúvo de Benta Domingues, quando voltou a casar, na mesma igreja de Cristóval, a 7/1/1875, com Inácia, de 40 anos de idade, viúva de António Marques, moradora em Mouriga, filha de Manuel Fernandes e de Josefa Conde, do lugar de Varja, São João de Crespos, Ourense. Testemunhas: Manuel Joaquim da Costa, solteiro, lavrador, do Sobreiro; padre José Maria Mendes, de Paços; e Manuel António Rodrigues, casado, lavrador, do lugar da Porta. // Faleceu em Marga a 7/11/1895, com 82 anos de idade, no estado de casado, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado no cemitério local. // Com geração.    

 

VAZ, António. Filho de ------------ Vaz e de --------------------------------------------. Nasceu em Cristóval a --/--/19--. // Faleceu a --/--/1993, solteiro, com mais de 60 anos de idade. // (A Voz de Melgaço n.º 996).

 

VAZ, António Belmiro. Filho de Manuel Maria Vaz e de Maria da Conceição Gonçalves. Nasceu em Cristóval a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 70, de 12/10/1913). // Faleceu em Cristóval a --/--/1996 (A Voz de Melgaço n.º 1059).

 

VAZ, Armando. Filho de António Belmiro Vaz e de Maria Rodrigues Fraga. Nasceu em Cristóval a --/--/19--. // Emigrante na Alemanha. // Casou com Maria de Fátima Esteves, natural de Chaviães. Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1501, de 17/2/1964: «… na capelinha de Santa Bárbara, da Portela do Couto, Chaviães, realizou-se o casamento de Armando, filho de António Belmiro Vaz e de Maria Rodrigues Fraga, de Cristóval, com Maria de Fátima, filha de Miguel José Esteves, ausente na Venezuela, e de Júlia “Culmier”, residente em Chaviães. Serviram de padrinhos por parte do noivo: o 1.º cabo da Guarda-Fiscal, António Domingues, e Flávia Maria Gregório. E por parte da noiva: seus tios, Henrique José Fernandes e esposa, Maria Helena Esteves…» // Por volta de 1975 fez uma compra verbal a Maria Albina Monteiro Rodrigues, viúva, do lugar da Cruz, Cristóval, do prédio rústico “Lage”, com eucaliptos e mata de carvalhos, sito no lugar de Soalheira, Cristóval, com a área de 1.490 m2. // Em 1998 residia no lugar do Ramo. // Com geração. // (ver A Voz de Melgaço n.º 1104).

 

VAZ, Celeste da Glória. Filha de Mercedes Augusta Vaz. Nasceu na freguesia de Cristóval a --/--/1937 (Notícias de Melgaço n.º 366).

 

VAZ, Clara. Filha de ----------- Vaz e de --------------------------------------------------. Nasceu por volta de 1860. // Faleceu no lugar de São Gregório a --/--/1920, com 60 anos de idade (Jornal de Melgaço n.º 1297, de 18/7/1920).

 

VAZ, Delfina. Filha de Francisco Domingues Vaz e de Maria de Araújo (Rosa?), lavradores, residentes em Marga. N.p. de António Vaz e de Benta Domingues, do dito lugar; n.m. de Genoveva (?) de Araújo, solteira, de Sucastelo, todos de Cristóval. Nasceu a 4/9/1888 e foi batizada a 6 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Pires, casado, lavrador, e Maria Luísa Pires, solteira, moradores no lugar da Marga.

 

VAZ, Elisa Maria. Filha de Manuel Maria Vaz, natural de Fiães, e de Maria da Conceição Gonçalves, natural de Cristóval, lavradores, residentes no lugar do Ramo. N.p. de Manuel Joaquim Vaz e de Maria Benedita Alves; n.m. de António Manuel Gonçalves e de Claudina Gonçalves. Nasceu em Cristóval a 12/4/1909 e foi batizada na igreja a 18 desse mês e ano. Padrinhos: António Monteiro e Maria Amália Gonçalves, casados, lavradores. // Casou a 8/9/1926, na CRCM, com Álvaro Augusto Sérvio, de 24 anos de idade, natural de São Paio, filho de Manuel Francisco Sérvio e de Maria Clara Rebelo. // Enviuvou a 10/8/1983. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 17/9/1987.      

 

VAZ, Ermínia Rosa. Filha de José Vaz, guarda da Alfândega, e de Maria Luísa Pinheiro, moradores no lugar do Ranhado. N.p. de Clara Vaz, solteira, do Outeiro, Paços; n.m. de José Joaquim Pinheiro e de Francisca Quintela, do Ranhado. Nasceu em Cristóval a 13/1/1892 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Pinheiro, solteiro, e Albina Rosa Pinheiro, solteira, tios da batizanda, moradores no lugar do Ranhado. // Casou com José da Ribeira. // Ambos os cônjuges faleceram em Cristóval: ele a 25/2/1955 e ela a 11/7/1977. 

 

VAZ, Esperança. Filha de Francisco Domingues Vaz e de Maria de Araújo, jornaleiros, moradores no lugar de Marga. Neta paterna de António Vaz e de Benta Domingues, do dito lugar; neta materna de Genoveva de Araújo, solteira, de São Gregório. Nasceu a 21/5/1892 e foi batizada a 24 desse mês e ano. Padrinhos: José Pires, solteiro, menor de catorze anos, e Maria Luísa Pires, casada, irmã do padrinho, moradores em Marga. // Faleceu em Cristóval a 25/6/1964.  

 

VAZ, Francisco. Filho de António Vaz e de Benta Domingues, lavradores, residentes no lugar de Marga. Nasceu a 22/6/1852 e foi batizado na igreja dois dias depois. // Casou na igreja de Cristóval a 24/4/1887 com Maria de Araújo, solteira, nascida a 23/6/1854, filha de Genoveva de Araújo. Testemunhas: Francisco António Domingues, casado, morador no lugar de Gorvela, e Luís Vicente de Araújo, sapateiro, casado, morador no lugar da Rua Verde de São Gregório. // Em 1912 requereu ao governo a pensão a que se julgava com direito, pelo facto de ser sacristão da igreja de Cristóval (Correio de Melgaço n.º 16, de 22/9/1912). // Com geração.    

 

VAZ, Francisco. Filho de João Vaz e de Maria Fernandes, moradores na Rua Verde. Neto paterno de Carlos Vaz e de Maria Fernandes; neto materno de António Fernandes e de Benita Fernandes, de São Veríssimo de Pontedeva, Ourense. Nasceu em Cristóval a 16/8/1854 e foi batizado na igreja de Cristóval no dia seguinte. Padrinho: Francisco António Durães, casado, de São Gregório.

 

VAZ, José Augusto. Filho de José Vaz, natural de Paços, e de Maria Luísa Pinheiro, cristovalense, lavradores, residentes no lugar do Ranhado. Neto paterno de Clara Vaz; neto materno de José Joaquim Pinheiro e de Francisca Quintela. Nasceu em Cristóval a 27/11/1896 e foi batizado na igreja a 29 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim da Ribeira, solteiro, proprietário, e Inês da Ribeira.   

 

VAZ, José Maria. Filho de ------------- Vaz e de ----------------------------------------. Nasceu em -----------------, a --/--/19--. // Casou com Maria Augusta Salgado. // Em 1976 residiam no lugar do Ramo, Cristóval. // (VM 1095). 

 

VAZ, José Sérgio. Filho de Manuel Vaz e de Maria Rosa Pereira. Nasceu em Cristóval a --/--/1932 (Notícias de Melgaço n.º 161, de 21/8/1932).

 

VAZ, Josefa. // Faleceu no lugar de Sucastelo a 8/1/1893, com 64 anos de idade, no estado de viúva de João Alves, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada no cemitério, junto da capela do Senhor dos Passos, no dia seguinte.

 

VAZ, Manuel. Filho de ----------- Vaz e de ------------------------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Em 1912 chegou à sua casa do Ramo; vinha do Rio de Janeiro (Correio de Melgaço n.º 9, de 4/8/1912).

 

VAZ, Manuel. Filho de ----------- Vaz e de ----------------- Domingues. Nasceu a --/--/19--. // No verão de 1915 fez exame do 1.º grau, obtendo a classificação de «ótimo»; tinha por professor Abel Nogueira Dantas (Correio de Melgaço n.º 160).

 

VAZ, Manuel Adelino. Filho de José Vaz, soldado da Guarda-Fiscal, natural de Paços, e de Maria Luísa Pinheiro, lavradeira, natural de Cristóval, moradores no lugar do Ranhado. Neto paterno de Clara Vaz; neto materno de José Pinheiro e de Francisca Quintela. Nasceu em Cristóval a 20/12/1894 e foi batizado na igreja a 22 desse mês e ano. Padrinhos: José Pinheiro, solteiro, lavrador, e Albina Rosa Pinheiro.  

 

VAZ, Manuel Domingos. Filho de Manuel Maria Vaz, natural de Fiães, e de Maria da Conceição Gonçalves, natural de Cristóval, lavradores, residentes no lugar do Ramo. Neto paterno de Manuel Joaquim Vaz e de Maria Benedita Alves; neto materno de António Manuel Gonçalves e de Claudina Gonçalves. Nasceu em Cristóval a 25/1/1905 e foi batizado na igreja a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos José Vaz e Miquelina Gonçalves, casados, lavradores. // Casou a 26/9/1945, na igreja de Cristóval, com Rosa dos Prazeres Pereira, sua conterrânea. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 18/12/1962.   

 

VAZ, Manuel José. Filho de Ana Rosa Fernandes, solteira. // Faleceu em Sucastelo a 11/2/1864, com oitenta anos de idade, no estado de casado com Maria Joaquina Gomes Fernandes, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja. // Pai de Joaquim e de Antónia. // A sua viúva finou-se a 19/7/1864.  

 

VAZ, Manuel José. Filho de ------------ Vaz e de ----------------------------------------. Nasceu em -------------, a --/--/1---. // A 21/5/1933, pelas doze horas, à porta do tribunal de Melgaço, iriam à praça alguns bens do casal Manuel Alves e Belmira de Castro, proprietários, do lugar da Igreja, Rouças, «para pagamento da quantia exequenda de 9.203$93, provenientes do montante de uma letra e custas da parte ao exequente Manuel José Vaz, casado, do lugar da Ferraria, Cristóval.» // Em 1937 continuava casado, era proprietário, e residia no lugar da Ferraria, freguesia de Cristóval. // Nesse ano, a 9 de Maio, iria à praça uma quinta, designada “Eiró de Cima”, cujos donos eram o tenente do exército Manuel José Domingues Peres e sua esposa, Esmália de Nazaré dos Santos Lima, moradores no Rio do Porto, Vila, ou Rouças, bem «penhorado nos autos de execução hipotecária», em que era exequente Manuel José Vaz e executados o citado oficial do exército e sua mulher, «para pagamento da quantia exequenda de 4.420$00 e mais despesas acrescidas que se liquidarem.» // (ver, em Fiães, Manuel José Vaz). 

 

VAZ, Maria. Filha de António Vaz e de Benta Domingues, moradores no lugar de Marga. N.p. de João Manuel Vaz e de Maria Manuela Lamas, do dito lugar; n.m. de Manuel Domingues e de Maria Antónia, de Mouriga. Nasceu a 15/6/1842 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: a avó paterna e seu filho Agostinho, tio da neófita.   

 

VAZ, Maria do Carmo. Filha de João Vaz e de Maria Fernandes, moradores no lugar de São Gregório. Neta paterna de Carlos Vaz e de Maria Fernandes; neta materna de António Fernandes e de Benita Fernandes, de Pontedeva, Ourense. Nasceu a 16/5/1848 e foi batizada na igreja de Cristóval pelo padre Manuel Joaquim Fernandes, da Casa do Rego, a dezoito desse mês e ano. Padrinhos: Francisco António Durães e sua filha, Maria do Carmo, de São Gregório. 

 

VAZ, Maria da Glória. Filha de José Joaquim Vaz, natural de Fiães, e de Francisca Monteiro, natural de Cristóval, lavradores, residentes em São Gregório. N.p. de Luís Vaz e de Maria José Rodrigues, do Faval, Fiães; n.m. de Zeferino Monteiro e de Marcelina Monteiro, de São Gregório. Nasceu a 17/11/1885 e foi batizada no dia 18 do dito mês e ano. Madrinha: a sua avó materna, viúva, proprietária. // Casou na igreja de Cristóval a 15/1/1905 com Constantino de Jesus, de 31 anos de idade, natural de Rouças, filho de Félix Vitorino de Sousa e de Teresa de Jesus Cerdeira. // Ambos os cônjuges faleceram em Cristóval: o marido a 13/2/1939 e ela a 18/2/1967. // Mãe de António Casimiro; de Belmira; de Henriqueta; de Lucinda; e de Sidónio Silvestre. // Avó do Dr. Carlos Alberto Seixo, professor de Letras no Externato Liceal de Melgaço (Colégio da Barbosa); de Lisdália Ferreira Gomes; de Elvira Ferreira; de Maria Luísa Seixo; de João Paulo; de Maria das Dores; e de Francisco Xavier Rodrigo de Sousa. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 973, de 1951: «Para o Entroncamento, e em visita a seu genro, Carlos Casaca Velez, chefe da brigada da PIDE, seguiu no passado dia 4, acompanhada de suas netas, Elvira e Lisdália, a senhora Maria da Glória Vaz

 

VAZ, Maria Joaquina. Filha de António Vaz e de Benta Domingues, residentes no lugar de Marga. N.p. de João Manuel Vaz e de Maria Manuela Lamas, do dito lugar; n.m. de Manuel Domingues e de Francisca Domingues, da Granja. Nasceu a 20/5/1850 e foi batizada a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Gonçalves e sua irmã, Maria Joaquina, solteiros, do lugar da Jugaria, freguesia de Fiães.

 

VAZ, Mercedes Augusta. Filha de José Vaz, natural de Paços, e de Maria Luísa Pinheiro, natural de Cristóval, onde moravam, no lugar do Ranhado. Neto paterno de Clara Vaz; neto materno de José Joaquim Pinheiro e de Francisca Quintela. Nasceu em Cristóval a 14/8/1901 e foi batizada na igreja a 19 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim da Ribeira, casado, lavrador, e Albina Rosa Pinheiro, solteira, camponesa. // Casou a 14/6/1924, na CRCM, com Manuel Nunes. // Enviuvou a 26/12/1931. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 2/7/1985.   

 

VAZ, Rosa da Ascenção. Filha de José António Vaz e de Ludovina Vieites. Nasceu na freguesia de ----------, a --/--/19--. // Casou na capela do Facho a 5/10/1958 com Augusto do Nascimento, taxista, filho de Júlio Celestino Coelho e de Maria Joaquina Gonçalves. // O seu marido foi mortalmente baleado por um polícia na década de sessenta; segundo consta; o agente tinha ciúmes dele.   

 

VAZ, Sara Helena. Filha de Manuel Carlos Vaz e de Maria Helena Lourenço Pereira, moradores no lugar da Granja. Nasceu em -----------, a --/--/19-- e foi batizada na igreja de Cristóval a 2/1/1999. 

 

VAZ, Urgelina. Filha de Francisco Domingues Vaz e de Maria de Araújo, lavradores, residentes no lugar de Marga. N.p. de António Vaz e de Benta Domingues; n.m. de Genoveva de Araújo. Nasceu em Cristóval a 4/4/1897 e foi batizada na igreja a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Pereira da Costa, solteiro, lavrador, e Maria Pires, solteira. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 14/9/1979. 

 

VELOSO

 

VELOSO, António. Filho de Luís Rodrigues dos Santos Veloso e de Maria Josefa Pinheiro, proprietários, moradores em Cevide. N.p. de Francisco José Veloso e de Benta Rodrigues dos Santos, de São Gregório; n.m. de Manuel Joaquim Pinheiro e de Ana Joaquina Pires Ramos, do Outeiro, Paços. Nasceu em Cristóval a 1/11/1892 e foi batizado a 5 desse mês e ano. Padrinhos: António Pinheiro e Júlia Pinheiro, solteiros, tios maternos do batizando, do Outeiro, Paços. // Morreu a 2/2/1894. 

 

VELOSO, Claudino. Filho de Francisco Manuel Veloso e de Gertrudes Esteves, moradores em Cevide. N.p. de Francisco José Veloso e de Rosa Maria Alves, de São Gregório; n.m. de Florêncio Esteves e de Luísa Martins, de Arnoia, bispado de Ourense. Nasceu em Cristóval a 6/3/1842 e foi batizado a 8 desse mês e ano. Padrinho: Francisco Durães, do lugar dos Casais.

 

VELOSO, Fidel. Filho de Francisco Manuel Veloso e de Gertrudes Esteves, moradores em Cevide. N.p. de Francisco José Veloso e de Rosa Maria Alves, do dito lugar; n.m. de Florêncio Esteves e de Luisa Alves, do lugar de Remuinho, Arnoia, Ourense. Nasceu a 22/12/1843 e foi batizado a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Esteves, tio materno da criança, e sua mulher, Manuela Rodrigues, de Arnoia. 

 

VELOSO, Francisco José. Filho de Francisco Manuel Veloso e de Anastácia Amoedo, lavradores, galegos. Nasceu em Crecente, diocese de Tui, por volta de 1812. // Proprietário. // Morreu a 18/3/1909, no lugar de Cevide, onde residia, sem sacramentos, com noventa e sete anos de idade, no estado de solteiro, sem testamento, com um filho, e foi sepultado no cemitério de Cristóval. // Irmão de Bento Manuel Veloso, falecido por volta de 1882. O mano devia ser solteiro, pois ele habilitou-se aos seus bens, juntamente com sua irmã Maria Teresa Veloso.  

 

VELOSO, Francisco Manuel. // Estava viúvo, e morava em Cevide, quando casou de novo, na igreja de Cristóval, a 4/6/1841, com Gertrudes Esteves, filha de Fulgêncio Esteves e de Luísa Alves, de Arnoia, Ourense. Testemunhas: José Luís Rodrigues, de Cevide, e José Rodrigues, de Remoinho, Arnoia. // Com geração.

 

VELOSO, José. Filho de Luís Rodrigues dos Santos Veloso, natural de Cristóval, e de Maria Josefa Pinheiro, natural de Paços, lavradores, residentes em Cevide. N.p. de Francisco José Veloso e de Benta Rodrigues dos Santos, cristovalenses; n.m. de Manuel Joaquim Pinheiro e de Ana Joaquina Pires Ramos, do Outeiro, Paços. Nasceu a 28/10/1893 e foi batizado a 3 de Novembro desse ano. Padrinhos: António Pinheiro e Júlia Pinheiro, solteiros, lavradores, do Outeiro, Paços. // Morreu a 21/7/1905, em São Gregório, às treze horas, por afogamento, e foi sepultado no cemitério paroquial.   

 

VELOSO, Luís. Filho de Francisco José Veloso, solteiro, proprietário, morador em Cevide, que reconheceu a criança como seu filho por escritura pública, e de Benta Rodrigues dos Santos, moradora em São Gregório. N.p. de Francisco Manuel Veloso e de Anastácia Amoedo; n.m. de Manuel José Rodrigues dos Santos e de Luísa Gonçalves. Nasceu em Cristóval a 4/2/1855 (*) e foi batizado na igreja de Cristóval nesse dia. Padrinhos: o seu avô materno e Maria Teresa dos Santos, solteira - (batizara-o em casa por achar que corria perigo de vida), - sua tia materna, proprietários, moradores em São Gregório. (O assento de batismo foi retificado a 3/7/1888). // Proprietário. // Casou na igreja de Cristóval a 17/6/1889 com Maria Josefa, filha de Manuel Joaquim Pinheiro e de Ana Joaquina Pires Ramos, proprietários, do Outeiro, Paços. Testemunhas presentes: José Joaquim Monteiro, casado, lavrador, residente em São Gregório, e José Quintela, casado, lavrador, residente no Campo do Souto. // Com geração. /// (*) No seu assento de casamento diz-se que ele nasceu a 11/6/1854.

 

VELOSO, Manuel Francisco. Filho de António José Veloso e de -----------------, moradores no lugar dos Casais, Cristóval. // Morreu a 12/11/1804, somente com o sacramento da penitência, que lhe administrou o padre Francisco Inácio Ribeiro, de São Gregório, e foi sepultado na igreja. // Era filho-família.   

 

VELOSO, Manuel Joaquim. Filho de Francisco José Veloso e de Maria Rosa Alves, residentes em São Gregório. Nasceu em Cristóval em finais do século XVIII. // Casou na igreja de Paços a 10/11/1819 com Maria Joaquina Esteves, filha de Francisco José Esteves e de Ana Vaz, do Outeiro, Paços. // Moraram no lugar do Outeiro, freguesia de Paços. // Pai de José Joaquim Veloso, nascido em Paços a 6/5/1821 (ver); de Felicidade, nascida em Paços a 22/11/1823 (ver); de Francisco José Veloso, nascido em Paços a 18/12/1826 (ver); de António José, nascido em Paços a 10/10/1829 (ver); de Emília Veloso, nascida em Paços a 15/9/1832 (ver); e de José Veloso, que nasceu em Paços a 12/4/1835 e ali morreu a 28/9/1836 (ver). // Manuel Joaquim Veloso, de quem se fala a seguir, teve a patente de capitão de milícias no exército de D. Miguel.   

     Lê-se em Melgaço, Sentinela do Alto Minho, de ACE, página 114: «Diz Manuel Joaquim Veloso, do julgado de Melgaço, preso nas cadeias da Relação do Porto, que para mostrar aonde lhe convier precisa justificar neste juízo os Ítens abaixo deduzidos, com citação do delegado ou subdelegado do Procurador Régio respetivo…» Continua: «E, deduzindo-os, justificará em como o justificante no ano de 1834, em que nesta província se estabeleceu o legítimo governo de Sua Majestade a rainha D. Maria II, apresentou-se às autoridades competentes, e alistou-se no serviço da mesma, sem que mais se subtraísse em obedecer-lhe. - Justificará em como no ato em que o justificante foi sentenciado pelos falsos crimes que depois do sobredito se lhe formaram; os jurados de sentença decidiram provados todos os quesitos contra o justificante, em consequência de ameaças de seus inimigos que se apresentaram no júri de sentença armados de pistolas, punhais, e facas, para matarem os jurados se não julgassem como eles queriam, e matariam o justificante se não fosse a tropa que o defendia. – Justificará em como, pela mesma maneira, intimidaram e ameaçaram as testemunhas que o justificante apresentou em sua defesa, não as deixando jurar, e ameaçando-as com a morte se jurassem a favor do justificante: o que tudo foi público e observado na audiência geral de sentença. – Justicará em como todos os factos criminosos arguidos ao justificante são imputados como feitos antes de 27/5/1826, ainda que todos falsos e emprocidades (dever ser improcedência = falta de lógica, incoerência). – Pede a Vossa Senhoria se sirva mandar que distribuída se lhe admita a justificar e deduzido com a citação requerida e justificado se lhe entregue a própria, ficando o treslado // E.R.M.»    

 

VELOSO, Maria Caetana. Filha de Francisco José Veloso e de Rosa Maria Esteves. Nasceu por volta de 1787. // Faleceu no lugar dos Casais a 19/11/1872, com oitenta e cinco anos de idade, no estado de viúva de João Manuel Esteves, com o sacramento da extrema-unção, sem testamento, e foi sepultada na igreja de Cristóval. // Mãe de Francisco, Manuel, Rosa, Florinda, Maria, Joaquina, e de Josefa.

 

VELOSO, Maria Rosa. // O seu marido, Francisco Xavier, morreu no lugar dos Casais, Cristóval, a 6/9/1866, com oitenta anos de idade, com a estrema-unção, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado na igreja. 

 

VELOSO, Maria Rosa. Filha de António Veloso e de Maria Ribeira. // Faleceu no lugar dos Casais, Cristóval, a 20/12/1877, com setenta anos de idade, no estado de viúva de Manuel Pires, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Deixou três filhos: António, Manuel, e Luís.

 

VELOSO, Maria Teresa. // Era irmã de Bento Manuel e de Francisco José. // Casou com --------------------------. // Aquando do óbito de seu irmão Bento Manuel ela estava viúva. Habilitou-se, por sua morte, aos bens por ele deixados. // (Diário do Governo n.º 289, de 21/12/1882. Escrivão: Miguel Augusto Ferreira). 

 

VELOSO, Palmira Augusta. Filha de Luís Rodrigues dos Santos Veloso e de Maria Josefa Pinheiro, proprietários, moradores em Cevide. Neta paterna de Francisco José Veloso e de Benta Rodrigues dos Santos, viúva, de São Gregório; neta materna de Manuel Joaquim Pinheiro e de Ana Joaquina Pires Ramos, do Outeiro, Paços. Nasceu em Cristóval a 10/8/1890 e foi batizada, primeiro em casa e depois na igreja de Cristóval, nesse dito dia. Madrinha: a sua avó materna.  

 

VELOSO, Secundino. Filho de Francisco Manuel Veloso e de Gertrudes Esteves, residentes em Cevide. N.p. de Francisco José Veloso e de Rosa Maria Alves, do dito lugar; n.m. de Florêncio Esteves e de Luísa Martins, do lugar de Remuinho, Arnoia, Ourense. Nasceu a 6/9/1846 e foi batizado a 9 desse mês e ano. Padrinhos: Benito Roxo e sua mulher, Escolástica Santa Maria, naturais de Remuinho, Arnoia.  

 

VELOSO, Sofia. Filha de Francisco Manuel Veloso e de Gertrudes Esteves, moradores em Cevide. N.p. de Francisco José Veloso e de Rosa Maria Alves, do dito lugar; n.m. de Florêncio Esteves e de Luísa Martins, de Remuinho, São Salvador de Arnoia, Ourense. Nasceu a 20/3/1849 e foi batizada na igreja de Cristóval a 23 desse mês e ano. Padrinho: Manuel Rodrigues, de Arnoia.

 

VIANA

 

VIANA, Albina. Filha de António José de Sousa Viana e de Rosa Maria Durães, negociantes, moradores em São Gregório, freguesia de Cristóval. N.p. de José João de Sousa Viana e de Maria Joaquina da Ribeira, do dito lugar; n.m. de Francisco José Durães e de Joana Joaquina Veloso, dos Casais. Nasceu a 5/12/1836 e foi batizada a 9 desse mês e ano. Padrinho: Manuel de Sousa Viana, tio da batizanda.

 

VIANA, Antónia Maria. Filha de Manuel José de Sousa Viana e de Joaquina Josefa da Cunha Ferreira, moradores na Rua Verde. Neta paterna de João José de Sousa Viana e de Maria Joaquina da Ribeira, do dito lugar; neta materna de Domingos Francisco da Cunha Ferreira e de Rosa Maria Fernandes, da Valinha, Ceivães. Nasceu a 14/11/1856 e foi batizada na igreja de Cristóval a 16 do dito mês e ano. Madrinha: Maria de Sousa Viana, solteira, prima da batizando.

 

VIANA, António. Filho de António José de Sousa Viana e de Rosa Maria Durães, negociantes, moradores em São Gregório. N.p. de João José de Sousa Viana e de Maria Joaquina da Ribeira, do dito lugar; n.m. de Francisco José Durães e de Joana Joaquina Veloso, dos Casais. Nasceu a 22/11/1843 e foi batizado a 26 desse mês e ano. Padrinho: Manuel de Sousa Viana, tio do bebé. // Faleceu no Brasil.  

 

VIANA, António José. Filho de João José de Sousa Viana e de Maria Joaquina da Ribeira, moradores em São Gregório. // Casou na igreja de Cristóval a 28/10/1833, com Rosa Maria Durães, filha de Francisco José Durães e de Joana Joaquina Veloso, do lugar dos Casais. Testemunhas presentes: Manuel Rodrigues Alves, do lugar da Porta, e Francisco António Domingues, do lugar de Pousadas. // Faleceu em São Gregório a 12/11/1870, com 61 anos de idade, no estado de casado, com todos os sacramentos, com testamento, e foi sepultado na igreja paroquial. // A sua viúva finou-se a 23/4/1891, com 83 anos de idade. // Pais de Manuel, de Maria, de José, de Delfina, de Ludovina, de Guilherme, de Júlio, e de Norberto.    

 

VIANA, António José. Filho de ---------- Viana e de --------------------------------------------. Nasceu em -----------, a --/--/1943. // Morreu no lugar de Esquipa, Cristóval, a --/--/2019, com 76 anos de idade (A Voz de Melgaço n.º 1431, de 1/9/2019).

 

VIANA, António Júlio. Filho de Luís de Passos Viana, cabo da Guarda-Fiscal, natural da freguesia de Serreleis, Viana do Castelo, e de Josefina Rosa Meleiro, lavradeira, natural da freguesia de Ganfei, Valença, moradores no lugar de Rua Verde. N.p. de Manuel José Viana e de Maria José de Araújo; n.m. de António José Meleiro e de Ana Joaquina Rodrigues Macieira. Nasceu em Cristóval a 19/9/1898 e foi batizado na igreja a 26 desse mês e ano. Padrinhos: António Correia dos Santos, casado, negociante, e Júlia Augusta Correia dos Santos, solteira.     

 

VIANA, Bento. Filho de Bento Alberto de Sousa Viana e de Maria Teresa de Barros, moradores em São Gregório. N.p. de João José de Sousa Viana e de Maria Joaquina da Ribeira, do dito lugar; n.m. de João José Alves de Barros e de Caetana Maria Soares, da Vila de Melgaço. Nasceu em Cristóval a 4/10/1834 e foi batizado a 8 desse mês e ano. Padrinho: Bento Manuel Veloso, de São Gregório.  

 

VIANA, Bento Alberto. Filho de João José de Sousa Viana e de Maria Joaquina Ribeiro, moradores no lugar de São Gregório. // Casou na igreja de Cristóval a 25/6/1829 com Maria Teresa, filha de João José Álvares de Barros e de Caetana Maria de Castro, da Vila de Melgaço. Testemunhas: Francisco Domingues, António Rodrigues e Feliciana Álvares, todos do lugar de São Gregório.

 

VIANA, Birgita Amália. Filha de Manuel José de Sousa Viana e de Joaquina Josefa da Cunha Ferreira, moradores na Rua Verde. N.p. de João José de Sousa Viana e de Maria Joaquina da Ribeira, do dito lugar; n.m. de Domingos Francisco da Cunha Ferreira e de Rosa Maria Fernandes, da Valinha, Ceivães, concelho de Valadares. Nasceu a 10/2/1851 e foi batizada na igreja de Cristóval a 13 desse mês e ano. Padrinhos: José de Sousa Viana, solteiro, tio da neófita, e sua sobrinha, Francisca de Araújo, solteira, ambos da Rua Verde. // Faleceu em São Gregório a 25/3/1941.

 

VIANA, Casimiro. Filho de José de Sousa Viana e de Joaquina Esteves, moradores em São Gregório. Neto paterno de João José de Sousa Viana e de Maria Joaquina Ribeira, do dito lugar; neto materno de João Manuel Esteves e de Maria Caetana Veloso, do lugar dos Casais. Nasceu a 13/11/1853 e foi batizado na igreja de Cristóval a 15 desse mês e ano. Madrinha: Rosa Durães, de São Gregório. // Faleceu em São Gregório a 20/4/1866, em consequência de uma explosão ocorrida pelas 8 horas e 30 minutos desse dia na casa de negócio de Joaquim ----------, onde morreram várias pessoas. // Foi sepultado na igreja. // Escreveu o pároco à margem do assento de batismo: «falecido na desgraça em São Gregório».  

 

VIANA, Delfina. Filha de António José de Sousa Viana e de Rosa Durães, residentes em São Gregório. N.p. de João José de Sousa Viana e de Maria Joaquina da Ribeira, do mesmo lugar; n.m. de Francisco Durães e de Joana Veloso, dos Casais. Nasceu em Cristóval a 30/11/1840 e foi batizada a 3 de Dezembro desse ano. Padrinho: Manuel de Sousa Viana, tio paterno da neófita. // Casou com Manuel António Gomes. // Faleceu a --/3/1927. // Mãe do padre Manuel Bento Gomes (1864-1947).  

 

VIANA, Francisca. Filha de José de Sousa Viana e de Joaquina Esteves, residentes no lugar de São Gregório. N.p. de João José de Sousa Viana e de Maria Joaquina da Ribeira, do dito lugar; n.m. de João Manuel Esteves e de Maria Caetana Veloso, do lugar dos Casais. Nasceu em Cristóval a 27/3/1855 e foi batizada a 28 desse mês e ano. Madrinha: Rosa Durães, de São Gregório. // Casou em 1875 com Albino José Lucas, de Monção, guarda da alfândega em São Gregório, mais velho do que ela catorze anos. // O seu marido morreu em São Gregório a 17/9/1878. // Com geração. // Casou em segundas núpcias com Plácido Dias.  

 

VIANA, Francisco Maria. Filho de Bento Alberto de Sousa Viana e de Maria Teresa de Barros, moradores no lugar de São Gregório. Neto paterno de João José de Sousa Viana e de Maria Joaquina da Ribeira; neto materno de João José Alves de Barros e de Caetana Maria de Castro, da Vila de Melgaço. Nasceu em Cristóval a 19/4/1836 e foi batizado a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Durães, natural de São Gregório, e Maria Joaquina da Cunha, natural da Vila de Melgaço.   

 

VIANA, Guilherme Cândido. Filho de António José de Sousa Viana e de Rosa Durães, negociantes, moradores em São Gregório. N.p. de João José de Sousa Viana e de Maria Joaquina da Ribeira, do dito lugar; n.m. de Francisco Durães e de Joana Veloso, dos Casais. Nasceu em Cristóval a 5/6/1845 e foi batizado a 9 desse mês e ano. Padrinho: Manuel de Sousa Viana, tio paterno. // Casou a 26/7/1885, na igreja de Cristóval, com a sua parente no 2.º grau de consanguinidade, Vergita (ou Berzita) Amália de Sousa Viana, solteira, de 31 anos de idade, filha de Manuel José de Sousa Viana e de Joaquina Ferreira da Cunha, proprietários, moradores na Rua Verde. Testemunhas: Manuel José Pereira da Costa, casado, lavrador, residente no lugar do Sobreiro, e Manuel Francisco Rodrigues, viúvo, lavrador, residente no lugar da Porta.     

 

VIANA, Hermínia Henriqueta. Filha de Guilherme Cândido de Sousa Viana e de Vergita Amália de Sousa Viana, proprietários. N.p. de António José de Sousa Viana e de Rosa Durães; n.m. de Manuel José de Sousa Viana e de Joaquina Ferreira da Cunha. Nasceu em Cristóval a 27/9/1886 e foi batizada a 29 desse mês e ano. Padrinhos: o presbítero Luís Manuel Marques e Delfina de Sousa Viana, tia paterna da criança, todos moradores em São Gregório, Cristóval. // Faleceu a 23/10/1958.  

 

VIANA, Hermínia Henriqueta. Filha de Manuel José de Sousa Viana e de Luísa Teresa Ferreira. Nasceu em -------------, a --/--/1896. // Faleceu a 23/10/1958.  

    

VIANA, Inês Rosa. Filha de José Joaquim de Sousa Viana e de Maria Rosa de Macedo (recebidos em São Salvador da cidade de Campos, Império do Brasil), moradores em São Gregório. Neta paterna de António José de Sousa Viana e de Rosa Durães, do dito lugar; neta materna de José Ferreira de Matos e de Rosa Maria Gomes, paroquianos da dita freguesia brasileira. Nasceu a 2/12/1865 e foi batizada na igreja de Cristóval a 1/1/1866. Padrinhos: os seus avós maternos.  

 

VIANA, Isaura Augusta. Filha de Joaquim Rodrigues Viana, caiador, de Arcozelo, Ponte de Lima, e de Júlia Augusta Pires, doméstica, do lugar dos Casais, Cristóval. Nasceu em Cristóval a --/--/1931 (NM 128, de 25/10/1931). // Faleceu no dito lugar dos Casais a 20/3/1938, com apenas seis anos de idade, e foi sepultada no cemitério de Paços. // Declarou o óbito Abílio Gomes, casado, lavrador, também dos Casais.   

 

VIANA, João Manuel. Filho de Bento Alberto de Sousa Viana e de Teresa Maria de Barros, moradores em São Gregório. N.p. de João José de Sousa Viana e de Maria Joaquina da Ribeira, do dito lugar; n.m. de João José Alves de Barros e de Caetana Maria de Castro, da Vila de Melgaço. Nasceu a 11/7/1838 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinho: Manuel José de Sousa Viana, tio do batizando.

 

VIANA, Joaquim José. Filho de Manuel José de Sousa Viana e de Joaquina Josefa da Cunha Ferreira, moradores na Rua Verde de São Gregório. Neto paterno de João José de Sousa Viana e de Maria Joaquina da Ribeira, do dito lugar; neto materno de Domingos Francisco da Cunha Ferreira e de Rosa Maria Fernandes, da Valinha, Ceivães, Monção. Nasceu a 28/5/1865 e foi batizado na igreja de Cristóval a 4 de Junho desse dito ano. Padrinhos: José Joaquim Fernandes, proprietário, e sua filha, Joaquina Rosa Fernandes, solteira, da Valinha, Monção.

 

VIANA, José. Filho de João José de Sousa Viana e de Maria Joaquina da Ribeira, de São Gregório. // Casou na igreja de Cristóval, a 1/3/1851, com Ana Joaquina, filha de João Manuel Esteves e de Caetana Veloso, dos Casais, Cristóval. Testemunhas: António José de Sousa Viana, de São Gregório, e Francisco José Esteves, de Cevide. // Faleceu em São Gregório a 25/3/1859, no estado de casado, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja a 26, com ofício de seis padres.   

 

VIANA, José Joaquim. Filho de António José de Sousa Viana e de Rosa Durães, moradores em São Gregório. N.p. de João José de Sousa Viana e de Maria Joaquina da Ribeira, do dito lugar; n.m. de Francisco Durães e de Joana Veloso, dos Casais. Nasceu a 5/6/1838 e foi batizado a 7 desse mês e ano. Padrinho: o avô paterno. 

 

VIANA, José Joaquim. Filho de Manuel José de Sousa Viana e de Joaquina Josefa da Cunha Ferreira, moradores na Rua Verde. N.p. de João José de Sousa Viana e de Maria Joaquina da Ribeira, do dito lugar; n.m. de Domingos Francisco da Cunha Ferreira e de Rosa Maria Fernandes, da Valinha, Ceivães, Monção. Nasceu a 9/3/1859 e foi batizado na igreja de Cristóval a 15 desse mês e ano. Padrinhos: José Fernandes e sua mulher, Florinda Rosa Fernandes, da Valinha, Ceivães.

 

VIANA, Júlio Augusto. Filho de António José de Sousa Viana e de Rosa Durães, moradores no lugar de São Gregório. N.p. de João José de Sousa Viana e de Maria Joaquina da Ribeira, do dito lugar; n.m. de Francisco Durães e de Joana Veloso, dos Casais. Nasceu a 20/11/1846 e foi batizado a 24 desse mês e ano. Padrinho: Manuel José de Sousa Viana, tio materno (!) do batizando. // Em 1892 era negociante e proprietário. Estava solteiro. Nesse ano, a 25 de Fevereiro, foi padrinho de Júlio de Jesus Abreu. // Foi jurado por Cristóval em 1908 (Jornal de Melgaço n.º 743).  

 

VIANA, Júlio Augusto. Filho de Manuel José de Sousa Viana e de Luísa Teresa Ferreira. Nasceu em -------------, a --/--/1---. // Foi vereador da Câmara Municipal de Melgaço.

 

VIANA, Ludovina. Filha de --------- de Sousa Viana e de ----------------------------------. Nasceu por volta de 1873. // Faleceu no lugar de São Gregório a --/--/1932, com cinquenta e nove anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 168, de 9/10/1932).

 

VIANA, Ludovina Augusta. Filha de António José de Sousa Viana e de Rosa Durães, moradores em São Gregório. Neta paterna de João José de Sousa Viana e de Maria Joaquina da Ribeira, do dito lugar; neta materna de Francisco Durães e de Joana Veloso, dos Casais. Nasceu a 12/5/1842 e foi batizada a 14 desse mês e ano. Padrinho: Manuel de Sousa Viana, solteiro, tio da neófita. // Faleceu em São Gregório a 17/10/1879, no estado de casada com Francisco Douteiro Esteves, sem sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Deixou dois filhos.  

 

VIANA, Luís Vicente. Filho de Manuel José de Sousa Viana e de Joaquina Josefa da Cunha Ferreira, negociantes, residentes em São Gregório. N.p. de João José de Sousa Viana e de Maria Joaquina da Ribeira, lavradores, do dito lugar; n.m. de Domingos Francisco da Cunha Ferreira e de Rosa Maria Fernandes, negociantes, da Valinha, Ceivães. Nasceu a 20/6/1861 e foi batizado na igreja de Cristóval no dia seguinte. Padrinhos: António José de Sousa Viana, negociante, tio do bebé, e sua filha, Ludovina, solteira, de São Gregório. // Faleceu a 10/9/1862 e foi sepultado na igreja.    

 

VIANA, Luísa Teresa. Filha de Manuel José de Sousa Viana e de Luísa Teresa Ferreira. Nasceu em ------------, a --/--/1---. // Casou com Francisco Outeiro Esteves (Canhoto). // Enviuvou a 10/11/1942. // Faleceu a 16/4/1956. // Mãe do Dr. Júlio Esteves. 

 

VIANA, Manuel José. Filho de João José de Sousa Viana e de Maria Joaquina da Ribeira, moradores no lugar de São Gregório. Nasceu em Cristóval por volta de 1826. // Casou na igreja de Cristóval a 25/2/1850, com Joaquina Josefa da Cunha Ferreira, filha de Domingos Francisco da Cunha Ferreira e de Rosa Maria Fernandes, da Valinha, Ceivães, concelho de Valadares. Testemunhas: Alexandre José de Araújo e sua filha, Maria Francisca, solteira. // Proprietários. // Faleceu na Rua Verde de São Gregório a 1/2/1881, com 65 anos de idade, no estado de casado com a dita Joaquina, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja no dia 3. // A sua viúva finou-se também na Rua Verde, a 22/3/1895, com 74 anos de idade, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja no dia 24. // Deixaram seis filhos: Bergita, Maria, Plácido, Antónia, José, e Joaquim.   

 

VIANA, Manuel [José]. Filho de António José de Sousa Viana e de Rosa Maria Durães, moradores no lugar de São Gregório. N.p. de João José de Sousa Viana e de Maria Joaquina da Ribeira, do dito lugar; n.m. de Francisco António Durães e de Joana Veloso, dos Casais. Nasceu a 13/6/1835 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José de Sousa Viana e Ana Veloso Durães. 

 

VIANA, Manuel José. // De Cristóval. // Casou com Luísa Teresa Ferreira. // Pai de Luísa Teresa (casou com Francisco Outeiro Esteves “Canhoto”; enviuvou a 10/11/1942 e faleceu a 16/4/1956; mãe do Dr. Júlio); de Júlio Augusto (foi vereador da Câmara Municipal de Melgaço); de Hermínia Henriqueta (nasceu em 1896 e faleceu a 23/10/1958).  

 

VIANA, Maria. Filha de João José de Sousa Viana e de Maria Joaquina da Ribeira. // Faleceu em São Gregório a 21/5/1872, com 60 anos de idade, casada com Alexandre José de Araújo, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Mãe de Carlota, Francisca, Joaquina, Miquelina, Manuel, Policarpo, e de Joaquim.  

 

VIANA, Maria. Filha de António José de Sousa Viana e de Rosa Maria Durães, residentes em São Gregório. Neta paterna de João José de Sousa Viana e de Maria Joaquina da Ribeira, do dito lugar; neta materna de Francisco José Durães e de Joana Veloso, dos Casais. Nasceu em Cristóval a 27/4/1834 e foi batizada em casa pela avó materna no dia seguinte ao seu nascimento. // Frequentou a escola primária, pois aquando do seu segundo casamento assinou. // Consta (por informação duma bisneta – Maria Manuela Ferreira de Araújo Leitão) que casou com um galego, teria ela a idade de dezasseis anos, indo residir para Salamanca, enviuvando três anos depois! Não sei se isso é verdadeiro. A verdade, documentada, é que ela casou a 20/10/1859 com um viúvo, António Joaquim de Barros (ver), falecido em São Gregório a 1/3/1861. Deste seu primeiro (ou segundo) casamento não houve filhos. // Casou em segundas (ou terceiras) núpcias, na igreja de Paços, a 16/3/1862, com António, de 32 anos de idade, solteiro, negociante, natural de São João da Madeira, morador em Castro Laboreiro, Melgaço, filho de Luís Correia [dos Santos], de São Pedro de Vila Chão, e de Margarida da Costa (ou Maria Joaquina Correia), de São João da Madeira, todos do bispado do Porto. Testemunhas: Francisco Douteiro, lavrador, natural de Paços, e Henrique de Barros, comerciante em Castro Laboreiro. // Em 1913 estava doente (Correio de Melgaço n.º 41, de 16/3/1913). // Faleceu em Abril de 1918; a 27 desse mês de Abril foi rezada na igreja matriz da Vila uma missa por sua alma (Jornal de Melgaço n.º 1204, de 27/4/1918). // O correspondente do Jornal de Melgaço em São Gregório diz maravilhas dela: «a morte traiçoeira e implacável acaba de roubar ao carinho dos seus a boa e santa velhinha»; «a pobreza perde uma verdadeira amiga e uma desvelada protetora» (JM 1204). // O seu viúvo morreu também em São Gregório, em Fevereiro de 1919 (JM 1235, de 23/2/1919). // Uma filha do casal, Amália da Conceição de Sousa Viana Correia dos Santos, contraiu matrimónio com Domingos Ferreira de Araújo (1861-1921), proprietário de uma farmácia na Vila de Melgaço. Uma das filhas deste casamento de Amália da Conceição com Domingos José Ferreira de Araújo, de seu nome Madalena Correia dos Santos Ferreira de Araújo, casou por volta de 1920 com José dos Santos Leitão (1893-1996), despachante oficial na cidade do Lobito, Angola, primo em 2.º grau do capitão Leitão, chefe da revolta de 31/1/1891, no Porto. Da sua descendência temos a filha Maria Manuela Ferreira de Araújo Leitão, que casou com seu primo, Joaquim António Vieira Leitão, um oposicionista ao Estado Novo, e correlegionário de figuras de proa da oposição, nomeadamente Salgado Zenha, de quem era amigo particular. // Nota: Maria Manuela Ferreira de Araújo Leitão e Joaquim António Vieira Leitão são pais do jornalista Pedro Leitão, que foi redator, durante quase vinte anos, do “Jornal de Notícias”, e fundador do “Fronteira Notícias”, jornal da atualidade minhota-galega, a única publicação jornalística que se publicou apenas em português e era lido neste idioma por galegos lusófonos na Galiza.      

 

VIANA, Maria. Filha de José de Sousa Viana e de Ana Joaquina Esteves, residentes em São Gregório. N.p. de João José de Sousa Viana e de Maria Joaquina da Ribeira, do dito lugar; n.m. de João Manuel Esteves e de Maria Caetana Veloso, dos Casais. Nasceu a 26/10/1851 e foi batizada no dia seguinte. Madrinha: a avó materna. 

 

VIANA, Maria Amália. Filha de Manuel José de Sousa Viana e de Joaquina Josefa da Cunha Ferreira, moradores na Rua Verde. Neta paterna de João José de Sousa Viana e de Maria Joaquina da Ribeira, do dito lugar; neta materna de Domingos da Cunha Ferreira e de Rosa Maria Fernandes, da Valinha, Ceivães. Nasceu a 9/11/1854 e foi batizada na igreja de Cristóval a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José de Araújo e Maria de Sousa Viana, solteiros, de São Gregório, primos da neófita. // Casou na igreja de Cristóval a 20/6/1885 com António José Rodrigues, de trinta e um anos de idade, solteiro, filho de Joaquim Rodrigues e de Francisca Rosa Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de São Gregório.    

 

VIANA, Maria Claudina. Filha de Bento Alberto de Sousa Viana e de Teresa Maria de Barros, moradores em São Gregório. N.p. de João José de Sousa Viana e de Maria Joaquina da Ribeira, do dito lugar; n.m. de João José Alves de Barros e de Caetana Maria de Castro, da Vila de Melgaço. Nasceu a 16/1/1840 e foi batizada a 19 desse mês e ano. Padrinho: Manuel José de Sousa Viana, tio da batizanda.

 

VIANA, Maria Josefa. Filha de João José de Sousa Viana e de Maria Joaquina Ribeira. // Faleceu em São Gregório a 30/9/1873, com setenta anos de idade, no estado de viúva de António José Rodrigues, com todos os sacramentos, com testamento feito no escritório do escrivão Baião, sem filhos, e foi sepultada na igreja.

 

VIANA, Maria da Luz. // Nasceu por volta de 1933. // Faleceu no lugar dos Casais, Cristóval, a --/--/2022, com 89 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/1/2023). 

 

VIANA, Norberto. Filho de António José de Sousa Viana e de Rosa Durães, moradores em São Gregório. N.p. de João José Sousa Viana e de Maria Joaquina da Ribeira, do dito lugar; n.m. de Francisco Durães e de Joana Veloso, dos Casais. Nasceu a 25/2/1850 e foi batizado a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José de Sousa Viana, seu irmão, e Caetana Durães, sua tia materna, solteiros. // (Faleceu ainda bebé).

 

VIANA, Norberto. Filho de António José de Sousa Viana e de Rosa Durães, residentes no lugar de São Gregório. Neto paterno de João José Sousa Viana e de Maria Joaquina da Ribeira, do dito lugar; neto materno de Francisco Durães e de Joana Veloso, do lugar dos Casais. Nasceu em Cristóval a 14/8/1851 e foi batizado a 18 desse mês e ano. Padrinho: Manuel José de Sousa Viana, irmão do neófito. 

 

VIANA, Plácido Manuel. Filho de Manuel José de Sousa Viana e de Joaquina Josefa da Cunha Ferreira, moradores na Rua Verde. Neto paterno de João José Sousa Viana e de Maria Joaquina da Ribeira, do dito lugar; neto materno de Domingos Francisco da Cunha Ferreira e de Rosa Maria Fernandes, da Valinha, Ceivães. Nasceu em Cristóval a 24/1/1853 e foi batizado a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel de Sousa Viana e sua irmã, Maria, solteiros, do lugar de São Gregório.

 

VIANA, Simão. Filho de António José de Sousa Viana e de Rosa Durães, moradores em São Gregório. N.p. de João José de Sousa Viana e de Maria Joaquina da Ribeira, do dito lugar; n.m. de Francisco Durães e de Joana Veloso, dos Casais. Nasceu a 13/9/1855 e foi batizado no dia seguinte. Padrinho: José de Sousa Viana, irmão do batizando. // Faleceu em São Gregório a 20/4/1866 «estrangulado nas ruínas da casa de Joaquim -------------», cujo desastre trágico ocorreu pelas 8 horas e 30 minutos desse dia, perecendo nele várias pessoas. // Foi sepultado na igreja.   

 

VICENTE

 

VICENTE, José Joaquim. Filho de Lucas Vicente, natural de São Paulo de Real, Penalva do Castelo, e de Gomezinda Cândida, natural da Vila de Melgaço, jornaleiros, moradores em São Gregório. Neto paterno de Albina de Jesus Vicente; neto materno de Petronila Maria. Nasceu em Cristóval a 12/1/1910 e foi batizado na igreja a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Ribeiro, casado, lavrador, e Albina Rosa Ribeiro, solteira, camponesa. // Casou a 27/10/1937, na Conservatória do Registo Civil de Monção, com Laudelina Rodrigues Costa, monçanense. // Enviuvou a 27/11/1985. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 2/8/1993.   

 

VICENTE, Manuel de Lurdes. Filho de Lucas Vicente, natural da freguesia de São Paulo de Real, Penalva do Castelo, e de Gomezinda Cândida, natural da Vila de Melgaço, jornaleiros, moradores em São Gregório. Neto paterno de Albina de Jesus Vicente; neto materno de Petronila Maria. Nasceu em Cristóval a 29/4/1908 e foi batizado na igreja a 3 de Maio desse ano. Padrinhos: Manuel Lourenço, casado, lavrador, e Diana de Araújo, solteira, proprietária.

 

VICENTE, Pureza de Jesus. // Nasceu por volta de 1936. // Faleceu na freguesia de Cristóval a --/--/2020, com 84 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/7/2020). 

 

VIDAL

 

VIDAL, Abílio. Filho de --------- Vidal e de -----------------------. Nasceu em Cristóval a --/--/19--. // Casou com Olinda Maria Rodrigues, de Paderne. // Por volta de 1976, Carmen Esteves, solteira, de São Gregório, doou-lhes, verbalmente, a propriedade da “Rocha de Baixo”, terreno de cultura arvense de regadio e vinha em ramada, sita no lugar de Sucastelo, Cristóval, com a área de 2.140 m2. // Legalizaram a dita propriedade em 1998. // O casal morou em São Gregório (ver A Voz de Melgaço n.º 1069 e n.º 1099). 

 

VIDAL, Alberto. Filho de Manuel Vidal e de Maria do Carmo Rodrigues, jornaleiros, moradores no lugar de São Gregório. N.p. de Carmo Vidal; n.m. de Jacob Rodrigues e de Antónia Vaz. Nasceu em Cristóval a 28/3/1905 e foi batizado na igreja a 3 de Abril desse dito ano. Padrinhos: Constantino de Sousa e Maria Vaz, casados, lavradores.

 

VIDAL, Andreia. Filha de ----------- Vidal e de -------------------------------------------. Nasceu por volta de 1852. // Faleceu em Cristóval a --/--/1913, com sessenta e um anos de idade (Correio de Melgaço n.º 36, de 9/2/1913).

 

VIDAL, António Luís. Filho de ------------- Vidal e de -----------------------------------. Nasceu em ------------, a --/--/19--. // No verão de 1937 fez exame do 2.º grau na escola de Cristóval, ficando distinto. // (Notícias de Melgaço n.º 364).

 

VIDAL, António Santiago. Filho de Manuel Vidal e de Maria do Carmo Rodrigues. Nasceu em Cristóval a --/--/1912 (Correio de Melgaço n.º 24, de 17/11/1912).

 

VIDAL, Augusto. Filho de Manuel Vidal e de Maria do Carmo Rodrigues, jornaleiros, moradores em São Gregório. Neto paterno de Carmen Vidal; neto materno de Jacob Rodrigues e de Antónia Vaz. Nasceu em Cristóval a 13/7/1903 e foi batizado a 17 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Pinheiro, solteiro, farmacêutico, e Maria da Glória Vaz, solteira, camponesa. // Casou a 5/4/1933 com a sua conterrânea Teresa de Lurdes Seixo (NM 190, de 9/4/1933). // Ambos os cônjuges faleceram em Cristóval: ela a 15/9/1971 e ele a 21/6/1987. // Nota: no seu assento de batismo, à margem, o nome da esposa está escrito Luísa Teresa --------- Seixo. 

 

VIDAL, Augusto. Filho de Artur Vidal e de Henriqueta Vidal. Nasceu em Cristóval a --/--/1936. // (Notícias de Melgaço n.º 306). // Morreu em Cristóval a --/--/2024, com 87 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/3/2024). // Era militar reformado.

 

VIDAL, Avelino Francisco. Filho de --------- Vidal e de -----------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Fez exame do 1.º grau a 14/7/1913, obtendo a classificação de «ótimo».

 

VIDAL, Efigénia de Lurdes. Filha de Manuel Vidal e de Maria do Carmo Rodrigues, jornaleiros, moradores em São Gregório. Neta paterna de Carmo Vidal; neta materna de Jacob Rodrigues e de Antónia Vaz. Nasceu em Cristóval a 1/1/1908 e foi batizada na igreja a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Jacob Rodrigues, casado, lavrador, e Andreia Vilar, solteira, camponesa. 

 

VIDAL, Emília. Filha de Manuel Vidal e de Maria do Carmo Rodrigues. Nasceu em Cristóval a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 97, de 26/4/1914).

 

VIDAL, Henriqueta. Filha de Manuel Vidal e de Maria do Carmo Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Sucastelo. Neta paterna de Carmen Vidal; neta materna de Jacob Ridrigues e de Antónia Vaz. Nasceu em Cristóval a 2/9/1898 e foi batizada na igreja a 4 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Joaquim Pacheco, casado, sargento reformado da Guarda-Fiscal, e Andreia Vidal, solteira. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 12/3/1977.

 

VIDAL, José Filipe. Filho de Raul Vidal e de Laura Pereira Malheiro. Nasceu em Cristóval a --/--/19--. // Casou a 4/8/1996, na igreja da Senhora-a-Branca, Braga, com Graça Maria, nascida em Melgaço (!), filha de Aniceto Guilherme Lisboa e de Emília de Sousa Elias. Padrinhos da boda: Valdemiro da Costa Fernandes e Anabela de Sousa Lisboa. Presidiu à celebração o reitor da igreja, padre Dr. Carlos Nuno Vaz. 

 

VIDAL, José Leopoldo. Filho de Manuel Vidal e de Maria do Carmo Rodrigues, moradores no lugar de São Gregório. Neto paterno de Carmen Vidal; neto materno de Jacob Rodrigues e de Antónia Vaz. Nasceu em Cristóval a 7/10/1901 e foi batizado na igreja a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Leopoldo Vasques, casado, negociante, e Rosa Vasques, solteira, camponesa. // Casou a 9/2/1929, na CRCM, com a sua conterrânea Maria da Conceição Marques. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 3/4/1974. // A sua viúva finou-se a 9/4/1998.   

 

VIDAL, Laurinda. Filha de Manuel Vidal e de Maria do Carmo Rodrigues, jornaleiros, moradores em São Gregório. Neta paterna de Carmo Vidal; neta materna de Jacob Rodrigues e de Antónia Vaz. Nasceu em Cristóval a 30/3/1910 e foi batizada na igreja a 3 de Abril desse mesmo ano. Padrinhos: Jacob Rodrigues, viúvo, lavrador, e Andreia Vilar, solteira, camponesa. // Casou a 25/9/1933, em São Miguel de Desteriz, Galiza, com António Vilar Esteves. // Enviuvou a 2/7/1983. // Faleceu em São Gregório, Cristóval, a 21/1/2000, no estado de viúva.   

 

VIDAL, Manuel. Filho de Carmen Vidal, solteira. Nasceu em Cristóval por volta de 1873. // Lavrador. // Casou na igreja da sua freguesia de nascimento a 17/11/1897 com Maria do Carmo, de 25 anos de idade, solteira, camponesa, do lugar de Sucastelo, filha de Jacobo Rodrigues e de Antónia Vaz. Testemunhas presentes: José Fernandes e Justino Vieira, solteiros, lavradores, do lugar de São Gregório.   

 

VIDAL, Raul (Magano). Filho de Manuel Vidal e de Maria do Carmo Rodrigues, jornaleiros, moradores no lugar de São Gregório. Neto paterno de Carmo Vidal; neto materno de Jacob Rodrigues e de Antónia Vaz. Nasceu em Cristóval a 30/8/1906 e foi batizado na igreja a 4 de Setembro desse mesmo ano. Padrinhos: Luís Pinheiro e Ludovina de Sousa Viana, casados, proprietários. // Casou a 9/2/1956, na igreja de Cristóval, com Laura Pereira Malheiro, sua conterrânea. // Faleceu no lugar de Turtim, Cristóval, a 18/4/1995, no estado de casado com a dita Laura. // Com geração.     

 

VIDAL, Rui Armando. Filho de Artur Vidal e de Henriqueta Vidal. Nasceu na freguesia de Cristóval a --/--/1937. // (Notícias de Melgaço n.º 380).

 

VIEIRA

 

VIEIRA, Albina. Filha de Joaquim Vieira e de Maria Fernandes, lavradores, residentes em Cevide. N.p. de Maria Pires Vieira, de Sá, Paços; n.m. de Antónia Fernandes, de Desteriz, Galiza. Nasceu a 18/5/1881 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Francisco José Rodrigues, solteiro, proprietário, da Granja, e a avó materna da neófita.

 

VIEIRA, Albina Rosa. Filha de Josefa Vieira, solteira, camponesa, moradora em São Gregório. Neta materna de Manuel Joaquim Vieira e de Rosa Ribeiro. Nasceu em Cristóval a 10/3/1909 e foi batizada na igreja a 16 desse mês e ano. Padrinhos: João Batista Gonçalves, solteiro, proprietário, e Albina Gonçalves, solteira, camponesa.

 

VIEIRA, Alexandrina. // Nasceu por volta de 1883. // Faleceu em Cevide a --/--/1930, com 47 anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 80, de 5/10/1930).

 

VIEIRA, António. Filho de ------------- Vieira e de --------------------------------------. Nasceu em Cristóval a --/--/19--. // Em um certame catequístico que se realizou em 1935 obteve dezoito valores. // (Notícias de Melgaço n.º 291). // Nota: deve ser o indivíduo a quem puseram a alcunha de “Montainas”.

 

VIEIRA, António Joaquim. Filho de Manuel Joaquim Vieira e de Maria Rosa Ribeiro, moradores em São Gregório. N.p. de Ana Joaquina Vieira, solteira, de Ganfei, Valença; n.m. de Maria Ribeiro, solteira, de São Gregório. Nasceu a 31/8/1874 e foi batizado a 3 de Setembro desse dito ano. Padrinhos: António Joaquim, casado, tacheiro, e Carmela Vilar, solteira, moradores em São Gregório. // Casou na igreja de Cristóval a 8/4/1896 com Claudina da Purificação, solteira, de 26 anos de idade, cristovalense, filha de Caetano José Gonçalves e de Luísa Domingues, moradores no lugar de Sucastelo. Testemunhas: Júlio Celestino Gonçalves, estudante, clérigo in minoribus, e José de Sousa, solteiro, oficial de sapateiro, cristovalenses. // Ambos os cônjuges faleceram em Cristóval: a esposa a 27/1/1946 e ele a 16/--/1960. // Com geração.  

 

VIEIRA, António Manuel. Filho de -------- Vieira e de --------------------------------. Nasceu no lugar do Pico a --/--/1951. // Aos dezasseis anos de idade partiu para França clandestinamente. // Aos 26 anos voltou para Cristóval, tornando-se comerciante. // Em 1977 entrou na política local. // Em 1982 ganhou as eleições para a Junta de Freguesia. Depois assumiu a presidência da Junta de Agricultores. // Em 1995 já era presidente da Junta de Freguesia de Cristóval há doze anos! // (ver A Voz de Melgaço n.º 1037). // Morreu a 28/4/2020, com 69 anos de idade (A Voz de Melgaço n.º 1438, de 1/5/2020).    

 

VIEIRA, Bebiana Preciosa. Filha de António Joaquim Vieira e de Claudina da Purificação Gonçalves, lavradores, residentes em São Gregório. Neta paterna de Manuel Joaquim Vieira e de Rosa Ribeira; neta materna de Caetano Gonçalves e de Luísa Domingues. Nasceu em Cristóval a 21/3/1901 e foi batizada a 24 desse mês e ano. Padrinhos: José Fernandes, solteiro, lavrador, e Joaquina Rosa Domingues, solteira, cozinheira. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 4, de 10/3/1929: «Faleceu em Madrid Jaime Vieira, filho de António [Joaquim] Vieira, de São Gregório. Quando o desventurado pai seguia para aquela cidade para receber o pequeno espólio do filho, morreu-lhe afogada uma filha, Bebiana Preciosa Vieira, que em uma poça lavava roupa e onde foi encontrada sem vida por uns vizinhos. A pobre criatura sofria de uns ataques. As vítimas eram bem comportadas. Os pais são pobres.» // Ver também Notícias de Melgaço n.º 5, de 17/3/1929, página 4. 

 

VIEIRA, Dalila de Nazaré. Filha de Valentim Antunes Vieira e de Maria Augusta Quintela. Nasceu em Cristóval a --/--/1937 (Notícias de Melgaço n.º 370, de 3/10/1937). // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1487, de 6/10/1963: «Na maternidade do hospital da SCMM deu à luz um menino…; morava no lugar de Doma, Cristóval.»

 

VIEIRA, Delfina. Filha de Joaquim [Pires] Vieira e de Maria Teresa Guerreiro, lavradores, residentes no lugar de Cevide. N.p. de Maria Pires Vieira, solteira, moradora em Sá, Paços; n.m. de António José Guerreiro e de Rita Alonso, de Cevide. Nasceu em Cristóval a 30/8/1863 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Francisco José Veloso, lavrador, e sua irmã, Emília Carolina da Conceição, solteiros, do Outeiro, Paços. // Casou na igreja de Cristóval a 29/4/1900 com Manuel Joaquim Vieites, de 29 anos de idade, solteiro, oficial de pedreiro, natural de Cubalhão. // Faleceu em Cristóval a 24/12/1948. // Mãe de Ricardina de Jesus Vieites (nascida em 1905).   

 

VIEIRA, Guilhermina. Filha de Joaquim [Pires] Vieira e da sua segunda esposa, Maria Fernandes, lavradores, residentes em Cevide. Neta paterna de Maria Pires Vieira, viúva, de Sá, Paços; neta materna de Antónia Fernandes, de Desteriz, Tui. Nasceu em Cristóval a 7/4/1884 e foi batizada a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Rodrigues e Maria Rodrigues, solteiros, proprietários, da Granja. // Casou na igreja de Cristóval a 19/12/1906 com António Esteves, de 25 anos de idade, solteiro, lavrador, residente e natural do lugar da Igreja, freguesia de Rouças, filho de José Manuel Esteves e de Joaquina Rosa Lourenço. // Com geração.   

 

VIEIRA, Jaime. Filho de António Joaquim Vieira e de Claudina da Purificação Gonçalves, jornaleiros, moradores no lugar de São Gregório. Neto paterno de Manuel Joaquim Vieira e de Rosa Ribeiro; neto materno de Caetano José Gonçalves e de Luísa Domingues. Nasceu em Cristóval a 30/10/1902 e foi batizado na igreja a 5 de Novembro desse mesmo ano. Padrinhos: José Maria da Silva Rodrigues, e Francisca Maria de Sousa, casados, proprietários. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 4, de 10/3/1929: «Faleceu em Madrid Jaime Vieira, filho de António [Joaquim] Vieira, de São Gregório. Quando o desventurado pai seguia para aquela cidade para receber o pequeno espólio do filho, morreu-lhe afogada uma filha, Bebiana Preciosa Vieira, que em uma poça lavava roupa e onde foi encontrada sem vida por uns vizinhos. A pobre criatura sofria de uns ataques. As vítimas eram bem comportadas. Os pais são pobres

 

VIEIRA, Jesufina Rosa. Filha de Manuel Joaquim Vieira e de Rosa Ribeiro, moradores em São Gregório. Neta paterna de Ana Joaquina Vieira, solteira, de Ganfei, Valença; neta materna de Maria Ribeiro, solteira, de São Gregório. Nasceu em Cristóval a 23/10/1878 e foi batizada a 3 de Novembro desse ano. Madrinha: Rosa Vieira, tia da batizanda, solteira, moradora em São Gregório.

 

VIEIRA, Joaquim. Filho de Maria Pires Vieira, solteira, moradora em Sá, Paços, onde ele foi batizado. Nasceu por volta de 1839. // Tinha 35 anos de idade, estava viúvo de Maria Teresa Guerreiro, morava em Cevide, quando casou na igreja de Cristóval a 2/9/1874, com Maria, de 30 anos de idade, solteira, batizada em Desteriz, filha de Antónia Fernandes, solteira, moradora na Frieira, Galiza. Testemunhas: António Joaquim de Sousa, lavrador, de Sá; António Gonçalves, mestre ferreiro, também de Sá; e Francisco José Esteves Pires, lavrador, da Corga, todos solteiros, de Paços. // Nota: deve ser o senhor que morreu em Cevide a --/--/1913; no jornal diz-se que ele se finou com 81 anos de idade, mas isso é irrelevante, pois essas informações não correspondem de uma maneira geral à realidade (ver Correio de Melgaço n.º 32, de 12/1/1913). 

 

VIEIRA, José. Filho de -------- Vieira e de ------------------------. Nasceu por volta de 1873. // Morreu em São Gregório a --/--/1933, com 60 anos de idade (NM 195, de 21/5/1933).

 

VIEIRA, José António. Filho de Joaquim Vieira e de Maria Teresa Guerreiro, moradores em Cevide. N.p. de Maria Pires Vieira, solteira, de Sá, Paços; n.m. de António José Guerreiro e de Rita Alonso, de Cevide. Nasceu a 22/4/1869 e foi batizado a 24 desse mês e ano. Madrinha: a avó materna. // Faleceu a 30/4/1874 e foi sepultado na igreja.  

 

VIEIRA, José Joaquim. Filho de Joaquim Vieira e de Maria Fernandes, moradores no lugar de Cevide. Neto paterno de Maria Pires Vieira, solteira, de Sá, Paços; neto materno de Antónia Fernandes, solteira, de Tarendo, Desteriz. Nasceu em Cristóval a 20/2/1876 e foi batizado no dia seguinte. Madrinha: a sua avó materna. 

 

VIEIRA, Josefa Clara. Filha de António Joaquim Vieira e de Rosa Ribeira, de São Gregório. N.p. de Ana Joaquina Vieira, solteira, do lugar da Bouça, Ganfei, Valença; n.m. de Maria Ribeira, solteira, de São Gregório. Nasceu a 9/6/1871 e foi batizada a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Maria Monteiro, viúva, e seu filho, Luís do Outeiro, solteiro, lavradores, residentes na Pedreira, Paços. // Rural. // Mãe solteira de Manuel António, falecido a 13/1/1898, com 36 dias de vida, o qual foi sepultado no cemitério.  

 

VIEIRA, Júlio. Filho de António Joaquim Vieira e de Claudina da Purificação Gonçalves, rurais, moradores no lugar de São Gregório, ou lugar de Sucastelo. Neto paterno de Manuel Joaquim Vieira e de Maria Rosa Ribeiro; neto materno de Caetano José Gonçalves e de Luísa Domingues. Nasceu em Cristóval a 25/1/1899 e foi batizado na igreja a 27 desse mês e ano. Padrinhos: Caetano José Gonçalves, casado, lavrador, e Luísa Domingues. // Morreu a 23/11/1900 e foi sepultado no cemitério. 

 

VIEIRA, Justino Damião. Filho de Manuel Joaquim Vieira, valenciano, tacheiro, e de Rosa Ribeira, cristovalense, moradores em São Gregório. Neto paterno de Ana Vieira, de Ganfei, Valença; neto materno de Maria Francisca Ribeira, de São Gregório, Melgaço. Nasceu em Cristóval a 9/2/1882 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco António Domingues, casado, negociante em São Gregório, e Florinda Esteves, casada, moradora no lugar de Sucastelo. // Casou na igreja de Cristóval a 30/10/1907 com a sua conterrânea Delfina Rosa, de 32 anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar do Ramo, filha de Manuel Luís do Outeiro e de Ludovina Rosa Durães. Testemunhas presentes: o Dr. José Joaquim de Abreu, casado, proprietário, e José Trancoso, solteiro, lavrador, do lugar do Ramo.  

 

VIEIRA, Leonor Gonçalves. // Nasceu por volta de 1934. // Faleceu no lugar de São Gregório, freguesia de Cristóval, a --/01/2021, com oitenta e sete (87) anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/2/2021).   

 

VIEIRA, Leopoldina Libânia. Filha de Valentim Antunes Vieira e de Maria Augusta Quintela. Nasceu em Cristóval a --/--/1929 (NM 26, de 18/8/1929). // S.m.n.

 

VIEIRA, Manuel. Filho de Joaquim Vieira e de Maria Teresa Guerreiro, moradores em Cevide. Neto paterno de Maria Vieira, solteira, natural de Sá, Paços; neto materno de António José Guerreiro e de Rita Alonso, de Cevide. Nasceu em Cristóval a 4/8/1866 e foi batizado no dito dia. Madrinha: a sua avó materna.  

 

VIEIRA, Manuel António. Filho de Josefa Vieira, solteira, camponesa, moradora no lugar de São Gregório. Neto materno de Manuel Joaquim Vieira e de Rosa Ribeiro. Nasceu em Cristóval a 4 de Dezembro de 1897 e foi batizado na igreja dois dias depois. Padrinhos: Manuel António Fernandes, solteiro, lavrador, e Ana Joaquina Fernandes, solteira. // Morreu ainda bebé.

 

VIEIRA, Manuel Joaquim. Filho de Ana Joaquina Vieira, da Bouça, Ganfei, Valença. Foi batizado na freguesia de São Salvador de Ganfei. // Tinha 25 anos de idade, era solteiro, tacheiro, morava em São Gregório, quando casou na igreja de Cristóval a 15/2/1870, com Rosa, de 25 anos de idade, solteira, cristovalense, filha de Maria Ribeiro (Páscoa), solteira, residente em São Gregório. Testemunhas: José Maria de Araújo, casado, mestre-carpinteiro, de São Gregório; Francisco Alves, solteiro, alfaiate; e Francisco José Ribeiro, casado, lavrador, ambos do lugar da Porta. 

 

VIEIRA, Marcelino Joaquim. Filho de Joaquim Vieira e de Maria Fernandes, moradores em Cevide. Neto paterno de Maria Vieira, solteira, de Sá, Paços; neto materno de Antónia Fernandes, solteira, de Tarendo, Desteriz. Nasceu em Cristóval a 5/2/1878 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Joaquim Dantas, solteiro, guarda da alfândega de Valença, em serviço no lugar de Cevide, e Maria Garcia, solteira, do distrito da Corunha, arcebispado de Santiago, residente em Cevide. // Foi empregado do comércio. // Faleceu a 31/10/1906, em Cevide, onde residia, sem sacramentos, solteiro, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no cemitério paroquial.  

 

VIEIRA, Maria Albina. Filha de António Joaquim Vieira e de Claudina da Purificação Gonçalves, jornaleiros, moradores em São Gregório. Neta paterna de Manuel Joaquim Vieira e de Rosa Ribeiro; neta materna de Caetano José Gonçalves e de Luísa Domingues. Nasceu em Cristóval a 18/12/1905 e foi batizada na igreja a 24 desse mês e ano. Padrinhos: José do Outeiro Esteves e Albina Lopes, casados, lavradores. 

 

VIEIRA, Miquelina. Filha de Joaquim Pires Vieira e de Maria Teresa Guerreiro, lavradores, residentes em Cevide. Neta paterna de Maria Pires Vieira, solteira, de Sá, Paços; neta materna de António José Guerreiro e de Rita Alonso, lavradores, de Cevide. Nasceu em Cristóval a 22/10/1861 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Francisco José Pires, lavrador, e sua mulher, Francisca Rosa do Outeiro, do lugar de Sá, Paços. // Faleceu a 17/10/1862 e foi sepultada na igreja.    

 

VIEIRA, Miquelina Rosa. Filha de Joaquim Pires Vieira e de Maria Teresa Guerreiro, moradores em Cevide. N.p. de Maria Pires Vieira, solteira, de Sá, Paços; n.m. de António José Guerreiro e de Rita Alonso, de Cevide. Nasceu a 23/6/1871 e foi batizada a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Pires e sua mulher, Francisca Rosa do Outeiro, lavradores, de Sá, Paços. // Faleceu a 25/1/1875 e foi sepultada na igreja.   

 

VIEITES

 

VIEITES, Isaura das Dores. Filha de Manuel Joaquim Vieites, natural de Cubalhão, e de Delfina Pires Vieira, natural de Cristóval, lavradores, residentes no lugar de Cevide. Neta paterna de Manuel José Vieites e de Maria Rosa Domingues; neta materna de Joaquim Pires Vieira e de Maria Teresa Guerreiro. Nasceu em Cristóval a 8/2/1901 e foi batizada na igreja a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Aníbal José Alves, solteiro, lavrador, e Dores Meleiro, casada. // Fez exame do 1.º grau a 3/7/1914 na escola do sexo feminino de Cristóval, com a professora Maria Cândida Lopes, obtendo a classificação de «ótima» (Correio de Melgaço n.º 106, de 7/7/1914). // Casou a 14/9/1921, na CRCM, com Guilhermino Cândido Ribeiro, natural de Remoães, cabo da Guarda-Fiscal. // Moraram no lugar de Cevide. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 7/10/1976. // Mãe de Lucinda Celeste Ribeiro (193-), que casou com José Augusto Dantas, guarda-fiscal, nascido na vila de Melgaço em 1919, de António, de Fernanda, e de Sidónio José Ribeiro.  

 

VIEITES, Jaime. Filho de Manuel Joaquim Vieites, lavrador, natural de Cubalhão, e de Delfina Pires Vieira, lavradeira, natural de Cristóval, moradores em Cevide. Neto paterno de Manuel José Vieites e de Maria Rosa Domingues; neto materno de Joaquim Pires Vieira e de Maria Teresa Guerreiro. Nasceu em Cristóval a 7/8/1903 e foi batizado na igreja a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Fernandes, solteiro, lavrador, e Ana Rosa Vieites, solteira, camponesa.   

 

VIEITES, Manuel Francisco. Filho de António Vieites e de Maria Antónia Pires, do lugar de (Carreira, São Paio?). // Casou na igreja de Cristóval a 23/9/1827 com Isabel Domingues, filha de Francisco Domingues e de Antónia do Outeiro, do lugar da Granja. // Faleceu no lugar de Sucastelo a 8/12/1857, no estado de casado com a dita senhora, com todos os sacramentos, com testamento, e foi sepultado na igreja de Cristóval no dia seguinte. // Deixou pagas por sua alma dez missas, mais seis por alma de seus pais, e quatro pelas almas do purgatório.   

 

VIEITES, Ricardina de Jesus. Filha de Manuel Joaquim Vieites, lavrador e oficial de pedreiro, natural de Cubalhão, e de Delfina Pires Vieira, lavradeira, natural de Cristóval, moradores em Cevide. N.p. de Manuel José Vieites e de Rosa Domingues; n.m. de Joaquim Pires Vieira e de Maria Teresa Guerreiro. Nasceu a 4/3/1905 e foi batizada na igreja de Cristóval a 7 desse mês e ano. Madrinha: Maria Albina Gonçalves, viúva, lavradeira. // Casou na CRCM a 3/1/1927 com António Rodrigues, nascido em Messegães, Monção, em 1902, soldado da Guarda-Fiscal no posto de Cevide, filho de Maria Umbelina Rodrigues. // Moraram no lugar de Cevide, freguesia de Cristóval, muitos anos. // Faleceu na freguesia de Gondoriz, Arcos de Valdevez, a 14/9/1971. // Mãe de Rui (nascido a 6/1/1933), de Josefina, de António, e de ------------------ (sexo feminino).

 

VILADRAQUE

 

VILADRAQUE, Josefa Luísa. Filha de Manuel Viladraque e de Joaquina Gomes, moradores no lugar da Granja. N.p. de Francisco Gonçalves e de Maria Luísa Gomes, do dito lugar; n.m. de Francisco António Gomes e de Maria Custódia Esteves, do lugar do Sobreiro. Nasceu em Cristóval a 9/4/1853 e foi batizada a 21 desse mês e ano. Padrinhos: José Pires e sua mulher, Feliciana Monteiro, do lugar da Cruz.    

 

VILADRAQUE, Maria. Filha de Maria Viladraque, solteira, da Granja. Neta materna de Manuel Viladraque e de Joaquina Gomes, do dito lugar. Nasceu em Cristóval a 18/11/1864 e foi batizada a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Soeiro, lavrador, e sua mulher, Maria Teresa do Outeiro, moradores no lugar da Casa do Rego da Granja. // Faleceu em Cristóval a 23/12/1949 (?).

 

VILAR

 

VILAR, António. Filho de Carmela Vilar, solteira, moradora no lugar de São Gregório. Neto materno de Josefa Vilar. Nasceu na freguesia de Cristóval a 21/4/1894 e foi batizado na igreja paroquial a 26 desse dito mês e ano. Padrinhos: António de Castro, solteiro, e Rosa Esteves, solteira.

 

VILAR, Artur. Filho de Carmela Vilar. Neto materno de Josefa Vilar. Nasceu em São Gregório a 23/2/1881 e foi batizado nesse dia, na igreja de Cristóval, pelo padre António José Afonso, de Pousafoles, Fiães. Madrinha: Antónia Rodrigues, solteira, da Grova, Paços. // Casou com Maria Angelina, de 29 anos de idade, filha de Luís Vicente Trancoso e de Maria Trancoso, de Cristóval, na CRCM, a 11/10/1915. // Ambos os cônjuges faleceram em Cristóval: a sua esposa a 1/12/1928 e ele a 19/3/1960.   

 

VILAR, Avelino Francisco. Filho de Manuel Vilar e de Maria do Carmo Rodrigues, jornaleiros, moradores no lugar de Sucastelo. N.p. de Carmela Vilar; n.m. de Jacob Rodrigues e de Antónia Vaz. Nasceu em Cristóval a 27/1/1900 e foi batizado na igreja a 31 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Joaquim Pacheco, casado, guarda-fiscal reformado, e Hermínia da Anunciação de Abreu, solteira. 

 

VILAR, José Augusto. Filho de Artur Vilar e de Maria Angelina Trancoso. Nasceu em Cristóval a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 209, de 30/7/1916).

 

VILAR, Josefa. // Nasceu na freguesia de Masseda (ou Macendo), concelho de Ribadávia, bispado de Tui, por volta de 1812. // Faleceu em São Gregório a 26/9/1872, com 60 anos de idade, casada com Modesto Fragoso, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja de Cristóval. // Mãe de Andreia e de Carmela.  

 

VILAR, Manuel Joaquim. Filho de Carmela Vilar, solteira, moradora no lugar de São Gregório. Neto materno de Josefa Vilar, casada, da freguesia de Santa Maria de Macendo, Ribadávia. Nasceu a 31/7/1875 e foi batizado a 1 de Agosto desse ano. Padrinhos: Joaquim Gonçalves e sua mulher, Emília Rosa Gomes, lavradores, moradores no lugar da Jugaria, freguesia de Fiães.

 

VILAR, Maria. Filha de -------------- Vilar e de --------------- Gonçalves. Nasceu por volta de 1842. // Faleceu na freguesia de Cristóval a --/--/1912, com setenta anos de idade (Correio de Melgaço n.º 16, de 22/9/1912).

 

VILAR, Urselina Maria. Filha de Carmela Vilar, solteira, moradora em São Gregório. Neta materna de Josefa Vilar. Nasceu a 7/5/1885 e foi batizada na igreja de Cristóval a 11 desse mês e ano. Madrinha: Maria de Jesus, solteira, de Merelhe, Paços. // Casou na igreja de Cristóval a 6/2/1907 com Francisco Augusto, de 34 anos de idade, seu conterrâneo, solteiro, lavrador, filho de Manuel Joaquim Domingues e de Maria do Outeiro. // O seu marido finou-se em Cristóval a 12/3/1922. // Ela faleceu a 24/12/1963.

                                                  FIM